Home Blog Page 2557

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

0

As forças armadas dizem que o aparelho levava a bordo cinco soldados e três funcionários da Secretaria de Gestão de Riscos, assim como ajuda humanitária para as áreas da província de Pastaza afetadas por inundações.

Num comunicado, o exército acrescentou que o helicóptero fazia a rota entre a cidade de Shell e a comunidade de Tiwino.

As forças armadas implementaram uma operação de busca, na qual participaram dois helicópteros leves, e que localizou os destroços do aparelho quase cinco horas depois da queda.

As condições climáticas não permitiram resgatar os corpos na sexta-feira e as operações irão continuar hoje, acrescentou o exército, que já ordenou a abertura de uma investigação às causas do acidente.

“Nós, soldados, estamos solidários com as famílias dos nossos cinco valentes soldados que serviram o seu país com total dedicação e profissionalismo, apesar do risco que representa a profissão militar, e com três exemplares cidadãos equatorianos”, disseram as forças armadas, que se comprometeram a prestar a assistência necessária.

Ainda antes da descoberta dos corpos, o Presidente do Equador Daniel Noboa lamentou na rede social X (antigo Twitter) “o trágico acidente sofrido por soldados e funcionários públicos que prestavam ajuda humanitária na região de Tiwino”.

Leia Também: Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

0

Um relógio de bolso encontrado juntamente com o corpo de John Jacob Astor IV, o homem mais rico que seguia a bordo do Titanic, vai ser leiloado a partir de sábado.

De acordo com a leiloeira responsável, Henry & Aldridge & Son, os lances começam em 60 mil libras. Segundo os responsáveis, acredita-se que o objeto possa ser vendido por 150 mil libras (cerca de 960 mil reais).

O objeto, que tem as iniciais JJA gravadas, é de 14 quilates de ouro, e foi recuperado dias depois do barco afundar, em abril de 1912.

Além do relógio, foram encontrados juntamente com os restos mortais do homem, na casa dos 40 anos, um anel de diamantes e botões de punho de ouro e diamantes.

“Astor é bem conhecido como o passageiro mais rico a bordo do R.M.S. Titanic e foi considerado uma das pessoas mais ricas do mundo na época, com um patrimônio líquido de cerca de 87 milhões de dólares (equivalente a vários bilhões de dólares atualmente)”, escreveu a casa de leilões.

Segundo conta as publicações britânicas, Astor estava no Titanic com a sua esposa, de 18 anos, com quem tinha recentemente casado. Os dois estavam fazendo uma viagem pela Europa e também pelo Norte de África após a polêmica do seu casamento – dada a diferença de idades. Estariam a regressando para casa, nos Estados Unidos, quando a embarcação afundou.

O milionário ainda tentou entrar num bote salva vidas com a sua mulher, que sobreviveu à tragédia, mas foi-lhe dito que era preciso que as mulheres e crianças fossem resgatadas primeiro.

O relógio foi restaurado depois de ser devolvido à família e usado pelos membros da mesma.

Leia Também: Após detenções, Blinken diz que atos em universidades dos EUA fazem parte da democracia

Dez pessoas morrem em incêndio em pensão no centro de Porto Alegre

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um incêndio de grandes proporções em uma pensão na região central de Porto Alegre provocou a morte de dez pessoas na madrugada desta sexta-feira (26).

Outras 11 pessoas ficaram feridas – oito permaneciam em hospitais até o início da tarde. Entre os hospitalizados, seis estão no Hospital de Pronto Socorro e quatro deles em estado grave. Os outros dois pacientes estão no Hospital Cristo Redentor.

O prédio de três andares, na avenida Farrapos, pegou fogo no meio da madrugada. O incêndio só foi totalmente controlado por volta das 5h.

A pensão funcionava no local em situação irregular, sem alvará e plano de segurança.

Embora particular, a pensão mantinha contrato com a Prefeitura de Porto Alegre para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de um sistema de voucher.

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), ligada à prefeitura, disse à Folha que, entre as pessoas hospitalizadas, uma delas utiliza o voucher.

O órgão ainda não tem informação sobre a situação das dez vítimas fatais, se elas utilizavam ou não o voucher.

A reportagem também questionou a Fasc sobre o fato de o estabelecimento não ter alvará nem plano de segurança, mas ainda não teve resposta.

O incêndio ocorreu perto de um posto de combustíveis, o que assustou ainda mais moradores vizinhos ao prédio e motoristas que passavam pelo local.

O prédio ficou completamente destruído. Segundo os bombeiros, os corpos das vítimas foram encontrados carbonizados.

Os corpos foram levados para o IML, que, até o início da tarde desta sexta, havia identificado quatro vítimas, todas do sexo masculino. Os nomes e as idades não foram divulgados.

O presidente Lula (PT) se manifestou em suas redes sociais, prestando solidariedade.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se manifestou em suas redes sociais dizendo que a morte de pessoas no incêndio “consterna profundamente”.

 

OMS alerta para o uso excessivo de antibióticos durante pandemia; conheça os riscos

0

Durante a pandemia, antibióticos foram usados de forma generalizada e excessiva em pacientes internados com covid-19, o que pode ter potencializado a propagação de resistência microbiana. É o que diz levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira, 26.

A pesquisa foi feita com base em cerca de 450 mil pacientes internados devido à covid-19 em 65 países entre janeiro de 2020 e março de 2023. As informações foram obtidas junto à Plataforma Clínica Global da OMS para a Covid-19, rede de coleta de dados sobre o tema.

Importante destacar que a covid-19 é causada por um vírus e, por isso, não é tratada com antibióticos (que combatem bactérias). Mas há casos em que ocorre uma coinfecção e o paciente lida tanto com a covid-19 como com bactérias que realmente exigem o uso de antibióticos – trata-se de uma situação específica que afetou apenas 8% dos indivíduos internados com a doença no período, segundo a OMS. Mesmo assim, em torno de 75% desses pacientes foram tratados com esse medicamento “por via das dúvidas”.

A incidência desse método variou entre diferentes regiões, segundo a OMS. Na região do Pacífico Ocidental (países localizados próximos ao Oceano Pacífico, no lado ocidental) o uso foi de 33%, enquanto no Mediterrâneo Oriental (países perto da parte oriental do Mar Mediterrâneo) e nas regiões africanas essa taxa chegou a 83%.

Além disso, ao longo do tempo analisado, o uso de antibióticos também se modificou. Entre 2020 e 2022, as prescrições de antibióticos para pacientes internados com covid-19 diminuíram na Europa e nas Américas, enquanto aumentaram em África, segundo a OMS.

Em relação aos tipos de antibióticos prescritos, o levantamento concluiu que os mais usados foram os com maior potencial de resistência microbiana, de acordo com a classificação da OMS.

De forma geral, o uso de antibióticos não melhorou os resultados clínicos dos pacientes com covid-19, segundo a OMS. Pelo contrário: isso pode ter causado danos às pessoas sem infecção bacteriana em comparação aquelas que não receberam antibióticos.

Riscos da prescrição indiscriminada

O principal risco associado ao uso excessivo de antibióticos é a resistência microbiana. Trata-se, segundo a o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), de um quadro em que micro-organismos, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos, tornam-se resistentes a tratamentos antimicrobianos aos quais eles eram anteriormente suscetíveis, como antibióticos.

Quanto mais expostos a esses fármacos, maior a probabilidade desses micro-organismos se adaptarem – e se tornarem resistentes – a eles.

Pensando nisso, representantes da OMS destacam a necessidade de esforços para melhorar a prescrição racional de antibióticos e minimizar as consequências negativas do uso desnecessário.

Tarcísio promete expansão de câmeras corporais na PM

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta sexta-feira (26) que pretende expandir o número de câmeras corporais usadas por policiais militares em seus uniformes.

Após críticas aos equipamentos durante sua campanha eleitoral e ao longo do governo, essa é a primeira vez que ele confirma a intenção de expandir o programa.

Segundo Tarcísio, o aumento do número de câmeras deve ser incluída num edital de compra previsto para maio, que foi antecipado pelo Painel da Folha. Até agora, o governo confirmava apenas a substituição de parte dos equipamentos.

“Temos dois contratos vencendo no meio do ano, com uma defasagem de um mês, e nós vamos fazer não só a substituição desses dois contratos, mas a ampliação”, disse o governador.

O governador não informou qual será o número total de câmeras corporais após a nova contratação. Ele disse que isso ainda será definido. Hoje, o estado conta com um total de 10.125 câmeras operacionais. “A gente vai estudar e em breve a gente divulga, mas haverá um crescimento.”

Em janeiro, Tarcísio já havia falado sobre a possibilidade de expansão do programa Olho Vivo, que à época estava apenas em estudo. A expectativa do governo é de diminuição do valor pago às empresas que fornecem os equipamentos e o serviço de manutenção e armazenamento de imagens.

Desde o início do ano passado, quando comentava o tema das câmeras corporais, o governador falava sobre a intenção de ampliar o número de funcionalidades das câmeras. Hoje, elas filmam em baixa resolução ininterruptamente durante todo o turno dos policiais que a utilizam, a armazenam som e imagens em alta qualidade apenas com o acionamento do botão pelo usuário.

O edital do governo deve exigir outras funções, como ferramentas de áudio que permitam que o policial solicite apoio durante ações, melhora na conectividade, leitura de placas de veículos e, possivelmente, reconhecimento facial.

As câmeras começaram a ser implementadas de forma sistemática em batalhões da PM em agosto de 2020. Sobre a eficácia dos dispositivos, mais de uma pesquisa mostrou que tanto as mortes de PMs como as de suspeitos diminuíram nos batalhões que passaram a usar as câmeras. As mortes decorrentes de intervenção policial caíram 85% nesses batalhões em 2021, em relação ao ano anterior.

Tarcísio já fez várias declarações contraditórias sobre o assunto. Logo no início da gestão, em janeiro do ano passado, ele negou que faria alterações no programa de câmeras corporais, um dia após declaração do secretário da Segurança, Guilherme Derrite, que havia falado em rever a medida.

O governo estadual, sob sua gestão, fez cortes no programa de câmeras para custear outras despesas, como o pagamento de diárias para os agentes que trabalham fora do horário de serviço, e um estudo que apontou a melhora no desempenho dos batalhões que usam o equipamento foi descontinuado. Em dezembro, afirmou que as câmeras corporais não têm nenhuma efetividade para a segurança dos cidadãos.

 

Balcão de Emprego com 3 vagas

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com três vagas disponíveis. Todas as oportunidades são para trabalhar no município.

A primeira é de empregada doméstica para a área central da cidade. Outras duas oportunidades, já anunciadas, ainda não tiveram as vagas preenchidas: auxiliar de vendas para a empresa de cursos profissionalizantes Microlins, e consultor comercial para a escola de idiomas KNN, preferencialmente que tenha Curso de Inglês, mas sem necessidade de experiência prévia ou formação acadêmica, já que a empresa contratante oferecerá treinamento. 

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“Quem tiver oportunidades de emprego e desejar participar da parceria com o Balcão basta procurar a nossa equipe da SMTDH que a gente divulga as vagas e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, explicou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Após detenções, Blinken diz que atos em universidades dos EUA fazem parte da democracia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois que protestos pró-Palestina ganharam força e se espalharam por universidades de todo os Estados Unidos a despeito de prisões em massa, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou nesta sexta-feira (26) que os atos fazem parte da democracia. Ele criticou, porém, o que chamou de silêncio dos manifestantes em relação aos atos de barbárie cometidos pelo grupo terrorista Hamas.

Segundo Blinken, os protestos são uma marca registrada da democracia americana. “Nossos cidadãos expressam suas opiniões, suas preocupações e sua raiva a qualquer momento”, disse ele em viagem à China, país adversário dos EUA na chamada Guerra Fria 2.0 e que controla de forma rigorosa as manifestações. “Acho que isso reflete a força do nosso país”, acrescentou.

Mais de 250 manifestantes, incluindo professores, foram detidos em pouco mais de uma semana nos protestos que ocorrem nas universidades. Apesar da repressão, novos acampamentos em solidariedade aos palestinos continuam surgindo nos campi. Os atos ganharam força após a detenção, na semana passada, de mais de cem estudantes na Universidade Columbia, em Nova York.

Desde então os protestos vêm causando tumultos e confrontos em várias universidades americanas. Enquanto estudantes reivindicam o direito de se manifestar e defendem o fim dos ataques de Israel contra os territórios palestinos, alunos judeus se dizem temerosos e afirmam que os atos contra a guerra se transformaram em antissemitismo.

“Como eu também já disse antes, isso [guerra Israel-Hamas] poderia acabar amanhã, podia ter acabado ontem ou podia ter acabado meses atrás se o Hamas tivesse deposto as armas, parado de se esconder atrás de civis e libertado os reféns”, disse ele. Mais de cem pessoas sequestradas pelo Hamas no mega-ataque de 7 de outubro continuam em cativeiros na Faixa de Gaza, segundo autoridades.

Até esta sexta, o presidente Joe Biden não havia se manifestado sobre os protestos nas universidades. Em pleno ano eleitoral, o democrata tem sido alvo de protestos organizados inclusive por aliados contra o apoio dado a Israel na guerra contra o Hamas. Mais de 34 mil palestinos, em sua maioria mulheres e crianças, foram mortos em Gaza até agora, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pela facção.

Nos últimos dias, policiais têm agido rápido para desmontar acampamentos de manifestantes pró-Palestina. As ações indicam uma mudança na estratégia das autoridades, que têm sido mais incisivas para coibir novos atos.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram policiais conduzindo manifestantes com as mãos atadas, na quinta-feira (25), na Universidade de Princeton, uma das mais prestigiadas do país, em Nova Jersey. A ação ocorreu horas depois que estudantes começaram a montar um acampamento no campus.

As imagens nas redes mostram policiais dispersando ativistas com bombas de efeito moral. Testemunhas também relataram o uso de spray de pimenta e de balas de borracha contra estudantes. Em uma das gravações, três agentes imobilizam um homem negro, que aparece no chão e com as mãos atadas, enquanto um dos policiais pressiona uma arma taser contra o seu corpo. O caso teria ocorrido na Universidade de Atlanta, na Geórgia, e não há informações sobre o estado de saúde do manifestante.

Na Universidade Emory, em Atlanta, repórteres da CNN americana testemunharam as detenções da chefe do departamento de Filosofia, Noelle McAfee, e da professora de economia Caroline Fohlin –também não havia informações sobre a situação e paradeiro delas.

Ministro extremista de Israel capota carro e é hospitalizado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Itamar Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional e um dos políticos mais extremistas do governo de Israel, envolveu-se em um acidente de carro nesta sexta-feira (26) e teve de ser hospitalizado com ferimentos leves. Segundo testemunhas mencionadas pelo jornal The Times of Israel, ele avançou o sinal vermelho.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o carro capotado e um homem não identificado deitado no chão enquanto recebe os primeiros socorros. Ainda segundo a publicação israelense, além do ministro, outras duas pessoas sofreram ferimentos leves.

Em nota, o gabinete de Ben Gvir disse que o ministro está bem e consciente, mas que precisou ser levado ao hospital por precaução. As autoridades investigam as causas do acidente. Além do carro do político, outro veículo ficou destruído.

O acidente ocorreu após o ministro viajar ao local de um suposto ataque terrorista com faca na cidade de Ramla, na região central de Israel. Uma mulher de 18 anos ficou ferida e o agressor, cuja identidade não foi revelada, foi morto a tiros.

Itamar Ben-Gvir é principal dirigente do partido radical Otzima Yehudit. Ele integra a coalizão do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Na guerra entre Israel e o Hamas, ele tem pressionado o governo por ações mais duras na Faixa de Gaza.

?? AGORA: Ministro da Segurança Nacional de Israel, o ultranacionalista Itamar Ben-Gvir, é levado às pressas ao hospital após capotar o carro. pic.twitter.com/pg57umXtyX

— Eixo Político (@eixopolitico) April 26, 2024

Ministro extremista de Israel capota carro e é hospitalizado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Itamar Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional e um dos políticos mais extremistas do governo de Israel, envolveu-se em um acidente de carro nesta sexta-feira (26) e teve de ser hospitalizado com ferimentos leves. Segundo testemunhas mencionadas pelo jornal The Times of Israel, ele avançou o sinal vermelho.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o carro capotado e um homem não identificado deitado no chão enquanto recebe os primeiros socorros. Ainda segundo a publicação israelense, além do ministro, outras duas pessoas sofreram ferimentos leves.

Em nota, o gabinete de Ben Gvir disse que o ministro está bem e consciente, mas que precisou ser levado ao hospital por precaução. As autoridades investigam as causas do acidente. Além do carro do político, outro veículo ficou destruído.

O acidente ocorreu após o ministro viajar ao local de um suposto ataque terrorista com faca na cidade de Ramla, na região central de Israel. Uma mulher de 18 anos ficou ferida e o agressor, cuja identidade não foi revelada, foi morto a tiros.

Itamar Ben-Gvir é principal dirigente do partido radical Otzima Yehudit. Ele integra a coalizão do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Na guerra entre Israel e o Hamas, ele tem pressionado o governo por ações mais duras na Faixa de Gaza.

?? AGORA: Ministro da Segurança Nacional de Israel, o ultranacionalista Itamar Ben-Gvir, é levado às pressas ao hospital após capotar o carro. pic.twitter.com/pg57umXtyX

— Eixo Político (@eixopolitico) April 26, 2024

Cederj abre inscrições para o Vestibular Cederj 2024.2 com mais de sete mil vagas

0

Estão abertas até o dia 26 de maio de 2024 as inscrições para o Vestibular Cederj 2024.2. O concurso oferece 7358 vagas em 16 cursos de graduação na modalidade de educação semipresencial, nos polos regionais do Cederj.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 89,90 (oitenta e nove reais e noventa centavos) e deverá ser paga até 27 de maio de 2024. O concurso contará com aproveitamento de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os cursos ofertados nesta edição do Vestibular Cederj são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública.

Localização dos Polos Cederj

O Estado do Rio de Janeiro conta com 43 Polos Cederj, que vão oferecer os cursos de graduação para o segundo semestre letivo de 2024: Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Natividade, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Bom Jardim, Cantagalo, Itaocara, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itaguaí, Mangaratiba, Miguel Pereira, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Volta Redonda, Cabo Frio, Macaé, Magé, Rio Bonito, Rio das Ostras, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Petrópolis, Rio das Flores, Teresópolis, Três Rios, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio de Janeiro (Rocinha e Campo Grande) e São Gonçalo.

Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (26) que vai participar de um debate com o pré-candidato do Partido Republicano, Donald Trump. Há meses, a campanha do democrata se mostrava relutante a se comprometer com um confronto direto contra o adversário.

Um dos temores é o efeito do contraste entre a aparência frágil de Biden e a postura agressiva de Trump. O ex-presidente já declarou que está disposto a participar de um debate.

A declaração ocorreu nesta sexta, em entrevista ao radialista Howard Stern. Questionado se confrontaria o ex-presidente, o democrata respondeu: “eu vou em algum momento, não sei quando. Mas estou disposto a debater com ele”.

Tanto Biden quanto o republicano vêm sendo pressionados pelos canais de televisão americanos a se comprometerem com um embate. As cinco maiores redes e a agência Associated Press enviaram uma carta a ambas as campanhas neste mês apelando para que o evento seja realizado.

Oficialmente, há três debates previstos no calendário eleitoral, entre setembro e outubro. O pleito ocorre em novembro.

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre

0

O medicamento Wegovy, que tem como princípio ativo a semaglutida e é indicado para tratar a obesidade e o sobrepeso, começará a ser vendido nas farmácias brasileiras no segundo semestre deste ano, segundo comunicado divulgado na quinta-feira, 25, pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do produto.

O Wegovy tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, aprovado para o tratamento do diabetes mas que, por seu efeito emagrecedor, vem sendo prescrito por médicos também para obesidade de forma off label (quando é indicado para uma indicação diferente daquela para a qual o remédio foi aprovado).

O remédio foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro de 2023, passou pelo processo de precificação na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no meio do ano passado e era aguardado para chegar ao mercado ainda em 2023. Em julho, porém, a farmacêutica afirmou que o remédio estaria disponível somente neste ano, sem detalhar em qual mês.

A Novo Nordisk não explicou o porquê da demora na disponibilização da droga, mas, em 2023, um representante da empresa afirmou que o produto seria lançado somente quando a farmacêutica pudesse garantir que os pacientes teriam acesso ao tratamento sem interrupções. Nos Estados Unidos, onde o Wegovy já é vendido, há desabastecimento do produto.

A farmacêutica não divulgou o preço que o Wegovy deverá chegar às farmácias, mas a CMED já definiu o seu preço máximo: nas doses mais altas, poderá chegar a R$ 2.484, a depender do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, essa versão pode custar até R$ 2.383,43.

Mas os pacientes poderão encontrar preços menores nos pontos de vendas, além de contar com eventuais descontos oferecidos por programas de suporte ao paciente. Vale lembrar que o preço também varia de acordo com a apresentação do remédio, que será vendido em versões de 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg.

O medicamento, administrado por meio de aplicação injetável subcutânea, é geralmente prescrito para ser usado uma vez por semana.

O remédio é indicado a pacientes com índice de massa corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m2 (obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m2 (sobrepeso) quando acompanhado de ao menos uma comorbidade relacionada ao peso, como diabetes ou hipertensão.

A semaglutida age como se fosse o GLP-1, um hormônio que sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade.

Ela também reduz a velocidade do esvaziamento gástrico. Em estudos clínicos, a dosagem semanal de 2,4 mg de semaglutida levou a uma perda média de peso de 15,2%, ante 2,6% no grupo de pacientes que não tomaram a medicação.

Leia Também: Farmacêutica deve distribuir no país remédio similar ao Ozempic

 

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (26), da inauguração da fábrica de insulina da empresa Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais. Com a nova unidade, o Brasil retoma a produção do hormônio no país, com capacidade de suprir a demanda nacional de insulina.

Durante discurso, Lula destacou a importância da fábrica para o acesso da população ao insumo e homenageou o trabalho de Walfrido dos Mares Guia, que é um dos sócios-fundadores e membro do conselho de administração da Biomm.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, há mais de 20 anos o Brasil não tinha produção nacional de insulina e dependia apenas de produtos importados. “Para ter uma política de ciência e tecnologia em saúde que leve os produtos à população, temos que ter política industrial”, disse.

O investimento da empresa biofarmacêutica na construção da nova estrutura foi de R$ 800 milhões. A fábrica terá capacidade para 20 milhões de unidades de refis de insulina glargina (de ação prolongada) por ano – e, na sequência, de canetas de insulina. Além disso, poderá fabricar 20 milhões de frascos de outros biomedicamentos, como a insulina humana recombinante. A estimativa é de que a unidade gere 300 empregos diretos e 1,2 mil indiretos.

Rio de Janeiro tem mais de 2,8 mil ônibus vandalizados em um ano

0

A cidade do Rio de Janeiro teve mais de 2,8 mil ônibus depredados e 28 incendiados nos últimos 12 meses. Em média, são 230 veículos depredados por mês, gerando um prejuízo superior a R$ 24 milhões em reparos no período. Para alertar sobre esse cenário alarmante, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) lançou a campanha Quem é cria não vacila, de combate ao vandalismo contra os ônibus da capital fluminense.

O início da ação foi marcado por um evento de conscientização de passageiros realizado nesta sexta-feira (26), no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Outro número que chama atenção é o de 145 ônibus sequestrados para serem utilizados como barricadas para impedir o acesso da polícia às comunidades. Estima-se que 6,5 milhões de cariocas tenham sido diretamente afetados em seus deslocamentos por causa dos diversos atos de vandalismo no ano de 2023.

Segundo o presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, os passageiros são os principais prejudicados. “Não podemos tratar esses casos como meras estatísticas. Cada ônibus vandalizado precisa de um reparo a ser feito e, dependendo do tipo de depredação, esse veículo pode ficar semanas sem poder rodar nas linhas. Um impacto direto na vida do usuário que está no ponto esperando pelo serviço. Por isso, estamos comprometidos em trabalhar ao lado das autoridades e da comunidade para combater essa prática e garantir um deslocamento seguro e confortável para todos”, disse.

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

0
Anderson do Molejo/Foto: Reprodução

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. A informação foi confirmada pela assessoria do cantor e pelo perfil oficial do grupo.

“Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”, diz a mensagem postada em uma rede social.

Mais conhecido como Anderson Molejão, por causa da conexão com o grupo Molejo, o cantor fez história com seus sucessos animados e bem-humorados.

Nascido no Rio de Janeiro, Anderson é um dos formadores do grupo carioca de pagode, junto com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.

Anderson estava internado no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, e seu quadro vinha piorando desde domingo (21).

O Molejo estourou grandes hits em todo o país, como “Cilada”, “Caçamba”, “Brincadeira de Criança”, “Dança da Vassoura”, “Paparico” e “Clínica Geral”.

O grupo, formado no fim dos anos 1980, também emplacou várias músicas de samba-rock, incluindo o próprio “Samba Rock do Molejão”.

Além de fazer o vocal da banda, Anderson também era responsável pelo som do cavaquinho. Ele também atuava como compositor. O registro do Ecadnet conta com 118 composições assinadas pelo artista.

Anderson assina músicas da banda, como “Dança da vassoura” e “Garoto Zona Sul”, além de hits de outros grupos, como a “Cohab City”, sucesso do Negritude Junior.

O primeiro álbum do Grupo Molejo foi lançado em 1993 e foi impulsionado pela música “Caçamba”. O último disco do grupo foi “Molejo Club”, lançado em 2016 e que trouxe faixas inéditas da banda após 6 anos.

A banda segue em atividade nos palcos, e Anderson cumpriu boa parte da agenda mesmo durante o tratamento contra a doença.

Anderson teve 4 filhos. Dois deles seguiram os passos do pai: o cantor e multi-instrumentista Leozinho Bradock, de 29 anos, e Rafael ‘Molejinn’, de 28, que integra o Grupo Surpreender. O artista também é pai de Alessa Cristyne, de 30 anos, sua primogênita, e de Alice, a caçula, que completa 4 anos em maio.

Alice é filha do cantor com Paula Cardoso, com quem vivia um relacionamento desde 2012.

“Vou lutar até o final”, disse Anderson, explicando que o primeiro diagnóstico da doença foi na região inguinal.

“Eu tava sentindo uma coisa muito pequena e falava: ‘não deve ser nada, deve ser uma gordurinha’. Daí foi crescendo. Eu e minha namorada procuramos o urologista. Aí o cara falou pra fazer uma biopsia. Quando fez, deu que eu tinha um tumor maligno na região da virilha.”

“Primeiro, quando o cara falou, pirei o cabeção. Fiquei parado, já não tava ouvindo mais”, afirmou Anderson, dizendo que ficou animado para o início do tratamento quando descobriu que tinha 70% de chance de cura. Ele relembrou, ainda, que foi nesse período que a notícia se tornou pública, após ele passar mal no hospital por ter ficado em jejum para um dos exames.

“Chorei, fiquei muito triste. Aí comecei o tratamento. Consegui matar o tumor, o câncer. Mas agora parece que vou ter que fazer uma outra fase.”

Anderson explicou ainda que seu câncer era raro e disse que o novo tratamento era para evitar que a doença irradiasse para outras regiões.

Em setembro de 2023, Anderson foi internado para tratar uma embolia pulmonar, incialmente diagnosticada como pneumonia. Na ocasião, os cinco outros integrantes do Molejo seguiram com os compromissos profissionais.

Andrezinho, Robson Calazans, Jimmy Batera, Claumirzinho e Lucio Nascimento pediram orações para o cantor. O cantor teve alta semanas depois, seguindo o tratamento oncológico.

Em fevereiro de 2023, Anderson voltou a ser internado, tendo alta dias depois após fazer um bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para dor.

Fonte: g1

Mãe e filha vivem com 5 malas em McDonald’s no Leblon

0
Mulheres passam o dia na mesa de uma lanchonete no Leblon, na Zona Sul do Rio — Foto: Reprodução

Duas mulheres, mãe e filha, de 64 e 31 anos, chamaram a atenção de moradores do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo quem mora ou trabalha no bairro, elas estão “morando” há cerca de 3 meses em uma mesa do McDonald’s da Rua Ataulfo de Paiva, esquina com a Rua Carlos Góis.

Ao lado de 5 malas, elas passam o dia no local, chegam a consumir no estabelecimento e só saem de madrugada, quando a loja fecha.

As duas mulheres acumulam denúncias de calote e também têm condenação na Justiça por injúria racial. Juntas, elas já foram expulsas de hotéis de Copacabana nos anos de 2018, 2019 e 2021 por deixarem de pagar as diárias. Elas também já deixaram um apartamento alugado em Porto Alegre após uma ação de despejo devido a dívidas a quitar.

Segundo moradores e comerciantes da região, todos confirmaram que elas passam o dia no interior da loja e dormem do lado de fora, esperando pela reabertura.

As mulheres explicaram que estão em busca de um apartamento para alugar no bairro e mencionaram que recebem apoio financeiro do pai da mais jovem, que mora na Inglaterra.

Fonte: G1

Justiça determina devolução do passaporte de sócia de Renato Cariani

0

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), determinou a devolução do passaporte da sócia do empresário Renato Cariani, 47 anos, réu acusado de desvio de produtos para o tráfico de drogas. Na decisão desta quinta-feira (25), a corte considerou que Roseli Dorth, também ré no processo, tem colaborado com as investigações. O passaporte de Cariani já havia sido liberado pela Justiça na semana passada após um pedido de habeas corpus.

O tribunal aceitou o pedido da defesa da empresária. No texto, o desembargador Marcos Correa, da 6ª Câmara Criminal, considerou que a determinação para apreensão do passaporte representou constrangimento ilegal. Se for viajar para o exterior, no entanto, Roseli deve comunicar a Justiça com pelo menos 15 dias de antecedência.

Na decisão, o juiz afirma que “não houve por parte da denunciada a prática de qualquer ato que indicasse sua inclinação em influenciar de maneira negativa a apuração das imputações ou se furtar à aplicação da lei penal”.

Em fevereiro, a 3ª Vara Criminal de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, aceitou denúncia do Ministério Público de São Paulo e tornou Cariani réu por envolvimento em um esquema de desvio de produtos químicos para a fabricação de drogas como cocaína e crack.

Roseli é sócia do influenciador em uma empresa para venda de produtos químicos. Também são réus a Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda. e o suposto intermediário Fábio Spinola Mota, apontado como membro PCC (Primeiro Comando da Capital).

SMTDH alerta sobre término do prazo para solicitar renegociação de dívidas do Fies

0

Através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) alerta que o prazo para solicitar renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina em maio. O procedimento acontece através do Programa Desenrola Fies.

A coordenadora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único em SFI, Ludimila Manhães, explicou que, por meio da iniciativa do Governo Federal, é possível renegociar a dívida de contratos iniciados até 2017 com pagamento pendente até 30 de junho de 2023. O desconto pode chegar até 99%.

— É necessário que o estudante tenha realizado inscrição no CadÚnico até 30 de junho de 2023 ou que o estudante ou a família tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 — explicou.

A renegociação pode ser solicitada através dos aplicativos da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil ou presencialmente nas agências bancárias.

Para outros esclarecimentos e dúvidas, a população deve entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único e PBF através do telefone (22) 99798-7201, que também recebe mensagens através do WhatsApp. Já em relação à cartões e Caixa Tem, o contato da agência da Caixa Econômica do município é (22) 2789-1140.

Mutirão vai ajudar contribuintes a fazer a declaração do Imposto de Renda

0
Foto: Gustavo Araújo/Prefeitura de Campos

Com a proximidade do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda (31 de maio), a Prefeitura de Campos, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), vai auxiliar os contribuintes que ainda têm dúvidas sobre o preenchimento. No dia 3 de maio, das 10h às 13h, a Praça do Santíssimo Salvador receberá o mutirão “Facilita Imposto de Renda 2024”. Uma equipe de contadores estará oferecendo consultoria gratuita em todas as etapas do IR – do preenchimento à entrega da declaração à Receita Federal.

Além de fornecer orientações sobre os documentos necessários e as categorias de deduções, o mutirão oferecerá dicas para evitar erros comuns que podem gerar transtornos futuros. Os participantes também terão a oportunidade de receber assistência personalizada e tirar dúvidas sobre questões específicas.

Segundo a Receita Federal, está obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda quem, em 2023, recebeu rendimentos tributáveis (salários, aposentadoria, aluguéis, etc.) acima de R$ 30.639,90. O Microempreendedor Individual (MEI) ou sócio de uma empresa que tiver recebido rendimentos acima desse limite também precisa declarar.

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

0

Escondido entre os glaciares da Antártida, o ardente Monte Erebus é o vulcão ativo mais ao sul da Terra, proporcionando um pouco de calor no meio de uma paisagem gelada.

A Antártida tem 138 vulcões, segundo um estudo de 2017 citado pela United Press International, mas apenas cerca de nove estão ativos neste momento.

No entanto, com uma elevação de 3.794 metros, o Monte Erebus é o mais conhecido e juntamente com outros dois vulcões formam a Ilha Ross. Diz-se que quando foi descoberto, em 1841, durante a viagem do Capitão James Clark Ross, estava em erupção.

O vulcão bombeia regularmente nuvens de gás e vapor e é conhecido por ejetar blocos de rocha parcialmente derretida, conhecidos como “bombas vulcânicas”. São as explosões de gás que pulverizam pequenos cristais de ouro – segundo os cientistas, estima-se que o vulcão jogue ‘fora’ cerca de 80 gramas de ouro por dia – o que equivale a cerca de 6.000 dólares (R$ 30 mil).

O ouro já foi encontrado a centenas de quilômetros do Monte Erebus, com investigadores encontrando vestígios do metal precioso no ar a quase 900 quilômetros do vulcão.

Leia Também: Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias