Home Blog Page 1300

Fux pede vista e interrompe julgamento no STF sobre serviço funerário de SP

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), interrompeu nesta quarta-feira (14) o julgamento do caso do teto de preços de serviços funerários no município de São Paulo. Até a retomada do caso, a limitação seguirá valendo.

 

O plenário analisa as decisões do ministro Flávio Dino que determinaram o limite, além de medidas para a divulgação e fiscalização das cobranças.
Fux é relator de outras ações que tratam dos mesmos dispositivos legais.

“Vou pedir vista para trazer para julgamento conjunto com a ação de minha relatoria. E trarei de volta tão logo a PGR manifeste nos autos”, disse o ministro.

O caso estava em julgamento no plenário virtual -ambiente remoto por meio do qual os ministros incluem os votos e não há espaço para debate. Em 10 de abril, Gilmar Mendes pediu destaque, levando o processo para ser reiniciado em sessão presencial.

Único a votar na sessão desta quarta, Dino defendeu a manutenção das medidas dadas por ele. De acordo com ele, ainda que os serviços tenham sido concedidos à iniciativa privada, seguem sendo essenciais e devem ser submetidos ao regime jurídico-administrativo dos serviços públicos.

O relator respondeu também ao questionamento da apresentação de uma ação subjetiva ao STF, no lugar de processos específicos de casos concretos.

“Fico a imaginar em que lugar está a mente e o coração de alguém que imagina que diante da perda de um ente querido a pessoa vai ingressar na Justiça diante da violação. Isso, na linguagem dos direitos humanos, seria conhecido como revitimização”, afirmou.

Durante a sessão virtual, quatro votos foram dados contra as decisões de Dino: dos ministros André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Edson Fachin. O ministro Alexandre de Moraes havia acompanhado Dino.

Nesta quarta, Dino leu várias reportagens a respeito dos problemas de segurança e gestão depois de privatização, cobranças abusivas de taxas, autuações de concessionária.

A primeira decisão do ministro, de novembro de 2024, foi no sentido de determinar a ampliação dos serviços, com identificação e transparência dos pacotes disponíveis, e com destaque à política de gratuidade, considerando ser esse o tema com maior judicialização.

Desde então, as empresas precisam cobrar o mesmo valor estipulado nas tabelas de 2022 -quando o serviço funerário da cidade de São Paulo foi privatizado- atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Em março deste ano, o relator complementou a decisão depois de uma audiência de conciliação, determinando a ampliação da divulgação dos preços dos serviços e dos critérios para pedir a gratuidade.

De acordo com a decisão, as informações devem ser publicadas no site da prefeitura e fixadas em local visível na entrada de todos os cemitérios da cidade. Em outro ponto, o ministro determinou o aumento da fiscalização pública das concessionárias do setor, com reajuste de multas em caso de infrações ou práticas irregulares.

Nos pontos de atendimento das empresas que atuam no setor, definiu ainda o ministro, devem ser divulgadas cartilhas padronizadas com informações claras sobre os serviços, preços, pacotes e direitos dos usuários.

A ação foi proposta pelo PC do B sob o argumento de que a concessão dos serviços funerários e cemiteriais de São Paulo tem resultado em “exploração comercial abusiva, especialmente no momento de maior vulnerabilidade emocional das famílias enlutadas”.

Na sessão, o deputado federal Orlando Silva falou pelo partido. De acordo com ele, o tema trata da dignidade da população.

“Aqui se trata de 22 cemitérios públicos da cidade de São Paulo. Ultrapassamos cerca de 50 mil enterros na cidade. Em alguns deles, há uma restrição de dois sepultamentos diários. Quem conhece São Paulo, sabe que cega a ser cruel essa situação para populações em situação de vulnerabilidade”, disse.

A Prefeitura de São Paulo, porém, diz que o serviço foi privatizado para modernizar os cemitérios e manter a acessibilidade às famílias. Ela defende ainda que não houve aumentos abusivos, apenas “reajustes moderados” e até redução de preços em alguns casos.

 

Justin Bieber volta a preocupar fãs com vídeos de reflexões confusas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Justin Bieber, 31, voltou a repercutir nas redes sociais ontem ao compartilhar alguns vídeos que deixaram seus fãs confusos.

 

Enquanto fazia uma série de publicações no Instagram, o cantor publicou uma série de 13 vídeos, que deixaram seus fãs preocupados. Nas gravações, o artista usou um filtro com modulador de voz.

Entre os assuntos abordados por Justin Bieber estavam pescaria no Alasca, Deus e reflexões desconexas. “Pergunta, você pergunta por aí, você diz: ‘Você está preocupado com o quê. Você foi magoado. Você ficou com medo. Você foi silenciado. Mas me deixe te contar uma coisinha”, afirmou em alguns dos vídeos.

Mesmo nascido no Canadá, o artista afirmou que morou durante anos no Alasca, onde tinha alguns dias bons de pescaria. Repentinamente, ele mudou o assunto: “Não quero me intrometer no que você está fazendo e nas pessoas ao seu redor, é o que gostamos de dizer, não é nada bom”.

Em outro momento, o cantor ainda fez uma comparação entre o bem e a Gucci, a marca de luxo. “Deus. Nosso menino Jesus, ele tem um plano e faz tudo funcionar para a Gucci. Gucci é o que queremos dizer quando queremos o bem”.

Bieber ainda fez comparações com um rato de laboratório. “Eles querem ser como um rato, roubando seu queijo. Correndo na roda, enlouquecendo, tentando tirar até a última gota da sua sanidade”.

Em reflexões ainda mais confusas, Justin questionou: “Você está cansado de ouvir: ‘Você precisa ficar igual ao seu irmão mais velho, Marcus?’, ‘Você precisa ficar igual à sua irmã mais velha, Helga?’, ‘Você precisa ficar igual a fulano com quem você trabalha até se aposentar?'”.

Em um dos últimos vídeos, ele falou sobre lealdade e sacrifício. “Estou sempre lá para as pessoas que me fizeram crescer, porque esse é o tipo de cara”.

Por fim, ele ainda aconselhou seus seguidores. “Duas coisas em que preciso que você se concentre -isso mudará toda a sua vida- sacrifício e trabalho duro. Você está disposto a sacrificar até os ossos do seu corpo? Eu estou”.

A publicação com os vídeos foi apagada por Justin Bieber algum tempo após a postagem. Nas redes sociais, os fãs do artista demonstraram preocupação, visto que nos últimos meses o cantor tem apresentado um comportamento estranho, com declarações e desabafos perturbadores.

Leia Também: Cassie acusa Diddy de abusos sexuais e humilhações em festas privadas

Lionel Messi escolherá gol favorito na carreira para virar arte

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Pela primeira vez, Lionel Messi irá definir seu gol favorito na carreira através das redes sociais do Inter Miami CF Foundation’s (IMCFF). A escolha será transformada em obra de arte.

 

O camisa 10 da argentina vai selecionar seu tento favorito para que o artista Refik Anadol o transforme em arte. “Ele explora como a percepção e a experiência de tempo e espaço estão mudando radicalmente agora que as máquinas dominam nosso cotidiano”, diz o site de Anadol, sobre o estilo de trabalho do artista.

O gol escolhido por Messi será revelado na quinta-feira (22), às 12h (de Brasília), através dos perfis oficiais da comunidade, desenvolvida pelo próprio clube. O Inter Miami CF Foundation’s tem como objetivo utilizar o futebol como mudança positiva na vida dos jovens.

Já a peça em seu modelo final será apresentada em Nova Iorque, em 11 de junho. A ideia da organização é arrecadar fundos para projetos de caridade – o IMCFF tem parceria com a UNICEF, ligada ao direito de educação e saúda às crianças.

Rico Melquiades critica diferença de tratamento entre ele e Virginia na CPI das Bets

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta quarta-feira (14), a CPI das Bets ouviu o depoimento do influenciador digital e humorista Rico Melquiades. Durante a sessão, o influenciador reclamou da pressão feita pelos senadores e comparou o tratamento com o dado a Virginia Fonseca, que foi ouvida no Senado na terça-feira (13).

 

“Vocês estão me deixando desconfortável. Eu sinto que vocês estão me pressionando muito. Estou sentindo um tratamento muito diferente. Ontem era risada, era selfie”, afirmou. Ele também destacou que, no final da sessão anterior, houve pedidos de fotos e pessoas seguindo a influenciadora no Instagram.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS), relatora da CPI, respondeu ao influenciador com uma ironia. “Eu vou seguir você hoje”, afirmou. Ela também esclareceu que não seguia Virginia antes do depoimento e que foi a influenciadora quem pediu para tirar uma foto.

A situação ocorreu logo após Soraya solicitar que Rico demonstrasse o funcionamento de um jogo de apostas na frente dela e transferisse o valor para a conta bancária dele. Ele chegou a realizar os pedidos durante a sessão.

O humorista é o segundo influenciador a ser ouvido pelos senadores na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os serviços de jogos de aposta online. Atualmente, ele tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram.

Nascido em Maceió (AL), Luiz Ricardo Melquiades, mais conhecido como Rico Melquiades, participou do De Férias com o Ex 7, da MTV, e foi campeão de A Fazenda 13, na Record. Durante as participações nos reality shows, ele protagonizou várias discussões e ganhou a fama de “barraqueiro”.

Em A Fazenda, Rico causou uma confusão generalizada ao jogar fora o pó de café da casa. Ele discutiu com Dynho Alves, atual companheiro de MC Mirella, e a confusão quase resultou em agressão entre os dois. Com o bordão “calada vence” na boca do público, ele foi o campeão da temporada com 77,47% dos votos e recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.

Em janeiro deste ano, Rico foi alvo de uma operação chamada Game Over 2. O influenciador teve contas bloqueadas e celulares apreendidos. A ação, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas, e também visa investigar jogos de apostas digitais.

Motta chama Primeira Turma de ‘uma parte’ do STF e contesta decisão contra Câmara

0

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou nesta quarta-feira (14) decisão da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) contra votação da Câmara no caso do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e disse não ser correto que uma parte da corte decida o futuro de um parlamentar.

 

Ele deu a declaração ao justificar o recurso apresentado pela Câmara ao STF nesta terça-feira (13) para levar à análise do plenário a decisão da turma de cinco ministros, que derrubou uma manobra dos parlamentares que anulava uma ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

A resolução aprovada por 315 deputados na semana passada também poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O que eu não acho razoável é a decisão de um Poder ser desfeita por uma parte do outro Poder, numa sessão virtual. Eu acho que o razoável é o plenário do Supremo Tribunal Federal decidir sobre o assunto”, disse Motta nesta quarta enquanto chegava para participar de um evento do Valor Econômico em Nova York.

Questionado se cumpriria a decisão do STF caso o plenário mantenha a posição da Primeira Turma, disse que não trabalha com suposições.

Motta comunicou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, do recurso minutos antes de protocolá-lo. Barroso também está em Nova York para a chamada semana do Brasil, em que ocorrem uma série de eventos na cidades, e os dois têm se encontrado em alguns deles.

Após participar do mesmo evento, Barroso disse a jornalistas que vai decidir sobre a análise do recurso quando retornar ao Brasil nos próximos dias.

A semana do Brasil em Nova York reúne uma série de eventos paralelos organizados por instituições como Lide, Grupo Esfera, Veja e Valor Econômico.
O presidente da Câmara negou que haja um embate entre as instituições e considerou ser um “direito da Câmara” defender o parlamentar.

“O que existe entre nós é uma boa relação, relação de diálogo, é uma relação que nós temos buscado, desde que assumimos a Câmara, manter de respeito com os demais Poderes. Tem sido assim com o Poder Executivo também”, afirmou. Ele ressaltou que mais de 300 deputados foram a favor de suspender a ação penal de Ramagem.

Uma ala da Câmara defende que a Casa leve adiante o projeto que limita decisões monocráticas de ministros do STF, como mostrou a Folha. Motta disse que essa é uma matéria que já passou pelo Senado e que a decisão de pautá-la depende da posição dos líderes partidários.

Ramagem, assim como os demais 33 denunciados na trama golpista, é alvo de ação por cinco crimes, dos quais dois teriam ocorrido depois da diplomação dele, em dezembro de 2022: dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Os outros três são associação criminosa armada, golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito. Ele foi diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no governo anterior.

A aprovação da medida na Câmara abriu caminho para o trancamento de processos contra outros parlamentares no STF (Supremo Tribunal Federal). O PL pediu à Casa que também suspenda a ação contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) pela suposta invasão hacker ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O presidente da Câmara afirmou nesta terça que “não pode ter preconceito com nenhuma pauta”, mas que a Casa tem “seu ritmo” e a definição do que será votado precisa ser conversado com os líderes.

“O presidente da Câmara não pode ter preconceito com nenhuma pauta, nem pelo fato de às vezes não concordar com o que está sendo proposto, como também ter o preconceito, vamos dizer, dos polos, porque os partidos estão lá legitimados com representação política”, disse.

“O que nós temos procurado fazer é dar um tratamento um pouco mais institucional para que o dia dia da casa não vem a ser mais um fator gerador de instabilidades. É isso que eu tenho defendido e tenho também colocado que a agenda que é prioritária para o Brasil é a agenda do emprego, da renda, da segurança pública, da educação”, afirmou, citando outras propostas que ele considera “estruturantes”.

Por unanimidade, 1ª turma do STF condena Zambelli a 10 anos de prisão

0

Nesta quarta-feira (14), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

 

Alexandre de Moraes foi o relator do caso e os ministros julgaram, no plenário virtual da Corte, acusação da Procuradoria-Geral da República pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. 

O colegiado, formado pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux, condenaram Carla Zambelli a 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, perda do mandato parlamentar (a ser declarada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado) e inelegibilidade. Walter Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Ele já cumpre prisão preventiva. Alem disso, a deputada e o hacker também terão que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Notícias ao Minuto [Carla Zambelli e Walter Delgatti]© Reprodução  

Leia Também: Lula pede a Putin, por telefone, que vá à Turquia negociar com a Ucrânia

Leia Também: Lula critica ‘fake news’ da Globo sobre Janja na China

Putin e Trump não dizem se irão a negociação de paz na Turquia nesta quinta

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, ainda têm presença incerta para o que pode ser a primeira negociação direta de paz entre Moscou e Kiev em anos -o Kremlin ainda não divulgou quem representará a Rússia.

 

Putin propôs, no último domingo, negociações diretas com a Ucrânia em Istambul, nesta quinta (15), “sem quaisquer condições prévias”. Nesta quarta, o governo russo publicou que sua delegação incluirá um assessor do presidente, um alto diplomata e altos funcionários militares e de inteligência.

Uma ordem emitida pelo presidente e publicada no site do Kremlin nomeia o conselheiro Vladimir Medinski e Alexander Fomin, vice-ministro da Defesa, que participaram das últimas negociações realizadas entre os dois lados em 2022. Também cita como parte da delegação Igor Kostiukov, diretor da Diretoria Principal de Inteligência do GRU, a Agência de Inteligência Militar Estrangeira da Rússia.

No início da semana, Trump pediu que a Ucrânia participasse das negociações e o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse rapidamente que estaria presente, mas somente se Putin aparecesse, criando um impasse diplomático como parte de uma aparente disputa para mostrar a Trump quem está mais interessado na paz.

Trump disse, ainda nesta quarta, que ele mesmo ainda estava considerando se participaria das negociações na Turquia, mas não sabia se Putin iria, algo que Zelenski desafiou o líder do Kremlin a fazer “se ele não tiver medo”.

“[Putin] gostaria que eu estivesse lá, e essa é uma possibilidade… Não sei se ele estaria lá se eu não estivesse. Vamos descobrir”, disse Trump aos repórteres a bordo do Air Force One, a caminho do Qatar.

Trump quer que os dois lados assinem um cessar-fogo de 30 dias naquela que é a maior guerra terrestre da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e um legislador russo disse nesta quarta que também poderia haver discussões sobre uma grande troca de prisioneiros de guerra.

Zelenski apoia um cessar-fogo imediato de 30 dias, mas Putin disse que primeiro quer iniciar conversações nas quais os detalhes desse cessar-fogo possam ser discutidos. O ucraniano reiterou, também nesta quarta, sua disposição para “qualquer forma de negociação” para encerrar a guerra e disse que decidiria quais medidas tomar quando soubesse quem representaria Moscou nas negociações de quinta-feira.

“Estou esperando para ver quem chegará da Rússia. Depois decidirei quais medidas tomar”, disse Zelenski durante seu discurso diário. “A Ucrânia está disposta a qualquer forma de negociação e não temos medo das reuniões”, acrescentou.

Trump, que está cada vez mais frustrado tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia ao tentar pressioná-los a chegar a um acordo de paz, disse que estava “sempre considerando” sanções secundárias contra Moscou se achasse que o país estava bloqueando o processo.

As autoridades dos EUA falaram sobre possíveis sanções financeiras, bem como possíveis sanções secundárias aos compradores de petróleo russo.

Se Putin concordar em participar, será a primeira reunião entre os líderes dos dois países em guerra desde dezembro de 2019. As conversas diretas entre negociadores da Ucrânia e da Rússia ocorreram pela última vez em Istambul em março de 2022, um mês depois que Putin enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia.

Alguns relatos não confirmados da mídia russa e americana disseram que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e Yuri Ushakov, assessor de política externa de Putin, estariam em Istambul e prontos para se encontrar com seus colegas ucranianos.

Mas o jornal russo Kommersant, que é considerado como tendo boas fontes no Ministério das Relações Exteriores da Rússia e no Kremlin, disse na noite de quarta que Lavrov não compareceria.

Perguntado anteriormente pelos repórteres durante uma reunião diária se o Kremlin poderia revelar a composição da delegação russa, o porta-voz Dmitry Peskov disse: “Faremos isso quando recebermos uma instrução do presidente”. “A delegação russa estará aguardando a delegação ucraniana em Istambul no dia 15 de maio”, acrescentou.

Trump disse que enviará o secretário de Estado Marco Rubio e os enviados sênior Steve Witkoff e Keith Kellogg à Turquia.

Trump é um valentão, não podemos deixá-lo ganhar, diz Robert De Niro em Cannes

0

CANNES, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Quando recebeu a Palma de Ouro honorária na cerimônia de abertura do Festival de Cannes, nesta terça-feira, Robert De Niro sentiu que, mais do que uma homenagem, aquele era um momento de responsabilidade. O ator de 81 anos usou seus minutos no centro do palco Louis Lumière, o mais glamuroso do festival, para defender a democracia e denunciar Donald Trump pela imposição de tarifas sobre filmes e cortes ao setor cultural americano.

 

“Espero que tenha algum impacto. As pessoas precisam protestar para parar o que está acontecendo”, diz De Niro em entrevista, nesta quarta, sem sua gravata borboleta e mais relaxado, sentado de costas para o mar mediterrâneo, no Palácio dos Festivais. “Trump é um valentão. Não se pode deixar o valentão ganhar. Se na segunda-feira ele te força a dar os 25 centavos do lanche, depois ele volta para mais porque sabe que vai se dar bem.”

Na semana passada, o presidente americano taxou em 100% filmes gravados fora dos Estados Unidos, decisão que veio na esteira de vários decretos para cortar verbas federais a museus e bibliotecas. O descontentamento popular é o único artifício que poderia obrigar Trump a recuar, segundo o ator, o que o levou a usar o momento mais glamuroso do festival, na noite anterior, para falar sobre a importância da arte.

“A arte é crucial para juntar as pessoas. É uma forma de verdade, ela abraça a diversidade, e por isso é uma ameaça para autocratas e fascistas”, disse na ocasião. “Você não pode colocar um preço na criatividade. Não podemos apenas sentar e assistir, como em um filme. Precisamos reagir imediatamente.”

“A maior parte do país não quer um governo autoritário e só não entendia no que estava votando. Ou, ainda, nem foram votar”, reflete, agora, sobre suas palavras da noite anterior. “É importante inspirar as pessoas a lutarem. A América é isso: veja os westerns, com os xerifes versus os bandidos.”

Entre as preocupações da indústria em relação às tarifas está a de que muitos filmes dirigidos por americanos fora do país terão mais dificuldade comercial, assim como longas independentes de diretores que almejam ser exibidos em cinemas dos Estados Unidos. O cenário é bem diferente da autonomia que De Niro viveu nos anos 1960 e 1970, época em que diretores como Martin Scorsese, que ele carinhosamente chama de Marty, puderam reinventar as normas do cinema.

“Nós nem tínhamos noção, só fazíamos o que queríamos fazer”, diz. “Quando eu era jovem ator, tinham alguns poucos filmes independentes e a televisão. Mas para fazer televisão era preciso ir para a Califórnia e se comprometer com um contrato de sete anos, o que é muito tempo de carreira.”

O streaming, segundo ele, não facilitou a vida dos atores, e hoje ainda há muitas boas histórias que não têm a atenção que deveriam. Diferente de quando fala de política, ele é sucinto para falar sobre sua vida pessoal. Em uma conferência que atendeu mais tarde, deu trabalho ao artista JR, que tentou fazê-lo falar sobre a relação com o seu pai para um auditório lotado.

De Niro colocou nas mãos de JR todo os diários de seu pai e de sua mãe, além das fotos de família. O resultado será uma espécie de documentário artístico que ainda não tem data para sair. “Estamos fazendo porque não sabemos onde vai chegar. Temos tempo, e seja qual for o fim, está bom”, diz o ator em uma das cenas exibidas no festival, nesta quarta-feira. Em outro momento, ele aparece em posição fetal deitado sobre uma foto de seu pai impressa em tamanho monumental, o tipo de instalação pela qual JR é conhecido no mundo.

A relação com o pai, seu xará e pintor, não foi simples. A dedicação à arte e a difícil relação com a própria sexualidade fizeram com que o pai fosse mais distante do que De Niro desejava como criança. Quando fez fama em Hollywood, o filho acabou deixando o pai em sua sombra.

Acumular suas fotos e escritos, então, pareceu uma forma de guardar pistas. “Guardei tudo porque queria que meus filhos soubessem quem meu pai era, e o quão importante foi para mim e para eles”, disse ele ao público. No processo de analisar o material familiar, descobriu que a mãe também era pintora, mas deixou de lado as ambições para auxiliar o pai e o filho em suas carreiras.

Por outro lado, mergulhar nas fotos e escritos o ajudou também a pensar na própria vida -e no fim dela. “Hoje, se desço as escadas, as pessoas tentam me ajudar”, diz. “Estou velho, mas me sinto em controle de mim mesmo. Esperaria que durasse para sempre, mas não vai.

Novo técnico do Brasil, Ancelotti é alvo do MP da Espanha por fraude fiscal

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Prestes a deixar o Real Madrid, Carlo Ancelotti tem outro problema para resolver além de recolocar a seleção brasileira nos eixos. Fora das quatro linhas, o técnico italiano responde por fraude fiscal na Espanha.

 

O Ministério Público da Espanha pede quatro anos e nove meses de prisão para Carlo Ancelotti. Ele é acusado de dois crimes contra a Fazenda Pública por não declarar rendimentos provenientes de seus direitos de imagem em 2014 e 2015, durante a sua primeira passagem pelo Real Madrid. A fraude chegaria a mais de um milhão de euros (R$ 6,28 milhões na cotação atual).

O agora treinador da seleção brasileira é acusado de transferir seus direitos de imagem para entidades sem atividade real e domiciliadas fora de Espanha. Para a promotoria, a ação que buscaria evitar o pagamento de impostos sobre esses rendimentos. Ele também teria omitido nas suas declarações a titularidade de dois imóveis localizados fora da Espanha.

O promotor do MP diz que Ancelotti “alega uma ignorância que dificilmente pode ser acolhida”. “Entendemos que concorrem os fatos de fraude, ocultação e omissão”, completa. Já o advogado do técnico, Carlos Zabala, afirma que seu cliente “não tinha muita clareza do que estava assinando”. Ele ainda acusa a Justiça de querer submeter o treinador ao “ridículo público”.

O técnico Carlo Ancelotti afirma ser inocente, nega as acusações e diz ter sido aconselhado pelo clube a estruturar o salário dessa forma. Ele prestou depoimento no tribunal no começo de abril, mas o MP manteve o pedido de prisão. Agora, a solicitação da promotoria precisa da análise de um juiz.

Mesmo que Ancelotti seja condenado, este tipo de caso, na prática, dificilmente termina com prisão efetiva do acusado. Mesmo sem acordo com o Ministério Público, o pagamento antecipado da dívida implica uma redução da pena que permite a sua suspensão.

Ancelotti chega ao Brasil no dia 26 de maio, quando dá início ao seu trabalho sob o comando da seleção. Já em seu primeiro dia no cargo, ele fará a convocação para os duelos contra Equador e Paraguai, nos dias 6 e 9 de junho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A convocação será feita a partir de uma pré-lista, elaborada por Juan e Rodrigo Caetano.

Micheli Machado deixa hospital após perda de bebê

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Micheli Machado, 44, recebeu alta hospitalar após ter perdido, na última sexta-feira, o bebê que esperava.

 

A atriz foi autorizada na segunda-feira a voltar para casa. “Ela está em casa desde a última segunda-feira e passa bem, recolhida e se recuperando do luto ao lado da família, que agradece o carinho que tem recebido dos amigos e fãs”, informou sua assessoria ao portal Gshow.

Micheli estava no oitavo mês de gestação e esperava uma menina. Seria sua segunda filha com o marido, o ator Robson Nunes, 42. O casal já é pai de Morena, 13.

Ela é conhecida por seu trabalho em novelas como “Quanto Mais Vida, Melhor!” (2021) e “Todas as Flores” (2022).

Staff de Endrick vê espaço na seleção e cenário oposto ao Real

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A chegada de Carlo Ancelotti na seleção brasileira não preocupa Endrick e o seu estafe, mesmo após as críticas públicas do treinador no mês passado -quando o jovem tentou dar uma cavadinha e desperdiçou uma chance clara de gol do Real Madrid-, e os poucos minutos em campo na temporada 2024/25.

 

A reportagem apurou que o entorno de Endrick considera o italiano um nome incontestável na seleção brasileira, e entende que o trabalho deles no Real Madrid pode ajudar o jovem de 18 anos a retornar aos convocados -o atacante ficou de fora da seleção para os jogos das Eliminatórias em março, contra Colômbia e Argentina.

As críticas públicas também não foram vistas como negativas. Endrick encarou as palavras do treinador como construtivas e não como um aviso de que ele deixaria de receber oportunidades. Em conversas com o atacante, Ancelotti sempre elogiou o empenho dele nos treinos e quando recebia oportunidades em campo.

“[Endrick] Teve duas oportunidades. Creio que, na primeira, não poderia ter feito melhor. Na segunda, pode ser que estava impedido, pode ser… Mas ele não pode fazer essas coisas. Ele é jovem, tem que aprender, tem que chutar o mais forte possível. Não fazer coisas de teatro. Clubes de teatro no futebol não existem”, disse Ancelotti, no dia 24 de abril, após vitória do Real Madrid por 1 a 0 contra o Getafe.

Endrick encarou esse cenário no Palmeiras e também deu a volta por cima. Abel Ferreira também ficou irritado com o jogador e fez críticas em coletivas de imprensa, mas ele foi o protagonista do Palmeiras na arrancada para o título do Brasileiro de 2023.

O cenário é visto como totalmente oposto ao do Real Madrid. O clube merengue tem concorrência pesada no ataque com Mbappé, Rodrygo e Vinicius Jr. Além disso, Arda Güler e Brahim Díaz tiveram um desempenho melhor e também ganharam mais chances como suplentes.

A posição de 9 na seleção nesta quarta-feira (14) é uma incógnita e vários já foram testados: João Pedro (Brighton), Matheus Cunha (Wolves), Igor Jesus (Botafogo), Pedro (Flamengo) e Evanílson (na época Porto e hoje no Bournemouth).

Em sua primeira temporada no Real Madrid, Endrick disputou 35 partidas e marcou 7 gols, mas recebeu poucos minutos. Foram apenas 713 minutos em campo pelo clube merengue, isso significa 7,92 jogos (um número muito baixo).

Com contrato até o fim da Copa, Ancelotti começa sua missão já na próxima semana. Ele se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das seleções, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista larga de convocados para os confrontos contra Equador e Paraguai, no próximo mês, nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Segundo a CBF, no dia 26, no Brasil, o técnico anunciará os escolhidos para os jogos em Guayaquil e São Paulo.

Governo de Javier Milei endurece regras para imigrantes na Argentina

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O governo de Javier Milei anunciou nesta quarta-feira (14) uma reforma que vai dificultar os requisitos para obter a cidadania argentina, cobrar pelo atendimento de saúde a estrangeiros e impor medidas para facilitar a expulsão daqueles que cometerem crimes no país.

 

Em março, Milei já havia anunciado que faria a reforma das políticas de imigração, durante a abertura da sessão parlamentar. Em seu discurso, Milei disse que a Argentina tem sido generosa demais com os imigrantes e que não podia se dar ao luxo de ser um” centro de caridade pago pelos bolsos dos argentinos”.

O anúncio feito nesta quarta-feira (14) serviu para colocar sob holofotes o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, que também é candidato a legislador na cidade de Buenos Aires no pleito que acontece neste domingo (18)

Há a expectativa de que as medidas se tornem efetivas por meio de um DNU (Decreto de Necessidade e Urgência) nos próximos dias. Caso isso aconteça, o decreto tem de ser submetido em até dez dias a uma comissão do Congresso composta por deputados e senadores.

O DNU entra em vigor no momento da sua publicação e pode ser rejeitado pela maioria das duas Casas ou aprovado por ao menos uma delas. Ele também pode não ser discutido pelos parlamentares e, assim, continuar em vigência.

O posicionamento do Legislativo a respeito das medidas anunciadas pelo governo ainda não é claro, e Milei tem acumulado tanto vitórias como derrotas nas reformas que tentou fazer por decretos.

A reforma da imigração prevê que qualquer estrangeiro condenado que tentar entrar na Argentina será rejeitado, os que forem flagrados atravessando a fronteira de forma ilegal serão expulsos imediatamente, informações falsas dadas à imigração para entrada no país também causarão expulsão.

Também prevê a expulsão de estrangeiros condenados por crimes de qualquer natureza e redução dos prazos de apelação de deportação.

O governo também quer que imigrantes ilegais e residentes temporários paguem por serviços de saúde e que para entrar na Argentina seja necessária apresentação de seguro de saúde, para evitar o que chama de “tour sanitário”, de imigrantes que atravessam a fronteira em busca de atendimento na Argentina.

Em uma questão que preocupa estudantes de diversos países, inclusive o Brasil, as universidades públicas nacionais, que têm autonomia, estarão liberadas para cobrar pelo ensino a estrangeiros, se assim decidirem.

O governo também vai dificultar a obtenção de residência permanente e cidadania: somente os que morarem continuamente por dois anos na Argentina poderão requerê-la. Os que permanecerem irregularmente não poderão obter a cidadania.

O porta-voz justificou as medidas dizendo que, nos últimos 20 anos, 1,7 milhão de pessoas entraram na Argentina de forma irregular, o equivalente à população da província de Tucumán e acusou os governos anteriores de serem permissivos com a imigração.

“Qualquer pessoa condenada com uma sentença inferior a três anos pode entrar na Argentina, incluindo imigrantes que vêm usar serviços públicos gratuitos, que não contribuíram para financiá-los com seus impostos. Nos passeios de saúde eles vêm, são tratados e retornam imediatamente ao seu local de origem”, disse Adorni.

De acordo com o governo, mais de US$ 114 milhões (R$ 640 milhões) foram gastos no tratamento de estrangeiros na Argentina em 2024. A Casa Rosada também afirmou que o país não expulsa os estrangeiros que cometem crimes.

“Qualquer imigrante com uma sentença inferior a cinco anos pode continuar a viver na Argentina, para o perigo de todos os outros”, disse o porta-voz.

Trump se reúne com presidente da Síria após anunciar fim de sanções

0

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, se encontrou com o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa (al-Jolani), nesta quarta-feira (14) em Riad, na Arábia Saudita. Foi o primeiro encontro de um presidente americano com um chefe de Estado da Síria em 25 anos, marcando uma reviravolta nas relações entre os dois países. No dia anterior, Trump anunciou o fim das sanções econômicas impostas ao país do Oriente Médio.  

 

“Depois de discutir a situação na Síria com o príncipe herdeiro [da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman], e também com o presidente Erdogan, da Turquia, que me ligou outro dia e pediu algo muito semelhante, entre outros amigos meus, pessoas por quem tenho muito respeito no Oriente Médio, ordenarei o fim das sanções contra a Síria para dar a eles uma chance”, anunciou Trump em encontro com investidores da Arábia Saudita. 

O anúncio ocorreu durante a primeira viagem internacional do segundo mandato de Trump, por países do Oriente Médio. “As sanções foram brutais e paralisantes, e serviram como uma função realmente importante na época. Mas agora é a hora deles brilharem”, disse o presidente Trump.As medidas foram aplicadas contra o governo de Bashad al-Assad durante a guerra de quase 14 anos que derrubou o antigo regime sírio, contribuindo para a crise econômica que o país vive, com cerca de 90% da população abaixo da linha da pobreza, segundo a ONU. 

Encontro histórico

Participaram da reunião o príncipe da Arábia Saudita e, por telefone, o presidente da Turquia. O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, foi o líder do principal grupo insurgente que derrubou Assad, o Hay’at Tahrir al-Sham (HTS). 

A organização já foi ligada à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, considerados terroristas pelas potências ocidentais. Porém, nos últimos anos, Ahmed adotou discurso mais moderado, se afastando das suas origens na Al-Qaeda.

No encontro desta quarta-feira, Trump reiterou a decisão de suspender as Medidas Coercitivas Unilaterais (MCU) contra a Síria, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Síria. 

“As discussões também abordaram caminhos para a parceria sírio-americana nos esforços de combate ao terrorismo e a cooperação na eliminação da influência de atores não estatais e grupos armados que minam a estabilidade, incluindo o Isis [Estado Islâmico] e outras ameaças”, informou a pasta, em nota.  

Sanções

A Síria vive sob duras restrições econômicas, incluindo a exclusão do sistema internacional de pagamentos (Swift). 

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Comissão de Inquérito sobre a Síria da ONU, Paulo Sérgio Pinheiro, sustentou que o futuro do país depende do fim das sanções.

“As pessoas querem abrir um negócio, ou trazer empresas, fazer investimentos, mas não conseguem por causa das sanções econômicas dos EUA”, disse Pinheiro.
A suspensão das sanções foi celebrada pelo governo sírio, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e pela ONU. Manifestações populares foram registradas na Síria comemorando a decisão.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Bin Farhan, o país está coordenando com os EUA as questões processuais para a suspensão das sanções e espera que os europeus façam o mesmo.

O chanceler sírio, Asaad al-Shaibani, agradeceu à Arábia Saudita “por seus sinceros esforços em apoiar os esforços para suspender as sanções injustas impostas à Síria”. 

“Esta medida representa uma vitória da justiça e uma afirmação da unidade árabe”, afirmou.

Para o ministro, a decisão permite um novo recomeço para reconstrução do país, devastado pela guerra e pela pobreza.

Lula pede a Putin, por telefone, que vá à Turquia negociar com a Ucrânia

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para Vladimir Putin e estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação de paz entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, na quinta-feira (15).

 

Lula o parabenizou pela proposta de abertura de negociação de paz com o país europeu e disse reconhecer que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado, segundo a nota do governo brasileiro.

Além disso, ele também falou sobre a conversa bilateral que teve com o líder da China, Xi Jinping, durante a visita de Estado ao país da qual está retornando nesta quarta (14). Lula reiterou ainda a disposição do Grupo de Amigos da Paz e de países do Sul Global em cooperar para o fim do conflito.

O Planalto divulgou a nota sobre o telefonema dos dois líderes após Lula afirmar que poderia estimular Putin a participar da negociação da Turquia, durante entrevista coletiva concedida em Pequim.

“Quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra”, declarou ele.
O governo russo, no entanto, ainda não disse se Putin pretende participar das reuniões.

A declaração foi feita após o chanceler da Ucrânia, Andrii Sibiha, ter conversado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e ter pedido apoio ao Brasil para um cessar-fogo incondicional de 30 dias como parte das negociações de paz.

Vieira, que está em Pequim junto à comitiva de Lula, telefonou para Sibiha à noite (horário local, final da manhã de Brasília).

Também há expectativa de que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, compareça à Turquia na quinta para negociações diretas.

Zelenski disse que queria negociar um cessar-fogo incondicional de 30 dias como primeiro passo para pôr fim à guerra e que Putin deve participar das negociações porque “absolutamente tudo na Rússia” depende dele.

Ludmilla e Brunna Gonçalves celebram nascimento da primeira filha

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ludmilla e Brunna Gonçalves são oficialmente mães. A primeira filha do casal, chamada Zuri, nasceu nesta quarta-feira (14) nos Estados Unidos e foi apresentada ao público por meio de uma publicação emocionante nas redes sociais.

 

“Hoje a gente multiplicou o amor. Sinto que nunca fomos tão abençoadas por Deus como agora. Bem-vinda ao nosso paraíso, Zuri. Aqui, nós três seremos as mulheres mais felizes do mundo”, escreveu Ludmilla, na legenda de uma foto em que duas mãos aparecem segurando a recém-nascida.

A notícia rapidamente se espalhou pelas redes, onde fãs e amigos celebraram a chegada da menina. “Já nasceu a princesa do pop brasileiro!”, escreveu o perfil @falandodelud. O usuário @brunnalovers comentou: “A família cresceu e a gente só sabe chorar de emoção! Parabéns, mamães!”. Já @cleide_goncalvesclub cravou: “Zuri chegou pra iluminar tudo! Que seja uma vida repleta de amor”.

Ludmilla e Brunna estão casadas desde 2020 e sempre falaram abertamente sobre o desejo de formar uma família. Em diversas entrevistas, as duas destacaram que a maternidade era um sonho em comum e que vinha sendo construído com carinho e planejamento.

Com a chegada de Zuri, o casal entra em uma nova fase da vida -agora como mães. Nas redes, os seguidores já especulam quando virão os primeiros vídeos da pequena com a cantora, ou os looks coordenados com Brunna. Por enquanto, o trio curte, em privacidade, os primeiros momentos juntas.

Bernardinho convoca seleção de vôlei com novidades e sem Bruninho

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Bernardinho anunciou os convocados da seleção masculina para a disputa Liga das Nações de vôlei deste ano. A lista conta com novidades e tem a ausência do levantador Bruninho. Bernardinho chamou até o momento 22 jogadores. Nos últimos dias, ele havia inscrito 30 nomes.

 

O Brasil estreia no torneio no dia 11 de junho, contra o Irã. A partida será disputada no Maracanazinho, no Rio de Janeiro.

A seleção ainda enfrenta Cuba, Ucrânia e Eslovênia na primeira semana do torneio. A segunda semana será entre 24 e 30 de junho, em Chicago, nos EUA, e a terceira de 15 a 21 de julho, em Chiba, no Japão. Já a final será entre 30 de julho e 3 de agosto, na China.

Nomes como Lucarelli, Adriana, Alan e Darlan são alguns dos destaques da lista, enquanto o levantador Bruninho, ficou fora. Filho de Bernardinho, o jogador de 38 anos era capitão da equipe e já conquistou três medalhas olímpicas pelo país (um ouro e duas pratas).

Será o primeiro compromisso da seleção masculina desde os Jogos Olímpicos de Paris. No torneio, o Brasil caiu nas quartas para os EUA.

O Brasil parou nas quartas da Liga das Nações no ano passado. A equipe foi derrotada pela Polônia.

Veja a lista

Alan
Darlan
Chizoba
Sabino (opostos)
Brasília
Cachopa
Rhendrick (levantadores)
Adriano
Arthur Bento
Honorato
Lucarelli
Lukas Bergmann
Maicon
Paulo (ponteiros)
Flávio
Geovane Kuhnen
Judson
Léo Andrade
Matheus Pinta
Thiery (centrais)
Alê Elias
Maique (líberos)

Canal francês se desculpa após censurar Pabllo Vittar na TV: “homofobia”

0

Na última segunda-feira (12), a rede de TV francesa Trace exibiu em seus canais em todo o mundo o videoclipe ‘Alibi’, de Pabllo Vittar, Sevdaliza eYseult, porém um detalhe chamou atenção. A artista brasileira foi censurada na exibição!

 

O trecho em que Pabllo aparece foi substituído por replays das imagens de Sevdaliza eYseultcom apenas seu vocal sendo mantido. Nas redes sociais, o canal foi duramente criticado: “Pabllo não tem o mesmo espaço que os outros artistas e isso é claramente por ser gay e apresentar uma imagem feminina”, “Isso é homofobia pura! Pabllo terá que continuar lutando pois sempre estão boicotando” e “Isso é pura censura! Que coisa mais absurda! Como isso ainda acontece? Homofobia descarada”, foram alguns comentários.

Após a enorme repercussão nas redes sociais, os responsáveis pela rede global emitiram um comunicado com pedidos de desculpas para Pabllo Vittar: “Uma versão alterada do clipe de “Alibi” – sem a participação da Pabllo – foi exibida por engano no Trace Urban. Pedimos desculpas sinceras. Isso nunca deveria ter acontecido e não representaos valores da Trace. Assumimos total responsabilidade e já estamos tomando todas as medidas para garantir que isso não volte a ocorrer. Temos profundo respeito pela Pabllo, sua arte e sua comunidade. A versão original do clipe já está sendo restaurada na programação”, dizia a nota.

Leia Também: Halle Bailey diz ter sido agredida e consegue medida protetiva contra o ex

Daiane, Guga e Edinanci entram para o Hall da Fama do Esporte

0

Quando o cinema quer homenagear seus maiores ídolos cria um Hall da Fama com os melhores atores. A indústria da música também faz isso para enaltecer os grandes cantores. E, em 2018, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) criou o Hall da Fama do Esporte.  

 

Segundo o presidente do COB, Marco Antônio La Porta, não é preciso ser medalhista olímpico para estar no Olimpo do esporte. “A medalha é apenas um detalhe do processo. É a contribuição do atleta  para o movimento, a inspiração dele para os Jogos, isso é o que conta. A gente precisa contar a história do esporte para incentivar jovens atletas.” 

A ginasta Daiane dos Santos, que hoje tem 42 anos, marcou uma geração inteira fazendo acrobacias nos exercícios de solo, foi campeã do mundo em 2003 e, na noite desta terça-feira (13), em cerimônia de gala no Copacabana Palace, foi uma das quatro atletas incluídas no Hall da Fama. No palco, em lágrimas, Daiane disse que era “difícil descrever um sentimento”, mas que se sentia “lisonjeada representando a ginástica, o esporte brasileiro e tantos outros grandes atletas”.

O Hall da Fama do COB não estaria completo se lá não estivesse o tenista Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio de tênis Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Ontem, Guga foi a grande atração da noite e agora, mais do que nunca, está eternizado entre vários outros heróis do esporte nacional.

“Tanto os que aqui já passaram e são homenageados, como Joaquim Cruz, Bernard, William, Hortência, Paula, Ricardinho, todos esses nomes fizeram a gente sonhar. Daí pensava: sou brasileiro também e vai dar certo, tem que funcionar. Vamos valorizar essa capacidade que temos de transformar a vida de milhões de brasileiros” , afirmou o tricampeão.

Edinanci Silva, que saiu de Sousa, na Paraíba, para participar de quatro Olimpíadas, foi a terceira homenageada. A judoca trouxe um mandacaru de madeira como amuleto, um regionalismo que sempre a acompanhou. “Nunca esqueci das minhas raízes, sempre carreguei um pedacinho de rapadura para o Japão, para a Alemanha, onde fosse competir. Sempre quis manter o vigor para representar bem o esporte, principalmente daquela região que é especial.”

O atirador Afrânio da Costa, falecido em 1979, é o quarto atleta incluído no Hall da Fama, mas poucas pessoas se lembram dele. E é para isso que existe a homenagem e a inclusão da biografia do esportista na página do COB na internet. Ele foi o primeiro medalhista olímpico brasileiro, ganhou prata e bronze nas provas de pistola livre a 50 metros individual e por equipes, nos Jogos de Antuérpia, Bélgica, em 1920. 

O atirador contemporâneo Felipe Wu, prata nos Jogos do Rio 2016, disse que foi Afrânio quem conseguiu armas emprestadas com os norte-americanos para competir naquela época. “Logo depois se destacou na parte administrativa. Ele teve uma grande relevância nos primórdios do esporte.”  

Conhecidos, ou não, do grande público, medalhistas olímpicos, ou não, todos têm agora sua trajetória preservada para as futuras gerações. Conhecer a história também faz parte do que é chamado de espírito olímpico.

“Quais são as premissas do Movimento Olímpico? Todos os homenageados tiveram excelência plena em suas modalidades. Fazer com que eles sejam inspiradores das novas gerações, que elas lembrem desses ícones. Espero que muitas outras gerações possam acompanhar o sucesso que eles tiveram”, concluiu Emanuel Rego, campeão do vôlei de praia e atual diretor-geral do COB.  

Com os quatro homenageados de ontem, atualmente são 39 os atletas eternizados no Hall da Fama do Esporte e é possível conhecê-los nesta página do COB.

PF e ANATEL fecham rádio clandestina responsável por interferir em frequências aeronáuticas e de radiodifusão em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deflagraram uma operação para reprimir a atuação de uma rádio clandestina no Parque Jardim Carioca, em Goytacazes. Na ação, um homem foi preso em flagrante e todos os equipamentos utilizados para a realização da prática ilegal foram apreendidos.

Durante a fiscalização, foi constatado que a operação da rádio clandestina gerava interferência prejudicial na frequência de 114,3 MHz, utilizada pelo Serviço de Radionavegação Aeronáutica, além de afetar diversas frequências do Serviço de Radiodifusão Sonora em FM, compreendidas entre 76 e 108 MHz.

Após os procedimentos de praxe, o homem será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio e corrupção de menores

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (14), policiais civis da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, sob a coordenação do delegado titular, Carlos Augusto Guimarães e supervisão do delegado adjunto. Gabriel Ramos, prenderam um homem idem pelas iniciais F.M.S.O, conhecido como “Montanha”. Ele é acusado de tentativa de homicídio e corrupção de menores.

A prisão ocorreu no bairro São Manoel, onde o investigado foi localizado em sua residência e teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Ele foi conduzido à sede da delegacia para os procedimentos legais.

O crime aconteceu no dia 1º de abril de 2025, no mesmo bairro. De acordo com as investigações, o homem atraiu a vítima, com o pretexto de compartilhar drogas. No local combinado, a vítima foi surpreendida em uma emboscada e um adolescente, B.W.S.S.V., já apreendido no estado de Minas Gerais. A motivação do crime seria uma desavença entre os envolvidos por conta de dívidas.