Home Blog Page 2551

Força Nacional auxilia no patrulhamento das rodovias federais

0

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) ficará no estado do Rio de Janeiro por mais 30 dias. A medida foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta terça-feira (30). A prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro foi assinada após pedido expresso do governo fluminense.

De acordo com a portaria, que dispõe sobre a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro, o ministro Ricardo Lewandowski autoriza apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual para atuar nas atividades imprescindíveis à preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio, entre os dias 1º e 30 de maio deste ano. 

É a terceira vez que o decreto de permanência da Força Nacional no estado do Rio é prorrogado. Cerca de 300 agentes reforçam a segurança no Rio de Janeiro desde outubro de 2023, por ordem do então ministro da Justiça, Flávio Dino. Além dos agentes e de 50 viaturas, o ministério autorizou o deslocamento de 270 policiais rodoviários federais, que atuam no patrulhamento de rodovias, para auxiliar as forças de segurança locais.

O efetivo da Força Nacional é composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos. O objetivo da força é contribuir para a preservação da ordem pública, a segurança de pessoas e do patrimônio e atuar em emergências e calamidades públicas. A prioridade da ação no Rio de Janeiro é o patrulhamento das principais rodovias do estado, agindo principalmente no bloqueio de rotas usadas para transportar cargas, veículos roubados, drogas e armas.

 

 

Reino Unido começa a deter migrantes que serão deportados para Ruanda

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As autoridades britânicas começaram a deter migrantes para enviá-los para Ruanda nas próximas semanas, informou o governo na quarta-feira, preparando o terreno para iniciar a política de imigração principal do primeiro-ministro Rishi Sunak.

Na terça-feira passada, o Parlamento britânico aprovou uma lei que permite expulsar para Ruanda migrantes que chegaram de maneira irregular a seu território. O governo conservador do primeiro-ministro prevê iniciar as deportações antes de julho, entre nove e 11 semanas.

Mais de 7.500 migrantes chegaram à Inglaterra em pequenos barcos da França este ano, e o governo diz que a política vai dissuadir as pessoas de fazer a perigosa jornada pelo Canal da Mancha. Cinco estrangeitos morreram tentando fazer a travessia na semana passada.

Organizações de direitos humanos e sindicatos contrários à política devem lançar novos desafios legais para impedir que os voos decolem com os estrangeiros, depois que a Suprema Corte do Reino Unido declarou a política ilegal no ano passado.

Imagens divulgadas pelo Ministério do Interior britânico na quarta-feira mostraram um homem sendo colocado em uma van por oficiais de fiscalização de imigração e outro sendo levado para fora de sua casa algemado.

“Nossas equipes de fiscalização dedicadas estão trabalhando rapidamente para deter prontamente aqueles que não têm o direito de estar aqui para que possamos fazer os voos decolarem”, disse o ministro do Interior, James Cleverly, em um comunicado na quarta-feira.

A Care4Calais, uma instituição de caridade para refugiados, disse que as detenções começaram na segunda-feira. Um porta-voz disse que a linha direta do grupo recebeu chamadas de “dezenas de pessoas”, acrescentando que ainda não sabiam quem seria designado para o primeiro voo de deportação, nem quando seria.

O Reino Unido enviou para Ruanda seu primeiro solicitante de asilo, sob um esquema voluntário, informou o jornal The Sun na terça-feira, um programa separado da política de deportação.

“As pessoas estão muito assustadas”, disse Natasha Tsangarides, diretora associada de Advocacia da instituição de caridade Freedom from Torture, dizendo que o medo de ser detido e enviado para Ruanda levaria algumas pessoas a se esconder e se desvincular de seu sistema de apoio.

O Ministério do Interior teria classificado erroneamente algumas crianças como adultos. Com isso, algumas delas, que estejam desacompanhadas e solicitaram asilo, também correm o risco de serem enviadas para Ruanda.
O governo nega. Mas se alguma delas for classificada como adulta, poderá ser deportada país da África Oriental.

De acordo com dados do Conselho de Refugiados, seis pessoas com idade contestada com as quais eles têm trabalhado foram detidas em centros de detenção de imigração para adultos.

Leia Também: Sobe para 8 o número de mortos em temporais no Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde amplia vacinação da gripe para a pessoas a partir de 6 meses

0

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A medida foi anunciada pela ministra Nísia Trindade Lima em sua página no “X”, antigo “Twitter”. De acordo com a ministra, a estratégia de ampliar a faixa etária da vacinação foi colocada em prática para tentar frear o avanço da gripe. “Estamos antecipando essa medida para responder ao aumento dos casos de influenza”, disse.

Somente a região Norte não será contemplada pela ampliação de faixa etária, isso porque a vacinação contra gripe na região foi antecipada e ocorreu a partir de novembro do ano passado. A ministra explicou ainda que municípios poderão fazer restrições pontuais de faixa etária de acordo com seus estoques de imunizantes, mas que isso deve ser feito de forma excepcional.

O Boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz na última quinta-feira, 25, alertou para o aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em função dos vírus da influenza, do vírus sincicial respiratório e do rinovírus.

Considerando os casos positivos de vírus respiratórios, 10,7% das pessoas estavam com covid-19, 23,4% com influenza A ou B, e 57,8% com vírus sincicial respiratório.

“Estamos atentos aos cenários para sempre aplicar da melhor forma as estratégias de vacinação”, afirmou a ministra.

 

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

0

Um jovem, de 16 anos, teve os dois membros superiores, a perna direita e parte do pé esquerdo decepados após tocar uma barra de metal no cabo de eletricidade de um poste.

De acordo com o site G1, Rafael Ferreira está hospitalizado na Santa Casa de Santos desde o incidente, que aconteceu há quase três meses, sem expectativa de alta médica. Residente em Bertioga (SP), Rafael é inseparável do pai, o auxiliar de construção José Ferreira, de 60 anos. O evento que levou a uma série de procedimentos cirúrgicos ocorreu na tarde de 2 de março, enquanto o homem concluía o revestimento do muro de uma residência no bairro Santa Maria, em Santos.

O filho se ofereceu para ajudá-lo a desobstruir um cano. Com o pedaço de metal em mãos, o rapaz subiu em um muro a três metros de altura e, inadvertidamente, encostou a barra na rede elétrica. Devido à condutividade do metal, Rafael foi arremessado, mas José conseguiu evitar que ele caísse no chão.

“Depois que eu peguei ele, [falei] ‘Rafael, Rafael, fala comigo, fala com o papai’. Ele foi e abriu os olhos. Falou ‘pai, eu tô [sic] todo queimado, pai’. Falou para mim, assim, chorando e gritando”, contou o idoso ao g1.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e transportou o jovem para a Santa Casa de Santos. Ele foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, de acordo com os familiares, permaneceu em coma por 22 dias.

Apesar dos esforços para evitar as intervenções cirúrgicas, a equipe médica determinou que esta fosse a melhor alternativa para preservar sua vida. Com o suporte dos profissionais de saúde, Rafael foi submetido às cirurgias ainda em março e transferido para a enfermaria no início de abril.

Leia Também: Sobe para 8 o número de mortos em temporais no Rio Grande do Sul

 

Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade

0

Um grupo de manifestantes pró-Palestina e pró-Israel entraram em confronto nesta quarta-feira, dia 1ª, no campus da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nos EUA. Alguns estudantes haviam montado acampamento na universidade durante esta semana, assim como em outras universidades norte-americanas, como Harvard e Yale. Os alunos pediam para que as instituições rompessem laços financeiros com Israel, um aliado-chave dos Estados Unidos.

Os estudantes consideram a relação com o país insustentável após a campanha militar israelense na Faixa de Gaza.

De acordo com o site UOL, um grupo favorável a Israel tentou desmontar as barreiras do acampamento montado por manifestantes pró-Palestina em uma praça do campus. Imagens publicadas nas redes sociais mostram ao menos uma pessoa sendo arrastada e agredida no local.

Manifestantes a favor de Israel chegaram na universidade por volta das 23h (horário local) e atiraram fogos de artifício no grupo contrário.

 

 

— Teresa Watanabe (@TeresaWatanabe) May 1, 2024

“>

 

— Teresa Watanabe (@TeresaWatanabe) May 1, 2024

 

 

— Teresa Watanabe (@TeresaWatanabe) May 1, 2024

“>

— Teresa Watanabe (@TeresaWatanabe) May 1, 2024

 

Veja o vídeo acima.

Leia Também: Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

Como é a vida na Coreia do Norte? É cada lei esquisita!

0

A vida dentro Coreia do Norte é mais estranha que a ficção. Quanto mais histórias são compartilhadas por desertores, mais insólita a reputação da nação totalitária se torna. O país caracteriza-se por um regime autoritário extremista e suas regras são bem diferentes de quaisquer outras ao redor do mundo. Inclusive, há pena de morte por um direito (e hábito) muito comum em países democráticos, como o Brasil. Qual?

Clique na galeria e conheça algumas das leis mais bizarras e chocantes seguidas por moradores da Coreia do Norte.

Leia Também: Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

0

Um voo que deveria ter seguido na semana passada até Tóquio, no Japão, foi cancelado depois do piloto ter ficado alcoolizado num hotel em Dallas, no estado norte-americano do Texas.

De acordo com o que explica a Japan Airlines, num comunicado emitido esta terça-feira, tudo aconteceu no último dia 22 de Abril, quando o responsável ficou embriagado “e começou a ter um comportamento desordeiro” no hotel onde ele e a restante tripulação estavam.

O comandante não foi identificado, e a companhia aérea não detalhou o tipo de comportamentos que este teve, afirmando apenas que “foi inconveniente para os funcionários e outros hóspedes”.

As autoridades chegaram a se deslocar ao local, tendo o piloto recebido um ‘aviso’.

Segundo a companhia aérea japonesa, o capitão não tinha álcool detectável no sangue na hora em que deveria partir para o voo, mas os responsáveis pela empresa decidiram que o mesmo não devia voar devido à “necessidade de confirmar as condições mentais e físicas da tripulação”.

De acordo com a nota, a situação fazia com que fosse necessária uma nova tripulação vinda do Japão, e por forma a agilizar o processo, os passageiros foram reencaminhados para outros voos.

Foi dito dito aos passageiros que “motivos de saúde” afetaram o voo. 

“Pedimos desculpa a todos os clientes que se viram envolvidos neste voo cancelado. Estamos plenamente conscientes da gravidade de situação”, diz a nota da empresa, que acrescentava que a companhia ia “implementar medidas” no âmbito deste incidente para que os clientes “recuperassem a confiança”.

Leia Também: Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

EUA: 63 pessoas detidas em protestos contra lei de agentes estrangeiros

0

Na noite passada, pelo menos 63 pessoas foram detidas em Tbilisi, Geórgia, durante mais uma série de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”. Os protestos, que duraram quase seis horas, resultaram em seis policiais feridos.

“Os participantes do protesto lançaram vários objetos pesados, incluindo garrafas e pedras, contra os agentes”, declarou o ministro do Interior da Geórgia, Alexandr Darajvelidze, em uma coletiva de imprensa.

Segundo o ministro, as forças de segurança tiveram que usar meios especiais para dispersar a manifestação quando ela se tornou “violentamente agressiva”.

Um dos líderes da oposição georgiana, Leván Jabeishveli, também ficou ferido durante o protesto. A polícia informou que Jabeishveli, atualmente hospitalizado, tentou fugir de um cordão policial durante a manifestação e resistiu às forças de segurança.

Os opositores argumentam que a lei proposta pelo governo é uma réplica da legislação em vigor na Rússia, usada para silenciar dissidentes.

Na terça-feira, os manifestantes tentaram bloquear o prédio do parlamento, que estava fortemente protegido pela polícia de choque. O confronto resultou no uso de gás lacrimogêneo pela polícia para dispersar os manifestantes.

Durante os protestos, os manifestantes gritavam “Não à lei russa!” e “Geórgia!”, enquanto atiravam ovos na direção da polícia.

Os protestos contra a “lei de transparência da influência estrangeira” na Geórgia começaram há mais de duas semanas, enquanto os apoiadores do governo reuniram dezenas de milhares de pessoas na capital do país na segunda-feira, em apoio à política do governo.
 
 

Leia Também: ‘Castelo do Harry Potter’ é destruído após ataque russo no porto de Odessa

PF encontra garimpo ilegal no Amazonas e resgata 70 trabalhadores

0

A Polícia Federal anunciou a descoberta de mais de 70 trabalhadores sujeitos a condições degradantes, equiparadas à escravidão, no sul do estado do Amazonas, envolvidos na extração ilegal de ouro.

Em comunicado, a polícia informou que, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e outros órgãos, deu início à Operação Mineração Obscura na última sexta-feira, para investigar denúncias de atividades de mineração ilegal na cidade de Maués, sul do Amazonas, e resgatar trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Os trabalhadores encontrados estavam envolvidos na extração de minérios em poços subterrâneos, sem equipamentos de proteção individual. O comunicado também menciona a prática de servidão por dívida, indicando uma exploração desumana.

De acordo com as investigações, o local era um dos mais lucrativos de toda a América Latina em extração ilegal de minérios, com uma produção diária superior a 6 quilos de ouro.

“A ação conjunta visa não apenas coibir atividades ilegais, mas também proteger os direitos dos trabalhadores e preservar o meio ambiente”, acrescentou a Polícia Federal.

As autoridades destacaram que os responsáveis pela mineração ilegal serão responsabilizados legalmente, enquanto medidas serão tomadas para garantir o resgate e a assistência adequada aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade encontrados.

Leia Também: Mãe e filho são denunciados por manterem mulher em trabalho escravo

 

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

0

Durante os impactos do temporal que assolou Santa Tereza, no Rio Grande do Sul, a prefeita Gisele Caumo (PTB) capturou o momento em que uma ponte foi arrastada pela correnteza nesta terça-feira, 30.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, a prefeita mostrou a estrutura da ponte danificada pela força das águas. Ela alertou a população sobre os riscos e consequências causados pela intensidade das chuvas, como obstrução de bueiros e deslizamentos de terra. “Pedimos o máximo de cuidado nos deslocamentos, pois o solo está instável”, enfatizou.

Na gravação, a prefeita mencionou que a ponte conecta Santa Tereza a outros municípios da região. Todo o Estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado um alto volume de chuvas desde a última segunda-feira, 29, e está sob alerta de perigo de tempestades até as 18h de quinta-feira, 2.
 
 Veja o momento na galeria acima.

Leia Também: Temporais deixam cinco mortos e quase 300 fora de casa no RS

 

Mega-Sena 2719 acumula e premiação vai a R$ 28 milhões no sábado (4)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta terça-feira (30) o concurso 2719 da Mega-Sena, que tinha o prêmio principal de R$ 6.684.740,93 . Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o próximo concurso (2720), no sábado (4), pode pagar R$ 28 milhões.

Por causa do feriado do Dia do Trabalho, não haverá sorteio nesta quinta (2).

Os números sorteados no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram: 16 – 25 – 27 – 30 – 42 – 48.

Segundo a Caixa, 39 apostas marcaram cinco números e cada uma receberá R$ 45.515,78. Outras 2.110 acertaram quatro dezenas e ganharão R$ 1.201,83 cada.

A aposta simples para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio em uma casa lotérica ou pela internet, por meio do aplicativo Loterias Caixa ou pelo site de loterias da Caixa.

A probabilidade de acerto para quem faz uma aposta de seis números (no valor de R$ 5) da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões. Na aposta com sete números (que custa R$ 35), a chance sobe para uma em 7,1 milhões.
*

Leia Também: Anvisa aprova remédio de diabetes para o tratamento de doença renal crônica

 

Temporais deixam cinco mortos e quase 300 fora de casa no RS

0

(FOLHAPRESS) – As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixaram ao menos cinco mortos, seis feridos e 18 desaparecidos, além de 293 pessoas fora de casa -198 desabrigados e 95 desalojados.

Até o começo da noite desta terça (30), 77 cidades gaúchas registravam danos e ocorrências por causa dos temporais. Nas estradas havia pelo menos 47 trechos com bloqueio em todo o estado, em 22 rodovias estaduais e sete rodovias federais.

Em Paverama, no vale do rio Taquari, duas pessoas que estavam em um veículo morreram após serem arrastadas pela correnteza ao passar sobre uma estrada alagada. De acordo com a Polícia Civil, o corpo do motorista, um homem de 69 anos, foi localizado na noite de segunda (29) dentro do carro. A outra vítima, passageiro do veículo, foi encontrada próxima a um arroio na manhã desta terça.

A terceira morte foi registrada em Pântano Grande, e o caso ainda é investigado. Informações iniciais apontam que a causa teria sido uma descarga elétrica após o temporal.

As outras duas mortes ocorreram em Encantado e Santa Maria, mas não havia informações sobre as possíveis causas até o início da noite de terça.

Quanto aos desaparecidos, a Defesa Civil estadual alerta que esses números são dinâmicos e mudam rapidamente. Balanço preliminar aponta que são oito desaparecidos em Candelária, seis em Encantado e quatro em Roca Sales.

No fim da tarde de terça, 130 mil consumidores estavam sem energia elétrica no estado, e ao menos 32 mil não tinham água. Além disso, mais de 30 municípios estavam sem serviços de telefonia e internet. As aulas foram suspensas em 145 escolas estaduais

Em Santa Tereza, no Vale do Taquari, uma ponte de concreto foi levada pela enxurrada enquanto a prefeita da cidade, Gisele Caumo (PP), gravava um vídeo de alerta próximo ao local. No vídeo, é possível ver o curso do arroio Marrecão quase no mesmo nível da ponte, que já estava com uma parte danificada, quando então a força da água faz a estrutura ruir.

Em Faxinal do Soturno, na região central do RS, uma ponte de ferro caiu na zona rural e outra foi danificada na ERS-348, que conecta a cidade ao município de Ivorá.

Em Roca Sales, cidade que contabilizou 13 mortes na enchente do rio Taquari em setembro do ano passado, foi registrado um soterramento de uma residência. Forças de regate estavam a caminho do local para verificar se havia feridos.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que as chuvas devem se intensificar na região Sul, em quase todo o território gaúcho e o sul de Santa Catarina, entre quarta (1º) e quinta-feira (2), com alto volume e acompanhadas de trovoadas e vendavais. Estão previstos volumes de chuva de até 100 mm/dia, queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.

Com isso, até sexta-feira (3) o acumulado de chuva pode ultrapassar os 400 mm em pontos isolados das regiões metropolitana, central, dos vales e da serra.

O governador Eduardo Leite (PSDB) alertou para a previsão de mais temporais e disse que o cenário meteorológico é “bastante grave”. “Não há condições de precisar, neste momento, todos os efeitos que acontecerão em rios ou onde ventos possam formar até tornados”, afirmou.

Conforme modelos de previsão da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o volume de chuva que se projeta até sexta pode causar cheias semelhantes às de novembro do ano passado, uma das maiores da história do Rio Grande do Sul.

O alerta maior é para a região do Vale do Caí, onde o rio já ultrapassou a cota de inundação nas quatro estações fluviométricas ao longo do curso. Em São Sebastião do Caí, parte da população começou a deixar suas casas. A cidade, que enfrentou a pior cheia de sua história em novembro, foi afetada por quatro enchentes diferentes nos últimos 12 meses. Em Estrela, no Vale do Taquari, o curso d’água também está acima da cota.

Também se estima que trechos das bacias hidrográficas do Alto e Baixo Jacuí, nos municípios de Espumoso, Salto do Jacuí e Dona Francisca, passem da cota de inundação já a partir desta quarta-feira. As cheias devem afetar os municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo no fim da noite.

A partir de quinta, esse volume de água deve chegar à região das ilhas de Porto Alegre e a cidades da região metropolitana.

O governador fez uma transmissão ao vivo acompanhado do chefe da Defesa Civil estadual, coronel Luciano Chaves Boeira, e Cátia Valente, meteorologista da Sala de Situação, para falar da tendência de aumento das chuvas em diferentes regiões do estado nos próximos dias.

Eduardo Leite pediu que a população evite sair de casa e faça apenas “deslocamentos estritamente necessários”. “As pontes e estradas são construídas para uma média do tempo, não para situações extremas, como as que estão acontecendo”, disse.

Nas redes sociais, o governador disse que pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e ao Comando Militar do Sul o apoio de embarcações, helicópteros e efetivo para atuar nas regiões mais afetadas.

Leia Também: Calor deve continuar em São Paulo nas próximas duas semanas

 

‘Castelo do Harry Potter’ é destruído após ataque russo no porto de Odessa

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um ataque russo contra o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, destruiu o edifício conhecido localmente como “castelo do Harry Potter”.

Ataque com mísseis matou pelo menos cinco pessoas e deixou 32 feridos. Um homem morreu após o ataque, informou o governador regional Oleh Kiper. Ele sofreu um derrame.

O míssil também atingiu pessoas que caminhavam num parque próximo ao prédio, diz a mídia ucraniana. Um cachorro foi morto por estilhaços.

Oito feridos estão em estado grave, incluindo uma criança de quatro anos.

O prédio à beira-mar abriga a faculdade de direito de Odessa. O ex-parlamentar e reitor da univeridade, Serhiy Kivalov, foi ferido por estilhaços na coxa direita. Ele está internado.

Imagens da Reuters Television mostraram o teto do edifício ornamentado praticamente destruído após o ataque. O “castelo do Harry Potter” ganhou o apelido por ser parecido com o castelo de Hogwarts retratado nos filmes.

O porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Pletenchuk, disse que o ataque foi conduzido por um míssil balístico Iskander-M com uma ogiva de fragmentação, o que explicaria o número elevado de vítimas.

Leia Também: Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

Falsos guardas municipais são detidos durante evento do Dia do Trabalhador em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na tarde de quarta-feira (1º), durante um evento do Dia do Trabalhador na praça do Liceu, em Campos, dois homens foram detidos por se passarem por guardas municipais. Vestidos com uniforme e equipamentos da Guarda Civil Municipal, eles foram vistos exercendo funções durante o evento.

Segundo relatos da Guarda Civil Municipal, o caso envolveu um grupo de ex-contratados da prefeitura que se reuniram para chamar a atenção durante a manifestação. O comandante da GCM, Alex Anselmet, e o subcomandante, Thennyson Coelho, que estavam presentes no evento, notaram a situação e intervieram.

Durante a conversa, dois homens insistiram em permanecer uniformizados, enquanto os outros membros do grupo concordaram em remover os uniformes e sair do local. Os dois foram conduzidos para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde podem enfrentar acusações de resistência à prisão, desacato e uso indevido de símbolos do poder público municipal.

Girafa ajuda tartaruga a ‘andar’ mais rápido e comove a web; veja

0

Um vídeo que circula pelas redes sociais está derretendo corações ao mostrar um belo exemplo de solidariedade no reino animal.

Nas imagens, cuja data não foi divulgada, podemos observar uma cena tocante de interação entre dois seres distintos: uma girafa inclina-se para ajudar uma tartaruga a avançar, demonstrando um esforço notável em auxiliar sua ‘amiga’ a prosseguir.

O encantamento nas redes sociais foi imediato. “A girafa tentando ajudar a tartaruga é a coisa mais adorável!”, escreveu um usuário. “A girafa não queria que a tartaruga fosse pisada”, comentou outro. “É incrível como a girafa percebeu a tartaruga, apesar da diferença de altura. Que gentileza”, opinou uma terceira pessoa.
 
 
Veja o momento na galeria acima.

Leia Também: Homem descobre traição graças a papagaios: “Vem, o meu marido não está”

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

0

A governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, cotada para ser vice de Trump nas eleições presidenciais, revela em seu próximo livro, com lançamento previsto para 7 de maio, que precisou atirar em seu próprio cachorro, Cricket, devido a seu comportamento agressivo. 

O relato foi divulgado pelo jornal britânico The Guardian, que teve acesso a partes do livro. Noem descreve como a cachorrinha de 14 meses interferiu em uma caçada de faisões, agindo de forma agitada e caótica. Após várias tentativas frustradas de controle, Noem tomou a decisão de abater o animal.

“Eu odiava aquele cachorro”, escreveu Noem. A governadora também disse que Cricket provou ser “intreinável”, “perigosa para qualquer pessoa com quem ela entrasse em contato”.

A governadora relata que tentou domá-la, mas ela se comportava como “um assassino treinado”. O estopim para a decisão de matá-la foi uma mordida e o ataque, até a morte, às galinhas de uma família vizinha. Ela levou Cricket para uma pedreira e, sem hesitar, atirou na cadelinha.

“Não foi um trabalho agradável, mas tinha que ser feito. E depois que tudo acabou, percebi que outro trabalho desagradável precisaria ser feito”, escreveu Noem.

No mesmo dia, Noem também matou um bode que considerava indisciplinado, descrevendo-o como malcheiroso e propenso a atacar seus filhos. A governadora afirma que os trabalhadores de uma construção próxima testemunharam os eventos e retornaram ao trabalho perturbados.

A revelação gerou críticas de ativistas dos direitos dos animais e oponentes políticos, com Ryan Busse, um democrata concorrendo ao governo de Montana, rotulando as ações de Noem como “nojentas, preguiçosas e malignas”.

Noem defendeu suas ações, argumentando que decisões difíceis são parte da vida em uma fazenda, citando um exemplo recente de ter que abater três cavalos de longa data da família.

Leia Também: Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

Iguana entra em resort pelo tobogã aquático e põe 30 ovos na piscina

0

Uma iguana fêmea foi recentemente protagonista de um episódio curioso em um resort em Miami, Estados Unidos. O réptil decidiu entrar no local pelo tobogã aquático e surpreendeu a todos ao pôr 30 ovos na piscina.

“Um resort local entrou em contato conosco depois de encontrar uma iguana dentro de um tobogã de água, provavelmente procurando um local para pôr os ovos”, começou a contar Michael Ronquillo, da Humane Iguana Control, em uma entrevista exclusiva à Fox News Digital.

Quando a equipe chegou, “a iguana fugiu”, mas deixou para trás… 30 ovos na piscina, que foram removidos. “As iguanas fêmeas podem pôr até 70 ovos por ano, o que pode levar a infestações potenciais”, ele acrescentou.

A época de reprodução das iguanas é tipicamente de fevereiro a março no sul da Flórida, e muitos dos répteis estão se tornando cada vez mais criativos com suas escolhas de nidificação no ambiente humano.

Além disso, se aproximar desses répteis na natureza pode ter consequências graves. “Abordar diretamente as iguanas pode causar danos corporais e riscos para a saúde devido às suas unhas afiadas, dentes e movimentos de cauda que atingem velocidades de até 48 quilômetros por hora”, ressaltou Michael.

Ele também alertou que as iguanas podem transportar “carrapatos, ácaros e salmonela”.

Leia Também: Dezenas de hipopótamos presos na lama devido à seca em Botsuana

Parte de teto desaba e deixa 3 crianças feridas em escola de São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Parte do teto do Centro de Educação Infantil Municipal (CEI) Cora Coralina, na zona norte de São Paulo, desabou, na manhã desta terça-feira (30), deixando três crianças feridas.

Os alunos tiveram apenas ferimentos leves, informou o Corpo de Bombeiros. As vítimas são duas crianças de cinco anos e uma de quatro.

Policiais militares atenderam a ocorrência e levaram as crianças ao Hospital Cachoeirinha.

A Secretaria Municipal de Educação disse que um boletim de ocorrência foi registrado e chamou o caso de “inadmissível”. A prefeitura afirma que, somente neste ano, a OSC (Organização da Sociedade Civil) responsável pela escola recebeu R$161,2 mil para manutenção do espaço.

O município ainda afirmou que uma apuração internada foi instaurada sobre o desabamento. “Se for identificada negligência, a OSC sofrerá as penalidades cabíveis, podendo até ser descredenciada”.

A prefeitura não informou o nome da OSC responsável pela escola.

 

Anvisa aprova remédio de diabetes para o tratamento de doença renal crônica

0

Na segunda-feira, 29, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da empagliflozina, remédio indicado para o tratamento da diabetes do tipo 2, para uma outra finalidade: o tratamento de doença renal crônica (DRC).

A aprovação foi baseada no estudo EMPA-KIDNEY, conduzido pela Unidade de Pesquisa em Saúde Populacional da Universidade de Oxford em parceria com as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly.

O trabalho apontou que a molécula reduziu em 28% o risco de progressão da doença renal ou morte por problema cardiovascular em pacientes com doença renal crônica em comparação a indivíduos que não receberam o medicamento.

Vale destacar que o medicamento também é utilizado em casos de insuficiência cardíaca e, agora, com a aprovação para DRC, oferece uma abordagem abrangente para tratar as condições cardiorrenais metabólicas.

 

Itaú alerta para fraudes em vendas de ‘ingressos VIP’ para show da Madonna

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Pessoas estão vendendo falsos ingressos para uma área “VIP” do show da Madonna, que acontecerá no sábado (4), no Rio de Janeiro, por até R$ 2 mil nas redes sociais. O Itaú, patrocinador do evento, alerta para a fraude e diz que o acesso ao evento é totalmente gratuito.

Apresentação será gratuita para os fãs que assistirem na areia da praia de Copacabana. Porém, a reportagem viu anúncios de vendas nas redes sociais por R$ 200, R$ 800 e até R$ 2 mil para assistir ao show de um ponto privilegiado, mais próximo do palco. O espaço, na verdade, é chamado pelo banco de “Espaço Itaú”. Um dos vendedores chega a dizer que tem um casamento na data e, por isso, precisará vender os ingressos.

“Espaço Itaú” é gratuito, mas o acesso é exclusivo para “convidados” do banco. O espaço, chamado de “Área VIP” por golpistas nas redes sociais, é voltado apenas para clientes ganhadores de promoções feitas pelo Itaú e convidados -incluindo fãs.

Os convites para o Espaço Itaú são intransferíveis, o que não permitirá a venda. A empresa informou à reportagem que a área contará com tecnologia de segurança e controle digital de acesso ao espaço -com liberação apenas com apresentação do documento original com foto, que comprove que a identidade titular do ingresso.

Banco diz que realiza comunicações de forma ativa sobre a não comercialização de acesso ao espaço e alerta os consumidores sobre a possibilidade de golpes. No site oficial do evento, o Itaú também avisa sobre a ação: “Golpistas estão se passando por ganhadores da promoção e tentando vender ingressos falsos para o Espaço Itaú. Se receber uma oferta, não realize a compra e denuncie para a nossa equipe técnica. Nossos ingressos não estão à venda”.

MEGASHOW

O show acontece no dia 4 de maio, a partir das 21h45.O palco foi montado em frente ao hotel Copacabana Palace, como acontece no réveillon, em direção ao bairro do Leme. No total, serão 16 torres para equipamentos de iluminação, vídeo e áudio. TV Globo, Multishow e Globoplay transmitirão o evento.

Expectativa de público é de 1,5 milhão de pessoas, dizem prefeitura e governo. Será o maior show da carreira da cantora. O palco principal começa às 19h, com DJs -incluindo o Diplo. Show de Madonna começa às 21h45, com 2h de duração.

Investimento da prefeitura em infraestrutura é de R$ 10 milhões. “Nós somos o anfitrião desse grande evento. A gente tem a alegria de receber a diva pop na cidade. É o nosso dever deixar a cidade com a melhor qualidade possível, haja vista que o mundo está falando desse encerramento da turnê de 40 anos da Madonna no Rio de Janeiro”, diz Patrick Corrêa, presidente da Riotur, ao UOL.

Os órgãos públicos do Rio se uniram na “operação Madonna”. O esforço conjunto começa nesta terça-feira (30) e vai até o dia 6. Serão acionados 3.200 policiais militares, com 64 viaturas e 65 torres de observação, para garantir a segurança do público. Além disso, o local contará com três postos médicos com 30 ambulâncias de UTIs e 80 maqueiros, e 550 cabines sanitárias. A “operação” também conta com uma linha especial de ônibus que sairá do Terminal Gentileza até Copacabana, via Aterro do Flamengo. O desembarque será feito na avenida Princesa Isabel. Horários: a partir das 13h até 4h.

THE CELEBRATION TOUR – MADONNA NA PRAIA DE COPACABANA

Data: 4 de maio, sábado, às 21h45
Local: Praia de Copacabana

Leia Também: Show de Madonna deve abrir com ‘Nothing Really Matters’ e fechar com ‘Celebration’