Home Blog Page 2552

Brasil ultrapassa os 4 milhões de casos de dengue

0

Nesta segunda-feira, 29, o Brasil ultrapassou os 4 milhões de casos de dengue. No total, são 4.127.571 casos prováveis da doença, um salto de mais de um milhão de casos em relação ao dia 10 de abril, quando os registros totalizavam 3 milhões. Os dados são do Painel de Arboviroses, do Ministério da Saúde.

Vale destacar que os números reportados diariamente pela pasta não refletem imediatamente a realidade, já que há um intervalo até que sejam totalmente atualizados.

Quanto às mortes por dengue, 1.937 foram confirmadas e 2.345 estão sob investigação. O coeficiente de incidência da doença no país é de 2.032,7 casos para cada 100 mil pessoas.

Assim como no ano passado, a faixa etária mais atingida pela dengue é a de 20 a 29 anos. Já a faixa etária menos afetada é a de crianças menores de 1 ano, seguida das pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos, consecutivamente. Apesar disso, todos esses grupos tiveram aumento de mais de 100% nos casos, com destaque para o de indivíduos com 80 anos ou mais, que registrou um aumento de 203% em relação a 2023.

Os Estados com maior incidência da doença são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina. No sentido oposto, Roraima é o menos atingido, com um coeficiente de 43,9 casos por 100 mil habitantes, seguido por Ceará e Sergipe.

É importante ressaltar que, em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde divulgou uma projeção indicando que os casos de dengue em 2024 poderiam chegar a, no máximo, 4.225.885.

Motivos por trás da escalada da dengue

Segundo especialistas, o aumento considerável de casos de dengue pode ser atribuído a medidas pouco eficazes de controle do mosquito Aedes Aegypti, o vetor da doença. As ações clássicas incluem a conscientização sobre a eliminação dos criadouros, que, em sua maioria, estão dentro das residências, e o uso de repelentes e inseticidas.

Além disso, especialistas atribuem o ritmo atípico da epidemia ao fenômeno El Niño e às mudanças climáticas, que resultam em temperaturas elevadas e chuvas irregulares – condições ideais para a reprodução do mosquito e, consequentemente, a disseminação da doença.

Outro fator preocupante, segundo o Ministério da Saúde, é que os quatro sorotipos da dengue estão circulando simultaneamente – há anos isso não acontecia. Observa-se também uma interiorização da doença, com cidades pequenas e médias contribuindo para o aumento da curva de casos.

Formas de prevenção

A eliminação de criadouros de mosquitos segue sendo uma das melhores maneiras de evitar a doença. Além disso, vale apostar em métodos físicos, como uso de roupas claras, mosquiteiros e repelentes, especialmente aqueles à base de icaridina, DEET e IR3535, que possuem duração superior em comparação a outros tipos.

A Qdenga, vacina contra a dengue fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Trata-se do primeiro imunizante de uso amplo contra a doença liberado no País.

Outra medida importante é a vacinação. Desde julho de 2023, a Qdenga está disponível na rede privada brasileira e, em dezembro do mesmo ano, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil tornou-se o primeiro país a disponibilizar essa vacina gratuitamente no sistema público. Inicialmente, devido à disponibilidade limitada de doses, apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão sendo vacinados.

 

EUA devem reclassificar maconha como droga menos perigosa, diz agência

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A DEA (a agência de combate às drogas dos Estados Unidos) tomará medidas para reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa do que ela é considerada atualmente, segundo informações da agência de notícias Associated Press.

A proposta da DEA, que deve ser revista pelo órgão de gestão e orçamento da Casa Branca, poderá marcar a maior mudança na política federal sobre a cânabis em 40 anos, com amplo efeito sobre a forma como o país regulamenta a droga.

A mudança não legalizaria totalmente a maconha para uso recreativo, mas reconheceria que ela tem menos potencial para abuso do que algumas das drogas mais perigosas.

Com a medida, espera-se que a DEA recomende a reclassificação da cânabis , retirando-a do nível de drogas com maior risco potencial para abusos, como heroína e LSD, e passando para o nível 3 (schedule III, em inglês), junto a substâncias como esteróides anabolizantes e testosterona.

De acordo com o governo americano, as substâncias da classificação 3 têm “potencial moderado a baixo de dependência física e psicológica”. Ainda assim, são substâncias controladas e sujeitas a regras e regulamentos, e as pessoas que as vendem sem permissão podem enfrentar processos criminais federais.

A decisão da DEA deve ser tornada oficial pouco mais de um ano depois de o presidente Joe Biden pedir uma revisão da lei federal sobre a maconha, em outubro de 2022, quando decidiu perdoar milhares de americanos condenados por porte da droga.

O movimento pode ser visto como associado à corrida contra Donald Trump nas eleições presidenciais deste ano. O presidente, que no passado apoiou a guerra às drogas, vê o afrouxamento da regulação federal da cânabis como uma oportunidade de recuperar a simpatia dos jovens. O grupo foi essencial para a vitória em 2020, mas que vem se distanciando de Biden por seu apoio a Israel na guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Pesquisas indicam que 70% dos americanos afirmam que o uso de maconha deve ser legalizado. O percentual é praticamente o dobro do registrado em 2003 (34%) e sobe para 79% na faixa etária de 18 a 34 anos.

O uso recreativo da maconha já é legal em 24 estados, e o medicinal, em outros 12. Embora os estados tenham autonomia para regular a droga, ela ainda é banida a nível federal -mudar isso exige aprovação do Congresso, algo ainda considerado improvável.

Deputados da Argentina aprovam Lei Ônibus, em vitória para Javier Milei

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Após mais de 20 horas seguidas de discursos na Câmara dos Deputados da Argentina, o presidente Javier Milei conseguiu uma importante vitória ao ver aprovada nesta terça-feira (30) a sua Lei Ônibus, o pacote liberal que se tornou uma de suas prioridades.

Em meio a mais de uma centena de extenuantes discursos, foram 142 os legisladores que aprovaram as linhas gerais do projeto de lei de mais de 230 artigos. Outros 106 votaram contra, e oito se abstiveram ou ausentaram do plenário de discussão em Buenos Aires.
Após o triunfo do conteúdo, foi a vez de votar cada capítulo da lei que recebe seu nome em referência ao termo “ómnibus”, em latim, devido à amplitude de temas. Estão neste escopo uma lista de privatizações, a concentração de alguns poderes nas mãos de Milei e uma pequena e polêmica reforma trabalhista. O governo ganhou esses debates.

O projeto, a menina dos olhos da Casa Rosada, já havia sido colocado para votação em fevereiro passado, quando também foi chancelado por uma maioria de deputados. Porém, logo na sequência, fracassou ao ter seus artigos desidratados, e o governo o tirou de discussão para evitar que todas as suas prioridades naufragassem.

O projeto debatido nesta última semana de abril é uma versão enxuta, mas que ainda mantém os pilares do que defende este governo. Nove empresas, por exemplo, agora estão na fila da privatização. Entre elas, a Aerolíneas Argentinas, a Enarsa (companhia petrolífera) e a Rádio e Televisão Argentina (comunicação).

Na proposta repaginada e apresentada pelo governo há poucas semanas também estava previsto na lista de privatizáveis o Banco da Nação, retirado do projeto nos últimos dias de negociação.

A Lei Ônibus também concede ao Executivo a capacidade de governar sem o Congresso em quatro áreas por um ano. A saber: administrativa, econômica, financeira e energética. Anteriormente eram 11 os setores que estariam concentrados nas mãos de Milei.

O mecanismo não é incomum, está previsto na Constituição e já foi usado mesmo por opositores e antecessores do atual governo, como pelo ex-presidente peronista Alberto Fernández. Ainda assim, a oposição no Congresso alegou durante toda esta segunda que se tratava de uma “abusiva delegação de tarefas” ao presidente.

Também foi incluído um capítulo sobre reforma trabalhista muito mais modesto do que as ambições iniciais do governo nessa área, que foram barradas pela Justiça argentina e eram objeto de protesto sindical.

O trecho prevê ampliação do período de experiência para seis meses, elimina multas por erros em registros trabalhistas e permite a criação de um fundo de demissão trabalhista que substitua indenizações.

O tema promete engrossar os protestos previstos para o feriado desta quarta-feira (1º) no país, quando se celebra o Dia do Trabalho.

Mas a vitória nesta Casa do Congresso precisa ser comemorada com cautela pelo governo, que agora enfrenta seu maior desafio: o Senado. Antes de levar a votação à Câmara, a Casa Rosada já anunciava que tinha os votos suficientes. Entre os senadores argentinos o cenário é bem distinto.

Na Casa de 72 membros o Liberdade Avança, partido de Milei, tem unicamente sete senadores. Com apoio do Proposta Republicana, do ex-presidente Mauricio Macri, que vota em peso com o governo, chega a 13. E, entre as demais forças da chamada “oposição dialoguista”, com quem o governo negocia, projeta-se que haja no mínimo outros 11 votos. Mas são necessários ao menos 37 votos para aprovar o pacotão. Os governistas querem que o Senado comece a debater o texto na próxima segunda-feira (6).

Figura central nessa nova maratona de negociações deve ser a vice-presidente Victoria Villarruel, que devido ao cargo também preside o Senado. Uma das figuras mais radicais dessa gestão, ela já teve rusgas com Milei.

O passado recente não joga a favor do governo no Senado. Foi essa Casa que, em março, rechaçou o megadecreto liberal de Milei, o DNU (Decreto de Necessidade e Urgência), que promove a desregulação da economia argentina. Na ocasião, foram 42 votos contra a medida.

Ainda assim, o decreto se mantém em vigor. Ele só cairia caso também a Câmara de Deputados desse um sinal vermelho, e ainda não há previsão de votação pelos deputados, que nesta terça-feira concederam a vitória parcial a Milei com a Lei Ônibus.

O presidente trabalha com um prazo bem específico para ver aprovado seu pacotão legislativo: dia 25 de maio. Ele convocou para essa data o chamado “Pacto de Maio” -um documento de dez prioridades que pretende assinar com os governadores. Outra tarefa, claro, nada fácil, já que enfrenta oposição dos governadores alinhados ao kirchnerismo.

Detran: pessoas com deficiência inscritas no programa cidadania sobre rodas são aprovadas em prova de direção

0
Foto: Divulgação Ascom

Caio Jocepio Soares, de 24 anos, é um exemplo de superação. Usuário de cadeira de rodas desde os 18 anos de idade, morador da periferia, ele foi aprovado nesta terça-feira (30/4) na prova prática de direção, após cursar gratuitamente as aulas do programa Cidadania Sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran.RJ. Em breve, vai receber sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ficando apto para dirigir um carro adaptado.

“O Cidadania me possibilitou a realização de um sonho, e vai me ajudar bastante no futuro. Vou poder ser mais independente, porque não é fácil sair de casa sendo cadeirante na Baixada Fluminense”, disse o rapaz, que foi vítima de um tiro em Nova Iguaçu, perto de onde mora. Ele trabalha como técnico de conserto de celular e pretende cursar a faculdade de psicologia.

O Cidadania Sobre Rodas proporciona às pessoas com deficiência a chance de tirar a CNH de forma totalmente gratuita. As aulas práticas, em carros adaptados, são ministradas pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito, no posto Detran.RJ Acessível, na Avenida Francisco Bicalho – o único do país exclusivo para o público PCD e os idosos. As aulas teóricas podem ser feitas na própria EPT ou em autoescolas mais próximas das casas dos alunos.

Dos 13 alunos com deficiência que fizeram a prova nesta terça, oito foram aprovados e cinco terão de fazer novas aulas antes de tentar de novo. Mas todos elogiaram a qualidade das aulas e a oportunidade de aprender a dirigir em carros adaptados. O curso para PCD é caro e difícil de encontrar nos centros de formação de condutores.

Caio fez a prova num carro do Detran.RJ com acelerador e freio na mão. Estava nervoso, mas saiu-se muito bem, e agora só precisará voltar para receber a CNH. “Vou sentir falta das aulas, que ocupavam a minha cabeça, e também dos instrutores”, disse o rapaz, numa declaração parecida com a do cobrador de ônibus Ângelo Márcio Conceição da Silva, de 45 anos, também aprovado nesta terça num carro adaptado com acelerador e freio na mão esquerda:

“O curso foi maravilhoso, as pessoas aqui são compreensivas, entendem as dificuldades das pessoas com deficiência. O segredo é não desistir nunca. Fui reprovado nove vezes na prova teórica, na décima consegui passar. E hoje passei de primeira na prova prática. Já posso me considerar um motorista, uma pessoa mais independente”, disse Ângelo.

As pessoas com deficiência que quiserem se inscrever para o curso gratuito do Cidadania Sobre Rodas devem ficar atentos ao Dia D de inscrições no programa. São quatro datas durante o ano, a próxima em 14 de junho – em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho. Novas turmas já estão em andamento.

Fonte: Detran

PF põe tornozeleira em suspeito de integrar ‘milícia digital’

0

A Polícia Federal instalou nesta terça-feira (30), uma tornozeleira eletrônica em um investigado da cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, por suposta participação em ‘milícia digital’. Ele seria o autor de ‘ofensas pessoais a agentes públicos em razão do desempenho de suas funções’.

A diligência faz parte da Operação Discurso do Ódio, que, segundo a PF, visa “combater a prática dos crimes de injúria, difamação e organização criminosa”.

A colocação da tornozeleira no suposto ‘militante digital’ foi imposta pelo Supremo Tribunal Federal, que ainda determinou à PF a realização de buscas na residência do investigado, no município de Dourados.

Durante as diligências foram apreendidos celulares, notebooks e um HD externo.

Grupamento Ambiental resgata 4 gambás adultos e 5 filhotes e duas cobras

0
Foto: GAM / Divulgação

Quatro gambás adultos, sendo um com cinco filhotes; e duas cobras, sendo uma Boipeva e outra jiboia, foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM) na última quinta (25) e sexta-feira (26) em Campos. Em bom estado de saúde, todos já foram devolvidos ao seu habitat natural.

Dos quatro gambás, três foram resgatados na quinta-feira (25) e estavam em estabelecimentos comerciais de diferentes bairros do município. Já a cobra Boipeva foi resgatada em uma residência em Morro do Coco, na região Norte do município.

Na sexta-feira (26), foram resgatados uma gambá com cinco filhotes no Parque Tarcísio Miranda. Já a cobra Jiboia foi resgatada em Goitacazes, na Baixada Campista. A soltura acontece em Áreas de Proteção Ambiental. Os locais de soltura não costumam ser divulgados para evitar os predadores.

O gerente do GAM, Ralph Leandro, reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população encontrar um animal silvestre. “Quando a pessoa encontrar um animal silvestre, o importante é não tentar o resgate e muito menos encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental”, explica o gerente, explicando que o uso das imagens é para os agentes identificarem as características do animal e levarem o equipamento adequado para o resgate.

Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185.

Empresa de apostas online deixa negócios no Rio por ‘intervenção da contravenção’, aponta MPRJ

0
Advogado Rodrigo Marinho Crespo, morto a tiros no Rio — Foto: Reprodução

Informações colhidas durante as investigações do assassinato do advogado Rodrigo Marinho Crespo, assassinado no Centro do Rio em fevereiro, apontaram que o dono de um site de apostas esportivas online foi obrigado a deixar o Rio de Janeiro por “intervenção” da contravenção”, incluindo ameaças. A empresa era representada pelo escritório onde Rodrigo trabalhava.

Segundo o MP, a morte do advogado seria um “recado” de bicheiros contra possíveis investidores do mercado de apostas online.

As investigações ainda vão apurar se há uma relação direta entre as ameaças e o homicídio, e qual foi o teor das ameaças.

Segundo depoimentos de várias testemunhas, Rodrigo estava muito engajado na legalização de apostas online antes de morrer. A polícia investiga se disputas ligadas ao setor podem ser uma possível motivação do assassinato da vítima.

A denúncia do Ministério Público foi aceita pela Justiça. Os três que já foram presos por participação no crime tiveram a prisão preventiva decretada.

Lenzi é sócio de um escritório de direito que atua diretamente no setor de legalização de jogos de azar no Paraná. Ele foi intimado pela DH da Capital para prestar depoimento.

No relatório de indiciamento de três suspeitos por participação no assassinato de Rodrigo, os delegados Rômulo Coelho e Alexandre Herdy, afirmam que ainda não sabem se o fato tem relação com o assassinato.
No entanto, o documento aponta que testemunhas ouvidas pela polícia indicavam a participação da vítima e do escritório com o setor de bets, algo que inicialmente não foi relatado à polícia.

participação de cada um dos denunciados

Leandro Machado da Silva: policial militar que, segundo as investigações, providenciou os carros usados no crime.

Cezar Daniel Mondego de Souza: apontado como responsável por monitorar a vítima. Tinha cargo comissionado com salário de até R$ 6 mil na Assembleia Legislativa do RJ (Alerj).

Eduardo Sobreira Moraes: É apontado pela polícia como o responsável por seguir os passos de Rodrigo, dirigindo o carro para Cezar enquanto acompanhavam a movimentação da vítima antes do assassinato.

No dia 9 de abril, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão contra Adilson Oliveira Coutinho Filho, conhecido como Adilsinho, atual patrono do Salgueiro; e outras oito pessoas investigadas no inquérito da morte de Rodrigo Marinho Crespo.

Fonte: G1

Funcionário de escola suspeito de assédio sexual contra adolescente é detido em Campos

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Um homem de 50 anos foi detido na manhã desta terça-feira (30) por suspeita de assédio sexual contra uma adolescente, cuja idade não foi divulgada, dentro de uma escola particular localizada no Parque Alphaville, em Campos.

A ação policial teve início após uma denúncia chegar à Polícia Militar, informando que uma aluna do 9º ano havia sido vítima de assédio por parte de um funcionário da instituição educacional. Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com a denunciante, que relatou que o homem vinha há algum tempo proferindo comentários de teor sexual para a adolescente, chegando até a convidá-la para sair.

A jovem teria alertado o funcionário de que suas ações poderiam ser consideradas como pedofilia, ao que ele teria respondido que, se ninguém soubesse, “não daria em nada”. O último episódio de assédio teria ocorrido na segunda-feira (29), durante o intervalo entre as aulas, embora os incidentes tenham começado no início do ano.

Após coletarem os depoimentos, os policiais encaminharam o caso para a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam). O funcionário da escola foi enquadrado no artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente e responderá em liberdade, pois não houve flagrante delito.

Saúde mantém unidades de urgência e emergência funcionando no Dia do Trabalhador

0
Hospital Geral de Guarus - Foto: César Ferreira/Prefeitura de Campos

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), manterá todas as unidades de urgência e emergência funcionando normalmente, durante o feriado do Dia do Trabalho, nesta quarta-feira (1°). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Referência da Dengue (CRD) não irão funcionar durante o feriado.

Estarão abertas as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) 24h, assim como o Hemocentro Regional de Campos, que funciona todos os dias, por livre demanda, no Hospital Ferreira Machado (HFM), inclusive nos finais de semana e feriados, das 7h às 18h. Também estarão funcionando normalmente o Hospital Geral de Guarus (HGG), o Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital São José (HSJ), além da Clínica da Criança.

Além disso, duas unidades funcionarão para atender crianças e adultos que precisem atualizar a caderneta de imunização. São elas: Clínica da Criança e a sede da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 8h às 17h. Os demais serviços da secretaria retornarão com os atendimentos na quinta-feira (2).

Foragido da justiça é capturado em Campos após denúncia anônima

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Nessa segunda-feira (29), uma ação da Polícia Militar foi desencadeada após receberem informações cruciais pelo Disque Denúncia. O alvo era um jovem procurado pela justiça e suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido no dia anterior, no Parque Aurora, em Campos.

As equipes policiais se dirigiram à Rua São Jerônimo, no Parque Rosário, onde o foragido supostamente estava escondido. Após uma operação meticulosa, o suspeito foi detido pelas autoridades. Ele estava sendo procurado com base em um mandado de busca e apreensão, emitido em 14 de março de 2024 pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Campos.

Durante a revista, os policiais encontraram e confiscaram uma touca ninja e uma jaqueta camuflada. Após a prisão, o jovem foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde permanece sob custódia, aguardando procedimentos legais adicionais.

Corpo é encontrado dentro do lago do parque Ibirapuera

0
Bombeiros resgataram o corpo do lago-Foto: Reprodução/TV Record

Um corpo foi encontrado dentro do lago do parque Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (30). O parque segue aberto.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil foram acionados para a ocorrência às 10h40. Equipes de resgate retiraram o corpo do lago.

Segundo a polícia, trata-se de um homem, sem vestes e com o corpo em estado de putrefação.

A movimentação de bombeiros e policiais atraiu a atenção de quem estava no parque e alguns frequentadores se aproximaram do lago para acompanhar a movimentação das equipes.

O corpo passará por perícia na busca para identificação do cadáver e da causa da morte. O caso será investigado no 36º DP (Vila Mariana).

A Urbia, empresa responsável pela administração do parque, afirmou que não vai comentar o caso.

Acidentes com caminhões provocam congestionamentos em SP

0

(FOLHAPRESS) – Dois acidentes na madrugada desta terça-feira (30) provocam congestionamentos em rodovias no entorno de São Paulo.

O primeiro, entre dois caminhões, aconteceu por volta das 4h, na rodovia Castello Branco, na altura de Barueri. Um dos caminhões estava carregado com soja e pegou fogo na pista. Seis equipes do Corpo de Bombeiros foram para o local.

Ninguém ficou ferido. Segundo a concessionária CCR, o tráfego de veículos está congestionado na pista expressa, sentido capital.

O outro acidente ocorreu na rua dos Jesuítas, altura do número 1000, próximo à rodovia Presidente Dutra, onde um caminhão capotou. Um dos motoristas, um homem de 74 anos, ficou ferido e foi levado ao Pronto-Socorro de Guarulhos. Quatro equipes dos bombeiros atenderam a ocorrência.

De acordo com a CCR, há congestionamento na pista marginal, no sentido Rio de Janeiro, devido ao acidente com equipes em atendimento no local. O trânsito flui pela faixa da direita entre os quilômetros 218 e 221.

Leia Também: Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

 

Idoso fica ferido após colisão entre carro e moto na BR 101

0
Paciente baleado na Ilha do Cunha está estável e consciente. Moradores protestam por cirurgia atrasada. Relembre o caso e entenda os desdobramentos.
Paciente baleado na Ilha do Cunha está estável e consciente. Moradores protestam por cirurgia atrasada. Relembre o caso e entenda os desdobramentos.

Na manhã desta terça-feira (30), um idoso identificado como E.dos.S.A, de 65 anos, foi socorrido com ferimentos moderados após um acidente entre uma moto e um carro, no km 48 da BR 101, na altura de Travessão, em Campos dos Goytacazes.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a Arteris Fluminense, a colisão foi transversal e a pista já foi liberada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que prestou socorro ao idoso que estava na moto, ele foi socorrido com ferimentos moderados e encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

De acordo com apuração da Redação ClickCampos o paciente E.dos.S.A de 65 anos, vítima de acidente motociclístico, teve sangramento na perna direita, fez sutura e foi medicado. Ele fez raio-x do pé e tornozelo direito. Está estável, em observação na Unidade de Decisão Médica (UDM).

Confira as vagas de trabalho nas cidades da região dos Lagos

0

As prefeituras de Saquarema, Rio das Ostras e Armação dos Búzios divulgaram as vagas de emprego disponibilizadas para a Região dos Lagos do Rio.

As vagas podem ser consultadas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e nos balcões de emprego das prefeituras.

Saquarema:

A Prefeitura de Saquarema mantém a página “Emprega Saquá” por onde divulga as vagas de trabalho periodicamente. Entre as oportunidades ofertadas estão:

*Atendente comercial
*Mecânico
*Auxiliar de lavanderia
*Esteticista
*Manicure

Cabo Frio:

Em Cabo Frio, segundo a Prefeitura, são mais de 100 vagas disponíveis, entre elas:

*Professor
*Pizzaiolo
*Chapeiro
*Ajudante de cozinha
*Caixa

Rio das Ostras:

Em Rio das Ostras, segundo a Prefeitura, são mais de 700 vagas disponíveis, entre elas:

*Ajudante de cozinha
*Ajudante de padeiro
*Alinhador automotivo
*Analista em recursos humanos
*Assistente fiscal

Os interessados nas oportunidades podem entrar em contato com os órgãos através dos sites:

Em Saquarema – https://www.saquarema.rj.gov.br/emprega-saqua/

Em Rio das Ostras – https://www.riodasostras.rj.gov.br/bancodeempregos/UBE_cidadao.html

Em Cabo Frio – https://cabofrio.rj.gov.br/balcao-de-emprego-municipal/

Fonte: G1

Lula é multado em R$ 250 mil pelo TSE por impulsionar vídeo contra Bolsonaro

0

O presidente Lula (PT) foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a pagar uma multa de R$ 250 mil por impulsionar propaganda eleitoral negativa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022.

A Coligação Brasil da Esperança, formada por dez siglas que apoiavam a candidatura de Lula, também foi condenada. A ação foi ajuizada por Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil, com PL, Republicanos e PP.

O vídeo postado pela coligação de Lula chamava Bolsonaro de “incompetente”, “mentiroso” e “desumano”. Segundo o TSE, o impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet é vedado.

A decisão foi proferida por unanimidade na sexta-feira (26). Todos os ministros acompanharam o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Ela ressaltou que a publicação não promovia o petista. “Diferente disso, o vídeo publicado no YouTube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independente de sua veracidade ou não, certamente não é benéfica ao candidato à reeleição”.

Pique Novo se apresentará na festa do trabalhador em Cambuci

0

Nesta quarta-feira (01), feriado nacional, dia do trabalhador, acontecerá em Cambuci a 3ª festa do Trabalhador, da cidade. As atrações gratuitas serão na Praça da Bandeira.

Os eventos serão realizados pela prefeitura de Cambuci, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

O tradicional passeio ciclístico pelas ruas da cidade é um dos momentos mais esperados para a festa do trabalhador, além dos sorteios de diversos brindes, animação infantil, e as 21horas, tem a apresentação do show principal, com o grupo Pique Novo.

 

PRF intensifica ações de educação para o trânsito no RJ

0

Durante o Maio Amarelo, movimento global em defesa da segurança viária, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará as ações educativas no Rio de Janeiro. O ‘Cinema Rodoviário’, ação em que os motoristas são abordados e convidados a assistir a vídeos educativos e palestras sobre as condutas seguras no trânsito, acontecerá em todo o estado.

O trabalho de educação para o trânsito vai além das rodovias. A PRF promove ações de educação e conscientização para o trânsito, com palestras em escolas para crianças e adultos, e para empresas que operam frotas, além de instituições parceiras. Nessas oportunidades, os policiais chamam a atenção para a importância do trânsito seguro, focando na redução de acidentes, mortes e feridos, de forma a prevenir os abusos que levam aos acidentes graves na malha federal.

Na edição deste ano, durante as abordagens, a PRF dedicará atenção especial aos motociclistas. O motivo é a alta que a corporação vem registrando nas ocorrências envolvendo esse tipo de veículo. No primeiro trimestre de 2024, em todo o país, a Polícia Rodoviária Federal registrou 7.119 acidentes com motos, contra 6.259 no mesmo período do ano passado. Essas ocorrências resultaram em 434 óbitos (contra 391 no primeiro trimestre de 2023) e 8.590 feridos (7.008 no mesmo período do ano passado).

O Maio Amarelo tornou-se um movimento global de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Durante todo o mês de maio é trabalhada uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta as questões relacionadas à segurança viária e mobilizar toda a sociedade

No Rio de Janeiro, as ações operacionais do Maio Amarelo iniciam no dia 7 de maio, às 10h, na praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói (BR-101).

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

0

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 6,5 milhões.

Caso apenas um ganhador acerte o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 39,8 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Leia Também: Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

 

Acidente de ônibus no Peru deixa ao menos 25 mortos e 13 feridos

0

Um acidente de ônibus na região de Cajamarca, no Peru, resultou na morte de pelo menos 25 pessoas e deixou outras 13 feridas.

O ônibus, que fazia o trajeto de Celendín para Sorochuco, capotou e caiu de uma ravina num rio.

As autoridades locais estão ainda reunindo informações sobre o acidente, que ocorreu à noite em uma estrada de terra batida.

A cidade de Celendín decretou três dias de luto em decorrência da tragédia. O motorista do veículo também ficou ferido, conforme informaram as autoridades regionais.

Leia Também: Nove soldados morrem em queda de helicóptero militar na Colômbia

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

0

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa segunda-feira (29), a confirmação de dez casos de febre Oropouche. A informação foi dada pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e pelo laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os casos foram registrados entre os dias 9 e 18 de abril nos municípios de Japeri, Valença, Piraí e Rio de Janeiro e seguem para investigação, a fim de verificar se são autóctones (transmissão local) ou ‘importados’ (quando a transmissão ocorre em outro território).

Os sintomas são muito parecidos com os da dengue. Duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

A secretária de Saúde, Claudia Mello disse que “o vírus da febre Oropouche é endêmico no Amazonas e apresenta alguns períodos de surto. A letalidade registrada é baixa. “A orientação que vamos passar aos municípios é de que mantenham a conduta médica feita nos casos de suspeita de dengue”.

A Secretaria estadual de Saúde, em parceria com os municípios envolvidos, fará a investigação epidemiológica nos dez casos positivos para doença. Além disso, realizará a investigação entomológica (captura de mosquito) nas regiões que tiveram casos confirmados.