Na tarde dessa segunda-feira(05), policiais do 8º BPM realizaram uma grande apreensão de cocaína, na Rua Nemézio da Costa Seixas, em uma área de mata no bairro Tinola, no município de São Fidélis.
De posse de informações privilegiadas, a equipe policial se deslocou até o local indicado, onde, após buscas, localizou 455 pinos de cocaína escondidos em meio à vegetação. Diante do material ilícito encontrado, os policiais realizaram a apreensão e encaminharam as drogas para a delegacia.
A ocorrência foi registrada na 141ª DP/São Fidélis, onde o material permaneceu apreendido para os devidos procedimentos legais.
A cantora britânica Lily Allen usou as redes sociais no último domingo (4) para agradecer o carinho recebido em seu aniversário de 40 anos, comemorado no dia 2 de maio.
Em uma publicação no Instagram, a artista compartilhou uma foto do bolo de aniversário e deixou uma mensagem de gratidão: “Obrigada a todos os meus amigos e familiares que estiveram presentes e tornaram o meu aniversário especial em circunstâncias tão difíceis. Amo vocês todos.”
Lily ainda marcou alguns amigos na publicação, entre eles a apresentadora e parceira de podcast em Miss Me?, Miquita Oliver. A cantora não deu detalhes sobre as “circunstâncias difíceis”, mas a mensagem comoveu fãs e seguidores.
(UOL/FOLHAPRESS) – Xingado pela torcida do Flamengo antes do jogo deste domingo (4), Gabigol entrou somente aos 42 minutos do segundo tempo. Foi o suficiente para ter um pênalti a seu favor que ele bateu, perdeu, mas fez no rebote e deu a vitória para o Cruzeiro por 2 a 1, em jogo com dupla ‘Lei do Ex’, já que Arrascaeta fez o dele também. O outro gol cruzeirense foi feito por Kaio Jorge.
Gabigol bateu no canto direito de Rossi. O goleiro pegou, mas deu rebote, que o atacante não perdoou e empurrou para dentro. Na comemoração, parecia que faria o tradicional “muque”, mas parou no meio, num gesto de “licença”.
Os goleiros Cássio e Rossi brilharam com grandes defesas para Cruzeiro e Flamengo, respectivamente.
Everton Cebolinha sentiu dores no tornozelo esquerdo e precisou ser substituído aos nove minutos do segundo tempo por Bruno Henrique. Ele será reavaliado nesta segunda-feira (05) pelo Flamengo.
O Cruzeiro vai ao Equador enfrentar o Mushuc Runa, na quarta, pela Copa Sul-Americana. No mesmo dia, o Flamengo enfrenta o Central Córdoba, na Argentina, pela Libertadores.
GABIGOL É XINGADO, MAS RECEBE CARINHO DE ELENCO DO FLAMENGO
A torcida do Flamengo presente no Mineirão não aliviou para Gabigol no reencontro. Ainda no aquecimento, os rubro-negros -que compareceram em bom número- cantaram: “Gabigol, vai se f…, o meu Flamengo não precisa de você”.
Quando os times entraram em campo, porém, o atacante recebeu o carinho de seus ex-companheiros. O técnico Filipe Luís, por exemplo, lhe deu um abraço apertado.
Ao cumprimentar Bruno Henrique, refizeram a “fusão”, gesto característico que faziam nas comemorações após os gols pelo Flamengo.
Já quando Kaio Jorge fez o gol para o Cruzeiro, Gabigol vibrou bastante do banco de reservas. Logo em seguida, passou instruções para o técnico Leonardo Jardim.
Ele entrou aos 42 minutos do segundo tempo no lugar de Matheus Pereira. Logo no primeiro lance, tentou um chute a gol, que bateu na zaga. O atacante parecia que não teria outra oportunidade para fazer algo, até que Eduardo sofreu pênalti aos 48 minutos do segundo tempo. Gabigol foi para a cobrança, teve o pênalti defendido, mas fez no rebote.
O jogador não comemorou o gol, mas após a partida extravasou bastante. O atacante interagiu com a torcida do Cruzeiro, cantou e dançou. Tudo isso com a camisa do Flamengo que ele trocou com Erick Pulgar e que estava amarrada nas costas.
O JOGO
O primeiro tempo teve um Cruzeiro mais vertical enquanto o Flamengo tentava jogar muito por dentro e trocando passes. Neste contexto, a estratégia do time da casa surtia mais efeito, principalmente explorando o entrelinhas do sistema defensivo rubro-negro, que estava muito espaçado. Numa dessas, Kaio Jorge fez o dele em jogada individual e poderia ter feito outro parecido caso a bola não explodisse no travessão. Porém, quando o jogo parecia que terminaria em 1 a 0 para o intervalo, veio a genialidade de Arrascaeta, que com um “tapa”, empatou a partida. O uruguaio não comemorou.
Na etapa final, Leonardo Jardim apostou na manutenção da equipe. Já Filipe Luís perdeu Everton Cebolinha logo no início e também sacou Pedro, mudando o ataque inicial para uma dupla com Michael e Bruno Henrique. O Flamengo acabou perdendo ímpeto e o Cruzeiro passou a gostar do jogo, chegando com perigo e sendo parado pelo goleiro Rossi, em noite inspirada. Até que o predestinado Gabigol entrou em ação e fez o gol da vitória.
CRUZEIRO
Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Gabigol); Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim
FLAMENGO Rossi, Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De la Cruz, Gerson (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Juninho); Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Michael). Técnico: Filipe Luís
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Maira Mastella Moreira (RS) VAR: Wagner Reway (ES) Cartões amarelos: Lucas Romero, Christian, Lucas Silva e Villalba (CRU); De la Cruz e Alex Sandro (FLA) Gols: Kaio Jorge (CRU), aos 14 minutos do primeiro tempo, e Arrascaeta (FLA), aos 43 minutos do primeiro tempo; Gabigol (FLA), aos 50 minutos do segundo tempo
Na tarde desse sábado(03), policiais do 8º BPM recuperaram um veículo furtado, na Rua General Estilac Leal, com Aldenor Alves dos Santos, no bairro Parque Santa Helena, em Campos.
Após levantamento de inteligência realizado por policiais da Equipe de Busca da 2ª Seção do 8º BPM, com apoio do Setor Hotel, os agentes localizaram um TOYOTA/COROLLA APREM prata, furtado durante a madrugada de sexta-feira (02) no Parque Leopoldina. Na ocasião, o autor do furto entrou na garagem da residência da vítima e, aproveitando que o veículo estava destrancado, com a chave na ignição e o controle do portão no interior, conseguiu subtrair o automóvel. A recuperação aconteceu conforme o endereço levantado pelas equipes.
O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus, onde foram solicitadas as perícias necessárias.
Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos em maio têm até o dia 31 deste mês para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.
Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de abril deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento. Dos 5.300 aposentados e pensionistas do PreviCampos, 60% têm optado por fazer a prova de vida de forma virtual.
O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios, entre outros.
Na manhã desta segunda-feira (5), representantes do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais (Siprosep) realizaram um protesto em frente ao Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. A principal reivindicação é o reajuste anual dos servidores municipais.
De acordo com a presidente do Siprosep, Elaine Leão, o ato foi deliberado em assembleia no dia 15 de abril, com o objetivo de abrir uma negociação coletiva com o governo. “Os servidores acumulam um déficit de 46% e enfrentam um congelamento salarial que já dura 18 anos. Tem servidor que ganha R$ 900 de salário base, ou seja, menos que um salário mínimo”, afirmou Elaine.
A presidente do sindicato também destacou que, em fevereiro, foi enviado um ofício à prefeitura solicitando diálogo. Segundo ela, o governo pediu que aguardassem a conclusão da reforma administrativa, o que foi respeitado pela categoria, mas até o momento não houve retorno. “Entendemos que não dá para esperar mais. Seguimos aguardando uma resposta”, completou.
A manifestação contou com a presença da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, que estiveram no local para garantir a segurança dos participantes. Até o momento, a Prefeitura de Campos não se pronunciou sobre o protesto.
Pela primeira vez, o município de São Francisco de Itabapoana foi contemplado com vagas em um curso técnico por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Serão 60 vagas para o curso técnico em Segurança do Trabalho, voltadas à capacitação de jovens e adultos para o mercado profissional, com foco nas oportunidades que surgem nos Portos do Açu (São João da Barra) e Central (Presidente Kennedy-ES).
Dos 92 municípios fluminenses, apenas 29 foram selecionados para receber cursos, e São Francisco está entre eles, resultado de articulações da prefeita Yara Cinthia junto ao governador Cláudio Castro e da Fundação de Educação Profissional (FAG), que será a ofertante do curso.
A prefeita Yara Cinthia celebrou a conquista, destacando a importância da formação técnica como um instrumento de transformação social e desenvolvimento regional:
“Estamos preparando nossos jovens e trabalhadores para um futuro promissor. Os portos do Açu e de Presidente Kennedy estão gerando muitas oportunidades, e São Francisco precisa estar pronto para aproveitá-las. Esse curso é o início de um novo tempo, com mais qualificação e mais chances reais de emprego. Agradeço ao Governo do Estado por reconhecer o nosso empenho e incluir nosso município nesse programa tão importante”, afirmou.
O presidente da Fundação de Educação Profissional (FAG), Paulo Renato Faria, que esteve com a prefeita Yara Cinthia na última semana reforçou o impacto direto da qualificação técnica na empregabilidade:
“O curso técnico é uma oportunidade única, pois permite a formação rápida e eficiente dos alunos. Hoje, um técnico em segurança do trabalho pode ter um salário inicial de aproximadamente R$ 3 mil, o que representa uma enorme mudança de vida para muitas famílias. O Pronatec chega justamente para isso: formar, qualificar e gerar emprego com dignidade.”
O curso terá início em 28 de julho de 2024 e segue até 19 de dezembro de 2026, com aulas no contraturno das unidades escolares. Serão 30 vagas por unidade, distribuídas entre:
– CIEP 470 – Celso Martins Cordeiro, no Centro de São Francisco
– Colégio Estadual Ana Nunes Viana, em Barra do Itabapoana
Sobre o Pronatec
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para jovens e adultos em todo o Brasil. Através de parcerias com estados, municípios e instituições de ensino, o programa busca democratizar o acesso à formação técnica, aproximando os estudantes do mercado de trabalho.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Vaticano instalou, nesta segunda-feira (5), cortinas vermelhas na sacada central da Basílica de São Pedro, como parte dos preparativos para apresentar o novo papa. É delas que o novo líder da Igreja Católica vai emergir nos próximos dias.
O conclave se reúne a partir de quarta-feira (7) para escolher o sucessor do papa Francisco, morto no final de abril. Os cardeais ficarão reunidos na Capela Sistina até que um deles receba, no mínimo, dois terços dos votos dos colegas. Não há um prazo para que isso ocorra, mas, nos últimos dez conclaves, o tempo médio até o ‘habemus papam’ foi de 3 dias.
A expectativa neste ano é que a espera seja maior devido à grande renovação que houve no Colégio Cardinalício desde a eleição do último pontífice.
A ausência de Brooklyn Beckham e sua esposa, Nicola Peltz, no aniversário de 50 anos de David Beckham, celebrado no dia 2 de maio, voltou a alimentar rumores de crise familiar. De acordo com o jornal britânico Mirror, o casal não compareceu à festa organizada pelo ex-jogador, aumentando as especulações sobre um possível afastamento.
Fontes próximas da família afirmam que a tensão entre Brooklyn, sua esposa e os pais, David e Victoria Beckham, teria se intensificado nos últimos meses. Apesar disso, os Beckham estariam esperançosos de que a situação possa ser resolvida.
Já Romeo Beckham, o segundo filho do casal, esteve presente na celebração e, segundo relatos, fez um discurso no lugar do irmão mais velho. David e Victoria também são pais de Cruz, de 20 anos, e Harper, de 13. Até o momento, nenhuma das partes se pronunciou oficialmente sobre o possível desentendimento.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Investigado por supostamente forçar o recebimento de cartões amarelos em partidas da Premier League para favorecer apostadores, o meia Lucas Paquetá, do West Ham, chorou em campo após ser advertido pelo árbitro em partida neste domingo (4) contra o Tottenham pelo campeonato inglês.
Aos 27 minutos do segundo tempo, Paquetá cometeu falta perto do meio de campo e recebeu um cartão amarelo. Na sequência do lance, o jogador começou a chorar em campo e chegou a ser consolado pelos companheiros.
O meia acabou substituído pelo treinador Graham Potter sete minutos depois. A partida terminou empatada por 1 a 1.
Em maio de 2024, Paquetá foi acusado pela FA (Football Association, a federação inglesa de futebol) por quatro supostas violações das regras de apostas.
O brasileiro foi acusado de buscar deliberadamente receber um cartão amarelo durante quatro jogos da Premier League, em 2022 e 2023.
“[Paquetá] tentou diretamente influenciar esses jogos ao buscar intencionalmente receber um cartão do árbitro com o propósito impróprio de afetar o mercado de apostas para que uma ou mais pessoas lucrem com apostas”, disse a FA em comunicado na ocasião.
Os jogos em que o atleta teria forçado o cartão foram contra Leicester (12 de novembro de 2022), Aston Villa (12 de março de 2023), Leeds (21 de maio de 2023) e Bournemouth (12 de agosto de 2023).
Paquetá sempre negou qualquer irregularidade. “Estou extremamente surpreso e chateado com o fato de a FA ter decidido me acusar”, disse o brasileiro. Em março, teve início o julgamento do meia na Inglaterra, com previsão de conclusão do processo nas próximas semanas.
A decisão não tem prazo para ser divulgada e as partes ainda poderão recorrer à CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça. Até lá, o meia pode seguir atuando normalmente por seu clube e pela seleção brasileira.
De acordo com as investigações, os cartões teriam coincidido com um aumento no volume de apostas online oriundo da Ilha de Paquetá, região na Baía de Guanabara onde o jogador nasceu.
Segundo a mídia inglesa, a federação pede o banimento do futebol do meia revelado na base do Flamengo.
Situações similares envolvendo outros jogadores que defendiam clubes ingleses nos últimos anos mostram que as punições podem ser pesadas.
Em 2022, o zagueiro inglês Kynan Isaac foi suspenso por dez anos por ter forçado um cartão amarelo quando defendia o Statford Town, em partida contra o Shrewsbury Town, em 2021, pela Copa da Inglaterra.
O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio. A data inicial para o fim das inscrições era quarta-feira.
O programa apoia estudantes negros brasileiros em sua trajetória acadêmica internacional nas áreas de STEM (sigla na língua inglesa para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
A iniciativa é do Fundo Baobá para Equidade Racial. com apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos, responsável pela atuação social da B3, voltada à redução de desigualdades sociais no Brasil.
Nesta edição, o Black STEM oferece a pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas), três bolsas complementares de R$ 35 mil, como forma de contribuir para a permanência de estudantes negros em universidades fora do Brasil. O valor servirá para cobrir despesas anuais de permanência, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.
Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, conexão com lideranças negras, participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá ou outras instituições vinculadas à temática.
Em 2024, quatro estudantes foram contemplados e hoje estudam na China, Estados Unidos e Portugal, em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.
A inscrição dos interessados virtual deve ser feita na página do Fundo Baobá com o preenchimento do formulário online.
O resultado com a lista de selecionados será divulgado em 8 de julho.
Quem podem se candidatar
Para se candidatar, é necessário a pessoa ser negra, brasileira nata ou naturalizada. Os interessados devem ter sido aprovados em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias em universidades estrangeiras, com início letivo em 2025, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo.
Além disso, é necessário que os candidatos tenham sido aprovados em algum programa de bolsas (integral ou parcial) da instituição onde irão estudar ou de outra fonte de recursos, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo para obtenção de bolsa. Cursos em universidades públicas com subsídio total ou parcial também serão considerados.
Na tarde dessa segunda-feira(05), uma equipe do 8º BPM realizou a prisão de um foragido da justiça na Rua João Pereira, Vila Esperança, no distrito de Atafona, em São João da Barra.
Durante patrulhamento de rotina, os policiais abordaram um suspeito que conduzia uma motocicleta. Após consulta ao sistema, foi constatado que havia em seu desfavor um Mandado de Prisão em aberto. Diante da situação, o elemento foi encaminhado à 145ª Guarus, onde houve a confirmação do mandado, e posteriormente transferido para a 146ª DP/São João da Barra, onde permaneceu preso. A motocicleta foi entregue a um vizinho do abordado e não foi apreendida.
O caso foi registrado inicialmente na 145ª Delegacia de Polícia e finalizado na 146ª Delegacia de Polícia, responsável pela custódia do preso.
Um carro capotou e saiu da pista na tarde deste domingo (4), na RJ-194, rodovia que liga o distrito de Travessão, em Campos dos Goytacazes, ao município de São Francisco de Itabapoana. O veículo foi parar em uma área de vegetação às margens da estrada.
No automóvel estava um casal, que ficou ferido e precisou ser socorrido por equipes de resgate. Ambos foram encaminhados para a Unidade Pré-Hospitalar de Travessão. Até o momento, o estado de saúde dos dois não foi divulgado.
Testemunhas relataram que o acidente aconteceu de forma repentina, mesmo com o veículo em velocidade compatível com a via. A região é conhecida por registrar acidentes com frequência.
Ainda segundo as testemunhas, o casal mora em Travessão. A Polícia esteve no local e investiga as causas do acidente, que permanecem desconhecidas.
Um homem foi preso nesse domingo (4), após furtar diversos equipamentos de uma residência em obra na Rua Visconde de Itaboraí, no bairro Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por um transeunte durante patrulhamento, informando que um homem havia pulado o muro de uma casa em construção, levando alguns objetos.
Os policiais localizaram o suspeito em uma bicicleta de carga e, durante a abordagem, encontraram com ele um fogão elétrico, duas maquitas, uma furadeira e uma esmerilhadeira. Questionado sobre os materiais, o homem confessou o furto, alegando que estava passando por dificuldades.
A proprietária do imóvel foi contatada por telefone, e o caso foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro. O suspeito foi autuado e permaneceu preso.
Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos ou não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. São os chamados analfabetos funcionais. Esse grupo corresponde a 29% da população, o mesmo percentual de 2018.
Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5), e acendem um alerta sobre a necessidade e importância de políticas públicas voltadas para reduzir essa desigualdade entre a população.
O Inaf traz ainda outro dado preocupante. Entre os jovens, o analfabetismo funcional aumentou. Enquanto em 2018, 14% dos jovens de 15 a 29 anos estavam na condição de analfabetos funcionais, em 2024, esse índice subiu para 16%. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o aumento pode ter ocorrido por causa da pandemia, período em que as escolas fecharam e muitos jovens ficaram sem aulas.
Teste
O indicador classifica as pessoas conforme o nível de alfabetismo com base em um teste aplicado a uma amostra representativa da população. Os níveis mais baixos, analfabeto e rudimentar, correspondem juntos ao analfabetismo funcional. O nível elementar é, sozinho, o alfabetismo elementar e, os níveis mais elevados, que são o intermediário e o proficiente correspondem ao alfabetismo consolidado.
Seguindo a classificação, a maior parcela da população, 36%, está no nível elementar, o que significa que compreende textos de extensão média, realizando pequenas interferências e resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas como soma, subtração, divisão e multiplicação.
Outras 35% estão no patamar do alfabetismo consolidado, mas apenas 10% de toda a população brasileira estão no topo, no nível proficiente.
Limitação grave
Segundo o coordenador da área de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, uma das organizações responsáveis pelo indicador, Roberto Catelli, não ter domínio da leitura e escrita gera uma série de dificuldades e é “uma limitação muito grave”.
Ele defende que são necessárias políticas públicas para garantir maior igualdade entre a população.
“Um resultado melhor só pode ser alcançado com políticas públicas significativas no campo da educação e não só da educação, também na redução das desigualdades e nas condições de vida da população. Porque a gente vê que quando essa população continua nesse lugar, ela permanece numa exclusão que vai se mantendo e se reproduzindo ao longo dos anos”.
A pesquisa mostra ainda que mesmo entre as pessoas que estão trabalhando, a alfabetização é um problema: 27% dos trabalhadores do país são analfabetos funcionais, 34% atingem o nível elementar de alfabetismo e 40% têm níveis consolidados de alfabetismo.
Até mesmo entre aqueles com alto nível de escolaridade, com ensino superior ou mais, 12% são analfabetos funcionais. Outros 61% estão na outra ponta, no nível consolidado de alfabetização.
Desigualdades
Há também diferenças e desigualdades entre diferentes grupos da população. Entre os brancos, 28% são analfabetos funcionais e 41% estão no grupo de alfabetismo consolidado. Já entre a população negra, essas porcentagens são, respectivamente, 30% e 31%. Entre os amarelos e indígenas, 47% são analfabetos funcionais e a menor porcentagem, 19%, tem uma alfabetização consolidada.
Segundo a coordenadora do Observatório Fundação Itaú, Esmeralda Macana, entidade parceira na pesquisa, é preciso garantir educação de qualidade a toda a população para reverter esse quadro que considera preocupante. Ela defende ainda o aumento do ritmo e da abrangência das políticas públicas e ações:
“A gente vai precisar melhorar o ritmo de como estão acontecendo as coisas porque estamos já em um ambiente muito mais acelerado, em meio a tecnologias, à inteligência artificial”, diz. “E aumentar a qualidade. Precisamos garantir que as crianças, os jovens, os adolescentes que estão ainda, inclusive, no ensino fundamental, possam ter o aprendizado adequado para a sua idade e tudo aquilo que é esperado dentro da educação básica”, acrescenta.
Indicador
O Inaf voltou a ser realizado depois de seis anos de interrupção. Esta edição contou com a participação de 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, que realizaram os testes entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país, para mapear as habilidades de leitura, escrita e matemática dos brasileiros. A margem de erro estimada varia entre dois e três pontos percentuais, a depender da faixa etária analisada, considerando um intervalo de confiança estimado de 95%.
Este ano, pela primeira vez, o Inaf traz dados sobre o alfabetismo no contexto digital para compreender como as transformações tecnológicas interferem no cotidiano.
O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social. A edição de 2024 é correalizada pela Fundação Itaú em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos ou não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. São os chamados analfabetos funcionais. Esse grupo corresponde a 29% da população, o mesmo percentual de 2018.
Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5), e acendem um alerta sobre a necessidade e importância de políticas públicas voltadas para reduzir essa desigualdade entre a população.
O Inaf traz ainda outro dado preocupante. Entre os jovens, o analfabetismo funcional aumentou. Enquanto em 2018, 14% dos jovens de 15 a 29 anos estavam na condição de analfabetos funcionais, em 2024, esse índice subiu para 16%. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o aumento pode ter ocorrido por causa da pandemia, período em que as escolas fecharam e muitos jovens ficaram sem aulas.
O indicador classifica as pessoas conforme o nível de alfabetismo com base em um teste aplicado a uma amostra representativa da população. Os níveis mais baixos, analfabeto e rudimentar, correspondem juntos ao analfabetismo funcional. O nível elementar é, sozinho, o alfabetismo elementar e, os níveis mais elevados, que são o intermediário e o proficiente correspondem ao alfabetismo consolidado.
Seguindo a classificação, a maior parcela da população, 36%, está no nível elementar, o que significa que compreende textos de extensão média, realizando pequenas interferências e resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas como soma, subtração, divisão e multiplicação.
Outras 35% estão no patamar do alfabetismo consolidado, mas apenas 10% de toda a população brasileira estão no topo, no nível proficiente.
Segundo o coordenador da área de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, uma das organizações responsáveis pelo indicador, Roberto Catelli, não ter domínio da leitura e escrita gera uma série de dificuldades e é “uma limitação muito grave”.
Ele defende que são necessárias políticas públicas para garantir maior igualdade entre a população.
“Um resultado melhor só pode ser alcançado com políticas públicas significativas no campo da educação e não só da educação, também na redução das desigualdades e nas condições de vida da população. Porque a gente vê que quando essa população continua nesse lugar, ela permanece numa exclusão que vai se mantendo e se reproduzindo ao longo dos anos”.
A pesquisa mostra ainda que mesmo entre as pessoas que estão trabalhando, a alfabetização é um problema: 27% dos trabalhadores do país são analfabetos funcionais, 34% atingem o nível elementar de alfabetismo e 40% têm níveis consolidados de alfabetismo.
Até mesmo entre aqueles com alto nível de escolaridade, com ensino superior ou mais, 12% são analfabetos funcionais. Outros 61% estão na outra ponta, no nível consolidado de alfabetização.
Há também diferenças e desigualdades entre diferentes grupos da população. Entre os brancos, 28% são analfabetos funcionais e 41% estão no grupo de alfabetismo consolidado. Já entre a população negra, essas porcentagens são, respectivamente, 30% e 31%. Entre os amarelos e indígenas, 47% são analfabetos funcionais e a menor porcentagem, 19%, tem uma alfabetização consolidada.
Segundo a coordenadora do Observatório Fundação Itaú, Esmeralda Macana, entidade parceira na pesquisa, é preciso garantir educação de qualidade a toda a população para reverter esse quadro que considera preocupante. Ela defende ainda o aumento do ritmo e da abrangência das políticas públicas e ações:
“A gente vai precisar melhorar o ritmo de como estão acontecendo as coisas porque estamos já em um ambiente muito mais acelerado, em meio a tecnologias, à inteligência artificial”, diz. “E aumentar a qualidade. Precisamos garantir que as crianças, os jovens, os adolescentes que estão ainda, inclusive, no ensino fundamental, possam ter o aprendizado adequado para a sua idade e tudo aquilo que é esperado dentro da educação básica”, acrescenta.
O Inaf voltou a ser realizado depois de seis anos de interrupção. Esta edição contou com a participação de 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, que realizaram os testes entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país, para mapear as habilidades de leitura, escrita e matemática dos brasileiros. A margem de erro estimada varia entre dois e três pontos percentuais, a depender da faixa etária analisada, considerando um intervalo de confiança estimado de 95%.
Este ano, pela primeira vez, o Inaf traz dados sobre o alfabetismo no contexto digital para compreender como as transformações tecnológicas interferem no cotidiano.
O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social. A edição de 2024 é correalizada pela Fundação Itaú em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A modelo e apresentadora Heidi Klum comemorou publicamente, no último domingo (4), o aniversário de 21 anos da filha mais velha, Leni Klum. Em publicações emocionadas no Instagram, Heidi compartilhou momentos especiais da filha, com registros raros da infância.
Na primeira homenagem, a alemã postou duas fotos antigas de Leni ainda bebê, acompanhadas de uma legenda simples e afetuosa: “Feliz aniversário, Leni. Te amo com todo o meu coração”.
Em seguida, Heidi publicou também um vídeo da filha quando pequena, reforçando a celebração com outro recado carinhoso: “Feliz aniversário, meu amor”.
Leni Klum, fruto do antigo relacionamento de Heidi com Flavio Briatore e posteriormente adotada por Seal, segue os passos da mãe e já atua como modelo.
Figurando a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG encerra a sétima rodada nesta segunda-feira, às 20h, em confronto direto com o Juventude, fora de casa, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Oscilando na temporada, o time de Cuca terá o desfalque de Hulk, suspenso, para buscar um respiro na tabela e dar uma resposta ao torcedor.
No meio de semana, o Atlético-MG ficou no empate por 2 a 2 diante do Maringá pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O mau desempenho ligou o sinal de alerta da equipe, que vive situação difícil neste começo de Brasileiro, figurando na zona de rebaixamento, com seis pontos – e vem de empate com o Mirassol por 2 a 2.
Já o Juventude aparece no meio da tabela, com sete pontos, e não vence há três jogos, e vem de derrota no clássico estadual diante do Internacional, por 3 a 1. O time se apega ao fator casa para se manter na elite mais um ano, onde está invicto neste começo de competição.
A grande ausência para o técnico Cuca será o atacante Hulk. Ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, a responsabilidade recai sobre Rony e Cuello, que formarão a dupla de ataque no Sul. O treinador também convive com baixas no departamento médico: Lyanco, Gabriel Menino, Cadu e Caio Maia ainda estão na fisioterapia e sem prazo para retorno. A esperança do técnico é que Júnior Santos, em transição física, possa ao menos ser relacionado para a partida.
Cuca usou números para justificar a oscilação e diz que o time não está jogando mal. “Números não adiantam, mas são os números que falam do jogo. Maior posse de bola, maior finalização, a gente finaliza 20 vezes por jogo, seja em casa ou fora. Joga assim para ganhar e tomar algum susto atrás, o que também é a nossa maneira de jogar. A gente não joga esperando uma bola ou outra. Tem um sistema e ficamos em alguns momentos com o risco do contra-ataque”, frisou o treinador.
Do outro lado, o técnico Fábio Matias teve tempo para treinar e focar na recuperação de atletas. O treinador também deve realizar mudanças no sistema defensivo e no de criação. No meio-campo, Jean Carlos deve entrar na vaga do atacante Batalla, enquanto na defesa, Wilker Ángel disputa vaga com Abner. Nos últimos três jogos, marcou apenas três gols e sofreu 11.
Um dos mais experientes, o meia Nenê convive com a reserva no Juventude, mas reafirma o bom ambiente no clube. “O dia que eu gostar de ficar no banco, eu tenho que parar de jogar, né? Mas eu respeito a decisão dele (técnico). É um ambiente muito bom, sempre muito transparente. E acho que é isso que vale. O tempo mesmo é ele que vai dizer. Mas o que precisar, com certeza, eu estarei pronto”, disse o meia de 43 anos.
FICHA TÉCNICA:
JUVENTUDE X ATLÉTICO-MG
JUVENTUDE – Gustavo; Ewerthon, Abner (Wilker Ángel), Rodrigo Sam e Alan Ruschel; Giraldo, Jadson, Mandaca e Jean Carlos; Ênio e Gilberto. Técnico: Fábio Matias.
ATLÉTICO-MG – Everson; Natanael, Igor Rabello, Vitor Hugo e Júnior Alonso; Fausto Vera, Igor Gomes, Rubens e Gustavo Scarpa. Rony e Cuello. Técnico: Cuca.
ÁRBITRO – Bruno Pereira Vasconcelos (BA).
HORÁRIO – 20 horas.
LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), por meio de sua Gerência de Formação em Arte e Cultura, recebeu pedidos da comunidade e decidiu prorrogar as inscrições dos “Cursos Gratuitos 2025” até a próxima quarta-feira (7). Os interessados podem se inscrever (AQUI) ou presencialmente, no Teatro Trianon – terça e quarta, das 10h às 16h. Quem precisar tirar dúvidas, poderá enviar mensagens para o Whatsapp (22) 98131-0721 ou para o e-mail [email protected].
Há vagas para Ballet, Desenho, Pintura Acrílica, Violão, Canto Coral, Piano, Crochê e Macramê. As aulas acontecerão nas Casas de Cultura de Goitacazes, Conselheiro Josino, Farol de São Tomé e no Teatro de Bolso. Os cursos terão carga horária de 40 horas.
Segundo o gerente de Formação em Arte e Cultura, Júlio Barreto, o projeto conta com professores renomados e visa levar formação aos moradores de diversos extremos do município. “Temos, como público-alvo, pessoas com idades a partir de 10 anos. Apenas o curso de Ballet é voltado para crianças dos 7 aos 11 anos”, detalha.
Na tarde desse domingo(04), policiais do 8º BPM realizaram uma apreensão de drogas, na Rua Serapião Caldas, Guarus.
Após receberem informações sobre o tráfico e a existência de um esconderijo de drogas, as guarnições se deslocaram até o endereço informado. No local, os policiais observaram marcas de pés na parede e, ao realizarem buscas, encontraram dentro de um buraco no muro um revólver Taurus, calibre 38, municiado com 06 munições intactas do mesmo calibre. Todo o material foi apreendido para as providências cabíveis.
A ocorrência foi registrada na 146ª DP/Guarus, responsável pelo andamento das investigações.
Na madrugada desta segunda-feira (5), uma mulher de 25 anos, identificada pelas iniciais D.B., foi atropelada enquanto andava de bicicleta na Avenida Francisco Lamego, na subida da ponte Saturnino de Brito (Lapa), no Parque Vicente Gonçalves Dias, em Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu a vítima, que foi levada com ferimentos moderados para o Hospital Ferreira Machado (HFM).
Até o momento, não há informações sobre o condutor do veículo nem detalhes adicionais sobre as circunstâncias do acidente.