Home Blog Page 1571

Cavalos sacrificados em praça pública no Rio chocam moradores

0

Cinco cavalos foram encontrados mortos em uma praça na Estrada da Capoeira Grande, em Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã de terça-feira (18). Inicialmente, suspeitava-se de envenenamento, mas a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) confirmou que os animais foram sacrificados após serem diagnosticados com anemia infecciosa equina (AIE), uma doença incurável e altamente contagiosa entre equinos.

 

De acordo com a Polícia Civil, a eutanásia dos cavalos seguiu a Instrução Normativa 45/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que determina o sacrifício de equinos infectados para evitar a propagação do vírus. Testemunhas relataram que um veterinário vinculado ao órgão federal foi o responsável pelo procedimento.

A cena dos animais mortos ao ar livre gerou forte comoção entre moradores e ativistas da causa animal. A ONG Garra Animal, que atua na proteção e resgate de animais na região, criticou a forma como o sacrifício foi conduzido. Segundo a organização, os cavalos pertenciam a um haras local e foram abatidos em uma área pública, o que gerou indignação.

“Esses cavalos foram sacrificados em plena praça pública, o que é um absurdo. Isso não deveria ter sido feito dessa maneira, expondo a população a uma cena tão chocante. Estou revoltada. Esses animais são parte da história da humanidade e merecem cuidado e proteção. Ver esses cavalos jogados em uma caçamba de lixo é devastador”, declarou uma representante da ONG em um vídeo publicado nas redes sociais.

A anemia infecciosa equina é uma doença viral que afeta cavalos, burros, jumentos, pôneis e mulas. A transmissão ocorre pelo contato com sangue contaminado, seja por meio de instrumentos compartilhados, como agulhas e freios, ou pela picada de insetos, como moscas e mutucas. Os animais infectados podem permanecer assintomáticos ou apresentar sintomas como febre, fraqueza, anemia e perda de peso. A doença não é transmissível a humanos.

Após o sacrifício, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foi acionada para recolher os corpos dos animais.

Leia Também: Celular de jornalista desaparecida está ligado, mas chamadas não são atendidas, afirma polícia

 

Guardiola admite fim de ciclo no City após eliminação para o Real Madrid

0

A expressão de Pep Guardiola ao final da derrota para o Real Madrid nesta quarta-feira (18) refletia o momento difícil que vive o Manchester City. Após a eliminação na Champions League, o técnico espanhol admitiu que a equipe atravessa o encerramento de um ciclo vitorioso e reconheceu que “nada dura para sempre”.

 

— Um pouco sim (fim de ciclo). As coisas não são eternas, nem tudo dura para sempre. Ganhamos seis títulos da Premier League em sete anos, e na Champions chegamos às quartas, semifinais e final em todos os anos — afirmou Guardiola na zona mista do estádio Santiago Bernabéu.

A atual temporada tem sido uma das mais desafiadoras para Guardiola desde que assumiu o comando do City, em 2016. A equipe já acumula 13 derrotas em 2024/25, um recorde negativo sob sua gestão. Na Premier League, o time ocupa apenas a quarta colocação, praticamente fora da disputa pelo título. Ainda assim, o treinador mantém esperanças de conquistar a Copa da Inglaterra.

— Temos tempo para pensar nisso (reconstrução). É fácil tirar conclusões logo após uma derrota. O jogo de ida foi difícil de engolir, e este teve um desfecho semelhante. Com o tempo, todos aceitaremos as coisas como são — refletiu.

Guardiola reconheceu a superioridade do Real Madrid na partida decisiva e destacou a intensidade da equipe espanhola, elogiando sua capacidade ofensiva e a dinâmica de jogo.

— A melhor equipe venceu hoje. Não temos o ritmo do Real Madrid, eles são intensos em todas as áreas do campo. É um time de transições rápidas, que sabe correr e defender em qualquer zona. Sua qualidade individual faz a diferença — analisou o técnico.

O Manchester City não terá muito tempo para se recuperar da eliminação. Já no próximo domingo, a equipe enfrentará o Liverpool, pelo Campeonato Inglês, no Etihad Stadium.

Leia Também: NFL anuncia 2º jogo no Brasil e define time mandante e local do confronto

Bolsonaro insiste em 2026 e aposta em pressão de rua e internacional após denúncia da PGR

0

(FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai insistir no discurso de sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2026 e na pressão de movimentos de rua e de aliados internacionais após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob a acusação de liderar uma trama golpista.

 

A estratégia visa manter seu capital político enquanto ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) se articulam para julgá-lo ainda neste ano, de forma a evitar uma possível contaminação nas próximas eleições presidenciais.

O ministro Alexandre de Moraes decidiu nesta quarta-feira (19) pela derrubada do sigilo dos depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid na delação premiada com a Polícia Federal, expondo detalhes das acusações do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O ex-presidente foi acusado na terça (18), junto com outras 33 pessoas, pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, além de participação em organização criminosa.

O objetivo de Bolsonaro é levar a candidatura até o último momento, considerando que passar o bastão para outro nome precocemente poderia enfraquecê-lo nas decisões do campo da direita e diminuir suas chances de reverter potencial prisão e inelegibilidade, em vigor até 2030.

A estratégia lembra a de Lula (PT) em 2018, quando se lançou candidato, mesmo preso, e Fernando Haddad (PT) só foi oficializado em setembro.

O STF deve decidir inicialmente se a denúncia será aceita e se os acusados se tornam réus, para só depois dar os passos seguintes de um possível julgamento.

Ele está previsto para ser realizado na Primeira Turma (formada por Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia), mas, como relatou a colunista Mônica Bergamo, há ministros inconformados e que devem contestar essa decisão, pela avaliação de que se trata de caso de grande repercussão que deveria ser julgado pelo plenário, integrado pelos 11 ministros.

Bolsonaro e seus aliados elaboraram nesta quarta-feira (19) uma série de estratégias para reverter a narrativa desfavorável, entre elas a aposta na pressão das ruas e no apelo a entidade internacionais, alegando perseguição.

Também foi decidido usar a narrativa de que as ações no 8 de janeiro de 2023 não diferem das praticadas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra).

Bolsonaro se reuniu com deputados na casa do líder da oposição, Coronel Zucco (PL-RS), em Brasília, onde houve um alinhamento do discurso político com o da defesa técnica. Parlamentares saíram do encontro com um texto redigido, nomeado Manifesto em Defesa da Democracia e da Liberdade no Brasil.

O texto fala, entre outras coisas, que “o sistema quer matar Bolsonaro politicamente porque ele já aparece à frente das pesquisas contra o descondenado”, em referência a Lula. O manifesto apela ainda a organizações internacionais, direito humano e queixa de perseguição.

Também na reunião ficou consolidada a reformulação dos atos de 16 de março. Inicialmente, os protestos seriam pelo impeachment de Lula e em todo o país. Agora, o foco será em Copacabana (RJ), e com prioridade na anistia e “Fora, Lula” na eleição do ano que vem.

A orientação veio do próprio Bolsonaro. Ele também disse que não quer faixas no evento -teme que haja alguma com pedido antidemocrático que possa prejudicar ainda mais sua situação jurídica.

“Tirar de um homem o direito de se candidatar por causa de uma reunião é uma agressão à democracia, ao processo democrático. Então, para a direita, a opção A, B e C é Bolsonaro. E a gente vai insistir nisso até o fim”, disse a senadora Damares (Republicanos-DF).

O deputado Evair Melo (PP-ES), por sua vez, disse que “golpe” é tirar Bolsonaro da disputa em 2026.

A liberação do conteúdo da delação de Cid se tornou um novo foco de desgaste para o campo bolsonarista, com a descrição de novos detalhes sobre a trama golpista.

A delação do militar foi um dos principais elementos para o avanço da investigação da PF sobre a trama golpista desenrolada pelo ex-presidente e aliados no fim de 2022.

O sigilo caiu enquanto Bolsonaro estava reunido com os parlamentares. No momento, acompanhavam uma entrevista do advogado do general Braga Netto, José Luís de Oliveira Lima, conhecido como Juca, ao UOL.

Segundo relatos, o ex-presidente também foi questionado sobre o que devem fazer diante de uma eventual prisão, a que ele respondeu que nada, não há nada para se fazer. Recentemente, também já admitiu a um aliado essa possibilidade, dizendo ser o que “eles” querem, em referência ao STF.

Hoje aliados admitem essa possibilidade, mas afastam o risco de prisão preventiva -ou seja, na fase atual. A engenharia jurídica de como impedir a prisão do ex-presidente após eventual condenação, no entanto, ainda não está clara.

Apesar do rápido avanço das investigações, da denúncia e da perspectiva de julgamento ainda neste ano, o cálculo da direita leva em conta hoje apenas fatores políticos.

Aliados do ex-presidente dizem que é possível, por exemplo, que o julgamento acabe sendo postergado, diante de um clima social desfavorável à prisão, caso a aprovação de Lula continue piorando. Nesse cenário, afirmam que a corte é influenciada pelo ambiente político, e que o timing tem sido desfavorável à prisão do ex-mandatário.

Leia Também: É apenas indiciamento, eles terão o direito de se defender, diz Lula sobre Bolsonaro e aliados

Leia Também: Bolsonaristas veem desgaste com mudança na Ficha Limpa e querem deixar corrupção de fora

Leia Também: Bolsonaro deu ordem para inserir dados falsos de vacina em sistema

Leia Também: Para imprensa americana, denúncia contra Bolsonaro marca ‘forte contraste’ entre Brasil e EUA

Menino de 2 anos morre após ser esquecido dentro de carro em Goiás

0

FOLHAPRESS) – Um menino de 2 anos morreu após ser esquecido dentro de um carro na cidade de Nerópolis, na região metropolitana de Goiânia, nesta terça-feira (18). Segundo a Polícia Civil, Salomão Faustino ficou pelo menos quatro horas preso na cadeirinha do veículo, exposto ao calor de 30°C registrado no município.

 

A responsável pelo transporte da criança era Flaviane Lima, 36, dona da creche onde o menino ficava. Ela foi presa, em flagrante, por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Na tarde desta quarta (19), o Tribunal de Justiça de Goiás converteu a prisão em preventiva, ou seja, sem prazo.

O advogado Giovanni Machado afirmou que tomará medidas para revisar a decisão da Justiça, para que Flaviane responda o processo em liberdade.

“A defesa entende não se tratar de dolo eventual, mas sim de evento culposo, sem assumir o risco ou ter a intenção do resultado. O outro motivo, que seria a suposta evasão da minha cliente, que foi encontrada pelos policiais em outro município, não se configura, uma vez que ela somente se afastou da cidade por medo da reação dos populares e estava aguardando para retornar e se apresentar à autoridade policial”, disse o advogado.

De acordo com o delegado André Fernandes, a dona do berçário também era responsável por buscar o menino em casa.

Em depoimento à polícia, Flaviane afirmou que se distraiu porque receberia novas crianças. Ao chegar à unidade escolar, entrou e deixou o menino no banco de trás, preso na cadeirinha de segurança e com os vidros fechados. O veículo ficou estacionado na calçada da creche.

A dona do berçário só percebeu horas depois. Ao encontrar Salomão desacordado, ela acionou o Corpo de Bombeiros. O menino chegou a ser levado para o Hospital Sagrado Coração de Jesus, mas não resistiu.

Ainda segundo o delegado, depois de confirmar a morte da criança, Flaviane tentou fugir, mas foi localizada em Itaberaí, a cerca de 80 km de Nerópolis, e presa.

A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança para esclarecer o caso.

“Já ouvimos dois colaboradores e novas oitivas de funcionários da creche estão previstas”, disse o delegado.

O corpo de Salomão foi liberado pelo Instituto Médico Legal de Goiânia e levado para Nerópolis, onde foi enterrado na tarde desta quarta-feira (19).

Leia Também: Celular de jornalista desaparecida está ligado, mas chamadas não são atendidas, afirma polícia

 

Bruna Marquezine e João Guilherme terminam namoro

0

(FOLHAPRESS) – Bruna Marquezine, 29, e João Guilherme, 23, não estão mais juntos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da atriz.

 

Segundo nota enviada pela porta-voz de Bruna, a decisão foi feita “de forma amigável, com carinho e respeito mútuos, mantendo a admiração que sempre tiveram um pelo outro.”

Bruna assumiu o relacionamento com o filho de Leonardo em agosto do ano passado, mas os dois já vinham sido vistos juntos alguns meses antes.

Há duas semanas, o casal protagonizou uma polêmica em Goiás, na comemoração do aniversário de João na fazenda Talismã.

Durante o final de semana na fazenda, a atriz se recusou a posar para fotos com parentes do namorado. Ela ficou de fora da foto oficial de aniversário, por exemplo, com Leonardo, a esposa, Poliana, e os cunhados Zé Felipe e Virgínia Fonseca.

A ausência de Bruna na foto gerou polêmica entre os fãs, que a acusaram de ser “fresca” e “não se misturar”. Na mesma semana, Bruna curtiu o comentário de uma fã que dizia que ela “não negocia seus princípios”.

Leia Também: Bruna Marquezine se manifesta pela primeira vez sobre aniversário de João Guilherme

Preta Gil diz que não consegue sentar e pede retirada de dreno

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Preta Gil, 50, disse que tem enfrentado dificuldades para ficar sentada em meio ao tratamento contra câncer, especialmente por causa de um dreno colocado em seu cóccix.

 

Cantora contou que não tem conseguido ficar em uma posição confortável devido o dreno, que causa incômodo. “Fiz fisioterapia, agora estou esperando dar a hora da minha terapia. Doutor Fred vem aqui ainda hoje e talvez ele tire um dreno”, declarou nos stories de seu perfil no Instagram, nesta quarta-feira (19).

Ela afirmou que vai ficar “muito feliz” se o médico retirar o dreno. “É em um lugar que dói muito, o cóccix. Então não consigo sentar. Na verdade, não estou podendo sentar mesmo porque tem os pontos no bumbum. Aí fica sempre assim, de ladinho”.

Preta recebeu alta hospitalar após passar quase dois meses internada para a retirada de tumores. Recentemente, ela, que tem dado continuidade ao tratamento em sua casa, disse que está em fase de readaptação e que ainda não aprendeu como controlar a dor. “No hospital estava tudo no esquema. Tenho dor e não sei como controlar. Antes era só tomar um remédio na veia que melhorava. Tudo isso requer paciência, e a vinda para casa é uma etapa muito importante”.

Artista também precisará viajar para Nova York, nos Estados Unidos, para uma outra etapa do tratamento. “Não acabou o tratamento. Em abril, eu parto para Nova York para fazer um tratamento lá com medicamentos novos, medicamentos que estão em etapa final de estudos”, explicou em entrevista ao Fantástico, no domingo (16).

Preta foi diagnosticada com câncer em 2023, fez tratamento, ficou curado, mas a doença voltou em agosto de 2024. Na ocasião, a cantora explicou que a doença havia voltado em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

É apenas indiciamento, eles terão o direito de se defender, diz Lula sobre Bolsonaro e aliados

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que, se o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) tiveram envolvimento com a trama golpista, eles terão de “pagar pelo erro que cometeram”.

 

Lula foi questionado pela imprensa acerca da denúncia contra Bolsonaro. Na terça (18), o ex-presidente foi denunciado ao STF pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula (PT) em 2022.

Em sua fala, Lula disse que todas as pessoas têm direito a presunção da inocência e que, se os denunciados provarem que não tiveram envolvimento com a tentativa de golpe de estado e os planos de assassinatos, eles “poderão transitar pelo Brasil inteiro”.

“Se na hora que o juiz for julgar e chegar a conclusão que eles são culpados, eles terão de pagar pelo erro que cometeram. É apenas o indiciamento, o processo vai ao Supremo e eles terão todo o direito de se defender”, afirmou Lula.

Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas, entre eles o ex-ministro Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de 2022 e, atualmente, está preso preventivamente. Fora o general, outros cinco estão detidos.

Lula foi questionado pela imprensa sobre o caso após se reunir com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.

A fala desta quarta ocorre após o presidente ter desviado da imprensa em dois momentos desde a denúncia da PGR: um após o jantar no Itamaraty, concedido ao presidente de Portugal na noite de terça (18) e outro na manhã desta quarta, ao receber o primeiro-ministro português, Luis Montenegro, na presença de ministros do governo brasileiro.

Na ocasião, nenhum dos chefes das pastas comentou o caso.

A acusação contra Bolsonaro inclui prática dos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em uma organização criminosa.

Somadas, as penas máximas chegam a 43 anos de prisão, sem contar os agravantes, além da possibilidade de ele ficar inelegível por mais tempo do que os oito anos pelos quais foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Lula critica Trump por negociação de paz na Ucrânia que não ouve Zelenski

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (19) as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, iniciadas na véspera na Arábia Saudita, mas sem representantes de Kiev e da União Europeia nesta quarta-feira (19). Lula também disse que o Brasil não enviará tropas para a Ucrânia.

 

As declarações de Lula ocorreram ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, no Palácio do Planalto. O presidente citou a iniciativa de seu homólogo americano, Donald Trump, nas negociações para o fim da guerra e disse que é preciso chamar os dois países envolvidos à mesa.

Lula ecoou as críticas ao presidente dos Estados Unidos, segundo as quais não é possível iniciar um diálogo que encerre a guerra no Leste Europeu buscando apenas o lado de Vladimir Putin, o presidente da Rússia. O líder do país invadido, Volodimir Zelenski, não foi convidado a participar das negociações.

“Eu também acho errado”, disse Lula. “Não é nem chamar só o Putin ou chamar só o Zelenski. Tem que chamar os dois e colocar na mesa de negociação e encontrar um denominador comum que possa reestabelecer a paz.”

Lula então afirmou que o Brasil tem a tradição de tentar promover sempre a paz, sendo contra guerras e divergências. Por isso, segundo o presidente, o país repudiou a invasão da Ucrânia, “o genocídio na Faixa de Gaza” e os bloqueios impostos aos regimes de Venezuela e Cuba.

Em outro momento, o brasileiro voltou a mencionar o tema e afirmou que o “problema da Ucrânia” será resolvido numa mesa de negociação, inclusive ouvindo a União Europeia. “O papel do Trump de querer negociar sem querer ouvir a União Europeia é ruim, muito ruim. A União Europeia se envolveu nessa guerra com muita força e agora não pode ficar de fora de negociação. Penso que é possível, e se o Trump estiver jogando de verdade e quiser a paz, ele pode conseguir”, disse Lula.

O presidente também negou possibilidades de o Brasil enviar tropas para a Ucrânia, num momento em que países estudam enviar militares ao território em guerra. “O Brasil não enviará tropa. O Brasil só mandará missão de paz. Para negociar a paz o Brasil está disposto a fazer qualquer coisa. E é por isso que o Brasil tem brigado há dois anos, e o Brasil não mudará de posição.”

“Quando os dois países quiserem sentar para conversar sobre paz, nós estaremos na mesa de negociação se assim interessar aos países”, disse.

Hospitais de São Paulo registraram 127 atendimentos por calor em janeiro

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O calor intenso que atinge a cidade de São Paulo provocou em janeiro ao menos 127 atendimentos apenas na rede municipal. O número é 22% maior do que o registrado em janeiro de 2024, quando 104 casos chegaram às unidades de saúde.

 

Entre os sintomas de quem buscou atendimento estão desidratação, desmaios, pressão baixa, taquicardia e confusão mental.

A capital paulista registrou na última segunda-feira (17) o dia mais quente deste ano, com máxima de 34,3°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O recorde anterior havia sido registrado em 22 de janeiro, quando os termômetros chegaram a 33,8°C. Para esta quinta-feira (20), a previsão é de até 35°C na cidade de São Paulo.

A exposição ao calor extremo é perigosa pode provocar o chamado estresse térmico.

Nesses casos, o corpo tenta equilibrar a própria temperatura por meio da transpiração e de vasodilatação. As consequências são sintomas como queda de pressão, vômitos, diarreia, pele ruborizada e até cãibras.

“Estes sintomas devem estar associados ao histórico de exposição prolongada ao calor ou à realização de exercícios físicos extenuantes em ambientes quentes”, afirma o médico Endrigo Giordani, do hospital São Luiz Morumbi.

Quando a temperatura corporal ultrapassa os 39°C, o quadro pode evoluir para uma insolação -quando o organismo perde a capacidade de autorregular-, o que pode levar a desmaios, crises convulsivas e, nos casos mais graves, ao coma e à morte.

Para evitar os efeitos do calor extremo na saúde da população. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo retomou a Operação Altas Temperaturas no último dia 11, quando a capital registrou 33°C.

A pasta afirma que desde então distribuiu 442 itens contra o calor, entre garrafas d’água, chá gelado e frutas. Afirma, ainda, ter atendido 545 animais com potes com água gelada.

No âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Saúde diz não ter dados atualizados sobre atendimentos por calor nas unidades da rede. Em janeiro de 2024 foram registrados 1.132 atendimentos, e 1.007 em 2023.

COMO MANTER A SAÚDE NA ONDA DE CALOR

Especialistas recomendam se sentar ou deitar caso sinta tontura ou fraqueza. Para evitar o mal-estar é fundamental reforçar a hidratação durante todo o dia. Veja mais dicas:

– Mantenha-se hidratado, mesmo se não sentir sede;
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
– Use roupas leves, inclusive ao dormir;
– Proteja-se do sol: procure uma sombra e use chapéu ou boné;
– Use protetor solar;
– Evite alimentos gordurosos e calóricos e prefira alimentos frescos;
– Evite atividade física intensa nas horas mais quentes do dia;
– Coma com mais frequência;
– Use água fria para se refrescar;
– Certifique-se que familiares e amigos estejam bem e hidratados, principalmente crianças e idosos;
– Use umidificadores de ar ou toalhas molhadas nos ambientes;
– Facilite a circulação do ar

 

Filho de Robinho é relacionado pela 1ª vez e pode estrear no

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos inscreveu o atacante Robinho Jr, filho do ex-jogador Robinho, na disputa do Campeonato Paulista. O jovem de 17 anos foi relacionado pelo técnico Pedro Caixinha para a partida contra o Noroeste.

 

O time inscreveu o atacante na lista B do clube. O Menino da Vila foi relacionado, inclusive, pela primeira vez, para o jogo contra o Noroeste nesta quarta-feira (19), às 19h15min, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Paulista.

Robinho Jr, que era conhecido como Juninho, agora no profissional quer ser tratado com o apelido do pai. Ele, assim como outros Meninos da Vila, já vinha treinando com o elenco profissional para completar as atividades, mas foi inscrito na lista destinada aos jogadores de base.

O jovem se aproximou bastante de Neymar, que “apadrinhou” o garoto. Nas redes sociais, o craque escreveu para Júnior que ele havia sido cuidado pelo pai do jovem e, agora, era a vez de Neymar cuidar dele.

No ano passado, Juninho teve um bom desempenho na categoria sub-17, onde foi campeão paulista. Ele foi o artilheiro do time na disputa do estadual, ao lado de Luca Meirelles, com nove gols. No Brasileirão, foi reserva durante maior parte da campanha que culminou no 3º lugar dos Meninos da Vila na competição.

ENTENDA O CASO

Robinho e o amigo Ricardo Falco foram condenados a nove anos de prisão pelo estupro de uma mulher albanesa em Milão em 2013. A sentença é definitiva, sem possibilidade de recurso. Mas como eles já estavam no Brasil na confirmação da condenação e como o Brasil não extradita brasileiros natos, a Itália então pediu para que a pena seja cumprida aqui. O jogador está preso desde março de 2024.

Bolsonaristas veem desgaste com mudança na Ficha Limpa e querem deixar corrupção de fora

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Aliados de Jair Bolsonaro (PL) passaram a enxergar um risco de desgaste na defesa de propostas para alterar a Lei da Ficha Limpa. O objetivo da mudança seria derrubar a inelegibilidade do ex-presidente e permitir que ele seja candidato em 2026, mas a ideia tem gerado desconforto com o eleitorado.

 

A ofensiva contra a lei ganhou força com o apoio do próprio Bolsonaro, que a descreveu como um instrumento para perseguir a direita. No entanto, a proposta teve repercussão negativa nas redes sociais e provocou críticas públicas de lideranças -inclusive do seu partido, o PL.

Além disso, a alteração poderia ser insuficiente para permitir a candidatura. O ex-presidente foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nesta terça-feira (18) sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, e a expectativa é de que seja julgado ainda em 2025 pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Se condenado, ele ficaria inelegível em mais um processo e seria impedido de se candidatar em 2026, mesmo com a revogação da Ficha Limpa. A aposta, então, é insistir na anistia geral aos réus e condenados por manifestações golpistas em 2022.

Em outra frente, aliados do ex-presidente discutem ajustes no projeto de Lei da Ficha Limpa para diminuir a rejeição à proposta, caso o processo no STF não seja concluído a tempo da eleição de 2026 ou ele seja inocentado da acusação de tramar um golpe de Estado.

Nesse cenário, ele continuaria inelegível por causa de duas condenações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Assim, ele só poderia concorrer com uma mudança na legislação ou nova decisão da Justiça Eleitoral.

Atualmente, Bolsonaro está impedido de se candidatar até 2030. Ele foi sentenciado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na eleição de 2022, quando reuniu embaixadores de outros países no Palácio do Planalto para criticar as urnas eletrônicas. Além disso, o TSE considerou que ele instrumentalizou a cerimônia oficial do 7 de Setembro para sua campanha.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), passou a defender a distinção de casos de abuso de poder, no qual Bolsonaro está enquadrado, de episódios de corrupção. Os primeiros teriam a punição reduzida, e os últimos continuariam a levar à inelegibilidade por oito anos.

“Já conversei com o relator, que concorda que nós não vamos dar benefícios aos corruptos”, disse à Folha.

O deputado Filipe Barros (PL-PR) é relator do projeto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Outro grupo no entorno de Bolsonaro mantém uma postura distinta. Esses políticos buscam distanciamento da ideia e defendem que a alteração na Lei da Ficha Limpa fique em segundo plano.

Uma liderança do PL relata que, embora parte dos eleitores de direita tenha entendido que o projeto pode viabilizar o retorno de Bolsonaro à Presidência, a maioria dos comentários nas redes sociais aponta que a proposta abrirá caminho para a eleição de corruptos e políticos condenados por outros crimes.

Na visão desse grupo, a Lei da Ficha Limpa é identificada pelo eleitorado como um dos raros instrumentos de combate à corrupção que sobreviveram a ofensivas da classe política após a operação Lava Jato.

Em 2010, quando foi aprovada, a lei passou a impedir que fossem eleitos, por oito anos (quatro eleições consecutivas), políticos condenados por órgãos colegiados, sem necessidade de aguardar o trânsito em julgado.

Em 2023, o deputado Bibo Nunes (PL-RS) apresentou o projeto para revogar a norma e diminuir o prazo de inelegibilidade de oito para apenas dois anos. O projeto tramita na CCJ da Câmara e ganhou força nas redes sociais da direita no começo deste ano, pela possibilidade de viabilizar a candidatura de Bolsonaro.

Líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ) disse à Folha não concordar com a mudança. “O prazo de dois anos é absolutamente irrelevante e insuficiente. O prazo de oito anos tem seu motivo, que é afastar da vida pública quem foi condenado”, afirmou. “É uma discussão que começa muito mal.”

Portinho foi assessor do ex-deputado Índio da Costa (PSD-RJ), relator da lei em 2010. Ele afirma que a discussão é ruim porque “mistura Bolsonaro com bandidos”.

“Há outros interesses por trás disso. E não vejo muita adesão do Senado [a esta alteração]”, disse. A saída para o ex-presidente, afirmou, são os recursos contra as condenações. “Ele não pode ficar fora da eleição por uma reunião com embaixadores.”

Já o autor do projeto, Bibo Nunes, disse que está aberto ao diálogo sobre alterações, mas criticou os colegas do PL que se posicionaram contra o texto. “Não leram o projeto”, disse. “Quem deve punir o político corrupto é a lei vigente no Brasil e o eleitor. Esses oito anos [de inelegibilidade] só servem para punir políticos de direita”, afirmou.

Em 2018, contudo, Lula foi impedido de concorrer na eleição presidencial justamente pela Lei da Ficha Limpa. Como os processos e condenações foram anulados pelo STF, ele pôde voltar a disputar um mandato em 2022 e ser eleito pela terceira vez presidente da República.

Desde que Bibo começou a provocar o debate sobre o tema, na volta do recesso parlamentar, parte dos aliados de Bolsonaro tentou deixar claro que a medida não estava no radar do ex-presidente.

O debate escalou, porém, nos dias seguintes, depois que o próprio Bolsonaro posou para fotos com Bibo e disse querer o fim da Lei da Ficha Limpa.

“A Lei da Ficha Limpa hoje em dia serve apenas para uma coisa: para que se persiga os políticos de direita. Ponto final. Sou radical, ideal seria revogar essa lei que assim não vai perseguir mais ninguém. E quem decide se vai eleger candidato ou não é você, não uma pessoa aqui em Brasília. Você sabe de quem estou falando”, disse Bolsonaro em vídeo nas redes sociais.

Diante dos ruídos causados com a proposta, ele não voltou a mencioná-la publicamente.

Mas, na sexta-feira (14), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também abraçou publicamente a mudança na última sexta-feira (14). “Se existisse Lei da Ficha Limpa nos EUA, Donald Trump não teria concorrido à presidência”, escreveu no X, antigo Twitter.

Trump chama Zelenski de ditador e exige acordo dele com Putin

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Donald Trump redobrou o ataque presidente da Ucrânia nesta quarta (19) e disse que Volodymyr Zelensky é “um ditador sem eleições”, sugeriu que Kiev desviou a ajuda americana contra a invasão russa e sugeriu que o colega aceite logo uma paz com Vladimir Putin “antes que ele fique sem um país”.

 

A fala, a mais virulenta feito já por líder de Washington contra um aliado até anteontem dependente de sua ajuda para não perder uma guerra, foi feita por meio de uma postagem na rede controlada por Trump, a Truth Social.

Ela veio depois de uma longa entrevista coletiva na qual o ucraniano se queixou de que o americano havia “ajudado a reabilitar Putin” no cenário internacional ao ligar para o russo e abrir negociações sobre o conflito que fará três anos na segunda (24).

O motivo havia sido uma fala de Trump na terça (18), na qual ele culpou a Ucrânia pela guerra e a aliança Otan, por ter convidado Kiev a integrá-la, o principal motivo alegado por Putin para a invasão.

As conversas russo-americanas, ocorridas na terça (18) na Arábia Saudita, excluíram ucranianos e os aliados europeus de Kiev -todos sócios da Otan, o clube militar comandado desde 1949 pelos Estados Unidos, criado para a conter a Rússia então em sua encarnação União Soviética.

“Pense nisso, um comediante modestamente bem-sucedido convenceu os EUA a gastar US$ 350 bilhões, entra numa guerra que não podia ser ganha, que ele nunca deveria ter começado e que ele, sem os EUA e Trump, nunca poderia ver resolvida”, disse.

Como de costume, há aparente exagero nas contas de Trump ao dizer que foram gastos quase R$ 2 trilhões no conflito. Númeos mais conservadores, do Instituto para Economia Mundial de Kiel, apontam que até 31 de dezembro o valor empregado foi de R$ 676,5 bilhões.

Os americanos são líderes incontestáveis no quesito ajuda puramente militar, tendo fornecido R$ 379,1 bilhões, cinco vezes mais que o segundo colocado no ranking, a Alemanha. Somando apoio financeiro puro, a Europa deu R$ 783,7 bilhões a Kiev -ainda que Trump diga que “os EUA gastaram US$ 200 bilhões (R$ 1,1 trilhão) a mais” do que os atônitos parceiros.

Números ao fim são desimportantes. O tom de Trump cristaliza a visão de que ele quer impor uma paz aos ucranianos nos termos que achar conveniente acertar com Putin.

No ano passado, Zelensky tentou isso ao conseguir convocar uma cúpula de paz na Suíça para a qual os russos não foram convidados, ensejando a mesma crítica acerca da apresentação de termos impositivos ao outro lado. Hoje, a Rússia controla cerca de 20% da Ucrânia, e tudo indica que essa fatia ficará com Putin no acerto com Trump.

O presidente russo, celebrando mais cedo a retomada de conversas com a outra superpotência nuclear do planeta, havia até tentado contemporizar, dizendo que o americano havia lhe dito que a Ucrânia participaria das negociações em algum momento.

Ele só não disse quando, reforçando a percepção de que um prato feito será servido, apenas confirmada pela mensagem de Trump. Como se trata do presidente americano e suas agressivas táticas de negociação, sempre há a chance de que ele traga logo Kiev para a mesa -mas o clima desandou.

Sem apresentar provas, ele diz que “Zelensky admite que metade do dinheiro que nós mandamos para ele desapareceu”. Se é verdade que a corrupção grassa na Ucrânia, e que há relatos abundantes de desvios de finalidade do dinheiro aliado por lá, não se sabe de onde Trump tirou tal magnitude.

Mais grave para Kiev, ele questiona a legitimidade de Zelensky nos mesmos termos já empregados por Putin. O mandato do ucraniano expirou em 20 de maio do ano passado, e não houve eleições porque o país está sob lei marcial desde o início da guerra.

Críticos internos de Zelensky já questionaram essa vinculação, mas Trump foi mais incisivo, ao estilo de Putin. “Ele se nega a fazer eleições, ele está em baixa nas pesquisas ucranianas, e a única coisa em que ele era bom era em enrolar [o antecessor Joe] Biden”, escreveu.

Na realidade, sondagens apontam que Zelensky teria dificuldades de bater o ex-chefe das Forças Armadas, Valeri Zalujni, se o pleito fosse hoje. Sua popularidade está longe dos 90% que já marcou, mas ainda em confortáveis 58% segundo o levantamento local mais recente.

“É bom que Zelensky, um ditador sem eleições, se mova rapidamente ou ele não terá um país”, disse o americano, sugerindo ainda que o ucraniano prefere seguir em conflito porque “provavelmente quer manter o ‘gravy train’ vindo”. A gíria, literalmente trem do molho, no caso dinheiro, se refere a auferir recursos fáceis, sem trabalho.

O encerrou dizendo: “Eu amo a Ucrânia, mas Zelensky fez um trabalho terrível, seu país está estilhaçado, e milhões morreram desnecessariamente”, disse, novamente trabalhando com números especulativos. Ninguém sabe quantas pessoas morreram na guerra.

Zelensky admite 46 mil militares mortos, mas o número certamente passa do dobro disso, e uma investigação independente do site Mediazona e da BBC com dados públicos na Rússia sugere talvez até 200 mil soldados de Putin mortos, fora os civis.

Leia Também: Trump culpa Ucrânia por guerra com Rússia: “Não deviam ter começado”

Leia Também: China apoia negociações Trump-Putin sobre a Ucrânia

Brasil e Portugal assinam 19 acordos bilaterais

0

Brasil e Portugal assinaram, nesta quarta-feira (19), 19 acordos bilaterais em áreas como saúde, segurança pública, turismo e ciência e tecnologia. Os atos ocorreram após a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, no Palácio do Planalto, em Brasília.  

 

“O intercâmbio com Portugal está adquirindo um perfil diversificado, com integração de cadeias produtivas relevantes e que favorecem a exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado. A expectativa é que essa relação se aprofunde ainda mais quando o Acordo Mercosul-União Europeia entrar em vigor”, disse Lula, em declaração à imprensa, sobre o acordo comercial negociado por mais de 20 anos e finalizado no ano passado.

“Quando o protecionismo comercial ganha força no mundo, demonstramos o potencial da integração. Não há dúvidas de que o Acordo trará benefícios para os dois blocos. Ele significará acesso a bens e serviços mais baratos, aumento dos investimentos e cooperação renovada para proteger o meio ambiente, sem prejuízo da política de neoindustrialização brasileira”, destacou o presidente.

Antes da cúpula, Lula recebeu o chefe do governo português para um encontro privado e, na sequência, se juntaram às delegações dos dois países. O encontro de alto nível tem o objetivo de discutir e fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas, como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura. A edição anterior foi realizada em Lisboa, capital portuguesa, em 2023, durante visita de Lula ao país europeu. Na ocasião, 13 acordos bilaterais foram assinados.

Em 2025, são celebrados os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal. Atualmente, mais de 500 mil brasileiros residem em Portugal, e cerca de 150 mil portugueses vivem no Brasil. É a segunda maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas dos Estados Unidos.

Diante dessa relação histórica, Lula afirmou que “não há espaço para racismo e xenofobia” entre as comunidades brasileiras e portuguesas.

“Nesses 200 anos, muitos portugueses vieram estabelecer-se e criar raízes em nosso país, assim como muitos brasileiros mudaram-se para Portugal e ali constituíram laços. Afirmei ao primeiro-ministro Montenegro que precisamos desconstruir a narrativa mentirosa que associa a migração brasileira ao aumento da criminalidade em Portugal”, disse Lula.

Atos bilaterais

Os atos assinados hoje na presença de Lula e Montenegro são:

– Justiça: acordo de cooperação sobre investigação e combate ao crime organizado transnacional e ao terrorismo.

– Segurança institucional: revisão do acordo para sobre proteção de informação classificada.

– Porto e Aeroportos: fomento à cooperação nas áreas de portos, desenvolvimento da infraestrutura e operação de terminais.

– Saúde e desenvolvimento social: cooperação e troca de experiências para promoção da alimentação saudável e da prevenção da obesidade.

– Meio Ambiente: cooperação nas áreas de clima e gestão dos ecossistemas.

– Cultura: colaboração entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o instituto Museus e Monumentos de Portugal.

– Turismo: plano de ação para desenvolvimento do turismo no período de 2025-2027.

– Agricultura: cooperação para simplificar procedimentos sobre o domínio do vinho e outros produtos vitivinícolas.

– Tecnologia: cooperação e intercâmbio de boas práticas sobre diálogo digital.

“Lançamos um Diálogo Digital para aprofundar o debate sobre inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. Avançar na luta contra o extremismo e suas novas faces, que têm proliferado sobretudo no mundo digital, é uma urgência compartilhada. Portugal e Brasil trabalham com visões semelhantes sobre a regulação das grandes empresas de tecnologia e o combate à desinformação”, disse Lula durante a declaração à imprensa.

Outros 10 atos foram assinados durante a cúpula envolvendo diversos ministérios, agências e instituições brasileiras e portuguesas.

Também foi confirmada a compra de 12 aviões Super Tucanos pela Força Aérea Portuguesa e a parceria entre a OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal e a Embraer para adaptação das aeronaves a padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O Brasil ainda anunciou a instalação de escritório da ApexBrasil, agência de promoção brasileira, em Lisboa.

Após a coletiva de imprensa, os líderes e as comitivas foram para o Palácio Itamaraty, onde Lula ofereceu almoço em homenagem ao primeiro-ministro Luís Montenegro.

Diplomacia

Nesta terça-feira (18), Lula também recebeu o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que é o chefe de Estado do país europeu, uma função mais diplomática. No Brasil, o presidente da República exerce os dois cargos: chefe de Estado e de governo.

À noite, os dois participam da entrega do Prêmio Camões de Literatura a Adélia Prado, no Palácio do Itamaraty, o principal prêmio da literatura em língua portuguesa. Mineira de Divinópolis, Adélia tem 88 anos e é considerada a maior poetisa brasileira viva. Ela não compareceu à cerimônia cerimônia por questões de saúde e foi representada por seu filho Eugênio Prado.

Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Palocci, mas mantém delação

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci, tanto em relação às ações tomadas pela força-tarefa do Ministério Público Federal quanto pelo então juiz Sergio Moro.

 

A decisão de Toffoli mantém o acordo de delação premiada firmado pelo ex-ministro, que atuou como ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma Rousseff (ambos do PT), e se envolveu em escândalos que o levaram a deixar os cargos.

A decisão de Toffoli vem na esteira de outras anulações relacionadas à Lava Jato, como de atos contra o empresário Marcelo Odebrecht, que presidiu a empreiteira. A reportagem não localizou a defesa de Palocci.

Os advogados do ex-ministro solicitaram para Toffoli que estendesse a Palocci os benefícios concedidos a Marcelo Odebrecht, sob o argumento de que mensagens obtidas pela Operação Spoofing (que investigou os responsáveis por hackear e vazar conversas de procuradores) apontavam parcialidade de Moro e “incontestável quadro de conluio processual entre acusação e defesa”.

Globo avalia impactos de incêndio e produção de novela corre contra o tempo

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – As produções de “Dona de Mim” e “Êta Mundo Melhor”, próximas novelas das sete e das seis, respectivamente, avaliam os impactos causados por incêndio que atingiu os estúdios da Globo no Rio.

 

O UOL apurou que incêndio causa preocupação em parte da equipe de “Dona de Mim”, substituta de “Volta por Cima”, devido a estimativa de estreia daqui a dois meses. Trama está prevista para estrear no final de abril e equipe corre contra o tempo para refazer o trabalho perdido.

A cenógrafa Anne Bourgeois, uma das responsáveis por liderar a equipe da trama, recebeu uma mensagem pública da autora Rosane Svartman. “Sobre o incêndio, num dia bem difícil, seguimos e reconstruímos. Anne, talentosa toda a vida, a frente”, escreveu a autora.

Já “Êta Mundo Melhor” deve estrear em junho, substituindo “Garota do Momento”, que já havia sido esticada em 12 capítulos pela emissora. A trama é de época e precisa de uma cenografia especial para isso.

As cidades cenográficas das duas novelas estavam quase prontas, confirmou a Globo em comunicado. Um cenário da série de humor ‘Tô de Graça’, que já estava em operação, também foi atingido.

Leia Também: Incêndio atinge Estúdios Globo e destrói cenários de novelas

NFL anuncia 2º jogo no Brasil e define time mandante e local do confronto

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Está confirmado: o Brasil sediará o seu segundo jogo da NFL. A partida ocorrerá mais uma vez em São Paulo e no estádio do Corinthians, com o Los Angeles Chargers sendo o mandante desta vez.

 

NFL EM SÃO PAULO DE NOVO

A NFL anunciou que organizará mais um São Paulo Game. A decisão foi divulgada em evento realizado na Prefeitura da capital paulista na manhã desta quarta-feira (19).

O jogo será disputado novamente na Neo Química Arena, estádio do Corinthians. O local foi o palco no ano passado do primeiro confronto da NFL em todo o hemisfério sul do planeta, com a vitória do Philadelphia Eagles sobre o Green Bay Packers por 34 a 29, na abertura da temporada.

A partida está marcada para o dia 5 de setembro, uma sexta-feira, mas o time visitante ainda não foi revelado. O adversário dos Chargers e informações sobre ingressos serão divulgados nos próximos meses, quando o calendário da temporada de 2025 for fechado. O jogo no Brasil dará a largada para os duelos internacionais.

O Los Angeles Chargers será o mandante no duelo, mas o adversário ainda não foi definido. Desta vez, não será um time verde a jogar com o mando de campo na casa corintiana, já que as cores predominantes dos Chargers é azul e amarelo.

“Nosso back to back, o São Paulo Game é uma grande conquista de São Paulo e do Brasil, não só dos amantes de NFL, mas também para pessoas afetadas indiretamente por causa do jogo na nossa cidade. O jogo de 2024 foi um verdadeiro sucesso, um dos eventos mais importantes do século para nossa cidade, além de posicionar São Paulo na primeira prateleira dos eventos globais. Somos a capital da NFL na América Latina e no hemisfério sul”, disse Gustavo Pires, diretor-presidente da SP Turis.

Bolsonaro deu ordem para inserir dados falsos de vacina em sistema

0

O tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou, em delação premiada, que recebeu ordens do então presidente para inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19. O objetivo era conseguir certificados de vacinação fraudulentos em nome de Bolsonaro e de sua filha, uma vez que o ex-presidente não se imunizou contra a doença.  

 

A delação de Mauro Cid teve seu sigilo derrubado, nesta quarta-feira (19), por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No depoimento dado à Polícia Federal, em agosto de 2023, Cid afirmou que a ordem de Bolsonaro foi dada depois que o então presidente descobriu que seu ajudante de ordens havia conseguido, para si próprio e sua família, cartões de vacinação, por meio da inserção de dados falsos no sistema Conecte SUS, em 2021. 

Cid, que administrava a conta do Conecte SUS de Bolsonaro, contou que depois de inserir os dados, imprimiu os dois cartões (de Bolsonaro e de sua filha) e os entregou, em mãos ao ex-presidente.

Segundo Cid, o objetivo de ter um cartão falso era para usá-lo em alguma necessidade, como no caso de viagens internacionais, quando a apresentação do documento ainda era requisito obrigatório para entrar em alguns países. O delator também informou que os dados foram deletados do sistema depois da impressão dos cartões.

Pouco antes de deixar a Presidência, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, com a esposa e a filha. Mas, como ele viajou com passaporte diplomático, não precisaria, de acordo com as regras americanas, apresentar um cartão de vacinação contra a covid-19.

Leia Também: Moraes tira sigilo de depoimentos de Cid e abre prazo para defesa de denunciados

A dois dias do pré-Carnaval, gestão Nunes não tem plano de distribuição de água

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A dois dias do pré-Carnaval, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a Sabesp não têm plano para a distribuição de água potável, prevista em lei federal durante eventos de grande porte. A previsão é de calor intenso, com temperaturas até 5ºC acima do esperado.

 

Pelo segundo ano seguido, a oferta de água será feita pela prefeitura, responsável pela organização do Carnaval de rua, em parceria com a Sabesp. Segundo o prefeito, diante de uma previsão de 16 milhões de foliões durante os oito dias de programação, a distribuição será ampliada.

Procurada, a Sabesp não informou quanto a mais de água será distribuído e nem a quantidade dos chamados pontos de hidratação, onde serão montadas estruturas para os foliões se servirem com suas garrafas e copos. A gestão Nunes não respondeu.

A previsão de calor acima da média para os oito dias de programação mobilizou os blocos a exigir flexibilidade nos horários de concentração e dispersão caso haja temperaturas acima da média e tempestades.

Nesta terça-feira (19), o prefeito afirmou que irá manter o horário de encerramento dos blocos por “falta de concordância” da Polícia Militar, e pediu para os organizadores seguirem as regras à risca e finalizarem os desfiles até as 19h.

Neste ano, a prefeitura irá receber R$ 27,8 milhões da Ambev, empresa escolhida por edital para patrocinar o Carnaval de rua -R$ 1,2 milhão a mais do que foi investido pela empresa no ano passado. É o terceiro ano seguido que a marca vence a licitação do Carnaval paulistano.

Em troca, a empresa obtém exclusividade na venda de bebidas pelos ambulantes. De acordo com a prefeitura, 15 mil ambulantes foram cadastrados neste ano. As garrafas de 500 ml de água mineral serão vendidas a R$ 5.

O acesso gratuito a água potável em grandes eventos é previsto em lei federal aprovada no ano passado, após a morte de Ana Clara Benevides, 23, durante show da Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. A sensação térmica no estádio Nilton Santos, local da apresentação, era de 60ºC, quando ela desmaiou e foi socorrida, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

 

Nicole Kidman e Keith Urban têm casa invadida em Beverly Hills

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O casal Nicole Kidman e Keith Urban teve sua casa avaliada em mais de R$ 25 milhões invadida em Beverly Hills, nos Estados Unidos.

 

Segundo informações do Entertainment Weekly, o crime acontece em meio a uma série de arrombamentos no bairro rico de Los Angeles.

Nenhum dos dois estava no imóvel de cinco quartos e quatro banheiros no momento da invasão, por volta de 20h da última sexta-feira.

Segundo fontes, um dos homens teria quebrado o vidro da casa para entrar. Mas após escutar a voz do segurança, fugiu imediatamente. Não há informações sobre o que foi levado. A atriz não falou sobre o incidente.

Leia Também: Morre Rick Buckler, ex-baterista da banda The Jam, aos 69 anos

Inglesa paralisa jogo de tênis após reconhecer stalker na arquibancada

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A tenista inglesa Emma Raducanu paralisou a partida pelo WTA de Dubai, na última terça-feira (18), após reconhecer um stalker -pessoa que persegue obsessivamente outra- em uma das arquibancadas. Visivelmente abalada, a atleta chegou a chorar. O jogo estava no primeiro set.

 

O QUE ACONTECEU

Ao final do segundo game, Raducanu se dirigiu à árbitra da partida para relatar o episódio. A inglesa perdia por 2 a 0 para tcheca Karolina Muchova, cabeça de chave número 14 da competição.

Em nota, a WTA informou que o homem foi identificado nas primeiras fileiras da arquibancada e posteriormente expulso. Segundo a entidade -responsável pelo tênis mundial feminino- o indivíduo será banido de todos os eventos organizados pela WTA.

“Na segunda-feira, 17 de fevereiro, Emma Raducanu foi abordada em uma área pública por um homem que exibia comportamento fixo. Esse mesmo indivíduo foi identificado nas primeiras fileiras durante a partida de Emma na terça-feira (18) no Dubai Duty Free Tennis Championships e posteriormente expulso. Ele será banido de todos os eventos da WTA enquanto aguarda uma avaliação de ameaça. […] A WTA está trabalhando junto com Emma e sua equipe para garantir seu bem-estar e oferecer qualquer apoio necessário. A segurança das jogadores é nossa prioridade”, afirma trecho do comunicado da WTA.

Não é a primeira vez que a campeã do US Open de 2021 é vítima de stalker. Em 2022, um homem foi algumas vezes até a casa da atleta -na época com 18 anos- e chegou a levar um tênis do pai da tenista, pensando que era da inglesa. O indivíduo foi condenado a uma ordem restritiva de cinco anos, segundo o jornal inglês The Guardian