Home Blog Page 1539

Vila ‘assombrada’ por falhas e Neguinho aclamado marcam 2º dia na Sapucaí

0

(UOL/FOLHAPRESS) – A Vila Isabel foi “assombrada” por falhas, e Neguinho da Beija-Flor foi aclamado na segunda noite de desfiles no Rio de Janeiro.

 

A escola enfrentou problemas ao longo do desfile. O drone que carregava uma abóbora na comissão de frente caiu em frente a uma das cabines de jurados. Um dos carros soltou fumaça após problema no gerador. Além disso, o carnavalesco Paulo Barros foi vaiado.

Neguinho da Beija-Flor foi exaltado em sua despedida da Sapucaí. O público ovacionou Neguinho, que ficou muito emocionado com o carinho vindo das arquibancadas.
*
UNIDOS DA TIJUCA

A Unidos da Tijuca abriu a noite com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”, o primeiro 100% dedicado a um orixá. Em tons de azul e amarelo, a escola homenageou o orixá nascido do amor de duas realezas, Oxum e Oxóssi.

A escola associou a juventude de Logun-Edé aos jovens do Morro do Borel. A entidade escolhida tem as mesmas cores da agremiação e é representada pelo pavão, que também é símbolo da escola do Borel.

Esse é o reencontro da Tijuca com o Borel, com a Casa Branca, com a Ilha dos Velhacos, com a estrutura comunitária. Porque a escola de samba é instituição de criação de sociabilidade negra no pós-abolição. E a Tijuca é isso. […] A Tijuca parece que andou um pouco afastada disso. Esse é um carnaval de reencontro da Tijuca com o seu chão, com a sua gente. Luiz Anotnio Simas, professor de história e compositor

Anitta, uma das compositoras do samba-enredo, não participou do desfile. Ela se apresentou no evento Carnaval na Cidade, em São Paulo, nesta segunda-feira.

A Unidos da Tijuca decidiu desfilar sem rainha de bateria após o afastamento de Lexa. Segundo o presidente, essa é a maior homenagem que a escola poderia ter feito à cantora, que se afastou da função após a morte de sua primeira filha. Emocionada, a mãe da cantora disse que não desfilaria sem a filha.

Após sete anos longe da Tijuca, Juliana Alves voltou “apresentando” a bateria, mas não no posto de rainha. “Eu sou uma pessoa que tem amor pela escola, e é uma relação que independe de posto. Eu tô na frente da escola, apresentando minha comunidade, muito feliz e honrada.”

A escola fez um desfile luxuoso e colorido, sem grandes contratempos. Veja fotos da Unidos da Tijuca.

BEIJA-FLOR

A escola de Nilópolis homenageou Laíla, ícone do Carnaval carioca. O diretor, que esteve à frente da escola em 13 de seus 14 títulos, morreu em 2021 de covid.
A Beija-Flor revisitou a infância de Laíla, reverenciou sua devoção aos orixás e sua trajetória na agremiação. Toda a família de Laíla acompanhou o desfile.

É um desfile emocionante, marcante, com emoção. Teremos sorrisos e lágrimas de emoção, de felicidade, porque vai ser “o” desfile. Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor há 28 anos

O desfile foi marcado pela despedida de Neguinho da Beija-Flor, que se aposenta dos vocais da escola. Ao UOL, ele disse que não está se aposentando da avenida, apenas do carro de som. As arquibancadas aplaudiram e gritaram o nome de Neguinho, que ficou muito emocionado com o carinho do público.

Esse é meu penúltimo dia aqui, porque o último vai ser no sábado das campeãs.

Neguinho da Beija-Flor

A avenida recebeu outra realeza do samba, a passista Pinah. A Cinderela Negra que encantou o príncipe Charles em 1978 foi ativa nos 14 títulos conquistados pela escola e voltou à avenida para prestar homenagem a Laíla.

Houve também uma referência ao famoso desfile “Ratos e Urubus, larguem minha fantasia” , de 1989. Na ocasião, a escola atravessou a avenida com um Cristo Redentor coberto por um plástico perto com os dizeres “mesmo proibido, olhar por nós”. Neste ano, o Cristo trazia os dizeres “Do orun, olhai por nós”. O orun é o mundo espiritual na língua iorubá.

A Beija-Flor levou Irina Shayk à Sapucaí pela primeira vez. A supermodelo russa desfilou com uma fantasia azul após visitar o barracão da escola. Brunna Gonçalves, mulher de Ludmilla, desfilou grávida de seis meses.
Com um desfile “redondo” e sem adversidades, a Beija-Flor foi uma das favoritas da noite. Veja fotos da Beija-Flor.

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO

O Salgueiro exaltou os rituais de fechamento de corpo em diferentes culturas e religiões. A escola apresentou o enredo “Salgueiro de corpo fechado”, trazendo patuás, amuletos, guias, ervas e outros elementos utilizados para proteção física e espiritual.

A gente nunca sabe o que vai acontecer na Marquês de Sapucaí, mas eu acho que o Salgueiro estudou os erros do passado para fazer um desfile com regulamento debaixo do braço. A primeira mudança é o tamanho dos carros, menores, e as alas mais compactas. Igor Ricardo, enredista do Salgueiro

Em um desfile muito espiritual, o Salgueiro consultou Zé Pilintra, que fez um pedido especial. A entidade, considerada o espírito patrono dos bares, casas de jogo e sarjetas, pediu que o casal de mestre-sala e porta-bandeira, além de cumprirem sua função na avenida, desfilasse também no último carro. A escola atendeu e a alegoria veio com Sidclei Santos e Marcella Alves caracterizados como Zé Pilintra e pombagira.

Viviane Araújo, que está com a escola há 17 anos, desfilou com uma fantasia de carcará. “Os cangaceiros, eles usavam os ossos do carcará, penduravam nas roupas como um amuleto de proteção e outros amuletos também. Então eu sou esse amuleto da bateria, essa proteção para a Furiosa”, contou ao UOL.

A escola trouxe outras famosas entre seus “amuletos”, como Deborah Secco, Flávia Alessandra, Rebecca e Bia do Brás. Veja fotos do Salgueiro.

UNIDOS DE VILA ISABEL

A Unidos de Vila Isabel apresentou o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. A escola levou uma apresentação com sustos e suspense para a avenida: o trem fantasma passeou por lendas e mistérios, como o bicho-papão, o lobo mau, vampiros e fantasmas.

A escola enfrentou várias falhas ao longo do desfile. O drone que carregava uma abóbora na comissão de frente caiu em frente à cabine dos jurados e um dos carros soltou fumaça na avenida por um problema do gerador.

O carnavalesco Paulo Barros foi vaiado na Sapucaí. Ele, que disse em entrevista à Folha que enredos com temas de origem afro são “todos iguais”, se limitou a dizer que aquela era apenas sua opinião. “Eu simplesmente falei da minha preferência. E é isso”, afirmou ao UOL.

A rainha de bateria Sabrina Sato usou um visual de vampira no desfile. Ela surgiu com pedrarias e plumas vermelhas na avenida. “Venho representando a Rainha VampVila, que carrega o sangue que é fonte de energia e vitalidade para a bateria ‘suingada de vampiros’. Vamos saciar a sede de alegria na Sapucaí”, disse.

José Loreto participou do desfile como um “diabão”. “O maior desafio de desfilar na comissão de frente é o gás. Os bailarinos são atletas. Eu não sou. Agora eu só quero dormir”, disse, após o desfile. Alane, suposto affair do ator, falou pela primeira vez do romance: “Eu sou super-reservada com a minha vida pessoal, então às vezes prefiro ficar na minha, ficar quieta. Mas estou solteira”, afirmou.

Leia Também: Salvador tem ‘superterça’ com desfiles gratuitos de Saulo, Ivete e Daniela

 

Mouhamed Harfouch lamenta morte da mãe

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Mouhamed Harfouch, 47, lamentou a morte da mãe, Cida, em homenagem nas redes sociais.

 

Ator compartilhou uma série de fotos ao lado da mãe, que morreu durante o Carnaval. “Faz todo sentido para a festa de ser humano que foi. A hora da partida nunca é fácil, dói muito, mas é um processo e vamos enfrentá-lo.”

Tenho a alegria de ser filho dessa mulher: Dona Cida! Mulher forte, autêntica, um furacão, criança grande, foi dona de um coração gigantesco, dos mais generosos que já conheci, e que não tinha medidas para o amor.

Mouhamed disse que aprendeu a amar música e culinária graças à mãe. “Quero agradecer por viver o milagre da vida através dela, por ter experimentado tanto amor através dela e por ser quem sou pelas suas mãos.”

Te amo sem medida, sem comedimento e tal qual você sempre falava quando tentava aprender alguma de suas receita: você deixou um punhado generoso de você em cada canto por onde passou, em cada prato que preparou e em cada uma das pessoas com quem trocou? Obrigado, Dona Cida! Vamos em frente!

Leia Também: Flávia Alessandra diz que não liga para os fiscais de samba

João Vicente diz que, com a idade, ficou menos focado em pegação

0

(UOL/FOLHAPRESS) – João Vicente de Castro, 41, diz que o passar dos anos o deixou menos focado em paquera.

 

Ator marcou presença no Nosso Camarote, na Sapucaí, na segunda noite de desfiles. Questionado sobre paquera no Carnaval, ele disse: “Carnaval é um momento onde todo mundo brinca disso. Mas vou te falar: com a idade, eu estou menos focado em paquera”.

João Vicente está focado no trabalho. Ele faz parte do elenco do remake de “Vale Tudo”, e também tem gravações do Papo de Segunda e do Porta dos Fundos.

Para ele, a química tem que acontecer naturalmente. “O match bom é o que meio que acontece. Não é tipo: a fulana deu em cima do fulano. Não, meio que eram amigos, isso que é bom”, refletiu.

Na segunda noite de desfiles, sua torcida vai para a Beija-Flor de Nilópolis. “Eu gosto muito de ver as escolas, então venho ver todas. Mas com atenção especial à Beija-Flor”, conta o ator.

Leia Também: Salvador tem ‘superterça’ com desfiles gratuitos de Saulo, Ivete e Daniela

Vini Jr. tenta repetir CR7 e manter Real 100% contra Atlético na Champions

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid volta a encarar o rival Atlético pela Liga dos Campeões após sete anos e pode contar com a “mística” da camisa 7 para eliminar os colchoneros mais uma vez e manter o 100% de aproveitamento em dérbis pela competição europeia.

 

Vinicius Jr. assumiu a camisa 7 de Cristiano Ronaldo e terá seu primeiro clássico de Madri pela Champions. O brasileiro veste o número histórico – que também foi de Raúl – desde junho de 2023.

Antecessor de Vini, Cristiano Ronaldo foi bicampeão da Champions em cima dos colchoneros. O português fechou o placar no 4 a 1 da edição de 2013/14 – definida apenas na prorrogação – e converteu a penalidade decisiva na temporada 2015/16.

O português ainda participou, com gol ou assistência, dos outros dois embates contra o Atlético pela Liga dos Campeões. Cristiano deu passe para Javier Hernández classificar o Real para as semifinais na temporada 2014/15 e fez um hat-trick no jogo da ida pela semi de 2016/17.

Ao todo, Real Madrid e Atlético se enfrentaram nove vezes pelas Liga dos Campeões: foram 5 triunfos merengues, 2 colchoneros e 1 empate. O Atlético, porém, nunca eliminou o rival na competição europeia.

VINICIUS CONTRA O ATLÉTICO DE MADRI

O brasileiro atuou em 15 clássico, com oito vitórias, cinco empates e duas derrotas. O camisa 7 tem apenas um gol, pelas quartas de final da Copa do Rei 2022/23, além de duas assistências.

O jogador, contudo, é alvo de músicas e atos racistas de parte dos torcedores colchoneros. Antes do confronto pelo Espanhol, em setembro de 2024, eles cantaram “Vinicius é diferente”. Alguns torcedores, inclusive, foram ao Civitas Metropolitano com os rostos cobertos – para evitar identificação em caso de racismo.

Os colchoneros também entoaram “Vinicius é um chimpanzé” antes de jogo contra a Inter de Milão. O episódio aconteceu pela última edição da Liga dos Campeões.

Os atleticanos ainda “enforcaram” um boneco do brasileiro antes de jogo pelas quartas de final da Copa do Rei. Os envolvidos foram proibidos pela Justiça espanhola de se aproximar a menos de um quilômetro de qualquer estádio de futebol.

Real Madrid e Atlético se enfrentam no Santiago Bernabeu nesta terça-feira (4), às 17h (de Brasília), pela ida das oitavas de final. O jogo de volta terá mando colchonero e está marcado para o dia 12 (quarta-feira), no mesmo horário.

Leia Também: Ex-Manchester que escapou de desastre aéreo ganha na loteria aos 82 anos

Como Palmeiras terá Allianz com capacidade total em semifinal do Paulistão

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras pretende jogar a semifinal do Campeonato Paulista contra o São Paulo com capacidade máxima no Allianz Parque. O estádio recebe um show no próximo sábado (Offspring, no dia 8), e a WTorre já alinha ideias para deixar tudo pronto a tempo da partida, que deve ser marcada pela FPF para segunda-feira (10). A definição do dia e horário das semifinais sai nesta terça-feira (4).

 

O Allianz Parque vai receber uma megaoperação após o show para o estádio estar com capacidade máxima na segunda. O UOL apurou que a WTorre já planeja nos bastidores uma operação com funcionários para desmontar as estruturas do palco e não atrapalhar a partida.

A arena tem uma estrutura que agiliza esse processo. Na maioria dos estádios, o promotor de um evento precisa montar salas e espaços para equipes técnicas. No entanto, o Allianz construiu uma estrutura fixa, diminuindo o tempo gasto com montagem e desmontagem -além de diminuir os custos da promotora de eventos.

No final de 2023, por exemplo, o estádio teve uma maratona de sete shows e dois jogos em 14 dias e fez com que a WTorre criasse estratégias para manter o Palmeiras em casa mesmo com o alto número de shows.

O sucesso dos eventos no Allianz Parque é tão grande que a Allianz Seguros pediu uma apresentação da WTorre para ensinar outras arenas sobre como conseguir ativar tanto os espaços no estádio.

A FPF já deu aval para o duelo ocorrer na segunda-feira. Segundo apuração de Danilo Lavieri, colunista do UOL, a entidade entende que essa é a melhor saída para o Alviverde não sair prejudicado, já que é o dono da segunda melhor campanha geral e mandante do jogo.

O adversário do Palmeiras não tem jogo no meio da próxima semana, o que não será impeditivo para o jogo na segunda. O Corinthians, por exemplo, tem jogo pela Libertadores no meio desta semana e na próxima – mas as equipes só podem se enfrentar em uma eventual decisão.

WTORRE BLOQUEOU DATAS ESSENCIAIS PARA O PALMEIRAS, MAS CALENDÁRIO DA CBF ATRAPALHOU

A reportagem apurou que a empresa reserva as datas das finais do Paulistão e os mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil para o Alviverde, e os shows internacionais são marcados com cerca de dois anos de antecedência.

O problema é que a CBF demora a divulgar o calendário nacional de competições, e as datas de shows e jogos acabam coincidindo. Neste ano, por exemplo, a CBF divulgou apenas no começo de fevereiro.

Se o Palmeiras passar para a final do Paulistão terá dois cenários possíveis pela frente. Se o adversário for o Santos, poderá mandar a segunda partida da final no Allianz.

Mas caso seja o Corinthians, terá que torcer uma por uma nova grande operação para contar com o estádio lotado. No dia 15 de março, um dia antes do jogo de ida da final, haverá show do Simply Red no Allianz Parque, e isso atrapalharia a logística para o mando de campo no duelo de ida.

Leia Também: Ex-Manchester que escapou de desastre aéreo ganha na loteria aos 82 anos

Filipe Luís torna Flamengo um time que não sofre gol

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Filipe Luís costuma dizer que é “fissurado em atacar”. Seu lema é montar um esquema ofensivo mesmo que isso, por vezes, custe caro. Porém, até o momento, o risco tem valido a pena. Em 2025, não só tem feito muitos gols como tem tornado o Flamengo praticamente impenetrável.

 

Com o elenco principal, por exemplo, o Rubro-Negro ainda não foi vazado no Campeonato Carioca, além de estar invicto. O primeiro jogo que Filipe Luís escalou seu grupo mais seleto foi na 5ª rodada da Taça Guanabara, quando venceu o Volta Redonda por 2 a 0. De lá para cá, foram 18 gols marcados e nenhum sofrido.

A única vez que a equipe foi vazada com os jogadores principais foi na Supercopa do Brasil. Na ocasião, o Flamengo venceu por 3 a 1 o Botafogo e sagrou-se campeão.

O time tem conseguido manter a defesa sólida mesmo com desfalques. Danilo, Alex Sandro e Ayrton Lucas, por exemplo, já ficaram fora por lesões e o lateral-direito Varela tem atuado improvisado na esquerda.

Na vitória sobre o Vasco por 1 a 0, no jogo de ida das semifinais, Filipe Luís admitiu que o Flamengo correu riscos. Porém, o treinador deixou claro que não irá mudar a forma de atuar.

“Eu dou muito valor para a fase defensiva, que não é só zagueiro e lateral, é a equipe toda. Todos os jogadores participam. A fase defensiva é tão importante quanto a ofensiva. Sou fissurado em atacar, mas entendo que temos de saber defender. Poderíamos ter sofrido gol nesta terça-feira (4), em algum momento vamos correr esse risco. Mas se for para perder, quero que seja desse jeito. A longo prazo a fase defensiva tem o mesmo peso que a fase ofensiva”, disse Filipe Luís.

Leia Também: Ex-Manchester que escapou de desastre aéreo ganha na loteria aos 82 anos

União Europeia anuncia plano de €800 bi (R$ 4,3 tri) para defesa

0

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta terça-feira (4) um plano ambicioso para fortalecer a defesa da União Europeia (UE), com um investimento de €800 bilhões (R$ 4,3 trilhões). O projeto busca aprimorar as capacidades militares do bloco e inclui um empréstimo de €150 bilhões (R$ 810 bilhões) para impulsionar investimentos em iniciativas conjuntas de segurança e defesa.

 

A proposta surge em um momento de tensão geopolítica, logo após os Estados Unidos suspenderem o envio de novas remessas de armas para a Ucrânia, uma decisão que veio poucos dias depois de um encontro conturbado entre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o líder norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca.

O plano, chamado “Rearmar a Europa”, permitirá que os 27 países-membros realoquem verbas de fundos já existentes, como os Fundos de Coesão, para fortalecer suas capacidades de defesa. Além disso, o modelo proposto flexibiliza regras orçamentárias, permitindo que os países aumentem seus investimentos militares sem comprometer seus déficits fiscais.

Von der Leyen reforçou que a Europa precisa agir com rapidez e eficiência diante das ameaças crescentes. “A União Europeia está pronta para assumir suas responsabilidades e garantir uma defesa mais forte e resiliente”, declarou.

O plano ainda propõe que os países elevem os gastos com defesa em 1,5% do PIB, o que poderia gerar uma margem orçamentária de €650 bilhões (R$ 3,5 trilhões) ao longo de quatro anos.

A proposta será enviada ainda hoje às capitais europeias para ser debatida no Conselho Europeu extraordinário, que ocorrerá na próxima quinta-feira (6). Além do fortalecimento da segurança europeia, o plano busca acelerar o envio de ajuda militar à Ucrânia, que pode ser impactada pela recente decisão dos EUA de suspender seu suporte bélico ao país.
 

Leia Também: Trump suspende ajuda militar à Ucrânia após embate com Zelensky

Leia Também: Trump volta a criticar Zelensky e questiona apoio dos EUA à Ucrânia

Leia Também: Ursula Von der Leyen diz que “é preciso rearmar a Europa urgentemente”

Flávia Alessandra diz que não liga para os fiscais de samba

0

(FOLHAPRESS) – Um pouco antes de estrear na Sapucaí desfilando pelo Salgueiro, Flávia Alessandra disse que estava “estranhamente calma”. “Me preparei muitos meses para pisar na avenida e foi ótimo porque me trouxe confiança. E isso explica essa tranquilidade”.

 

Com uma fantasia representando Maria Bonita no enredo da escola da Tijuca, Flávia contou que passou o dia experimentando o figurino. “Tomei café e fiquei em casa horas com a fantasia para me adaptar” (risos).

Ela falou também sobre os fiscais do samba que criticam musas e destaques famosos. “Mas a gente tem fiscal de tudo, faz parte, né? Sempre que a gente está num lugar de muita exposição, de muita projeção, vão ter os fiscais. E do lado de cá, cabe a mim, minha consciência, que eu estou correndo atrás, estou tentando fazer bonito, da forma que eu sempre faço, mergulhando, me empenhando”.

Sobre o futuro, sobre o que irá fazer depois do Carnaval, ela brincou. “Não sei, gente, não sei. Se eu estiver viva amanhã, a gente pensa no trabalho e em outras coisas.”

Leia Também: Preta Gil celebra a vida e a chegada da nova integrante da família GIl

Salvador tem ‘superterça’ com desfiles gratuitos de Saulo, Ivete e Daniela

0

 (FOLHAPRESS) – O circuito do Campo Grande, no centro de Salvador, terá uma programação com diversos desfiles gratuitos de ícones do axé nesta terça-feira (4).

 

Trios elétricos comandados por artistas como Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e Daniela Mercury prometem atrair uma multidão de foliões para percorrer o circuito até a praça Castro Alves.

A “superterça” inclui ainda blocos afro como o Olodum, que também faz um desfile gratuito para os foliões, além de Muzenza, Ilê Aiyê e Filhos do Congo. Os cantores Leo Santana e Tony Salles vão representar o pagode baiano.

No circuito Barra-Ondina, Bell Marques cumpre o seu sexto desfile no Carnaval e encerra sua participação na festa de rua com o bloco Camaleão. A cantora Claudia Leitte comanda o bloco Largadinho.

Trios independentes desfilam no circuito com bandas como Timbalada e Psirico, além de artistas como Luiz Caldas e o trio Armandinho, Dodô e Osmar.

A Banda Mel, com Márcia Short e Robson Morais, relembra seus antigos sucessos e celebra em desfile gratuito os 40 anos do axé.

A cantora Rachel Reis e banda Attoxxá são os destaques na programação do Largo do Pelourinho.

Leia Também: Mulher morre após inalar spray de pimenta durante carnaval em Alagoas

 

Dona de creche onde bebê morreu devido a fentanil é condenada a 45 anos

0

Grei Mendez, proprietária de uma creche em Nova York, foi condenada nesta segunda-feira (3) a 45 anos de prisão após a morte de um bebê de um ano que ingeriu fentanil dentro do estabelecimento.

 

De acordo com a agência The Associated Press (AP), Mendez, de 37 anos, se declarou culpada das acusações federais de tráfico de drogas, incluindo conspiração para distribuição de entorpecentes que resultaram em morte. Seu marido, Felix Herrera-Garcia, também foi sentenciado anteriormente à mesma pena pelos mesmos crimes.

O caso aconteceu em 15 de setembro de 2023, na creche Divino Niño, localizada em um apartamento no Bronx. O bebê Nicholas Feliz-Dominici, de 22 meses, faleceu após ser exposto à droga, que era armazenada e embalada no local. Outras três crianças também foram contaminadas, mas sobreviveram após receberem doses de Narcan, um medicamento utilizado para reverter overdoses.

Durante a investigação, a polícia encontrou pacotes de fentanil escondidos em um alçapão na área de recreação infantil e até mesmo sobre os tapetes onde os bebês brincavam.

Antes da sentença ser anunciada, Mendez pediu desculpas às famílias das vítimas. “Quero que todos saibam que foi um acidente”, disse. “Lamento imensamente. Espero que um dia possa ser perdoada”.

Em comunicado, o procurador-geral interino dos Estados Unidos, Matthew Podolsky, destacou a gravidade do caso. “Mendez colocou bebês de apenas oito meses em perigo enquanto dormiam, brincavam e comiam em um ambiente onde mais de 11 quilos de fentanil estavam escondidos sob seus pés”, afirmou.

Leia Também: Ex-Fazenda Aritana Maroni é presa por tráfico de drogas em Salvador

Surfista morre atropelada por barco duas semanas antes de se casar

0

Javiera Ortiz, uma surfista de 34 anos, morreu após ser atropelada por um barco de pesca na Praia Rinconada, em Cobquecura, na província de Itata, Chile. O acidente aconteceu no último domingo e foi reportado pelo New York Post.

 

Ortiz estava na prancha, próxima à costa, quando foi atingida pela embarcação. Testemunhas afirmam que o pescador, de 60 anos, não percebeu a presença da surfista no mar antes do impacto. Segundo o chefe da polícia local, Pedro Parra Valdivia, o condutor só percebeu o que havia acontecido após ser alertado por outras pessoas.

A vítima chegou a ser socorrida e levada a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos graves na cabeça e nos braços. Segundo familiares, Ortiz estava prestes a se casar em duas semanas, o que tornou a tragédia ainda mais dolorosa para seus entes queridos.

Duas pessoas estavam a bordo do barco no momento do acidente. O pescador responsável pela embarcação foi preso no mesmo dia, e as autoridades locais seguem investigando as circunstâncias do ocorrido.

Leia Também: Dona de creche onde bebê morreu devido a fentanil é condenada a 45 anos

Um a cada três brasileiros vive com obesidade, mostra relatório global

0

Aproximadamente um a cada três brasileiros, 31%, vive com obesidade e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No país cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas.

 

Os dados são do Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Atlas 2024), da Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF), lançado nessa segunda-feira (3).

O relatório mostra que, no Brasil, 68% da população tem excesso de peso e, dessas, 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso. O Atlas traz ainda uma projeção de que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Entre as mulheres, essa porcentagem pode crescer 46,2%.

sobrepeso e a obesidade podem trazer riscos. Segundo o Atlas, 60,9 mil mortes prematuras no Brasil podem ser atribuídas as doenças crônicas não transmissíveis devido ao sobrepeso e obesidade, como diabetes tipo 2 e Acidente Vascular Cerebral (AVC) – a informação é baseada em dados de 2021.

Diante desse cenário, o endocrinologista Marcio Mancini, diretor do Departamento de Tratamento Farmacológico da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), diz que o Brasil precisa tratar o sobrepeso e a obesidade com uma questão de saúde pública.

“É um problema de saúde pública, não dá mais para responsabilizar um indivíduo. Não dá para falar para aquela pessoa que sai às 5h da manhã de casa e chega em casa às 21h, que passa várias horas em transporte público, para comer mais frutas e legumes e ir para academia fazer exercício”, defende. “O problema de saúde pública tem que ser enfrentado com medidas de saúde pública”, enfatiza.

Ele cita exemplos de medidas como aumentar as taxas de bebidas açucaradas como formas de conscientizar a população e colocar avisos nos rótulos dos alimentos de que aquele produto possui altas taxas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Mas reforça que ainda são necessárias outras ações, como reduzir os preços de alimentos saudáveis e campanhas permanentes nas escolas.

“Tem um dia por ano que se fala de alimentação saudável na escola. Isso não adianta absolutamente nada. Ninguém vai mudar a sua alimentação por escutar uma vez do ano alguma coisa sobre a alimentação saudável. Tem muito a ser feito”, diz o médico.

Ele acrescenta que até mesmo medidas de segurança pública e urbanismo podem incentivar e permitir que a população tenha uma melhor qualidade de vida.

“Até mesmo violência urbana, iluminação urbana [têm impacto] porque as pessoas têm medo de andar na rua. As pessoas poderiam usar menos o carro e usar transporte público, se o transporte público fosse de qualidade”, diz. “Ter parques em todas as regiões da cidade, não só em regiões privilegiadas, ter calçadas adequadas para as pessoas caminharem. Vai muito além de só falar para a pessoa, olha, coma direito e vá se movimentar”.

Situação no mundo

De acordo com o Atlas, atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade. Projeções indicam que esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030, caso medidas efetivas não sejam implementadas.

O relatório mostra que dois terços dos países estão despreparados para lidar com o aumento dos níveis de obesidade, com apenas 7% tendo sistemas de saúde adequadamente preparados.

A obesidade está ligada a 1,6 milhão de mortes prematuras anuais por doenças não transmissíveis, superando as fatalidades em acidentes de trânsito. A Federação Mundial da Obesidade calcula um possível aumento de 115% na obesidade entre 2010 e 2030, e pede que a questão seja tratada por “toda a sociedade”, com políticas como rotulagem de alimentos, tributação e promoção da atividade física.

O relatório mostra que os índices brasileiros são melhores que os dos Estados Unidos, por exemplo, com 75% da população com excesso de peso e, dentro desse grupo, 44% das pessoas com obesidade. Mas, na outra ponta, são piores que países como a China, com 41% da população com excesso de peso e, desses, 9% com obesidade.

“Apesar de a alimentação do brasileiro estar piorando ano a ano, cada vez se come menos arroz e feijão e se come mais esses alimentos processados, o Brasil não come tanto ultraprocessado como os Estados Unidos, por exemplo. É o momento de tentar reverter esse cenário”, defende Mancini.

Mudar o Mundo Pela Saúde

Diante desses dados, a campanha Mudar o Mundo Pela Saúde busca mobilizar governos, organizações de saúde e toda a sociedade para promover mudanças. Esta terça-feira (4) é o Dia Mundial da Obesidade, que buscar conscientizar população e governos sobre a obesidade.

Como parte da campanha no Brasil, a Abeso, em parceria com a Sociedade SBEM, lança o e-book gratuito Mudar o Mundo Pela Nossa Saúde, que tem como objetivo analisar e propor mudanças em políticas públicas, iniciativas privadas e diversos setores para criar sistemas mais eficazes na prevenção e tratamento da obesidade.

 

Aproximadamente um a cada três brasileiros, 31%, vive com obesidade e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No país cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas.

Os dados são do Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Atlas 2024), da Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF), lançado nessa segunda-feira (3).

O relatório mostra que, no Brasil, 68% da população tem excesso de peso e, dessas, 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso. O Atlas traz ainda uma projeção de que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Entre as mulheres, essa porcentagem pode crescer 46,2%.

O sobrepeso e a obesidade podem trazer riscos. Segundo o Atlas, 60,9 mil mortes prematuras no Brasil podem ser atribuídas as doenças crônicas não transmissíveis devido ao sobrepeso e obesidade, como diabetes tipo 2 e Acidente Vascular Cerebral (AVC) – a informação é baseada em dados de 2021.

Diante desse cenário, o endocrinologista Marcio Mancini, diretor do Departamento de Tratamento Farmacológico da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), diz que o Brasil precisa tratar o sobrepeso e a obesidade com uma questão de saúde pública.

“É um problema de saúde pública, não dá mais para responsabilizar um indivíduo. Não dá para falar para aquela pessoa que sai às 5h da manhã de casa e chega em casa às 21h, que passa várias horas em transporte público, para comer mais frutas e legumes e ir para academia fazer exercício”, defende. “O problema de saúde pública tem que ser enfrentado com medidas de saúde pública”, enfatiza.

Ele cita exemplos de medidas como aumentar as taxas de bebidas açucaradas como formas de conscientizar a população e colocar avisos nos rótulos dos alimentos de que aquele produto possui altas taxas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Mas reforça que ainda são necessárias outras ações, como reduzir os preços de alimentos saudáveis e campanhas permanentes nas escolas.

“Tem um dia por ano que se fala de alimentação saudável na escola. Isso não adianta absolutamente nada. Ninguém vai mudar a sua alimentação por escutar uma vez do ano alguma coisa sobre a alimentação saudável. Tem muito a ser feito”, diz o médico.

Ele acrescenta que até mesmo medidas de segurança pública e urbanismo podem incentivar e permitir que a população tenha uma melhor qualidade de vida.

“Até mesmo violência urbana, iluminação urbana [têm impacto] porque as pessoas têm medo de andar na rua. As pessoas poderiam usar menos o carro e usar transporte público, se o transporte público fosse de qualidade”, diz. “Ter parques em todas as regiões da cidade, não só em regiões privilegiadas, ter calçadas adequadas para as pessoas caminharem. Vai muito além de só falar para a pessoa, olha, coma direito e vá se movimentar”.

De acordo com o Atlas, atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade. Projeções indicam que esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030, caso medidas efetivas não sejam implementadas.

O relatório mostra que dois terços dos países estão despreparados para lidar com o aumento dos níveis de obesidade, com apenas 7% tendo sistemas de saúde adequadamente preparados.

A obesidade está ligada a 1,6 milhão de mortes prematuras anuais por doenças não transmissíveis, superando as fatalidades em acidentes de trânsito. A Federação Mundial da Obesidade calcula um possível aumento de 115% na obesidade entre 2010 e 2030, e pede que a questão seja tratada por “toda a sociedade”, com políticas como rotulagem de alimentos, tributação e promoção da atividade física.

O relatório mostra que os índices brasileiros são melhores que os dos Estados Unidos, por exemplo, com 75% da população com excesso de peso e, dentro desse grupo, 44% das pessoas com obesidade. Mas, na outra ponta, são piores que países como a China, com 41% da população com excesso de peso e, desses, 9% com obesidade.

“Apesar de a alimentação do brasileiro estar piorando ano a ano, cada vez se come menos arroz e feijão e se come mais esses alimentos processados, o Brasil não come tanto ultraprocessado como os Estados Unidos, por exemplo. É o momento de tentar reverter esse cenário”, defende Mancini.

Diante desses dados, a campanha Mudar o Mundo Pela Saúde busca mobilizar governos, organizações de saúde e toda a sociedade para promover mudanças. Esta terça-feira (4) é o Dia Mundial da Obesidade, que buscar conscientizar população e governos sobre a obesidade.

Como parte da campanha no Brasil, a Abeso, em parceria com a Sociedade SBEM, lança o e-book gratuito Mudar o Mundo Pela Nossa Saúde, que tem como objetivo analisar e propor mudanças em políticas públicas, iniciativas privadas e diversos setores para criar sistemas mais eficazes na prevenção e tratamento da obesidade.

Leia Também: Alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

 

 

Hulk compartilha rotina de recuperação muscular durante carnaval

0

Enquanto muitos aproveitam o Carnaval nas ruas, o atacante Hulk, do Atlético Mineiro, mostrou que sua rotina segue focada na recuperação física. Nesta segunda-feira (3), o jogador usou as redes sociais para compartilhar um vídeo em que aparece realizando um procedimento de recuperação muscular em casa.

 

Nas imagens, o jogador surge dentro de uma sauna e, em seguida, corre para uma banheira de gelo, método amplamente utilizado por atletas para aliviar dores musculares e reduzir inflamações.

O jogador é peça-chave no elenco do Atlético Mineiro e segue em preparação para os desafios do clube em 2024.

Veja o vídeo.

Leia Também: Marcelo relembra briga com CR7 antes de amizade no Real Madrid

Segunda-feira de Carnaval com muito axé em Santa Clara

0
Segunda-feira de Carnaval com muito axé em Santa Clara

A folia seguiu animada nesta segunda-feira (3) de Carnaval, em Santa Clara, com muito axé para moradores e turistas. A banda Bambalada agitou a noite com um repertório que foi do axé ao funk. 

O Carnaval do Seu Jeito, realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), conta com a parceria da Subsecretaria Estadual de Eventos do Rio de Janeiro.

A programação também aconteceu em outras praias, como em Sossego, com a apresentação de Erick Garcia. Em Manguinhos, Felix Oliveira animou o público, enquanto Igor Saliência comandou a animação em Guaxindiba. Gargaú também teve sua vez com a banda Energia Universitária, e Barra do Itabapoana teve a performance da banda Hu Gererê.

Hgtu.jpg

A moradora de Valão Seco, Isabel Leite, fez questão de elogiar a organização e o ambiente familiar promovido pela prefeitura durante o Carnaval. 

— A programação atende a todos os gostos e, o melhor, é feita com muito cuidado para que ninguém fique de fora. Levei meus filhos à matinê e aproveitamos o show à noite. Todo ano, eu e minha família curtimos o Carnaval em SFI — comentou Isabel. 

Dnjdd.jpg

A segurança dos eventos em todas as seis localidades é garantida por agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), com apoio da Polícia Militar e reforço de segurança privada para garantir a tranquilidade de todos.

Brasileiros são presos em Miami após perder voo e agredir funcionários

0

Um casal de brasileiros foi detido no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, após um confronto com funcionários da American Airlines. A confusão ocorreu depois que os dois perderam o voo com destino a Cancún, no México, e tentaram embarcar à força.

 

De acordo com informações da NBC, os passageiros foram identificados como Rafael Seirafe-Novaes e Beatriz Rapoport de Campos Maia, ambos naturais de Santos (SP). Segundo o boletim de ocorrência, a dupla teria insistido para entrar no avião mesmo após o encerramento do embarque.

A situação saiu do controle quando um dos brasileiros jogou café no rosto de um funcionário da companhia aérea. Diante da agressividade, a polícia foi acionada, e vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que três agentes tentam conter Rafael, enquanto Beatriz é abordada por uma policial.

As autoridades autuaram Rafael por invasão de propriedade privada e resistência à prisão, enquanto Beatriz foi acusada de agressão e invasão de propriedade privada.

Leia Também: Mãe se emociona e diz que Lexa ainda está abalada

Marcelo relembra briga com CR7 antes de amizade no Real Madrid

0

Marcelo revelou que sua amizade com Cristiano Ronaldo começou de forma conturbada. Em entrevista ao programa La Revuelta, citado pelo Mundo Deportivo, o ex-lateral contou que os dois se desentenderam em um jogo entre Brasil e Portugal, antes de se tornarem companheiros no Real Madrid.

 

“A minha relação com o Cristiano começou com uma briga. Ele era muito rápido, passou por mim, me deu uma cotovelada e eu devolvi com um pontapé. Depois, ele me segurou pelo pescoço. Tentei reagir, mas ele era muito alto”, relembrou Marcelo, aos risos.

O brasileiro também revelou que ficou surpreso ao saber que CR7 estava a caminho do Real Madrid. “Quando recebi uma mensagem dizendo que o clube iria contratá-lo em dois meses, falei que ia embora”, brincou.

Apesar do início turbulento, os dois desenvolveram uma grande amizade ao longo dos anos no clube merengue. “Já nos seguramos pelo pescoço nos treinos, mas isso é normal”, comentou Marcelo.

O ex-lateral, que se aposentou do futebol no início de fevereiro, agora aproveita sua nova fase fora dos gramados, após uma carreira repleta de títulos, com destaque para os anos de glória no Real Madrid.

Leia Também: Neymar não preocupa Santos após susto e viaja ao RJ em folga de Carnaval

Mulher morre após inalar spray de pimenta durante carnaval em Alagoas

0

Uma jovem de 26 anos morreu na madrugada deste domingo (2) após inalar spray de pimenta durante um bloco de Carnaval em Taquarana, no interior de Alagoas. O incidente ocorreu em uma praça da cidade, onde a vítima passou mal e desmaiou.

 

Jéssica de Andrade Vieira chegou a ser levada para casa por familiares antes de ser encaminhada a um posto de saúde, mas não resistiu. Segundo relatos de amigos e parentes ao portal Gazeta Web, a jovem tinha problemas cardíacos, condição que pode ter sido agravada pela exposição ao gás.

A irmã da vítima contou que o grupo estava na festa quando alguns policiais passaram pelo local. Pouco depois, várias pessoas começaram a tossir, e Jéssica se sentiu mal. A família suspeita que o spray de pimenta tenha sido utilizado na região, levando ao mal súbito da jovem.

Leia Também: Brasileiros são presos em Miami após perder voo e agredir funcionários

 

Tony Bellotto, dos Titãs, revela diagnóstico de câncer no pâncreas

0

​O guitarrista dos Titãs, Tony Bellotto, anunciou nesta segunda-feira (3) que fará uma pausa na carreira após ser diagnosticado com um tumor no pâncreas. A descoberta ocorreu durante exames de rotina, e o músico passará por cirurgia nos próximos dias. Em comunicado nas redes sociais, Bellotto afirmou estar “tranquilo e confiante” para enfrentar o tratamento. ​

 

O câncer de pâncreas é um tumor maligno que se desenvolve no órgão responsável pela liberação de enzimas no processo de digestão. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa neoplasia representa cerca de 2% de todos os tipos de câncer no Brasil, sendo responsável por aproximadamente 4% do total de mortes por câncer no país. ​

A doença geralmente é silenciosa em seus estágios iniciais, o que contribui para diagnósticos tardios e altas taxas de mortalidade. Entre os fatores de risco estão o tabagismo, sobrepeso ou obesidade, diabetes, pancreatite crônica e exposição a determinados agentes químicos. Sintomas como fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal e nas costas, urina escura e icterícia podem surgir à medida que o tumor avança. ​

Bellotto, de 64 anos, é membro fundador dos Titãs e contribuiu significativamente para o rock brasileiro desde os anos 1980. Durante seu afastamento, a banda seguirá com a agenda de shows acompanhada pelo músico Alexandre de Orio. 

Leia Também: Mãe se emociona e diz que Lexa ainda está abalada

Preta Gil celebra a vida e a chegada da nova integrante da família GIl

0

A cantora Preta Gil compartilhou momentos especiais ao lado de Aurora, sua sobrinha-neta e a mais nova integrante da família Gil. Durante sua estadia em Salvador, Bahia, a artista publicou em seu Instagram um álbum de fotos ao lado da bebê, que tem apenas dois meses, e dos pais, Lucas Gil e Tainá Brasil.

 

Encantada com a pequena, Preta destacou a felicidade da família com a chegada da menina. “A mais nova estrela da família Gil, Aurora! Que alegria pra nós e pro biso Gilberto Gil, que agora tem duas bisnetinhas! Parabéns, Lucas e Tainá, pela filhota mais linda!”, escreveu na legenda da publicação.

Aurora nasceu no dia 17 de dezembro de 2024 e foi apresentada aos fãs através das redes sociais dos pais. “Nosso bem mais precioso, nosso amor maior. Agora é tudo por você. Seja bem-vinda a esse mundão, tinha muita gente esperando você! Te amamos incondicionalmente, filha”, declararam Lucas e Tainá ao anunciar o nascimento da pequena.

Leia Também: Tony Bellotto, dos Titãs, revela diagnóstico de câncer no pâncreas

Trump suspende ajuda militar à Ucrânia após embate com Zelensky

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou a suspensão do envio de assistência militar à Ucrânia, que enfrenta um conflito com a Rússia há três anos. A decisão foi confirmada nesta segunda-feira (3) por um funcionário da Casa Branca à agência AFP e também divulgada pelos jornais Washington Post e New York Times.

 

A medida ocorre dias após um confronto verbal entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Sala Oval da Casa Branca. O desentendimento ganhou novos contornos quando, no domingo (2), Zelensky afirmou que um acordo para encerrar a guerra com a Rússia ainda estava “muito, muito distante”. Trump rebateu, dizendo que o ucraniano “não quer a paz”.

Após o anúncio da suspensão da ajuda militar, um porta-voz do governo dos EUA explicou que a decisão tem caráter temporário e que a assistência está sendo reavaliada. “Estamos fazendo uma pausa e revisando nossa ajuda para garantir que ela esteja contribuindo para uma solução de paz”, disse a fonte à AFP.

A relação entre Trump e Zelensky tem se tornado cada vez mais tensa. Durante a cúpula de líderes europeus realizada em Londres no domingo, Zelensky declarou que espera manter o apoio americano, apesar das recentes divergências com o presidente dos EUA.

“Acredito que a Ucrânia tem uma parceria forte com os Estados Unidos e que essa colaboração se manterá”, afirmou o líder ucraniano. Entretanto, Trump criticou duramente a postura de Zelensky, declarando que os EUA “não vão tolerar isso por muito mais tempo”.

Na reunião de Londres, líderes de 18 países da União Europeia e da Otan discutiram estratégias para fortalecer a segurança europeia e a defesa da Ucrânia. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reforçou que a Europa precisa agir com mais rapidez para demonstrar capacidade de autodefesa.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também destacou a necessidade de um fortalecimento militar do continente. “Precisamos nos rearmar urgentemente”, alertou.

Discussão na Casa Branca e fracasso em acordo de mineração

A tensão entre os governos de Washington e Kiev se agravou na última sexta-feira (28), quando Trump e seu vice, JD Vance, confrontaram Zelensky durante um encontro na Casa Branca. O encontro, que deveria oficializar um acordo para a exploração de recursos minerais ucranianos e discutir uma proposta de cessar-fogo com a Rússia, acabou se transformando em uma troca de acusações.

Trump exigiu que Zelensky demonstrasse mais gratidão pelo apoio financeiro e militar oferecido pelos EUA desde o início da guerra. O presidente ucraniano, por sua vez, insistiu na necessidade de garantias de segurança caso um cessar-fogo fosse firmado. “Isso é crucial. É sobre isso que queremos falar”, argumentou Zelensky.

Trump não escondeu sua irritação e alertou que os EUA poderiam retirar completamente o apoio à Ucrânia. “Você está brincando com a Terceira Guerra Mundial”, disparou o republicano, insinuando que Zelensky havia se colocado em uma posição vulnerável diante da Rússia.

Após a discussão acalorada, o acordo de mineração foi descartado e a coletiva de imprensa planejada para anunciar a parceria foi cancelada. Fontes indicam que Zelensky foi aconselhado a deixar a Casa Branca imediatamente após o desentendimento.

Líderes europeus saem em defesa da Ucrânia

O episódio colocou Zelensky em uma posição delicada no cenário internacional. Com o apoio americano em risco, o presidente ucraniano se aproximou de países europeus dispostos a negociar um acordo de paz.

Chefes de Estado da França, Espanha, Portugal e Polônia, além da presidente da União Europeia, manifestaram solidariedade ao líder ucraniano após a reunião. Enquanto isso, os Estados Unidos seguem pressionando para que a Ucrânia aceite um cessar-fogo nos termos propostos por Trump.

Leia Também: Trump volta a criticar Zelensky e questiona apoio dos EUA à Ucrânia

Leia Também: Após tensão, Europa apoia “corajoso” Zelensky e Rússia dá “razão” a Trump

Leia Também: França e Reino Unido propõem trégua parcial entre Rússia e Ucrânia