Home Blog Page 948

PF e CGU fazem operação contra desvios no SUS em cidades no interior do RJ

0
Foto: Divulgação Polícia Federal

Nesta quarta-feira, 10/9, a Polícia Federal deflagrou a Operação Antracito para apurar a ocorrência de crimes como peculato, associação criminosa e lavagem de capitais em um possível esquema de desvio de verbas federais destinadas à saúde, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Rio Bonito, Santa Maria Madalena e Cachoeiras de Macacu.

A investigação, iniciada pela Delegacia de Polícia Federal em Macaé, teve como ponto de partida o desvio de recursos públicos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de contratações de uma referida organização social.

Tais contratos foram firmados entre 2022 a 2024 com prefeituras de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo Duque de Caxias, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Cordeiro e Quissamã.

A Controladoria-Geral da União (CGU) aponta um montante já pago de cerca de R$ 1,6 bilhão em contratos firmados com a referida organização social, sendo R$ 91 milhões em recursos federais. Auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e pela CGU revelaram graves irregularidades nas contratações envolvendo a organização social investigada, dentre as quais destacam-se: a ausência de seleção objetiva, falta de comprovação de prestação de serviços e contratações direcionadas, inclusive de empresas recém-constituídas.

Segurança reforçada durante a ExpoAgro

0
Segurança reforçada durante a ExpoAgro

A segurança da 40ª ExpoAgro de São Francisco de Itabapoana, que acontece entre os dias 11 e 14 de setembro no Parque de Exposições de Praça João Pessoa, será uma das prioridades da prefeita Yara Cinthia. O objetivo é garantir a proteção de todos, além de propiciar um clima de tranquilidade durante o evento, que deve ter recorde de público este ano.

Para garantir a segurança da exposição agropecuária, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil criou um planejamento especial para o evento. Mais de 300 homens e mulheres estarão responsáveis pela segurança no parque de exposições, que também terá monitoramento com câmeras de reconhecimento facial de alta definição.

De acordo com informações da empresa de segurança privada contratada para o evento, as equipes estarão se revezando 24 horas por dia nos quatro dias do evento. O efetivo será distribuído estrategicamente no interior do parque de exposições, atuando na segurança, além de revista pessoal com detector de metais nas entradas do público.

Também estarão atuando 30 homens e mulheres da Guarda Civil Municipal, 20 agentes da Empresa Municipal de Trânsito (EMTRANSFI), quatro agentes do Departamento de Postura e homens e viaturas da Polícia Militar. Também estarão presentes no parque uma brigada de bombeiros civil, além de ambulâncias da Prefeitura.

Para os quatro dias do evento, serão instaladas em todo o parque 70 câmeras de alta definição, distribuídas em pontos sensíveis, além de câmeras de reconhecimento facial com inteligência artificial nas entradas de pedestres, registrando os rostos do público para fins de segurança e controle.

A 40ª ExpoAgro é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Estado de Turismo; Governo do Estado do Rio de Janeiro; Pesagro-Rio; Emater-Rio; e Sicoob.

Homem é morto a tiros na em São Francisco de Itabapoana

0
Na noite dessa terça-feira (09), um homem não identificado foi assassinado a tiros na Rua Genilda Campos Chagas, na Comunidade de Coreia, em São Francisco de Itabapoana. O crime ocorreu por volta das 23h, quando moradores ouviram diversos disparos e acionaram a polícia.De acordo com os agentes, a vítima foi encontrada caída na calçada, apresentando várias perfurações de arma de fogo. Testemunhas relataram que o rapaz havia se mudado recentemente para a região e que pouco se sabia sobre sua procedência. Ele trajava bermuda preta, estava sem camisa e descalço, aparentando aproximadamente 20 anos de idade.

O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos. O caso foi registrado na 147ª DP/São Francisco de Itabapoana, que dará continuidade às investigações para identificar a vítima e esclarecer a autoria do crime.

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

0

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann, desmaiou durante uma entrevista coletiva em Estocolmo, ao ser ap…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Zoológico de Brasília ficará com jaguatirica cega resgatada em rodovia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A jaguatirica Fúria, um macho adulto com deficiência visual, é o novo morador do Jardim Zoológico de Brasília. A insti…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Fiat Strada derruba poste após colisão na Avenida 28 de Março

0
No final da manhã dessa última terça-feira (09), um acidente provocou susto e transtornos na Avenida 28 de Março, em frente à Secretaria Estadual de Agricultura e Emater, no Parque Tamandaré, em Campos.

De acordo com informações da ocorrência, o condutor de um veículo, Fiat Strada, pertencente a uma empresa de hidráulica, perdeu o controle da direção e colidiu contra um poste de energia, que caiu sobre a grade de proteção do prédio público. Apesar do impacto, o motorista não sofreu ferimentos.

Equipes da Guarda Civil Municipal e da concessionária Enel foram acionadas para controlar o trânsito e restabelecer a rede elétrica. O fornecimento de energia ficou interrompido por cerca de duas horas até a conclusão dos reparos. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Entenda em 5 pontos os votos de Moraes e Dino no julgamento da trama golpista

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O julgamento do núcleo central da trama golpista foi retomado nesta terça-feira (9) na Primeira Turma do STF (Supremo…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Angela Ro Ro só recebia R$ 800 mensais ao final de sua vida, afirma advogado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Angela Ro Ro, morta nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, passou por diferentes complicações de saúde e financeiras em…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Corinthians aposta no retorno de Garro, Yuri e Memphis para confirmar vaga na Copa do Brasil

0

O Corinthians sobe ao gramado da Neo Química Arena para enfrentar o Athletico Paranaense nesta quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de volta das quart…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

0

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa norte-americana, em um caso que está chocando os Estados Unidos e que já levou o…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Foragido da justiça é preso no Centro de São João da Barra

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Um jovem de 22 anos, com mandado de prisão em aberto por roubo, foi preso na tarde desta terça-feira (9) na rua São Benedito, no Centro de São João da Barra.

De acordo com a Polícia Militar, agentes do programa Proeis, que atuavam na Defensoria Pública, identificaram que o homem, que estava em atendimento no local, era procurado pela Justiça. A informação foi repassada à guarnição em patrulhamento e confirmada pela 2ª Seção do 8º BPM, que verificou a ordem de prisão expedida pela Comarca de Campos dos Goytacazes.

O suspeito foi detido sem resistência e encaminhado à 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra. Segundo a PM, ele apresentava boas condições físicas e mentais e permaneceu preso, à disposição da Justiça.

Operação Rastreio: Polícia Civil prende dois homens e recupera celulares roubados em Campos e na Zona Norte do Rio

0
Viatura da Polícia Civil/Foto: ClickCampos

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) prenderam dois homens e recuperaram celulares produtos de crime, nesta terça-feira (09/09). A ação, que faz parte da “Operação Rastreio”, foi realizada em estabelecimentos comerciais de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio e em Campos dos Goytacazes.

As investigações da unidade apontavam ilegalidades em dois estabelecimentos comerciais, devido a isso, agentes foram aos locais para realizarem uma ação de fiscalização. Como resultado, dois homens foram presos em flagrante por receptação e aparelhos telefones produtos de crime, foram apreendidos. Os dispositivos recuperados passarão por perícia técnica e, posteriormente, serão devolvidos aos seus proprietários originais.

A “Operação Rastreio” é a maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações contínuas já resultaram em mais de 5.500 celulares recuperados. Até o momento, são mais de 350 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.

Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima

0
Foto: Divulgação Ascom

Uma ação conjunta foi realizada nesta terça-feira (9) em Lagoa de Cima para retirada de cercas instaladas de forma irregular e que prejudicavam o acesso das pessoas ao leito d’água. O trabalho reuniu as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Defesa Civil e o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal.

“O objetivo é a retirada de cercas irregulares, principalmente cercas de arame farpado que limitam o acesso à lagoa. A gente quer desobstruir o acesso à lagoa. A operação hoje é conjunta com o Meio Ambiente, a Defesa Civil e a Guarda Municipal. A gente está com as equipes trabalhando normalmente. A população está recebendo bem a ação. Essa é uma ação que a gente também faz educativa, porque a gente está retirando e conversando com as pessoas”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Rangel.

O secretário destacou que também está em planejamento o Plano de Manejo que irá estabelecer as diretrizes para o uso da Área de Proteção Ambiental (APA). A medida busca equilibrar preservação ambiental, turismo e a organização dos proprietários.

O trabalho irá continuar nas próximas semanas. “Toda ação em Lagoa de Cima, o que a gente quer é fazer o melhor para a população em geral, tanto para os moradores daqui quanto para a população que usufrui do espaço principalmente no período de verão. Nós estamos querendo fazer o melhor. Nessa primeira etapa estamos desmontando as cercas que foram feitas de forma irregular”, disse o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha.

A Lagoa de Cima, localizada a 28 km do centro de Campos, possui cerca de 15 km² de espelho d’água e integra uma bacia hidrográfica de mais de 1.270 km², sendo um dos patrimônios naturais mais importantes do Norte Fluminense. Transformada em APA em 1992, a área é fundamental para a preservação ambiental e para o fortalecimento do turismo sustentável e da economia local.

Em julho deste ano, as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil Municipal e Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) chegaram a realizar ações de fiscalização para coibir construções irregulares em Lagoa de Cima. Nas ocasiões, mais de 40 notificações extrajudiciais foram expedidas.

Fonte: Ascom

PRF apoia fiscalização sanitária e produtos irregulares são apreendidos na BR-101

0
Foto: Divulgação PRF

Uma operação de fiscalização sanitária realizada nesta terça-feira (9) no km 206 da BR-101, em Casimiro de Abreu, resultou na apreensão de mel, própolis e queijos comercializados de forma irregular.

A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e reuniu equipes da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado, da Vigilância Sanitária Municipal e da Coordenação Geral de Posturas do município.

A iniciativa fez parte da Avaliação Técnica Conjunta, coordenada pela Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos (COOVFA), com foco em reforçar a fiscalização do comércio de alimentos nas rodovias.

Durante as inspeções, foram encontrados produtos sem rotulagem e sem os selos obrigatórios de consumo. Ao todo, foram apreendidos cerca de 92 litros de mel, embalagens de própolis e aproximadamente 7 kg de queijo. O material ficou sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, que fará a análise e o descarte adequado.

Além de garantir a segurança dos agentes sanitários, a PRF também prestou apoio logístico às equipes. Em parceria com a concessionária Autopista Fluminense, foram removidas placas e estruturas de madeira instaladas de forma irregular às margens da rodovia.

Empresários criticam radicalização de Tarcísio e dizem que ele ‘pode perder apoio’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A recente radicalização de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos gestos de embate contra o STF (Supremo Tribunal Fede…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Bruno Gagliasso reage a ataques de Luana Piovani e fala em ‘pessoas problemáticas’

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Bruno Gagliasso, 43, se manifestou na noite desta segunda-feira (8) após as críticas feitas por Luana Piovani, 49…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

CR7 iguala recorde e ajuda Portugal a vencer a Hungria nas Eliminatórias

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Portugal virou sob a Hungria por 3 a 2 e contou com Cristiano Ronaldo igualando o recorde de gols em Eliminatórias…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Polônia abate drones russos: “Violação sem precedentes” e “provocação”

0

A aviação polonesa disparou, na madrugada desta quarta-feira (10), contra “objetos hostis”, após “violações” do espaço aéreo da Polônia durante um…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Mega-Sena 2912 acumula e prêmio principal pode pagar R$ 55 milhões na quinta (11)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta terça (9) o concurso 2912 da Mega-Sena, cujo prêmio principal era de…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

3° dia de julgamento da trama golpista tem referência a máfia, ao Mickey e a noite de 7/9 no STF

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O terceiro dia do julgamento da trama golpista pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira (9), foi repleto…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.