Home Blog Page 2549

Supermercado em Campos é arrombado e criminoso foge com produtos

0
Viatura na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus

Na madrugada desta quinta-feira (02), um homem arrombou uma parede lateral do Supermercado Super Bom, situado na Avenida Bartolomeu Lisandro, no Parque Jardim Carioca, em Guarus, em Campos, e furtou vários itens da loja.

O segurança, alertado pela central de monitoramento, encontrou o arrombamento ao chegar no local e constatou a falta de materiais. Ele relatou que na noite anterior, por volta das 23h20, o indivíduo utilizou uma talhadeira e uma madeira para abrir um buraco na parede, mas não levou nada naquele momento.

No entanto, retornou por volta das 3h40 do mesmo dia para furtar um whisky, uma churrasqueira e uma caixa de som. O criminoso fugiu e ainda não foi identificado pela polícia. A 146ª Delegacia Policial de Guarus está investigando o caso, aguardando imagens das câmeras de segurança e registros de valores.

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Rio Grande do Sul registrou 13 mortes e 12 feridos em decorrência às fortes chuvas que atingem o estado. A informação é da Defesa Civil. O total de desaparecidos segue em 21 pessoas.

Ao todo, 134 municípios foram afetados. A região tem ao menos 5.257 pessoas desalojadas e 3.079 em abrigos. A estimativa é que 44.640 moradores tenham sido afetados pelas fortes chuvas.

O governo pediu para os moradores do Vale do Taquari deixarem as áreas de risco na noite desta quarta-feira (1º) e procurarem abrigos públicos ou outros locais seguros para permanecerem durante a elevação do rio, prevista para a madrugada.

De acordo com a Defesa Civil Nacional, a previsão de enxurradas, alagamentos e inundações é muito alta nas regiões metropolitanas do estado do Rio Grande do Sul.

A orientação de evacuação abrange as seguintes cidades: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado. A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo (PP), afirmou que a previsão é que ocorra a maior enchente na história da cidade, agravada por deslizamentos que ocorrem na região. Segundo a Prefeitura de Roca Sales, o cenário é “absolutamente preocupante”. Em Arroio do Meio, a previsão é que a enchente ultrapasse quatro metros da ocorrida em setembro.

“Saiam de suas casas e busquem locais seguros”, pediu o governador Eduardo Leite (PSDB). “É muito importante, ainda nesta noite, que as pessoas saiam das suas casas e fiquem em segurança, porque o pior momento vai acontecer nesta madrugada”, disse.

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública no estado em edição extra do Diário Oficial publicada na noite desta quarta. O decreto estabelece que órgãos públicos prestem apoio à população nas áreas afetadas, em articulação com a Defesa Civil.

Os temporais destruíram moradias, estradas e pontes, além de comprometer o funcionamento de instituições públicas. As aulas nas escolas estaduais, por exemplo, foram suspensas nesta quinta e sexta-feira (3).

É observado um aumento significativo no volume dos rios Jacuí, Pardo, Taquari e Caí. Nos próximos dias, as regiões norte e nordeste do estado também devem começar a sofrer as consequências das chuvas. Locais com barragens estão sob alerta e os planos de atendimento em caso de emergência foram ativados.

Leia Também: Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

 

Passageiro tem de pagar mais de R$ 100 mil por atrapalhar voo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um homem que virou uma ameaça num avião da companhia United Airlines foi condenado a pagar mais de R$ 100 mil por comportamento agressivo em pleno voo.

Segundo o New York Times, um passageiro de nome Alexander Michael Dominic MacDonald, 30, começou a gritar com a namorada dentro do avião. Após ser contido por um dos comissários, ele voltou a gritar, mas com outro funcionário do voo.

Conforme a publicação, Alexander colocou as mãos nos ombros do comissário, o empurrou e perguntou se ele queria arrumar problema. Também teria ameaçado causar uma bagunça na aeronave. Um outro passageiro ajudou a conter a ira de Alexander, e ele acabou algemado em pleno ar.

O trajeto era de Londres, na Inglaterra, até a cidade de Newark, em Nova Jersey, nos EUA. Porém, a confusão tomou uma proporção tão grande que foi preciso pousar em Bangor, Maine.

“Ele se desculpou por suas ações no tribunal e aguarda ansiosamente o retorno para casa de sua família na Inglaterra”, disse o advogado de Mr. MacDonald, Matthew D. Morgan. Seu cliente estava sob custódia desde o dia 1º de março, data do transtorno.

A United Airlines, em comunicado, disse que o pouso forçado aconteceu para que a “polícia pudesse remover dois clientes perturbadores que pareciam estar intoxicados” e que eles estavam proibidos de fazer novos voos. Após o ocorrido, os outros 160 passageiros puderam partir rumo ao destino.

Ambulância pega fogo em Goitacazes

0

Na tarde desta quinta-feira (2), uma ambulância pegou fogo em Goitacazes, na Baixada Campista. Até o momento desta publicação não há relatos de feridos, e a causa do incêndio não foi informada

Imagens que circularam pelas redes sociais mostram os moradores da região se mobilizando para controlar e apagar o fogo.

O Corpo de Bombeiros não foi acionado para atender a essa ocorrência.

Passageiro é preso com mais de 2kg de droga na BR-101 em Campos

0

Nesta quarta-feira (1º) por volta das 23h, uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na abordagem de um veículo Honda City LX, de cor preta, no KM 27 da BR-101, no Rio de Janeiro.

O veículo, ocupado pelo motorista e mais quatro passageiros, levantou suspeitas da equipe da PRF durante a fiscalização. O condutor, ao ser questionado, afirmou ter partido de Guarulhos/SP com destino à rodoviária de Vitória/ES, alegando que se tratava de uma viagem compartilhada e que não conhecia os demais ocupantes do veículo previamente.

Durante a vistoria, foram encontradas diversas bagagens no porta-malas do veículo. Em uma bolsa azul da marca Fila, cuja propriedade foi assumida por um dos passageiros, foram descobertas várias embalagens contendo substâncias similares à maconha, totalizando aproximadamente 2.174kg.

Entre as drogas apreendidas estavam 70 tabletes de “CDD 13 A BRABA”, 10 tabletes de “CDD KRT A COISA”, 25 tabletes de “CDD KRT R$20”, além de 11 trouxas de R$25,00 e 6 trouxas de entorpecente “PAC FLOR”.

Além das drogas, a 146ª Delegacia de Polícia Civil, em Campos, apreendeu dois cartões de crédito e um celular da marca Xiomi com o responsável pelo crime.

O suspeito confessou que adquiriu os entorpecentes na comunidade Cidade de Deus/RJ com a intenção de comercializá-los em Cachoeiro do Itapemirim/ES.

Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.

Criança de um ano vai parar no hospital após comer maconha da mãe

0

Uma criança de um ano e seis meses passou mal e precisou de atendimento médico no pronto-socorro da Glória, em Vila Velha, na Grande Vitória, após comer um cigarro com maconha da mãe. A mulher, de 27 anos, admitiu que a filha ingeriu a droga e foi encaminhada à delegacia do município. O caso aconteceu no início da noite de terça-feira (30).

Segundo a Polícia Militar, a mãe disse que deixou um cigarro de maconha numa bancada da sala de casa e foi ao quarto para desligar um ventilador. Quando retornou, a criança estava com a droga na boca.

Naquela noite, a mãe afirmou não ter notado nenhum comportamento estranho na filha. Na madrugada, porém, a criança não acordou, como de costume. Ela tentou acordá-la, mas não conseguiu.

Ainda segundo à corporação, a mãe levou a criança para o pronto-socorro e informou aos médicos que a menina estava desacordada por ter ingerido a droga, que acionaram o Conselho Tutelar e a Polícia Militar.

Em nota, a PM informou que a criança ficou sob os cuidados do Conselho Tutelar e a mãe foi encaminhada à delegacia regional de Vila Velha. A polícia, no entanto, não revelou o estado de saúde da criança.

Fonte: G1

Jovem é resgata após bater a cabeça em costão de praia em Arraial do Cabo

0

Uma jovem de 18 anos sofreu um acidente nessa quarta-feira (01), no costão próximo à Praia do Estouro, em Arraial do Cabo.

A vítima caiu na área de pedra e feriu a cabeça, uma equipe de guarda-vidas foi acionada e prestou os primeiros socorros.

Um bote de um barco de passeio auxiliou no resgate, já que o local é uma área de difícil acesso.

A vítima foi levada para o píer na Praia dos Anjos, onde uma ambulância já estava no local para levar a jovem ao Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC).

Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente está estável e em observação. A vítima foi encaminhada para o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, para realizar exames e retornou para o HGAC.

Fonte: G1

Eleições municipais podem ter grande revés conservador no Reino Unido

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As urnas foram abertas na Grã-Bretanha na quinta-feira (2) para eleições locais e municipais, com o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, o prefeito de Londres Sadiq Khan e o líder do Reform UK, Richard Tice, indo às estações para votar.

Mais de 2.600 assentos de conselhos estão prontos para serem disputados em 107 conselhos ingleses. Trinta e sete comissários de polícia e crime, e os 25 membros da Assembleia de Londres também serão eleitos.

O prefeito conservador do Vale de Tees, Ben Houchen, e o prefeito trabalhista de Londres, Sadiq Khan, estão buscando a reeleição, e além das eleições municipais de Londres, serão realizadas eleições para o Leste Midlands, Grande Manchester, Região da Cidade de Liverpool, Nordeste, South Yorkshire, Vale de Tees, Midlands Ocidentais, West Yorkshire, e York e North Yorkshire.

As previsões são desfavoráveis para o Primeiro-Ministro Rishi Sunak, cujo Partido Conservador está consideravelmente atrás do Partido Trabalhista na preferência do eleitorado, de acordo com as pesquisas de opinião antes das eleições nacionais, que provavelmente ocorrerão ainda este ano.

Os conservadores de Sunak estão atrás do Trabalhista por cerca de 20 pontos nas pesquisas de opinião e ele tem lutado para ressuscitar as fortunas conservadoras nacionalmente depois que escândalos e má gestão econômica derrubaram os ex-primeiros-ministros Boris Johnson e Liz Truss em questão de meses em 2022, afundando a classificação de seu partido.

Uma má performance do partido Conservador no governo provavelmente aumentará a pressão sobre Sunak e poderá levar a novos pedidos para que ele saia, ou para que seja convocada uma eleição nacional antecipada.

Em uma entrevista à Sky News transmitida em 28 de maio, Sunak se recusou a descartar a realização da eleição em julho, quando foi questionado sobre seu comentário anterior de que provavelmente seria realizada no segundo semestre do ano.

Não haverá eleições na Escócia ou na Irlanda do Norte.

Em Londres, o prefeito Sadiq Khan (no vídeo acima, indo votar com a mulher e o cachorro), que busca um terceiro mandato, tem focado em exaltar seus feitos na campanha, que incluem uma expansão das linhas ferroviárias e de ônibus existentes, bem como tarifas congeladas para os londrinos.

Mas seus adversários criticam sua política de expansão da Zona de Emissões Ultra Baixas de Londres, uma espécie de pedágio para veículos que não estão dentro dos padrões de emissão admitidos, argumentando que é um fardo adicional para os residentes, especialmente em meio à crise econômica.

Embora as sondagens mostrem que Khan está confortavelmente à frente, ainda poderá haver surpresas. O perigo para o prefeito desta vez, também, é que os votos à esquerda se dividam entre os Trabalhistas, os Liberais Democratas e os Verdes – permitindo potencialmente que a candidata conservadora Susan Hall, crítica a Khan, passe pelo meio.

Incêndio atinge depósito de material reciclado na zona leste de São Paulo

0

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito para materiais reciclados no Jardim José Bonifácio, próximo ao Complexo Viário Jacu Pêssego, na zona leste de São Paulo, na madrugada desta quinta-feira, 2. Não há informações de vítimas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 5h. Equipes se deslocaram para a Rua Hirovo Kaminobo, local da ocorrência. Ao menos 41 bombeiros e 12 viaturas foram mobilizados para a ocorrência. A fumaça se espalhou pelo céu da região.

As causas do incêndio ainda serão investigadas.

Leia Também: Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

 

Enfermeiro é encontrado morto com sinais de violência em apartamento

0
Adalberval Prazeres Campos - Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Um enfermeiro de 52 anos foi encontrado morto nesta quarta-feira (01), com sinais de violência, dentro de um apartamento em Olinda (PE). A vítima foi identificada como Adalberval Prazeres Campos.

O corpo do enfermeiro tinha perfurações de arma branca. Ele morreu no local, de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco. O crime ocorreu no bairro dos Bultrins.

Vizinhos disseram que não ouviram barulho de discussão, nem pedidos de socorro.

O caso é investigado como homicídio consumado. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações seguem até elucidação do crime. A polícia não divulgou informações sobre possíveis suspeitos do homicídio.

Delegacias do Rio receberão reforço de 1500 policiais civis para show da Madonna

0

Como parte do plano de segurança montado pelo Governo do Estado do Rio para o show da cantora Madonna, que acontecerá no sábado (04), na Praia de Copacabana, a Polícia Civil mobiliza 1.500 agentes, desde o feriado da última quarta-feira (01). Estão incluídos no esquema policiais da Core e das delegacias de Apoio ao Turismo, do Aeroporto Internacional, de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e de Atendimento à Mulher.

Centrais de flagrantes estão em funcionamento nas delegacias de Copacabana (12ª DP), Leblon (14ª DP) e Ipanema (13ª DP), onde também há atuação do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, com apoio de policiais e peritos criminais. O plano de segurança inclui ainda o reforço nas delegacias da Zona Sul e do Centro e na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

– A exemplo de eventos como o Carnaval e o Réveillon, nosso efetivo está mobilizado para garantir que fãs da Madonna e turistas possam se divertir em segurança. Estamos trabalhando e cuidando de todos os detalhes para que este grande evento, de visibilidade internacional, seja um sucesso – afirmou o governador Cláudio Castro.

Uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) já está em funcionamento na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em Copacabana. Também foram montados postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) e da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) na 15ª DP, na Gávea.

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

0

Uma criança de 9 anos conseguiu evitar o pior durante o tornado que assolou o estado norte-americano de Oklahoma e que vitimou pelo menos quatro pessoas, no fim de semana passado. De fato, os pais de Branson, que se encontram internados em uma UTI, têm o seu filho agradecendo por estarem vivos, depois de o carro da família ter batido contra árvores.

Wayne e Lindy Baker seguiam com o filho para Dickson, em busca de refúgio, quando foram atingidos pelo tornado.

O homem perdeu parte de um dedo e sofreu fraturas nas costas, no pescoço, no esterno, nas costelas e no braço, enquanto a mulher sofreu uma perfuração no pulmão e ficou com as costas, o pescoço, a mandíbula, as costelas e a mão direita quebradas.

Branson conseguiu sair do carro dos pais para procurar ajuda, tendo corrido mais de um quilômetro no escuro, por entre cabos elétricos caídos e entulho. Ainda assim, o menino encontrou um vizinho e pediu-lhe auxílio.

“Só encontrou o caminho de volta devido aos raios que iluminavam a estrada. Correu o mais depressa que conseguiu; fez um quilômetro e meio em 10 minutos. É impressionante para uma criança. […] A última coisa que disse aos pais foi, ‘Mãe, pai, por favor, não morram. Voltarei’”, recordou o tio do menor, Johnny Baker, citado pela CBS News.

Tanto Wayne como Lindy são construtores independentes, pelo que não têm rendimentos enquanto estão internados.

Observando a situação, a equipa de basebol de Branson organizou um jogo e uma angariação de fundos, onde até ao momento, a família e amigos do casal conseguiu arrecadar 10 mil dólares (cerca de 50 mil reais).

Leia Também: Tensão na Califórnia: Polícia avança contra estudantes pró-Palestina

FGTS: trabalhadores nascidos em maio que aderiram a saque-aniversário já podem fazer retirada anual

0

Trabalhadores nascidos em maio e que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem fazer a retirada anual dos valores. Em vigor desde 2020, a modalidade dá acesso a parte do saldo de contas ativas ou inativas do fundo, anualmente, no mês de aniversário do cidadão.

O resgate do dinheiro pode ser feito pelo aplicativo FGTS, programando a transferência para outra conta no mesmo nome. E os saques são feitos em casas lotéricas e terminais de autoatendimento, para quem tem senha do Cartão Cidadão.

Vale lembrar, no entanto, que com a adesão, o trabalhador, mesmo em caso de demissão sem justa causa, só pode acessar a multa rescisória de 40% paga pela empresa ao ser dispensado. Os valores depositados ao longo dos anos de trabalho ficam retidos.

O calendário de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. E o valor pode ser retirado até o último dia útil do segundo mês subsequente (conforme o calendário abaixo). Depois, a quantia volta para a conta do FGTS.

Confira o calendário do saque-aniversário em 2024

Nascidos em janeiro – saque de 2 de janeiro a 29 de março
Nascidos em fevereiro – saque de 1º de fevereiro a 30 de abril
Nascidos em março – saque de 1º de março a 31 de maio
Nascidos em abril – saque de 1º de abril a 28 de junho
Nascidos em maio – saque de 2 de maio a 31 de julho
Nascidos em junho – saque de 3 de junho a 30 de agosto
Nascidos em julho – saque de 1º de julho a 30 de setembro
Nascidos em agosto – saque de 1º de agosto a 31 de outubro
Nascidos em setembro – saque de 2 de setembro a 30 de novembro
Nascidos em outubro – saque de 1º de outubro a 29 de dezembro
Nascidos em novembro – saque de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Nascidos em dezembro – saque de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
Como aderir ou cancelar
A adesão ao saque-aniversário pode ser feita no aplicativo oficial do FGTS ou em agências da Caixa Econômica Federal. Para receber o dinheiro no mesmo ano, é preciso fazer o procedimento até o último dia do mês de nascimento.

A qualquer momento, o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional (saque-rescisão), que só permite a retirada em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou compra de imóveis. Mas ao fazer a opção pelo saque-aniversário, o trabalhador fica dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa rescisória de 40%.

Valores a retirar
O valor a que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário tem direito a retirar a cada ano depende do saldo em cada conta do FGTS. Para contas com saldo de até R$ 500, poderão ser retirados 50% do total. A partir daí, o percentual cai, mas será pago um valor fixo adicional, que aumenta conforme o saldo total. O cálculo ocorre da seguinte forma:

Limite das faixas de saldo – Percentual a retirar da conta + Parcela adicional fixa

Até R$ 500 – 50% + R$ 0
De R$ 500,01 até R$ 1.000 – 40% + R$ 50
De R$ 1.000,01 até R$ 5.000 – 30% + R$ 150
De R$ 5.000,01 até R$ 10.000 – 20% + R$ 650
De R$ 10.000,01 até R$ 15.000 – 15%+ R$ 1.150
De R$ 15.000,01 até R$ 20.000 – 10% + R$ 1.900
Acima de R$ 20.000,01 – 5% + R$ 2.900

Fonte: Extra

Homem é agredido em comunidade de Campos

0

Na manhã desta quinta-feira (02), um homem identificado como R.P.P, 33 anos, foi agredido dentro da comunidade da Chatuba, no Parque Aurora, em Campos.

O homem foi agredido porque teria vendido uma moto furtada para um morador da comunidade, que ao descobrir, iniciou as agressões.

O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos e foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

O paciente teve múltiplas escoriações na face e nos membros inferiores e superiores. Fez tomografia do crânio e tórax, além de raio-x dos membros superiores, face e pernas. Está em cirurgia devido a uma fratura no membro inferior.

STF derruba condenação de delegado por crítica

0

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou indenização por danos morais que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) havia imposto ao delegado de Polícia Civil Flávio Stringueta por afirmar que o Ministério Público do Estado era uma “vergonha nacional”.

A decisão de Fachin foi assinada no bojo de uma reclamação feita por Stringueta contra a condenação imposta a ele em ação movida pela Associação Mato-Grossense do Ministério Público.

Em 1º Grau, a Justiça negou o pedido da associação, mas o TJ-MT acabou condenando o delegado.

A avaliação do TJ-MT foi a de que houve “abuso da liberdade de expressão”.

Já Fachin, em sua decisão, afirmou que a condenação seria “atentatória à ampla liberdade de expressão”. Se houver recurso da decisão, o caso passará a ser analisado pela 2.ª Turma do STF.

CBF adia jogos após chuvas no Rio Grande do Sul

0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou na noite desta quarta-feira (01), que adiou todas as partidas que envolvem clubes gaúchos como mandantes ou visitantes em competições administradas pela entidade até a próxima segunda-feira, dia 6.

A decisão foi motivada pelo estado de emergência no Rio Grande do Sul, que sofre com fortes chuvas. “A CBF entende que a prioridade de momento é o atendimento à população e solidariedade”, escreveu a instituição em nota. Com o adiamento, jogos de três divisões do Campeonato Brasileiro masculino e do feminino sofrem alterações.

Veja abaixo os jogos adiados pela entidade. Vale ressaltar que a CBF ainda não anunciou nova data para as partidas:

Campeonato Brasileiro Série A

Cruzeiro x Internacional

Grêmio x Criciúma

Juventude x Atlético-GO

Campeonato Brasileiro Série C

São José x Volta Redonda

Náutico x Ypiranga

Campeonato Brasileiro Série D

Novo Hamburgo x Concórdia

Hercílio Luz x Avenida

Brasil/RS x Barra

Campeonato Brasileiro feminino A1

Internacional x Ferroviária

Campeonato Brasileiro feminino A2

Juventude x Doce Mel

Campeonato Brasileiro feminino A3

SERC Brasil x Coritiba

Sobe para 24 o número de mortos no temporal em RS

0

Subiu para 24 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). A Defesa Civil registra 13 mortes, e Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM) confirmam outros 11 óbitos.

Vinte e uma pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.

Conforme o boletim, 67,8 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 14,5 mil moradores fora de casa. São 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Rio Grande do Sul nesta quinta. Lula e a comitiva do governo federal desembarcaram na base aérea de Santa Maria por volta de 10h40.

Lula está reunido com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras lideranças locais. O sobrevoo às áreas atingidas foi cancelado devido às condições climáticas.

O governador do Rio Grande do Sul disse, na quarta-feira (1º), que o temporal “será o maior desastre do estado”. Eduardo Leite (PSDB) comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram dezenas de pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas.

Cidade do Rio Grande do Sul está isolada, sem energia, telefone e internet

0

(FOLHAPRESS) – Canudos do Vale, uma cidade com pouco mais de 1.600 habitantes no Rio Grande do Sul, está totalmente isolada após ser atingida pelas fortes chuvas que provocam mortes e estragos no estado desde segunda-feira.

Enchentes e quedas de barreiras impedem o acesso ao município. Além disso, ao menos três pontes foram arrastadas pelas águas. Bombeiros e policiais tentam chegar ao local pelo rio, mas enfrentam dificuldades. Os moradores estão sem energia elétrica, telefonia móvel e fixa e internet.

Segundo a prefeitura, as águas dos rios Arroio Pinheirinho e Arroio Forquetinha inundaram todas as ruas centrais e provocaram prejuízos ainda não calculados.

Serviços básicos como postos de saúde não estão funcionando. As aulas na rede municipal foram suspensas por tempo indeterminado.

As equipes municipais não conseguem acessar as comunidades do interior ou do centro. As informações sobre a situação são divulgadas pela técnica em agropecuária Graziela Petry, da Emater (Instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social), que está na vizinha Lajeado e conseguiu contato com a prefeitura local.

“Canudos do Vale passa por uma situação muito difícil”, ela disse no final da tarde desta quarta-feira (1º). “Mas neste momento não temos risco de morte”. Segundo a técnica, apesar dos estragos, não há informações sobre mortos ou feridos.

Outras cidades do estado também enfrentam dificuldade de comunicação e de acesso a bairros. Em Estrelas, a prefeitura pediu ajuda de helicópteros para resgatar pessoas ilhadas. Em Montenegro foi cancelado o transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (2) apenas as pessoas que têm hemodiálise agendada serão transportadas.

Em Muçum, o prefeito Mateus Trojan (MDB) informou que a situação na área rural é desconhecida por falta de comunicação e acesso. Ele trabalhou na madrugada desta quinta em uma sala do hospital municipal. “Foi o único local que restou para fazermos alguma organização administrativa”, explicou.

Segundo ele, as áreas de escape são limitadas, há riscos de deslizamentos e a situação é caótica. “Estamos dependentes totalmente de auxílio externo”.

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública no estado em edição extra do Diário Oficial publicada na noite desta quarta. O decreto estabelece que órgãos públicos prestem apoio à população nas áreas afetadas, em articulação com a Defesa Civil.

Os temporais destruíram moradias, estradas e pontes, além de comprometer o funcionamento de instituições públicas. As aulas nas escolas estaduais foram suspensas nesta quinta e sexta-feira (3).

Dez pessoas morreram e 21 estão desaparecidas no estado.

É observado um aumento significativo no volume dos rios Jacuí, Pardo, Taquari e Caí. Nos próximos dias, as regiões norte e nordeste do estado também devem começar a sofrer as consequências das chuvas. Locais com barragens estão sob alerta e os planos de atendimento em caso de emergência foram ativados.

Leia Também: Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

 

Homem é preso por compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil

0
Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25), a Operação Kori, com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de posse e distribuição de material contendo abuso sexual infanto-juvenil.

Na ação os policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu/RJ.

Um dos investigados foi responsável pelo download de quase dois mil arquivos relacionados à prática criminosa em questão, dentro de um intervalo de apenas quatro meses. Ele também possui registros de antecedentes criminais pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa, concussão e peculato.

Durante as buscas na residência de um dos alvos da operação, em Duque de Caxias, os policiais federais encontraram mais de 1.150 arquivos contendo imagens com cenas de abuso sexual infantil em um “HD” do investigado. Em razão disso, o homem foi preso em flagrante por armazenar tais imagens e será conduzido à PF.

A Polícia Federal busca identificar os responsáveis pela produção e compartilhamento do material encontrado, relacionado ao abuso sexual infanto-juvenil, por meio da análise dos objetos apreendidos na deflagração de hoje, além das declarações dos investigados.

Prova de vida dos aposentados e pensionistas nascidos em maio até o dia 31

0
Foto: Luiz Ronaldo Soares

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos no mês de maio têm até o dia 31 para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios entre outros.

Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de abril deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento.

Fonte: Ascom