Home Blog Page 2546

Temporais no RS: sobe para 56 o número de mortos; pelo menos 356 mil estão sem luz e mais de 180 trechos de rodovias têm bloqueios

0

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 56 neste sábado (4) de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil.

Além dos mortos, há 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas. A Defesa Civil soma 32.962 pessoas fora de casa, sendo 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 281 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 377.497 mil pessoas.

Os temporais causaram danos também na infraestrutura viária do RS. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 188 trechos de rodovias enfrentam algum tipo de bloqueio em razão disso. Do total, cinco trechos de rodovias federais e 28 trechos de rodovias estaduais sofrem bloqueio parcial. Os demais trechos enfrentam bloqueios totais.
O desastre ambiental também deixou cidades sem luz. Na manhã deste sábado, a Rio Grande Energia (RGE), concessionária de energia elétrica que atende parte do RS, divulgou que 296 mil clientes estão sem luz. A maioria desses clientes estão em áreas alagadas. As regiões mais afetadas são Vale do Taquari (92,1 mil), Metropolitana (88,4 mil), Vale do Rio Pardo, (43,8 mil), Vale dos Sinos (34 mil), Serra (12,4 mil), Planalto (11,7 mil), e Central (9,3 mil).
Já a outra concessionária de energia, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), divulgou que há 54 mil clientes sem energia em sua área de atuação. Os municípios mais atingidos são Guaíba, Porto Alegre e Alvorada. Dos desabastecidos, 40 mil estão desligados por segurança devido a áreas alagadas, atendendo a solicitações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras municipais.

Veja abaixo as cidades em que as mortes acontecerá:

Canela (2)
Candelária (1)
Caxias do Sul (4)
Bento Gonçalves (4)
Boa Vista do Sul (2)
Paverama (2)
Pantano Grande (1)
Pinhal Grande (1)
Putinga (1)
Gramado (6)
Itaara (1)
Encantado (1)
Salvador do Sul (2)
Serafina Corrêa (2)
Segredo (1)
Santa Maria (5)
Santa Cruz do Sul (4)
São João do Polêsine (1)
Silveira Martins (1)
Vera Cruz (1)
Taquara (2)
São Vendelino (2)
Três Coroas (3)

Fonte: G1

Padrasto é preso por abusar sexualmente enteada de 9 anos

0

Na noite desta sexta-feira (03), a Polícia Civil da 121ª DP/Casimiro de Abreu, prendeu em flagrante um homem, de 32 anos, na Rodovia Governador Mário Covas, em Casimiro de Abreu, acusado de ter abusado sexualmente sua enteada de 9 anos.

A polícia tomou conhecimento por meio de vídeos, e assim, deu início às investigações, que o levou até o criminoso. O homem foi localizado no local de trabalho.

O criminoso cumpria pena de liberdade por tráfico de drogas e usava tornozeleira eletrônica.

Homem é assassinado e mulher é baleada em troca de tiros no Parque Aurora

0

Um homem, identificado como Felipe Aleixo da Silva, de 42 anos, foi assassinado na madrugada deste sábado (04) após uma troca de tiros na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora, em Campos.

Ao chegar no local, a polícia já encontrou a vítima sem vida, e, além do Felipe, a companheira também estava no local, e ela estava ferida, pois foi atingida por um tiro no braço. A troca de tiros envolveu Felipe e outro homem, que foi atingido no tórax e na perna, e foi encaminhado ao Hospital Feirreira Machado (HFM).

As armas não foram localizadas, e o caso foi registrado na 134ª DP/Guarus.

Whindersson Nunes arrecada mais de 1 milhão de reais para ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul

0

As fortes chuvas que causaram tragédia no Rio Grande do Sul, tem gerado muita comoção pelos artistas, que tem se movimentado em prol de arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas e toda a população que está desabriga.

O humorista e influenciador Whindersson Nunes, criou um pix, no qual todo o valor recebido seria destinado às vítimas da tragédia. Na tarde desta sexta-feira (03), Whindersson publicou nos stories do instagram, uma foto de sua conta bancária, mostrando ter arrecadado mais de 1 milhão de reais.

“A César o que é de César. E ao povo, o que é do povo”, escreveu o artista em seu Instagram, orgulhoso do movimento e valor arrecadado para ajudar as vítimas. Whindersson publica vídeo pedindo mais ajuda de artistas.

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

0

Uma bancária foi demitida por justa causa após postar fotos em uma academia de crossfit enquanto estava afastada do trabalho por ter doença osteomuscular. Ela tentou reverter a demissão na Justiça, mas o Tribunal Superior do Trabalho manteve o desligamento.

De acordo com o site UOL, a mulher foi afastada pelo INSS por doença osteomuscular nos braços, mas ela continuou frequentando a academia.

A bancaria teria realizado vários posts nas redes sociais praticando crossfit e cursando faculdade de medicina em outra cidade. O departamento de recursos humanos do banco recebeu uma denúncia sobre essas imagens e decidiu demiti-la.

A ex-funcionária entrou com um mandado de segurança na Justiça pedindo a readmissão no Banco Santander. O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho concordaram com a reintegração.

Já o Tribunal Superior do Trabalho indeferiu a ordem de reintegração porque não é possível constatar que ela tem direito à readmissão. Para o colegiado, não é possível concluir que ela tem direito líquido e certo à reintegração sem uma análise mais aprofundada das provas. Por isso, a concessão da medida por meio de mandado de segurança fica impedida.

Leia Também: Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

 

Ministério de Defesa envia aeronaves do Exército do Sudeste para ajudar no resgatar de vítimas no Rio Grande do Sul

0
Screenshot

Coordenado pelo Ministério de Defesa, o Exército Brasileiro do Sudeste enviou na manhã deste sábado (04), para Taubaté, Rio Grande do Sul, mais uma aeronave de grande porte de modelo Jaguar, com capacidade de transportar mais de 30 pessoas.

Já são 20 aeronaves dos órgãos de segurança e de forças armadas presentes no Estado com o objetivo de socorrer a população e resgatar as vítimas.

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

0

A concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre informou, há pouco, que os pousos e decolagens foram suspensos por tempo indeterminado.

Em nota, a Fraport informou que a medida, que começou a valer às 20h, foi tomada para garantir a segurança de funcionários e passageiros diante do estado de calamidade provocado pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

A concessionária também pediu que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para obter mais informações sobre seus voos.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já registrou 39 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o início da semana. Segundo a Defesa Civil, 68 pessoas estão desaparecidas.

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança e 24 mil estão desalojadas. Até agora, o governo contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 em todo o estado.

A Latam informou que os voos com destino a Porto Alegre e da capital gaúcha para outras localidades estão cancelados até o meio-dia deste sábado (4). Os voos entre Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS) seguem mantidos, mas podem sofrer impactos em função das chuvas. Para os passageiros com voo marcado para domingo (5), a empresa está oferecendo remarcação sem multa ou cobrança de nova tarifa.

A Azul cancelou pousos de decolagens até o meio-dia do próximo domingo (5). A empresa também informou que os passageiros que tiveram voos cancelados receberão mais informações por meio do aplicativo da Azul, WhatsApp, e-mail e pelo site da companhia. Clientes com passagens marcadas para os próximos dias poderão remarcar os voos ou solicitar cancelamento em troca de crédito para viagens futuras.

Com informações da Agência Brasil

Leia Também: Comitiva do governo federal chega hoje ao Acre, atingido por enchentes

 

 

 

 

Sobe para 39 número de mortos em temporais do RS

0

ISABELLA MENON E FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Rio Grande do Sul registrou 39 mortes em decorrência às fortes chuvas que atingem o estado desde o fim da semana. A informação foi dada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), durante transmissão de vídeo ao vivo pela internet no fim da tarde desta sexta-feira (3). Há um total de 68 pessoas desaparecidas, segundo ele.

De acordo com a Defesa Civil, 265 municípios foram afetados pela enchente histórica. Ao todo, há 8.168 desabrigados e 24.080 desalojados.

O boletim do governo gaúcho diz ainda que há 351.639 pessoas afetadas pela tragédia e 74 feridos.
Ainda conforme a Defesa Civil, quase 375 mil imóveis estão sem energia elétrica no estado e falta abastecimento de água para 441.120 clientes da empresa Corsan.

A TIM afirma que 63 municípios estão sem serviços de telefonia e internet. O problema atinge a Vivo 18 cidades e a Claro em 53 localidades.
As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual.

As chuvas provocaram danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Às 18h desta sexta-feira eram 136 trechos em 68 delas, com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

Segundo Leite, ainda há muita dificuldade de resgatar pessoas isoladas pela chuva. “É uma aflição enorme porque o tempo não tem dado trégua”, afirmou. Ele alertou para o fato de solos continuarem encharcados e há muito risco geológico de deslizamentos.

De acordo com o governador, algumas localidades podem chegar a acumular mil milímetros de chuva no estado.

Na entrevista, o tucano lembrou que o Rio Grande do Sul ainda está no meio da emergência. “Temos os eventos críticos na região central do estado, dos Vales, na Serra Gaúcha, onde há muitos estragos, para acessar e resgatar pessoas”, disse.

Leite relatou dificuldades de resgate, como na região onde houve o rompimento da barragem 14 de Julho, no rio Taquari].

Disse que o socorro de pessoas que estavam há cerca de 48 horas, inclusive com fratura exposta, em Veranópolis foi possível com a ajuda de um helicóptero com uma equipe de resgate do Rio de Janeiro.

Conforme o Leite, o governo passou também a observar a bacia do rio Uruguai. “A chuva se concentra no noroeste do estado e nessa faixa há muita contribuição do Uruguai que leva para outras bacias, inclusive a fronteira oeste”, afirmou.

Durante live realizada na noite desta quinta-feira (2), o governador afirmou que “as pessoas devem levar a sério essa situação, busquem se proteger”, disse. “Estamos fazendo milhares de resgates, mas é absolutamente impossível atender a todos com as condições climáticas que estamos vivendo”, disse. “O clima tem sido impiedoso.”

Durante a madrugada desta sexta-feira, o rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu o maior nível desde 1941. O rio chegou a 4,23 metros no cais Mauá.

O nível de alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros, sendo 3 metros para inundação.

Entre as consequências da cheia está o fechamento da base da Guarda Municipal na orla do Guaíba. A área será patrulhada preventivamente até a normalização.

Um abrigo instalado na Casa dos Correios também precisou ser desativado devido ao avanço das águas. As pessoas que estavam no local foram transferidas para uma escola municipal. Ao todo, 387 pessoas estão em abrigos temporários na cidade.

Até o momento, a região das ilhas é a mais afetada, pois a inundação nesta região ocorre após o nível do rio atingir 2,2 m. Moradores da região foram resgatados durante toda a madrugada por botes. Eles foram levados para abrigos municipais.

A Prefeitura de Porto Alegre decretou estado de calamidade pública no município na noite de quinta, após a classificação do desastre provocado pelas fortes chuvas como de grande intensidade.

A Defesa Civil do município divulgou um novo alerta, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira (6).

DE ONDE SÃO OS MORTOS
Canela (2)
Candelária (1)
Caxias do Sul (1)
Bento Gonçalves (1)
Boa Vista do Sul (2)
Paverama (2)
Pantano Grande (1)
Pinhal Grande (1)
Putinga (1)
Gramado (4)
Itaara (1)
Encantado (1)
Salvador do Sul (2)
Serafina Corrêa (2)
Segredo (1)
Santa Maria (2)
Santa Cruz do Sul (4)
São João do Polêsine (1)
Silveira Martins (1)
Vera Cruz (1)
Taquara (2)
São Vendelino (2)
Três Coroas (3)

Leia Também: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

 

Ex-voluntário dos escuteiros escondeu câmera em banheiro nos EUA

0

Um antigo voluntário dos escuteiros foi condenado a 22 anos de prisão por esconder câmeras no banheiro de um acampamento no Missouri, nos Estados Unidos.

Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), o indivíduo, identificado como David Lee Nelson, de 41 anos, teria ainda de pagar uma indenização de 65 mil dólares.

O caso ocorreu em julho de 2021, quando Nelson colocou câmeras em dispensadores de toalhas de papel, posicionando-as de forma a captar um chuveiro e outras partes do banheiro de um acampamento, no condado de St. Louis. 

Uma das câmaras foi encontrada quando os escuteiros estavam limpando o banheiro. Após a descoberta, fizeram uma busca e encontraram outra câmara e decidiram então chamar as autoridades. 

Em janeiro, Nelson declarou-se culpado de duas acusações de produção de pornografia infantil e de duas acusações de tentativa de produção de pornografia infantil.

Da indenização de 65 mil dólares, parte será usada para acompanhamento psicológico das vítimas. 

Leia Também: As doenças que mais matam no mundo hoje – e como preveni-las

Avião faz pouso de emergência em praia de Nova Iorque; vídeo

0

Uma aeronave de pequeno porte foi obrigada a fazer um pouso de emergência numa praia do condado de Suffolk, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O incidente ocorreu as 19h30 (hora local) de quarta-feira, depois de o avião Cessna 152 ter sofrido uma avaria no motor, de acordo com a ABC 7.

Apenas seguiam na aeronave o piloto, de 60 anos, e uma passageira, de 59 anos, que não sofreram ferimentos, segundo o mesmo meio.

Apesar de estarem pessoas na praia, a Cedar Beach, ninguém ficou ferido.

O caso está sendo investigado pelas autoridades.

Veja o momento na galeria acima.

Leia Também: Ex-voluntário dos escuteiros escondeu câmera em banheiro nos EUA

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

0

Um cilindro de metal pesado soltou-se de um estaleiro de construção em Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, acabando por atingir e matar uma mulher que caminhava num passeio próximo.

O acidente ocorreu na sexta-feira no bairro de Oakland, onde está a ser construído o novo centro de desempenho esportivo da Universidade de Pittsburgh, revelou a polícia, citada pela Associated Press.

O cilindro teria sido derrubado ou se soltou de uma peça de equipamento pesado e, depois, rolou várias centenas de metros ao longo de uma colina, passando por uma vedação e chegando ao passeio onde a mulher caminhava com colegas do Hospital Psiquiátrico Ocidental do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Em seguida, o atravessou uma estrada antes de parar ao embater numa carrinha.

A mulher, que sofreu um traumatismo craniano, morreu no local pouco tempo depois.

O seu nome não foi divulgado e não foram registados outros feridos no acidente, que está a ser investigado.

Leia Também: Avião faz pouso de emergência em praia de Nova Iorque; vídeo

Operadoras de telefonia reforçam sinal de internet em show da Madonna

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A previsão de 1,5 milhão de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio, levou as operadoras de telefonia se anteciparem para que a internet funcione na hora do show de Madonna neste sábado (dia 4). As empresas como a Claro, Tim e Vivo reforçaram o sinal da região para que os clientes tirem fotos, façam vídeos e usem as redes sociais sem dificuldades.

As operadoras estão usando um equipamento chamado ERBs (estações de rádio base), que levam como se fossem carrinhos os equipamentos ao gerador e a um poste, que possui antenas. Essa tecnologia é usada frequentemente em grandes eventos na cidade como Rock in Rio, Réveillon e Carnaval.

Em nota enviada à reportagem, a Claro informou sobre o reforço da infraestrutura existente. A empresa também instalou disse que “novas antenas no local para ampliar a capacidade da rede e atender à demanda de conectividade na região.” A Tim anunciou ter também ampliando o sinal na região, de acordo com um comunicado enviado à reportagem.

A Vivo explicou em nota que aumentou a potência do sinal e ainda estruturou um atendimento diferenciado no local. “Equipes técnicas extras estarão de plantão caso sejam necessárias intervenções durante o espetáculo, quando há uma intensificação do uso da rede”.

 

Mais de 10 pessoas ficam feridas após raio cair próximo a velório no Piauí

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Cerca de 15 pessoas ficaram feridas, na quinta-feira (2), após um raio cair próximo à casa onde elas estavam, na zona rural do município de Caraúbas do Piauí (PI). Acontecia um velório no momento do incidente.

As vítimas sofreram lesões causadas pela descarga elétrica, informou a Polícia Militar.

Entre os feridos, sete foram encaminhados ao Heda (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde), em Parnaíba.

Segundo a unidade, os pacientes foram atendidos e liberados.

 

SFI realizará escuta pública cultural para elaboração do plano municipal de aplicação do PNAB no Município

0

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida a todos para a Consulta Pública Cultural 2024, que acontecerá no sábado, dia 11 de maio de 2024. Um evento voltado para unir os trabalhadores da cultura: artesãos, artistas, músicos, atores, dançarinos, produtores, técnicos e todos os outros agentes culturais do município. O principal objetivo desta reunião é debater e elaborar propostas para a execução do Plano Nacional Aldir Blanc no ano corrente. A partir das 8h, daremos início ao encontro com um café da manhã, seguido de palestras e debates que serão valiosos para o progresso cultural de nossa comunidade.

Local: Câmara Municipal de São Francisco de ItabapoanaD

Data: 11 de maio de 2024

Horário: 8h

A Consulta Pública Cultural 2024 proporcionará um espaço de diálogo e colaboração essencial para o desenvolvimento cultural do município. Ao reunir a classe artística, estamos construindo um caminho sólido e inclusivo para o desenvolvimento das atividades culturais. O evento promete oportunidades para troca de experiências, aprendizado e networking. Sua presença é fundamental. Não perca essa oportunidade de contribuir, traga suas dúvidas e ideias para fortalecermos ainda mais o cenário cultural de São Francisco de Itabapoana.

Polícia de Paris retira estudantes pró-Palestina de prédio da Sciences Po

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A polícia de Paris entrou nesta sexta-feira (3) na universidade Sciences Po, uma das mais prestigiosas da França, e desocupou prédios que haviam sido tomados por estudantes que protestam contra a guerra na Faixa de Gaza.

Na Europa, os alunos da instituição são os mais engajados nas manifestações que questionam as ações de Israel no território palestino e que, segundo o Hamas, já matou mais de 34 mil pessoas. Os atos tiveram início após estudantes se mobilizarem em acampamentos em universidades de costa a costa nos Estados Unidos, mas, até agora, não ganharam a proporção das ações em solo americano.

Além disso, os protestos franceses não têm resultado em confrontos entre forças de segurança e alunos, ao contrário do que acontece em parte dos campi nos EUA. Nesta sexta, por exemplo, a polícia francesa entrou nos prédios ocupados e retirou muitos dos cerca de 70 manifestantes que estavam ali sem sinais de violência, segundo a agência de notícias Reuters.

Após a liberação do prédio, a Sciences Po permaneceu fechada e policiais montaram guarda ao redor do edifício principal da universidade, no centro de Paris. O Comitê Palestino da Sciences Po divulgou parcialmente a operação policial nas redes sociais.

Em um dos vídeos, os manifestantes estão sentados no centro do salão do prédio em frente aos policiais, que levam os estudantes até a porta da saída, em alguns casos arrastados pelos braços e pelas pernas.

Um estudante que ocupou o prédio na noite de quinta-feira (2) disse à Reuters que os manifestantes recusaram um ultimato da universidade para desocupar parte do prédio. Na quinta, o diretor da Sciences Po, Jean Basseres, havia rejeitado as demandas dos manifestantes para revisar suas relações com universidades israelenses.

Fora de Paris, os campi da universidade em Le Havre, Poitiers e Dijon também foram bloqueados nesta sexta, assim como a biblioteca de sua unidade em Reims. Outros dois centros de ensino superior em Lille e Lyon também foram palco de protestos.

Para Samuel Lejoyeux, que lidera a União dos Estudantes Judeus da França, os protestos estudantis franceses estão mais pacíficos do que os dos EUA porque há mais abertura ao diálogo. “Com a esmagadora maioria dos estudantes das universidades francesas, incluindo a Sciences Po, ainda é possível ter um debate. Eu até acho que há um aumento do desejo por debate”, disse ele à emissora BFM TV.

Mesmo assim, o governo francês tenta desativar rapidamente os protestos para evitar a repetição de um cenário o dos EUA, onde houve prisões em pelo menos 40 campi. “Ao contrário do que vimos em outros países, principalmente do outro lado do Atlântico, nenhum acampamento (…) foi estabelecido de forma permanente”, assegurou, nesta sexta, o gabinete do primeiro-ministro, Gabriel Attal, reiterando que permanecerão “firmes”.

Leia Também: Tensão na Califórnia: Polícia avança contra estudantes pró-Palestina

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

0

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – Israel deu uma semana para o Hamas aceitar algum acordo sobre cessar-fogo em troca da libertação de reféns, segundo o jornal americano The Wall Street Journal, citando autoridades do Egito que mediam a negociação. O fim do prazo sem uma resposta significaria o início da invasão de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

De acordo com jornal, sempre citando autoridades egípcias, o grupo terrorista ainda não respondeu à proposta mais recente de Tel Aviv, que sugere uma primeira trégua temporária de 40 dias em troca de 33 reféns, com a possibilidade de extensão do cessar-fogo.

De acordo com os egípcios, a ala política da facção que participa das conversas teria dito que ainda não recebeu uma resposta de Yahya Sinwar, líder militar de Gaza que se supõe estar escondido nos túneis do território palestino.

Tanto o governo de Israel como o Hamas se recusaram a comentar o prazo dado por Israel, segundo o WSJ.

Autoridades egípcias dizem ainda que o grupo terrorista mostrou preocupação com termos vagos da proposta mais recente e busca uma trégua de longo prazo com garantias dos Estados Unidos de que o cessar-fogo será respeitado por Tel Aviv. O diretor da CIA (agência de inteligência americana), William Burns, chegou ao Cairo nesta sexta para reuniões, segundo a agência Reuters.

O Hamas tem postergado desde o fim da semana passada, quando recebeu a proposta de Israel, a data para responder ao trato –também uma tentativa de ganhar tempo em meio aos diálogos e à condenação internacional da antecipada ofensiva em Rafah.

Nesta semana, após se encontrar com o primeiro ministro israelense, Binyamina Netanyahu, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que Israel não tem um plano eficaz para garantir a segurança de civis em Rafah e não deveria invadir a cidade. Sem um plano que Washington julgue eficiente, Israel não teria apoio do aliado, afirmou Blinken.

O local no sul da Faixa, na fronteira com o Egito, é o último grande centro urbano sem tropas israelenses em solo e abriga cerca de 1,5 milhão de palestinos, segundo a ONU, grande parte deles deslocados de outras cidades do território conforme a ação militar de Tel Aviv devastou outras áreas densamente povoadas, como a Cidade de Gaza e Khan Yunis.

O ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, registrou 26 mortos e 51 feridos nas últimas 24 horas no território palestino.

A invasão iminente de Rafah, confirmada diversas vezes por Netanyahu e membros de seu governo, tem mobilizado agências das Nações Unidas para a criação de planos de emergência à possível ofensiva da cidade.

“Poderia ser um massacre de civis e um golpe inacreditável para a operação humanitária em toda a Faixa, pois ela é administrada principalmente a partir de Rafah”, afirmou Jens Laerke, porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU (OCHA), em uma entrevista coletiva em Genebra.

As operações de ajuda humanitária em Rafah incluem clínicas médicas, armazéns abastecidos com suprimentos, pontos de distribuição de alimentos e 50 centros para crianças gravemente desnutridas, disse Laerke.

Ele acrescentou que a OCHA faria tudo o que fosse possível para garantir que as operações de ajuda continuassem, mesmo em caso de uma incursão, e estava estudando como fazer isso.

Um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na mesma entrevista que um plano de contingência para Rafah havia sido preparado e incluía um novo hospital de campanha. Ele ressaltou que isso não seria suficiente para evitar um aumento substancial no número de mortos, caso a ofensiva aconteça.

“Quero enfatizar que este plano de contingência é um paliativo”, disse Rik Peeperkorn, representante da OMS para o território palestino. “Absolutamente não irá impedir a substancial mortalidade e morbidade adicionais esperadas para ocorrerem em uma operação militar.”

Outros preparativos incluem o pré-posicionamento de suprimentos médicos em hospitais mais ao norte no caso de os três hospitais de Rafah se tornarem disfuncionais, como aconteceu outras vezes nos sete meses de conflito devido a ataques e bombardeios israelenses.

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

0

SÃOI PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Defesa do Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para “inundação extrema” no rio Guaíba e o prefeito, Sebastião Melo (MDB), informou que o portão 14 do sistema contra inundações rompeu nesta sexta-feira (3). Alerta vale para o período de 24 horas.

Segundo o órgão, população deve evitar regiões próximas ao rio e locais de risco (áreas marcadas em vermelho no mapa).

“Houve rompimento do portão 14 do Cais Mauá e pode acarretar inundações na Avenida Sertório, zona norte da Capital”, informou o prefeito.

Nível do Guaíba pode ultrapassar cinco metros nas próximas horas, diz a Defesa Civil. Pela manhã, o rio chegou a 3,7 metros, de acordo com medição do governo estadual. A altura foi registrada pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) às 9h15. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) também estima que o nível possa chegar a cinco metros.

Centros de Treinamento do Internacional e do Grêmio alagaram. O Parque Gigante, CT do Inter, fica próximo à margem do Rio Guaíba.

Capital tem quase 500 desabrigados. Ao menos 448 pessoas estão alojadas em três abrigos de Porto Alegre: “Estão montando um quarto abrigo e vendo a viabilidade de outros”, disse o prefeito.

Água também chegou ao centro histórico de Porto Alegre. Em comunicado nas redes sociais, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) orientou que os deslocamentos para a cidade devem ser evitados e a população deve buscar locais seguros.

Capital tem 26 pontos totalmente bloqueados por enchentes. Outras nove vias estão parcialmente bloqueadas e a Estrada Retiro da Ponta Grossa, na altura do número 6.000, está com fios de um poste caídos.

 

Homem suspeito de adulterar veículo é preso em São Fidélis

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Policiais civis da 141ª DP (São Fidélis) prenderam em flagrante um homem suspeito do crime de adulteração de sinal identificador de veículo. Ele foi localizado após levantamento de informações de inteligência em São Fidélis, no Norte Fluminense. Com o acusado, foi encontrado um veículo com todos os números dos vidros suprimidos.

A prisão foi realizada na última terça-feira (30/04) e contou com o apoio de policiais militares. O homem foi conduzido à delegacia. Segundo os agentes, a perícia confirmou a adulteração do veículo.

Sunak fala em derrotas decepcionantes em eleições municipais no Reino Unido

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Conforme o esperado, os trabalhistas do Reino Unido estão impondo derrotas ao Partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, nas eleições locais que ocorreram nesta quinta-feira (2). A votação é um termômetro para o pleito geral que, segundo o premiê, deve ocorrer ainda este ano.

“Obviamente é decepcionante perder bons líderes locais conservadores, e sou grato a eles por todo o serviço prestado, mantendo o imposto municipal baixo e fornecendo serviços para a população. Mas ainda temos muitos resultados a serem divulgados também”, afirmou Sunak a repórteres.

Na tarde desta sexta-feira (3), os resultados mais simbólicos para os trabalhistas foram a vitória na corrida pela Prefeitura de York e North Yorkshire –uma área que cobre o distrito eleitoral de Sunak, Richmond– e a conquista da única cadeira no Parlamento que estava em jogo.

Um alento para os conservadores foi a Prefeitura da região de Tees Valley, no norte da Inglaterra, que o político Ben Houchen levou. Pela rede social X, Sunak parabenizou o correligionário. “Tees Valley quer seguir com o plano que está funcionando”, afirmou.

Em seguida, o premiê se reuniu com Houchen em um aeroporto para celebrar a vitória e criticar os trabalhistas. “É preciso dizer também que eles também jogaram muita lama nesta eleição porque estavam irritados. Irritados porque Ben entregou mais para esta região em sete anos do que o Partido Trabalhista em 30 anos”, afirmou.

Na quinta, os britânicos foram às urnas para votar para mais de 2.000 assentos de autoridades locais, no que é considerado o último grande teste antes das eleições gerais. As pesquisas indicam que o Partido Conservador, no poder desde 2010, pode perder metade dos assentos nos conselhos locais que tenta manter.

O presidente do Partido Conservador, Richard Holden, disse que foi “uma noite difícil”. Caso as previsões se confirmem, as eleições poderiam colocar o líder trabalhista Keir Starmer no poder e encerrar 14 anos de governo dos conservadores. “Isto é na véspera de uma eleição geral”, disse o coordenador nacional da campanha do Partido Trabalhista, Pat McFadden. “O clima é de que é hora de mudança.”

“Aqui em Blackpool, uma mensagem foi enviada diretamente ao primeiro-ministro”, afirmou o trabalhista Keir Starmer, líder da oposição, em referência ao distrito eleitoral que elegeu um parlamentar de seu partido. “Estamos cansados do seu declínio, do seu caos, da sua divisão. Queremos mudança. Queremos avançar com o trabalhismo.”

A cadeira de Blackpool South no Parlamento ficou vaga após o conservador Scott Benton renunciar em março em meio a um escândalo de lobby envolvendo empresas de jogos de apostas. Agora, os eleitores escolheram o trabalhista Chris Webb para o assento em uma vitória definida por Starmer como “verdadeiramente histórica”.

Na maioria das pesquisas para as eleições nacionais, os conservadores estão cerca de 20 pontos percentuais atrás dos trabalhistas. Em dezembro do ano passado, Sunak, cujo governo é reprovado pela maior parte da população, disse que o pleito ocorreria em 2024, ainda que os conservadores tenham até janeiro de 2025 para realizá-las.

O premiê ainda mantém esforços para levantar recursos depois que escândalos e má gestão econômica derrubaram os ex-primeiros-ministros Boris Johnson e Liz Truss em questão de meses em 2022, impactando a reputação do partido.

Uma das estratégias para tentar recuperar sua popularidade foi uma lei que permite enviar requisitantes de refúgio para Ruanda, na África, enquanto suas solicitações são analisadas pelo sistema migratório britânico. Na aprovação do texto, há quase duas semanas, o Parlamento derrubou todas as emendas propostas pela oposição, em uma vitória para Sunak.

No entanto, para o especialista em pesquisas de opinião John Curtice, consultado pela agência de notícias Reuters, os conservadores podem estar enfrentando seus piores resultados em eleições locais em 40 anos com base nos resultados parciais.

Piranha é usada para cortar armadilha de pesca; vídeo viraliza

0

Um grupo de pescadores de Linhares, no norte do Espírito Santo, usou uma piranha para cortar as braçadeiras de plástico de uma rede de pesca. 

O vídeo do momento, compartilhado no TikTok no final de abril, já se tornou viral, contando com mais de 230 mil visualizações

Nas cenas, o criador de conteúdo Ray Guati segura uma piranha com as mãos e a aproxima da boca de uma braçadeira de plástico, presa a um corrimão metálico. Assim que sente algo tocando, o peixe corta o objeto com uma velocidade surpreendente.

Após demonstrar a habilidade das piranhas, o pescador devolve o peixe à água. Neste momento, Ray e outra pessoa que está filmando brincam sobre a “utilidade” da piranha.

O vídeo foi produzido pela Linhares da Pesca e por outra página de pesca, conhecida como Jaguaré Pescas.

Leia Também: Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas