Home Blog Page 1299

Aviões e cybertrucks da Tesla: veja a recepção de Trump no Catar

0

Em sua primeira grande viagem internacional do segundo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem sido recebido com pompa e circunstância no Oriente Médio. Depois de passar pela Arábia Saudita, o republicano desembarcou nesta quarta-feira (14) no Catar, onde foi surpreendido com uma recepção repleta de simbolismos e ostentação: caças da força aérea sobrevoaram o espaço aéreo, houve desfile militar, tapete vermelho, um cortejo de camelos e até escolta com veículos Cybertruck da Tesla.

 

A magnitude do acolhimento tem despertado a admiração — e até certa inveja — por parte de Trump. Durante sua visita ao palácio catariano, o ex-promotor imobiliário não escondeu o fascínio: chamou o mármore do edifício de “perfeito” e “raríssimo”. Já em Riad, capital saudita, teceu elogios às “maravilhas brilhantes” do horizonte da cidade, ao mesmo tempo em que fez questão de criticar o Air Force One, afirmando que o avião presidencial era “muito pequeno” e “pouco impressionante” em comparação ao luxo que presenciou na região.

A exibição de riqueza contrasta com os valores históricos dos Estados Unidos, que, desde sua fundação, buscaram evitar qualquer semelhança com monarquias. Mesmo como superpotência, os EUA sempre preferiram manter uma aparência de simplicidade em suas instituições e lideranças — algo que Trump, com seu gosto por grandiosidade, parece ignorar.

Segundo a Casa Branca, a turnê de Trump tem como foco a assinatura de acordos econômicos e a promoção de intercâmbios culturais em uma das regiões mais instáveis do mundo. Após visitar Arábia Saudita e Catar, o presidente americano segue nesta quinta-feira para os Emirados Árabes Unidos, completando a passagem pelas três nações mais ricas do Golfo.

Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, afirmou que o objetivo da viagem é “fortalecer laços comerciais e ampliar a cooperação regional”. A presença de Trump e a pompa com que tem sido recebido mostram o interesse mútuo entre Washington e os governos locais em estreitar relações em meio às complexidades geopolíticas do Oriente Médio.

Leia Também: Trump é um valentão, não podemos deixá-lo ganhar, diz Robert De Niro em Cannes

Policial é demitido por abandonar posto de trabalho e ficar em camarote no Carnaval, diz PM

0

(FOLHAPRESS) – A Polícia Militar de São Paulo demitiu o soldado Paulo Rogério da Costa Coutinho, que atuava no 18º Batalhão da PM, na zona norte de São Paulo. Ele é conhecido nas redes sociais por divulgar vídeos de ações policiais e do trabalho de entregador nas horas de folga. Ele também atrai atenção por ter o rosto tatuado.

 

Coutinho foi desligado da corporação por descumprimento de função. Ele teria, de acordo com processo na Justiça Militar, deixado o posto em que trabalhava no sambódromo do Anhembi -durante os desfiles do Carnaval de 2022- e ficado em um camarote.

Conforme a publicação em Diário Oficial nesta quarta-feira (14), Coutinho foi demitido por atos atentatórios à instituição e ao Estado. A publicação fala em transgressão disciplinar de natureza grave.

A defesa do policial afirmou no processo que ele demorou no camarote pois é uma celebridade e questiona os motivos de o outro policial militar que o acompanhava não ter sido demitido.

De acordo com o processo-crime militar, o delito de abandono de missão ocorreu em 22 de abril de 2022, quando Coutinho e colegas teriam entrado em um camarote do sambódromo por volta de 1h e ficado lá por pouco menos de duas horas.

Na ocasião, Coutinho e outros policiais participavam da Operação Carnaval 2022 e iniciaram o plantão às 23h, ficando responsáveis pela revista de pessoas no portão 28, do setor A.

Segundo o processo, a permanência no camarote seria injustificada, já que não havia sido solicitada intervenção dos PMs para nenhuma ocorrência ou pedido de apoio pelos responsáveis, tendo os policiais deixado de realizar sua função de policiamento ostensivo e preventivo na área externa do sambódromo.

A defesa de Coutinho afirmou no processo que o soldado teria tirado muitas fotos e atendido fãs durante o plantão pois seu cliente “é uma celebridade”. Segundo o defensor, o policial demitido faz a divulgação do trabalho da Polícia Militar nas redes sociais, e as tatuagens chamam atenção. O defensor ainda destacou que o maior fluxo de pessoas no evento era dentro do camarote neste horário.

À Folha de S.Paulo, o advogado João Carlos Campanini, afirmou ter faltado igualdade no processo. “A mesma conduta apurada em relação ao outro PM não gerou demissão. Isso leva a crer que a decisão foi política e por questões de bastidores.”

A decisão, de acordo com Campanini, fere também o princípio da motivação. “Não fundamentaram claramente as razões de demitir um e não demitir o outro.” Ele ainda disse que “a defesa vai buscar reverter essa injustiça por meio de recurso ao governador e se, preciso, ao Tribunal de Justiça”.

Procurada pela reportagem no início da tarde desta quarta (14), a Polícia Militar não respondeu aos apontamentos do defensor do soldado.

PM RESPONDE PROCESSO POR SUMIÇO DE ORQUÍDEA

Em 2023, a Polícia Militar abriu um procedimento por suspeita de peculato contra Coutinho por causa do sumiço de uma orquídea. Ele atuava no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na região do Carandiru.

Segundo o Inquérito Policial Militar, o policial teria subtraído uma orquídea do jardim do batalhão e escondido no alojamento de soldados e cabos para que não fosse localizada. Instantes depois, o PM teria removido a flor do dormitório para o refeitório, onde a planta foi encontrada por um sargento escondida atrás de um extintor de incêndio.

Na ocasião, os superiores do soldado classificaram o sumiço momentâneo da flor como uma transgressão disciplinar de natureza grave, caracterizada como desonrosa e ofensiva ao decoro profissional e atentatória ao Estado.

O crime de peculato consiste no ato de apropriação ou desvio, por funcionário público, de dinheiro, valor ou bem público ou particular de que ele tenha posse em razão do cargo.

A defesa do policial, na época, negou o furto, afirmou que o PM fazia a manutenção do quartel e apenas mudou a planta de local e que o soldado era perseguido por ter tatuagens no rosto. Já a Polícia Militar disse respeitar os direitos de quem está sob investigação ou acusação.

Leia Também: Senadora critica visual de Virginia na CPI e alerta para apelo infantil

 

Blake Lively teria ameaçado expor mensagens de Taylor Swift

0

A disputa judicial entre Justin Baldoni e o casal Blake Lively e Ryan Reynolds acaba de ganhar novos contornos. De acordo com documentos obtidos pelo Daily Mail nesta quarta-feira (15), os advogados do ator solicitaram que a cantora Taylor Swift — uma das melhores amigas de Blake — preste depoimento no tribunal.

 

O pedido, que foi contestado pela defesa de Lively, levou à divulgação de informações consideradas explosivas: segundo os advogados de Baldoni, a atriz teria ameaçado expor mensagens privadas trocadas com Swift, contendo detalhes íntimos sobre a vida pessoal de ambas, caso a cantora se recusasse a defendê-la publicamente.

Em resposta, o advogado de Blake Lively negou categoricamente as acusações em entrevista à revista People.

O embate judicial começou quando Lively acusou Baldoni de assédio sexual e de difamá-la deliberadamente. O ator rebateu as acusações com um processo contra a atriz e seu marido, Ryan Reynolds. O julgamento está previsto para começar em março de 2026.
 
 

Leia Também: Harvey Weinstein se compara a Justin Baldoni em ataque ao New York Times

Leia Também: Blake Lively acusa Justin Baldoni de tentar silenciar as vítimas de assédio

Incêndio e atropelamento mobilizam Corpo de Bombeiros em Campos

0
Bombeiros / Foto: Divulgação
Bombeiros / Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (14), duas ocorrências distintas mobilizaram o Corpo de Bombeiros em Campos dos Goytacazes. Os registros aconteceram nos bairros Parque Califórnia e Nova Brasília, envolvendo um atropelamento e um incêndio residencial, respectivamente.

No Parque Califórnia, uma mulher foi atropelada no cruzamento entre a Rua Tenente Coronel Cardoso e a Rua Barão da Lagoa Dourada. Segundo testemunhas, ela atravessava a via quando foi atingida por um carro que trafegava em baixa velocidade. A vítima sofreu ferimentos leves, foi socorrida por bombeiros e encaminhada consciente ao Hospital Ferreira Machado.

Já no bairro Nova Brasília, um incêndio atingiu uma residência na Rua Antônio Faria da Silva nas primeiras horas do dia. As equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar as chamas rapidamente e, felizmente, ninguém se feriu. As causas do incêndio ainda serão investigadas pela perícia.

Reunião discute urgência de plano de uso para o Museu Olavo Cardoso fechado desde 2012 em Campos

0
Museu Olavo Cardoso/Foto: Mylena Rodrigues/g1

Representantes do poder público e de instituições ligadas à preservação da memória e do patrimônio histórico de Campos dos Goytacazes, se reuniram nesta terça-feira (13) para cobrar providências urgentes em relação ao Museu Olavo Cardoso, fechado desde 2012.

A reunião, que contou com a presença de representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, arquitetos, membros do Coppam, da Fundação Cultural Oswaldo Lima, além de integrantes da Procuradoria, da Divisão de Patrimônio da Prefeitura e da Defesa Civil, teve como foco principal a definição urgente de um plano de uso para o imóvel.

O museu apresenta sérios riscos estruturais e demanda intervenções imediatas para evitar um possível desabamento.

De acordo com o arquiteto e urbanista Renato Siqueira, que integra o Coppam, o relatório apresentado pela Defesa Civil demonstrou que o imóvel está em avançado estado de degradação, com problemas graves no telhado e risco de colapso de toda a estrutura.

“O Ministério Público definiu que, além da fachada, toda a edificação seja escorada com urgência, devido ao nível de comprometimento”, afirmou.

Tombado desde 2013, o Museu Olavo Cardoso está localizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro da cidade, e foi alvo de furto e invasão em 2020. Desde seu fechamento, ainda na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho, não houve intervenções efetivas para sua recuperação.

Fonte: g1

Detran emite mais de 350 carteiras de identidade a pessoas em situação de vulnerabilidade

0
Foto: Divulgação Detran

Na “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”, o Detran RJ participou, nesta quarta-feira (14/5), de ação para erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade. Já foram emitidas, de forma gratuita, 380 carteiras de identidade.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizada pela Corregedoria Nacional de Justiça, o esforço concentrado acontece entre os dias 13 e 15 de maio, de 8h às 13h, ao lado do Tribunal de Justiça (TJRJ), no centro do Rio. Além do documento de identidade, estão sendo oferecidos serviços como emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, CPF, certificado de reservista, título de eleitor, entre outros.

O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância do documento de identidade como instrumento de resgate da cidania, principalmente para pessoas em situação de rua.

“A carteira de identidade é essencial para a inclusão social e para o exercício pleno da cidadania. Com o documento, a pessoa se integra à sociedade e pode exercer seus direitos, como acesso à assistência social, muito importante para a população socialmente vulnerável”, disse Farah.

O catador de latas Eraldo Souza, de 39 anos, um dos beneficiados pela iniciativa, precisava do documento de identidade para requerer benefícios sociais.

“Meus amigos me contaram que teria esta ação social. Não perdi tempo: fui um dos primeiros a chegar. Agora, posso dar entrada nos auxílios, que estão fazendo muita falta”, relatou.

Exemplo de superação

Fotógrafo, poeta e estudante do Colégio Pedro II, Diego Prazeres, de 33 anos, é um exemplo de superação. Em situação de rua durante cinco anos, o rapaz se reinseriu na sociedade por meio da cultura, sem esquecer dos amigos que fez. Com frases de impacto e citando versos de poetas conhecidos, Diego, que retirou o documento de identidade solicitado no dia anterior, destacou a relevância da cultura em sua vida.

“Passei muito tempo em situação de rua, pedindo dinheiro, vendendo balas, mas, por meio do conhecimento e da cultura, consegui moradia e minha inserção social. Fiz um pacto com a arte, que tem o poder de aproximar o ser humano e influenciar as pessoas. A vida sem arte não existe, me considero um porta-voz da cultura. Aprendi muitas coisas nesses anos vivendo na rua, sobretudo a compartilhar com meus irmãos o pouco que tenho. Jamais os abandonarei!”.

O fotógrafo elogiou a ação e agradeceu pelo carinho dispensado por todos os funcionários do departamento.

“Estou muito grato pelo acolhimento e inclusão dos meus irmãos. Quero parabenizar o Detran por resgatar a cidadania de centenas de pessoas”, disse o fotógrafo, que está envolvido em movimentos sociais e faz parte de um coral de pessoas em situação de rua.

Participam do evento os seguintes órgãos e instituições: Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), Justiça Itinerante do TJRJ, Justiça Federal Itinerante do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Defensoria Pública da União, Associação de Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN/RJ), Detran RJ, Receita Federal, INSS, Exército, Prefeitura do Rio de Janeiro, Polícia Militar e Governo do Estado do Rio.

Fonte: Detran

Senadora critica visual de Virginia na CPI e alerta para apelo infantil

0

Durante a sessão da CPI das Apostas nesta quarta-feira (14), a senadora Soraya Thronicke fez críticas diretas à aparência da influenciadora Virginia Fonseca, que havia prestado depoimento no dia anterior. A parlamentar questionou a escolha do look da esposa de Zé Felipe, considerando-o inadequado para o ambiente da comissão parlamentar.

 

Virginia compareceu à CPI usando uma blusa com estampa da filha e um apelido popularizado nas redes sociais, além de carregar um copo rosa com a marca própria e usar óculos em estilo jovial. Para Soraya, o visual adotado pela influenciadora reforça o apelo infantil das plataformas de apostas, o que, segundo ela, é motivo de preocupação.

“Uma das questões que me causa muita estranheza em relação à atual regulamentação é que as plataformas continuam com um apelo infantil, e até mesmo a própria influenciadora”, declarou a senadora. Ela acrescentou que, ao observar o estilo de Virginia, a impressão era de alguém muito jovem: “Achei que fosse o estilo dela, mas ela estava bastante jovial, muito adolescente. E adolescente não pode jogar”.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Foto: Divulgação  

Soraya aproveitou o depoimento de Rico Melquiades, também presente na sessão, para fazer um alerta aos influenciadores sobre o impacto de suas imagens no público. “Vocês atraem o público e deveriam se comportar de forma a atrair um público mais adequado, menos jovial. De repente, usar um terno”, sugeriu.

Por fim, a senadora justificou suas críticas com um apelo à responsabilidade social: “É só para destacar a importância disso. Nós não temos o direito de expor nenhuma criança ao risco”.

Leia Também: Rico Melquiades critica diferença de tratamento entre ele e Virginia na CPI das Bets

 
 
 

Mãe de Deolane detona Graciele Lacerda: “Tomou o marido dos outros”

0

Solange Bezerra, mãe da influenciadora Deolane Bezerra, usou as redes sociais para alfinetar Graciele Lacerda, esposa de Zezé Di Camargo. A crítica surgiu após a influenciadora e ex-dançarina afirmar publicamente que nunca aceitou propostas para divulgar plataformas de apostas, mesmo com altas ofertas financeiras.

 

“Vocês não têm ideia de quantas vezes ofereceram muito dinheiro para que eu promovesse esse tipo de jogo. E eu sempre recusei. Jamais faria isso”, declarou Graciele em vídeo publicado recentemente. Segundo ela, esse tipo de publicidade representa um risco para o público: “Acho extremamente perigoso incentivar algo que pode causar prejuízos às pessoas”.

O trecho foi repercutido pelo perfil de entretenimento “Miga, corre aqui”, que destacou a postura de Graciele frente à polêmica envolvendo apostas online, especialmente após o depoimento de Virgínia Fonseca na CPI das Apostas. Foi nessa postagem que Solange deixou um comentário provocador: “Fez pior, tomou o marido dos outros”, em alusão ao início do relacionamento de Graciele com Zezé, enquanto ele ainda era casado com Zilu Camargo.

A declaração reacendeu antigos rumores sobre a separação do casal Camargo e gerou nova onda de comentários nas redes sociais.

Importante lembrar que Solange Bezerra também enfrenta investigações por suposto envolvimento com jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Em setembro de 2023, ela e a filha Deolane foram presas durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, ocorrida no Recife.

Leia Também: Silvia Pfeifer volta à Globo para papel decisivo em ‘Dona de Mim’

Lucca não esconde euforia pelo primeiro gol pelo São Paulo: ‘Noite mágica. Sonho de criança’

0

O garoto Lucca, de 17 anos, formado nas categorias de base do São Paulo, foi o autor do gol de empate diante do Libertad, nesta quarta-feira, no MorumBis, que garantiu o time tricolor nas oitavas de final da Libertadores. O jovem não escondeu a euforia.

 

“Eu queria dizer que foi uma noite mágica. É o sonho de criança de todo mundo. Nem estou entendendo o que aconteceu, na emoção ali. Deus preparou tudo para mim, porque cheguei a quase entrar duas vezes, me perguntei “por quê?”, “por quê”. Só não foi uma noite perfeita por que não saímos com a vitória. Mas muito feliz por estrear no meu clube do coração, já estive na arquibancada do outro lado”, disse o jogador.

Lucca mostrou maturidade, ao entender as primeiras oportunidades dadas pelo técnico Luis Zubeldía. “Muito feliz por ajudar com o empate. O importante é estar aqui para ajudar a equipe, o São Paulo, Cotia é isso. Estamos aqui para isso, para ajudar. Tem milhares de profissionais trabalhando para isso. Que seja um jogo, 15 minutos, 10, 90. O importante é quando precisar fazer o que eu tive a sorte de fazer hoje.”

O São Paulo volta a jogar pela Libertadores no dia 27, de novo no MorumBis, desta vez diante do Talleres pela última rodada do Grupo D. No sábado, a equipe joga, em casa, frente ao Grêmio, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Raúl Asencio e ex-jogadores do Real Madrid são processados por abuso

0

Raúl Asencio e outros três ex-atletas das categorias de base do Real Madrid — Andrés García, Ferrán Ruiz e Juan Rodríguez — foram formalmente processados pela Justiça espanhola após serem acusados de gravar e compartilhar, sem autorização, vídeos de conteúdo sexual envolvendo duas mulheres, sendo uma delas menor de idade.

 

A decisão judicial, divulgada pelo Tribunal Superior das Ilhas Canárias, marca o fim da fase de instrução e dá início ao processo legal contra os acusados. O juiz responsável identificou indícios de diversos crimes, incluindo: violação de privacidade, divulgação de material íntimo sem consentimento, exploração de menores para fins pornográficos, posse de pornografia infantil e descoberta e revelação de segredos.

O caso veio à tona em setembro de 2023, quando a mãe de uma das vítimas, moradora do município de Santa María de Guía, nas Ilhas Canárias, denunciou o ocorrido às autoridades. A partir disso, os jogadores foram chamados a depor, e um dos celulares envolvidos foi apreendido para investigação.

Entre os envolvidos, Raúl Asencio é o nome de maior destaque no futebol. Zagueiro de 22 anos, foi promovido ao time principal do Real Madrid pelo técnico Carlo Ancelotti e já disputou 40 partidas pela equipe profissional.

Leia Também: Gabbia admite clima ruim no vestiário do Milan após derrota na final

Lula critica ‘fake news’ da Globo sobre Janja na China

0

Nesta terça-feira (13), a GloboNews e a TV Globo divulgou amplamente em suas redes um ‘bastidor’ envolvendo o presidente Lula em sua viagem na China. A jornalista Andreia Sadi, do ‘Estúdio I’, informou que a primeira-dama Janja teria causado constrangimento durante uma reunião com Xi Jinping, no qual ela teria criticado o TikTok e teria levado uma resposta ríspida do presidente chinês. 

 

O canal afirmou que Janja teria pego um microfone na reunião e falado que a plataforma chinesa prejudicava a esquerda no Brasil, fazendo com que a comitiva brasileira, com 11 ministros, parlamentares e auxiliares, ficasse com vergonha e alguns teriam deixado o local.

No entanto, nesta quarta-feira (14), o presidente Lula participou de uma coletiva de imprensa e respondeu sobre a polêmica e desmentiu as informações dos jornalistas da TV Globo.

Lula contou que o encontro com os chineses não era uma reunião, era apenas um jantar, no qual a comitiva brasileira não estava no local, apenas ele, Janja,  o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o 2º vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento. Na ocasião, Lula teria falado da necessidade da regulamentação das redes sociais e ele mesmo teria comentado do alcance da plataforma chinesa TikTok no Brasil. Xi Jinping, então, teria confirmado que concorda com a regulamentação de qualquer rede e Janja apenas teria explicado o impacto das redes sociais na vida das crianças.

“O jantar era algo muito pessoal e depois eu fiz uma pergunta, não a Janja… eu apenas perguntei ao Xi Jinping se ele poderia enviar ao Brasil alguém da confiança dele pra gente discutir a questão digital, também o TikTok… foi só isso!”, esclareceu Lula.

O presidente brasileiro continuou criticando a Globo pela desinformação e disse que o chinês concordou com a declaração dele: “Xi Jinping disse que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação. Ainda bem que estava o Elmar e o Alcolumbre, que sabem que temos que regulamentar. Não é possível que temos que continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem e a gente não tem a capacidade de fazer a regulamentação”, disse Lula, que foi aplaudido pelos presentes na coletiva.

Lula lembrou ainda que a discussão da regulamentação das redes sociais já está avançada em alguns países, onde já existem regras para as plataformas, incluindo a moderação de conteúdos, e o Brasil está atrasado no tema.

Na edição desta quarta-feira (14), Andreia Sadi e os jornalistas do ‘Estúdio I’ não comentaram a apuração equivocada da informação do jantar e decidiram fazer mais críticas ao governo Lula.

Leia Também: Lula celebra acordo entre China e EUA: “Tarda, mas não falha”

Irã aceita acordo nuclear com EUA se sanções forem suspensas

0

O principal conselheiro do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que o país está disposto a firmar um acordo com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, desde que todas as sanções econômicas sejam imediatamente suspensas. A declaração foi feita por Ali Shamkhani em entrevista à emissora norte-americana NBC News na quarta-feira (15).

 

Shamkhani reiterou que o Irã se compromete a nunca desenvolver armas nucleares e estaria pronto para abrir mão de estoques de urânio altamente enriquecido, limitar o enriquecimento apenas aos níveis necessários para fins civis e permitir inspeções internacionais rigorosas. “Se os americanos fizerem o que dizem, poderemos ter relações melhores”, afirmou, indicando que um entendimento “melhoraria a situação num futuro próximo”.

A fala acontece em meio a novas sanções impostas pelos EUA nesta semana. O Departamento do Tesouro anunciou medidas contra indivíduos e empresas no Irã e na China, acusados de contribuir para o desenvolvimento local de mísseis balísticos intercontinentais. Já o Departamento de Estado sancionou autoridades iranianas ligadas ao avanço do programa nuclear, alegando que Teerã continua a expandir significativamente suas capacidades, inclusive com pesquisa de uso militar.

Apesar das tensões, os dois países concluíram no último domingo a quarta rodada de negociações desde 12 de abril. Embora não tenham anunciado avanços, fontes diplomáticas mencionam um “otimismo cauteloso” quanto à possibilidade de progresso.

Atualmente, o Irã enriquece urânio a níveis de até 60%, bem acima do limite de 3,67% estabelecido no acordo nuclear de 2015 – embora ainda abaixo dos 90% necessários para uso militar. Os EUA se retiraram unilateralmente desse pacto em 2018, durante o governo Donald Trump, e restabeleceram sanções econômicas severas.

Na mesma quarta-feira, o presidente norte-americano classificou o Irã como “a força mais destrutiva do Oriente Médio”, mas disse estar aberto a um acordo que garanta que o país jamais desenvolverá uma arma nuclear. Em discurso em Riade, onde iniciou uma viagem de quatro dias pela região, Trump afirmou que os EUA “não querem inimigos permanentes”.

Leia Também: Putin e Trump não dizem se irão a negociação de paz na Turquia nesta quinta

Gabbia admite clima ruim no vestiário do Milan após derrota na final

0

O zagueiro Matteo Gabbia, do Milan, admitiu que o clima no vestiário da equipe está longe do ideal após a derrota por 1 a 0 para o Bologna na final da Copa da Itália, na noite de quarta-feira (15). Em entrevista ao site MilanNews, o jogador de 25 anos classificou o momento como “muito triste” e reconheceu o peso do resultado para o grupo.

 

“Há muita tristeza. O ambiente no vestiário não é dos melhores. Ninguém falou nada ainda, e talvez nem seja o momento para isso”, afirmou o defensor, titular na partida decisiva.

Gabbia assumiu a responsabilidade em nome do elenco e disse que é preciso encarar o revés com maturidade. “A culpa é da equipe. Precisamos aceitar o que aconteceu e continuar trabalhando. Parece clichê, mas é tudo o que podemos fazer agora. Foi uma temporada ruim e temos que fazer mais daqui para frente.”

O jogador também fez questão de lembrar os torcedores e a comissão técnica. “Estamos muito tristes. Pelos fãs, pelos técnicos, por todos. Comprometimento e dedicação não podem faltar”, concluiu.

Leia Também: Lionel Messi escolherá gol favorito na carreira para virar arte

Influenciadora mexicana é morta ao vivo durante ‘live’ no Tiktok

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério Público do estado de Jalisco, no México, está investigando a morte de Valeria Márquez, uma influenciadora que foi atingida por dois tiros enquanto fazia uma transmissão ao vivo no Tiktok.

 

O caso ocorreu na última terça-feira (13) em Zapopan, na região metropolitana de Guadalajara. Valeria foi assassinada dentro de seu salão de beleza por volta das 18h30 (horário local). Segundo o site local El Gráfico, as autoridades suspeitam de um feminicídio encomendado.

Valeria tinha 23 anos e gravava vídeos sobre moda e beleza. No momento do ataque, ela estava ao vivo para seus 95 mil seguidores.

As autoridades investigam se o crime foi encomendado pelo hondurenho Jesús Hernández, ex-namorado da influenciadora, que já estaria foragido. Valeria teria recebido ameaças do ex nos dias que antecederam a morte.

Horas antes do assassinato, a influenciadora comentou com os fãs que alguém a havia a procurado para lhe entregar um presente. A pessoa teria dito a uma funcionária do salão que precisava entregar o presente em mãos porque “era caro”.

No vídeo, Valeria aparece interagindo com os fãs na transmissão ao vivo quando um homem chega ao salão de moto, se passando por um fornecedor. A influenciadora muta o áudio da transmissão para atendê-lo. O homem saca a arma de uma bolsa preta e dá três tiros em Valeria, um no abdômen e dois na cabeça.

Após os tiros, uma funcionária pega o celular de Valeria e interrompe a transmissão. A influenciadora morreu no local e o suspeito fugiu de moto. As imagens já foram retiradas da rede social.

Silvia Pfeifer volta à Globo para papel decisivo em ‘Dona de Mim’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Silvia Pfeifer, 67, retornará à Globo para atuar em “Dona de Mim”, atual trama das 19h. A atriz estava há 10 anos sem fazer novelas na emissora.

 

Silvia Pfeifer foi escalada para viver personagem que se envolverá com Abel (Tony Ramos). De acordo com informações da coluna Play, do jornal O Globo, ela será uma advogada.

Casado com Filipa (Cláudia Abreu), Abel se afastará da esposa após inúmeros desentendimentos. A partir disso, o empresário se deixará levar em um romance com a advogada. Silvia Pfeifer começará a gravar na próxima semana.

Pfeifer começou a carreira como modelo aos 21 anos e estreou como atriz aos 32. Seu primeiro papel foi na minissérie “Boca do lixo”, em 1990, mesmo ano em que debutou em novelas, em “Meu Bem, Meu Mal”.

A última novela na Globo foi “Totalmente Demais”, de 2015. Depois, a veterana fez “Ouro Verde”, reconhecida novela portuguesa, e teve papéis de destaque em “Topíssima” e “Reis”, da Record, seu mais recente trabalho na TV.

A novela “Dona de Mim”, escrita por Rosane Svartman, vai ao ar de segunda a sábado, às 19h30, na Globo. Confira o resumo completo dos capítulos aqui.

Leia Também: Micheli Machado deixa hospital após perda de bebê

Ednaldo lidera troca no estatuto e ganha mais poder até sobre camisa na CBF

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A recente reforma do estatuto da CBF mexeu no equilíbrio de poder dentro da entidade. Ajustes no texto deixam mais clara a centralização de poder no presidente -neste caso, Ednaldo Rodrigues- reduzindo a influência da diretoria.

 

Ednaldo ficou mais empoderado em várias questões, até mesmo para decidir e aprovar o uniforme da seleção brasileira.

As mudanças também envolvem a supressão de artigos que tratavam da contratação de parentes e do afastamento do presidente por parte da diretoria.

As alterações estatutárias já chegaram ao conhecimento de políticos da oposição em Brasília.

Tanto que o deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-AL) fez nesta quarta-feira (14) um requerimento por uma audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara sobre as mudanças no estatuto da CBF. O parlamentar é apoiador de Bolsonaro, mas também é do mesmo estado e partido do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira.

A reforma estatutária foi feita em novembro de 2024 e aprovada por unanimidade pelas federações.

O EFEITO REAL

O novo estatuto da CBF ainda não está nos canais oficiais da entidade, mas pode ser consultado em cartório no Rio.

Quando a CBF disse há algumas semanas de que o novo uniforme seguiria o que diz o estatuto -referindo-se às cores da camisa-, ela acabou revelando implicitamente um dos efeitos práticos da nova versão do documento.

A aprovação dos modelos não precisa mais ser feita pela diretoria. Virou prerrogativa exclusiva do presidente.

“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela presidência, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da presidência”.

Na nova redação do artigo 13, o termo “presidência” substituiu “diretoria”.

Outra mudança significativa é no antigo artigo 145. O trecho proibia a contratação de parentes ou serviços oferecidos por empresas de pessoas próximas a dirigentes. Na versão mais recente, o texto foi retirado. O parágrafo apagado foi:

“É vedado à CBF celebrar contrato com sociedade da qual qualquer dirigente ou membro de seus poderes e órgãos, seu cônjuge ou companheiro, ou parentes, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, sejam sócios ou administradores, exceto no caso de contratos de patrocínio ou doação em seu benefício”.

Há um outro dispositivo que foi retirado, o antigo artigo 143. Inclusive, ele foi a base para que a diretoria da CBF aprovasse o afastamento do ex-presidente Rogério Caboclo, em 2021, após caso de assédio moral e sexual contra o dirigente.

Na versão da gestão Ednaldo, virou mais um pedaço excluído.

“Nos casos de urgência comprovada, a Diretoria da CBF poderá afastar, em caráter preventivo, qualquer pessoa física ou jurídica direta ou indiretamente vinculada à CBF que infrinja ou tolere que sejam infringidas as normas constantes deste Estatuto ou do Estatuto da FIFA ou da CONMEBOL, bem como as normas contidas na legislação desportiva e nos regulamentos da CBF”.

A mudança de eixo de poder -da diretoria para a presidência- fica explícita em outro trecho do estatuto da CBF.

Há um artigo que descreve as competências da diretoria da CBF. Na versão anterior, ele tinha 17 itens. Agora, tem seis.

O que a diretoria não tem mais poder de fazer, por exemplo?

Aprovar atos complementares ao estatuto
Votar orçamento
Propor a desfiliação da CBF da Fifa ou Conmebol
Autorizar o recebimento de doações.
Aprovar o calendário do futebol brasileiro
Fixar o valor dos salários dos dirigentes
Decretar intervenção em federações
Julgar os recursos das decisões e atos do presidente

No artigo 139, a nova versão do estatuto ainda veio com a redação de que nenhuma despesa será aprovada sem autorização do presidente. Antes, o texto dizia “diretor executivo de gestão”. Era o cargo antigo de Rogério Caboclo, na gestão Marco Polo Del Nero.

Especificamente sobre a intervenção da CBF nas federações, o número do artigo mudou. Saiu do 142 e virou o 144. A redação também foi alterada. Agora, “o ato de intervenção é de competência exclusiva do presidente da CBF”, e não mais da diretoria.

Fux pede vista e interrompe julgamento no STF sobre serviço funerário de SP

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), interrompeu nesta quarta-feira (14) o julgamento do caso do teto de preços de serviços funerários no município de São Paulo. Até a retomada do caso, a limitação seguirá valendo.

 

O plenário analisa as decisões do ministro Flávio Dino que determinaram o limite, além de medidas para a divulgação e fiscalização das cobranças.
Fux é relator de outras ações que tratam dos mesmos dispositivos legais.

“Vou pedir vista para trazer para julgamento conjunto com a ação de minha relatoria. E trarei de volta tão logo a PGR manifeste nos autos”, disse o ministro.

O caso estava em julgamento no plenário virtual -ambiente remoto por meio do qual os ministros incluem os votos e não há espaço para debate. Em 10 de abril, Gilmar Mendes pediu destaque, levando o processo para ser reiniciado em sessão presencial.

Único a votar na sessão desta quarta, Dino defendeu a manutenção das medidas dadas por ele. De acordo com ele, ainda que os serviços tenham sido concedidos à iniciativa privada, seguem sendo essenciais e devem ser submetidos ao regime jurídico-administrativo dos serviços públicos.

O relator respondeu também ao questionamento da apresentação de uma ação subjetiva ao STF, no lugar de processos específicos de casos concretos.

“Fico a imaginar em que lugar está a mente e o coração de alguém que imagina que diante da perda de um ente querido a pessoa vai ingressar na Justiça diante da violação. Isso, na linguagem dos direitos humanos, seria conhecido como revitimização”, afirmou.

Durante a sessão virtual, quatro votos foram dados contra as decisões de Dino: dos ministros André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Edson Fachin. O ministro Alexandre de Moraes havia acompanhado Dino.

Nesta quarta, Dino leu várias reportagens a respeito dos problemas de segurança e gestão depois de privatização, cobranças abusivas de taxas, autuações de concessionária.

A primeira decisão do ministro, de novembro de 2024, foi no sentido de determinar a ampliação dos serviços, com identificação e transparência dos pacotes disponíveis, e com destaque à política de gratuidade, considerando ser esse o tema com maior judicialização.

Desde então, as empresas precisam cobrar o mesmo valor estipulado nas tabelas de 2022 -quando o serviço funerário da cidade de São Paulo foi privatizado- atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Em março deste ano, o relator complementou a decisão depois de uma audiência de conciliação, determinando a ampliação da divulgação dos preços dos serviços e dos critérios para pedir a gratuidade.

De acordo com a decisão, as informações devem ser publicadas no site da prefeitura e fixadas em local visível na entrada de todos os cemitérios da cidade. Em outro ponto, o ministro determinou o aumento da fiscalização pública das concessionárias do setor, com reajuste de multas em caso de infrações ou práticas irregulares.

Nos pontos de atendimento das empresas que atuam no setor, definiu ainda o ministro, devem ser divulgadas cartilhas padronizadas com informações claras sobre os serviços, preços, pacotes e direitos dos usuários.

A ação foi proposta pelo PC do B sob o argumento de que a concessão dos serviços funerários e cemiteriais de São Paulo tem resultado em “exploração comercial abusiva, especialmente no momento de maior vulnerabilidade emocional das famílias enlutadas”.

Na sessão, o deputado federal Orlando Silva falou pelo partido. De acordo com ele, o tema trata da dignidade da população.

“Aqui se trata de 22 cemitérios públicos da cidade de São Paulo. Ultrapassamos cerca de 50 mil enterros na cidade. Em alguns deles, há uma restrição de dois sepultamentos diários. Quem conhece São Paulo, sabe que cega a ser cruel essa situação para populações em situação de vulnerabilidade”, disse.

A Prefeitura de São Paulo, porém, diz que o serviço foi privatizado para modernizar os cemitérios e manter a acessibilidade às famílias. Ela defende ainda que não houve aumentos abusivos, apenas “reajustes moderados” e até redução de preços em alguns casos.

 

Justin Bieber volta a preocupar fãs com vídeos de reflexões confusas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Justin Bieber, 31, voltou a repercutir nas redes sociais ontem ao compartilhar alguns vídeos que deixaram seus fãs confusos.

 

Enquanto fazia uma série de publicações no Instagram, o cantor publicou uma série de 13 vídeos, que deixaram seus fãs preocupados. Nas gravações, o artista usou um filtro com modulador de voz.

Entre os assuntos abordados por Justin Bieber estavam pescaria no Alasca, Deus e reflexões desconexas. “Pergunta, você pergunta por aí, você diz: ‘Você está preocupado com o quê. Você foi magoado. Você ficou com medo. Você foi silenciado. Mas me deixe te contar uma coisinha”, afirmou em alguns dos vídeos.

Mesmo nascido no Canadá, o artista afirmou que morou durante anos no Alasca, onde tinha alguns dias bons de pescaria. Repentinamente, ele mudou o assunto: “Não quero me intrometer no que você está fazendo e nas pessoas ao seu redor, é o que gostamos de dizer, não é nada bom”.

Em outro momento, o cantor ainda fez uma comparação entre o bem e a Gucci, a marca de luxo. “Deus. Nosso menino Jesus, ele tem um plano e faz tudo funcionar para a Gucci. Gucci é o que queremos dizer quando queremos o bem”.

Bieber ainda fez comparações com um rato de laboratório. “Eles querem ser como um rato, roubando seu queijo. Correndo na roda, enlouquecendo, tentando tirar até a última gota da sua sanidade”.

Em reflexões ainda mais confusas, Justin questionou: “Você está cansado de ouvir: ‘Você precisa ficar igual ao seu irmão mais velho, Marcus?’, ‘Você precisa ficar igual à sua irmã mais velha, Helga?’, ‘Você precisa ficar igual a fulano com quem você trabalha até se aposentar?'”.

Em um dos últimos vídeos, ele falou sobre lealdade e sacrifício. “Estou sempre lá para as pessoas que me fizeram crescer, porque esse é o tipo de cara”.

Por fim, ele ainda aconselhou seus seguidores. “Duas coisas em que preciso que você se concentre -isso mudará toda a sua vida- sacrifício e trabalho duro. Você está disposto a sacrificar até os ossos do seu corpo? Eu estou”.

A publicação com os vídeos foi apagada por Justin Bieber algum tempo após a postagem. Nas redes sociais, os fãs do artista demonstraram preocupação, visto que nos últimos meses o cantor tem apresentado um comportamento estranho, com declarações e desabafos perturbadores.

Leia Também: Cassie acusa Diddy de abusos sexuais e humilhações em festas privadas

Lionel Messi escolherá gol favorito na carreira para virar arte

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Pela primeira vez, Lionel Messi irá definir seu gol favorito na carreira através das redes sociais do Inter Miami CF Foundation’s (IMCFF). A escolha será transformada em obra de arte.

 

O camisa 10 da argentina vai selecionar seu tento favorito para que o artista Refik Anadol o transforme em arte. “Ele explora como a percepção e a experiência de tempo e espaço estão mudando radicalmente agora que as máquinas dominam nosso cotidiano”, diz o site de Anadol, sobre o estilo de trabalho do artista.

O gol escolhido por Messi será revelado na quinta-feira (22), às 12h (de Brasília), através dos perfis oficiais da comunidade, desenvolvida pelo próprio clube. O Inter Miami CF Foundation’s tem como objetivo utilizar o futebol como mudança positiva na vida dos jovens.

Já a peça em seu modelo final será apresentada em Nova Iorque, em 11 de junho. A ideia da organização é arrecadar fundos para projetos de caridade – o IMCFF tem parceria com a UNICEF, ligada ao direito de educação e saúda às crianças.

Rico Melquiades critica diferença de tratamento entre ele e Virginia na CPI das Bets

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta quarta-feira (14), a CPI das Bets ouviu o depoimento do influenciador digital e humorista Rico Melquiades. Durante a sessão, o influenciador reclamou da pressão feita pelos senadores e comparou o tratamento com o dado a Virginia Fonseca, que foi ouvida no Senado na terça-feira (13).

 

“Vocês estão me deixando desconfortável. Eu sinto que vocês estão me pressionando muito. Estou sentindo um tratamento muito diferente. Ontem era risada, era selfie”, afirmou. Ele também destacou que, no final da sessão anterior, houve pedidos de fotos e pessoas seguindo a influenciadora no Instagram.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS), relatora da CPI, respondeu ao influenciador com uma ironia. “Eu vou seguir você hoje”, afirmou. Ela também esclareceu que não seguia Virginia antes do depoimento e que foi a influenciadora quem pediu para tirar uma foto.

A situação ocorreu logo após Soraya solicitar que Rico demonstrasse o funcionamento de um jogo de apostas na frente dela e transferisse o valor para a conta bancária dele. Ele chegou a realizar os pedidos durante a sessão.

O humorista é o segundo influenciador a ser ouvido pelos senadores na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os serviços de jogos de aposta online. Atualmente, ele tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram.

Nascido em Maceió (AL), Luiz Ricardo Melquiades, mais conhecido como Rico Melquiades, participou do De Férias com o Ex 7, da MTV, e foi campeão de A Fazenda 13, na Record. Durante as participações nos reality shows, ele protagonizou várias discussões e ganhou a fama de “barraqueiro”.

Em A Fazenda, Rico causou uma confusão generalizada ao jogar fora o pó de café da casa. Ele discutiu com Dynho Alves, atual companheiro de MC Mirella, e a confusão quase resultou em agressão entre os dois. Com o bordão “calada vence” na boca do público, ele foi o campeão da temporada com 77,47% dos votos e recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.

Em janeiro deste ano, Rico foi alvo de uma operação chamada Game Over 2. O influenciador teve contas bloqueadas e celulares apreendidos. A ação, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas, e também visa investigar jogos de apostas digitais.