Home Blog Page 2544

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

0

Um homem de 27 anos está sendo acusado de assassinar sua avó, de 76 anos, com uma serra elétrica e ocultar o corpo, em Angoulême, na França. Conforme o Le Figaro, o crime ocorreu em 2021, mas só agora será levado a julgamento.

O corpo da idosa foi encontrado “mutilado e parcialmente carbonizado” em maio de 2021, por um vizinho, no alpendre de um galinheiro próximo à casa onde ela morava, na aldeia de Les Pins.

As autoridades logo suspeitaram do neto da vítima, e apesar de inicialmente negar a autoria do crime, acabou confessando quando confrontado com as evidências.

De acordo com a investigação, o motivo do homicídio estaria ligado à disputa pela herança do pai do suspeito, filho da vítima, falecido em meados da década de 2010.

Na noite dos acontecimentos, o suspeito, supostamente embriagado, decidiu ir à casa da avó para danificar o imóvel. Entretanto, ao ser surpreendido por ela próximo ao galinheiro, teve uma “explosão emocional”.

Com uma motosserra em mãos, que usava para danificar a casa, ele atingiu a avó na cabeça várias vezes até sua morte.

Posteriormente, tentou ocultar o corpo, queimando-o, mas não obteve sucesso.

O homem pode ser condenado à prisão perpétua, algo incomum na França. O veredicto está marcado para o dia 14 de maio.
 
 

Leia Também: Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

Idosa é atropelada duas vezes por motorista durante briga e morre em GO

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma idosa de 67 anos morreu, na noite deste domingo (5), após ser atropelada duas vezes por um motorista durante uma briga na porta de uma distribuidora de bebidas, no Jardim Europa, em Goiânia (GO).

Anália Antônia Mendanha foi atropelada na última quinta-feira (2) ao presenciar uma confusão. A vítima foi internada em estado regular com a bacia quebrada no Hospital de Urgências de Goiás, mas neste sábado (4) o estado clínico evoluiu para “uma piora”, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória, não resistiu e o óbito foi confirmado, segundo nota divulgada pelo hospital.

Idosa não tinha relação com a confusão que resultou em seu atropelamento. De acordo com informações da Polícia Militar de Goiás, Anália não estava envolvida em uma briga entre o motorista e outras pessoas que estavam na distribuidora. Não foi informado se ela conhecia algum dos envolvidos no ocorrido.

Atropelamento foi gravado. Imagens das câmeras de segurança do local mostram o momento em que o motorista estava dentro do carro com uma passageira, que seria sua esposa. Do lado de fora, a idosa está em pé, parada próximo ao veículo, enquanto dois homens e uma mulher brigam com o motorista e jogam alguns objetos no carro.

O motorista liga o automóvel, acelera, dá marcha ré e atropela a idosa, que cai no chão. Em seguida, com a vítima ainda caída, o homem a atropela uma segunda vez e vai embora sem prestar socorro. As outras pessoas que discutiam com o motorista assistem a cena.

Motorista foi preso na sexta-feira (3) e confessou o crime, segundo a polícia. Em depoimento, o homem de 42 anos teria dito que bebeu no dia do crime e discutiu com outros rapazes. Na ocasião, ele contou que seus alvos eram os homens, mas, por um equívoco, atropelou Anália, que não tinha envolvimento na confusão.

Prisão mantida. Posteriormente, ele foi submetido a audiência de custódia e o Tribunal de Justiça de Goiás converteu a detenção para preventiva. Como não teve o nome divulgado, o UOL não conseguiu localizar a defesa do suspeito para pedir posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.

Leia Também: São Paulo tem novo recorde de calor para o mês de maio

 

Chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul: Onde a situação deve piorar e melhorar nos próximos dias

0

Passada a pior fase das tempestades no Rio Grande do Sul, autoridades e meteorologistas mapeiam o avanço das chuvas e das enchentes ao longo dos próximos dias. As inundações atrapalham os resgates e o governo prevê uma nova onda de frio a partir de quarta-feira, 8, o que também deve afetar o socorro às vítimas da maior tragédia climática da história gaúcha.

“O pior já passou no Vale do Taquari, no centro do Estado e na Serra, onde os níveis dos rios estão baixando de forma continuada. A região mais crítica é Porto Alegre e a região metropolitana”, conforme a avalição da MetSul.

Segundo a empresa de meteorologia, o nível do Rio dos Sinos já começou a recuar no Vale do Sinos, mas segue excepcionalmente alto. A expectativa é de que o pico de vazão do Sinos estará neste começo de semana na parte final da bacia, entre Esteio e Canoas.

“O vale, entretanto, segue alagado com muitas áreas de inundação em cidades do eixo da BR-116 de Campo Bom até Canoas”, na Grande Porto Alegre onde os níveis elevados de água obrigam moradores se abrigarem nos telhados das casas e a esperarem resgate de barco ou jet ski. Segundo a prefeitura do município, o terceiro mais populoso do Estado, 80 mil imóveis foram atingidas.

O maior desastre ambiental do Rio Grande do Sul deixou 83 mortes confirmadas e 111 desaparecidos, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

O governo federal reconheceu calamidade pública para 336 municípios (2/3 do total) do Rio Grande do Sul no domingo, 5. Várias regiões gaúchas ainda têm pontos ilhados, estradas e pontes destruídos e moradores à espera de resgate. Há centenas de milhares de moradores sem luz e água.

Rio Guaíba

Em Porto Alegre, o Rio Guaíba atingiu no domingo, 5, a marca de 5,30 metros, mais de meio metro acima do recorde da cheia histórica de 1941 e 2,3 metros acima da cota de inundações. O alagamento tomou as ruas do centro histórico e a rodoviária, além de causar a suspensão da operação de quatro das seis estações de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos.

Mesmo com a trégua da chuva, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prevê “cheia duradoura, com estabilização dos níveis d’água elevados no Guaíba em torno de 5m a 5,50m durante mais de quatro dias”

O sistema de contenção de cheias, construído nos anos 1970, impede que a inundação tome outras regiões. “São cerca de 68 quilômetros. Há um muro, na parte mais central, que tem aproximadamente 2,6 quilômetros de extensão. Há também vias elevadas, autoestradas e avenidas, à beira do Guaíba”, diz Fernando Mainardi Fan, do IPH.

“Como a água não entra, por causa do sistema de diques, a água também não sai. Por isso, há 23 casas de bombas espalhadas, que bombeiam a água de dentro pra fora”, acrescenta o professor.

Onde a situação deve piorar mais?

“O vento norte sopra até quarta-feira, 8, dando vazão às águas para a Lagoa dos Patos. O ingresso de vento sul com ar mais frio deve ocorrer na quinta, 9, mas o vento sul não deve ser muito forte”, projeta a MetSul.

A Lagoa dos Patos é a maior laguna da América do Sul, com 265 quilômetros de comprimento e superfície de 10 144 km². Lagunas são corpos de água salgada ou salobra separados do mar por estreitas formações rochosas ou bancos de areia.

Entre as maiores cidades próximas, estão Pelotas e Rio Grande.

A cheia do Rio Guaíba que inunda ruas de Porto Alegre ainda deverá levar dias para retornar a patamares seguros.

“Para onde vai a quantidade descomunal de água da Grande Porto Alegre. Cidades costeiras, como Pelotas e Rio Grande, terão inundações que devem ser severas”, alerta a Metsul.

Já no fim de semana, a Defesa Civil estadual e as autoridades locais têm alertado para a evacuação de áreas de risco. A prefeitura de Pelotas abriu mais dois novos abrigos para acolher moradores. Em Rio Grande, o poder municipal usou até ônibus escolar para tirar moradores de áreas com ameaça de alagamento.

Onda de frio pode baixar a temperatura para 10º C

O Comando Militar do Sul informou que a previsão meteorológica é de uma janela de bom tempo na maior parte do Rio Grande do Sul até terça-feira, 7, o que é considerado “boa notícia”. Deve haver, no entanto, chuvas nesta segunda-feira, 6, no extremo sul gaúcho.

O que preocupa o CMS, no entanto, é a previsão de queda de temperatura no Estado na quarta-feira, 8, com queda de temperaturas até 10ºC. A onda de frio pode agravar situações de hipotermia entre pessoas que necessitam de resgate.

Leia Também: Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Leia Também: Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

 

Leite alerta sobre golpes em doações ao Rio Grande do Sul

0

(FOLHAPRESS) – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um alerta na noite deste domingo (5) contra golpistas que aproveitam o momento catastrófico vivido pelo estado para tentar ganhar dinheiro.

“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse.
Sem dar detalhes, Leite informou que as tentativas de golpe envolvem o canal de doações SOS Rio Grande do Sul, que usa a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38.

“Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)”, afirmou. “Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe”.

Os valores doados serão revestidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes. Até a noite de domingo já haviam sido arrecadados R$ 38,2 milhões.

O governador agradeceu as doações e informou que o dinheiro não vai para a conta do governo. “Tem muita fake news, muita gente que aproveita o momento para gerar confusão”, alertou.

Segundo ele, o dinheiro será administrado por um comitê gestor, com participação de entidades que trabalham com a área social.

“Esse recurso vai ajudar as famílias, vai ajudar micro e pequenos empreendedores que perderam seus negócios, que foram devastados, para que eles possam se reerguer”.

Leite disse ainda que ações do governo, como obras e compra de equipamentos, serão realizadas com recursos do orçamento estadual e apoio do governo federal.

O canal de doações SOS Rio Grande do Sul é o mesmo usado em 2023, quando o estado também sofreu com enchentes, principalmente em cidades do Vale do Taquari.

“Quero deixar todo mundo que já fez doação muito tranquilo. Esse recurso vai ser utilizado de forma clara, transparente, com prestação de contas, com dados abertos para as famílias impactadas, para micro e pequenos empreendedores”, completou.

O Rio Grande do Sul chegou, neste domingo (5), à marca de 78 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região ao longo da última semana. É a pior tragédia climática já vista no estado, com todos os serviços básicos afetados.

Leia Também: Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

 

Polícia Militar apreende mais de 800 pinos de cocaína e 248 pedras de crack em Guarus

0

Na manhã desta segunda-feira (06), a Polícia Militar realizou uma grande apreensão na Rua Santo Eduardo com a Rua da Paciência, na Chatuba do Parque Lebret, em Guarus.

Após uma entrada estratégica na comunidade, os agentes apreenderam no total 806 pinos de cocaína e 248 pedras de crack.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o caso foi registrado. Ninguém foi preso.

Preso homem suspeito de assassinar a facadas um casal em Travessão

0

Um homem, identificado pelas iniciais G.M.S, foi preso na manhã desta segunda (06), suspeito de assassinar brutalmente um casal a facadas neste domingo (05), na Rua Manoel Antônio de Lima, em Travessão, em Campos.

A Polícia Militar localizou o criminoso em uma área de invasão que pertence a usina Barcelos. Os policiais apreenderam também a faca utilizada no crime e a roupa suja de sangue.

Ao chegar no local do crime, os policiais encontraram o casal sem vida com marcas de facadas pelo corpo.

Reunião define as chaves do Campeonato Municipal de Futebol 2024

0

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma reunião para sortear as chaves das 16 equipes que vão participar do Campeonato Municipal de Futebol 2024. O encontro aconteceu na quinta-feira (2), na Sala de Reuniões da Prefeitura de SFI, com a presença de representantes dos times.

“Teremos quatro chaves, que ficaram assim definidas: “A”, Santa Clara, Morro do Bode, Bom Jardim e Guaxindiba; “B”, Gargaú, Retiro, Buena e Amproab; “C”, São Francisco, Floresta, Travessão de Barra e Sossego; e “D”, Quatro Bocas, Santa Luzia, Valão Seco e Alegria dos Anjos”, ressaltou o diretor de Esportes, Dover Pereira.

O secretário da pasta, Domires Júnior, o Pachola, informou ainda que todos os representantes receberam o regulamento. “A reunião foi muito produtiva e num clima de descontração. Na próxima semana, na terça ou quarta-feira, haverá uma nova reunião, só que desta vez on line, quando faremos o sorteio dos confrontos”, revelou Pachola, acrescentando:

“A previsão é de que o campeonato tenha início ainda neste mês. Gostaria de mais uma vez agradecer todo o apoio da prefeita Francimara Barbosa, que através da secretaria disponibilizou os uniformes, bolas e redes para as equipes participantes, além de autorizar a realização dos serviços de melhoria e manutenção nos campos que serão usados durante a competição”, destacou Pachola.

Morre no HFM jovem baleado em zona rural de SFI

0
Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes
Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes/Foto: ClickCampos

O Hospital Ferreira Machado confirmou o falecimento de Felipe Alves, 26 anos, vítima de um tiroteio ocorrido na segunda-feira (29) passada, quando criminosos invadiram sua residência em Pingo D’Água, zona rural de São Francisco de Itabapoana. O óbito ocorreu no sábado (04), às 08h05.

Relembre o caso:

Dois homens mascarados e armados entraram na residência pelo fundo e dispararam várias vezes contra a vítima. O resgate municipal foi chamado e a vítima foi levado ao Hospital Municipal Manoel Carola, sendo posteriormente transferido para o Hospital Ferreira Machado, em Campos.

Felipe sofreu ferimentos na cabeça, braço esquerdo e direito, além de múltiplas perfurações no tórax. A Polícia Militar foi acionada para investigar o caso e esteve no local, mas até o momento não há informações sobre os responsáveis pelos disparos. O caso está sob investigação da 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana.

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

0

Um jovem colombiano perdeu a vida esta manhã após ser atropelado pelo metrô em Madrid.

O rapaz, de 25 anos, desceu à linha do trem para urinar, acompanhado por um amigo, conforme relatado pelo ABC. Infelizmente, ele foi atingido pelo trem.

As circunstâncias do acidente, ocorrido por volta das 9h20 (horário local), na estação de Tirso de Molina, estão sob investigação.

Equipes médicas do Samur-Protección Civil foram acionadas para o local, porém só puderam confirmar o falecimento do homem.

Leia Também: Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

Pai é preso após agredir o próprio filho com garrafa de vidro

0

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso na noite desta sexta-feira (03), acusado de agredir o próprio filho com uma garrafa de vidro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O menino tem 12 anos, e sofreu um corte profundo no pé.

O homem tentou fugir e resistiu à prisão, mas foi localizado escondido em uma construção na laje da casa onde agrediu o filho.

De acordo com a Polícia Civil, o criminoso possui passagem pela polícia por tráfico, roubo, e furto, deixando a prisão em dezembro de 2023.

Erika Vieira diz que estava sob efeito de remédio quando levou tio Paulo a banco: ”Tomava Zolpidem, às vezes mais do que devia”

0

Duas semanas após ser presa pela tentativa de sacar um empréstimo com o cadáver de Paulo Roberto Braga, Erika de Souza Vieira Nunes foi liberada pela Justiça. Ela deixou o presídio de Bagu na quinta-feira (2) passada e alegou, em entrevista ao Fantástico, que não se lembra do momento em que levou o tio Paulo até as atendentes do banco.

“Não consigo lembrar muita coisa. Não sei se foi o efeito do remédio naquele dia”, afirmou.
Erika disse que faz tratamento psiquiátrico. Relatórios exibidos pelo Fantástico mostraram ela é dependente de sedativos, tem quadro de depressão, pensamentos suicidas e alucinações auditivas.

“Como eu faço tratamento, tomava Zolpidem. Às vezes tomava mais do que devia.”
Zolpidem é um remédio que induz o sono, indicado para tratamento pontual da insônia. Para comprar é necessário ter uma receita médica. Entenda quais os riscos do medicamento.

As imagens mostram que Erika entrou na agência bancária segurando a cabeça do tio. Ela diz que conversou com Paulo naquele momento. “Eu perguntei se ficaria melhor segurando [a cabeça] e ele disse que sim.”

A mulher ainda disse que não percebeu que o tio estava morto. “Nem eu nem muita gente percebeu. Como você dá um papel para um morto assinar?”

Antes de ir ao banco, Paulo Roberto ficou uma semana internado em uma unidade de saúde estadual. Ela o levou para fazer o empréstimo no mesmo dia em que teve alta, mas foi informada de que o saque era em uma oura agência .

“Pensei que ele fosse ter uma melhora porque era só uma pneumonia.”

O que diz a Justiça

Nesta semana, o Ministério Público denunciou Erika e afirmou que ela agiu de forma consciente, voluntária e demonstrou total desprezo e desrespeito por Paulo Roberto.

A juíza Luciana Mocco aceitou a denúncia do MP e Erika virou ré por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver, que é o ato de menosprezar a pessoa morta.

A magistrada revogou a prisão preventiva, alegando que Erika é ré primária, tem residência fixa e que não representa risco para a ordem pública em liberdade. A juíza relatou também que Erika é portadora de saúde mental debilitada e precisa cuidar da filha menor de idade que tem necessidades especiais.

Fonte: G1

33 pessoas foram conduzidas para a delegacia após show da Madonna e pelo menos 150 objetos cortantes foram apreendidos

0

A Polícia Militar divulgou neste domingo (05), o primeiro balanço do esquema de segurança do show da Madonna. 33 pessoas foram conduzidas para a delegacia do bairro de Copacabana e pelo menos 150 objetos perfurocortantes como: facas, facões, tesouras e estiletes, foram apreendidos.

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi localizado e preso durante o esquema de policiamento, após ser flagrado por câmeras de segurança em diversas ruas do bairro.

Na véspera do show, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou uma operação com o objetivo de encontrar materiais enterrados na areia. A operação foi chamada de Operação Tatuí, e foram encontradas 3 facas, 1 frigideira, panelas, 32 garrafas d’água e 70 cocos.

 

Espaço da Oportunidade em Campos com 270 vagas de emprego disponíveis

0
Espaço da Oportunidade/Foto: Divulgação Ascom
A semana começa com 270 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego. As funções são para diferentes áreas, com destaque para o mercado offshore, que tem mais de 100 vagas disponíveis. Todas as vagas divulgadas pelo Espaço da Oportunidade são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há seis oportunidades. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link (AQUI).

Para a função de taifeiro são 52 oportunidades. A função de serviços gerais é outro destaque, com 25 vagas no total. Já para consultor de vendas são oferecidas 23 oportunidades. Há também disponibilidade para vendedor (13), saloneiro (12), ajudante de cozinha (10), paioleiro (10), padeiro (10), cozinheiro (8), recepcionista (8), chefe de cozinha (6), motorista de caminhão (4), pizzaiolo (1), designer de sobrancelhas (1), vistoriador automotivo (1), sushiman (1), entre outros.

Para nível superior há nove vagas abertas, sendo seis para nutricionista offshore, duas para projetista e uma para contador tributarista.

Há ainda oportunidade para PCD na função de vendedor, uma para empacotador, outra para operador de loja, duas para servente de obras e uma para auxiliar administrativo.

Saiba como se cadastrar

Para realizar o cadastro, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga.

Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.

Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Foragida da justiça por tráfico de drogas é presa no Centro de Campos

0
134ª DP

Na manhã deste domingo (05) a Polícia Militar efetuou a prisão de uma mulher foragida da justiça por envolvimento com o crime de tráfico de drogas. A captura ocorreu na rua Doutor Olímpio Pinto, no Centro de Campos.

Contra ela existia um mandado de prisão em aberto. A identidade da mulher não foi divulgada. Após a detenção, ela foi conduzida à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foram realizados os procedimentos legais necessários.

Internado em Manaus, Bolsonaro será transferido para hospital em Brasília

0

Jair Messias Bolsonaro está internado em Manaus com uma infecção de pele, mas deve ser transferido para um hospital particular nesta segunda-feira (06).

Durante a viagem à Manaus, no fim de semana, o ex-presidente foi internado duas vezes, após ser diagnosticado com erisipela, doença infecciosa de pele provocado por uma bactéria.

”Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer”, comentou o ex-presidente, Bolsonaro.

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

0

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada.  O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo (5) – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.

Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas tiveram de abandonar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical.

Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

No boletim mais recente, também há informações sobre os serviços de infraestrutura estaduais, reunidos pelas Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação.

Pelo menos 261 mil pontos do estado estão sem energia elétrica (27% do total de clientes) e mais de 854 mil estão sem abastecimento de água (27% do total).

As chuvas provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), há um trabalho em curso para desobstruir as estradas o mais rápido possível.

Também foram divulgados dados em relação às escolas afetadas pelas enchentes, o que inclui as que foram danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte e de acesso, entre outras questões. Nessa situação, há 733 escolas em 229 municípios, com 247.228 estudantes impactados.

A Defesa Civil informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número ficará disponível para receber as informações.

Também é possível se cadastrar pelo Whatsapp: número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.

Leia Também: Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

Leia Também: Lula promete destravar burocracia de ajuda ao RS e fala em plano de prevenção

 

Polícia Militar encontra arma usada na troca de tiros no Parque Aurora

0

 

A Polícia Militar encontrou uma das armas utilizadas na troca de tiro que envolveu 3 pessoas no Parque Aurora na madrugada deste sábado (04). A pistola foi encontrada em um terreno baldio na Travessa Caxias.

Uma equipe da Polícia Militar foi até o terreno baldio e localizou a arma, modelo pistola inox calibre 9mm que estava enterrada perto de um carro.

O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus.

Sobe para 83 o número de mortos após enchentes que atingem o RS

0

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6). São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.

A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. De acordo com a Climatempo Meteorologia, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva. A possibilidade de aumento do frio pode dificultar os resgates.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (6), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Situação de emergência:

O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.

Causas dos temporais:

Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.

A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.

Fonte: G1

Direitista é eleito presidente do Panamá no principal pleito do país em 30 anos

0

(FOLHAPRESS) – Sem causar surpresas, já que seu nome aparecia como favorito em todas as pesquisas de intenção de voto que antecederam o pleito, o ex-ministro da Segurança José Raúl Mulino, 64, foi eleito presidente do Panamá na noite deste domingo (5).

Com mais de 92% dos votos apurados às 23h30 do horário de Brasília (21h45 do horário local), o direitista tinha 34,47% dos votos. Como não há segundo turno no país, elege-se presidente aquele que obtiver maioria neste pleito, independentemente do percentual.

Todos os principais opositores reconheceram a derrota, e pouco depois o Tribunal Eleitoral chancelou o nome do eleito. Se posteriormente confirmados, os dados de participação eleitoral serão um recorde, com 77,4% dos cerca de 3 milhões de eleitores comparecendo às urnas.

Foi um caso nunca antes visto no país de completa transferência de capital político: Mulino era candidato a vice na chapa do ex-presidente Ricardo Martinelli, uma figura muito popular. Condenado em um caso de corrupção já no desenrolar da campanha eleitoral, o ex-líder foi inabilitado, refugiou-se na embaixada da Nicarágua alegando ser perseguido político e delegou a Mulino a tarefa de vencer nas urnas.

Em segundo lugar nas urnas aparecia o advogado de centro-direita e ex-cônsul em Washington Ricardo Lombana, com 24,99%, e depois o ex-presidente Martín Torrijos, com 16,01%.
Um conjunto de fatores fez desta eleição, a sétima desde a volta da democracia, a mais importante da história recente do país. Além de presidente, foram eleitos mais de outros 800 cargos, dos quais 20 para o Parlamento Centro-americano e 71 para a Assembleia Nacional.

Eram oito os candidatos à Presidência neste sistema eleitoral que se fragmentou nos últimos anos. O analista Juan Diego Alvarado diz que nenhum dos candidatos apresentava grandes diferenças ideológicas. “O que eles tentaram fazer foi vender uma ideia de competência para resolver os problemas, principalmente econômicos”, afirma.

O Panamá vive um período peculiar. Fruto do Canal do Panamá, por onde passam 3% de todo o comércio marítimo global, a nação da América Central assistiu a uma bonança econômica desde sua redemocratização na virada dos anos 1990.

Foram anos nos quais, entre vaivéns, o crescimento do PIB chegou a 11,3%, como em 2011. Mas no último ano a pujança perdeu fôlego.

Uma seca histórica no Canal do Panamá diminuiu a circulação das mercadorias, e o fechamento da maior mina do país após maciços protestos ambientais nas ruas levou a projeções de que o PIB encolherá ao menos 2,5% neste 2024. A dívida pública cresceu, e a expectativa de investimento externo no Panamá diminuiu.

Durante sua gestão, de 2009 a 2014, Ricardo Martinelli, um político personalista e conservador chamado por seus simpatizantes de “el loco” (o louco), a economia acumulou altas consecutivas.

De dentro da embaixada da Nicarágua, ele fez campanha política cotidianamente nas redes sociais, com fotos e vídeos produzidos na residência que pertence à ditadura de Daniel Ortega. Recebeu visitas, deu entrevistas e moveu sua base de apoiadores.

Embora a corrupção sempre apareça como a maior preocupação dos panamenhos e Martinelli tenha sido condenado a quase 11 anos de prisão por um caso de lavagem de dinheiro, desde o início da corrida eleitoral, quando ainda estava apto, ele liderava as pesquisas.

Também José Raúl Mulino já esteve envolvido em um caso de corrupção. Ele chegou a ser preso por seis meses no decorrer das investigações sobre a compra irregular de radares de uma empresa ligada à italiana Finmeccanica, mas o caso foi encerrado em 2017.

A viabilidade da candidatura de Mulino chegou a ser questionada na Justiça, mas poucos dias antes da votação ele recebeu o aval para seguir na disputa. Ainda assim, os analistas não descartam a possibilidade de instabilidade política e, quiçá, protestos em algum grau de similaridade com os que lotaram as ruas em 2023 contra a mineração.

O analista Juan Diego Alvarado menciona dois fatores que podem mobilizar o país. Um é a crise no sistema de aposentadorias, que passa por falta de financiamento e receio de quebra. “É um dos grandes temas nacionais que terá de ser abordado, e não os vejo tomando uma posição de Estado de bem-estar social, mas de perfil neoliberal.”

Outro é o debate sobre o espaço da mineração no país, “e muitos dos candidatos são pró-atividade mineira”.

Ainda que um tema marginalizado no decorrer desta campanha, outro assunto que estará nas mãos do próximo presidente e receberá grande atenção da comunidade internacional em razão das consequências para as Américas é a crise migratória no estreito de Darién.

A perigosa selva que separa o país da Colômbia se tornou uma rota migratória por onde, apenas em 2023, passaram mais de 520 mil imigrantes, a maioria venezuelana.

Mulino prometeu fechar a passagem, ainda que esta seja uma proposta irreal devido à realidade da região: a entrada dos imigrantes na floresta é controlada pelo narcotráfico da Colômbia, que lucra milhões de dólares com isso todos os anos.

É preciso ter em conta o histórico de Mulino com Darién: foi na época que o agora presidente eleito era ministro da Segurança (também no governo Martinelli) que as forças militares conseguiram acabar com a presença das Farc colombianas no trecho panamenho da selva.

Ao longo de sua breve campanha para a Presidência, ele lembrou desse fato para se mostrar como alguém que entende a realidade dessa porção no extremo leste do país.

Como o alto fluxo migratório também tem apresentado um impacto expressivo para o meio ambiente, José Raúl Mulino diz querer apostar na preservação florestal da região de Darién, originalmente um parque de conservação ambiental, e afirma que os imigrantes são “um perigo à segurança nacional” do Panamá.

Leia Também: Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

0

(FOLHAPRESS) – Após uma semana de fortes chuvas que causaram inundações e deixaram um rastro de destruição em mais das metade das cidades do Rio Grande do Sul, está prevista a chegada de uma onda de frio a partir da próxima quarta-feira (8).

Segundo o Comando Militar do Sul, em algumas regiões do estado os termômetro podem marcar mínimas de 10°C, o que pode causar ou agravar a hipotermia das pessoas que ainda não conseguiram ser resgatadas e estão em locais sem acesso a abrigo e alimentos.

Balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul neste domingo (5), apontou que mais de 844 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. Dessas, mais de 130 mil tiveram de deixar suas casas. Há ainda 421 mil imóveis sem energia e 839 mil imóveis sem água. Até este domingo, eram 78 óbitos confirmados e 105 desaparecidos.

Antes da chegada do frio, a semana começa com alerta de chuvas e ventos fortes no sul do estado. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos podem ter entre 40 km/h a 60 km/h nesta segunda (6).

Há risco de descargas elétricas, queda de granizo e alagamentos, especialmente no sul do estado, em municípios como Bagé e Pelotas.

A Defesa Civil diz que pode haver inundação no rio Uruguai nesta segunda, e advertiu para um possível transbordamento do dique da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul). O rio Guaíba, em medição mais recente, na noite deste domingo, chegou ao nível de 5,27 metros.

Nesta segunda, Porto Alegre deve ter temperatura máxima de 26ºC e mínima de 19°C. Para a noite de segunda e a terça-feira (7), há previsão de tempo mais estável, sem tanta chuva.

Leia Também: Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS