Meningite: as vacinas que previnem e protocolos adotados para evitar transmissão
Defesa Civil faz mapeamento de áreas de risco em Lagoa Feia e Máquina

Nesta segunda-feira (03), a Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana realizou mais uma Ação de Prevenção às Chuvas. Desta vez, um mapeamento das áreas de risco foi feito nas localidades de Lagoa Feia e Máquina. O objetivo é conhecer o terreno para que, em caso de enchentes e alagamentos, as equipes possam agir com efetividade e de forma correta, evitando prejuízos para os moradores locais.
O mapeamento faz parte de uma série de ações preventivas ao período de chuvas, que vêm sendo realizadas pela Defesa Civil em vários pontos do município desde o mês de outubro. Entre as ações, estão o recadastramento e a atualização do número de moradores (inclusive acamados), simulados de desocupação, atualização de rotas de fuga e palestras. As ações já foram realizadas nas localidades de Gargaú, Campo Novo, Ponto de Cacimbas, Muritiba, Barra do Itabapoana, Lagoa Feia e Máquina. A próxima localidade a receber a ação será a Ilha dos Mineiros.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, tenente José Ricardo Cabral Gomes, é muito importante que os moradores de áreas consideradas de risco saibam como agir em caso de necessidade. “Essas ações preventivas são de extrema importância para que órgãos competentes tenham as informações necessárias como conhecer bem os locais, saber a quantidade de pessoas que moram na região atingida, quais são os locais vulneráveis, as rotas de fuga, os locais de abrigo e onde vai funcionar a base de assistência. O objetivo é prevenir, se programar e estar pronto para quando as chuvas vierem”, observou.
Ricardo ressaltou ainda que uma das orientações mais importantes é que os moradores tenham em mãos os documentos pessoais, como comprovante de residência, CPF e carteira de identidade. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para o número (22) 99890-7087.
As ações de prevenção às chuvas envolvem todos os órgãos que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que são a Defesa Civil, Gabinete, secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos de apoio e voluntários.
Harvard homenageia Marielle Franco com a Medalha W.E.B. Du Bois
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou que concederá a Medalha W.E.B. Du Bois de 2025 à ativista brasileira Marielle Franco, verea…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Governador de Valência renuncia um ano após enchente com 229 mortes
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da região de Valência (equivalente a governador), Carlos Mazón, anunciou nesta segunda-feira (3) sua renú…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Atrocidades cometidas no Sudão podem ser crimes de guerra, diz procurador do TPI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O gabinete do procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) alertou nesta segunda (3) que atrocidades cometidas em…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Príncipe William visita o Pão de Açúcar e recebe chave do Rio em agenda antes da COP30
NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O príncipe William, herdeiro da coroa britânica, recebeu nesta segunda-feira (3) a chave da ci…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Flamengo cria tipoias para Pedro jogar que precisam de aprovação dos árbitros
BRUNO BRAZ
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo já tem pronto um plano emergencial para ter Pedro mesmo que ainda não 100% recuperad…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Aplicação das provas do Saeb 2025 seguem até quinta-feira (06)

Nesta terça-feira (04), começa a segunda etapa da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 nas escolas da rede municipal de São Francisco de Itabapoana. Esta semana, a aplicação das provas segue também na quarta-feira (05) e na quinta-feira (06), em 14 escolas municipais.
No total, 990 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental do município estão participando da avaliação, que tem o objetivo de avaliar a educação básica em nível nacional. A primeira etapa da aplicação das provas aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro em várias unidades escolares do município.
As provas do Saeb compreendem questões de português, matemática e um questionário socioeconômico. A intenção é produzir indicadores de qualidade e equidade que permitam ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.
Na avalição de 2023, São Francisco alcançou as médias de 4,8 nos Anos Inicias e 4,1 nos Anos Finais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é um indicador que mede a qualidade da educação no Brasil, combinando o fluxo escolar (taxa de aprovação) e o desempenho em avaliações (Saeb).
Avaliação e planejamento – O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, ressaltou a importância do Saeb. “A aplicação das provas do Saeb é um momento importante para verificarmos o desempenho dos nossos alunos da rede municipal e, assim, planejar ações futuras que fortaleçam o aprendizado em todas as escolas. Sabemos que o Saeb não é apenas uma prova. É uma oportunidade de entender onde estamos acertando, onde precisamos melhorar e traçar estratégias de como podemos avançar ainda mais na qualidade da educação que oferecemos”, informou.
Gustavo ainda falou sobre a expectativa para os resultados da avaliação. “Esperamos ter bons resultados em 2026, visto que nossa equipe tem se empenhado muito para o avanço da nossa Educação”, disse o secretário, destacando que a Secretaria de Educação segue comprometida com uma educação pública de excelência, valorizando o esforço dos alunos, professores e equipes escolares em cada etapa desse processo.
STF marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro para 14 de novembro
CÉZAR FEITOZA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para o dia 14 de novembro o início do julgam…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Mauro Cid tem tornozeleira eletrônica retirada em audiência no STF
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, passou uma audiência nesta segunda-feira (3) no Supremo Trib…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
45% dos professores dizem já ter ouvido falas machistas de colegas sobre corpo de alunas
ISABELA PALHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais de 4 em cada 10 professores relatam já ter presenciado outros colegas professores fazendo com…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Jennifer Aniston faz primeiro post ‘oficial’ com namorado Jim Curtis
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Foram três meses de rumores sobre um possível namoro com o hipnoterapeuta Jim Curtis e, neste domingo (2), Jennif…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Mulher é morta a tiros dentro de carro de aplicativo em Itaperuna
Uma mulher ainda não identificada foi assassinada a tiros na tarde desta segunda-feira (3) dentro de um carro de aplicativo no bairro Cehab, em Itaperuna.
De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta se aproximaram do veículo e efetuaram vários disparos contra a passageira. O motorista do carro também foi atingido, mas apenas de raspão.
A área foi isolada para o trabalho da perícia da Polícia Civil. Equipes do 29º Batalhão da PM realizam buscas na região para tentar localizar os suspeitos.
O caso será investigado pela 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna.
Saúde fecha o mês com inúmeras ações no “Outubro Rosa”

Palestras sobre a conscientização do câncer de mama, caminhada, sorteio de brindes, dia de cuidados com manicure. Essas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família (ESF), dentro da programação do “Outubro Rosa”. Os trabalhos foram realizados nas localidades de Bom Lugar, Gargaú, Buena, Travessão de Barra, Imburi, Barra do Itabapoana, Guaxindiba, Santa Clara, Centro (Clínica da Família), Pingo D’Água e Estreito.
De acordo com a Coordenadora das Estratégias Saúde da Família, Dayana Albernaz, o objetivo com a programação foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
— O Outubro Rosa nos lembra que cuidar da saúde é um ato de amor por nós mesmas e por quem amamos. Que essa conscientização continue durante todo o ano. Gostaria muito de agradecer à prefeita Yara Cinthia, ao secretário de Saúde, Fauazi Cherene, à subsecretária da pasta, Caroline Alves, e ao coordenador da Atenção Básica, Claudiomar de Souza Alves, por todo apoio durante a nossa programação — disse Dayana.
Cid chega ao STF para audiência que marca início de cumprimento da pena
CÉZAR FEITOZA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O tentente-coronel Mauro Cid chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta segunda-feira (3)…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Messi e Neymar juntos em Miami? Lenda americana deixa aviso: “É um risco”
Os rumores do mercado da bola estão de volta — e, nesta segunda-feira, o nome ligado ao Inter Miami é ninguém menos que o de Neymar. Isso mesmo: o…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Ancelotti convoca seleção para jogos contra Senegal e Tunísia; veja
Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira (3), a lista de convocados para os amistosos da seleção brasileira contra Senegal e Tunísia, neste mês…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
GCM detém dois suspeitos de furto de hidrômetro no Centro de Campos
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) detiveram dois homens suspeitos de furtar um hidrômetro na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Campos dos Goytacazes, neste domingo (2).
De acordo com a GCM, uma equipe do Grupamento de Proteção Social (GPS) foi acionada após denúncias de que três indivíduos estariam praticando o furto. Ao chegar ao local, os agentes flagraram o trio em ação.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos abandonaram o equipamento e tentaram fugir. Dois deles foram capturados, enquanto o terceiro conseguiu escapar.
Com o apoio de policiais do Programa Segurança Presente, a dupla foi conduzida para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o caso foi registrado.
Mega-Sena acumula e pagará R$ 41 milhões dia 4
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2935 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (1). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 41 milhões para o próximo sorteio.
Os números sorteados foram: 09 – 18 – 28 – 34 – 38 – 57.
45 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 48.378,50 cada
Além disso, 3.341 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.074,08 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (1ª), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

























