Home Blog Page 2631

Após afagos, papa e governo Milei trocam indiretas sobre justiça social na Argentina

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Javier Milei e o papa Francisco podem ter trocado presentes e cordialidades por telefone e durante um encontro no Vaticano, mas as diferenças entre o presidente da Argentina e seu compatriota líder da Igreja Católica continuam bem evidentes.

O exemplo mais recente foi dado nesta quarta-feira (28). Em um vídeo transmitido na inauguração da sede de uma ONG de juízes em Buenos Aires, o papa disse que o Estado deve “cumprir um papel de redistribuição [de renda] e de justiça social”.

“Os direitos sociais não são gratuitos, a riqueza para sustentá-los está disponível, mas requer decisões políticas adequadas”, seguiu ele, que falava a uma Argentina hoje sob cortes de benefícios promovidos pelo governo Milei e com os maiores índices de pobreza em 20 anos.

O papa também alertou, entre outras coisas, sobre “o deus mercado e a deusa ganância”, que classificou como “falsas divindades que levam à desumanização e à destruição do planeta”.

As declarações ocorrem duas semanas após ele ter recebido Milei, que se define como um “anarcocapitalista”, com quem compartilhou uma missa e uma reunião privada. O líder da Casa Rosada tem classificado, reiteradas vezes, a justiça social como “uma aberração”.

O porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, descreveu as declarações de Francisco como “frases, palavras ou definições muito bonitas aos ouvidos”, mas rejeitou que o Estado deva ser garantidor da justiça social, pois isso é “tirar compulsivamente de uns para dar a outros”.

“O bendito ‘Estado presente’ tirou tudo de milhões de argentinos”, disse ele, referindo-se ao slogan utilizado pelos últimos governos peronistas, como o do antecessor de Milei, Alberto Fernández. “As pessoas não querem isso e demonstraram nas urnas”, acrescentou ao responsabilizar essas políticas pelos “50% de pobres” no país.

A abertura da sede do Comitê Pan-Americano de Juízas e Juízes pelos Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana, o Copaju, de Buenos Aires foi feita pelo juiz Andrés Gallardo, que tem realizado trabalhos com outros clérigos católicos em bairros pobres.

“Peço à Copaju firmeza diante dos modelos desumanizantes. Vocês são operários da paz”, disse o papa Francisco em seu vídeo.

Durante a campanha pela Casa Rosada, Milei criticou e insultou o papa. Chegou a descrevê-lo como um “representante do mal na Terra”.

Depois, amenizou o tom, fez acenos cordiais e, reiteradamente, convidou o pontífice para visitar a Argentina, no que seria a primeira viagem oficial de Francisco a sua terra natal desde que assumiu o papado, em 2013.

A principal questão que se coloca é a saúde do líder da Igreja Católica. Com gripes e crises de bronquite recorrentes, Francisco, que também tem feito uso de cadeira de rodas devido a fortes dores no joelho, vem se afastando de algumas aparições públicas e chegou a cancelar viagens internacionais previamente marcadas devido a sua saúde.

Leia Também: Governo Milei não discrimina estudantes brasileiros, diz embaixador na Argentina

USP cancela matrícula de cotista de medicina por negar que ele seja pardo

0

(FOLHAPRESS) – A USP cancelou a matrícula de um estudante aprovado em medicina após uma comissão rejeitar a autodeclaração racial em que ele se identificou como pardo. Ex-aluno de escola pública, o jovem descobriu que perdeu a vaga no primeiro dia de aula, na segunda-feira (26).

Alison dos Santos Rodrigues, 18, é de Cerqueira César, no interior de São Paulo. Foi aprovado em medicina, curso mais concorrido da USP, com a reserva de vagas para candidatos egressos da rede pública e autodeclarados PPIs (pretos, pardos e indígenas).

O estudante afirma que sempre foi identificado como pardo e diz ter ficado surpreso quando soube que a banca de heteroidentificação tinha rejeitado sua autodeclaração racial. Esse sistema de verificação foi criado em junho de 2022 e usado pela primeira vez na universidade no ano passado, com o objetivo de coibir fraudes na política de cotas.

Alison foi aprovado na primeira chamada pelo Provão Paulista, vestibular seriado criado no ano passado exclusivamente para alunos da rede pública no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Além de ser o primeiro da família a ser aprovado em uma universidade pública, ele também é o primeiro de sua escola a passar em medicina.

Os professores da escola onde ele estudou chegaram a colocar um outdoor na entrada da cidade para comemorar a aprovação. “Foi um orgulho tão grande para a nossa família, para a escola, para a cidade toda”, conta Laise Mendes dos Santos, 35, tia do jovem.

Após ser aprovado, Alison fez a pré-matrícula virtual na USP, mas, por ter se candidato pelas cotas, precisava comprovar que se encaixava nas condições.

“Nunca imaginamos que ele poderia sofrer uma violência dessa, de ter a sua cor, a sua identidade questionadas. Ele foi aprovado em quatro universidades públicas e em todas concorreu às vagas reservadas para PPIs. Porque é assim que ele sempre se entendeu, como um menino pardo”, diz a tia.

Procurada pela reportagem, a USP afirma que não há mais nenhum recurso institucional disponível. A família de Alison acionou nesta quarta-feira (28) o Ministério Público e tenta um mandato de segurança para assegurar sua permanência no curso.

No processo de matrícula, ele enviou os documentos que comprovam ter estudado em escola pública e duas fotografias. Recebeu um email avisando que a comissão “não logrou confirmar sua autodeclaração de raça/cor” e foi convocado a participar de uma reunião virtual para nova avaliação.

Segundo Alison, o encontro durou pouco mais de um minuto. Não foi feita nenhuma pergunta ao jovem e ele teve apenas que ler sua autodeclaração. No dia seguinte, soube que a comissão o havia rejeitado mais uma vez.

“A chamada por vídeo não durou nada, não fizeram pergunta nenhuma. Eles marcaram a reunião às 17h, mas só ligaram para ele às 19h, quando já estava escuro, e ainda reclamaram da qualidade da conexão”, conta a tia.

Alison apresentou recurso. A resposta da instituição só chegou no fim da manhã da última segunda-feira, depois de ele ter participado das atividades de recepção de calouros –ele tinha recebido emails da secretaria de graduação com orientações para o primeiro de aula.

“Nós viajamos a madrugada toda, com dinheiro que conseguimos em uma vaquinha feita por amigos e vizinhos, para que ele pudesse participar do primeiro dia de aula. Ele estava feliz na atividade, conhecendo os novos colegas”, diz Laise.

A mãe de Alison é auxiliar de serviços gerais em um abrigo para crianças. Sustenta sozinha Alison e a irmã mais nova dele. Ela se identifica como parda, já o pai de Alison é identificado como branco.

“Geneticamente, sou fruto da miscigenação de mãe negra e pai branco e, por ter pai branco, desde criança sempre foi muito claro para mim que não posso ser classificado como branco, já que a cor da minha pele, os traços do meu nariz e dos meus lábios e o tipo do meu cabelo são características que nunca me deixaram em dúvida de que me pareço muito mais com minha mãe e meus avós maternos, visivelmente negros”, escreveu Alison no recurso que apresentou à universidade.

No documento, ele conta também que a irmã mais nova tem a pele mais clara e que essa diferença já fez com que ele passasse por situações de racismo. “Um menino negro, acompanhado de uma menina branca, mais nova, suscita desconfiança”, escreveu.

Ele ainda argumentou que o entendimento legal do país e usado pelo IBGE é de que pardos são pessoas que se “declaram pardas e possuem miscigenação de raças com predomínio de traços negros”.

Com o recurso negado, Alison tentou ainda um encontro presencial com a banca, mas o pedido foi negado. “Disseram que ele não é especial para ter uma segunda avaliação”, conta Laise.

Em nota à Folha de S.Paulo, a USP disse que a análise das fotografias dos candidatos é feita por duas bancas de cinco pessoas e é baseada apenas em fatores fenotípicos –ou seja, das características físicas.

“Caso a foto não seja aprovada por uma das bancas (por maioria simples), ela é direcionada automaticamente para a outra banca. Nenhuma banca sabe se a foto está sendo analisada pela primeira ou segunda vez, o que garante uma dupla análise cega das fotografias. Ao final do processo, se duas bancas não aprovarem a foto por maioria simples, o candidato é automaticamente chamado para uma oitiva presencial”, diz a nota.

Segundo a universidade, Alison não foi chamado para uma reunião presencial porque foi aprovado pelo Provão Paulista. “Para os candidatos do Enem e Provão Paulista, foram feitas oitivas virtuais, porque muitos desses candidatos moram em lugares muito distantes.”

Leia Também: Número de casos de dengue grave mais do que dobra no País; saiba quais são os sinais de alarme

Ex-aluno de escola pública, o jovem descobriu que perdeu a vaga no primeiro dia de aula, na segunda… 

Último dia de fevereiro deve ter temporal à tarde, com vento e granizo em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O último dia de fevereiro deverá ser quente e mais uma vez com possibilidade de chuva forte durante o período da tarde em São Paulo.

Segundo a Defesa Civil estadual, nesta quinta-feira (29), o deve começar com tempo firme no estado. No sul e leste paulista, o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã.

Já nas demais regiões, afirma, o predomínio será de sol e nebulosidade variável.

No decorrer desta quinta, a temperatura sobe, com sensação abafada e de dia quente em todo o estado.

Com o calor e a umidade, há condições para pancadas generalizadas de chuva entre a tarde e à noite.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo, de perigo potencial para chuva intensa nesta quinta, em uma faixa que pega mais da metade do estado, incluindo a capital paulista e todo o litoral.

“As pancadas devem vir com moderada a forte intensidade e acompanhadas por raios e eventuais rajadas de vento e quedas de granizo em pontos isolados”, diz a Defesa Civil em nota.

“Há condições para acumulados expressivos em algumas áreas e, com a previsão para períodos de tempestades, recomenda-se atenção para possíveis transtornos nas áreas de risco, especialmente onde o solo já está encharcado”, alerta o órgão estadual.

Na tarde desta quarta-feira (28), fortes rajadas de vento fizeram companhias aéreas cancelarem 20 voos que decolariam do aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana. Outros sete aviões, que deveriam descer ali, foram desviados para outras cidades por causa das condições meteorológicas.

Ruas voltaram a alagar na cidade e o trânsito no começo da noite ficou próximo de 900 km de lentidão.

De acordo com o Inmet, a temperatura na cidade de São Paulo deverá oscilar entre 22ºC e 29ºC nesta quinta.

Na Baixada Santista a tendência é de pancadas de chuva à tarde e à noite. Os termômetros também devem chegar a 29°C em Santos. A previsão é a mesma para São Sebastião, no litoral norte.

A instabilidade deve continuar na sexta-feira (1º), mas a boa notícia é que não há previsão de chuva para a capital paulista e para o litoral no fim de semana. A temperatura deverá, inclusive, ficar mais amena. No sábado (2), a previsão é de máxima de 26ºC na capital paulista, conforme o Inmet.

Leia Também: USP cancela matrícula de cotista de medicina por negar que ele seja pardo

Segundo a Defesa Civil estadual, nesta quinta-feira (29), o deve começar com tempo firme no estado 

Número de casos de dengue grave mais do que dobra no País; saiba quais são os sinais de alarme

0

O primeiro bimestre deste ano teve 2,5 vezes mais casos de dengue grave ou dengue com sinais de alarme do que o mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2023, 3.058 pacientes encararam um agravamento da doença; em 2024, foram 7.771. Os dados são referentes ao acumulado de notificações até a semana epidemiológica oito, encerrada no sábado, 24, que foram divulgados na terça-feira, 27.

“Tivemos neste ano uma necessidade de internação hospitalar muito superior ao ano passado”, afirmou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 28, durante reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Especialistas e as autoridades de saúde destacam que o volume de casos graves é preocupante. As causas disso, considerando que tradicionalmente a maioria das pessoas não enfrenta o agravamento, ainda não estão completamente claras. Até certa medida, é uma questão de proporcionalidade: até esta quarta, o Brasil já ultrapassou 991 mil notificações de infecção provável – mais da metade de todos os casos de 2023, o segundo ano com mais registros desde 2000.

Há uma hipótese, porém, que considera uma mudança na prevalência entre os sorotipos. “No ano passado, o principal sorotipo circulante foi o 1. Agora, temos o 2. Muitas pessoas que tiveram dengue pelo tipo 1 podem ficar doentes pelo sorotipo 2.” No momento, os quatro vírus da dengue circulam, mas, de fato, o DENV-1 e o DENV-2 dominam o cenário – o segundo parece ter ganhado mais tração neste ano.

A reinfecção por dengue está associada a uma maior chance de desenvolver o quadro grave – isso não significa que pessoas que se infectam pela primeira vez não enfrentem agravamento. Por quê?

Vamos do começo: quando alguém é infectado por um dos tipos, adquire imunidade apenas contra aquela variação do vírus. Ou seja, fica suscetível à reinfecção pelas demais. No entanto, o que se descobriu é que nosso sistema imunológico fica confuso quando nos infectamos por outro tipo.

Ele entende que aquele vírus é o mesmo, e não um diferente, gerando uma resposta exacerbada. Produz anticorpos para a infecção do passado, que estão “desatualizados”, e ainda favorecem a replicação viral, internalização do vírus e, portanto, uma maior gravidade da doença.

Com mais casos, mais mortes. Nos primeiros dois meses deste ano, 207 pessoas evoluíram para o óbito. Em 2023, nas oito primeiras semanas do ano, foram 148 – lembrando que o número de casos naquele bimestre foi três vezes menor.

A letalidade, que é a razão entre o número de mortes e dos casos prováveis de dengue, por ora, está menor do que no ano passado, de acordo com os dados da pasta. Comparando as oito primeiras semanas epidemiológicas de cada ano, a taxa de letalidade era de 0,07 em 2023, e, agora, está em 0,02.

Importante ressaltar, no entanto, que os dados de 2024, mesmo os referentes às semanas epidemiológicas já computadas, são preliminares e provavelmente serão atualizados para cima. Isso ocorre tanto pelo atraso no lançamento de registros nos sistemas informatizados do ministério quanto pelo alto número de óbitos ainda em investigação – são 674 mortes ainda em análise, segundo o ministério.

Há variações entre as unidades federativas. No Distrito Federal, onde há a maior incidência de casos e hospitais colapsaram – como disse o governador, Ibaneis Rocha (MDB) – ela é de 0,05.

“Importante ficarmos atentos. Porque esse não é (tradicionalmente) o momento de pico da doença. E quando estamos no início de uma curva epidêmica, que não atingimos o pico, a letalidade da doença tende a ser menor”, fala Julio Croda, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). “Mas já observamos um número bastante elevado de casos graves hospitalizados, um aumento substancial em relação ao ano passado”, continua.

Picos da dengue costumam ocorrer entre abril e maio. “Essa letalidade pode aumentar com o passar do ano, porque o impacto sobre os serviços de saúde tende a ser maior com a evolução da epidemia.”

Idosos

A mensagem que fica é a necessidade de preparação do sistema de saúde e das pessoas estarem atentas aos sinais de alerta da dengue. É importante saber que a doença é bifásica (tem duas fases). Após a queda da febre, em geral entre o terceiro e o sétimo dia do seu aparecimento súbito, os sinais de alarme podem aparecer, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na reunião desta quarta, 28, Ethel pediu atenção especial aos idosos. Conforme mostrou o Estadão, o risco de morte por dengue é 8 vezes maior entre quem tem 60 anos ou mais. Isso se deve, principalmente, ao fato de, nesta faixa etária, serem mais comuns a presença – e o acúmulo – de comorbidades, como diabetes e hipertensão.

“Essa população idosa precisa de uma entrada diferenciada no serviço de saúde. Temos que fazer uma dupla porta de entrada para aqueles que estão chegando para o diagnóstico inicial, aqueles que estão chegando para monitoramento – ou seja, que já tem o diagnóstico, foram para casa e pioraram. Esse último não pode competir com todo o mundo”, defendeu.

Dengue clássica

A dengue clássica é a forma da doença que varia de um quadro assintomático até a apresentação de um leque de sintomas que causam um desconforto significativo ao paciente:

– Febre alta (39°C a 40°C): É uma febre repentina e abrupta.

– Dor de cabeça

– Prostração

– Dores musculares e/ou articulares

– Dor atrás dos olhos (retroorbital)

– Manchas vermelhas: É o que os médicos, cientificamente, chamam de rash cutâneo ou eritema na pele. Visualmente, é, de fato, uma mancha vermelha que, às vezes, pode coçar.

– Náuseas e vômitos: Aqui, é importante prestar atenção para ter certeza de que não se trata, na verdade, de um sinal de alerta de gravidade. É preciso observar, por exemplo, a frequência desses sintomas. Caso não possam ser controlados e sejam frequentes (o paciente, em geral, reclama que “nada para nada na barriga”), indicam que algo não vai bem.

Dengue com sinais de alarme

Após a fase febril da doença, é preciso ficar de olho em sintomas que podem indicar um agravamento do caso. A atenção deve permanecer pelo menos até duas semanas após o início da febre. É válido salientar que a maioria das pessoas não evoluí ao caso grave.

Dor na barriga intensa e contínua: Ela é diferente do que popularmente conhecemos por “dor de barriga”, que, em geral, trata-se de uma cólica. Já na dengue com sinais de alarme, essa dor abdominal ocorre devido a um inchaço no fígado, e é contínua e pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:

– Vômitos persistentes

– Acúmulo de líquidos em cavidades corporais

– Pressão baixa (hipotensão)

– Pele pálida e fria

– Inquietação/irritabilidade

– Respiração rápida

– Aumento do tamanho do fígado

– Sangramento de mucosas: Esses sangramentos podem ser percebidos pela presença de sangue nas gengivas na hora da escovação dos dentes, no nariz, na evacuação ou em um fluxo menstrual mais intenso.

– Aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de volume dos glóbulos vermelhos no sangue); isso só pode ser constatado por meio de exame de sangue.

Grupos de risco

Qualquer pessoa pode evoluir mal e enfrentar a fase crítica da doença. No entanto, de acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem, alguns grupos precisam ficar mais atentos, com maior suscetibilidade ao agravamento:

– Crianças: A preocupação reside principalmente nas mais novas, com menos de 2 anos. Isso porque, nos primeiros anos de vida, convivem com uma “imaturidade” do sistema imunológico e, também, dificilmente têm a capacidade de comunicar com clareza os sintomas que podem ser sinais de alerta. Há possibilidade de o bebê herdar anticorpos antidengue da mãe e que, quando infectado pela primeira vez, na verdade, é como se estivesse vivendo a doença pela segunda vez – situação que tende a ser mais perigosa.

– Segunda infecção: A segunda vez com a infecção está associada a uma maior possibilidade de agravamento do quadro. Isso porque o sistema imunológico entende que aquele vírus é o mesmo, e não um sorotipo diferente. Dessa maneira, ele produz anticorpos para a infecção do passado. Além de não serem efetivos, esses anticorpos “desatualizados” favorecem a replicação viral, internalização do vírus e, portanto, uma maior gravidade da doença.

– Pessoas com comorbidades: A exemplo de hipertensos e diabéticos.

– Gestantes: Nelas, o metabolismo, os hormônios e a resposta imune são diferentes.

Idosos (60 anos ou mais): De acordo com especialistas, indivíduos nos extremos de idades – crianças muito pequenas e idosos – têm sistemas imunológicos mais frágeis. Além disso, nessa fase da vida, é comum a pessoa conviver com comorbidades.

Leia Também: Ministério da Saúde quer mobilização contra a dengue em escolas a partir de março

Em janeiro e fevereiro de 2023, 3.058 pacientes encararam um agravamento da doença; em 2024, foram 7… 

Coala chora a morte de outro em vídeo comovente

0

Um vídeo comovente compartilhado pela organização Koala Rescue nas redes sociais mostra um coala chorando a morte de outro na Austrália. A organização, que tem como objetivo o salvamento e bem-estar da espécie, recebeu uma chamada de uma pessoa que encontrou um coala no chão, junto à base de uma árvore.

Ao chegarem ao local, os membros da Koala Rescue perceberam que havia um segundo animal: uma coala fêmea morta e um coala macho adulto. “É sempre devastador participar em um resgate que envolve um coala morto, mas foi ainda mais doloroso testemunhar o coala macho segurando e abraçando o coala falecido”, relatou a organização.

As imagens se tornaram notícia em meios de comunicação australianos e a Koala Rescue explicou que “este tipo de comportamento é raramente observado, mas confirma a natureza empática e cuidadora dos coalas”. O vídeo, que parte o coração, serve como um lembrete da importância de protegermos essas criaturas incríveis.

Veja o vídeo na galeria acima. 

Leia Também: Homem é resgatado 2 dias após cair de penhasco na Califórnia; veja

Hamas acusa Israel de atacar civis que formavam fila por ajuda humanitária em Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A facção palestina Hamas acusou as Forças de Defesa de Israel de dispararem contra centenas de civis que aguardavam em fila para receber ajuda alimentar em uma região próxima à Cidade de Gaza, a principal da faixa homônima, na manhã desta quinta-feira (29).

O grupo terrorista contra o qual Israel está em guerra há quase cinco meses afirmou que ao menos 70 pessoas morreram e que outras 250 ficaram feridas. Em um comunicado, acusou Israel de “uma guerra genocida” e de cometer “assassinatos em massa e uma limpeza étnica”.

Porta-vozes militares de Israel, por sua vez, afirmaram que o episódio de violência partiu dos próprios palestinos. De acordo com as Forças de Defesa, civis começaram a saquear o caminhão de ajuda e a se empurrar, deixando pessoas feridas. Citada pela agência de notícias Reuters, uma fonte militar disse que, acuadas e se vendo sob ameaça, as tropas teriam aberto fogo “contra várias pessoas” da multidão.

O diretor da emergência do hospital Al-Shifa, um dos únicos operantes em Gaza, por sua vez, afirmou que havia pelo menos 50 mortos, entre eles mulheres e crianças. “Morreram ao correr na direção dos caminhões de ajuda humanitária”, disse Amjad Aliwa.

Também nesta quinta, o Ministério da Saúde de Gaza –controlado pelo Hamas, uma vez que o grupo governa a Faixa desde a segunda metade dos anos 2000– disse que o número de pessoas mortas chegou a 30 mil. Acredita-se que a cifra englobe civis e membros da facção.

Ainda no comunicado, o Hamas pediu que todos os cidadãos de nações árabes e islâmicas protestem “contra o massacre do povo palestino” e pressionem seus respectivos governos para que tomem uma posição “contra crimes de guerra israelenses”.

Em comentários separados, o alto comissário de direitos humanos da ONU, o austríaco Volker Türk, disse que crimes de guerra foram cometidos por todas as partes no atual conflito no Oriente Médio.

“Ja passou da hora de paz, investigacao e responsabilizacao”, disse ele ao Conselho de Direitos Humanos da organização em Genebra.

Turk apresentava um relatório sobre a situacao dos direitos humanos em Gaza e na Cisjordania ocupada e disse que seu escritório registrou “muitos incidentes que podem constituir crimes de guerra pelas forcas israelenses” e que ha indicacoes de que tropas de Israel se envolveram em “ataques indiscriminados ou desproporcionais”.

Mas também salientou que grupos armados palestinos, como o Hamas e o Jihad Islâmico, lançaram projéteis em todo o sul de Israel e também detiveram centenas reféns, em mais uma lista de violações ao direito humanitario internacional.

Leia Também: Ahmad perdeu 103 familiares na guerra: “Quem vai me chamar de pai?”

SJB alerta para o surgimento de novos casos de Covid

0

A Secretaria de Saúde de São João da Barra alerta a população sobre o surgimento de novos casos de Covid-19. A orientação é, em caso de sintomas fortes – tosse, dor de garganta, coriza, febre persistentes, falta de ar e desconforto respiratório –, procurar atendimento médico em uma unidade de saúde. Os testes para detectar a doença podem ser feitos no Centro Municipal de Práticas Integrativas, que funciona no Espaço Amadeu Chácar Filho, na Rua dos Passos, S/N, das 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nos meses de janeiro e fevereiro, até a sexta-feira, 23, foram contabilizados 54 casos positivos e o município registra uma internação relacionada à doença. A Secretaria de Saúde ressalta também sobre a importância dos cuidados básicos de prevenção, como lavagem de mãos e uso de álcool gel; ao apresentar sintomas respiratórios, evitar contato direto com outras pessoas e usar máscara de proteção facial.

Vacinação – São João da Barra segue a estratégia de vacinação contra a Covid-19 proposta pelo Ministério da Saúde a partir de 2024, que inclui a vacina no calendário básico de imunização de crianças entre 6 meses e 4 anos. A partir de cinco anos são disponibilizadas as duas doses que compõem o esquema primário de imunização e a recomendação é que todos, a partir de cinco anos, tenham no mínimo o esquema primário, que é composto por duas doses da vacina contra Covid.

Acima de cinco anos tem direito a reforço quem está incluído em algum grupo prioritário. Os reforços são semestral ou anual, dependendo do grupo ao qual se encaixe, e são eles: Semestral para pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas; anual para trabalhadores de saúde, comorbidades, deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Comorbidades: Hipertensão resistente, grau 3, grau 2 ou 1 com lesão em órgão alvo, diabetes, insuficiência cardíaca, cardiopatia, cor pulmonale, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, valvulopatia, miocardiopatia, pericardiopatia, doença da aorta dos grandes vasos, fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas em adultos, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias, disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida (índice de massa corporal maior ou igual a 40), síndrome de down e outras trissomias, hepatopatia crônica.

Cronograma de vacinação em Adolescentes e adultos – 9h às 12h

Segunda-feira

ESF Cajueiro

Quarta-feira

ESF Carrapicho

ESF Grussaí (Lagoa)

Quinta-feira

ESF Atafona

UBS Palacete

Sexta-feira

ESF Barcelos

ESF Sede

Cronograma de vacinação pediátrica – 9h às 12h

Terça-feira

ESF Nova SJB

Fonte: Ascom SJB

Polícia Militar recupera motocicleta e documentos roubados em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta quarta-feira (28) uma motocicleta que havia sido roubada e diversos documentos, foram recuperados pela Polícia Militar na Rua Maria Antonieta, no bairro Jardins de Campos, em Guarus. Ninguém foi preso durante a ação.

Durante uma ação conjunta, as equipes da Polícia Militar agiram após receberem informações sobre uma motocicleta abandonada no Parque Prazeres. Após uma busca em uma área de mata densa, as equipes conseguiram localizar o veículo em questão, que havia sido roubado no dia 10/02.

Próximo ao local, foram encontradas bolsas e mochilas contendo diversos documentos, suspeitos de serem de vítimas de roubo. Diante desses achados, a equipe encaminhou os objetos e o veículo para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para procedimentos legais.

Homem é preso por receptação em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta quarta-feira (28) um homem foi preso pela Polícia Militar por receptação. O caso ocorreu na RJ-216, em Bugalho, na Baixada Campista.

Durante um patrulhamento de rotina, a equipe policial teve a atenção voltada para uma motocicleta sendo conduzida por um homem em atitude suspeita. Após abordagem, constatou-se que a motocicleta em questão estava registrada como produto de roubo/furto no sistema.

Ao questionar o condutor sobre a origem da motocicleta, ele afirmou tê-la adquirido de terceiros por R$ 3.500,00, mas não soube informar o endereço do vendedor. Diante dessa situação, os policiais encaminharam o homem para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Na delegacia, foi confirmado que a motocicleta era produto de um roubo ocorrido em 28/06/2023, na localidade de Alto do Elizeu. O acusado foi autuado conforme o artigo 180 do Código Penal (receptação) e permanece sob custódia.

Acidente na RJ-240 deixa um homem morto e uma gestante gravemente ferida

0
HFM/Foto: ClickCampos

Na madrugada desta quinta-feira (29), um acidente de carro na rodovia RJ-240, que conecta a BR-356 ao Porto do Açu, em São João da Barra, resultou na morte de um homem identificado como João Francisco Cordeiro, de 62 anos e deixou uma mulher grávida, de 40 anos identificada pelas iniciais M. F. C., com ferimentos graves.

O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local do capotamento e encontrou duas vítimas. A mulher foi socorrida com ferimentos graves ao Hospital Ferreira Machado (HFM), enquanto o homem faleceu no local.

Após perícia, o corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Campos (IML).

Acusados pelo assassinato de Letycia Peixoto em Campos vão a júri popular

0
Caso Letycia

A 1ª Vara Criminal determinou que os acusados pelo crime de grande repercussão em Campos, envolvendo o assassinato da grávida Letycia Peixoto Fonseca, de 31 anos, serão levados a júri popular. Letycia foi fatalmente baleada dentro de um veículo, diante de sua mãe, no Parque Aurora, em 2 de março do ano anterior. Grávida de oito meses, Letycia recebeu cinco tiros na Rua Simeão Schremeth, no bairro Parque Aurora, e embora tenha sido socorrida pela família, faleceu ao chegar ao hospital. O bebê que ela carregava, Hugo, nasceu com vida, mas veio a óbito na manhã seguinte, em 3 de março.

O ex-companheiro da vítima, Diogo Viola de Nadai, de 37 anos, professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), é acusado de ser o mandante do crime e foi detido cinco dias após o assassinato, permanecendo sob custódia em uma unidade prisional. Até o momento, ele não admitiu ter encomendado a execução.

Além de Diogo, serão julgados por envolvimento no caso Fabiano Conceição Silva, Dayson dos Santos Nascimento e Gabriel Machado Leite, acusados de execução e intermediação.

Os defensores dos acusados interpuseram um recurso contra a decisão, que será avaliado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).

Sogra contrata trio para atirar tinta na noiva no dia do casamento

0

Uma mulher mexicana da cidade de Obregón está sendo acusada de tentar sabotar o casamento do filho por não aprovar a noiva. As ações da mãe, que incluem fingir um ataque cardíaco, subornar a noiva e até mesmo contratar homens para atirar tinta vermelha no vestido da noiva no dia do casamento, foram noticiadas pelo New York Post.

Tudo começou quando a mulher, descontente com a escolha do filho, fingiu um ataque cardíaco ao saber do noivado. Em seguida, tentou subornar a noiva com um cheque em branco para que ela desistisse da união.

No dia do casamento, realizado em 18 de fevereiro, a mulher contratou um trio de homens para atirar tinta vermelha no vestido da noiva, Alexandra, quando ela entrava na igreja. Apesar do incidente, Alexandra decidiu seguir com a cerimônia, trocando o vestido de noiva por um dourado brilhante.

A fúria da mãe não parou por aí. Ela fez uma denúncia anônima sobre a presença de drogas no casamento, o que levou a uma revista da polícia aos noivos e convidados. Além disso, escondeu os passaportes do filho e da nora para impedir que eles embarcassem na lua de mel.

Segundo o New York Post, a mãe desconfia que a noiva tem segundas intenções com o filho devido a uma “disparidade socioeconômica” entre eles. Apesar de todos os seus esforços para impedir o casamento, a mãe não conseguiu evitar a união do casal.

Agora, ela culpa o casal pelos seus problemas de saúde e exige que o filho arque com todas as despesas médicas

Leia Também: Homem é resgatado 2 dias após cair de penhasco na Califórnia; veja

Mulher acusada de tráfico de drogas é presa pela Polícia Civil em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Policiais civis da 134° DP (Campos dos Goytacazes) e militares prenderam, na última terça-feira (27/02), uma mulher acusada de tráfico de drogas.

Ela foi localizada em uma vila de pescadores, localizada próximo ao Farol de São Tomé, em Campos, Região Norte do estado. Segundo as investigações, a autora estava foragida desde outubro do ano passado. Contra a mulher foi cumprido um mandado de prisão.

Putin diz que Ocidente arrisca guerra nuclear na Ucrânia

0

IGOR GIELOW (FOLHAPRESS) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta (29) o Ocidente de arriscar uma guerra nuclear que “irá destruir a civilização” ao sugerir o envio de soldados da aliança militar Otan para a Ucrânia.

O líder também disse que o Ocidente quer “repetir o truque que foi bem-sucedido nos anos 1980 com a União Soviética” ao “tentar nos arrastar para uma corrida armamentista”.

“Temos de distribuir recursos da forma mais racional possível para construir uma economia eficaz de nossas Forças Armadas”, afirmou.

As colocações de Putin ocorreram durante seu discurso anual, previsto pela Constituição russa, à Assembleia Federal (Congresso), em um centro de convenções no centro de Moscou. Com a eleição presidencial a menos de um mês de distância, a fala é uma espécie de resumo de seus temas de campanha e um roteiro de sua retórica.

Assim, além de falar grosso sobre adversários, boa parte do discurso foi dedicada para assuntos domésticos: incentivos para aumentar a natalidade, dados econômicos, programas para a redução do alcoolismo, inteligência artificial, melhorias para pequenos empresários.

Putin será reeleito, mas para o Kremlin uma boa votação e comparecimento às urnas é essencial para a legitimação de seu poder.

Mas o tema que permeou a fala foi a Guerra da Ucrânia, iniciada por Putin há dois anos, e o confronto com os Estados Unidos e seus aliados. É algo que ressoa no eleitorado: o temor de uma guerra com o Ocidente é o maior para 55% dos russos, segundo pesquisa divulgada dia 20 pelo Centro Levada, instituto independente.

“Nós lembramos do destino de todos que enviaram contingentes ao nosso país”, afirmou, em referência às invasões francesa e alemã no passado. “Agora, as consequências para os potenciais interventores são muito mais trágicas. Eles precisam finalmente entender, e eu acabei de falar a eles, que nós também temos armas que podem destruir alvos nos territórios deles.”

Foi um recado particular ao presidente francês, Emmanuel Macron, que levantou a ideia de ajudar a Ucrânia não só com armas, mas com forças. “Eles não entendem que existe o risco de um conflito nuclear?”, disse.

A proposta foi rejeitada por colegas europeus, ciosos da disposição russa –o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, já havia falado na “inevitabilidade” de uma guerra com a Otan se isso ocorresse.

A referência à corrida armamentista que ajudou a implodir a União Soviética remete à obsessão histórica de Putin de recolocar a Rússia como potência global. Com efeito, o país entrou em ritmo de economia de guerra após a invasão do vizinho, e hoje um terço de seu investimento federal livre vai para defesa. O gasto militar foi de 4% do PIB em 2023, e pode chegar a 7% neste ano.

O russo aproveitou o bom momento em campo na guerra, que viu mais uma cidade no leste cair para as suas forças nesta quinta. “Nós estamos com a iniciativa, na ofensiva. Nós não começamos essa guerra, mas faremos tudo para acabar com ela, erradicar o nazismo”, disse, repetindo o mantra de sua invasão.

“Ganhamos grande experiência de combate. Sabemos que ainda temos problemas, mas ao mesmo tempo sabemos o que fazer”, afirmou, oferecendo um minuto de silêncio para “os heróis caídos” na defesa dos interesses “das populações do Donbass (leste ucraniano) e da Nova Rússia (sul do país)”, áreas hoje sob controle parcial do Kremlin.

Ele celebrou também os dez anos do que chamou de Primavera Russa, a anexação da Crimeia e o início da guerra civil no leste ucraniano. Ao se gabar de capacidades nucleares avançadas, disse que o “torpedo do juízo final” Poseidon está quase pronto para uso.

Confirmou que, além do míssil balístico lançado por caças Kinjal, a Rússia usou na Ucrânia outra de suas “armas invencíveis” anunciadas em 2018, o também hipersônico Tsirkon.

Putin começou a falar às 12h15 (6h15 em Brasília). O discurso sempre é muito antecipado: no ano passado, ele acabou com o anúncio da saída russa do último acordo de controle de armas nucleares em vigor. Este foi o 19º discurso feito por Putin, no Kremlin desde o fim de 1999.

O presidente repetiu sua visão de mundo segundo a qual os Brics, bloco do qual o Brasil faz parte, será vital para a reconstrução da ordem internacional. “Em 2028, os Brics, com seus novos membros, serão responsáveis por 72% do PIB mundial”, disse.

Defendeu o fim do dólar como padrão de negociações mundiais devido a seu uso político pelos EUA, posição que encontra eco no governo brasileiro. “O Ocidente desacreditou suas moedas com o regime de sanções” adotado contra a Rússia devido à guerra, que por ora falhou em imobilizar o país.

Como seria previsível, nenhuma palavra até aqui acerca de dissenso interno ou a morte do ativista Alexei Navalni na cadeia, ocorrida há duas semanas. O opositor seria enterrado nesta quinta, mas seus aliados disseram não encontrar ninguém para fazer o serviço devido ao discurso de Putin –a cerimônia será nesta sexta (1º).

Leia Também: Rússia diz que tomará medidas em resposta à adesão da Suécia à Otan

Homem suspeito de agredir ex-namorada e descumprir medidas protetivas é preso em Campos

0
Foto: Divulgação Deam

No desdobramento da operação “Pelas 99”, policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campos (DEAM-Campos), sob coordenação da Delegada Titular Madeleine Dykeman, cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor de F L A C, de 48 anos, nesta quarta-feira (28), por volta das 17h. O homem é acusado de Coação no Curso do Processo, Descumprimento de Medidas Protetivas e Lesão Corporal.

Os eventos que levaram à prisão se originaram no dia 21, quando a Polícia Militar foi acionada pela vítima, relatando ter sido agredida pelo ex-namorado enquanto se dirigia de bicicleta para o trabalho. A vítima informou que o agressor a ameaçou, exigindo a retirada da medida protetiva sob pena de morte.

Após a segunda agressão, a vítima foi socorrida ao Hospital Ferreira Machado, onde ficou internada devido a lesões, incluindo uma no quadril que a impediu de andar. Em seu depoimento, ela afirmou que o agressor passou a ameaçá-la após a medida protetiva ser concedida, com ligações e mensagens constantes, incluindo ameaças de divulgar fotos íntimas.

Diante dos fatos, a Delegada Titular Madeleine Dykeman solicitou a prisão preventiva do autor, que foi decretada pela Justiça. Após diligências nos endereços conhecidos do acusado, os policiais finalmente o localizaram e efetuaram sua prisão. O acusado não resistiu à prisão e será encaminhado ao Presídio Carlos Tinoco da Fonseca na manhã desta quinta-feira (29).

Homem é resgatado 2 dias após cair de penhasco na Califórnia; veja

0

Dois dias depois de desviar de um veado na estrada e cair de um penhasco, um homem foi resgatado pelas autoridades norte-americanas na Califórnia, nos EUA.

Na terça-feira, a Unidade de Operações Aéreas da Divisão Costeira foi acionada para investigar a presença de um veículo na costa entre Big Sur e Carmel. O alerta foi dado após um funcionário de um estabelecimento local não ter retornado para casa na noite de domingo.

O homem foi localizado a aproximadamente 120 metros da estrada, em pleno penhasco, segundo revelaram as autoridades em uma publicação no Facebook. Ele foi visto junto à sua caminhonete “abanando uma bandeira improvisada” para chamar a atenção da polícia.

Após o resgate, o homem foi transportado para o Centro Médico Natividad, em Salinas, para receber tratamento. Apesar de ter passado dois dias na encosta do penhasco, ele “parecia estável e sofreu ferimentos moderados”.

Leia Também: Cobra venenosa se esconde em armário de criança; veja

Menina autista de 5 anos é resgatada em "milagre" na Flórida; veja

0

Uma menina autista de cinco anos foi resgatada na tarde de segunda-feira após várias horas desaparecida na Flórida, EUA. O resgate está sendo descrito pelas autoridades norte-americanas como um “milagre”.

A menina, que se afastou de casa sozinha, foi localizada em um pântano de uma floresta por drones com infravermelhos. Os policiais que participavam das buscas a pé correram para o local e a salvaram.

Imagens da bodycam de um dos agentes mostram o alívio da menina ao correr para os braços de um policial. A equipe de resgate também demonstra grande emoção no vídeo.

Nas redes sociais, a esquadra de Hillsborough County partilhou o vídeo comovente. “A ação rápida dos policiais salvou o dia, transformando uma potencial tragédia em um encontro milagroso”, descreveu o responsável pelo departamento, Chad Chronister.

Após o resgate, a menina foi examinada e não apresentava ferimentos. Ela foi então entregue à sua família.

Leia Também: Homem é resgatado 2 dias após cair de penhasco na Califórnia; veja

Jovem de 25 anos deixa mensagem inspiradora antes de morrer de câncer

0

Uma mulher britânica de 25 anos comoveu o mundo ao publicar uma mensagem inspiradora antes de morrer de câncer. Daniella Thackray, que lutava contra um raro e agressivo câncer nas vias biliares, escreveu um texto emocionante sobre aproveitar a vida e amar cada momento.

Em sua publicação, Daniella relata que, embora não tenhamos controle sobre tudo que acontece conosco, podemos escolher como reagir. Ela conta que optou por não se lamentar pela vida que estava perdendo e, em vez disso, aproveitou cada segundo que lhe restava.

A jovem agradece a todos que a fizeram feliz e deixa um recado especial para seu noivo, Tom. “E, por fim, para o meu querido Tom. Amo-te e sempre te amarei. Obrigada pelo teu apoio e por teres preenchido a minha vida com tanta alegria. Agora, vai aproveitar a tua vida, tu mereces!”, escreveu.

A história de Daniella serve como um lembrete de que a vida é preciosa e que devemos valorizar cada momento. Sua mensagem inspiradora e sua força de vontade diante da adversidade emocionaram milhares de pessoas ao redor do mundo.

Leia Também: Menina autista de 5 anos é resgatada em “milagre” na Flórida; veja

Cobra venenosa se esconde em armário de criança; veja

0

Em um encontro inusitado em Tallebudgera Valley, Queensland, na Austrália, um morador se deparou com uma cobra-de-olhos-pequenos-oriental, espécie venenosa, escondida entre as roupas do armário de uma criança.

Tim Hudson, da empresa Hudson Snake Catching, foi chamado para remover o intruso e registrou o incidente em vídeo publicado no Facebook. Ele se mostrou surpreso ao encontrar a cobra em um local tão peculiar, já que, apesar de ser conhecida por suas habilidades de escalada, nunca a havia visto escondida entre roupas penduradas, como contou ao 7News.

A presença da cobra em um espaço tão doméstico e íntimo como o armário de uma criança evidencia a natureza imprevisível dos encontros com a vida selvagem em áreas residenciais. O espanto de Hudson é evidente no vídeo, enquanto ele comenta sobre a raridade da situação.

“O que raio está fazendo aí em cima? Isto é uma loucura”, diz ele no vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais.

As cobras-de-olhos-pequenos-orientais, embora não sejam comumente encontradas dentro de casas, representam um risco significativo devido à sua natureza altamente venenosa.

Leia Também: Morre Cat Janice, cantora que viralizou com música para garantir o futuro do filho

Veja o vídeo do momento na galeria acima.

 

Morre Cat Janice, cantora que viralizou com música para garantir o futuro do filho

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cat Janice, a cantora que viralizou em janeiro com música feita para o filho, morreu nesta quarta-feira (28) aos 33 anos. A notícia foi divulgada pelo seu perfil nas redes sociais. Ela enfrentava um câncer no pulmão desde julho do ano passado.

“Na manhã de hoje, na casa onde passou sua infância e rodeada pelo amor de sua família, Catherine entrou pacificamente na luz e no amor do seu criador celestial”, diz a postagem, publicada pelo irmão.

“Somos eternamente gratos pela demonstração de amor que Catherine e nossa família receberam nos últimos meses. Cat viu sua música chegar a lugares que ela nunca esperava e descansa em paz, por saber que continuará a sustentar seu filho através de sua música. Isto não teria sido possível sem todos vocês”, diz a nota. Nos seus últimos meses de vida, ela viu a internet se mobilizar em prol da sua família.

A música “Dance You Outta My Head”, compartilhada primeiro no TikTok, em vídeo no qual Cat aparece em uma cama de hospital, viralizou em apoio a ela e a Loren, seu filho de 7 anos. “Acho que estou sendo chamada para casa. Minha última alegria seria se você pré-salvasse minha música ‘Dance You Outta My Head’ em minha bio e a transmitisse, pois todos os lucros vão diretamente para meu menino de 7 anos que estou deixando para trás”, escreveu ela na postagem.

No YouTube, a canção animada conta com quase 2 milhões visualizações e 200 mil curtidas. No TikTok, mais de 400 mil usuários gravaram vídeos com o áudio da canção, para fazer ela alcançar cada vez mais pessoas.