Home Blog Page 2534

Sobe para 31 número de cidades no Maranhão em situação de emergência

0

Subiu para 31 o número de municípios maranhenses em situação de emergência em razão das chuvas que atingem o estado. Segundo boletim divulgado hoje (10) pela Defesa Civil, 3.940 pessoas foram afetadas pelas chuvas e uma pessoa morreu.

Segundo a Defesa Civil, o município de Santa Inês é o único em estado de calamidade pública até o momento.

As famílias atingidas estão recebendo apoio nos municípios. segundo informou o órão, que trabalha na retirada das pessoas de áreas de risco. O governo do Maranhão tem fornecido refeições por meio da rede de Restaurantes Populares.

A orientação é que, em caso de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado – que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos. 

“Em casos de alagamentos, a população deve procurar um lugar seguro e acionar o serviço de emergência pelo 193”, informou o órgão.

Por meio de uma rede social, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, disse que não há nenhuma cidade do estado coberta por águas e que  as dificuldades deste ano estão abaixo de outras vivenciadas. 

“Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho, em unidade com os municípios, continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere”, afirmou.

*Com informações da Agência Brasil

 

Portaria libera pedágio em rodovias federais para veículos com apoio ao RS

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou nesta semana uma portaria que dispensa fiscalização e pedágios para os veículos de carga que estejam transportando donativos para o Rio Grande do Sul.

Veículos de carga transportando ajuda para os gaúchos estão dispensados de pagar pedágio em rodovias federais do Rio Grande do Sul. Eles também serão atendidos prioritariamente e dispensados em postos de fiscalização.

Portaria já está valendo desde quarta (8), e foi publicada após usuários de redes sociais desinformarem sobre o trânsito de doações para o Rio Grande do Sul.

Publicações alegaram que veículos estavam sendo parados por exigência de nota fiscal, o que é falso. Houve seis casos pontuais de caminhões parados em fiscalizações por excesso de peso, mas a ANTT já anunciou que vai anular as autuações e não haverá multa.

O governo do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e a Polícia Rodoviária Federal também negaram que caminhões com donativos tenham sido multados por falta de nota fiscal.

 

Adesão completa ao tratamento de lúpus é de 30%, dizem especialistas

0

FERNANDA LAGOEIRO
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A bióloga cearense Ana Geórgia Simão, de 43 anos, conta que a demora para receber o diagnóstico de lúpus afetou sua infância. “Sempre fui uma criança doente, aquela que era café com leite nas brincadeiras. Tinha uma idade óssea atrasada, com 15 anos eu ainda tinha 1,48 m de altura”, conta.

Aos 16 anos, os sintomas de lúpus se manifestaram e, após procurar um clínico, ela foi diagnosticada com febre reumática, permanecendo por dois anos com tratamento inadequado.
“Eu comecei a perder cabelo, ficar muito magra, eu não conseguia andar, estava com perda de memória e não lembrava onde morava. Uma tia minha, me vendo naquela situação, me levou para um reumatologista, que chegou ao diagnóstico de lúpus”, diz.

Nesta sexta-feira (10), dia de seu aniversário, é comemorado o dia Mundial do Lúpus, data para trazer conscientização à doença, ajudar na disseminação de informação e em busca do tratamento precoce.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune, crônica e inflamatória, que atinge em sua maioria mulheres jovens, de 15 a 45 anos, apontam dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Apesar de ter um caso a cada 1.700 mulheres no Brasil, cerca de 30% persistem sem adesão total ao tratamento, segundo um estudo realizado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

São conhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas), e sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Apesar de não ter uma causa específica reconhecida pela medicina, o LES pode ocorrer por uma predisposição genética ou por fatores ambientais (como exposição à luz ultravioleta, cigarro, álcool, estresse e questões psicológicas).
No caso das mulheres, existe uma associação com hormônios sexuais, por isso o seu acometimento é maior em mulheres em idade menstrual, explica Simone Appenzeller, reumatologista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A doença é caracterizada por uma mancha conhecida por “asa de borboleta”, pela semelhança física com as asas de uma borboleta abertas. Por conta disso, muitas portadoras da doença se autodenominam como “borboletas”.

Não à toa, a bióloga carrega consigo este símbolo. Ela já teve que retirar o baço, fazer cirurgia contra catarata, remover uma trompa e já perdeu três gestações, mesmo com o sonho de ser mãe. Atualmente, Simão está em remissão da doença (fase em que não há sintomas) há quase oito anos, e não toma mais nenhuma medicação para lúpus. “Me cuido de uma maneira absurda. Eu acho que serei uma idosa que faz calistenia, flexões”, brinca a influenciadora, que faz treinos de atividade física seis vezes por semana.

Além de medicamentos específicos, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) destacou, em reunião no ano passado, o destaque de cuidados não medicamentosos da doença, além de uma atenção especial que o SUS (Sistema Único de Saúde) deve ter com portadores de lúpus no Brasil.
Para Mateus Mokwa, reumatologista e especialista em lúpus pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, algumas das recomendações a pacientes com lúpus são evitar exposição ao sol, uso de cigarro e fazer atividade física regularmente.

“É essencial cuidar com informações duvidosas que são divulgadas por não reumatologistas. Cuidado com promessas milagrosas, soros de imunidade, vitaminas em excesso, cuidado com quem promete cura para a doença. Não tem cura, mas tem tratamento, e faz o paciente ter uma vida normal”, diz.

O lúpus é uma doença considerada grave, que pode gerar sequelas irreversíveis e até levar à morte. Por isso, a consciência sobre a doença, o diagnóstico e o tratamento precoces são tão importantes.

O diagnóstico se dá por meio de exames de sangue regulares, e do exame de FAN (fator antinuclear).
Após procurar um reumatologista e receber o diagnóstico, é importante seguir todas as recomendações.

E, mesmo tendo sido a jornalista responsável por esta matéria, deixo aqui a consideração que também tenho lúpus: recebi o diagóstico há 17 anos, e a escolha pela profissão veio como forma de combater a falta de informação sobre a doença.

Então, ouso aqui deixar umas palavras de motivação àqueles que enfrentam a batalha discreta contra o lúpus: é possível se cuidar e se adaptar de acordo com as suas necessidades. Viver é urgente. E voar é necessário para toda borboleta que sai do casulo.Principais sintomas
Por se tratar de uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos, um portador de lúpus pode ter diferentes sintomas em diferentes órgãos e locais do corpo. Mesmo assim, alguns são bastante comuns e gerais:
Manchas na pele, geralmente avermelhadas;
Dores ou inchaço nas articulações;
Anemia ou redução das plaquetas;
Cansaço, fadiga e sangramentos;
Febre;
Distúrbios neurológicos, como convulsões;
Acometimento dos rins, gerando inchaço pelo corpo, aumento da pressão arterial e urina espumosa;
Distúrbios do coração e pulmões, podendo gerar acumulo de líquido, falta de ar e dor no peito.

 

Estudantes da USP encerram acampamento pró-Palestina, mas prometem novos protestos

0

Estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), decidiram encerrar o acampamento em apoio à causa palestina na noite desta quinta-feira, 9. Foi o primeiro protesto dessa natureza no Brasil depois que ações semelhantes se espalharam por universidades norte-americanas e outros países.

Na assembleia que decidiu pelo fim do acampamento, membros do comitê “Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino (ESPP)” afirmaram que novos atos estão sendo planejados para os próximos dias.

Os dois dias de protestos registraram momentos de tensão. No principal deles, um vídeo publicado pelo site judaico Pletz mostra o momento em que um grupo de manifestantes avança contra um homem, que recua. Ele troca empurrões e chutes enquanto é acuado por uma multidão. As imagens não mostram o desenrolar completo dos fatos.

Entidades judaicas, como a Liga Judaica Brasil, compartilharam o vídeo como forma de denunciar um ato de antissemitismo. A organização do movimento estudantil nega.

A reitoria não comentou o fato. A direção da FFLCH afirmou que “vê com normalidade o exercício do direito de livre manifestação de seus professores, estudantes e funcionários realizados entre 7 e 9 de maio que ocorreram pacificamente”.

Movimento foi inspirado em acampamentos norte-americanos

O acampamento na USP foi inspirado nos movimentos organizados nas universidades norte-americanas que se espalharam ao redor do mundo. É um protesto contra a ação militar do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no território palestino.

Na USP, uma das reivindicações é o rompimento de sete convênios com entidades acadêmicas israelenses, cujas produções científica e tecnológica, segundo o grupo, também atende objetivos militares e de ataques aos palestinos.

O movimento, que reúne 40 entidades, recebe o apoio de sindicatos, como Metroviários, Sindicato dos Servidores Federais e o Sindusp, e também de partidos políticos a partir de coletivos de juventude.

O Estadão esteve no local para acompanhar o acampamento. No vão do prédio, foram observadas bandeiras da Palestina e faixas em defesa do povo árabe de diferentes entidades, entre sindicais e estudantis. Parte dos manifestantes usava o shemagh (tecido palestino) ao redor da cabeça e em volta do pescoço.

A guerra começou há sete meses, quando o grupo terrorista Hamas atacou o território israelense, matou cerca de 1.200 pessoas e sequestrou outras 250. Segundo as autoridades de Saúde de Gaza, controladas pelo Hamas, desde então quase 35 mil palestinos morreram.

 

Nível do Guaíba cai e fica abaixo de marca histórica da enchente de 1941

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Guaíba, em Porto Alegre, voltou a ficar abaixo da marca histórica de 1941, quando chegou a 4,76 metros e inundou grande parte do centro da capital.

Nível atual está em 4,74 metros, segundo medição feita às 6h15 desta sexta-feira (10). O dado é da aferição das réguas da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) e da ANA (Agência Nacional de Águas).

Diminuição no nível do Guaíba foi de 58 centímetros em cinco dias. Na segunda-feira (6), altura da água atingiu 5,32 metros, o maior nível registrado até agora.

Guaíba continua quase dois metros acima do nível de inundação. A referência de 3 metros é usada como sinalização para possíveis danos nos municípios em torno do corpo d’água.

Mudança de vento afetará o Guaíba na próxima semana. Uma massa de ar frio de origem polar, somada a um vento Sul e prevista para a noite da terça-feira (14), deve fazer o corpo d’água subir pelo menos 20 centímetros em poucas horas, segundo o MetSul.

NOVAS CHUVAS SÃO PREVISTAS NO ESTADO
Chuva com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina, segundo o Inmet. Os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros entre os dias 10, 11 e 12 de maio.

Começo da semana terá rajadas de vento entre o oeste e o sul do estado. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas de vento variam de oeste a sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraquecem.

Essa condição acontece devido à instabilidade que retorna com mais força ao Rio Grande do Sul no fim desta semana. Inicialmente, como frente quente, uma vez que a frente fria recua de Santa Catarina para o estado gaúcho.

CHUVAS DEIXARAM MAIS DE 100 MORTOS NO RIO GRANDE DO SUL
Há 113 óbitos e 756 feridos no estado, segundo a Defesa Civil. O órgão ainda investiga se uma morte registrada durante o período das chuvas tem relação com as enchentes.

Desalojados e desabrigados somam mais de 400 mil. Há 337.116 pessoas fora de casa e outras 69.617 em abrigos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil às 9h desta sexta-feira (10).

Dos 497 municípios do estado, 435 foram afetados pelas chuvas, que atingem 1,9 milhão de pessoas. Há pelo menos 163 mil casas sem energia elétrica e outras 385 mil pessoas sem água em casa.

Leia Também: Gol cria 122 voos extras para atender a região Sul até 30 de maio

 

Rússia ataca norte da Ucrânia e abre nova frente na guerra

0

IGOR GIELOW
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Forças da Rússia invadiram na madrugada desta sexta (10) o norte da região de Kharkiv, na Ucrânia, obrigado a evacuação dos civis de uma cidade e o envio de soldados de Kiev para evitar o rompimento das defesas na região, abrindo assim uma nova frente na guerra iniciada por Moscou em 2022.

Kharkiv já havia tido parte de seu território ocupado pelos russos, mas em setembro de 2022 um contra-ataque surpresa dos ucranianos expulsou os invasores.

Após o fracasso da contraofensiva de Kiev no ano passado, Moscou passou a pressionar novamente as fronteiras da região, avançando ao sul e a leste do território, que fica no norte da Ucrânia e faz fronteira com Belgorodo, na Rússia. Isso ocorria a partir das áreas ocupadas no Donbass, leste do país.

Por sua vez, Kiev usou a região como base de seus cada vez mais intensos ataques contra o sul russo, que passaram a ser quase diários neste ano, já que seus mísseis e artilharia têm alcance para atingir a capital homônima de Belgorodo.

O que ocorreu às 5h (23h em Brasília) foi diferente. Colunas blindadas russas, apoiadas por uma pesada barragem de artilharia, cruzaram a fronteira rumo ao sul. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que o movimento de tropas havia sido notado e houve tempo para se preparar.

“A Ucrânia os encontrou lá com brigadas e artilharia”, afirmou o líder em uma entrevista coletiva. O avanço, contudo, obrigou a evacuação de Vovtchansk, a 50 km de Belgorodo e cerca de 5 km da fronteira, e o desvio de mais forças ucranianas para a região.

Segundo relatos disponíveis, os russos atacaram alvos a até 10 km da fronteira e criaram um saliente 1 km para dentro do território ucraniano. A situação é fluida, e tudo isso pode mudar: eles podem ir mais em frente, serem repelidos ou ficar onde estão.

O bombardeio de Vovtchansk matou ao menos dois civis na cidade e arredores, deixando também cinco feridos, segundo o governador regional Oleh Sinehubov escreveu no Telegram. A cidade tinha 18 mil moradores antes da invasão.

A nova frente pode ter ao menos três significados. Primeiro, ser o a tentativa de cumprimento da promessa feita por Vladimir Putin na noite de 17 de março, quando foi reeleito presidente pela quinta vez, de que poderia estabelecer uma zona tampão para proteger os civis do sul da Rússia.

Segundo, o ataque pode buscar estabelecer uma nova cabeça de ponte para um assalto a Kharkiv, a capital local. Analistas são unânimes que a Rússia não tem soldados suficientes para invadir e ocupar a cidade no momento, mas isso pode mudar. Fácil, não será: o local foi sitiado no começo da guerra, mas nunca caiu.

Por fim, a nova frente obrigará o envio imediato de forças de Kiev para a região, num momento em que escasseiam recursos humanos e materiais.
Desde que tomou em fevereiro a estratégica Avdiivka, em Donetsk, Putin tem feito avanços lentos mas consideráveis no leste do país, tomando vilarejos todas as semanas.

Um ataque ao norte poderá drenar forças usadas para defender as outras áreas. Um analista militar russo, que pediu anonimato, disse à Folha que o mais provável é uma combinação dos três cenários acima.

Segundo ele, Moscou está utilizando uma antiga tática soviética de ataques múltiplos, na esperança de que o enfraquecimento gradual das defesas acabe por dar uma oportunidade de romper a frente em algum ponto

Ele considera que tomar Kharkiv, que abrigava antes da guerra 1,5 milhão de habitantes e é a segunda maior cidade do país depois de Kiev, por vias militares diretas é inviável, mas que a cidade pode novamente ser cercada e bombardeada.

Enquanto isso, Zelenski espera que a ajuda militar americana, desbloqueada pelo Congresso no mês passado, enfim comece a chegar a seu país. Apesar dos valores astronômicos, R$ 300 bilhões ao todo, grande parte dos recursos são para recompra de munição já doada pelos EUA, e o envio de baterias antiaéreas e artilharia é demorado.

Também nesta sexta, a agência Reuters disse que os ucranianos esperam a chegada do primeiro caça americano F-16, doado pela Dinamarca, em junho ou julho. Eles foram prometidos no ano passado, mas o processo de treinamento e adaptação das aeronaves é demorado.

Analistas têm dúvida acerca da diferença que eles irão fazer em campo, mas Kiev crê que pode afastar mais as aeronaves russas, que têm usado de forma maciça bombas “burras” com kits que as tornam “inteligentes”, planando rumo a alvos.

Os avanços russos, de todo modo, ocorrem enquanto não chega o equipamento ocidental. Na véspera, Putin havia retomado a ameaça de uma guerra nuclear contra a Otan caso haja maior interferência externa no conflito -ele já prometeu escalar caso a França cumpra a promessa de enviar tropas a Kiev ou se mísseis britânicos atingirem solo russo.

Prefeitura abre chamada pública para agricultura familiar e empreendedor familiar rural

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) vai promover, no próximo dia 20 de maio, às 10h, chamada pública nº 001/2024 do processo administrativo nº 1230/2024 para aquisição de gêneros alimentícios, através da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. O aviso de licitação está no Diário Oficial nº 1899, publicado na quinta-feira (9).

Os interessados em participar podem realizar consulta e download no endereço eletrônico http://138.59.40.26:8079/transparencia/ ou adquirir o documento presencialmente no Departamento de Licitação, na sede da Prefeitura de SFI, na Praça dos Três Poderes, s/nº, no Centro da cidade, local onde será realizado o processo licitatório.

“Estamos cumprindo exigência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e, ao mesmo tempo, incentivando a produção dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, além de garantimos uma merenda mais saudável e de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Homem negro morre em abordagem de policial que pode ter entrado em apartamento errado nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um vice-xerife do condado de Okaloosa, na Flórida, matou um militar negro da Força Aérea dos EUA que estava em casa, e o advogado da família da vítima afirma que o policial pode ter entrado no apartamento errado enquanto atendia uma emergência.

Roger Fortson, 23, foi morto no último dia 3 com seis tiros pelo vice-xerife, de acordo com o advogado Ben Crump, que pede que as imagens da câmara corporal do agente sejam divulgadas.

A polícia confirmou que o vice-xerife abriu fogo em um apartamento no local. Disse que ele ouviu sinais de uma briga e reagiu em legítima defesa depois de encontrar um homem armado, mas não deu mais detalhes nem citou identificou Fortson como a vítima. O departamento do xerife de Okaloosa também não respondeu se o policial entrou no apartamento por engano.

O advogado da família disse que Fortson estava numa ligação com a namorada quando ouviu uma batida na porta. Então, ele teria perguntado “quem é?”, mas não houve resposta, de acordo com a namorada.

Em seguida, Fortson sacou a arma que possuía em casa, que era regularizada, e se dirigiu à sala de estar. Nesse momento, o vice-xerife entrou no apartamento repentinamente e abriu fogo, de acordo com Crump. Fortson não chegou a disparar a própria arma.

Ele foi levado ao hospital, mas morreu em decorrência dos tiros. O advogado da família diz que Fortson tinha o sonho de se tornar piloto da Força Aérea. Em uma entrevista coletiva, a mãe do militar reforçou o pedido para que a polícia divulgue as imagens da câmera corporal do agente. “Por favor, fale a verdade sobre o meu filho. Limpe a reputação dele.”

A morte é semelhante ao caso da profissional de saúde Breonna Taylor, de 26 anos, mulher negra que foi morta em casa em março de 2020 por três policiais em Louisville, no estado do Kentucky. Os agentes invadiram a residência no meio da noite como parte de uma investigação de tráfico de drogas contra um ex-namorado dela.

Seu então companheiro, Kenneth Walker, que não era o alvo da operação, teria pensado que os agentes eram ladrões e atirou com uma arma que possuía legalmente. A polícia respondeu com mais tiros, e Breonna foi atingida e morta por cerca de 20 disparos.

Os agentes tinham um mandado chamado “no knock”, que os autorizava a derrubar a porta sem aviso prévio. Eles afirmam que, ainda assim, anunciaram sua presença -Walker nega. A morte de Breonna, que aconteceu semanas antes do assassinato de George Floyd por policiais em Minneapolis, ajudou a desencadear uma onda de protestos antirracistas contra a violência policial nos EUA.

Campanha de doações para o Rio Grande do Sul está suspensa no aeroporto de Campos

0
Foto: Divulgação Aeroporto de Campos

A partir dessa sexta-feira (10), a campanha de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, está suspensa. A decisão foi tomada pela Azul Linhas Aéreas devido ao grande volume de arrecadação.

Segundo a administração do aeroporto, foram coletadas mais de 15 toneladas de água, 200 cestas básicas e diversos outros itens, como roupas, calçados, cobertores, lençóis, colchonetes, brinquedos, itens de higiene pessoal e rações para animais.

Tragédia no RS: Sobe para 113 o número de mortos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas do Rio Grande do Sul deixaram 113 até a manhã desta sexta-feira (10). O número pode crescer nos próximos dias, uma vez que há 146 desaparecidos, segundo a Defesa Civil gaúcha, e há um óbito em investigação. Os mortos estão em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e 756 feridos.

Diante das enchentes que deixaram mais de cem mortos no Rio Grande do Sul nos últimos dias, gaúchos têm buscado refúgio com parentes ou amigos em outros estados, como Santa Catarina.

Conforme o boletim das 9h, também há 69 mil pessoas em abrigos montados para socorrer as vítimas que não têm para onde ir. Dos 497 municípios, 435 acabaram afetados pela tragédia.

Também são ao menos 163 mil pontos sem energia (o número é maior, porém a RGE Sul não informou a quantidade de pontos na manhã desta sexta) e 385 mil imóveis continuam sem água no estado.

As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual e mais de 338 mil alunos acabaram impactados. Nesta sexta, são 976 escolas afetadas, 444 danificadas e 74 servindo de abrigo.

A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões. Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

SITUAÇÃO NO RS APÓS AS CHUVAS
113 mortes
146 desaparecidos
756 feridos
69.617 desabrigados (quem teve a casa destruída e precisa de abrigo do poder público)

337.116 desalojados (quem teve que deixar sua casa, temporária ou definitivamente, e não precisa necessariamente de um abrigo público -pode ter ido para casa de parentes, por exemplo)

1.916.070 pessoas afetadas no estadoO nível da água do lago Guaíba, que inundou a capital Porto Alegre, caiu para 4,74 metros na medição do cais Mauá às 7h desta sexta, conforme informações da Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços). No sábado (4), ele havia chegado a 5,30 metros, conforme o Ceic.

O lago é considerado inundado quando atinge 3 metros de altura. Há um alerta que é emitido quando o nível da água está em 2,5 metros.
Por isso, mesmo com a diminuição no volume de água do Guaíba, ruas e avenidas da capital gaúcha continuavam alagadas nesta quinta.

Ao mesmo tempo, o governo gaúcho alertou na segunda-feira para o risco de enchentes nos municípios localizados às margens da Lagoa dos Patos. A água que bloqueia ruas da região metropolitana desce pela lagoa em direção ao mar, o que pode acontecer rapidamente ou de forma mais lenta, dependendo da direção do vento.

A volta da chuva e de ventos fortes à região de Porto Alegre nesta quarta-feira (8) fez a prefeitura paralisar o resgate das vítimas das enchentes históricas. A previsão, segundo o Inmet, é que a temperatura caia no Rio Grande do Sul nesta semana.

SAIBA A DIFERENÇA DOS TERMOS
Afetado: Qualquer pessoa que tenha sido atingida ou prejudicada por um desastre, como feridos, desalojados, desabrigados e pessoas que perderam sua fonte de renda

Desalojado: Pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo sistema

Desabrigado: Desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo Estado
Fonte: Glossário de Defesa Civil

 

Brasileiras conquistam a medalha de prata no Grand Slam de Astana

0

O judô brasileiro teve uma jornada positiva no primeiro dia de disputas no Casaquistão. Rafaela Silva (até 57 kg) e Larissa Pimenta (até 52kg) conquistaram, nesta sexta-feira (10), a medalha de prata no Grand Slam de Astana. As duas atletas já estavam classificadas para os Jogos de Paris-2024.

Buscando um lugar entre as oito melhores do ranking olímpico Larissa Pimenta superou três adversárias para se garantir na final. A primeira vitória foi sobre a russa Alesia Kuznetsova. Nas quartas, ela superou a portuguesa Maria Siderot e chegou na briga pela medalha de ouro após vencer o combate sobre a espanhola Ayumi Leiva Sanchez nas semis.

O confronto com a israelense Gefen Primo foi marcado pelo equilíbrio. A brasileira até conseguiu encaixar alguns bons golpes, mas acabou surpreendida pela rival que aplicou um ippon e garantiu o lugar mais alto do pódio.

“Estou feliz pela minha participação, acredito que vim aqui para fazer o meu melhor. Essa medalha de prata é muito importante para minha pontuação na corrida olímpica. Venho trabalhando bastante e acredito que estou no caminho certo”, afirmou Larissa. Com os 700 pontos, ela deve chegar à nona colocação do ranking, ficando apenas a uma posição da cabeça de chave olímpica.

Em sua caminhada para obter a medalha de prata, Rafaela Silva derrotou Fidan Alizada, do Azerbaijão, e depois venceu a croata Thihea Topolovec nas oitavas. Na fase seguinte, ela imobilizou Shukurjon Aminova, do Uzbequistão.

O último desafio antes de chegar a decisão foi encarar a vice-campeã olímpica em Tóquio-2020, Sarah Leonie Cysique. Rafaela impôs duas punições à rival e definiu a luta com um waza-ari no golden score. Já na luta decisiva diante de Christa Deguchi, a adversária levou a melhor e conquistou o ouro.

“Foi minha última competição antes dos Jogos Olímpicos. Fiquei com a medalha de prata, mas estou satisfeita porque as coisas que venho trabalhando no treino estão dando certo e encaixando. Gosto de chegar em uma competição assim, onde eu sofro uma derrota e fico “mordida”. Minha missão foi concluída e agora vou trabalhar para representar o Brasil da melhor forma possível”, afirmou Rafaela, atual número cinco do mundo no ranking olímpico com descartes.

O judô brasileiro teve ainda mais competidores em ação nesta sexta. Natasha Ferreira (até 48kg), venceu duas lutas, mas perdeu nas quartas e na repescagem e ficou em sétimo. Michel Augusto (até 60kg) também terminou com o sétimo lugar após cair nas quartas e perder para Andrea Carlino na repescagem. Amanda Lima (até 48kg) e Matheus Takaki também lutaram, mas não avançaram em suas chaves.

Procon de SJB fiscaliza comercialização do arroz

0
Procon fiscaliza supermercado em São João da Barra - Foto: Divulgação Prefeitura de São João da Barra

O Procon de São João da Barra está com equipes acompanhado a comercialização do arroz. A fiscalização foi iniciada na quinta-feira (9), prosseguindo nesta sexta-feira (10), no sábado (11), e durante a próxima semana em estabelecimentos do município na verificação do preço do produto.

De acordo com o coordenador Procon, Agrippino Neto, não foi constatada até o momento prática de preço abusivo, mas uma alta na procura, como vem acontecendo em todo o país.

O órgão, porém, solicita cautela por parte dos consumidores em São João da Barra ao realizarem a compra demasiada do arroz, já que informações da Federação Nacional dos Produtores de Arroz são de que não faltará o produto nas prateleiras.

Dados apresentados pele Federação mostram que mais de 84% das lavouras no Rio Grande do Sul já foram colhidas, sendo o estado rio-grandense responsável por 70% da produção brasileira e que apenas 2,55% do total foi perdido inteiramente e 1,97% foi parcialmente perdido, havendo bastante arroz para ser deslocado para as regiões centrais do Brasil e neste momento não há necessidade urgente de importação.

– Pedimos calma à população, pois com o esvaziamento das prateleiras o arroz tende a subir, considerando a lei de mercado que basicamente ocorre quando a procura por determinado produto é alta e a oferta é baixa, e os preços tendem a subir – finalizou Agrippino.

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

0

Em meio à tragédia que assola o Rio Grande do Sul, seis pessoas foram presas por suspeita de cometerem crimes sexuais em abrigos para vítimas das enchentes. As prisões foram confirmadas nesta quinta-feira (9), pelo delegado Sandro Caron, secretário estadual da Segurança Pública.

Segundo a Polícia Civil, que investiga os casos, um dos crimes teria ocorrido em Viamão, município do interior gaúcho. O suspeito foi preso preventivamente pelo crime de estupro de vulnerável.

Questionado por jornalistas, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que há suspeita de envolvimento de parentes das vítimas nos casos investigados.

“O que observamos são justamente casos que, em princípio, lamentavelmente, envolvem familiares das crianças, o que sinaliza a possibilidade desses abusos já acontecerem anteriormente, e a situação nos abrigos tenha escancarado isso e dado a oportunidade de ação do poder público”, afirmou o governador durante entrevista coletiva.

Leite assegurou que todas as providências estão sendo tomadas e que solicitou à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos que verifique a possibilidade de abertura de abrigos especiais para mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade ou que necessitem “especial cuidado”.

Na mesma entrevista, o secretário estadual da Segurança Pública disse que as forças de segurança terão foco direcionado aos abrigos, e que “em alguns deles temos permanentemente integrantes da Brigada Militar e Polícia Civil”.

Operação policial resulta na apreensão de drogas e na prisão de suspeitos em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta sexta-feira (10), a Polícia Militar realizou uma operação de combate ao tráfico de drogas na Rua Proj 8, na Vila dos Pescadores, em Campos.

Durante o patrulhamento na região, os policiais observaram dois homens em atitude suspeita, sendo um deles já conhecido pela equipe por envolvimento com o tráfico de drogas local. Os suspeitos foram identificados pelas iniciais MFFO e JCS. Ao se aproximarem, os policiais testemunharam quando o primeiro suspeito jogou uma sacola, que foi prontamente recuperada e encontrada contendo 65 pinos de cocaína, 10 pedras de crack e R$ 50.

Após questionamento, o homem admitiu estar envolvido no tráfico de drogas, enquanto o segundo suspeito afirmou ser apenas usuário. Durante a revista, foi encontrado com o segundo um celular e mais R$ 50 em seu bolso.

Diante dos fatos, os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia. O primeiro suspeito foi autuado conforme o artigo 33 da Lei 11.343/06 e permaneceu sob custódia, enquanto o segundo foi autuado conforme o artigo 28 da mesma lei, ouvido e posteriormente liberado.

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

0

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. A garantia é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Diante do risco de haver especulação e aumento da procura pelo produto, por consumidores preocupados em estocar arroz, para o caso de uma eventual falta nos mercados, o governo federal publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), uma medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos, para recompor os estoques públicos.

De acordo com a MP, os estoques terão, como destino preferencial, pequenos varejistas das regiões metropolitanas, “dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”.

A expectativa é de que, na primeira etapa, sejam compradas 200 mil toneladas de arroz, que devem ser importados dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.

Segundo a Federarroz, a colheita no RS abrange, até o momento, 83% do total da área prevista para a safra. A entidade acrescenta que o produto colhido apresenta “boa qualidade e produtividade, o que garante o abastecimento dos brasileiros”.

Presidente da entidade, Alexandre Velho disse que as áreas onde a colheita já foi feita apresentam boas médias de produtividade. “Já temos um bom volume de arroz e mesmo que a gente tenha dificuldades na colheita deste saldo que falta colher, certamente o Rio Grande do Sul tem plenas condições de colher uma safra bem acima dos sete milhões de toneladas”, disse.

“Embora tenhamos este grande problema com relação à colheita do que falta, nós temos plenas condições de afirmar que nós não temos problemas com relação ao abastecimento do mercado interno”, acrescentou.

Segundo ele, há um “problema momentâneo de logística”, principalmente na ligação com o interior do estado, mas a ligação com os grandes centros, por meio da BR-101, está normal. “Temos bastante arroz para deslocar para as regiões centrais do Brasil. Então não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, complementou.

STF condena mais 10 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta semana mais dez pessoas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Os ministros concluíram que os réus praticaram os delitos de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Em julgamento realizado virtualmente na última segunda-feira (6), as defesas dos acusados alegaram que os infratores tinham a intenção de participar de atos pacíficos e que as ações não foram individuais, portanto não poderiam atingir o governo.

Alexandre de Moraes argumentou em seu voto que as manifestações solicitando intervenção militar mostram a intenção de derrubar o governo. Segundo ele, que foi relator do caso, o crime é de ação coletiva e todos envolvidos contribuíram para o resultado.

O ministro acatou as provas apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e afirmou que muitas são explicitas, com vídeos, imagens e mensagens produzidas pelos próprios réus, além das imagens de segurança do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.

Até o momento, 216 denúncias da PGR sobre o caso resultaram em condenações.

Sete pessoas foram condenadas a 14 anos, sendo 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção e 100 dias-multa, cada dia-multa no valor de um terço do salário mínimo. Duas pessoas foram condenadas a 17 anos, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção e 100 dias-multa, cada dia-multa no valor de um terço do salário mínimo. Uma pessoa foi condenada a 11 anos e 11 meses, sendo 10 anos e 8 meses de reclusão e 1 ano e 3 meses de detenção e 84 dias-multa, cada dia-multa no valor de um terço do salário mínimo.

Os condenados também deverão pagar uma indenização por danos morais coletivos no valor mínimo de R$ 30 milhões. Independente do tamanho da pena, o valor será quitado de forma solidária por todos os réus.

Parceria entre Prefeitura e Correios promove campanha de arrecadação para Rio Grande do Sul

0

A partir desta sexta-feira (10), a agência central dos Correios de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebe doações para os atingidos pela chuva no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, as 15 Agências de Correios Comunitárias (AGCs), administradas pela prefeitura, também são pontos de arrecadação.

— Nosso município entra nesta rede de solidariedadee e amor em prol do povo gaúcho, severamente atingindo pelas chuvas. Junto com esta importante empresa pública federal, que são os Correios, estamos mobilizados em apoia-los — afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que destacou que não haverá custo de envio para a população.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração, que coordena as AGCs, as doações preferenciais são de alimentos da cesta básica, produtos de limpeza e de higiene pessoal, roupas de cama e banho e ração para PETs.

O funcionamento da agência central, no Centro, é de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h, enquanto que as AGCs funcionam entre 8h e 17h, em Santa Rita, Imburi, Estreito, Pingo D´Água, Ponto de Cacimbas, Praça João Pessoa, Travessão de Barra, Batelão de Barra, Brejo Grande, Barra do Itabapoana, Buena, Guaxindiba, Sossego, Santa Clara e Gargaú.

Morte de bebê durante viagem é investigada pela Polícia Civil

0
IML/Foto: ClickCampos

A Polícia Civil da Delegacia de São Fidélis, está conduzindo as investigações sobre a morte de uma bebê de apenas 7 meses, ocorrida durante uma viagem na companhia da mãe e do padrasto. O corpo da criança está passando por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

O caso ocorreu enquanto a família, residente em Campos, estava a caminho da cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais. Durante a viagem, a bebê apresentou sinais de mal-estar e foi levada pelos responsáveis ao Hospital Armando Vidal, em São Fidélis.

Na quinta-feira (09), a Polícia Militar foi acionada pelo hospital para investigar a morte da bebê. Após conversar com a equipe médica, os policiais foram informados de que, apesar das tentativas de socorro, a criança chegou ao hospital já sem vida e com rigidez cadavérica.

Diante dessas circunstâncias, os médicos responsáveis pelo atendimento suspeitaram do tempo em que a bebê estava nessas condições. Por essa razão, a médica não pôde atestar oficialmente o óbito e solicitou à Polícia Civil que encaminhasse o corpo da criança ao IML de Campos para uma perícia detalhada.

A mãe e o padrasto, presentes durante o caso, foram conduzidos à 141ª Delegacia de Polícia de São Fidélis, onde prestaram depoimento. As autoridades policiais estão investigando o caso.

Justiça permite à polícia arrombar a casa de Ciro por não pagar dívida de R$ 31 mil

0

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) autorizou a penhora de bens do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) pelo não pagamento de uma dívida de R$ 31 mil. O juiz Diego Ferreira Mendes, da 4° Vara Cível do TJSP permitiu ainda reforço policial e arrombamento do imóvel se assim for necessário.

A quantia é resultado de uma ação perdida contra jornalistas da Abril Comunicações no ano de 2018, ficando o político com o encargo de pagar os honorários dos advogados que representaram a editora. O valor passou por correção monetária e acréscimo de juros. Procurado, Ciro Gomes ainda não se manifestou. O espaço está aberto. Já o PDT criticou a decisão.

Na decisão, o juiz permite que a esposa de Ciro, Giselle Bezerra, também seja responsabilizada pela dívida e que todos os endereços conhecidos do acusado sejam verificados. A medida destaca a residência do casal descrita nos autos, na praia de Iracema, em Fortaleza.

“Tendo em vista a resistência imotivada do executado em cumprir a obrigação, a permitir concluir que não poupará esforços para impedir a prática dos atos necessários ao cumprimento da obrigação, ficam, desde já, deferidas as ordens de arrombamento e reforço policial se as condições de fato apontarem para a necessidade das medidas mais gravosas.”

Bruno Mars é confirmado no Rio de Janeiro após acordo entre prefeito e produtora

0
Cantor Bruno Mars - Foto: Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes confirmou nesta quinta-feira (9), os shows de Bruno Mars na cidade após um acordo com a produtora Live Nation, sem revelar as novas datas.

A prefeitura havia negado a autorização para as apresentações do cantor anunciados para 4 e 5 de outubro em razão das eleições municipais que acontecem no dia 6 de outubro.

Nesta quinta, a prefeitura do Rio de Janeiro notificou a produtora Live Nation, determinando a suspensão deste show e também da apresentação extra do cantor na cidade, marcada para o dia seguinte, no mesmo estádio.

Depois da publicação do prefeito, a Live Nation anunciou que as vendas de ingressos para o segundo show do artista no Rio de Janeiro foram adiadas.
“Houve um mal-entendido na comunicação com a prefeitura do Rio de Janeiro que já está sendo solucionado”, disse a produtora em nota.