Home Blog Page 2692

Jovem com duas faculdades e fluência em três línguas não consegue emprego

0

Nunca os jovens estiveram tão bem preparados, mas nunca foi tão difícil para eles encontrar emprego.

A norte-americana Lohanny é um exemplo disso. Apesar de ter duas graduações e falar três idiomas, ela não consegue encontrar emprego, mesmo que seja para trabalhar por um salário mínimo.

Em um vídeo que viralizou no TikTok, Lohanny conta sua história. Ela conta que já foi a vários hotéis e cafeterias para entregar seu currículo, mas sempre é rejeitada.

“Nunca me senti tão humilhada”, diz ela no vídeo. “É um pouco vergonhoso porque estou me candidatando a empregos de salário mínimo e eles dizem que não precisam de ninguém.”

Lohanny está desesperada e já pensa em desistir. “Sinceramente, só quero virar tiktoker”, diz ela.

O vídeo de Lohanny já teve mais de 11 milhões de visualizações. Ela ainda não conseguiu um emprego, mas sua história chamou a atenção para o problema do desemprego entre os jovens.

Leia Também: James Webb revela imagens deslumbrantes de 19 galáxias espirais; veja

Vacina contra a dengue do Butantan será entregue a SP em 2025, diz Tarcísio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) a vacina contra a dengue do Instituto Butantan deverá ser disponibilizada ao país em 2025. A afirmação foi feita durante entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta-feira (31).

“Temos uma linha de trabalho com o Butantan. O Brasil está adquirindo uma vacina do Japão, mas a quantidade ainda é insuficiente. Estamos desenvolvendo a nossa vacina. Será muito avançada, a melhor vacina de dengue no mundo, e será aplicada em uma dose”, disse o governador.

“A previsão é que fique pronta em setembro e estamos tentando antecipar esse cronograma. Vamos apresentar para a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], de maneira que no ano que vem possamos fabricar e fornecer para o Brasil inteiro. A ideia -e depende das tratativas com a Anvisa- é que ela esteja disponível em 2025.”

O Instituto Butantan confirmou as informações à Folha de S.Paulo.

Tarcísio de Freitas também anunciou a criação de um comitê intersecretarial de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O comitê, que terá a participação da defesa civil, pretende envolver as prefeituras para mobilizar uma quantidade maior de agentes no combate ao vetor. A ideia é atuar no monitoramento e identificação de pontos de risco, de acúmulo de água, que podem ser locais de proliferação do mosquito.

“Temos o problema imediato, então estamos criando esse comitê operacional de emergência, que vai reunir agentes de várias secretarias e mais a defesa civil para que a gente possa articular com os municípios, ampliar a capilaridade, a quantidade de braços para neste momento fazer o combate ao vetor”, finalizou o governador.

O estado de São Paulo soma ao menos sete mortes por dengue desde o início de 2024. Além dos quatro óbitos reportados pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), as cidades de Bebedouro, Jacareí e Dois Córregos registraram nos últimos dias a morte de três moradores infectados pelo vírus.
Até o momento, houve dois casos fatais em Bebedouro, dois em Pindamonhangaba, um em Dois Córregos e dois em Jacareí, que decretou estado de emergência na segunda-feira (29).

Na última atualização do CVE, até o dia 20 de janeiro, o estado havia registrado 10.728 casos de dengue e quatro óbitos. No ano passado, no mesmo período, foram oito mortes.

O estado de São Paulo soma ao menos sete mortes por dengue desde o início de 2024 

Engenheira morre e marido fica ferido em acidente de carro em MT

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher morreu e o marido ficou ferido após um acidente de carro nesta terça-feira (30) na rodovia BR-174, próximo ao município de Figueirópolis d’Oeste (MT).

A engenheira Fernanda Francischeti da Silva, 27, e Diogo Milke, 33, bateram contra uma árvore. O homem, que dirigia a caminhonete, perdeu o controle da direção e saiu da pista, segundo a Polícia Civil.

Fernanda ficou presa nas ferragens do carro e morreu no local. Os bombeiros fizeram a retirada do corpo, que foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Cáceres.

O marido foi levado para o Hospital Vale do Guaporé. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

A Polícia Rodoviária Federal realizou o primeiro atendimento. O acidente aconteceu próximo ao bairro Vila Cardoso, no KM 220 da rodovia.

Fernanda também já fez parte da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

O acidente aconteeu na rodovia BR-174 

Alta de casos de dengue e chikungunya provoca falta de sangue em hospital de MG

0

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Um dos principais hospitais do Vale do Aço, em Minas Gerais, enfrenta falta de sangue para pacientes que precisam de transfusões em decorrência do aumento de casos de dengue e chikungunya na região.

O HMC (Hospital Márcio Cunha), que fica em Ipatinga, a 215 km de Belo Horizonte, fez pedido de doações pelas redes sociais. O hospital atende uma região com aproximadamente 800 mil moradores, onde estão localizadas cidades como Coronel Fabriciano e Timóteo.

A transfusão é utilizada quando há redução no nível de plaquetas dos infectados pelas duas doenças. O hospital é uma fundação e atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e por convênios.

“A hemoterapia do HMC enfrenta atualmente, um déficit nos estoques, recebendo apenas cerca de 30 doadores por dia, enquanto a média necessária para a sustentabilidade é de 60 doações diárias”, afirma o hospital, ao justificar o pedido de doações.

“Além do período de férias e do Carnaval que se aproxima, que geralmente causam a diminuição de doadores, a unidade enfrenta uma emergência de saúde pública devido ao cenário crítico de arboviroses, como dengue e chikungunya”, diz a instituição.

No sábado (27), o governo de Minas Gerais decretou estado de emergência para as duas doenças e também para zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde publicado na segunda (2) registra 752 casos de dengue e 2.010 de chikungunya. No boletim anterior, de 22 de janeiro, os casos de dengue somavam 252 e os de chikungunya, 755. Ipatinga tem 227 mil habitantes.

Na vizinha Coronel Fabriciano, os casos de dengue em 29 de janeiro totalizaram 119 e os de chikungunya,184. No relatório de 22 de janeiro os números eram de 42 e 24, respectivamente. A cidade tem 104 mil habitantes.

O HMC (Hospital Márcio Cunha), que fica em Ipatinga, a 215 km de Belo Horizonte, fez pedido de doaçõ… 

Ex-premiê do Paquistão é condenado à prisão pela 2ª vez em 2 dias

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A poucos dias das eleições gerais no Paquistão, o ex-primeiro-ministro do país Imran Khan e sua esposa, Bushra Khan, foram condenados nesta quarta-feira (31) a 14 anos de prisão por venderem de forma ilegal presentes de Estado. Na véspera, o ex-premiê já havia sido condenado a 10 anos de cadeia em outro processo que investigou o vazamento de informações sigilosas.

O veredicto desta quarta, que marcou a terceira condenação imposta a Khan nos últimos meses, ainda o impede de ocupar cargos públicos por dez anos, segundo o PTI (Movimento Paquistanês pela Justiça, em português), partido do ex-premiê que acusa a Justiça paquistanesa de perseguição política.

Intezar Panjutha, advogado de Khan, disse à agência de notícias Reuters que os processos contra o ex-premiê são uma farsa. A pena de 14 anos em cárcere, divulgada nesta quarta, é a mais severa que o primeiro-ministro já recebeu. Não está claro se ele cumprirá todas as sentenças de forma simultânea.

Khan e sua esposa foram acusados de vender os presentes avaliados em mais de US$ 500 mil (R$ 2,4 milhões) em Dubai. Os itens teriam sido recebidos de 2018 a 2022, quando o ex-premiê estava à frente do país.

Segundo a acusação, a lista de presentes inclui perfumes, jóias com diamantes, jogos de louça, sete relógios, seis dos quais na marca Rolex, entre outros produtos de luxo. Somente um dos relógios, disse a promotoria, é avaliado em cerca de US$ 300 mil (R$ 1,48 milhão).

Foi a segunda condenação em dois dias. Na terça (30), Khan foi considerado responsável por divulgar o conteúdo de um telegrama secreto enviado ao governo de Islamabad pelo embaixador do Paquistão em Washington. O político defende que o material já tinha aparecido na imprensa por outras fontes antes de ele citá-lo.

Bushra Khan, esposa do ex-premiê se entregou à prisão logo após o veredicto desta quarta. Já o político está detido em uma prisão de segurança máxima desde agosto do ano passado.

Os imbróglios com a Justiça acontecem a pouco mais de uma semana das eleições, marcadas para 8 de fevereiro. A condenação anterior de Khan, pela qual ele cumpre três anos de prisão, já o tinha excluído do pleito.

Os advogados de Khan esperavam obter a soltura do político em breve. Mas as condenações nestas terça e quarta tornam isso improvável.

Bukhari, o assessor de Khan, disse à Reuters na terça que as decisões judiciais são uma tentativa de diminuir a popularidade do ex-premiê. Mas “agora ainda mais pessoas vão sair de casa para votar”, afirmou

Khan vem enfrentando dezenas de casos na Justiça desde que foi destituído pelo Parlamento, em abril de 2022. O telegrama que ele foi considerado culpado de vazar nesta terça é um dos itens que ele apresentou como suposta evidência de uma conspiração entre o Exército do Paquistão e o governo dos Estados Unidos para derrubar sua gestão. Ambas as partes negam as acusações.

China confirma morte por infecção combinada de cepa de gripe aviária com subtipo de influenza

0

A China informou que uma paciente de 63 anos na província de Zhejiang morreu pela infecção combinada de uma cepa do vírus da gripe aviária, H10N5, com o subtipo do vírus da influenza, H3N2. O óbito ocorreu em 16 de dezembro, mas o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças reexaminou e confirmou o resultado das amostras na última semana.

A mulher estava internada desde 7 de dezembro, depois de apresentar sintomas como tosse, dor de garganta e febre na semana anterior.

Em nota, o Centro afirmou que, na análise genética, os especialistas concluíram que o vírus H10N5 é de origem aviária, mas não tem capacidade eficaz de infectar humanos. “Esta ocorrência é considerada uma transmissão entre espécies ocasional de aves para humanos. O risco de infecção humana pelo vírus é baixo e não houve evidências de transmissão entre humanos”, disse.

Mudanças climáticas e El Niño causam aumento nos casos de dengue na Europa

0

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – Mudanças climáticas estão levando a dengue para a Europa, acreditam pesquisadores da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Itália, França e Espanha, países anteriormente livres da dengue, reportaram 128 casos da doença em 2023. É um acréscimo de 80% em relação a 2022, que teve 71 notificações. Em 2021, houve apenas dois registros, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças.

Segundo a líder da equipe da OMS sobre arbovírus, Diana Rojas Alvarez, “as mudanças climáticas têm impacto na transmissão da dengue porque aumentam as chuvas, a umidade e a temperatura”.

Os números europeus ainda são pequenos em relação ao surto global da doença e a região está catalogada como de “probabilidade moderada de transmissão”. Mas a ameaça “exige a máxima atenção e resposta em todos os níveis”, completou Alvarez.

Em 2023, cerca de 6 milhões de casos foram contabilizados em 92 países, sendo que quase 80% deles foram nas Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Os piores países são Brasil, Bangladesh, México, Peru e Burkina Faso, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças.

O Brasil passa por um atual surto da dengue, e a cidade de São Paulo contabilizou 1.792 casos nas primeiras três semanas de janeiro, número que já ultrapassa o total registrado no primeiro mês do ano desde o início da série histórica, em 2015.

A disposição global de mosquitos mudou em 2023 devido ao fenômeno El Niño, que acentuou os efeitos do aquecimento global das temperaturas e das alterações climáticas, disse a OMS.

Ambos os fatores estão associados ao fato de a França, Itália e Espanha, reportarem casos de infecções originadas no país, a chamada transmissão autóctone, e não no estrangeiro.

Alvarez lembrou que, normalmente, a Europa relata “casos importados” das regiões endémicas, mas em 2023 foram identificados conjuntos de casos relacionados com transmissão local, inclusive porque “os verões estão cada vez mais quentes”.

A França convive com algumas transmissões desde 2010, mas elas nunca passaram de uma dezena por ano até 2020, quando foram relatadas 13. Dois anos depois, o país atingiu um pico de 65. No ano passado, foram 43.

A Espanha teve seu primeiro registro recente em 2018, com seis casos. O número repetido em 2022. Em 2023, foram três.

Já a Itália é o país mais atingido no atual surto. Desde 2010, havia registrado casos apenas em 2020, com dez notificações. No ano passado, porém, foram 82, sendo que quase a metade desses (38) aconteceram na área metropolitana da capital Roma.

No continente, além do Aedes aegypti como vetor da doença, há ainda o Aedes albopictus. Originário das florestas tropicais do Sudeste Asiático, o mosquito se espalhou globalmente nas últimas três décadas por meio do transporte de ovos escondidos em navios principalmente em dois produtos comerciais: pneus usados e plantas de bambu da sorte.

Após a infestação inicial na Albânia, Itália e sul da França, acredita-se que ele tenha se espalhado pela Europa pegando carona em carros, caminhões ou trens. Devido a sua origem, é comumente chamado de mosquito tigre asiático, ou simplesmente tigre.

Veja blocos de rua em São Paulo para ir neste fim de semana no Pré-Carnaval

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os quatro dias oficiais do Carnaval não comportam toda a folia da época em que São Paulo é tomada por música, roupas coloridas, fantasias e glitter. Como de costume nos fins de semana que antecedem a data, nesta sexta-feira (2) quem estiver pela capital paulista já pode aproveitar a festa.

Aqueles que quiserem aproveitar o pré-Carnaval depois do expediente da sexta já encontram opções, mas quem só puder curtir no sábado ou domingo têm um extenso leque de bloquinhos para aproveitar.

Veja a seguir os blocos de pré-Carnaval que acontecem neste fim de semana separados por data.

2 DE FEVEREIRO

Banda Bantantã Folia

O grupo fundado em 1979 por funcionários da USP se apresenta na região do Butantã, região oeste de São Paulo, a partir das 16h da sexta-feira (2). A concentração e a desconcentração, marcada para as 22h30, acontecem na avenida Valdemar Ferreira, em frente ao principal trio de bares frequentados pelos universitários da região. A banda também passa pela avenida Vital Brasil e outras ruas do entorno.

av. Valdemar Ferreira, 53, Butantã, região oeste. Sex (2), às 16h. Dispersão: avenida Valdemar Ferreira, 53

O Pinto do Visconde

O bloco foi fundado em 2009 por amigos que frequentavam o antigo bar Absoluto, esquina entre as ruas Visconde de Parnaíba e Caetano Pinto, no Brás. Tocando marchinhas de Carnaval e seguindo a temática “15 anos de folia, luta e resistência”, os foliões se encontram às 16h na rua Caetano Pinto. Às 21h, após passar por algumas ruas da região, o bloco se dispersa no mesmo endereço.
r. Caetano Pinto, 597, Brás, região central. Sex (2), às 16h. Dispersão: r. Caetano Pinto

3 DE FEVEREIRO

Bloco Elástico

Tocando axé, frevo, forró, samba-reggae, marchinhas e outros gêneros musicais, a Banda Elástica desfila pelas ruas da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. O grupo, que existe há mais de uma década, se apresenta pela terceira vez em um bloco de rua que celebra o Carnaval nordestino, e principalmente baiano.

r. Desembargador Herótides da Silva Lima. Sáb. (3), às 10h. Dispersão: r. Luís Góis

Bloco Infantil Sainha de Chita

Versão infantil do bloco Saia de Chita, toca ritmos regionais como samba, frevo e carimbó para os pequenos pela Lapa. No repertório também estão composições autorais, como “E o Neném Fica com Quem?”, “Tô de Férias” e “Quente, Queimando”.

pça. Rio dos Campos, s/n, Lapa. Sáb. (3), às 10h

Casa Comigo

Fundado em 2013, o bloco leva uma multidão fantasiada com véus e batinas para as ruas paulistanas. Dessa vez, o cantor Buchecha e o Baile da DZ7 também farão parte do desfile. Recentemente o bloco lançou um single em parceria com o MC Bin Laden, que está no BBB 24.

R. Henrique Schaumann, 567, Pinheiros, região oeste. Sáb. (3), às 11h. Dispersão: R. Henrique Schaumann

Eletro Afro Muriçoca Soul

Fundadao em 2017, o bloco toca diversos ritmos que se originaram na cultura negra, como jazz e samba. No desfile deste ano, a banda e os DJS que se apresentam prestam homenagem ao bloco baiano Ilê Aiyê.

r. Souza Lima 295, Barra Funda, região oeste. Sáb. (3), às 10. Dispersão: R. Souza Lima

Love Life

O bloco recebe atrações como a cantora e drag queen Lia Clark, o DJ Dre Guazzelli e a cantora Vania Saraiva. A banda Lambah também sobe ao trio elétrico do bloco para se apresentar pelas ruas de Moema.

av. Helio Pellegrino, Moema, região sul. Sáb. (3), às 10h

SPandeiro

O bloco que desfila desde 2019 toca músicas autorais do coletivo SPandeiro, além de ritmos como Ijexá, afoxé, coco, maracatu, forró, samba e pisadinha. A harmonia é composta por cerca de 50 pandeiristas e instrumentistas de sopro.
pça. Dom José Gaspar, República, região central. Sáb. (3), às 10h4 de fevereiro

Acadêmicos do Baixo Augusta

Depois de alguns ensaios, o maior bloco de Carnaval paulistano realiza seu desfile neste domingo (4). A comemoração de 15 anos de trajetória acontece sob o tema “Resiste Amor em SP”.

r. da Consolação, Consolação, região central. Dom. (4), às 14h.

Beleza Rara

O antigo bloco Boca de Veludo e o Bloco da Toca convidam a Banda Eva para uma apresentação na Vila Olímpia. Além dos hits do grupo musical, o bloco toca gêneros como pop, eletrônico e brasilidades.

av. Faria Lima, 4160, Vila Olímpia, região oeste. Dom. (4), às 11h

Bloco da Lexa

A funkeira que arrasta multidões no Carnaval sobe ao trio elétrico neste domingo na Barra funda. A cantora apresenta os hits de sua carreira, músicas de outros artistas, além de receber convidados como Danny Bond, Diego Martins e Pepita.

av. Marquês de São Vicente, 230, Barra Funda, região oeste. Dom. (4), às 11h

Bloco Infantil Maria Maluquinha

Voltado para a diversão das crianças no carnaval, o bloco desfila pelo Ipiranga desde 2020. Além de músicas tradicionais e infantis, o grupo recebe doações de alimentos para a caridade.

r. Sorocabanos, Ipiranga, região sul. Dom. (4), às 10h

Confraria do Pasmado

O bloco composto pela Bateria Impermeável e a banda Filhos de Plutão toca seus sambas autorais, como “Me Dá um Beijo Impresso” e “O Mundo Não Vai Acabar”, mas também homenageia sucessos da música nacional sob novas roupagens. Neste ano, os músicos desfilam seguindo a temática “Pasmado 40 graus”.

r. dos Pinheiros, 1037, Pinheiros, região oeste. Dom. (4), às 11h

Monobloco

Um dos mais conhecidos blocos de Carnaval do Rio de Janeiro faz seu desfile neste domingo, no Parque Ibirapuera. Neste ano, homenageia Jorge Aragão e passa também por canções de Jorge Ben Jor e Alceu Valença, entre outros.
Av. Pedro Álvares Cabral , Vila Mariana, região sul. Dom. (4), às 14h

Veja a seguir os blocos de pré-Carnaval que acontecem neste fim de semana separados por data 

Volta às aulas: Procon-SFI revela que variação de preços chega a mais de 100%

0

Com a aproximação do início do ano letivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Francisco de Itabapoana (Procon-SFI) realizou levantamento de preços dos itens escolares mais utilizados. De acordo com o órgão, a pesquisa revelou que a variação no preço de alguns itens chega a mais de 100%.

A partir da apuração realizada no comércio local, a coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha, destaca a importância da pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos comerciais, inclusive, em lojas “on-line”. Ela informou que a listagem completa dos valores está disponível na sede do órgão, localizada no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na área central, em frente à prefeitura. Outra maneira de economizar é verificar se é possível reaproveitar materiais do ano anterior.

—Também é preciso ficar muito atento à lista pedida pelas escolas, pois a lei 12.886/2013 proíbe a exigência de materiais de uso coletivo, como produtos de limpeza e escritório, e medicamentos. Desta forma, não é permitido exigir, por exemplo, papel higiênico, giz, algodão e grampeadores — alertou.

Segundo Gilda, caso a instituição de ensino insista em exigir itens deste tipo, o recomendado é tentar um acordo, citando a legislação, mas, se houver insistência, o consumidor deve recorrer ao Procon-SFI, que tomará as devidas medidas cabíveis.

De acordo com o Procon-SFI, a escola também não pode determinar marcas e locais dos produtos a serem comprados. Só é permitido indicar os materiais necessários para serem utilizados no planejamento pedagógico dos alunos.

— Estamos seguindo a determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos em permanecermos atentos à eventuais práticas abusivas que possam ser cometidas na relação de consumo. Caso algum consumidor sinta-se levado, nos procure imediatamente em nossa sede, pelo telefone (22) 99797-8909 ou pelo e-mail [email protected] — finalizou Gilda, acrescentando que o atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

Putin diz que avião foi abatido por míssil americano na Rússia

0

ISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Vladimir Putin disse nesta quarta (31) que o míssil que derrubou um avião de transporte com 74 pessoas a bordo em Belgorodo, no sudoeste da Rússia, foi disparado por um sistema antiaéreo americano Patriot.

O russo não apresentou as evidências de sua acusação, embora os primeiros relatos das autoridades que investigavam o abate ocorrido há uma semana eram de que fragmentos sugeriam que arma usada era de fabricação ucraniana.

Putin pediu, assim como a Ucrânia fizera antes, uma investigação internacional sobre o incidente -algo inusual para o líder, que sempre desprezou conclusões externas, como no caso do abate de um Boeing-777 sobre a Ucrânia em 2014, atribuído por uma apuração holandesa a separatistas pró-Rússia.

Há muitas implicações na fala de Putin, que ocorre em meio ao pior momento para os ucranianos na guerra, salvo o início da invasão de fevereiro de 2022.

Isso porque os Estados Unidos e a Otan, clube militar liderado por Washington, sempre condicionaram a entrega de material bélico para Kiev ao compromisso de não empregá-lo contra território russo. O medo era o de dar um motivo para Putin escalar o conflito, acusando o Ocidente de atacar diretamente a Rússia.

Como Putin presumivelmente não vai querer arriscar começar a Terceira Guerra Mundial agora, até porque está em um momento de vantagem no conflito como vizinho, é provável que sua fala tenha mirado o ânimo ocidental em apoiar Kiev com mais armamentos.

Ela ocorreu um dia depois da divulgação, pela imprensa americana, que o governo Joe Biden autorizou o envio de um novo tipo de artilharia que vai dobrar para 150 km o alcance das armas atuais dos ucranianos. Trata-se da GLSDB (sigla inglesa para Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada do Solo), uma arma que adapta guiagem nova à munição antiga, que por ser mais barata pode ser entregue em grande quantidade.

Não está claro, contudo, sob qual rubrica orçamentária virão tais bombas, dado que os EUA anunciaram não ter mais dinheiro novo para fornecer armas à Ucrânia se o Congresso não aprovar um pacote de R$ 300 bilhões proposto por Biden no ano passado e vetado pela oposição republicana.

A acusação de Putin também é feita sob medida para dissuadir a Alemanha de fornecer mísseis de cruzeiro avançados Taurus, arma que o governo de Volodimir Zelenski vem fazendo lobby para ter. Com capacidade de atingir alvos a 500 km, eles dobrariam o alcance de armas semelhantes que Reino Unido e França deram para a Ucrânia.

Berlim foi quem forneceu duas baterias Patriot para a Ucrânia, e se comprometeu a repassar mais desses sistemas em um anúncio no ano passado. Ao menos uma delas foi destruída por um míssil hipersônico Kinjal russo no fim do ano passado.

A escassez do vital armamento, o mais sofisticado sistema antiaéreo a serviço da Ucrânia, joga dúvida sobre a afirmação do presidente russo. Parece improvável que a Ucrânia deslocaria sua única bateria remanescente para a longe da capital, seu centro nervoso a ser defendido, para atacar alvos dentro da Rússia.

Se quisesse fazer isso, poderia usar o sistema americano-norueguês Nasams ou o alemão Iris-T, que tem em maior quantidade. Ou algum dos remanescentes de seu arsenal antiaéreo soviético, notadamente os lançadores S-300, embora haja relatos de que falta munição para o modelo.

No abate do grande Il-76, modelo que é a espinha dorsal da aviação de transporte militar russa, morreram 74 pessoas. Dessas, 65 seriam prisioneiros de guerra ucranianos que rumavam para uma troca naquele dia por detentos russos no país vizinho, segundo Moscou. Kiev não confirma, mas também não desmente a informação, assim como a autoria do disparo.

Nesta quarta, houve a primeira troca de prisioneiros de guerra desde o incidente, com 195 russos e 207 ucranianos voltando para seus países.

Politicamente, a pressão fica redobrada sobre Zelenski, que adicionou uma crise militar doméstica à lista de seus problemas -que começam pela inapetência dos EUA e da Europa em renovar o apoio militar ao país depois do fracasso de sua contraofensiva, no ano passado, e o recrudescimento dos ataques aéreos russos neste inverno do Hemisfério Norte.

Na segunda (29), o presidente pediu a cabeça do comandante das Forças Armadas, Valeri Zalujni, que declinou da oferta de fazê-lo voluntariamente. Com o ônus da demissão do popular general na mão, Zelenski ainda viu a notícia vazar, e manteve o suspense sobre o que irá ocorrer.

Este relato, feito por diversos políticos ucranianos e com pelo menos um aliado de Zalujni o confirmando em público, não foi desmentido. O presidente e o general se estranhavam há meses, com declarações contraditórias de lado a lado, e o entorno de Zelenski vê o o militar como uma estrela em ascensão política com pretensões maiores.

A cisão não passou despercebida em Moscou, onde o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que o caso está sendo “monitorado” e que revelaria “os problemas de Kiev”.

1ª edição da Corrida Rústica acontece neste sábado, na Orla de Guaxindiba

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vai realizar a primeira edição da Corrida Rústica. O evento, que faz parte da programação dos festejos da padroeira de Guaxindiba, Nossa Senhora dos Navegantes, acontecerá neste sábado (3), a partir das 7h, com largada e chegada em frente ao letreiro “Eu amo Guaxindiba”.

As inscrições serão realizadas presencialmente, no dia e local do evento, das 6h às 6h40, sendo abertas a corredores que não moram no município. Serão três modalidades nas categorias masculino e feminino divididas por faixa etária: 18 a 30, 31 a 40 e 41 anos ou mais.

“Haverá distribuição de kit hidratação para os participantes, além de pontos de apoio ao longo do percurso de 5km pela Orla de Guaxindiba. Vamos premiar com medalha os atletas melhores colocados do 1º ao 4º lugar de cada categoria”, ressaltou o secretário da pasta, Domires Pachola, ao lado do diretor de Esportes, Dover Pereira.

Um dos organizadores do evento, Luan Ferreira, que tem formação em Educação Física e é profissional da área, ressaltou que “a corrida rústica é um esporte que vem crescendo cada vez mais em SFI”.

Prazo para inscrição no Prouni termina quinta-feira

0

Terminam na próxima quinta-feira (1º) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 406.428 bolsas serão ofertadas, sendo 308.977 (76%) integrais e 97.451 parciais (50%). Elas serão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Segundo o MEC, a atual edição é a que apresenta maior oferta de bolsas desde o início do programa em 2005. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.      

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 6  e  27 de fevereiro.

As notas do Prouni podem ser usadas para concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação em instituições privadas. Os processos seletivos ocorrem duas vezes por ano e têm como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. 

Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior 

Homem em situação de rua é preso após agredir companheira em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob a coordenação da Delegada Titular Madeleine Dykeman, efetuaram a prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais S.C de 54 anos, no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CENTROPOP), nesta quarta-feira (31), às 11h00. A detenção ocorreu após o homem agredir sua companheira, uma mulher de 58 anos em situação de rua, com socos e pontapés.

A assistente social do CENTROPOP comunicou à Delegacia, por volta das 10h, que a vítima havia sido agredida pelo companheiro. A mulher relatou que, durante a madrugada, se recusou a se prostituir para que o agressor obtivesse dinheiro para drogas, desencadeando uma discussão seguida de agressões físicas. Após as agressões, o agressor deixou a vítima na Praça São Salvador.

Temendo novas agressões, a vítima buscou auxílio no CENTROPOP, onde relatou o ocorrido à psicóloga. Encaminhada à DEAM e ao Hospital Ferreira Machado (HFM), a vítima solicitou Medidas Protetivas e foi direcionada ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Diante das informações, a Delegada Madeleine Dykeman ordenou que policiais civis da DEAM-Campos localizassem o agressor, efetuando sua prisão no CENTROPOP às 11h, quando compareceu ao local para buscar o almoço. O detido não resistiu à prisão e será encaminhado ao presídio de Campos na quinta-feira (1º).

Mulher fica ferida após cair de moto em SJB

0
Santa Casa de Misericórdia de SJB

Uma mulher de 48 anos ficou ferida após cair de moto por volta das 10h desta quarta-feira (31) na Avenida Rotary, em São João da Barra.

O Corpo de Bombeiros a socorreu, levando-a à emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra com escoriações. O trânsito ficou lento por alguns minutos, normalizando após o término do socorro.

Jovem que alegou ser Madeleine McCann diz estar arrependida de posts

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A polonesa Julia Wandelt, que viralizou após dizer que era Madeleine McCann, afirmou que está arrependida. Ela foi entrevistada pela BBC.

Julia diz que criou o perfil nas redes sociais alegando ser Madeleine porque foi ignorada pela família e polícia. “Nunca tive a intenção de machucar ninguém, incluindo os McCann. Eu realmente queria saber quem eu sou”.

Ela conta que foi abusada sexualmente e que tem memórias irregulares da infância. Julia chegou a questionar a família para saber se era adotada, acreditando que isso poderia explicar seus lapsos de memória.

Quando a família ignorou suas preocupações, Julia procurou respostas na internet. Ela conta à BBC que começou a pesquisar sites de pessoas desaparecidas e encontrou o caso de Madeleine.

Ela diz que pensou ter reconhecido um dos homens suspeitos no caso Madeleine. “Eu sei como é a aparência do meu agressor. E sei que é muito, muito parecido com os suspeitos da página de Madeleine McCann”.

A suspeita de Julia foi reforçada por semelhanças físicas com Madeleine. Além dos cabelos loiros e olhos azuis, as duas têm coloboma na íris, uma anomalia ocular rara que deixa a pupila em formato de fenda.

Julia diz que procurou a polícia da Polônia e do Reino Unido. “Liguei para eles tantas vezes, mas ninguém me levou a sério”.

Ela decidiu criar um perfil nas redes sociais para ver se ali as pessoas lhe dariam atenção. As publicações de Julia viralizaram.

Em março do ano passado, ela fez um teste de DNA contrariando seus pais e a família McCann. Os resultados mostraram que Julia tinha ascendência lituana e romena e não poderia ser Madeleine.

Julia diz que, se pudesse voltar no tempo, nunca teria criado o perfil nas redes sociais. “Pedi desculpas aos McCann porque não os conheço pessoalmente. Não sei se eles estavam assistindo essa jornada, se estavam tristes ou algo assim e talvez isso tenha trazido mais tristeza para eles”.

Na época, a família de Julia também publicou um comunicado. “Para nós, como família, é óbvio que Julia é nossa filha, neta, irmã, sobrinha, prima e sobrinha enteada. Temos memórias, temos fotos. Sempre tentamos entender todas as situações que aconteceram com Julia”.

COMO ESTÁ A INVESTIGAÇÃO DO CASO MADELEINE?

A Justiça alemã marcou para 16 de fevereiro de 2024 o início do julgamento de Christian Brückner, principal suspeito de raptar e matar Madeleine McCann. O julgamento deve durar três meses.

Ele será julgado por cinco crimes sexuais, sendo três deles envolvendo menores de idade. Atualmente, Brückner está preso após ser condenado em outro caso de estupro.

Motociclista de 20 anos é detido após realizar manobras perigosas e trafegar na contramão em Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na manhã desta quarta-feira (31), um jovem de 20 anos foi detido por policiais do Segurança Presente após realizar manobras perigosas na Avenida Pelinca, no Parque Tamandaré, em Campos.

Os agentes notaram o motociclista trafegando na contramão em alta velocidade, ultrapassando a viatura e desrespeitando o sinal vermelho, colocando em risco a vida de outras pessoas. Ao receber ordem de parada, o jovem desobedeceu, sendo abordado mais tarde ao tentar entrar em um condomínio.

A polícia destaca o uso moderado da força devido ao estado alterado do homem. A ocorrência foi encaminhada para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o jovem foi enquadrado no artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro, e a moto foi apreendida.

Obras do Programa Asfalto Novo suspensas nesta quarta-feira

0
Foto: Divulgação Ascom
Fonte: Ascom

Brasileiro é preso suspeito de tentar assaltar um banco nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um brasileiro foi preso suspeito de tentar assaltar um banco em Orlando, nos Estados Unidos. João Carlos do Rego, de 43 anos, entrou no Banco Truist Financial e anunciou o assalto por meio de uma mensagem que mostrou no seu celular. O crime ocorreu por volta das 10h de 24 de janeiro.

O brasileiro levanta a blusa mostrando a arma na cintura para os atendentes, de acordo com as imagens gravadas. Segundo Fox News, os funcionários não atenderam ao pedido do brasileiro, que mostrou a arma na cintura após a recusa.

O Departamento de Polícia do Condado de Orange divulgou imagens para capturar brasileiro. O vídeo mostra João Carlos de boné, óculos escuros e uma máscara hospitalar. No registro, o brasileiro aparece saindo da agência bancária sem mostrar agitação.

Ele foi preso no dia seguinte por acusações de roubo com arma de fogo, agressão agravada com arma e furto. Por meio de uma denúncia anônima os policiais conseguiram identificar e localizar o brasileiro.

João Carlos já é investigado por outros crimes. Em 2022, ele foi acusado de estelionato a brasileiros residentes nos EUA com prejuízo estimado em R$ 500 mil. Mais de 50 processos por estelionato foram registrados nos tribunais de São Paulo.

Vendedores de camelôs são presos por receptação de celular roubado em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na manhã desta quarta-feira (31), dois vendedores do Shopping Popular Michel Haddad, conhecido como camelô, em Campos, foram presos em flagrante por receptação de um celular.

Uma mulher, vítima de um assalto na última sexta-feira (26) em uma lanchonete debaixo da Ponte Leonel Brizola, no Centro, rastreou o aparelho, um iPhone, e se passou por compradora. Ela foi até uma banca no camelô em busca de um celular do mesmo modelo. O dono da banca afirmou ter um iPhone para vender, mas precisaria de 48 horas para desbloquear o aparelho. Nesse intervalo, a mulher registrou ocorrência na delegacia, retornou à banca com a polícia e “comprou” o celular por R$ 1.800.

Quando o vendedor desbloqueou o aparelho, os agentes deram voz de prisão em flagrante por receptação para os dois vendedores. Um segundo iPhone encontrado no local foi apreendido para investigar se também foi roubado. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

DEAM Campos lidera em prisões e inquéritos no Estado do Rio de Janeiro

0
Foto: Divulgação Deam

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em termos de prisões e inquéritos encaminhados ao Ministério Público, em comparação com delegacias de igual natureza.

A delegada Madeleine Dykeman revelou que, ao longo das investigações conduzidas pela Deam, foram enviados 1092 inquéritos ao Ministério Público, resultando na prisão de 53 indivíduos.

Em janeiro de 2024, a Deam-Campos consolidou sua posição de liderança, destacando-se na produção investigativa e operacional entre as delegacias especializadas, com os mencionados 1092 inquéritos encaminhados e 53 prisões realizadas exclusivamente pela equipe da Deam.

“Esses números são muito importantes porque demonstram o tanto que a equipe trabalhou para que isso que acontecesse, e de fato, é um índice relevante no combate à criminalidade notadamente, que vai impactar essa violência de gênero que é praticada contra a mulher. Então é isso, tenho a satisfação de entregar esses números para a população campista. Mexeu com uma, mexeu com todas”, comentou a delegada.