Home Blog Page 2558

Mais de 50 focos de dengue são encontrados no Turf Club

0

Agentes do CCZ, estiveram na manhã desta quinta-feira (25), no bairro do Turf Clube, em Campos, para realizar um Faxinão da Dengue. Lá, foram encontrados, 58 focos do mosquito transmissor da dengue dentro de alguns imóveis.

“Já dissemos isso algumas vezes, mas nunca é demais lembrar que a maioria dos focos são encontrados dentro das residências. Todo cuidado é pouco, principalmente após as chuvas. Pedimos que a população nos ajude nessa batalha contra a doença e contra a proliferação do mosquito da dengue”. Alerta o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

No Turf, foram visitados 2.382 imoveis, entre residências e pontos comerciais. Foram tratados com larvicida 899 imóveis e 30 terrenos baldios foram vistoriados e tratados. Também foram recolhidos 92 pneus, além de quatro caixas d’água também terem sido tratadas.

 

Mulher é encontrada sem vida no Rio Paraíba

0
Rio Paraíba do Sul / Foto: Reprodução

Uma mulher, que não teve sua identidade divulgada, foi encontrada sem vida com perfurações na cabeça, na manhã desta sexta-feira (26), no Rio Paraíba, na altura do Parque Prazeres, em Guarus. O corpo da mulher foi encontrado apenas de calcinha e sutiã.

A equipe do Corpo de Bombeiros retirou o corpo do rio e levou até o Cais da Lapa, de barco. O corpo será removido para o Instituto Médico Legal (IML).

O caso será registrado na 146ª DP/Guarus.

Policiais Civis da DEAM prendem homem por agredir a ex-companheira em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na noite dessa quinta-feira (25), policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob a coordenação da Delegada Juliana Oliveira, efetuaram a prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais P.V.A.S., logo após ele agredir fisicamente sua ex-companheira, T.P.S.M.

Segundo relatos da vítima, T.P.S.M., ela foi agredida com socos no rosto por seu ex-companheiro. Ao chegar em casa após o trabalho, foi informada pelo locador do imóvel de que não poderia mais alugar a residência devido a um furto ocorrido na residência de baixo, supostamente realizado pelo ex. Ao questionar o ex-companheiro sobre o caso, ele negou e a agrediu fisicamente antes de fugir do local.

Após o relato da vítima sobre a agressão recente, os policiais da DEAM se dirigiram à Rua São Lino, no Parque Aurora, onde encontraram o agressor entre outras pessoas. Ele confirmou a discussão com a ex-companheira, porém sem fornecer detalhes adicionais.

O homem foi encaminhado à DEAM, onde foi elaborado o auto de prisão em flagrante pelo crime de lesão corporal.

Homem que jogou gasolina no corpo da ex-esposa é preso em São Fidélis

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Policiais civis da 141ª DP (São Fidélis) prenderam um homem, nesta quinta-feira (25/04), acusado de descumprimento de medidas protetivas e tentativa de feminicídio contra a ex-esposa. Ele foi capturado na Zona Rural de São Fidélis.

Segundo as investigações, ao tomar conhecimento de que a vítima havia registado o crime na delegacia, o homem foi atrás da ex-esposa em seu local de trabalho e jogou gasolina sobre ela. Mesmo nessas circunstâncias, a vítima conseguiu fugir.

O homem foi capturado e, contra ele, cumprido mandado de prisão preventiva.

Jóquei sofre acidente em hipódromo no RJ e o estado de saúde é crítico

0

Um acidente abalou o Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 24. O jóquei Maikon Mesquita, de apenas 21 anos, sofreu uma queda enquanto competia durante o páreo, deixando-o em estado gravíssimo. Mesquita foi imediatamente socorrido e encaminhado ao Hospital Casa de Portugal, localizado no bairro do Rio Comprido.

O incidente foi transmitido ao vivo pelo canal do Jóquei Club Brasileiro (JCB), na TV Turfe, chocando espectadores e profissionais do hipismo. Mesquita caiu da égua Obdestinada durante a reta final do 2º páreo da noturna, atravessando a cerca móvel e impactando a lateral da pista.

Os socorristas de plantão do JCB prestaram os primeiros socorros a Mesquita no local do acidente, e posteriormente ele foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, no bairro do Leblon. A transferência ocorreu na última quarta-feira, 24.

O Jóquei Club Brasileiro emitiu um comunicado informando que Maikon Mesquita está recebendo os cuidados médicos necessários e que o clube está oferecendo apoio direto ao atleta e à sua família neste momento difícil. A instituição ainda expressou votos de pronta recuperação a Mesquita.

Leia Também: Lira afirma ser imprescindível que Lula se envolva mais no recebimento de parlamentares

 

Tutora coloca seus pets para pedir justiça por Joca, veja

0

Uma tutora de animais, do @sexteto 4 patas do Instagra, utilizou seus pets para protestar nas redes sociais e exigir justiça pelo cão Joca, cuja morte ocorreu durante o transporte aéreo da Gol.

Em solidariedade ao caso, a tutora, que possui sete cachorros e um gato, gravou um vídeo clamando por justiça. Plaquinhas com a frase “Não somos bagagem, somos o amor da vida de alguém” foram exibidas pelos animais durante o protesto. A publicação emocionou os seguidores.

Joca um cachorro da raça Golden Retriever de cinco anos morreu durante um transporte aéreo realizado pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, após uma falha operacional durante o embarque do animal de estimação. O pet foi transportado em um avião diferente do que levava o seu tutor. A ocorrência foi registrada na segunda-feira, 22.

Leia Também: ‘Meu amor foi assassinado’: cão que ia para Mato Grosso vai para o Ceará após erro da Gol

 

Homem é preso com armas, drogas e munições em Guarus

0

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (25), no Parque Santos Dumont, em Guarus, Campos. No momento em que foi flagrado, o homem portava armas, munições e drogas.

O criminoso portava um revólver calibre 38 com cinco munições, uma pistola calibre 380 com seis munições, 17 pinos de cocaína e duas buchas de maconha.

O homem foi preso e encaminhado para 146ª DP/Guarus.

Trabalhador é encontrado morto no Porto do Açu

0
Porto do Açu/Foto: Divulgação
Porto do Açu/Foto: Divulgação

Um homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, morreu na tarde de quinta-feira (25), no Porto do Açu, localizado em São João da Barra. A vítima era um funcionário terceirizado da empresa BW, responsável pela operação da FSRU BW Magna, uma embarcação crucial para o armazenamento e regaseificação do gás natural liquefeito (GNL), utilizado para abastecer as usinas da empresa Gás Natural Açu (GNA).

Segundo relatos, a vítima estava trabalhando na parte externa da embarcação quando aparentemente sofreu um mal súbito e faleceu no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e confirmou o óbito. Posteriormente, peritos também compareceram ao local para examinar a cena onde o trabalhador foi encontrado.

Após os procedimentos iniciais, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal de Campos (IML) e o caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra. Em um comunicado, a GNA lamentou profundamente o ocorrido e ofereceu seu apoio à família da vítima.

Vigilância Sanitária interdita empresa de recolhimento e tratamento de resíduos hospitalares em Campos

0
Foto: Reprodução Ascom

Fiscais da Vigilância Sanitária de Campos (Visa) interditaram, nesta quinta-feira (25), uma empresa de recolhimento e tratamento de resíduos hospitalares, onde foram encontradas condições precárias de armazenamento e manipulação de resíduos biológicos. Segundo os fiscais, o local estava sujo, com materiais espalhados no chão, inclusive contaminantes, além da falta de Equipamentos de Proteção Individual, um risco evidente para a saúde dos funcionários e para o meio ambiente. O local foi interditado e o proprietário deve cumprir exigências para regularizar a situação.

A assessora chefe da Visa, Vera Cardoso de Melo, informou que o resíduo hospitalar descartado diretamente no chão é bem preocupante, pois deveriam estar acondicionados em contêineres fechados. Ela acrescenta, ainda, que foram encontradas agulhas com seringa e tubos de sangue de laboratório. No local também havia um freezer com partes de animais e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos, além do mau cheiro e da presença de inúmeras moscas. Vera explica que a situação é ainda mais grave devido ao chão poroso onde os resíduos foram descartados, o que pode levar a contaminações e representar um risco significativo para a saúde dos funcionários.

“Listamos algumas condições que a empresa precisa cumprir para podermos reabrir o local. Isso inclui garantir que os funcionários usem os EPIs corretos, além de acondicionar adequadamente os resíduos. A área de armazenamento temporário precisa ser reestruturada de acordo com os padrões legais, incluindo pisos e paredes revestidos com material apropriado. Também foi dado um Auto de Infração e um Termo de Intimação”, pontuou Vera.

O Termo de Intimação (TI) é um documento lavrado em três vias para conceder prazo para correção de não-conformidades de baixo e médio risco sanitário, cujo grau de risco cabe às autoridades sanitárias avaliarem.

Fonte: Ascom

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália

0

Mais de 26 baleias-piloto morreram após encalharem em uma praia na Austrália Ocidental, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (26) pelo Serviço de Parques e Vida Selvagem do estado. Estima-se que o número total de animais encalhados possa chegar a 160, com números iniciais variando entre 50 e 100.

Equipes especializadas, incluindo funcionários, cientistas e veterinários, estão no local ou a caminho para auxiliar no resgate. O objetivo é tentar desviar algumas baleias para águas mais profundas, mas as autoridades australianas alertam que a eutanásia pode ser a solução mais humanitária para a maioria dos animais.

Encalhes em massa são incomuns na região:

-Em julho do ano passado, cerca de 100 baleias-piloto morreram ou foram abatidas após encalharem na praia de Cheynes.
– Em 2018, cerca de mil baleias encalharam nas Ilhas Chatham, na Nova Zelândia.
– Na Austrália, o pior incidente ocorreu em 2020, quando 470 baleias encalharam na Tasmânia, com apenas 100 sendo resgatadas.

As causas dos encalhes em massa de baleias ainda são motivo de investigação. As hipóteses incluem erros de navegação, desorientação por campos magnéticos ou acústicos, doenças, busca por alimentos e até mesmo a influência de tempestades.

A situação é acompanhada de perto pelas autoridades:

O Serviço de Parques e Vida Selvagem da Austrália Ocidental monitora a situação de perto e pede que a população evite se aproximar dos animais encalhados para não atrapalhar o trabalho das equipes de resgate.

The #pilot #whales stranding site pic.twitter.com/uzZzvoyae2

— Shark Safety WA (@SharkSafetyWA) April 25, 2024

Leia Também: Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

0

O governo italiano despachou um avião militar para o Reino Unido com o objetivo de transportar um bebê recém-nascido para um hospital em Roma.

A intervenção das autoridades italianas ocorre após um apelo dos pais da criança, que afirmaram que o hospital britânico informou que não havia mais recursos disponíveis para salvar o bebê.

Embora a identidade do bebê não tenha sido revelada, a Sky News informou que os pais têm nacionalidade italiana e nigeriana.

O governo italiano declarou que o bebê sofre de uma “grave malformação cardíaca” e interveio após o Bristol Royal Hospital for Children declarar que não poderia mais fornecer tratamento adequado.

Simone Pillon, advogado e ex-senador italiano, informou à Sky News que o hospital estava prestes a enfrentar uma ação judicial dos pais devido à interrupção do tratamento, mas suspendeu o processo antes de qualquer audiência no Supremo Tribunal para colaborar com a oferta italiana.

De acordo com o parlamentar, o acordo abre caminho para que crianças recebam tratamento no exterior sem que os pais enfrentem processos judiciais, como ocorreu em casos anteriores.

“Acredito que, se encontrarmos uma maneira de cooperar no melhor interesse das crianças, todos sairemos ganhando; não há perdedores”, afirmou à Sky News.
 
 

Leia Também: Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

Motoristas salvam idoso ‘trancado’ em carro pegando fogo, veja as imagens

0

Um homem de 71 anos foi resgatado de um carro em chamas em uma rodovia em Minnesota, nos Estados Unidos, e as imagens rapidamente se tornaram virais.

O vídeo mostra o momento em que um grupo de motoristas que parou para ajudar tentou abrir a porta para retirar o homem do veículo em chamas, que estava na lateral da estrada.

De acordo com relatos da imprensa norte-americana, o homem perdeu a consciência enquanto estava ao volante. Embora as portas do SUV não estivessem trancadas, as barreiras à beira da estrada impediram que o grupo abrisse a porta.

Foi somente quando um membro dos serviços de emergência chegou ao local e conseguiu quebrar o vidro do carro que o grupo pôde resgatar o idoso.

“Estou vivo hoje graças aos bons samaritanos e aos profissionais de emergência que salvaram minha vida”, relatou o homem, conforme citado pela imprensa norte-americana.

“É incrivelmente heroico quando pessoas que estão dirigindo na rodovia optam por correr o risco de correr para um carro em chamas para salvar um estranho de um veículo que pode explodir a qualquer momento”, acrescentou.

Segundo informações da imprensa, o homem sofreu apenas ferimentos leves.

Veja o momento na galeria acima.

 

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

0

A cidade de Veneza, na Itália, implementou nesta quinta-feira uma taxa diária para os visitantes, como medida de combate ao turismo excessivo.

Trata-se de um imposto online de cinco euros (cerca de 30 reais), aplicável aos turistas que visitam a cidade por apenas um dia, abrangendo um máximo de 30 dias, especialmente em períodos de grande afluxo, como finais de semana prolongados na primavera e verão.

A medida, discutida durante meses, gerou controvérsia, mas foi finalmente aprovada com o objetivo de reduzir o número massivo de turistas na cidade.

Sylvain Pellarin foi o primeiro turista a pagar a taxa e não se mostrou incomodado. “Não me importo de pagar se o dinheiro for usado para preservar a cidade”, afirmou o francês de 55 anos, que visita Veneza desde jovem e testemunhou o aumento significativo de turistas ao longo dos anos.

Ao seu lado, o norte-americano Michanowicz concordou. “Penso que é a coisa certa a fazer. Os venezianos já sofreram demais com o excesso de turismo. Como turista, vem-se, come-se e vai-se embora. Quem vai limpar toda a sujeira? Eu estaria disposto a pagar 10 euros (cerca de 60 reais). Se estamos visitando uma cidade bonita, por que não apoiá-la?”, disse o homem de 64 anos.

Veneza, uma cidade insular fundada no século V, tornou-se uma potência marítima no século X. Estende-se por 118 ilhotas e é Patrimônio da Humanidade desde 1987, de acordo com a Unesco.

Conhecida como ‘La Serenissima’, é uma das cidades mais visitadas do mundo, com 100.000 turistas pernoitando em Veneza durante o pico do turismo, além de dezenas de milhares de visitantes diários.

Além do turismo excessivo, Veneza e sua lagoa enfrentam as marés altas, que frequentemente inundam a Praça de São Marcos e enfraquecem as fundações de seus edifícios.

Leia Também: Emergência na Espanha: Catalunha poderá restringir uso de água a turistas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

0

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,5 milhão de pessoas no show da cantora Madonna, que acontecerá em Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, no dia 4 de maio (sábado). Um esquema, semelhante ao adotado anualmente nos eventos de virada de ano, foi anunciado pelas autoridades municipais, estaduais e federais, nesta quinta-feira (25).

De acordo com a prefeitura, a previsão é que Madonna suba ao palco às 21h45 e faça um show de duas horas de duração. O evento, no entanto, já deve começar às 19h, com a apresentação de DJs e se encerrar às 2h. Imagens e som dos espetáculos serão retransmitidos por 18 torres localizadas em frente e atrás do palco, que ficará localizado em frente ao Copacabana Palace.

Segundo a empresa municipal de turismo, a Riotur, estão confirmados 170 voos extras entre os dias 1º e 6 de maio, ligando o Rio a 27 destinos nacionais. Também é esperado um movimento 30% na rodoviária Novo Rio nos dias 3 e 4.

“A expectativa é que rede hoteleira chegue a 100% de ocupação [em Copacabana], que gire, na economia da cidade, mais de R$ 300 milhões, gerando emprego, renda. Que a gente possa entregar esse espetáculo da melhor forma possível, não só para nós, cariocas, mas para todo o mundo”, afirmou o presidente da Riotur, Patrick Corrêa.

Além do público em terra, são esperadas 226 embarcações, que poderão ancorar a uma distância de pelo menos 200 metros da orla, de acordo com a Capitania dos Portos.

A Polícia Militar atuará com 3.200 policiais apenas no bairro de Copacabana e reforçará o patrulhamento no entorno do local e de áreas de trânsito de entrada e saída para a apresentação, como a estação Central do Brasil e o terminal rodoviário Gentileza.

Além das câmeras de reconhecimento facial que já são usadas normalmente no bairro, haverá 12 equipamentos extras, além de dois drones que também usam a tecnologia. A polícia estará em 18 pontos de acesso ao bairro e terá 18 locais de revista nos acessos à Avenida Atlântica, onde haverá detectores de metal. Não será possível acessar a orla com instrumentos perfurocortantes e nem com garrafas de vidro.

A Polícia Civil informou que reforçará, com 1.500 policiais, as delegacias da área de Copacabana e as unidades especiais de Atendimento ao Turista (Deat), de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), de Proteção à Mulher (Deam) e de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

As delegacias em Copacabana terão atendimento bilíngue. A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) estará de prontidão, com seu esquadrão antibombas, caso seja necessária sua utilização.

O local terá bloqueio de trânsito já a partir das 7h de sábado, quando começa a interdição da faixa costeira da Avenida Atlântica. Às 18h, será vetado o acesso aos veículos particulares (inclusive carros de aplicativo). Às 19h30, o bloqueio será total, inclusive para ônibus e táxis.

O BRT (corredores de ônibus rápidos) e o VLT (bonde do centro da cidade) funcionarão 24 horas entre o sábado (4) e o domingo (5), permitindo conexões ao terminal rodoviário Gentileza, que terá ônibus partindo para Copacabana a partir das 13h de sábado. O retorno dos ônibus especiais para o terminal será de 0h às 4h de domingo.

O metrô funcionará as linhas 1 ligando normalmente a Uruguai a Jardim Oceânico e 2 conectando Pavuna diretamente a General Osório, sem necessidade de baldeação em Botafogo.

A parada mais próxima ao espetáculo, Cardeal Arcoverde, funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h. As três estações de Copacabana funcionarão até as 4h. A partir de 0h, os locais  fora de Copacabana só funcionarão com desembarques.

Em relação à saúde, serão três postos de atendimento médico e 30 ambulâncias de terapia intensiva em Copacabana. Haverá 800 bombeiros, incluindo guarda-vidas, que estarão de prontidão para agir em variadas situações de emergência.

 

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

0

A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela internet nesta quarta-feira (24). O serviço tinha sido suspenso na quinta-feira (18), após a instituição detectar uma tentativa de invasão do ambiente de rede de computadores.

Em nota, a PF informou que atualizou o sistema, restabelecendo o serviço, após os dias de suspensão. Nesse período, a PF garantiu que os atendimentos marcados previamente em uma unidade emissora do documento de viagem foram realizados normalmente na data e horário marcados.

O agendamento para dar início aos procedimentos para emissão do documento de viagem podem ser solicitados na página da Divisão de Passaporte da Polícia Federal.

No site da PF, um aviso alerta a quem tiver dificuldades para acessar o formulário, mesmo após o retorno oficial do serviço, que pode buscar ajuda no suporte da página. 

Antes de ir a uma delegacia da Polícia Federal, o cidadão deve fazer o agendamento virtual previamente. No serviço online, o solicitante deverá preencher o formulário eletrônico, com os dados pessoais, escolher uma das datas e horários disponíveis e, por fim, marcar o posto de atendimento da PF onde deseja ser atendido.

No dia, hora e local marcados, o solicitante deverá apresentar a documentação original necessária e o atendente público fará a conferência das informações cadastradas inicialmente, além de coletar dados biométricos – impressões digitais e fotografia facial.

A entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade apontada no primeiro agendamento online do serviço e não poderá ser modificada.

Após o atendimento presencial, a retirada do documento poderá ser feita entre 6 e 10 dias úteis até 90 dias corridos. Depois desse prazo máximo, o documento não entregue será cancelado, com total prejuízo da taxa paga. 

O custo para emissão de um passaporte comum é R$ 257,25. O valor poderá ser acrescido se houver necessidade de urgência na emissão do documento ou se for reimpressão de passaporte extraviado ou perdido, que ainda esteja válido.

 

SOS Coração, de Campos, conquista terceiro lugar em premiação estadual de saúde

0

O município de Campos conquistou o terceiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ e IdeiaSUS Fiocruz com a apresentação do projeto SOS Coração, feita pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano. O encontro, que está em sua segunda etapa, aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense.

Com a vitória, Campos vai ganhar uma Curadoria em Saúde do IdeiaSUS-Fiocruz por um ano, terá o trabalho publicado em um livro oficial e vai receber um vídeo com a participação. Além disso, o secretário recebeu um troféu e os certificados de participação e de colocação. Outra conquista é que o município será um dos oito a representar o Estado do Rio no 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2024.

Na etapa inicial da mostra estadual foram selecionados 106 projetos, entre eles o SOS Coração. Na primeira etapa foram classificados 24 projetos que foram apresentados nesta quinta-feira, onde Campos alcançou o terceiro lugar. A 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ e IdeiaSUS Fiocruz é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz.

SOBRE O SOS CORAÇÃO

O projeto SOS Coração é desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria de Saúde e já salvou, até a última terça-feira (23), 250 pessoas. O objetivo é oferecer atendimento rápido e eficiente aos pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Para isto, a intervenção deve ocorrer nas duas primeiras horas após a entrada dos pacientes nas unidades de urgências e emergências do município. O atendimento imediato reduz em 50% o índice de óbitos por infarto.

*Com informações da Secom

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil. A proposta é facilitar à população a consulta de preços máximos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Em nota, a Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.

Até então, a lista de preços máximos permitidos para a venda de medicamentos era disponibilizada no portal da Anvisa e atualizada mensalmente. Com o novo painel, além da lista, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, conforme o produto desejado, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.

Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, a orientação da agência é encaminhar uma denúncia à própria CMED, “contribuindo, assim, para o monitoramento do mercado e inibindo práticas de sobrepreço pelos estabelecimentos.”

“Destaca-se que, considerando a obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos, o painel tem como objetivo auxiliar a consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente.”

O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o chamado preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos, ou seja, farmácias e drogarias.

Já o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos que constam em rol ou para atender decisão judicial. Ele corresponde ao resultado da aplicação de um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.

 

Palestra de conscientização do autismo na próxima segunda-feira (29)

0

No próximo dia 29 de abril, segunda-feira, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Francisco de Itabapoana (SFI), com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMDH) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), vai promover uma palestra em alusão ao mês de conscientização do autismo. O evento será a partir das 13h, na Câmara de Vereadores. 

“O Abril Azul foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao espectro. Buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva é o nosso dever através do evento”, ressaltou o secretário da SMTDH, Fagner Azeredo. 

As palestrantes serão a psicóloga Nágila Coutinho, pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), especialista em Educação e mestre em Políticas Sociais, e a psicopedagoga Iara Silva Barreto, licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, especialização em Autismo, pós-graduada em Análise do comportamento aplicada (ABA) e pós-graduanda em Psicopedagogia Comportamental. Haverá ainda a participação cultural das crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Reunião do Conseg na Praia dos Sonhos debate Segurança Pública e tira dúvidas da comunidade

0

O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), esteve reunido na manhã desta quinta-feira (25), na Escola Municipal João Batista de Almeida, na Praia dos Sonhos. Com a presença de diversas autoridades, a maioria ligada à área de Segurança Pública, o encontrou discutiu diversos assuntos, sendo os principais bullying nas escolas, uso de drogas ilícitas e violência contra a mulher, além de tirar dívidas dos moradores da localidade.

O comandante do 8º BPM-Campos, coronel Ricardo Alexandre Cruz, explicou a atuação da Polícia Militar. “Temos atribuições específicas de realizar o policiamento preventivo e ostensivo, sempre objetivando evitar que o crime aconteça, através das ações de patrulhamento a pé e utilizando as viaturas durante 24h por dia, todos os dias”.

Já o delegado titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil (DP-SFI), Rodolfo Maravilha, fez uma breve apresentação falando sobre a sua vida pessoal, revelando que nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes e que sua família é da Baixada Campista. Ele também falou sobre o trabalho da Polícia Civil. “Nossa função é fazer as investigações criminais dentro da competência da Polícia Civil, visando preservar a Segurança Pública”.

As duas autoridades tiraram dúvidas dos presentes. Entre os temas abordados, a importância de os alunos respeitarem como autoridades os professores e funcionários das escolas; os pais não permitirem que os filhos menores de idade pilotem motocicletas, o que acaba transformando-se num risco para o próprio condutor; bullying nas escolas; uso e o tráfico de drogas; direção perigosa, principalmente quando associada ao uso de bebidas alcoólicas, o que acaba provocando acidentes, alguns com registro de morte. Os alunos formularam perguntas a respeito da violência no lar contra a mulher, uso de entorpecentes pelos jovens e as sanções legais, procedimento em caso de briga entre alunos, além de outros assuntos.

O presidente do Conseg, Romário Bernardo, avaliou como muito positiva a reunião. “Vejo como uma das melhores reuniões essa de hoje, onde os temas abordados atingiram e muito os pais e alunos que se encontravam no local. De uma forma muito esclarecedora, o delegado Maravilha e o comandante do 8º BPM, coronel Cruz, pontuaram e tiraram todas as dúvidas. A próxima reunião será no Colégio Estadual Pedro Cerqueira, na localidade de Imburi, em maio, possivelmente na primeira quinzena do mês”, disse Bernardo. 

Ao final do evento teve Café da Manhã para todos os convidados. Estiveram presentes ainda à reunião a assessora especial do Gabinete da prefeita Francimara Barbosa Lemos, Angela Rangel; os secretários municipais Jairo Batista (Governo), Marcely Barreto (Educação) e Domires Gomes Pachola (Esportes); o assessor de Gabinete Augusto Alves, o vereador Renato Roxinho, o presidente da Emtransfi, Luiz dos Santos Venâncio, membros da diretoria do Conseg, o chefe do planejamento do 8º BPM-Campos, capitão Wanderson; o comandante da 3ª Cia da PM de SFI, tenente De Moura; o comandante da 5ª Cia do CPRv, capitão Mattos, acompanhado do oficial Gama e a sargento Adriana; além de professores, diretoria da escola, pais e alunos na faixa etária de 13 a 17 anos. 

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

0

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024. O número representa mais que o dobro de casos prováveis da doença identificados ao longo de todo o ano passado: 1.649.144.

Dados da pasta indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024, além de 2.216 mortes em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é 1.897,4 casos por cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis é 0,05 e a letalidade em casos de dengue grave é 4,43.

A maioria dos casos prováveis segue concentrada na faixa dos 20 aos 29 anos, seguida pelas faixas dos 30 aos 39 anos, dos 40 aos 49 anos e dos 50 aos 59 anos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Minas Gerais ainda responde pelo maior número de casos prováveis de dengue (1.167.056). Em seguida estão São Paulo (927.065), Paraná (391.031) e Distrito Federal (232.899). Já os estados com menor número de casos prováveis são Roraima (252), Sergipe (3.053), Amapá (4.480) e Rondônia (4.715).

Quando se considera o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 8.267,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (5.682,2), Paraná (3.417,1) e Espírito Santo (2.994). Já as unidades federativas com menor coeficiente são Roraima (39,6), Ceará (109,3), Sergipe (138,2) e Maranhão (138,4).