Home Blog Page 2533

Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa cota de inundação

0

O Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, uma das mais atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul, subiu 6 metros em 24 horas e voltou a ultrapassar a cota de inundação que é de 19 metros, no município de Estrela. 

Conforme medição da Defesa Civil do município, o patamar estava em 19,24 metros às 19h deste sábado (11).

De acordo com o G1, a estimativa é que o rio permaneça em elevação, podendo alcançar 24 metros.

No início do mês, em aferição realizada pelo Serviço Geológico do Brasil, o nível do Taquari chegou a 31,2 metros em Estrela e Lajeado, a maior marca da história.

Leia Também: Mulher perde mãe e pai, e busca a irmã após deslizamento no RS

Leia Também: Tornado atinge Gentil, cidade no norte do RS; assista

 

Dinheiro doado para RS será usado para dar R$ 2.000 para famílias atingidas por chuva

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Comitê Gestor responsável pelas doações recebidas através do pix SOS Rio Grande do Sul definiu que cada família contemplada pela iniciativa receberá R$ 2.000. Até este sábado (11), as doações por essa modalidade somavam R$ 93.474.000.

Em nota, o governo diz que esse valor possibilitará o atendimento de mais pessoas.

Segundo o governo, caso sobre verba após os pagamentos, valores extras poderão ser depositados.
O governo aponta que os valores começarão a ser distribuídos para as localidade mais afetadas em que já seja possível iniciar trabalhos de recuperação.

O possível recebimento dos valores segue alguns critérios. Poderão receber o dinheiro pessoas desabrigadas ou desalojadas como consequência do evento climático ou, ainda, que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas, mas já retornaram para suas casas; inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); que não sejam contempladas pelo programa Volta por Cima, do governo do RS, criado pelo Decreto 57.607, de 9 de maio de 2024; e com renda de até três salários mínimos.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, o cadastro para recebimento do dinheiro ocorrerá nos próprios municípios. O governo diz, porém, que buscará a criação de plataforma virtual de cadastro para agilizar o processo.
O pagamento será feito através de um cartão de débito pré-pago da Caixa, que será recebido pela família assim que ela for incluída no programa. O valor, porém, deve aparecer no cartão em até 24h.

Por fim, o Comitê Gestor do SOS Rio Grande do Sul também decidiu usar R$ 660 mil para compra e entrega imediata de 30 mil cobertores, obtidas de um fornecedor em Três Lagoas (MS).

 

Polícia Militar apreende armas, munições e grande quantidade de drogas em Guarus

0
Screenshot

Agentes da Polícia Militar apreenderam na tarde desta sexta-feira (10), uma arma modelo metralhadora e grande quantidade de drogas em uma área de mata, atrás de uma empresa na Avenida Carmem Carneiro, no Jardim Carioca, em Guarus.

No local, foram encontradas 20 buchas de maconha, 1.231 pinos de cocaína, dois tabletes e meio de droga, cinco munições calibre 38, 23 munições calibre 380, R$60 reais proveniente do tráfico, uma submetralhadora, dois carregadores de submetralhadora, 1.211 pedras de crack, uma balança de precisão e um kit pra pistola.

Os materiais foram encaminhados para a 146ª DP/Guarus onde a ocorrência será registrada. Ninguém foi preso na ação.

Tornado atinge Gentil, cidade no norte do RS; assista

0

Um tornado foi registrado na área rural de Gentil, na Região Norte do Rio Grande do Sul, na tarde deste sábado (11).

Conforme a Climatempo Meteorologia, trata-se do fenômeno em seu grau mais fraco, atingindo entre 104 km/h e 137 km/h.

O fenômeno foi registrado em vídeo por moradores locais e publicado nas redes sociais. Nas imagens é possível ver a formação de nuvens características de um tornado. Apesar dos fortes ventos, não há registros de feridos. 

Leia Também: Paim cobra inclusão do governo federal em plano de Comissão sobre RS

 

Mulher esfaqueia ‘amiga’ quase 500 vezes e é condenada a prisão

0

Uma mulher foi sentenciada, esta sexta-feira (10), a 55 anos de prisão efetiva pelo homicídio de uma amiga de longa data, que morreu após ser esfaqueada quase 500 vezes.

O caso remonta a 2022, conta a agência de notícias Associated Press, revelando que o corpo de Kimberly Neptune, de 43 anos, foi encontrado numa manta na sua casa, em abril desse ano, com 484 feridas compatíveis com um esfaqueamento.

O alerta foi dado pelo irmão da vítima, chocando a localidade de Perry, no estado de Maine, nos Estados Unidos.

Kailie A. Brackett afirmou, no entanto, que não é ela a responsável pelo homicídio, e que o verdadeiro autor (ou autores) poderão ainda estar a solta.

“Estamos aliviados porque a justiça foi feita. Amanhã, no dia seguinte e assim por diante, vamos começar a olhar para diferentes sinais de cura conjunta como uma comunidade, como um só”, disse o membro do Conselho da região de Passamaquoddy, Adam Newell, citado pela cadeia local WABI5

Leia Também: Auroras boreais iluminaram céus em todo o mundo; veja as imagens

"Milagre": homem resgatado 5 dias após queda de edifício na África do Sul

0

Um homem foi, este sábado (11), retirado com vida dos escombros, cinco dias depois do desabamento de um edifício em construção em George, na província do Cabo Ocidental, na África do Sul. 

O chefe do Governo provincial, Alan Winde, descreveu o caso como um “milagre”.

“O nosso sobrevivente foi extraído com sucesso dos escombros após mais de 116 horas. Isto não é nada menos do que um milagre – obrigado a todas as equipas de busca e salvamento”, escreveu na rede X, antigo Twitter, onde também divulgou um vídeo do resgate.

Já o chefe das operações de salvamento, Colin Deiner, explicou à imprensa como tudo aconteceu. “Quando descemos perto da laje [de betão] que tínhamos desobstruído (…), ouvimos alguém lá dentro e paramos todas as operações pesadas”, disse.

Os socorristas falaram com o sobrevivente, que respondeu.

“Ele disse-nos que algo pesado estava a pressionar as suas pernas e isso preocupou-nos, depois de tanto tempo” debaixo dos escombros, explicou Deiner.

O homem foi finalmente retirado, após várias horas de esforço, e foi levado para o hospital.

Pelo menos 13 pessoas morreram quando um edifício em construção na vila piscatória de George, na província do Cabo Ocidental, na costa sul-africana, se desmoronou na tarde de segunda-feira.

Na época da tragédia, estavam 81 pessoas no local. Desde então, as equipes de salvamento têm trabalhado 24 horas por dia para tentar encontrar sobreviventes.

Até o momento, 29 pessoas, algumas delas gravemente feridas, foram resgatadas com vida dos escombros e 39 continuam desaparecidas.

A causa do desabamento permanece desconhecida. O projeto, que previa a construção de 42 apartamentos, deveria ter sido concluído em 2010.

O Governo sul-africano anunciou que pondera agir legalmente contra o empreiteiro do prédio de cinco andares.

As buscas continuam.

Leia Também: Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

Com novas chuvas, Guaíba volta a subir e atinge 4,7 metros

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em queda desde quinta-feira (9), o nível da água do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, voltou a subir na manhã deste sábado (11). De acordo com a medição, feita no cais Mauá, o nível do lago subiu 10 centímetros entre 8h e 9h, indo de 4,6 metros para 4,7 metros.

As autoridades gaúchas temem um novo repique de elevação já que há previsão de novas chuvas fortes atingirem o estado neste fim de semana.

A informação do nível do lago foi divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e pela ANA (Agência Nacional de Águas).

O número é considerado alto, uma vez que quando o lago atinge 2,5 metros é emitido um alerta e quando chega a 3 metros é registrada inundação.

Na noite desta sexta-feira (10), as chuvas voltaram a atingir o Rio Grande do Sul, deixando as autoridades e a população em alerta máximo pela possibilidade de novas enchentes atingirem as cidades já castigadas pela inundação da semana passada, que causaram ao menos 136 mortes. No entanto, o volume foi menor do que o esperado, dando certo alívio.

O problema é que a previsão do tempo mostra que as chuvas mais fortes chegarão à região neste fim de semana, principalmente, na região metropolitana de Porto Alegre e nos municípios do norte gaúcho, próximo à serra.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta sexta que manterá as equipes mobilizadas nos próximos dias para o enfrentamento dos danos da atual enchente e também para um possível repique na elevação do lago Guaíba.

De acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital está em uma área que pode registrar entre 150 mm e 200 mm de acumulado de chuva até segunda-feira (13), com rajadas de vento de até 100 km/h.

Porto Alegre vive a pior enchente de sua história. O lago Guaíba, que cerca a cidade, chegou nos últimos dias ao maior nível já registrado (5,30 m).

Enquanto o Guaíba, localizado na Grande Porto Alegre, seguia com queda de nível de água nos últimos dias, a lagoa dos Patos tem registrado aumento do nível da água, às 7h deste sábado, estava em 2,48 metros. As maiores elevações ocorrem próximas a Pelotas e região.

Segundo a Defesa Civil, com as chuvas e os solos ainda com muita umidade, os rios Taquari e Caí apresentaram respostas hidrológicas atingindo limiares de alerta, apesar disso a tendência é que ambos rios entrem em estabilidade ainda neste sábado.

Já o rio Uruguai deve atingir o pico de cheia em Uruguaiana neste sábado, registrando quase 4 metros acima da cota de inundação. Os demais rios do estado apresentam declínio ou estabilidade.

Segundo o Inmet, a chuva dos próximos dias, aliada a uma mudança na direção dos ventos para sul-sudeste a partir de segunda-feira, poderá ocasionar uma nova elevação do nível do Guaíba para o patamar de 5 m.

 

Nível do Guaíba recua mais 15 cm, mas há temor de repique com novas chuvas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O nível da água do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, recuou 15 centímetros nas últimas 24 horas. Às 8h da manhã deste sábado (11), ele estava em 4,60 metros, ainda acima da cota de inundação, que é de 3 metros.

As autoridades gaúchas temem um novo repique de elevação já que há previsão de novas chuvas fortes atingirem o estado neste fim de semana.

A informação do nível do lago foi divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e pela ANA (Agência Nacional de Águas).

O número ainda é considerado alto, uma vez que quando o lago atinge 2,5 metros é emitido um alerta e quando chega a 3 metros é registrada inundação.

Na noite desta sexta-feira (10), as chuvas voltaram a atingir o Rio Grande do Sul, deixando as autoridades e a população em alerta máximo pela possibilidade de novas enchentes atingirem as cidades já castigadas pela inundação da semana passada, que causaram ao menos 136 mortes. No entanto, o volume foi menor do que o esperado, dando certo alívio.

O problema é que a previsão do tempo mostra que as chuvas mais fortes chegarão à região neste fim de semana, principalmente, na região metropolitana de Porto Alegre e nos municípios do norte gaúcho, próximo à serra.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta sexta que manterá as equipes mobilizadas nos próximos dias para o enfrentamento dos danos da atual enchente e também para um possível repique na elevação do lago Guaíba.
De acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital está em uma área que pode registrar entre 150 mm e 200 mm de acumulado de chuva até segunda-feira (13), com rajadas de vento de até 100 km/h.

Porto Alegre vive a pior enchente de sua história. O lago Guaíba, que cerca a cidade, chegou nos últimos dias ao maior nível já registrado (5,30 m).
Enquanto o Guaíba, localizado na Grande Porto Alegre, tem registro de queda do nível da água, a lagoa dos Patos têm aumento do nível da água, às 7h deste sábado, o nível estava em 2,48 metros. Na quinta-feira (9), a lagoa iniciou em 1,70 metros desde então vem registrando alta.

Segundo o Inmet, a chuva dos próximos dias, aliada a uma mudança na direção dos ventos para sul-sudeste a partir de segunda-feira, poderá ocasionar uma nova elevação do nível do Guaíba para o patamar de 5 m.

Leia Também: Datena deixa hospital e volta ao Brasil Urgente após duas cirurgias

 

Jovem sofre choque elétrico ao mexer em celular carregando e morre no PI

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um adolescente de 15 anos morreu após sofrer um choque elétrico ao mexer em uma celular que estava carregando em Santa Rosa do Piauí (PI), na quarta-feira (8).

O jovem havia saído do banho quando, ainda molhado, sofreu a descarga elétrica. Devido ao choque, o jovem caiu e bateu com a cabeça no chão. As informações são da Polícia Militar do Piauí.

Adolescente morreu no local. A equipe do IML (Instituto Médico Legal) foi acionada para remover o corpo e levar para exame para determinar a causa da morte.

O adolescente era estudante do 9º ano da Escola Municipal Francisco José dos Santos. A instituição de ensino suspendeu as aulas na quinta-feira (9) e lamentou a morte do aluno. “Com tristeza no coração, comunicamos o falecimento de nosso aluno Gabriel da Silva Lacerda”, diz o comunicado.

 

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: ‘Cuida da mãe’

0

Antes de ser levado pela correnteza no rio Pardinho no último dia 30 de abril, o empresário Carlos Wolfart, 41, enviou um áudio e fez um último pedido à filha de 12 anos — a família considera uma mensagem de despedida. “Cuida da mãe também, tá?”, disse ele.

De acordo com o site UOL, Carlos saiu do sítio onde estava hospedado na manhã da última terça-feira, em Sinimbu, no Rio Grande do Sul. Ele queria ver o nível das águas do rio, mas acabou ficando ilhado, buscou abrigo em uma árvore e acabou sendo levado pela correnteza.

O corpo de Carlos foi achado pelos bombeiros apenas no último dia 8. Ele foi sepultado na manhã desta sexta-feira (10) em Itapiranga, sua terra-natal no oeste de Santa Catarina.

Em outro áudio à filha, Carlos pediu orações. “Só reza pra mim, só por sorte. O rio tá subindo”, diz.

Leia Também: Quando vai fechar a porteira?, diz Lula a mãe de 5 filhos em Alagoas

 

Com tumor cerebral, jornalista esportivo Antero Greco está em seus ‘dias finais’, revela companheiro de bancada

0

Após informações falsas sobre a morte do jornalista Antero Greco, de 68 anos, circularem na internet, o apresentador Paulo Soares afirmou em publicação que o amigo está nos “dias finais”. Os dois são amigos próximos e comandaram por anos o programa esportivo SportsCenter na ESPN Brasil.

Segundo o companheiro de bancada, Greco foi diagnosticado com tumor cerebral em junho de 2022, e desde então vinha fazendo tratamento para a doença. O jornalista está sedado, com alimentação por sonda, no Hospital Beneficência Portuguesa Mirante, em São Paulo, e não se comunica mais.

Ainda de acordo com Paulo Soares, o apresentador está rodeado de familiares, assim como amigos que tiveram a oportunidade de visitá-lo nos últimos dias para as despedidas. Depois que recebeu o diagnóstico do tumor cerebral, Antero fez duas cirurgias e também passou por radioterapia e quimioterapia. Até que sofreu com uma piora recente do quadro.
Em 9 de setembro do último ano, Greco passou mal ao vivo durante um programa e precisou ser retirado às pressas do estúdio. Na época, ele foi hospitalizado e precisou antecipar uma cirurgia que estava prevista para alguns meses depois. Afastado do trabalho, ele fez a cirurgia e passou por sessões de radioterapia.

Fonte: O Globo

Temporais e cheias no RS: número de mortos sobe para 136; chuva e frio voltam ao estado.

0

O Rio Grande do Sul chegou ao número de 136 mortos em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. No boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado (11), o estado ainda contabilizava 125 desaparecidos e 756 feridos.

O estado ainda registra 441,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 71,3 mil pessoas em abrigos e 339,9 mil pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos).

Do total de 497 municípios gaúchos, 444 relataram problemas decorrentes da chuva. A situação afeta 1,95 milhão de pessoas.

  • Mortes: 136
  • Desaparecidos: 141
  • Feridos: 756
  • Pessoas em abrigos: 71.398
  • Pessoas desalojadas: 339.928
  • Pessoas resgatadas: 74.153
  • Animais resgatados: 10.348
  • Pessoas afetadas: 1.951.402
  • Municípios afetados: 444

Fonte: G1

Restaurante flutuante de Porto Mauá é encontrado a 30 Km, no rio Uruguai

0

Um restaurante flutuante localizado na cidade de Porto Mauá, na região noroeste do Rio Grande do Sul, foi encontrado a 30 quilômetros do local, no município de Alecrim, por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (10).

A estrutura foi levada pelo rio Uruguai durante a madrugada. Pescadores locais registraram o momento e empurraram a estrutura até a margem do rio.

De acordo com o jornal Zero Hora, o restaurante foi levado de volta a Porto Mauá. A prefeitura naval da Argentina ajudou com o transporte. 

Leia Também: Água baixa e revela sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma

 

 

Volume de chuvas extremas no RS deve aumentar 60% até 2040, diz Inpe

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O volume de chuvas no Rio Grande do Sul deve pode aumentar 60% até o 2040, segundo um estudo realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgado em novembro de 2023.

Os dados fazem parte do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. O relatório diz que o Rio Grande do Sul, por exemplo, onde mais de cem pessoas morreram devido às chuvas que devastaram boa parte do estado, algumas cidades devem ter elevação considerável no volume pluviométrico.
Estudo considera informações de 2011 a 2040. A região leste entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul deve sofrer com chuvas extremas, conforme previsão do relatório.

Os eventos pluviométricos extremos estão diretamente relacionados a desastres como alagamento, enxurrada, inundações, granizo, tornados, vendavais e ciclones (são considerados um de seus principais fatores deflagradores). Trecho do estudo

Chama a atenção o aumento eventos extremos de precipitação na costa da região Norte até o litoral de Pernambuco e isoladamente a região metropolitana de Salvador, na Bahia. Na Região Sul do Brasil, a área onde ocorrerá os maiores aumentos será na porção Leste entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O relatório aponta ainda para mostra o aumento da precipitação acumulada anual na porção sul da região Sul do Brasil e na região costeira do Nordeste brasileiro. Já as regiões entre o sul de Tocantins e Bahia e o norte de Goiás e Minas Gerais há tendência de diminuição desse acúmulo de chuvas.

CHUVAS DEIXARAM MAIS DE CEM MORTOS NO RS
Há 116 óbitos e 756 feridos no estado, segundo a Defesa Civil. O órgão ainda investiga se uma morte registrada durante o período das chuvas tem relação com as enchentes.

Desalojados e desabrigados somam mais de 400 mil. Há 337.346 pessoas fora de casa e outras 70.772 em abrigos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil às 12h desta sexta-feira (10).

Dos 497 municípios do estado, 437 foram afetados pelas chuvas, que atingem 1,9 milhão de pessoas. Há pelo menos 163 mil casas sem energia elétrica e outras 385 mil pessoas sem água em casa.

 

Homem é preso após descumprir medida protetiva em Guarus

0
Screenshot

Agentes da Polícia Civil, coordenados pela delegada Juliana Oliveira, prenderam um homem, identificado pelas iniciais K.S.O foi preso na noite desta sexta-feira (10), no bairro Parque Vicente Gonçalves Dias, em Guarus, por descumprir medida protetiva da ex-companheira.

A ex-companheira havia solicitado medida protetiva anteriormente pelo crime de agressão, mas, o homem descumpriu ao entrar na casa da mulher e xingá-la, além de quebrar a fechadura da porta com um chute.

O homem foi encaminhado para a 134ª DP/Centro onde permanecerá preso, pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, injúria, dano e violação de domicílio.

Porto Alegre terá abrigo exclusivo para mulheres e crianças e corredor humanitário

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de Porto Alegre vai criar um abrigo emergencial exclusivo para mulheres e crianças vítimas da enchente que atinge a cidade desde o início da semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) em entrevista à imprensa.

O abrigo será instalado no final de semana no Foro Regional do Partenon, na zona leste da cidade. O espaço foi cedido pelo Tribunal de Justiça, após mobilização que contou também com o Ministério Público Estadual e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A prefeitura anunciou também a contratação de serviço de vigilância privada para os abrigos.

De acordo com balanço municipal, 13,1 mil pessoas estão acolhidas em 140 abrigos emergenciais em Porto Alegre. Desse total, 127 têm segurança privada, das 19h às 7h, desde a noite desta quinta.

Também foi anunciada a construção de um corredor humanitário entre a avenida Castelo Branco e o Túnel da Conceição, na capital. Uma passarela de pedestres que funciona junto à rodoviária será demolida.

O corredor vai permitir a passagem de caminhões com suprimentos e ambulâncias. Uma nova passarela será construída no local depois que os efeitos da enchente passarem.

Porto Alegre tem no momento cerca de 5,2 mil voluntários atuando no resgate de vítimas das chuvas e atendimento aos desabrigados e desalojados.

 

Água baixa e revela sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma

0

Nesta sexta-feira (10), as águas baixaram em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mostrando grandes sinais de destruição.

Na cidade foi encontrado um ‘Cemitério de carros’ junto ao pátio do Detran, carros, ônibus e caminhões: agora são sucata. 

Vídeo compartilhado no Youtube mostra imagens aéreas do local, onde é possível ter uma dimensão da destruição causada pela enchente.

“>

Leia Também: Porto Alegre terá abrigo exclusivo para mulheres e crianças e corredor humanitário

 

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

0

Uma mulher que seguia num voo da companhia aérea norte-americana Southwest Airlines foi apanhada tirando um cochilo no interior de um compartimento de bagagem da aeronave.

O momento foi eternizado em vídeo e compartilhado na rede social TikTok, tendo acumulado 5,1 milhões de visualizações, segundo o The New York Post.

Entretanto, as imagens, às quais poderá ver na galeria acima, já não estão disponíveis.

No vídeo, é possível ver uma mulher deitada no compartimento superior da aeronave, enquanto os passageiros riem.

Também os internautas ficaram incrédulos com a proeza, tendo questionado como é que a mulher subiu até ali.

“Quando alguém está no meu lugar, mas não quero incomodar”, brincou um utilizador.

Veja as imagens.

Leia Também: Forte tempestade geomagnética pode atingir Terra este fim de semana

Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos

0

REINALDO JOSÉ LOPES
SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) – O deserto do Atacama, no Chile, é tão seco que chega a ser comparado ao planeta Marte, mas alguns micro-organismos podem estar sobrevivendo há milhões de anos alguns metros abaixo de sua superfície inóspita, indica um novo estudo.

As bactérias extremamente resistentes, identificadas por cientistas da Alemanha e do Chile, talvez estejam arrancando moléculas de água do mineral gipsita (também conhecida como “pedra de gesso”, por ser a matéria-prima do gesso usado comercialmente). Para os pesquisadores, trata-se de uma descoberta importante tanto para a biodiversidade microbiana da Terra quanto para a possibilidade de que organismos assim existam em ambientes semelhantes de outros planetas.

O trabalho, que acaba de sair na revista científica PNAS Nexus, foi coordenado por Dirk Wagner, do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. O trabalho também é assinado por Pedro Zamorano, do Laboratório de Micro-organismos Extremófilos da Universidade de Antofagasta, no Chile, além de outros cientistas.

Os extremófilos, organismos que emprestam seu nome ao laboratório de Zamorano, são justamente aqueles adaptados às condições mais duras presentes nos ambientes da Terra, o que pode incluir temperaturas muito altas ou muito baixas, elevado teor de sais (letal para a maioria dos seres vivos), acidez intensa ou mesmo altos níveis de radiação.

A região estudada pela equipe de pesquisadores fica no vale de Yungay e é considerada “hiper-árida”, tendo recebido apenas 2,3 mm de chuva ao longo de um período de quatro anos (pouco mais de um milésimo da chuva que cai num único ano no município de São Paulo). Eles obtiveram amostras de uma das chamadas “playas” (equivalente à palavra “praia” em português). São trechos do deserto onde costumam se formar pequenos charcos temporários quando chove um pouco e que se caracterizam pela presença de argila na superfície.

Como é muito difícil cultivar diretamente os micróbios que vivem num ambiente tão extremo, os pesquisadores decidiram se concentrar na obtenção de DNA dos micro-organismos. Para conseguir extrair material genético de bactérias vivas, e não só fragmentos de DNA de micróbios que já morreram, eles usaram um filtro especial pelo qual passaram os sedimentos do deserto. Era como se fosse uma peneira ou rede com “malha” pequena o suficiente para capturar células, mas grande demais para segurar apenas o DNA “solto”.

O resultado dessa pescaria de genes foi surpreendente. Primeiro, nas camadas do solo mais próximas da superfície (até 2 m de profundidade), os autores do estudo identificaram bactérias que já tinham aparecido em outros estudos sobre a vida microbiana do Atacama, e cuja diversidade e abundância ia diminuindo conforme eles desciam mais fundo. É o esperado considerando que, após certa profundidade, a pouca água que se infiltra naquele solo não consegue descer mais.

Mais abaixo, porém, a situação se inverte, e a presença de bactérias começa a aumentar, até chegar a um nível relativamente estável a profundidades de cerca de quatro metros. A hipótese dos pesquisadores é que a alta presença de gipsita (a matéria-prima do gesso) nessas camadas mais fundas seja a chave para a sobrevivência dos micróbios.

Eles seriam capazes, por exemplo, de se proteger dos piores rigores do clima graças à estrutura do mineral. Além disso, a fórmula química da gipsita é CaSO4·2H2O (sulfato de cálcio hidratado), e o H2O não está ali à toa -há água na composição do mineral. A equipe propõe que os micróbios podem ter passado a extrair o precioso líquido da “pedra de gesso”, além de usar outros elementos químicos para sintetizar seu próprio alimento, de forma análoga às plantas, mas sem a ajuda da luz.

O interessante, observam os cientistas, é que solos com essa presença de gipsita também existem em Marte, o que significa que não se pode descartar que micróbios marcianos sejam capazes de realizar o mesmo truque.

"Tive muita sorte": homem sobrevive a ataque de dois tubarões nas Bahamas

0

Um homem, de 24 anos, sobreviveu à mordida de dois tubarões depois de escorregar e cair, no dia 26 de abril, na marina Flying Fish, em Long Island, nas Bahamas. O local é conhecido por estar infestado por tubarões, de acordo com o The Independent. 

O primeiro mordeu-o no joelho e segundo no ombro. “Quando caí na água, eu sabia muito bem o que iria acontecer”, revelou Marlin Deere Wakeman.

O jovem, natural da Flórida, nos EUA, falou, na quinta-feira, pela primeira vez sobre o ataque e contou que percebeu de imediato que estava sendo atacado por dois tubarões. “Ele [tubarão] agarrou-me, puxou a minha cabeça para baixo da água e depois soltou-me”, afirmou Marlin sobre a primeira mordida de um dos tubarões, no joelho. “Tive muita sorte de ele não sacudir a cabeça, nem segurar durante algum tempo”, confidenciou.

De seguida, o homem foi mordido por outro tubarão, dessa vez num ombro. Marlin descreveu esta segunda mordida como um “soco”. “Não se sente os dentes a entrar”, salientou.

Depois, o homem conseguiu subir para o barco de onde tinha caído. Já na embarcação, o jovem olhou para a perna e reparou que embora “não sangrasse muito”, estava “todo mutilado”. 

Depois do acidente, um amigo que estava com Marlin avisou o pai da vítima do que tinha acontecido. “Como pai, posso dizer que o tempo realmente parou”, disse Rufus Wakeman. Já na Flórida, o homem levou o filho a um cirurgião que conhecia. 

Wakeman foi suturado e os médicos ficaram impressionados por o homem ter mantido todos os membros. Uma das mordidas estava muito próxima de uma artéria. Os pontos de Marlin foram retirados na quinta-feira. 

O cirurgião que cuidou do jovem estimou que os tubarões que atacaram Marlin tinham entre dois e dois metros e meio de comprimento. 

Apesar de ainda estar se recuperando, Marlin prometeu que vai voltar às Bahamas assim que puder. “Talvez tenha alguns pesadelos, mas acho que ficarei bem”, revelou. 

Marlin compartilhou na rede social Instagram imagens que mostram os ferimentos com que ficou depois do ataque. Atenção, as seguintes imagens podem ser chocantes .

Leia Também: Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos