Home Blog

Guarda de Campos emite mais de 30 notificações em três dias de operação “Verão Seguro”

0
Foto: Divulgação Ascom

Em três dias de operação “Verão Seguro”, a Guarda Civil Municipal (GCM) emitiu 37 notificações, 43 autuações e removeu 30 veículos em situação irregular. Mais de 150 veículos foram abordados. As ações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública, iniciaram no dia 31 de dezembro de 2024 e seguiram semana passada, na sexta-feira (3) e sábado (4), em Farol de São Tomé e Santo Amaro.

No primeiro dia de operação, em Santo Amaro, foram removidas 12 motocicletas por irregularidades e emitidas 28 notificações. Já no segundo dia, em Farol, sete automóveis foram removidos, sem dois carros e cinco motos. Além disso, 37 notificações foram emitidas. O terceiro dia de operação também foi realizada em Farol. Na ocasião, foram abordados 59 veículos. Do total, 11 foram removidos, sendo 10 motos e um carro. Também foram emitidas 43 autuações.

“Nós iniciamos as operações no dia 31 de dezembro de 2024. Nosso foco inicial é manter o ordenamento na praia de Farol. Abordamos mais de 150 veículos nesses três dias. Também lavramos 108 autos de infração e removemos 30 veículos para o pátio”, explicou o gerente de Transporte Interno e Trânsito da GCM, Batista Simões.

Neste período de verão, a GCM tem intensificado a fiscalização em Farol de São Tomé, mas também segue em atuação em outras áreas do município. Entre os dias 3 e 6 de janeiro deste ano, foram aplicadas 297 multas. Segundo balanço da Guarda, o maior número de multas geradas foi por condução de motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança. Já a segunda maior irregularidade é o estacionamento em passeio e a falta do uso de cinto de segurança é a terceira infração que mais gerou multas neste período.

Fonte: Ascom

Ucrânia ataca base de bombardeiros nucleares da Rússia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ucrânia atacou a principal base de bombardeiros nucleares da Rússia na madrugada desta quarta (8) com drones, iniciando um incêndio no depósito de combustível que serve a instalação militar.

 

O Ministério da Defesa russo apenas confirmou ter havido a ação com os aviões-robôs, sem comentar os inúmeros vídeos em redes sociais mostrando grandes explosões e o fogo. O governo local confirmou haver “incêndio em instalações industriais”, sem nomeá-las.

Segundo blogueiros militares russos, a base em si não registrou danos. A Força Aérea da Ucrânia disse que o ataque “cria sérios problemas para a aviação estratégica dos ocupantes russos e vai reduzir significativamente sua habilidade de atacar cidades pacíficas e civis”.

O local, chamado de Engels-2, fica a cerca de 800 km a leste das fronteiras ucranianas. De lá partem aviões que empregam mísseis de cruzeiro contra o vizinho invadido em 2022, que geralmente se posicionam sobre o mar Cáspio para fazer os ataques.

Usualmente, são modelos quadrimotores turboélice Tu-95MS, operados também de outros pontos da Rússia, mas já houve operações com os mais poderosos Tu-160, o maior bombardeiro estratégico supersônico do mundo. Todos os 13 aviões do tipo que a Rússia tem ficam em Engels-2.

Usados para ataques convencionais nesta guerra, eles são o esteio da força estratégica russa, composta também por submarinos e mísseis intercontinentais lançados do solo. Em Engels-2 há um depósito subterrâneo com ogivas nucleares.

Os 69 Tu-95MS que a Rússia opera, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (Londres), ficam em várias bases, mas aqueles com capacidade de lançar mísseis de cruzeiro com ogivas atômicas operam de Engels-2 na porção europeia do país e de Ukrainka, na parte asiática.

Não é a primeira vez que a instalação é atacada. Em 2022, houve duas ações com drones que danificaram ao menos um Tu-95 e mataram três soldados. No ano passado, ocorreu mais um ataque, aparentemente sem causar danos.

A alegação de que o incêndio vai afetar a capacidade russa é discutível e só poderá ser comprovada à frente. Neste conflito, os Tu-95 têm voado principalmente de Olenia, no Ártico russo, a 1.900 km de distância da Ucrânia, bem mais difícil de ser alvejada por drones.

Os ucranianos enfatizaram não ter empregado mísseis ocidentais na ação, o que é um truísmo, dado que nenhum dos modelos fornecidos pelos aliados tem alcance para chegar à base. Mas a citação visa evitar ainda mais críticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que já se disse contrário à autorização para ataques a solo russo dada por Joe Biden.

Na terça (7), o republicano havia dito que compreendia a motivação de Vladimir Putin em invadir a Ucrânia, citando que a Otan não deveria ter insinuado a admissão de Kiev -o principal fator alegado pelo russo para sua ação.

Com isso, cresce a expectativa do que irá ocorrer na prática quando ele assumir, no dia 20. Depois de passar a campanha eleitoral falando em acabar com a guerra em um dia, na terça ele disse que gostaria que isso ocorresse em até seis meses.

O temor em Kiev, dadas as declarações prévias de Trump, é de que os EUA cortem o apoio militar ao país, o maior entre seus aliados ocidentais, para forçar Volodimir Zelenski a negociar em termos favoráveis a Putin.

Na mesma entrevista, o presidente eleito também voltou a criticar os parceiros europeus na aliança, cobrando maior gasto com defesa deles, uma tática empregada em sua primeira passagem pela Casa Branca.

AÇÃO MATA 13 NA UCRÂNIA

Enquanto isso ocorre, ambos os lados buscam estabelecer sua posição. Os ucranianos seguem uma tentativa de ganhar território na área meridional russa de Kursk e promovem seus ataques, demonstrando estar no jogo apesar das derrotas que vêm sofrendo no leste de seu país.

Lá, Moscou segue avançando lentamente desde fevereiro do ano passado, e as defesas de Kiev estão fortemente pressionadas.

Ainda nesta quarta, as autoridades de Zaporíjia disseram que ao menos 13 pessoas morreram em um ataque com uma bomba guiada no centro da capital homônima da região ucraniana, que fica no terço controlado por Kiev da província.

O ataque atingiu um prédio residencial, segundo o governo local, e destroços caíram em um bonde e um ônibus de passageiro. Outras 18 pessoas foram hospitalizadas. Zelenski publicou mensagem dizendo que o Ocidente precisa evitar mais morte de ucranianos.

Trump recorre a Supremo para suspender sentença de caso Stormy Daniels

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um recurso à Suprema Corte americana pedindo a suspensão do anúncio de sua sentença no caso Stormy Daniels, no qual foi considerado culpado de encobrir a compra de silêncio de uma atriz pornô.

 

A audiência está prevista para acontecer nesta sexta-feira (10), dez dias antes da cerimônia de posse do republicano. Na prática, o cancelamento da sessão representaria o fim da possibilidade de Trump ser sentenciado pelo caso, já que ele não poderia mais ser processado após assumir a Casa Branca.

Em um documento de cerca de 40 páginas datado de terça-feira (7) e tornado público nesta quarta-feira (8), os advogados de Trump solicitam ao Supremo americano que a audiência seja cancelada “para evitar grave injustiça e dano à instituição da Presidência e às operações do governo federal”.

Defendem também que o líder já está protegido do procedimento devido a uma decisão do Supremo de conceder imunidade parcial a presidentes e ex-presidentes acusados de cometerem crimes durante os seus mandatos.

Trump a princípio pode comparecer pessoalmente ou à distância, por vídeo, à audiência -sua presença é em certa medida simbólica, já que se ele não fosse, não seria preso nem multado.

Além disso, o juiz do tribunal de Manhattan que presidiu o julgamento do caso, Juan Merchan, já antecipou que ele não será sentenciado à prisão.

O mesmo pedido de suspensão da sentença feito pelos advogados de Trump nesta terça já tinha sido negado pelo próprio Merchan e por uma corte de apelações. A equipe legal do republicano disse que solicitou em paralelo que o Supremo do estado de Nova York avalie o caso.

Caso o pedido deles não seja atendido, a sessão judicial acontece em Nova York na sexta às 9h30 do horário local (11h30 em Brasília).

A máxima instância judicial federal dos EUA tem maioria conservadora, o que tende a favorecer Trump -6 dos 9 juízes são republicanos, e 3 destes foram indicados pelo próprio presidente eleito. Uma resposta do colegiado é esperada para até a manhã da quinta-feira (9).

Trump foi condenado por encobrir a compra do silêncio da atriz pornô Stormy Daniels no ano passado. A decisão fez dele o primeiro ex-presidente considerado culpado em uma ação criminal da história dos EUA.

Segundo um júri de 12 pessoas, o empresário falsificou registros empresariais para encobrir o pagamento de US$ 130 mil (cerca de R$ 800 mil no câmbio atual) a Daniels e, assim, evitar que ela divulgasse que supostamente manteve relações sexuais com o então candidato às vésperas da eleição de 2016.

Trump nega qualquer relação sexual com a atriz e afirma ser vítima de uma “caça às bruxas” orquestrada por seus adversários políticos.

O caso Stormy Daniels foi o único que pôs o republicano no banco dos réus. Os outros três processos de que ele era alvo foram suspensos, e desde que venceu Kamala Harris em novembro, ele ainda acumulou várias outras vitórias nos tribunais.

Ele tinha colhido mais uma delas na terça, quando uma juíza impediu a divulgação de um relatório produzido pelo procurador especial Jack Smith apresentando o resultado de investigações dos casos paralisados.

Nesta quarta, porém, o Departamento de Justiça afirmou que divulgará uma parte do documento, relativa à tentativa do republicano de tentar reverter sua derrota para Joe Biden na eleição de 2020.

A outra parte do relatório, reunindo informações sobre a acusação de que Trump manteve documentos confidenciais em sua posse ilegalmente depois de deixar a Casa Branca, segue sob sigilo.

Leia Também: Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

As experiências de famosos em seitas secretas

0

Como humanos, tendemos a ter um fascínio por cultos, pois eles inicialmente atraem pessoas com ideais de uma comunidade utópica e busca de autoconhecimento. Contudo, algumas dessas seitas podem ser radicais e, seus seguidores só percebem, algum tempo depois. Inclusive, várias celebridades fazem ou fizeram parte de comunas religiosas. Quem foram e como foram essas experiências? Alguns famosos relataram vivências positivas, enquanto outros negativas.

Clique na galeria para descobrir!

Acusado de roubo é preso em borracharia em Guarus

0
Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (8), a Polícia Civil prendeu um homem identificado pelas iniciais M.C.A.S., acusado de roubo, em uma borracharia no bairro Custodópolis, em Guarus, Campos dos Goytacazes.

A prisão foi realizada por volta das 13h, após informações anônimas levarem os agentes até o local. A operação foi coordenada pela delegada Carla Tavares, titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro).

Contra o acusado havia um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Campos.

Polícia Civil prende homem suspeito de homicídio

0
128ª DP
128ª DP

Nessa terça-feira (07), policiais civis da 128ª Delegacia de Polícia, em Rio das Ostras, prenderam um homem acusado de homicídio. A captura ocorreu na própria cidade, localizada na Região dos Lagos.

De acordo com os agentes, o crime foi cometido em dezembro de 2024. A vítima foi assassinada e enterrada após um desentendimento com integrantes do tráfico de drogas. Contra o detido, havia um mandado de prisão temporária, que foi devidamente cumprido.

O caso segue sob investigação na 128ª DP/Rio das Ostras, onde foram registradas as ocorrências e prosseguem as apurações.

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

0

Uma mulher britânica de 47 anos foi encontrada morta no banheiro de um restaurante de Blackpool, no Reino Unido, dois dias depois de ter desaparecido.

 

O caso aconteceu ao ano passado, mas só agora foi divulgado pelos jornais britânicos. Sabrina Lyttle teria morrido sentada na privada do banheiro para pessoas com mobilidade reduzida de um restaurante asiático no dia 28 de novembro. Porém, o seu corpo só foi descoberto cerca de 48 horas depois, a 30 de novembro.

As autoridades estão agora investigando as causas da morte, mas as conclusões podem demorar meses. Tudo indica que tenha se tratado de um caso de morte súbita.

No Facebook a filha de Sabrina prestou uma homenagem à mãe. “Espero que esteja dançando no céu, mãe. Não imagina o buraco que deixaste na minha vida. O meu coração está despedaçado”, escreveu Jade.

Leia Também: Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

Lisa Kudrow revela ter achado bilhete de Matthew Perry um ano após tragédia

0

LONDRINA, PR (UOL/FOLHAPRESS) – Lisa Kudrow, 61, contou ter descoberto uma antiga mensagem de Matthew Perry (1969-2023) dentro de um presente dado pelo ator.

 

O ‘recipiente’ da nota foi um pote de biscoitos que pertencia a um dos cenários de “Friends” e acabou ficando com a atriz. “O Matthew me deu no fim [das filmagens] do nosso último episódio”, revelou ela, em entrevista ao programa de Drew Barrymore, 49, no YouTube.

Lisa afirmou que, somente mais de um ano após a morte de Perry, encontrou o bilhete que ele havia deixado dentro do pote. “Eu recentemente encontrei o bilhete que ele colocou dentro do pote para mim. Eu não havia aberto para ver o que havia dentro. Ele colocou um bilhete lá dentro e eu esqueci.”

A comediante, porém, optou por não revelar o conteúdo da mensagem deixada pelo antigo colega de elenco. Eles trabalharam juntos em “Friends” de 1994 a 2004, nos respectivos papéis de Phoebe Buffay e de Chandler Bing.

Leia Também: ‘Não entra nessa gelada, eu me ferrei’, diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

Leia Também: Henri Castelli abre agência de imigração brasileira nos Estados Unidos

Morte de Liam Payne é confirmada por “múltiplos traumas”; entenda

0

A causa da morte de Liam Payne, cantor britânico de 31 anos, foi finalmente confirmada, conforme revelado por jornais britânicos como Daily Mail e The Sun.

 

De acordo com documentos oficiais recentemente divulgados, a morte prematura do artista foi atribuída a “múltiplos traumas”. Essa conclusão surge após três meses de investigação sobre a fatal queda de Liam da varanda de um hotel em Buenos Aires, Argentina, no dia 16 de outubro de 2024.

A tragédia, que abalou fãs ao redor do mundo, se deu em meio a uma série de eventos que envolvem o cantor. Em 3 de janeiro de 2025, Braian Paiz, o empregado responsável por fornecer drogas a Liam Payne, foi detido pelas autoridades. Além disso, outras quatro pessoas foram implicadas na morte do artista. Entre elas, estão Ezequiel Pereyra, funcionário do hotel Casa Sur, e Rogelio Nores, empresário acusado de homicídio por negligência. Gilda Martín, gerente do hotel, e Esteban Grassi, gerente da Casa Sur, também enfrentam acusações relacionadas ao caso, sendo processados por homicídio por negligência.

 

Leia Também: Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne

Leia Também: Psiquiatra de Liam Payne alertou sobre maiores cuidados com a saúde do cantor um mês antes da morte

‘Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim’, diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Assim como muitos dos que passaram pelo Big Brother, Grazi Massafera viu sua vida mudar após sair campeã da quinta edição do programa. Natural do Paraná e miss, ela contou no ‘BBB: O Documentário’, como superou a imagem de “loira burra” e se tornou uma atriz de sucesso.

 

Grazi atribuiu a Pedro Bial, então apresentador do programa, o apoio para conseguir subverter a imagem que tinha. “Eu me achava a loira burra (…). Bial foi o primeiro a pincelar esse olhar para mim mesma. De que eu conseguiria ser mais do que só a miss”, disse.

Na entrevista, ela ainda relembrou a surpresa em sair campeã do programa: “Quando entro no programa, entro com expectativa de mudança de vida, de ganhar dinheiro, de fazer algumas coisas Mas foi um choque, um susto, quando saí, porque foi muito maior do que eu imaginava. Estavam todos diferentes. Meu pai e minha mãe já tinham dado entrevistas”.

Quando veio a oportunidade para um teste em “Verdades Secretas” (2015), Grazi resolveu ir com tudo e acreditar no seu potencial. O papel rendeu a ela uma indicação ao prêmio de melhor atriz no Emmy Internacional. “Chamam isso de sorte. É o jeito de diminuir toda a sua potência”, disse.

“O BBB foi único na minha vida. Quem entra achando que vai se tornar uma Sabrina [Sato], uma Grazi, é bom acreditar que é possível, mas não é fácil”, declarou a atriz.

Leia Também: Cotada como participante do BBB 25, Daniele Hypolito é exonerada de cargo no estado

Ex-número 1 do mundo faz elogios a João Fonseca: ‘Ele vai ser um problema para muitas pessoas’

0

O tenista João Fonseca recebeu elogios do norte-americano Andy Roddick, ex-número um do mundo. Ele se aposentou do circuito da ATP no ano de 2012. O campeão do US Open de 2003 se mostrou impressionado com a joia do tênis brasileiro. Segundo Roddick, Fonseca deve ter um grande futuro pela frente.

 

“Eu quero dizer que (João) Fonseca, que ganhou o Next Gen Finals, aquele garoto é ‘malvadão’. Ele vai ser um problema para muitas pessoas no circuito”, disse Andy Roddick em seu podcast “Served”.

No último final de semana, o australiano Nick Kyrgios, que retornou ao circuito na semana passada, no Torneio de Brisbane, já tinha feito diversos elogios ao brasileiro. “Com certeza vai ser uma estrela dentro dos próximos cinco anos”, previu.

No mês passado, João Fonseca sagrou-se campeão do Torneio Next Gen, sendo o primeiro tenista sul-americano a erguer o troféu da competição. E, no fim de semana passado, foi campeão do Challenger de Camberra, na Austrália.

Nesta semana, ele ampliou sua série invicta para 12 jogos ao vencer suas duas primeiras partidas no qualifying do Aberto da Austrália. Ele só precisa de mais uma vitória para entrar na chave principal, o que marcaria sua estreia num Grand Slam entre os profissionais.

Leia Também: Com direito a ‘pneu’, João Fonseca arrasa argentino em estreia no quali do Aberto da Austrália

Cotada como participante do BBB 25, Daniele Hypolito é exonerada de cargo no estado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Daniele e Diego Hypólito são alguns dos nomes que circulam pela internet como possíveis membros do grupo Camarote do BBB 25. Em meio aos rumores, uma confirmação: a ex-ginasta deixou seu antigo trabalho e já pode ser confinada.

 

Daniele foi exonerada do cargo na Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro na última segunda-feira (6), segundo publicou o Diário Oficial do Estado. A ex-ginasta trabalhava como assessora especial e deixou o cargo a pedido próprio.

Daniele Matias Hypólito é a recordista de participações olímpicas com o Brasil na ginástica artística. Presente na seleção brasileira da modalidade por mais de 20 anos, ela competiu pelo país nas edições de Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

A ex-ginasta também atuou como comentarista nas transmissões de ginástica dos canais SporTV durante as Olimpíadas de Paris. Ela já participou do reality Powe Couple Brasil 5 (Record), com o marido, Fábio Castro.

Seu irmão, Diego Hypólito, também ex-ginasta, pode entrar como sua dupla na 25ª edição do Big Brother Brasil. Ele foi medalhista de prata nas Olimpíadas do Rio-2016. Foi comentarista da Globo nos jogos de Paris.

Na manhã desta terça-feira (7), Daniele pode ter compartilhado uma confirmação de que será confinada. Em vídeo nos stories do Instagram, ela diz que “queria ter dormido até meio-dia”, mas foi derrubada da cama às 6h30: “acorda, levanta que o dia já começou”. Ela também publicou um vídeo em que aparece dançando.

Leia Também: Após chamar Fernanda Torres de nepobaby, Livian Aragão se explica

Área degradada de 5 mil metros quadrados é identificada em São João da Barra após denúncia de crime ambiental

0
Foto: Divulgação

Uma denúncia de crime ambiental feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), levou a equipe da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) a identificar uma área degradada de cinco mil metros quadrados em São João da Barra.

Na localidade conhecida como Viena, próxima ao trevo, os agentes encontraram sinais de desmatamento seguido de queimada. Árvores nativas em diferentes estágios de regeneração natural haviam sido cortadas com uso de motosserra.

No local, um homem afirmou ser pedreiro e disse que realizava serviços em uma residência da propriedade, mas não apresentou informações sobre as licenças ambientais exigidas. Diante da irregularidade, os policiais encaminharam o caso à 145ª Delegacia de Polícia, com base nos artigos 38 e 41 da Lei 9.605/98.

O Linha Verde recebe denúncias anônimas de crimes ambientais 24 horas por dia, pelo telefone (21) 2253-1177 ou pelo 0300 253 1177 (ambos com WhatsApp anonimizado), além do aplicativo “Disque Denúncia RJ”, site oficial ou página no Facebook.

Guia para pagamento do IPVA 2025 poderá ser emitida a partir desta quarta-feira (8)

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Antes, boleto era emitido pelo site do Bradesco. Agora imposto deve ser pago por Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj)

Proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio de Janeiro poderão emitir a guia de para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 a partir desta quarta-feira (dia 8). Antes, o boleto era emitido pelo site do Bradesco. Agora imposto deve ser pago por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj)

Ao todo serão 2,9 milhões de pagantes do imposto anual, de acordo a Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz). O pagamento do IPVA 2025 poderá ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em três cotas mensais iguais, sem abatimento. Veículos com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos do pagamento do imposto.

Como pagar o IPVA

A partir desta quarta-feira, o Darj estará disponível no hotsite do IPVA da Sefaz-RJ, no endereço ipva2025.fazenda.rj.gov.br. Bastará clicar no serviço “Emissão DARJ IPVA” e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O documento pode ser quitado via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).

Cronograma de pagamento

O calendário de pagamento para quem optar pelo parcelamento vai de 21 de janeiro a 15 de abril, de acordo com o final da placa do veículo.

Como calcular o imposto

A lista completa dos veículos com os respectivos valores venais — elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A partir daí, o contribuinte poderá aplicar a alíquota de imposto válida de acordo com o tipo de combustível utilizado e chegar ao valor a pagar.

Para modelos flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal. Donos de motocicletas pagam o equivalente a 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%. Por fim, a alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%.

Para realizar o cálculo, deve-se multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota devida (4% para automóveis flex, 2% para motos, 1,5% para veículos movidos a GNV e 0,5% para carros exclusivamente elétricos). Depois, basta dividir o valor por 100. O resultado encontrado equivale ao IPVA que deverá ser pago.

Cantor sertanejo leva 32 pontos no rosto após ser agredido com garrafa

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cantor sertanejo Benício, dupla com Hermes, foi agredido com uma garrafa depois de realizar um show no Réveillon em João Pinheiro, interior de Minas Gerais. O músico apareceu nas redes sociais pela primeira vez após o ocorrido e mostrou como ficaram os ferimentos em seu rosto depois de ter levado mais de 30 pontos.

“Se a porta abrir, ele é Deus. Mas se fechar, continua sendo Deus”, escreveu o sertanejo na legenda de um vídeo em que aparece tocando violão enquanto se recupera em casa. Ele recebeu várias mensagens de carinho de fãs da dupla.

Em entrevista ao portal Renato Sertanejeiro, o músico detalhou como tem sido a recuperação: “Levei 32 pontos no rosto. Estou fazendo um procedimento de cicatrização para ver se vai precisar fazer plástica. Estou em processo de recuperação. O mínimo que o médico pediu para mim é ficar 90 dias sem sol, então não posso nem sair de casa. Está sendo muito difícil”.

Por conta do ocorrido, a dupla precisou cancelar shows que já estavam agendados. Um deles, inclusive, seria realizado logo após a apresentação da dupla em João Pinheiro. Eles estavam se preparando para ir cantar em Santa Rosa da Serra, também em Minas, quando Benício foi agredido.

PF deflagra operação contra grupo especializado em ensinar golpes digitais

0
Foto: Divulgação Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira, 8/1, a Polícia Federal deflagrou a Operação Falsarius, na cidade de Rio das Ostras/RJ, para reprimir um grupo que estaria ensinando golpes digitais por meio de um site ilegal, em que eram ofertadas informações sigilosas das vítimas a pessoas interessadas em abrir contas bancárias, com a finalidade de realizar compras virtuais em nome de terceiros.

A deflagração foi possível após as investigações concluírem que um dos suspeitos estaria ensinando, pela internet, técnicas de golpes para enganar pessoas, com venda de dados pessoais, contas bancárias e cartões clonados.

O fato criminoso em questão se tornou matéria amplamente divulgada pela imprensa na semana passada, com a prisão de um dos investigados sendo efetuada pela Polícia Civil de São Paulo. Ele era o líder do grupo responsável pelos crimes relacionados à Operação Falsarius. No entanto, as apurações da Polícia Federal abrangem outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

Na ação de hoje, policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes/RJ, em endereços situados na cidade de Rio das Ostras/RJ, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Foram apreendidos seis pen drives, três laptops, um computador e dois telefones, que servirão para a coleta de dados que possam colaborar com as investigações.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa, cujas penas máximas, se somadas, podem ultrapassar os 14 anos de reclusão.

Guarda Civil Municipal intensifica fiscalização em Campos

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal está reforçando a fiscalização contra motoristas e motociclistas que estacionam em locais irregulares em Campos. Vídeos que circulam as redes sociais mostram veículos sendo rebocados por desrespeitarem as normas de trânsito. Na manhã de hoje, um carro estacionado em uma vaga de carga e descarga foi rebocado, evidenciando a ação mais rigorosa.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece mais de 30 infrações relacionadas ao estacionamento irregular, descritas nos artigos 181, 182 e 183. Essas infrações variam conforme o local, horário ou forma de estacionamento, e podem resultar em penalidades que vão de leves a gravíssimas.

Além das multas, estacionar em local proibido pode reduzir os pontos na carteira do condutor. Isso segue as diretrizes da Lei nº 14.071/2020, que trouxe alterações importantes no sistema de pontuação para suspensão do direito de dirigir.

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

0

 (FOLHAPRESS) – O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, afirmou nesta quarta-feira (8) que a Europa não permitirá “ataques a suas fronteiras soberanas” um dia depois de Donald Trump se recusar a descartar uma ação militar na Groenlândia. Quase na mesma hora, um porta-voz do governo alemão declarou em Berlim que “mover fronteiras pela força” contraria os princípios e regras da política internacional.

 

O presidente americano, que toma posse para seu segundo mandato no dia 20, havia dito que o território autônomo, há 600 anos parte da Dinamarca, é vital para a segurança dos EUA, assim como o Canal do Panamá. “”Não, não posso garantir [que não usaria coerção militar ou econômica]… Mas posso dizer o seguinte: precisamos deles para a segurança econômica.”
No mesmo dia, seu filho, Donald Trump Jr., fazia uma “visita privada” à ilha.

A retórica da “Rambopolitik”, como descreveu uma jornalista alemã, inclui também o Canadá e parte da constatação dos estrategistas de Trump de que essas áreas, sujeitas à crise climática, ganharam ainda mais peso na geopolítica dos EUA. A seca prejudica a passagem de navios de grande calado no Panamá, e o derretimento do gelo no Ártico propicia novas rotas e explorações comerciais e militares.

A movimentação carrega uma dose de ironia, já que Trump posa como negacionista do aquecimento global e promete reverter boa parte das políticas ambientais e de transição energética da administração Joe Biden.

“Obviamente, não há dúvida de que a UE não permitirá que outras nações do mundo, sejam elas quais forem, a começar pela Rússia, ataquem suas fronteiras soberanas”, disse Barrot à Rádio France, quando perguntado sobre o assunto. “Somos um continente forte, precisamos nos fortalecer ainda mais.”

A maior ilha do mundo, na verdade, não faz parte da União Europeia, mas é território dinamarquês, com presença militar americana desde o fim da Segunda Guerra. Leis ambientais impedem a exploração de petróleo e de certos tipos de minérios, mas seu subsolo é rico em materiais de importância estratégica, como “terras raras” e lítio. Esse seria um dos fatores a impulsionar a investida atual de Trump _em 2019, em seu primeiro mandato, ele já havia sugerido comprar o território.

O interesse americano também alimenta o movimento separatista na ilha, que ganhou autonomia em 2009, mas depende em quase tudo de Copenhague. A economia gira em torno da pesca, insuficiente para manter a população, de 57 mil pessoas. A Dinamarca, apesar da importância estratégica do território, gasta anualmente menos de US$ 1 bilhão com a região, cerca de metade do orçamento público local.

A premiê dinamarquesa, Mette Frederiksen, que há cinco anos chamou de “absurda” a oferta de compra de Trump, desta vez foi mais diplomática. “Precisamos de cooperação muito próxima com os americanos”, disse, ponderando que a ilha pertence a seus próprios habitantes. “Só a Groenlândia pode determinar o futuro da Groenlândia.”

Nesta quarta-feira (8), Múte Egede, primeiro-ministro do território, se encontraria com o rei Frederik, que recentemente alterou o brasão da família real dinamarquesa para contemplar a Groenlândia e as Ilhas Färoe. O novo design surgiu no mesmo momento em que a retórica sobre a ilha foi retomada por Trump.

A propalada anexação da Groenlândia aumenta a lista de pendências da UE gerada pela volta do empresário à Casa Branca. Também na terça-feira (7), Trump instou os países europeus a aumentar seu orçamento militar, para 5% do PIB, como condicionante para sua permanência na Otan, a aliança militar ocidental. O presidente americano também prometeu aumentar tarifas de importação de diversos produtos, o que afeta particularmente a Alemanha.

Leia Também: Trump quer Gronelândia e não descarta usar exército; quais são as razões?

Maduro anuncia captura de 7 supostos mercenários antes de posse

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A poucos dias de tomar posse para um contestado terceiro mandato à frente do país, o ditador Nicolás Maduro disse nesta terça-feira (7) que o regime da Venezuela capturou mais sete supostos mercenários estrangeiros, incluindo dois cidadãos dos Estados Unidos.

 

De acordo com o líder venezuelano, os americanos detidos têm “patente muito alta”. O restante do grupo seria formado por dois colombianos e três ucranianos. Maduro não informou as identidades dos capturados nem divulgou provas das prisões. “Só hoje capturamos sete mercenários estrangeiros, incluindo dois importantes dos Estados Unidos”, disse ele, que deverá ser empossado na sexta-feira (10).

A declaração aumenta a tensão na Venezuela antes da cerimônia de posse. Maduro deverá assumir por mais um período de seis anos mesmo não tendo apresentado as atas eleitorais, como é praxe no país.

A ditadura afirma que Maduro venceu a eleição com 52% dos votos, contra 43% de Edmundo González, que representou a oposição e, por sua vez, reivindica a vitória para si. O regime venezuelano não divulgou as atas que comprovariam esse resultado a despeito de ampla pressão doméstica e internacional.

González afirma que irá à Venezuela para ser empossado na sexta apesar de ameaças feitas contra ele pelo regime. Nos últimos dias, ele tem feito viagens por países das Américas para angariar apoio e chegou a se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca.

A ditadura venezuelana convocou 1.200 militares em todo o território nacional para o dia da posse. Aliado de primeira hora do regime e uma das pessoas com maior poder no país, o ex-chefe de campanha de Maduro e hoje presidente do Legislativo, Jorge Rodríguez, disse que González será preso caso entre na Venezuela. O regime o acusa, entre outras coisas, de traição à pátria e de tentativa de usurpar poderes.

Ele afirmou, ainda, que qualquer estrangeiro que entre em território venezuelano sem autorização será identificado como invasor e preso.

Na segunda (6), o ministro do Interior, Diosdado Cabello, afirmou que havia ao menos 125 pessoas de outras nacionalidades detidas na Venezuela, a quem chama de mercenários. Ele não listou brasileiros no grupo. Seria uma lista composta por pessoas como o cabo argentino recém-detido na fronteira da Colômbia quando ia visitar sua família venezuelana e acusado de terrorismo pelo regime.

“As operações continuam”, disse Maduro nesta terça. “Temos de estar atentos e preparados.”

Leia Também: Venezuela acusa Argentina de um suposto plano para atacar vice-presidente

Casais famosos LGBTQ+ que quase ninguém sabia (ou esqueceu) da existência

0

As pessoas adoram casais de famosos e não é diferente quando se trata de astros e estrelas LGBTQ+. Alguns desses casais estão juntos aos olhos do público há anos, outros se assumiram publicamente após décadas de namoro. Embora cada casal tenha sua própria história, uma coisa é certa: eles estão mostrando ao mundo que amor é amor.

 

Clique para conferir alguns dos casais LGBTQ+ mais famosos por aí.

Leia Também: Separações que arrastaram: os divórcios mais demorados de Hollywood