Home Blog Page 2540

2023 foi ano de calor e riscos climáticos recorde na América Latina, diz ONU

0

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Na América Latina e no Caribe, a combinação dos impactos do fenômeno El Niño -que favorece o aumento de temperaturas- e das mudanças climáticas de longo prazo fez com que 2023 fosse um ano marcado por calor recorde e uma série de eventos climáticos extremos.

Os dados locais confirmaram que, assim como em termos globais, o ano passado foi também o mais quente da história na região, com temperatura média 0,82°C acima do registrado entre 1991 e 2020.

O ano teve ainda uma sucessão de eventos climáticos extremos -incluindo secas, ondas de calor, furacões e grandes inundações-, que provocaram prejuízos econômicos e afetaram a saúde e a segurança alimentar das populações.

Essas e outras conclusões integram o novo relatório da OMM (Organização Meteorológica Mundial) para a região, lançado na manhã desta quarta-feira (8).

“Infelizmente, 2023 foi um ano de riscos climáticos recordes na América Latina e no Caribe”, afirmou Celeste Saulo, secretária-geral da entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

“As condições de El Niño durante o segundo semestre contribuíram para um ano de calor recorde e exacerbaram muitos eventos extremos. Isso, combinado com o aumento das temperaturas e riscos mais frequentes e extremos devido às mudanças climáticas induzidas pelo homem.”

A seca tornou-se cada vez mais generalizada na parte norte da América do Sul à medida que o ano avançava e o El Niño foi se instalando. Na bacia amazônica, as chuvas entre junho e setembro estiveram foram bem abaixo da média. Também nesse período de medições, oito estados brasileiros registraram as menores precipitações em mais de 40 anos.

O novo relatório destaca que o Brasil enfrentou impactos climáticos significativos em 2023, começando pela seca intensas e incêndios na Amazonas, onde o rio Negro atingiu o nível mais baixo de água desde que as observações começaram, em 1902.

Outras partes do território brasileiro, por sua vez, enfrentaram chuvas extremas e inundações de grandes proporções. Em São Sebastião (SP), em apenas 15 horas houve uma acumulação de 683 mm de chuva. As inundações e deslizamentos causados associados provocaram a morte de pelo menos 65 pessoas.

Muitas outras cidades brasileiras também foram afetadas pelas chuvas excepcionais, resultando em deslocamentos e perturbações de grandes proporções.

O território brasileiro enfrentou diversas ondas de calor durante 2023, com algumas regiões com temperaturas acima de 41°C mesmo durante o inverno.

Além de causar danos à população, o clima escaldante brasileiro afetou também os animais no país. No lago Tefé, na Amazônia, a temperatura da água atingiu uma temperatura recorde, levando à morte de mais de 150 botos.

O documento da Organização Meteorológica Mundial alerta ainda que o aumento do nível do mar representa uma ameaça para as áreas costeiras da América Latina e do Caribe.

A aceleração do derretimento das geleiras tem contribuído para o aumento do nível do mar em algumas regiões latino-americanas e caribenhas. Além do problema de erosão dos litorais e do possível rastro de destruição para comunidades costeiras, a OMM enumera ainda outros riscos, como a contaminação de aquíferos de água doce.

O Brasil é um dos países que, segundo a OMM, pode sofrer com as consequências mais graves da elevação do nível do mar.

Os riscos à saúde agravados pelas mudanças climáticas também receberam atenção especial no relatório, que pede um aumento na integração dos dados meteorológicos na vigilância da saúde, sobretudo no controle de doenças.

Alterações nos padrões de chuva e temperaturas mais quentes têm favorecido a disseminação de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a malária.

“Em 2019, mais de 3 milhões de casos de dengue foram notificados nas Américas, o maior número já registrado. Porém, esse número já foi ultrapassado nos primeiros sete meses de 2023”, salienta o relatório.

Os riscos à saúde não ficam por aí. “A região enfrenta riscos acrescidos para a saúde devido à exposição da população a ondas de calor, fumo de incêndios florestais, pó de areia e aeroalérgenos que levam a problemas cardiovasculares e respiratórios, bem como ao aumento da insegurança alimentar e da desnutrição”, diz texto.

Entre 2013 e 2022, as pessoas com mais de 65 anos na América Latina e no Caribe vivenciaram uma média de 271% mais dias de ondas de calor por ano do que no período entre 1986 e 2005.

Estima-se que, entre 2000 e 2019, tenha havido cerca de 36.695 mortes anuais na região relacionadas às ondas de calor.

Outro ponto reforçado pelo documento é a necessidade de que os países da América Latina e do Caribe ampliem os investimentos em seus serviços meteorológicos e hidrológicos. Segundo a OMM, 47% dos membros da organização na região prestam apenas serviços meteorológicos “básicos ou essenciais”.

Os serviços “completos ou avançados” para apoiar a tomada de decisões em setores sensíveis em termos de ações climáticas são fornecidos em apenas em 6% dos países latino-americanos e caribenhos.

Lula anuncia nova fase do PAC com obras para prevenção de desastres

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quarta-feira (8), os projetos escolhidos no âmbito do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, incluindo obras para contenção de encostas e prevenção de desastres naturais.

Para a prevenção de desastres naturais, serão R$ 1,7 bilhão. Governo afirma que todos os projetos apresentados pelo Rio Grande do Sul foram contemplados.

O governo planeja investir um total de R$ 18 bilhões nesses projetos, que integram os eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes do Novo PAC.

A maior parte desse montante será destinado para a renovação de frotas de ônibus, com veículos elétricos ou movidos a biocombustíveis. Também deverão ser destinados R$ 5,2 bilhões para urbanização de favelas, R$ 313 milhões para regularização fundiária e R$ 400 milhões para abastecimento de água.

Em relação aos projetos para a contenção de desastres, o governo Lula afirma que os recursos serão destinados para obras de contenção de encostas em 91 municípios com problemas recorrentes de deslizamentos.

“Em decorrência das fortes chuvas e enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul, todas as propostas de obras de contenção de encostas enviadas pelo Estado foram contempladas”, afirma material divulgado pela Presidência.

Acessibilidade é um dos destaques da reforma da sede da prefeitura

0

Um dos principais investimentos realizados através da reforma da sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) é a série de equipamentos de acessibilidade. Todas as intervenções promovidas no prédio serão inauguradas em breve.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, as ações implementadas seguem as Normas Brasileiras (NBR) 9.050 e 16.537, que estabelecem critérios para acessibilidade em edificações.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que, além de oferecer mais conforto e dignidade para funcionários, a reforma focou na atenção e inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD).

— Todos merecem entrar na Casa do Povo sem nenhum tipo de obstáculo. Fico muito feliz e emocionada em poder contribuir para promover mais acessibilidade aqueles que, de maneira especial, precisam e merecem todos os cuidados e respeito por parte do Poder Público — afirmou.

A acessibilidade começa na área externa da sede da municipalidade. No estacionamento foram destinadas vagas exclusivas para idosos e PcDs.

Também no pátio, inicia-se o piso tátil, que prossegue pelos dois pavimentos do prédio e é destinado para deficientes visuais. Tanto na recepção no térreo, quanto no primeiro andar foram instalados mapas com a disposição das salas descritas em braile para cegos e em letras grandes e com cores contrastantes para pessoas com baixa visão. O braile também está presente na escada, com a informação de início e término dos corrimãos.

Para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, a reforma introduziu balcões rebaixados nas salas onde há atendimento público, além de um novo elevador com capacidade para até 250kg.

Na avaliação da professora de Braile, Rhuana Barreto, que é deficiente visual, a iniciativa contribui para que os PcDs transitem melhor em um prédio tão importante para o município.

— A sensibilidade da prefeita Francimara foi crucial para oferecer equipamentos que facilitem o acesso aos serviços públicos a todos os cidadãos. Fiquei muito feliz em poder acessar as salas dos órgãos sem dificuldade — destacou Rhuana, que atua no projeto “Um Olhar Tátil”, desenvolvido pelo setor Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

0

Uma onda de crimes está se intensificando nas áreas afetadas pelas piores enchentes já registradas no estado do Rio Grande do Sul. Residências, lojas, empresas e até mesmo equipes de resgate estão sendo alvos desses ataques, agravando ainda mais o sofrimento das vítimas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 95 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na tarde desta terça-feira (7), ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 131 desaparecidos e 372 feridos.

Os chamados “piratas”, responsáveis por saques e assaltos em áreas alagadas, já foram alvo da polícia local, resultando na prisão de pelo menos 10 deles e na morte de um. Inicialmente, as autoridades evitavam divulgar informações sobre os saques para não causar pânico, mas os relatos dos moradores se tornaram cada vez mais frequentes, levando até mesmo a Brigada Militar a reconhecer essas atividades criminosas.

Os crimes estão se espalhando por todo o estado, com maior incidência na capital Porto Alegre e cidades vizinhas, como Canoas e São Leopoldo. Os criminosos chegam de barco às áreas alagadas, onde as casas estão inundadas e os moradores evacuaram, aproveitando a ausência de vigilância para saquear objetos dos andares superiores ou até mesmo dos telhados. Devido a essa ameaça, muitos moradores que haviam deixado suas casas decidiram retornar, permanecendo nos andares mais altos para proteger seus bens.

Além dos saques a residências e estabelecimentos comerciais, criminosos estão atacando até mesmo equipes de resgate que atuam no socorro de pessoas isoladas ou na distribuição de mantimentos. Em um caso chocante em São Leopoldo, os criminosos se passaram por vítimas necessitadas de resgate, pediram ajuda a uma equipe de voluntários, e depois os atacaram, roubando seus pertences e usando a embarcação para cometer mais assaltos.

Passageiro de ônibus é baleado em tentativa de assalto

0
Hospital Pedro II, em Santa Cruz — Foto: Reprodução/G1

Um homem de 20 anos foi baleado durante uma tentativa de assalto a um ônibus na Avenida Brasil, em Paciência, na Zona Oeste do Rio, na noite desta terça-feira (7).

Ele foi levado para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz. A PM disse que a vítima levou quatro tiros nas costas.

O rapaz estava em um frescão da linha 2303 Centro x Santa Cruz, quando passava perto do Conjunto Campinho e Manguariba, quando dois bandidos anunciaram o assalto.

O rapaz teria reagido e acabou sendo atingido. Em nota, a direção do Hospital Municipal Pedro II informou que o paciente já recebeu alta hospitalar.

Fonte: G1

População de Santo Eduardo é atendida para liberação do Saque Calamidade

0
Foto: SMDHS / Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social iniciou nesta quarta-feira (8), em Santo Eduardo, o atendimento aos trabalhadores vítimas das chuvas de março que pretendem sacar ou dar entrada no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) utilizando o Saque Calamidade.

Além desta quarta, o atendimento específico para as vítimas do distrito, que acontece na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, ainda será realizado na quarta-feira da semana que vem (15) e no dia 29 de maio, que é a última quarta-feira do mês.

O benefício, que é do Governo Federal e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, é destinado aos trabalhadores que possuem carteira assinada e que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas. No distrito, cerca de três mil pessoas foram atingidas pelo temporal que alagou e inundou ruas e casas, causando prejuízos.

Além de Santo Eduardo, as chuvas de março ainda causaram transtornos para moradores de 36 localidades. Para as pessoas que residem nesses outros locais, a inclusão e atualização do CadÚnico já podem ser feitas em um dos 14 Centros de Referência de Assistência Social.

CCJ do Senado aprova aumento de cotas raciais para concurso público

0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (8), por 17 votos favoráveis contra oito, o turno suplementar do Projeto de Lei 1.958, de 2021, que prorroga por mais 10 anos a política de cotas raciais para concursos públicos e processos seletivos para a administração pública federal, direta e indireta, incluindo fundações privadas e autarquias.

Como o projeto tramita em caráter terminativo, segue direto para análise da Câmara dos Deputados, sem precisar da aprovação do plenário do Senado. O tema terá que passar pelo plenário apenas se nove senadores apresentarem um recurso contra a matéria em até cinco dias úteis.

O projeto aprovado aumenta dos atuais 20% para 30% o total das vagas reservadas para cotas raciais, incluindo ainda os grupos dos indígenas e quilombolas. Atualmente, as cotas raciais para concursos alcançam apenas a população negra, que inclui pretos e pardos. A lei de cotas para concursos, de 2014, vence no dia 9 de junho.

O relator do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), rejeitou as quatro emendas apresentadas pelos senadores Sérgio Moro (União-PR), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Plínio Valério (PSDB-AM) e Rogério Marinho (PL-RN), que se manifestaram contra o projeto.

Para Costa, as emendas prejudicam a política de cotas raciais conforme previsto no projeto de lei. A CCJ ainda rejeitou todos os destaques apresentados pelos senadores contrários à matéria, mantendo o texto do relator Humberto Costa.

A única alteração aceita pelo relator foi uma mudança de redação para trocar a palavra “negro” por “preto e pardo” após manifestação do senador Plínio Valério, que defendeu que pardo não seria o mesmo que negro. “E, quando ele for atrás da bolsa e disser que é negro, ele vai ser vítima de discriminação e acusado de fraudador, porque ele não é negro”, argumentou.

Humberto Costa explicou que a legislação prevê que negros são todas as pessoas que se declaram pretas ou pardos, conforme definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Parte dos senadores se opôs à matéria, principalmente sob o argumento de que as cotas deveriam ser apenas sociais, baseadas no nível de renda, e não com base na raça.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) argumentou, por sua vez, que a população negra sofre preconceitos e discriminações que a população não negra não sofre, o que justificaria a política pública de cotas raciais.

SJB na campanha SOS Rio Grande do Sul

0
Prefeitura de SJB/Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João da Barra, em adesão à campanha SOS Rio Grande do Sul, está com postos para recebimento de alimentos não perecíveis, água potável e roupas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

As unidades do Cras funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes localidades: sede do município (Rua do Rosário, 81), Atafona (Rua Carlos Silva de Oliveira, 41), Grussaí (Avenida Liberdade, 333), Açu (Rua Maria Clarinda, s/n), Sabonete (Rua da Praça, s/n) e Barcelos (Rua Adelina Ribeiro da Silva Barbosa, s/n).

Os donativos serão recolhidos pela Defesa Civil de São João da Barra e encaminhados para o Rio Grande do Sul pela empresa aérea Azul, que partirá do aeroporto de Campos dos Goytacazes.

A iniciativa é a forma de contribuição do município de São João da Barra no auxílio ao povo gaúcho na maior tragédia vivida no estado.

Fonte: Ascom SJB

Polícia Militar prende homem com mandado em aberto durante operação em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na tarde dessa quarta-feira (08) policiais militares realizaram uma incursão na Comunidade da Chatuba do Lebret, localizada na Rua Paciência, no Parque Visconde de Ururaí, em Campos. Durante a operação, diversos suspeitos ao avistarem a presença da equipe policial tentaram fugir, mas um deles foi capturado.

Após uma revista pessoal, nenhum objeto ilícito foi encontrado com o suspeito. No entanto, ao ser questionado sobre sua identidade, ele forneceu o nome de seu irmão. Após uma verificação, descobriu-se que o nome informado estava associado a um mandado de prisão emitido pela Vara de Execuções Penais.

Diante dessa constatação, o homem foi conduzido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. O suspeito permanece preso à disposição da justiça para os devidos procedimentos legais.

Pitbull ataca outro cachorro que passeava com os tutores em Arraial do Cabo

0

Um cão da raça pitbull atacou outro cachorro da raça boxer que passeava na tarde desse domingo (5) com os donos na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

No momento em que eles passaram em frente a uma casa, o portão estava aberto, o pitbull saiu e atacou o cão, chamado Tiquinho.

O tutor do boxer, Carlos Trovão, em uma atitude desesperada para salvar seu animal, aplicou um golpe de imobilização no pitbull e caiu no chão sem soltar. Nessa ação, Carlos teve um corte profundo na sobrancelha e precisou levar dois pontos.

De acordo com Laura Antunes, adestradora de animais, essa é a forma correta para separar os cães do ataque e não se trata de maus-tratos a animais.

“É só uma forma de contenção para preservar a vida e integridade física do outro que está sendo agredido, seja uma pessoa, seja o outro cão”, explica.

Tiquinho, o cão que foi atacado, teve alguns ferimentos na região da barriga.

O caso foi registrado na 132ª Delegacia de Polícia de Arraial do Cabo e, segundo a Polícia Civil, o dono do pitbull já foi identificado e intimado.

O responsável pode responder por lesão corporal, por ser responsável pela correta guarda do animal.

Fonte: G1

Mulher é presa suspeita de incendiar casa e matar companheiro

0

Uma mulher de 22 anos foi presa em flagrante nesta terça-feira (7), por incendiar a própria casa e deixar o companheiro morrer em Várzea Grande (MT). A vítima foi identificada como Deivison José da Silva, 33, segundo a Polícia Militar.

Uma testemunha afirmou aos policiais que teria realizado a denúncia após ver uma mulher fugindo da casa, que já estava em chamas. Em rápidas diligências, a mulher foi localizada e que ela mesma seria a responsável por causar o incêndio na casa, segundo a polícia.

Ela teria ateado fogo no colchão do casal ao verificar que o companheiro estava desacordado após ingerir remédios controlados. A mulher ainda afirmou em depoimento que trancou o quarto, deixando a chave para fora e fugiu da casa após o fogo se alastrar pelo imóvel.

Os militares deram voz de prisão e conduziram a mulher para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência. O local do crime ficou sob responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica).

Buscas por turista mineiro desaparecido no mar de Arraial do Cabo, RJ, são encerradas

0

As buscas pelo turista mineiro, Douglas Ribeiro, de 22 anos, foram encerradas nesta segunda-feira (6), de acordo com o Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

Pescadores da região foram orientados a acionar os órgãos competentes caso encontrem algo não identificado no mar.

Douglas estava na cidade junto com a família e caiu em uma região de pedras no Pontal do Atalaia. Ele foi arrastado por uma onda no dia 27 de abril. O jovem é natural de Mateus Leme, na Grande BH.

O trabalho de buscas realizado envolveu agentes do município, com o apoio da equipe de resgate especializado e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1

AstraZeneca para de fabricar e distribuir vacina contra a Covid

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A farmacêutica AstraZeneca parou de fabricar a vacina contra a Covid, segundo informações divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph e confirmadas pela Folha de S.Paulo.

Em nota divulgada para a imprensa, a farmacêutica afirmou que foram desenvolvidas múltiplas vacinas contra variantes da doença e há um excedente de imunizantes atualizados disponíveis. Isso, segundo a empresa, levou a uma diminuição da procura pela AstraZeneca, que parou de ser fabricada e distribuída.

A farmacêutica diz ainda que vai trabalhar com os órgãos reguladores e parceiros para alinhar a conclusão dessa etapa de enfrentamento à pandemia.

“De acordo com estimativas independentes, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas só no primeiro ano de utilização e mais de três bilhões de doses foram distribuídas”, diz a nota da empresa. “O nosso trabalho foi reconhecido pelos governos de todo o mundo e é amplamente considerado como tendo sido um componente crítico para acabar com a pandemia global”.

No início do mês, a circulação de informações sobre documentos judiciais em que a farmacêutica teria reportado um efeito colateral muito raro causado pela vacina levou o Ministério da Saúde brasileiro a divulgar um comunicado sobre a segurança do imunizante.

Segundo o ministério, grupos e páginas antivacina espalharam conteúdos enganosos sobre o ocorrido.

O comunicado afirma que após o uso em massa da vacina da AstraZeneca foi identificado um “evento adverso muito raro, o que significa menos de um caso para cada 10 mil doses administradas, chamado conhecido como trombose com trombocitopenia.” São casos incomuns de coagulação sanguínea associados a baixas contagens de plaquetas.

O fato, segundo o órgão federal, ocorreu em 2021, quando a Agência Europeia de Medicamentos concluiu que casos de coágulos sanguíneos que surgiram em vacinados pela AstraZeneca deveriam ser listados como efeitos colaterais “muito raros”.

No ano passado, a Fiocruz, que produz a AstraZeneca no Brasil, afirmou que os efeitos adversos são extremamente raros e possivelmente associados a fatores de risco individuais.

“É muito importante entender que os eventos trombóticos e tromboembólicos associados à infecção SARS-CoV-2, observados nos pacientes com Covid-19, são muito maiores quando comparados aos eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização”, diz o comunicado do Ministério da Saúde. “Isso significa que o risco de tromboembolismo venoso é duas a seis vezes maior em pacientes que pegaram Covid-19 do que em pessoas sem a infecção. E isso não tem nada a ver com a vacinação contra a doença”.

A Fiocruz disse nesta terça-feira (7) que não tem nenhuma informação sobre a decisão da AstraZeneca de parar de fabricar a vacina.

Leia Também: Ministério da Saúde amplia vacinação da gripe para a pessoas a partir de 6 meses

‘Menina lobo’ que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

0

Uma jovem que teria sido criada num bosque sem contato com a sociedade foi encontrada em Coín, uma localidade de Málaga, na Espanha.

Segundo o ’20 minutos’, as autoridades possuíam uma ordem de busca internacional para encontrar a jovem,  que teria sido sequestrada pelo pai e era desde então criada junto das suas irmãs num bosque.

A vítima completa 18 anos em maio e foi descrita como ‘menina lobo’ pelas autoridades espanholas.

As autoridades a descobriram em março quando encontraram um veículo com um pneu furado. Ao aproximarem-se, detectaram um homem e na sua companhia uma jovem “cabisbaixa e suja”. Após identificação, perceberam que a menina era dada como desaparecida e poderia estar em perigo.

A adolescente deu entrada num centro de proteção de menores na província de Málaga enquanto se iniciavam os procedimentos para o seu repatriamento, que foram concluídos com êxito na sexta-feira, dia 3 de maio. Agora encontra-se sob a tutela do governo suíço. 

O ’20 minutos’ explica que o termo “menina lobo” é usado para descrever crianças que, por diversos motivos, tenham crescido à margem da sociedade durante um longo período de tempo.

Leia Também: Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

Tratamento Fora Domicílio garante continuidade de serviços em outras cidades

0

O programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garante que pacientes recebam assistência médica especializada, de média e alta complexidade, em outra cidade quando não podem ser atendidos localmente. Em média, são atendidas 180 pessoas por dia.

Segundo o coordenador do programa, Thiago Dutra, a logística envolve o solicitante ligar no dia anterior à viagem para confirmar a ida, e então são planejadas as rotas para os respectivos hospitais. Ele destaca que esse procedimento é de extrema importância para garantir que os pacientes cheguem aos seus destinos de forma organizada e segura.

“O paciente é inserido no Sistema Estadual de Regulação e, assim que sai o agendamento, entramos em contato para fazer a marcação do transporte. Os pacientes são encaminhados de acordo com o tratamento a ser realizado para os municípios de Macaé, São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Volta Redonda, Petrópolis, Paraíba do Sul, Raposo, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana”, citou o coordenador, acrescentando que terão direito a acompanhantes pessoas com algum tipo de deficiência; crianças menores de 3 anos; cadeirantes e acamados, esse último podendo levar até duas pessoas.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente ou responsável precisa apanhar o processo no TFD, levar para o médico preencher, anexar cópias de identidade, CPF, Certidão de Nascimento (se o paciente for criança), laudos médicos, comprovante de residência e cartão do SUS e entregar na sala 7 do Núcleo de Controle e Avaliação, localizado em frente ao antigo Centro de Saúde.

Suspeito se entrega à polícia em Campos após homicídio em Rio das Ostras

0
146ª DP

Na manhã desta quarta-feira (08) um jovem de 19 anos foi preso na Avenida Antônio Luiz da Silveira, em Travessão, em Campos, após se entregar à polícia. Ele é suspeito de ser o responsável por um homicídio contra um homem de 27 anos em Rio das Ostras, onde a vítima teria sido atacada com golpes de picareta (instrumento composto por uma peça de ferro com duas pontas bem afiadas e presas a um cabo de madeira).

O jovem foi até o DPO de Travessão, onde confessou aos policiais ser o autor de um homicídio registrado na noite anterior em Rio das Ostras. Segundo o relato, após uma discussão, ele teria atacado a vítima com golpes de picareta no pescoço, resultando na morte.

Após o crime, o suspeito fugiu para Campos em um ônibus com destino a Santa Maria, onde residem seus familiares. No entanto, durante o percurso, decidiu se entregar e procurou o DPO de Travessão.

Os policiais contataram a polícia de Rio das Ostras, que confirmou o registro do crime na cidade. O jovem foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi autuado em flagrante por homicídio e permanece sob custódia à disposição da justiça.

Número de novos alunos em cursos de ensino a distância diminui ritmo de crescimento

0

Apesar do aumento gigantesco nos últimos anos, o número de alunos que se matriculam em cursos de ensino superior a distância (EAD) diminuiu seu ritmo de crescimento. É o que aponta a 14.ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, entidade que representa o setor privado. O levantamento mostra ainda que as matrículas no ensino superior presencial também deixaram de cair tanto.

A educação a distância tem sido alvo de críticas do ministro da Educação, Camilo Santana, e de várias entidades do setor que questionam sua qualidade. No mês passado, como revelou o Estadão, o Conselho Nacional da Educação (CNE) estabeleceu que os cursos de formação para professores, como Licenciaturas e Pedagogia, terão de ser oferecidos com 50% da sua carga horária presencial. O parecer ainda precisa ser homologado por Camilo, que também já havia suspendido a abertura de novos cursos a distância em algumas áreas.

O crescimento de matrículas a distância foi de 16,5% em 2022 (número mais atual, de acordo com o Censo da Educação Superior, feito pelo MEC). Em 2020, o crescimento havia sido de 26,8%, quando a modalidade ultrapassou as matrículas presenciais, e em 2021, de 19,7%.

“A desaceleração pode estar relacionada tanto ao fim da pandemia quanto a um esgotamento do potencial de crescimento da modalidade, principalmente porque a rede privada segue dominando essas matrículas”, consideram os responsáveis pelo Mapa.

O modelo presencial, por sua vez, caminha no sentido oposto. O total de matrículas segue caindo, mas em um ritmo mais lento. Depois de despencar 9,4% em 2020 – primeiro ano da pandemia – e outros 5,5% em 2021, a queda foi de 3% em 2022.

O crescimento na oferta de cursos EAD tem sido registrado no País desde os anos 2000. O ritmo de criação de novos cursos aumentou a partir de 2018, impulsionado pelo decreto do presidente Michel Temer (MDB) no ano anterior. A norma flexibilizou a abertura de polos de educação a distância. O total de graduações aumentou 700% entre 2012 e 2022, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Grande parte está em cursos de formação de professores. Hoje, 64% dos estudantes em Licenciaturas estão em EAD e não há controle sobre o que é feito presencialmente.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, os dados sugerem que a modalidade EAD caminha para uma estabilização.

Total de alunos no ensino superior está abaixo da meta do Plano Nacional de Educação

O levantamento mostra também que apenas 1 em cada 5 brasileiros com idade entre 18 e 24 anos está matriculado em instituições de ensino superior do Brasil, índice bem abaixo do que fora previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido há 10 anos. A meta para 2024 era de 1 em cada 3 pessoas nessa faixa etária na universidade.

Havia também a intenção, pelo PNE, de se “elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos”.

Cálculo do Semesp com base nos dados do Censo 2022 do IBGE mostra, no entanto, que apenas 20% dos brasileiros nessa faixa etária cursam ensino superior. Em 2018, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), esse índice era ainda menor, de 18%.

Para Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, o baixo número de matrículas se dá por uma série de fatores. Um deles é alta evasão de alunos no ensino médio, o que faz com que o número de possíveis ingressantes no ensino superior diminua. Ele acredita, no entanto, que o principal motivo, seja econômico.

“Nossas pesquisas mostram que só 5% dos jovens que não têm a intenção de ingressar no ensino superior. O grande problema é que a universidade pública é que é gratuita, e você tem pouquíssimas vagas”, diz Capelato. Ele ainda sustenta que atualmente os programas de financiamento do ensino privado, como ProUni e Fies, estão sem investimento.

Leia Também: Adolescentes suspeitos de agredirem menino em escola são apreendidos em SP

 

Projeto prioriza vítimas de desastres naturais na compra ou reforma no Minha Casa, Minha Vida

0

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 7, o texto que dá às vítimas de desastres naturais prioridade na compra ou reforma de casas pelo programa de moradia popular Minha Casa, Minha Vida. A proposta do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) teve como relator o deputado Gilson Daniel (Podemos).

Anteriormente, o texto foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano e, agora, segue para o Senado Federal. O avanço do projeto acontece em meio à situação do Rio Grande Sul, que enfrenta fortes chuvas e enchentes por todo Estado.

O projeto de Lei 281/22 altera o estatuto original do Minha Casa, Minha Vida, que já prevê “prioridade de atendimento às famílias residentes em áreas de risco, insalubres, que tenham sido desabrigadas ou que perderam a moradia em razão de enchente, alagamento, transbordamento ou em decorrência de qualquer desastre natural do gênero”.

Daniel realizou uma mudança no conteúdo: “Entendemos que as proposições se harmonizam com os preceitos e princípios constitucionais, em especial com o conceito de justiça distributiva, que busca corrigir desigualdades fáticas entre os indivíduos por meio de tratamento diferenciado”. A proposta de Lei foi aprovada por unanimidade na Câmara, em caráter terminativo.

Leia Também: De FGTS liberado a cobrança de dívidas suspensa, veja o que já foi feito para vítimas no RS

 

Disparo feito por Policial Militar acerta pedestre que não resiste e morre

0

Um homem que não teve sua identidade divulgada, foi morto após disparo de um Policial Militar na manhã desta terça-feira (07), na Rua Platina, Vila Azevedo, na região do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.

Policiais Militares faziam uma abordagem de dois suspeitos que pilotavam uma motocicleta, no ato da abordagem, houve disparo de um dos policiais, que acertou a vítima que estava caminhando na calçada no momento da ação.

O socorro foi acionado, mas o homem não resistiu. O policial que realizou o disparo foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio Romão Gomes.

Equipes da Agricultura realizam mais uma entrega de alimentos do PAA

0
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou, nesta quarta-feira (8), mais uma entrega de alimentos a 11 entidades socioassistenciais de Campos e a três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o da Codin, Chatuba e Ururaí.
Desta vez estão sendo entregues mais de 18 toneladas de alimentos, adquiridos de 42 agricultores familiares da região cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Entre os alimentos doados estão chuchu, batata doce, aipim, alface, banana, tempero verde, banana, couve, abacaxi e abóbora.
“O programa garante que os produtores tenham retorno real e não fiquem nas mãos dos atravessadores, além de terem a segurança de que vão escoar a produção, comercializar os produtos. Já nas instituições, os produtos enriquecem a alimentação oferecida aos assistidos e também ajuda com uma folga no orçamento, podendo usar o dinheiro que seria gasto nesses alimentos com outros itens de que tenham necessidade. Então, ganha o produtor e ganha o nosso município, porque a gente está fazendo um trabalho social, gerando emprego e renda e fortalecendo a agricultura de Campos”, disse Gleiciane Pimentel, coordenadora do PPA da Secretaria Municipal de Agricultura.
A distribuição é feita quinzenalmente. A segunda entrega do mês ocorrerá no próximo dia 22. Em junho, as entregas estão previstas para os dias 5 e 19.
A última entrega do PAA aconteceu no dia 25 de abril, sendo distribuídos cerca de 16 toneladas de alimentos, nas 11 instituições cadastradas, a exemplo da Casa Irmãos da Solidariedade, Patronato São José, APAE, APAPE, APOE, Orquestrando a Vida e nos CRAS do Jardim Carioca, Esplanada, Matadouro e do Parque Guarus.