Home Blog Page 1519

Astro sul-coreano Kim Soo-hyun é acusado de envolvimento na morte de uma atriz

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Quase um mês após a morte de Kim Sae-ron, um novo fato surgiu e causou um escândalo na imprensa sul-coreana. O ator Kim Soo-hyun, conhecido entre os brasileiros por seus papéis em “Tudo Bem Não Ser Normal” (2020) e “Rainha das Lágrimas” (2024), foi acusado de estar envolvido na morte da jovem. Uma tia da estrela, encontrada sem vida em sua casa no dia 16 de fevereiro, o responsabiliza pela tragédia.

 

Segundo a parente da atriz, ela e o ator tiveram um relacionamento por seis anos. A relação terminou em 2021 e, no ano passado, Kim Sae-ron foi notificada pela empresa de seu suposto ex-namorado para pagar multas relacionadas a contratos não cumpridos com a agência Gold Medalist. Devido à dívida milionária, a atriz enfrentou dificuldades financeiras e, segundo sua tia, esse teria sido o motivo para que ela tirasse a própria vida – justamente no dia do aniversário de 37 anos do astro dos k-dramas, 16 de fevereiro.

As acusações foram feitas ao canal do YouTube Garosero Research Institute na última semana. A assessoria do ator e da agência Gold Medalist alegou que todas as acusações – tanto sobre o relacionamento quanto sobre o suposto término conturbado – são “falsas e infundadas”. A empresa também declarou que avalia medidas legais contra os responsáveis pela disseminação das informações.

Kim Sae-ron foi encontrada morta em sua casa em Seongsu-dong, um bairro no leste de Seul, na Coreia do Sul. A atriz iniciou sua carreira em 2009 e se destacou em filmes como “Uma Vida Nova em Folha” (2009) e “O Homem de Lugar Nenhum” (2010). Ela também estrelou produções como Uma Garota à Porta (2014) e “The Neighbors” (2012), além da série “Mirror of the Witch” (2016).
Em 2023, estreou na série da Netflix “Cães de Caça”, seu último projeto. A atriz havia feito uma pausa na carreira após ser flagrada dirigindo alcoolizada em 2022.

STF é unânime em aceitar denúncia contra deputados e suplente do PL

0

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus nesta terça-feira (11) dois deputados federais e um suplente do Partido Liberal (PL) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. A corte já tinha maioria pela aceitação da denúncia, e a votação foi concluída nesta terça.  

 

Com a decisão, vão responder a processo no STF os parlamentares Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cobrar propina para a liberação de emendas parlamentares.

A votação ocorreu de forma virtual na Primeira Turma da Corte. A deliberação começou no dia 28 de fevereiro e foi finalizada nesta terça-feira.Além do relator, Cristiano Zanin, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux votaram para transformar os acusados em réus.

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

Segundo Zanin, há “indícios suficientes” para o recebimento da denúncia da procuradoria. Além disso, o ministro ponderou que, nesta fase processual, cabe ao Supremo apenas analisar o preenchimento das acusações formais da acusação.

“Não se exige, para este juízo de admissibilidade, prova completa do crime e de sua autoria, bastando a fundada suspeita quanto aos imputados e a prova da materialidade dos fatos. O recebimento da denúncia, pois, não implica julgamento antecipado nem conduz à conclusão sobre culpabilidade”, escreveu Zanin.
Defesas
A defesa do deputado Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada  em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Leia Também: STF marca julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

STF é unânime em aceitar denúncia contra deputados e suplente do PL

0

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus nesta terça-feira (11) dois deputados federais e um suplente do Partido Liberal (PL) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. A corte já tinha maioria pela aceitação da denúncia, e a votação foi concluída nesta terça.  

 

Com a decisão, vão responder a processo no STF os parlamentares Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cobrar propina para a liberação de emendas parlamentares.

A votação ocorreu de forma virtual na Primeira Turma da Corte. A deliberação começou no dia 28 de fevereiro e foi finalizada nesta terça-feira.Além do relator, Cristiano Zanin, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux votaram para transformar os acusados em réus.

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

Segundo Zanin, há “indícios suficientes” para o recebimento da denúncia da procuradoria. Além disso, o ministro ponderou que, nesta fase processual, cabe ao Supremo apenas analisar o preenchimento das acusações formais da acusação.

“Não se exige, para este juízo de admissibilidade, prova completa do crime e de sua autoria, bastando a fundada suspeita quanto aos imputados e a prova da materialidade dos fatos. O recebimento da denúncia, pois, não implica julgamento antecipado nem conduz à conclusão sobre culpabilidade”, escreveu Zanin.
Defesas
A defesa do deputado Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada  em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Leia Também: STF marca julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Premiê de Portugal cai após Parlamento rejeitar moção de confiança

0

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRES) – Pela segunda vez em menos de dois anos, um governo cai em Portugal sob acusação de deslizes éticos. Na tarde desta terça-feira (11), a Assembleia da República rejeitou uma moção de confiança do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que assim foi obrigado a abandonar o cargo. Seu mandato durou menos de um ano -ele havia tomado posse em abril de 2024. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocará agora novas eleições, previstas para meados de maio.

 

Era uma derrota anunciada. Montenegro, do Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, apresentou a moção sabendo que seria rejeitada -ele preferiu a queda rápida a sangrar aos poucos numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Acusado de conflito de interesses envolvendo uma empresa familiar, Montenegro não queria ver a mulher e os filhos depondo numa CPI. O próprio Montenegro deverá ser o candidato do PSD no pleito de maio, na qual ambiciona dar a volta por cima com o apoio das urnas.

O debate que precedeu a votação foi puro teatro político. O PSD disse que aceitava uma CPI nos moldes definidos pelo Partido Socialista, a principal legenda da oposição, desde que a comissão tivesse um prazo definido de 15 dias, para não paralisar o país.

Pedro Nuno Santos, líder do PS e principal nome opositor na próxima eleição, rejeitou a proposta, dizendo que “o escrutinado não pode determinar o prazo do escrutínio”. Com isso, o PSD colou no PS a etiqueta de intransigente, e o PS pespegou no PSD a pecha de pouco transparente. Esta deve ser a tônica dos dois principais candidatos na campanha eleitoral: Pedro Nuno acusando Montenegro de corrupto, Montenegro acusando Pedro Nuno de querer tumultuar o país.

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10), Montenegro perdeu dois pontos desde o início da crise política que o tirou do poder. Está com 33,5%, ainda numericamente à frente, mas em empate técnico com Pedro Nuno -que aparece com 28,8%, em tendência de alta. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O mesmo levantamento mostrou que 70% dos portugueses não queriam novas eleições.

A família de Montenegro é proprietária da empresa Spinumviva, que presta serviços de consultoria, produz vinhos na região do Douro e faz negócios imobiliários. Uma das clientes da Spinumviva até pouco tempo atrás, a Solverde, é uma empresa proprietária de cassinos. O conflito de interesses se materializou porque o jogo, em Portugal, é concessão estatal -embora não haja nenhum indício de favorecimento da Solverde por parte de Montenegro.

“O conflito de interesses não é uma infração em si. É uma condição que o político tem que gerir -e a corrupção costuma ser consequência de um conflito mal gerido”, diz o cientista político Luís de Sousa, que desenvolve pesquisas sobre o tema junto à Comissão Europeia e na Universidade de Lisboa. Sousa considera que Montenegro cometeu um erro ao minimizar a questão: “A melhor resolução seria vender a empresa e fazer todo o possível do ponto de vista da comunicação para tranquilizar a opinião pública”.

Montenegro fundou a Spinumviva em 2021, num momento em que estava fora da atividade política. Ao retornar ao PSD, passou 92% das cotas para a mulher e 8% para os dois filhos. “Na prática, não faz sentido se desfazer de uma empresa passando-a para o nome de quem vive no mesmo teto”, diz Sousa. Acossado pelas denúncias, Montenegro retirou a mulher da sociedade e rompeu o contrato com a Solverde. Nada disso mudou o cenário político que agora o retirou do poder.

Para Luís de Sousa, falta em Portugal uma instância que dê pareceres independentes sobre questões éticas. Isso evitaria, segundo ele, que o debate fosse capturado pela disputa política. Sousa cita a Alta Autoridade pela Transparência na Vida Pública, da França, e o Comitê sobre Normas na Vida Pública, do Reino Unido.

O organismo britânico foi o responsável pelos pareceres contra os integrantes do governo de Boris Johnson que participaram de festas em 2022, durante a pandemia, no escândalo apelidado de “Partygate”. Johnson chegou a mudar o código de ética do Reino Unido para não cair, o que levou à renúncia do presidente do comitê. O escândalo marcou o início do desgaste que culminaria com a queda de Johnson no ano seguinte.

Em Portugal, o governo anterior, do Partido Socialista, já havia caído em meio a denúncias de corrupção. Uma operação policial em novembro de 2023 encontrou EUR 75.800 em dinheiro vivo (cerca de R$ 470 mil) no escritório de Vítor Escária, chefe de gabinete do então premiê António Costa. Abriu-se um inquérito para investigar irregularidades em concessões para exploração de lítio e hidrogênio verde, e Costa renunciou.

A investigação prosseguiu e até hoje não há uma conclusão definitiva, mas nada foi encontrado contra o ex-premiê, hoje presidente do Conselho Europeu. Os EUR 75.800 foram confiscados pela polícia –Escária diz que o dinheiro era de uma consultoria que havia feito para a União Europeia. Ele vem tentando reaver o montante, mas a Justiça nega sistematicamente seu pleito.

“Em 2023 era o PSD que estava com a bandeira ética, agora é o PS, mas eu não vejo por parte de nenhum partido medidas concretas para resolver questões como suspeitas de corrupção ou conflitos de interesses”, diz Luís de Sousa. “Se os dois principais partidos ficarem identificados com deslizes éticos, quem irá se beneficiar é a direita radical do Chega, com seu discurso anticorrupção”.

Para sorte do PSD e do PS, o Chega também tem sido alvo de questionamentos éticos. Um deputado do partido, Miguel Arruda, está sendo investigado por roubo de malas em aeroportos. Suas imagens foram captadas por câmeras de segurança, um farto material foi apreendido em sua casa e em seu gabinete, e a investigação corre em segredo de Justiça. Outro político do Chega, o vereador lisboeta Nuno Pardal Ribeiro, está sendo investigado pelo Ministério Público por suposto abuso sexual de um adolescente de 15 anos.

Os dois parlamentares foram afastados de suas funções, mas a imagem do partido sofreu, ao que tudo indica. O Chega foi a sigla que mais perdeu pontos na última pesquisa eleitoral. Tem 13,5% das intenções de voto, contra 17,2% no início do ano –o que deixa seu líder, André Ventura, com chances reduzidas nas eleições previstas para maio.

Premiê de Portugal cai após Parlamento rejeitar moção de confiança

0

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRES) – Pela segunda vez em menos de dois anos, um governo cai em Portugal sob acusação de deslizes éticos. Na tarde desta terça-feira (11), a Assembleia da República rejeitou uma moção de confiança do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que assim foi obrigado a abandonar o cargo. Seu mandato durou menos de um ano -ele havia tomado posse em abril de 2024. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocará agora novas eleições, previstas para meados de maio.

 

Era uma derrota anunciada. Montenegro, do Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, apresentou a moção sabendo que seria rejeitada -ele preferiu a queda rápida a sangrar aos poucos numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Acusado de conflito de interesses envolvendo uma empresa familiar, Montenegro não queria ver a mulher e os filhos depondo numa CPI. O próprio Montenegro deverá ser o candidato do PSD no pleito de maio, na qual ambiciona dar a volta por cima com o apoio das urnas.

O debate que precedeu a votação foi puro teatro político. O PSD disse que aceitava uma CPI nos moldes definidos pelo Partido Socialista, a principal legenda da oposição, desde que a comissão tivesse um prazo definido de 15 dias, para não paralisar o país.

Pedro Nuno Santos, líder do PS e principal nome opositor na próxima eleição, rejeitou a proposta, dizendo que “o escrutinado não pode determinar o prazo do escrutínio”. Com isso, o PSD colou no PS a etiqueta de intransigente, e o PS pespegou no PSD a pecha de pouco transparente. Esta deve ser a tônica dos dois principais candidatos na campanha eleitoral: Pedro Nuno acusando Montenegro de corrupto, Montenegro acusando Pedro Nuno de querer tumultuar o país.

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10), Montenegro perdeu dois pontos desde o início da crise política que o tirou do poder. Está com 33,5%, ainda numericamente à frente, mas em empate técnico com Pedro Nuno -que aparece com 28,8%, em tendência de alta. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O mesmo levantamento mostrou que 70% dos portugueses não queriam novas eleições.

A família de Montenegro é proprietária da empresa Spinumviva, que presta serviços de consultoria, produz vinhos na região do Douro e faz negócios imobiliários. Uma das clientes da Spinumviva até pouco tempo atrás, a Solverde, é uma empresa proprietária de cassinos. O conflito de interesses se materializou porque o jogo, em Portugal, é concessão estatal -embora não haja nenhum indício de favorecimento da Solverde por parte de Montenegro.

“O conflito de interesses não é uma infração em si. É uma condição que o político tem que gerir -e a corrupção costuma ser consequência de um conflito mal gerido”, diz o cientista político Luís de Sousa, que desenvolve pesquisas sobre o tema junto à Comissão Europeia e na Universidade de Lisboa. Sousa considera que Montenegro cometeu um erro ao minimizar a questão: “A melhor resolução seria vender a empresa e fazer todo o possível do ponto de vista da comunicação para tranquilizar a opinião pública”.

Montenegro fundou a Spinumviva em 2021, num momento em que estava fora da atividade política. Ao retornar ao PSD, passou 92% das cotas para a mulher e 8% para os dois filhos. “Na prática, não faz sentido se desfazer de uma empresa passando-a para o nome de quem vive no mesmo teto”, diz Sousa. Acossado pelas denúncias, Montenegro retirou a mulher da sociedade e rompeu o contrato com a Solverde. Nada disso mudou o cenário político que agora o retirou do poder.

Para Luís de Sousa, falta em Portugal uma instância que dê pareceres independentes sobre questões éticas. Isso evitaria, segundo ele, que o debate fosse capturado pela disputa política. Sousa cita a Alta Autoridade pela Transparência na Vida Pública, da França, e o Comitê sobre Normas na Vida Pública, do Reino Unido.

O organismo britânico foi o responsável pelos pareceres contra os integrantes do governo de Boris Johnson que participaram de festas em 2022, durante a pandemia, no escândalo apelidado de “Partygate”. Johnson chegou a mudar o código de ética do Reino Unido para não cair, o que levou à renúncia do presidente do comitê. O escândalo marcou o início do desgaste que culminaria com a queda de Johnson no ano seguinte.

Em Portugal, o governo anterior, do Partido Socialista, já havia caído em meio a denúncias de corrupção. Uma operação policial em novembro de 2023 encontrou EUR 75.800 em dinheiro vivo (cerca de R$ 470 mil) no escritório de Vítor Escária, chefe de gabinete do então premiê António Costa. Abriu-se um inquérito para investigar irregularidades em concessões para exploração de lítio e hidrogênio verde, e Costa renunciou.

A investigação prosseguiu e até hoje não há uma conclusão definitiva, mas nada foi encontrado contra o ex-premiê, hoje presidente do Conselho Europeu. Os EUR 75.800 foram confiscados pela polícia –Escária diz que o dinheiro era de uma consultoria que havia feito para a União Europeia. Ele vem tentando reaver o montante, mas a Justiça nega sistematicamente seu pleito.

“Em 2023 era o PSD que estava com a bandeira ética, agora é o PS, mas eu não vejo por parte de nenhum partido medidas concretas para resolver questões como suspeitas de corrupção ou conflitos de interesses”, diz Luís de Sousa. “Se os dois principais partidos ficarem identificados com deslizes éticos, quem irá se beneficiar é a direita radical do Chega, com seu discurso anticorrupção”.

Para sorte do PSD e do PS, o Chega também tem sido alvo de questionamentos éticos. Um deputado do partido, Miguel Arruda, está sendo investigado por roubo de malas em aeroportos. Suas imagens foram captadas por câmeras de segurança, um farto material foi apreendido em sua casa e em seu gabinete, e a investigação corre em segredo de Justiça. Outro político do Chega, o vereador lisboeta Nuno Pardal Ribeiro, está sendo investigado pelo Ministério Público por suposto abuso sexual de um adolescente de 15 anos.

Os dois parlamentares foram afastados de suas funções, mas a imagem do partido sofreu, ao que tudo indica. O Chega foi a sigla que mais perdeu pontos na última pesquisa eleitoral. Tem 13,5% das intenções de voto, contra 17,2% no início do ano –o que deixa seu líder, André Ventura, com chances reduzidas nas eleições previstas para maio.

Departamento de Educação dos EUA anuncia demissão de metade dos funcionários

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Departamento de Educação dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (11) o início de um processo para demitir 50% de sua força de trabalho, dias após o presidente Donald Trump reforçar sua ameaça de fechar de vez a pasta como parte de seus esforços controversos para enxugar o governo federal.

 

Segundo o jornal americano The Washington Post, pelo menos 1.315 funcionários serão demitidos, e outros 600 já aceitaram propostas para deixar seus cargos de forma voluntária. O departamento ficará com menos de 2.200 funcionários no total -eram 4.133 pessoas no primeiro dia do governo Trump.

Funcionários impactados serão colocados em licença administrativa a partir de 21 de março, de acordo com comunicado divulgado pelo departamento. Em nota, a secretaria responsável pela pasta, Linda McMahon, disse que as demissões visam garantir mais eficiência e responsabilidade. “Esse é um passo significativo para restaurar a grandeza do sistema educacional dos Estados Unidos”, afirmou ela.

Os cortes na educação são alvos de críticas, entretanto. O sindicato que representa mais de 2.800 funcionários do departamento prometeu lutar contra o que chamou de “medidas draconianas”.

“O que ficou claro nas últimas semanas de demissões em massa, caos e falta de profissionalismo incontrolável é que esse regime não tem respeito pelos milhares de trabalhadores que dedicaram suas carreiras a servir seus compatriotas”, disse Sheria Smith, presidente da Federação Americana de Funcionários do Governo Local 252, que representa empregados desse órgão.

De acordo com uma autoridade ouvida pelo Washington Post, todas as áreas do departamento serão afetadas.

Desde a campanha eleitoral, Trump vem dizendo que o sistema educacional poderia ficar a cargo dos estados “se o Departamento de Educação for extinto”, e que outras pastas federais, como a do Tesouro, podem assumir a responsabilidade por empréstimos a estudantes do ensino superior.

A promessa de abolir a pasta remonta ao primeiro mandato de Trump (2017-2021), quando o republicano já falava em fechá-lo. O Congresso, no entanto, não agiu na época –por lei, o Departamento de Educação, criado em 1979 sob a presidência do democrata Jimmy Carter, não pode ser fechado sem a aprovação de pelo menos 60 dos 100 senadores americanos.

Nos EUA, como no Brasil, as escolas públicas são administradas principalmente por governos locais, sejam estaduais ou municipais. Entretanto, ao contrário do MEC (Ministério da Educação), o Departamento da Educação dos EUA não tem poder sobre o currículo das escolas nem papel regulatório no ensino superior.

Outra diferença importante é que, enquanto o governo federal brasileiro é responsável por parte importante do financiamento da educação básica, nos EUA, 92% desse dinheiro vem dos estados, municípios ou do setor privado. Isso significa que a principal função da pasta americana é combater a discriminação e promover o acesso à educação e financiar empréstimos estudantis, pesquisa e auxílio a estudantes com deficiência.

Departamento de Educação dos EUA anuncia demissão de metade dos funcionários

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Departamento de Educação dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (11) o início de um processo para demitir 50% de sua força de trabalho, dias após o presidente Donald Trump reforçar sua ameaça de fechar de vez a pasta como parte de seus esforços controversos para enxugar o governo federal.

 

Segundo o jornal americano The Washington Post, pelo menos 1.315 funcionários serão demitidos, e outros 600 já aceitaram propostas para deixar seus cargos de forma voluntária. O departamento ficará com menos de 2.200 funcionários no total -eram 4.133 pessoas no primeiro dia do governo Trump.

Funcionários impactados serão colocados em licença administrativa a partir de 21 de março, de acordo com comunicado divulgado pelo departamento. Em nota, a secretaria responsável pela pasta, Linda McMahon, disse que as demissões visam garantir mais eficiência e responsabilidade. “Esse é um passo significativo para restaurar a grandeza do sistema educacional dos Estados Unidos”, afirmou ela.

Os cortes na educação são alvos de críticas, entretanto. O sindicato que representa mais de 2.800 funcionários do departamento prometeu lutar contra o que chamou de “medidas draconianas”.

“O que ficou claro nas últimas semanas de demissões em massa, caos e falta de profissionalismo incontrolável é que esse regime não tem respeito pelos milhares de trabalhadores que dedicaram suas carreiras a servir seus compatriotas”, disse Sheria Smith, presidente da Federação Americana de Funcionários do Governo Local 252, que representa empregados desse órgão.

De acordo com uma autoridade ouvida pelo Washington Post, todas as áreas do departamento serão afetadas.

Desde a campanha eleitoral, Trump vem dizendo que o sistema educacional poderia ficar a cargo dos estados “se o Departamento de Educação for extinto”, e que outras pastas federais, como a do Tesouro, podem assumir a responsabilidade por empréstimos a estudantes do ensino superior.

A promessa de abolir a pasta remonta ao primeiro mandato de Trump (2017-2021), quando o republicano já falava em fechá-lo. O Congresso, no entanto, não agiu na época –por lei, o Departamento de Educação, criado em 1979 sob a presidência do democrata Jimmy Carter, não pode ser fechado sem a aprovação de pelo menos 60 dos 100 senadores americanos.

Nos EUA, como no Brasil, as escolas públicas são administradas principalmente por governos locais, sejam estaduais ou municipais. Entretanto, ao contrário do MEC (Ministério da Educação), o Departamento da Educação dos EUA não tem poder sobre o currículo das escolas nem papel regulatório no ensino superior.

Outra diferença importante é que, enquanto o governo federal brasileiro é responsável por parte importante do financiamento da educação básica, nos EUA, 92% desse dinheiro vem dos estados, municípios ou do setor privado. Isso significa que a principal função da pasta americana é combater a discriminação e promover o acesso à educação e financiar empréstimos estudantis, pesquisa e auxílio a estudantes com deficiência.

Confira o resultado do concurso 2838 da Mega-Sena sorteado nesta terça (11)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta terça-feira (11) o concurso 2838 da Mega-Sena, que tem o prêmio principal de R$ 11.917.659,56.

 

Os números sorteados no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram: 04 – 07 – 29 – 32 – 36 – 53.

A aposta simples para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita até às 19h (de Brasília) do dia do sorteio em uma casa lotérica ou pela internet, por meio do aplicativo Loterias Caixa ou pelo site de loterias da Caixa.

A probabilidade de acerto para quem faz uma aposta de seis números (no valor de R$ 5) da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões. Na aposta com sete números (que custa R$ 35), a chance sobe para uma em 7,1 milhões.

VEJA COMO JOGAR

Pelo site

  • Acesse o site Loterias Online
  • Confirme se tem mais de 18 anos. Depois, clique em “acessar”, no canto superior direito. Se for o primeiro acesso, cadastre-se. Caso contrário, faça seu login usando CPF e senha
  • Role a tela para baixo e, na opção da Mega-Sena, clique no ícone “Aposte Agora!”
  • Escolha as dezenas que quer apostar Informe se quer apostar com mais números e se quer ativar a surpresinha e/ou a teimosinha
  • Quando acabar tudo, clique em “colocar no carrinho”, logo abaixo
  • Quando o valor total da compra for superior a R$ 30, selecione a opção “ir para pagamento”, do lado direito
  • Informe os dados do seu cartão de crédito e confirme a compra
  • Após o sorteio, entre no site, faça login e clique em “minha conta”
  • Em seguida, em “apostas” e, depois, em “conferir apostas”
  • Se você tiver ganhado, irá aparecer o prêmio que receberá e os procedimentos para retirada

Pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo Loterias Caixa, disponível gratuitamente para Android e iOS
  • Após a introdução, faça login ou cadastre-se
  • Na tela inicial, localize a Mega-Sena e clique em “aposte”
  • Selecione as dezenas desejadas e informe se quer usar mais números e se pretende ativar a teimosinha e a surpresinha
  • Quando acabar, selecione “adicionar ao carrinho de apostas”, na parte de baixo da tela
  • Assim como no site, o valor mínimo é de R$ 30. Se não deu esse valor, volte ao início e faça outros jogos até atingir a quantia. Ao terminar, clique em “carrinho de apostas”
  • Confira as apostas e, se estiver tudo certo, vá em “avançar para a forma de pagamento”
  • Informe os dados do cartão e clique em “apostar e autorizar cobrança”
  • Depois do sorteio, acesse o aplicativo. Abra o menu, clicando no botão no canto superior esquerdo e escolha “minha área” e, em seguida, “minhas apostas”. Nessa área irá aparecer se você ganhou ou não

Pelo Internet Banking

  • Acesse a plataforma do Internet Banking com seu login e senha
  • Clique em loterias
  • Escolha Mega-Sena e depois apostar (o limite para esta forma de aposta é de R$ 500 por dia, das 7h às 22h, limitado ao horário limite para fechamento das apostas)
  • Selecione a quantidade de números do seu jogo (de 6 a 9 por cartela)
  • Escolha suas dezenas e clique em “incluir aposta”
  • Se quiser, repita essa operação para completar três jogos e então clique em “finalizar”
  • Então, é só digitar os seis números de sua senha eletrônica para confirmar o pagamento
  • Depois é só voltar à tela inicial das loterias e clicar em “minhas apostas” para confirmar os jogos realizados.

 

Confira o resultado do concurso 2838 da Mega-Sena sorteado nesta terça (11)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta terça-feira (11) o concurso 2838 da Mega-Sena, que tem o prêmio principal de R$ 11.917.659,56.

 

Os números sorteados no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram: 04 – 07 – 29 – 32 – 36 – 53.

A aposta simples para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita até às 19h (de Brasília) do dia do sorteio em uma casa lotérica ou pela internet, por meio do aplicativo Loterias Caixa ou pelo site de loterias da Caixa.

A probabilidade de acerto para quem faz uma aposta de seis números (no valor de R$ 5) da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões. Na aposta com sete números (que custa R$ 35), a chance sobe para uma em 7,1 milhões.

VEJA COMO JOGAR

Pelo site

  • Acesse o site Loterias Online
  • Confirme se tem mais de 18 anos. Depois, clique em “acessar”, no canto superior direito. Se for o primeiro acesso, cadastre-se. Caso contrário, faça seu login usando CPF e senha
  • Role a tela para baixo e, na opção da Mega-Sena, clique no ícone “Aposte Agora!”
  • Escolha as dezenas que quer apostar Informe se quer apostar com mais números e se quer ativar a surpresinha e/ou a teimosinha
  • Quando acabar tudo, clique em “colocar no carrinho”, logo abaixo
  • Quando o valor total da compra for superior a R$ 30, selecione a opção “ir para pagamento”, do lado direito
  • Informe os dados do seu cartão de crédito e confirme a compra
  • Após o sorteio, entre no site, faça login e clique em “minha conta”
  • Em seguida, em “apostas” e, depois, em “conferir apostas”
  • Se você tiver ganhado, irá aparecer o prêmio que receberá e os procedimentos para retirada

Pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo Loterias Caixa, disponível gratuitamente para Android e iOS
  • Após a introdução, faça login ou cadastre-se
  • Na tela inicial, localize a Mega-Sena e clique em “aposte”
  • Selecione as dezenas desejadas e informe se quer usar mais números e se pretende ativar a teimosinha e a surpresinha
  • Quando acabar, selecione “adicionar ao carrinho de apostas”, na parte de baixo da tela
  • Assim como no site, o valor mínimo é de R$ 30. Se não deu esse valor, volte ao início e faça outros jogos até atingir a quantia. Ao terminar, clique em “carrinho de apostas”
  • Confira as apostas e, se estiver tudo certo, vá em “avançar para a forma de pagamento”
  • Informe os dados do cartão e clique em “apostar e autorizar cobrança”
  • Depois do sorteio, acesse o aplicativo. Abra o menu, clicando no botão no canto superior esquerdo e escolha “minha área” e, em seguida, “minhas apostas”. Nessa área irá aparecer se você ganhou ou não

Pelo Internet Banking

  • Acesse a plataforma do Internet Banking com seu login e senha
  • Clique em loterias
  • Escolha Mega-Sena e depois apostar (o limite para esta forma de aposta é de R$ 500 por dia, das 7h às 22h, limitado ao horário limite para fechamento das apostas)
  • Selecione a quantidade de números do seu jogo (de 6 a 9 por cartela)
  • Escolha suas dezenas e clique em “incluir aposta”
  • Se quiser, repita essa operação para completar três jogos e então clique em “finalizar”
  • Então, é só digitar os seis números de sua senha eletrônica para confirmar o pagamento
  • Depois é só voltar à tela inicial das loterias e clicar em “minhas apostas” para confirmar os jogos realizados.

 

Melody assume namoro com fisiculturista dez dias após término com estudante

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Melody, 18, está namorando o fisiculturista João Pancera. Nesta terça-feira (11), a cantora publicou o primeiro clique com o rapaz. “My love” (Meu amor), legendou ela na publicação feita no feed de seu perfil do Instagram.

 

Há cerca de dez dias, a artista anunciou o término com o estudante de Odontologia Guilherme Stábile, com quem estava desde junho do ano passado. O novo relacionamento de Melody já tem a aprovação da família dela.

No post em questão, o pai da cantora, Belinho, comentou com emojis de parabéns e de coração. Belinha Angel, irmã de Melody, também se manifestou.

Melody assume namoro com fisiculturista dez dias após término com estudante

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Melody, 18, está namorando o fisiculturista João Pancera. Nesta terça-feira (11), a cantora publicou o primeiro clique com o rapaz. “My love” (Meu amor), legendou ela na publicação feita no feed de seu perfil do Instagram.

 

Há cerca de dez dias, a artista anunciou o término com o estudante de Odontologia Guilherme Stábile, com quem estava desde junho do ano passado. O novo relacionamento de Melody já tem a aprovação da família dela.

No post em questão, o pai da cantora, Belinho, comentou com emojis de parabéns e de coração. Belinha Angel, irmã de Melody, também se manifestou.

Saiba qual será a premiação para o campeão do Paulista

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Corinthians e Palmeiras decidem a final do Campeonato Paulista 2025 a partir do próximo fim de semana. Além da glória pelo título, a conquista aumenta consideravelmente os cofres do clube vencedor.

 

O campeão será premiado com um valor de R$ 5 milhões, enquanto o vice leva R$ 1,65 milhão. Eliminados, São Paulo e Santos ficam com os prêmios de 3º e 4º: R$ 1,08 milhão e R$ 850 mil, respectivamente.

  • Campeão: R$ 5 milhões
  • Vice-campeão: R$ 1,65 milhão
  • 3º colocado: R$ 1,08 milhão
  • 4º colocado: R$ 850 mil

O prêmio total, porém, é muito maior. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos já iniciaram a competição com R$ 44 milhões em cotas de participação, para cada um. Os quatro grandes receberam aumento de 10% no valor em relação à temporada passada.

Quem levar a melhor entre Corinthians e Palmeiras, portanto, ganhará uma premiação total de R$ 49 milhões da Federação Paulista de Futebol (FPF). São R$ 5 milhões pelo título e R$ 44 milhões pela cota de participação.

Palmeiras e Corinthians já sabem as datas e horários das finais. Conforme divulgou a FPF, o primeiro jogo acontece neste domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, enquanto a segunda partida será disputada no dia 27, uma quinta-feira, às 21h35, na Neo Química Arena.

Saiba qual será a premiação para o campeão do Paulista

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Corinthians e Palmeiras decidem a final do Campeonato Paulista 2025 a partir do próximo fim de semana. Além da glória pelo título, a conquista aumenta consideravelmente os cofres do clube vencedor.

 

O campeão será premiado com um valor de R$ 5 milhões, enquanto o vice leva R$ 1,65 milhão. Eliminados, São Paulo e Santos ficam com os prêmios de 3º e 4º: R$ 1,08 milhão e R$ 850 mil, respectivamente.

  • Campeão: R$ 5 milhões
  • Vice-campeão: R$ 1,65 milhão
  • 3º colocado: R$ 1,08 milhão
  • 4º colocado: R$ 850 mil

O prêmio total, porém, é muito maior. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos já iniciaram a competição com R$ 44 milhões em cotas de participação, para cada um. Os quatro grandes receberam aumento de 10% no valor em relação à temporada passada.

Quem levar a melhor entre Corinthians e Palmeiras, portanto, ganhará uma premiação total de R$ 49 milhões da Federação Paulista de Futebol (FPF). São R$ 5 milhões pelo título e R$ 44 milhões pela cota de participação.

Palmeiras e Corinthians já sabem as datas e horários das finais. Conforme divulgou a FPF, o primeiro jogo acontece neste domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, enquanto a segunda partida será disputada no dia 27, uma quinta-feira, às 21h35, na Neo Química Arena.

Bolsa Família reduz em 17% risco de internação por uso de substâncias

0

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz mostra que beneficiários do Programa Bolsa Família têm 17% menos risco de internação por transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A diferença na comparação com quem não recebe o benefício aumenta para 26% quando a substância em questão é a bebida alcoólica.  

 

Publicado no periódico The Lancet Global Health, o estudo cruzou dados não-individualizados do Cadastro Único e do Sistema de Informações Hospitalares de mais de 35 milhões de brasileiros, entre 2008 e 2015. Os pesquisadores aplicaram também um índice que mede o nível de privação material e identificaram que o programa teve impacto positivo em todas as faixas. Na de maior privação, o risco de internação foi 41% menor entre os que recebiam o benefício.

“Essa associação observada entre ser beneficiário do Bolsa Família e a redução do risco de internação pode estar relacionada ao alívio do estresse financeiro e a promoção de acesso aos serviços de saúde e educação, por conta das condicionalidades do programa”, explica Lidiane Toledo, uma das integrantes da equipe que conduziu o estudo.

Ela complementa que a falta de dinheiro e a incerteza financeira são fatores de estresse que podem afetar a qualidade de vida e a saúde mental, levando ao abuso de substâncias psicoativas. Além disso, as famílias inscritas no programa devem garantir o cumprimento de medidas básicas de cuidado com a saúde, como pré-natal e vacinação das crianças, o que aproxima a família de unidades de saúde, que podem ajudar com os transtornos.

Outra condição para receber o benefício do programa é que as crianças e adolescentes tenham uma frequência escolar mínima, o que os pesquisadores também acreditam que tenha uma contribuição positiva. “Essa hipótese se baseia no fato de que a baixa escolaridade, uma das medidas de status socioeconômico reduzido, é um fator de risco bem documentado para os transtornos por uso de substância, além de que pessoas que fazem uso de substâncias frequentemente enfrentam barreiras no acesso aos serviços de saúde”, diz o artigo.

De acordo com a pesquisadora Lidiane Toledo, o estudo demonstra que o apoio financeiro também é essencial para pessoas que vivem com transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias e em situação de pobreza ou extrema pobreza.

“Como podemos esperar que uma pessoa busque e mantenha o tratamento de saúde se ela e sua família nem sabem se terão o que comer? A recomendação é que profissionais da Atenção Primária e dos Centros de Atenção Psicossocial considerem encaminhar pessoas vivendo com transtornos por uso de substâncias e que estão em situação de vulnerabilidade social para programas de proteção social, como o Bolsa Família”, enfatiza.

 

PSG aproveita lambança, vence Liverpool nos pênaltis e avança na Champions

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O PSG despachou o Liverpool e está nas quartas de final da Champions. A equipe francesa venceu o Liverpool por 4 a 1 nos pênaltis, após triunfo por 1 a 0 no tempo normal e prorrogação, e se garantiu na próxima fase.

 

Donnarumma foi o herói da noite em Anfield. O goleiro italiano do PSG pegou as cobranças de Darwin Núñez e Curtis Jones para garantir a classificação. Alisson não conseguiu defender nenhuma.

Dembélé marcou o gol no tempo normal após lambança de Konaté. O atacante do PSG aproveitou erro do defensor do Liverpool para ir às redes ainda no começo da partida.

A vitória do PSG por 1 a 0 levou o jogo para a prorrogação e pênaltis. O Liverpool venceu o duelo de ida, na França, também por 1 a 0.

O PSG vai encarar Aston Villa ou Club Brugge nas quartas de final – os ingleses venceram a ida por 3 a 1, e os times jogam a volta nesta quarta.

A equipe francesa fará o primeiro jogo em casa e definirá o classificado à semifinal fora. Os jogos devem ocorrer somente em abril.

O Liverpool volta a campo no domingo, quando encara o Newcastle, às 13h30 (de Brasília), pela final da Copa da Liga Inglesa. No mesmo dia, mas às 16h45, o PSG recebe o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês.

COMO FOI O JOGO

O primeiro tempo foi intenso e teve lambança. Precisando do resultado, o PSG não se acuou diante do mandante Liverpool e apostou nas jogadas com Dembélé e Kvaratskhelia. O gol, no entanto, saiu em erro de Konaté, que cortou errado um passe rasteiro na área dos Reds. Mesmo com a vitória parcial, os franceses seguiram atacando e ficaram perto do segundo. Os ingleses, por outro lado, quase não assustaram após o gol sofrido.

O segundo tempo foi de pressão do Liverpool. A equipe da casa encurralou o PSG, que aceitou ser pressionado. O resultado? Um gol de Szoboszlai -anulado por impedimento de Luis Díaz no começo da jogada – e um cabeceio de Quansah na trave. Do outro lado, Alisson foi apenas um espectador.

O PSG teve chances no primeiro tempo da prorrogação. A equipe francesa voltou melhor da pausa e passou muito perto de fazer o segundo em lances de Beraldo e Zaire-Emery. O Liverpool foi inoperante nos primeiros 15 minutos de tempo extra.

Alisson salvou o Liverpool da eliminação na prorrogação. O PSG seguiu melhor na segunda etapa do tempo extra, mas viu Dembélé parar em boa defesa do goleiro brasileiro, que levou a decisão para os pênaltis.

Donnarumma brilhou nos pênaltis. O goleiro italiano defendeu as cobranças de Darwin Núñez e Curtis Jones. Os jogadores do PSG foram perfeitos nas batidas: Vitinha, Gonçalo Ramos, Dembélé e Doué converteram. Apenas Salah acertou pelo Liverpool.

LIVERPOOL

Alisson; Alexander-Arnold (Quansah), Van Dijk, Konaté (Endo) e Robertson; Gravenberch, Mac Allister (Jones) e Szoboszlai (Elliott); Luis Díaz (Gakpo), Salah e Diogo Jota (Darwin Núñez). T.: Arne Slot

PSG

Donnarumma; Hakimi, Marquinhos (Beraldo), Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, Fabián Ruíz (Zaire-Emery) e João Neves (Gonçalo Ramos); Barcola (Doué), Kvaratskhelia (Lee Kang-In) e Dembélé. T.: Luis Enrique

Local: Anfield Road, em Liverpool (ING)
Árbitro: Istvan Kovacs (ROM)
Assistentes: Mihai Marica (ROM) e Ferencz Tunyogi (ROM)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Gols: Dembélé (11’/1°T)
Cartões amarelos: Marquinhos (PSG), Mac Allister (LIV)

Presidente do Irã diz que não negociará com os EUA enquanto estiver sob ameaça

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que não negociaria com os Estados Unidos enquanto estiver sendo ameaçado. Disse ainda a Donald Trump que “faça o que bem entender”, segundo a mídia estatal iraniana nesta terça-feira (11).

 

“É inaceitável para nós que eles [os EUA] deem ordens e façam ameaças. Eu nem sequer vou negociar com você. Faça o que bem entender”, disse o iraniano.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse no sábado (8) que Teerã não seria coagido a negociar, um dia depois de Trump afirmar que enviou uma carta instando o Irã a se envolver em negociações sobre um novo acordo nuclear.

“Escrevi uma carta para eles, dizendo que espero que negociem porque, se tivermos que fazer isso militarmente, será uma coisa terrível para eles”, disse o americano à Fox Business. “Não podemos permitir que eles tenham uma arma nuclear.”

A missão do Irã nas Nações Unidas, em Nova York, afirmou que o país não recebeu nenhuma carta de Trump.

Embora tenha se mostrado aberto a um acordo com Teerã, Trump reimprimiu a campanha de “máxima pressão” que aplicou durante seu primeiro mandato para isolar o Irã da economia global e reduzir as exportações de petróleo iranianas a quase zero.

Há um mês, Khamenei já havia dito que experiências anteriores provaram que negociações com os EUA não são “inteligentes, sábias ou honrosas”. Segundo ele, “você não deve negociar com um governo desses, é imprudente, não é inteligente, não é honroso negociar”.

O Irã tem negado há muito tempo que deseja desenvolver uma arma nuclear. No entanto, está “acelerando dramaticamente” o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, próximo ao nível de aproximadamente 90% necessário para armas nucleares, alertou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Segundo Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, o Irã está cruzando as linhas vermelhas estabelecidas por seus adversários rumo à fabricação de uma bomba atômica. Grossi é responsável por mediar as negociações que visam evitar que o regime dos aiatolás adquira armas nucleares e afirmou, em entrevista à Folha no ano passado, que “não é porque você não olha para o problema que ele desaparece”. “A questão segue, e o Irã tem enriquecido urânio em níveis altos”.

O Irã acelerou seu trabalho nuclear desde 2019, um ano após o então presidente Trump abandonar o pacto nuclear de 2015 de Teerã com seis potências mundiais e reimpor sanções que prejudicaram gravemente a economia do país.

Leia Também: Após Ucrânia aceita cessar-fogo, EUA dizem que bola está com Putin

Karla Sofía Gascón recebe prêmio em Madri por seu papel em ‘Emilia Pérez’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz Karla Sofía Gascón, que concorreu ao Oscar de melhor atriz por seu papel em “Emilia Pérez”, foi premiada por sua atuação na 33ª edição do Prêmio da União de Atores e Atrizes, entregue em Madri, na Espanha, nesta segunda-feira (10).

 

A ocasião marcou a sua primeira aparição pública em seu país de origem após a onda de críticas que a artista sofreu com o ressurgimento de diversos tweets ofensivos feitos em sua conta no X. Gascón também compareceu ao Oscar, que aconteceu no último dia 2 de março, e à premiação francesa César.

Nos tweets, publicados principalmente entre os anos de 2020 e 2021, a artista compartilha opiniões controversas a respeito de acontecimentos como o assassinato de George Floyd e expressa seu ponto de vista sobre a população muçulmana, entre outros exemplos.

No evento em Madri, Gascón desfilou no tapete vermelho, declarou estar muito feliz com a ocasião e pediu por “mais amor e menos ódio”.

“Cinco anos atrás eu estava me apresentando no México, onde apenas uma pessoa compareceu, e mesmo assim fui insultada nas redes sociais. Há uma semana eu estava no Oscar e algumas pessoas gostariam de me ver queimando numa árvore como na Inquisição. Nada mudou, assim como minha animação não mudou”, declarou a atriz.

“Não sou um robô, sou uma mulher como qualquer outra, com minhas virtudes e meus defeitos, às vezes um pouco idiota, com uma filha a quem quero deixar um mundo melhor. Minha saga favorita é ‘Star Wars’, sempre lutei contra o lado negro”, adicionou ela.

Gáscon ainda disse que a arte é incapaz de existir sem imperfeições e declarou que seguirá fazendo o seu melhor para crescer enquanto pessoa.

Raphinha supera Rivaldo, Kaká e Neymar e leva Barça às quartas da Champions

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Barcelona eliminou o Benfica nas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA. Os Culés venceram os Encarnados por 3 a 1 nesta terça-feira (11), no Estádio Olímpico Lluís Companys. O Barça havia vencido a partida de ida por 1 a 0, em Portugal.

 

Os gols do Barcelona foram marcados por Raphinha, duas vezes, e Yamal. O atacante brasileiro chegou a onze gols nesta edição da Champions, se tornando o artilheiro do campeonato ao ultrapassar o guineano Serhou Guirassy, do Borussia Dortmund, que tem dez gols.

Com os gols de hoje, Raphinha quebrou mais uma importante marca, se tornando o brasileiro com mais gols em uma edição de Liga dos Campeões, superando os compatriotas Jardel, Rivaldo, Kaká e Neymar, que fizeram, cada um, 10 gols em uma mesma edição do maior torneio da Europa.

Na próxima fase, o Barcelona enfrenta o vencedor do confronto entre Lille e Borussia Dortmund. As equipes, que empataram em 1 a 1 na partida de ida, decidem a vaga nesta quarta-feira (12), na França.

Os confrontos das quartas de final acontecem nas semanas dos dias 8 e 15 de abril. O Barcelona fará o primeiro jogo em casa.

COMO FOI O JOGO

A partida começou com um minuto de silêncio em homenagem para Carles Miñarro Garcia, médico do Barcelona que morreu após um infarto, aos 53 anos, no último sábado (8).

Raphinha e Yamal foram os grandes destaques da partida. O brasileiro abriu o placar aos 10 minutos de jogo com uma “assistência” sem querer de Lamine Yamal, que tentou chutar mas pegou mal na bola, deixando Raphinha na cara do gol com o passe não intencional.

O Benfica chegou a empatar dois minutos após o Barcelona abrir o placar, com o zagueiro Otamendi, após cobrança de escanteio. Mas Yamal recolocou o Barça em vantagem aos 26 minutos, após acertar um belo chute de chapa de fora da área.

Ainda no 1º tempo, Raphinha, de novo, ampliou a vantagem do Barcelona. O brasileiro recebeu passe em contra-ataque puxado por Balde e anotou seu segundo gol, chegando a onze gols nesta edição da Champions.

Na volta do intervalo, o Barcelona ficou rodando a bola no campo de defesa, sem ser ameaçado pelo time português na segunda etapa. Quando acelerava um pouco mais, o Barça criava chances com a dupla infernal Raphinha e Yamal.

Com o 3 a 1 e a classificação em mãos, Hansi Flick começou a poupar seus jogadores já pensando nas próximas partidas de La Liga e na próxima fase da Champions.

BRASILEIROS COM MAIS GOLS EM UMA EDIÇÃO DE CHAMPIONS

Raphinha (Barcelona) – 11 gols (2024/2025)
Neymar (Barcelona) – 10 gols (2014/2015)
Kaká (Milan) – 10 gols (2006/2007)
Rivaldo (Barcelona) – 10 gols (1999/2000)
Jardel (Porto) – 10 gols (1999/2000)

BARCELONA

Szczesny; Koundé, Ronald Araújo, Martínez (Eric García), Balde; De Jong (Casadó), Pedri, Dani Olmo (Gavi), Lamine Yamal (Fermín López), Raphinha, Lewandowski (Ferrán Torres). T.: Hansi Flick.

BENFICA

Trubin; Tomás Araújo (João Rego), António Silva, Otamendi, Dahl; Florentino (Leandro Barreiro), Aursnes, Kökçü (Belotti); Aktürkoglu (Renato Sanches), Schjelderup (Zeki Amdouni), Pavlidis. T.: Bruno Lage.

Local: Estádio Olímpico Lluís Companys, Barcelona (Espanha)
Hora: 14h45 (horário de Brasília)
Árbitro: François Letexier (França)
Cartões amarelos: António Silva (BEN)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Raphinha (BAR), 10′ do 1º tempo (1-0); Otamendi (BEN), 12′ do 1º tempo (1-1); Yamal (BAR), 26′ do 1º tempo (2-1); Raphinha (BAR), 42′ do 1º tempo (3-1)

O que se sabe sobre a nova variante de Mpox identificada no Brasil

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quatro profissionais do Ministério da Saúde -infectologista, epidemiologista e técnicos especializados em vigilância epidemiológica e imunização- foram enviados a São Paulo para acompanhar o primeiro caso de Mpox causado pela cepa clado 1b no Brasil.

 

A paciente é uma mulher de 29 anos que mora na região metropolitana da capital paulista. Ela teve contato com um familiar da República Democrática do Congo, onde há circulação endêmica do vírus.

De acordo com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a jovem segue isolada e passa bem, com alta prevista para esta semana. Não foram identificados casos secundários da variante até o momento.

Existem dois clados (grupos) do vírus já identificados. Na epidemia de Mpox de 2022, o clado 2 se disseminou pela Europa e parte das Américas. Menos agressivo, causa sintomas mais leves.

O clado 1, na ocasião, ficou restrito à República Democrática do Congo (RDC), na África. Este tipo se mostrou mais agressivo, com maior mortalidade. O clado 1b é uma variante desse vírus.

Casos da cepa 1b foram identificados em Uganda, Ruanda, Quênia, Zâmbia, Angola, Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica, Suécia, Estados Unidos, Canadá, China, Tailândia, Índia, Paquistão, Emirados Árabes Unidos e agora no Brasil.

Essa variante, que tem se mostrado bastante transmissível, compromete com mais gravidade os órgãos vitais, e o risco de morte é maior.

De maneira geral, o vírus mpox é transmitido por meio de relações sexuais, contato direto com lesões e por gotículas.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A MPOX

QUAIS OS SINTOMAS CLÁSSICOS DA MPOX? SÃO DIFERENTES DA NOVA CEPA?

Inicialmente os sintomas são febre, dor no corpo, prostração e aumento de gânglios. Após três ou quatro dias aparecem as lesões na pele.

Segundo Eduardo Medeiros, diretor da SPI (Sociedade Paulista de Infectologia), a nova variante é mais agressiva e pode se disseminar pelo corpo, comprometendo outros órgãos além da pele, como pulmão, intestino e fígado.
“Pode levar a uma pneumonia mais grave, a uma infecção intestinal, e aumentar a mortalidade desses pacientes, principalmente dos imunossuprimidos [que realizam algum tratamento relacionado à imunidade e quem convive com HIV, por exemplo]”, ressalta Medeiros.

QUEM JÁ CONTRAIU MPOX UMA VEZ PODE PEGÁ-LA DE NOVO?

Quem já contraiu Mpox guarda algum grau de imunidade. O médico reforça, contudo, que novas variantes fogem da resposta imunológica.

“Isso aconteceu com a Covid, com o vírus influenza e certamente está acontecendo com o mpox. O vírus se modifica”, diz Medeiros.

QUAL OS SINAIS DE AGRAVAMENTO DA MPOX?

Os sinais de alerta são o aumento progressivo das lesões e a presença de dor ou prostração.

PESSOAS COM COMORBIDADES SÃO MAIS VULNERÁVEIS À MPOX?

Medeiros afirma que não é possível descartar tal hipótese, pois pacientes com obesidade e com diabetes têm tendência a responder de forma pior a essas infecções virais, que podem evoluir para forma mais grave.

QUEM CONVIVE COM HIV PODE TER COMPLICAÇÕES DA MPOX?

Corre risco a pessoa que convive com HIV e tem imunidade baixa ou que não sabe que tem o vírus e por isso não se trata.

QUAIS OS RISCOS PARA GESTANTES?

A gravidez leva à diminuição da imunidade contra as infecções. Portanto, é possível que a gestante com Mpox desenvolva uma forma mais grave da doença. Além disso, pode haver transmissão vertical, isto é, da mãe para o bebê, e causar óbito fetal.

O VÍRUS PODE SER TRANSMITIDO PELO LEITE MATERNO?

Como o vírus circula pelo sangue, é provável que sim, mas a transmissão ocorre fundamentalmente por contato com as lesões. Isso vale para a forma branda da doença também.

“Se a mãe tiver lesões pelo corpo, deve evitar o contato com o bebê. Durante o período de transmissão do vírus, que varia entre o início dos sintomas até cerca de 28 dias, a gente evita a amamentação”, explica Medeiros.

 

American Airlines pede desculpa a Ingrid Guimarães após reclamação da atriz repercutir

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A reclamação pública feita pela atriz Ingrid Guimarães sobre uma ocorrência durante um voo pela companhia aérea American Airlines repercutiu nas redes sociais.

 

No X (ex-Twitter) e no Instagram, ela afirmou ter sido coagida e forçada a trocar de assento quando voltava ao Rio de Janeiro no sábado (8). “Vivi uma situação abusiva, violenta, injusta e eu fui coagida na frente do voo inteiro a fazer o que a American Airlines queria”, afirmou.

Nesta terça (11), a companhia pediu desculpas a Ingrid em nota enviada à Folha de S.Paulo e disse se empenhar para proporcionar uma experiência positiva aos passageiros. “Um membro de nossa equipe conversou com ela para pedir desculpas pessoalmente e resolver o assunto. Além disso, continuamos investigando o caso para entender todos os seus detalhes.”

Em um vídeo, a artista afirmou ter sido informada de que precisaria deixar seu assento na classe Econômica Premium depois que uma cadeira da Executiva quebrou.

“Eu disse ‘não vou sair’. Comprei esse lugar e vou ficar aqui’. E ele respondeu ‘você tem que ir'”, afirmou.

“Inclusive tinha um único comissário brasileiro na equipe que veio e falou ‘querida, deixa eu te falar uma coisa, você vai descer por bem ou por mal’. Nesse momento, meu cunhado e minha irmã, que estavam na cadeira do lado, foram tentar ajudar, porque falam inglês melhor do que o meu, e uma das mulheres mandou meu cunhado calar a boca, dizendo que não pediu a ajuda dele, que não é para ele se meter.”

Leia Também: ‘Agora posso ser um artista completo’, diz Otaviano Costa sobre volta à Band