Home Blog Page 2676

PRF inicia Operação Carnaval em todo o país

0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à 00h desta sexta-feira (09) a Operação Carnaval 2024. O conjunto de atividades que compreende a operação vai até 23h59min da quarta-feira de cinzas (14) e terá como foco o combate à combinação álcool e direção, uma das principais causas de sinistros em 2023. Na cobertura do período carnavalesco do ano passado, mais de dois mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica ou por recusarem fazer o teste do etilômetro, o popular “bafômetro”.

Para o feriado prolongado, tradicionalmente a PRF projeta um aumento na circulação de veículos nas rodovias federais, já que muitas pessoas optam por se deslocar para grandes centros de festejos ou até mesmo regiões mais afastadas, alvo dos que preferem momentos de mais tranquilidade. Pensando em alcançar a todos, a Polícia rodoviária Federal vai reforçar e distribuir estrategicamente o seu efetivo, que estará dedicado às ações de educação, policiamento e, principalmente, fiscalização em todo o país.

Além da fiscalização de alcoolemia, outras condutas também serão alvo da fiscalização dos policiais, como a realização de ultrapassagens em locais proibidos e o desrespeito aos limites de velocidade das vias. Da mesma forma, os agentes vão verificar os itens obrigatórios nos veículos, a exemplo do cinto de segurança, estado de conservação dos pneus, funcionamento do sistema de iluminação, componentes imprescindíveis para uma viagem segura.

De acordo com a PRF Neila Cardoso, chefe da Coordenação de Policiamento e Fiscalização, a Operação Carnaval 2024 requer uma atenção especial do órgão: “foi exigido da gestão da PRF um planejamento minucioso para a coordenação das ações nos dias de carnaval. Assim como orientamos nossas equipes para serem enfáticas no cunho educativo das abordagens, pedimos aos motoristas, passageiros e pedestres que adotem a prudência como norte de comportamento nas estradas. O trânsito, como espaço colaborativo, requer um esforço de todos os agentes envolvidos para a construção de um ambiente de paz e segurança”.

O Carnaval 2024 encerra a operação do calendário do Programa Rodovida 2023, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que prevê um conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), todas voltadas à segurança viária e redução dos sinistros de trânsito. No decorrer do programa, que segue até o próximo dia 18, tais ações já apresentaram resultados positivos: a redução na quantidade de sinistros graves na Operação Natal e a queda no número de mortes durante a Operação Ano Novo.

Fonte: PRF

Bebês que estão na UTI ganham fantasias de carnaval; veja as imagens

0

Os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, também tiveram a oportunidade de celebrar o Carnaval, e nem mesmo seus pequenos tamanhos os impediram de se vestirem apropriadamente.

Com a colaboração dos pais e mães, as enfermeiras da UTI elaboraram fantasias para que esses bebês especiais pudessem aproveitar o seu primeiro Carnaval. A escolha foi por trajes de cozinheiros, permitindo que esses pequenos se tornassem “MasterChefs” por um dia.

Há seis anos, a equipe médica desta unidade comemora o Carnaval com essa iniciativa lúdica, que conta com a participação dos pais das crianças nas incubadoras.

Confira acima as adoráveis fotos compartilhadas pelo Hospital Clínic.

Leia Também: Pai impede rapto de filho em plena luz do dia em farmácia nos EUA; veja

Homens são baleados dentro de bar em Guarus

0
HFM/Foto: ClickCampos

Por volta das 18h dessa quinta-feira (8), dois homens, com idades de 45 e 48 anos, foram baleados dentro de um bar na área conhecida como “Faixa de Gaza”, na Rua dois, conjunto Novo Eldorado, no bairro Santa Rosa, em Guarus.

A Polícia Militar relatou que os agentes foram chamados para investigar disparos de arma de fogo e receberam a informação de que dois homens foram feridos e levados por populares ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Um dos feridos passou por cirurgia, enquanto o outro está em observação. Familiares das vítimas, relataram que testemunhas viram um Fiat Uno vermelho, com duas escadas no teto e um adesivo de uma empresa de internet, de onde os ocupantes teriam atirado no bar onde as vítimas estavam.

No local do crime, os peritos encontraram seis estojos de pistola calibre 9mm e dois projéteis do mesmo calibre. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Dois homens são presos pelo crime de homicídio em São Francisco do Itabapoana

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Policiais civis da 147ª DP (São Francisco do Itabapoana) prenderam dois homens, pelo crime de homicídio. Segundo as investigações, a vítima e os autores faziam parte da mesma facção criminosa. A motivação teriam sido rixas internas.

Os autores foram capturados no município de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana, no interior do Rio de Janeiro. Após a ação, os homens foram encaminhados para o sistema penitenciário e ficarão à disposição da Justiça.

Asfalto Novo: aplicação de asfalto em três etapas nesta sexta-feira

0
Asfalto Novo/ Foto: Divulgação Ascom

As obras do Programa Asfalto Novo seguem nesta sexta-feira (9) com aplicação de massa asfáltica em três etapas. A primeira será na Avenida José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março-Centro, no trecho entre a Rua Siqueira Campos e a Ponte Leonel Brizola. Para a execução do serviço, serão interditados o cruzamento com a Rua Tenente Coronel Cardoso e o acesso a ponte, sentido Centro-Guarus.

A segunda etapa seguirá pela José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março-Centro, entre a Avenida 28 de Março e a Rua Saldanha Marinho. Haverá interdição na José Alves de Azevedo pela Avenida 28 de Março, e o acesso pela Avenida Pelinca e Rua Conselheiro Otaviano só será permitido para veículos de emergência.

E a terceira e última etapa será na Rua Conselheiro Otaviano, no trecho entre José Alves de Azevedo e Rua Dr. Lacerda Sobrinho. O acesso pela José Alves de Azevedo será interditado. As obras param nesta sexta e só retornam na quinta-feira (15), com o cronograma prévio devendo ser divulgado no dia anterior.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que os motoristas devem ficar atentos quanto às interdições dos trechos. “A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários. Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito”, citou Mansur.

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, e visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom

Furto de celular em Campos termina com apreensão e devolução do aparelho

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Nesta quarta-feira (7), um furto de celular foi registrado na lotérica central, situada na Av. Rui Barbosa, em frente ao Campos Shopping. O crime foi reportado pela vítima identificada pelas inicias M.J.R.G.H., que teve seu aparelho subtraído.

Após retornar ao local nesta quinta-feira (8), a vítima conseguiu acessar as câmeras de segurança do estabelecimento, identificando o momento em que o suspeito, identificado como F.A, teria realizado o furto.

Os agentes da Operação Segurança Presente, foram acionados e conseguiram localizar o suspeito nas proximidades. Após abordagem, F.A confessou o crime e se comprometeu a devolver o celular.

O ocorrido foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o suspeito foi autuado conforme o artigo 155 do código penal. O aparelho celular foi devolvido à vítima.

Homem tentar sete vezes dar bebida com veneno à mulher para matar o filho

0

Um homem do Texas, nos Estados Unidos, que tentou induzir um aborto colocando um medicamento na bebida de sua esposa, foi condenado a 180 dias de prisão e 10 anos de liberdade condicional. Mason Herring, de 39 anos, declarou-se culpado de agredir uma pessoa grávida durante sua condenação na quarta-feira, conforme noticiado pela Associated Press.

O incidente ocorreu em março de 2022, quando Catherine Herring relatou às autoridades que seu marido começou a enfatizar a importância da hidratação, oferecendo-lhe água. Após consumir água de um copo oferecido pelo marido, que parecia turva, ela ficou gravemente doente. O marido explicou que a turvação se devia ao copo ou canos sujos.

Desconfiada, Catherine recusou outras bebidas oferecidas pelo marido. Mais tarde, encontrou no lixo uma embalagem de um medicamento contendo misoprostol, utilizado para induzir o aborto. Ela também forneceu à polícia vídeos de câmeras escondidas que mostravam o homem misturando uma substância em uma das bebidas.

Catherine, que solicitou o divórcio, considerou a pena de prisão insuficiente, relatando que a filha de um ano nasceu cerca de 10 semanas prematura, enfrenta atrasos no desenvolvimento e faz terapia oito vezes por semana.

O advogado de Mason Herring, Dan Codgell, concordou com o acordo judicial e considerou a sentença razoável. “É uma situação triste, e Mason aceitou a sua responsabilidade”, destacou.

Leia Também: Passageiros fsão eitos reféns em trem na Suíça; agressor foi morto

Dois adolescentes matam a mãe adotiva; colegas "totalmente chocados"

0

Dois adolescentes, de 13 e 15 anos, protagonizaram um caso chocante em Castro Urdiales, na Espanha, ao confessarem à avó materna terem assassinado a mãe adotiva, Silvia López Gayubas, na noite de quarta-feira. O incidente começou com uma chamada à avó, por volta das 21h00 (18h no horário de Brasília), onde alegaram ter sido raptados, mas posteriormente revelaram a terrível verdade.

Silvia, de 48 anos, foi encontrada sem vida no interior do veículo da família, na garagem da residência, apresentando ferimentos de faca no pescoço. Após consumar o crime, os adolescentes colocaram um saco de lixo na cabeça da vítima e empreenderam fuga, sendo mais tarde localizados num parque da cidade.

Os jovens foram detidos pela Guardia Civil durante a madrugada, e desde então, mantêm-se em silêncio acerca dos eventos que levaram à morte da mãe. O irmão mais velho, de 15 anos, considerado imputável perante a Lei do Menor espanhola, encontra-se sob custódia, enquanto o mais novo, de 13 anos, foi encaminhado para um centro de proteção de menores.

O motivo por trás do assassinato ainda não foi esclarecido, e as autoridades estão realizando uma investigação aprofundada para entender os fatores que levaram os jovens a cometerem o crime. De acordo com Eugenia Gómez de Diego, delegada do governo da Cantábria, o irmão mais velho é um aluno brilhante e será submetido a um exame psicossocial antes de ser questionado pelos procuradores espanhóis. “Os jovens envolvidos, independentemente dos seus atos, precisarão de apoio e orientação para enfrentar as consequências dos seus atos”, frisou a responsável.

Já uma responsável do colégio onde estudavam, Julia Roces, indicou que as crianças demonstravam bom comportamento. “São dois meninos bem comportados, não eram problemáticos, estudavam bem e nunca apresentaram conflito”. A mulher acrescenta que, da parte da instituição de ensino, todos “estão totalmente chocados” e foram disponibilizados psicólogos “para poder enfrentar o sucedido, inclusive entre os próprios colegas”

Leia Também: Homem tentar sete vezes dar bebida com veneno à mulher para matar o filho

Holanda interna brasileiro que matou amigo por medo de ser ‘devorado’

0

O Ministério Público da Holanda solicitou a internação compulsória de Begoleã Mendes Fernandes, um mineiro de 26 anos, sob a suspeita de assassinar seu amigo, Alan Lopes, de 21 anos, em Amsterdã.

Exames periciais revelaram que Begoleã sofria de um delírio paranoico em relação à vítima. Ele acreditava, erroneamente, que Alan era canibal e pretendia matá-lo e consumi-lo. O medo e esse delírio teriam motivado o crime.

O crime, segundo o Ministério Público, foi premeditado. No dia 26 de fevereiro de 2023, Begoleã foi à casa de Alan em Amsterdã, onde brigou com ele e o matou a facadas.

No dia seguinte, Begoleã foi detido em um aeroporto de Lisboa com carne na mala. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal reportou que ele pretendia viajar para Belo Horizonte e portava documentos falsos, incluindo um cartão de identidade italiano e outros em nome de terceiros, o que gerou suspeitas.

Duas semanas após sua detenção, Begoleã foi extraditado para a Holanda, onde permanece preso desde 13 de março de 2023.

Leia Também: TikToker ajuda sem-teto com dinheiro de vaquinha; homem era um criminoso

Pelo menos 4 mortos em motins após demolição de mesquita na Índia

0

Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas em uma série de motins que eclodiram após a demolição de uma mesquita e de uma madrassa (“escola corânica”) no estado de Uttarakhand, no norte da Índia.

Os confrontos ocorreram na quinta-feira (8) no distrito de Haldwani, após a municipalidade afirmar que os edifícios religiosos foram construídos sem autorização em terreno público.

“A polícia recebeu ordens para atirar contra os manifestantes que fossem avistados”, disse à imprensa a responsável pela autoridade local, Vandana Singh, que apresentou o balanço de vítimas.

Segundo relatos do The Independent, os residentes teriam atirado pedras contra as autoridades e saído às ruas em protesto, o que levou a polícia a abrir fogo. As autoridades também lançaram gás lacrimogêneo.

O Tribunal Superior de Uttarakhand recusou-se a emitir uma ordem para suspender a demolição, tendo reagendado uma audiência para a próxima semana.

Leia Também: Holanda interna brasileiro que matou amigo por medo de ser ‘devorado’

Pai impede rapto de filho em plena luz do dia em farmácia nos EUA; veja

0

Um pai residente na Flórida, nos Estados Unidos, foi registrado em vídeo enquanto salvava seu filho de uma tentativa de sequestro em plena luz do dia. O incidente ocorreu na última quinta-feira, em uma farmácia em Miami Beach.

O indivíduo suspeito foi identificado como Nicolas Sternaman. Ele tentou agarrar a criança quando o menino de quatro anos estava saindo do estabelecimento na companhia de seus pais.

Nicolas segurou o menino pelo pescoço, momento em que o pai não hesitou em intervir, agarrando o suposto sequestrador, enquanto a mãe rapidamente retirava a criança para um local seguro.

De acordo com o NY Post, o suspeito tentou fugir, mas foi perseguido pelo pai, que o deteve próximo a outra loja. Nicolas foi posteriormente detido pela polícia.

O incidente foi capturado pelas câmeras de vigilância. Veja o momento:

Leia Também: Pelo menos 4 mortos em motins após demolição de mesquita na Índia

Passageiros fsão eitos reféns em trem na Suíça; agressor foi morto

0

Na noite desta quinta-feira, um homem armado com faca e machado atacou um trem que fazia a rota entre Yverdon-les-Bains e Sainte-Crox, na Suíça, mantendo passageiros como reféns. De acordo com a polícia local, o agressor foi neutralizado a tiros durante a intervenção policial, e os reféns foram libertados em segurança.

O procurador-geral suíço, Eric Kaltenrieder, revelou em coletiva de imprensa que o agressor era um requerente de asilo de nacionalidade iraniana, com 32 anos. “Nesta fase da investigação, não são conhecidas as motivações do autor”, declarou.

No total, 15 pessoas foram feitas reféns, incluindo 14 passageiros e o maquinista do trem. Uma significativa força policial foi mobilizada para o local, e as negociações com a polícia foram iniciadas através do aplicativo WhatsApp por alguns dos reféns.

Conforme informou Kaltenrieder, o agressor foi morto a tiros depois de investir contra um policial com o machado.

Os reféns foram liberados “em segurança” por volta das 22h30 locais (18h30 no horário de Brasília), sem relato de ferimentos.

Leia Também: Pai impede rapto de filho em plena luz do dia em farmácia nos EUA; veja

Fiocruz vai dobrar a produção de testes de dengue a pedido do Ministério da Saúde

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fiocruz informou nesta quinta-feira (8) que vai dobrar a produção de testes para diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. Serão entregues ao Ministério da Saúde 600 mil kits, não mais os 300 mil previstos para 2024.

De acordo com a fundação, a atual situação epidemiológica do país, com estados e municípios decretando estado de emergência, motivou a duplicação do contrato. A previsão é de que os primeiros testes sejam entregues nas próximas semanas.

“Essa iniciativa visa a fortalecer o diagnóstico preciso e ágil, permitindo uma resposta eficaz diante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, disse, em nota, Mario Moreira, presidente da Fiocruz.

Além de confirmarem a infecção pelos três vírus, os testes moleculares de diagnóstico (RT-PCR) permitem identificar o sorotipo da dengue (1, 2, 3 ou 4), o que possibilita analisar o tipo dominante em diferentes locais.

Até o fim da tarde desta quinta, o Brasil somava 395.103 casos prováveis de dengue, 23.456 de chikungunya e 341 de zika vírus em 2024. Ao menos 57 pessoas morreram em decorrência das doenças e há 304 óbitos em investigação, segundo o painel de monitoramento do Ministério da Saúd.

A plataforma é a interface é atualizada diariamente com os dados apontados pelos municípios no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Essas informações, porém, podem ser registradas com atraso ou mesmo revistas, então são consideradas provisórias.

De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, os números devem aumentar nas próximas semanas.

“O que estamos vendo na região metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba, em outros locais do Sudeste e em Brasília é diferente do Norte e Nordeste, onde tem poucos casos e não há pressão nos hospitais. Mas vai aumentar. O pico da doença terá diferentes momentos”, afirmou David Uip, diretor nacional de Infectologia da Rede D’Or e reitor do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).

Nesta quinta, o painel indicava um coeficiente de incidência de dengue de 477,2 na região Centro-Oeste; 281,2 no Sudeste; 190,4 no Sul; 73,7 no Norte e 16,4 no Nordeste.

Até o fim da tarde desta quinta, o Brasil somava 395.103 casos prováveis de dengue, 23.456 de chikun… 

Igreja de André Valadão compra antiga sede de A Fazenda, da Record, por R$ 6,5 milhões

0

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – A Igreja Lagoinha, liderada pelo pastor André Valadão, adquiriu nesta semana a antiga sede onde era gravada o reality show A Fazenda, da Record. O negócio foi comemorado nas redes sociais.

O anúncio foi feito pela Igreja Lagoinha Alphaville, localizada na Grande São Paulo, e liderada por André Fernandes. Ele comemorou o fato de um espaço usado em um programa “mundano” ser utilizado para evangelização.

“Eu vim aqui para gravar esse vídeo em nossa fazenda. Eu não sei se você já sabe dessa novidade, mas a gente comprou A Fazenda da Record, onde foi gravado aquele programa de TV alguns anos atrás. Aqui vai ser berço de Avivamento, de cura, de salvação, de transformação”, disse Fernandes na última terça (6).

O pastor André Valadão, presidente da Lagoinha Global e líder da congregação evangélica, comentou na publicação do anúncio feita por André Fernandes. “Bendito seja Jesus. Que cada vida seja tomada pelo amor e poder de Deus”, disse ele.

A reportagem apurou que o negócio foi feito por cerca de R$ 6,5 milhões, que era o pedido dos donos. A Record não tinha mais vínculo com a propriedade.

A fazenda estava à venda desde 2019 e foi anunciada pela internet, já que a Record passou a utilizar outro espaço, na cidade de Itapecerica da Serra (SP).
Inicialmente, a imobiliária dona do imóvel pedia R$ 9,3 milhões, mas não houve interessados. A pedida foi reduzida, e a negociação conseguiu ser concluída no início deste ano.

O local tem mais de mil metros quadrados, e conta com seis suítes, hidromassagem, sala com três ambientes, duas cozinhas completas com coifas, fogão a lenha, piscina adultos com 190m² e piscina infantil, saunas seca e a vapor, cinco baias, quatro piquetes, galpão para implementos e casa de caseiro.

O anúncio foi feito pela Igreja Lagoinha Alphaville, localizada na Grande São Paulo, e liderada por … 

Suprema Corte dos EUA sinaliza que não vai barrar Trump das primárias

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – A Suprema Corte americana deu a entender nesta quinta-feira (8) que não está convencida de que Donald Trump deve ser impedido de participar das primárias republicanas.

Era esperada uma postura mais cética dos juízes conservadores, mas mesmo os liberais questionaram duramente Jason Murray, advogado que representa os eleitores do Colorado que conseguiram tirar o empresário das primárias no estado.

O ex-presidente, que não participou da sessão, se disse satisfeito com a audiência e confiante na vitória. Falando a jornalistas de sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, ele voltou a negar que tenha feito qualquer coisa errada em 6 de Janeiro de 2021, quando seus apoiadores invadiram o Capitólio na tentativa de impedir a confirmação da vitória de Joe Biden.

O argumento de quem defende retirar o ex-presidente da corrida é que houve uma insurreição, da qual o empresário participou e que, por isso, ele deve ser desqualificado da candidatura a cargos públicos com base na Seção 3 da 14ª Emenda da Constituição.

A tese serve de base para ações apresentadas em mais de 30 estados contra Trump, acatada até agora apenas em dois. É o recurso do ex-presidente contra a decisão do Colorado que está em análise pela Suprema Corte.

Os juízes, no entanto, não se concentraram tanto sobre se o ex-presidente cometeu insurreição ou não na sessão desta quinta. Em vez disso, o foco foi a capacidade de um estado desqualificar um candidato em uma eleição nacional.

O juiz conservador Clarence Thomas, por exemplo, foi um dos que mais pressionou Murray, pedindo exemplos de quando uma ação do tipo ocorreu no passado.

“O ponto da 14ª Emenda é restringir o poder dos estados, certo?”, questionou o presidente da Corte, John G. Roberts Jr. O texto foi incluído na Constituição após a guerra civil, e prevê uma série de direitos, como o de cidadania e proteção perante a lei.

De modo surpreendente, a juíza liberal Ketanji Brown Jackson reforçou esse argumento, apontando que a experiência histórica mostraria que a Seção 3 visava impedir que estados do Sul retomassem o poder após a derrota na guerra de secessão. Ou seja, mirava eleições estaduais, não nacionais.

Nisso, ela tocou em um dos pontos-chave da defesa de Trump: como o trecho da Constituição não cita explicitamente o cargo de presidente, o veto não abarcaria esse cargo. Murray retorquiu que a posição está implícita, uma vez que o trecho cita “funcionário público” -definição que engloba o presidente, argumentou.

As implicações políticas do banimento do republicano não foram ignoradas na audiência. O juiz Samuel Alito, por exemplo, pressionou Murray para explicar como a retirada de Trump da corrida, da qual é o líder absoluto, não causaria uma situação de descontrole.

O juiz Brett Kavanaugh, indicado pelo ex-presidente, ecoou o argumento de sua defesa, questionando se impedir o republicano de disputar a eleição não seria prejudicial à democracia.

O advogado de Trump, Jonathan Mitchell, se amparou em dois argumentos principais: o trecho não cita o cargo de presidente, e a necessidade de participação do Congresso na decisão de banir um candidato em uma eleição nacional.

Apesar da sinalização de que a Suprema Corte deve anular a decisão do Colorado, Murray disse a jornalistas após a audiência que está confiante na vitória. “Hoje é um dia que testa o compromisso da nossa nação com o Estado de Direito e se a Constituição se aplica a todos, independentemente de sua popularidade”, disse.

Operação Carnaval Seguro tem início nesta sexta-feira (9)

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), inicia nesta sexta-feira (9) a Operação Carnaval Seguro, que se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas (14). O objetivo é atuar em ações conjuntas com outros órgãos municipais e do Estado para inibir a violência durante o período carnavalesco. 

“Vamos atuar em várias frentes de forma integrada, visando sempre a segurança da população e dos visitantes. Devido ao grande fluxo de moradores e veranistas, reforçamos as ações empregando todo efetivo da Sesep”, ressaltou o titular da pasta, subtenente Edson Brito, acrescentando: 

“O planejamento prevê ações com aproximadamente 50 agentes por dia nas ruas e avenidas durante os dias de folia. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai garantir a ordem na cidade para a realização dos eventos e ainda contará com o apoio do Grupamento Ambiental (GAM), que intensificará a fiscalização com patrulhamento ostensivo nas áreas de conservação e praias do município”. 

A Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) contará com efetivo extra, atuando na área central da cidade e no litoral, orientando e fiscalizando para impedir as infrações nas vias públicas, visando sempre manter a segurança e fluidez no trânsito. 

Agentes do Departamento de Postura atuarão em conjunto com as demais forças de segurança para coibir o comércio ambulante irregular. A Defesa Civil Municipal permanecerá de plantão 24 horas para atender as ocorrências, podendo ser acionada no número (22) 99726-4708.

Com o objetivo de zelar pela segurança nas praias e dos banhistas, através da Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Sesep, 65 guarda-vidas estarão trabalhando em toda orla de SFI. 

Já a Polícia Militar (PM) contará com 120 policiais, quatro quadriciclos e equipes da Moto Patrulha durante o período de Carnaval. Em caso de emergência, basta acionar o telefone 190. 

Monitoramento em Tempo Real

Os locais de eventos contarão com monitoramento em tempo real. A Sesep orienta aos foliões que desejarem ir aos blocos para deixarem o carro em casa. Haverá interdição de trânsito em alguns eventos com desvio pelas ruas paralelas: 

No sábado (10) e na segunda-feira (12), na Praia de Santa Clara, devido ao Paredão de Som, das 16h às 20h, trajeto com início na Avenida Principal (próximo ao supermercado Carlos Alves com encerramento nas imediações do Bar do Pintinho);  

E no domingo (11) e terça-feira (13), quando o Paredão de Som acontecerá na Praia de Guaxindiba, no mesmo horário, na Avenida Atlântica (início na altura do Bar Bom Jesus com encerramento na Praça dos Pescadores, área de shows). 

Dicas de Segurança da Sesep

Tenha cuidado com a sua saúde alimentando-se bem e não se esquecendo da hidratação 

Beba com moderação, já que beber em excesso pode levar a comportamentos imprudentes e aumentar o risco de acidentes ou confusões

Não aceite bebidas de desconhecidos

Fique atento ao seu entorno e evite ficar ou transitar em lugares isolados 

Caso sinta-se inseguro, procure ajuda imediatamente 

Escolha preferencialmente lugares com policiamento 

Leve apenas o necessário evitando sair com joias, principalmente de ouro

Denuncie qualquer tipo de violência (ligue 190)

Informe sempre aos familiares sobre o seu trajeto antes de sair para a folia

Fique de olho nas crianças, que devem sempre usar uma pulseira de identificação com o nome dela, além do nome e contato dos responsáveis

É importante ter atenção especial aos seus itens pessoais para evitar furtos ou roubos

Para guardar seu celular, cartão, dinheiro ou outros objetos de valor, leve uma doleira (tipo de pochete), que pode ser guardada discretamente dentro da sua calça

Mantenha seu celular sempre carregado e longe dos olhos de eventuais criminosos 

Respeite as outras pessoas: o Carnaval é uma celebração da diversidade e da união, então é importante ser respeitoso com quem estiver ao seu redor

Carro e moto na garagem sempre é a melhor opção

Americanos madrugam sob frio de 2º C por vaga em sessão sobre Trump na Suprema Corte

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O frio de 2º C na madrugada desta quinta-feira (8) em Washington não desanimou dezenas de pessoas, que, munidas de camadas e camadas de blusas, cobertores e cadeiras de camping, formaram uma fila ao lado da Suprema Corte na esperança de conseguir um assento na audiência que debate se Donald Trump deve ou não ser impedido de concorrer na eleição.

As estudantes Alondra Padilla, 22, e Wu Luoyan, 23, chegaram por volta da 1h30. “Pelo menos não estava ventando muito, tivemos sorte”, diz Padilla, envolta em quatro camadas de blusas.

As duas estenderam um cobertor no chão e revezaram sonecas sentadas ao longo da noite, apoiadas na grade colocada ao redor do prédio por segurança. No cardápio, sanduíches que trouxeram de casa e bolacha Oreo.

“Eu acho que isso é algo que vai fazer história, por isso quis vir”, diz Padilla, filha de pais mexicanos nascida na Califórnia. Para ela, está claro que o ex-presidente cometeu insurreição e, por isso, deve ser impedido de participar da eleição.

Já Sahar Smith, 56, discorda. Usando um boné vermelho em apoio a Trump e um broche com o nome do ex-presidente, afirma que chegou por volta das 3h30. Para passar o tempo, lia a autobiografia do juiz Clarence Thomas, “My Grandfather’s Son” (o filho do meu avô).

A mulher do magistrado, Ginni Thomas, é uma ativista conservadora que apoiou Trump em suas alegações sem provas de fraude eleitoral em 2020. Por isso, houve pedidos para que o juiz se declarasse impedido de participar deste caso -o que não ocorreu.

“Eu acredito que essa é uma questão pelos nossos direitos e liberdades, e por isso eu espero que os juízes, todos os nove, verão como um direito constitucional que nós, o povo, escolhamos nossas autoridades eleitas”, afirma ela.

Embora não seja um apoiador do ex-presidente, George Haywood, 71, vê com preocupação a repercussão política caso a Suprema Corte decida impedir Trump de concorrer. Apontando para o Capitólio, do outro lado da rua, ele diz que, em sua visão, o empresário cometeu insurreição quando seus apoiadores invadiram o Congresso, em 6 de janeiro de 2021.

“Isso o desqualifica como candidato, mas não acho que a Suprema Corte vá fazer isso, e talvez não seja mesmo politicamente inteligente, porque os seus apoiadores vão dizer que ele está sendo perseguido”, afirma Haywood, que mora a poucos quarteirões e resolveu passar por ali de manhã para ver se teria sorte para conseguir um lugar.

Para os estudantes de direito na Universidade Georgetown Aaron Frazee, 26, e Ursa Beckford, 30, a Suprema Corte está em uma encruzilhada.

“É complicado. Acho que é meio que um cenário de perde-perde. Qualquer que seja a decisão, muitas pessoas vão ficar chateadas e haverá muita agitação”, diz Frazee.

“Pessoalmente, eu acho que ele deveria ser desqualificado. Acho que a 14ª Emenda é clara e acredito que tenha havido uma falta de responsabilização das pessoas por suas ações recentemente. Então, é isso que eu acho que deveria acontecer, mas estou preocupado com o resultado de qualquer forma”, declara.

Além das consequências políticas para Trump, a decisão pode ter um impacto sobre a credibilidade da própria Suprema Corte, duramente atingida por opiniões conservadoras nos últimos anos. Questionados sobre esse efeito, os dois são céticos.

“A confiança na Corte já está muito baixa”, diz Beckford. “Eu acho que haja uma desconfiança crescente no governo e nas eleições, e isso é preocupante.”
Pouco depois das 10h no horário local, quando a sessão estava marcada para começar, uma policial gritou para a fila que conseguiria colocar cerca de dez pessoas para dentro -menos do que os 40 que circulavam na expectativa de quem esperava.

Dois adolescentes que estavam havia 17 horas na fila comemoram. “Eu poderia chorar”, disse um. “Deus é bom”, emendou o outro.

Michelle usa frase de Janja para ironizar operação da PF contra Bolsonaro

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Michelle Bolsonaro ironizou a operação da PF deflagrada nesta quinta-feira (8) contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados usando uma frase que Janja citou anteriormente.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse à militância do PT no final do ano passado que “se tudo der certo, logo Bolsonaro vai estar preso”. A afirmação aconteceu em uma mesa na Conferência Eleitoral e Programa de Governo, em Brasília.

Michelle resgatou a frase de Janja para ironizar a operação contra o marido. A publicação foi feita em suas redes sociais horas depois do início dos trabalhos da PF: ”Se tudo der certo…Se lembram? Pois bem…”.

O filho Eduardo Bolsonaro também criticou o STF e a operação. Segundo ele, a Política no Brasil tem sido feita e decidida no STF. O deputado também sugeriu uma suposta perseguição política.

A OPERAÇÃO DE HOJE

Jair Bolsonaro é alvo de busca e apreensão. O mandado foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Os agentes foram até a casa de Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) para recolher seu passaporte. Como o documento não estava no local, foi dado o prazo de 24 horas para a entrega.

A PF também apreendeu o celular de Tércio Arnauld Thomaz, ex-assessor do ex-presidente. Ele estava em Angra com Bolsonaro.

Leia Também: Damares e líder do PL criticam ação da PF contra Bolsonaro e ex-ministros; Mourão não comenta

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse à militância do PT no final do ano passado que “s… 

Acidente na BR-101 deixa um morto e uma mulher ferida

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No final da manhã desta quinta-feira (08), um grave acidente no km 150 da BR-101, no município de Macaé, resultando na morte de um homem e em ferimentos em uma mulher.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, as equipes de resgate ao chegarem ao local, constataram que duas pessoas estavam no veículo de passeio envolvido no acidente. O condutor do automóvel, não sobreviveu aos ferimentos, enquanto a acompanhante foi socorrida e levada para o Hospital Público de Macaé com ferimentos moderados.

O motorista do caminhão foi atendido no local e posteriormente liberado. As circunstâncias que levaram ao acidente ainda não foram divulgadas. O corpo da vítima fatal foi removido para o Instituto Médico Legal da cidade.

Zelenski troca comandante das Forças Armadas em meio a crise

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Dez dias depois de pedir para que o comandante de suas Forças Armadas na Guerra da Ucrânia deixasse o cargo, o presidente Volodimir Zelenski enfim demitiu o popular general Valeri Zalujni nesta quinta (8).

O desfecho pretende encerrar uma crise que já durava meses, desde que ficaram evidentes as diferenças entre os dois homens. O substrato é militar, já que Zalujni e Zelenski discordavam de decisões que ao fim levaram à derrota da contraofensiva de Kiev no ano passado, e político: o general é visto como um possível candidato a substituir o presidente.

Zalujni, 50, é ainda mais bem avaliado do que Zelenski, 46. No fim do ano passado, pesquisas locais registravam aprovação de 90% para o militar, ante cerca de 75% para o presidente, que o havia escolhido para o cargo em 2021, meses antes da invasão russa da Ucrânia que completará dois anos no próximo dia 24.

O posto, que não existia antes, será ocupado pelo general Oleksandr Sirskii, 58, o comandante atual do Exército. É uma escolha natural e hierárquica, visando não desagradar ainda mais as tropas, que segundo relatos unânimes têm Zalujni como um herói.

“Um novo time de gerência assume a liderança das Forças Armadas da Ucrânia”, disse Zelenski em uma declaração em tom pouco marcial. Para fins de imagem, ambos posaram sorridentes para uma foto oficial de despedida, com direito ao V da vitória do general.

A mudança ocorre em meio aos dias mais difíceis para Kiev desde que os russos quase cercaram a capital no começo da guerra -sendo repelidos por Zalujni, então totalmente empoderado por Zelenski para tomar as decisões militares, até porque o general acreditava na invasão, ao contrário do chefe.

A derrota na contraofensiva levou a um clima de desconfiança geral, entre os aliados ocidentais que já gastaram mais de R$ 1,2 trilhão apoiando a Ucrânia, sobre a capacidade de o país resistir à Rússia.

Além disso, há cálculos políticos. O Congresso americano vem barrando, e o Senado o fez novamente na noite de quarta (7), um pacote de ajuda militar de R$ 300 bilhões prometidos pelo presidente Joe Biden aos ucranianos.

A Casa irá debater o tema novamente, mas dificilmente a ajuda passará na obrigatória análise na Câmara, dominada pela oposição republicana que quer ver Donald Trump de volta à Casa Branca na eleição de novembro.

A Ucrânia queixou-se duramente, com o assessor presidencial Mikhailo Podoliak desenhando um cenário desolador em termos de capacidades militares sem o dinheiro. Ele afirmou que, enquanto os russos têm usado 10 mil obuses de artilharia por dia, os ucranianos só conseguem disparar 2.500, racionando munição até para armas leves.

O premiê da Polônia, Donald Tusk, disse que os republicanos deveriam ter “vergonha” de bloquear a ajuda devido a motivos eleitorais. Um alívio inicial veio com o anúncio de que Uni ão Europeia iria liberar até R$ 270 bilhões, mas não em armas. Enquanto isso, em solo, a situação se agrava.

Nesta mesma quinta, as forças de Vladimir Putin lançaram um ataque por vários lados de Avdiivka, uma cidade estratégica considerada vital para o controle da região de Donetsk, no Donbass (leste ucraniano). O relato do prefeito local é de que a resistência pode ser rompida a qualquer momento.

Houve uma nova onda de ataques aéreos também na madrugada, embora menos intensa do que a da véspera.

Zalujni por ora manteve um tom de conciliação com o ex-chefe. “As tarefas de 2022 são diferentes das de 2024. Portanto, todos devem mudar e se adaptar a novas realidades. Também para ganharmos juntos”, escreveu.

O quanto isso vai durar, é incerto. Como disse à Folha de S.Paulo o biógrafo de Zelenski, Simon Shuster, a pior coisa que pode acontecer para o presidente é o general entrar na política, dada a densidade que sua oposição poderia ter.

A crise vem quase cinco meses após Zelenski trocar o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, criticado pela falta de sucesso na contraofensiva e escândalos no alistamento militar. Agora, Sirskii, que segundo a mídia ucraniana havia rejeitado a oferta, terá de lidar com a chamada “defesa ativa” de seu país e recursos em baixa, além de tratar da nova mobilização em discussão no governo.