Home Blog Page 2559

Cemitério do Caju recebe limpeza através do mutirão Mato Zero

0
Limpeza no Cemiterio do Caju - Foto: Vadinho Ferreira/Divulgação

A Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), realiza ações do mutirão de limpeza Mato Zero no Cemitério do Caju, que recebe capina manual e química, restauração dos caminhos entre as sepulturas.

O gerente de Cemitérios, Luís Cláudio Oliveira, explicou que o trabalho é feito diariamente pela própria equipe do cemitério. As ações começaram na área da frente do cemitério e atualmente estão concentradas na parte de trás.

“Hoje estamos com cinco funcionários da equipe do Cemitério que estão fazendo esse trabalho de capina. Nesse período, até com o sereno, o mato cresce mais rápido e aí é preciso fazer a capina manual. Também é feito a capina química, com aplicação de remédio para evitar que o mato cresça rápido, e utilizamos a roçadeira em algumas partes”, disse Luís Cláudio.

Além da capina, os banheiros também estão passando por restauração e há um trabalho para identificar as sepulturas danificadas. “Temos alguns voluntários que fazem a identificação desses sepultamentos danificados e, a partir dessa identificação, nós fazemos o contato com as famílias para que elas façam os reparos necessários. Em casos que as famílias não são localizadas ou não compareçam para fazer alguma intervenção, nós interditamos a sepultura para evitar maiores danos”, explicou Luís Cláudio ao destacar que algumas áreas de sepulturas são de propriedade particular, portanto não podem receber ações das equipes do Cemitério sem autorização prévia.

Locais de prova do ‘Enem dos Concursos’ são anunciados; Campos registra 9201 inscrições

0

Nesta quinta-feira (25) o Ministério da Gestão divulgou, o cartão de confirmação de inscrição do “Enem dos concursos”. O documento mostra o endereço onde cada candidato fará o exame no dia 5 de maio.

Os candidatos foram distribuídas em 3.665 locais de prova em 228 cidades, entre elas Campos dos Goytacazes, com 9201 inscritos, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.

O documento também tem informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

*Com informações do site g1*

Mudanças na infraestrutura do Rio de Janeiro para o show da Madonna

0

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na quinta-feira (25), as mudanças na infraestrutura da cidade para o show da cantora Madonna na praia de Copacabana, no dia 4 de maio, sábado.

A apresentação de Madonna está prevista para começar às 21h45, no palco montado na praia, na altura do Copacabana Palace e deve ir até as 23h45. DJs, entre eles o americano Diplo, se apresentam a partir das 19h e após o show da artista.

A prefeitura montou um esquema semelhante ao do Réveillon, em que apenas táxis e transporte público conseguem acessar Copacabana até as 19h30.

O metrô, assim, se torna o principal meio de transporte, e terá trens extras até 4h. A Linha 1, que vai da estação Uruguai, na Tijuca, até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, terá funcionamento normal. A Linha 1 passa por Copacabana.

A Linha 2 vai funcionar direto da Pavuna, na zona norte, até a estação General Osório, em Ipanema, também passando por Copacabana.

A recomendação para quem vai ao show é desembarcar na estação Siqueira Campos. Copacabana tem três estações de metrô. Uma delas, a Cardeal Arcoverde, vai funcionar apenas para desembarque a partir das 16h de sábado.
A tarifa unitária do metrô é R$ 7,50, e a recomendação é adquirir as passagens com antecedência, mass o modal também funciona com pagamento por aproximação (NFC).

Ônibus municipais poderão entrar em Copacabana somente até 19h30 de sábado, duas horas antes do show. A partir deste horário, os ônibus, cuja tarifa é R$ 4,30 ficarão estacionados na enseada de Botafogo, quem quiser voltar para casa de ônibus vai precisar caminhar até lá.

COMO SAIR?

O metrô é o principal meio de transporte. A três estações de Copacabana, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo, estarão abertas para embarque até 4h de domingo.

Já os ônibus municipais ficarão estacionados na enseada de Botafogo: as linhas 492 (ilha do Governador); 474 (Jacaré); 415 (Usina); 483 (Penha); 167 (Terminal Gentileza); 100 (Central do Brasil).

O trânsito de Copacabana será reaberto às 4h de domingo.
Os trens da SuperVia e os ônibus BRT, que não passam por Copacabana, terão circulação reforçada para atender aos moradores das zonas norte, oeste e Baixada Fluminense.

HAVERÁ ESQUEMAS ESPECIAIS PARA AEROPORTOS E RODOVIÁRIA?

A recomendação é ir para o terminal intermodal Gentileza, na zona portuária, e de lá até Copacabana. O Gentileza fica ao lado da rodoviária do Rio.

Do aeroporto Santos Dumont é possível chegar ao Gentileza utilizando o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que funcionará 24h. Do aeroporto do Galeão é possível utilizar o BRT.

TÁXIS E ÔNIBUS FRETADOS VÃO ENTRAR EM COPACABANA?

Os ônibus fretados, não poderão acessar o bairro. A prefeitura oferece o Terreirão do Samba, no centro, como alternativa para estacionar os ônibus fretados. Haverá bloqueios em Botafogo e Ipanema para coibir o acesso.

ONDE ESTACIONAR?

A prefeitura vai proibir estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana a partir de quinta-feira (2). Serão suprimidas 3.000 vagas de estacionamento, com fiscalização dos agentes da prefeitura. Vias como a avenida Nossa Senhora de Copacabana e a rua Barata Ribeiro, por onde circulam os ônibus, estão incluídas na proibição para o trânsito ter mais fluidez. Os bairros mais próximos de Copacabana são Botafogo e Ipanema.

O QUE NÃO POSSO LEVAR?

Objetos perfurocortantes, como tesouras, estiletes e facas estão proibidos. Objetos de vidro, como copos e garrafas, também serão confiscados. A Polícia Militar instalou 18 pontos de bloqueio nas ruas transversais e fará revistas no público com detector de metal.

COMO É A ACESSIBILIDADE?

Segundo a prefeitura, estruturas serão instaladas em toda a orla para o público PCD (pessoa com deficiência), acompanhar o show, ainda que de longe. Foram instaladas na areia da praia 18 torres de áudio e vídeo para que a apresentação possa ser assistida mesmo à distância.

Polícia Federal retoma serviço online de agendamentos para emissão de passaportes

0

A Polícia Federal (PF) retomou o serviço online de agendamentos para emissão de passaporte nesta quarta-feira (24). O sistema foi reestabelecido após uma atualização.

O serviço estava temporariamente suspenso desde o dia 17 de abril. À época, a PF anunciou que tinha identificado uma tentativa de invasão ao site. O caso está sendo investigado.

Os agendamentos que foram feitos antes do bloqueio do site estão acontecendo normalmente em data e horário marcados, segundo a PF.

Por outro lado, viajantes que estavam precisando de passaporte para os próximos 30 dias deveriam ir até uma unidade da PF e comprovar urgência ou emergência.

Fonte: G1

Evento com enfoque na cultura urbana acontece neste sábado em SJB

0

O evento cultural Poder das Ruas, com programação composta de roda de conversa, grafite, DJ, oficinas de dança e apresentação “Talento das Ruas”, acontece no sábado (27), no entorno da Praça São João Batista, em São João da Barra, a partir das 10h.

O evento será realizado por meio da Lei Paulo Gustavo e irão participar diversos profissionais compartilhando conhecimento e experiência.

Programação:

10h – Abertura

10h15 – Roda de conversa com o tema “Danças urbanas e suas influências”

12h – A arte do grafite

12h30 – DJ

13h30 – Oficina de Vogue (Prof. Bruno Germano)

14h30 – Oficina de Street (Prof. Arthur Lima)

15h30h – Oficina de Hip Hop (Prof. Vini Santos)

16h 30 – Oficina de Locking (Prof. Michell Baes)

17h30 – Encerramento: “Talentos das Ruas”

Talento das Ruas – Encerrando a programação do “Poder das Ruas”, o evento “Talento das Ruas” fará apresentações culturais, nas suas mais variadas manifestações.

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – A Casa Branca divulgou nesta quinta-feira (25) uma declaração conjunta de 18 países, incluindo o Brasil, fazendo um apelo para a libertação imediata de reféns em poder do grupo terrorista Hamas.

“Eles [os reféns] incluem nossos próprios cidadãos. O destino dos reféns e da população civil em Gaza, que é protegida pelo direito internacional, é uma preocupação internacional”, afirmam os signatários no documento.

A pressão é para que o Hamas aceite o acordo em negociação, que prevê a libertação das pessoas em poder do grupo em troca de um cessar-fogo imediato e prolongado em Gaza. Os países enfatizam no texto que isso possibilitaria o envio de mais ajuda humanitária à região e ao fim “crível” das hostilidades.

Além de EUA e Brasil, assinam a declaração Argentina, Bulgária, Canadá, Colômbia, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Espanha, Tailândia e o Reino Unido.

Falando sob condição de anonimato, um oficial da Casa Branca disse que o comunicado vinha sendo negociado ao longo das duas últimas semanas. Uma tentativa anterior de divulgar um texto semelhante havia fracassado, disse.

Os reféns foram sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro do ano passado, quando cerca de 1.200 pessoas foram mortas em Israel, e estão sob poder do grupo há mais de 200 dias.

Pressionado por críticas internas ao apoio a Tel Aviv, que ganharam ainda mais força nesta semana com protestos estudantis nos campi de universidades americanas, o governo Joe Biden vem trabalhando para acelerar o fim do conflito e estabilizar a região.

Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, mais de 30 mil palestinos foram mortos, em sua maioria mulheres e crianças. A reação do aliado, condenada por diversos países, levou a Casa Branca a mudar de postura e adotar um tom mais duro na relação com o país.

Na última quarta (24), Biden sancionou um pacote que prevê ajuda militar a Israel, Ucrânia e US$ 1 bilhão em assistência humanitária a Gaza. Em seu discurso, o presidente americano enfatizou a importância do apoio ao aliado no Leste Europeu, mas foi econômico nas falas sobre o conflito no Oriente Médio, salientando os recursos que devem ser enviados aos palestinos e apelando para que Israel permita que eles cheguem sem demora à população.

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

0

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá contratar até 15 mil professores, por tempo determinado, para suprir carências temporárias na rede estadual de ensino. A proposta foi aprovada, na quarta-feira (24), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em regime de urgência. Para reforço imediato nas salas de aula, a Secretaria de Educação fará processo seletivo para 4.700 profissionais.

As contratações vão suprir carências temporárias, como licenças médicas, afastamento por estudo e outras. O reforço começará no segundo semestre.

– Essa é uma conquista muito importante para a educação pública no estado. As contratações não substituem os concursos e visam suprir faltas temporárias. Seguimos no nosso propósito de oferecer um ensino de qualidade aos alunos da nossa rede e, também, as melhores condições de trabalho aos nossos professores – destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Os professores contratados deverão atuar nas escolas da rede estadual, em diferentes modalidades do ensino básico, incluindo as que atendem aos estudantes indígenas e, ainda, as dos sistemas prisional e socioeducativo. Com a iniciativa, a rede estadual de ensino irá superar o número de 2 mil vagas abertas em 2023.

Vacinação contra gripe prossegue em 15 pontos

0

Além da área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), diversas localidades contam com pontos de imunização contra gripe, sempre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Ao todo, a campanha da Secretaria Municipal de Saúde prossegue em 15 locais e tem como objetivo ampliar a coberta vacinal contra a doença.

Segundo o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a dose protege contra os três tipos de vírus da gripe mais prevalentes, conforme indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão, a vacina “pode prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de minimizar sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”.

O coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza, lembra que atualmente a dose é direcionada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de seis meses a menores de seis anos; quilombolas; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).  

Para receber a vacina, basta comparecer no ponto de vacinação mais próximo de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e alguma documentação que comprove o pertencimento ao público-alvo.

Os pontos de vacinação estão localizados em Amontado, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Santa Clara, Nova Belém, Estreito, Floresta.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).

Número de professores concursados nas redes estaduais é o menor em dez anos, aponta estudo

0

O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos, enquanto o total de temporários cresceu de forma significativa no mesmo período. De acordo com estudo realizado pelo Todos pela Educação, no período de 2013 a 2023 houve aumento de 126 mil professores temporários (55% de crescimento) e redução de cerca de 184 mil professores efetivos (36% de queda).

Em 2022, o total de docentes contratados superou o de concursados nas redes estaduais pela primeira vez — tendência que se manteve também no ano passado. Em 2023, as redes contavam com 356 mil temporários, contra 321 mil professores efetivos.

De acordo com o estudo, o aumento das contratações temporárias é um dos principais motivos para o crescimento do quadro geral de professores nas redes estaduais nos últimos anos. Entre 2020 e 2023, por exemplo, houve acréscimo de quase 30 mil profissionais no corpo docente das redes. Apesar disso, ao longo da década, o número geral de professores teve redução de 57 mil docentes – movimento alinhado com a diminuição de matrículas da Educação Básica (por conta da dinâmica demográfica brasileira, aumento das taxas de aprovação e redução da evasão escolar).

De acordo com o gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Ivan Gontijo, a contratação de professores temporários é um elemento importante para garantir que as redes de ensino consigam compor o seu quadro completo de docentes, assegurando que os estudantes tenham aulas de todas as disciplinas. No entanto, esse tipo de contratação deveria ser uma exceção, a ser utilizada em casos específicos previstos na legislação.

— O que vemos é que a contratação tem se tornado a regra nas redes estaduais de ensino. Isso está relacionado com a baixa frequência de realização de concursos públicos para docentes, motivada por diversas questões, como a proibição de novos concursos em decorrência da pandemia, desafios fiscais nos estados e a própria preferência de alguns gestores pelo modelo de contratação mais flexível. Isso pode trazer impactos negativos para a educação, em especial quando se observa que em muitas redes é baixa a qualidade das políticas de seleção, alocação, remuneração e formação para esses profissionais — avalia.

Temporários e efetivos por estado – O estudo também mostra que a proporção de docentes temporários e efetivos varia de acordo com a Unidade Federativa do país. O levantamento mostra que, em 2023, 14 estados e o Distrito Federal possuíam mais temporários que efetivos.

Nesse cenário, Minas Gerais é o estado com maior porcentagem de temporários na rede estadual, com cerca de 80% dos professores sendo contratados nessa modalidade. A porcentagem também supera os 70% em estados como Tocantins, Acre, Espírito Santo e Santa Catarina.

Já o Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa de professores efetivos (96%). Na Bahia, Pará e Rio Grande do Norte, as porcentagens também são elevadas, superando os 90%.

Perfil dos professores – Os dados apontam que, em 2020, a média de idade dos professores temporários era de 40 anos; ante 46 anos, dos docentes efetivos. Além disso, quase metade (43,6%) dos contratados atua há pelo menos 11 anos como professor, indicando que esse tipo de contratação tem sido utilizada não apenas para suprir uma demanda pontual, mas também para compor o corpo docente fixo de algumas redes de ensino.

O levantamento ainda discute os potenciais impactos que vínculos de caráter temporário podem ter na educação brasileira. Uma análise realizada com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apontou para uma correlação entre a contratação temporária e uma menor proficiência dos alunos nessa avaliação, tanto na disciplina de Língua Portuguesa quanto em Matemática, mesmo levando em consideração fatores como o nível socioeconômico.

Precarização do trabalho – O modelo de contratação de temporários significa custos menores para estados: na remuneração, há 15 redes em que o salário dos professores temporários, calculados por hora, é menor que o de professores efetivos em início de carreira, chegando a uma diferença de até 140%, no caso de Pernambuco. Nas outras 10 redes analisadas, não há diferença.

Há outro desafio que diz respeito ao tempo de contratação. Em nove redes estaduais, o tempo de contrato de professores temporários é de apenas 24 meses, ou seja, os docentes têm que passar por um processo constante de seleção a cada dois anos e, em muitos casos, eles não são remunerados no intervalo entre os contratos.

— É preciso aprofundar os diagnósticos sobre as razões desse fenômeno em cada localidade e avaliar de forma ampla os seus impactos. Nesse sentido, é essencial avançar a discussão em duas frentes: aumentar a frequência de realização de concursos e, sobretudo, a qualidade deles, com a melhoria dos instrumentos de seleção e a inclusão de provas práticas; e o investimento em políticas de valorização e profissionalização dos docentes temporários. Tanto as redes municipais e estaduais, como também o Ministério da Educação precisam olhar com mais atenção para essa temática — conclui Gontijo.

Fonte: O Globo

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: ‘A galera não toma banho’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em viagem a Copenhague, na Dinamarca, a influenciadora Monique Escapeti se surpreendeu com o odor dos europeus.

A brasileira fez um story no Instagram no qual comentava sobre o mau cheiro das pessoas nos transportes públicos. “Se tem uma coisa impressionante em qualquer lugar da Europa é o fedor de cecê”, falou Monique no vídeo. O conteúdo viralizou e gerou polêmica em torno do assunto.

“O pior é que é inverno, está todo mundo de casaco, e mesmo com a galera usando casaco está um fedor absurdo. Quando a gente viaja para a Europa no verão, é ainda pior. É desumano. A galera não toma banho”, desabafou a turista.

“O engraçado é que a gente vê as pessoas com a pele super bem cuidada, com produtos caros, com o cabelo maravilhoso, mas elas são fedidas!”, completa.

“É um fedor ácido. E eles têm acesso aos melhores perfumes, aos melhores produtos, ao melhor tudo, e mesmo assim não conseguem ter uma higiene, tomar um banho e lavar o sovaco. Eu fico imaginando, se tá dando para sentir o cecê com a pessoa de casaco, imagina como tá por baixo”, riu Monique.

VEJA: Influencer Monique Escapeti viraliza ao comentar sobre higiene em transporte público de Copenhague, Dinamarca.

Vídeo gerou debate sobre hábitos pessoais na Europa. pic.twitter.com/Bc5u1oM0Rn

— Treta News (@TretaNewsBR) April 24, 2024

A influenciadora recebeu tantos comentários que fez outro vídeo, agora de Barcelona, comentando a polêmica. Acusada de não utilizar transporte público no Brasil, ela se defendeu.

“Que bizarro esse vídeo ter viralizado, não esperava. O mais bizarro ainda é ver tanto brasileiro dizendo que eu nunca usei transporte público. Gente, eu peguei transporte público a minha vida inteira, sou do Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, e pegava o metrô sentido Pavuna e as pessoas não fedem desse jeito”, falou Monique.

“No Brasil, as pessoas, por mais humildes que sejam, pegam o metrô cheirosas e na volta do trabalho é normal ter aquele suor no metrô, mas não é como aqui”, defendeu.

Pé-de-Meia: Incentivo de R$200,00 começa a ser pago; veja calendário

0

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta quinta-feira (dia 25) a primeira parcela do incentivo frequência do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No valor de R$ 200, o pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante. Veja calendário abaixo.

O pagamento será a primeira de oito parcelas do benefício de frequência, num total de R$ 1.600. Nos próximos anos, serão R$ 1.800, em nove parcelas de R$ 200. Para isso, o estudante precisa ter frequência mínima mensal de 80% das horas letivas ou média de frequência de 80% das horas letivas no ano, até a data da coleta da informação pela rede de ensino.

A parcela será creditada em conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco em nome dos estudante. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem.

Para fazer o melhor uso do dinheiro, a orientação é planejar o gasto previamente e não desembolsar por impulso. Decidir se serão pagas contas de casa, se será investido na rotina do estudante fora de casa ou mesmo estipular metas para construir uma reserva.

— Vai depender da realidade de cada família. Muitos jovens vão com esse dinheiro contribuir em casa, com alimentação e contas básicas do dia a dia. Em um segundo cenário, o jovem pode utilizar esse dinheiro para investir no conhecimento e até começar a organizar o que quer fazer após o ensino médio — diz Cintia Senna, que atua na DSOP Educação Financeira.

Considerando que o jovem arcará com despesas diárias da rotina de estudos, como alimentação fora de casa, poderá gastar, em um mês com 21 dias úteis, R$ 9,52. O gasto dividido por quatro semanas poderá ser de R$ 50 a cada período. O ideal é calcular sempre ao início de cada mês.

Uma ideia é tentar guardar uma parte do benefício para, ao fim do ano, comprar livros ou fazer um curso. Para reservar R$ 40 mensais, o jovem terá que adaptar seu gasto, por dia útil, para R$ 7,62 ou R$ 40, por semana. Na poupança, com taxa de juros de 0,65%, guardando R$ 40 por mês, ao fim do ano, ele terá R$ 327,38 para investir como achar melhor.

— Boa parte desses jovens podem não ter a experiência de guardar dinheiro. Então o primeiro local que podem utilizar para conhecimento e entendimento desta prática é a caderneta de poupança. É uma recomendação para o pontapé inicial — aponta Cintia.

Veja abaixo o calendário

Mês de nascimento Recebem em
Janeiro e fevereiro 25 de abril
Março e abril 26 de abril
Maio e junho 29 de abril
Julho e agosto 30 de abril
Setembro e outubro 02 de maio
Novembro e dezembro 03 de maio

Entenda o Pé-de-Meia – Estudantes enquadrados no programa receberão parcelas mensais de R$ 200, caso tenham sua frequência comprovada no mês ou média de horas do período letivo. Além da ajuda mensal, no entanto, há outros incentivos no programa.

Matrícula – O pagamento do Pé-de-Meia começou em 26 de março, com o crédito referente aos incentivo matrícula, no valor de R$ 200. Também seguindo o mês de nascimento dos alunos, o cronograma terminou no dia 3 de abril.

Conclusão – O incentivo é de R$ 1 mil na conclusão de cada ano letivo do ensino médio. O valor relativo a 2024 será pago em parcela única entre 24 de fevereiro e 3 de março de 2025. Para recebê-lo, o aluno precisa concluir a série em que está matriculado com aprovação e, quando for o caso, com participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ou nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos estados ou dos municípios.

Enem – Alunos do 3º ano do ensino médio que se inscreverem e participar dos dois dias de aplicação do Enem terão direiro a R$ 200 adicionais. Para o exame deste ano, a quantia será depositada entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2025.

Quem será contemplado pelo Pé-de-Meia? Serão atendidos pelo programa os estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas, em todas as modalidades, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218 terão prioridade.

Segundo divulgado pelo IBGE na última sexta-feira, que 9 milhões de estudantes não conseguiram terminar o Ensino Médio no Brasil, em 2023. A pesquisa aponta que 41,7% desses alunos abandonaram o ensino por precisarem trabalhar.

Jovens matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 19 a 24 anos que se enquadrem nas mesmas condições citadas acima também terão acesso ao programa.

Quem tem direito ao Pé-de-Meia? Para receber todas as parcelas da poupança, os estudantes precisarão atender a algumas exigências:

Ter uma frequência escolar mínima de 80% do total de horas letivas
Matricular-se no início de cada ano letivo.

Ser aprovado no final do ano letivo
Participar nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, quando houver, nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para o ensino médioParticipar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles que frequentam o último ano letivo do ensino médio público.

Participar no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para os estudantes da EJA.

Fonte: Extra

Morre homem que teve corpo queimado em incêndio em São João da Barra

0
Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes
Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes/Foto: ClickCampos

Um homem, identificado como Moisés de Oliveira da Costa, de 45 anos, morreu na tarde no último domingo (21), no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. Moisés veio a óbito após passar pouco menos de um mês internado na unidade hospitalar após ter corpo queimado em incêndio em sua própria casa no bairro Água Santa, em São João da Barra.

O incidente aconteceu após um curto-circuito rapidamente se transformar em incêndio por toda a casa onde Moisés e sua esposa Maísa residiam.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, Moisés veio a óbito às 16:50, em virtude de queimadura no corpo todo.

Mais de 9 mil casos de dengue são registrados em Campos

0

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desde quarta-feira (24), Campos já tem registrado 9.257 casos de dengue em 2024, e um óbito. Já chikungunya foram 346 notificações, e não houve óbito. Não há registro de zika.

Os casos mensais de dengue foram divulgados da seguinte forma: janeiro 861; fevereiro 3.000; março 3.750; abril 1.646. E para chikungunya: janeiro 47; fevereiro 66; março 146 e abril 87.

A assistência médica para o paciente com suspeita ou confirmação de dengue e/ou chikungunya foi ampliada e a Secretaria de Saúde disse que intensificou o combate ao transmissor, o mosquito Aedes Aegypti, com as visitas domiciliares com o apoio dos soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro.

Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje

0

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O documento traz, entre outras informações, local de prova, número de inscrição, data, hora das provas em 5 de maio e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso solicitado previamente.

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br.

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia das prova do chamado Enem dos Concursos, junto com o documento de identidade original com foto, conforme mencionado no edital. Não serão aceitas cópias – mesmo que autenticadas.

Os portões serão abertos aos candidatos às 7h30 (horário de Brasília), para as provas do período matutino. Já no período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília).

Verificação – O candidato deve verificar se todas as informações sobre a inscrição estão corretas, como município indicado pelo candidato no ato de inscrição do certame.

O Ministério da Gestão avisa que, se houver qualquer tipo de erro ou se o local de aplicação da prova for muito distante da residência do candidato, é preciso entrar em contato com a Fundação Cesgranrio (telefone: 0800 701 2028), organizadora do concurso, com brevidade, e pedir a correção do que for necessário.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição”, esclarece o coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal.

Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, véspera do concurso, a Cesgranrio prestará atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado durante a aplicação das avaliações, entre outras situações.

Fonte: Agência Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

0

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edição deste ano do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), lançado hoje (24), em Brasília, pelo Ministério das Mulheres.

Conforme o documento, o Sudeste, região mais populosa do país, teve o maior número de ocorrências de estupro, somando 22.917 casos. Em seguida, ficou a Região Sul, com 14.812 ocorrências. No Nordeste, foram registrados 14.165 estupros; no Norte, 8.060 casos; e no Centro-Oeste, 7.672 episódios desse tipo de violência.

O Raseam faz a compilação de estatísticas de pesquisas e registros administrativos de diferentes fontes. Os dados sobre estupro das mulheres, por exemplo, são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O relatório também utiliza de informações produzidas do Ministério da Saúde, dos Esportes, da Justiça Eleitoral, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaI (BGE).

Os dados de diferentes fontes podem ter complementariedade. Sobre o estupro, a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua, do IBGE, sugere que a alta ocorrência dessa forma de violência contra as mulheres está refletida na percepção de risco. Uma em cada cinco mulheres entrevistadas em 2021 relatou sentir “risco médio ou alto de ser vítima de agressão sexual.”

O relatório assinala que “a violência contra as mulheres é uma instituição social, que funciona como um mecanismo mantenedor de relações sociais de dominação e exploração.” Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, contabilizados nos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, somaram 344.242 registros de violência sexual, doméstica e outras formas de violência. Sete de cada dez desses episódios ocorreram contra as mulheres.

Agressão – As estatísticas da Saúde ainda revelam que o principal local de agressão contra mulheres adultas, de 20 a 59 anos de idade, naquele ano foi a própria residência: 73% dos episódios, contra 14,5% de ocorrências em vias públicas e 3,2% em bares e restaurantes.

Quanto à situação conjugal, 44,7% das mulheres vítimas de violência na mesma faixa etária eram solteiras; 42,4% estavam casadas; e 10,6% eram solteiras. Os homens foram “os principais agressores de mulheres” nos registros do Sinan. “No ano de 2022, em 77,2% dos casos registrados, os agressores eram do sexo masculino”, revela o documento.

Mulheres negras – O Censo Populacional de 2022 verificou que o maior grupo do Brasil, cruzando cor e gênero, é composto por mulheres negras (pardas e pretas), 54,5%. Elas também formam o grupo mais exposto à violência sexual, doméstica e outras formas de violência. Dados da Saúde mostram que, naquele ano, 47,9% das vítimas eram negras e 11,9% eram pretas – um total de 59,8%. Mais de 38% das mulheres agredidas eram brancas e quase 1% delas eram indígenas.

A taxa de mortalidade por assassinato de mulheres em 2022 foi de 3,2 casos por cem mil habitantes. O grupo etário mais exposto a homicídio são mulheres jovens, de 20 a 24 anos – 6,4 mortes por cem mil habitantes. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (Ministério da Saúde), 66,7% das vítimas eram negras – 60,3%, pardas; e 6,4% pretas. O total registrado das mulheres negras foi mais que o dobro das brancas: 32%.

O Relatório Anual Socioeconômico da Mulher traz 270 indicadores em sete eixos temáticos. Além dos dados relativos ao eixo temático “enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres”, o estudo mostra que as mulheres negras enfrentam condições mais adversas que as mulheres brancas e os homens de todas as cores em outras situações, como por exemplo no mercado de trabalho.

Força de trabalho feminina – Quase 54% das mulheres e meninas brancas (14 anos ou mais) participavam do mercado de trabalho em 2022, e entre as mulheres pretas ou pardas a taxa era de 51,3% (dados da Pnad Contínua). A taxa de participação da força de trabalho feminina foi de 52,5%, enquanto a dos homens foi de 71,9%.

A taxa de informalidade foi maior entre mulheres e meninas pretas ou pardas: 42,8% contra 32,6% das mulheres e meninas brancas. Como consequência, o rendimento do trabalho também revela discrepâncias, conforme o relatório do Ministério das Mulheres.

“Mesmo quando as mulheres estão ocupadas no mercado de trabalho, as desigualdades aparecem em sua menor remuneração. O rendimento-hora médio das mulheres era de R$ 16 no segundo trimestre de 2022, abaixo do estimado para os homens, de R$ 18. Homens brancos ganhavam em média R$ 23 por hora, e as mulheres brancas, R$ 19. Na comparação entre homens e mulheres de cor preta ou parda, a diferença era um pouco menor, R$ 2 por hora em média.”

A Lei 14.611/2023, estabelece que “a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função é obrigatória.” A norma prevê que na hipótese de discriminação por motivo de sexo e raça – assim como etnia, origem ou idade – caberá o pagamento das diferenças salariais devidas à pessoa discriminada, além de indenização por danos morais.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Lei 14.611/2023.

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, presente ao lançamento do relatório, buscar a igualdade entre homens e mulheres faz parte do “processo civilizatório.”Se queremos democracia em um país civilizado, nós precisamos ter democracia, nós precisamos ter igualdade e nós precisamos ter justiça social”, disse a ministra.

Fonte: Agência Brasil

Gripe aviária: OMS quer rede mundial e alerta para "potencial epidêmico"

0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta quarta-feira (25), para a importância de criar redes mundiais de detenção do vírus H5N1, que causa a gripe aviária, e que tem vindo criar alertas.

Segundo a epidemiologista Maria Van Kerkhove, apesar de a rede de vigilância das aves já estar muito desenvolvida, “o que realmente precisamos é de uma forte vigilância das diferentes espécies de animais”.

De acordo com o que a responsável pela prevenção de epidemias da OMS disse, citada pela agência France-Presse (AFP), a vigilância deve ser alargada ao leite e produtos lácteos para garantir que “as pessoas estão protegidas”.

A responsável explicou em Genebra, na Suíça, que a pasteurização, que consiste no aquecimento do leite para matar o micróbios é muito importante. Apesar de não haver provas da transmissão desta gripe entre humanos, os especialistas receiam que as mutações possam causar problemas.

“Todas as oportunidades que este vírus tem de continuar circulando, de continuar se misturando com espécies animais, tem o potencial de causar uma epidemia e um surto e de se tornar um vírus com potencial endêmico”, acrescentou Maria Van Kerkhove.

Desde 2023 até ao início deste mês, a OMS disse que registou 463 mortes relacionadas com o vírus em causa, em 23 países.

A recente detecção de surtos de gripe aviária no gado bovino e caprino nos Estados Unidos, onde foi identificado um primeiro contágio de vaca para humano, aumentou a preocupação da comunidade médica face às possíveis mutações do vírus, que, segundo a OMS, tem potencial epidémico e pandémico.

Na semana passada, a agência da ONU recomendou o consumo de leite pasteurizado após a descoberta de fortes concentrações do vírus H5N1 no leite de vacas nos Estados Unidos. 

Ministério da Justiça cobra da Gol explicações sobre morte de cachorro em voo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou na terça-feira (23) a Gol Linhas Aérea S.A. para que a companhia preste esclarecimentos sobre a denúncia da morte de um cachorro da raça golden retriever, Joca, em transporte aéreo na segunda-feira (22). A pasta deu dois dias de prazo, que se encerra nesta quinta-feira (25), para a resposta.

Um dos esclarecimentos solicitados diz respeito à metodologia e política de transporte de animais pela companhia, além de informações sobre os procedimentos de reparação no caso atual.

“Uma situação dessa necessita apuração em detalhes e não pode passar em branco. Não podemos aceitar que tais situações continuem acontecendo”, afirmou o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.

Na notificação, a Senacon destaca que sua função é zelar pela proteção e exercício dos direitos dos consumidores, de acordo com os princípios, direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor, em especial o princípio da vulnerabilidade.

A secretaria também informou que solicitará à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sua participação em todos os procedimentos que estão sendo tomados pela agência em relação ao caso.

Segundo a Senacon, a Anac não faz a regulação do transporte aéreo de animais, exceto o de cão-guia, cuja norma assegura que o animal seja colocado na cabine junto ao passageiro com visão comprometida.

“Cada empresa aérea possui uma regra de transporte que especifica o tamanho e o peso para o animal viajar na cabine ou no compartimento de carga do avião. As empresas devem informar, previamente, as suas normas e as condições necessárias ao transporte garantindo segurança aos passageiros, tripulantes e ao próprio animal”, destaca a Senacon.

No caso mais recente, Joca tinha 4 anos de idade e viajaria de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) para Sinop, em Mato Grosso, junto do seu tutor, João Fantazzini. Por ser um cachorro de 47 kg e de grande porte, não pôde ir embaixo do assento à frente e precisou ser despachado numa caixa adequada, indo no porão junto às malas dos passageiros.

Ao chegar em Mato Grosso, porém, João foi informado de que o seu cachorro não havia viajado no mesmo voo que ele e estava em Fortaleza, cidade 2.082 km distante.

O tutor chegou a receber imagens e vídeos do cachorro no Ceará, com água sendo fornecida pelos funcionários da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Como Joca teria que ir para Guarulhos antes de ser finalmente enviado para Sinop, João optou por voltar para São Paulo para encontrar o animal.

Ao chegar ao aeroporto de Guarulhos, ele notou que seu cachorro estava desmaiado e muito molhado, provavelmente em decorrência de suor excessivo, e que estava já sem sinais vitais.

A morte do Joca foi constatada por uma veterinária, que deu laudo de “parada cardiorrespiratória com causa ainda a ser esclarecida”.

A Gol lamentou o ocorrido, atribuiu o desvio de rota do animal a uma falha operacional e disse que foi surpreendida pelo falecimento do animal.

Na terça, a empresa anunciou a suspensão por 30 dias da venda do serviço de transporte de cães e gatos nos porões das aeronaves. De acordo com o comunicado da empresa, a medida não afeta quem leva os animais de estimação na cabine.

A Gol afirma que a suspensão, que começou nesta quarta-feira (24) e vai até 23 de maio, servirá para que a empresa se dedique totalmente a concluir a apuração sobre o caso do golden retriever.

Não é o primeiro caso de problemas da companhia aérea com cachorros despachados em suas aeronaves. Em 2021 a cachorra Pandora sumiu numa conexão no Aeroporto de Guarulhos, sendo encontrada apenas 40 dias depois. Por causa disso, a companhia aérea chegou a suspender o embarque de animais no porão, que foi retomado vários meses depois.

 

Câmara aprova Lei Taylor Swift, projeto que amplia punições a cambistas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei que amplia punições para a venda de ingressos por cambistas. O texto será enviado ao Senado.

Conhecida como Lei Taylor Swift –pelo fato de ter tido a sua urgência aprovada em plenário após problemas nas vendas para o show da cantora no Brasil–, a proposta define a proibição da venda de ingressos de quaisquer eventos de lazer por preços acima dos estabelecidos pelas entidades promotoras do evento.

A proposta é um substitutivo do relator Luiz Gastão (PSD-CE) ao projeto de lei 3115/23, do deputado Pedro Aihara (PRD-MG). O texto prevê pena de detenção de um a dois anos e multa de até cem vezes o valor do ingresso.

“A revenda ilegal de ingressos por meio de plataformas digitais tem facilitado a atuação dos cambistas, que encontram na internet um espaço propício para lucrar com a escassez de ingressos e a alta demanda. Essa prática lesiva dificulta ainda mais o acesso da população aos eventos, prejudicando a economia popular e alimentando a especulação financeira”, diz o texto.

 

Operação da Polícia Militar resulta na prisão de quatro suspeitos por tráfico em Campos e região

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Em uma ação coordenada nesta quarta-feira (24), denominada “Operação Carmim”, os agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram uma série de atividades em Campos e região. Durante a operação, foram detidos quatro suspeitos ligados ao tráfico de drogas, e houve a apreensão de entorpecentes e uma arma de fogo. Além disso, mais de 105 toneladas de entulho foram removidas de barricadas na Comunidade da Baleeira.

O balanço divulgado pela PM destacou que as prisões ocorreram na Faixa de Gaza, em Guarus, e na Ilha dos Mineiros, em São Francisco de Itabapoana. Houve também apreensões de drogas na localidade do Oriente. A remoção das barricadas na Comunidade da Baleeira totalizou mais de sete caminhões de entulho, somando as 105 toneladas retiradas. Confira:

• 07 caminhões de entulho (105 toneladas).
• 04 prisões.
• 01 revólver calibre 38.
• 12 munições calibre 38.
• 03 munições calibre 380.
• 02 capas de colete balístico.
• 124 pinos de cocaína.
• 67 pedras de crack.
• 34 buchas de maconha.

Arteris registra queda de 45% no número de acidentes no feriado de São Jorge

0
Foto: Divulgação Arteris Fluminense

Durante a operação especial dos durante os feriados de Tiradentes e São Jorge, entre os dias 19 e 23 de abril, cerca de 436 mil veículos trafegaram ao longo dos 322 quilômetros da BR-101/RJ Norte, entre Niterói/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ. A Arteris Fluminense prestou no total 1121 atendimentos, sendo 590 relacionados a problemas mecânicos nos veículos e 48 acionamentos para atendimentos pré-hospitalar.

Ainda neste período, as equipes da concessionária atuaram em 28 acidentes, índice 45% abaixo em relação ao mesmo período do ano anterior, e 1 fatalidade foi registrada – dia 19 em São Gonçalo. Toda a operação da rodovia foi coordenada 24 horas por profissionais que trabalham no Centro de Controle e Segurança Operacional (CCSO) da Arteris Fluminense.