Home Blog Page 1396

Prefeitura decreta contingenciamento para enfrentar dívidas passadas e reconstruir o município

0
Prefeitura decreta contingenciamento para enfrentar dívidas passadas e reconstruir o município

Através do Decreto Municipal nº 59, em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (16), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana instituiu o contingenciamento de despesas públicas por um período de 90 dias. Os objetivos são assegurar o equilíbrio fiscal e adequar as despesas à real capacidade financeira do município.

Um levantamento criterioso realizado nos 100 primeiros dias da nova gestão apontou dívidas totais de aproximadamente R$ 132 milhões. Entre os débitos herdados, estão R$ 81 milhões em aberto junto à concessionária de energia elétrica Enel, precatórios no valor de R$ 35,68 milhões em trâmite no Tribunal Regional Federal da 2ª Região e 148 precatórios no valor total de R$ 9,22 milhões.

De acordo com o decreto, fica suspensa por 90 dias a celebração de novos contratos, convênios, acordos ou ajustes que impliquem em novos gastos públicos – exceto serviços públicos essenciais e despesas de caráter emergencial.

Também fica suspensa pelo mesmo período a concessão de gratificações, progressões e promoções funcionais que não sejam oriundas de determinação legal ou judicial. Estão suspensas, ainda, novas nomeações, contratações ou admissões de pessoal, salvo para atendimento de áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública. A medida não afeta as contratações realizadas na educação, os serviços públicos de saúde e as despesas realizadas com recursos de operações de crédito, convênios e parcerias com o Estado e a União.

— Logo que assumimos a prefeitura, encontramos um município com sérias dificuldades financeiras, contas comprometidas e muitos desafios pela frente. Só para recordar, os salários de dezembro de 2024 dos servidores municipais só foram quitados em janeiro, já durante a nossa gestão, às custas de muito esforço. Mas desde o primeiro dia, com fé, trabalho incansável e apoio de parceiros importantes, temos enfrentado cada obstáculo de cabeça erguida — destaca a prefeita Yara Cinthia.

De acordo com a prefeita, toda a Administração Municipal vem trabalhando de forma unida e integrada para reorganizar as finanças, eliminar excessos e aplicar os recursos disponíveis com responsabilidade.

A falta de recursos dificultou, mas não impediu a prefeitura de trabalhar. Com apoio do governador Cláudio Castro e do predidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, foram realizadas ações importantes, como a recuperação de diversas ruas em várias localidades e mais de 100 quilômetros de estradas vicinais, a construção do tão sonhado posto do Corpo de Bombeiros e a limpeza de rios e canais para evitar alagamentos. Em parceria com o Sesc, nasceu o “Verão do Seu Jeito” – a maior programação cultural e esportiva dos últimos anos, com eventos em todas as praias. Com o apoio do deputado Áureo (Solidariedade), o governo municipal abriu caminho para emendas importantes.

Ações administrativas internas e mutirões possibilitaram a limpeza da cidade e localidades, a reativação de equipamentos do Hospital Municipal Manoel Carola que estavam parados, a recuperação de mais de 100 veículos da frota municipal e a reforma e informatização de quatro unidades do Espaço do Produtor.

— Sabemos que o caminho é longo, mas já começamos a ver os primeiros resultados. Com união, transparência e responsabilidade, nós vamos virar essa página. Nosso compromisso é com a população e com o futuro da nossa cidade — garante a prefeita.

Suprema Corte do Reino Unido exclui transgênero em definição legal de mulher

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Suprema Corte britânica determinou nesta quarta-feira (16) que a definição legal do que é ser mulher deve ser baseada no sexo biológico, não no gênero, em uma decisão que pode ter impactos profundos sobre os direitos de mulheres transgênero no Reino Unido.

 

“A decisão unânime deste tribunal é que os termos mulher e sexo, na Lei da Igualdade de 2010, se referem a uma mulher biológica e a um sexo biológico”, declarou o vice-presidente da Suprema Corte, Patrick Hodge.

Com isso, mulheres trans que possuem um Certificado de Reconhecimento de Gênero (GRC, na sigla em inglês) deixam de ser reconhecidas como mulheres para fins das proteções legais previstas para o sexo feminino.

“Essa é uma decisão profundamente preocupante para os direitos humanos e um duro golpe contra algumas das pessoas mais marginalizadas da nossa sociedade”, disse Maggie Chapman, do Partido Verde Escocês.

“Ela pode eliminar proteções importantes e deixará muitas pessoas trans – e seus entes queridos – profundamente ansiosos e preocupados com os impactos em suas vidas e com o que virá a seguir” declarou Chapman.

A Suprema Corte, no entanto, afirmou que as pessoas transgênero continuam protegidas por lei. “Essas proteções incluem não apenas a característica protegida da mudança de gênero, mas também a discriminação direta, indireta e o assédio relacionados ao gênero adquirido”, afirmou o tribunal.

Os direitos das pessoas trans se tornaram uma questão altamente politizada, com setores da direita conservadora instrumentalizando pautas identitárias para atacar minorias, enquanto argumentam que o apoio liberal às pessoas trans estaria violando os direitos das mulheres biológicas.

“No curto prazo, essa decisão tem o potencial de aprofundar divisões e aumentar as tensões”, avaliou Phillip Pepper, sócio da área trabalhista do escritório Shakespeare Martineau.

Especialistas jurídicos destacaram que a legislação de igualdade pode precisar ser revista para garantir que os direitos das pessoas trans sejam plenamente assegurados.

O julgamento se concentrou na interpretação da Lei da Igualdade britânica (Equality Act), de 2010.

Para o governo escocês, o texto era claro: se uma mulher trans obtiver um Certificado de Reconhecimento de Gênero (GRC) após sua transição, ela deve ser considerada mulher e ter acesso às mesmas proteções que as mulheres cisgênero.

Quase 8.500 pessoas obtiveram esse certificado no Reino Unido desde que o sistema foi criado, em 2004, segundo dados do governo escocês.

No entanto, a associação For Women Scotland (FWS) apresentou uma contestação em 2018, argumentando que essas proteções deveriam se aplicar apenas às pessoas designadas como mulheres ao nascer.

Dezenas de ativistas da associação receberam a decisão com aplausos. “Achávamos que os direitos das mulheres seriam revogados e hoje os juízes disseram o que sempre acreditamos: as mulheres estão protegidas por seu sexo biológico”, disse Susan Smith, codiretora do grupo.

A organização recebeu apoio, entre outros, da autora da série Harry Potter, J. K. Rowling, que mora na Escócia e fez inúmeras declarações sobre o assunto -o que lhe rendeu várias acusações de transfobia.

Os grupos de defesa LGBTQIA+ temem que as mulheres transgênero sejam impedidas de acessar lugares, como os centros de acolhimento para mulheres. Além disso, temem que excluí-las pode levar a um aumento na discriminação, especialmente no mercado de trabalho.

Os conservadores britânicos, que perderam as eleições legislativas de 2024, haviam prometido, em caso de vitória, apresentar alterações na lei para limitar a definição de sexo ao sexo biológico.

O assunto sempre foi particularmente sensível na Escócia. Em 2022, o governo local aprovou uma lei para facilitar a mudança de gênero sem necessidade de laudo médico, a partir dos 16 anos -a norma, porém, foi bloqueada pelo governo conservador em Londres.

Em janeiro de 2023, as autoridades escocesas também anunciaram a suspensão da transferência de detentas transgênero com histórico de violência contra mulheres para prisões femininas, após dois casos que geraram forte repercussão na opinião pública.

Um dia antes da decisão britânica, nesta terça-feira (15) o governo de ultradireita de Viktor Orbán aprovou na Hungria uma mudança na Constituição, reconhecendo somente dois gêneros, o masculino e o feminino.

Além disso, desde que retornou à Casa Branca em janeiro, Donald Trump tem atacado as pessoas transgênero, tentando expulsá-las das Forças Armadas e restringir procedimentos de transição para menores de 19 anos.

Terceiro Festival Comida de Boteco vai ser lançado na noite desta quarta na CDL

0
Foto: Secretaria de Turismo / Divulgaçã
Foto: Secretaria de Turismo / Divulgaçã
Campos receberá no próximo dia 25 de abril o Festival Comida de Boteco. O evento, que será lançado nesta quarta-feira (16), às 19h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e que está em sua terceira edição, vai reunir mais de 25 bares e botecos da cidade, seguindo até o dia 16 de maio. Os pratos e petiscos terão preço único de R$ 42,90. Os clientes podem comprar uma passagem para uma “maratona” nos bares que estarão participando do festival.
O evento, realizado pelo Sabores na Mochila Eventos Gastronômicos em parceira com o Sebrae-RJ, tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. Segundo o subsecretário municipal de Turismo, Edvar Chagas Junior, o festival tem o objetivo de promover e divulgar os restaurantes participantes e a gastronomia campista.
“A cada ano estamos abrindo as portas da gastronomia campista para o maior número de pessoas, tornando o evento um marco em termos de atração turística. O Festival Comida de Boteco é um produto turístico excelente para o município. Esteve nos grandes centros e agora está de volta a Campos. Ele atrai pessoas de vários municípios para virem conhecer a gastronomia dos botecos de Campos. É, sem dúvidas, um festival muito positivo para nossa cidade”, afirmou Edvar.
Na reunião desta quarta-feira, serão definidos pontos como a distribuição dos banners oficiais do festival; a distribuição dos totens oficiais de votação e o sistema de votação do festival, entre outros.

Trump diz que Harvard é uma piada e não deveria receber fundos federais

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou seus ataques a universidades americanas ao dizer, nesta quarta-feira (16), que Harvard, uma das melhores instituições de ensino do mundo, é uma piada e não deveria mais receber fundos federais.

 

“Harvard nem sequer pode ser considerada um lugar decente de aprendizagem e não deveria figurar em nenhuma lista das melhores universidades do mundo”, escreveu o republicano em sua plataforma, a Truth Social. “Harvard é uma piada, ensina ódio e estupidez, e não deveria receber fundos federais.”

Assim como Harvard, outras cinco universidades da Ivy League, grupo composto pelas mais antigas e renomadas instituições de ensino superior dos EUA, sofrem pressões da Casa Branca. A gestão Trump trava uma cruzada contra essas universidades sob a justificativa de que elas teriam permitido atos antissemitas em protestos contra a guerra na Faixa de Gaza em seus campi.

O governo exigiu uma série de ações dessas instituições como condição para evitar a retirada de subsídios, como uma auditoria das opiniões de estudantes e professores. Harvard foi a primeira grande universidade a desafiar as ameaças do republicano.

A instituição se recusou a cumprir as exigências do governo Trump, que, em retaliação, anunciou o congelamento de US$ 2,2 bilhões (quase R$ 13 bilhões) em fundos federais e ameaçou retirar suas vantagens fiscais. Além disso, exigiu um pedido de desculpas da universidade.

A Universidade Columbia, por outro lado, foco dos protestos pró-Palestina no país, cedeu em parte à pressão do republicano e aceitou uma série de demandas relativas ao controle do campus, como a autorização para detenções dentro dos limites da universidade e a intervenção na gestão do departamento de estudos sobre Oriente Médio, retirando o órgão do controle docente.

A instituição foi duramente criticada no meio acadêmico por essa decisão -críticos dizem que ela só encoraja o governo a ampliar seus ataques, como quando circulou na imprensa americana a proposta da Casa Branca de colocar Columbia sob intervenção direta.

Em uma carta a estudantes e professores, o reitor da universidade, Alan Garber, assegurou nesta segunda-feira (14) que Harvard “não abandonará sua independência nem seus direitos garantidos pela Constituição”.

No geral, as exigências são as mesmas para todas as instituições: cortes em programas, departamentos e linhas de pesquisa que se voltem para diversidade ou que abordem uma interpretação da história americana menos que heroica -ou seja, tratem de momentos pouco lisonjeiros, como o extermínio de indígenas, a escravidão e a segregação.

As demandas têm lastro em uma das ideias mais importantes para o trumpismo que retomou o poder nas eleições de 2024: a de que instituições culturais de elite, como as universidades, foram tomadas de assalto por esquerdistas sob a bandeira do “marxismo cultural” e, dessa forma, afastaram-se do americano médio e já não contribuem para o progresso no país.

Como o Brasil tem clínica de bronzeamento se é proibido?

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Apesar de ser proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por risco de câncer há mais de 15 anos, o bronzeamento artificial ainda ocorre no Brasil, e ganha impulso com liminares conseguidas por advogados especializados no “mercado do bronze”.

 

CONSULTORIAS PARA IR À JUSTIÇA

Clínicas de estética em todo o país seguem oferecendo o bronzeamento artificial com câmaras de radiação ultravioleta, amparadas por decisões liminares. O UOL identificou advogados e escritórios especializados que atuam abertamente na legalização judicial da prática, promovendo seus serviços nas redes sociais, em sites profissionais e por meio de campanhas direcionadas a clínicas e estúdios de estética.

Advogados oferecem consultoria completa para clínicas que desejam operar, mesmo em desacordo com as normas da Anvisa. A RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 56/2009 proíbe desde 2009 o uso de câmaras de bronzeamento artificial com radiação ultravioleta para fins estéticos no Brasil.
Nos sites, os serviços jurídicos são apresentados com promessas de legalidade e rapidez. As ofertas incluem slogans como “funcionamento 100% legal”, “liberação via liminar em até 30 dias” e até acesso a livros eletrônicos com “manuais passo a passo”, videoaulas e modelos de petições para facilitar a judicialização do serviço.

Um dos advogados que atua no “mercado do bronze” disse ao UOL ter demanda em todo o Brasil. “Hoje é difícil mensurar, mas seguramente já superamos a quantia de mil autorizações em todo o território nacional”, afirma. Segundo ele, entre os estados com maior volume de clientes estão São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele argumenta que a proibição é baseada em uma resolução “inconclusiva”, que desconsidera os avanços tecnológicos dos novos equipamentos.

Outra advogada que também atua no setor afirma que o respaldo jurídico das clínicas está ancorado em decisões favoráveis já proferidas em São Paulo e em Goiás. Segundo ela, a prática deve ser analisada com “bom senso jurídico e técnico”, e não com base em uma generalização de riscos. “Assim como o sol pode queimar, a máquina também. A diferença está no uso consciente e nos limites técnicos”, afirmou. Em seu site, a advogada usa expressões como “legaliza bronze” e oferece o serviço para “evitar problemas com a vigilância sanitária”.

Os advogados geralmente argumentam que uma resolução da Anvisa não tem força para restringir uma atividade econômica permitida no CNAE (Código Nacional de Atividades Econômicas). A judicialização recorre a princípios constitucionais como a liberdade de iniciativa (artigo 170) e o princípio da legalidade (artigo 5º) para contestar a validade da proibição. Na prática, formou-se um segmento jurídico que viabiliza o funcionamento de clínicas por meio de decisões liminares individuais, apesar da proibição sanitária em vigor.

Essas autorizações têm sido utilizadas como respaldo para a oferta do serviço, frequentemente promovido com apelo comercial e a promessa de segurança. Em alguns casos, clínicas exibem cópias das decisões em quadros na recepção ou em publicações nas redes sociais, indicando a obtenção de liminares para tranquilizar os clientes -ainda que os equipamentos utilizados permaneçam irregulares do ponto de vista da vigilância sanitária federal. A Anvisa afirma que essas decisões não anulam a regra nacional e que continua atuando para proteger a saúde da população.

LEIS LOCAIS

A ofensiva pela liberação do bronzeamento artificial também chegou ao Legislativo em alguns estados e municípios. Além da judicialização individual dos casos, projetos de lei que buscam autorizar o uso de câmaras de radiação ultravioleta têm ganhado espaço.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu no Rio, onde a Câmara Municipal aprovou, em outubro de 2024, o Projeto de Lei Complementar nº 180/2024. A proposta alterava uma lei anterior que tratava da emissão de alvarás para clínicas de estética (Lei Complementar nº 268/2023) e incluía um novo artigo permitindo o uso das câmaras de bronzeamento artificial. Na prática, era uma tentativa de legalizar, no âmbito municipal, algo que é proibido por norma federal. O prefeito Eduardo Paes (PSD) vetou integralmente a medida, alegando vício de constitucionalidade e o fato de o projeto ir contra determinação da agência reguladora.

O QUE DIZ A AGÊNCIA

A Anvisa considera o bronzeamento artificial com radiação UV (ultravioleta) um risco sanitário grave e cancerígeno. A prática está proibida no Brasil com base em estudos da Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) e da OMS, que classificam a radiação UV como carcinogênica para humanos -grupo 1, a mesma categoria do tabaco e do amianto.

Segundo a Anvisa, “não existem valores seguros de irradiação UV para fins estéticos”, e os benefícios alegados pelo setor não compensam os riscos sanitários envolvidos. Nenhuma máquina está regularizada no Brasil para esse fim, e o uso caracteriza infração à legislação sanitária federal.

“Todos os equipamentos com essa finalidade são considerados irregulares”, afirma a Anvisa. A agência também informou ao UOL que está tomando medidas legais contra leis estaduais e municipais que tentam liberar a prática, como ocorreu no Rio de Janeiro.

LIMINARES ESTÃO ACIMA DA REGRA DA ANVISA?

A resolução nº 56/2009 da Anvisa tem força normativa suficiente para proibir a atividade econômica em todo o território nacional, diz o advogado Ilmar Muniz, especialista em direito penal e constitucional. “A Anvisa é uma autarquia com competência legal para editar normas técnicas com caráter vinculante. O descumprimento da RDC configura infração sanitária e pode levar a sanções administrativas e penais.”

A atuação de advogados que conseguem liminares não é ilícita, mas pode ultrapassar os limites éticos, na opinião de Muniz. “A oferta sistemática de liminares para liberar uma prática proibida por norma sanitária pode configurar mercantilização da Justiça. A OAB já se posicionou, em casos semelhantes, contra esse tipo de conduta.”

Decisões judiciais isoladas que suspendem normas sanitárias fragilizam a autoridade técnica da Anvisa, diz Muniz. “Agências reguladoras existem para aplicar conhecimento científico e proteger a coletividade. Quando juízes desconsideram esses dados, há desequilíbrio institucional e risco à efetividade das políticas públicas.”

Há um risco sério de banalização das decisões liminares e de comprometimento da credibilidade do sistema de Justiça.

Ilmar Muniz

A busca do Judiciário para contestar a norma da Anvisa é legítima, na opinião do professor Lucas Bittencourt e Xavier, constitucionalista da Uniarnaldo Centro Universitário, em Belo Horizonte. “Não vejo isso como uma distorção do sistema de Justiça.”

O acúmulo de decisões judiciais pode gerar efeitos indiretos, diz Xavier. “Se começarmos a formar jurisprudência sobre o tema, isso naturalmente enfraquece a norma perante o Judiciário e a sociedade.”

Os advogados estão dentro da legalidade, na opinião do professor. “Quando falamos do direito, sempre existe mais de um ponto de vista sobre o mesmo caso. Os advogados que atuam nessa área se baseiam em garantias constitucionais como a liberdade econômica e profissional -e isso, por si só, já torna viável a sustentação da tese em juízo.”

Procurada pelo UOL, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) federal preferiu não se manifestar.

O QUE DIZEM OS MÉDICOS

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) classifica como “grave retrocesso sanitário” a tentativa de liberar o bronzeamento artificial por meio de leis ou decisões judiciais. Para a entidade, a prática é responsável por agravar o risco de câncer de pele e compromete anos de avanço em políticas públicas de prevenção.

A exposição precoce à radiação UV, segundo a SBD, aumenta em até 75% o risco de melanoma em pessoas com menos de 35 anos. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), órgão ligado ao Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma por ano, além de 9 mil casos de melanoma -o tipo mais agressivo. “Não existe bronzeamento artificial seguro”, afirma o dermatologista José Roberto Fraga Filho, da SBD.

O presidente da entidade, Carlos Barcaui, critica as tentativas de flexibilização da norma e alerta para os riscos coletivos. “Que sigamos sendo reconhecidos pelo protagonismo em banir câmaras de bronzeamento e não por retrocessos que, em prol de interesses estéticos e financeiros, comprometem a saúde da população.”

MORTE DE JOVEM ACENDE ALERTA

A morte da jovem Gabrielle Cristine Hipólito, 18, após uma sessão de bronzeamento em Governador Valadares (MG), reacendeu o debate sobre a legalidade do uso de câmaras com emissão de radiação ultravioleta em clínicas estéticas. Gabrielle foi internada com dificuldades respiratórias e desidratação severa dois dias após a sessão, e morreu no hospital em 13 de março. A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso e se há responsabilidade criminal da clínica ou do profissional envolvido.

 

Esposa de Gene Hackman pesquisou sobre sintomas gripais antes de morrer

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Esposa de Gene Hackman, Betsy Arakawa pesquisou sobre sintomas de gripe e covid-19 antes dos dois morrerem.

 

Mulher do ator buscou repetidamente na internet sobre os sintomas das doenças. Os registros foram divulgados pelas autoridades nesta terça-feira, segundo o The New York Times.

Os policiais expuseram o que Betsy Arakawa pesquisou em seus últimos dias de vida. De acordo com os registros, ela pesquisou “A Covid pode causar tontura?” e “Gripe e sangramentos nasais” em 10 de fevereiro. No dia seguinte, ela cancelou uma sessão com a massagista e pediu cilindros de oxigênio.

O casal foi encontrado morto em 26 de fevereiro. Eles estavam em sua casa em Santa Fé, no Novo México, nos Estados Unidos. Fotos da cena, imagens de câmeras corporais dos policiais e entrevistas com testemunhas indicam como foram os últimos dias dos dois.

Betsy Arakawa morreu primeiro em decorrência de um vírus. A autópsia revelou que ela havia contraído hantavirose, uma infecção viral transmitida por ratos que causa sintomas respiratórios, dores e náusea. Os investigadores determinaram 11 de fevereiro como a data da morte.

Gene Hackman morreu uma semana depois da esposa. A causa da morte foi determinada como doença cardiovascular, tendo Alzheimer como agravante. Segundo o legista, ele tinha pressão alta e já tinha um histórico de infartos.

Sampaoli esfria, e Santos discutirá novo técnico após jogo com Atlético-MG

0

SANTOS E SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos viu a negociação com Jorge Sampaoli esfriar após o técnico indicar que vai declinar da oferta do clube. Por isso, a diretoria só discutirá sobre um novo técnico a partir desta quinta-feira (17).

 

ESTACA ZERO, DE NOVO

A diretoria planeja retomar o assunto após o jogo contra o Atlético-MG. O Santos enfrenta o Galo nesta quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada do Brasileiro, na Vila Belmiro.

A ideia é concentrar e manter o foco no jogo desta quarta-feira (16). César Sampaio será o técnico interino e tem recebido o apoio da diretoria.

Sampaoli era o favorito, mas deve declinar da oferta. O argentino analisou o cenário, entendeu que não pode entregar o que a torcida merece e não sentiu convicção no Santos após entrevista coletiva do CEO Pedro Martins, realizada nesta terça-feira (15). O Peixe ainda não recebeu a recusa oficial do técnico.

O Santos volta à estaca zero. O clube sondou Tite e Dorival Júnior, que não desejam treinar um time neste momento, e Luís Castro, que sinalizou que não quer treinar no Brasil. Sampaoli foi o quarto nome contatado após a demissão de Pedro Caixinha.

A diretoria diz não ter pressa. Pedro Martins afirmou nesta terça-feira (15) que o Santos não contratará um novo técnico “do dia para a noite” e que tem explicado o cenário de “reconstrução” com quem tem conversado.

O Santos não tem negociação avançada com nenhum treinador hoje. O Santos não vai entregar a chave da primeira equipe para um treinador. Ele precisa vir e aceitar fazer uma construção em conjunto. Vamos analisar os nomes necessários e conversar quantas vezes forem precisas.

Da mesma maneira que falo com vocês, falo para os treinadores e colaboradores que podem vir. Apresento o cenário de reconstrução. Seria injusto falar para alguém uma mentira, contar sobre um cenário perfeito, que o Santos vive a mil maravilhas. Pedro Martins, em entrevista coletiva

Entenda os próximos passos do projeto de anistia pelo 8/1 no Congresso

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O PL, partido de Jair Bolsonaro, conseguiu nesta semana assinaturas suficientes para protocolar um pedido de urgência para a análise do projeto de lei que anistia os participantes de atos golpistas. Até que vire realidade, porém, o texto tem um longo caminho pela frente.

 

Para isso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), terá que pautar a votação da urgência pelo plenário. Depois, o conteúdo em si precisará ser discutido e aprovado pela maioria dos parlamentares presentes tanto na Câmara quanto no Senado, e então ser sancionado pelo presidente Lula (PT).

Entenda o projeto em debate, os próximos passos da sua tramitação, a pressão em torno de Motta e quem apoiou a urgência na análise:

O QUE DIZ O PROJETO DE ANISTIA?

O pedido de urgência apresentado se refere a um projeto de lei de 2022, do então deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), que propõe anistia a todos que tenham participado de atos “do dia 30 de outubro de 2022 [data do segundo turno, incluindo protestos em rodovias e quartéis] ao dia de entrada em vigor” da lei.

Mas foram apensadas outras seis propostas ao texto, ampliando a discussão. Parte dos deputados defende usar como referência um parecer de 2024, do então relator Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), que expandia a anistia a todos os atos passados e futuros ligados aos ataques às sedes dos três Poderes.
A pedido de Bolsonaro, o PL agora estuda uma nova versão mais branda do texto, que possivelmente restrinja o perdão aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, para convencer Motta a pautar a urgência da proposta.

Como a Folha mostrou, deputados que assinaram o requerimento o fizeram “no escuro”, ainda sem saber ao certo o teor da proposta. Há diferentes entendimentos, por exemplo, sobre quais crimes, qual período e quem exatamente o texto deve abarcar, incluindo o ex-presidente, que é réu no STF.

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

1. Pedido de urgência
O PL conseguiu reunir 262 assinaturas (eram necessárias 257) e apresentou na segunda (14) o requerimento de urgência do projeto na Câmara. A urgência permite que as matérias tramitem mais rápido, indo direto ao plenário, sem precisar passar pelas comissões da Casa, onde o andamento poderia se alongar.

2. Decisão de Motta
Agora, o presidente da Câmara precisa decidir se pauta ou não a votação do pedido de urgência pelo plenário. Ele já indicou que não decidirá sozinho e que pretende levar a discussão para o colégio de líderes, cuja próxima reunião deve ocorrer no dia 24 de abril, após os feriados de Páscoa e Tiradentes.

3. Votação da urgência
Para ser aprovado, o requerimento de urgência precisa ser acatado, novamente, por no mínimo 257 dos 513 deputados.

4. Debate na Câmara
Motta então indicará um relator para a proposta, que apresentará um novo texto ao plenário a partir das negociações na Casa -como mostrou a Folha, Rodrigo Valadares é cotado, mas não é o único nome. A aprovação exige a presença de ao menos 257 deputados e o apoio da maioria deles.

5. Debate no Senado
Se aprovado na Câmara, o projeto de lei seguirá para o plenário do Senado, onde também precisa ser aprovado pela maioria dos presentes, com quórum mínimo de 41 senadores. Se houver mudanças, posteriormente o plenário da Câmara analisará apenas as alterações, podendo mantê-las ou recuperar o texto original.

6. Análise do presidente
Lula então tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar a lei, caso aprovada nas duas Casas. Se ele vetar o texto inteiro ou apenas alguns trechos, os vetos voltam para análise no Congresso que, em sessão conjunta, avalia se derruba ou mantém o entendimento do presidente.

7. Papel do STF
Depois de ser aprovada e entrar em vigor, a lei de anistia ainda pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal, que avaliará se ela está de acordo com a Constituição ou não.

MOTTA DEVE PAUTAR O PEDIDO DE URGÊNCIA?

O presidente da Câmara está numa saia-justa entre o compromisso que firmou com o PL, de pautar a urgência caso o partido conseguisse as assinaturas necessárias, e com integrantes do governo e do Supremo, que avaliam que o projeto de anistia poderia abrir uma crise institucional.

Nesta terça (15), ele indicou que levará a proposta para discussão no colégio de líderes para diluir a responsabilidade. Até a última sexta (11), Motta negociava com Lula, lideranças políticas e ministros do STF uma alternativa ao projeto de anistia, ainda sem um formato definido.

Para frear a pressão bolsonarista, seus aliados também esperam que o Planalto intensifique sua atuação pela retirada de apoio de parlamentares da base governista à proposta -o governo já havia conseguido 20 desistências ao pedido de urgência quando o PL mudou de estratégia e antecipou a apresentação do requerimento.

Adversários de Bolsonaro lembram que não há obrigação de Motta dar seguimento imediato ao pedido de urgência assinado. Dizem que há outras 2.000 propostas com requerimentos de urgência apresentados na fila para tramitação.

QUEM APOIOU O PEDIDO DE URGÊNCIA?

Mais da metade das 262 assinaturas de deputados para o pedido de urgência veio de partidos da base do governo Lula.

No grupo governista, os que mais demonstraram adesão foram o PP -a pedido do presidente do partido, o senador Ciro Nogueira- e o União Brasil, que negocia o deputado Pedro Lucas Fernandes (MA) como ministro das Comunicações.

Presos, turistas dizem que roubaram 5.000 formigas do Quênia por ‘diversão’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Quatro homens foram presos por suspeita de tráfico após coletarem formigas de parques nacionais do Quênia.
Dois dos presos eram turistas belgas que guardavam cinco mil formigas em tubos de ensaio. Eles foram detidos em 5 de abril, pouco após a prisão de um vietnamita e um queniano que tentavam deixar o país com 400 formigas.

 

Animais seriam traficados para a Ásia e para a Europa, segundo a polícia local. No caso dos belgas Lornoy David e Seppe Lodewijickx, as formigas estavam armazenadas em tubos de ensaio, em condições que permitiriam que elas sobrevivessem por meses. Elas estavam em um quarto alugado pelos turistas no estado de Nakuru, conhecido por seus parques nacionais.

Entre as espécies traficadas pela dupla belga estavam formigas messor cephalotes, naturais do leste da África. Os animais seriam vendidos como “pets exóticos” e, somados, valem US$ 7.700, o equivalente a R$ 47 mil.

Ao juiz, a dupla disse que não sabia que estava cometendo crime e que pegou as formigas “por diversão”. Eles passaram por julgamento em Nairobi e foram condenados por biopirataria. O tempo de prisão deles ainda não foi divulgado pelas autoridades.

Os outros dois presos, que tinham sido detidos no aeroporto de Nairobi, também foram condenados. “Essa exportação ilegal não só enfraquece a soberania queniana sobre a sua biodiversidade, mas também priva comunidades locais e pesquisadores dos possíveis benefícios ecológicos e econômicos das espécies”, explicou o Serviço de Vida Selvagem do Quênia.

Bill Gates diz que IA irá suprir escassez de médicos e professores

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Bill Gates disse que a Inteligência Artificial irá ajudar a suprir a escassez de profissionais nas áreas de Medicina e Educação.

 

“IA fornecerá inteligência médica e não haverá escassez”, disse Gates, em um podcast. Ele falou ainda que países no continente africano e Índia seguem com dificuldade de mão de obra relacionada a profissionais na área médica. O bilionário também citou o auxílio de Inteligência Artificial relacionada a professores.

O cofundador da Microsoft disse ainda que a Inteligência Artificial irá suprir mão de obra em fábricas, construção e de profissionais de limpeza em hotéis. “É preciso de uma mão de obra muito habilidosa para fazer com que a IA supra esses profissionais. Vamos chegar lá”. Gigantes da área tecnológica estão investindo em robôs humanoides para executar tarefas manuais.

Gates disse ainda que a IA irá auxiliar na redução de tempo de trabalho. “Os profissionais inclusive poderão se aposentar mais cedo, ter menores jornadas de trabalho”.

Europa propõe restringir concessão de asilo para cidadãos de sete países

0

BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) – A Comissão Europeia divulgou nesta quarta-feira (16) sua primeira “lista de países de origem seguros”. Cidadãos de Kosovo, Bangladesh, Colômbia, Egito, Índia, Marrocos e Tunísia enfrentarão processos de pedido de asilo mais dinâmicos e com menos possibilidade de aprovação.

 

A lista será um item antecipado do Pacto de Imigração e Asilo, que entra em vigor em junho de 2026. A legislação levou mais de uma década para ser aprovada e continua como item divisivo da agenda europeia. Países como a Alemanha, que está em mudança de governo, discutem se o mais apropriado é adotar medidas próprias ou esperar pela regulação padronizada da UE.

Fazer frente à ascensão da extrema direita e do discurso anti-imigração virou prioridade em Berlim, como no resto do continente.

O futuro primeiro-ministro, Friedrich Merz, prometeu fronteiras fechadas na campanha eleitoral e no discurso em que anunciou o acordo de coalizão com o SPD, do atual premiê, Olaf Scholz. Vizinhos como a Suíça, no entanto, afirmam que tomarão as medidas necessárias para garantir o livre trânsito, um princípio da UE.

Além da lista, Bruxelas propõe adiantar em um ano a adoção de outras duas regras: tornar automático que cidadãos de países com uma média inferior a 20% de sucesso em pedidos de asilo sejam submetidos a procedimentos rápidos nas fronteiras; conceder flexibilidade na designação de países de origem segura e de países terceiros, aqueles que podem receber solicitantes de asilo que forem recusados pelo bloco.

Segundo a Comissão Europeia, a ideia não é concorrer com os procedimentos já estabelecidos em algumas nações do bloco, mas completá-los. De acordo com Henna Virkkunen, vice-presidente da Comissão Europeia para Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, antecipar a legislação ajudará a “equipar os estados-membros com ferramentas adicionais para agilizar o processamento de asilo”.

As propostas precisam ser referendadas pelo Parlamento e pelo Conselho Europeus. Partidos de esquerda, em geral, se opuseram à legislação à época da votação, em 2024. Por outro lado, representantes da direita e da extrema direita a consideraram pouco rígida. O discurso populista contra a imigração desde então só recrudesceu, dominando debates eleitorais e provocando ações isoladas em diversos países.

A Hungria, do nacionalista Viktor Orbán, recusa solicitantes de asilo, que acabam sendo empurrados para países vizinhos. A Polônia instalou cercas na divisa com Belarus depois que o presidente Aleksandr Lukachenko , aliado de Vladimir Putin, incentivou a passagem de imigrantes vindos de fora da Europa após a invasão da Ucrânia. O primeiro-ministro Donald Tusk, premido também pela política interna polonesa, chegou a classificar a estratégia como um ataque híbrido russo.

Por outro lado, a Espanha, que enfrenta uma situação crítica nas Ilhas Canárias, a segunda rota mais utilizada neste ano por imigrantes vindos da África, aprovou no fim de 2024 uma série de alterações em sua legislação para facilitar a absorção de mão de obra estrangeira e integração.

Se as abordagens variam de país a país, parece consenso em Bruxelas que o problema precisa ser atacado. Lidando com um Parlamento Europeu mais conservador, Ursula von der Leyen tem feito acenos antes inimagináveis, como considerar interessante a ideia da Itália de instalar um centro de refugiados na Albânia.

Outro sinal do endurecimento da política imigratória do bloco está cada vez mais evidente nos dados da Frontex, a agência de controle de fronteiras na Europa. Segundo o último balanço, divulgado na semana passada, o números de travessias clandestinas visando o continente europeu caiu 31% no primeiro trimestre de 2025, confirmando tendência percebida no fim do ano passado.

De acordo com especialistas, muitos imigrantes estão sendo barrados em países como Líbia e Tunísia, que firmaram acordos de cooperação com a UE para barrar a ação de coiotes. Ativistas e organizações, como a Human Rights Watch, afirmam, porém, que o bloco estaria sendo leniente com abusos e violência que ocorrem contra os próprios imigrantes nesses países.

Ibama resgata jaguatirica usada como tiktoker no Pará

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma jaguatirica que vivia em uma fazenda no Pará foi resgatada pelo Ibama na segunda-feira (14). A mulher que cuidava dela como pet foi multada em R$ 10 mil.

 

Animal silvestre foi encontrado em cima de um guarda-roupa, no município de Uruará. Ela era chamada de “Pituca” e tinha a rotina compartilhada em vídeos nas redes sociais desde que era filhote pela influenciadora Luciene Cândido.

Luciene tem mais de 300 mil seguidores no Facebook e no TikTok, onde acumula mais de nove milhões de curtidas. Nos vídeos publicados pela mulher, é possível ver a jaguatirica dentro de casa, a acompanhando em atividades domésticas e até deitada na cama.

Ibama foi até o local após receber uma denúncia de que uma fazendeira usava a imagem do bicho nas redes sociais para fazer monetização de conteúdo. Além de levar o animal para um centro de triagem, o órgão multou a influenciadora que cuidava da jaguatirica em R$ 10 mil.

A mulher disse que foi obrigada a apagar todos os vídeos com a jaguatirica das redes sociais. Em publicação após Pituca ser levada, Luciene afirmou que “O que mais tem aí é animal silvestre na rede social. Tá certo que eu não tenho autorização, e tal, mas eu salvei a vida dela. Eu salvei a vida dela, não fui na natureza caçar ela para levar para casa”, disse.

Animal estava em risco, explicou Ibama. O órgão afirmou que cães que estavam compartilhando a casa com o animal silvestre tinham sinais de leishmaniose, doença que pode ser transmitida aos felinos. Pituca também tinha acesso a áreas onde estavam armazenados herbicidas, produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.

Expectativa é de que jaguatirica seja devolvida à natureza. O Ibama informou que o animal deve passar por um processo de reabilitação no centro de triagem.

 

‘Dona de Mim’ terá concurso que escolherá canção inédita para a novela

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Na tarde de terça-feira (15), Globo abriu um concurso que escolherá uma canção inédita para a novela “Dona de Mim”.

 

Em uma parceria inédita entre a Central Única das Favelas (CUFA), F Records e Sony Music Publishing, a TV Globo lança um concurso para escolher uma música inédita e autoral para “Dona de Mim”, próxima novela das sete, com estreia marcada para o dia 28. A iniciativa tem abrangência nacional, e os interessados devem enviar suas criações até o dia 20 de maio.

Na primeira fase, uma curadoria especializada selecionará cerca de 20 músicas, que serão editadas pela Sony Music. Destas, cinco finalistas seguem para votação popular a partir do dia 10 de junho.

A música vencedora será anunciada em 20 de junho, escolhida pelo público, e será incorporada à trilha sonora da novela. Mais informações sobre a iniciativa estão no site CUFA, onde podem ser feitas as inscrições. .

As cenas de ‘Dona de Mim’ serão embaladas por diversos estilos musicais, do piseiro à MPB, destacando também os ritmos que nascem na favela e vão para o asfalto. Um dos principais núcleos da trama apresenta o universo das batalhas de rima, em que o rap e o trap fazem parte do dia a dia dos personagens.

Com previsão de estreia para 28 de abril, “Dona de Mim” é uma novela criada por Rosane Svartman, escrita com Carolina Santos, Jaqueline Vargas, Juan Jullian, Mário Viana, Michel Carvalho e Renata Sofia. A obra tem direção artística de Allan Fiterman, direção geral de Pedro Brenelli e produção de Mariana Pinheiro.

Flamengo contrata análise de contaminação de solo em terreno do estádio

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo contratou quatro empresas para estudos técnicos do terreno do Gasômetro, onde construirá seu estádio. A análise técnica principal será sobre a contaminação do solo.

 

O Rubro-Negro emitiu um comunicado sobre as empresas contratadas. O clube acredita que após estes trabalhos “será possível avaliar com maior clareza aspectos como prazos, custos e necessidades específicas, contribuindo para um planejamento alinhado às condições do terreno”.

A empresa contratada para o estudo da contaminação do solo é a “Aecom”. Segundo o Flamengo, a análise terá duração estimada em seis meses “devido à alta complexidade dos trabalhos”. Os serviços que serão feitos serão investigação ambiental, atualização de avaliação de riscos e definição de estratégia de descontaminação.

NOTA OFICIAL DO FLAMENGO

“O Flamengo contratou quatro empresas especializadas para dar início às análises técnicas do terreno do Gasômetro. O objetivo é reunir informações fundamentais para melhor embasar o projeto conceitual apresentado pela Arena Events + Venues, responsável pelo projeto básico arquitetônico do futuro estádio.

Os estudos serão feitos sob a coordenação da Arena e+v e vão priorizar quatro aspectos principais. O mais complexo é a análise da contaminação do solo, que será conduzida pela Aecom e tem duração estimada de seis meses, devido à alta complexidade dos trabalhos. A empresa ficará responsável pela Investigação ambiental, atualização de avaliação de riscos e por definir a estratégia de descontaminação, além de levantar os custos e prazos necessários para a execução dessa etapa de remediação.

A Soloteste atuará no levantamento de dados geotécnicos que melhor subsidiarão os cálculos estruturais, a definição da tipologia e refinamento dos custos de fundações do estádio. A responsabilidade pelas análises topográficas ficará a cargo da JDS. Serão refinadas todas as características planialtimétricas e as interferências existentes, além de avaliados o impacto sobre a vegetação e a identificação de eventuais ações de remediação e compensação ambiental que possam ser exigidas pelos órgãos competentes.

A partir dessas análises, será possível ter uma base técnica sólida para refinar diversas definições do projeto. Com dados mais precisos em mãos, será possível avaliar com maior clareza aspectos como prazos, custos e necessidades específicas, contribuindo para um planejamento alinhado às condições do terreno”.

Ximbinha anuncia início de carreira política

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ximbinha, 51, compartilhou nas redes sociais que se filiou a um partido político.

 

Ex-marido de Joelma, o guitarrista anunciou sua filiação ao partido União Brasil. “É com grande alegria que anuncio minha filiação ao partido União Brasil, e muito lisonjeado pelo convite feito pelo nosso Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino”, escreveu.

O artista ainda celebrou o início de sua carreira política. “É uma honra e uma felicidade imensa agora fazer parte do Partido União Brasil”, finalizou na publicação feita no Instagram.

O encontro com o Ministro do Turismo ocorreu no diretório da legenda no Pará. Até o momento, não está claro se Ximbinha disputará algum cargo nas eleições de 2026.

Leia Também: Em luta contra o câncer, Preta Gil completa duas semanas de internação

Bruno Henrique e irmão combinaram cartão para jogador, indicam diálogos obtidos pela PF

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Diálogos obtidos pela Polícia Federal entre o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, e seu irmão, Wander Nunes Pinto Junior, indicam um suposto esquema para combinar o recebimento de cartão amarelo para obter lucro em apostas.

 

Ambos foram indiciados, na última segunda-feira (14), sob suspeita de fraude em competição esportiva. O caso foi noticiado inicialmente pelo Metrópoles nesta terça-feira (15) e confirmado pela Folha.

Uma das trocas de mensagens, segundo a PF, indica que Bruno Henrique teria passado a Wander informações antecipadas sobre o recebimento de um cartão amarelo pelo atleta na partida disputada entre Flamengo e Santos, no início de novembro de 2023, no Campeonato Brasileiro.

Para a polícia, chamou atenção o trecho em que Bruno Henrique, questionado por Wander se aguentaria ficar até a data da partida sem receber um cartão, responde que não iria reclamar e só receberia cartão caso “entrasse forte em alguém”.

Diante disso, Wander responde informando que iria “guardar dinheiro”, supostamente para realizar a aposta fraudulenta e ainda afirma que seria um “investimento com sucesso”.

Nos diálogos anexados pela PF no processo, de agosto de 2023, Wander pergunta se o jogador está com dois cartões no campeonato, ao que este responde “sim”. Wander segue: “Quando o pessoal mandar tomar o 3 liga nós hein kkkk”. Bruno responde: “Contra o Santos”.

Wander se refere nas mensagens à data de “29 de outubro”, acrescentando “Será que você vai aguentar ficar até lá sem cartão kkkkkk”, ao que o jogador responde: “Não vou reclamar”, “Só se eu entrar forte em alguém”.

Em seguida, o irmão do jogador fala: “Boua já vou guardar o dinheiro investimento com sucesso”.

Em novembro de 2024, o atleta foi um dos alvos de uma operação da PF e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), da Promotoria do Distrito Federal, relacionada a apostas em um cartão do jogador que teriam sido feitas por familiares do atleta.

Além do jogador do Flamengo, o irmão Wander e outras oito pessoas foram indiciadas. No grupo está a mulher do irmão, Ludymilla Araujo Lima, e uma prima do atleta, chamada Poliana Ester Nunes Cardoso. Os três teriam feito apostas relacionadas ao cartão, em jogo contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro de 2023.

Questionada, a assessoria de Bruno Henrique informou que não vai se manifestar. A Folha não conseguiu contato com os familiares dele, também indiciados.

A Polícia Federal disse que não irá se manifestar sobre o caso.

Em nota, o Flamengo afirmou que não foi comunicado oficialmente. “O clube tem compromisso com o cumprimento das regras de fair play desportivo, mas defende, por igual, a aplicação do princípio constitucional da presunção de inocência e o devido processo legal, com ênfase no contraditório e na ampla defesa, valores que sustentam o estado democrático de direito”, diz o texto.

Na operação realizada em novembro, policiais federais e agentes do Gaeco foram ao Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo, na zona oeste do Rio, para cumprir mandados de busca e apreensão. Também foram a casa do jogador, que entregou aparelhos eletrônicos aos agentes.

Naquela etapa da investigação, Bruno Henrique era investigado por um cartão amarelo que recebeu aos 50 minutos do segundo tempo da partida entre Flamengo e Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2023, realizada em Brasília.

A possível manipulação no jogo contra o Santos foi apurada a partir de um relatório da Ibia (International Betting Integrity Association) e da Sportradar, que fazem análises de risco do mercado de apostas. A suspeita foi levada à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e ao Ministério da Fazenda.

Xuxa diz que dá banho em Sasha até hoje ‘como se fosse criancinha’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Xuxa Meneghel, 62, foi a convidada do Wow Podcast e contou que até hoje tem o costume de dar banho em Sasha, 26, sua filha com o ator Luciano Szafir, 56.

 

“A gente põe em dia todas as conversas e depois dorme junto ou toma banho junto. É aquela coisa de, na hora do banho, eu realmente lavo ela como se fosse um bebê. Depois, seco o cabelo dela, como se fosse a minha criancinha”, disse.

Segundo ela, essa é uma forma de estreitar os laços afetivos com a herdeira. “Então, a gente precisa desse momento. Ela já é uma mulher, mas para mim é aquele bebê que sonhei tanto e que eu não aproveitei tanto”, afirmou.

Em 2023, outro fato curioso e inusitado sobre a família Meneghel veio à tona. Em entrevista ao podcast Poddelas, a modelo e estilista Sasha Meneghel comentou o boato de que teria nascido sem ânus. “Vamos esclarecer isso aqui de uma vez por todas”, disse a filha de Xuxa.

Sasha começou explicando que a condição realmente existe, mas negou ter nascido com ela. Malformações ou anomalias anorretais são quando o ânus ou o reto (parte inferior do intestino) não se desenvolvem adequadamente. A partir disso, várias anormalidades podem acontecer -entre elas, a presença de uma membrana na abertura anal.A modelo disse que, devido à repercussão do boato, ela mesma se questionou sobre ter nascido ou não com a condição. Precisou, então, confirmar com sua mãe. “Eu perguntei para minha mãe e não é verdade”, esclareceu. “‘Mãe, você tá me escondendo alguma coisa e o povo sabe de algo que eu não sei?’ Porque, na minha cabeça, eu sempre tive um'”, disse na ocasião.

Leia Também: Em luta contra o câncer, Preta Gil completa duas semanas de internação

Janja pede regulamentação das redes com votação no Congresso após morte de criança em desafio

0

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, pediu pela urgente regulamentação das redes sociais nesta quarta-feira, 16. Em vídeo publicado no Instagram, Janja cita o caso de Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, que morreu depois de fazer o chamado “desafio do desodorante”.

 

“A gente tem uma série de temas importantes que precisam de votação no Congresso Nacional. Mas tem esse que é urgente, urgentíssimo: a regulamentação das redes sociais”, afirmou.

A primeira-dama classificou o desafio ao qual a menina se submeteu como “ignorante” e afirmou que as redes sociais não podem ser “terra de ninguém”.

Janja afirmou que as redes sociais são hoje um território sem lei, que coloca em risco as vidas das crianças e dos adolescentes. “A gente precisa proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Elas (redes sociais) não podem levar a vida das nossas crianças.”

“A gente vai seguir trabalhando para que o projeto de regulamentação das redes seja aprovado com a mais urgência possível”, disse Janja.

Relembre o caso

Como noticiado pelo Estadão, Sarah deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia, em Brasília, na última quinta-feira, 10, após inalar o gás do desodorante aerossol durante a realização de um desafio que circula nas redes sociais.

“O episódio resultou em uma parada cardiorrespiratória, sendo a vítima reanimada após cerca de 60 minutos, porém sem apresentar reflexos neurológicos, o que culminou na constatação de morte cerebral”, disse a Polícia Civil do Distrito Federal.

A polícia investiga como a criança teve acesso ao conteúdo do desafio e tenta identificar quem são os responsáveis por sua publicação. É o segundo caso de óbito registrado no País neste ano por conta desse tipo de publicação. Em março, uma menina de 11 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória em uma cidade no interior do Pernambuco depois de prática semelhante.

“A depender das circunstâncias apuradas, os envolvidos poderão responder por homicídio duplamente qualificado (por emprego de meio capaz de causar perigo comum e por se tratar de vítima menor de 14 anos), crime cuja pena pode chegar a 30 anos de reclusão”, disse a Polícia Civil do Distrito Federal.

INSS e bancos não abrem nos feriados de Páscoa e Tiradentes; veja como será o funcionamento

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As agências bancárias e da Previdência Social não vão abrir nos feriados de Sexta-Feira Santa (18) e Tiradentes, na segunda-feira (21). Compensações bancárias como o TED (Transferência Eletrônica Disponível), por exemplo, também não serão efetivadas nestas datas.

 

No INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não haverá atendimento humano na Central Telefônica135, apenas por robôs, com exceção do sábado (19), das 7h às 22h. Para fazer pedidos, os segurados pode usar o aplicativo ou site Meu INSS, que funcionam normalmente todos os dias.

O Pix funcionará 24 horas todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, e poderá ser realizado normalmente. Boletos com vencimento no megaferiado poderão ser pagos, sem acréscimo de valor, no próximo dia útil -que na maioria das localidades é na terça-feira (22)-, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Caso tributos e impostos também vençam entre sexta e segunda, é preciso pagar antecipadamente para evitar incidência de juros ou multa.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, diz Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

O atendimento ao público nas agências voltará ao normal na terça-feira (22), que é quando podem voltar a ser pagos os boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone.

COMO FAZER OS PEDIDOS AO INSS?

No Meu INSS, que funciona por aplicativo ou no site meu.inss.gov.br, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos de pagamento e do Imposto de Renda, cumprir exigências -que a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto- e agendar atendimento presencial.

Por meio deste canal, o segurado também poderá ser atendido pela assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios.

SAIBA PEDIR A APOSENTADORIA PELO MEU INSS:

1 – Acesse o app ou site Meu INSS
2 – Informe CPF e senha de acesso (se não tiver senha, será necessário criar)
3 – Clique no botão “Novo Pedido”
4 – Digite a opção que você busca; ao inserir “aposentadoria”, por exemplo, aparecerão os tipos de aposentadorias
5 – Clique na aposentadoria escolhida e informe seus dados
6 – Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
7 – Ao final, anote o número de protocolo; também é importante informar email e celular para receber as informações sobre a tramitação do seu pedido

O Meu INSS também aceita os requerimentos de auxílio-doença por meio do Atestmed, sistema eletrônico no qual o segurado pede o benefício pela internet, enviando o atestado médico e outros documentos para comprovar que está temporariamente incapaz para o trabalho, e não precisa passar por perícia presencial.

No Atestmed, o atestado precisa ter:

– Nome completo
– Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento)
– Diagnóstico por extenso ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças)
– Assinatura do profissional, que pode ser eletrônica e deve respeitar as regras vigentes
– Identificação do médico, com nome e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo
– Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais
– Prazo necessário para a recuperação, de preferência em dias (essa data pode ser uma estimativa)

VEJA OUTROS FERIADOS BANCÁRIOS NACIONAIS

A Sexta-Feira Santa é o segundo feriado de 2025 que fechou agências bancárias, após o Dia da Fraternidade Universal comemorado em 1º de janeiro.
Após Tiradentes, as agências fecharão em mais nove datas, mas quatro delas cairão no sábado ou no domingo, quando já não há atendimento presencial ao público nas agências.

– 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalhor
– 19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
– 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
– 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
– 2 de novembro (domingo): Finados
– 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
– 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra
– 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal
– 25 de dezembro (quinta-feira): Natal
– 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Ano-Novo de 2026

 

Gaviões acumula dívida milionária com o Corinthians

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Gaviões da Fiel acumulou uma dívida milionária com o Corinthians desde o início da gestão Augusto Melo. A torcida organizada soma débitos referentes a ingressos e anuidade do plano Minha Torcida Quadra, do Fiel Torcedor, entre 2024 e 2025.

 

A reportagem apurou que o valor atualizado da dívida supera R$ 1 milhão. Aproximadamente R$ 692 mil são de ingressos não pagos -destinados exclusivamente à uniformizada- além de cerca de R$ 420 mil em anuidade de associados (R$ 30 por pessoa) de 2024 e 2025.

A reportagem teve acesso a um documento que aponta 9.738 sócios da Gaviões inadimplentes no programa FT só em 2025. Outras uniformizadas também possuem dívidas de anuidade. Vale ressaltar, que ao contrário dos mensalistas do plano, os associados de organizadas só pagam uma taxa por ano.

Representantes do Conselho da Gaviões reconheceram a existência de débitos da anuidade do Fiel Torcedor, em reunião com as Comissões de Justiça e de Marketing do Conselho Deliberativo e da Comissão de Finanças do Cori (Conselho de Orientação) do Corinthians, e com o presidente do CD Romeu Tuma Jr, no dia 5 de abril. No entanto, desconheciam os débitos relacionados a ingressos, apurados pelas Comissões.

“Sobre a reunião que você menciona e me questiona, esclareço que foi solicitada pela mesa diretiva do Conselho da Torcida Gaviões da Fiel. Nela, foram discutidos diversos assuntos de interesse do clube e da própria torcida, como o Fiel Torcedor, cambismo e desvio de ingressos, dívidas da torcida, contas do clube, empresas de segurança, processo de impeachment, entre outros que eles queriam entender. O que ficou definido é que falaríamos diretamente ao conjunto do conselho da torcida, e aguardaríamos o agendamento de data que, de fato, ocorreu na quinta passada [10 de abril], mas com essa notícia falsa de meu afastamento da presidência do CD, eles preferiram adiar. Seguimos à disposição do Conselho da Gaviões, como sempre estivemos de todos que buscam esclarecimentos do Conselho Deliberativo do Corinthians”, disse Romeu Tuma Jr. em nota oficial.

Em contato com a reportagem, a Gaviões disse que não “irá falar sobre o tema pois esse assunto está sendo tratado internamente com o clube”.

Procurado, o Corinthians não se manifestou sobre o assunto. Caso haja resposta, esse texto será atualizado.

NOTÍCIA DE AFASTAMENTO CANCELA NOVA REUNIÃO

Uma nova reunião com a presença de todos os membros do Conselho da Gaviões, inclusive a diretoria, estava marcada para a última quinta-feira, a fim de esclarecer os temas previamente abordados, incluindo a dívida. Nesse encontro, o Corinthians seria representado pelas mesmas comissões, novamente com a presença do presidente do CD.

O papo foi cancelado após a Comissão de Ética do Timão votar o afastamento preventivo de Tuma, por parcialidade na condução do impeachment de Augusto Melo. Até o momento, Tuma não foi notificado sobre seu afastamento do cargo.

Um dia antes de a Ética votar a medida liminar do afastamento – dia 9 de abril – Tuma enviou um ofício a Augusto Melo, presidente do clube, solicitando todos registros das organizadas, a pedido das Comissões.

O documento, obtido pelo UOL, foi lido em reunião do Cori na última segunda-feira, e mais esclarecimentos encaminhados à diretoria. Tanto Augusto Melo quanto Pedro Silveira, diretor financeiro do Alvinegro paulista, estiveram presentes no encontro.

A expectativa do Cori é de que todos os débitos referentes a 2024 estejam no balanço da atual gestão, que terá as contas votadas pela assembleia do CD no dia 28 de abril.

GAVIÕES LANÇOU VAQUINHA PARA QUITAR ARENA

Em novembro 2024, a Gaviões lançou uma vaquinha para a quitação da Neo Química Arena. O objetivo do projeto é, por meio de doações dos torcedores, arrecadar R$ 700 milhões, valor acordado com a Caixa para o pagamento do financiamento do estádio.

A campanha “Doe Arena” alcançou R$ 39.903.269,98, em cinco meses de existência.

Ao todo, o Corinthians pagou R$ 78,4 milhões em juros, em quatro parcelas trimestrais. Segundo o acordo vigente, a dívida começará a ser paga de fato pela agremiação em 2025, com prazo até 2041.