Home Blog Page 2548

Motorista de ônibus tem mal súbito e mata uma pessoa atropelada em calçada no Rio

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Um acidente envolvendo um ônibus nesta quinta-feira (2) deixou uma pessoa morta e outra ferida em uma borracharia no Rio de Janeiro.

Duas pessoas foram atropeladas. César Gomes, de 34 anos, morreu no local. Outra pessoa, que não teve a identidade divulgada, foi levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar.

Um vídeo mostra momento do acidente. Na gravação, é possível ver uma das vítimas abaixada, consertando a moto, antes de ser atropelada pelo ônibus. O veículo bate em outras motos que estavam estacionadas no local, junto a pneus da borracharia.

O motorista de ônibus teve mal súbito enquanto dirigia, segundo a Polícia Civil. Após o acidente, ele foi levado à 25ª DP para prestar esclarecimentos. O coletivo fazia a rota da linha 249 (Água Santa-Castelo).

O caso é investigado. A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou que imagens do interior do ônibus serão analisadas, e testemunhas serão ouvidas.

A Rio Ônibus afirmou que lamenta o ocorrido. “A empresa aguarda resultado de perícia técnica para entender a dinâmica do acidente”, diz a nota divulgada pela empresa.

Leia Também: Temporais no RS matam 29, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

 

Demos poderes demais a López Obrador, diz candidata opositora do México

0

(FOLHAPRESS) – A blusa tem traços de artesanato tradicional indígena e é rosa, a cor-símbolo dos atos em defesa da autonomia do órgão eleitoral. O colar tem pérolas e corações. No braço, as pulseiras de miçanga com letrinhas têm um quê de Taylor Swift. Assim Xóchitl Gálvez, candidata da oposição à Presidência do México, aparece para esta entrevista.

São símbolos que buscam enviar mensagens a seu eleitorado de olho no principal desafio: derrotar nas urnas a postulante governista, Claudia Sheinbaum, em 2 de junho. Sua concorrente larga na frente nas pesquisas e conta com o capital político invejável do atual presidente, o populista Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO.

Com a certeza de que o México terá neste ano a primeira mulher eleita presidente em sua história, Xóchitl (lê-se ‘sótil’) alça a agenda de gênero como prioridade. Descendente do povo indígena Ñähñu (também chamado de otomí), ela se tornou uma empresária de sucesso no ramo de edifícios inteligentes.

“A verdade é que havia zero oportunidade para as mulheres no meu povoado. Tínhamos de nos conformar com casar aos 14 anos e viver na pobreza, e eu me atrevi a sair dali”, diz ela durante entrevista concedida à Folha de S.Paulo e a cinco veículos de imprensa de outros países da América Latina.

“Comecei minha luta social confrontando um cacique que tínhamos e que queria controlar a todos nós; isso depois de ter sido filha de um pai violento e com problemas de alcoolismo.”

A ex-senadora representa uma frente histórica de partidos de oposição. No mesmo espectro estão o PRI (Partido Revolucionário Institucional) e o PAN (Partido de Ação Nacional), siglas que por décadas revezaram o poder até a chegada à Presidência do Morena, partido de AMLO. Também compõe essas fileiras o PRD (Partido Renovação Democrática), esse de menor expressão.

Antes autodenominados “água e óleo”, PRI e PAN forjaram a aliança para tentar derrotar AMLO nas urnas, mas nos bastidores sinalizam que é pouca a possibilidade de que atuem em bloco no Congresso.

Para além de toda a representatividade que carrega, Xóchitl busca assumir o controle de um país cujos desafios são bem conhecidos, a começar pelos altos índices de violência, incluindo a política e a de gênero. O número de homicídios ao longo do último sexênio, o período de governo de Obrador, foi recorde.

Violência e sombra de militarização marcam México a um mês da eleição “Demos ao atual presidente ferramentas que não havíamos dado a nenhum outro”, diz Xóchitl, mencionando a permissão do Congresso para que o Exército estivesse por determinado tempo nas ruas ajudando na segurança pública de todo o país.

“A ideia era que o Exército apoiasse a Guarda Nacional, instituição que deveria ter comando civil, não militar, de maneira excepcional”, segue. “Mas o que o presidente fez? Fez tudo ao contrário. Militarizou completamente o país, desde a Guarda Nacional até o comando das polícias estaduais, muitas das quais estão com o Exército.”
Xóchitl afirma que o Exército está de braços cruzados. “Não há uma estratégia de segurança. A tolerância com a delinquência é grande, cada vez temos mais crimes, mais extorsões, mais tráfico de armas.”

A frente opositora propõe então desmilitarizar a segurança pública e fortalecer uma Polícia Nacional Civil, ainda que sejam justamente os militares aqueles que mais gozam de popularidade entre os mexicanos segundo diversas pesquisas de opinião pública recentes.

O nome da oposição neste 2024 também diz querer reformar o modelo de prisões no México. “Hoje as prisões mexicanas são como hotéis, são centros de crime. De dentro da prisão os detentos praticam extorsões, conduzem os crimes, atuam como um autogoverno.”

O plano seria colocar em prática algum modelo como o de El Salvador de Nayib Bukele?

“Não é a ideia de El Salvador de prender meio mundo e colocar nas prisões”, afirma a candidata. “Aqui a ideia é que os criminosos sejam julgados [a maioria em El Salvador está detida sem ter visto um juiz] e que os impeçamos de seguir com suas práticas.”

Para as mexicanas, ela afirma que o objetivo é inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e combater a impunidade dos crimes de feminicídio. “Acredito muito na independência econômica das mulheres. Se as mulheres não têm independência econômica, dificilmente podem deixar para trás uma vida de violência.”

Desde o início da campanha eleitoral, Xóchitl aparece em segundo nas pesquisas de intenção de voto com uma margem considerável de distância da primeira colocada, Claudia Sheinbaum.

A última pesquisa conduzida pelo Reforma, um dos principais jornais mexicanos, em domicílio, de 6 a 12 de março, mostrava Sheinbaum com 58% dos possíveis votos, 24 pontos a mais que Xóchitl.

Outros levantamentos aproximaram as candidatas, como pesquisa telefônica da consultoria Massive Caller que mostrou Sheinbaum com 41,9% e Xóchitl com 37,3%, há duas semanas.

Com o mote de campanha “México sem medo”, a ex-senadora tenta se colocar como um nome que representa mais do que a mera oposição.

O rosa tão presente em suas vestimentas remete à cor que simboliza protestos massivos pela autonomia do Instituto Nacional Eleitoral do México, que AMLO tentou reduzir. Milhares lotaram a Praça Zócalo, a principal da capital mexicana, contra o ímpeto do presidente.

No braço, suas pulseiras fazem menção ao que chama de “Xóchitl lovers”, sua base de possíveis eleitores com forte atuação nas redes sociais. Resta saber o efeito que os fãs terão nas urnas daqui a um mês.

Leia Também: Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos

Suspeito foge, mas Polícia Militar apreende sacola com 6 pinos de cocaína em Campos

0

Ao realizar um patrulhamento nesta quinta-feira (02), na Avenida Newton Guaraná, Bela Vista, em Campos, policiais militares localizaram um suspeito, que quando notou a presença dos policiais, fugiu do local deixando pra trás uma sacola.

Os policiais não conseguiram alcançar o suspeito, mas apreenderam a sacola que continha 6 pinos de cocaína.

O material foi encaminhado para a 134ª DP/Centro.

Nova recepção e lavanderia do Hospital Municipal Manoel Carola são inauguradas

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, entregou à população nesta quarta-feira (01), as novas recepção e lavanderia do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas.

“Tudo que é investido para melhorar a vida da população é motivo de alegria e comemoração. Agradeço a Deus por estar aqui e poder proporcionar uma saúde de qualidade aos moradores do município. A nova recepção objetiva dar um tratamento humanizado e ainda mais digno a quem precisa de atendimento médico, tanto para os pacientes quanto aos acompanhantes. Já a nova lavanderia do HMMC é especializada em lavar roupas hospitalares, o que vai agilizar o serviço, além de ser executado com mais qualidade. Atualmente, 90% dos atendimentos em saúde da responsabilidade do município são prestados em SFI e se Deus quiser, em pouco tempo teremos 100%, após a inauguração de sete leitos de UTI e um para isolamento no HMMC”, ressaltou Francimara, acrescentando:

Estamos há quase 8 anos à frente da Prefeitura de SFI devido ao reconhecimento pelo trabalhado desenvolvido, principalmente para os que mais necessitam dos serviços públicos municipais, quer seja na saúde ou em outras áreas. Hoje é feriado e dia do meu aniversário, mas estou trabalhando e cumprindo a minha obrigação e assim o farei até o último dia do meu mandato. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os trabalhadores e trabalhadores pelo seu dia”.

O secretário da pasta, Sebastião Campista, ao lado da subsecretária Thayna Rissa, reforçou as palavras da prefeita. “A nova recepção do HMMC é climatizada e tem uma equipe capacitada para prestar o primeiro atendimento e encaminhar o paciente de acordo com a classificação de risco através de pulseiras coloridas que sinalizam o nível de gravidade de cada caso. Já na nova lavanderia, todos os equipamentos são hospitalares: a lavadora, a centrífuga, a secadora e a calandra, que tem a função básica de, ao mesmo tempo, secar e passar a roupa”, explicou Campista.

Participaram ainda da solenidade os ex-prefeitos Frederico Barbosa Lemos e Beto Azevedo, um grupo de vereadores, secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores, além de funcionários do HMMC.

Fonte: ASCOM SFI

Saúde de Campos reforça a importância da imunização contra a meningite meningocócica

0
Foto: Reprodução Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da imunização contra a meningite meningocócica, para crianças e adolescentes de até 14 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante. A pasta segue em alerta diante da baixa cobertura vacinal, cuja meta está longe da estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95%. No município, até o momento, foram aplicadas apenas 527 doses da vacina meningocócica C, uma cobertura de 42,82%, e 3.314 de ACWY.

No ano passado, de Meningo C foram 10.914 doses aplicadas (55,60%) e 5.756 de ACWY. A meningite, considerada uma doença grave, tem altas taxas de letalidade. Além do óbito, os pacientes podem sofrer sequelas significativas, como perda auditiva, de visão, da fala, motora e até ficar em estado vegetativo. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, realça que a imunização é a forma mais eficaz de evitar a infecção.

“A doença pode ser prevenida por meio de diferentes vacinas, pois existem diversos tipos de meningite, como a meningite por meningococo, pneumococo e hemófilos. As meningites são doenças dinâmicas e imprevisíveis. Por isso, a necessidade de cobertura vacinal adequada para evitar surtos e garantir a proteção da população, especialmente em relação às meningites meningocócicas”, alertou o infectologista.

As vacinas contra as meningites integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Ururaí e Travessão, na Cidade da Criança, na Clínica da Criança e na sede da Secretaria de Saúde. A vacina meningocócica C é feita em crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a vacina ACWY é para adolescentes que têm entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

O município contabilizou, de janeiro até o momento, cinco casos de meningite, sendo que um evoluiu para óbito. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 31 anos, morador do Parque São Caetano. Ele deu entrada na unidade hospitalar em 7 de fevereiro, vindo a falecer nove dias depois. Ano passado, a Secretaria de Saúde adotou ações estratégicas para atualizar a caderneta vacinal de todas as crianças e adolescentes nos locais onde foram confirmados, em menos de um mês, quatro casos da forma mais grave da doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). No total, em 2023, foram confirmados 34 casos da doença, sendo seis óbitos.

Fonte: Ascom

Colisão entre carreta e caminhão interdita BR-101 em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na madrugada desta sexta-feira (03), por volta das 04h45, um acidente envolvendo uma carreta e um caminhão causou o derramamento de carga de ferro na BR-101, no km 65,3, sentido Espírito Santo, em Campos. Os motoristas saíram ilesos.

A concessionária Arteris Fluminense está no local para atender à ocorrência. Como medida de segurança, a pista foi interditada, resultando em desvios para o fluxo de veículos: sentido Rio de Janeiro desviado pela rua paralela e sentido Espírito Santo desviado pela pista sul.

No momento, há uma fila de aproximadamente 1 quilômetro em cada sentido, enquanto as equipes trabalham para a liberação da via.

Celular, relógio e fones: veja o que é e não é permitido no “Enem dos concursos”

0

As provas do “Enem dos concursos” serão aplicadas neste domingo (5) em 228 cidades do país. Os candidatos precisam seguir diversas regras por questões de segurança, além de estarem proibidos de levar alguns itens, por questão de segurança.

Entenda as regras em mais detalhes:
NÃO ERRE NA CANETA: só será aceito um único tipo de caneta: de tinta preta, feita de material transparente. Vale a pena levar mais de uma, como reserva.

E O CELULAR? O candidato poderá entrar com o celular, mas, na sala de prova, o aparelho deverá permanecer desligado e dentro de um porta-objetos que será fornecido pela organização. Não se esqueça de desativar eventuais alarmes.

Esses envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas. Eles ficarão guardados embaixo da carteira.

Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estarem do lado de fora dos locais de aplicação.

Estão proibidos relógios, óculos escuros e quaisquer acessórios de chapelaria, como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

CADERNO DE PROVAS NÃO SAI: diferente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Concurso Nacional Unificado não será permitido sair com o caderno de provas. E nem com nenhuma folha de papel com anotações.

O governo promete publicar os cadernos a partir das 20h (horário de Brasília) do domingo. E o gabarito oficial será divulgado na terça (7).

RG DIGITAL PODE? Se o candidato quiser levar o documento de identidade de forma digital, deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala.

Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente.

Não é obrigatório estar com o cartão de confirmação de inscrição no dia da prova, mas o Ministério da Gestão, responsável pelo concurso, recomenda que ele seja impresso e seja levado. Ali está, por exemplo, o endereço do local de prova.

O QUE VESTIR : de acordo com o ministério, é preferível usar roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período de tempo. Além disso, diversos estados enfrentam uma onda de calor.

O QUE PODE ELIMINAR : conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como:

Microcomputadores portáteis e/ou similares.
Telefones celulares;
Relógios de qualquer natureza;
Chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
Fones de ouvido;
Mp3 player e(ou) similar;
Pendrive;
Gravadores;
Agendas eletrônicas e(ou) similares;
Também não serão tolerados atrasos. Então, fique atento aos horários e estude, com antecedência, como chegar ao local da prova.

Os candidatos vão realizar os exames em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e, no período da tarde, às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília.

É obrigatório permanecer pelo menos 2 horas na sala, em cada período.

Fonte: G1

Homem fica ferido em tentativa de homicídio em SFI

0

Um homem, identificado pelas iniciais R.P.S., de 30 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na madrugada desta sexta-feira (03), após levar um tiro no pescoço e outro tiro no braço, na Rua Emaus, na Ilha dos Mineiros, em São Francisco de Itabapoana.

O homem que chegou a ser levado pelos populares para o hospital da cidade, o Manoel Carola, mas foi transferido para o Hospital Ferreira Machado em Campos.

No local, a polícia encontrou uma moto modelo Titan, um celular e os óculos da vítima.

O caso foi registrado na 147ª DP/SFI

INSS alerta contra golpe de visita em casa para prova de vida

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que tem recebido denúncias de que golpistas estão se passando por servidores para fazer prova de vida na casa de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios.(Leia mais abaixo)

Os golpistas apresentaram crachás falsos do INSS com nome, foto e com a suposta área de atuação, que seria “prova de vida presencial”. O instituto diz que os golpistas pediram dados e fotos dos beneficiários, o que é irregular.(Leia mais abaixo)

De acordo com o INSS, esse tipo de pesquisa presencial é feita somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografias.(Leia mais abaixo)

“O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto”, esclareceu o INSS.(Leia mais abaixo)

Até o momento, o instituto não tem registro de quantos foram vítimas dos golpistas. O INSS lembra que, em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.(Leia mais abaixo)

O instituto informou que, assim que recebeu a denúncia, encaminhou as imagens à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para apurar como tiveram acesso aos dados dos beneficiários.(Leia mais abaixo)

“Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune.(Leia mais abaixo)

Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem”, afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.(Leia mais abaixo)

Prova de vida
Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração devem comprovar que estão vivos – a chamada prova de vida.(Leia mais abaixo)

Em março, o Ministério da Previdência Social decidiu suspender, até 31 de dezembro deste ano, o bloqueio de pagamento a beneficiários por falta de prova de vida.(Leia mais abaixo)

Desde 2023, cabe ao INSS fazer a comprovação de vida dos beneficiários através do cruzamento de informações. Ou seja, a autarquia comprova se a pessoa está viva através de informações de outros órgãos.(Leia mais abaixo)

A prova de vida é uma checagem periódica para comprovar que a pessoa está viva e pode continuar recebendo o benefício do INSS a que tem direito.(Leia mais abaixo)

Desde que começou a comprovação de vida por cruzamento de dados, 19 milhões de beneficiários realizaram prova de vida.

Fonte: G1

Mulher morre queimada em Cordeiro

0

Uma mulher, que não teve sua identidade divulgada, morreu queimada  na tarde desta quarta-feira (02) em Cordeiro, na Região Serrana do Rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes de Destacamento de Cordeiro foram acionadas para uma ocorrência de salvamento de pessoa na Rua Nilo Peçanha.

De acordo com o Corpo de bombeiros, ao chegar no local, a vítima já estava sem vida e com o corpo já carbonizado. Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar também foi acionada.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso será registrado na 154ª DP/Cordeiro.

Temporais no RS matam 29, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

0

(FOLHAPRESS) – Em uma destruição considerada sem precedentes no Rio Grande do Sul, as fortes chuvas que atingem o estado deixaram ao menos 29 mortos desde segunda-feira (29), 60 desaparecidos, 36 feridos e quase 15 mil pessoas fora de suas casas. Os alagamentos arrastaram construções e isolaram moradores.

A falta de acesso, somada às condições climáticas, dificulta o resgate e o restabelecimento de energia elétrica para mais de 320 mil imóveis, segundo os balanços das concessionárias RGE e CEEE Equatorial. A concessionária Corsan diz que cerca de 542 mil clientes estão sem abastecimento de água.

O governador Eduardo Leite (PSDB) decretou calamidade pública no estado e fez um apelo para moradores de áreas de risco: “Saiam de suas casas e busquem locais seguros”, alertou, em vídeos oficiais.

A orientação para evacuação abrangia na madrugada de quarta (1º) cidades do vale do Taquari, como Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado. Nesta quinta (2), o aviso foi estendido para moradores das cidades serranas que estejam próximos ao rio Caí, como as turísticas Gramado e Canela, além de São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz.

Em Estrela e Lajeado, o nível do rio Taquari passou, pela primeira vez, a marca dos 30 metros –o nível ultrapassa as enchentes de 2023 e 1941, segundo o MetSul.

Em Putinga, também na região do Taquari, uma casa foi arrastada pela força da enxurrada na quarta-feira. A cidade pode sofrer ainda mais inundações com o risco de rompimento da barragem de Santa Lúcia, capaz de alagar toda a área central.

A prefeitura anunciou que um duto extravasor foi ampliado para aumentar a vazão e não forçar a estrutura da barragem, que está no limite máximo de armazenamento.

A barragem 14 de Julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves, às margens do rio das Antas, se rompeu parcialmente na tarde desta quinta. Como o nível do rio já estava elevado, os efeitos não devem ser de enxurrada, na avaliação do governo. “O nível do rio já estava muito elevado”, disse Leite. “Já tínhamos feito evacuação de pessoas em algumas localidades e ainda tentamos dar apoio aéreo.”

A estrutura pertence a um complexo de geração de energia. A Aneel e o ONS (Operador Nacional do Sistema) acompanham a situação de outras cinco barragens do tipo.

Por volta das 16h50, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta à população de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira para o risco de rompimento da represa de São Miguel.

Segundo Leite, as operações de resgate são dificultadas em muitos pontos em razão do clima. Durante a semana, aeronaves de Santa Catarina e São Paulo tiveram problemas para entrar no espaço aéreo gaúcho.

Em municípios como Putinga e Cotiporã, os ventos e chuvas prejudicaram a chegada de helicópteros. “[Há] Todo o esforço no sentido de levar aeronaves para esta região, mas infelizmente as condições climáticas não tem permitido que a gente acesse essa localidade”, disse o governador.

Na terça-feira (30), as primeiras operações aéreas foram feitas próximas a Sinimbu e Candelária, e a Defesa Civil havia pedido à população que se possível fizesse sinalizações luminosas para facilitar a identificação dos pontos de resgate. Militares da FAB (Força Aérea Brasileira) estão usando óculos de visão noturna para o resgate de vítimas das enchentes.

Ao menos 110 pessoas haviam sido resgatadas até a manhã de quinta-feira, dentre elas oito pacientes de hemodiálise, duas gestantes e uma criança de dois anos em estado crítico que estava hospitalizada em Faxinal do Soturno e foi encaminhada para Santa Maria.

Em São Sebastião do Caí, o aposentado Osmar dos Santos Tomás, 81, foi retirado pelos bombeiros após ficar ilhado no segundo andar de casa. O barco de resgate encostou em uma parte alta da cerca da casa para conseguir alcançar o idoso.

O resto da família havia deixado a casa na quarta, ele preferiu ficar, mas precisou sair após o aumento da inundação. “A gente ficou sem comida, porque está tudo fechado e a gente não se preveniu, porque quando nos demos conta os mercados já estavam recolhendo tudo.”

Agentes do exército na cidade fizeram a última leva de transporte de desabrigados no começo da tarde. O rio Caí atingiu a marca de 17,01 m às 16h30. Como o leito segue subindo, as operações agora vão ocorrer por via aérea ou embarcações.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva provoca danos em 154 municípios e afeta 71.306 pessoas. Às 18h desta quinta eram 139 trechos em 60 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

Somente a TIM afirmou que há não consegue fornecer internet e telefonia para 84 municípios. Vivo e Claro dizem que o problema atinge 48 cidades.

Todas as 2.338 escolas estaduais do Rio Grande do Sul suspenderam as aulas. Ao todo, 494 unidades no estado foram afetadas (danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte, de acesso e outros).

SOB RISCO DE ENCHENTE, PORTO ALEGRE FECHA COMPORTAS DO GUAÍBA

Com a previsão de aumento do nível das águas do lago Guaíba ao longo dos próximos dias, a Prefeitura de Porto Alegre deu início na manhã desta quinta-feira (2) à operação de fechamento das comportas da cidade.

O nível de alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros, sendo 3 m para inundação. Às 9h30, a estação hidrológica da Sala de Situação da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) marcava 2,63 m.

A região das ilhas do município devem ser as mais afetadas pelas cheias, já que a inundação nesta região ocorre após o nível do rio atingir 2,2 m.

De acordo com o governo, por volta das 20h30 desta quinta o nível de água do Guaíba já havia igualado os 3,46 metros da enchente de setembro do ano passado e subia, em média, 8 centímetros por hora. Assim, a estimativa é que ele chegue a 4 metros durante a madrugada desta sexta (3) e há a expectativa que alcance 5 metros no fim da tarde.

“Teremos a elevação do [rio] Guaíba num patamar que nunca vimos e vamos precisar que as pessoas se coloquem em situações de segurança”, afirmou o governador Leite. Ele comparou a situação atual com a enchente de 1941, apontada como a maior da história, quando o Guaíba chegou a 4,75 metros.

O coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, alerta que o local está sob risco e a remoção de famílias das zonas de risco do bairro Arquipélago é prioritária.

“É de suma importância que as pessoas compreendam que devem buscar um lugar seguro. Seja a casa de familiares, ou as estruturas da prefeitura”, diz. “Já as famílias que estão longe das áreas de risco devem priorizar ficar nas suas residências.”

Leia Também: Chuva no RS: barragem se rompe e eleva alerta para cidades da Serra Gaúcha

Leia Também: Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

 

Colisão entre motocicletas na BR-101 deixa uma pessoa ferida em Campos

0
Arteris Fluminense/Foto:ClickCampos

No final da tarde desta quinta-feira (02), uma colisão entre duas motocicletas foi registrada no KM 64 da BR-101, em Campos, no sentido Espírito Santo.

Segundo a Arteris Fluminense, concessionária responsável pela rodovia, uma das vítimas com ferimentos leves recusou atendimento, enquanto outra com ferimentos moderados foi encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM).

O tráfego no local foi desviado para o acostamento, sem causar congestionamentos, e logo depois foi liberado.

Faxinão da Dengue: Mais de dois mil imóveis visitados no Santa Rosa e Novo Mundo

0
Foto: Divulgação Ascom

Os bairros Santa Rosa e Parque Novo Mundo receberam, nesta quinta-feira (2), mais uma ação integrada do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com outras secretarias da Prefeitura de Campos. O Faxinão da Dengue visitou 2.013 imóveis e encontrou 29 focos nos locais, a maioria dento de residências e pontos comerciais.

Os agentes se concentraram no Ciep Municipalizado José Alves de Azevedo. Em torno de 398 imóveis precisaram de tratamento, 29 focos foram encontrados e 34 pneus foram recolhidos. Aproximadamente 96 sacos de lixo foram utilizados e três caixas d’água inspecionadas e tratadas.

O supervisor da área de Guarus, Luís Cândido, afirmou que não só no Santa Rosa, mas todo o distrito de Guarus tem sido trabalhado constantemente. “Esse é o nosso maior distrito e temos agentes espalhados em todos os bairros. Estamos trabalhando bastante para manter os moradores livres do Aedes aegypti”, destacou.

Coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos destaca a importância do trabalho diário dos agentes, que aliado ao reforço dos mutirões, ajuda a manter o índice sob controle. “Estamos trabalhando muito e todos os dias. É bom lembrar que os nossos agentes não param e contamos com a ajuda da população para manter tudo sob controle”, explicou o coordenador.

Os demais bairros que já receberam a ação foram: Parque Guarus, Parque Esplanada, Travessão, Tocos, Goytacazes, Jockey Club, Novo Jockey e Turf Club.

Fonte: Ascom

Comércio campista deve registrar até 6% de aumento nas vendas para o Dia das Mães

0
Comércio de Campos/ Foto: Divulgação Ascom

De acordo com o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO), Mauricio Cabral, a expectativa é de que seja registrado um aumento nas vendas entre 4% a 6% para esta data, em relação ao ano passado.

O Dia das Mães tornou-se uma oportunidade de movimentação econômica para o varejo brasileiro. Sendo a ocasião que mais movimenta e arrecada dinheiro no primeiro semestre do ano.

A maioria dos que planejam comprar no Dia das Mães de 2024, gastará entre R$50 e R$200, com o cartão de crédito sendo o método de pagamento preferido para 72% dos consumidores. O PIX será usado por 24% dos pesquisados.

O Dia das Mães de 2023 movimentou cerca de R$ 28,2 bilhões no varejo físico do Brasil. No geral, 81% dos brasileiros realizaram alguma comemoração nesta data. A pesquisa realizada pela Globo revela que 73% das pessoas consideram esta data importante. Assim, ao aproximar-se do dia, a expectativa dos varejistas vai aumentando.

De olho no consumidor campista, o síndico do Shopping na área central de Campos, David Pontes explicou que os Lojistas estarão sorteando uma TV 50 polegadas 4k e dez vales de R$ 500, além de um IPhone para quem fizer compras entre as lojas que aderiram a Campanha

Os itens mais populares para presentear, entre os consumidores, costumam ser:

  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Perfumes;
  • Almoço ou jantar em restaurantes;
  • Cosméticos;
  • Eletrodomésticos;
  • Celular;
  • Vale-presente;
  • Passeio ou viagem;
  • Procedimentos estéticos;
  • Kits de presente.

Fonte: Sindivarejo

Homem de 57 anos é assassinado em SFI

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (02), por volta das 19h30, um homem identificado como Manoel Julio Elias Miranda, de 57 anos, foi assassinado no Centro de São Francisco do Itabapoana.

Ele foi atingido por vários tiros na Rua do Dil e morreu no local. Embora o crime tenha ocorrido em uma área movimentada da cidade, apenas uma testemunha foi encontrada pela polícia, mas estava em estado de choque e não pôde fornecer informações sobre o autor.

Até o momento, as autoridades continuavam as buscas pelo autor do crime. O caso foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

*Matéria em atualização*

Atropelamento deixa idoso de 73 anos ferido em Atafona

0
Santa Casa de Misericórdia de SJB

Um homem de 73 anos ficou ferido em um acidente de carro por volta das 12h35 desta quinta-feira (02) na BR-356, perto do antigo Matadouro, em Atafona, distrito de São João da Barra.

O Corpo de Bombeiros relatou que ele estava de bicicleta no momento da colisão. Ele foi levado para o Centro de Emergência da Santa Casa de São João da Barra. O tráfego foi temporariamente afetado, mas depois voltou ao normal. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Idosa quase cai em golpe achando que falava com Robert de Niro

0

Uma tentativa de golpe quase pegou Gina Morgan, 76 anos, de surpresa, quando ela pensou que estava conversando com o ator Robert De Niro no Reino Unido. O fraudador usou a imagem do famoso para tentar extorquir dinheiro. A farsa só foi descoberta depois que a neta da idosa, Shannon Rich, percebeu a troca de mensagens e alertou sobre o perigo.

O incidente começou enquanto Shannon estava gravando um vídeo para seu perfil no TikTok. No aplicativo, a jovem compartilha regularmente momentos com sua avó, que sempre tem uma resposta afiada para qualquer pergunta. Desta vez, Gina apareceu afirmando que estava em contato com Robert De Niro através de um perfil no Facebook.

“Claro que este não é Robert De Niro”, Shannon tranquiliza. “Então, quem é?”, pergunta a idosa, perplexa. Acreditando genuinamente estar conversando com o ator, Gina fica intrigada.

Shannon se aproxima para examinar as mensagens, e Gina mostra que a conversa foi bastante longa. O suposto De Niro enviava fotos e afirmava ter criado aquela conta para estar “mais próximo dos fãs”.

Segundo o jornal americano NY Post, o golpista estava oferecendo à idosa a oportunidade de adquirir um “cartão de fã VIP”, que prometia acesso a conversas, vídeos, telefonemas exclusivos e até mesmo uma visita do ator, mediante o pagamento de U$ 500 (aproximadamente R$ 2.558, na cotação atual). Obviamente, tudo era uma fraude.

Em entrevista ao jornal, Shannon revelou que acredita que sua avó teria percebido a fraude, mesmo sem o alerta dela. Gina já estava cética em relação às fotos, conforme relatou a neta.

@shannonrichh I mean if you want a real review.. my nan will do ? #review #realreview #reality #toiletroll #fyp #viral #funny #nan #nana original sound – Shannon Rich

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

0

Christine Wilson, dos Estados Unidos, se tornou uma celebridade local após ter vencido na loteria duas vezes em um intervalo de apenas 10 semanas, levando para casa um total de 1,3 milhão de dólares (cerca de R$ 6,7 milhões na cotação atual).

Christine Wilson, dos Estados Unidos, se tornou uma celebridade local após ter vencido na loteria duas vezes em um intervalo de apenas 10 semanas, levando para casa um total de 1,3 milhão de dólares (cerca de R$ 6,7 milhões na cotação atual).

Seu nome já era conhecido nos sorteios da Loteria do Estado de Massachusetts, onde ela se tornou a vencedora mais recente do jogo ‘100X Cash’, faturando 1 milhão de dólares.

Em fevereiro deste ano, Christine já havia feito a alegria ao receber outro prêmio milionário, 1 milhão de dólares, no jogo ‘Lifetime Millions’.

No total, a sortuda americana gastou apenas 60 dólares em bilhetes de loteria e, com um pouco de sorte, conseguiu acumular uma fortuna considerável. De acordo com a SkyNews, parte do prêmio já foi revertido para o Estado, mas Christine ainda tem um valor significativo para aproveitar.

Sobre seus planos para o dinheiro, Christine revelou que na primeira vez que ganhou, pretendia usar parte da quantia para comprar um carro novo. Já com o segundo prêmio, a ideia é guardar o restante em uma poupança para garantir um futuro tranquilo.

Leia Também: Idosa quase cai em golpe achando que falava com Robert de Niro

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

0

O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Os editais com as propostas serão publicados nos próximos meses e poderão ser aplicados em todas as instituições de ensino do país – públicas e privadas. A medida faz parte do desenho da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que deve ser anunciada no próximo dia 14.

Ao todo, a política possui sete eixos, sendo um deles o diagnóstico de monitoramento da implementação da Lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica.

O anúncio foi feito em meio a casos recentes de racismo em unidades de ensino. Um deles ocorreu no dia 3 de abril, em Brasília, quando alunos da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima foram hostilizados com xingamentos racistas por alunos do Colégio Galois, durante uma partida de futsal válida pelo torneio Liga das Escolas. Por causa do episódio, o Colégio Galois – escola privada da capital federal – expulsou alguns dos envolvidos identificados, sendo que outros pediram desligamento da instituição.

Outro caso que teve ampla repercussão foi denunciado pela atriz Samara Felippo, que registrou boletim de ocorrência eletrônico após sua filha, de 14 anos, ter sido vítima de racismo em uma escola de alto padrão em São Paulo.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no registro da ocorrência a atriz mencionou que ofensas racistas foram escritas em um dos cadernos da filha. O caso foi registrado como “preconceito de raça ou de cor” e está sendo analisado pelo 14º Distrito Policial de Pinheiros, na capital paulista. O episódio aconteceu na Escola Vera Cruz, no bairro de Pinheiros, e duas alunas envolvidas foram suspensas pelo colégio.

Uma pesquisa divulgada no ano passado mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para atender a legislação.  Outro estudo divulgado este ano indica que cerca de 90% das turmas de educação de creche e pré-escola igmnoram temas raciais.

Para acelerar a implementação da Lei 10.639/2003, o MEC deve anunciar um trabalho de fortalecimento das redes educacionais por meio de um regime de colaboração e coordenação federativa. Estão previstos incentivos financeiros, técnicos e simbólicos na implementação da política nacional de educação das relações étnico-raciais.

Segundo o MEC, uma comissão – formada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – tem produzido análises para aperfeiçoar editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Esse programa avalia e disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Além dos livros didáticos, a política nacional a ser lançada pelo MEC este mês deve dar destaque à publicação de livros literários direcionados à temática étnico-racial.  

“Uma outra preocupação do MEC em relação ao tema é a formação docente. Entende-se que é necessário que se formem professores, mas, também gestores e técnicos, afinal, os tomadores de decisão no âmbito das escolas são atores importantes neste processo. Neste sentido, o desenho de formação contempla todas estas dimensões”, informou o Ministério da Educação à Agência Brasil.

 

RJ fará distribuição gratuita de água para público do show da Madonna

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Cedae, companhia de água no estado do Rio de Janeiro, terá funcionários distribuindo copos de água e vai instalar quatro pontos de hidratação na orla para o show da cantora Madonna neste sábado (4), na praia de Copacabana, na zona sul. Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas no evento.

A distribuição gratuita de copos de água começa já nesta quinta-feira (2), em operação semelhante à que foi realizada no Carnaval. O objetivo é evitar os problemas que ocorreram em novembro do ano passado, quando uma jovem morreu durante o show da cantora Taylor Swift, no estádio Nilton Santos.

Laudo depois apontou que a morte foi causada por uma exaustão térmica que comprometeu os pulmões. Ana Clara Benevides Machado tinha 23 anos e aguardava sob o sol na longa fila que se formou ao redor do estádio. O Rio passava por uma onda de calor, e a sensação térmica chegou aos 60°C. Do lado de fora, vendedores ambulantes foram impedidos de comercializar produtos, e na entrada do show havia restrição para entrada com água.

Os pontos de hidratação, que permitem que as pessoas se sirvam, vão funcionar no sábado, dia do show. Segundo a Cedae, os quatro pontos ficarão distantes cerca de 400 metros uns dos outros. Essas estruturas serão instaladas na rua Rodolfo Dantas, próximo ao palco principal; na altura da avenida Prado Júnior; entre os postos 3 e 4; e próximo à área VIP.

O público poderá levar sua própria garrafa de água, desde que não seja de vidro. A Polícia Militar fará revistas em 18 pontos de acesso à praia.

Três caminhões-pipa vão reabastecer os pontos de hidratação quando a água acabar. E nas ruas estarão os funcionários responsáveis por passar pelo público distribuindo copos de água, chamados de “aguadeiros”.

“Estamos recriando uma operação que foi extremamente bem-sucedida durante o Carnaval, quando distribuímos quase 400 mil litros de água em 17 blocos de rua. Nosso objetivo é oferecer hidratação e bem-estar para os fãs que vierem aproveitar o show”, afirmou Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.

Fãs de Madonna se concentram desde quarta (1°) em frente ao Copacabana Palace, onde a cantora está hospedada. A expectativa da companhia é oferecer 50 mil litros d’água até a noite de sábado.

Ao longo da orla, quiosques vão funcionar normalmente, à exceção de cinco, localizados mais próximos ao palco, que trabalham com reserva antecipada. Vendedores ambulantes cadastrados também vão vender água e outras bebidas.

O Corpo de Bombeiros terá 800 militares escalados para o show, com equipe de atendimento pré-hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde montou três postos que vão funcionar das 17h30 às 4h.

Leia Também: Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

Leia Também: Madonna receberá cachê de R$ 17 milhões por show no Rio; veja gastos do evento