Home Blog Page 2542

Após perdas no Rio Grande do Sul, Lula diz que Brasil pode ter que importar arroz

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (7) que, se for o caso, o Brasil pode importar arroz e feijão para lidar com prejuízos nas safras. A declaração foi dada durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Agora com a chuva eu acho que nós atrasamos de vez a colheita [do arroz] do Rio Grande do Sul. Se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha”, disse.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a março, a inflação de alimentos e bebidas somou 3,1% nos 12 meses anteriores, e foi um dos principais motores da alta de preços. O arroz foi um dos produtos que teve a maior subida, com aumento de 28,4% no período.

Em março, o presidente Lula reuniu ministros para discutir a inflação dos alimentos. À ocasião, os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Fávaro (Agricultura) atribuíram a alta a questões climáticas e afirmaram que o governo esperava uma redução nos próximos meses.

No entanto, as enchentes no RS devem ser um obstáculo, já que o estado é responsável por 70% da produção de arroz no país.

Segundo um levantamento da consultoria Datagro, os temporais têm o potencial de gerar perdas de 10% a 11% na produção de arroz do estado e um prejuízo de R$ 68 milhões aos agricultores da região.

Antes das enchentes, a estimativa era de que o estado colhesse 7,5 milhões toneladas de arroz este ano. Mas, com a tragédia, a safra deve ficar próxima das 6,7 milhões ou 6,8 milhões de toneladas, podendo gerar impactos na inflação, ressalta a consultoria.

Volta do seguro DPVAT é aprovada no senado

0

A proposta, que deverá ser votado também nesta terça pelo plenário da Casa, permite ainda que o governo antecipe a ampliação de despesas no Orçamento de 2024.

A proposta, que deverá ser votado também nesta terça pelo plenário da Casa, permite ainda que o governo antecipe a ampliação de despesas no Orçamento de 2024.

Na prática, essa medida vai liberar mais de R$ 15 bilhões em gastos, que deverão ser usados pelo Planalto para compensar um montante parcial das emendas de comissão – vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro.

Além de retomar a cobrança do seguro obrigatório e autorizar a ampliação de despesas, o projeto aprovado na CCJ também altera o nome do mecanismo.

O seguro de proteção às vítimas de acidentes de trânsito deixará de ser chamado de DPVAT e passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).

O valor da taxa e as diferenciações por tipo de veículo serão definidos posteriormente pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), mas deverá variar entre R$ 50 e R$ 60.

Cobertura

O SPVAT poderá pagar indenizações a vítimas de acidentes em casos de:

  • morte
  • e invalidez permanente, total ou parcial

Também poderá reembolsar despesas com:

  • assistência médica, como fisioterapia, medicamentos e equipamentos ortopédicos
  • serviços funerários
  • e a reabilitação profissional para vítimas com invalidez parcial

Fonte: G1

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso

0

Um homem de 25 anos foi preso após sua enteada de 9 anos, denunciá-lo por abuso sexual em uma carta. O caso aconteceu no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas (MG).

A menina colocou a carta dentro da bolsa da mãe, que ao ler o conteúdo, acionou a Polícia Militar. A prisão do homem ocorreu na quarta-feira (1), mas só ganhou notoriedade na segunda-feira (6).

Segundo a mãe, no dia anterior, a filha pediu que ela lesse uma carta que estava em seu bolso, mas ela esqueceu. No dia seguinte, enquanto trabalhava, a mãe começou a receber mensagens de áudio e vídeo da menina, mostrando os abusos sofridos pelo padrasto. Foi então que ela se lembrou da carta e a leu. No texto, a menina detalhava os abusos que sofria.

Em nota, a Polícia Civil confirmou o registro da ocorrência na 2ª Central Estadual do Plantão Digital da cidade. O homem foi detido, prestou depoimento e foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde aguarda as devidas providências legais.

A mãe da criança, de 24 anos, manifestou interesse em solicitar medidas protetivas de urgência para ela e a filha. As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Patos de Minas.

Desmoronamento de edifício em Madrid deixa duas pessoas soterradas

0

Ao menos duas pessoas ficaram presas após o desabamento de um edifício antigo em processo de reabilitação em Madrid, Espanha.

Um forte contingente de equipes de emergência médica foi enviado para o local.

Duas pessoas ainda estão retidas, enquanto uma terceira vítima, resgatada pelos bombeiros, sofreu uma fratura na perna e múltiplos ferimentos, sendo transportada para o hospital.

Os dois indivíduos presos são trabalhadores da construção. De acordo com a Antena 3, o colapso do edifício ocorreu devido ao desmoronamento da laje do piso

Leia Também: Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

Vacinação contra gripe é ampliada para toda população a partir de seis meses de idade

0

Com base em recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SFI) de São Francisco de Itabapoana (SFI) ampliou a vacinação contra gripe para toda população a partir de seis meses de idade. Desde o início da campanha, a vacina está disponível em 15 pontos distintos da cidade. 

De acordo com o Governo Federal, a medida visa contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante os meses de outono e inverno. Segundo o órgão, “nestes períodos as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes e as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural”, o que facilita o contagio. 

Conforme informações do Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a dose protege contra os três tipos de vírus da gripe mais prevalentes, conforme indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza, ressaltou que a mobilização de cada morador será crucial para ampliar a cobertura de vacinação. 

— Para receber a vacina, basta comparecer no ponto de vacinação mais próximo de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Os locais funcionam sempre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h — alertou. 

Os pontos de vacinação estão localizados em Amontado, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Santa Clara, Nova Belém, Estreito, Floresta.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6), dois alertas de grande perigo, um para tempestades no extremo sul do Rio Grande do Sul e outro para ondas de calor em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

No Estado gaúcho, a previsão é de mais de 100mm de chuva por dia, ventos superiores a 100 km/hora, além de queda de granizo. Há grandes riscos de danos nos edifícios, corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos. A chuva pode superar os 150mm até o início da quarta-feira (8).

O Inmet recomendou que, durante o alerta de grande perigo, a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de enxurrada, deixe os documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Já no centro e na metade norte do Estado, a previsão é de tempo quente e seco.

Onda de calor no Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Também há alerta de grande perigo para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. De acordo com o Inmet, a previsão é de que, por ao menos cinco dias, a temperatura das regiões ficará 5ºC acima da média, representando risco à saúde.

O alerta permanece até quinta-feira (9). O instituto diz que, em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199.

A onda de calor engloba as zonas metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, a temperatura pode ter máxima de 35ºC na terça-feira, 7, segundo previsão do Inmet. No Rio, os termômetros devem marcar máxima de 37ºC durante a onda de calor, temperatura prevista para quinta-feira (9).

No mesmo dia, Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul também dentro da onda de calor, pode ter máxima de 36°C.

Especialistas afirmam que os próximos meses serão menos frios do que o normal. Dados da agência climática americana (NOAA, da sigla em inglês) e do Instituto de Pesquisa em Clima da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apontam que o outono e o inverno deste ano no Brasil deverá ficar entre 2ºC e 4ºC acima da média histórica.

Inscrições abertas para seminário sobre combate ao abuso de menores

0

Estão abertas as inscrições para o X Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com o tema “Garantir a proteção é urgente”, a ser realizado no Teatro Municipal Trianon, no dia 15 de maio. As inscrições são gratuitas.

O seminário faz parte da programação da Campanha Nacional Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, marcado no dia 18 de maio. A data foi instituída em memória da menina capixaba Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade.

Na programação do seminário, estão palestras que vão abordar temas como “A importância da informação como ferramenta para o enfrentamento da violência sexual infantil”, ministrada pela promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado; “O papel da Comissão em defesa dos Direitos da Criança”, ministrada pelo vereador e presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança da Câmara Municipal, Leon Gomes.

Também estarão participando o delegado da Polícia Federal, especialista em Crimes Cibernéticos, Clayton Bezerra, também idealizador do Federal Kids, que vai falar sobre “Proteção da Criança e Adolescente frente às novas tecnologias”; a pediatra do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), da Secretaria de Saúde, Laura Machado, e a coordenadora do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC), Alice Alves, que vão falar sobre o papel desses dois órgãos na garantia da proteção e saúde de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Com o tema “Programa FortaleSer; Conselho Tutelar; CREAS e PSE formando multiplicadores. Garantir a Proteção da Criança e do Adolescente é urgente”, estarão participando a coordenadora do FortaleSer; a conselheira tutelar Manuelli Batista; a diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Rosangela Marvila; e a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE), Francelyne Levino.

O evento está previsto para começar às 13h15. Do meio-dia às 13h, será o credenciamento. A mediação das palestras será feita pela pedagoga da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Lucienne Beatriz Oliveira Soares.

A programação completa da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será divulgada até o final desta semana. As ações começam no dia 13 e seguem até o dia 18, encerrando a programação.

Vacinação contra gripe é ampliada para toda população a partir de seis meses de idade

0

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SFI) de São Francisco de Itabapoana (SFI) ampliou a vacinação contra a gripe para toda população a partir de seis meses de idade. Desde o início da campanha, a vacina está disponível em 15 pontos distintos da cidade. 

De acordo com o Governo Federal, a medida visa contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante os meses de outono e inverno. Segundo o órgão, “nestes períodos as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes e as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural”, o que facilita o contagio. 

O Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destaca que a dose protege contra os três tipos de vírus da gripe mais prevalentes, conforme indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza, ressaltou que a mobilização de cada morador será crucial para ampliar a cobertura de vacinação. 

— Para receber a vacina, basta comparecer no ponto de vacinação mais próximo de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Os locais funcionam sempre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h — alertou. 

Os pontos de vacinação estão localizados em Amontado, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Santa Clara, Nova Belém, Estreito, Floresta.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).

 

 

China apela para que Israel pare de atacar Rafah

0

A China pediu hoje a Israel que “cesse os ataques a Rafah”, depois que o Exército israelense anunciou ter assumido o controle do lado de Gaza da passagem de Rafah entre a Faixa de Gaza e o Egito.

“Instamos firmemente Israel a atender aos vários apelos da comunidade internacional, a parar de atacar Rafah e a fazer todo o possível para evitar uma crise humanitária ainda mais grave na Faixa de Gaza”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian.

O Exército israelense realizou ataques em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza sitiada, na noite de segunda-feira. Israel está tentando aumentar a “pressão” sobre o Hamas algumas horas antes de novas conversas no Cairo, previstas para hoje, numa tentativa de influenciar um acordo de tréguas ao qual o movimento islamita deu luz verde.

Depois de afirmar durante semanas que estava planejando uma ofensiva terrestre em Rafah, Israel pediu na segunda-feira aos palestinos do leste da cidade que se retirassem da área, como prelúdio de uma “operação terrestre”.

Onze pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos ataques israelenses, segundo o hospital do Kuwait em Rafah.

O exército israelense anunciou hoje que as tropas terrestres haviam iniciado uma “operação antiterrorista direcionada” na zona leste de Rafah.

Pequim “manifesta sua profunda preocupação com o plano de Israel de lançar uma operação militar terrestre contra Rafah”, afirmou a diplomacia chinesa.

“A guerra e a violência não podem resolver fundamentalmente o problema e não podem levar a uma verdadeira segurança”, acrescentou Lin.
 
 
 

Leia Também: Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

 
 
 

Guarda Civil Municipal faz operação para coibir estacionamento irregular

0

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a operação “Libera a Calçada”, nessa segunda-feira (6), em vários pontos de Campos. A ação tem por objetivo coibir o estacionamento irregular, principalmente de motocicletas, em cima de calçadas, que acabam prejudicando a passagem de pedestres. Durante a operação, foram multados 19 motos e 22 automóveis.

A operação foi realizada na Rua Santo Afonso, na Avenida Felipe Uébe, na Avenida 28 de Março e na Rua Visconde de Itaboraí.
“Com o intuito de devolver o espaço público aos pedestres, o departamento de trânsito realizou nessa segunda a operação ‘Libera a Calçada’ para coibir esse estacionamento irregular, que traz muito prejuízo tanto à segurança dos pedestres quanto à segurança viária, uma vez que, quando existem veículos estacionados na calçada, o pedestre não tem outra opção a não ser ir para a faixa de rolamento de veículos, podendo ser obstáculo, causando um risco à sua segurança. Então, o intuito do departamento de trânsito em fazer essa operação é devolver esse espaço público aos seus verdadeiros donos, os pedestres”, explicou o coordenador de Trânsito da GCM, Anderson Batista Cardoso.
As calçadas são partes das vias, normalmente segregadas e em níveis diferentes, não destinadas à circulação de veículos, reservadas ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.
Em casos de comércios de rua que destinam um recuo para o estacionamento de clientes, o coordenador Anderson Batista explicou que essas áreas devem ser diferenciadas com pintura e não devem estar no mesmo nível da calçada. Para configurar esse “recuo de calçada” deve haver a diferenciação das áreas, sendo por pintura ou diferenciação em nível da calçada. Quando isso não ocorre, todo espaço é considerado calçada”, pontuou.

Motosserra de Javier Milei avança na Argentina contra a cultura, que sofre com cortes

0

(FOLHAPRESS) – Nem a pobreza, nem a inflação. O verdadeiro inimigo do presidente argentino nos últimos dias tem sido a Feira do Livro de Buenos Aires. Isso mesmo. No avanço de suas medidas alcunhadas de “plano motosserra” -em que o objetivo é diminuir ao máximo a máquina estatal, Javier Milei tem promovido demissões e corte de orçamentos, além de inflamado os ataques verbais a instituições e a personalidades da cultura argentina, estatais ou privadas.

Milei afirma que essas instituições estão tomadas por “kirchneristas” e “comunistas”, que desperdiçam o dinheiro estatal. Ele afirma que, se elas pretendem continuar existindo, devem passar às mãos privadas.

Já houve 120 demissões na tradicional Biblioteca Nacional, que guarda tesouros como a coleção de originais de Jorge Luis Borges e manuscritos de próceres como San Martín e Belgrano. A biblioteca também promove fóruns, cursos e palestras com escritores nacionais e estrangeiros.

O presidente mandou cortar os aportes que fazia à Feira do Livro de Buenos Aires, uma das mais importantes da América Latina, que recebe 1 milhão de visitantes por ano. Embora seja uma fundação privada, o festival sempre contou com apoio do governo nacional.

A fricção começou quando o presidente da entidade, Alejandro Vaccaro, se mostrou surpreendido com o pedido de Milei para apresentar seu próprio livro na feira, ainda que a criticasse por ser “comunista” e “kirchnerista”. Vaccaro disse, na abertura do evento, que apesar dos ataques do presidente à feira e à cultura em geral, estava surpreso de que o mandatário quisesse lançar seu novo livro, “Capitalismo, Socialismo e a Cilada Neoclássica”, justamente ali.

Milei queria o foco principal do evento, numa área nobre da Sociedade Rural, onde o evento ocorre, e levar 5.000 convidados grátis. Vaccaro disse, evocando os cortes em outras áreas, que não tinha recursos para organizar o evento com segurança e sem cobrar a todos os que entram: “Presidente, no hay plata [não existe dinheiro]”, afirmou, enquanto o público aplaudia.

“Fizemos de tudo para que tudo saísse bem, nos reunimos com a equipe da presidência, com a casa militar, tratando de garantir sua segurança. Temos a tradição de receber políticos na feira, já ocorreu com [a ex-presidente] Cristina Kirchner, com Mujica, com o próprio Milei, e sempre tratamos a todos de modo isento, educado, não-político”, disse o diretor do evento, Ezequiel Martínez, à Folha.

Na última quarta-feira (1º), Milei afirmou a uma rádio local que cancelaria sua participação na feira porque sentia uma “grande hostilidade no ambiente” e que tinha medo de sofrer um atentado aí. Portanto transferiu o lançamento para o Luna Park, espaço tradicional de shows, no dia 22.

“Me esforcei para que o governo nacional se envolvesse com a feira, até ofereci um estande grátis para que eles divulgassem os lançamentos da Biblioteca Nacional, mas me ignoraram”, diz Martínez, que se diz preocupado com o desgaste da reputação da feira no mercado internacional de livros com esse episódios

Não menos insatisfeitos estão os membros da comunidade cinematográfica local.

A Argentina tem na produção audiovisual uma espécie de “soft power” internacional, que já ganhou dois Oscar de melhor filme estrangeiro -“A História Oficial” e “O Segredo de Seus Olhos”-, prêmios e participações de destaque em vários festivais. A maioria deles não seria realizada sem o INCAA, o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, cuja estrutura, inspirada no modelo francês, é vanguardista na região em termos de arrecadação e fomento do cinema local.

Funciona assim: há um órgão regulador que recebe taxas obrigatórias de canais de TV a cabo e bilheteria dos cinemas e as remete ao INCAA, que também fica com uma porcentagem arrecadada com publicidade que os canais recebem. No instituto, avalia-se em comissões os títulos das produções cinematográficas que pedem recursos para levar adiante seus projetos, e o dinheiro é distribuído.

O governo Milei congelou esse fluxo, apontou um ex-funcionário do banco HSBC, Carlos Pirovano, para a presidência do instituto e acabou com as comissões. “Era um trabalho muito refinado, elas eram formadas por várias áreas relacionadas ao setor. Agora entendo que quem decidirá que filme se faz e qual não se faz será Pirovano”, diz a ex-presidente da entidade, Liliana Mazure.

O Instituto de Cine Argentino começou a funcionar nos anos 1950, e em 1954 foi o general Juan Domingo Perón que inaugurou o Festival de Cinema de Mar Del Plata, o principal do país.

Transformou-se em INCAA nos anos 1960, com foco na tradicional Escola de Cinema, que até hoje forma quadros para as várias funções necessárias para a produção de filmes.

O dinheiro que o INCAA arrecada também costumava ir ao Instituto de Teatro e para o de Música. Hoje, todas essas instituições estão com as atividades congeladas.

Além do fim do aporte ao instituto, a Secretaria de Cultura anunciou também uma leva de demissões e o fim do pagamento das horas extras.

Em comunicado da Secretaria de Cultura sobre o encerramento dessas atividades do INCAA, o governo afirmou que “se terminaram os anos em que se financiavam festivais de cinema com a fome de milhares de crianças”.

O governo também anunciou cortes na Comissão Nacional de Bibliotecas Populares e no Fundo Nacional das Artes.

Enquanto isso, o Cine Gaumont, um dos belos e tradicionais cinemas do centro portenho, dedicado a exibir apenas filmes produzidos pelo INCAA, é o ponto de encontro de manifestações dos artistas e funcionários.

Leia Também: Deputados da Argentina aprovam Lei Ônibus, em vitória para Javier Milei

Paciente recebe alta do HFM após explosão em restaurante em Campos

0
Paciente baleado na Ilha do Cunha está estável e consciente. Moradores protestam por cirurgia atrasada. Relembre o caso e entenda os desdobramentos.
Paciente baleado na Ilha do Cunha está estável e consciente. Moradores protestam por cirurgia atrasada. Relembre o caso e entenda os desdobramentos.

Uma semana após a explosão no restaurante “Mega Espetão” em Campos, um paciente recebeu alta do Hospital Ferreira Machado (HFM) na manhã desta terça-feira. O paciente estava em observação na Clínica Cirúrgica no quinto andar do hospital e foi liberado por volta das 11h30. Um jovem de 20 anos, o mais gravemente afetado, permanece em estado crítico, enquanto outro paciente mostrou melhorias e foi transferido do CTI para a Clínica Cirúrgica.

De acordo com investigações da Redação ClickCampos, o paciente identificado como G.A.T., de 20 anos, sofreu queimaduras no pescoço, nos braços e no tórax, com queimaduras de primeiro e segundo grau. Ele está em estado gravíssimo, entubado e sedado, em observação no CTI. O paciente C.R.T.R., de 25 anos, queimou os olhos, o rosto e o tórax, recebeu alta às 11h30 do dia 07/05. Já o paciente M.V.M.P., de 25 anos, queimou o rosto e o tórax e está estável, sob observação na Clínica Cirúrgica.

O restaurante “Mega Espetão” explicou a causa do acidente como sendo um incidente durante o manuseio, onde o réchaud ainda estava aceso durante o despejo de álcool, resultando no acidente. O restaurante reiterou seu compromisso em prestar apoio às vítimas.

Rio tem 4 mil vagas de emprego, estágio é jovem aprendiz. Veja como se candidatar

0
Foto: Reprodução

O Estado do Rio começa a semana com 4.412 vagas abertas para todos os níveis de escolaridade. Em toda a Região Metropolitana, são 2.315 chances de emprego, além de 2.097 oportunidades de estágio e de jovem aprendiz para quem ainda está estudando.

Na cidade do Rio, a Secretaria municipal de Trabalho e Renda reuniu 1.328 vagas de emprego. Do total, são 1.041 vagas para trabalhadores em geral e 287 para pessoas com deficiência.

Há vagas para repositor de mercadorias, babá, motorista de entrega, cozinheiro, padeiro, auxiliar jurídico, ajudante de obras e auxiliar de logística. Também há oportunidades de estágio em áreas como Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Farmácia, Jornalismo e Psicologia.

Os candidatos podem se inscrever pela internet. Quem não tem fácil acesso à internet pode se cadastrar comparecendo a um dos sete postos de atendimento, portando RG, CPF, PIS e currículo. Eles funcionam das 8h às 16h e ficam em Campo Grande (Rua Coxilha s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio 931), Ilha do Governador (Estrada do Dendê 2.080), Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas 1.400, salas 172 e 173), Santa Cruz (Rua Lopes de Moura 58), Tijuca (Rua Camaragibe 25) e Centro (Avenida Presidente Vargas 1.997, no Ciad) — que era exclusivo para pessoas com deficiência e, agora, atende também trabalhadores em geral.

Pessoas com deficiência têm a opção ainda de enviar o currículo para o e-mail [email protected] ou comparecer ao Ciad.

Já em outros pontos do estado, a Secretaria estadual de Trabalho e Renda reúne 987 postos de trabalho. Entre as oportunidades há postos como para babá, ladrilheiro, cozinheiro, mecânico de refrigeração, coordenador de contabilidade, manobrista, secretária, jardineiro e engenheiro de alimentos.

Em qualquer caso, para se candidatar, é importante ter cadastro e currículo atualizados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Basta ir a uma unidade do Sine, levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep/NIT/NIS e CPF.

Para quem estuda – A Fundação Mudes anuncia 805 vagas de estágio de nível superior, médio e técnico, com bolsas que chegam a R$ 2 mil. As carreiras do ensino superior com o maior número de vagas são Administração (94), Ciências Contábeis (36) e Comunicação Social (11). Já as oportunidades destinadas ao programa Jovem Aprendiz somam 51 vagas.

Há ainda 66 chances de estágio para quem ainda está no ensino médio, e 98 para estudantes de cursos técnicos, como Administração (29) e Segurança do Trabalho (3). Para se candidatar, basta acessar o site da entidade.(Leia mais abaixo)
Para quem estuda – A Fundação Mudes anuncia 805 vagas de estágio de nível superior, médio e técnico, com bolsas que chegam a R$ 2 mil. As carreiras do ensino superior com o maior número de vagas são Administração (94), Ciências Contábeis (36) e Comunicação Social (11). Já as oportunidades destinadas ao programa Jovem Aprendiz somam 51 vagas.

Há ainda 66 chances de estágio para quem ainda está no ensino médio, e 98 para estudantes de cursos técnicos, como Administração (29) e Segurança do Trabalho (3). Para se candidatar, basta acessar o site da entidade.

No Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE Rio), são oferecidas 1.292 vagas. Dessas, 775 são para estudantes de nível superior, em cursos como Administração, Pedagogia, Engenharias, Farmácia, Marketing e Direito. Há ainda 517 vagas para os nível médio e técnico, além de jovem aprendiz.

As vagas são distribuídas em dez cidades em diferentes pontos do estado: Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro e Teresópolis. Os interessados devem se cadastrar ou atualizar os dados pelo site www.ciee.org.br.

Há ainda processos seletivos de estágio abertos em empresas como a Vivo. A operadora de telefonia seleciona estagiários para atuação em diferentes cidades do país, incluindo o Rio, nas áreas de Auditoria, Comercial de Negócios, Engenharia, Experiência do Cliente, Finanças, Jurídico, Marketing e Produtos, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Tecnologia e Digital. Metade das vagas é reservada para pessoas negras.

Além da bolsa-auxílio, cujo valor não foi divulgado, os selecionados têm benefícios como assistências médica e odontológica, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e smartphone e plano de voz e dados. As inscrições vão até o dia 17 de maio, pela internet.

A Supergasbras também está com inscrições abertas para estágio de nível superior ou técnico. Os selecionados têm bolsa-auxílio, vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e seguro de vida, entre outros benefícios.

As vagas são para atuação em diferentes cidades do país, incluindo o Rio, nas áreas de Análise de Métricas, Atração de Talentos, Comercial, Comercial B2B, Excelência Logística, Financeiro, Inovação, Instalações Industriais, Operações, Retenção Granel, Segurança do Trabalho, Venda Direta e Venda Indireta.

Fonte: Extra

Países prestam solidariedade às vítimas das chuvas no RS e oferecem ajuda

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Países como Venezuela, Argentina, Itália, Uruguai e Portugal prestaram solidariedade à situação da população do Rio Grande do Sul, que está sendo atingida pelas chuvas há uma semana.

O governo do Uruguai informou que enviará um helicóptero para ajudar no resgate das vítimas. O anúncio foi feito no último sábado (4) pelo X (Antigo Twitter) e o Ministério da Defesa Nacional disse que a operação será realizada após mediação com o governo estadual e o Ministério das Relações Exteriores.

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, contou ter tido conhecimento da situação do Rio Grande do Sul e prestou condolências. A publicação, feita neste domingo (5), foi respondida pelo presidente Lula (PT). ”Obrigado pela solidariedade a essa região do Brasil, que também tem tantos descendentes de italianos que imigraram para nosso país.”

A Argentina se colocou à disposição das autoridades brasileiras para a assistência imediata da população gaúcha.

O governo argentino expressou solidariedade à região Sul e disse poder contribuir com os elementos necessários para atender às vítimas.

Yván Gil Pinto, ministro das relações exteriores da Venezuela, também ofereceu apoio ao governo brasileiro. Ele publicou na sexta-feira (3) um vídeo em que mostrava casas alagadas, carros submersos e pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul, prestando solidariedade em nome do presidente Nicolas Maduro.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, transmitiu solidariedade aos familiares das vítimas e ao presidente Lula. ”Sequência das cheias devastadoras que têm atingido o Estado do Rio Grande do Sul, provocando a morte de dezenas de pessoas, assim como o desalojamento de numerosas famílias, e afetando gravemente milhares de casas e infraestruturas essenciais”, descreveu o comunicado.

Leia Também: Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

Operação mira fornecimento de peças usadas, mas vendidas como novas, para a Petrobras

0
Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil do RJ iniciou nesta terça-feira (7) a Operação Prometheus, contra suspeita de fraude em contratos com a Petrobras. Segundo as investigações, um grupo familiar de Cabo Frio forneceu pelo menos 50 peças usadas, mas vendidas como novas, à empresa, colocando em risco a segurança de funcionários e causando um prejuízo de pelo menos R$ 1,2 milhão.

Agentes da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro saíram para cumprir 10 mandados de busca e apreensão na Região dos Lagos. Cinco empresários são investigados por estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo as investigações, eles pertencem a um mesmo grupo familiar e teriam aberto as empresas exclusivamente para fraudar processos de compras de bens desde 2019.

3 mil contratos sob suspeita

As investigações da polícia começaram com um relatório da Petrobras, que identificou indícios da fraude.

Segundo a estatal, entre 2019 e 2022, as empresas envolvidas celebraram cerca de 3 mil contratos, que totalizaram R$ 26 milhões pagos. Todos os procedimentos foram realizados por meio de aquisição direta, com dispensa de licitação, por serem negócios de pequenas compras.

As adulterações consistiam em “maquiar” etiquetas e plaquetas fixadas, mas as peças tinham marcas de desgastes e de oxidação típicas de itens usados.

Fonte: g1

Homem invade escola no Centro de Campos com pedaço de madeira e é preso

0

Estudantes e funcionários da Escola Municipal Amaro Prata Tavares, no Centro de Campos, ficaram assustados ao ver um homem em situação de rua entrar na escola com um pedaço de madeira na manhã desta terça-feira (07).

Apesar do pânico causado, o homem não atacou ninguém. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e encaminhou o homem para a 134ª DP/Centro, onde o caso foi registrado.

Novo comandante assume o 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos

0

Na tarde desta segunda-feira (06), foi realizada uma cerimônia de posse do novo Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (8BPM), de Campos. Trata-se do tenente-coronel Maurício Arthur Barbosa.

“Melhorar cada vez mais a qualidade de vida de toda a população que está na área do 8º batalhão, esse é o meu objetivo. A população pode esperar cada vez mais a Polícia Militar na rua, abordando ostensivamente, atuando todos os dias para trazer mais tranquilidade para toda a região. É um enorme desafio sim, mas tudo vai dar certo. O Ideia é continuar os trabalhos que o Cruz vem fazendo já algum tempo, aperfeiçoar o que for necessário e tenho certeza que a gente vai continuar progredindo”, afirmou o novo comandante.

A cerimônia contou com presença de diversas autoridades, como a delegada pelo 6º Departamento da Polícia de Área (DPA), Natália Patrão, representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura do município, e o coordenador do Programa Segurança Presente em Campos, Luciano Tavares.

Após ameaças, Putin fala em diálogo com o Ocidente na sua 5ª posse

0

(FOLHAPRESS) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assumiu nesta terça (7) um inédito quinto mandato à frente do Kremlin afirmando que seu país não se nega a conversar com o Ocidente, mas que seus rivais precisam escolher se querem o diálogo ou o conflito. “Juntos, venceremos”, afirmou.

“Eles terão de escolher se querem a estabilidade estratégica”, afirmou, numa referência ao poderio militar de quem detém o maior arsenal nuclear do mundo, ao lado dos Estados Unidos. Pregou conversas em termos iguais, como já havia feito. De todo modo, o discurso no ornado Salão de Santo André, no Grande Palácio do Kremlin, foi surpreendentemente comedido.

Na véspera, Putin usou a chancelaria russa para elevar ainda mais o seu embate com o Ocidente. Ameaçou atacar alvos militares do Reino Unido caso armas britânicas sejam usadas pela Ucrânia contra a Rússia e determinou exercícios com armas nucleares devido à sugestão da França de enviar tropas ao país que invadiu em 2022.

Os países da Otan (aliança militar liderada pelos EUA) ficaram, no geral, longe do evento. De seus principais integrantes, apenas a França, ironicamente, enviou seu embaixador para a pomposa cerimônia. EUA, Reino Unido, Alemanha e outros, não. O Brasil estava representado pelo seu embaixador em Moscou, Rodrigo Baena Soares.

Nesse contexto, a curta fala de Putin, de 7 minutos após a leitura do juramento presidencial, foi suave. Ele defendeu a segurança dos russos, a multipolaridade e a cooperação com parceiros. Também elogiou e agradeceu aos soldados de sua guerra por “defenderem o país”.

Admitiu haver “sérios desafios” à frente, mas pregou unidade nacional para enfrentá-los. A composição do seu novo gabinete, que deverá reconduzir o demissionário premiê Mikhail Michustin, poderá sinalizar se haverá mudanças de rumo na economia.

Se não havia dignitários estrangeiros, sobraram no Kremlin figurinhas carimbadas de eventos com Putin, como o ator americano naturalizado russo Steven Seagal e o patriarca ortodoxo russo, Cirilo.

Putin citou o apoio que teve no pleito de março, em que foi reeleito com recordistas 87%, algo chamado de farsesco no Ocidente -uma acusação descartada como propaganda pelo Kremlin. Com uma popularidade acima dos 85%, provavelmente seria ungido de qualquer forma, não menos devido à imobilidade do sistema político russo. Seu mais vocal opositor, Alexei Navalni (1976-2024), morreu misteriosamente na prisão poucas semanas antes da eleição.

Aos 71 anos e com pelo menos mais seis anos de poder, Putin caminha para ser o mais longevo líder russo da história moderna. O título, caso ele esteja no Kremlin em 2028, será tomado do ditador soviético Josef Stálin (1878-1953), atual detentor da marca.

Trajetória começou nos anos 1990

Vladimir Vladimirovitch Putin, nascido na antiga Leningrado (hoje São Petersburgo), surgiu na política de forma meteórica. Um tenente-coronel da temida KGB com passagem considerada medíocre por seus superiores na ex-Alemanha Oriental, ele começou sua vida pública na prefeitura da cidade natal.

Não demorou muito tempo para chegar a Moscou, onde trabalhou na administração presidencial de Boris Ieltsin (1931-2007). Voltou ao mundo das sombras ao dirigir o poderoso FSB (Serviço Federal de Segurança, na sigla russa, o sucessor da KGB) em 1998.

Um ano depois, com o declínio final da era Ieltsin, marcado pela implosão econômica da Rússia, ele tornou-se mais um primeiro-ministro desconhecido no Kremlin. Só que, desde que sentou na cadeira do poder em 9 de agosto daquele ano, nunca mais a deixou.

Cimentou seu poder liderando uma brutal segunda guerra contra separatistas na Tchetchênia, que ampliaram sua popularidade. No réveillon de 2000, um frágil Ieltsin renunciou e entregou o poder a Putin, que foi confirmado como presidente na primeira de suas eleições, três meses depois.

Amparado na fome chinesa por commodities, que favoreceu também o Brasil que Lula (PT) assumiria em 2003, Putin reconstruiu a economia russa. O círculo com ares mafiosos em torno de Ieltsin foi sendo desmontado, substituído por uma mistura de liberais e egressos dos serviços de segurança, os chamados “siloviki” (durões, em russo).

Os últimos acabaram por prevalecer, dominando o capitalismo de Estado híbrido que caracteriza a economia russa. Seja como for, o Ocidente se aproximou do novo líder, favorecendo sua então juventude e disposição de cooperação.

Ela durou de fato até sua primeira reeleição, em 2004. Três anos depois, Putin fez um famoso discurso entregando as linhas de conflito baseadas naquilo que os russos chama de traição do Ocidente após a derrota da União Soviética na Guerra Fria, em 1991: a expansão da Otan ao leste, absorvendo antigos satélites comunistas de Moscou.

Um ano depois, colocaria a teoria em prática ao guerrear com a pequena Geórgia, tomando de fato 20% do território do vizinho. Ficou por isso, principalmente dada a importância energética da Rússia para países europeus, principalmente a Alemanha. Em 2008, voltou ao cargo de premiê enquanto um protegido, Dmitri Medvedev, fazias as vezes de presidente –posto que reassumiu no pleito de 2012, o que críticos apontam como o ponto de inflexão do endurecimento do regime.

Em 2014, a derrubada do governo pró-Moscou em Kiev levou à anexação da Crimeia e à guerra civil no leste do vizinho, evitando uma adesão às estruturas ocidentais. O impasse em torno da situação levou à guerra que virou de ponta-cabeça a ordem mundial há pouco mais de dois anos, e que hoje é o centro da gestão de Putin.

Até aqui, os russos driblaram as sanções draconianas impostas pelo Ocidente devido ao conflito, e a tensão política só fez crescer, como as quase triviais ameaças nucleares na praça mostram.

Tendo revertido o curso da guerra em seu favor, após um início desmoralizante para suas forças, Putin aposta no correr do tempo -de resto, a mudança que promoveu na Constituição sobre a qual pousou a mão nesta manhã em 2020 pode lhe manter no cargo até os 83 anos, se for reeleito em 2030.

Na quinta (9), comandará o desfile anual do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, nova oportunidade para tomar o pulso militarista do líder em suas falas.

Enquanto isso, o principal aliado da China na Guerra Fria 2.0 espera a definição da corrida eleitoral americana. Ele diz preferir a previsibilidade do atual mandatário, Joe Biden, mas é segredo de polichinelo que a russofilia e a falta de interesse de Donald Trump por Kiev é apreciada no Kremlin.

Leia Também: Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

0

(FOLHAPRESS) – Uma semana após o início das fortes chuvas que deixaram parte do Rio Grande do Sul debaixo d’água, o número de pessoas desabrigadas no estado duplicou nesta segunda-feira (6) no estado. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado no início da noite, 47.676 pessoas estavam nesta situação, contra cerca de 20 mil no levantamento anterior, do meio-dia.

Entre as pessoas afetadas estão moradores de dois bairros da região central de Porto Alegre que saíram de suas casas diante da iminência de novas enchentes após o desligamento do sistema de bombeamento de água na tarde desta segunda.

Até agora, as chuvas deixaram 85 mortos e 339 feridos no estado. Ainda há 134 desaparecidos.

Com mais de 5 metros acima do nível normal, o lago Guaíba deve demorar mais de 10 dias para ficar abaixo da cota de inundação, de 3 metros, segundo estimativas do governo estadual. A previsão, portanto, irá prolongar a emergência na capital gaúcha e nos demais municípios afetados.

Nesta segunda, o governador Eduardo Leite (PSDB) reconheceu calamidade pública em 336 das 497 cidades do estado.

O aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, fechado desde sexta-feira (3) em decorrência das enchentes, não tem previsão de quando os voos serão retomados, segundo a concessionária responsável. As companhias aéreas suspenderam voos para o local até o fim do mês.

Além do isolamento, os moradores da capital relatam saques em mercados, lojas e farmácias.

A moradora do centro histórico Emely Jensen, que tem um apartamento em zona não alagada, conta que deixou o bairro após sofrer uma tentativa de assalto no domingo (5). “Isso nunca aconteceu comigo antes, nem mesmo à noite”, diz. “Comecei a ficar com medo de ficar na região.”

Por estar às margens do rio Gravataí e do Guaíba, a capital gaúcha tem um sistema de escoamento de água que inclui diques e comportas de até 5 metros de altura, acionadas em caso de cheia.

Há também 23 casas de bomba distribuídas pela cidade, que são reservatórios onde a água é retida em caso de cheias. Diante das enchentes, apenas quatro estão em funcionamento atualmente.

Uma delas, desligada nesta segunda, capta água do centro da cidade durante chuvas fortes e a bombeia para o Guaíba. Inoperante, o volume drenado em dias anteriores voltou a se espalhar e ocupar as ruas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.

De acordo com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o desligamento da casa de bomba foi uma decisão tomada pelos técnicos que operam o sistema devido às recorrentes descargas elétricas em função do contato da água com o painel elétrico. “As pessoas começaram a sentir choques nessa região, especialmente, o operador da casa”, disse o prefeito.

Uma moradora de um dos bairros relatou que, após o desligamento das bombas, a água subiu rapidamente e chegou na altura da cintura. Vizinhos usaram jet ski para se locomover perto de sua casa, localizada a cerca de 2 quilômetros da orla do Guaíba.

A gestão do prefeito Melo foi alvo de uma série de ataques nas redes sociais por avisar sobre o desligamento das bombas após as ruas já estarem tomadas pela água. Em entrevista coletiva, ele disse que o momento é de união.

O prefeito também afirmou que será feito um plano de logística para permitir a chegada de veículos à capital gaúcha, principalmente, de caminhões com doações de estados vizinhos, como Paraná e Santa Catarina.

O sistema desligado pela interrupção do fornecimento de energia é vizinho da sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Usado como centro de referência para acolhimento na cidade, o Teatro Renascença teve que ser esvaziado por estar situado na área afetada pelo desligamento do sistema de escoamento. A triagem foi direcionada para o Grêmio Geraldo Santana, no Bairro Santo Antônio.

Ali, Gilson Luis Garibaldi, 64, procurava a mulher, resgatada dias antes no apartamento do cunhado. Mesmo no segundo andar, a água subiu. “Deixei o espaço no resgate para uma senhora e aí fiquei separado da minha mulher”, conta.

Após várias ligações de um celular emprestado que caíram na caixa postal da mulher, Gilson foi atendido. Ela já havia passado pela triagem e estava em um abrigo. “Vou te encontrar”, comemorou ao telefone.

Outro ponto de atendimento às vítimas, uma tenda montada na orla do Guaíba, recebeu nesta segunda moradores de Eldorado do Sul. Todos os bairros do município foram atingidos pelas águas. No grupo estava a fisioterapeuta Cássia Fortunato Rodrigues, 36.

“Não sobrou nada da cidade sem água”, começou falando e alternou do tom ameno para o choro, “vai ser pior a hora que se deparar com o que ficou”, disse.

A situação calamitosa levou o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul a desligar o centro de processamento de dados de todo estado. Isso deixou as polícias gaúchas sem sistema, assim como o site oficial do governo, que chegou a ficar fora do ar.

A sensação de insegurança tem feito moradores da ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, a região mais afetada de Porto Alegre, a se recusarem a deixar suas casas por medo de saques. “Meu pai não quis sair de casa na quinta-feira (2) quando dava tempo e ficou sob cuidados de parentes. Na madrugada de quinta para sexta tiveram que resgatá-lo e ele estava com água na cintura”, diz Paula Reis de Lima.

Paula diz que os ataques costumam ocorrer à noite. “Não ligam o motor, vão a remo, se arriscam inclusive, entram nas casas e fazem esses saques. Algumas pessoas colocam coisas no forro, no alçapão, e tem gente que se aproveita dessa situação.”

Outro problema enfrentado na capital gaúcha é a infestação de baratas e ratos. As pragas, segundo relatos, estariam deixando o subsolo inundado para se abrigar em locais secos.

Casas e apartamentos também estariam sendo invadidos. Moradores disseram à reportagem estarem amedrontados sobre doenças (ratos são transmissores de leptospirose) e roubo de alimentos pelos animais. Além disso, afirmam estar jogando seu lixo em locais longe dos que habitam para afastar as baratas. A prefeitura não se pronunciou sobre o tema.

“Estou trancando tudo. Tenho criança em casa e muito medo de entrar bicho aqui”, declarou Giulia Gotti, 32, moradora da Santa Cecília, na região central. “A situação já está ruim o bastante”, acrescentou.

Fora da capital, cidades têm enfrentado colapso nos serviços públicos e milhares de desabrigados. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), afirmou que os alagamentos atingiram o hospital municipal, três UPAs, quatro farmácias, além de 19 das 27 unidades básicas de saúde existentes. Ao todo, 16.697 pessoas foram acolhidas em 61 abrigos distribuídos na cidade, que deve receber três hospitais de campanha. Dos 40 mil habitantes, 30 mil foram afetados pela enchente.

 

Empresário e pré-candidato a vereador é assassinado a tiros dentro de seu lava-jato

0

O empresário, identificado como Danilo de Castro, de 36 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (6), dentro do seu lava-jato, na Rua Francisco Ventura Lopes, (antiga Rua Porciúncula), no bairro Cidade Nova, em Itaperuna. Danilo havia lançado sua pré-candidatura à vereador recentemente.

Moradores próximos ao local do crime, relatam que ouviram pelo menos cinco disparos. Amigos e conhecidos de Danilo estão em choque com o ocorrido.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), e o caso foi registrado na 143ª DP/Itaperuna.