Home Blog Page 2543

Assaltantes armados roubam joias e carteira em residência de Grussaí

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Na noite de segunda-feira (06), quatro assaltantes armados e mascarados invadiram uma residência localizada na Rua Afonso Nunes de Souza na praia de Grussaí, em São João da Barra, rendendo um casal e roubando uma grande quantidade de joias, avaliadas em R$ 15 mil, e uma carteira contendo cartões bancários.

A Polícia Militar realizou buscas em Grussaí e áreas adjacentes, porém nenhum suspeito foi detido. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de SJB.

BR-101 terá ação integrada em prol da segurança dos motociclistas em Campos

0
Foto: Divulgação Arteris

Nesta terça-feira (7), os motociclistas que trafegarem pela região de Guarus, em Campos dos Goytacazes, terão à disposição serviços gratuitos com foco em segurança, saúde e bem-estar. A ação Viva Motociclista, que integra o calendário do Maio Amarelo na BR-101/RJ, reforça a importância do uso de equipamentos de segurança, manutenção preventiva e direção cautelosa, para evitar acidentes.

O evento acontece a partir das 10h em Guarus, às margens do km 62 norte da BR-101/RJ, Campos dos Goytacazes. Os motociclistas contarão serviços gratuitos como check-up de saúde, higienização de capacete, instalação de antenas anticerol e brindes. A ação é um esforço mútuo entre a Arteris Fluminense, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Sest Senat.

Serviço:

  • Viva Motociclista
  • Local: BR-101/RJ, km 62,5 Norte (em frente à UPA de Guarus)
  • Horário: 10h às 12h.
  • Porta voz no local: Munique Quadros, analista de Responsabilidade Social da Arteris Fluminense

Fonte: Arteris Fluminense

Campos registra mais de 10 mil notificações de dengue

0
Foto: Divulgação Ascom

Com a nova atualização, os dados referentes ao período da 1ª até a 18ª Semana Epidemiológica de 2024 totalizam 10.790 notificações para dengue e 487 para chikungunya. O atual cenário das doenças, assim como as medidas preventivas e de combate serão debatidos, nesta quarta-feira (8), na reunião do Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses, a partir das 9h.

O monitoramento das notificações é feito pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS). Considerando a estratificação mensal, para dengue foram, em janeiro 863; fevereiro 3.096; março 3.862, abril 2.920, e maio 49. Para chikungunya: janeiro 47, fevereiro 67, março 150, abril 214, e maio com 09. Não há registro de zika.

Entre os dados há dois óbitos, sendo um paciente de 64 anos vítima de complicações em decorrência da dengue e outro de 72 anos que a causa da morte foi a chikungnunya.

O município está em epidemia por dengue desde o dia 1º de março, quando foi criado o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses. Nesta quarta-feira, será o quarto encontro das autoridades em saúde, representantes de diversos setores municipais e da sociedade civil organizada debatem e definem as medidas de combate ao vetor e assistência aos pacientes.

“Temos feito várias ações intersetoriais no combate à dengue, inclusive, no mês de abril tivemos o importante apoio do Exército Brasileiro, através da 2ª Companhia de Infantaria do nosso município. No mês de abril também tivemos uma elevação de casos que já era esperada de acordo com as nossas previsões matemáticas e, no dia 8 teremos uma nova reunião, onde iremos discutir não só as próximas ações, mas falaremos de vacina preventiva contra a dengue, pois esperamos que Campos seja um dos próximos município comtemplados”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.

Fonte: Ascom

Colisão entre motocicletas deixa três feridos em Cajueiro

0
HFM/Foto: ClickCampos

Três pessoas ficaram feridas em uma colisão entre duas motocicletas na BR-356, em Cajueiro, distrito de São João da Barra, por volta das 19h de segunda-feira (06).

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas mulheres que são mãe e filha, estavam em uma das motocicletas, enquanto um homem de 50 anos estava na outra. A mulher e o homem de 50 anos foram levados ao Centro de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra com ferimentos pelo corpo. Já a filha de 35 anos, foi socorrida pelo Resgate e encaminhada ao Hospital Ferreira Machado, em Campos, com fraturas.

O trânsito ficou interrompido brevemente, retornando ao normal após o socorro às vítimas. O acidente foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Cobras jiboia e falsa-coral são resgatadas pelo GAM e devolvidas à natureza

0
Foto: Divulgação Ascom

Duas cobras, sendo uma jiboia e outra falsa-coral, e mais três gambás foram resgatados nos últimos dias em Campos pelo Grupamento Ambiental (GAM). Os animais silvestres foram encontrados em diferentes bairros na área urbana de Campos. As cobras jiboia e falsa coral foram encontradas nos parques Rodoviária e Tamandaré, respectivamente. Os três gambás foram resgatados em locais diferentes: na Avenida Arthur Bernardes, em um condomínio no Parque Rodoviário e em uma residência no Centro. Todos já foram devolvidos ao habitat natural.

O GAM resgata animais silvestres em boas condições de saúde e os devolve para o seu habitat natural, contribuindo para a preservação de várias espécies. O GAM é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM). Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185. Dados do GAM mostram que os gambás são os animais mais resgatados em Campos e, em segundo lugar, vem as cobras.

Das cobras resgatadas pelo GAM, a falsa-coral não costuma aparecer com frequência. Diferente da coral verdadeira, ela não é perigosa, mas o padrão de cores semelhante afasta os predadores. A cobra-coral-verdadeira é peçonhenta, enquanto a falsa-coral não é capaz de inocular veneno. Sobre os gambás, o GAM reforça sua importância para o meio ambiente. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentarem de frutas, espalham as sementes por onde passam por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

O gerente do GAM, Ralph Leandro, reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população encontrar um animal silvestre. “Quando a pessoa encontrar um animal silvestre, o importante é não tentar o resgate e muito menos encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental”, explica o gerente, explicando que o uso das imagens é para os agentes identificarem as características do animal e levarem o equipamento adequado para o resgate.

Resgates em três meses – Nos três primeiros meses do ano, mais de 200 animais silvestres foram resgatados pelo GAM, sendo os gambás os animais encontrados, seguidos pelas cobras. O GAM orienta a população a como proceder quando flagrar um animal silvestre em sua residência ou via pública.

Fonte: Ascom

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

0

Uma mãe norte-americana filmou seu filho de três anos dizendo ‘Adeus Pai’ momentos antes de tirar sua vida e a do próprio filho. O trágico acontecimento ocorreu um dia antes de a mulher comparecer ao tribunal para disputar a custódia da criança.

Savannah Kriger, de 32 anos, e seu filho Kaiden foram encontrados sem vida em 19 de março em um parque em San Antonio, nos EUA. A polícia levou semanas para juntar as peças do quebra-cabeça e entender o que havia acontecido.

Horas antes do crime, Savannah destruiu fotos de casamento, perseguiu o ex-marido e enviou mensagens dizendo que ele “ficaria sem nada”. Em sua última mensagem para o homem, ela escreveu: “Diga adeus ao seu filho agora”.

Autoridades citadas pelo NY Post acreditam que Savannah pegou o menino na creche e foi para o parque com ele. Em um dos últimos registros em seu celular, ela é ouvida dizendo a Kaiden para dizer “Adeus pai”, e em seguida, ela pede desculpas ao filho pela ausência do pai.

Seus corpos foram encontrados cerca de 19 horas depois, após um alerta Amber ser emitido, indicando que uma pessoa desaparecida poderia estar em perigo.

O escritório do legista do condado de Bexar rapidamente classificou as mortes como homicídio seguido de suicídio.

Savannah havia apresentado um pedido de divórcio e uma ordem de restrição temporária contra seu ex-marido em 7 de março. O ex-casal deveria comparecer ao tribunal em 19 de março, o dia em que os corpos foram encontrados, para uma audiência de custódia do menino

Leia Também: Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

0

Kayla Kosmalski, de 17 anos, se tornou um símbolo de representatividade nos Estados Unidos ao ser coroada Miss Delaware Teen USA. A conquista é um marco histórico, pois Kayla é a primeira menina com síndrome de Down a ostentar o título. Em agosto, ela representará seu estado na competição nacional Miss Adolescente USA.

De acordo com a CBS News, Kayla já havia participado do concurso no passado, mas este ano finalmente alcançou o pódio. Desde os 5 anos, ela demonstra paixão por competições de beleza, acumulando experiência e aprimorando suas habilidades.

Para além da beleza, Kayla se destaca por seu ativismo. Ela é líder de torcida, nadadora e defensora ferrenha da inclusão de pessoas com deficiência. Seu engajamento social foi fundamental para a aprovação de uma lei que leva seu nome, que visa facilitar a vida de pessoas com deficiência em situações burocráticas.

“Só quero dizer que as pessoas com síndrome de Down podem fazer qualquer coisa em suas vidas”, declarou Kayla. “Eles são quem são, são incríveis. Sejam gentis uns com os outros, e a síndrome de Down não me impede.”

Pelo menos dois mortos e 21 feridos em ataque à faca em hospital na China

0

Duas pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas em um ataque ocorrido nesta terça-feira no Hospital Popular da Vila de Zhenxiong, localizado na província de Yunnan, sudoeste da China, conforme relatado pela agência de notícias Xinhua.

Inicialmente, as autoridades divulgaram 10 vítimas fatais e 23 feridos como resultado do ataque.

O incidente ocorreu por volta das 11h37 (00h37 no horário de Brasília), quando um homem invadiu a unidade hospitalar e atacou pessoas com uma faca, conforme informado pelo escritório de segurança pública do condado, conforme citado pela Xinhua.

Os feridos estão recebendo tratamento no hospital, enquanto as autoridades investigam o caso. O autor do ataque, cujas motivações ainda são desconhecidas, foi detido, conforme relatado pelo canal de televisão de Guizhou.

Uma testemunha entrevistada pelo jornal Red Star News relatou ter escapado por pouco do ataque e mencionou que um ou mais médicos estavam entre os feridos.

É importante lembrar que a China tem enfrentado diversos incidentes semelhantes, geralmente envolvendo pessoas com problemas psicológicos ou ressentimentos em relação aos vizinhos ou à sociedade em geral.

A legislação chinesa proíbe estritamente a venda e posse de armas de fogo, sendo os ataques geralmente realizados com facas, explosivos caseiros ou por atropelamento.

Em julho do ano passado, um indivíduo armado com uma faca matou seis pessoas e feriu outra em um jardim de infância na província de Guangdong, no sudeste da China.

Leia Também: Desabamento de estrada faz ao menos 48 mortos na China

Israel assume controlo da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

0

O exército israelense anunciou nesta terça-feira que assumiu o “controle operacional” da parte da Faixa de Gaza da passagem fronteiriça com o Egito em Rafah, localizada no sul do enclave.

A passagem de Rafah, ao sul da cidade de Gaza, foi ocupada por tanques israelenses que pertencem a uma brigada blindada, conforme relatado pelas Forças de Defesa de Israel e pelas autoridades palestinas.

Imagens divulgadas pela mídia israelense mostram a bandeira de Israel erguida no lado de Gaza da fronteira.

O exército israelense afirmou que decidiu assumir o controle da passagem após receber informações de que ela estava sendo “usada para fins terroristas” pelo movimento islâmico palestino Hamas, embora sem apresentar provas.

As forças israelenses alegaram anteriormente que o Hamas havia usado a área ao redor da fronteira para lançar dezenas de mísseis que resultaram na morte de quatro soldados israelenses perto de Kerem Shalom, que conecta o sudeste de Gaza ao território israelense.

Wael Abu Omar, porta-voz da agência responsável pelas fronteiras no governo da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas desde 2007, disse que a passagem de Rafah, principal entrada de ajuda humanitária, estava fechada.

“Toda a área oeste de Rafah tornou-se uma zona de operações desde ontem (segunda-feira). Os bombardeios não cessaram”, disse Abu Omar, acrescentando que o pessoal da fronteira fugiu devido à ofensiva israelense.

Na noite de segunda-feira, o exército israelense informou ter matado 20 militantes do Hamas em “ataques direcionados” na área leste de Rafah, onde foram descobertas três redes de túneis do grupo islâmico.

O Gabinete de Guerra israelense, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, anunciou na segunda-feira que decidiu continuar a ofensiva em Rafah, ao mesmo tempo em que concordou em prosseguir com as negociações para um cessar-fogo com o Hamas.

Leia Também: Hamas diz ter aceitado proposta e que cessar-fogo depende de Israel

Leia Também: Hamas ataca posto israelense na fronteira, e chances de cessar-fogo diminuem

Carnaval de 2025 terá 3 dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio

0

Os desfiles oficiais de carnaval do Grupo Especial na Marques de Sapucaí passa a ter um dia a mais, a partir do ano que vem. Além das tradicionais apresentações no domingo e na segunda-feira, o público poderá acompanhar as agremiações no Sambódromo também na terça-feira.

A decisão pela nova divisão de datas foi chancelada pelos presidentes e representantes das agremiações durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (6), na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Dentro da configuração aprovada quatro escolas se apresentarão em cada dia. Dessa forma, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.

Em 2025, a Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, abrirá os desfiles no domingo, dia 2 de março. A Unidos da Tijuca, 11ª colocada neste ano, abre os desfiles da segunda-feira, dia 3 de março. Por fim, a Mocidade, 10ª colocada em 2024, será a primeira a desfilhar na terça-feira, dia 4 de maço.

As demais escolas estão divididas em trincas e a ordem do desfile será definida por sorteio, no próximo dia 23, na Cidade do Samba: Mangueira, Portela e Beija-Flor; Grande Rio, Viradouro e Salgueiro; Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.

“Dentro dessa iniciativa, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”, afirmou o presidente da Liesa, Gabriel David.

Com a alteração do Grupo Especial, os desfiles mirins passarão para um novo dia da semana, que ainda será escolhido.

O Desfile das Campeãs está mantido para o sábado subsequente, com as seis primeiras colocadas.

 

Sistema para escoar água é desligado e moradores são retirados de casa em Porto Alegre

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Moradores de dois bairros na região central de Porto Alegre deixaram suas casas e foram orientados a buscar abrigo diante da iminência de novas enchentes após o desligamento do sistema de bombeamento de água na tarde desta segunda-feira (6).

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a empresa de energia local interrompeu o fornecimento em uma das casas de bomba por questões de segurança.

O mesmo sistema se rompeu na última sexta-feira (3), e toda água que havia sido dragada voltou a encher o centro de Porto Alegre.

Por estar às margens dos rios Gravataí e Guaíba, a capital gaúcha tem um sistema de escoamento de água, que inclui diques e comportas de até 5 metros de altura, acionadas em caso de cheia.

Há também 23 casas de bomba em operação na cidade, que são reservatórios onde a água é retida em caso de cheias. Atualmente, a cidade dispõe de apenas quatro sistemas de escoamento em funcionamento.

A casa de bombas desligada nesta segunda capta água do centro da cidade e a bombeava o rio Guaíba. Inoperante, esse volume volta a se espalhar e ocupar as ruas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.

A estimativa do governo estadual é de que o leito do Guaíba demore até dez dias para voltar ao normal.

De acordo com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o desligamento da casa de bomba foi uma decisão tomada pelos técnicos que operam o sistema devido às recorrentes descargas elétricas em função do contato da água com o painel elétrico. “As pessoas começaram a sentir choques nessa região, especialmente, o operador da casa”, disse o prefeito.

Uma moradora de um dos bairros relatou que, após o desligamento das bombas, a água subiu rapidamente e chegou na altura da cintura. Vizinhos usaram jet ski para se locomover perto de sua casa, localizada a cerca de 2 quilômetros da orla do rio Guaíba.

O sistema desligado pela interrupção do fornecimento de energia fica a poucos metros do rio, e é vizinho da sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Usado como centro de referência para acolhimento na cidade, o Teatro Renascença teve que ser esvaziado por estar situado na área afetada pelo desligamento do sistema de escoamento.

O prefeito Melo também informou que será feito um plano de logística para permitir a chegada de veículos à capital gaúcha, principalmente, de caminhões com doações de estados vizinhos, como Paraná e Santa Catarina.

A situação calamitosa levou o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul a desligar o centro de processamento de dados de todo estado. Isso deixou as polícias gaúchas sem sistema, assim como o site oficial do governo, que está fora do ar.

BALANÇO DA TRAGÉDIA

As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul já provocaram 83 mortes e afetaram 345 dos 497 municípios gaúchos.

Além disso, 121 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 19 mil estão morando em abrigos, segundo os dados do boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã desta segunda-feira (6).

O governo do Rio Grande do Sul ainda contabiliza que 850 mil pessoas foram afetadas pelo evento climático extremo. No total, 276 indivíduos estão feridos e 111 desparecidos.

As cidades com o maior número de óbitos são Cruzeiro do Sul (oito mortes), Gramado (sete), Veranópolis (cinco), Caxias do Sul (cinco), Lajeado (cinco) e Santa Maria (cinco).

 

Cientistas criam vacina que pode proteger de vários tipos de coronavírus

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma nova vacina desenvolvida por pesquisadores tem potencial para a proteção contra vários tipos de coronavírus, muitos ainda sequer conhecidos.

Estudo foi publicado pela revista científica Nature Nanotechnology nesta segunda (6). A nova vacina funcionaria por meio de antígenos que são ligados a uma estrutura chamada nanopartícula. Ela treina o sistema imunológico do corpo para reconhecer pelo menos oito tipos de coronavírus diferentes, entre eles SARS-CoV-1, SARS-CoV-2.

Vacina passou por testes em ratos. O imunizante provocou uma ampla resposta imunológica, mesmo em ratos que foram pré-imunizados com SARS-CoV-2.

“Criamos uma vacina que oferece proteção contra uma ampla gama de diferentes coronavírus – incluindo aqueles que ainda nem conhecemos. Nosso foco é criar uma vacina que nos proteja contra a próxima pandemia de coronavírus e que esteja pronta antes mesmo de a pandemia começar”, afirmou Rory Hills, pesquisador do Departamento de Farmacologia da Universidade de Cambridge, primeiro autor do relatório, em comunicado.

“Não precisamos esperar que surjam novos coronavírus. Sabemos o suficiente sobre os coronavírus e as diferentes respostas imunológicas a eles, para que possamos começar a construir vacinas protetoras contra coronavírus desconhecidos agora”, disse Mark Howarth, professor do Departamento de Farmacologia da Universidade de Cambridge, autor sênior do estudo.

O trabalho envolveu uma colaboração entre cientistas da Universidade de Cambridge, da Universidade de Oxford e do Caltech.

Lula anuncia com Pacheco e Lira decreto para facilitar envio de recursos ao RS

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) enviou nesta segunda-feira (6) ao Congresso um projeto de decreto legislativo reconhecer estado de calamidade pública em parte do território nacional, em decorrência da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

A proposta busca facilitar a liberação de verbas ao estado, que já contabiliza ao menos 83 mortes, 111 desaparecidos, 291 feridos e milhares de desabrigados.

O chefe do Executivo afirmou que a ideia é a medida dê “celeridade para que as coisas atendam a necessidade do Rio Grande do Sul nesse momento de calamidade”.

“Esse é o primeiro de um grande número de atos que vamos fazer em benefício dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirmou. O governo federal ainda não detalhou quais medidas serão adotadas, nem valores calculados para a reconstrução após a tragédia.

O petista fez o anúncio em reunião ao lado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Planalto.

O decreto de calamidade precisa ser apreciado pelo Congresso Nacional. O projeto do Executivo propõe que os efeitos se estendam até 31 de dezembro de 2024.

Sua aprovação abre caminho para descontar da meta fiscal do governo federal os gastos com assistência emergencial e recuperação do estado, bem como as eventuais renúncias de receitas necessárias para dar apoio ao governo gaúcho.

A meta fiscal de 2024 prevê um déficit zero, com margem de tolerância até um resultado negativo de R$ 28,9 bilhões. Em março, o governo já estimava um déficit de R$ 9,3 bilhões. A depender do tamanho do socorro ao Rio Grande do Sul, o governo acabaria estourando a meta.

A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) prevê que, em situação de calamidade reconhecida pelo Congresso Nacional, o governo pode afastar obrigações relacionadas à meta fiscal e a eventuais bloqueios de despesa para assegurar seu cumprimento.

O dispositivo da LRF também garante maior flexibilidade para contratar operações de crédito e receber transferências voluntárias.

Segundo o texto do projeto de decreto, as medidas serão válidas “exclusivamente” para despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e renúncias fiscais relacionadas ao enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul.

O crédito extraordinário é um instrumento que abre caminho para despesas urgentes e imprevistas, como é o caso de gastos relacionados a calamidades. Esse tipo de crédito já fica fora de outra regra, o limite de despesas do novo arcabouço fiscal.

 

New York Times e Reuters levam Pulitzer por cobertura da guerra Israel-Hamas

0

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – O jornal The New York Times venceu a categoria reportagem internacional do prêmio Pulitzer 2024 por sua cobertura da guerra Israel-Hamas; a agência de notícias Reuters, por sua vez, ganhou a categoria fotografia breaking news também pelo material produzido sobre o conflito no Oriente Médio.

Os vencedores de todas as categorias foram anunciados nesta segunda-feira (6). O New York Times foi vitorioso ainda nas categorias reportagem investigativa, com a série de Hannah Dreier sobre trabalho infantil nos Estados Unidos, e reportagem especial, com texto de Katie Engelhart sobre os desafios e transformações de uma família cuja matriarca sofria de demência.

Além do prêmio de fotografia, a Reuters foi vencedora no prêmio de reportagem nacional com série de textos sobre os negócios de Elon Musk, da Tesla à SpaceX, que “exibiu notável amplitude e profundidade e provocou investigações oficiais das práticas de suas empresas na Europa e nos EUA”, segundo o site do prêmio.

O jornal The Washington Post também foi um dos grandes vencedores, em três categorias. A série do diário americano sobre o fuzil semiautomático AR-15, comumente usado em massacres nos EUA, foi uma das vencedoras ao lado da Reuters na categoria reportagem nacional.

O jornal venceu ainda na categoria comentário, com Vladimir Kara-Murza, ativista russo crítico do Kremlin que está preso na Rússia, e David Hoffman, por série de textos a respeito do uso de novas tecnologias e táticas de regime autoritários ara reprimir opositores e dissidentes na era digital.

A agência Associated Press ganhou o prêmio de fotografia especial por material produzido sobre as jornadas de imigrantes pela América Central em direção aos EUA, e a agência ProPublica saiu vitoriosa na categoria serviço público pela cobertura sobre as relações entre juízes da Suprema Corte e bilionários –que terminou por fazer com que o tribunal adotasse seu primeiro código de conduta.

Na última quinta-feira (2), o conselho do Pulitzer emitiu um comunicado em que reconheceu o trabalho de jornalistas estudantes, com destaque para os alunos da Universidade Columbia –casa do prêmio– durante a cobertura dos protestos pró-Palestina nas universidades americanas que se espalharam pelo país e têm sido reprimidos pela polícia a pedido das instituições.

“À medida que nos reunimos para considerar o melhor e mais corajoso jornalismo da nação, o conselho do prêmio Pulitzer gostaria de reconhecer os esforços incansáveis dos estudantes jornalistas em nossos campi universitários, que estão cobrindo protestos e tumultos enfrentando grandes riscos pessoais e acadêmicos”, disse o conselho.

“No espírito da liberdade de imprensa, esses estudantes trabalharam para documentar um importante evento nacional em circunstâncias difíceis e perigosas, correndo o risco de serem presos.”

Os prêmios, concedidos desde 1917, levam o nome do influente editor de jornais Joseph Pulitzer, que morreu em 1911 e deixou em seu testamento uma verba para ajudar a iniciar uma escola de jornalismo em Columbia e criar a premiação.

Atualmente, há 15 categorias para reportagens e fotografia, além de sete prêmios em literatura, teatro e música. O conselho, formado por editores seniores dos principais meios de comunicação e acadêmicos dos EUA, preside o processo de julgamento.

Cursos gratuitos de Movimentação de Carga e Homem de Área com inscrições abertas no próximo dia 13

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Energia e Economia do Mar, vai oferecer mais dois cursos gratuitos: Movimentação de Cargas e Homem de Área. As inscrições serão abertas no próximo dia 13 de maio.

Os candidatos devem comparecer à sede da SMTDH, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 16h. É necessário levar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e Declaração de Conclusão de Ensino Médio. 

Movimentação de Cargas é uma técnica utilizada para içar, transportar e deslocar cargas manualmente ou com o auxílio de máquinas e equipamentos. Já o Homem de Área tem como função auxiliar nas operações de movimentação de cargas, bem como auxiliar profissionais especializados nas atividades de manutenção e reparos, quando solicitados.

Em SFI a capacitação é organizada pelo departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). O curso tem duração de 16 horas divididas em aulas teóricas e práticas. 

“A parceria de sucesso dos cursos oferecidos pelo ‘Qualifica Já’ visa qualificar gratuitamente os moradores do município que desejarem atuar no setor de mercado de óleo e gás, da indústria naval, além de atualizar os que já trabalham no segmento. A intenção da administração da prefeita Francimara, por intermédio da SMTDH, é possibilitar a geração de trabalho e renda à população de SFI”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

UE pressiona Xi a usar influência sobre Rússia para encerrar Guerra da Ucrânia

0

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pressionou a China a reduzir o apoio do país à Rússia em meio à Guerra da Ucrânia, em fala feita após reunião entre ela, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o líder chinês, Xi Jinping, em Paris, nesta segunda (6).

Von de Leyen afirmou que Pequim deveria “usar toda a sua influência sobre a Rússia para pôr fim à guerra de agressão dela contra a Ucrânia”.

“É necessário mais esforço para conter a entrega de bens de uso duplo para a Rússia que chegam ao campo de batalha. E dada a natureza existencial das ameaças decorrentes desta guerra tanto para a Ucrânia quanto para a Europa, isso afeta as relações entre a União Europeia e a China”, disse a líder europeia.

O recado faz referência à amizade “sem limites” anunciada por Pequim e Moscou poucas semanas antes da invasão russa na Ucrânia. O resultado prático desses laços estreitados nos anos de guerra tem sido o apoio chinês com recursos essenciais não apenas para a economia russa como para o esforço de guerra, com microchips, peças de armamentos e outros materiais de uso tanto civil como militar.

Von der Leyen afirmou ainda que Xi desempenhou “um papel importante na desescalada das ameaças nucleares irresponsáveis da Rússia”.

O presidente russo, Vladimir Putin, determinou nesta segunda um exercício de ataque com armas nucleares táticas em resposta à sugestão de governos ocidentais, principalmente o da França de Macron, de enviar soldados para ajudar Kiev a resistir à invasão russa. O Kremlin também ameaçou atacar o Reino Unido após o chanceler britânico, David Cameron, dizer que os ucranianos poderiam usar as armas fornecidas por Londres como quisessem.

Xi chegou a Paris neste domingo (5) para sua primeira viagem europeia desde 2019, quando a pandemia de Covid-19 isolou o país asiático durante quase três anos. Xi e sua esposa, Peng Liyuan, foram recebidos pelo primeiro-ministro francês, Gabriel Attal.

“Esperamos que a paz e a estabilidade retornem rapidamente à Europa e pretendemos trabalhar com a França e toda a comunidade internacional para encontrar boas formas de resolver a crise [na Ucrânia]”, disse o dirigente chinês ao jornal Le Figaro.

Macron também pressionou o líder chinês a usar sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia. Xi, por outro lado, disse que França e China deveriam se unir para evitar uma “nova Guerra Fria” entre blocos globais, em questões incluindo o comércio –outro ponto central da conversa entre os líderes foram as relações comerciais entre o bloco europeu e a China.

“A União Europeia hoje tem o mercado mais aberto do mundo, mas queremos ser capazes de protegê-lo”, disse Macron a repórteres, falando ao lado de Xi. “É por meio do diálogo e do trabalho conjunto de nossas equipes que podemos avançar”, disse o francês.

Durante suas conversas, realizadas a portas fechadas, Xi concordou que os atritos econômicos devem ser abordadas por meio do diálogo, segundo a mídia estatal chinesa. Ele também afirmou a Macron e Von der Leyen, no entanto, que o problema da superprodução da China “não existe nem do ponto de vista de vantagem comparativa nem à luz da demanda global”, de acordo a mídia chinesa.

A fala se opôs aos comentários de Von der Leyen sobre o tema, mais assertivos que os de Macron. Mais cedo, depois das conversas no Palácio do Eliseu, Von der Leyen afirmou que a UE “não pode absorver a superprodução massiva de bens industriais chineses inundando o mercado dela”.

“A Europa não hesitará em tomar as decisões difíceis necessárias para proteger seu mercado”, disse ela. A presidente da Comissão Europeia disse que a relação entre a Europa e a China é prejudicada pelo acesso desigual ao mercado e pelos subsídios estatais chineses.

Paris apoia uma investigação da UE sobre a entrada no bloco de carros elétricos chineses. Em seguida ao apoio francês, num gesto considerado retaliatório, Pequim anunciou que abriu uma apuração comercial das importações de conhaque, a maioria de origem francesa –Macron presenteou Xi com bebidas de marcas franceses atingidas pela investigação chinesa.

Belém receberá mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos para a COP 30

0

Três convênios envolvendo os governos federal, paraense e a prefeitura de Belém foram assinados nesta segunda-feira (6), em cerimônia no Palácio do Planalto. Eles preveem investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão de investimentos em melhorias na capital do Pará, visando a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

A cerimônia não contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, por meio de redes sociais, informou sobre sua ausência devido reunião emergencial, em Porto Alegre, na qual discute ações para recuperar o Rio Grande do Sul, que sofre com as consequências das enchentes causadas pelas chuvas intensas que afetam gravemente a maioria dos municípios do estado.

Do total dos recursos previstos nos três convênios, a maior parte (cerca de R$ 1 bilhão) terá como objetivo modernizar a infraestrutura viária de Belém e a implantação do Parque Linear Doca. Estão previstas ações na área de saneamento, como a execução de 50 quilômetros de rede coletora de esgoto, 4,8 mil ligações de tubulações, pavimentação de vias de acesso ao local da COP 30, implantação de vias marginais do Canal Água Cristal, e a instalação de equipamentos de controle de tráfego.

Coube ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, detalhar o primeiro convênio assinado durante a cerimônia, que prevê investimentos na infraestrutura de Belém. Ele disse que o convênio representará “um legado” que a empresa e o governo federal deixarão para a capital paraense e para o Brasil. Lembrou que, entre os deveres da binacional, está a de fornecer energia de alta qualidade acessível, “em consonância com os princípios da sustentabilidade ambiental” e em prol do desenvolvimento social

“Os investimentos socioambientais que realizamos e anunciamos hoje em infraestrutura em Belém não são aleatórios, mas sim parte de um compromisso estratégico com a missão da Itaipu Binacional”, disse o diretor de Itaipu.

Segundo Verri, as recentes tragédias decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul servem como alerta para as consequências devastadoras do desequilíbrio climático, ressaltando que a empresa e governo têm o dever de liderar o movimento em direção ao futuro mais sustentável e à transição energética. “Não é apenas uma mudança nas fontes de energia fóssil para as alternativas renováveis, mas sim uma transformação profunda que busca construir uma sociedade mais justa equilibrada e ambientalmente consciente”, afirmou.

“Ao sediar a COP, um fórum internacional da ONU para debater mudanças climáticas pela primeira vez na região da Amazônia, o Brasil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, completou.

O segundo convênio, assinado com a prefeitura de Belém, destinam R$ 323,5 milhões à implantação do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, o que, de acordo com o Planalto, inclui projetos de arquitetura, paisagismo, rede esgoto, abastecimento, iluminação pública, pavimentação e sinalização viária – além da reforma e revitalização do Complexo Ver-o-Peso, um dos mercados mais antigos do Brasil; e da restauração do Mercado Municipal de São Brás, no centro da cidade.

Por fim, no valor de R$ 41,8 milhões, foi firmado o convênio visando o desenvolvimento de metodologia para a gestão de resíduos sólidos, ações de educação ambiental e de inovação em biotecnologia.

Para o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, a COP 30 será uma oportunidade para o mundo refletir sobre medidas que vão prevenir os efeitos climáticos extremos. Segundo ele, foi este o objetivo do presidente Lula ao anunciar o interesse do Brasil de promover a COP 30 e Belém ser a sede da conferência. “Um lugar cercado de grandes e importantes rios, da floresta e de um biossistema absolutamente relevante para o planeta”.

Já o governador do Pará, Hélder Barbalho, destacou que os efeitos climáticos locais, como o que está acontecendo no Rio Grande Do Sul, têm como origem danos ambientais cometidos em outras regiões, inclusive, distantes do país. O que reforça a importância do cuidado com o meio ambiente ter uma preocupação global, envolvendo as nações.

“Nós estamos fazendo um chamamento ao mundo, de que a COP da Floresta será um novo momento para soluções em que a floresta seja um ponto central. Não para apenas apontarem o dedo e nos dizer as [nossas] responsabilidades, mas para construir junto, conosco, soluções que possam preservar o meio ambiente, inserindo uma nova atividade econômica baseada na natureza”, discursou o governador do Pará.

Hélder Barbalho acrescentou ter a expectativa de que o Brasil sediará a “mais extraordinária COP de todos os tempos”, graças às peculiaridades do país.

“Não queremos fazer como fez Dubai, com seus grandes prédios e avenidas. Agora é para quem quiser ver os grandes rios, ver as grandes árvores e ver os povos da floresta. A COP da Floresta será a maior experiência ambiental da história de todas as Copes”, disse Barbalho.

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) está prevista para novembro de 2025, na capital paraense. Será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, sediará uma COP.

A conferência reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

 

Governo mapeou, em 2023, mais de 100 cidades sob risco de desastres no RS

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo federal mapeou, em outubro de 2023, 142 municípios do Rio Grande do Sul mais suscetíveis a desastres naturais, inclusive a capital Porto Alegre.

O estudo foi elaborado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e coordenado pela Casa Civil. O objetivo foi identificar cidades que deveriam ser priorizadas pelo Novo PAC, sob o critério de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

No domingo (5), o governo federal reconheceu estado de calamidade pública em 336 dos 497 municípios do estado, em razão da tragédia causada pelas fortes chuvas.

É mais que o dobro dos mais de cem municípios listados pelo Cemaden há cerca de seis meses como especialmente vulneráveis a desastres como deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações -ocorrências que acontecem por todo o estado nos últimos dias.

O Rio Grande do Sul é o quarto estado com mais cidades em risco, de acordo com o levantamento. Minas Gerais é o estado onde há mais municípios em risco, de acordo com o Cemaden. No segundo lugar da lista vem Santa Catarina, que já sofre impactos das chuvas que assolam o estado gaúcho. Em terceiro lugar está São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil do RS, mais de 844 mil pessoas já foram impactadas na atual tragédia -até o início da tarde desta segunda (6) havia 83 mortos, 111 desaparecidos, 19.368 desabrigados instalados em alojamentos e 121.957 desalojados.

O levantamento do governo federal estimava, com base na população dos 142 municípios gaúchos vulneráveis a desastres geo-hidrológicos, 313 mil pessoas em áreas de risco.

Ambientalistas afirmam que as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, no entanto, poderiam ter sido minimamente antecipadas pelo poder público, que deveria ter preparado a infraestrutura das cidades para lidar com eventos climáticos extremos.

O estado de calamidade, reconhecido pelo governo Lula no domingo, é um status que permite a transferência facilitada, em caráter emergencial, de recursos federais para atender necessidades de localidades golpeadas por desastres.

A medida permite que as cidades solicitem recursos da União para ações emergenciais em diversas áreas, entre elas desmontagem de edificações com estruturas comprometidas; desobstrução de vias e remoção de escombros; serviços de engenharia para suprimento de energia; drenagem de águas pluviais; limpeza urbana; abastecimento de água potável; e transporte coletivo.

Em viagem ao Rio Grande do Sul pela segunda vez em uma semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu neste domingo, após sobrevoo de áreas afetadas, a criação de um “plano de prevenção de acidente climático”.

“É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça”, afirmou o presidente. O plano de prevenção, segundo Lula, deverá ser desenvolvido pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

Ao todo, 341 municípios gaúchos foram afetados pelas enchentes -o que representa mais da metade do estado. Nessas localidades, a população está sem acesso a água potável, energia elétrica e telefonia, e as principais rodovias estão interditadas.

Além disso, a operação de 110 hospitais foi afetada -17 tiveram de suspender os atendimentos a pacientes e 75 funcionavam apenas parcialmente, segundo boletim do governo estadual divulgado neste domingo.

A situação é ainda pior na capital, Porto Alegre: 70% da população da cidade enfrenta desabastecimento de água, segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), após o rio Guaíba atingir 5,3 metros, o maior nível em sua história.

No total, o estudo do Cemadem identificou 1.942 municípios como mais suscetíveis a desastres relacionados ao clima.

A lista representa 34,9% dos 5.570 municípios brasileiros. O número mais do que dobrou em relação a 2012, quando 821 municípios estavam sob maior risco de desastres naturais.

Para elaborar a lista, o governo considerou, entre outros pontos, os municípios com registros de mortos e desalojados por desastres relacionados ao clima, bem como a população vivendo em áreas de risco e com alta vulnerabilidade a inundações.

 

Cursos de Maquiagem e Sobrancelha da FMIJ estão com inscrições abertas

0

A Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) estendeu até a próxima sexta-feira (10), as inscrições para os Cursos de Maquiagem e Sobrancelha. São 10 vagas para o Curso de Maquiagem e 20 vagas para o de Design de Sobrancelha.

As inscrições para os cursos devem ser feitas das 8h às 16h, na sede na da Fundação, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 533, bairro da Lapa. As aulas começam a partir do dia 20.

Os cursos são voltados para jovens e adolescentes de 14 a 17 anos e faz parte do Programa Qualifica Jovem. “Estaremos mais uma vez ofertando estes cursos para que mais jovens possam ser preparados para o mercado de trabalho”, disse a diretora de Programas e Serviços da FMIJ, Carla Luiza Brito.

As documentações necessárias para a inscrição são: xerox do NIS, certidão de nascimento do adolescente, três retratos 3×4, xerox da identidade, CPF do aluno, declaração escolar atual, atestado médico do adolescente e cartão de vacinação atualizado. Os responsáveis também devem apresentar as documentações exigidas, que são xerox do CPF, identidade, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão de acusado de homicídio

0

Na manhã desta segunda-feira (6), policiais civis da 146ª DP com apoio de policiais militares do DPO de Travessão, prenderam em flagrante Geraldo Mariano da Silva por homicídio.

Os policiais civis juntamente com os policiais militares foram ao endereço Rua do bar do Renato, em Travessão, após receberem informações da localização do autor.

No local foi feito um cerco em volta da residência e ao chamarem por Geraldo, o mesmo tentou fugir pelos fundos da casa com uma mochila.

Dentro da mochila tinha uma bermuda com manchas vermelhas, aparentando ser sangue, indagado sobre os homicídios, Geraldo disse que a faca que estava em cima da geladeira era a faca do fato.

Segundo Geraldo, o motivo do homicídio seria passional pois ele estava em um relacionamento com Angélica Belmiro de Matos a cerca de 7 meses, e foi traído pela segunda vítima fatal, Adriano José de Oliveira.

O autor foi preso e conduzido a 146ª DP para formalização da prisão.