Home Blog Page 1570

Blake Lively diz que duas atrizes vão testemunhar contra Justin Baldoni

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Blake Lively falou à Justiça que duas atrizes que atuaram em “É Assim Que Acaba” vão testemunhar a seu favor e contra o diretor Justin Baldoni. A informação foi divulgada pelo Daily Mail.

 

Batalha judicial contra Justin Baldoni ganhou mais um capítulo com a alegação de que Blake Lively possui duas testemunhas que trabalharam no set com Justin Baldoni.

Blake apresentou nesta terça-feira (18) uma queixa alterada adicionando essas duas testemunhas a seu favor. Elas também foram atrizes de “É Assim Que Acaba”, filme dirigido por Baldoni. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.

A queixa alterada alega que as duas atrizes também tiveram experiências desconfortáveis com Baldoni, que também atuou no filme. No entanto, um porta-voz de Blake diz que a denúncia não nomeia as supostas testemunhas que também teriam sido vítimas de Baldoni.

Textos e prints das testemunhas também não estão incluídos na denúncia. Isso foi feito para preservar a privacidade das testemunhas, que autorizaram Blake a compartilhar o ocorrido com as mesmas.

Ao topar testemunhar a favor de Blake, as duas atrizes também disseram que ajudarão a produzir documentos no processo contra Baldoni. O documento da queixa alterada diz que possui evidências detalhando “ameaça, assédio e intimidação” além de Blake Lively.

O documento possui 141 páginas, segundo a revista Variety. “A Sra. Lively não estava sozinha em reclamar sobre o Sr. Baldoni”, diz trecho publicado pela revista.

No início do mês, o juiz responsável pelo caso em Nova York disse que poderia antecipar o julgamento para março de 2026. O advogado de Baldoni afirmou que o diretor está “devastado” com Blake.

Leia Também: Ator de ‘Emilia Pérez’ diz que posts de Karla Sofía Gascón dão vergonha e vê poucas chances de Oscar para o filme

Rio Open e governo do RJ divulgam dados pessoais e telefone de João Fonseca, Alcaraz e outros tenistas

0

(FOLHAPRESS) – A Secretaria Estadual de Esporte do Rio de Janeiro tornou públicos documentos produzidos pelo Rio Open de tênis contendo dados pessoais de jogadores profissionais de tênis.

 

Entre as informações estão imagens dos passaportes, endereço pessoal e número de celular/WhatsApp de estrelas mundiais que participaram do torneio em 2023, como Carlos Alcaraz e João Fonseca -sensação da edição deste ano.

Os dados estavam no ar desde outubro. Informada pela reportagem sobre a divulgação de informações pessoais de tenistas, a secretaria colocou o documento em sigilo. “Vale ressaltar que a Lei de Incentivo ao Esporte é um mecanismo que preza pela transparência em todos os seus processos”, afirmou o órgão.

A IMM Esporte e Entretenimento, produtora do Rio Open, nega que havia vazamento. “A IMM cumpriu o previsto nas leis que regulamentam o tratamento de dados pessoais. No tocante a projetos incentivados, a IMM segue estritamente o previsto na legislação que regulamenta a utilização de verbas públicas quanto ao compartilhamento de informações com o governo do estado”, afirmou a empresa.

A IMM capta recursos estaduais para o Rio Open e presta conta deles desde 2014, mas só os da prestação mais recente, de 2023, tiveram essas informações pessoais publicadas. Questionada sobre essa mudança, se limitou a dizer que “cumpriu o previsto nas leis que regulamentam o tratamento de dados pessoais e incentivo ao esporte”.

A secretaria disse que “o compromisso da atual gestão é dar total transparência a todas as etapas dos processos, por isso, desde 2023, ficam disponíveis para consulta”.

Os dados pessoais dos jogadores foram entregues pela IMM ao governo do Rio no relatório de cumprimento do objeto do projeto que recebeu R$ 13,8 milhões de incentivo fiscal do estado do Rio, doados pela Claro.

Um dos apêndices ao documento, acessado pela reportagem neste domingo (16), contém uma planilha com nome completo dos jogadores, seus números de passaportes, endereços e contatos telefônicos.

Esses dados foram informados pelos próprios atletas ao receberem suas premiações, pagas com verba da Lei de Incentivo. O usual é que, quando recibos do tipo são publicados em ferramentas de transparência, dados pessoais são tarjados.

Na documentação há, por exemplo, fotografia do passaporte de Carlos Alcaraz, espanhol hoje tido como grande estrela do circuito e dono de quatro troféus de Grand Slam aos 21 anos. Foram divulgados também seu número de WhatsApp e um endereço em Murcia, o mesmo onde hoje está instalada a sua academia.
Diretor-fundador da Data Privacy Brasil e especialista em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), Bruno Bioni diz que não há interesse público na publicação.

“Um dos princípios da LGPD é que você tem que compartilhar um dado, ou publicar um dado, quando de fato há um interesse público e essa finalidade fica bem demonstrada. Nada agrega para fins de transparência, e portanto se mostra desnecessário, o compartilhamento de dados como telefone, endereço, e coisas do tipo”, afirma.

Bioni afirma que uma publicação do tipo é especialmente preocupante quando dados pessoais sensíveis têm sido usados no Brasil para os mais diversos crimes.

“A gente está vivendo um momento muito sério no Brasil, um problema crônico, que é de fraude e roubos de identidade, principalmente desses tipos de dado, que permitem engenharia social para abrir contas”, diz ele.

Os dados estavam acessíveis a quem buscava pelo nome de qualquer um dos atletas no sistema SEI até esta segunda-feira (17). De João Fonseca, por exemplo, foram publicados um número de telefone, seu passaporte e um endereço residencial em área nobre do Rio de Janeiro.

Fonseca recebeu US$ 17 mil (R$ 96 mil, na cotação atual) pela participação naquele torneio -que disputou como convidado.

A prestação de contas também traz dados particulares de outras pessoas impactas pelo projeto, como crianças que visitaram as instalações do torneio e boleiros.

No projeto deste ano, o Rio Open captou R$ 16,4 milhões.

Leia Também: Guardiola admite fim de ciclo no City após eliminação para o Real Madrid

Vacina Drive vai facilitar acesso de idosos e crianças atípicas à imunização

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura, nesta-sexta-feira (21), às 10h, o Vacina Drive, um novo espaço que visa melhorar o acesso, especialmente de idosos e crianças atípicas, à imunização. O novo serviço de vacinação funcionará com agendamento prévio, que já está liberado e deve ser feito exclusivamente por telefone, no número (22) 98173-0150, através do WhatsApp ou ligação.
A vacinação de rotina ou contra a Covid-19 estará disponível no Vacina Drive das 8h às 17h. Subsecretário de Infraestrutura e Operações da SMS, Genil Alves explicou como surgiu a ideia do serviço.
“Aqui, próximo à Secretaria de Saúde, é muito difícil para qualquer pessoa estacionar, devido à presença de escolas e hospitais nas redondezas. Juntamente com a subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo, percebemos a dificuldade que os idosos enfrentavam para chegar até os locais de vacinação, tendo que andar até 500 metros para serem imunizados. Isso também acontecia com mães que precisavam trazer crianças com necessidades especiais ou idosos com dificuldades. Então, pensamos em criar uma solução para facilitar o acesso para essas pessoas que mais precisam”, disse Genil.
A Secretaria de Saúde identificou um estacionamento existente no local, mas que estava sem uso adequado há algum tempo. “Vimos que o estacionamento estava desgastado e sem utilidade. Decidimos recuperar esse espaço para torná-lo funcional, visando atender as pessoas que realmente precisam de apoio para a vacinação. Conversei com o prefeito Wladimir Garotinho e ele aprovou o projeto imediatamente”, relatou Genil.
O Vacina Drive funcionará com agendamento prévio para garantir a organização e o fluxo eficiente. “A vacinação será feita por agendamento, para evitar que as pessoas se percam ou fiquem esperando em filas desnecessárias. Isso foi algo que já funcionou bem durante a pandemia e, agora, estamos adaptando esse modelo para o público específico que necessita de mais atenção”, explicou o subsecretário.
Para ser vacinado no Vacina Drive é necessário informar os seguintes documentos no dia do cadastro: Cartão do SUS, identidade e CPF. No dia da imunização, será necessário apresentar um documento com foto.

STF julga o alcance da proibição ao nepotismo em cargos políticos

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quarta-feira (19), a análise de um recurso que debate se a proibição do nepotismo deve incluir cargos políticos, como secretários municipais, estaduais e ministros de Estado.

 

A discussão gira em torno da legalidade da nomeação de cônjuges, companheiros e parentes de autoridades até o terceiro grau para funções no alto escalão do governo. A Corte proíbe, desde 2008, a contratação de parentes até 3º grau para cargos públicos.

O caso surgiu após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) invalidar uma lei municipal de Tupã (SP) que autorizava esse tipo de indicação. No recurso apresentado, a defesa argumenta que tais nomeações não infringem a Súmula Vinculante 13, que impede o nepotismo.

Por se tratar de um julgamento com repercussão geral, a decisão do STF servirá como referência para casos semelhantes na Justiça. Até o momento, a Corte ainda não concluiu o julgamento.

Prefeito de Rio Branco nomeou esposa como chefe de gabinete

No início do mês, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), nomeou sua esposa, Kelen Rejane Nunes Bocalom, para ser chefe de gabinete na prefeitura. Kelen pode receber até R$ 28,5 mil no cargo.

A nomeação alega que o cargo é político e não administrativo, o que não se enquadraria na súmula do Supremo Tribunal Federal que trata da nomeação de parentes. O Ministério Público estadual apura o caso para verificar se pode ser enquadrado em caso de nepotismo.

Bocalom chegou a dizer à Coluna do Estadão que a funcionária – sua esposa – não será indemissível. “Se ver que não está dando conta, ela mesma entrega o trabalho”. Bocalom argumentou que a mulher tem o currículo necessário ao cargo, por ter chefiado o departamento jurídico do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) entre 2012 e 2021. “Ela dava os pareceres direitinho. Houve os maiores problemas nessa época e, graças a Deus, com ela não teve absolutamente nada”, seguiu Tião Bocalom.

Leia Também: Fila do INSS encosta em 2 milhões e atinge maior patamar desde governo Bolsonaro

FBI prende duas adolescentes por planejarem ataque a escola no Texas

0

Duas adolescentes foram presas pelo FBI na última quarta-feira (data exata) após as autoridades identificarem um plano para um ataque em uma escola de Houston, no Texas, Estados Unidos. As jovens, de 15 e 16 anos, planejavam realizar um atentado na escola onde a mais velha estudava, a Memorial High School.

 

A investigação teve início quando mensagens suspeitas foram detectadas nas redes sociais. Meia hora depois, as autoridades localizaram e detiveram as suspeitas. A jovem de 16 anos foi presa nos corredores da escola e levada para interrogatório. Já a adolescente de 15 anos, que estuda em outra instituição, também foi detida por envolvimento no plano.

De acordo com o FBI, o ataque ainda estava em fase inicial de planejamento, mas incluía o uso de explosivos improvisados, conhecidos como bombas tubo, e armas de fogo. O objetivo seria provocar pânico entre alunos e professores e, em seguida, abrir fogo contra as vítimas. No entanto, não foi informado se as adolescentes já tinham acesso a armas.

As investigações continuam, e ambas permanecem sob custódia. As autoridades afirmam que não há mais risco para a escola ou a comunidade local.

Leia Também: Mais de 150 cetáceos encalham na Austrália e não devem sobreviver

 

Hospital que vazou dados de Shakira entra na mira da polícia

0

(FOLHAPRESS) – Após vazar informações sigilosas da cantora colombiana Shakira, 48, a clínica Delgado Auna, no Peru, onde a artista ficou internada com dores abdominais, pode ser condenada a pagar uma multa de mais de R$ 2,5 milhões.

 

A artista precisou cancelar uma apresentação em Lima após sentir dores no último domingo (16). Posteriormente, a imprensa peruana recebeu informações pessoais do prontuário da clínica e noticiou que o motivo teria sido o consumo de um ceviche.

Segundo o El País, embora Shakira ainda não tenha tomado nenhuma ação legal contra a clínica, a Superintendência Nacional de Saúde (SUSALUD) enviou uma equipe ao local para coletar informações sobre o caso de vazamento.

A agência ressaltou que é direito de todo usuário de serviços de saúde ser tratado com dignidade e total respeito à sua privacidade, e que dados sobre seu diagnóstico, tratamento, fotografias ou vídeos não devem ser divulgados.

Uma apuração policial está em andamento, e a clínica pode ser multada no valor equivalente a quase R$ 2,5 milhões por essa quebra de sigilo.

Leia Também: Show de Shakira castiga gramado, e São Paulo corre por jogo do Paulista

Leia Também: Shakira recebe alta hospitalar e confirma show no Peru

Salah supera Cristiano Ronaldo e se aproxima de recorde na Premier League

0

Mohamed Salah segue em grande fase no Liverpool e atingiu mais um feito expressivo. No empate contra o Aston Villa, nesta quarta-feira, o atacante egípcio chegou a 39 participações diretas em gols na atual temporada da Premier League, ultrapassando o melhor registro de Cristiano Ronaldo na competição, que era de 37. Agora, Salah mira o recorde de Thierry Henry, que alcançou 44 contribuições ofensivas em uma única edição do campeonato inglês.

 

A marca histórica do francês ainda parece ao alcance do astro do Liverpool, já que restam 12 partidas para o fim da temporada. Caso mantenha seu ritmo, Salah tem grandes chances de se tornar o maior nome da história da Premier League no quesito participações em gols.

Até o momento, o atacante soma 29 gols e 20 assistências em todas as competições pelos Reds, reforçando sua importância na equipe comandada por Jürgen Klopp.

Leia Também: Jovem zagueiro deixa o Benfica e acerta com o Coritiba

CCZ: Donana, Riachuelo, Nova Brasília e Parque Prazeres com mutirão nesta sexta

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os bairros Donana, Riachuelo, Nova Brasília e Parque Prazeres receberão, a partir das 9h desta sexta-feira (21), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para mais um mutirão semanal. A ação objetiva a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Durante a ação, os agentes irão vistoriar imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, além de orientar moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolhimento de inservíveis e colocação de tela em caixa d’água, entre outras medidas. Também será realizada aplicação de larvicida, quando necessária, além de bloqueio aeroespacial com bomba costal, que possui jato direcionado.
OUTRAS AÇÕES – Os mutirões, que foram retomados no dia 24 de janeiro e vão até o dia 27 de fevereiro, estão sendo realizados com base no primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, que apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 6%. Na última sexta-feira (14), as ações se concentraram nos bairros da Penha, Parque Santo Amaro, Parque Rio Branco e Parque Corrientes, quando 2.065 imóveis, incluindo terrenos baldios, foram vistoriados. Desses, 527 tratados e 39 focos de mosquito eliminados. Também foram recolhidos 71 pneus e cinco caixas d’água teladas.

Secretário de Agricultura e Abastecimento participa de reunião com representantes do Ministério da Agricultura e municípios

0
Secretário de Agricultura e Abastecimento participa de reunião com representantes do Ministério da Agricultura e municípios

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, participou de uma reunião nesta quarta-feira (19), na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), em Campos, com o superintendente federal do Ministério da Agricultura e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, Raphael Tostes Padilha, e secretários de Agricultura do Norte e Noroeste Fluminense. Entre as demandas apresentadas e discutidas, estavam a regularização fundiária, a conectividade rural e a criação de linhas de crédito para a agroindústria.

A superintendência anunciou a criação, em breve, de um consórcio entre as Secretarias Municipais de Agricultura. Também foram colocados em pauta o apoio do Ministério à aprovação do projeto de lei que classifica como semiárido o clima do Norte e Noroeste Fluminense, o início da exportação de gado vivo pelo Porto do Açu e o auxílio do Ministério no sistema de inspeção na busca de emendas federais.

Para Enaldo Barreto, a reunião foi de suma importância não só para São Francisco, mas para todos os outros municípios, pois existe uma dificuldade de acesso do interior com a capital do Estado e com suas autoridades.

WhatsApp Image 2025 02 20 at 09.27.06

-O fato de termos tido a oportunidade de encontrar um interlocutor com o Governo Federal facilita a discussão de pautas propostas que unem os municípios e a região, razão pela qual foi passado o objetivo da Superintendência de criar um Consórcio da Agricultura no Estado do Rio – ressaltou Enaldo, destacando que o Estado do Rio é o segundo mercado consumidor do país. “Não somos os maiores, mas nos notabilizamos pela qualidade dos nossos produtos agrícolas. Cabe lembrar que Campos e São Francisco, juntos, representam quase 49% da área plantada do Estado do Rio”.

Além do superintendente federal do Ministério da Agricultura, estiveram presentes na reunião secretários municipais de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Italva, Carmo e Sumidouro; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva; o presidente do Sindicato Rural de Campos e representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ronaldo Bartholomeu dos Santos Junior; e o presidente da Fundenor, Gilberto de Souza Manhães.

Bombeiros controlam incêndio em terreno baldio ao lado da UFF em Campos

0
Foto: Reprodução

Na quarta-feira (19), o Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes controlou um incêndio em um terreno baldio ao lado do novo prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Senador Viana, no bairro do Caju.

Apesar do susto, não houve feridos, e a causa do incêndio ainda é desconhecida. Moradores da região relatam preocupação com o mato alto, a presença de animais e o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos esclareceu que a área é de responsabilidade federal, mas informou que enviará uma equipe ao local para averiguação.

Prefeitura abre processo seletivo simplificado para 334 vagas na Educação

0
Prefeitura abre processo seletivo simplificado para 334 vagas na Educação

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realiza nesta sexta-feira (21) inscrição para o processo seletivo simplificado que visa a contratação temporária de 334 profissionais para atuar nas escolas e creches da rede municipal de ensino. As vagas também contemplam pessoas com deficiência (PcD). As inscrições serão feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, entre 8h e 16h.

A publicação oficial do processo seletivo ocorreu nesta quarta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial. Além das vagas imediatas, o processo também formará um cadastro de reserva para futuras contratações. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com os documentos exigidos. Para conferir a lista completa de documentos, clique aqui.

— A contratação temporária é uma medida eficiente para suprir a demanda imediata na educação, garantindo que o atendimento à comunidade escolar continue com qualidade, sem prejudicar os direitos dos servidores efetivos — destacou o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Ribeiro.

O contrato terá duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. A seleção dos candidatos será feita com base em sua experiência e qualificação profissional. A divulgação do resultado final está prevista para 27 de fevereiro.

Esta é uma excelente oportunidade para quem deseja contribuir com o desenvolvimento da educação no município e ajudar a melhorar a qualidade de ensino do município.

Wladimir rebate deputado Fellipe Poubel sobre blitz em Campos

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, respondeu nesta terça-feira (20) às críticas feitas pelo deputado estadual Fellipe Poubel. Durante um pronunciamento na Alerj, o parlamentar voltou a classificar as blitz promovidas pela Guarda Municipal na cidade como uma operação de “caça-níqueis”.

Em resposta, Wladimir utilizou suas redes sociais para rebater as acusações, adotando um tom mais firme contra o deputado. O prefeito afirmou que Poubel “usa coleira e come ração”, insinuando que ele estaria sendo manipulado. Além disso, destacou que a licitação do pátio para veículos apreendidos foi um pedido das forças de segurança, e não uma iniciativa da Prefeitura. Wladimir ainda criticou o deputado por, segundo ele, não conhecer a realidade do município.

A troca de declarações tem gerado ampla repercussão no meio político e nas redes sociais. Até o momento, o deputado Fellipe Poubel não respondeu publicamente às falas do prefeito.

Polícia Militar prende homem que estava foragido em Campos

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Nessa quarta-feira (19), policiais militares do 8º BPM, em ação conjunta com agentes da 146ª DP/Guarus, prenderam um foragido da justiça na Rua D, com Rua Professora Ruth Ribeiro Rosário, na Vila Industrial, em Campos.

O homem, identificado pelas iniciais “VHSC”, possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio, ocorrido no dia 26/01/2025, tendo como vítima “R.S.A.”**. Durante a abordagem no local, os policiais encontraram uma **moto** e um **celular**, que foram apreendidos para investigação. O suspeito foi imediatamente detido e conduzido à **146ª DP**.

O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia, onde o acusado permaneceu preso e à disposição da justiça.

 

Final do Festival de Talentos agita Manguinhos nesta sexta-feira (21)

0
Final do Festival de Talentos agita Manguinhos nesta sexta-feira (21)

Manguinhos será o cenário da grande final do Festival de Talentos, que acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 20h, com promoção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) de São Francisco de Itabapoana (SFI). O evento, que tem como objetivo revelar e valorizar os talentos locais, promete uma noite cheia de emoção e apresentações de alto nível.

A competição contou com três etapas classificatórias realizadas em Gargaú, Guaxindiba e Santa Clara e selecionou 10 finalistas entre 18 apresentações. Os classificados para a final são: Soraya Souza, Raquel Lemos, Elizângela Santos, Davi Marins, Júnior Silva, Lucas Dias, Josué Gomes, Maria Vitória, Vitor Hugo e Kézia Marta.

Os vencedores serão definidos com base na somatória das notas de cinco jurados. Os três melhores receberão premiação em dinheiro como reconhecimento por seu talento e dedicação.

Além das apresentações, a noite contará com o talento de Edivane Santos e sua banda, que farão shows de abertura e encerramento, garantindo muita música e animação ao público.

Empresária de Minas Gerais acusa Kezia Monteiro de coagi-la pelo uso da marca “Look da Gata”

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma empresária da cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais, publicou um desabafo nas redes sociais alegando que vem sendo coagida por Kezia Monteiro, que afirma ser a proprietária da marca “Look da Gata”. O caso ganhou repercussão nesta terça-feira (18).

Segundo a empresária mineira, sua loja foi criada em 2014, cerca de 10 anos antes da loja de Campos, fundada por Kezia. A comerciante relatou que está sendo constantemente importunada, inclusive com mensagens durante a madrugada, e que não tinha conhecimento sobre a necessidade de registrar a marca. Já Kezia Monteiro afirmou, durante uma participação em um podcast, que pretende levar a disputa para a justiça.

O caso ainda não foi oficialmente registrado em uma delegacia, mas vem gerando debate nas redes sociais sobre direitos autorais e propriedade intelectual.

Homem é detido por furtar 15 barras de chocolate em loja no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na noite desta quarta-feira (19), agentes da Operação Segurança Presente detiveram um homem acusado de furtar 15 barras de chocolate na loja Americanas da Praça São Salvador, no Centro de Campos.

A equipe foi acionada após receber informações sobre a ação criminosa e, ao chegar ao local, flagrou o suspeito com os produtos furtados. Ele foi encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi autuado por furto, conforme o artigo 155 do Código Penal.

Segundo a polícia, o homem já possuía anotações criminais por furto (artigo 155) e roubo (artigo 157).

Jacaré de 1,5 metro é encontrado em piscina de clube em MG ; veja

0

Um jacaré de aproximadamente 1,5 metro foi encontrado na piscina do Clube Mineiro dos Pescadores, localizado no bairro Quebra, em São Francisco, no norte de Minas Gerais, na manhã de terça-feira (18). O animal entrou na piscina e não conseguiu sair, representando risco para si e para os frequentadores do clube.

 

 O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado para realizar a captura do réptil. Utilizando equipamentos de proteção individual e técnicas específicas para contenção de animais silvestres, os militares conseguiram resgatar o jacaré com segurança. Após verificarem que o animal estava em boas condições de saúde, ele foi devolvido ao seu habitat natural em uma área isolada na zona rural da cidade, onde há presença de outros jacarés da mesma espécie.

 O Clube Mineiro dos Pescadores está situado às margens do Rio São Francisco, uma região onde é comum o aparecimento de animais dessa espécie. A presença do jacaré na piscina surpreendeu os frequentadores do local, mas a ação rápida e eficiente dos bombeiros garantiu a segurança de todos e a preservação do animal.

Veja o vídeo acima.

Leia Também: Cavalos sacrificados em praça pública no Rio chocam moradores

 

Ator de ‘Emilia Pérez’ diz que posts de Karla Sofía Gascón dão vergonha e vê poucas chances de Oscar para o filme

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O clima entres os atores do filme “Emilia Pérez” (2024) continua tenso após a polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón e as postagens antigas recuperadas por seguidores do X. A atriz espanhola atacou o Islã, a morte de George Floyd e as próprias políticas de diversidade do Oscar, entre outras questões. O ator Mark Ivanir classificou a situação como “uma vergonha”.

 

Ele também afirmou que as chances de vitória do longa no Oscar 2025 diminuíram por causa da controvérsia. “A repercussão dos tweets de Karla, infelizmente, afetou o filme de forma geral, o que, para mim, é uma vergonha, porque tantas pessoas se esforçaram em um longa ótimo”, lamentou o intérprete de Dr. Wasserman ao site Parade: “É triste ver essa situação [perder os prêmios], pois 99% dessas pessoas não teve nada a ver com isso.”

Os diversos posts polêmicos de Gascón resultaram em seu afastamento da campanha de divulgação de “Emilia Pérez” para a premiação mais badalada do cinema. O longa do cineasta francês Jacques Audiard concorre em 13 categorias, três delas disputadas com o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Karla Sofía e Fernanda Torres entre as cinco indicadas.

Em entrevista ao Deadline no início de fevereiro, Audiard afirmou que estava desapontado com o comportamento da artista, pela dor provocada a outros por suas colocações e suas repetidas aparições públicas na tentativa de se desculpar, que teriam sido organizados sem qualquer envolvimento da equipe de campanha responsável pelo filme. No discurso de agradecimento pelo prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Bafta 2025, o cineasta elogiou Karla Sofía.

Leia Também: As escalações de atores mais polêmicas de Hollywood

Leia Também: ‘Ele é a razão’, Zoe Saldaña dedica vitória no Bafta para sobrinho trans

Moraes expõe delação que cita pressão de Bolsonaro sobre chefes das Forças

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta quarta-feira, 19, o sigilo da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. A colaboração deu subsídios para a investigação que resultou na denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 33 – incluindo Cid – pela trama de um golpe de Estado após a derrota na eleição de 2022. O ex-presidente foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar as articulações por uma ruptura institucional. A delação do ex-ajudante de ordens da Presidência reforça o papel atribuído a Bolsonaro de condutor do plano golpista e relata pressão do ex-mandatário sobre comandantes das Forças Armadas e outros militares de alta patente.

 

A colaboração premiada esteve sob ameaça real de rescisão em novembro de 2024. A Polícia Federal (PF) avaliava que Cid estava omitindo informações. Pressionado, o tenente-coronel prestou depoimento diretamente a Moraes. Ele ficou frente a frente com o ministro na sala de audiências do STF e foi questionado sobre “contradições” em oitivas anteriores.

“Quero os fatos, por isso que eu marquei essa audiência. Eu diria que é a última chance do colaborador dizer a verdade sobre tudo”, disse Moraes. Àquela altura, a PGR já havia se manifestado a favor da prisão preventiva de Cid. O tenente-coronel foi avisado que, se não colaborasse, sairia da oitiva preso. “Eventuais novas contradições não serão admitidas”, afirmou o ministro.

Cid então relatou envolvimento de Bolsonaro no plano de golpe. Ele cravou que partiu do ex-presidente a ordem para os comandantes das Forças divulgarem uma nota conjunta autorizando a permanência de manifestantes nos acampamentos montados diante de quartéis. Os chefes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica condenaram no texto “eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos”.

Segundo Cid, o ex-presidente “sempre dava esperanças que algo fosse acontecer para convencer as Forças Armadas a concretizarem o golpe”.

“Esse foi um dos motivos pelos quais o então presidente Jair Bolsonaro não desmobilizou as pessoas que ficavam na frente dos quartéis. Em relação a isso, o colaborador também se recorda que os comandantes das três Forças assinaram uma nota autorizando a manutenção da permanência das pessoas na frente dos quartéis por ordem do então presidente Jair Bolsonaro”, diz o termo de depoimento.

Urnas

Cid afirmou ainda que Bolsonaro pressionou o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira – ex-comandante do Exército, também denunciado pela PGR -, para mudar um relatório em que a Força terrestre não identificou falhas nas urnas eletrônicas.

No depoimento de novembro de 2024, Cid afirmou: “O general Paulo Sérgio, a conclusão dele ia ser isso (ausência de falhas nas urnas). Aí, o presidente estava pressionando para que ele escrevesse isso de outra forma, né? O presidente queria que ele escrevesse que tivesse fraude. O que acabou saindo, eu acho, foi que não se poderia comprovar porque não era possível auditar”.

Em sua delação, o tenente-coronel disse também que Bolsonaro se reuniu com a cúpula das Forças Armadas para discutir a possibilidade de uma intervenção militar para anular o resultado da eleição de 2022. Segundo Cid, o ex-presidente chamou os comandantes – Marco Antônio Freire Gomes (Exército), Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) e Almir Garnier Santos (Marinha) – para uma reunião. O argumento para convencer a alta cúpula das Forças Armadas foi a apresentação de uma versão da “minuta do golpe”, que daria suporte jurídico à trama. Na versão de Cid, o então presidente “queria entender a reação dos comandantes das Forças em relação ao seu conteúdo”.

Posteriormente, o general Marco Antônio Freire Gomes e o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior confirmaram a reunião em depoimento à PF. Almir Garnier está entre os denunciados.

Monitoramento

Na denúncia, a PGR afirma que os atos golpistas do 8 de Janeiro foram gestados nos acampamentos e que os militares das Forças Especiais do Exército, conhecidos como “kids pretos”, direcionaram as manifestações. Foi também no depoimento a Moraes que Cid implicou Bolsonaro em um suposto monitoramento do ministro do Supremo. Segundo o tenente-coronel, o ex-presidente pediu a aliados que vigiassem Moraes às vésperas do Natal daquele ano.

Cid também complicou o general Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e ex-candidato a vice-presidente na chapa derrotada em 2022 – também acusado formalmente pela PGR. Segundo ele, Braga Netto fazia a ponte com os manifestantes nos acampamentos golpistas. O general foi preso no dia 14 de dezembro passado, após o depoimento do tenente-coronel.

Cid ainda citou uma reunião com Braga Netto, em novembro de 2022. Segundo ele, o encontro foi organizado para discutir a “necessidade de ações que mobilizassem as massas populares e gerassem caos social”. O passo seguinte seria a decretação do estado de sítio. “O general Braga Netto, juntamente com os coronéis Oliveira e Ferreira Lima concordavam com a necessidade de ações que gerassem uma grande instabilidade e permitissem uma medida excepcional pelo Presidente da República. Uma medida excepcional que impedisse a posse do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva”, declarou Cid.

‘Copa 2022’

Os militares chegaram a pedir dinheiro ao PL, partido de Bolsonaro, para montar a “Operação Copa 2022” – conforme as investigações, a operação foi uma ação clandestina integrada ao plano maior, “Punhal Verde e Amarelo”. O grupo, formado no aplicativo Signal e batizado de “Copa 2022,” tinha como objetivo monitorar e assassinar Moraes.

Mauro Cid alegou que imprimiu o plano que detalhava a logística da operação para entregar a um dirigente do partido, “provavelmente tesoureiro ou ordenador de despesa”. “O dirigente do PL disse ao colaborador que não poderia utilizar dinheiro do partido para esse tipo de operação.”

No mesmo despacho em que abriu o sigilo da delação, Moraes notificou Bolsonaro e os outros 33 denunciados por cinco crimes. Caso o Supremo aceite a denúncia, eles se tornarão réus em uma ação penal. A denúncia foi apresentada na noite de anteontem pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Os denunciados terão 15 dias para responder às acusações feitas pela PGR.

Os advogados de Bolsonaro afirmam em nota que a denúncia é baseada no acordo de colaboração de Cid, classificada pela defesa do ex-presidente como “fantasiosa”.

US$ 86 mil por venda de joias

Mauro Cid afirmou em sua delação que entregou ao ex-presidente US$ 86 mil (R$ 492 mil pelo câmbio de ontem) decorrentes da venda de joias recebidas como presentes enquanto chefe de Estado. O caso das joias foi revelado em março de 2023 pelo Estadão.

O montante corresponde a US$ 68 mil obtidos com a venda dos relógios Rolex e Patex Philippe a uma loja na Filadélfia e mais US$ 18 mil da venda de demais joias em um centro especializado de Miami, ambas cidades nos Estados Unidos. O valor foi fracionado e entregue em espécie a Bolsonaro em diferentes ocasiões, para evitar que “circulasse no sistema bancário”, segundo Cid.

Leia Também: Bolsonaro insiste em 2026 e aposta em pressão de rua e internacional após denúncia da PGR

Jacaré de 1,5 metro é encontrado em piscina de clube em MG ; veja

0

Um jacaré de aproximadamente 1,5 metro foi encontrado na piscina do Clube Mineiro dos Pescadores, localizado no bairro Quebra, em São Francisco, no norte de Minas Gerais, na manhã de terça-feira (18). O animal entrou na piscina e não conseguiu sair, representando risco para si e para os frequentadores do clube.

 

 O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado para realizar a captura do réptil. Utilizando equipamentos de proteção individual e técnicas específicas para contenção de animais silvestres, os militares conseguiram resgatar o jacaré com segurança. Após verificarem que o animal estava em boas condições de saúde, ele foi devolvido ao seu habitat natural em uma área isolada na zona rural da cidade, onde há presença de outros jacarés da mesma espécie.

 O Clube Mineiro dos Pescadores está situado às margens do Rio São Francisco, uma região onde é comum o aparecimento de animais dessa espécie. A presença do jacaré na piscina surpreendeu os frequentadores do local, mas a ação rápida e eficiente dos bombeiros garantiu a segurança de todos e a preservação do animal.

Veja o vídeo acima.

Leia Também: Cavalos sacrificados em praça pública no Rio chocam moradores