Home Blog Page 1569

Santos anuncia a contratação de Deivid Washington

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O Santos anunciou a contratação do centroavante Deivid Washington nesta quinta-feira (20).

 

Deivid Washington chegou ao Santos por empréstimo junto ao Chelsea, firmado até dezembro de 2025. O contrato tem opção de compra fixada, mas de valor não divulgado.

O “efeito Neymar” pesou a favor do Santos. O retorno do craque fez o Chelsea entender que a Vila Belmiro é uma boa vitrine, e Deivid, que naturalmente já gostava do clube, ficou ainda mais animado com o retorno, por jogar com um ídolo. O Peixe venceu a concorrência de Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG, além de outros europeus.

Deivid estava com a seleção brasileira sub-20 e foi artilheiro no Sul-Americano da categoria, com 3 gols marcados, mesmo não sendo titular em todas as partidas no time de Ramón Menezes. O jovem sagrou-se campeão continental. A competição aconteceu entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro.

O Menino da Vila inclusive esteve no estádio do Peixe para assistir a vitória do Santos sobre o Noroeste por 3 a 0, na última quarta (19), e viu o jogo ao lado dos futuros companheiros que não haviam sido relacionados para a partida, como Vinicius Lira, Robinho Jr, Diógenes e João Fernandes.

Aos 19 anos e sem espaço no elenco principal do Chelsea, o atacante chega ao Peixe para recuperar o alto nível. Ele foi vendido por R$ 79 milhões em 2023. No curto tempo no elenco profissional Peixe, o jovem teve 16 jogos e 2 gols marcados.

Prefeita se reúne com coordenadores da Limpeza Pública para fortalecer ações

0
Prefeita se reúne com coordenadores da Limpeza Pública para fortalecer ações

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, se reuniu na manhã desta quinta-feira (20), com os coordenadores da Limpeza Pública para discutir melhorias nos serviços prestados à população. O encontro, realizado na sede da prefeitura, abordou temas como o reforço na limpeza durante o Carnaval, prazos adequados para atender às demandas das diferentes localidades e a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores.

— Nosso compromisso é manter a cidade organizada e limpa, especialmente durante os eventos que estão por vir. Conto com o apoio de cada um de vocês para seguirmos com esse trabalho importante para nossa comunidade — afirmou a prefeita.

CORPO COORDENADORES

Yara destacou também a importância de manter a beira-mar limpa durante todo o ano, reafirmando o compromisso da administração com a conservação do município para moradores e turistas.

— A prefeitura tem se dedicado intensamente à manutenção da cidade limpa, com a realização de mutirões em diversas localidades. A limpeza pública é fundamental para a qualidade de vida de todos. E, para que isso aconteça com excelência, os trabalhadores da limpeza são essenciais. Eles são a base desse serviço, e a nossa parceria é crucial para que a cidade se mantenha sempre em boas condições — finalizou a prefeita.

Rapper Oruam é preso após tentar fugir de abordagem policial no Rio

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O rapper Oruam foi detido nesta quinta-feira (20) no Rio de Janeiro. O artista realizou a manobra conhecida como “cavalo de pau” e dirigiu pela contramão para tentar escapar de uma abordagem policial na Barra da Tijuca, Zona Sul da cidade.

Durante a tentativa de fuga, agentes da Polícia Militar iniciaram uma perseguição e conseguiram interceptar o veículo. Um vídeo registrado no local mostra o momento em que o rapper é colocado dentro de uma viatura. Devido ao tumulto formado por uma multidão ao redor do carro policial, os agentes utilizaram spray de pimenta para dispersar os presentes.

O caso foi registrado na 16ª DP/Barra da Tijuca, onde o artista prestou esclarecimentos após ser encaminhado pela polícia.

Programação do Verão do Jeito encerra com atividades esportivas e recreativas em Santa Clara e Guaxindiba

0
Programação do Verão do Jeito encerra com atividades esportivas e recreativas em Santa Clara e Guaxindiba

O Verão do Jeito, promovido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, chega ao fim neste final de semana com uma série de atividades esportivas e recreativas para toda a família. Neste sábado (22) e domingo (23), as localidades de Santa Clara e Guaxindiba recebem uma programação diversificada, que inclui oficinas de voleibol, beach tennis, futevôlei e passeios ciclísticos. As atividades acontecem nas quadras de areia, sempre a partir das 9h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, não é necessário fazer agendamento para participar. Basta chegar alguns minutos antes das atividades e formar um grupo para aproveitar as opções de lazer.

Em Santa Clara, o público poderá se divertir com esportes como voleibol, beach tennis e futevôlei, das 9h às 12h. Para a criançada, serão oferecidos jogos de queimada, pique-bandeira e aulas de dança, tanto no sábado quanto no domingo. Além disso, no sábado à tarde, das 16h às 18h, o passeio ciclístico, em parceria com o grupo Gente Miúda e o hotel e restaurante QCKE, tomará conta da orla, com distribuição de brindes e frutas para os pequenos.

Já em Guaxindiba, no sábado e domingo, das 9h às 11h, o público poderá participar da aula de funcional com o professor Joelson Júnior.

A programação do final de semana oferece uma ótima oportunidade para moradores e visitantes aproveitarem o verão com atividades saudáveis e divertidas.

Recadastramento funcional do servidor termina nesta sexta-feira

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Luísa Martins integra o quadro de 11.687 servidores estatutários municipais que estão realizando o recadastramento para a atualização dos dados funcionais e cadastrais. A funcionária pública, que atua há 10 anos na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, destaca a importância da medida. “Para o servidor é fundamental ter seus dados atualizados, para a garantia de seus direitos, como progressão funcional, aposentadoria, entre outros benefícios. Já a Administração Pública precisa ter os dados do funcionalismo completos e atualizados”, disse a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, lembrando que os servidores têm até amanhã, sexta-feira (21), para realizarem a atualização.
O recadastramento é feito exclusivamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que pode ser acessado AQUI, no Portal do Servidor. A ação consiste em preencher um formulário com os dados pessoais e funcionais. Um vídeo tutorial foi publicado no Instagram do Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC) com o passo a passo para a execução do preenchimento. Caso o servidor enfrente alguma dificuldade, não conseguir acesso ao sistema ou não conseguir efetuar o recadastramento de forma online, pode recorrer ao setor de Recursos Humanos de sua secretaria ou pasta, conforme destaca o subsecretário de Gestão de Pessoas, Fellipe Augusto Almeida.
“O recadastramento funcional é fundamental e esse processo nada mais é do que manter atualizado o cadastro de servidores junto ao município. A atualização é feita de forma online, mas em casos excepcionais, o RH da pasta do servidor pode auxiliar. A Prefeitura precisa que seu banco de dados esteja atualizado com todas as informações dos servidores. Desta forma, o município tem condições de prestar o melhor serviço possível ao seu servidor, em qualquer situação que ele precise”, comentou o subsecretário.
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos volta a alertar que, caso o servidor não atualize seus dados dentro do prazo definido (até amanhã, sexta-feira, dia 21), pode ter seus vencimentos suspensos até que o recadastramento seja efetuado. A pasta ainda informa que o recadastramento só é obrigatório para servidores estatutários, não sendo a exigência estendida a ocupantes de cargos comissionados, conselheiros tutelares e funcionários admitidos por meio de processo seletivo.

Idoso e jovem ficam feridos em colisão entre motos na Baixada Campista

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No final da manhã desta quinta-feira (20), um idoso de 66 anos e um jovem de 19 anos ficaram feridos após uma colisão entre duas motos na Estrada do Mosteiro de São Bento, em Mussurepe, na Baixada Campista.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e socorreram as vítimas para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Segundo apuração da Redação ClickCampos, o idoso sofreu uma fratura na tíbia e passou por cirurgia. Já o jovem teve escoriações no membro superior, realizou exames de imagem, foi medicado e está sendo acompanhado pela ortopedia.

As causas do acidente não foram divulgadas. O trânsito no local registrou lentidão devido ao acidente.

Estudantes apontam impactos do Pé-de-Meia e já planejam futuro

0

A estudante Eduarda Caetano, de 17 anos, que faz o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, além de um curso técnico de contabilidade com duração de dois anos, aguarda para este mês o depósito da primeira poupança do Programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 1 mil, referente à conclusão do segundo ano, em 2024. Eduarda estuda em Samambaia, região administrativa a 33 quilômetros do centro de Brasília.   

 

A expectativa pelo recebimento do incentivo anual cresce após o ministro da Educação, Camilo Santana, ter informado pelas redes sociais que, até a próxima semana, os mais de 3,9 milhões de beneficiários do programa receberão os recursos desbloqueados no dia 12 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para bancar o pagamento do programa federal.

Mesmo sabendo que o saque desta parcela da poupança do Pé-de-Meia somente poderá ser feito após a formatura no ensino médio, Eduarda já faz planos para usar o incentivo. Como a estudante mora em uma área rural, ela adianta que quer custear a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir até a faculdade onde for aprovada.

Por ora, enquanto cursa o terceiro ano em 2025, Eduarda Caetano aproveita os recursos depositados pela frequência escolar em 2024 para pagar despesas pessoais.

“Antes, eu não tinha renda, porque estudo, faço um curso e não tinha como trabalhar. O Pé-de-Meia me ajudou muito, porque eu consigo lanchar no curso; às vezes, sair; comprar produtos de higiene e, quando minha mãe precisa de alguma coisa, eu dou o dinheiro para ela”, conta a estudante Eduarda Caetano.
Outro aluno do Centro Educacional 619 de Samambaia é Gustavo Henry Alves da Silva, também com 17 anos. Por ser de uma família já incluída no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), o adolescente cumpre todos os requisitos para ser beneficiário do programa apelidado de Poupança do Ensino Médio.

Desde o início do recebimento das parcelas do Pé-de-Meia, as maiores preocupações de Gustavo se restringem a questões escolares: trabalho em grupo, disciplinas, apresentação de trabalhos, notas das provas. Do portão para fora, parte da quantia que já foi liberada para saque serviu para complementar a renda familiar. Gustavo Henry mora com seis parentes. “Houve momentos em que eu realmente usei esse dinheiro para auxiliar a minha família. [O Pé-de-Meia] me ajuda a comprar alimento básico para casa, pagar uma conta. Não vou gastar em besteira. Esse dinheiro é muito importante e deve ser guardado,” ressalta Gustavo, ao falar sobre como administrar o incentivo financeiroaté ser aprovado para o curso superior de artes cênicas ou de psicologia.

 Já Nicolly Evelyn, de 17 anos, credita ao Pé-de-Meia a melhora das notas de matérias de exatas, desde o ano passado, quando foi aluna do segundo ano do ensino médio.

Como o programa federal condiciona o pagamento das parcelas à comprovação da frequência escolar mínima de 80% das aulas e à aprovação no fim de cada ano do ensino médio, Nicolly Evelyn começou a se dedicar mais aos estudos. “Antes, eu não ligava muito, mas depois que passei a receber o Pé de Meia, comecei a estudar mais. [O Pé-de-Meia] me incentivou. Ele é bom para minha vida, porque me fez perceber que preciso ter algo para o meu futuro.”

A jovem mora com os pais e três irmãos, todos inscritos no CadÚnico. De aluna de notas medianas antes do Pé-de-Meia, agora, ela sonha em seguir carreira na área de tecnologia da informação (TI) e confessa planos para aplicar os recursos do Pé-de-Meia. “Vou usar meu dinheiro extra em cursos para entrar no ensino superior, se não for aprovada pelo Enem, e também para comprar um notebook ou um tablet, tão necessário para a faculdade”, ressalta.

Outro secundarista que tem investido as parcelas do Pé-de-Meia em mais educação é Vinícius Cassiano, de 17 anos, que divide a rotina escolar matutina com o trabalho de auxiliar administrativo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no turno vespertino. É com o dinheiro do Pé-de-Meia que ele paga um curso técnico de administração, à noite. “Meu pai sempre me incentiva a fazer algum curso porque vai valer o tempo que a gente gasta estudando, aqui. Vou ser recompensado no futuro”, afirma Cassiano.

“Acho bastante interessante esse programa feito para ajudar os alunos de baixa renda, porque muitos não têm condições de investir em um curso ou de comprar coisas que gostam”, destaca Vinícius.

Sobre o futuro, a única certeza que ele tem é o saque da cifra equivalente a dois anos de Pé-de-Meia. Fora a poupança, o estudante ainda não cravou a trajetória após a conclusão do ensino médio, prevista para dezembro deste ano. As inclinações são a faculdade de administração ou a carreira militar.

Visão abrangente

Os relatos individuais dos estudantes sobre os impactos do Pé-de-Meia nas vidas desses estudantes da rede pública do ensino médio são percebidos de forma mais globalizada pela diretora da unidade de Samambaia, Alice Macera, principalmente pela redução da evasão escolar.

“Neste momento, eles se preocupam em vir para a escola para não levar falta, porque eles descobriram que a falta os faz perder o Pé-de-Meia. Antes não era assim, muitos deles não se importavam em ir à escola ou não. Agora, se tornaram mais responsáveis.”

A equipe da gestora é responsável por informar eletronicamente, todos os meses, quem comparece e quem falta às aulas. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal recebe os dados e informa ao MEC. A frequência escolar de 80% e mais das aulas garante que os alunos recebam as nove parcelas anuais, de R$ 200 cada, relativas ao incentivo-frequência do Pé-de-Meia.

A instituição de ensino comandada há 13 anos por Alice abriga cerca de 1,7 mil estudantes em dois turnos no ano letivo de 2025. Muitos deles conciliam estudo e trabalho. A gestora notou diferença também neste público da política pública do Ministério da Educação (MECC. “Com o Pé-de-Meia, há quem deixou de trabalhar para focar mais no estudo. Para outros que trabalham, o Pé-de-Meia é um complemento da renda. Com isso, o estudante não está só preocupado com o trabalho. Agora, ele se concentra mais na escola”.

Programa

Criado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia tem o objetivo de promover a permanência e a conclusão escolar dos jovens matriculados do ensino médio regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública, incluídos no CadÚnico.

Os depósitos são feitos pelo MEC em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes.

As bolsas são pagas a alunos com matrícula ativa em escolas públicas de ensino médio ou na EJA, que cumprem os critérios do programa, como:

  • faixa etária de 14 a 24 anos para estudantes do ensino médio regular e de 19 a 24 anos para a EJA;
  • ter cadastro atualizado no CadÚnico;
  • frequência escolar adequada;
  • aprovação em todas as disciplinas do ano letivo;
  • participação no Enem.

O programa prevê o pagamento de até R$ 9,2 mil por estudante que completar o ciclo de três anos do ensino regular.

Os estudantes podem verificar se foram contemplados pelo Pé-de-Meia nos aplicativos gratuitos para smartphones e tablets: o Caixa Tem e o Jornada do Estudante.

 

Jakelyne Oliveira deixa UTI após ser encontrada caída no banheiro

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Jakelyne Oliveira, 31, deixou a UTI, nesta quinta-feira (20), e foi transferida para um quarto privativo.

 

Após ser encontrada caída no banheiro por seu noivo, o cantor Mariano, a influenciadora foi levada para o hospital. Ela deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última terça-feira (18).

Inicialmente, Jakelyne acreditou que teve um AVC, mas depois recebeu o diagnóstico de que sofreu uma crise de enxaqueca muito forte. “Foi uma crise de enxaqueca muito forte com aura. O córtex dá um sinal de que a enxaqueca vai vir. A minha foi essa questão da visão, comecei a perder uma parte da visão, ficou tudo embaçadinho. Como nunca tive isso e não preveni, deu essa crise muito forte de enxaqueca, que parecia um AVC”, afirmou após dar entrada no hospital.

Já nesta quinta-feira, após deixar a UTI, a influenciadora se mostrou esperançosa de receber alta. “Me sinto muito melhor, já estamos no apartamento, não estamos mais na UTI, graças ao bom Deus. Dormi bem essa noite, fiquei extremamente sonolenta, não conseguia nem abrir os olhinhos, por conta da medicação”.

Apesar disso, a noiva de Mariano relatou que ainda sente algumas dores. “nesta quarta-feira (19) minha cabeça estava muito pesada, parecia que tinha uma melancia, não conseguia movimentar direito. Qualquer movimento, minha cabeça voltava a doer”.

Garantindo que crises como essa não são rápidas, nem passageiras, ela ainda afirmou: “Estou me sentindo bem, vou esperar o médico vir aqui para saber se já posso ir para casa. Está doendo? Tá. Mas na medicação a gente vai controlando”.

Tenista brasileiro pego no doping após comer carne na Colômbia é absolvido

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O brasileiro Nicolas Zanellato foi absolvido pela Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA) após suspensão provisória em um caso de doping e poderá voltar a jogar depois de meio ano longe dos torneios. A entidade entendeu que o tenista de 23 anos foi contaminado com uma substância proibida de forma inconsciente ao ingerir carne bovina na Colômbia.

 

“Hoje eu estou muito feliz. Estou praticamente seis meses sem poder competir, jogar. Quando eu recebi a notícia, me pegou totalmente de surpresa, não fazia ideia dessas contaminações que tinham na Colômbia. Virou um pesadelo o que aconteceu com toda a minha carreira, que eu venho construindo desde criança. Foi uma luta. Todo dia, toda semana, todo mês, brigando para conseguir provar que realmente eu nunca fiz nada para trapacear ou ter vantagem sobre alguma coisa”, disse Nicolas em entrevista exclusiva à reportagem.

Nicolas passou pelo exame antidoping em junho do ano passado, durante o ATP Challenger em Ibagué, na Colômbia. O teste detectou a presença de 5 ng/ml de boldenona na amostra de urina colhida. A substância é um esteróide sintético derivado da testosterona, vendido como droga veterinária e utilizado como hormônio de crescimento de gado no país.

A ITIA, então, suspendeu provisoriamente Nicolas em 12 de agosto do ano passado. Durante seis meses, o atleta e sua defesa, liderada pelo advogado Pedro Fida, apresentaram uma série de documentos e testemunhas que evidenciaram a contaminação cruzada.

“Estava na Europa quando recebi o resultado. Quando eu comecei a ler, não acreditei. Obviamente, lá explicada que era na Colômbia. Então, eu comecei a lembrar, porque o supervisor do torneio mandou um e-mail para os jogadores no meio da semana falando sobre esse alerta das carnes. Só que já estava lá desde sábado, então já tinha comido carne várias vezes. Inclusive até meus amigos deram sorte de não fazer o teste na semana”, relembrou Nicolas.

Durante a participação na competição sediada na Colômbia, Nicolas ingeriu carne bovina em um restaurante tipo fast food que comprava o alimento com um fornecedor colombiano. Além disso, a equipe de especialistas e advogados apresentou outros casos semelhantes ao do brasileiro, de atletas que foram pegos no doping – também com boldenona – após consumirem carne na colombiana.

“Em momento algum, até que o Nicolas tivesse a amostra dele coletada, ele ou qualquer outro atleta tinha sido notificado ou informado do risco de boldenona na carne bovina. Isso aconteceu depois da coleta do Nicolas, à noite, e nem foi um aviso para a substância boldenona, foi para a substância clembuterol, ou seja, os organizadores do evento sequer incluíram a boldenona nesse comunicado, apesar dos casos que já haviam acontecido não só no tênis, mas em outras modalidades”, disse Pedro Fida, advogado de direito desportivo, do escritório Fida Associados.

“Nesta quinta-feira (20), historicamente, já se somam mais de 30 casos na Colômbia envolvendo atletas colombianos e atletas estrangeiros das mais diversas modalidades. Conseguimos comprovar com sucesso que a carne consumida por diversas vezes pelo Nicolas só utilizava carne de origem colombiana. Com isso, juntamente com uma série de estudos do governo colombiano e estudos conduzidos pela própria Wada, constatou-se que havia, sim, o risco de contaminação da carne bovina colombiana por boldenona”, completou o advogado especialista na defesa de casos de doping.

Pedro Fida liderou casos como o de Paolo Guerrero, Thomaz Bellucci, Marcelo Demoliner, Alecsandro, entre muitos outros atletas.

VOLTA ÀS COMPETIÇÕES

Agora, Nicolas se prepara para retornar às competições oficiais. Durante os seis meses de suspensão, o atleta conseguiu manter a rotina de treinos e, junto com sua equipe, vai montar o calendário para buscar pontos e melhorar a posição no ranking.

Quando foi suspenso, o tenista brasileiro ocupava a 656ª posição e atualmente é número 754 do mundo.

“Eu acredito que já deve estar liberado para eu poder me inscrever nos torneios. E daí agora é só fazer o calendário. Eu praticamente perdi quase meu ranking inteiro. Então vou ter que voltar desde os torneios mais baixos. Eu já estava jogando nos torneios mais fortes. E agora eu vou ter que voltar lá para baixo”, comentou Nicolas.

Homem com extensa ficha criminal é preso em Campos por conduzir moto irregular e porte de drogas

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na manhã desta quinta-feira (20), agentes da Operação Segurança Presente prenderam um homem na Rua Bruno de Azevedo, em frente ao Senai, em Campos. Ele foi abordado enquanto transitava sem capacete e em uma motocicleta sem placa.

Durante a revista, os policiais encontraram dois cigarros de maconha dentro da mochila do suspeito. Ao verificarem seu histórico, constataram que ele já possuía anotações criminais por homicídio, roubo, tráfico de drogas, lesão corporal, receptação, entre outros crimes.

O homem foi encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi autuado pelo artigo 311 do Código Penal. A motocicleta foi apreendida, e ele permaneceu preso em flagrante.

Caguei para a prisão, diz Bolsonaro após denúncia da PGR sobre trama golpista

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tripudiou nesta quinta-feira (20) sobre a possibilidade de ser preso após julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal), o que pode ocorrer ainda neste ano. “O tempo todo [é] ‘vamos prender o Bolsonaro’. Caguei para a prisão.”

 

Esta foi a primeira declaração dele após a apresentação da denúncia pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob a acusação de liderar uma trama de golpe em 2022. Os crimes incluídos na denúncia somam penas que podem se aproximar de 50 anos de prisão.

A fala de Bolsonaro ocorreu durante o Primeiro Seminário de Comunicação do PL, com militantes e parlamentares em Brasília. Bolsonaro diz que não há liberdade de expressão no Brasil e nega golpe.

Ele disse ainda ter sido um “golpe da Disney”, em referência ao fato de ele estar em Orlando (Estados Unidos) durante os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Para mim, seria muito mais fácil estar do outro lado junto, com a dona Michelle, aproveitando a vida. Mas não poderia continuar vendo meu país se deteriorar, se acabar, se afundar. Um país onde se rouba esperança do seu povo. O tempo todo [é] ‘vamos prender o Bolsonaro’. Caguei para a prisão”, disse, sob aplausos.

Ele disse que há condenados a devolver bilhões, que firmaram delações premiadas, além de empresários com acordos de leniência, que não estão presos. “Alguns acham ‘ah, fica quieto’, [mas] não tem como ficar quieto perto do estuprador. Se ficar quieto, vai adiantar alguma coisa ou vai dar mais prazer ainda [para o estuprador]?”, prosseguiu.

O ex-presidente falou ainda que não há nada contra ele, apenas narrativas que foram por água abaixo, segundo disse. “Investiram pesadamente nesta última, golpe. Geralmente quem dá golpe é quem ganha, o golpista não perde, ou se perde, ele está lascado. O duro é quando você é golpeado e te acusam de dar golpe. Devem ter prazer, né, 38 anos de cadeia”, disse.

Em sua fala, ele criticou Alexandre de Moraes, do STF (Supremo tribunal Federal), de forma indireta, a quem chamou de “semideus” e “rei dos inquéritos”. O magistrado é relator de inquéritos na Corte que tem Bolsonaro na mira, como o do golpe.

Ele voltou ainda a falar de uma apuração sobre suposta irregularidade nas urnas eletrônicas em 2018, o que já levou à sua inelegibilidade pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por atacar o sistema eleitoral. No evento do PL nesta quinta, Bolsonaro disse à plateia: “Mas vocês acham que em 2018 teve fraude na minha eleição ou não?”, a que gritaram que teve.

O ex-presidente criticou Lula em seu discurso, reforçou a crítica ao preço dos alimentos, como ovo e café. Ele fez ainda um chamado para que seus apoiadores compareçam a Copacabana (Rio Janeiro) em 16 de março para pedir por anistia aos presos pelo 8 de janeiro.

Bolsonaro não mencionou uma eventual candidatura em 2026 à Presidência, mas disse: “Para 2026, me deem 50% da Câmara dos Deputados e 50% do Senado que eu mudo o destino do Brasil. Brasil, acima de tudo, Deus acima de todos”, encerrou sua fala com um grito de “ihu”.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o ex-presidente vai insistir no discurso de sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2026 e na pressão de movimentos de rua e de aliados internacionais após ser denunciado pela PGR sob a acusação de liderar uma trama golpista.

A estratégia visa manter seu capital político enquanto ministros do STF se articulam para julgá-lo ainda neste ano, de forma a evitar uma possível contaminação nas próximas eleições presidenciais.

O ministro Alexandre de Moraes decidiu nesta quarta-feira (19) pela derrubada do sigilo dos depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid na delação premiada com a Polícia Federal, expondo detalhes das acusações do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O ex-presidente foi acusado na terça (18), junto com outras 33 pessoas, pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, além de participação em organização criminosa.

O objetivo de Bolsonaro é levar a candidatura até o último momento, considerando que passar o bastão para outro nome precocemente poderia enfraquecê-lo nas decisões do campo da direita e diminuir suas chances de reverter potencial prisão e inelegibilidade, em vigor até 2030.

Idoso passa dias ao lado do corpo da mulher pensando que estava dormindo

0

Um homem de 86 anos passou entre 5 a 15 dias na mesma casa com a sua mulher já morta, em Maiorca, Espanha. O casal, de nacionalidade alemã, passava longos períodos na ilha espanhola de férias. 

 

No dia 18 de fevereiro, o homem foi dar uma volta e quando chegou em casa, reparou que a mulher tinha caído da cama onde, segundo alega, estaria deitada há vários dias.

O homem contactou as autoridades, afirmando que a mulher estava inconsciente. O corpo foi encontrado enrolado numa manta, com o idoso afirmando que a mulher estaria dormindo há vários dias.

As autoridades tentaram entender se o homem poderia estar envolvido na morte da esposa mas, de acordo com as primeiras hipóteses do inquérito, a mulher morreu de uma doença cardiovascular. O homem, que sofre de algum tipo de patologia, não percebeu disso e dormiu com ela durante “entre cinco e quinze” dias. 

Leia Também: Jovem polonesa que diz ser Madeleine McCann é presa no Reino Unido

Famosos muito parecidos: quem poderia ser irmão de quem?

0

Algumas celebridades podem ser bem parecidas e até foram confundidas com outras estrelas. Seja por causa dos traços físicos ou por terem o mesmo nome, certos famosos vivem sendo “trocados” por outros artistas.

“Sósias” ou não, confira outras personalidades lado a lado e tire suas próprias conclusões! Confira na galeria e surpreenda-se!

Zubeldía estica corda, fura planejamento e São Paulo falha no Paulista

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo esticou a corda novamente para utilizar os titulares contra a Ponte Preta de olho em garantir a liderança do grupo, mas falhou e acabou sendo derrotado pela Macaca por 2 a 1, de virada.

 

Zubeldía pouparia titulares na partida contra a Ponte Preta, mas resolveu escalar força máxima depois da vitória no Novorizontino sobre o Mirassol. A ideia era garantir a liderança do grupo e descansar o time na última rodada.

Com a derrota, porém, o Tricolor deve novamente escalar força máxima para tentar garantir o mando de campo nas quartas de final. O time enfrenta o São Bernardo, um dos melhores da primeira fase do Estadual; o Novorizontino terá pela frente o Botafogo-SP.

Foi a segunda vez que Zubeldía ‘esticou a corda’ e não obteve o resultado que precisava. Contra o Velo Clube, o planejamento era de reservas em campo, mas o argentino optou por titulares para tirar a pressão do clássico contra o Palmeiras que viria na sequência, mas o Tricolor acabou empatando por 3 a 3.

Outro problema são os pendurados com dois cartões amarelos e que correm risco de ficarem fora do duelo mata-mata. O São Paulo tem nesta quinta-feira (20) cinco pendurados: Rafael, Alan Franco, Sabino, Enzo Díaz e Calleri.

O Tricolor entra na última rodada com 16 pontos contra 15 do Novorizontino. O time do interior tem uma vitória a menos, primeiro critério de desempate, mas caso vença sua partida contra o Botafogo, obriga o São Paulo a bater o São Bernardo, no estádio 1º de Maio, para poder mandar o jogo das quartas no Morumbis.

Corpo em decomposição é encontrado em brejo na praia de Farol de São Thomé

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No início da tarde desta quinta-feira (20), um pescador encontrou o corpo de um homem, ainda não identificado, em um brejo na praia de Farol de São Thomé, no litoral de Campos dos Goytacazes.

A vítima estava em uma área de difícil acesso, próximo à ponte na entrada de Farol, e apresentava sinais de decomposição. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exame de necropsia para determinar a causa da morte.

O caso foi registrado como encontro de cadáver na 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos.

Mutirão de Atualização do CadÚnico para beneficiários do Cartão Goitacá

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social vai realizar, na próxima semana, um Mutirão de Atualização do Cadastro Único exclusivo para beneficiários do Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda. Estão sendo convocadas 2.464 famílias beneficiárias que estão com o CadÚnico desatualizado. O mutirão vai acontecer de segunda (24) a quinta-feira (27), a partir das 9h, na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. O atendimento será por ordem de chegada, com 600 vagas por dia. Confira AQUI a lista completa dos beneficiários convocados.
Campos tem cerca de 20 mil famílias beneficiadas com o auxílio no valor de R$ 200. De acordo com a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso, mensalmente são feitos cruzamentos de dados para verificar se os beneficiários, que precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ainda atendem aos critérios do programa.
“O objetivo da ação é regularizar a situação dessas pessoas porque, a princípio, elas estão fora dos critérios de elegibilidade do programa. Com esse mutirão, vamos dar oportunidade a pessoas que estão com o Cadastro Único desatualizado para atualizem os seus dados de forma que não sejam bloqueadas ou excluídas do programa”, explicou Marcélia.
A coordenadora da Gestão do Cadastro Único em Campos, Kamilla Oliveira, explica que, para ser atendido, o titular do Cartão Goitacá deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único.
“A ação será por ordem de chegada, com portões abrindo às 9h e com 600 vagas por dia. Para isso, é preciso levar toda a documentação original de um atendimento do Cadastro Único: identidade ou documento com foto do titular familiar e de todos os moradores; CPF; carteira de trabalho; título de eleitor; comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos”, disse.
Lançado em maio de 2022, o Cartão Goitacá faz parte do atendimento da Prefeitura ao que estabelece a Política Nacional de Assistência Social, no sentido de garantir a segurança alimentar da população, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. O programa foi desenvolvido de forma técnica e se tornou lei, após ser apresentado na Câmara dos Vereadores e aprovado por unanimidade.
AGENDAMENTO SUSPENSO – Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro, não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único nesta sexta-feira (21). Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal.
Neste período (28 de fevereiro a 14 de março), os profissionais que atuam no CadÚnico passarão por capacitações. A abertura do agendamento para inclusão e atualização do CadÚnico será retomada no dia 14 de março, a partir das 9h, através do site.

Anistia a golpistas não é assunto dos brasileiros, diz Alcolumbre

0

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), defendeu que o projeto de lei que prevê a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, em tramitação na Câmara dos Deputados, não é um assunto dos brasileiros.

 

“Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto em todo instante, a gente está dando, de novo, a oportunidade de nós ficarmos, na nossa sociedade, dividindo um assunto que não é um assunto dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre.

 

Para o senador, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas deve ser estritamente jurídico, sem contaminar o ambiente político do parlamento.

 

“Ter a compreensão e a confiança que no Judiciário isso se tratará dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira e pelas leis, com imparcialidade, com cautela. Não é adequado transformar isso em procedimento político”, completou.

Após a denúncia da PGR, os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional intensificaram a articulação para pautar o projeto de lei da Anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro depredaram as sedes dos poderes, em Brasília, exigindo um golpe militar no Brasil.  

A denúncia da PGR afirma que houve uma trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para permanecer no poder mesmo após a derrota nas urnas em 2022, incluindo planos para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Os envolvidos negam as acusações e defendem que há perseguição política. Em nota, a defesa do ex-presidente informou ter ficado “estarrecida e indignada com a denúncia”. A nota afirma que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”, disse o advogado Paulo Cunha Bueno.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), defendeu que o projeto de lei que prevê a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, em tramitação na Câmara dos Deputados, não é um assunto dos brasileiros.

“Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto em todo instante, a gente está dando, de novo, a oportunidade de nós ficarmos, na nossa sociedade, dividindo um assunto que não é um assunto dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre.

Para o senador, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas deve ser estritamente jurídico, sem contaminar o ambiente político do parlamento.

“Ter a compreensão e a confiança que no Judiciário isso se tratará dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira e pelas leis, com imparcialidade, com cautela. Não é adequado transformar isso em procedimento político”, completou.

Após a denúncia da PGR, os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional intensificaram a articulação para pautar o projeto de lei da Anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro depredaram as sedes dos poderes, em Brasília, exigindo um golpe militar no Brasil.  

A denúncia da PGR afirma que houve uma trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para permanecer no poder mesmo após a derrota nas urnas em 2022, incluindo planos para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Os envolvidos negam as acusações e defendem que há perseguição política. Em nota, a defesa do ex-presidente informou ter ficado “estarrecida e indignada com a denúncia”. A nota afirma que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”, disse o advogado Paulo Cunha Bueno.

Leia Também: Governo não consegue controlar preços ‘do dia para a noite’, mas haverá redução, diz Lula

Papa Francisco apresenta ‘leve melhora’ e tem noite tranquila, diz Vaticano

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O papa Francisco teve uma “noite tranquila” e já “levantou-se”, informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira (20). Ele está internado por causa de uma infecção nas vias respiratórias. Na terça-feira (18), uma tomografia revelou uma pneumonia bilateral.

 

Francisco apresentou condições clínicas “estáveis” com “uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios” dos exames de sangue avaliados pela equipe médica, segundo o boletim desta quarta-feira (19) a noite. Ele leu jornais pela manhã e realizou atividades de trabalho no hospital Gemelli, em Roma, na Itália.

Papa aproveitou a tarde para se reunir com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Eles conversaram de forma privada por 20 minutos.

Agenda do papa está cancelada até domingo (23). Em um primeiro momento, a Santa Sé havia cancelado a agenda de Francisco até esta quarta, mas nesta quarta-feira (19) anunciou o cancelamento de sua audiência jubilar de sábado (22) e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.

Essa é a quarta internação do papa desde que assumiu o pontificado, em 2013. Francisco tem um histórico de problemas respiratórios.

Nos últimos meses, pontífice sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano. Em dezembro, bateu o queixo na mesa de cabeceira, e em janeiro, machucou o braço direito, precisando imobilizá-lo por precaução. Além disso, tem dores crônicas no joelho, que o obrigam a usar cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.

Leia Também: Tabagismo contribui indiretamente para doença renal crônica, aponta estudo

Soldado sul-coreano capturado na Ucrânia faz pedido surpreendente

0

Um soldado norte-coreano, capturado em território ucraniano, fez uma declaração surpreendente durante uma entrevista, revelando que não deseja retornar ao seu país e manifestando interesse em desertar para a Coreia do Sul.

 

O militar, que afirmou nunca ter imaginado que seria enviado para lutar na guerra entre Rússia e Ucrânia, questionou: “Será que eles podem me acolher?”, segundo informações divulgadas pela Yonhap News Agency, da Coreia do Sul.

Ele é um dos dois soldados norte-coreanos feridos que foram capturados pelo exército ucraniano no mês passado. Sua identidade não foi divulgada, mas sabe-se que nasceu em 1999 e afirmou ser um atirador da inteligência militar da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte enviou cerca de 11 mil soldados para apoiar as forças russas na guerra contra a Ucrânia. Ainda não está claro se o governo sul-coreano já foi oficialmente informado sobre o pedido de deserção. No entanto, conforme reportado pelo jornal britânico The Mirror, Seul já havia declarado anteriormente que considera soldados norte-coreanos como cidadãos sul-coreanos, conforme sua Constituição, e que poderia dialogar com a Ucrânia caso recebesse solicitações para acolher militares do regime de Pyongyang.

Leia Também: Astrofísicos descobrem que planeta fora do Sistema Solar tem clima único

Voo da Azul declara emergência por pouco combustível

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um piloto da Azul declarou emergência durante voo para alertar que estava com pouco combustível na tarde de ontem (19).

 

Avião não conseguiu pousar devido ao mau tempo. O voo AD4781 decolou de Viracopos, em Campinas, às 13h23, com destino a São Luís, no Maranhão. O piloto não conseguiu pousar e seguiu para Teresina (PI), mas a cidade também estava sob um temporal com ventos fortes.

4871 informa mayday fuel. Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora aí em Teresina.
Piloto entrou em contato com o controle de tráfego aéreo de Teresina

Uma emergência é declarada quando o avião tem combustível para menos de 30 minutos de voo. A regra é definida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Controlador informou que as condições em Parnaíba eram boas e piloto desviou o avião. Ele conseguiu aterrissar em segurança às 17h49.

Avião foi reabastecido e seguiu viagem para São Luís, destino original. “Os clientes impactados receberam toda assistência necessária”, informou a Azul.

Leia a nota da Azul na íntegra:

“A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), alternou para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar, pelo mesmo motivo. A aeronave precisou desviar novamente, para Parnaíba (PI), aterrissando em total segurança e seguindo todos os protocolos. Em seguida, o voo prosseguiu para a capital maranhense, onde Clientes e Tripulação desembarcaram.

Os Clientes impactados receberam toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.”

Leia Também: Avião capota ao aterrissar e faz 18 feridos no Canadá; veja as imagens