Home Blog Page 2541

Mega-Sena acumula e o prêmio chega a R$40 milhões

0

Nesta quinta-feira feira (09), acontecerá o novo sorteio da Mega-Sena, que está acumulada em R$40 milhões. Isso porque ninguém acertou as seis dezenas no último sorteio, na terça-feira (07).

Os números sorteados terça-feira foram: 09, 10, 11, 25, 46 e 48. 81 pessoas acertaram cinco dos seis números, e ganharam R$36.177,87 cada um, enquanto 5.339 pessoas acertaram quatro números, e cada um ganhou R$784,09.

As apostas podem ser feitas até as 19h do sorteio nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Uma aposta simples custa R$5,00, e os sorteios são realizados às 20:00, no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook Loterias Caixa.

RS faz alerta para onda de frio,temporais e inundações e pede que nínguém volte às áreas afetadas

0

Com a previsão de “temporais generalizados”, risco de descarga elétrica, ventos de até 100 km/h, granizo e uma queda acentuada na temperatura sequência, o Rio Grande do Sul está em alerta para uma piora ainda maior na crise climática e humanitária que afeta ao menos 401 dos 497 municípios gaúchos. O Governo do Estado alertou que não é o momento para voltar às áreas mais afetadas no Vale do Taquari e na Serra Gaúcha, mesmo onde a água baixou, pois há alto risco de novas enchentes e deslizamentos nos próximos dias, especialmente a partir de sexta-feira, 10.

“Será um momento difícil”, resumiu o governador Eduardo Leite (PSDB) em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 7. “(A previsão é que serão) Chuvas fortes nas cidades em que as pessoas estão voltando, fazendo buscas e visitando locais atingidos. Nós precisamos que tenham um pouco mais de paciência e evitem essas localidades. Não será a hora de voltar para casa e estar nos locais que foram atingidos”, salientou. “Vamos fazer novos alertas durante a semana.”

Além de retorno ou piora na enchente e deslizamentos, a onda de frio e o retorno da chuva também têm gerado preocupação entre as autoridades pela situação das pessoas que ainda aguardam resgate. Esse receio envolve especialmente aquelas que estão na água ou desalojadas, inclusive dormindo ao relento.

Nas próximas horas, a atenção estará voltada especialmente à região sul, que está no caminho do escoamento das águas da grande Porto Alegre e já enfrenta aumento no nível da Lagoa dos Patos. Em Pelotas, por exemplo, a Prefeitura determinou a evacuação de seis localidades. Embora generalizados, os temporais devem afetar especialmente as regiões norte, oeste e da campanha (na fronteira).

Ainda há moradores no aguardo de resgate em diversos locais, como em Eldorado do Sul – município da Grande Porto que ficou quase totalmente submerso com a enchente – e em bairros da zona norte porto-alegrense, como Humaitá e Vila Farrapos. “É um estado de guerra”, descreveu o vice-prefeito da capital gaúcha, Ricardo Gomes.

Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelo maior desastre natural do Estado. Além do pedido por cobertores, há grande escassez de água potável em diversos municípios – diante do colapso das redes de fornecimento no Estado, desabastecimento dos comércios e bloqueios nas estradas -, assim como de mantimentos e outros itens de necessidade.

Nesta terça, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), fez um apelo nas redes sociais e em coletiva de imprensa pela doação de cobertores aos atingidos pelas enchentes. A cidade está com cerca de 10 mil pessoas em cerca de 100 abrigos – parte delas vindas de municípios vizinhos, como Guaíba e Eldorado do Sul. “Chove amanhã e tem frente fria em seguida. Então, eu quero fazer aqui um apelo enorme. A dor não tem fronteira”, declarou pela tarde.

A formação de um ciclone extratropical na costa da Argentina vai influenciar na situação do Estado, embora se desloque rapidamente para o oceano e não passe pelo território gaúcho. A máxima na capital gaúcha está próxima dos 30ºC nesta terça-feira, 7. A previsão da Sala de Situação do Governo é que a mínima do Estado chegue a até 5ºC por volta de quinta-feira, 9.

No centro histórico, a enchente em Porto Alegre está em estabilização desde o domingo, com o Guaíba em cerca de 5,25 m, com a perspectiva de redução lenta caso as novas chuvas não impactem a cidade. O máximo alcançado foi de 5,35 m, enquanto a cota de inundação é de 3 m. Segundo pesquisadores, a inundação deve persistir por ao menos mais de 10 dias na capital gaúcha.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou a parte sul do Estado em grande perigo para tempestade nas próximas 24 horas. Essa região abrange cidades como Pelotas, Bagé e Rio Grande, principalmente o entorno da Lagoa dos Patos, que está em elevação. “Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, diz alerta do instituto.

Já parte dos municípios da região da fronteira, central, sudeste e sudoeste (como Alegrete) está com alerta de perigo para tempestades. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, diz o comunicado do Inmet.

Leia Também: Senado aprova projeto que reconhece calamidade e facilita socorro ao Rio Grande do Sul

 

Homem é preso em flagrante por furto de fios de cobre em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na noite dessa terça-feira (07), um homem foi preso em flagrante enquanto furtava fios de cobre de postes na Rua Miranda Pinto, no Parque Leopoldina, em Campos.

Durante a abordagem dos policiais militares, foram encontrados 150 metros de fios na mala do carro do suspeito, um Celta preto. Ao ser surpreendido, o acusado portava um alicate de corte na cintura.

Ainda de acordo com a PM, o acusado confessou que estava furtando o material por estar desempregado e ainda tentou subordinar a guarnição. Diante dos fatos, o homem foi autuado e preso em flagrante, sendo encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o caso foi registrado.

Estádio do Goytacaz vai a leilão

0
Foto: goytacazfc.com

O estádio Ary de Oliveira e Souza, sede do Goytacaz Futebol Clube, será leiloado a partir das 9h da próxima quinta-feira, dia 9. O leilão, que terá um lance inicial de R$ 51.704.531,13, se estenderá até às 12h do dia 15 deste mês e será realizado online através deste link: https://www.paulobotelholeiloeiro.com.br/leiloes/campos-0905-a-1505-a-1605-2024-759692/12894

Se não houver lances, um segundo leilão terá início no dia 16, com lance inicial de R$ 25.852.265,57. Segundo informações divulgadas no site do leilão (www.paulobotelholeiloeiro.com.br), o autor da ação é o ex-goleiro do clube, Glaucio Abreu, representado pelos advogados Flavio Filgueiras Nunes e Lucas Oliveira.

O processo, identificado como número 0100793-90.2021.5.01.0281, da 1ª Vara do Trabalho de Campos, foi iniciado por um grupo de atletas e profissionais que trabalharam no clube nos últimos anos, incluindo a temporada de 2019, na qual Glaucinho atuou, e compuseram uma ação conjunta.

Lucas Oliveira, advogado do grupo, afirmou que a ação busca o pagamento de salários atrasados de atletas e profissionais que passaram pelo clube. Como a agremiação não efetuou os pagamentos devidos, a única forma de garantir o pagamento das dívidas é através do leilão do estádio.

O estádio Aryzão tem sido alvo de determinações de leilões nos últimos anos, também devido a dívidas trabalhistas, porém conseguiu reverter a situação anteriormente. Restam agora dois dias para o início do processo que pode resultar na venda do estádio.

O Goytacaz já anunciou sua saída do futebol profissional nesta temporada, decidindo se licenciar da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) dois meses atrás. Isso resultou no rebaixamento automático para a Série B2 (4ª divisão) para 2024.

A diretoria do clube expressou apoio ao leilão, visando quitar dívidas e iniciar uma nova fase em um novo local. Eles destacaram o trabalho realizado por seu escritório de advocacia para avaliar corretamente o estádio e evitar leilões por valores muito abaixo do justo. O clube planeja quitar todas as dívidas e começar uma nova história em um novo local em homenagem à sua rica tradição.

Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da 123ª DP (Macaé) prenderam dois homens suspeitos dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, e que atuam na Comunidade da Linha. Eles foram flagrados no bairro Cajueiros, em Macaé, durante ação da distrital contra o tráfico.

Na última segunda-feira (06/05), os policiais realizavam diligências na região, após denúncias sobre os delitos na localidade, quando observaram os acusados praticando atividades narcotraficantes.

Junto com eles, os agentes apreenderam drogas e quantia em dinheiro, que era proveniente da venda do material entorpecente.

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

0

Um caminhão caçamba colidiu com uma ponte em uma rodovia na Virgínia, nos EUA.

O impacto violento foi capturado em imagens, mostrando a parte de carga do caminhão na posição vertical.

Foi essa parte do veículo que atingiu a estrutura, resultando em danos significativos.

Felizmente, não houve vítimas no incidente.

No entanto, as autoridades estão conduzindo uma investigação para entender o que aconteceu.

Leia Também: Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja

0

A invasão israelense em Rafah já teve início e as primeiras imagens mostram um cenário de devastação e desespero entre os palestinos.

O ataque desta quarta-feira atingiu um prédio, resultando na morte de sete membros de uma família em Gaza, no norte da Faixa de Gaza, conforme relatado pelo hospital Al-Ahli, citado pela agência de notícias France-Press.

Durante a madrugada, testemunhas relataram tiroteios e ataques no centro e sul do enclave palestino, especialmente na área de Rafah.

Você pode conferir as imagens das consequências desse ataque na galeria abaixo.
 
 
 
 
 
 

Leia Também: Israel. EUA suspendem “entrega de bombas” por preocupações com Rafah

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

0

Um motorista que faleceu em um grave acidente em Massachusetts, Estados Unidos, foi arrastado para a floresta por um urso.

Daniel Ducharme, de 31 anos, perdeu o controle de seu carro na manhã de domingo enquanto dirigia pela Route 91, em Hatfield.

O homem faleceu e seu corpo foi totalmente ou parcialmente arremessado para fora do veículo, um Honda Civic de 2016.

As autoridades foram alertadas para o incidente por outro motorista que testemunhou o ocorrido. No entanto, quando chegaram ao local, não encontraram sinal do corpo de Daniel. A polícia notou a presença de um urso nas proximidades e concluíram que o corpo pode ter sido arrastado pelo animal.

“As evidências sugerem que em algum momento o animal teve contato com o corpo”, declarou o Departamento de Polícia de Massachusetts, enfatizando que Daniel já estava falecido naquele momento, tendo morrido instantaneamente em decorrência do acidente.

De acordo com o The Independent, a polícia está investigando as circunstâncias que levaram ao acidente fatal.

Leia Também: Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja

Abril de 2024 foi o mais quente da história, diz observatório Copernicus

0

(FOLHAPRESS) – Dados do observatório Copernicus, da Agência Espacial Europeia, indicam que abril de 2024 teve as temperaturas mais elevadas para esse mês já registradas na série histórica. A média global foi de 15,03°C no período, ficando 0,14°C acima do máximo anterior, de 2016.

No mês passado, os termômetros ficaram 0,67°C além da média para abril entre 1991 e 2020. Em relação à estimativa para o período pré-industrial (1850-1900) –anterior aos maiores efeitos do aquecimento global–, a alta foi de 1,58°C.

Os resultados do boletim climático –feito com base em análises geradas por computador a partir de bilhões de medições de satélites, aeronaves, embarcações e estações meteorológicas de todo o mundo– mostram que o planeta segue apresentando uma sequência de novos recordes de calor após 2023, que foi classificado pelo Copernicus e por outras instituições de pesquisa como o ano mais quente da história da humanidade.

Nos últimos 12 meses, de maio de 2023 a abril de 2024, a média de temperatura global foi a mais tórrida já registrada, ficando 0,73°C acima da média de 1991-2020 e 1,61°C acima da média pré-industrial.

O último abril foi o 11º mês consecutivo, de acordo com a base de dados do observatório, em que as temperaturas médias globais foram as mais altas já observadas para os respectivos meses.

O relatório afirma que, embora essa sucessão de recordes seja um fenômeno “não usual”, houve, em 2015 e 2016, uma série semelhante de registros mensais de picos de temperatura.

Os cientistas identificaram, contudo, que o fenômeno climático El Niño, que favorece o aquecimento do planeta, continua perdendo força.

“O El Niño atingiu o pico no início do ano e as temperaturas da superfície do mar no Pacífico tropical oriental estão agora voltando para condições neutras”, disse Carlo Buontempo, diretor do serviço de Mudanças Climáticas do Copernicus.

A alteração, no entanto, não significa que a Terra vai parar de aquecer.

Buontempo alertou que, apesar das variações de temperatura naturais associadas a fenômenos climáticos como o El Niño, “a energia extra presa no oceano e na atmosfera devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa continuará empurrando a temperatura global para novos recordes”.

Assim como nos meses anteriores, abril teve variações regionais importantes no último mês. Na Europa, as temperaturas estiveram mais acima da média na parte oriental do continente. Já a Islândia e a Fino-Escandinávia registaram valores abaixo da média.

Fora do velho continente, as temperaturas estiveram acima da média no norte e no nordeste da América do Norte, na Groenlândia, no leste da Ásia, no noroeste do Oriente Médio, em partes da América do Sul e em grande parte do território africano.

O observatório europeu identificou que o mês passado foi mais úmido do que a média na maior parte do centro, noroeste e nordeste da Europa. Por outro lado, o período foi mais seco do que a média na maior parte do sul europeu, nos Balcãs ocidentais, na Turquia, na Ucrânia, no sul da Rússia e na Islândia.

O relatório destaca também outras regiões com registros hidrológicos acima da média em abril, onde “chuvas fortes muitas vezes levaram a inundações”. O sul do Brasil, que enfrenta agora uma tragédia provocada por inundações, é uma das zonas identificadas, além de partes da América do Norte e da Ásia Central, o extremo leste da Ásia e o leste da Austrália.

Por sua vez, outras zonas, como o norte do México e o entorno do mar Cáspio, tiveram condições mais secas do que o habitual.

Mesmo com o enfraquecimento do El Niño, as temperaturas marinhas do planeta seguem, em geral, registrando valores anormalmente altos. Abril de 2024 foi o décimo terceiro mês consecutivo em que média registrada foi a mais quente para o mês respectivo.

Na Antártida, a extensão do gelo marinho em abril ficou 9% abaixo da média, continuando um “padrão de grandes anomalias negativas frequentes observadas desde 2017”.

Do outro lado do planeta, a extensão do gelo marinho do Ártico teve uma mudança negativa relativamente pequena em comparação à última década, ficando cerca de 2% abaixo da média.

Leia Também: Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja

Mortos em chuvas no RS sobem para 95; afetados passam de 1,4 mi

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Rio Grande do Sul chegou, nesta terça-feira (7), à marca de 95 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região ao longo da última semana. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pela tragédia da região.

O número de mortos pode aumentar ainda mais nos próximos dias, pois há um total de 131 desaparecidos, além de 372 feridos. Também há 4 óbitos em investigação.

De acordo com a Defesa Civil, há 48.799 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 159.036 desalojados.

Do total de 497 municípios do estado gaúcho, 401 foram afetados pelas fortes chuvas da região.

As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual e mais de 273 mil alunos foram impactados. Um total de 386 escolas tiveram sua estrutura danificada pela chuva. Até o momento, 790 escolas foram afetadas, 388 danificadas e 52 escolas servem de abrigo.

A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões. Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

Na noite desta segunda-feira, o governo do Rio Grande do Sul para o risco de enchentes nos municípios localizados às margens da Lagoa dos Patos.

A água que inundou Porto Alegre e causa transtornos na região metropolitana desce pela lagoa em direção ao mar, o que pode acontecer rapidamente ou de forma mais lenta, dependendo da direção do vento.

O risco é agravado devido à frente fria que chega à região sul do estado e provoca chuva e queda de temperatura nesta semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A previsão é que, nesta semana, a temperatura caia no Rio Grande do Sul. A partir de quarta-feira, a expectativa é da chegada de uma frente fria na região.
Em algumas regiões do estado os termômetro podem marcar mínimas de 10°C, o que pode causar ou agravar a hipotermia das pessoas que ainda não conseguiram ser resgatadas e estão em locais sem acesso a abrigo e alimentos.

A Defesa Civil gaúcha esclarece que está recebendo doações na Central Logística, localizada na avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Entre os itens necessários, estão colchões (novos ou em bom estado), roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal, cestas básicas fechadas e fraldas infantis e geriátricas.

Porém, não estão sendo recebidos roupas e calçados, medicamentos e móveis e utensílios domésticos.

As chuvas que devastaram cidades do Rio Grande do Sul também chegaram a Santa Catarina e ao Paraná, causando outras três mortes.

SITUAÇÃO NO RS APÓS AS CHUVAS

95 mortes;
131 desaparecidos;
372 feridos;
1.443.950 pessoas afetadas;
48.799 desabrigados (quem teve a casa destruída e precisa de abrigo do poder público);
159.036 desalojados (quem teve que deixar sua casa, temporária ou definitivamente, e não precisa necessariamente de um abrigo público -pode ter ido para casa de parentes, por exemplo).
 

Senado aprova projeto que reconhece calamidade e facilita socorro ao Rio Grande do Sul

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de decreto legislativo que reconhece estado de calamidade pública em parte do território nacional, em decorrência da crise no Rio Grande do Sul, e facilita a liberação de verbas ao estado.

O projeto foi enviado pelo presidente Lula (PT) ao Congresso Nacional nesta segunda (6) e aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no mesmo dia. Integrantes do governo afirmam que o texto deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça.

“Esse é o primeiro de um grande número de atos que vamos fazer em benefício dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirmou Lula nesta segunda ao lado dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A aprovação abre caminho para descontar da meta fiscal do governo federal os gastos com assistência emergencial e recuperação do estado, bem como as eventuais renúncias de receitas necessárias para dar apoio ao governo gaúcho.

A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) prevê que, em situação de calamidade reconhecida pelo Congresso Nacional, o governo pode afastar obrigações relacionadas à meta fiscal e a eventuais bloqueios de despesa para assegurar seu cumprimento.

A meta fiscal de 2024 prevê um déficit zero, com margem de tolerância até um resultado negativo de R$ 28,9 bilhões. Em março, o governo já estimava um déficit de R$ 9,3 bilhões. A depender do tamanho do socorro ao Rio Grande do Sul, o governo acabaria estourando a meta.

Segundo o texto, as medidas serão válidas até 31 de dezembro deste ano “exclusivamente” para despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e renúncias fiscais relacionadas ao enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul.

Durante a votação do projeto, o relator, Paulo Paim (PT-RS), fez novamente um discurso emocionado. Paim agradeceu a solidariedade dos brasileiros pelas doações e também dos parlamentares pela votação rápida do texto.

“Queria agradecer a solidariedade dos 26 estados e do DF. A solidariedade é geral. Não tem um estado que não mandou Pix, não mandou cobertor, não mandou colchão”, disse o senador gaúcho.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou à imprensa nesta segunda que o decreto dará “segurança jurídica, transparência e controle dos gastos públicos”.

Tebet afirmou que o decreto facilitará a edição de medidas provisórias para crédito extraordinário, renegociação da dívida do Rio Grande do Sul com a União –o que será liderado pelo Ministério da Fazenda– e criação de benefícios para os setores produtivos.

 

Recife e Maceió enfrentam enchentes na segunda, e há previsão de novas chuvas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Chuvas fortes provocaram alagamentos no Recife e Maceió na noite desta segunda-feira (6). Recife entrou em estado de atenção para chuvas às 18h40 de segunda. Vídeos mostram diversos pontos de alagamento na cidade. Na manhã desta terça (7), pelo menos quatro ruas e avenidas tinham interdições por causa da água, informou a CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife).

Outras cidades de Pernambuco também sofreram com as chuvas. Os maiores acumulados foram registrados em São José da Coroa Grande (96,7 mm), Tamandaré (82,9 mm) e Barreiros (72,6 mm), informou a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima).

Ainda há previsão de chuva para todas as regiões de Pernambuco nesta terça. Na região metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste, a chuva deve variar de moderada a forte ao longo do dia, segundo a Apac.

A partir desta quarta (8), a chuva perde força. Mesmo assim, há previsão de chuva fraca a moderada para quase todas as regiões até domingo (12).

MACEIÓ EM ESTADO DE ALERTA

Nas últimas 24h, choveu 45% do que é esperado para todo o mês de maio em Maceió. Foram 135 mm de chuva.

A Defesa Civil registrou 20 ocorrências desde a madrugada de hoje. A maioria delas por deslizamento de barreiras.

Há previsão de chuva para hoje. O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” até as 16h de quarta (8).

 

Governo Lula prevê ao menos R$ 1,3 bilhão para ações de assistência no RS

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome prevê destinar pelo menos R$ 1,3 bilhão às ações no Rio Grande do Sul, que está em situação de calamidade devido às enchentes provocadas pelo alto volume de chuvas. Desse valor, cerca de R$ 350 milhões devem ser liberados por meio de crédito extraordinário.

O chefe da pasta, ministro Wellington Dias, disse à Folha que R$ 928 milhões serão usados para antecipar o pagamento de benefícios do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de custear cestas de alimentos, atividades da rede Suas (Sistema Único de Assistência Social) e auxílio abrigamento, para atender pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Diante da extensão da calamidade, o orçamento do MDS ainda será reforçado com R$ 350 milhões extras.

Até a noite de segunda-feira (6), o valor do crédito extraordinário era calculado em R$ 250 milhões, mas o diagnóstico do governo é que a situação ainda está piorando na região. Na tarde de segunda, dois bairros de Porto Alegre precisaram ser evacuados às pressas após um problema no sistema de escoamento de água.

Além disso, a enchente deve continuar nos próximos dias. Na manhã desta terça (7), às 11h15, a medição do nível do Guaíba estava em 5,28 metros, patamar semelhante ao de dias anteriores e muito acima da cota de inundação no centro de Porto Alegre, que é de 3 metros.

“O problema é que dobrou o número de pessoas que tiveram que deixar suas moradias, e tende a crescer mais. A situação é muito grave e piora a cada balanço”, afirmou o ministro.

Na tarde de segunda, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já apontava mais de 1 milhão de afetados pela enchente. Nesta terça, novo boletim mostrou agravamento da situação, com 1,4 milhão de moradores afetados.

De acordo com a Defesa Civil do estado, há 156.056 desalojados e 48.297 pessoas em abrigos. Para efeito de comparação, o governo estadual contabilizava cerca de 80 mil desalojados no domingo.

“O decreto legislativo de calamidade acertado permite atender em cada programa o que for necessário: auxílio abrigamento, alimentação, Suas e atendimento psicossocial, PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], Cozinha Solidária e fomento rural”, afirmou Wellington Dias.

No caso dos benefícios, o governo deve injetar R$ 414,1 milhões com a antecipação do calendário de pagamento do Bolsa Família. Outros R$ 335,7 milhões bancarão a antecipação do BPC -além do calendário, o governo vai pagar um mês extra, que será abatido em 60 parcelas sem juros, com a primeira prestação daqui a 90 dias.

Segundo interlocutores do governo, os ministérios estão mapeando caso a caso as suas necessidades para consolidar os valores de um primeiro crédito extraordinário a ser autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A expectativa é que os recursos sejam liberados em etapas, à medida que houver necessidade. Hoje, o maior desafio do governo é dimensionar os estragos e as demandas por recursos, já que muitos municípios ainda estão debaixo d’água.

No Ministério dos Transportes, um cálculo preliminar aponta a necessidade de R$ 1 bilhão para reconstruir estradas federais danificadas pela força da água.

O valor pode ser maior, pois os técnicos do governo levantaram os números relativos às rodovias administradas pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A pasta atua agora para mapear os danos nas estradas geridas por concessionárias, que também devem ser contempladas pelas ações.

Ainda nesta segunda, Lula propôs um decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública, em decorrência da tragédia climática no Rio Grande do Sul, com duração até 31 de dezembro de 2024.

A medida tem como objetivo facilitar a liberação de recursos para ajudar nas ações emergenciais e na reconstrução do estado.

A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) prevê que, em situação de calamidade reconhecida pelo Congresso Nacional, o governo pode afastar obrigações relacionadas à meta fiscal e a eventuais bloqueios de despesa para assegurar seu cumprimento.

O dispositivo da LRF também garante maior flexibilidade para contratar operações de crédito e receber transferências voluntárias.

Segundo o texto do projeto de decreto, as medidas serão válidas “exclusivamente” para despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e renúncias fiscais relacionadas ao enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul.

O crédito extraordinário é um instrumento que abre caminho para despesas urgentes e imprevistas. Esse tipo de crédito já fica fora de outra regra, o limite de despesas do novo arcabouço fiscal.

 

Pacote de Milei chega ao Senado, onde governo não tem nem 10% dos assentos

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A maratona de negociações políticas que marcou o governo de Javier Milei em abril passado entrou em uma nova e importante fase nesta terça-feira (6), quando o Senado da Argentina começou a debater o seu pacote de medidas liberais, a chamada Lei Ônibus ou Lei Bases.

Os números, por si só, expressam o tamanho do desafio da Casa Rosada: a coalizão governista, Liberdade Avança, não alcança nem sequer 10% dos senadores. São 7 entre 72 membros da Casa. Para aprovar uma medida do tipo, são necessários ao menos 37 votos.
O

 sucesso das negociações do governo na Câmara de Deputados, Casa que no findar de abril aprovou o pacotão liberal, deu algum ânimo aos defensores dessa agenda. Mas o desafio e o histórico do Senado são bem diferentes daqueles que tem a Câmara.

O texto de mais de 230 artigos da Lei Ônibus e um pacote fiscal à parte que reduz a isenção do imposto de renda, aprovados pelos deputados, começaram a ser debatidos por comissões antes de ir ao plenário do Senado –a saber, são elas as comissões de Legislação, a de Assuntos Constitucionais e a de Orçamento e Finanças.

São comissões diversas e que, dessa maneira, possuem defensores e detratores do projeto de Milei. Mas, mesmo entre aqueles considerados da “oposição dialoguista”, que joga com o governo com frequência, há nomes que recentemente criticaram a administração, notadamente na polêmica sobre o financiamento das universidades públicas argentinas.

O projeto alçado por Javier Milei como sua prioridade legislativa abre caminho para privatização de várias empresas, entre elas a Aerolíneas; permite que o presidente decida sobre algumas áreas da administração pública sem o Congresso por um ano; implementa uma pequena reforma trabalhista e derruba uma moratória previdenciária.

É uma versão desidratada do calhamaço apresentado em janeiro pela Casa Rosada sem qualquer negociação com legisladores. Após derrapar em uma primeira análise no Congresso, o governo deu alguns passos atrás e refez a proposta, mas mantendo seus pilares fundamentais.

Para defender o governo (ou ouvir críticas, como na prática ocorreu) esteve presente no Senado o ministro do Interior, Guillermo Francos, o artífice das negociações com as bancadas legislativas.

“Na história de 40 anos de democracia na Argentina, cada governo teve que resolver problemas que foram gerados por governos anteriores, fundamentalmente crises econômicas”, disse ele em seu discurso inicial. “O governo Milei se encontrou com a pior crise de toda a história da democracia, o Banco Central não tinha nem US$ 1.”

O projeto ultraliberal na Casa Rosada alega que a lei, “que daria bases para uma nova economia”, de acordo com os argumentos de Milei e aqueles que o cercam, é necessária para um Estado menos deficitário.

A oposição mais ferrenha, agrupada no União pela Pátria, liderado pelo kirchnerismo, alegou que o projeto que nesta terça-feira começou a ser debatido tem linhas que diferem do conteúdo aprovado pela Câmara.

O porta-voz de Milei, o também economista Manuel Adorni, disse durante sua conferência matinal que se tratavam de erros de digitação e que já estavam sendo resolvidos.

Organizações sindicais buscam escalar a pressão contra o governo nesta semana com a convocação de uma paralisação geral para esta quinta-feira (9). Espera-se que todos os transportes parem neste dia, e moradores, em especial os de Buenos Aires, já começam a reorganizar suas rotinas levando isso em conta.

Até aqui a manifestação popular mais contundente contra as medidas de Milei não ocorreu por sua Lei Ônibus, mas sim pelo imbróglio do financiamento das universidades públicas, que levou milhares às ruas no último dia 23 em cenas impressionantes.

Alguns líderes sindicais, como os da Aerolíneas, prometeram escrachar senadores que votarem a favor da Lei Ônibus quando estes tomarem voos pela companhia. O governo criticou a declaração, e o porta-voz de Milei, Adorni, afirmou que o governo vai garantir a segurança dos legisladores e que uma declaração do tipo tem “um quê mafioso”.

É neste Senado no qual Milei tenta lograr uma vitória onde, em março, seu megadecreto liberal, o DNU (Decreto de Necessidade e Urgência), que promove a desregulação da economia argentina, foi rechaçado, em uma derrota contundente. A matéria segue em vigor porque, de acordo com a Constituição, só seria derrubada se também a Câmara a reprovasse. Essa Casa ainda não a analisou.

Se houver modificações na Lei Ônibus no Senado, e tudo indica que haverá, a matéria tem de voltar à Câmara para nova chancela. O governo trabalha com um prazo fictício estabelecido por ele próprio para aprovar toda a matéria e vê-la em prática: o próximo dia 25.

Nesta data Milei diz querer assinar com governadores, em Córdoba, o chamado Pacto de Maio, medida simbólica de dez pontos para afinar quais os objetivos futuros da Argentina. É uma sinalização à população, mas também ao empresariado e aos potenciais investidores externos, de que há alinhamento entre a gestão federal e as províncias.

Na prática, esse diálogo é muito mais complicado, com governadores da oposição se recusando a negociar com essa administração.

Policiais civis da DEAM prendem suspeito por ameaça e constrangimento contra ex-companheira em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na tarde dessa terça-feira (07) policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Campos, sob a coordenação da delegada titular Juliana Oliveira, realizaram a prisão em flagrante de A. L. S. N., de 46 anos, após ele supostamente ameaçar, constranger e injuriar sua ex-companheira, identificada pelas iniciais C. C. C., de 53 anos.

Segundo relatos da vítima, ela procurou a delegacia especializada após ser ameaçada de morte e coagida a entregar dinheiro pelo ex-companheiro, que a contatou por telefone. Além disso, o suspeito também teria entrado em contato com o empregador da vítima via WhatsApp, proferindo ofensas e injúrias. A vítima expressou o desejo de prosseguir com a denúncia e solicitou medidas protetivas.

Diante do relato recente da vítima, os agentes da DEAM iniciaram diligências para localizar o suspeito, encontrando-o no local de trabalho na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. A prisão foi efetuada sem resistência, e o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi formalizado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de ameaça, injúria e constrangimento ilegal.

Carnaval de 2025 terá 3 dias de desfiles na Marquês de Sapucaí

0

Os desfiles oficiais de carnaval do Grupo Especial na Marques de Sapucaí passa a ter um dia a mais, a partir do ano que vem. Além das tradicionais apresentações no domingo e na segunda-feira, o público poderá acompanhar as agremiações no Sambódromo também na terça-feira.

A decisão pela nova divisão de datas foi chancelada pelos presidentes e representantes das agremiações durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (6), na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Dentro da configuração aprovada quatro escolas se apresentarão em cada dia. Dessa forma, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.

Em 2025, a Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, abrirá os desfiles no domingo, dia 2 de março. A Unidos da Tijuca, 11ª colocada neste ano, abre os desfiles da segunda-feira, dia 3 de março. Por fim, a Mocidade, 10ª colocada em 2024, será a primeira a desfilhar na terça-feira, dia 4 de maço.

As demais escolas estão divididas em trincas e a ordem do desfile será definida por sorteio, no próximo dia 23, na Cidade do Samba: Mangueira, Portela e Beija-Flor; Grande Rio, Viradouro e Salgueiro; Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.

Com a alteração do Grupo Especial, os desfiles mirins passarão para um novo dia da semana, que ainda será escolhido.

O Desfile das Campeãs está mantido para o sábado subsequente, com as seis primeiras colocadas.

Polícia prende suspeito de furto na Paróquia Nossa Senhora da Glória

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

Na tarde desta terça-feira (07), policiais militares do 32º BPM de Macaé prenderam um homem identificado como José Inácio Aparecido, suspeito de furtar uma mochila na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Ele foi capturado na Rua Vereador Mathias Lacerda, no bairro Glória.

O crime ocorreu no sábado (4), quando ele foi flagrado por uma câmera de segurança. O suspeito já tem registro por diversos crimes, incluindo tráfico de drogas, tentativa de homicídio, receptação e associação ao tráfico. Originário de Magé, ele foi detido e está sob custódia da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé.

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

0
Alma Bohadana foi encontrada morta em Santa Teresa — Foto: Reprodução

O corpo de Alma Bohadana foi encontrado na noite desta segunda (6), na Rua Almirante Alexandrino, em Santa Teresa, na região central da capital fluminense.

No Rio há cerca de dez dias, Alma voltava de uma trilha com um outro estrangeiro quando, segundo relato dele à polícia, se assustou com uma moto, correu e caiu em uma área de mata. O estrangeiro disse ainda que eles pensaram que seriam assaltados.

Antes de vir ao Rio, ela passou um tempo na Bahia. Segundo funcionários, a jovem era sorridente, só falava em inglês e estava empenhada em aprender a cultura local.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, ela e um outro turista caminhavam pela rua do bairro, quando avistaram uma motocicleta e pensaram que seriam assaltados.

Assustada, Alma Bohadana, de 22 anos, teria pulado de uma mureta, perto da subida do Corcovado.

Um morador disse que tinha acabado de descer do ônibus quando ouviu os pedidos de socorro.

“Eu não vi como ela caiu, quando eu cheguei ela já estava no chão desmaiada. Eu tentei salvar a vida dela, mas não consegui”, conta o pintor Márcio da Silva.

Os bombeiros foram acionados, por volta das 19h, para socorrer uma mulher que caiu em uma área de mata, de uma altura de cerca de 15 metros.

A Polícia Militar pediu ajuda ao Consulado de Israel.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que não descarta outras hipóteses para a queda. A polícia investiga se uma moto passou pelo local.

Inicialmente, o caso estava com a Delegacia de Apoio ao Turista, onde o estrangeiro que estava com Alba prestou depoimento pela primeira vez. Nesta terça (6), ele foi ouvido pela DHC.

Fonte: G1

Brasil e Paraguai chegam a acordo por tarifa de Itaipu

0

Na manhã desta terça-feira (7), os governos do Brasil e Paraguai chegaram a um acordo em torno da tarifa da usina de Itaipu e de premissas a serem seguidas pelos dois países em torno do assunto.

A tarifa de US$ 16,71 por kW.mês vai a US$ 19 -ainda acima do custo operacional da usina, mas abaixo do que o governo paraguaio demandava (US$ 22,70).

Após 2026, o preço a ser pago pelo governo brasileiro ficará entre US$ 10 e US$ 12, porque o Brasil vai começar a pagar apenas os custos operacionais de Itaipu, ficando livre de despesas extras.

A contrapartida do lado paraguaio é antecipar a negociação do chamado Anexo C (que define as bases financeiras da binacional), o que deve ser concluído em seis meses. Após 2026, o Paraguai também vai oferecer ao mercado livre de energia brasileiro o excedente de energia que hoje vai para o mercado regulado.

O governo brasileiro espera que o acordo diminua de maneira estrutural os preços de energia do Brasil, com efeito a serem vistos em 36 meses.

Médicos do hospital de São Fidélis entram em greve por terem salários atrasados há 3 meses

0

Na tarde desta terça-feira (07), médicos da emergência do Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, entraram em greve. Segundo os profissionais, eles estão com salários atrasados há três meses.

Os médicos não receberam os salários de fevereiro, março e abril. Em uma reunião com um representante dos médicos, foi definida uma greve caso não ocorra o pagamento. A greve foi iniciada às 14h desta terça.

De acordo com os médicos, no momento ocorrem negociações para um último acordo para aguardar a regularização do pagamento total até amanhã à tarde. Caso não seja realizada a quitação dos débitos dos três meses, os médicos vão manter a greve.

Ainda não há um posicionamento da direção da unidade hospitalar sobre o motivo do atraso.