Home Blog Page 2555

Dezenas de hipopótamos presos na lama devido à seca em Botsuana

0

Imagens impressionantes capturadas no local mostram a situação angustiante, com dezenas de animais encurralados lado a lado na lama. Segundo o Daily Mail, os hipopótamos ficaram presos enquanto tentavam se refrescar e evitar queimaduras solares, com o aumento das temperaturas e a evaporação da umidade do solo.

“Os sistemas fluviais estão secando e os animais estão em perigo”, explicou Lesego Moseki, porta-voz do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais (DWNP) em Gaborone.

A situação é atribuída ao El Niño, fenômeno que causa alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, resultando em grandes mudanças climáticas.

As imagens foram registradas em 25 de abril em um canal próximo à vila de Nxaraga, no Delta do Cubango.
 
 

Leia Também: Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

Filhotes de cachorro são encontrados dentro de saco de lixo em São Fidélis

0
Foto: Reprodução/Redes Sociais

No último domingo (28), quatro filhotes de cachorro foram encontrados abandonados dentro de um saco de lixo na estrada da Vargem Grande, em São Fidélis. Uma família que estava indo para um sítio passou pelo local onde os cachorros estavam abandonados e ouviu o choro deles.

Os filhotes, um macho e três fêmeas, foram resgatados e levados para o sítio da família que os encontrou.

A família iniciou uma campanha nas redes sociais para encontrar um lar para os cachorrinhos, ainda no domingo, dois dos quatro filhotes foram adotados.

Mais de 280 vagas de emprego disponíveis no Espaço da Oportunidade

0

O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, tem 281 vagas de emprego abertas em diferentes áreas. O destaque é no mercado offshore para a função de taifeiro, que tem 52 oportunidades. Todas as vagas divulgadas pelo Espaço da Oportunidade são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há seis oportunidades.

A função de serviços gerais é outro destaque, com 25 vagas no total. Já para consultor de vendas são oferecidas 20 oportunidades. Há também disponibilidade para operador de caixa (18), saloneiro (12), ajudante de cozinha (11), vendedor (11), paioleiro (10), cozinheiro (8), recepcionista (8), padeiro (7), chefe de cozinha (6), nutricionista offshore (6), auxiliar comercial (5), motorista de caminhão (4), pizzaiolo (2), designer de sobrancelhas (1), vistoriador automotivo (1), sushiman (1), entre outros.

Há ainda oportunidade para PCD na função de empacotador, outra para operador de loja, duas para servente de obras e uma para auxiliar administrativo. No ramo offshore, são mais de 50 vagas disponíveis em diversas áreas.

Saiba como se cadastrar

Para realizar o cadastro, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga.

Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.

Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

“Limpa Rio”: limpeza de lagoas, valas e canais segue em execução

0

Iniciados em dezembro, os trabalhos do programa “Limpa Rio”, uma parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e o Governo do Estado, estão em execução atualmente em Gargaú.

Os trabalhos acontecem em um canal próximo ao Parque Eólico. Na mesma localidade, as ações foram realizadas também em uma derivação do rio Paraíba do Sul.

— Através desta parceria, a empresa contratada pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) realiza a limpeza e o desassoreamento de lagoas, valas e canais, aumentando a vazão e contribuindo, assim, para evitar enchentes — explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

A iniciativa, que envolve diversos veículos e maquinários como caminhões e retroescavadeira, foi realizada ainda em Barra do Itabapoana, Guaxindiba e Santa Clara. Na área central, a Lagoa do Salgadinho será contemplada nas próximas etapa do programa.

Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira (29) que ficará no cargo. Sua permanência à frente do governo do país europeu foi posta em xeque após sua esposa tornar-se alvo de investigações, e o próprio premiê havia sugerido que poderia vir a renunciar.

Após a instauração da investigação, na quarta-feira (24), Sánchez cancelou sua agenda e publicou uma carta na qual afirmou que precisaria “pausar e refletir” antes de tomar uma decisão definitiva sobre sua permanência no cargo.

A crise começou após a sua esposa, Begoña Gómez, tornar-se alvo de uma investigação por suposta corrupção e tráfico de influência. Segundo reportagem do jornal El Confidencial, os investigadores examinam supostos vínculos dela com empresas privadas que teriam recebido recursos e foram beneficiadas com contratos públicos com o governo.

O Ministério Público contestou na quinta-feira (25) o despacho de um juiz de Madri que aceitou a denúncia enviada pela associação Mãos Limpas –grupo ligado à ultradireita do partido Vox e aos conservadores do Partido Popular (PP).

A Mãos Limpas reconhece que as acusações se baseiam exclusivamente em informações publicadas por “vários jornais digitais e em papel, e, posteriormente, em talk shows televisivos”, e admitiu que é possível que a sua denúncia se baseie em informações falsas.

As acusações de tráfico de influência vinham sendo publicados desde o final de 2022 por canais de YouTube de direita. As informações foram constantemente negadas pelo PSOE, mas a associação tentou levar o caso aos tribunais por diversas vezes, sem sucesso.

O premiê da Espanha também recebeu apoio de aliados internacionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou na quinta-feira (25) que conversou com Sánchez e disse a ele que a sua liderança é importante “para a Espanha e para o mundo”.

No sábado (27), milhares de apoiadores do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) participaram de uma manifestação em frente à sede da legenda em Madri para pedir a Sánchez que permanecesse no cargo.

Sánchez está à frente do governo da Espanha desde junho de 2018. Em novembro de 2023, ele foi reconduzido ao cargo mesmo sem o PSOE ter maioria no Parlamento.

O partido conservador PP saiu vitorioso das eleições de julho, mas seu líder, Alberto Feijóo, fracassou em negociações para formar um governo. Isso abriu caminho para Sánchez permanecer no poder por meio de um acordo com partidos separatistas -a promessa de anistia a líderes condenados após organizarem um plebiscito sobre a independência da Catalunha em 2017 gerou protestos e abalou a popularidade do premiê.

Leia Também: Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

Aluno morto após agressão em escola paulista queria defender amigos de bullying, diz mãe

0

Michele Teixeira, mãe do adolescente Carlos Teixeira, de 13 anos, que morreu uma semana após dois estudantes pularem sobre as suas costas em uma escola estadual em Praia Grande, no litoral de São Paulo, afirma que o filho não quis deixar a Escola Estadual Julio Pardo Couto, em Praia Grande, no litoral paulista, porque queria proteger os amigos menores de bullying.

Ela conta que o filho sofreu uma agressão física dentro da escola em março, quase um mês antes da agressão. Na ocasião, a família já queria tirá-lo da unidade.

“Ele falou assim: Mãe, eu não quero sair porque eu sou o maior da minha turma’. Falava isso porque os amigos dele eram menores, pequenininhos, e ele era grandão pela idade que tem. Ele falou que queria defender os amigos. Ele falou: mãe, eu quero ficar forte”, declarou Michele Teixeira ao Fantástico deste domingo, 28.

A família diz que a morte seria decorrente de agressões. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso, que é apurado também pela Secretaria Estadual de Educação.

A vítima tinha completado 13 anos no dia 7 de abril, dois dias antes das agressões. Segundo o pai do adolescente, o estudante contou que no último dia 9, foi chamado à escola e informado por uma funcionária que seu filho havia caído da escada.

Em casa, o filho começou a chorar de dores e desmentiu a versão da queda, contando que havia sido agredido por dois colegas. Ele disse que foi arrastado para o banheiro, onde foi derrubado por um deles. Os dois pularam sobre suas costas.

Um vídeo divulgado pela família e obtido pelo Estadão mostra o pai questionando o filho sobre o ocorrido na escola no dia 19 de abril. Ele pergunta sobre a agressão e quer saber o nome do agressor. “Ele pulou em cima de tu?”, pergunta. “É”, responde o adolescente. “Te machucou e está com falta de ar”, prossegue o pai. “Eu estou, quando respiro dói as costas”, acrescenta o menino, chorando. “E tu nem estava brincando com eles?”, insiste o pai. “Não”, diz a vítima.

Na segunda-feira, a família decidiu levar o garoto para a UPA Central de Santos, onde ele foi internado e precisou ser entubado. No dia seguinte, ele foi transferido em estado grave para a Santa Casa de Santos, onde teve três paradas cardiorrespiratórias e morreu.

A advogada da família do estudante, Amanda Mesquita, disse que o pai levou o filho três vezes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Praia Grande e em todas as ocasiões ele foi medicado e liberado, mas os sintomas se agravaram.

Ao programa da Globo, a prefeitura informou que abriu um “processo administrativo para apurar os procedimentos adotados nos atendimentos. E se for constatada alguma irregularidade, as providências cabíveis serão tomadas”.

Os estudantes suspeitos de agredir Carlinhos fazem parte de um grupo que já atacou outro aluno no banheiro da mesma escola, de acordo com a mãe de outro aluno ouvido no programa. Ela afirmou ter relatado as agressões aos educadores, que não tomaram providências. O menino conta que não quer mais sair de casa e que está apavorado com o que aconteceu.

Michele Teixeira responsabiliza a escola pela morte do filho. “Um adulto vê as crianças apanhando, não só o meu filho, e fechar os olhos, fingir que nada aconteceu”, afirmou.

O gestor do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Thomás Resende, diz que a pasta instaurou uma comissão para apuração dos fatos e eventuais responsabilidades. “A gente está no início dos trabalhos, mas a realidade atual é de que nenhuma evidência, nem por vídeo monitoramento, nem por oitivas realizadas, trazem informação de que aconteceu alguma coisa dentro do ambiente escolar no dia 9 de abril.”

Sobre a agressão ocorrida em março, a Seduc-SP informou ao Estadão que, na época, ao tomar ciência do caso, a gestão escolar acionou o Conselho Tutelar e os responsáveis do aluno.

Os investigadores já têm os nomes da maioria dos alunos que participaram das agressões contra Carlinhos. O inquérito apura se houve homicídio com dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de matar. A polícia aguarda o resultado da perícia para definir a causa da morte.

Como a investigação envolve menores, os alunos supostamente envolvidos na agressão não tiveram as identidades reveladas, o que impede a reportagem de ter acesso à defesa deles.

Leia Também: Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

 

Homem morre após grave acidente na RJ-106

0

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, morreu em um grave acidente ao colidir seu carro, em um ônibus na noite deste domingo (28), na RJ-106, Amaral Peixoto, entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras.

Com a colisão, o carro de passeio ficou completamente destruído. Uma das vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, onde atuaram no atendimento das vítimas. Ainda não há informações sobre o número de feridos.

Jovem é desafiada a encontrar 150 anéis de plásticos para se casar; veja

0

Uma mulher de Florianópolis ganhou destaque nas redes sociais ao compartilhar o desafio proposto pelo namorado para ser pedida em casamento.

Grazi Koff, de 26 anos, revelou aos seus seguidores no TikTok que precisa encontrar 150 anéis de plástico escondidos por seu parceiro para ganhar “um de verdade”.

“Meu namorado comprou um saco com 150 desses anéis na loja e disse que se eu encontrasse todos, ele me daria um de verdade”, disse Grazi no vídeo, mostrando um dos exemplares do anel de plástico.

O vídeo marca o início da “saga”, como Grazi a descreve, e mostra alguns desenvolvimentos do desafio. Até sábado à tarde, apenas 54 anéis haviam sido encontrados, e o primeiro foi descoberto dentro da própria bolsa de Grazi, quando ela saiu para trabalhar.

“Perguntei a ele várias vezes se ele colocou lá, e ele ria e negava. Até que eu perguntei mais seriamente e ele admitiu, e foi quando ele me contou que havia mais anéis e que se eu encontrasse [todos], ele me daria um de verdade”, explicou.

Segundo Grazi, os anéis estão escondidos em lugares que ela frequenta no dia a dia e em coisas que usa regularmente.

Apesar da brincadeira, o namorado Vinicius de Castro revelou que já tem em mente a data para pedi-la em casamento e que este ano eles devem começar a morar juntos. Com cinco anos de relacionamento, o casal já discute o assunto.

“[O desafio] tem um prazo limite, sim, é a data que eu quero pedi-la em casamento. Se eu achar que ela está indo rápido ou devagar demais, dou uma mãozinha ou dificulto um pouco”, assegurou Vinicius

 

@grazikoff E meu namorado que comprou um saco com 150 anéis desse na shopee e me disse que se eu achar todos ele me dá um de verdade Ele esta escondendo no meio das minhas coisas, segundo ele estão escondidos em lugares que eu vou no dia a dia em coisas que eu sempre uso e talz, bora ver quanto tempo vou levar para achar todos? Kkkk Acompanhem a saga #aneis #pedidodenoivado #asagadoanel #casamento som original – Grazi Koff

Leia Também: YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

 

Guerra Israel-Hamas complica relações entre países na região

0

(FOLHAPRESS) – A recente troca de ataques entre Irã e Israel, em um contexto maior de guerra entre Tel Aviv e a facção terrorista Hamas, mobilizou outros países da região, além dos grupos armados que alguns deles apoiam. Ficou evidente, mais uma vez, a complexidade das relações entre os países do Oriente Médio.

Quando Teerã lançou uma saraivada de drones e mísseis contra o território israelense no último dia 13, por exemplo, alguns atores regionais ajudaram na ofensiva -e outros atrapalharam. No primeiro grupo está o Hezbollah, do Líbano, que fez ataques paralelos contra Israel.

Já no segundo está a Jordânia, que na prática ajudou o Exército israelense a se proteger dos disparos iranianos.

A situação evocou o diagrama desenhado em 2015 pelo arquiteto libanês Karl Sharro, que tem um perfil satírico em uma rede social. A ilustração indica com linhas quem é aliado e inimigo de quem no Oriente Médio. O resultado é um emaranhado que mais confunde do que ajuda a entender qualquer coisa.

“Queria satirizar esse tipo de infográfico, que simplifica situações geopolíticas complexas”, diz Sharro.

Não é que o Oriente Médio seja mais complicado do que outros lugares no mundo. Tem as suas particularidades, como as demais regiões. “O foco deveria estar em entender essas complexidades e como as ações de atores externos as impactam”, acrescenta o libanês.

Muitas vezes, intervenções têm resultados catastróficos, e o exemplo citado pelo arquiteto é o da invasão americana do Iraque em 2003, que destruiu o país e desestabilizou também os seus vizinhos.

Sharro desenhou seu gráfico no contexto da guerra contra com o Estado Islâmico. Muitas dessas relações já se reconfiguraram. Há, por exemplo, menor influência dos Estados Unidos hoje. “Existe também uma competição entre antigos aliados, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.”

Para esclarecer e atualizar o cenário, a Folha desfaz abaixo alguns dos nós das relações no Oriente Médio – que podem, é claro, logo mudar.

ARÁBIA SAUDITA

Poderosa nação petrolífera de maioria sunita que exerce influência sobre as pequenas nações do golfo Pérsico. Rompeu em 2017 com o Qatar em parte devido aos laços do país com o Irã. Também se ressentia do fato de o Qatar estar se projetando como um emergente da diplomacia regional. Reataram em 2021. Ensaiou nos últimos anos normalizar suas relações com Israel, mas a guerra na Faixa de Gaza interrompeu as negociações.IRÃ

Norteia sua política externa em cima de duas questões. A primeira é sua rivalidade existencial com os EUA (e portanto com Israel). A segunda é seu desejo de expandir sua zona de influência no Oriente Médio. Formou uma aliança de países e facções, que chama de “eixo da resistência”. Fazem parte desse eixo o regime da Síria, a milícia libanesa Hezbollah, os iemenitas do grupo houthi e a facção palestina Hamas

ISRAEL

Criado em 1948, está em conflito desde então com a maior parte dos vizinhos. Em especial, com Síria e Irã. Uma das principais razões para essa rivalidade coletiva é o fato de que a criação de Israel levou à expulsão de 700 mil palestinos. Muitos regimes, como o sírio, usam a causa palestina como bandeira. Nas últimas décadas, fez as pazes com Egito e Jordânia e, mais recentemente, com Emirados e Bahrein.

QATAR

Um pequeno (porém rico) país. Sua ambição diplomática foi desafiada em 2017, quando a aliança entre Arábia Saudita, Emirados e Egito impôs um bloqueio ao país, acusando-o de financiar o terrorismo. Como resultado dessa briga, o Qatar se aproximou ainda mais do Irã e da Turquia. Dentro de seu projeto de expandir a sua influência, vem tentando mediar os últimos conflitos entre Israel e Hamas, como o atual, mas esse papel está sendo revisto, segundo disse neste mês o primeiro-ministro qatari.

SÍRIA

Entre os temas que mais dividem as potências regionais está a guerra civil síria, iniciada em 2011. Países como Arábia Saudita, Qatar e Turquia apoiaram as forças rebeldes. Já o Irã e a facção libanesa Hezbollah apoiaram o ditador Bashar al-Assad. Com a permanência do ditador no poder, a influência iraniana -tanto política quanto cultural- tem crescido na Síria, que se afastou do restante da região.

EGITO

É o país mais populoso do mundo de cultura árabe, com mais de 110 milhões de habitantes. É governado por uma ditadura militar que, pragmática, mantém desde 1978 uma aliança com Israel. Também tentou mediar conflitos entre Israel e Hamas, mas tem perdido influência para atores emergentes, como o Qatar. É acusado por palestinos de Gaza de se recusar a receber refugiados pela fronteira, na província de Rafah.

JORDÂNIA

Geralmente esquecida no tabuleiro político, tem um papel importante na configuração das alianças regionais. Assinou um acordo de paz com Israel em 1994, pelo que se afastou do consenso de seus vizinhos, que consideram Tel Aviv sua arqui-inimiga. Na crise atual, a Jordânia ajudou a abater projéteis iranianos, o que na prática significa que defendeu Israel -algo que levou os aiatolás a ameaçá-la.

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Como o Qatar, os Emirados são um pequeno e abastado país na região do golfo Pérsico. Em 2020, os Emirados e o Bahrein assinaram um entendimento de paz com Israel conhecido como Acordos de Abraão, mediado pelos EUA. Aquele foi um importante movimento de aproximação e normalização das relações com o inimigo regional. A eles se somaram o Sudão e o Marrocos. A guerra atual contra Gaza, porém, tem criado novos atritos.

LÍBANO

Em grave crise financeira, o Líbano é um ator pequeno na região. É lar, porém, da facção radical Hezbollah, um aliado próximo do Irã e do regime da Síria. O Hezbollah surgiu em 1982 durante uma invasão israelense e se define como um movimento de resistência àquele país. Aproveitou-se da fraqueza do Estado libanês para ampliar sua influência. Teve conflitos com Israel, o mais importante deles em 2006.

TURQUIA

Sob uma liderança autocrática, tenta ampliar sua influência no Oriente Médio. Uma série de decisões diplomáticas, porém, acabou fomentando antipatias. A Turquia tem relações e coopera com Israel, razão pela qual atraiu a inimizade do Irã. Durante a onda de protestos de 2011 -conhecida como Primavera Árabe- apoiou forças revolucionárias no Egito e na Síria, criando atritos com os regimes dos dois países.

Leia Também: 200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

Ladrões invadem residência e roubam dinheiro e cordão de ouro em Campos

0
Viatura na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus

Neste domingo (28), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de roubo a uma residência localizada na RJ-230, no bairro Santo Eduardo, em Campos.

De acordo com informações recebidas, transeuntes indicaram a casa onde os moradores teriam sido vítimas de roubo. Ao entrar em contato com a vítima, a mesma relatou que o portão da residência estava aberto quando dois homens usando capacetes e em uma motocicleta, invadiram a casa e anunciaram o assalto. Os criminosos levaram uma quantia de R$ 17 mil e um cordão de ouro.

Após o relato, a equipe policial encaminhou a ocorrência para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para os procedimentos legais necessários. Ninguém foi preso até o momento.

Praia das Conchas será interditada nesta segunda (29) e terça-feira (30) para demolição de quiosques

0

A praia das Conchas, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, será interditada nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30) para cumprimentos das sentenças judiciais que determinaram a desocupação e demolição de quiosques irregularmente erguidos em área ambiental de propriedade da União, atuando sem as devidas autorizações legais.

A ação foi conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), União Advocacia Geral da União, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, além das Polícias Militar e Ambiental, objetivando o cumprimento das sentenças judiciais a fim de sanar as irregularidades ambientais perpetradas por décadas na Praia da Conchas.

A interdição do acesso à orla visa manter a segurança dos envolvidos e o livre acesso do maquinário que será utilizado. A Praia das Conchas permanecerá interditada até a conclusão dos trabalhos e o recolhimento dos entulhos.

Depois de todo o processo de remoção e limpeza da área, os Quiosqueiros que tiverem os quiosques demolidos/interditados poderão continuar trabalhando na Praia das Conchas na faixa de areia, seguindo os mesmos moldes da Praia do Forte, utilizando barracas, mesas, cadeiras e guarda-sóis que serão desmontados todos os dias.
Além da desocupação e demolição dos quiosques, na terça-feira (30), serão retirados também todos os obstáculos no acesso à Praia das Conchas.

Fonte: G1

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas

0

Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O aumento médio foi de 15% no período entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

De acordo com o levantamento, os reajustes se mantêm nesse patamar pelo terceiro ano seguido. Em 2023, a alta média nos preços de planos coletivos foi de 14,38%; em 2022, os reajustes oscilaram na casa de 11,54%.

Dados da ANS registram 50,9 milhões de beneficiários no mercado, com 88,6% deles nos planos coletivos, sejam empresariais e por adesão, quando vinculados a uma entidade de classe ou administradora de benefícios. Os reajustes dos planos individuais e familiares são limitados pela agência, que fixa um teto.

Na lista de maiores grupos, o levantamento cita SulAmérica, Bradesco Saúde e Amil como os responsáveis pelas maiores taxas, superiores a 20%.

De acordo o levantamento, o mercado tem sido pressionado por aumentos de preços acima de 15% desde meados de 2023. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro pressionam os números para cima, com reajustes na casa de 20% nos últimos meses.

A expectativa dos especialistas responsáveis pelo relatório é de que “as precificações mais agressivas continuem ocorrendo por pelo menos mais um ano no mercado de planos de saúde”.

Entre os fatores que justificam a alta estão o aumento das despesas dos planos de saúde, com a retomada de atendimentos que haviam sido interrompidos durante a pandemia da covid-19, inflação de custos e incorporação de novas tecnologias.

O mercado de planos odontológico possui uma dinâmica distinta. Os aumentos de preços permanecem no nível de um dígito.

“As empresas que oferecem planos odontológicos juntamente com planos de saúde, como Hapvida, SULA e Amil, estão no limite superior dos aumentos de preços, enquanto a Odontoprev  que é uma operadora puramente de planos odontológicos  permanece no limite inferior”, diz outro trecho do documento.

Leia Também: Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

 

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos

0

Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos Deputados desde a última segunda-feira, 22, quando o cão Joca, um golden retriever de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo realizado pela Gollog, serviço de cargas da companhia aérea Gol. Os novos projetos foram anexados a um texto que está parado há quase três anos na Casa. Não há uma lei federal que uniformize as regras em todo o território nacional.

Desde a morte do animal, Tabata Amaral (PSB-SP), Pedro Aihara (PRD-MG), Marcos Tavares (PDT-RJ), Camila Jara (PT-MS) e Denise Pessôa (PT-RS) apresentaram propostas de regulamentação. A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo quer que as empresas sejam obrigadas a terem médicos veterinários de plantão e coloquem dispositivos de rastreamento nos animais para permitir a localização em tempo real.

Tabata justifica que a medida permitirá possibilitará “uma resposta rápida em casos de emergência, extravio ou qualquer situação que coloque em risco a vida e a integridade dos animais”. Camila propõe tratar o transporte dos animais na cabine como um direito dos tutores, enquanto Tavares quer regras mais rígidas para garantir que os animais tenham acesso à água e à comida e sejam transportados em contêineres seguros e confortáveis.

A proposta mais antiga em tramitação sobre o tema é da ex-deputada Marina Santos (Solidariedade-PI). O relator do texto, Célio Studart (PV-CE), emitiu seu parecer favorável em 5 de julho de 2021, mas o texto nunca foi votado na Comissão de Meio Ambiente.

Há pelo menos outras 16 propostas semelhantes com diferenças quanto ao peso e ao número de animais permitidos por voo, ou versando sobre outras regras, como a exigência de médicos veterinários e supervisão humana durante todo o traslado.

Na quarta-feira, 24, 15 deputados pediram tramitação de urgência para o projeto do ex-deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), ao qual a proposta de Marina Santos está apensada (ou seja, tramitando em conjunto). Se o regime de urgência for aprovado, a tramitação é acelerada e o projeto pode ser incluído na pauta do plenário mesmo sem passar anteriormente por todas as comissões.

Apresentado em 2020, o texto originalmente tratava exclusivamente sobre regras para o transporte de animais de assistência emocional ou de serviço, como cães-guia, e também estava na Comissão de Meio Ambiente. Dois dias depois, o relator Delegado Matheus Laiola (União-PR) apresentou um substitutivo.

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que também apresentou projeto sobre o assunto em 2022, afirma que não deveria haver limite de peso. “Já passou da hora de as empresas aéreas permitirem que nossos animais viagem ao nosso lado, independentemente do tamanho. Eles são parte de nossa família. Não são cargas. O que aconteceu com o Joca, dias atrás, é irreparável, sendo que poderia ter sido evitado”, disse a parlamentar.

Gol diz que apura o caso do cão Joca

Sobre o caso do cão Joca, a companhia Gol informou que “está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família”. “A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time”, informou a empresa.

“Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a Gol suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela Gollog Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração”, disse, por nota.

Leia Também: Tutora coloca seus pets para pedir justiça por Joca, veja

 

Hospital Ferreira Machado terá um novo centro cirúrgico

0
Obra no HFM / Foto: Isabella Corrêa
Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram, nessa quarta-feira (24), uma visita ao novo centro cirúrgico em obras no Hospital Ferreira Machado (HFM), apontado como um marco importante na expansão dos serviços de saúde. Localizado no 5º andar, próximo à clínica cirúrgica, o novo setor está sendo estrategicamente projetado para oferecer uma gama abrangente de procedimentos, desde cirurgias eletivas até transplantes em tempo real.
“Funcionando de segunda a sexta-feira, com dois turnos e quatro salas, sendo uma apenas para procedimento de endoscopia e colonoscopia invasivas, teremos a capacidade de realizar até 40 procedimentos eletivos por semana, oferecendo cuidados de saúde essenciais para pacientes de todas as idades”, declarou o presidente da FMS, Arthur Borges. Ele destacou, ainda, que obras já estão em andamento, mas que isso não está prejudicando o atendimento aos pacientes.
“As janelas de vidro já foram retiradas e as paredes estão sendo quebradas para dar lugar ao novo espaço dedicado aos procedimentos cirúrgicos. Apesar das obras em andamento, é importante ressaltar que o tratamento e o descanso dos pacientes não estão sendo afetados. A equipe médica e os profissionais de saúde estão trabalhando diligentemente para garantir que os pacientes continuem a receber o melhor cuidado possível, mesmo durante esse período de transformação”, afirmou Borges.
O novo centro cirúrgico será equipado com uma estrutura moderna e completa, incluindo equipamentos de alta tecnologia e uma equipe dedicada de enfermeiros e auxiliares técnicos. Quadros de sinalização destacarão a importância das cirurgias seguras, com protocolos rigorosos antes, durante e após os procedimentos, visando garantir a qualidade e segurança para as equipes e pacientes.
As cirurgias ortopédicas eletivas serão uma prioridade, com o objetivo de melhorar o fluxo de pacientes e oferecer tratamento de qualidade. Em 2023, das 1.108 cirurgias ortopédicas realizadas, 451 foram eletivas, destacando o compromisso do HFM em fornecer cuidados cirúrgicos de excelência.
 
Inovação e integração
Já o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, ressaltou a inovação do centro cirúrgico, especialmente nas salas interligadas para transplantes em tempo real. “Estamos trabalhando na possibilidade de realizar transplantes em tempo real, como a remoção e transplante de órgãos sem precisar se locomover para a capital. Essa será uma conquista técnica notável, que aumentará significativamente a eficiência e a disponibilidade de órgãos para transplante na região”, comentou.
O superintendente de faturamento e finanças da FMS, Filipe Mocaiber, enfatizou a diversidade de procedimentos oferecidos pelo novo centro cirúrgico. “Desde cirurgias pediátricas até ortopédicas, vamos estar preparados para atender às diversas necessidades médicas da população, proporcionando tratamento de qualidade para pacientes de todas as idades”, comunicou.
Fonte: Ascom

Incêndio em residência deixa idoso ferido em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Durante um incêndio residencial na madrugada desta segunda-feira (29), um homem idoso de 74 anos ficou ferido no bairro do Jockey, em Campos.

O idoso foi resgatado com ferimentos leves e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado para atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros relatou que as chamas começaram por volta de 1h em um dos cômodos da casa, sendo controladas logo após a chegada da equipe. As causas do incêndio ainda não foram determinadas.

Polícia Militar apreende drogas e rádio de comunicação em Guarus

0

Policiais militares apreenderam na noite deste sábado (27), drogas e um rádio comunicador na Rua C, no Parque Aldeia I, em Guarus, Campos.

Após denúncias de tráfico no local, a polícia foi averiguar e ao chegar no local, dois homens fugiram pulando muro de residências, deixando pelo caminho 122 pinos de cocaína, 21 pedras de crack, 40 buchas de maconha e um rádio de comunicação.

O material foi apreendido e encaminhado para a 146ª DP/Guarus.

Homem com arma e munições dentro do carro é preso em Guarus

0

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi flagrado com uma pistola e munições em seu carro na noite deste sábado (27), na Rua Itaperuna, no Parque Guarus, em Campos. O homem possui passagem por porte ilegal de arma.

Após denúncias de disparos no local, a polícia foi até o endereço para realizar a abordagem. No carro do acusado, foi encontrada uma pistola calibre 9mm, dois carregadores, sendo um alongado e 24 munições calibre 9mm e nove cartuchos de munição calibre 9mm.

O homem foi preso e encaminhado para a 146ª DP/Guarus.

Homem é preso com arma e munições em Guarus

0

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso na noite deste sábado (27), na Rua Paciência, no bairro Visconde de Ururai, em Guarus, em Campos. O homem portava uma pistola e munições.

Foi apreendida juntamente com o criminoso, uma pistola calibre 9mm com dois carregadores, sendo um alongado e 39 munições.

O homem foi preso e encaminhado para a 146ª DP/Guarus

Homem é assassinado a tiros próximo a cemitério em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na noite desse domingo (28), por volta das 19h, um homem foi morto a tiros nas proximidades do cemitério Campo da Paz, no Parque São Benedito, em Campos.

A vítima, identificada apenas como Marcelo, estava caminhando pela Rua Maestro Lourenço Soares quando foi abordada por um homem a pé, que disparou várias vezes contra ele. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, a vítima já tinha passagens pela polícia por homicídio e lesão corporal.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso está sendo investigado pela 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Saúde de Campos reforça importância da vacina contra a gripe

0
Criança sendo vacinada / Foto: Valquíria Azevedo
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da vacinação contra a gripe e convoca a população a se imunizar. A vacina está disponível para idosos, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, entre outros públicos. Foram aplicadas 12.446 doses do imunizante no município desde o início da campanha, o que representa 5,93% do público alvo.
O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, destacou as vantagens de se vacinar contra a gripe. “A vacina tem uma eficácia acima de 80% na proteção contra a infecção e contra quadros graves da doença. A imunização é feita anualmente, já que o vírus da influenza tem uma capacidade de mutação muito grande. Dessa forma, é feita uma vigilância contínua acerca das principais cepas que circulam no ambiente”, disse Rodrigo.
Rodrigo ainda esclareceu sobre os possíveis efeitos colaterais da vacina. “A vacina é muito segura e são raros os efeitos colaterais, sendo que o mais comum é dor no local da aplicação e, eventualmente, um mal-estar, uma febre baixa, mas todos eles são autolimitados e em até 48 horas se resolvem”, explicou o infectologista.
O diretor também falou sobre a multivacinação. “É possível tomar a vacina de gripe e de Covid-19, ou qualquer outra vacina de rotina no mesmo dia, não há contraindicações. Quem tem sintomas de resfriado, que é uma simples coriza, uma tosse ocasional, pode tomar a vacina. Agora, pessoas com sintomas de gripe, com tosse persistente, febre, devem evitar a vacinação e aguardar a melhora completa dos sintomas para se imunizar”, esclareceu o diretor.
A estoquista Adriana Faria Rodrigues, de 37 anos, é gestante e foi até a sede da SMS para se imunizar. “É muito importante se proteger contra a gripe neste momento. A minha médica me recomendou a vacina e eu não perdi tempo. A vacina é segura e vai proteger a mim e ao meu bebê”, disse Adriana.
Para receber a vacina basta comparecer a um dos postos, apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina para aqueles que têm. As categorias profissionais precisam levar documentos comprobatório do exercício da função. No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Posto com horário ampliado (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h)
Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde)
Confira todos os locais de vacinação e horários disponíveis no município
Posto com horário ampliado (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h)
Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde)
Clínica da Criança (de 8h30 até às 18h)
Posto extramuro (segunda a sexta-feira, das 9h às 16h)
Campos Shopping
Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)
Clube da Terceira Idade
UBS Custodópolis
UBS Penha
UBSF Aldeia
UBS Parque Prazeres
UBS Poço Gordo
UBS Saturnino Braga
UBS Venda Nova
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santo Amaro
Policlínica da Tapera
UPH Travessão
Salas de vacinação (sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h)
Clínica da Criança
Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Ascom