Home Blog Page 1397

IMTT alerta para os prazos de vistoria dos veículos de transporte de passageiros

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) alerta para o prazo estabelecido para a vistoria dos modais do serviço de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, serviço de transporte alimentador de passageiros e serviço de táxi. O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, informou que algumas concessionárias de ônibus estão descumprindo o calendário de vistoria e por isso serão notificadas sob pena de suspensão do subsídio do diesel.
— Eu estou notificando nesse exato momento para cumprimento do calendário de vistoria, sob pena de suspensão do subsídio do diesel — disse Álvaro ao acrescentar que a mesma medida será tomada com as vans que descumprirem os prazos.
De acordo com a Portaria 06/2025, publicada no Diário Oficial do dia 3 de fevereiro deste ano, os veículos com placa final entre 0 e 2 deveriam ter feito a vistoria até a data limite de 28 de março de 2025. Já os veículos com placa final 3 e 4 têm até o dia 30 de maio para serem vistoriados.
O calendário de vistoria continua da seguinte forma: veículos com final de placa 5 e 6 devem ser vistoriados até 30 de junho; e os de placa final entre 7 e 9 deverão ser vistoriados até a data limite de 31 de julho deste ano. O agendamento da vistoria deverá ser solicitado através de requerimento protocolado no IMTT.
Segundo o IMTT, após a realização da vistoria e a aprovação do veículo pela Divisão de Fiscalização, o Instituto Municipal emitirá o certificado de vistoria do exercício 2025 e fornecerá Selo de Vistoria, que deverá á ser afixado no canto superior direito do para-brisa do veículo e permanecer durante todo exercício.

Time destaca Gisèle Pelicot entre as pessoas mais influentes do ano

0

Gisèle Pelicot, a mulher francesa cujo ex-marido foi condenado a 20 anos de prisão por estupro agravado, depois de a ter drogado e a entregado a desconhecidos durante dez anos, foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do ano de 2025 da revista norte-americana Time.

 

Pelicot tornou-se um ícone feminista e um símbolo das vítimas de estupro após recusar que o ex-marido e os mais de 50 envolvidos no caso fossem julgados à porta fechada. 

“Todas as manhãs, quando Gisèle Pelicot chegava a um tribunal francês de cabeça erguida, estava recusando ser dominada pela ordem patriarcal que durante tanto tempo subjugou as mulheres”, sublinhou a Time.

Esta é a segunda vez que Gisèle Pelicot é distinguida pela revista Time, depois de, em fevereiro, ter sido considerada uma das mulheres mais influentes do mundo.

A revista considerou que, “com a sua corajosa luta pública, Pelicot “contribuiu para um processo global de justiça que irá enfraquecer o patriarcado e perturbar a aceitação da violência sexual em todo o mundo”.

“Tal como Gandhi desafiou a violência racial na Índia, Gisèle desafiou o patriarcado em todo o lado, incluindo no casamento, e fez avançar os direitos humanos universais”, acrescenta a publicação, descrevendo Pelicot como “um símbolo de força e de sobrevivência” e “uma fonte de inspiração para as mulheres e para os homens”.

O marido de Gisèle Pelicot, Dominique Pelicot, de 72 anos, foi condenado em 19 de dezembro a 20 anos de prisão pelo Tribunal de Avignon, no sul de França, por estupro agravado.

O homem, que admitiu ter estuprado e drogado com ansiolíticos a vítima durante anos para ser abusada por dezenas de desconhecidos recrutados na Internet, foi condenado com a pena máxima na França.

O homem foi também considerado culpado de filmar e possuir imagens tiradas sem o conhecimento de Gisèle, de 72 anos, tendo registos de quase 200 estupros, mas também por ter imagens da filha e das noras.

Leia Também: Governo Trump altera gênero de Erika Hilton em visto para os EUA

Gene Hackman e Betsy são enterrados mais de 1 mês após serem achados mortos

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os corpos de Gene Hackman e Betsy Arakawa foram enterrados quase dois meses depois de o casal ser encontrado sem vida na mansão em que moravam, no Novo México, nos Estados Unidos.

 

Gene e Betsy foram sepultados em um funeral privado em Santa Fé, no mesmo estado em que moravam. O enterro ocorreu de forma discreta, apenas com a presença de familiares e amigos próximos do casal, segundo informações da revista People.

Casal só foi sepultado após liberação das autoridades. Ainda de acordo com a People, o Escritório do Investigador Médico do Novo México retirou os nomes de Gene e Betsy da lista de pessoas mortas “não reclamadas”, ou seja, que os parentes não tinham sido localizados.

Gene Hackman e Betsy Arakawa, 65, foram encontrados mortos em casa por um funcionário no dia 27 de fevereiro.

Betsy morreu primeiro em decorrência de um vírus. A autópsia revelou que ela havia contraído hantavirose, uma infecção viral transmitida por ratos que causa sintomas respiratórios, dores e náusea. Os investigadores determinaram 11 de fevereiro como a data da morte.

Gene Hackman morreu uma semana depois. A causa da morte foi determinada como doença cardiovascular, tendo Alzheimer como agravante. Segundo o legista, ele tinha pressão alta e já tinha um histórico de infartos.

Autoridades sanitárias descobriram que a propriedade do casal estava infestada por ratos. O departamento de Saúde Pública do Novo México realizou avaliação ambiental uma semana após eles serem encontrados mortos.

Grêmio busca recuperação diante do Mirassol, carrasco da Copa do Brasil de 2022

0

Três anos depois de um duelo histórico para o time paulista pela Copa do Brasil, Grêmio e Mirassol voltam a se enfrentar, agora pela elite do Brasileirão. O confronto acontece nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio José Maria Campos Maia, pela 4ª rodada. Será o primeiro encontro entre as equipes na Série A e apenas o segundo na história.

 

O único embate anterior foi marcante: em 2022, o Mirassol surpreendeu, ao eliminar o Grêmio na primeira fase da Copa do Brasil com uma vitória por 3 a 2, também em casa. A queda precoce abalou o time gaúcho naquela temporada e elevou o moral da equipe do interior paulista.

Agora em 2025, os dois clubes chegam ao duelo tentando encontrar regularidade. O Grêmio venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na estreia, mas sofreu duas derrotas consecutivas: 2 a 0 para o Ceará, fora de casa, e 2 a 0 para o Flamengo, na Arena. Com isso, soma 3 pontos em três jogos.

Do outro lado, o Mirassol faz sua primeira campanha na Série A e mostra competitividade. Apesar de ainda não ter vencido, empatou com Fortaleza e Bahia, ambos por 1 a 1, e perdeu na estreia por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão. Soma 2 pontos e tem a chance de ultrapassar o Grêmio com um triunfo diante de sua torcida.

Além da busca por pontos na tabela, o reencontro carrega uma pitada de revanche para o time gaúcho. Já o Mirassol tenta manter a escrita favorável contra um adversário de tradição nacional e consolidar seu nome entre os clubes competitivos da Série A.

Pressionado pelos maus resultados, o técnico Gustavo Quinteros chega para o duelo contra o Mirassol em situação delicada. Com duas derrotas consecutivas e atuações questionadas, o treinador precisa de uma resposta imediata para não correr risco de demissão. Ele será forçado a fazer mudanças: o zagueiro Rodrigo Ely sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e está fora. Com isso, Jemerson reassume a titularidade, mesmo com Kannemann liberado pelo departamento médico após período de recuperação.

Dentro do elenco, o discurso já reflete o momento de cobrança. “Não é o treinador que está lá dentro, somos nós. Ele nos dá liberdade para debater e tomar decisões dentro de campo, mas falta qualidade no último passe. A torcida tem razão [em criticar]. Nós somos o Grêmio”, afirmou Braithwaite, um dos líderes do elenco, reconhecendo a pressão da torcida e a necessidade de evolução imediata.

No Mirassol, a principal novidade é o meia Matheus Bianqui, que deve receber sua primeira oportunidade real desde que se recuperou de uma luxação na clavícula. O jogador já foi relacionado e ficou no banco de reservas no empate contra o Bahia, mas a expectativa é que finalmente seja utilizado durante a partida contra o Grêmio.

“A vontade de entrar em campo é enorme. Estou trabalhando forte para estar à disposição e corresponder da melhor forma possível quando a oportunidade vier. Quero ajudar meus novos companheiros em campo e contribuir para o Mirassol fazer uma grande campanha neste primeiro ano na elite”, afirmou o atleta, que reforça o elenco comandado por Rafael Guanaes.

Após duas temporadas com a camisa do Grêmio, Reinaldo se prepara para um reencontro especial. O lateral-esquerdo enfrentará o clube pelo qual atuou entre 2023 e 2024, período em que disputou 95 partidas, conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e se destacou como o lateral tricolor com mais participação em gols nos últimos dez anos. Ao todo, foram 9 gols marcados e 10 assistências pelo Imortal.

“Será especial esse reencontro. Passei dois anos maravilhosos no Grêmio, com muitos momentos bons, dois títulos gaúchos e grandes jogos. Acredito que pude contribuir bastante no período em que vesti aquela camisa”, recorda Reinaldo, que deixou o clube ao fim da última temporada. “As enchentes do ano passado foram trágicas, prejudicou muitas famílias no Sul, deixou a gente sem treinar por um bom tempo, sem casa por outro, e sem dúvida que dificultou nossa campanha, mas ao menos entregamos o time na Sul-Americana”, disse o jogador, que enfrenta sua ex-equipe pela primeira vez.

Reinaldo chegou ao time do interior paulista no início de 2025 e é uma das principais lideranças da equipe em sua primeira participação na Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de ainda não ter vencido na competição, o desempenho do grupo tem sido promissor.

“Nosso time gosta da bola, nosso professor exige que o time tenha protagonismo no jogo. Foi assim nos três jogos do Brasileiro e os pontos que conquistamos estão muito abaixo do que fizemos em campo. Na última rodada, contra o Bahia, tivemos o controle o jogo todo, bola na trave, gol anulado. Foi um pecado não sair de lá vencedor. Mas futebol é assim. O importante é ter a confiança pra jogar, e isso temos aqui”, afirmou o atleta.

FICHA TÉCNICA

MIRASSOL X GRÊMIO

MIRASSOL – Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Daniel Borges (Reinaldo); Neto Moura, José Aldo, Danielzinho e Gabriel; Iury Castilho e Cristian (Maceió). Técnico: Rafael Guanaes.

GRÊMIO – Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Edenílson, Camilo, Villasanti e Cristaldo; Braithwaite e Pavón. Técnico: Gustavo Quinteros.

ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin (PR).

HORÁRIO – 19h.

LOCAL – José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).

O que fazer em São Francisco de Itabapoana no feriado da Semana Santa

0
O que fazer em São Francisco de Itabapoana no feriado da Semana Santa

Localizado a cerca de 320 km da capital do Rio de Janeiro, o município de São Francisco de Itabapoana é o destino ideal para quem busca descanso, natureza e cultura. Conhecida como a terra do abacaxi e da mandioca, a cidade oferece uma combinação única de belas praias, patrimônios históricos e opções de lazer ao ar livre. 

Com 62 km de litoral, São Francisco abriga algumas das praias mais encantadoras do Brasil, com águas calmas e clima acolhedor. Entre as principais estão:           

  • Praia de Lagoa Doce – tranquila, com águas claras, ideal para famílias;         
  • Praia de Guriri – ao lado de Lagoa Doce, também perfeita para passeios em família;                    
  • Praia de Manguinhos;           
  • Praia de Santa Clara e Praia de Guaxindiba – as mais conhecidas da região, com boa infraestrutura e opções de hospedagem.

  Praia de Lagoa doce

  LAGOA DOCE

   Praia de Santa Clara

  SANTA CLARA

Parques e patrimônios culturais

Entre os pontos turísticos mais visitados estão:           

  • Parque Eólico de Gargaú – ideal para fotos e contato com a natureza. Fica na beira da estrada, então é só parar e fazer lindas fotos.                    
  • Ruínas da Tipity – importante marco cultural da cidade. Ela foi construída em 1940 pelo Barão austríaco Ludwig Vonkummer, sendo a maior fábrica e mais a industrializada à época para o beneficiamento da mandioca. 
  • Quilombo de Deserto Feliz e o Jongo do Quilombo da Barrinha.

Parque Eólico de Gargáu

ESTAÇÃO EÓLICA

Tem também o cais de Barra do Itabapoana, próximo à foz do Rio Itabapoana com bares e restaurantes e banho de rio garantido. Tem, ainda, o passeio ao manguezal de Gargaú, o maior e mais bem preservado manguezal do Estado do Rio de Janeiro. Ele se encontra no delta do Rio do Paraíba do Sul.  

O assessor da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edson Martins, destacou outras opções que embora não estejam abertas aos finais de semana e feriados, não podem ficar de fora na nossa lista.  

– A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba é uma área de preservação ambiental, com grande valor ecológico. O local é aberto para excursões guiadas com escolas e com foco na educação ambiental. E tem o Barracão Cultural de Gargaú, vale a pena visitar o local e conhecer o seu entorno, garantindo excelentes fotos – afirmou Edson.

Barracão Cultural de Gargaú

BARRACÃO DE GARGAÚ

Estação Ecológica de Gargaú

ESTAÇÃO ECOLÓGICA

Atividades ao ar livre

Se você curte aventura ou quer relaxar em meio à natureza, o município oferece diversas opções, como trilhas de bicicleta, cavalgadas, passeios de barco, jet-ski, pescaria, surfe e windsurfe.

Aproveite o feriado da Semana Santa para conhecer São Francisco de Itabapoana e se encantar com suas belezas naturais e culturais!

PF faz operação contra grupo suspeito de espalhar ‘fake news analógica’ nas eleições

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) a segunda fase da Operação Teatro Invisível, que busca desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar cerca de R$ 3,5 bilhões dos cofres públicos. A ação ocorre nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

 

A primeira fase da operação, realizada em setembro do ano passado, prendeu quatro pessoas suspeitas de divulgar “fake news”, segundo a PF, de forma “analógica”.

O grupo contratava pessoas para se infiltrar “em locais com aglomerações de pessoas como pontos de ônibus, padarias, filas de bancos, bares e mercados, difundindo aos eleitores falsas afirmações sobre um determinado postulante ao cargo de prefeito”, de acordo com a corporação.

Atores eram contratados, diz a investigação, para divulgar informações falsas e recebiam R$ 2.000 para a função.

A nova fase tem como base documentos e provas obtidas anteriormente. Segundo a PF, os alvos promoveram a destruição de arquivos digitais que poderiam incriminá-los.

Nesta quarta (16), dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Cabo Frio (RJ), Itaguaí (RJ), Mangaratiba (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG). A Justiça também determinou o bloqueio de valores em contas dos investigados e a suspensão das atividades de oito empresas ligadas ao grupo.

Em nota, a corporação afirmou que ” o esquema incluía transações ilegais por meio de contas de passagem, uso de dinheiro em espécie, empresas com vasta atividade econômica e a aquisição de bens de alto valor”.

A corporação também afirma que há indícios do uso de recursos não declarados à Justiça Eleitoral para financiar candidaturas nas eleições municipais de 2024.

Parte dos investigados é dona de empresas envolvidas em fraudes que teriam comprometido a concorrência em licitações em quatro municípios do Rio: Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba e São João de Meriti.

A PF diz que a apuração segue em andamento para identificar outros envolvidos. Caso sejam condenados, os investigados podem pegar até 27 anos de prisão.

Neymar prepara (grande) surpresa a Bruna Biancardi

0

Neymar surpreendeu a companheira, Bruna Biancardi, no dia do seu 31.º aniversário, esta terça-feira, dia 15 de abril. 

 

O jogador decorou a casa a rigor para surpreender Bruna, tendo até escrito “feliz aniversário” no chão com pétalas. Neymar também preparou um espetáculo de fogo de artifício. 

Estes momentos ficaram registrados em vídeos que foram publicados nas stories da página de Instagram do jogador, e que pode ver na galeria. 

Leia Também: Quem é William Levy? Galã de ‘Café com Aroma de Mulher’ preso na Flórida

 

Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado

0
Foto: Vadinho Ferreira
Foto: Vadinho Ferreira
Conforme anunciado pelo prefeito Wladimir Garotinho, a homologação do concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16) – AQUI. No total, 187 candidatos foram aprovados no processo seletivo, sendo 180 na ampla concorrência e sete na cota destinada para Pessoas com Deficiência (PCD).
O concurso da GCM foi composto por oito etapas: prova objetiva, avaliação biopsicossocial, teste de aptidão física, exames de saúde, exame toxicológico, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.
O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, explicou que todos os aprovados serão convocados. “Após a entrega e a homologação dos exames, haverá a convocação dos candidatos. Todos os 180 aprovados vão ser convocados. Lembrando que o número de vagas, inicialmente, é de 195. Tivemos os que desistiram ou não passaram no curso de formação. Depois que todos os 180 estiverem atuando, haverá uma mobilização da Secretaria de Administração para que uma nova turma de formação possa ser aberta, visando o preenchimento das vagas reais iniciais do edital”, disse.
O salário-base de guarda civil municipal de 3ª categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, direito a benefícios, tais como risco de vida, quinquênio, entre outros direitos estabelecidos na legislação municipal vigente.
O comandante da GCM, Wellington Levino, destacou que os novos agentes somarão ao trabalho desenvolvido pela corporação, elevando o nível de atendimento. “Esses agentes que serão ingressados na GCM passaram por período de qualificação, em que todos conseguiram estar tendo bom aproveitamento das matérias aplicadas, e eles, muito em breve, estarão retransmitindo seu aprendizado para o atendimento da população campista. A Guarda Municipal de Campos está com os braços abertos para receber os novos agentes, porque eu tenho certeza que a população campista vai sair ganhando muito com essa nova roupagem, esse novo quadro de servidores para o nosso atendimento diário. Agradecimento especial ao nosso prefeito Wladimir Garotinho, que de pronto, quando levamos a demanda do concurso público, mandou fazer o estudo de impacto para poder fazer o concurso e assim foi feito. E nós estamos aqui para poder agradecer”, afirmou.

Bolsonaro segue na UTI com ‘boa evolução’ e ‘sem dor’, diz novo boletim médico

0

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta “boa evolução clínica”, informa um boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star na manhã desta quarta-feira, 16. Segundo o documento, Bolsonaro não apresenta dores, sangramentos ou outras intercorrências.

 

O novo boletim médico vai ao encontro do informe anterior, divulgado na terça-feira, 15, que reportava que o ex-presidente apresentava “estabilidade clínica” e não se queixava de dores.

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia no abdome no domingo, 13. Dois dias antes, o ex-presidente cumpria agendas em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, quando passou mal e teve que ser internado. Desde então, Bolsonaro passou por duas transferências: do interior à capital do Rio Grande do Norte e de Natal à capital federal.

A equipe médica que realizou o procedimento no ex-presidente espera que o pós-operatório seja “prolongado”.

Brasil reduz 70% da área queimada no primeiro trimestre de 2025

0

Nos três primeiros meses de 2025, a extensão de todas as áreas atingidas por queimadas no país somou 912,9 mil hectares. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 2,1 milhões de hectares, houve uma redução de 70% no território nacional atingido pelo fogo.  

 

Do total das áreas queimadas 78% são de vegetação nativa, sendo que 43% do que foi consumido pelo fogo eram de formação campestre.

Entre os estados brasileiros, Roraima foi o que mais queimou nesses três meses, somando 415,7 mil hectares. O Pará foi o segundo mais atingido, com 208,6 mil hectares queimados e o Maranhão perdeu 123,8 mil hectares para o fogo, sendo o terceiro na lista. Entre as cidades, Pacaraima e Normandia, ambas em Roraima, foram as mais afetadas, com 121,5 mil e 119,1 mil hectares, respectivamente. 

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) Felipe Martenexen, Roraima vivencia sua estação seca no início do ano, o que torna o estado particularmente vulnerável às queimadas nesse período. “Os dados do primeiro trimestre de 2025 refletem essa sazonalidade climática, com Roraima despontando como o principal foco de fogo no país”, explica

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (16) e são do Monitor do Fogo, uma ferramenta do MapBiomas que utiliza imagens de satélite para mapear cicatrizes de fogo em todo o país.

“A ocorrência do período de chuvas contribui para essa diminuição das queimadas. No entanto, o Cerrado se destacou com a maior área queimada no primeiro trimestre em comparação aos últimos anos, o que reforça a necessidade de estratégias específicas de prevenção e combate ao fogo de cada bioma”, alerta a pesquisadora do Mapbiomas Fogo, Vera Arruda.

Biomas

Entre janeiro e março de 2025, o Cerrado teve aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, Foram 91,7 mil hectares queimados, ficando 106% acima da média histórica desde 2019.

Também cresceram em área atingida pelo fogo a Mata Atlântica e o Pampa. Em relação a 2024, as áreas queimadas aumentaram 7% e 1,4%, respectivamente. Enquanto a Mata Atlântica teve 18,8 mil hectares atingidos, o Pampa teve 6,6 mil hectares queimados.

A Amazônia, apesar de ter registrado queda de 72% na área queimada em relação aos três primeiros meses de 2024, foi o bioma mais atingido em extensão no mesmo período de 2025. Foram 774 mil hectares queimados, representando 78% do total nacional.

“É importante entendermos que a estação seca de 2025, que se aproxima, possivelmente ainda será forte, o que pode reverter essa condição de redução” diz a diretora de Ciência do Ipam e coordenadora do Mapbiomas Fogo.

O Pantanal e a Caatinga também observaram redução nas suas áreas queimadas durante os três primeiros meses de 2025. Eles tiveram, respectivamente, 10,9 e 10 mil hectares atingidos pelo fogo, que representaram reduções de 86% e 8% em relação ao mesmo período de 2024,

Março

No último mês do primeiro trimestre deste ano, o fogo alcançou 106,6 mil hectares do país, o equivalente a 10% da área total queimada nos meses analisados. Na comparação com março de 2024, foram 674,9 mil hectares a menos queimados, o que representa redução de 86%.

Do total no mês, a Amazônia queimou 55,1 mil hectares; o Cerrado, 37,8 mil hectares, a Caatinga 2,2 mil hectares, Mata Atlântica, 9,2 mil hectares, o Pampa 1,5 mil hectares e o Pantanal, 561 hectares.

 

Famosos que sofreram AVC (alguns tiveram 2 ou mais)!

0

Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é a segunda principal causa de morte no mundo e a terceira a provocar incapacidade, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, a doença ainda tende a pegar as pessoas de surpresa. Muitas celebridades, por exemplo, sofreram derrames, seja um acidente vascular cerebral isquêmico, no qual um vaso que fornece sangue para o cérebro é obstruído, ou um acidente vascular cerebral hemorrágico onde um vaso enfraquecido se rompe e sangra pelo cérebro circundante.

O cérebro não consegue sobreviver por muito tempo sem o fluxo sanguíneo adequado e os efeitos podem ser duradouros, devastadores e até mesmo fatais. No entanto, muitos astros e estrelas tiveram derrames e viveram para contar a história.

Na galeria, conheça quem passou por esse trauma cerebral.

Em luta contra o câncer, Preta Gil completa duas semanas de internação

0

Preta Gil, 50, completa nesta terça-feira (15) duas semanas de internação para intensificação de seu tratamento oncológico. A cantora foi internada no dia 1º de abril, no carioca Hospital Copa Star, e posteriormente transferida para o Sírio Libanês, em São Paulo. A mudança de unidade aconteceu no dia 6, por meio de uma UTI aérea.

 

O quadro de Preta vem evoluindo bem, mas que ela ainda não possui previsão de alta. Esta foi a informação confirmada pela assessoria de imprensa da artista à revista Quem.

Preta Gil foi diagnosticada há mais de dois anos com um câncer intestinal. De lá para cá, ela vem se submetendo intensamente ao tratamento médico e já passou por várias cirurgias na tentativa de erradicar de vez a doença.

Leia Também: Dudu Camargo vira réu por importunação sexual contra Simony na TV

Red Bull Bragantino tenta embalar no Brasileirão diante do lanterna Sport

0

Na lanterna do Campeonato Brasileiro e ainda sem vencer na competição, o Sport recebe o Red Bull Bragantino nesta quarta-feira, às 19h, na Ilha do Retiro, no Recife, pela quarta rodada. O confronto marca um novo capítulo de um histórico equilibrado, mas que tem favorecido os paulistas nos últimos anos.

 

O retrospecto geral entre os times soma 21 partidas, com dez vitórias do Sport, seis empates e cinco triunfos do Bragantino. No entanto, o time pernambucano não vence o rival desde 2019, quando ainda disputavam a Série B. Desde então, o domínio tem sido do time paulista.

Neste Brasileirão, o Sport amarga o pior início entre os 20 clubes. A equipe estreou com empate por 1 a 1 diante do São Paulo, mas depois sofreu duas derrotas seguidas: 2 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque e 3 a 1 para o Vasco em São Januário. Com apenas um ponto conquistado, ocupa a 20ª colocação e precisa urgentemente de uma reação para sair da zona de rebaixamento.

Já o Red Bull Bragantino chega embalado pela primeira vitória na competição. Após empatar com o Ceará na estreia (2 a 2) e perder para o Fluminense por 2 a 1, o time de Bragança venceu o Botafogo por 1 a 0 na última rodada. Com quatro pontos, ocupa uma posição intermediária na tabela e tenta aproveitar o momento conturbado do adversário para se consolidar entre os primeiros colocados.

No Red Bull Bragantino, o técnico Fernando Seabra terá reforços importantes para o confronto. O lateral-direito Agustín Sant’Anna e o volante Fabinho voltaram a treinar normalmente com o grupo e estão à disposição. Sant’Anna se recuperou de uma lesão na coxa, enquanto Fabinho superou um estiramento muscular.

Por outro lado, o treinador não poderá contar com o volante Matheus Fernandes, que sofreu um estiramento na coxa direita, e com o lateral Nathan Mendes, que segue um cronograma de fortalecimento da articulação do joelho esquerdo.

“A gente tem que ver como cada jogador vai responder. Estamos estudando a equipe do Sport e vamos escolher quem estiver em melhores condições para fazermos um grande jogo”, disse Seabra.

O Sport tem uma lista extensa de desfalques e dúvidas – praticamente ausentes – para a partida. Ainda sem lateral-esquerdo de origem à disposição pelas ausências de Dalbert e Igor Cariús, o técnico Pepa terá de realizar novo improviso. Desta vez, como também tem a baixa do zagueiro Lucas Cunha por força contratual, a tendência é que o prata da casa Nassom seja improvisado na lateral, deixando Chico junto a João Silva na dupla de zaga.

No ataque, Pablo tem presença incerta por dores na virilha, sentidas contra o Vasco. Arthur Sousa, emprestado pelo clube paulista e Gonçalo Paciência, na transição, estão descartados e ficam fora de combate; Lenny Lobato deve ficar junto a Barletta na zona ofensiva para o próximo compromisso dos rubro-negros.

FICHA TÉCNICA

SPORT X RED BULL BRAGANTINO

SPORT – Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Nassom; Rivera, Du Queiroz (Romarinho ou Gustavo Maia), Sérgio Oliveira e Lucas Lima; Barletta e Lenny Lobato. Técnico: Pepa.

RED BULL BRAGANTINO – Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Juninho Capixaba; Gabriel, Eric Ramires e Jhon Jhon; Eduardo Sasha, Lucas Barbosa e Henry Mosquera. Técnico: Fernando Seabra.

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).

HORÁRIO – 19h.

 

LOCAL – Ilha do Retiro, no Recife (PE).

Polícia apreende drogas e rádio comunicador em Campos

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (16), uma ação conjunta do 6º CPA e do 8º BPM resultou na apreensão de drogas na Rua Ch Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Parque Prazeres, em Campos.

Com o objetivo de coibir o tráfico de drogas na região, os policiais realizaram buscas no local, logrando êxito em encontrar diversos materiais ilícitos. Foram apreendidos: 42 buchas de maconha, 26 pedras de crack, 26 papelotes de cocaína, 03 unidades de haxixe, 01 tablete pequeno de haxixe e 01 rádio de comunicação.

Todo o material encontrado foi recolhido e apresentado na 146ª DP/Guarus, onde o caso foi registrado e segue sob investigação.

Prefeitura oferece assistência gratuita para envio da Declan-IPM

0
Prefeitura oferece assistência gratuita para envio da Declan-IPM

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) está oferecendo atendimento gratuito para auxiliar os produtores rurais na entrega da Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios (Declan-IPM), referente ao ano-base de 2024. O prazo para envio vai até o dia 20 de maio.

Para receber o suporte, o produtor deve comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 218, ao lado do banco Itaú, munido da documentação que comprove as operações realizadas ao longo do ano passado.

— Nosso objetivo é facilitar o processo e garantir que todas as informações sejam corretamente repassadas à Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. Por isso, mobilizamos uma equipe para oferecer gratuitamente o serviço de preenchimento e envio da Declan-IPM — explicou o secretário municipal de Fazenda, Júlio Nicolau.

Ainda segundo o secretário, manter a declaração em dia garante diversas vantagens, como acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos, reconhecimento oficial da produção agropecuária e a inclusão do produtor em políticas públicas e programas de incentivo ao setor rural.

PT e PSOL tentam acordo para livrar Glauber Braga, mas centrão resiste

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Integrantes do PSOL e do PT tentam costurar um acordo para evitar a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), mas esbarram na resistência de integrantes do centrão, grupo hoje majoritário na Casa.

 

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recomendou no último dia 9 por 13 votos a 5 a perda do mandato, mesma data em que o congressista do PSOL iniciou uma greve de fome nas dependências da Câmara.

Segundo assessores, Glauber está ingerindo apenas água, soro e bebidas isotônicas. O deputado e aliados improvisaram um colchão do lado da mesa de coordenação do plenário 5 da Câmara, a mesma sala onde o conselho recomendou a sua cassação.

Nos últimos dias, deputados do PSOL e do PT iniciaram conversas com outros congressistas com o objetivo de manter o mandato do psolista.

A ideia seria aprovar em plenário uma punição mais branda -como uma suspensão do mandato ou uma advertência- para o caso de Glauber, que em abril do ano passado expulsou da Câmara com chutes e empurrões um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre).

Cabe ao plenário da Câmara decidir se segue ou não a recomendação do Conselho de Ética, ainda sem data definida. A votação é aberta, nominal, e se dá pela maioria absoluta dos votos dos parlamentares (ao menos 257 dos 513 votos).

Um precedente criado na gestão de Arthur Lira (PP-AL) autoriza a votação de uma emenda antes da análise da recomendação do Conselho, o que em tese permite a votação de uma punição mais branda.

Mesmo diante dessa possibilidade, não há hoje um sentimento majoritário do plenário para livrar Glauber. Isso porque o deputado é de perfil beligerante, já fez diversos ataques ao centrão e mantém pouca relação com congressistas de outros partidos.

Deputados também se queixam da sua postura durante a tramitação do seu caso no Conselho de Ética.

Apesar disso, um integrante do conselho diz, sob reserva, que há um certo desconforto com a pena dura de cassação –diante dos outros exemplos que ocorreram na Casa e que não resultaram na perda do mandato. Ele não enxerga, no entanto, um esforço de líderes partidários de convencimento de suas bancadas para rever essa punição.

Há uma expectativa entre governistas de que a ministra Gleisi Hoffmann (PT), chefe da Secretaria de Relações Institucionais, entre no circuito e costure um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Essa negociação, no entanto, seria feita nos bastidores para evitar gerar ruído. O governo tem pisado em ovos devido ao risco de se indispor com importantes líderes de partidos aliados.

O presidente da Câmara está no exterior e só deve entabular essas conversas na semana que vem.

Segundo um aliado de Motta, seria um grande erro do Executivo se envolver nessa discussão, já que isso poderia ser entendido como uma interferência nas prerrogativas parlamentares. O mesmo se aplica ao Judiciário.

Publicamente, integrantes do Palácio do Planalto têm afirmado que esse é um assunto interno da Câmara.

“Essa não é uma matéria de governo, é uma matéria interna da Casa, de um julgamento interno. [Mas] a gente tem um apelo sempre aos parlamentares para rever essa posição. Eu, particularmente, considero uma decisão muito injusta, desproporcional”, disse Gleisi no último sábado (12), após visitar Glauber na Câmara.

Apesar disso, desde o dia 9 sete ministros de Lula já foram ao plenário 5 visitar o psolista -além de Gleisi, Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social, Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, Cida Gonçalves, que chefia a pasta das Mulheres, Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.

Nesta terça-feira (15) o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), foi às redes sociais defender o mandato de Glauber.

Outro petista na linha de frente das conversas é o líder da bancada do PT, Lindbergh Farias (RJ).

“Tenho esperança e acredito que algum tipo de acordo possa ser costurado para que esse processo seja suspenso por um período para facilitar o diálogo e a negociação. Espero que a chegada da Semana Santa ajude a construir uma saída.”

O PSOL deve apresentar recurso no início da semana que vem à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a quem cabe analisar se houve descumprimento de algum rito pelo Conselho de Ética. O partido vai argumentar que o relatório aprovado se sustentou muito mais em outros atritos da trajetória de Glauber do que a agressão ao membro do MBL.

O deputado e seus aliados atribuem ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) a articulação para retirar o seu mandato, o que Lira nega.

Durante os dois mandatos do deputado do PP à frente da Câmara (2021-2025), Glauber foi um de seus principais opositores. Ele chegou a chamar Lira já algumas vezes de “bandido” e também é crítico do sistema de distribuição das emendas parlamentares, principal mecanismo de atuação política do centrão.

Caso a Câmara casse o mandato de Glauber será a primeira vez na história que um congressista perderá o mandato devido a uma agressão física. A suplente de Glauber é Heloísa Helena (Rede-RJ), expulsa do PT em 2003 por se opor à reforma da Previdência da primeira gestão de Lula. Aliados do petista temem que de volta ao Congresso, Heloísa Helena se transforme em mais uma dor de cabeça para o governo.

Corinthians busca reabilitação no Brasileiro diante do Fluminense após derrota em clássico

0

O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30, para enfrentar o Fluminense, em jogo da quarta rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena. O time do Parque São Jorge busca a reabilitação no campeonato nacional após derrota no clássico para o Palmeiras, por 2 a 0, em Barueri, e pode ter retornos importantes.

 

Além do revés para o maior rival, chamou a atenção o baixo desempenho do time corintiano. Os comandados de Ramón Díaz não conseguiram reagir ao ritmo imposto pelo adversário e levaram os dois gols antes dos 20 minutos de jogo. A partida marcou o retorno de Memphis Depay, mas não foi o suficiente para o Corinthians apresentar um bom futebol.

O declínio técnico da equipe coincide com as ausências do goleiro Hugo Souza, com lesão na coxa direita, e o meia Rodrigo Garro, com uma tendinopatia patelar no joelho direito. Igor Coronado, que poderia ganhar espaço com o desfalque do argentino, também não conseguiu ter uma sequência de partidas por causa de um trauma no ombro esquerdo.

Apesar disso, o auxiliar-técnico Emiliano Díaz, filho de Ramón, deixou claro após o clássico que o time precisa melhorar independentemente das ausências. “Não tivemos quatro ou cinco jogadores que são titulares, é normal que abaixe o nível. Mas não há desculpas.”

Para o duelo com o Fluminense, a comissão técnica tem a expectativa de contar com a volta do zagueiro Gustavo Henrique, que sofreu com um desconforto na coxa direita nas últimas semanas, e do lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, diagnosticado com uma lesão no bíceps femoral da coxa esquerda no fim de março.

O último jogo do Corinthians com o time ideal foi justamente o empate sem gols com o Palmeiras, em 27 de março, na partida que garantiu o título do Paulistão. De lá para cá, foram cinco jogos, com uma vitória (Vasco), dois empates (Bahia e América de Cali) e duas derrotas (Huracán e Palmeiras).

O Corinthians terá pela frente um adversário em ótima fase. Sob o comando de Renato Gaúcho, anunciado há pouco mais de dez dias, o Fluminense acumula três vitórias consecutivas, sendo duas no Brasileirão. O time tricolor vem de triunfo por 1 a 0 sobre o Santos de Neymar, no Maracanã.

A equipe carioca terá um desfalque importante para o jogo com o Corinthians. O zagueiro Thiago Silva sofreu uma lesão na coxa direita e só deve retornar aos gramados em quatro semanas.

Os clubes já se enfrentaram 123 vezes em toda a história, com 44 vitórias do Corinthians, 36 empates e 43 vitórias do Fluminense.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS – Matheus Donelli; Matheuzinho, André Ramalho (Gustavo Henrique), Félix Torres e Matheus Bidu (Angileri); Raniele, José Martínez, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos (Ignácio), Freytes e Renê; Hércules (Facundo Bernal), Martinelli, Jhon Arias, Lima e Canobbio; Germán Cano. Técnico: Renato Gaúcho.

HORÁRIO – 19h30.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Cidade da Criança vai funcionar nos feriados da Semana Santa e São Jorge

0
Foto: Mauro Antônio
Foto: Mauro Antônio
Os pais que estiverem em Campos durante o feriado da Semana Santa, na sexta-feira (18), de Tiradentes, segunda-feira (21), e de São Jorge, na quarta-feira (23), podem ficar tranquilos porque não vai faltar programação para a criançada se divertir. Durante todos esses dias a Cidade da Criança Zilda Arns vai funcionar normalmente. O local permanece com as portas abertas ao público todos os dias, das 9h às 17h.
A entrada é gratuita e, para dar uma refrescada e tornar as brincadeiras ainda mais divertidas, o chafariz é acionado às 10h, 12h, 14h e 16h. Além das festas temáticas, a Cidade da Criança oferece espaço para que as crianças possam se divertir junto com os pais, ao ar livre, com segurança e tranquilidade.
A diretora da unidade, Luzitânia Xavier, explicou que o espaço é uma excelente opção para realizar um piquenique, pequenas celebrações de aniversários ou simplesmente se divertir com a família.
“O feriadão está chegando, e a diversão já tem endereço certo. A Cidade da Criança Zilda Arns estará de portas abertas, esperando por você com muita alegria e energia positiva! Venha aproveitar um dia especial em um espaço mágico, cheio de encanto, natureza e sorrisos para toda a família! Tem brincadeira, aventura e o nosso chafariz, garantindo aquela diversão a mais”, convidou Luzitânia. Chame os amigos, prepare a lancheira e venha viver momentos inesquecíveis com a gente. A Cidade da Criança é o lugar ideal para criar memórias felizes e celebrar a vida em grande estilo. Estamos te esperando de braços abertos e coração cheio de alegria! A Cidade da Criança é o destino perfeito para quem busca diversão, lazer, natureza e cultura. Nosso objetivo é proporcionar lazer para toda a família e ser uma opção de passeio que fique marcada na memória pela alegria e muitas atividades ao ar livre. Viva momentos inesquecíveis com a sua família”, convidou Luzitânia.
Dentre as opções de brinquedos disponíveis para os pequenos estão quiosques em formato de casquinha de sorvete, frutas, hambúrguer, máquina fotográfica e pipoca, pista de circuito mirim, ciclovia e área interativa com animais em resina em tamanho natural, jardim sensorial, novos playgrounds, entre outros.
A Cidade da Criança está localizada no antigo Parque Alzira Vargas, na Avenida 28 de Março, e conta, ainda, com brinquedos adaptados para crianças com necessidades educacionais especiais, favorecendo a convivência inclusiva entre as famílias típicas e atípicas. A entrada é gratuita.

Quem é William Levy? Galã de ‘Café com Aroma de Mulher’ preso na Flórida

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – William Levy, ator cubano-americano conhecido por novelas como “Café com Aroma de Mulher” e “Sortilégio”, foi detido nesta segunda-feira (14), na Flórida, por embriaguez e conduta desordeira em local público. Além destas acusações, o galã também enfrenta denúncias de invasão de propriedade e perturbação da ordem.

 

Segundo a emissora WPLG-TV, Levy ainda estava sob custódia na Cadeia do Condado de Broward na manhã desta terça-feira (15). A prisão ocorreu em Weston, cidade da região metropolitana de Miami e a equipe do ator foi procurada pela imprensa, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

William Levy ficou famoso no Brasil por seus papéis como galã nas novelas mexicanas exibidas na grade do SBT. Ele também fez “Cuidado com o Anjo” – em que interpretou Juan Miguel ao lado de Maite Perroni – e “Sortilégio”, vivendo o personagem Alessandro Lombardo, destaques de audiência entre o público brasileiro.

Apesar disso, a fama mundial veio depois que ele estrelou o remake “Café Aroma de Mulher”, fenômeno da Netflix. Na produção ele é Sebástian Vallejo. A novela tem previsão de estrear na Band ainda neste ano.

A novela também repercutiu no Brasil e chegou a ficar entre as dez produções mais assistidas do streaming. Além desta visibilidade, o ator também esteve em filmes como “A Vida Secreta de Zoe”, “Resident Evil 6” e “O Clube das Mães Solteiras”.
Levy também ficou conhecido por estrelar o clipe de I’m Into You, de Jennifer Lopez.

O artista arranca suspiros por onde passa. Inclusive, ele foi apontado como affair de Simaria, em 2022.

Leia Também: Emily Ratajkowski e Olivia Wilde criticam Katy Perry por ida ao espaço com empresa de Bezos

PSG toma virada do Aston Villa, mas Donnarumma salva e garante vaga na semi

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O PSG chegou a abrir 2 a 0 sobre o Aston Villa em um Villa Park lotado, mas tomou a virada e só avançou às semifinais da Champions League graças a Donnarumma: o goleiro fechou o gol, impediu que o 3 a 2 se estendesse e, diante da vantagem de dois gols construída pelos franceses no duelo de ida, garantiu sua equipe na próxima fase do torneio continental. Os ingleses, por outro lado, estão eliminados.

 

Os laterais Hakimi e Nuno Mendes balançaram as redes para os comandados de Luis Enrique, enquanto Tielemans, McGinn e Konsa deram esperanças aos donos da casa, que martelaram até o minuto final e acabaram parados pelo camisa 1 do clube parisiense.

Os franceses encaram o ganhador de Real Madrid x Arsenal na semifinal. Os times jogam nesta quarta-feira (16), no Santiago Bernabéu, e a vantagem de três gols está com a equipe de Londres.

COMO FOI O JOGO

O 1° tempo teve um Aston Villa caindo na armadilha francesa. O time de Luis Enrique chegou a ser assustado logo no minuto inicial, mas aplicou dois contra-ataques fatais e encaminhou a classificação. Até os 34 minutos, quando Tielemans diminuiu e iniciou a reação dos donos da casa.

Na etapa final, os ingleses voltaram elétricos e viraram o jogo em questão de dez minutos, mas a reação foi parada diante de um inspirado Donnaruma. Depois de ser vencido por McGinn e Konsa, o goleiro fechou o gol e, mesmo diante do nervosismo de seus companheiros, conseguiu esfriar o ímpeto rival até o apito final.

GOLS E DESTAQUES

O duelo começou com o Aston Villa desperdiçando uma boa oportunidade em escanteio de Rashford: a cobrança, desviada por Tielemans, tinha endereço, mas João Neves tirou o perigo providencialmente. Minutos depois, a reação do PSG foi certeira, e o contra-ataque puxado por Barcola acabou com Dibu Martínez espalmando para o meio -Hakimi, que disparava pela direita, aproveitou o rebote e cravou o 1 a 0.

Os visitantes ampliaram o placar aos 27 minutos em um enredo similar ao ocorrido nos minutos iniciais do confronto: logo após chances perdidas dos donos da casa. O time de Unai Emery ficou no quase em finalizações de Pau Torres e Rogers e acabou punido, de novo, em contra-ataque de manual. O lance começou com desarme de Marquinhos e passou pela dupla Hakimi-Dembélé antes de cair nos pés de Nuno Mendes. O lateral-esquerdo, algoz já no duelo de ida, estufou as redes: 2 a 0.

Desesperados atrás de um milagre, os mandantes diminuíram o placar na base da coletividade: após uma série de triangulações pelo meio, a bola chegou em Tielemans, que tocou para Rashford e abriu pela ponta esquerda. McGinn ainda recebeu e, rapidamente, acionou o camisa 8 já na entrada da área. A finalização desviou no peito de Pacho e tirou qualquer chance de defesa de Donnarumma: 2 a 1.

O PSG começou o 2° jogo com a bola, mas se livrou rapidamente dela: Vitinha recebeu de Dembélé no círculo central e, sem marcação, lançou para a lateral da defesa do Aston Villa. O lance, que já é executado por alguns times da Europa, foi “importado” por Memphis durante o último Palmeiras x Corinthians.

Elétricos, os donos da casa empataram a partida com uma pintura de McGinn: o meio-campista escocês recebeu ainda no campo de defesa, arrancou pelo meio e, sem qualquer intervenção dos marcadores, arriscou de fora da área. A bola saiu com velocidade, desviou (de novo) em Pacho e morreu na rede: 2 a 2.
O Aston Villa fez enlouquecer as arquibancadas do Villa Park dois minutos depois do empate -desta vez, a partir da bola parada. Rashford cobrou escanteio e, após rebatida, recebeu na ponta direita. Ele entortou dois zagueiros e, já dentro da área, rolou para Konsa fuzilar a meta de Donnarumma e acender, de vez, a esperança inglesa: 3 a 2.

O PSG só não viu o placar agregado ser igualado por causa de Donnarumma: o goleiro protagonizou dois milagres, em tentativas de Tielemans e Asensio, em meio ao nervosismo de seus companheiros no momento de segurar a bola. O lance final ainda teve Pacho bloqueando chute de Maatsen e decretando a sofrida classificação francesa.

ASTON VILLA

Dibu Martínez; Cash, Konsa, Pau Torres e Lucas Digne (Maatsen); Kamara, Onana (Ramsey), Rogers, Tielemans e McGinn (Asensio); Rashford (Watkins). Técnico: Unai Emery

PSG

Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Fabián Ruiz, Vitinha e João Neves; Barcola (Doué), Dembélé e Kvaratskhelia. Técnico: Luis Enrique

Local: Villa Park, em Birmingham (ING)
Árbitro: José María Sánchez (ESP)
Assistentes: Raúl Cabañero (ESP) e Iñigo Prieto (ESP)
VAR: Cesar Soto Grado (ESP)
Cartões amarelos: McGinn (AST)
Gols: Hakimi (PSG), aos 10 min do 1° tempo; Nuno Mendes (PSG), aos 27 min do 1° tempo; Tielemans (AST), aos 34 min do 1° tempo; McGinn (AST), aos 9 min do 2° tempo