Home Blog Page 2556

Ônibus tomba em ‘curva da morte’ e deixa sete mortos em Minas Gerais

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Sete pessoas morreram após um ônibus tombar em um local conhecido como “curva da morte” na rodovia Rio-Bahia (BR-116), próximo à cidade de Medina, em Minas Gerais. O acidente ocorreu por volta de 20h20 do sábado (27) à noite.

Das sete vítimas, quatro morreram no local do acidente, segundo o Corpo de Bombeiros. Outras três faleceram no caminho para um hospital da região.

Uma jovem de 26 anos, natural de Águas Belas, em Pernambuco, está entre as vítimas. Os nomes não foram divulgados pelas autoridades.

As causas do acidente serão investigadas. As primeiras informações apontam que o motorista perdeu o controle e bateu em uma mureta, tombando na pista na sequência.

Outros 32 passageiros sofreram ferimentos leves ou graves e foram encaminhados a hospitais da região, informou a Polícia Rodoviária Federal. O ônibus teria saído de Caruaru, em Pernambuco, com destino a São Paulo, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O veículo passou também por Vitória da Conquista, na Bahia.

Testemunhas relataram que ao menos 54 pessoas eram transportadas no veículo. O motorista do ônibus não foi localizado, mas a corporação não soube dizer se ele estava entre as vítimas. O Corpo de Bombeiros também informou que não localizou a lista dos passageiros.

A reportagem também tenta localizar a empresa responsável pelo ônibus.

Leia Também: As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

 

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A morte de um publicitário de 23 anos que desapareceu após sair de uma sauna gay, na região central de São Paulo, causou uma onda de pânico -com relatos não confirmados pela polícia de outros desaparecimentos.

Yuri Castro sumiu após sair do Hotel Chilli na madrugada de segunda-feira (22). O corpo foi identificado na quarta. O estabelecimento esteve ligado a um caso de morte no ano passado. Ao UOL, o Hotel Chilli negou que tenha relação com a morte de Yuri.

O que se sabe sobre o caso
Yuri Castro desapareceu após sair do Hotel Chilli na madrugada de segunda-feira (22). O boletim de ocorrência aponta que ele foi resgatado por uma ambulância do Samu na rua General Osório, na região da Santa Ifigênia, também no centro da cidade. A distância entre a sauna e a rua onde o publicitário foi encontrado é de aproximadamente 900 metros.

O Hotel Chilli informou que Yuri saiu de lá às 4h25 do dia 22, “vindo a falecer horas depois”. Por meio de nota, disse que o estabelecimento e seus colaboradores não têm responsabilidade sobre os fatos ocorridos, “não tendo havido qualquer agressão ou ação contundente em face do hóspede”.

O jovem chegou a ser levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vergueiro, no bairro da Liberdade, também no centro. Não há informações sobre como o rapaz foi encontrado pelo resgate e nem qual a causa da morte dele. O corpo de Yuri foi identificado pela família dele no IML (Instituto Médico Legal) na quarta-feira.

As circunstâncias da morte do publicitário são investigadas pelo 3º Distrito Policial (Campos Elíseos). Exames periciais foram solicitados e serão analisados pela polícia após a finalização, informou a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo ao UOL.
Segurança de sauna relatou ‘fuga’ de cliente

Um áudio de um segurança da sauna, enviado para a gerência do estabelecimento, narra o que teria ocorrido. Na versão dele, Yuri disse a um funcionário que estava sendo perseguido na sauna e que teria acionado a polícia. O áudio foi divulgado primeiramente pela BandNews FM e obtido pelo UOL.

Minutos depois, Yuri teria corrido até o Terminal Amaral Gurgel. Um segurança da sauna foi atrás dele e o abordou junto com um vigia do terminal, que fica a cerca de 400 metros do Hotel Chilli.

Segurança da sauna disse que o cliente tinha dívida de aproximadamente R$ 700 no local. No áudio, ele relatou que segurou Yuri pelo pescoço e pelo braço para conduzi-lo de volta até o estabelecimento. O homem afirma que, já próximo ao local, o cliente se tornou “agressivo e transtornado”, causando um confronto físico entre ambos, no qual foi derrubado. Ele alega ainda ter conseguido segurar o roupão de Yuri, que tirou a peça e correu novamente, deixando o celular e chave do quarto para trás.

Em áudio, o funcionário ainda disse que o hotel teria um “procedimento” caso o cliente não pagasse. Ao UOL, Douglas Drumond, proprietário do estabelecimento, afirmou que a sauna faz “pressão” para os funcionários ficarem atentos em seus postos e impeçam que devedores deixem o local. Porém, negou que os empregados sejam cobrados pelas dívidas de clientes.

Proprietário nega agressão
O estabelecimento negou que tenha relação com a morte do rapaz. Ao UOL, Douglas disse que o cliente não foi tratado de forma violenta, como apontado por algumas postagens nas redes sociais. Segundo o proprietário da sauna, Yuri era cliente do local.

Douglas disse que o Instagram do estabelecimento foi bloqueado e afirmou que está sendo chamado de “assassino”. Ele relatou que prestará depoimento à polícia e encaminhará as imagens das câmeras de segurança da sauna e a lista de quem estava com Yuri no local.
O proprietário ainda lamentou a morte do jovem. “Estamos muito tristes com o falecimento do Yuri. Desejamos aos amigos e familiares, os nossos mais sinceros sentimentos”, finalizou Douglas.

Reações nas redes sociais
O caso do desaparecimento e morte de Yuri gerou reações nas redes sociais e provocou uma onda de pânico. Alguns relatos citam desaparecimentos de homossexuais no centro da capital. Procurada pelo UOL, a Polícia Civil afirmou que o único caso investigado no centro é o de Yuri e pediu que pessoas que tenham outras denúncias façam o registro da ocorrência.

Publicações atribuíam os supostos desaparecimentos a crimes de ódio. Uma página conhecida por divulgar eventos e memes comentou sobre o suposto desaparecimento de dois homens. No X (antigo Twitter), outras publicações afirmavam que sete homens gays teriam desaparecido no mesmo fim de semana. Nenhum dos casos foi confirmado.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) pediu informações ao secretário de Segurança Pública de São Paulo sobre os supostos desaparecimentos de homens gays na cidade. “Estou extremamente preocupada com os relatos e denúncias de possíveis desaparecimentos e mortes de homens gays na região central de São Paulo nos últimos dias”, afirmou.

Morte em banheira
Em setembro do ano passado, um caso ligado ao Hotel Chilli chamou a atenção. O jornalista Luiz Carlos Pereira de Lima, 34, foi encontrado morto na banheira da suíte da sauna. A ocorrência foi registrada como morte suspeita no 2º DP (Distrito Policial) no Bom Retiro.

Na época, o Hotel Chilli disse que as imagens das câmeras de segurança indicavam que o homem “parecia estar sozinho na hora” do ocorrido. O hotel ainda informou, na época, que outros dois óbitos ocorreram nos seus recintos, mas não detalhou quais foram os casos.

“Em quase 12 anos no Largo do Arouche, esse é o terceiro óbito em nossos recintos. Reiteramos que estamos dentro de todas as normas de segurança vigentes. Possuímos AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) atualizado e todos os equipamentos estão em pleno funcionamento.”, informou o Hotel Chilli, em nota no Instagram em setembro de 2023.

Leia Também: Mega-sena não tem vencedores; prêmio acumulado vai a R$ 6,5 milhões

 

Mega-sena não tem vencedores; prêmio acumulado vai a R$ 6,5 milhões

0

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.718 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (28). Os números são 06 – 30 – 34 – 41 – 46 – 59.

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, na terça-feira (30), está estimado em R$ 6,5 milhões.

A quina teve 21 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 88.273,53. Já a quadra registrou 1.731 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá prêmio de R$ 1.529,87.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

 

Incêndio destrói parte de vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital

0

Um incêndio atingiu o Pico do Jaraguá, na zona norte, na noite deste sábado, 27, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada por volta das 21h30 e duas viaturas atuaram no local para conter as chamas.

Bombeiros ouvidos pelo Estadão afirmaram que os focos foram de pequena proporção. Não houve registros de vítimas e os trabalhos na área foram encerrados à meia-noite de sábado.

Moradores registraram imagens e vídeos das chamas nas redes sociais. Nas publicações, era possível perceber que o fogo se alastrava pela mata, localizado no Parque Estadual do Jaraguá. A causa do incêndio não foi divulgada.

O pico do Jaraguá é o ponto mais alto do município de São Paulo e se ergue a 1.135 metros de altitude. O parque constitui uma das poucas reservas naturais de mata atlântica ainda existente.

A cidade de São Paulo vive uma onda de calor em pleno outono, o que pode facilitar o início dos incêndios. Neste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e para todo o estado do Mato Grosso do Sul.

Nesses locais, a previsão é de temperaturas 5ºC acima da média entre os dias 27 de abril e 1º de maio. A onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão que produz o chamado “bloqueio atmosférico”. A barreira impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, elevando as temperaturas e mantendo o ar seco e quente.

 

Jovem indígena é assassinado em território Xokleng em SC

0

CRISTINA CAMARGO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um jovem líder indígena foi encontrado morto na manhã deste sábado (27) em uma comunidade que faz parte do território Laklãnõ/Xokleng, em Santa Catarina.

Com marcas de violência e queimaduras, o corpo de Ariel Paliano, 26, estava às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis, a 300 metros de distância da casa em que morava, na aldeia Kakupli.

Segundo a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), a região em que o corpo foi encontrado faz parte de uma área retomada pelos indígenas.

“O caso ocorre em meio a conflitos entre a comunidade Xokleng e fazendeiros locais, que têm ameaçado as terras Xokleng”, diz nota conjunta da Apib e da Ajix (Juventude Indígena Xokleng).

As organizações indígenas afirmam que a família da vítima recebeu ameaças recentemente, inclusive com disparos de tiros que não atingiram ninguém, mas levaram temor à comunidade.

A Apib e a Ajix pedem urgência na adoção de medidas de segurança e direitos indígenas.

“Esse evento é mais um lembrete sombrio das ameaças persistentes enfrentadas pelos povos indígenas e da necessidade contínua de proteger seus direitos e vidas”, afirma a nota.

Ariel estava sozinho em casa enquanto a mãe e o padrasto participavam de atividades do ATL (Acampamento Terra Livre) em Brasília.
De acordo com a Apib, policiais federais estão no local do crime para investigar o ocorrido.

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) informou que a notícia sobre o crime surpreendeu e levou dor à delegação Xokleng que voltava de Brasília após a mobilização no ATL.

“Enquanto os povos indígenas estão na capital federal mobilizados de forma democrática e legítima em defesa de seus direitos, recebendo da parte do Estado morosidade palavras traiçoeiras, nos territórios tradicionais a violência é rápida, ideológica e letal”, diz nota da organização.

Segundo o Cimi, nos últimos meses são recorrentes os atentados a tiros na região.

Na véspera da Páscoa, ao menos seis tiros foram disparados contra uma moradia na aldeia Kakupli. Quatro pessoas dormiam na residência no momento dos disparos, mas ninguém ficou ferido.

Leia Também: O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

 

Dois ucranianos morrem esfaqueados na Alemanha: suspeito é russo

0

As autoridades da Alemanha detiveram, na noite de sábado, um cidadão russo-alemão por ser suspeito de esfaquear até à morte dois ucranianos, na cidade de Murnau, no sul do país. 

De acordo com a imprensa alemã, o crime aconteceu nas imediações de um centro comercial da cidade, na Alta Baviera, por volta das 17h20 locais. As vítimas são dois homens, de 23 e 26 anos, e ainda não é certo se conheciam o agressor, de 57 anos. 

“Dois homens foram vítimas de um ato violento. Um morreu no local do crime, o outro no hospital”, adiantou fonte policial.

Após a ação policial, foi possível localizar e deter o suspeito, que se encontrava em casa, a poucos metros de distância do centro comercial. 

As causas do crime ainda não foram apuradas e a polícia local alertou que a investigação “ainda está no início”.

O suspeito, detido por suspeitas de dois crimes de homicídio, se fará presente este domingo ao juiz de instrução criminal.

Leia Também: Incêndio destrói parte de vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem morreu na manhã deste sábado (27) após ser atacado no quintal de uma casa por quatro cães da raça pitbull. O caso ocorreu no bairro dos Ingleses, região norte de Florianópolis.

Vítima, que não teve a identidade divulgada, morreu no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele tinha cerca de 35 anos.

O homem teria pulado o muro de uma casa e foi acatado pelos quatro animais. A tutora dos cães contou à Polícia Militar que a vítima tinha livre acesso ao pátio da residência, e teria ficado de fazer um serviço no poste de luz.

A tutora diz que tentou socorrer o homem, mas foi derrubada pelos cachorros.

Um dos animais foi morto a tiros por moradores. Outros dois ficaram feridos. Não há informações sobre o estado de saúde dos cães.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil. O UOL tenta contato com a corporação para esclarecer se a tutora será indiciada pelo crime.

Leia Também: 64,2 milhões vivem em lares com insegurança alimentar no Brasil

 

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

0

A múmia de um monge budista foi encontrada dentro de uma estátua de Buda de mil anos. A descoberta, que ocorreu há quase dez anos, até hoje chama a atenção e é envolta em mistérios.

De acordo com o site UOL, A múmia foi descoberta em 2015, quando um comprador da estátua a levou a um especialista para restauração. Pesquisadores levaram o objeto milenar para o Centro Médico Meander, na Holanda. Lá, foi feita uma tomografia computadorizada que revelou que a estátua de 1,2 metro de altura escondia os restos mortais de um monge mumificado.

Segundo a CBS News, os exames revelaram que a múmia era de um homem, com idade entre 30 e 50 anos, que foi mumificado e provavelmente mantido em um mosteiro durante 200 anos antes de ser coberto por papel machê para fazer a estátua banhada em ouro.

[Legenda]© Divulgação / Museu Drents  

De acordo com o History Channel, outro fato que intriga os pesquisadores é que os órgãos do monge haviam sido removidos e substituídos por pedaços de papel com caracteres chineses antigos e outros materiais.

Ainda de acordo com o Uol, a múmia estava sentada na posição de lótus, sobre panos também cobertos de inscrições chinesas. Acredita-se que ela seja do monge budista chamado Liuquan, um membro da Escola Chinesa de Meditação que teria vivido por volta do ano 1100.

O monge praticou a automumificação para se preparar para a vida após a morte, segundo a CNN.

Leia Também: Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

Polícia Civil resgata duas adolescentes e uma criança desaparecidas em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

No último sábado (27), por volta das 10 horas, duas adolescentes e uma criança de um ano foram reportadas como desaparecidas em uma comunidade sob domínio do tráfico, onde a organização criminosa ADA atua de forma violenta.

No dia seguinte, às 11 horas, a equipe da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus recebeu o alerta sobre o desaparecimento da adolescente M.L.F. e seu irmão de um ano. Sob a liderança do Delegado Titular, Carlos Augusto Guimarães da Silva, a equipe iniciou uma série de diligências na comunidade SAPO I, onde as vítimas residiam.

Durante as investigações, os agentes descobriram que outra adolescente, Y.V.C.P., estava junto com M.L.F. no momento do desaparecimento. Após intensa busca, utilizando recursos como a central de monitoramento da Guarda Municipal, grupos de WhatsApp e redes sociais, foi relatado que as adolescentes e a criança desaparecidas haviam sido avistadas na comunidade Portelinha, na Favela Tira Gosto.

Com o apoio da Guarnição PATAMO II, a equipe policial se deslocou até o local e conseguiu encontrar as adolescentes e a criança em segurança, encaminhando-as para seus responsáveis legais, que estavam angustiados desde o desaparecimento.

200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

0

Mais de uma centena foi detida no campus da Northeastern University, anunciou a universidade de Boston, no nordeste dos EUA, onde a polícia obrigou os manifestantes a abandonarem um acampamento.

“No âmbito da evacuação, cerca de 100 pessoas foram detidas pela polícia. Os estudantes que apresentaram os seus cartões de identificação da Northeastern [University] foram libertados (…). Aqueles que se recusaram a provar a sua filiação foram detidos”, declarou a universidade na rede social X (antigo Twitter).

A nota acrescenta que “insultos antissemitas violentos”, como “matar judeus”, tinham sido proferidos no campus na quinta-feira à noite.

No sudoeste dos EUA, a Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês) disse que os agentes policiais “detiveram 69 pessoas no sábado após montarem um acampamento não autorizado”.

A instituição acusou “a maioria de não serem estudantes ou funcionários da ASU” e prometeu que serão “processadas por invasão ilegal”.

No centro dos Estados Unidos, 23 pessoas foram detidas quando a polícia, equipada com equipamento de choque, desmantelou um acampamento erguido na Universidade de Indiana, informou o jornal estudantil Indiana Daily Student.

Na Universidade da Pensilvânia, no nordeste dos EUA, a administração ordenou o desmantelamento de cerca de 40 tendas montadas por manifestantes pró-palestinos, após “relatos credíveis de casos de assédio e intimidação”.

Na Califórnia, no sudoeste do país, o campus da Universidade Politécnica de Humboldt disse que o campus está sendo encerrado durante o resto do semestre e as aulas irão ocorrer à distância, devido à ocupação de dois edifícios.

Manifestantes pró-palestinos montaram pela primeira vez um acampamento no vizinho Canadá, na Universidade McGill, em Montreal (sudeste). A instituição demonstrou preocupação com “o risco de escalada e confronto”.

As manifestações contra a guerra em Gaza, que começaram há dez dias na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, espalharam-se por cerca de 60 instituições de ensino superior nos Estados Unidos, onde mais de 500 pessoas foram detidas nos últimos dias.

A presidente da Universidade de Columbia, que continua sendo o epicentro da mobilização estudantil em Nova Iorque, desistiu de chamar a polícia para desmantelar um acampamento com cerca de 200 pessoas no interior da instituição.

O movimento estudantil tem aumentado os apelos para que os Estados Unidos retirem o apoio a Israel, numa época em que o Presidente Joe Biden procura a reeleição face ao rival republicano Donald Trump, nas eleições de novembro.

Leia Também: OMS alerta para o uso excessivo de antibióticos durante pandemia; conheça os riscos

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia

0

Ruby Leaning foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2020, quando tinha apenas seis anos. Depois de vários testes, a sua irmã, então com dois anos, Mabel Leaning, surgiu como uma “combinação perfeita” e a doação da medula acabou salvando a sua vida.

Segundo o SWNS, um serviço de notícias britânico, citado pela Fox News, Ruby – agora com 10 anos – descobriu o câncer raro depois de um desmaio na escola, em Grimsby, Inglaterra, em 2020.

Quando precisou de um transplante urgente, os médicos descobriram que Mabel era a candidata perfeita. “Não esperávamos que ela fosse compatível, mas felizmente era. Nem acreditamos na nossa sorte”, contou a avó das meninas, Amanda Fawcett.

A doação de medula de Mabel fez com que o câncer de Ruby entrasse em remissão e, em 2022, a menina ficou livre da doença. “Mabel salvou a vida de Ruby com certeza”, acrescentou. 

“É uma menina de 10 anos feliz, normal e saudável que adora nadar, dançar e ter aulas de piano”, contou a avó.

Amanda afirmou ainda que a neta foi diagnosticada no meio da pandemia da Covid-19, o que deixou a situação ainda mais difícil para a família, uma vez que não conseguiam acompanhar a menina. “É o pesadelo de todos os pais e avós. Eu estava no quarto com a mãe dela quando descobrimos. Naquele momento parece que ninguém consegue entender nada. Foi de partir o coração”, recordou.

Katharine Patrick, médica no Sheffield Children’s NHS Foundation Trust, esclareceu que a maioria das crianças com leucemia linfoblástica aguda (LLA) pode ser tratada apenas com quimioterapia. “No entanto, a forma rara de LLA de Ruby significava que ela também precisava de um transplante de medula óssea para melhorar”, afirmou.

“Quando a leucemia de Ruby não respondeu bem à quimioterapia, ela recebeu um medicamento relativamente novo chamado blinatumomab, que permitiu realizar o transplante de medula óssea”, destacou.

A médica considerou ainda a doação de medula por parte de Mabel Leaning “maravilhosamente corajosa”, uma vez que tinha apenas dois anos. “Estamos muito satisfeitos com o progresso de Ruby e desejamos tudo de bom nas próximas etapas”, afirmou.

Leia Também: 200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

Delegada Madeleine diz que violência doméstica atinge pobres e ricos

0

A delegada Madeleine Dykeman afirmou neste sábado (27), que “o machismo é o ponto nodal da violência doméstica” no Brasil e defendeu a adoção de políticas públicas para efetivar na prática a legislação que garante a proteção às mulheres.

Ela também destacou que o combate não deve concentrar-se apenas na agressão física, mas também em outras formas de violência que seguem uma espécie de escala, atingindo tanto vítimas pobres quanto ricas.

“Tem o assédio, a violência psicológica, a violência patrimonial, que subjuga a vítima, e outros estágios até chegar a violência física. É crime. É o tipo de violência que atinge mulheres pobres e também mulheres com bom padrão econômico. Essas vítimas, muitas vezes, não procuram ajuda temendo exposição”, disse.

A delegacia salientou que a legislação que garante proteção às mulheres são normas recentes no Brasil.

“A legislação sobre o tema surge em 1962, ganha mais ênfase com a Constituição de 1988 e tem uma nova dinâmica com a Lei Maria da Penha, que completou 18 anos. São leis que não podem ficar engessadas no papel ”, enfatizou.

A delegada Madeleine falou como convidada do evento Mulheres Empreendedoras, promovido pelo evento Renova Brasil, na cidade de São Fidélis. O evento reuniu dezenas de pessoas na manhã deste sábado. Até recentemente, a delegada comandou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que abrange os municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Atualmente está licenciada do cargo.

Sobre a violência doméstica
De acordo com o relatório Rede de Observatórios da Segurança, no ano de 2023 ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados são referentes a oito dos nove estados monitorados pela pelo levantamento: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.

Os dados foram divulgados no boletim Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver. Ao todo, foram registradas 3.181 mulheres vítimas de violência, representando um aumento de 22,04% em relação a 2022, quando Pará e Amazonas ainda não faziam parte deste monitoramento.

Prefeitura de Porto Alegre investiga contrato com pousada que pegou fogo

0

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), determinou, na sexta-feira, 26, que a prefeitura abra Investigação Preliminar Sumária (IPS) para investigar as circunstâncias que envolvem o contrato de prestação de serviço firmado entre o município e a Pousada Garoa, que desde 2020 fornece leitos ao município para abrigar pessoas em situação de rua. A pousada pegou fogo na madrugada de sexta-feira, 26, o incêndio matou 10 pessoas e deixou 15 feridos.

O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) faça vistorias em 22 estabelecimentos usados pela prefeitura para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade. As vistorias e a IPS devem ser concluídas em dez dias.

Questionado sobre o fato de a pousada não ter Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e por isso, segundo os bombeiros, funcionar de forma irregular, o prefeito afirmou que, por lei, cabe ao dono da empresa fazer a regularização.

“Não vou me pronunciar sobre isso, em respeito a quem nós temos muito carinho, respeito, que são os bombeiros. Essa questão de PPCI compete à empresa que abre, seja de qualquer atividade”, afirmou o prefeito da capital gaúcha.

Melo lamentou mais uma vez o incêndio: “Hoje é um dia de profunda tristeza porque Porto Alegre perde 10 de seus filhos nesta tragédia. Desde a madrugada trabalhamos para acolher vítimas na rede hospitalar e de assistência, e providenciar enterro digno para quem perdeu entes queridos.

Determinamos que se averigue a situação de todos os abrigos e pousadas para encaminhamento de medidas em 10 dias”, disse.

A reportagem tenta contato com os donos ou responsáveis pela pousada para que se manifestem sobre a questão do PPCI.

Pouco antes da entrevista coletiva, Melo decretou luto de três dias no município em razão das mortes.

Também presente na coletiva, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, atualizou os dados de hospitalizados em razão do incêndio. Segundo ele, 15 pessoas feridas chegaram a ser encaminhadas para atendimento hospitalar via Sistema Único de Saúde.

Dessas 15, duas seguem em estado grave, cinco permanecem em atendimento, mas sem risco de morte, e sete foram liberadas ao longo da sexta-feira, 26. Além disso, um ferido foi encaminhado para atendimento em um hospital particular.

 

PM acha 7 corpos em 13 dias durante buscas por soldado na Baixada Santista

0

HERCULANO BARRETO FILHO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A PM encontrou sete corpos em cemitérios clandestinos e em um imóvel abandonado na Baixada Santista, no litoral paulista, durante 13 dias de buscas pelo soldado Luca Romano Angerami, 21. Angerami desapareceu em 14 de abril. A procura continua.
Os mortos ainda não foram identificadas. Contudo, os agentes envolvidos nas buscas descartaram a possibilidade de que os corpos possam ser do PM desaparecido. O IML trabalha na identificação.

Seis corpos foram encontrados em cemitérios clandestinos no Guarujá -cinco na última semana. Ossadas humanas de um casal foram achadas segunda-feira (22) na Vila Baiana. Dois dias depois, PMs encontraram outros três corpos em estado avançado de decomposição na mesma região após denúncia anônima. Antes, no dia 16, os agentes localizaram um corpo enterrado em um cemitério clandestino em um morro nos fundos da praia da Enseada.

Um corpo carbonizado foi encontrado dentro de um imóvel em São Vicente no primeiro dia de buscas. Os agentes chegaram a cogitar que o cadáver fosse do PM desaparecido, mas a hipótese foi logo descartada.

Buscas envolvem PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, diz SSP. A Secretaria da Segurança Pública informou ao UOL ter identificado um barraco no Guarujá onde o PM teria sido feito refém pelos suspeitos antes do desaparecimento. “Diligências prosseguem para esclarecer os fatos e localizar o policial”, afirmou a pasta por meio de nota na sexta (26).

O QUE SE SABE SOBRE SUMIÇO DE PM
A Polícia Civil trata o caso como homicídio, já que dois dos cinco suspeitos presos dizem que o PM foi assassinado. Em conversa pelo WhatsApp, um dos presos indica ligação com PCC e afirma que PM foi morto. Já o outro preso, Edivaldo Aragão, diz que o soldado foi baleado e jogado em um rio em São Vicente após ter as pernas amarradas. Eles foram presos por suspeita de envolvimento nos crimes de homicídio, sequestro, roubo e tráfico de drogas.

Aragão disse que Angerami “estava muito louco” e foi abordado por pessoas ligadas ao tráfico de drogas “porque tinha uma mulher gritando no carro”. Em depoimento, o irmão de Angerami havia dito que o PM teria ido a um estabelecimento. De lá, teria mandado mensagem para uma mulher que também estava no local.

O carro do PM, um Corolla de cor prata, foi encontrado na rodovia Conego Domenico Rangoni, no Guarujá. O veículo estava aberto, com as chaves no porta-malas e sem o estepe.

A Polícia Civil investiga se carro com cobertor e terra foi usado em sumiço de PM. O objetivo é verificar se há no veículo, encontrado no dia 19, material genético do soldado desaparecido para fazer eventual coleta de DNA.

Pai de PM desaparecido fez apelo por áudio em grupos de WhatsApp de policiais pedindo apoio nas buscas. “Estou desesperado, nunca senti um negócio desse. Pelo amor de Deus, rapaziada, por favor… Achem meu filho”, disse Renzo Angerami, que é investigador da Polícia Civil. O soldado desaparecido é de uma família de policiais. Alberto Angerami, avô dele, já foi delegado-geral adjunto da Polícia Civil de São Paulo.

Leia Também: Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

 

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

0

Um forte tornado atingiu a cidade de Guangzhou, no sul da China, na tarde deste sábado, quando a capital da província de Guangdong foi atingida por fortes chuvas e uma tempestade de granizo.

A Administração Meteorológica da China afirma que o tornado ocorreu por volta das 15 horas (horário local) e teve intensidade de nível três (numa escala que vai de zero a cinco), noticiou a agência de notícias estatal Xinhua.

A estação meteorológica na vila de Liangtian, no distrito de Baiyun, em Guangzhou, a cerca de 2,8 quilômetros do ponto da ocorrência do tornado, registrou uma rajada de vento máxima de 20,6 metros por segundo à hora que ocorreu o tornado.

As autoridades da cidade emitiram, no início do dia, avisos de trovoadas, tempestades, granizo e tornados em vários distritos. Após imagens do tornado, houve relatos não confirmados de outro noutro distrito da cidade ao final da tarde, noticiou a Associated Press.

Uma investigação sobre os danos causados ​​está em andamento, revelaram ainda.

Nas redes sociais multiplicaram-se vídeos do tornado e da devastação causada:

Tornado genera una gran Devastación en Guangzhou, China #Tornado #China
Guangzhou, una de las principales metrópolis del sur de China, fue azotada por un violento tornado la tarde del sábado, lanzando escombros por los aires durante una intensa tormenta que incluyó lluvia y… pic.twitter.com/XD5RnVmOsZ

— Alertageo (@alertarojanot) April 27, 2024

Çin’in Guangzhou şehrinde kasırga ve muazzam büyüklükte bir dolu yağışı gerçekleşmiş pic.twitter.com/WS4U3AL6fo

— Oğuz Aydın (@commandouz) April 27, 2024

Guangzhou kentini doğrudan vuran hortum taş üstünde taş bırakmamış, önüne gelen ne varsa yıkmış geçmiş. Çin için tarihi bir gün oluyor. Ölü ve yaralı sayısının artmasından endişe ediliyor. ️️pic.twitter.com/Q11VaNwQ44 https://t.co/keUxlqRgfN

— hawaeather (@hawaeather) April 27, 2024

Tornado in Zengcheng, Guangdong Province today. This tornado had a stronger radar apperance than the Guangzhou tornado, and also caused major damage. pic.twitter.com/R4R4gcdecx

— Eric1101 (@Ericwang1101) April 27, 2024

Mira como un poderoso tornado azota la metrópolis de Guangzhou, en el sur de China
#TORNADO #China
Un tornado lanzó escombros por los aires en la ciudad de Guangzhou, en el sur de China, el sábado durante una fuerte tormenta de lluvia y granizo, según reportó la prensa local.… pic.twitter.com/Nt39TF75fE

— Alertageo (@alertarojanot) April 27, 2024

More footage of the tornado today in the city of Guangzhou, China ??
▪︎ 27 April 2024 ▪︎#tornado #China #Guangzhou pic.twitter.com/AOWOCCcRXi

— DISASTER TRACKER (@DisasterTrackHQ) April 27, 2024

Leia Também: Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

0

Após sofrer uma queda de bicicleta, uma menina de 6 anos teve a perna direita operada para instalação de pinos. A cirurgia, porém, foi feita na perna errada, já que era a esquerda que tinha uma fratura.

O caso ocorreu na noite da quinta-feira (25) no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, na Paraíba.

De acordo com o site UOL, toda a equipe cirúrgica foi afastada, e o caso está sendo investigado pelo hospital, pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) e pelo Ministério Público Estadual.

A família foi até a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Campina Grande e registrou boletim de ocorrência.

Leia Também: Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

 

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

0

JORGE ABREU
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cupuaçu, o pequi, a castanha-do-pará, o tucumã e a stevia são alguns dos produtos encontrados nos biomas brasileiros que estão na mira de uma discussão do movimento indígena sobre apropriação cultural e intelectual.

Neste mês, entidades representativas, entre as quais a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), elaboraram um documento para ser apresentado na Conferência Diplomática de Genebra, da Ompi (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) -entidade de direito internacional público ligada à ONU. O encontro está marcado para o período de 13 a 24 de maio, na Suíça.

De acordo com o documento, matérias-primas encontradas nas florestas são exploradas sem que sejam dados os devidos créditos por melhoramento genético e sem a repartição dos benefícios, descumprindo o protocolo constituído na Convenção n° 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre povos indígenas e tribais.

“Nossos modos de vida propiciam a criação, desenvolvimento, melhoramento genético, inovações, salvaguarda, manutenção de práticas tradicionais, conhecimentos e recursos genéticos, promovendo a integração e interação humanidade e natureza”, diz trecho do texto.

“Se faz necessário que a comunidade internacional cumpra, proteja, realize investimentos em programas de autoria e protagonizados por povos indígenas e resguarde os direitos de propriedade intelectual dos povos indígenas, com o objetivo de cessar o espólio de nossos direitos e a exploração dos nossos conhecimentos e saberes”, traz outra parte do documento.

Fernanda Kaingang, doutora em propriedade intelectual e patrimônio cultural dos povos indígenas pela Universidade de Leiden (Países Baixos), participará da entrega e defesa do documento na Conferência de Genebra, representando os povos originários do Brasil.

O principal objetivo da entrega do documento, segundo ela, é torná-lo um instrumento internacional, que seja base para aos Estados-membros da ONU. A proposta foi baseada na lei brasileira de biodiversidade (nº 13.123/2015), que reconhece o patrimônio genético, o conhecimento tradicional associado e o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado.

No âmbito internacional, o instrumento seria utilizado para requerer aos países que reconheçam o patrimônio genético e o conhecimento tradicional associado dos povos originários, com possível adoção de sanções e reparação de benefícios. De acordo com Kaingang, o Brasil será, provavelmente, o Estado presidente da conferência, o que reforçaria um diálogo a cerca do assunto.

Durante a programação do ATL (Acampamento Terra Livre), maior mobilização indígena do país, que aconteceu de 22 a 26 deste mês, em Brasília, Kaingang apresentou a proposta na plenária principal e recolheu assinaturas de lideranças dos povos originários para serem apresentadas na Conferência de Genebra.

Segundo ela, os guaranis foram os responsáveis pelo melhoramento genético da “ka’a he’e”, também conhecida como stevia (adoçante natural extraído de uma planta), que era usado pelos povos ancestrais. Atualmente, o produto é alvo de uma disputa por propriedade intelectual entre indígenas brasileiros e paraguaios contra multinacionais dos segmentos de refrigerantes e dietéticos.

“Os direitos de propriedade intelectual, que são válidos no cenário nacional, não têm uma regulamentação internacional de proteção a conhecimentos tradicionais e de repartição dos benefícios, dos lucros, utilizando os nossos conhecimentos”, disse ela.

Kaingang, que também é diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, promoveu do dia 8 ao dia 10 deste mês no Rio de Janeiro um seminário no qual povos indígenas dos seis biomas brasileiros contribuíram para a elaboração do documento.

“Quantos por cento os guaranis receberam pelo uso da stevia? Quanto os povos da amazônia receberam pelo uso da copaíba, da andiroba, do cupuaçu, do açaí? Hoje, nós vemos as nossas culturas serem negadas na sua ciência e na sua sabedoria, para que o sistema de propriedade intelectual possa auferir lucros e não retribuir nada”, afirmou ela.

O pesquisador de botânica real de Kew (Reino Unido) Matheus Colli-Silva defendeu em sua tese de doutorado, quando estudou na USP (Universidade de São Paulo), evidências de que o cupuaçu pode ter sido uma espécie domesticada por indígenas da amazônia há mais de 5.000 anos.

A tese sugere que o cupuaçu é uma variante do cupuí -fruta similar, mas de tamanho menor. Conforme o estudo, os povos indígenas da região do médio alto Rio Negro perceberam o potencial do cupuí e selecionaram os frutos que eram maiores e os cruzaram, dando origem a uma espécie maior e com mais poupa.

Os pesquisadores percorreram, na época da elaboração do doutorado, os municípios de Balbina (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tapajós (PA) e Xapuri (AC), e observaram, ainda, que o cupuaçu só se fazia presente próximo de aldeias e regiões tradicionalmente povoadas, e não dentro da mata fechada, o que sustenta a hipótese de domesticação da fruta.
Colli-Silva disse à Folha que procurava entender a diversidade das espécies do cacau, entre as quais o cupuaçu, sendo a possível versão domesticada e genuinamente brasileira.

“No laboratório, extraímos o DNA de espécimes e analisamos a estrutura genética. E os resultados sugerem que o cupuaçu teria sido domesticado muito antes do que se pensava. O cupuaçu é conhecido há 200 anos, mas o que a gente sugere, na tese, é que isso teria acontecido no primeiro momento, há muito tempo, como aconteceu com outras plantas também na Amazônia.”

Ele destaca que essa primeira fase do estudo tem limitações e que novas pesquisas, com coletas de mais amostras em outras localidades, precisam ser feitas para corroborar ou refutar a tese.

Leia Também: Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

 

Vacinação de rotina, gripe e Covid-19 infantil prosseguem neste final de semana

0
Criança sendo vacinada / Foto: Valquíria Azevedo

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

A vacinação de rotina, contra a gripe e Covid-19 infantil prosseguem em Campos. Sábado (27) e domingo (28) a aplicação dos imunizantes acontece na Secretaria de Saúde e Clínica da Criança, das 8h às 17h. Já de segunda a sexta-feira, além desses dois locais, há outras 32 salas distribuídas por todo o município, conforme especificados no final do texto.

A imunização contra a Covid-19 seguirá a recomendação atual do Ministério da Saúde, que determina a aplicação da Pfizer Baby para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema primário é composto pela primeira dose aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses para quem vai iniciar a vacinação.

As crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. Serão aplicadas as duas doses do esquema primário, com intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. Já a Coronavac pode ser aplicada para crianças acima de 3 anos. Também são aplicadas duas doses, com intervalo de 30 dias.

Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, deve-se respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose.

“Os reforços, assim como a aplicação da Pfizer bivalente, continuam suspensos”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

Pelo calendário de rotinas, são vacinadas crianças acima de 2 meses de vida, adolescentes, adultos e idosos. As vacinas são disponíveis são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, além de dTPA, que é exclusiva para gestantes. As vacinas são aplicadas de acordo com a faixa etária e a situação vacinal de capa pessoa.

No ato da vacinação de rotina é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. O Cartão de Vacina Covid-19, juntamente com documentos pessoais, deve ser apresentado por aqueles que irão tomar o imunizante. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

A VACINA DA GRIPE

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbano e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para receber a vacina é necessário apresentar RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e caderneta de vacina para aqueles que têm. Crianças e adultos com comorbidades e deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove sua condição.

No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Demais categorias profissionais devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório do exercício da função.

Salas de vacinação (sábado e domingo, das 8h às 17h)

Clínica da Criança

Secretaria Municipal de Saúde

‌Posto Extramuro (segunda a sexta-feira, das 9h às 16h)

‌Campos Shopping

‌Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)

‌Centro de Saúde de Guarus

Clube da Terceira Idade

Policlínica da Tapera

UBS Penha

UBS Santa Maria

UBS Sentinela do Imbé

UBSF Aldeia

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Eldorado

UBSF Félix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morro do Coco

UBSF Parque Aurora

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Prazeres

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Patronato São José

UBSF Poço Gordo

UBSF Ponta da Lama

UBSF Santo Amaro

UBSF São Sebastião

UBSF Saturnino Braga

UBSF Tocos

UBSF Venda Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

Salas de vacinação com horário ampliado—segunda a sexta-feira

Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde) — 8h30 às 20h

Clínica da Criança — 8h30 às 18h

Homem morre após grave acidente, na Baixada Campista

0

Na noite desta sexta-feira (26), um homem, identificado como Gilmar da Silva Batista, de 52 anos, morreu após grave acidente na RJ-216, em Santo Amaro, na Baixada Campista.

Gilmar pilotava sua moto no momento em que colidiu em um carro de passeio, modelo Honda Civic de cor preta. Gilmar chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo de Gilmar foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), e a ocorrência foi registrado na 134ª DP/Centro.

Mãe e filha passam os dias em McDonald’s no Leblon, no Rio de Janeiro

0

YURI EIRAS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Uma idosa e a filha têm passado os dias em uma unidade do McDonald’s no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Elas ocupam uma mesa do restaurante e carregam pelo menos três malas grandes e outras duas menores. Quando a lanchonete fecha as portas, às 5h, elas ficam na calçada e aguardam a loja abrir novamente, às 10h.

Funcionários que não quiseram se identificar disseram à reportagem que elas chegaram durante o Carnaval, em fevereiro. Desde então, passam a maior parte dos dias no restaurante. Elas pagam o que consomem, usam os banheiros e não atrapalham a circulação, dizem os funcionários. Eventualmente, vão a outros comércios do quarteirão.

Aos trabalhadores mãe e filha contaram que são do Rio Grande do Sul e vivem no Rio há alguns anos.

O McDonald’s foi procurado para comentar o caso, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Abordadas pela reportagem, mãe e filha não quiseram se identificar, mas disseram que estão no local há apenas três semanas. Contaram que desejam alugar um apartamento no Leblon, mas que ainda não encontraram o imóvel ideal, por isso passam os dias ali. Afirmaram também que não incomodam ninguém, mas que têm sido incomodadas.

O caso ganhou repercussão após reportagem da rádio CBN, e a presença da família dentro do restaurante tem despertado o interesse de consumidores e moradores. Um funcionário de um comércio vizinho ao McDonald’s, que também não quis se identificar, disse que todos os clientes que estiveram no local desde quinta (25) perguntaram sobre o caso.

Enquanto a reportagem esteve na lanchonete, durante a tarde, mãe e filha não foram abordadas, mas receberam olhares curiosos. Segundo um funcionário, a mais velha tem o hábito de responder com rispidez às interpelações.

Ainda na tarde desta sexta (26), um segurança à paisana permaneceu em frente ao restaurante e reclamava com quem parava para tirar fotografias. Uma dupla de policiais militares também ficou alguns minutos no local. Procurada, a PM afirmou que não houve reforço e que trata-se apenas de “policiamento de rotina na região”.

Leia Também: Dez pessoas morrem em incêndio em pensão no centro de Porto Alegre