Um homem foi preso pela Polícia Militar na segunda-feira (10), suspeito de ter abusado sexualmente de uma criança de 3 anos. O caso aconteceu na Rua Gregório Prudência de Azevedo, no distrito de Barcelos, em São João da Barra. A ação ocorreu após um vídeo da vítima relatando o abuso sexual circular nas redes sociais.
Após tomar conhecimento do caso, os agentes localizaram o vizinho e o conduziram à delegacia, junto com sua filha, que era responsável pelos cuidados das crianças. Antes da prisão, no último domingo (9), o homem foi espancado por um grupo de pessoas ainda não identificadas e precisou de atendimento médico no Pronto Atendimento.
O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de SJB e o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação. As investigações seguem em andamento.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), derrubou nesta terça-feira (11) as medidas cautelares contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Com a decisão, o dirigente pode voltar a conversar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após mais de um ano afastado.
Moraes tomou a decisão após se encontrar com Valdemar e o advogado Marcelo Bessa em seu gabinete no início da tarde.
“No caso de Valdemar Costa Neto, embora o investigado tenha sido indiciado no relatório final apresentado pela autoridade policial, a Procuradoria-Geral da República, ao exercer a sua opinio delicti, não denunciou o investigado, razão pela qual, em relação a ele, não estão mais presentes os requisitos necessários à manutenção das medidas cautelares anteriormente impostas”, diz Moraes.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A rejeição ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, supera sua aprovação cerca de 50 dias após sua posse, no dia 20 de janeiro, em meio a receios de recessão, cortes radicais no governo federal e perseguição a agenda progressista, e ante grandes solavancos da política externa americana.
O agregador de pesquisas do analista Nate Silver, anteriormente responsável pelo site FiveThirtyEight, famoso por seu modelo preditivo de eleições americanas, aponta uma rejeição de 48% contra 47,8% de aprovação a Trump nesta terça (11).
Os mesmos números, no dia seguinte à posse do republicano, ou seja, dia 21 de janeiro, marcavam 40% (rejeição) e 51,6% (aprovação), e demonstram desde então tendência inversa que resultou na superação registrada nesta terça.
A metodologia do analista, de acordo com publicação em seu blog, Silver Bulletin, baseia-se na classificação de pesquisas segundo uma série de fatores. Essa classificação atribui pesos diferentes para cada levantamento.
“Nossa versão padrão das classificações reflete uma combinação de todas as pesquisas, sejam elas realizadas entre adultos, eleitores registrados ou eleitores prováveis”, diz publicação do blog.
“Cada pesquisa recebe uma pontuação de ‘influência’ com base na classificação do instituto de pesquisa, no tamanho da amostra, no quão recente ela é e na frequência com que o instituto publica seus números. Às vezes, pesquisas com classificações medianas dos institutos têm mais peso no modelo apenas porque foram realizadas muito recentemente ou entrevistaram mais pessoas”, afirma o texto.
Outro índice que registra a opinião de americanos com relação ao seu presidente é o da revista britânica The Economist. O índice da publicação, baseado em pesquisas semanais do instituto YouGov, mostra 46% favoráveis e 50% desfavoráveis a Trump, uma resultante negativa de 4,1 pontos. Na métrica da revista, no entanto, o republicano sempre esteve com uma resultante negativa em seu segundo mandato.
A empresa de pesquisas Gallup registra desde a primeira semana de Trump uma desaprovação (48%) maior que a aprovação (47%), números que cresceram para 51% e 45%, respectivamente, em meados de fevereiro.
A Gallup possui ainda um agregador de suas pesquisas de aprovação de presidentes americanos com registros desde o presidente Harry Truman (1945-1953). Segundo a empresa de pesquisas, Trump é o único dos chefes do Executivo dos EUA a iniciar seu mandato com a rejeição acima da aprovação -inclusive no seu primeiro mandato. A primeira gestão Trump também tem a menor média de aprovação registrada pela empresa, 41,1%; Joe Biden tem a segunda menor, com 42,2%.
Os números do site RealClearPolitics, também agregador de pesquisas eleitorais, por outro lado, mostram a aprovação de Trump ainda acima da rejeição, 48,4% contra 48,1%.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Escolas municipais de Fortaleza deixaram de receber dois livros de literatura infantil após uma deputada acusar as obras de terem conteúdo impróprio para crianças.
A deputada estadual Silvana Sousa (PL) pediu o veto ao livro “E o Medo, que Medo Tem?” por apresentar um personagem vestido de bailarina, sob alegação de haver uma “mensagem subliminar para a cultura LGBT”. Ela pediu ainda a suspensão da circulação do livro “Alfrabeto”, alegando que a obra coloca as religiões de matrizes africanas em posição de destaque em detrimento das demais.
As duas obras fazem parte de um kit de 12 livros de literatura infantil editados e publicados pela Secretaria de Educação do Ceará, que depois os envia para os municípios de todo o estado para serem distribuídos nas escolas de educação infantil. A deputada enviou dois requerimentos para a secretaria pedindo a “imediata suspensão” dos livros nas escolas.
A distribuição da coleção de livros é uma das estratégias do Paic (Programa Aprendizagem na Idade Certa) do governo cearense para garantir a alfabetização das crianças até os seis anos de idade.
O governo entrega aos municípios a coleção com os 12 livros em uma única embalagem para cada turma de pré-escola (etapa que atende crianças de 4 e 5 anos). Apesar de as obras serem entregues juntas, as escolas municipais de Fortaleza receberam o kit com apenas dez títulos -faltando exatamente os dois livros criticados pela deputada.
Questionada se havia determinado a retirada desses livros, a Secretaria de Educação de Fortaleza afirmou ter ocorrido um problema no processo de distribuição. Por isso, algumas escolas teriam recebido a coleção com itens faltantes. A pasta da gestão Evandro Leitão (PT) disse que vai finalizar a entrega de todos os 12 livros da coleção nos próximos dias.
Preocupados com a falta dos livros, professores e pais de alunos organizaram um abaixo-assinado pedindo a entrega imediata da coleção completa em todas as escolas. Eles reivindicam que os títulos não sejam censurados por causa dos requerimentos feitos pela deputada.
Ana Paula Marques, autora de “E o Medo que Medo Tem?”, disse ter se surpreendido ao descobrir que as escolas não estavam recebendo a obra. “Sou professora e há anos escrevo literatura infantil, o livro está em total acordo com o currículo e diretrizes nacionais.”
No documento enviado à secretaria, a deputada diz que o problema do livro não é a narrativa, mas as ilustrações. “Não é adequado ver um menino vestido de bailarina como se demonstrasse que assim ele estaria vencendo um medo, se libertando, uma vez que um menino nem imaginaria se vestir assim”, diz o requerimento.
“A última ilustração traz o mesmo menino vestido de bailarina com outras crianças, com o arco-íris ao fundo e a palavra CORAGEM com todas as letras coloridas. A mensagem subliminar no livro está onde traz a criança em fase de desenvolvimento a cultura LGBT”, continua o documento assinado pela parlamentar.
Ana Paula diz que o livro nem sequer faz menção sobre o gênero do personagem que aparece vestido de bailarina. Segundo ela, a ilustração pode tanto representar um menino como uma menina de cabelos curtos.
“A ilustração dá a oportunidade para que as crianças façam múltiplas leituras. Pode ser uma menina com cabelo curtinho ou até mesmo um menino de bailarina. Qual o problema disso? O personagem não tem nome, a ilustração representa uma criança”, diz.
Já sobre o livro “Alfrabeto”, a deputada afirma que ele é um exemplo de que “religiões de matrizes afro são colocadas em posição de destaque em detrimento das demais”. O livro trata de conteúdos que são obrigatórios no currículo de todas as escolas do país sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena.
Em uma fala na Assembleia Legislativa do Ceará, a deputada afirmou ainda que os livros são um “ataque contra as crianças”.
Em nota, a Secretaria de Educação do Ceará declarou que os dois livros fazem parte do acervo das escolas de educação infantil e obedeceram a todos os critérios de seleção do edital realizado em 2022, “tratando de temáticas de relevância para a formação respeitosa das crianças cearenses, prezando pelo bem-estar e promovendo a equidade entre educandos e educadores”.
A secretaria do governo Elmano de Freitas (PT) afirmou que todas as obras selecionadas possibilitam a construção de um ambiente educativo que promova a “diversidade, o respeito às diferenças como parte da experiência humana, contribuindo para a formação de crianças respeitosas, tolerantes e conscientes de seus direitos”.
Já a pasta de Fortaleza promete corrigir o problema de distribuição e diz que todas as escolas vão receber todos os livros da coleção, já que as “publicações obedecem à legislação e aos parâmetros educacionais nacionais”.
Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu uma reunião importante entre a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, secretários municipais e vereadores, com o objetivo de alinhar ações que possam beneficiar a população e resolver demandas comuns entre o Legislativo e o Executivo. O encontro teve como foco discutir projetos que atendam às necessidades da comunidade e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento da cidade. Durante a reunião, a prefeita destacou a importância da união entre os poderes para garantir um trabalho mais eficaz.
A prefeita afirmou que é fundamental que o Executivo e o Legislativo trabalhem em harmonia para atender às demandas da população. “A colaboração entre os diferentes setores da administração é essencial para que possamos realizar um trabalho ainda mais eficaz, solucionando problemas e melhorando a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, destacou. Ela ressaltou que todos devem estar comprometidos com o bem-estar da população e a melhoria contínua dos serviços públicos.
Além das discussões sobre ações para o desenvolvimento do município, a reunião também teve como foco a integração entre os vereadores e secretários, promovendo uma comunicação mais estreita e eficiente. A prefeita ainda enfatizou que essas reuniões são essenciais para garantir que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas de maneira rápida e eficaz, sempre com foco no crescimento sustentável de São Francisco de Itabapoana.
Agentes da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, em ação conjunta com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), recuperaram uma pistola calibre 7,65 que havia sido furtada da residência do desembargador aposentado Luiz Leite Araújo. A operação, realizada na noite de 3 de março, resultou na prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais B.T.de.S e na apreensão de uma adolescente.
O casal foi detido no distrito de Comendador Venâncio, logo após ameaçar uma mulher por meio de redes sociais, enviando uma foto da arma apreendida. Durante a abordagem, os policiais identificaram que a pistola havia sido furtada em 7 de novembro de 2024.
Além da arma, os agentes encontraram cadernos com anotações sobre a comercialização de drogas, reforçando a suspeita de envolvimento dos detidos em crimes como associação para o tráfico de drogas, receptação e posse irregular de arma de fogo.
Após a realização da perícia, a arma foi devolvida ao legítimo proprietário nesta terça-feira (11).
BETIM, MG, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (11) que deseja ser respeitado em discussões internacionais e que não adianta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gritar.
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo porque aprendi a respeitar e quero ser respeitado”, disse o presidente em evento da montadora Stellantis, em Betim (MG).
Desde que tomou posse como presidente em janeiro deste ano, Trump vem anunciando a implantação de tarifas a produtos importados de outros países, incluindo o Brasil.
Na tarde desta terça, Lula tem uma agenda em Ouro Branco, no interior do estado, onde irá participar de cerimônia de expansão da produção de aço em Minas Gerais, organizada pela siderúrgica Gerdau.
O aço brasileiro foi alvo das tarifas impostas por Trump em fevereiro.
Em entrevista a rádios em fevereiro, o mandatário já havia criticado o presidente americano ao dizer que ele foi eleito para governar os Estados Unidos, não “para mandar no mundo”.
Em evento também em Minas na última semana, em visita a um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), Lula havia criticado o empresário Elon Musk, aliado de Trump, sem citá-lo diretamente.
“Tem até um dono de uma empresa americana, que é dono de uma dessas empresas muito forte aí, que divulga essas notícias na internet, que ele não quer nem respeitar governo, não quer respeitar Justiça. Ele acha que ele pode tudo. Ele pode tudo no país dele. Aqui no Brasil ele vai ter que respeitar o povo brasileiro”, afirmou o presidente em Campo do Meio, no sul de Minas.
A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um acordo de cessar-fogo imediato e provisório com a duração de 30 dias. De acordo com uma declaração conjunta dos EUA, o país de Volodymyr Zelensky destaca que foram também tomadas “medidas importantes para restaurar a paz duradoura” após a invasão da Rússia.
No mesmo comunicado, divulgado pela Reuters, ambos os lados, reunidos na Arábia Saudita, em um encontro que durou cerca de 9 horas, concordaram ainda em concluir o mais rápido possível um acordo abrangente para o desenvolvimento dos recursos minerais críticos da Ucrânia.
De acordo com a Sky News, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirma que este acordo cobre a linha de frente, não apenas o ar e o mar exclusivamente.
“O lado americano entende os nossos argumentos, aceita as nossas propostas, e quero agradecer ao presidente Trump pela conversa construtiva entre as nossas equipes”, disse Zelenskyy numa declaração no Telegram.
O presidente ucraniano confirma que o país aceitou a proposta de cessar-fogo e acrescenta “nós a consideramos positiva e estamos prontos para dar esse passo”.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, diz que “a bola está agora do lado da Rússia”. Considera que a Ucrânia deu um “passo positivo” durante as conversas e espera que a Rússia retribua.
“Espero que eles digam que sim, e se disserem, acho que fizemos um grande progresso”, aponta ainda Rubio.
Os EUA dizem que será suspensa de forma imediata a pausa no compartilhamento de inteligência e será retomada a assistência de segurança à Ucrânia.
Por sua vez, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz acrescenta que está “muito claro” que a Kyiv compartilha a visão de Donald Trump para a paz e diz que “compartilham a sua determinação para acabar com a luta”.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) é acusada de superfaturar a compra de garrafas de água mineral distribuídas durante o Carnaval de rua de 2024. Segundo denúncia do Ministério Público, o sobrepreço causou prejuízo de R$ 1.227.240,00.
A ação de improbidade administrativa foi iniciada pela promotoria de Justiça do Patrimônio Público em fevereiro do ano passado, quando foram levantadas suspeitas sobre o contrato que pagou R$ 5,52 por cada garrafa de 500 ml, quase o dobro do praticado pelo mercado à época.
Segundo a denúncia, foram adquiridas 252 mil garrafas de água mineral sem gás (500 ml) por R$ 5,5 a unidade, total de R$ 1.391.040,00. “Dados públicos demonstram que a média praticada no mercado variava, à época, entre R$ 0,65 a R$ 0,90/unidade”, diz trecho.
Em nota, a secretaria de Subprefeituras, responsável pelo contrato, afirmou que o valor estipulado por cada garrafa seguiu pesquisa de mercado na época, e que o preço pago incluiu gastos com logística e refrigeração.
A Promotoria também apontou o que chamou de “jogo de planilha”, manipulação dos valores praticados em contrato para ganhar a licitação com o menor preço global para depois alterar as quantidades. No mesmo contrato, foram adquiridos kits lanches aos funcionários da prefeitura que trabalharam durante o Carnaval.
A quantidade de kits foi reduzida após a assinatura do contrato, segundo a denúncia.
Em 2025, a prefeitura distribuiu 1,8 milhão de copos de água durante oito dias de Carnaval de rua. Segundo a gestão municipal, o público foi de 16,5 milhões de pessoas, e a folia movimentou R$ 3,4 bilhões.
SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Neymar Pai anunciou os próximos passos para uma reforma no CT Rei Pelé. O Santos publicou um vídeo com Neymar Pai mostrando o projeto da nova estrutura para a base no CT Rei Pelé.
A reforma vai derrubar a estrutura atual para criar um pavimento de dois andares com quatro vestiários, academia e espaço para fisioterapia e fisiologia.
Os módulos dessa nova estrutura estão sendo construídos fora do CT e serão trazidos quando estiverem prontos.
A expectativa é iniciar e concluir a obra entre o fim de abril e o início de maio. O projeto já foi autorizado pelo Santos.
Essas mudanças são uma nova etapa no processo de modernização do Santos capitaneado por Neymar Pai. A NR Sports já havia viabilizado uma reforma nos vestiários da Vila Belmiro e anunciará em breve novos passos para o estádio.
Neymar Pai acionou parceiros próprios para ajudar o Santos. No caso da academia da base, por exemplo, o Peixe contará com a Ironberg, empresa recém-comprada por Neymar.
A ideia de Neymar Pai é modernizar também a área do elenco profissional do CT, mas a base é tratada como prioridade. Hotel, campo e academia utilizados por Neymar são considerados “suficientes, mas com melhorias necessárias”.
A maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para que a Corte defina se quem cumpria pena de prisão quando o Congresso acabou com a chamada “saidinha” de presos continua a ter direito ao benefício.
Nove dos 11 ministros do Supremo votaram para que um dos recursos que chegou à Corte tenha repercussão geral. Isto é, o desfecho do processo deverá ser seguido para todos os casos semelhantes que tramitam em instâncias inferiores.
A maioria também aprovou a suspensão de todos os processos sobre o tema que estejam em tramitação na Justiça brasileira. O assunto também é discutido em ao menos quatro ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), mas essa espécie de ação não permite a interrupção de processos nas instâncias inferiores.
Desde que a lei sobre o fim das saídas temporárias foi promulgada pelo Congresso, em maio do ano passado, as defesas de milhares de presos têm acionado o Judiciário para tentar impedir que proibição das saídas temporárias seja aplicada aos seus clientes.
O principal argumento é o de que uma norma criminal não pode surtir efeito sobre casos anteriores a sua vigência se for para prejudicar o preso. A garantia é dada por um dos incisos do artigo 5º da Constituição, segundo o qual “a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”.
O Ministério Público, contudo, sustenta que a nova legislação não é penal, isto é, não trata da tipificação de crimes, mas somente da execução da pena para criminosos já condenados, razão pela qual não se aplicaria a garantia constitucional.
Em outas palavras, as condições para a saída temporária são verificadas com base na legislação em vigor no momento da concessão do benefício, e não das leis que regulamentavam a “saidinha” no momento do cometimento do crime, argumenta o MP.
Para o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, a “definição sobre a possibilidade de retroação da Lei nº 14.843/2024 para execução de pena por crimes anteriores à sua vigência tem relevante impacto social, já que pode atingir parte expressiva da população carcerária brasileira”.
Barroso destacou que o Brasil tem, por exemplo, mais de 110 mil presos em regime semiaberto, que foram afetados diretamente pela nova lei. “Cuida-se, pois, de matéria com repercussão geral, sob todos os pontos de vista (econômico, político, social e jurídico), em razão da relevância e transcendência dos direitos envolvidos”, afirmou o ministro.
O relator foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Os ministros Nunes Marques e Cármen Lúcia têm até o fim desta terça-feira (11) para votar.
Entenda
A repercussão geral foi aprovada pela maioria do Supremo em um caso no qual a Justiça de Santa Catarina concedeu a saída temporária para visita à família a um preso do estado, sob a justificativa de que a não retroatividade de norma penal “é direito fundamental do cidadão”.
Além do recurso de SC, onde foram abertos ao menos 480 processos do tipo, outras 40 apelações sobre o assunto chegaram ao Supremo.
A legislação promulgada em 11 de abril de 2024 alterou a Lei de Execuções Penais para a saída temporária para condenados por crimes hediondos ou violentos, e assim acabar com saídas temporárias para visita a família e ressocialização dos presos em regime semiaberto.
Antes da lei, os presos do semiaberto tinham direito de utilizar as saídas temporárias para visitar familiares em feriados como Páscoa e Natal. Eles também podiam ficar soltos sem supervisão por até sete dias para participar de atividades de ressocialização. Ainda são permitidos outros tipos de saída, como para estudar.
Em todos os casos, as saídas precisam de autorização do juiz responsável pela execução penal. Os critérios a serem observados são: comportamento adequado na prisão; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.
Kyle Clifford, o homem que matou a esposa e duas filhas do comentarista da BBC John Hunt, foi condenado a prisão perpétua. O homem também estuprou uma das vítimas, Louise Hunt, com quem teria tido uma relação.
O caso chocou a Inglaterra o ano passado, quando aconteceu, em julho. Clifford ficou foragido durante alguns dias e acabou sendo encontrado em um cemitério, em estado grave depois de se atingir com uma besta – que dispara flechas. A mesma arma foi usada no ataque a parte desta família. da qual sobreviveu o comentarista John Hunt e a terceira filha, que não estavam em casa.
Clifford recursou ir ao tribunal onde decorre a leitura da sua sentença. Também hoje foi lida a declaração de impacto, uma relato em que é dado o testemunho da família das vítimas.
John Hunt, o pai e marido das vítimas, falou em tribunal e confessou que quando lhe foi solicitado que redigisse uma declaração destas, não lhe fez sentido, tendo o seu primeiro pensamento sido: “Preciso mesmo de detalhar o impacto de ter 3/4 da minha família morta?”
Mas, revela o comentarista, que depois percebeu que este momento seria aquele em que diria o que queria ao assassino da família, que acabou não estando presente.
“Quando me questiono sobre a forma como foi capaz de nos enganar a todos, digo simplesmente que era um psicopata capaz de se disfarçar de um ser humano normal”, descreveu, apontando que o homem “reservava os seus momento de ‘faz de conta'” para quando estava com a família de Louise.
Depois, Hunt afirmou que Louise estava justamente enojada com “o seu racismo” e a “a sua linguagem depreciativa”, assim como os níveis de “misoginia” que se verificaram depois iam “para além”.
Destacando que a sua família “sempre foi amável” com Kyle e o acolheu, John Hunt disse que a filha se esforçou sempre na relação e que foi a mãe quem percebeu os primeiros sinais de algo não estava bem.
“Espero que as mulheres de todo o mundo tomem a coragem de Louise como um farol brilhante para as suas vidas”, apontou ainda.
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O empresário Eike Batista, 68, admitiu que tentou comprar o SBT das mãos de Silvio Santos, mas o dono do baú, que morreu em agosto do ano passado, não se interessou pela proposta.
Eike afirmou que “foi verdade” que ele tentou adquirir o SBT. “Eu estudei [essa possibilidade]”, declarou durante participação no podcast Achismos.
Batista explicou que quis comprar a emissora de Silvio em 2010, 2011, após ver seus amigos empresários adquirirem conglomerados de mídia para atrair mais poder. Ele citou como exemplo o caso do fundador da Amazon, Jeff Bezos, que em 2013 comprou o Washington Post, um dos principais jornais dos Estados Unidos.
Empresário destacou que ter uma emissora lhe daria maiores poderes. “Um grupo de mídia te dá uma cueca de titânio, mais um complemento. Então houve, sim, o interesse. Isso foi em 2010, 2011… A gente não chegou a [acordar nada] porque chega uma hora que você sabe que não vai acontecer, ele [Silvio Santos] não ia vender”.
Apesar de ter demonstrado interesse pelo SBT, Batista ressaltou que não pensou em adquirir outros canais, como a Band a ou RedeTV!. Ainda, ele destacou que hoje em dia pode usar plataformas digitais para alcançar seus objetivos.
Eike Batista já foi o homem mais rico do Brasil e um dos mais ricos do mundo. O empresário, que saiu da lista de bilionários, perdeu grande parte de sua fortuna, chegou a ser preso e condenado por crime contra o mercado de capitais, além de ter seu nome envolvido na Operação Lava Jato, que investigou crimes de corrupção em estatais. Ele sempre negou que tenha cometido irregularidades.
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Mohamed Salah e Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, se desentenderam durante o último treino antes do duelo entre a equipe inglesa e o PSG, que decidem a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA nesta terça-feira (11), em Anfield, às 17h (de Brasília).
Em vídeo que circula nas redes sociais, Salah discute com o lateral Trent Alexander-Arnold. Em seguida, o ponta vai avançando para cima do lateral inglês e chega a empurrá-lo.
Salah parece rir durante toda a discussão, mas Alexander-Arnold manteve um semblante sério, assim como os colegas ao redor, como Konaté e Harvey Elliott, que seguraram o ponta egípcio indicando que a situação não era apenas uma brincadeira.
O Liverpool venceu a partida de ida das oitavas por 1 a 0, em jogo que foi marcado por um “bombardeio” do PSG, com grande atuação do goleiro Alisson, que evitou uma goleada contra a equipe inglesa. Dessa forma, os Reds só precisam de um empate para avançar no confronto.
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um atleta de base de 14 anos morreu após passar mal enquanto jogava bola com amigos, em Goiânia, no último sábado (8).
Ezequiel Sena Neres sentiu mal-estar quando jogava futebol com amigos da igreja dentro de um condomínio. O adolescente foi socorrido e encaminhado a um hospital, mas não resistiu e morreu. A informação foi confirmada pelo pai da vítima, Dione Neres.
Adolescente sofreu parada cardiorrespiratório dentro do hospital. Ainda segundo o pai, os médicos tentaram reanimar Ezequiel, mas o óbito foi confirmado. A causa da morte só será determinada após a conclusão do laudo feito pelo IML (Instituto Médico Legal).
O jovem estava apto para praticar atividades físicas, falou o pai. Conforme o pai de Ezequiel, por treinar profissionalmente o futebol, ele mantinha os exames físicos em dia e tinha liberação para praticar esportes.
Ezequiel era ponta-direita das categorias de base do G2 Futebol Clube, em Goiânia. Por meio de nota nas redes sociais, o clube lamentou a morte do atleta.
Corpo de Ezequiel foi sepultado ontem no Cemitério Parque de Goiânia. O jovem deixa os pais e dois irmãos.
Polícia Militar de Goiás disse que não foi acionada. O UOL procurou a Polícia Civil de Goiás para questionar se o caso foi registrado, mas não obteve retorno. Em caso de resposta, esta matéria será atualizada.
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, nesta terça-feira (11), a segunda convocação dos professores substitutos do processo seletivo simplificado. A convocação está publicada AQUI, no Diário Oficial. Trata-se do edital Nº 04/2024, que visa à contratação temporária de Professor II – 25 horas e Professor I – 20 horas. Foram chamados 428 professores, sendo 186 professores II – 25 horas e 42 professores I – 20 horas, em substituição aos candidatos desistentes ou inaptos na 1ª Convocação; e mais 150 professores II – 25 horas e 50 professores I – 20 horas, para substituir os profissionais de Apoio Pedagógico emergenciais em atividade.
De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, na primeira convocação foram chamados 328 professores II – 25 horas e 78 professores I – 20 horas. “O objetivo é cobrir as faltas de profissionais que se encontram aguardando aposentadoria, de licença maternidade ou médica, readaptação temporária ou com carga horária reduzida para acompanhamento de filho com problema de saúde, por exemplo”, explicou Marcelo.
Segundo ele, também há a previsão de ampliação de turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para o ano letivo de 2025. Além disso, em dezembro de 2024 e em fevereiro deste ano, os contratos referentes ao Edital nº 10/2022 foram encerrados, gerando novas demandas.
De acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, os convocados deverão comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, às 9h, conforme cronograma abaixo. “Eles deverão apresentar os documentos previstos na portaria e serão encaminhados à realização de exame médico admissional com objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades”, informou.
Embora a Prefeitura esteja tomando as providências para a realização do concurso público em breve, não é possível abrir mão deste novo processo seletivo. Foram construídas novas unidades, a oferta de vagas nas escolas e creches foi ampliada e não há mais candidatos disponíveis do último processo seletivo a serem convocados, ou seja, todos já foram chamados. A medida visa garantir que nenhum aluno fique sem professor e sem aula.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO
13/03/2025 – professores II – 25 horas da lista da Região Educacional 01 de 46 a 65
14/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 01 de 66 a 86
17/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 02, de 134 a 183
18/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 02, de 184 a 203
19/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 02, de 204 a 233
20/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 02 de 234 até 258
21/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 02 de 259 até 278
24/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 03 e 04
25/03/2025 – professores II – 25 horas da Região 05 e 09
26/03/2025 – professores II – 25 horas da Região Educacional 06 e 08
27/03/2025 – professores I – 20 horas, de Língua Portuguesa, Matemática, História e Língua
Inglesa
31/03/2025 – professores I – 20 horas, de Arte, Geografia, Ciências, Educação Física e
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), definiu uma rota alternativa para veículos pesados que trafegam pela cidade. A decisão foi tomada após reunião realizada nesta segunda-feira (10), no Gabinete do Prefeito em exercício Frederico Paes, para avaliar o impacto do primeiro dia de vigência da Portaria nº 21/2025, que proíbe a circulação de veículos com mais de quatro eixos na via urbana.
O encontro contou com a presença de representantes do IMTT, da Subsecretaria de Mobilidade, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Obras e da Procuradoria Geral do Município. Um dos principais problemas analisados foi o fluxo intenso de caminhões na Avenida Arthur Bernardes, provocado pela não liberação da Estrada dos Ceramistas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ).
A Prefeitura decidiu estabelecer um trajeto alternativo e provisório, que seguirá o seguinte percurso:
-BR-101 até a Avenida Arthur Bernardes (Trevo do Índio);
-Estrada do Carvão;
-RJ-238 (Estrada dos Ceramistas);
-RJ-216 (Trevo do Jóquei);
-BR-356 (Avenida Presidente Kennedy) e vice-versa.
O Município de Campos mantém o seu compromisso de atuar com responsabilidade, para garantir a segurança e fluidez no trânsito urbano, segurança da população, além de reduzir os desgastes de ruas e avenidas em função do impacto de caminhões pesados, para os quais elas não foram projetadas.
Na quinta-feira, 13, São João da Barra volta a receber a unidade móvel do Hemocentro Regional em mais uma campanha de doação de sangue. Os trabalhos estarão concentrados no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, no Centro, ao lado do prédio da Prefeitura. O cadastro dos doadores será feito das 8h às 15h e os interessados devem apresentar um documento oficial com foto.
Para realizar a doação o voluntário precisa ter idade entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg e apresentar boas condições de saúde. Também é necessário estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. As pessoas que estiverem com febre, gripe ou resfriado, além de diarreia recente, temporariamente não poderão doar. O mesmo vale para as grávidas e as mulheres no pós-parto.
Como das vezes anteriores, a ação será em parceria entre o Instituto Pela Vida – Doando Esperança, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro Regional do Norte e Noroeste Fluminense, com sede em Campos dos Goytacazes. A unidade é responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais de todo o Norte e Noroeste Fluminense.
Além da captação de sangue, os profissionais da unidade móvel realizarão o monitoramento da saúde de interessados que não forem fazer doação. Serão realizados procedimentos como aferição da pressão arterial, da glicose, do peso e altura e demais condições gerais de saúde.
(FOLHAPRESS) – Caio Blat, ator de “Beleza Fatal”, criticou a falta de pagamentos de royalties pelo direito à sua imagem na venda da novela Max à emissora Band. “Qualquer novela ou filme que já fiz pode ser colocado no streaming sem me comunicar nem me pegar”, afirmou, durante o programa DR com Demori, que vai ao ar nesta terça-feira (11).
Blat vive Benjamin Argento na novela, que estreou na Band nesta segunda. Apesar de reconhecer a importância do alcance maior, proporcionado pelo streaming, reclamou da falta de direitos e participação de atores após a compra dos direitos de exibição de uma produção. “Agora eles negociam, os direitos todos são deles. Podem revender e reprisar”, disse o ator.
Procurada, a Max não se manifestou sobre as reclamações de Blat até a publicação desse texto.
“Só existe direito autoral para o autor da novela e para o diretor. Os atores só têm os direitos conexos. A nossa imagem, voz e interpretação está presa ali. Só que não existe lei no Brasil de direitos conexos como no México, na Argentina, na Espanha e em Portugal”.
Segundo Blat, “Beleza Fatal” foi imediatamente vendida para uma emissora de TV aberta e, apesar de ser uma das primeiras novelas no formato do streaming, está fazendo sucesso. “É uma superprodução que conseguiu pegar grandes atores consagrados que o público conhecia, confia e gosta do trabalho”, disse. A entrevista completa com Caio Blat vai ao ar às 23h desta terça, na TV Brasil.
(UOL/FOLHAPRESS) – Rodrigo Garro vai disputar as decisões que o Corinthians tem na próxima semana no sacrifício.
O meio-campista do time alvinegro voltou a sentir dores antes do confronto contra o Santos. Na manhã do último domingo, o joelho do atleta apresentou inchaço (9).
Garro precisou de uma infiltração para atuar na semifinal do Paulista. O procedimento consiste em injetar medicamentos diretamente na articulação. Mesmo com dores, foi do camisa 8 o gol da vitória por 2 a 1, que garantiu a classificação para a final do Campeonato Paulista sobre o rival.
Agora, o meia argentino terá de ir para o sacrifício também nas próximas decisões de Libertadores e Paulista. Pelo pouco tempo de recuperação até os compromissos de quarta e domingo, Garro terá de atuar novamente com desconforto.
“Na verdade, não quero pensar na dor. Sim, em [certas] situações, a dor piora, mas estou disposto para estar no campo, para lutar, para ajudar o time. Estamos fazendo tudo o que está a nosso alcance para tirar essa dor e não tenho dúvida de que assim vai ser. Agora, virão partidas decisivas, começando por nesta terça-feira (11) [domingo], que foi uma partida decisiva, que nos colocou em uma final muito importante para o que o clube pretende este ano, que é tentar conseguir títulos. Quarta-feira também, outro jogo importante. Então, não dá tempo de pensar, mas de atuar. Só isso”, disse Garro, na Zona Mista.
O jogador sofre de uma tendinopatia patelar no joelho direito, um problema crônico que necessita de tempo para recuperação e tratamento com fisioterapia.
O curto período para descanso entre as partidas não permite que o meio-campista tenha a regeneração necessária. Até por causa disso, Garro tem sido poupado em todas as oportunidades, como foi no jogo das quartas de final do Paulista, contra o Mirassol.
“Rodrigo é um dos mais importantes no elenco e no futebol brasileiro. A pré-temporada já foi curta, e ele não fazê-la foi difícil. O coração que tem esse garoto, ninguém com quem trabalhei tem. Nós precisamos dele e ele está fazendo um esforço enorme. Tem que jogar, mas é difícil de falar de um cara que fez tanto pelo clube ano passado, este ano. Troca número, fala um monte de coisa e ele sempre está aqui, com dor ou sem dor. Não trabalhei com outro cara que tem esse coração. Pode jogar, se tiro ele fica puto, então tem que jogar”, disse Emiliano Díaz, auxiliar técnico do Corinthians.