Home Blog Page 2560

Mulher fica em estado grave após beber café com insetos em aeroporto

0

Uma funcionária de uma companhia aérea ficou em estado considerado grave depois de beber café de uma máquina de venda automática, que continha insetos no seu interior. O caso ocorreu na segunda-feira (22), no aeroporto de Palma, em Espanha.

O sucedido foi denunciado à delegacia policial no aeroporto, de acordo com a imprensa espanhola.

A mulher comprou o café numa máquina automática e, assim que o provou, percebeu que tinha um gosto estranho. Assim, começou a mexer com uma colher e percebeu que haviam insetos no fundo do copo.

Mais tarde, a mulher teve de ser socorrida de urgência pela equipa médica do aeroporto, acabando por ser transportada em estado grave para o hospital, onde ficou internada na unidade de cuidados intensivos.

A vítima teria sofrido um choque anafilático, uma vez que a ingestão dos insetos provocou uma reação semelhante à de veneno, fazendo com que a sua saúde se “degradasse rapidamente”.

Leia Também: EUA: Idosa assalta banco e leva 500 dólares (após ser vítima de golpe)

Professores da Unifesp anunciam greve a partir de segunda (29)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aprovaram nesta quarta (24) adesão à greve nacional de docentes de universidades e institutos federais por reajuste salarial. Os profissionais planejam parar a partir de segunda-feira (29).

Ao menos 31 instituições federais estão com aulas suspensas. São 26 universidades, quatro institutos federais e um centro tecnológico.

Os docentes exigem reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% –a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

Na sexta-feira (19), o governo Lula (PT) fez uma contraproposta: de 9% de reajuste em 2025 e 3,5% em 2026. Ainda não houve resposta do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

O sindicato afirma que, além da recomposição salarial, existe a necessidade de investimentos públicos nas instituições federais de educação, diante da corrosão desses investimentos no governo passado, sob Jair Bolsonaro (PL).

O MEC (Ministério da Educação) diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação.

Na semana passada, o presidente Lula defendeu o direito à greve ao comentar sobre as reivindicações salariais dos servidores públicos. Lula disse que a ministra Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) está “fervilhando de problemas”, por suas negociações com servidores públicos.

“A gente pode até não gostar, mas [greves] são direito democrático dos trabalhadores. Não tenho moral para falar contra greve, nasci das greves. Então sou obrigado a reconhecer.”

Estudantes da Unifesp comemoraram a adesão de seus professores ao movimento. Os centros acadêmicos emitiram notas apoiando a decisão.
“Todos sabemos dos problemas enfrentados por eles. Vamos apoiá-los até o fim”, diz Melissa Duarte, 23, estudante de ciências biológicas no campus Diadema, na Grande São Paulo.

INSTITUIÇÕES EM GREVE

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – campi Pouso Alegre e Poços de Caldas;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Rio Grande;
Instituto Federal de São Paulo (IFSP);
Universidade Federal do Rio Grande (FURG);
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG);
Instituto Federal do Piauí (IFPI);
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB);
Universidade Federal de Brasília (UnB);
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
Universidade Federal de Viçosa (UFV);
Universidade Federal do Cariri (UFCA);
Universidade Federal do Ceará (UFC);
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
Universidade Federal do Pará (UFPA);
Universidade Federal do Paraná (UFPR);
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB);
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa);
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);
Universidade Federal de Rondônia (UNIR);
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD);
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ);
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
Universidade Federal do Pampa (Unipampa);
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA);
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

*Entre as instituições representadas pelo Andes-SN; outros sindicatos podem ter balanços diferentes

 

BNDES aprova R$ 45 milhões para vacina contra gripe do Butantan

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O BNDES aprovou nesta quarta-feira (24) financiamento no valor de R$ 45,4 milhões para que o Instituto Butantan realize ensaios clínicos para o desenvolvimento de uma vacina tetravalente contra a influenza, o vírus causador da gripe.

A atual vacina produzida pelo Butantan protege contra os três tipos de vírus influenza mais prevalentes. O desenvolvimento da nova vacina ampliará a eficácia do imunizante, além de facilitar a incorporação de outras linhagens do vírus que futuramente passem a ser relevantes.

O apoio do BNDES visa a realização dos estudos clínicos fase 3, para a confirmação de eficácia e segurança da vacina, testes que precisam ser realizados para a aprovação do registro do imunizante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Serão realizados dois ensaios clínicos fase 3 distintos, sendo um para participantes acima de 3 anos e outro realizado em crianças de 6 a 35 meses.
A expectativa é que os resultados dos testes da nova vacina sejam submetidos à Anvisa em dezembro de 2024, com previsão de emissão do registro do imunizante no segundo semestre de 2025.

“O acesso a vacinas é um direito do povo brasileiro, assegurado pelo SUS. Ao aumentar a efetividade da vacina contra a gripe utilizada nas campanhas do Ministério da Saúde, o projeto contribui para a melhoria do nosso sistema de saúde, por meio da queda dos números de hospitalizações, complicações e mortes causadas pela doença”, afirma Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

“A autorização deste recurso do BNDES chega em momento oportuno, mostrando o comprometimento do banco em contribuir para que o Brasil possa fortalecer sua autonomia no setor de imunobiológicos”, afirma Saulo Nassif, diretor executivo da Fundação Butantan.

 

Indígenas rendem garimpeiros na terra yanomami e os entregam à Força Nacional

0

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Indígenas renderam e capturaram 12 garimpeiros dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, na terça-feira (23), e os entregaram a agentes da Força Nacional.

A Urihi Associação Yanomami divulgou uma nota em que afirma que os indígenas citaram o risco de contaminação da água por mercúrio para capturar os invasores.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o grupo de garimpeiros, formado por dez homens e duas mulheres, será ser encaminhado de aeronave para a sede da Polícia Federal em Boa Vista.

No vídeo a seguir é possível ver os indígenas conduzindo o grupo até os agentes da Força Nacional.

Em nota, o MPI afirma que foram feitas 442 operações de combate ao garimpo desde o fim de fevereiro, com a destruição de 75 acampamentos, além de combustíveis, aparatos de extração, meios de transporte e comunicação.

“O governo considera que a destruição da logística e dos materiais usados no garimpo é a forma mais eficiente de resolver a questão, aos poucos, já que se trata de um território imenso e de um problema complexo”, disse a pasta.

A Urihi Associação Yanomami, por outro lado, criticou a “morosidade da extrusão de garimpeiros nas regiões mais isoladas do território”, o que estaria sujeitando as comunidades locais à violência de criminosos e impactando os meios de sustentabilidade dos indígenas.

Também foi cobrado do governo federal ações de monitoramento nos pontos de entrada do território yanomami. Segundo a entidade, a falta dessas estratégias tornam ineficazes as operações de destruição de máquinas e materiais.

 

EUA emite novas regras para aéreas, incluindo reembolso em casos de voos atrasados

0

A administração do presidente Joe Biden emitiu regras finais nesta quarta-feira para exigir que as companhias aéreas emitam automaticamente reembolsos em dinheiro para questões como voos atrasados, e divulguem melhor as taxas de bagagem ou cancelamento de reserva. O Departamento de Transportes disse que as companhias aéreas serão obrigadas a fornecer reembolsos automáticos em dinheiro dentro de alguns dias para voos cancelados e atrasos “significativos”.

De acordo com os regras atuais, as companhias aéreas decidem quanto tempo um atraso deve durar antes de acionar os reembolsos. A administração está eliminando essa margem de manobra ao definir um atraso significativo como tendo uma duração de pelo menos três horas para voos domésticos e seis horas para voos internacionais. As companhias aéreas ainda poderão oferecer outro voo ou crédito de viagem, mas os consumidores podem rejeitar a oferta.

A regra também se aplicará a reembolsos de taxas de bagagem despachada se a mala não for entregue dentro de 12 horas para voos domésticos ou de 15 a 30 horas para voos internacionais. E será aplicada a taxas por itens como seleção de assento ou conexão à Internet se a companhia aérea não fornecer o serviço.

A Airlines for America, um grupo comercial de grandes transportadoras dos EUA, observou que as reclamações de reembolso ao Departamento de Transportes caíram drasticamente desde meados de 2020. Um porta-voz disse que as companhias aéreas “oferecem uma gama de opções – incluindo tarifas totalmente reembolsáveis – para aumentar a acessibilidade às viagens aéreas e para ajudar os clientes a fazerem as seleções de bilhetes que melhor atendam às suas necessidades”. O grupo disse que as 11 maiores companhias aéreas dos EUA emitiram US$ 43 bilhões em reembolsos de clientes de 2020 a 2023.

O Departamento de Transportes emitiu uma regra separada exigindo que as companhias aéreas e os agentes de passagens divulguem antecipadamente quanto cobram pelas malas despachadas e de mão e pelo cancelamento ou alteração de uma reserva. Nos sites das companhias aéreas, as taxas devem ser mostradas na primeira vez que os clientes veem o preço e a programação.

A regra também obrigará as companhias aéreas a informar aos passageiros que têm um assento garantido pelo qual não são obrigados a pagar a mais, embora não impeça as companhias aéreas de cobrar das pessoas pela escolha de assentos específicos. Muitas companhias agora cobram mais por determinados assentos, incluindo assentos na fila de saída e aqueles próximos à frente da cabine. A agência disse que a regra economizará aos consumidores mais de US$ 500 milhões por ano.

As novas regras entrarão em vigor nos próximos dois anos e fazem parte de um amplo ataque administrativo ao que Biden chama de “taxas indesejadas”. 

Comunidade prestigia a programação da Festa de São Jorge, em Imburi

0

Os festejos de São Jorge, padroeiro da localidade de Imburi, que tiveram início no último dia 20, foram encerrados na terça-feira (23), feriado estadual devido à data dedicada ao santo guerreiro. Realizada pela Paróquia São Francisco de Paula, a programação contou com o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur).

A secretária municipal de Educação e Cultura, Marcelly Barreto, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos no evento, que teve a presença ainda de autoridades da Câmara Municipal, como por exemplo, os vereadores Eleno, Renato Roxinho e Yara Cinthia, além de ser prestigiada também pelo escritor e poeta Roberto Acruche. 

No último dia de festa, a programação começou na parte da manhã com Alvorada e Banda de Fanfarra, além de Café Comunitário e Meditação do Santo Terço. À tarde teve o Terço da Misericórdia e no início da noite, o vigário paroquial padre Adriano Pessanha celebrou a Santa Missa e logo depois ocorreu a tradicional procissão pela comunidade de Imburi. O Evangeliza Show com Octavia de Assis da Comunidade de Aliança Trindade Santa, encerrou os festejos deste ano em homenagem a São Jorge.

Formatura da Guarda Mirim nesta quinta-feira (25), na sede da SMTDH

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promove nesta quinta-feira (25), às 14h, a formatura da terceira turma da Guarda Mirim Municipal (GMM). A solenidade será realizada na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), que executa o programa, em conjunto com diversas secretarias.

“A GMM tem um grande alcance social e contribui significativamente com a formação da cidadania, tendo sido criada pela prefeita Francimara em 2018. Durante seis meses, os 40 cadetes, com idade entre 14 e 17 anos, receberam capacitação através de aulas teóricas e práticas, três vezes por semana, ganhando no período uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, acrescentando:

“Na edição deste ano tivemos inovações com as participações da Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana, uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil e de Trabalho e Desenvolvimento Humano, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema)”.

Anvisa divulga novo painel para consulta de preços de medicamentos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta quarta-feira (24) um painel para consulta dos preços máximos de medicamentos comercializados no país.

O objetivo da ferramenta é facilitar à população brasileira o acesso aos preços máximos de medicamentos autorizados pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).

A iniciativa foi divulgada em nota da agência pela ação da Scmed (Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).

As farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos um valor acima do preço permitido pela Cmed. Atualmente, a lista de preços máximos permitidos para a venda de fármacos é disponibilizada no portal da Anvisa para consulta dos consumidores, com atualização mensal.

Com o novo painel, além da lista publicada no portal da agência, os consumidores poderão consultar os preços de medicamentos de forma mais amigável, por meio de consulta ao produto desejado, pelo nome do medicamento, princípio ativo ou número de registro.

O órgão também orienta o que fazer em casos de abuso dos preços dos medicamentos. Nesses casos, caso o consumidor perceba que o preço de uma droga está acima do permitido pela câmara, pode encaminhar uma denúncia à Cmed, contribuindo, assim, para o monitoramento do mercado e inibindo práticas de sobrepreço.

Segundo o órgão, o painel tem ainda o objetivo de auxiliar na consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais publicadas mensalmente.

A obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela Cmed e registrados no Sammed (Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos) deve também ser acompanhada com o novo painel.

No site interativo, os usuários podem consultar três valores: o preço máximo ao consumidor (PMC), que é o preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos, ou seja, farmácias e drogarias; o preço de fábrica e o preço máximo de venda ao governo.

O preço de fábrica (PF) é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.

Já o preço máximo de venda ao governo (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos constantes do rol anexo à Resolução CTE-CMED 6, de 27 de maio de 2021, ou para atender decisão judicial.

O painel está em fase de testes e pode ser acessado aqui. As dúvidas e sugestões para o aprimoramento da ferramenta poderão ser enviadas por meio dos canais de comunicação da Anvisa.

 

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos se a empresa proprietária ByteDance não se desfizer do aplicativo em nove meses. Nesta terça, a lei já havia sido votada pelo Congresso.

A medida foi aprovada como parte de um pacote mais amplo que prevê US$ 95 bilhões em ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan, aliados importantes dos EUA.

Em resposta a Biden, o presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, disse que a empresa espera questionar na justiça a legislação.

“Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum”, disse ele em um vídeo postado momentos depois que Biden sancionou a lei. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente.”

A justificativa dada por defensores do projeto é que a relação da China com a ByteDance pode trazer riscos à segurança nacional, uma vez que a companhia seria obrigada a compartilhar dados com o governo chinês.

A empresa, porém, afirma que nunca compartilhou informações sigilosas dos mais de 170 milhões de usuários norte-americanos, tampouco o fará no futuro.

O aplicativo é particularmente popular entre os jovens norte-americanos, um grupo crucial para Biden nas eleições de novembro contra o ex-presidente Donald Trump.

O pacote de lei também chancela ao presidente dos EUA o poder de classificar outros aplicativos como ameaça à segurança nacional, caso também sejam de um país considerado hostil.

COMO FUNCIONARIA A PROIBIÇÃO?

Depois de assinada por Biden, a proibição entrará em vigor em 270 dias, a menos que a ByteDance venda o TikTok para uma empresa não chinesa. Se não, o acesso será bloqueado nos EUA.

A lei funcionará impondo penalidades civis às lojas de aplicativos, como a App Store da Apple e o Google Play, se distribuírem ou atualizarem o TikTok. Os provedores de serviços de internet também seriam obrigados a bloquear o acesso ao TikTok na web.

Embora as lojas de aplicativos e os provedores de internet sejam proibidos de oferecer o acesso, os usuários não serão alvo de qualquer aplicação legal.

Uma proibição nacional de um aplicativo ou site é algo inédito nos EUA -embora tenha havido alguns precedentes em níveis estadual e federal nos últimos anos.

Zelensky proíbe jogos de azar em Exército após vício de soldados ucranianos

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, decretou a proibição de jogos de azar online nas Forças Armadas do país, durante o período do regime da lei marcial.

A proibição busca combater as ”consequências negativas dos jogos de azar na internet”. A decisão é do Conselho de Segurança Nacional e foi assinada pelo presidente no último sábado (20), por meio do decreto Nº 234/2024.

O regulamento surgiu após o crescente vício em jogos entre as tropas ucranianas. O soldado Pavlo Petrichenko, morto em combate no dia 15 de abril, iniciou a petição ao observar que os colegas estavam usando os jogos para aliviar a tensão do conflito.

Alguns soldados estavam penhorando câmeras e drones. Parte deles gastava todo o dinheiro e contraía empréstimos. “Os militares sofrem em condições estressantes na guerra, devido à artilharia e aos combates, e o celular proporciona o único alívio e acesso fácil ao entretenimento que pode ser viciante”, disse Petrichenko.

A proibição aos militares vigora durante a lei marcial. O regime, devido ao contexto de guerra, altera regras de funcionamento de um país, deixando de lado as leis civis e colocando em vigor as leis militares. O comandante chefe do Exército deve, então, proibir militares de irem a estabelecimentos de jogos de azar e participar de apostas online.

Para civis, também há restrições. Publicidade de jogos de azar está restringida, está proibido o registro de várias contas para um jogador e deverá ter um tempo máximo de participação por dia e um valor diário fixado para aposta. Além disso, uma campanha nacional de conscientização sobre os perigoso do jogos será feita.

Avó faz o parto do próprio neto na rua por falta de ambulância no Paraná

0

Uma mulher de 52 anos fez o parto do próprio neto, na noite de domingo (21), na sequência da demora na chegada de uma ambulância em Curitiba, no Paraná.

O pai do bebê contactou o Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de forma a acionar uma ambulância, uma vez que a mulher estava em trabalho de parto.

O pequeno Ravi veio ao mundo cerca de duas horas após a mãe, de 22 anos, entrar em trabalho de parto. Devido à demora na chegada da ambulância, a avó Antonia Soares não hesitou em ajudar. Estendeu um cobertor sobre a calçada, colocou uma almofada debaixo da cabeça da filha e pôs mãos à obra como parteira.

“O meu genro ligou para o Samu por volta das 23h00. Pela meia-noite, nada do Samu aparecer. Nada! Eu não queria ver a minha filha sofrer”, contou Antonia ao ‘Terra’.

Ao início da madrugada de segunda-feira, pelas 00h09, Ravi nasceu nos braços da avó.

Só uma hora depois é que os meios de emergência médica chegaram ao local, segundo declarou a família da jovem mãe.

“Já não precisava mais. Se tivessem de morrer, a minha filha e o meu neto teriam morrido nos meus braços. Quando a ambulância chegou, a socorrista disse: ‘Nossa, já nasceu!?'”, revelou ainda Antonia.

O recém-nascido foi depois encaminhado para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. O menino está bem de saúde e deve receber alta brevemente.

O caso ocorre em um momento em que há lotação de hospitais e demora no atendimento em unidades de saúde de Curitiba.

No entanto, a Prefeitura de Curitiba nega a demora no atendimento, referindo, em comunicado, que “a ambulância teria sido solicitada pouco depois da meia-noite” e “em menos de 15 minutos”, a ambulância já se encontrava no endereço.

Avó faz parto do próprio neto devido demora da ambulância em Curitiba; Vídeo https://t.co/m23j79cyWW pic.twitter.com/c8rUbeea1W

— piodojacu (@piodojacu2011) April 24, 2024

Leia Também: Bebê morre durante atendimento em UPA na zona leste de São Paulo

 

Homem é encontrado morto dentro de casa em Guarus

0
IML/Foto: ClickCampos

Um homem de 57 anos foi encontro morto em sua residência na manhã desta quarta-feira (24), na Rua Edgar Monteiro, no bairro Eldorado, em Guarus, subdistrito de Campos.

Segundo a Polícia Militar, o irmão da vítima relatou que vivia na casa com ele e sua esposa, e que havia saído com ela para a área rural da cidade no último domingo, retornando apenas hoje. Ao retornarem, perceberam um odor forte e encontraram a porta do quarto da vítima fechada. Ao espreitar pela janela, avistaram o corpo do homem em avançado estado de decomposição.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso ficará sob investigação da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Saúde atualiza dados epidemiológicos da dengue e outras arboviroses

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, liberou mais uma atualização dos casos de dengue e outras arboviroses. Os dados são referentes ao período da 1ª até a 16ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreendem os meses de janeiro, fevereiro, março e de 1º a 24 de abril.

De acordo com o monitoramento foram registradas 9.257 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Deste total, há o óbito de um paciente de 64 anos. Já chikungunya foram 346 notificações. Não há registro de zika.

A estratificação mensal para dengue ficou assim: janeiro 861; fevereiro 3.000; março 3.750 e, abril 1.646. Para chikungunya: janeiro 47, fevereiro 66, março 146 e abril com 87.

O município está em epidemia por dengue desde o dia 1º de março, quando foi criado o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses. Foram realizadas três reuniões. A próxima está prevista para a primeira semana de maio.

Além de ampliar a assistência médica para o paciente com suspeita ou confirmação de dengue e chikungunya, o município também intensificou o combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, com a realização de mutirões às quintas-feiras, além de reforçar as visitas domiciliares com apoio dos soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro.

CCZ realiza Faxinão da Dengue no Turf Club nesta quinta-feira

0
Foto: Divulgação Ascom

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará outra edição do Faxinão da Dengue. A ação Integrada contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, terá o apoio de outras secretarias e instituições que compõem o Faxinão. Dessa vez o local escolhido é o bairro do Turf Club e a concentração acontece no Educandário São José Operário.

Assim como nos bairros e localidades escolhidas e trabalhadas anteriormente, o Turf apresenta um alto índice de infestação e casos registrados de dengue. A ação terá início às 9h. Coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos afirmou que os mutirões seguirão para outros bairros e localidades ao longo do ano, mesmo com o controle do índice de infestação ou a diminuição dos casos da doença.

“Entendemos que os mutirões contribuem muito para que a situação fique sob controle. Com o auxílio da população e o trabalho integrado das secretarias, conseguiremos alcançar o nosso objetivo”, declarou.

Participam da mobilização as secretarias Educação, Ciência e Tecnologia; Ordem Pública, com o Departamento de Postura; Serviços Públicos, com equipes da Subsecretaria de Limpeza Pública, Parque e Jardins; e Guarda Civil Municipal.

Os bairros e localidades que já receberam o Faxinão da Dengue foram os de Parque Guarus, Esplanada, Travessão, Tocos, Goitacazes, Jockey Club, Novo Jockey e agora chaga ao Turf Club.

Homem é encontrado morto na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo

0
Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (23), um homem foi encontrado morto na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

O corpo estava boiando no mar e foi resgatado por guarda-vidas por volta das 13h, segundo o registro de ocorrência da Polícia Militar.

Aluísio Vieira Junior, de 48 anos, era morador da cidade de Armação dos Búzios, onde, segundo relato da família à Polícia Civil, foi visto pela última vez no sábado (20).

Segundo a Polícia Civil, a família disse, ainda em depoimento, que o homem desapareceu um dia depois de sair da cadeia, onde cumpria pena por tráfico de drogas.

O corpo havia sido levado para o Instituto Médico Legal de Cabo Frio. O laudo aponta como causa da morte afogamento mais ação contundente.

De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi encontrado com um ferimento na cabeça.

Fonte: G1

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

0

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.716 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (23), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP). 

Os números sorteados foram: 05 – 20 – 27 – 28 – 48 – 49 

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, na próxima quinta-feira (25), está estimado em R$ 6 milhões.

A quina teve 24 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 58.527,17. Já a quadra registrou 1.750 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 1.146,65.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

Leia Também: INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

 

Portugal reconhece pela 1ª vez culpa por escravidão e massacre no Brasil

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na noite desta terça-feira (23) que seu país é responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era colonial e afirmou que há necessidade de reparação.

Em um evento com correspondentes estrangeiros, o social-democrata disse que Portugal “assume total responsabilidade” pelos erros do passado e que esses crimes, que incluem massacres, tiveram “custos”. “Devemos arcar com os custos”, disse.

Em abril do ano passado, Rebelo já havia dito que o país deveria se desculpar e assumir sua responsabilidade pelo comércio transatlântico de escravizados. Na época, ele foi o primeiro líder de uma nação do sul da Europa a sugerir tal atitude.

“Pedir desculpas às vezes é a coisa mais fácil de fazer. Você pede desculpas, vira as costas e o trabalho está feito”, disse ele na ocasião, após uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta terça, ao ir além e mencionar uma reparação, ele repetiu que “pedir desculpas é a parte fácil”.

“Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, afirmou.

Por mais de quatro séculos, milhões de africanos foram sequestrados, transportados à força em navios por comerciantes principalmente europeus e vendidos como escravos. Aqueles que sobreviviam à viagem acabavam trabalhando em plantações nas Américas, em especial no Brasil e no Caribe.

Portugal teve um papel importante nesse sistema, já que traficou quase 6 milhões de africanos, mais do que qualquer outra nação europeia. Até agora, porém, falhou em confrontar seu passado.

Críticos dizem que pouco se ensina nas escolas sobre o papel do país na escravidão -a era colonial, aliás, durante a qual países como Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Timor Leste foram submetidos ao domínio português, é frequentemente percebida como uma fonte de orgulho.

A própria declaração de Rebelo no ano passado foi marcada por uma ponderação contraditória que romantiza o modelo escravocrata. Na ocasião, o presidente português disse que a colonização do Brasil também teve fatores positivos, como a difusão da língua e da cultura portuguesa. “Mas, do lado ruim, a exploração dos povos indígenas, a escravidão, o sacrifício dos interesses do Brasil e dos brasileiros”, disse.

A ideia de pagar reparações ou fazer outras correções tem ganhado força em todo o mundo. Em 2022, por exemplo, a Holanda pediu desculpas pela colonização e a escravidão na África e na Ásia e anunciou a criação de um fundo de 200 milhões de euros destinado a medidas que sensibilizem a população a respeito do tema.

Em uma das iniciativas mais recentes, o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana recomendou, em junho de 2023, a criação de um tribunal internacional que trate das atrocidades que remontam à escravidão.

O escopo de qualquer tribunal ainda não foi determinado, mas o grupo recomendou, em um relatório preliminar, que ele deveria tratar de reparações por escravidão, apartheid, genocídio e colonialismo. A corte ajudaria a estabelecer normas legais para reivindicações complexas de reparações internacionais e históricas, dizem seus defensores.

Ação da UPAm desmascara extração ilegal de areia em São Francisco de Itabapoana

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (23), a 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) realizou uma operação na RJ-232, em Buena, São Francisco de Itabapoana, onde descobriu uma atividade ilegal de extração de areia em uma fazenda.

Durante a patrulha, os policiais observaram um caminhão carregado com areia saindo de uma estrada vicinal. Ao abordar o veículo, o condutor não apresentou nota fiscal do material, alegando que a areia era da Fazenda Samambaia.

Seguindo as informações do motorista, a equipe encontrou uma retroescavadeira operada por outra pessoa, responsável pela extração e carregamento da areia no caminhão. No entanto, nenhum dos envolvidos pôde fornecer a documentação necessária.

Após constatarem a irregularidade, os agentes encaminharam os envolvidos para a 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde a ocorrência foi registrada e foi solicitada perícia para o local.

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Senado aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que cria regras para a pesquisa clínica com seres humanos, conhecido como PL das cobaias humanas. O texto, aprovado em votação simbólica (sem a contagem de votos), segue para sanção ou veto do presidente Lula (PT).

O projeto já havia sido aprovado pelo Senado em 2017, mas sofreu alterações na Câmara dos Deputados e foi votado novamente pelos senadores. O relator, senador Dr. Hiran (PP-RR), rejeitou parte das mudanças feitas pelos deputados federais no ano passado.

O projeto de lei cria uma série de regras gerais para as pesquisas em seres humanos, como a exigência de autorização expressa dos participantes e a garantia de anonimato, privacidade e sigilo das informações colhidas.

Durante a tramitação, o projeto foi criticado por entidades como a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) –instância máxima de avaliação ética em protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos– e o CNS (Conselho Nacional de Saúde).

O projeto estabelece que os participantes receberão os medicamentos experimentais por prazo determinado de até cinco anos após a conclusão da pesquisa clínica -atualmente, resolução do CNS que trata do assunto determina que eles devem ter acesso gratuito e por tempo indeterminado aos produtos.

Outro ponto criticado durante a tramitação do texto foi o prazo dado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fiscalização e liberação de produtos importados para fins de pesquisa.

A proposta estabelece o prazo máximo de 90 dias úteis para análise sanitária dos pedidos de ensaios clínicos com seres humanos para registro de produtos. No caso de produtos considerados complexos, o prazo é de 120 dias úteis.

“Com um ambiente regulatório apropriado, é seguro dizer que o Brasil conseguirá atrair mais investimentos para a área e possivelmente saltará pelo menos dez posições na lista dos países líderes em pesquisas”, afirmou o relator durante a sessão desta terça.

Leia Também: INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

 

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

0

O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa.

Em nota, a empresa diz que essa atualização “acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024”.

Aprovada no final de fevereiro, a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre outras previsões, tornou obrigatória a existência de bibliotecas de anúncios de conteúdo político eleitoral pelas plataformas. Tal resolução prevê ainda que essa medida é “de cumprimento permanente, inclusive em anos não eleitorais e períodos pré e pós-eleições”.

Além disso, também vedou que as empresas que comercializem qualquer tipo de impulsionamento de conteúdo disponibilizem “esse serviço para veiculação de fato notoriamente inverídico ou gravemente descontextualizado que possa atingir a integridade do processo eleitoral”.

“Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024”, diz nota do Google.

“Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, completa a nota.

Com a nova regra da Justiça Eleitoral, a disponibilização fala em “pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas” e inclui mais categorias, como “propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral”.