Home Blog Page 2553

Corrida Rústica do Trabalhador e Torneio 1º de Maio de futebol nesta quarta-feira

0
Foto: Jô Siqueira/Prefeitura de Campos

Dois eventos esportivos irão acontecer nesta quarta-feira (1º de maio), Dia do Trabalhador: a Corrida Rústica do Trabalhador, no Jardim São Benedito, a partir das 8h, realizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME), e o Torneio 1° de Maio, organizado pelo Municipal Futebol Clube com apoio da fundação, a partir das 9h, no Campo do Municipal, no Parque Rosário. Também apoia o evento o Projeto Movimento é Vida – Esporte é Vida. Haverá, ainda, outras atividades no Jardim São Benedito e o 2º Encontro de Patinadores no Espaço Esportivo e de Cultura Urbana, sob o viaduto Leonel Brizola, no Centro.

Inicialmente, a Corrida Rústica do Trabalhador seria no dia 28 de março, aniversário dos 189 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, mas, em virtude das intensas chuvas que caíram no município, o evento teve que ser transferido.

O trajeto da Corrida do Trabalhador terá início na Rua Saldanha Marinho, passando pelas ruas Treze de Maio, Ipiranga e Goitacazes (antiga Rua do Gás) e finalizando na Saldanha Marinho. Ao todo, serão três voltas, totalizando 6 km. Quem já havia realizado a inscrição para a Corrida de Aniversário da Cidade e já retirou o chip não precisa realizar nova inscrição.

Ainda no Jardim São Benedito estará funcionando a Academia de Musculação, das 7h às 11h; e haverá aulão de funcional, às 7h e 8h; Clínica de Futevôlei, das 9h às 10h30; Clínica de Vôlei de Praia, das 10h às 11h30. Às 9h, acontece o 2º Encontro de Patinadores no Espaço Esportivo e de Cultura Urbana, sob o viaduto Leonel Brizola, no Centro.

Abril Azul: palestra destaca mês de conscientização do autismo

0

Em dois de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em São Francisco de Itabapoana (SFI), o dia foi lembrado na tarde desta segunda-feira (29) através de palestra realizada na Câmara Municipal. A iniciativa integra uma série de ações desenvolvidas por órgãos da prefeitura em alusão ao Abril Azul.

O evento contou com alunos e familiares da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Arco-Íris de Luz. Os assistidos promoveram apresentações musicais com foco no destaque à inclusão, respeito e superação, como a música “Nossa Bandeira é Azul”, autoria de Matheus Vasconcelos, conhecido como o hino do autista.

— Contem sempre com nosso carinho e apoio. Crianças e jovens do Transtorno do Espectro Autista (TEA) merecem todo respeito e dignidade por parte de toda a sociedade — afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que estava acompanhada do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, assessores e vereadores.

A palestra foi conduzida pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Nágila Coutinho, que é psicóloga e Mestre em Política Social, e pela psicopedagoga Iara Barreto, que é especialista em Autismo. Ambas abordaram características e recomendações que envolvem o TEA, como acerca da interação social, linguagem e comunicação.

A conversa foi promovida através do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (CMPCD), criado pela prefeita Francimara, e da SMTDH. Presidente do CMPCD, Edenilza Moreira, destacou os avanços no tratamento e na assistência prestada pela municipalidade. O preconceito também foi tema da fala dela.

— Além das incompreensões e olhares que as mães e filhos atípicas enfrentam diariamente em diversos lugares e situações, muitas vezes o preconceito começa até mesmo dentro de casa. Que vocês nunca percam a força, fé, perseverança e coragem de seguir em frente — disse.

Outra participante foi a coordenadora do setor Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Priscila Ornelas, que abordou “nossa luta diária que é promover a inclusão nas salas de aula”.

Segundo ela, a rede municipal de ensino conta com 155 alunos com TEA. A Smec dispõe de Sala Bilíngue, Equoterapia, Sala de Recursos, além de mediadores.

Confira mais registros:

{gallery}Autismo{/gallery}

Calor deve continuar em São Paulo nas próximas duas semanas

0

(FOLHAPRESS) – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta segunda-feira (29) um boletim com a previsão do tempo para o país até o dia 15 de maio. O levantamento mostra que a massa de ar quente e seco que está sobre a região central do país deve continuar, pelo menos, até o fim deste período.

Assim, a área que engloba todo o estado de Mato Grosso do Sul, a faixa sul de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e norte do Paraná terão temperaturas que podem ficar 5ºC acima da média para o período.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o mês de abril chega ao fim nesta terça-feira (30) com a temperatura média máxima de 28,3°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura. No entanto, a média máxima histórica é de 26,2°C, ou seja, o mês foi 2,1°C mais quente que o esperado.

A média máxima para o mês de maio é de 23,4°C, segundo o CGE. Porém, a previsão do Inmet mostra que as temperaturas no início do mês devem atingir os 33°C na capital. Assim, o calor pode ficar quase 10°C mais quente que a média.

Segundo Cléber Souza, meteorologista do Inmet, o outono é uma época em que as chuvas começam a diminuir e as massas de ar continentais ganham força, bloqueando as massas de ar frias que vêm do sul.

“Isso é climatologicamente normal. Possivelmente, o calor vai até o dia 15 de maio. Se não chegar nenhuma frente fria para quebrar o bloqueio, a massa de ar quente e seco vai ficar predominando. Se vier uma frente fria forte, acompanhada de uma massa de ar polar, ela pode avançar e trazer até frio”, comenta Souza.

O boletim do instituto destaca que a primeira semana de maio terá tempo quente e seco na região de influência da onda de calor, exceto em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde deve ocorrer chuva rápida e passageira.

Já na segunda semana, de 7 a 15, a previsão de chuva rápida e passageira será apenas para o estado do Espírito Santo. Nas demais áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste permanecerão com o tempo seco e quente.

O Inmet alerta ainda que as bordas dessa massa de ar quente e seco devem sofrer com temporais nos próximos dias, com volumes maiores que 70 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país, e em áreas do norte do Amazonas, do Pará e de Roraima, bem como no Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas (áreas do mapa em tons de vermelho).

O Nordeste também deve apresentar volume de precipitação que pode superar os 60 mm, principalmente, no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região.
A previsão para a segunda semana de maio é praticamente a mesma da primeira, com a única diferença de que pode chover ainda mais forte no Sul, com volume superiores a 80 mm, segundo o Inmet.

Cuidados com a saúde no calor

A exposição ao calor mais quente do que a média compromete a capacidade do corpo de regular a temperatura e podem gerar mal-estar, exaustão, insolação e hipertermia.

A desidratação ocasionada pela maior sudorese também é um problema.

Para se proteger de problemas causados pelas altas temperaturas, vale atenção com hidratação (carregar sempre uma garrafa de água), alimentação (frutas com alto teor de água, como abacaxi, laranja e melancia, além de vegetais frescos), exercício físico na medida e uso de proteção solar e vestimentas adequadas.

A professora de medicina do esporte Carla Tavares recomenda evitar excesso de bebida alcoólica, que potencializa o risco de desidratação, e manter-se ativo.

Atividades mais extenuantes devem ser feitas no período das 4h às 7h da manhã e as famílias e vizinhanças devem conversar sobre as medidas e monitoramento dos mais vulneráveis. Em caso de espasmos musculares, não dê ou consuma “ácido acetilsalicílico ou paracetamol” e busque ajuda médica.

Além disso, é importante ficar atento ao aparecimento de sinais ou sintomas de alerta de desidratação e hipertermia. “Nesses casos, além de manter os cuidados preventivos, procure atendimento médico para avaliação e tratamento de forma precoce.”

Leia Também: Onda de calor mantém temperaturas acima dos 30ºC em SP nesta semana

 

Brasil tem 458 ruas, avenidas, praças, bairros, travessas e rodovias que homenageiam Ayrton Senna

0

Entre ruas, avenidas, praças, bairros, travessas e até rodovias, o Brasil tem 458 endereços em homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que morreu em 1º de maio de 1994 e se tornou um ídolo para os brasileiros. É o que apontam os dados dos Correios encaminhados ao g1.v

O g1 publica uma série de reportagens desde segunda-feira (29) em homenagem a Ayrton Senna, em parceria com o Bom Dia São Paulo. Nesta quarta-feira, faz 30 anos que o piloto morreu após acidente no GP de San Marino, em Ímola, Itália.

Os dados apontam os estados com mais homenagens, as diferentes grafias dos endereços, os tipos de logradouros e outros tributos, como estátuas e murais, prestados pelas capitais dos estados.

Estados que mais prestam homenagem – O estado de São Paulo, onde Senna nasceu e morou por anos, é o que mais tem logradouros em tributo ao piloto. São 96 endereços, segundo os dados dos Correios.

Em segundo lugar fica o estado do Rio de Janeiro, com 43 logradouros. Já em terceiro lugar está a Bahia, com 37.
Os dados ainda apontam que em quarto lugar fica o estado de Pernambuco, com 34 endereços, e, em quinto, Minas Gerais, com 31.

De todos os estados brasileiros, apenas Roraima não tem nenhuma homenagem ao ídolo em suas ruas.

Confira a quantidade de endereços em cada um:

São Paulo: 96
Rio de Janeiro: 43
Bahia: 37
Pernambuco: 34
Minas Gerais: 31
Pará: 29
Espírito Santo: 20
Ceará: 18
Rio Grande do Sul: 20
Mato Grosso: 18
Paraná: 18
Amazonas: 13
Goiás: 10
Maranhão: 13
Santa Catarina: 10
Paraíba: 8
Acre: 7
Rio Grande do Norte: 7
Sergipe: 7
Mato Grosso do Sul: 5
Piauí: 4
Rondônia: 3
Amapá: 3
Alagoas: 2
Distrito Federal: 1
Tocantins: 1
Diferentes grafias – Os endereços não diferem apenas no sotaque de seus moradores, mas também pela forma com que são escritos. Segundo o levantamento dos Correios, o nome do piloto aparece em dez grafias diferentes.

São elas: Ayrton Senna; Airton Senna; Airton Sena; Ayrton Sena; Aírton Senna; Senna; Aírton Sena; S do Sena, Senna Brasil e Senninha.

Ayrton Senna aparece em 312 logradouros. Em segundo lugar vem Airton Senna, com 84. Já em terceiro aparece Airton Sena, com 29 logradouros.

O g1 também constatou que há outras 40 ruas com o nome “Sena”, mas, como não é possível determinar se elas são, de fato, homenagens ao piloto com erro de ortografia, não as consideramos na elaboração desta reportagem.

Mais ruas, menos avenidas…
Entre uma lista de 17 tipos de logradouros, as ruas são as que mais aparecem com o nome de Senna, sendo 264 endereços. As avenidas vêm logo em seguida, com 96. Para completar o pódio, as travessas ficam em terceiro lugar, com 31.

Além desses, Senna também é homenageado em 11 alamedas, praças e rodovias; oito becos, estradas e passagens; três anéis viários, duas servidões e vielas; uma ponte, viaduto e via expressa.

Nas cidades, as homenagens não param por aí…
São 250 municípios que homenageiam o piloto. Um dos mais dedicados é Santo André, no ABC Paulista, que tem um conjunto habitacional com todas as ruas fazendo menção ao piloto.

Nas capitais dos estados que mais homenageiam Senna, os tributos vão além dos endereços. Desde o Autódromo de Interlagos até uma estação de metrô na Zona Norte, a cidade de São Paulo relembra os grandes feitos do piloto paulistano.

No Rio de Janeiro, onde Senna conquistou seu primeiro pódio no Brasil, no antigo Autódromo de Jacarepaguá, o bairro de Copacabana exibe uma estátua do piloto no posto 3, próximo ao Copacabana Palace.

Na Lapa, o artista plástico Eduardo Kobra deixou em 2016 mais um de seus famosos murais em homenagem ao ídolo.

Já em Salvador, o kartódromo da cidade é batizado em homenagem a Ayrton. No passado, o circuito de rua da cidade – que recebeu corridas da Stock Car – também levava o nome do piloto.

Fonte: G1

Ex-candidata a Miss Equador é assassinada a tiros dentro de restaurante

0
Screenshot

A ex-candidata a Miss Equador Landy Párraga, 23 anos, foi assassinada no último domingo (28) dentro de um restaurante na cidade de Quevedo, a sudoeste de Quito. Párraga foi citada em conversas de traficantes em um caso investigado pelo Ministério Público sobre a presença de uma rede de corrupção e tráfico de drogas em instituições do Estado.

O Ministério Público indicou na rede social X que o homicídio ocorreu após um ataque armado.

O assassinato de Párraga foi registrado em um vídeo reproduzido pela mídia local, no qual é possível ver o momento em que a jovem – que estava ao lado de uma mesa – é atacada por dois homens armados, que fogem em sequência. Ela foi deixada deitada no chão.

Párraga, modelo, vice-rainha da beleza de Quevedo e participante do concurso Miss Equador 2022 é citada em uma das conversas extraídas do celular do narcotraficante equatoriano Leandro Norero, assassinado há dois anos em um presídio no centro da Cordilheira Andina.

A investigação do Ministério Público faz parte do caso “Metástase”, em que investiga uma rede de crime organizado.
Neste caso, mais de 50 pessoas foram processadas por um plano de entrega de dinheiro a funcionários judiciais em troca de decisões favoráveis a Norero e aos seus familiares. Envolve também altos funcionários do poder judiciário e da polícia, guardas do sistema prisional e advogados.

As autoridades indicaram que a operação no Equador de estruturas do crime organizado ligadas a cartéis transnacionais de tráfico de drogas aumentou os níveis de violência e vários crimes, incluindo sequestros, extorsões e roubos, entre outros.

O país terminou o ano passado com 7.600 mortes violentas, o que representa mais de 40 assassinatos por 100 mil habitantes, uma das taxas mais altas da região, segundo dados da polícia.

Fonte: G1

Homem é assassinado enquanto pedalava na Avenida

0
Foto: Reprodução

Um homem que não teve sua identidade divulgada, foi assassinado a tiros nesta terça-feira (30), por volta das 09:45, na Linha Azul, em Macaé.

De acordo com as informações, o homem estava pedalando na avenida quando foi atingido pelos tiros e acabou morrendo no local.

Nenhum suspeito do homicídio foi preso até o momento. O crime será investigado na 123ªDP/Macaé.

 

Dois homens protagonizaram uma briga de trânsito na Avenida 28 de Março

0

Dois homens começaram a discutir e posteriormente, iniciaram as agressões, no trânsito na noite desta segunda-feira (29), na 28 de Março, em Campos.

Os envolvidos na briga, pararam o carro e a moto no meio da 28 de Março e começaram a agressão. Um terceiro homem entrou no meio e apartou a briga, evitando maiores confusões.

São Paulo já tem todos os bairros com epidemia de dengue, aponta boletim da prefeitura

0

(FOLHAPRESS) – Todos os distritos da cidade de São Paulo já estão com epidemia de dengue, segundo o boletim epidemiológico da prefeitura divulgado nesta segunda-feira (29).

Até a última semana, só Moema e Jardim Paulista, nas zonas sudeste e oeste de São Paulo, respectivamente, não tinham uma incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes, considerado como uma métrica pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para classificar uma epidemia.

O novo boletim mostra que, apesar de epidêmicos, os distritos de Moema (304,1), Jardim Paulista (329,0), Saúde (366,2), Vila Mariana (373,8) e República (395,5) possuem as incidências mais baixas da cidade.

Na ponta dos mais altos, estão Jaguara (10.598,1), São Miguel (7.039,2), São Domingos (4.569,6), Itaquera (4.561,4) e Guaianases (4.156,7).

A explicação para a altíssima incidência na Vila Jaguara, na visão do responsável pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Artur Caldeira, é que o local, que possui incidência de dengue bem acima se comparado aos demais distritos da cidade, concentrou muitos casos nos meses de janeiro e fevereiro.

“Em janeiro e fevereiro, praticamente os casos da região oeste eram quase todos no Jaguara. Quando a gente observa, da semana passada até agora, em número de casos absolutos, a cidade aumentou cerca de 17% o número de casos absolutos. O Jaguara não atingiu 8% de aumento, ou seja, nessas últimas semanas, proporcionalmente ao restante da cidade, o distrito tem apresentado um aumento de menos de 50%. O que pesa negativamente é que Jaguara já tem um acumulado de incidência”, explica o coordenador da Covisa.

O local também oferece condições favoráveis à proliferação do mosquito. Caldeira relatou à reportagem que, durante as visitas à região, notou um grande número de casas geminadas, sem quintal e com vasos de plantas nas calçadas e dentro das residências, em corredores apertados. Muitas das casas também tinham pequenos vasos pendurados.

“A maioria é uma população idosa, que tem gosto maior por planta. Você tem muitos vasos de planta, tanto no chão, fazendo um jardim artificial, em cima de vasos, como os pendurados. Observamos que muitos deles, por serem idosos, têm dificuldade para mover os vasos, para tirar o pratinho ou mesmo ver o quanto de água estão deixando nos potinhos mais altos.”

A incidência no município de São Paulo é 1.832,7, com 220.029 casos registrados só em 2024.

Segundo Caldeira, ainda não é possível perceber uma diminuição da transmissão da doença, mas um platô.

“Desde a semana dos dias 13 e 14 de março até as duas primeiras semanas de abril observamos uma média de 30 a 35 mil novos casos por semana. Então, nós estamos há cerca de três semanas com um platô de mesmo número de casos novos”, explica Caldeira.

“Por que dá para a gente ver que é um platô? Quando você observa a semana epidemiológica, antes e depois, você vê que o número de casos novos em relação à semana anterior dobrava sempre. É uma característica quando a gente analisa a história natural da doença. Quando você está numa curva de ascensão de casos, o que é esperado epidemiologicamente é realmente isso, que os casos dobrem semana a semana em relação à anterior”, diz o coordenador da Covisa.

A expectativa é que os números comecem a cair na primeira semana de maio, mesmo com o calor fora de época.

“O fato de nós entrarmos no período de estiagem, existe um impacto, mas não como se fosse numa frente fria. Isso seria o melhor dos mundos, porque aí o mosquito [Aedes aegypti] não conseguiria completar seu ciclo. De qualquer forma, se você passa um tempo maior de estiagem, as poças secam e aí você, de certa forma, diminui um pouco a infestação. Se continuar o calor em maio, [o número de casos] deve cair com uma velocidade mais lenta do que se chegasse a frente fria”, comenta.

Em relação às mortes, foram confirmadas 105 -em uma semana, houve uma alta de 56,7%. Na capital, 236 óbitos permanecem em investigação.

Em entrevista, Luiz Artur Caldeira explica que os novos óbitos não ocorreram todos na última semana. Foram 21 em março e 17 ao longo do mês de abril.

Em 2024, o país registrou 1.937 óbitos por dengue e 4.127.571 casos prováveis. O recorde de casos prováveis anterior era o registrado em 2015, com 1.688.688.

O aquecimento global, o El Niño e a baixa adesão de medidas eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus, são alguns dos motivos apontados para a explosão de casos.

A cobertura vacinal da Qdenga, única vacina atualmente aprovada para uso no SUS (Sistema Único de Sáude), que previne contra hospitalizações e óbitos, está baixa. Em toda a cidade de São Paulo, as doses recebidas no início do mês, a única remessa enviada até agora pela pasta da Saúde, só contempla 0,95% do público-alvo da cidade. O imunizante é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Na última semana, o Ministério da Saúde ampliou para mais 625 cidades a imunização com o envio de uma quarta remessa e o reabastecimento de cidades que fizeram remanejamento de doses próximas ao vencimento, no próximo dia 30. A capital de São Paulo não foi contemplada na nova distribuição.

Leia Também: Soro oral usado por pacientes com dengue está em falta em Sorocaba

 

Homem é preso na Pecuária por estupro de vulnerável

0
Screenshot

Na manhã desta terça-feira (30), policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob a coordenação da Delegada Juliana Oliveira, efetuaram a prisão do homem identificado pelas iniciais E.A, no bairro Pecuária, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

O mandado foi expedido após investigações conduzidas pela DEAM apontarem E.A como o autor de um crime de estupro de vulnerável. O inquérito policial foi concluído com o indiciamento do acusado, e o caso foi encaminhado ao Ministério Público para oferecimento da denúncia.

Com a prisão de E.A, as diligências a cargo da Delegacia foram encerradas, e ele será encaminhado ao Presídio, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelo crime.

Prefeitura divulga cronograma de mutirões de combate ao Aedes Aegypti

0

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, divulgou o cronograma semanal dos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As ações serão entre os dias 29 de abril e 3 de maio, exceto no feriado (1º), e serão realizados mutirões e pulverização com o carro fumacê.

Além das visitas domiciliares rotineiras, serão realizados mutirões nos bairros Sol y Mar e Cajueiros na segunda-feira (29), no Horto na terça-feira (30), no Imburo (Loteamento Paradiso) na quinta-feira (2), e nas Águas Maravilhosas na sexta-feira (3).

Os agentes de endemias irão percorrer os imóveis residenciais e comerciais, verificando caixas d ‘água, cisternas, pratinhos de plantas e demais depósitos que possam acumular água. Além da orientação sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Ainda durante esta semana, será feita a pulverização com o carro fumacê/UBV e vistorias em pontos estratégicos como borracharias, canteiros de obras, cemitérios, empresas e órgãos públicos.

A ação será na segunda-feira (29) no Jardim Santo Antônio às 5h e Sol y Mar às 18h, na terça-feira (30) no Morro de São Jorge às 5h e em Imbetiba às 18h, na quinta-feira (2) em Córrego do Ouro às 5h e no Bosque Azul às 18h.

Já na sexta-feira (3), a pulverização finaliza a semana no Centro às 5h e no bairro Verdes Mares às 18h.

Cronograma dos mutirões:
Segunda-feira (29) – Sol y Mar e Cajueiros
Terça-feira (30) – Horto
Quinta-feira (2) – Imburo (Loteamento Paradiso)
Sexta-feira (3) – Águas Maravilhosas
Cronograma do carro fumacê:
Segunda-feira (29) – Jardim Santo Antônio às 5h e Sol y Mar às 18h
Terça-feira (30) – Morro de São Jorge às 5h e em Imbetiba às 18h
Quinta-feira (2) – Córrego do Ouro às 5h e no Bosque Azul às 18h
Sexta-feira (3) – Centro às 5h e no Verdes Mares às 18h

Fonte: G1

Gabigol está liberado para voltar a jogar após conseguir efeito suspensivo

0

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, acatou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo, e Gabigol está liberado para voltar a jogar pelo Flamengo. No dia 25 de março, o atacante havia sido suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude do exame antidoping.

No início de abril, a defesa entrou com o pedido do efeito suspensivo no CAS. Depois de cinco semanas, o pedido foi acatado por unanimidade no tribunal, em decisão tomada por dois ingleses e um suíço.

Gabigol pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu já a partir desta terça e tem condições de jogo. Ele não entra em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Carioca, no dia 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.

A decisão no tribunal suíço seguiu as expectativas da defesa, que estava confiante na liberação e espera outra decisão favorável quando houver novo julgamento. Em contato com a reportagem, Bichara Neto, um dos representantes de Gabigol no caso, celebrou a decisão.

– Cumprimos uma primeira etapa importante do processo de reversão da decisão e continuaremos trabalhando para que a decisão de mérito confirme essa expectativa.

Detalhes do caso – Todo o processo no CAS gera um custo judicial, que deve ser dividido entre as partes. Na segunda quinzena de abril, a defesa de Gabigol foi notificada de que a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) não havia feito o pagamento da sua parte das custas judiciais. Para não atrasar o processo, o atacante pagou o que restava.

Dias depois, a ABCD enviou a sua parte da documentação e indicou um árbitro alemão. A documentação, no entanto, não foi aceita pelo CAS, que alegou questões administrativas, e a ABCD perdeu o direito de indicar o árbitro para formar o tribunal.

Dessa forma, o CAS indicou dois dos três árbitros que julgaram o pedido de efeito suspensivo. A mesa ficou formada por um inglês indicado pela defesa de Gabigol, além de outro inglês e um suíço indicados pela Corte. Os três votaram a favor e concederam o efeito suspensivo para o atacante, que agora aguarda a votação do recurso.

Na argumentação enviada ao CAS, a defesa pedia atenção ao “periculum in mora” (o perigo da demora) juntamente com “fumus boni juris” (fumaça do bom direito). O principal pedido foi para que o processo fosse analisado com rapidez, já que uma eventual perda de tempo poderia fazer com que Gabigol cumprisse grande parte ou até mesmo todo o período da suspensão que lhe fora imposta.

Ainda na defesa, o escritório Bichara e Motta citou o fato de o julgamento de Gabigol ter sido apertado no TJD-AD, com o placar de cinco votos favoráveis à suspensão e quatro contrários. No documento, há outros argumentos que anteciparam de forma resumida as razões que a defesa utilizará posteriormente no recurso, peça jurídica com a qual tentará a anulação da suspensão.

Gabigol se pronuncia – Através das redes sociais, o atacante publicou um vídeo para comemorar a decisão. Sem legenda, Gabigol compartilhou um vídeo em que um boneco com a camisa 10 rubro-negra aparece correndo para o Maracanã.

Durante a suspensão de pouco mais de um mês, Gabigol manteve a forma física em casa, utilizando a academia em sua residência e o campo de seu condomínio na Barra da Tijuca. Os treinos eram sob supervisão do Flamengo, que mandava profissionais até a casa do atleta.

Durante esse período, o técnico Tite fez uma visita para acompanhar o treinamento e conversar com o jogador.

Enquanto aguarda o julgamento do recurso, Gabigol poderá atuar com a camisa do Flamengo. O jogador tem compromisso com o clube até dezembro e pode assinar pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho. Em entrevista ao ge, o presidente Rodolfo Landim disse que espera renovar com o atleta, mas a decisão não será somente do clube.

Fonte: GE

Adolescente de SP some em praia de Juquehy

0

Equipes de resgate fazem buscas na tentativa de localizar o adolescente de 14 anos que está desaparecido após ter submergido na praia de Juquehy, em São Sebastião, no último sábado, 27. As buscas estão sendo realizadas por equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), que retomaram os trabalhos na segunda-feira, 29, às 7 horas da manhã.

Os trabalhos se estendem desde o sábado, 27, quando outras quatro pessoas também se afogaram, mas foram resgatadas por guarda-vidas no local. O adolescente estaria junto com o grupo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem e a família são da capital paulista e estavam no litoral norte a passeio. Viaturas aquáticas e terrestres estão mobilizadas na operação.

 

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

0

A Polícia Metropolitana revelou, no início da tarde desta terça-feira (horário local), que um adolescente de 13 anos morreu após um ataque com uma espada que deixou cinco pessoas feridas em Hainault, Londres, no Reino Unido.

“É com grande tristeza que confirmo que um dos feridos no incidente, um adolescente de 13 anos, faleceu devido aos ferimentos”, declarou o inspetor Stuart Bell em uma coletiva de imprensa, conforme relatado pela mídia britânica.

“Ele foi levado para o hospital após ser esfaqueado e, infelizmente, faleceu pouco tempo depois”, acrescentou.

A família da jovem vítima está recebendo apoio especializado.

Outras quatro pessoas ficaram feridas, sendo dois civis com ferimentos leves e dois policiais que precisarão de cirurgia devido aos golpes de arma branca. “Os ferimentos são significativos, mas neste momento acreditamos que não correm risco de vida”, disse o mesmo oficial. A Polícia Metropolitana de Londres destacou que está investigando “todos os fatos como prioridade” deste terrível incidente.

“Sei que as famílias das pessoas envolvidas, a comunidade local e a comunidade em geral, bem como muitas pessoas em toda a cidade de Londres, vão querer saber por que esse terrível incidente aconteceu. Cabe a nós descobrir – e faremos isso. É nosso dever”, garantiu o inspetor.

A polícia também confirmou a prisão de um homem de 36 anos – que está sob custódia policial – que foi imobilizado com um taser.

“Quero confirmar que não acreditamos que haja mais perigo para a população em geral e não estamos procurando mais ninguém” relacionado ao incidente, enfatizou.

It is with great sadness we can confirm following a serious incident in Hainault this morning a 13-year-old boy has died.

Two members of the public and two police officers remain in hospital with significant injuries.

Chief Supt Stuart Bell’s Updatehttps://t.co/Nh6JXfZltL

— Redbridge MPS (@MPSRedbridge) April 30, 2024

O suspeito foi “submetido a uma descarga elétrica no local e detido 22 minutos após o primeiro chamado à polícia, pouco antes das 7h00 da manhã (3h da manhã no horário de Brasília)”, ainda destacou o oficial, confirmando que o incidente não está sendo considerado “um ataque com alvo específico” e “não parece estar relacionado ao terrorismo”.

Bell qualificou os acontecimentos da manhã como “verdadeiramente terríveis” e indicou que a investigação para apurar as circunstâncias completas ainda está no início, e que só fornecerá mais informações quando for possível.

A Polícia Metropolitana recebeu um alerta pouco antes das 7h00 de que um veículo tinha sido conduzido contra uma casa na área de Thurlow Gardens e que pessoas tinham sido atacadas por um homem armado com uma espada.
 
 
Leia Também: Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

 
 
 

Homem é preso por tráfico de drogas em Guarus

0

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso nesta segunda-feira (29), na Rua Passos Soares – Casinha de Nolita, no Parque Santa Rosa, em Guarus, em Campos.

O criminoso ao perceber a presença da Polícia Militar pelo local, começou a fugir, pulando muros das residências. Os policiais conseguiram localizar o criminoso em uma residência, e ao fazer uma revista pelo local, foi apreendida uma sacola dentro da geladeira, que continha, 422 buchas de maconha, 07 pinos de cocaína.

O material foi apreendido, e o criminoso foi encaminhado ao 146ª DP/Guarus, onde permanecerá preso.

Churrascaria pega fogo e deixa três pessoas feridas em Campos

0

Na noite desta segunda-feira (29), três pessoas ficaram feridas após um incêndio em uma churrascaria localizada na Rua Ricardo Quitete, no bairro do Jóquei Clube, em Campos.

Segundo informações, um dos funcionários teria usado o borrifador com álcool na churrasqueira já acesa, propagando ainda mais o fogo, que logo, atingiu o funcionário e mais outras duas pessoas.

O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente ao local para apagar o fogo. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Ferreira Machado. Até o momento ainda não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde das vítimas.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, os pacientes foram para o HFM. O primeiro identificado pelas inicias G.A.T, 20 anos, teve queimadura na região do pescoço, braço direito e esquerdo, tórax. Está em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do segundo andar.

C.R.T.R, 25 anos, teve queimadura nos olhos, rosto e tórax, está com o estado de saúde estável na Unidade Intermediária do Pronto Socorro.

M.V.M.P, 25 anos, teve queimadura no rosto e no tórax, está em estado de saúde estável na Unidade Intermediária do Pronto Socorro.

Foragido da justiça é capturado em São João da Barra

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (29) uma equipe policial conseguiu capturar um foragido da justiça na Rua Ubaldo Sena, localizada em Atafona, em São João da Barra.

Após receber informações sobre o paradeiro do foragido, os policiais em patrulhamento conseguiram localizá-lo. O mesmo possuía um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pelo Cartório da 2ª Vara de Família de Campos, por débito de pensão alimentícia.

A equipe policial conduziu o homem à 145ª Delegacia de Polícia de SJB, onde ele permaneceu sob custódia, aguardando os procedimentos legais.

Fiscalização em Campos resulta na detenção de condutor por modificação de escapamento em motocicleta

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na noite desta segunda-feira (29) uma ação de fiscalização dos agentes da Operação Segurança Presente resultou na detenção de um condutor por irregularidades em sua motocicleta.

Por volta das 18h30, na interseção entre a Avenida José Carlos Pereira Pinto e a Rua Carmem Carneiro, em Guarus, um homem foi abordado enquanto conduzia uma motocicleta Honda CG 160 de cor azul.

Os agentes tiveram a atenção voltada para o condutor devido ao ruído excessivo emitido pelo escapamento modificado da motocicleta. Após uma abordagem de rotina e verificação da situação, foi constatado que o veículo estava em desacordo com as normas de trânsito.

Diante disso, o condutor foi detido e conduzido à 146ª DP, onde os fatos foram apresentados. O homem foi enquadrado no artigo 42, inciso III da Lei 3688/41, que trata sobre infrações relativas ao trânsito de veículos. Após prestar depoimento, o condutor foi liberado, enquanto a motocicleta permaneceu apreendida para posterior perícia.

Jovem é baleado em tentativa de homicídio em zona rural

0
HFM/Foto: ClickCampos

Por volta das 22 horas desta segunda-feira (29), um jovem de 26 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na localidade de Pingo D’Água, zona rural de São Francisco de Itabapoana.

Identificado pelas iniciais F.A.S., ele foi atingido por múltiplos tiros em sua residência, efetuados por dois homens encapuzados e armados que invadiram o local pelos fundos. O Resgate foi acionado e levou a vítima para o Hospital Municipal Manoel Carola, de onde foi transferida para o Hospital Ferreira Machado em estado grave.

Segundo relato do pai à Polícia Militar, o jovem, que já teve envolvimento com uma facção criminosa, estava recebendo ameaças para retomar suas atividades criminosas. Apesar de um patrulhamento ter sido realizado na região, nenhum suspeito foi encontrado. O caso foi registrado na 147ª DP.

 

*Matéria em atualização*

Acidente deixa motociclista gravemente ferido em SJB

0
Santa Casa de Misericórdia de SJB

Na noite dessa segunda-feira (29), um motociclista de 36 anos ficou gravemente ferido após colidir com uma bicicleta na Avenida Liberdade, em Grussaí, distrito de São João da Barra.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem seguia pela avenida quando ocorreu a colisão. Ele sofreu um trauma na cabeça e foi socorrido para a emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, onde foi entubado e transferido para o Hospital Ferreira Machado, em Campos.

O jovem que estava na bicicleta teve apenas escoriações e foi levado para casa pelos pais. O acidente foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

No final da tarde dessa segunda-feira (29), um homem cuja identidade não foi revelada sofreu ferimentos graves em um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta no cruzamento da Avenida Gilberto Cardoso com a Rua Godofredo Pinto, no bairro Turf Club, em Campos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima, que estava na moto, foi levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM) com suspeita inicial de Trauma Cranioencefálico (TCE). As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas.

 

*Matéria em atualização*