Home Blog Page 2547

Rock Goitacá: Cais da Lapa tem últimos ajustes para início do festival

0

O espaço do Cais da Lapa está praticamente pronto para receber os amantes do rock. Completando 10 anos, o “Rock Goitacá”, promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), tem início nesta sexta-feira (3), a partir das 19h. Nesta manhã, os últimos ajustes estavam sendo feitos e os food trucks montavam seus espaços. Para garantir a segurança do público, além da presença da Polícia Militar, o evento vai contar com uma base da Guarda Civil Municipal. O festival segue até o próximo domingo (5).

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, houve uma adesão massiva de ambulantes e food trucks que, além de oferecerem uma ampla gama de lanches e bebidas para os espectadores aproveitarem o festival, também fomenta a economia do município. Ao todo vão estar à disposição do público seis foods trucks e, ainda, quatro barracas de churros, quatro carrinhos de pipoca, além de barracas de lanches e cervejas artesanais.

A Guarda Civil Municipal vai contar com uma base para atendimento ao público, atendendo chamados como por criança perdida, entre outras necessidades da população. Ao todo 10 viaturas e mais de 80 guardas vão atuar nos três dias de evento, no controle de acesso, segurança básica do público presente, ordenamento, fiscalização e orientação no trânsito no entorno.

PROGRAMAÇÃO

3/5 – SEXTA-FEIRA
19h até 19h50: Vietnã
20h10 até 21h: O Salto
21h20 até 22h10: Kurtz e Kevin
22h30 até 23h20: Produto de Rock
23h40 até 00h30: Zero Kelvin

4/5 – SÁBADO
17h até 17h50: Projeto Zero
18h10 até 19h: Varney
19h20 até 20h10: Papercut Project
20h30 até 21h20: Evolução da Espécie
21h40 até 22h30: Oh! I Kill
22h50 até 23h40: Tubarão Martelo
00h até 00h50: Eixo Nacional

5/5 – DOMINGO
17h até 17h50: Nabrup
18h10 até 19h: Madame Bardot
19h20 até 20h10: Mr. Brow
20h30 até 21h20: Reubes Pess Band
21h40 até 22h30: Quatro Ponto Zero

Participantes do Baile de Debutantes ensaiam valsa e tiram medidas dos anéis

0
Foto: Mariana Barreto / Divulgação

As 50 debutantes que vão participar do 2ª Baile de Debutantes da Prefeitura de Campos participaram, nesta quinta-feira (2), do ensaio da valsa no Palácio da Cultura. Sob o comando da coreografa Beatriz Petrucci, as participantes, junto dos seus pares, decoraram os passos da tradicional dança. Na ocasião, também foram tiradas as medidas dos dedos das jovens, que serão presenteadas pela Noêmia Joias com um anel de 15 anos.

A debutante Brendha Sales, que nasceu com Síndrome de Down, ensaiou com o padrinho Márcio Rodrigo. Para a mãe dela, Maria da Conceição Sales, a expectativa para o evento só cresce.

“A gente está muito feliz, muito radiante por esse momento incrível, muito esperado. A Brendha está esperando ansiosamente e ela disse que vai ficar incrível, e vai”, disse a mãe da debutante.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o baile está previsto para acontecer na primeira quinzena de junho. O evento é uma festa gratuita oferecida pela Prefeitura a meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social e que completam 15 anos entre 1° de janeiro e 31 de dezembro deste ano. A festa vai contar com decoração e buffet especial, DJ, ornamentação, além de cobertura de vídeo e fotos. As debutantes vão ganhar um Dia de Beleza para o evento.

Forças da Rússia entram em base americana na África

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em meio à exacerbada tensão geopolítica entre o Ocidente e Moscou, militares da Rússia passaram a operar em uma base ainda ocupada por soldados americanos na capital do Níger, país do centro da África que passou por um golpe militar no ano passado.

Os contingentes dos dois rivais não são conhecidos, mas a situação foi confirmada nesta sexta (3) pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. “Os russos estão em um complexo separado e não têm acesso às nossas forças e equipamentos”, disse a repórteres no Havaí.

O risco de alguma altercação entre os militares parece baixo. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, apenas disse que seu país tem forças em diversos países da África, sempre trabalhando em cooperação com os governos locais.
Isso era feito principalmente pelo grupo mercenário Wagner, que foi desmantelado no ano passado após seu líder, Ievguêni Prigojin, tentar um golpe contra a cúpula militar russa, insatisfeito com a perda de controle sobre seus negócios apesar de seu papel na Guerra da Ucrânia.

O golpe não veio, e Prigojin, que foi muito próximo do presidente Vladimir Putin, acabou morto dois meses depois num aparente atentado contra seu avião perto de Moscou.

O caso do Níger é emblemático da nova configuração geopolítica da região conhecida como Sahel, a faixa que divide a África subsaariana da porção árabe ao norte do continente. Até aqui, países da região trabalhavam com os EUA e a França, antiga potência colonial por lá, para combater o terrorismo islâmico endêmico na área.

Nos últimos cinco anos, seis países da região passaram por golpes de Estado, três deles com duas rodadas de sublevação. O do Níger azedou de vez a relação com os franceses e americanos, que foram convidados a sair do país. Com a demora, a junta militar determinou a expulsão das forças estrangeiras no mês passado.

Ao mesmo tempo, recebeu o que inicialmente seriam consultores militares russos, mas analistas acreditam ser antigos mercenários do Wagner sob contrato do Ministério da Defesa. Não se sabe quantos: alguns relatos falam em ao menos 60, outros em bem mais. Durante o golpe, manifestantes gritavam “viva Putin” em atos de rua.

Os EUA estavam no Níger havia 11 anos. Além da base da Força Aérea local em que operam na capital, Niamey, construíram uma grande pista para operação de drones a 750 km dali, em Niamey. Havia no país mil militares americanos, e não se sabe quantos ainda estão presentes.

A partir da instalação para drones, conhecida como Base Aérea 201, os EUA atacavam posições de grupos terroristas como o Estado Islâmico e o Boko Haram em toda a região. Agora Washington procura um novo parceiro regional, e enviou seu comandante militar para a África para conversas no Benin.

Forças americanas já deixaram o Chade nas últimas semanas, e Paris teve seus militares expulsos também no Mali e em Burkina Fasso.

O entrechoque com os russos ocorre no pior momento, desde a Guerra Fria, de relação entre as duas maiores potências nucleares do mundo, decorrente da invasão da Ucrânia em 2022.

Rússia eleva tom contra o Reino Unido

Em mais um capítulo dessa disputa com EUA e seus aliados, a Rússia aumentou as críticas ao apoio do Reino Unido à resistência da Ucrânia.

Na véspera, o chanceler britânico, David Cameron, havia dito que a ajuda anual equivalente a R$ 19 bilhões a Kiev valeria pelo tempo que a guerra durasse. Foi além, afirmando que armas britânicas podem ser usadas contra o território russo, rompendo uma linha vermelha autoimposta pelos EUA e seus aliados desde o começo da guerra.

Biden disse várias vezes que não poderia arriscar a Terceira Guerra Mundial fornecendo armas ofensivas que pudessem atingir a Rússia. Desde que foi colocada na defensiva e passou a sofrer perdas territoriais renovadas, neste ano, a Ucrânia tem apostado em ataques assimétricos contra alvos o vizinho, como refinarias.

Aviões militares russos também foram abatidos no espaço aéreo do país, mas até aqui Kiev diz ter usado apenas armamentos próprios. Londres forneceu aos ucranianos uma de suas mais importantes armas até aqui no conflito, o míssil de cruzeiro furtivo Storm Shadow.

Especula-se que eles possam ser utilizados para um ataque contra a ponte da Crimeia, obra que simboliza a absorção da península realizada por Putin em 2014. A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirmou que Cameron admitiu na prática estar em guerra com Moscou usando “as mãos ucranianas”.

Ela afirmou que “qualquer ataque contra a Crimeia será respondido com uma vingança devastadora” pelos russos, sem especificar se poderia mirar alvos britânicos, uma escalada enorme no conflito.

Até aqui, a França era o país que mais ensaiava uma mudança de patamar no conflito, com o presidente Emmanuel Macron dizendo ser possível enviar forças para a Ucrânia. Putin respondeu que se isso ocorrer, a Otan (aliança militar ocidental) estará arriscando uma guerra nuclear.

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3), a soltura do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Cid está preso no Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília, desde março deste ano, quando foi preso ao prestar depoimento ao Supremo. Na época, a revista Veja publicou áudios em que o militar criticou a atuação de Moraes e da Polícia Federal.

O ex-ajudante de ordens assinou acordo de colaboração premiada após ter sido preso no âmbito do inquérito que apura fraudes em certificados de vacinação contra covid-19.

Além do caso referente às vacinas, Cid cooperou também com o inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado que teria sido elaborada no alto escalão do governo Bolsonaro.

Na mesma decisão, Moraes decidiu manter a validade do acordo de delação assinado por Mauro Cid. Os termos já haviam sido confirmados pelo militar durante a audiência na qual ele foi preso.

“Consideradas as informações prestadas em audiência nesta Suprema Corte, bem como os elementos de prova obtidos a partir da realização de busca e apreensão, não se verifica a existência de qualquer óbice à manutenção do acordo de colaboração premiada nestes autos”, decidiu o ministro.

Governo adia Enem dos concursos em todo o país por causa das chuvas no RS

0

O Governo federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como O “Enem dos concursos”, em todo o país.

As provas seriam aplicadas no próximo domingo (5), em 288 cidades do país. Contudo, o governo optou pelo adiamento porque parte dos candidatos do Rio Grande do Sul não teriam condições de realizar as provas.

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Segundo ministra da Gestão Esther Dweck, o governo ainda não tem uma nova data para aplicação das provas, que deve ser definida nas próximas semanas.

“A conclusão que a gente teve hoje [sexta-feira] é que seria impossível analisar a prova no Rio Grande do Sul. Seja pelo local de prova de dados, seja pelo posto de segurança na educação das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo”, disse a ministra.

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

0

Supremo Tribunal Federal (STF) definiu na quinta-feira (02), as regras a serem seguidas pelo Ministério Público em investigações criminais abertas internamente. Os ministros já haviam reconhecido que promotores e procuradores têm atribuição para instaurar e conduzir apurações na esfera penal – por unanimidade na conclusão do julgamento. Os Procedimentos de Investigação Criminal (PICs) do MP deverão seguir os mesmos prazos e parâmetros dos inquéritos policiais.

Ficou definido que o Ministério Público pode realizar as próprias investigações, mas precisa comunicar imediatamente ao Judiciário quando instaurar – ou encerrar – um procedimento. Há uma preocupação no STF com a supervisão desses procedimentos, daí a obrigatoriedade do registro das investigações, para viabilizar o controle judicial.

As prorrogações também dependerão de justificativa fundamentada e aval judicial. “Essa decisão, somada à do juiz de garantias, arruma bastante esse tema da investigação pelo Ministério Público, mantendo a autonomia da instituição e a sua autoridade própria, porém preservando o controle judicial”, disse o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

O registro dos procedimentos também serve para evitar que investigações sobre o mesmo caso tramitem simultaneamente com magistrados diferentes, o que poderia levar a decisões conflitantes. Dessa forma, ficou decidido que o juiz que receber a primeira investigação, seja da Polícia ou do Ministério Público, terá prevenção para acompanhar outros procedimentos que eventualmente venham a ser instaurados.

O STF também reconheceu que cabe ao MP investigar suspeitas de envolvimento de agentes da Segurança Pública em infrações ou episódios de violência policial. E concordaram que os prazos previstos no Código Penal também devem ser observados pelos promotores e procuradores em seus PICs. E que eles podem requisitar perícias técnicas, produzindo provas.

Corpo de Bombeiros vistoria estruturas montadas para o show da Madonna

0

O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, vistoriou na quinta-feira, (02), as estruturas provisórias montadas para o show da Madonna, que ocorrerá neste sábado (04), no Posto 2 da Praia de Copacabana. Segundo a organização do evento, são esperadas mais de 1,5 milhão de pessoas.

Os militares conferiram de perto as as condições referentes à segurança contra possíveis incêndios e pânico nas áreas VIP, os espaços comuns, os acessos internos do backstage, cozinhas, passarelas, áreas administrativas, o palco, os camarins da cantora, bailarinos e toda a estrutura provisória em áreas externas do show.

– As ações de sucesso no Réveillon e no Carnaval serão reproduzidas nestes dias que antecedem este show histórico. As forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro estão trabalhando incessantemente e em parceria para garantir segurança à população e aos turistas antes, durante e depois do show. Estamos certos que o Rio será ainda melhor avaliado no exterior – afirmou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Além do palco principal montado no Posto 2 de Copacabana, a vistoria do Corpo de Bombeiros também analisou as condições de estruturas provisórias como a passarela sobre a Avenida Atlântica, uma área externa do Hotel Copacabana Palace e o segundo palco que está em montagem final para o show de abertura do DJ Pedro Sampaio.

Entre as principais exigências e itens verificados estão a amplitude das saídas de emergência e o acesso a extintores de incêndio, por exemplo. A previsão é que a equipe do Diretoria Geral de Diversos Públicas, localizado em Copacabana, retorne para conferir se todas as orientações foram seguidas para o prosseguimento seguro do show.

PGR pede ao Supremo para manter condenações do caso Boate Kiss

0

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta quinta-feira (2), no Supremo Tribunal Federal (STF) o restabelecimento das condenações de quatro acusados pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

Em 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a anulação da sessão do Tribunal do Júri que condenou os acusados, em dezembro de 2021. A decisão que anulou o júri foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Após a decisão do STJ, a PGR recorreu ao Supremo.

No parecer enviado ao STF, a subprocuradora Claudia Sampaio Marques argumentou que as supostas ilegalidades ocorridas durante o julgamento dos acusados deveriam ter sido apontadas durante a sessão do júri. Ela também afirmou que a anulação do julgamento promove a revitimização dos familiares dos mortos.

“A anulação do julgamento de crimes ocorridos há mais de uma década, de que resultaram a morte trágica de mais de 240 pessoas, depois de árduo trabalho desenvolvido pelo Tribunal do Júri ao longo de dez dias com rigorosa observância de todos os preceitos constitucionais, notadamente daqueles que consagram o devido processo legal, representou inegavelmente a despropositada e crudelíssima renovação das dores infligidas a quem sobreviveu da tragédia e às famílias das centenas de vítimas fatais”, afirmou a subprocuradora.

Atualmente, estão anuladas as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.

No STJ, os advogados dos quatro acusados reafirmaram que o júri foi repleto de nulidades e defenderam a manutenção da decisão que anulou as condenações.

Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.

USP se prepara para fazer transplantes de órgãos de porcos para humanos

0

(FOLHAPRESS) – Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) acabam de inaugurar um laboratório que, com alguma sorte, poderá viabilizar a prática dos xenotransplantes (transplantes de órgãos de animais para seres humanos) no Brasil.

Médicos, geneticistas e veterinários, entre outros especialistas, usarão o espaço para abrigar porcas grávidas de filhotes geneticamente modificados. As alterações no DNA dos suínos servem para minimizar o risco de rejeição quando seus órgãos forem transferidos para pessoas que precisam de um transplante.

Os primeiros testes bem-sucedidos já aparecem nos últimos anos em pacientes dos EUA, e a esperança é que, no futuro, a abordagem encurte o tempo de espera por um novo órgão, talvez dispensando, em alguns casos, a necessidade de um doador humano. Antes que isso se torne realidade, porém, é preciso vencer uma gama considerável de desafios técnicos, a começar pela reprodução dos próprios suínos.

No papel, a abordagem parece simples. O material genético no núcleo de células fetais de porcos é alterado e, depois, transferido para óvulos suínos cujo DNA foi retirado.

“Estamos usando a técnica que deu origem à ovelha Dolly”, resume Mayana Zatz, geneticista do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco da USP, uma das coordenadoras do projeto Xeno BR.

O problema é que, mesmo quase 30 anos após o nascimento de Dolly, o primeiro mamífero clonado, produzir cópias genéticas de qualquer animal doméstico ainda é um processo complexo. A clonagem sempre envolve o uso de centenas ou até milhares de óvulos para, se tudo der certo, ocorrer o nascimento de um filhote viável.

“Sabemos que a eficiência é baixa, mas estamos aprendendo que a qualidade das células a serem editadas geneticamente pode ter um papel importante no sucesso”, diz Zatz. A equipe está sendo assessorada por Luiz Mauro Queiroz, brasileiro responsável pela criação dos porcos transgênicos (geneticamente modificados) da empresa eGenesis nos EUA. 

A equipe americana já realizou seus primeiros transplantes suíno-humanos.

Também ainda não está totalmente claro quantas modificações no DNA são necessárias para que os órgãos de porcos sejam substitutos aceitáveis daqueles doados por pessoas.

“Alguns grupos acreditam que seja suficiente silenciar três genes [grosso modo, regiões funcionais do DNA] dos porcos, o que tem sido a nossa proposta. Outros defendem que um só gene poderia ser suficiente ou que seja necessário introduzir genes humanos”, diz a geneticista. “Somente com o seguimento dos pacientes a longo prazo será possível responder essa pergunta.”

O cirurgião Silvano Raia, da Faculdade de Medicina da USP, coordena o trabalho ao lado de Zatz e diz que o objetivo inicial do trabalho é viabilizar um xenotransplante de rim, como já aconteceu nos EUA.

“Na hipótese de insucesso, podemos retirar o xenoenxerto não funcionante e fazer com que o paciente volte a fazer hemodiálise até que esteja em condições de receber um alotransplante [de um doador humano], para o qual terá uma prioridade que não tinha antes do xenotransplante”, explica Raia.

Esse primeiro candidato a receptor precisará ter condições clínicas para receber o órgão do suíno geneticamente modificado e, ao mesmo tempo, não ter prioridade na lista de espera por um órgão humano. “Os xenotransplantes já realizados de coração e rim seguiram essa conduta.”

De acordo com Raia, ainda é cedo para dizer se o avanço da técnica vai acabar equiparando os xenotransplantes, em termos de sucesso e riscos, aos feitos hoje com as técnicas convencionais, embora essa possibilidade exista.

Ao menos por ora, os pacientes que receberem os órgãos suínos deverão ter de enfrentar um esquema imunossupressor mais potente e constante. Ou seja, eles farão um uso mais intenso de medicamentos que controlam o sistema de defesa de seu organismo, para que ele não rejeite o transplante como um corpo estranho.

“Em consequência disso, a possiblidade de esse paciente se contaminar será maior, sem dúvida. Ele terá de seguir recomendações que evitem ao máximo o contato com fontes de infecção”, observa o médico.

Raia lembra ainda que pesquisas feitas anteriormente no Brasil com candidatos na fila por rim ou fígado que já tinham recebido novos órgãos mostram que 91% aceitariam um xenotransplante suíno caso fosse necessário, taxa superior à de países como a China (75%) e Turquia (43%).

Leia Também: Transplantes: Famosos que receberam doações de órgãos

 

Afetados por chuvas podem pedir reembolso da inscrição do Enem dos Concursos

0

O governo federal anunciou que os candidatos afetados por desastres naturais podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição do “Enem dos Concursos”. A prova, que acontece no domingo (5), em todo o país, foi mantida mesmo em meio às chuvas no Rio Grande do Sul.

Pedido de ressarcimento pode ser feito até o dia 10 de maio – cinco dias úteis após a realização do exame. A Fundação Cesgranrio – responsável pela organização do concurso -, analisará as solicitações e encaminhará para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, fazer a devolução.

Solicitação é feita pela Área do Candidato, na mesma página em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.
Governo mantém aplicação do enem dos concursos

Governo mantém aplicação do enem dos concursos

O governo diz que tentará garantir a participação dos candidatos no RS. “O Governo Federal enviará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, diz a pasta.

Eduardo Leite (PSDB) solicitou ao governo federal o adiamento a prova nos locais atingidos pelas fortes chuvas. Parlamentares também fizeram o mesmo. Segundo o regulamento do concurso, um adiamento das provas só poderia ocorrer em todo Brasil.

Os editais do concurso não preveem reaplicação em nenhuma hipótese, mesmo em caso de desastres naturais, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Candidatos que tenham a participação afetada por problemas logísticos (que incluem desastres naturais) podem somente pedir o dinheiro de inscrição de volta.

Sistema do CadÚnico ficará suspenso para atendimento

0
Foto: Vadinho Ferreira / Divulgação

Em todo o país, o sistema do Cadastro Único ficará indisponível na segunda (6) e terça-feira (7). Com isso, o atendimento específico do CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Gestão do CadÚnico, como novos cadastros e atualização cadastral, estarão suspensos nestes dois dias. O atendimento retornará ao normal na quarta-feira (8).

A indisponibilidade será em função de uma manutenção para acertos e melhorias na segurança do sistema do CadÚnico. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome determinou que seja instalado um módulo para rastreamento dos computadores utilizados para acesso ao sistema do Cadastro Único, que impedirá acessos indevidos e fraudes aos dados cadastrais.

Agendamento da Gestão do CadÚnico a partir de segunda-feira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social divulga na segunda-feira (6), o link para agendamento de atendimento na semana que vem para atualização do Cadastro Único das famílias que são referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Codin, Ururaí e Chatuba. O atendimento segue sendo realizado na Gestão do CadÚnico, na Rua Tenente Coronel Cardoso, 565, no Centro. A atualização do CadÚnico é para as famílias que sofreram qualquer mudança, como renda, composição familiar, escola, telefone, endereço, entre outros.

Viatura da PM é atingida por caminhão em Morro do Coco

0

Na manhã desta sexta-feira (03), uma viatura da Polícia Militar de Campos dos Goytacazes foi atingida por um caminhão, na Rua João da Cruz, em Morro do Coco. Não houve feridos.

Os policiais haviam estacionado a viatura em um estabelecimento para tomar café e observaram um caminhão dando ré, a viatura balançou em seguida. Quando saíram do estabelecimento viram o caminhão com o para-choque preso com o da viatura.

O motorista do caminhão relatou que ao dar ré, o veículo se inclinou tirando o ângulo da visão da viatura ocasionando a colisão.

O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus

Prefeita Francimara concede aumento superior a 10% no valor do Cartão Alimentação

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, autorizou aumento de 10,71% no valor do Cartão Alimentação, publicado no Diário Oficial da edição desta quinta-feira (2). Com o reajuste, o novo valor do benefício mensal aos servidores públicos em atividade passa para R$ 310 e estará disponível já a partir de domingo (5).

“Com muita responsabilidade e após os estudos de viabilidade financeira realizados pela nossa equipe técnica das secretarias de Fazenda e de Controle Interno, chegamos ao índice de 10,71%. O reajuste está dentro da realidade do município”, explicou Francimara.

O novo secretário de Administração, José Manoel Mol, acrescentou. “O aumento concedido pela prefeita Francimara (10,71%) é quase quatro vezes maior do que o índice de correção que até então era usado pelos governos anteriores, o IGP (Índice Geral de Preços), que atualmente é de apenas 2,90%”.

O reajuste também é superior à inflação de 2023. No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 4,62%. 

 

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

0

O corpo de uma mulher de 90 anos que tinha morrido há seis meses foi encontrado, na quinta-feira (2), dentro de casa, na zona de El Tablero, em Tenerife, na Espanha, onde vivia com o filho de 65 anos.

De acordo com a Policía Local de Santa Cruz de Tenerife, citada pelo El Diário, o filho foi detido por suspeitas de ter escondido o cadáver da mãe.

O alerta foi dado pelos vizinhos, na quinta-feira à noite, que estranharam a longa ausência da mulher e o mau cheiro que vinha da casa. Quando perguntaram ao filho onde estava a mãe, ele respondeu que estava na cama.

Os agentes da polícia local dirigiram-se à casa, o homem abriu a porta e disse-lhes que a mãe estava bem, apenas dormindo. Quando se dirigiram ao quarto, perceberam o cheiro forte que os vizinhos tinham denunciado e, na cama, estava o corpo da mulher coberto com sacos cheios de cal.

Fontes da Polícia Nacional, que assumiu a investigação deste incidente, informaram que o corpo estava “embalsamado e sem sinais aparentes de violência”. Segundo o filho, a mãe tinha morrido há cerca de cinco meses.

No entanto, com base nos dados preliminares da análise forense, a morte deverá ter ocorrido há cerca de seis meses, embora a causa da morte ainda não tenha sido determinada.

O filho foi preso e, posteriormente, transferido para uma unidade psiquiátrica do Hospital La Candelaria.

A investigação está sendo realizada pelo Grupo de Homicídios da Policia Nacional.

Leia Também: Idosa quase cai em golpe achando que falava com Robert de Niro

Governo do RS organiza doações via PIX para afetados no temporal

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em meio às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, mais de 70 mil pessoas foram afetadas, sendo que cerca de 15 mil tiveram de deixar suas casas. A Defesa Civil do estado afirmou que a prioridade é o resgate de pessoas, porém há necessidade de itens específicos, como colchões, roupas de cama e banho e cobertores.

Os materiais devem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual. Doadores podem encaminhar os itens para o endereço na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, na cidade de Porto Alegre –o telefone para contato é (51) 3210-4255.

O governo gaúcho também reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul –doações são realizadas via número do CNPJ, que é 92.958.800/0001-38. Em nota, a gestão estadual explica que o valor doado será integralmente revertido para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Em meio ao estado de calamidade, foi intensificada a mobilização para a doação de sangue no Hemocentro da capital gaúcha em decorrência do risco de desabastecimento principalmente de plaquetas e de hemácias nos próximos dias. Por isso, o hemocentro que já funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, estará aberto neste sábado (4), entre 8h e 12h para atender até 140 doadores.

A gestão estadual afirma que a urgência é de sangue de todos os tipos. Porém, orienta que doadores que vivem em Porto Alegre e região metropolitana se desloquem até o hemocentro de forma segura e tenham cuidado com o risco de deslizamento e alagamento nas vias públicas.

O hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, e o agendamento pode ser feito por telefone (51) 3339-7330 ou por mensagem de WhatsApp (51) 98405-4260.

Além da doação de sangue, a Secretaria de Saúde também está cadastrando profissionais de saúde para compor um banco de voluntários. Eles podem ser convidados a auxiliar os municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas e pelas enchentes.

De acordo com a pasta, a colaboração de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, deverá ocorrer em hospitais, unidades de pronto atendimento e nos demais serviços de saúde. O cadastro deve ser realizado por meio de um formulário disponibilizado no site da secretaria.

Leia Também: Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

Leia Também: Temporais no RS matam 29, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

 

Guarda Ambiental resgata capivara em residência de Barra do Itabapoana

0

Agentes da Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizaram o resgate de uma capivara na noite da última quarta-feira (1º), feriado nacional do Dia do Trabalhador. A ação aconteceu na localidade de Barra do Itabapoana. 

De acordo com a GAM, o animal foi encontrado no interior de uma residência e pesava cerca de 100 kg, além de medir aproximadamente 80 cm de altura. Após o resgate, os agentes realizaram a soltura em uma região semelhante ao habitat natural da espécie. 

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, reforçou a orientação aos moradores em casos como este. 

— É muito importante que os moradores mantenham distância do animal e acionem a GAM imediatamente, pois o animal silvestre pode se sentir ameaçado e atacar. O telefone para contato é o (22) 9.98925175 e funciona 24h por dia — ressaltou. 

 

Nunes diz que Câmara de SP deu exemplo ao permitir privatização da Sabesp e não teme revés

0

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou na noite desta quinta-feira, 2, poucos minutos após a aprovação pela Câmara Municipal, o projeto de lei que permite a adesão da capital à privatização da Sabesp.

Após uma sessão conturbada na Casa, com a oposição e manifestantes falando em suspensão da votação, o prefeito elogiou o trabalho do Legislativo e afirmou ao Estadão/Broadcast que não teme a possibilidade de suspensão da votação. “O jurídico está muito seguro”, disse.

Grupos contrários ao projeto defendem o cancelamento da votação devido a uma decisão da juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo. Segundo ela, a sessão não poderia ocorrer sem o devido processo, que envolvia a realização de uma série de audiências públicas e um estudo de impacto orçamentário.

Segundo o presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil), a Câmara seguiu todos os ritos necessários para a votação. “Não temo que seja anulada”, disse Leite após a aprovação do projeto.

Câmara

Apesar de ter dado sinalizações que preocuparam o governo estadual e a prefeitura com relação à aprovação do projeto, o presidente da Câmara acabou como fiel da balança para aprovação do projeto.

Segundo o prefeito, a atuação da Câmara deu “exemplo de como fazer um bom debate (…) que resultou em melhorias para o interesse da cidade”.

Dentro dos pontos destacados pelo prefeito, estavam o aumento dos investimentos da Sabesp na capital, que eram de 13% e vão para 25% até 2029, e a antecipação de 5,5% do montante previsto do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI) entre 2025 e 2029.

 

 

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

0

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Primeiro título e biometria
Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.

Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.

Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

Transferência de domicílio
Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral.

O procedimento, nesse caso, pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Título Net.

Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenha se mudado em decorrência de transferência ou remoção.

Pastor suspeito de estuprar criança de 9 anos é preso em SFI

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (01) um pastor evangélico foi preso dentro da própria casa suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 9 anos, e induzir a vítima a enviar conteúdo pornográfico. A prisão ocorreu no bairro Floresta, em São Francisco de Itabapoana.

De acordo com informações da Polícia Civil, a denúncia foi realizada na última terça-feira (30). Segundo as investigações, o pastor abusou sexualmente e em troca de dinheiro induziu a vítima a enviar vídeos e fotos com conteúdo pornográfico.

Após a denúncia, as equipes foram até o endereço do pastor e efetuaram a prisão. Ainda durante a ação, os agentes realizaram buscas pela casa e apreenderam celular, notebook e pendrives. No telefone, os policiais encontraram fotografias da vítima nua.

O homem foi autuado em flagrante por adquirir, possuir e armazenar foto ou vídeo com cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Ele responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual e aliciamento de criança para exibição pornográfica.

8º Batalhão da Polícia Militar de Campos terá novo comandante

0

O coronel do 8º batalhão da Polícia Militar (8ºBPM), Ricardo Cruz será transferido para Estado Maior Geral do Rio de Janeiro, e quem deverá assumir o seu lugar será o tenente-coronel Maurício Arthur Barbosa.

A mudança está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (06). E além de Campos, o batalhão fica responsável também pela segurança em São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.