Home Blog Page 2561

‘Meu amor foi assassinado’: cão que ia para Mato Grosso vai para o Ceará após erro da Gol

0

Um cachorro da raça Golden Retriever de cinco anos morreu durante um transporte aéreo realizado pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, após uma falha operacional durante o embarque do animal de estimação. O pet foi transportado em um avião diferente do que levava o seu tutor. A ocorrência foi registrada na segunda-feira, 22.

Por meio das redes sociais, o tutor de Joca, João Fantazzini, lamenta a perda, assim como responsabiliza a Gol pela fatalidade. “Você é o amor da minha vida, desculpe por qualquer coisa. Eles precisam pagar. Mataram meu filho”, publicou nos stories do Instagram. “Você me ensinou o que é um amor verdadeiro, o que é empatia e o verdadeiro significado de parceira e amor! Minha saudade vai ser diária!”

“Você foi embora meu amor, e saiba que tudo que me ensinou eu vou levar para minha vida”, publicou Fantazzini, no seu próprio perfil.

De acordo com a empresa aérea, Joca deveria ter seguido para Sinop, em Mato Grosso, no voo 1480 de segunda-feira, a partir do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, porém, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza, no Ceará.

“Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o Joca. A Gol lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a dor do seu tutor”, disse a companhia.

A empresa esclarece que a equipe da Gollog, em Fortaleza, desembarcou o pet e se responsabilizou por cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos.

“Mandaram ele para Fortaleza, que nem o meu destino era. Ele ficou dentro da caixa no sol de 40 graus e ainda voltou para Guarulhos. Um voo de 2 horas que se tornou 10 horas para ele”, criticou o tutor, por meio das redes sociais.

“Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal”, disse a Gol.

A empresa acrescenta que está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade.

Nas redes sociais, muitos internautas se manifestaram sobre o assunto, criticando a falha ocorrida pela companhia aérea.

 

 

Escolas de SP terão ‘fluencímetro’, com IA, para avaliar leitura dos alunos

0

(FOLHAPRESS) – O Governo de São Paulo vai implementar uma ferramenta de inteligência artificial para avaliar a fluência de leitura de alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

A ferramenta foi batizada de “fluencímetro” pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), que fará nesta quarta-feira (24) o anúncio da iniciativa, durante a participação do secretário da Educação, Renato Feder no evento Bett Brasil, em São Paulo, sobre tecnologia e ensino.

Com o “fluencímetro”, o aluno lê um texto, e esse áudio é gravado e analisado pela inteligência artificial. De forma instantânea, o professor recebe a comparação entre o texto original e o que o aluno, de fato, leu. A leitura é classificada, então, considerando também a fluência e o tempo, entre os níveis “abaixo do básico”, “básico”, “adequado” e “avançado”.

O professor, além desse conceito de cada aluno, recebe a comparação dos resultados de toda a turma e a evolução da criança ao longo dos testes. Segundo a pasta primeiras avaliações serão aplicadas nesta semana para alunos do 4º e 5º ano e na próxima para o 2º e 3º ano.

O recurso será oferecido pela plataforma Elefante Letrado, que já está sendo utilizada nas escolas estaduais em um programa de leitura dos anos iniciais do ensino fundamental. O edital de licitação tem uma previsão de gasto do governo de R$ 17,28 milhões, sendo que, dentro desse montante, especificamente para o “fluencímetro”, o valor já pago foi de R$ 6 milhões.

Escolas municipais também poderão utilizar a ferramenta se fizerem uma adesão ao programa.

A plataforma, de acordo com a secretaria, está disponível para 560 mil estudantes matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental, nas 1.389 escolas da rede paulista.

De acordo com a Secretaria de Educação, o teste de fluência leitora era feito apenas para alunos do 2º ano, com a utilização da plataforma CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), implementada na rede pública paulista com o apoio da Fundação Lemann, da Associação Bem Comum e da Natura.

De acordo com Feder, as ferramentas tecnológicas estão inseridas nas ações para a meta do governo paulista de alfabetizar 90% dos estudantes do 2º ano até 2026.

Atualmente, apenas 40,62% das crianças de escolas públicas de São Paulo chegam ao final do 2º ano, alfabetizadas, segundo o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a principal avaliação do país. Essa idade, por volta dos sete anos, é a considerada ideal para a alfabetização, e o atraso prejudica toda a trajetória escolar da criança.

Segundo Feder, no entanto, os testes de leitura com o 2º ano já feitos, antes do “fluencímetro”, apontam que 64% dos alunos nessa idade já são leitores fluentes. Agora, ele diz, é preciso garantir esse patamar também para as outras séries.

O avanço do uso da tecnologia e, em especial, da inteligência artificial, pela gestão Tarcísio de Freitas nas escolas estaduais vem sendo alvo de uma série de polêmicas. Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo cobrou explicação ao governo sobre o uso da ferramenta ChatGPT, como foi revelado pela Folha de S.Paulo, na produção de aulas digitais que serão distribuídas nas escolas estaduais.

No ano passado, o plano da Secretaria de Educação paulista, que a Folha de S.Paulo também revelou, de substituir os livros didáticos impressos por conteúdo 100% digital foi o maior desgaste do governo Tarcísio na área de educação. Após a forte reação negativa, o governo teve de recuar da decisão.

As escolas estaduais paulistas também já usam a inteligência artificial para corrigir redações.

Feder, que foi empresário da área de tecnologia, defende que as ferramentas tecnológicas devem servir de apoio na educação, como aliadas dos professores, e que não se pode ter preconceito com elas.

Leia Também: Governo Tarcísio recua da intenção de aumentar poder da PM após reação da Polícia Civil

 

Veja as regras para viajar de avião com cachorro ou outro pet na Gol, Latam e na Azul

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Notícias sobre a morte de animais em viagens de avião, infelizmente, não são incomuns. Nesta segunda-feira, 22, o golden retriever Joca, de apenas 4 anos, morreu após a Gol o enviar ao aeroporto errado. Ainda assim, as companhias aéreas vêm expandindo e buscando melhorias no transporte de pets.

O tutor precisa estar atento e acostumar seu bichinho com a caixa de transporte, pois o animal deve ficar preso nela durante todo o trajeto. Vale lembrar que cães e gatos de raças braquicefálicas, isto é, com focinho mais curto, têm maiores restrições em viagens aéreas, pois elas podem ser um risco para o animal.

As três maiores companhias atuantes no Brasil -Azul, Gol e Latam- têm diferentes regras para o serviço. Conheça os principais pontos.

AZUL

A Azul aceita transportar cães e gatos na cabine caso o pet esteja dentro de uma caixa de transporte que meça 21 centímetros de altura, 32 centímetros de largura e 43 centímetros de profundidade. O peso total do animal dentro da caixa deve ser de 10 kg. Caso ultrapasse o limite permitido, o transporte do bichinho pode ser realizado no compartimento de carga ou em um local especial para pets.

Em voos domésticos, o serviço custa R$ 250 e são permitidos até três animais por aeronave na cabine. Além disso, o tutor também deve apresentar documentos que atestem a saúde do animal, comprovando que ele está apto a viajar e emitido por um médico veterinário em, no máximo, dez dias antes do voo, carteira de vacinação e comprovante atualizado de vacina antirrábica para animais com mais de três meses.

Caso o voo seja internacional, a taxa varia entre R$ 250 e R$ 1.575, dependendo do destino. São permitidos até quatro animais por aeronave e é necessário, além de apresentar os documentos já citados, mostrar a carteira de vacinação do pet, com comprovante de vacina antirrábica aplicada após no mínimo 30 dias e a menos de 1 ano da viagem, possuir um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e um Certificado Veterinário Internacional (CVI). Ambos são válidos por 60 dias corridos após a emissão.

As regras não se aplicam a cães-guia ou cães de acompanhamento, pois eles são treinados para viajar de avião e podem ser levados ao lado do tutor.

GOL

Na cabine de passageiro de voos da Gol, são permitidos cães e gatos de até 10 kg dentro da caixa de transporte, com no mínimo 6 meses de idade e atestado do veterinário com informações completas do animal: raça, nome, idade, origem e pedigree.

A caixa de transporte deve ter até 82 cm de altura, 114 cm de largura e 142 cm de comprimento. O serviço para voos domésticos custa entre R$ 250 e R$ 300; já para voos internacionais, o preço varia entre R$ 600 e R$ 650. O check-in para viajar com o animal deve ser feito exclusivamente no balcão de atendimento Gol com antecedência de duas horas para voos domésticos e três horas para voos internacionais.

A companhia também oferece o serviço Dog&Cat + Espaço, para cães e gatos que pesam até 30 kg, com a caixa de transporte. Esses animais são transportados no compartimento de carga, e os valores da taxa para voo doméstico variam entre R$ 850 e R$ 900. Já para voos internacionais, os preços ficam em torno de R$ 1.110 e R$ 1.150.

Caso o passageiro deseje transportar animais mais pesados ou de outras espécies, há o serviço Gollog. Para isso, a reserva deve ser feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Cada espécie deve apresentar documentações obrigatórias, que estão resumidas no site oficial da Gollog.

LATAM

A Latam conta com três modalidades de transporte de animal: na cabine, com o passageiro, no bagageiro do mesmo voo ou via Latam Cargo. Para qualquer modalidade, o tutor deve apresentar um atestado de um médico veterinário com data de até dez dias antes do voo, contendo o nome do pet, idade, raça, comprovante de vacinas e declaração de bom estado de saúde.

O animal também deve ter pelo menos 16 semanas de idade e ter sido desmamado, pelo menos, cinco dias antes da viagem. Para voos internacionais, é necessário cumprir os requisitos de entrada do país de destino.

Cada passageiro pode levar um animal de porte pequeno em viagem dentro da cabine, por uma taxa de R$ 200 reais em voos nacionais e de até US$ 250 (aproximadamente R$ 1.282,50) para voos internacionais. O pet não pode estar sedado e deve caber em pé e possa se movimentar em uma caixa de transporte que meça 25 cm de altura, 28 cm de largura e 40 cm de comprimento.

Apenas passageiros das classes Cabine Economy ou Premium Economy podem transportar animais na cabine, e o cliente precisa confirmar o serviço junto à Central de Vendas e Serviços antes de chegar ao aeroporto. A entrada do pet no avião só será permitida caso haja disponibilidade de assentos no voo.

Clientes com animais maiores podem contatar o serviço de animais de estimação no bagageiro, que só é permitido em itinerários com no máximo uma conexão inferior a 7 horas em toda a viagem. Cada passageiro pode transportar até dois animais nesta modalidade, desde que eles não estejam sedados, estejam dentro de uma caixa de transporte e pesem até 45 kg.

A caixa deve incluir um recipiente para água e outro para comida. Para voos domésticos, o valor do serviço varia entre R$ 500 e R$ 900. Já em voos internacionais, o custo máximo é de US$ 300 (aproximadamente R$ 1.539).

A terceira modalidade de transporte de animais é via Latam Cargo. Para que a viagem seja possível o tutor deve apresentar a documentação necessária nos países de origem, conexão e destino e o animal precisa ter pelo menos 16 semanas de vida, além de estar dentro de sua caixa de transporte. Animais de outras espécies além de cães e gatos só podem viajar desta forma.

 

Veículo roubado é encontrado em Guarus

0

Um veículo Fiat Uno, de cor azul, foi localizado abandonado na BR-356, Parque Aldeia, em Guarus, em Campos, nesta terça-feira (23).

O veículo teria sido roubado na segunda-feira (22), nos fundos do shopping boulevard em Campos.

O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus e o veículo foi devolvido ao proprietário.

Policial militar morre e tem o corpo devorado pelos próprios cães

0

Um policial militar foi encontrado morto em sua casa na zona rural de Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal, no último domingo (21). O corpo de Clédio Vilela Cardoso, 53 anos, foi encontrado por amigos da vítima que estranharam sua ausência nas últimas celebrações religiosas.

Segundo a Polícia Civil, Clédio não era visto desde o dia 8 de abril. Os amigos, preocupados com o seu sumiço, foram até a sua residência e o encontraram sem vida ao lado de uma cadeira. A principal hipótese é que o policial tenha sofrido um mal súbito, já que não há sinais de crime.

“Não há nada mexido na casa, nada que evidencie a participação de terceiros”, afirmou o delegado Tibério Martins Cardoso. “Aparentemente, foi um mal súbito. Como ele que cuidava dos cachorros, quando eles ficaram sem comida, a fome os levou a devorar o corpo do dono”, completou.

O corpo de Clédio foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames. A Polícia Civil ainda investiga o caso e irá conversar com familiares da vítima para tentar descobrir se ele tinha algum histórico de doença que possa ter lhe causado a morte.

Leia Também: Briga motivada por cão sem coleira termina com idoso morto a tiros no ES

 

Hamas acusa Israel de enterrar mais de 300 em hospital de Gaza; Tel Aviv nega

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A guerra Israel-Hamas completou 200 dias nesta terça-feira (23) com mais um conflito de versões. Funcionários da Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pela facção, afirmaram que mais de 300 corpos foram encontrados em uma vala comum no hospital Nasser, invadido por militares de Israel.

Horas depois, o chefe de direitos humanos da ONU disse ter ficado horrorizado e exigiu uma investigação internacional. O Departamento de Estado americano, por sua vez, disse que os relatos são preocupantes. Já autoridades israelenses negaram envolvimento, chamando as acusações contra suas tropas de infundadas.

Os corpos têm sido encontrados no terreno do complexo médico desde sábado (20) depois que os militares de Israel desocuparam o local, segundo a Defesa Civil. O hospital Nasser é um dos maiores de Gaza e está localizado na cidade de Khan Yunis, no sul, numa das regiões mais bombardeadas no conflito. Além de tratar pacientes, a estrutura servia de abrigo para milhares de palestinos forçados a se deslocar na guerra.

O caso foi primeiro relatado pela Al Jazeera. Segundo a rede qatari, alguns dos corpos descobertos eram de crianças, mulheres e idosos. Líderes palestinos afirmam que valas semelhantes foram achadas em outros hospitais, incluindo o Al-Shifa, no norte, também invadido por forças israelenses.

Em comunicado divulgado nesta terça, o alto comissário da ONU para os direitos humanos, Volker Türk, disse ter ficado horrorizado com a destruição dos hospitais e também com os relatos das valas comuns. Ele ainda pediu investigações internacionais, que seriam necessárias devido ao “clima de impunidade reinante” em Gaza.

Ravina Shamdasani, porta-voz da organização, acrescentou que alguns dos corpos tinham as mãos atadas e estavam sem roupa. “E isso, obviamente, indica violações graves da lei internacional de direitos humanos”, afirmou ela, reforçando pedidos de investigações “independentes, eficazes e transparentes”.

Repórteres da agência Reuters disseram ter visto a retirada de cadáveres do complexo médico com escavadeiras. Segundo relatos de palestinos, alguns estavam enterrados sob pilhas de lixo. Em quatro dias, 310 corpos foram encontrados, de acordo com a Defesa Civil de Gaza. Outras duas valas teriam sido identificadas no local, mas até esta terça não haviam sido escavadas.

As forças israelenses invadiram o hospital Nasser em fevereiro sob o argumento de que corpos de reféns israelenses estariam no local. Na ocasião, as autoridades disseram que a ação seria “precisa e limitada”. A invasão, contudo, foi alvo de uma série de críticas e questionamentos feitos pela comunidade internacional.

Nesta terça, o Exército israelense disse que as acusações não têm qualquer fundamento. Os militares acrescentaram que alguns cadáveres próximos do hospital chegaram a ser examinados, mas que todos foram posteriormente devolvidos ao local onde estavam.

“O exame foi realizado de maneira cuidadosa e exclusivamente em locais onde a inteligência indicava a possível presença de reféns. O exame foi realizado respeitosamente, mantendo a dignidade do falecido”, disse o Exército israelense em comunicado.

As ofensivas contra instalações médicas em Gaza vêm causando preocupação durante todo o conflito. Além do Nasser e do Shifa, forças israelenses sitiaram o hospital Al-Amal, também em Khan Yunis. Nos mais de seis meses de guerra ainda ocorreram bombardeios nas proximidades das unidades médicas, além de ataques contra ambulâncias.

Como bombardeios maciços destruíram áreas residenciais e forçaram palestinos a deixar suas casas, os hospitais -em tese locais mais seguros na guerra- passaram a receber milhares de desabrigados no conflito.

Instalações, veículos e pessoal médico são protegidos por lei nas situações de conflito armado. Essa proteção está contida na primeira Convenção de Genebra -pioneira norma jurídica de valor universal adotada para regular as guerras no mundo.

De acordo com a convenção, os locais médicos não podem ser alvos mesmo no caso de prestarem assistência a integrantes de organizações terroristas. Organizações dizem, portanto, que as invasões dos hospitais podem configurar crime de guerra.

Israel acusa o Hamas de usar hospitais, ambulâncias e outras instalações médicas para fins militares -o que a facção terrorista nega. As autoridades chegaram a divulgar imagens feitas por suas tropas de túneis construídos pelo grupo terrorista abaixo de hospitais na Faixa de Gaza.

Türk, o alto comissário da ONU para os direitos humanos, também criticou nesta terça os ataques israelenses contra Gaza nos últimos dias, que, segundo ele, mataram principalmente mulheres e crianças. Desde o começo da guerra, em 7 de outubro passado, mais de 34 mil palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

Leia Também: Israel não mostrou provas de elo de funcionários da ONU com ataques do Hamas, diz relatório

Polícia Civil de Campos prende três homens por ameaçar mulheres em um único dia

0
Foto: Divulgação DEAM

Somente nesta segunda-feira (22), três homens foram detidos pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) por ameaçarem suas ex-companheiras, em Campos. Em uma semana, 15 homens foram presos por ameaças, agressões e por descumprimento de medidas protetivas concedidas às vítimas.

Na noite do último dia 22, um homem foi detido na Rodoviária Shopping Estrada por ameaçar de morte sua ex-companheira. A vítima procurou a delegacia e relatou as ameaças, inclusive durante o registro do boletim de ocorrência. Com base nas informações fornecidas pela vítima, os agentes localizaram o suspeito na rodoviária e efetuaram sua prisão. Durante o processo de identificação na delegacia, o homem ameaçou novamente sua ex-companheira na presença dos policiais.

Em outro caso na mesma segunda-feira pela manhã, um homem foi encontrado pelos policiais na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, após ser denunciado pela esposa por ameaças realizadas por meio de aplicativos de mensagens. A vítima buscou auxílio na Deam, onde denunciou o caso, resultando na prisão do suspeito.

No período da tarde, a delegacia prendeu outro homem por ameaçar e descumprir medida protetiva em favor de sua ex-companheira. A vítima havia informado à Deam no dia 12 que vinha sendo ameaçada pelo ex-parceiro. No dia 14, o homem foi até a casa dela armado com uma faca e a ameaçou de morte, mesmo ciente da medida protetiva. O acusado foi preso no Parque Santa Rosa, em Guarus.

Polícia Militar apreende arma no Parque Esplanada

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na tarde desta terça-feira (23) a Polícia Militar realizou a apreensão de uma arma de fogo em Campos.

Segundo informações recebidas, dois suspeitos não identificados estavam praticando roubos de rua em uma moto vermelha nas proximidades da Rua Vereador Augusto Longo Braz, no Parque Esplanada. A denúncia indicava que os suspeitos teriam escondido uma arma de fogo próximo ao endereço mencionado.

A equipe policial se deslocou até o local e, após uma busca minuciosa, conseguiu localizar e apreender uma pistola marca Taurus, calibre 635, junto com um carregador.

Diante dos fatos, a arma foi confiscada e o caso foi encaminhado para investigação na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Idoso de 60 anos morre após colidir com bicicleta em São Francisco de Itabapoana

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta terça-feira (23), um idoso de 60 anos, identificado como Dilson Pontes, morreu após colidir sua bicicleta em um mourão entre Pingo D’água e Maceió, em São Francisco de Itabapoana.

O Resgate Municipal foi acionado às 10h, mas o idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) enquanto as causas do acidente serão investigadas pela 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

Jovem de 20 anos morre em colisão de motos

0
IML de Itaperuna/Foto: Reprodução Italva em Foco

Na manhã desta terça-feira (23), um grave acidente na RJ 202, km 03, em São João do Paraíso, em Cambuci, resultou na morte de Fernando Caldas Rodrigues, 20 anos.

Ele conduzia uma moto Honda CG/160 prata no sentido São Pedro e colidiu frontalmente com outra moto, uma XRE/190 verde, conduzida por um homem de 28 anos.

Fernando não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna.

O outro homem de 28 anos foi socorrido em estado grave para o Hospital de Italva pelo Corpo de Bombeiros. O caso foi registrado na 142ª Delegacia de Polícia de Cambuci.

Cavalos cobertos de sangue correm soltos por Londres; veja o vídeo

0

Cinco cavalos do esquadrão de cavalaria britânica escaparam, galopando livremente e cobertos de sangue pelas ruas do centro de Londres, Inglaterra, depois de derrubarem seus cavaleiros durante um exercício.

De acordo com o Telegraph, pelo menos um soldado ficou ferido após um dos cavalos assustados colidir com vários veículos.

Ele recebeu tratamento médico em frente ao Clermont Hotel, na Buckingham Palace Road, em Victoria.

Testemunhas no local relataram ao mesmo veículo de comunicação que transeuntes gritaram e correram para um local seguro diante da cena. Um porta-voz da polícia de Westminster declarou: “Estamos cientes de vários cavalos soltos no centro de Londres e estamos colaborando com colegas, incluindo o Exército, para localizá-los”.

pic.twitter.com/kJ3Ah4ao3q

Horses on the loose in the central London!!

— Inc.Monocle (@IncMonocle) April 24, 2024

Leia Também: Poeira do norte da África deixa Atenas em tons laranja ao amanhecer

Cadela dá à luz ninhada e um dos filhotes nasce verde

0

Uma golden retriever deu à luz uma ninhada, e um dos filhotes nasceu com o pelo verde. O caso ocorreu na Flórida, nos EUA.

A proprietária da cadela, Carole DeBruler, compartilhou um vídeo no TikTok, mostrando a mãe recém-parida junto com os filhotes. De acordo com o UPI News, o filhote de cor verde chamou rapidamente a atenção dos seguidores.

A cor incomum do filhote foi causada por uma substância verde que às vezes é encontrada no útero das cadelas. Todos os outros filhotes da ninhada nasceram com o mesmo tom creme da mãe.

A dona da cadela revelou depois que o tom verde começou a desaparecer, e o filhote deve adquirir a mesma tonalidade dos irmãos dentro de algumas semanas.
 
 

@living_the_golden_life She is healthy and happy! #fypviraltiktokシ゚viral #fypシ #pet #puppylove #shamrock #greenpuppy #itsnoteasybeinggreen #green #goldenretriever Irish Jig – Irish Pub Society

Leia Também: Veja as regras para viajar de avião com cachorro ou outro pet na Gol, Latam e na Azul

Alpinista morre após queda de 300 metros em montanha na Itália

0

Uma alpinista italiana de 55 anos morreu após cair de uma altura de 300 metros na montanha Sorapiss, no último sábado (20), de acordo com o The Daily Mail. A vítima, identificada como Monica Reginato, estava caminhando com amigas na montanha e utilizava todos os equipamentos de segurança recomendados, mas isso não foi suficiente para evitar o acidente.

Reginato, que carregava esquis nas costas, escorregou e caiu da encosta por volta das 15h30 do horário local. Ela tinha anos de experiência como alpinista e chegou a lecionar em uma escola por 20 anos. Um guincho de 20 metros foi necessário para recuperar seu corpo do local.

A escola onde Reginato trabalhou prestou homenagem à alpinista em seu perfil do Facebook. “Sentiremos sua falta, mas sua família sentirá ainda mais. Enviamos nossas condolências. Querida Monica, muito obrigado e boa viagem”, dizia o comunicado.

Em outro comunicado, amigos de Reginato na Scuola Le Torri escreveram: “Depois de tantos anos passados a acariciar neve e rocha, escolheste o ambiente que mais gostas para vivenciar mais uma aventura, desta vez a última. Saiba que aqui na Terra, entre seus amigos da Escola somos os menos assustados. Depois de uma noite sem dormir ainda não conseguimos perceber o que aconteceu, estamos perdidos e confusos, mas assim que fechamos os olhos, no escuro o teu olhar sereno e sorriso aparecem.”

“Já sabemos que isto vai ser extremamente difícil! O seu entusiasmo foi uma inspiração para todos nós, a sua vitalidade deu-nos força e o seu otimismo iluminou todos os espaços assim que você passou pelo limiar. Mais de 15 anos, você doou tanto para o nosso Grupo… instrutor voluntário, você pegou dezenas de alunos pela mão, passando a paixão pelas Highlands e ensinando a cautela e preparação como requisitos essenciais para cada passeio.”

“Sentiremos sua falta, mas sua família sentirá ainda mais sua falta. Enviamos nossos pensamentos de condolências e proximidade a você. Um agradecimento sincero aos trabalhadores da Alpine Rescue por fazerem tudo o que é possível e pelo precioso trabalho que fazem todos os dias. Querida Monica, muito obrigado… Boa viagem.”

Leia Também: Passageiro quebra perna após avião enfrentar turbulência saindo de Bali

Poeira do norte da África deixa Atenas em tons laranja ao amanhecer

0

Nesta quarta-feira, nuvens de poeira provenientes do deserto do Saara cobriram Atenas e outras cidades gregas. De acordo com as autoridades, este é um dos piores incidentes do tipo a afetar o país desde 2018.

Uma densa névoa de coloração amarelo-laranja envolveu várias regiões após dias de ventos fortes vindos do sul, reduzindo a visibilidade e levando as autoridades a emitirem alertas sobre riscos respiratórios.

“Este é um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram particularmente a ilha de Creta”, afirmou Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas, conforme citado pelo The Guardian.

O Saara libera entre 60 e 200 milhões de toneladas de poeira por ano. Enquanto as partículas maiores caem rapidamente de volta à Terra, as menores podem viajar milhares de quilômetros, afetando potencialmente toda a Europa.

Greece goes Blade Runner 2049
Orange sky – African dust blanketing Greece created an eerie image that made Athens look like a colony on Mars, Greek meteorologist says pic.twitter.com/VxsTbBr9fi

— Bob Brandt (@RobertWBrandt) April 24, 2024

Leia Também: Cadela dá à luz ninhada e um dos filhotes nasce verde

Veja o resultado do concurso 2716 da Mega-Sena sorteado nesta terça (23)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta terça-feira (23) o concurso 2716 da Mega-Sena, que tem o prêmio principal acumulado em R$ 2.587.516,86.

Os números sorteados no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram: 05 – 20 – 27 – 28 – 48 – 49.

A aposta simples para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio em uma casa lotérica ou pela internet, por meio do aplicativo Loterias Caixa ou pelo site de loterias da Caixa.

A probabilidade de acerto para quem faz uma aposta de seis números (no valor de R$ 5) da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões. Na aposta com sete números (que custa R$ 35), a chance sobe para uma em 7,1 milhões.

VEJA COMO JOGAR

Pelo site

Acesse o site Loterias Online
Confirme se tem mais de 18 anos. Depois, clique em “acessar”, no canto superior direito. Se for o primeiro acesso, cadastre-se. Caso contrário, faça seu login usando CPF e senha
Role a tela para baixo e, na opção da Mega-Sena, clique no ícone “Aposte Agora!”
Escolha as dezenas que quer apostar Informe se quer apostar com mais números e se quer ativar a surpresinha e/ou a teimosinha
Quando acabar tudo, clique em “colocar no carrinho”, logo abaixo
Quando o valor total da compra for superior a R$ 30, selecione a opção “ir para pagamento”, do lado direito
Informe os dados do seu cartão de crédito e confirme a compra
Após o sorteio, entre no site, faça login e clique em “minha conta”
Em seguida, em “apostas” e, depois, em “conferir apostas”
Se você tiver ganhado, irá aparecer o prêmio que receberá e os procedimentos para retirada

Pelo aplicativo

Baixe o aplicativo Loterias Caixa, disponível gratuitamente para Android e iOS
Após a introdução, faça login ou cadastre-se
Na tela inicial, localize a Mega-Sena e clique em “aposte”
Selecione as dezenas desejadas e informe se quer usar mais números e se pretende ativar a teimosinha e a surpresinha
Quando acabar, selecione “adicionar ao carrinho de apostas”, na parte de baixo da tela
Assim como no site, o valor mínimo é de R$ 30. Se não deu esse valor, volte ao início e faça outros jogos até atingir a quantia. Ao terminar, clique em “carrinho de apostas”
Confira as apostas e, se estiver tudo certo, vá em “avançar para a forma de pagamento”
Informe os dados do cartão e clique em “apostar e autorizar cobrança”
Depois do sorteio, acesse o aplicativo. Abra o menu, clicando no botão no canto superior esquerdo e escolha “minha área” e, em seguida, “minhas apostas”. Nessa área irá aparecer se você ganhou ou não

Pelo Internet Banking

Acesse a plataforma do Internet Banking com seu login e senha
Clique em loterias
Escolha Mega-Sena e depois apostar (o limite para esta forma de aposta é de R$ 500 por dia, das 7h às 22h, limitado ao horário limite para fechamento das apostas)
Selecione a quantidade de números do seu jogo (de 6 a 9 por cartela)
Escolha suas dezenas e clique em “incluir aposta”
Se quiser, repita essa operação para completar três jogos e então clique em “finalizar”
Então, é só digitar os seis números de sua senha eletrônica para confirmar o pagamento
Depois é só voltar à tela inicial das loterias e clicar em “minhas apostas” para confirmar os jogos realizados.

 

Promotores pedem multa de US$ 10 mil a Trump por violação a ordem de silêncio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Promotores de Nova York pediram nesta terça-feira (23) que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump seja multado em US$ 10 mil (R$ 52 mil) por violação de uma ordem de silêncio que o impede de criticar envolvidos no julgamento em que é acusado de fraude -tanto ao maquiar as contas da sua empresa para encobrir pagamentos a uma ex-atriz pornô quanto ao supostamente mentir para conseguir ser eleito em 2016.

Em sua segunda semana comparecendo à corte, Trump assistiu da mesa de defesa ao promotor de Nova York, Christopher Conroy, mencionar publicações que teriam desrespeitado a medida do juiz responsável pelo caso, Juan Merchan. “Ele sabe que não pode fazer e o faz mesmo assim”, disse Conroy. “Sua desobediência à ordem é intencional.”

No começo da semana passada, quando a Justiça de Nova York ainda estava na etapa de escolha dos jurados para o caso, os promotores pediram que o juiz multasse Trump em US$ 3.000 por violar a ordem de silêncio três vezes. Na quinta-feira (18), eles voltaram a afirmar no tribunal que o republicano continuava desafiado a medida -àquela altura, seriam mais de sete violações.

Já nesta terça os promotores afirmaram que Trump desrespeitou a decisão 11 vezes e pediram a multa, apesar de desacatos também serem passíveis de punição com penas de prisão de até 30 dias no estado de Nova York. O valor de US$ 10 mil seria relativamente pequeno para o republicano, que já pagou centenas de milhões em fiança em dois outros casos que enfrenta na esfera civil.

Durante o processo Trump chamou seu ex-advogado Michael Cohen de “mentiroso em série”. Ele ainda endossou as acusações feitas sem provas pelo comentarista da Fox News Jesse Watters de que o tribunal estava selecionando para o júri “ativistas progressistas infiltrados que mentem”.

No dia seguinte, uma candidata ao júri desistiu do processo alegando se sentir intimidada. Para evitar intimidações e assédio, o juiz decretou o anonimato dos 12 integrantes do júri e dos seis suplentes.

No início de abril, Trump chegou a ofender o próprio juiz ao mencionar uma eventual detenção. “Se esse lacaio partidário quiser me colocar na prisão por dizer a verdade aberta e óbvia, com prazer me tornarei um Nelson Mandela moderno. Será uma grande honra”, afirmou.

O promotor Conroy também resgatou uma publicação feita por Trump no dia 10 de abril que chamava Cohen e a atriz pornô Stormy Daniels, de quem o ex-presidente teria comprado o silêncio, de “safados”. Ambos devem testemunhar nesse que é o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos EUA.

O promotor disse ainda que não pediria a prisão de Trump apesar de o réu “parecer buscar isso”. Durante uma pausa no julgamento, o republicano usou a plataforma Truth Social para acusar o juiz, Merchan, de retirar seu “direito à liberdade de expressão”. Ele também disse que não tinha permissão para se defender.

O advogado de Trump, Todd Blanche, argumentou que as publicações de seu cliente eram respostas a Cohen e que não estavam relacionadas ao testemunho de seu ex-advogado. “Ele tem permissão para responder a ataques políticos”, afirmou.

Merchan não se mostrou convencido e pediu exemplos de ataques específicos. A tensão na corte aumentou quando ele não obteve respostas. “Eu peço repetidamente a você exemplos específicos e não recebo uma resposta”, disse o juiz. Ao insistir que Trump tentava seguir as regras, Blanche foi interrompido. “Você está perdendo toda a sua credibilidade junto ao tribunal”, disse Merchan.

Trump é acusado de tentar esconder histórias que poderiam ser prejudiciais para sua vitoriosa campanha de 2016 à Casa Branca. O esquema envolveria o pagamento de US$ 130 mil feito por Cohen, advogado de Trump à época, à atriz pornô Daniels para que ela não revelasse um suposto encontro sexual com o empresário uma década antes.

O ex-presidente reembolsou Cohen, segundo os promotores, e maquiou as despesas nas contas de sua empresa para que elas fossem consideradas gastos de campanha. Os promotores afirmam ainda que isso fazia parte de um esquema mais amplo para esconder informações desfavoráveis dos eleitores em um momento em que ele enfrentava outros escândalos de cunho sexual.

“O réu, Donald Trump, orquestrou um esquema criminoso para corromper as eleições presidenciais de 2016”, disse o promotor Matthew Colangelo na segunda-feira (22), quando o julgamento entrou em uma fase oral com a apresentação das acusações e das testemunhas. “Foi fraude eleitoral, pura e simples.”

Em sua declaração de abertura na segunda, Blanche disse que Trump não cometeu crimes. “Não há nada de errado em tentar influenciar uma eleição. Isso se chama democracia”, disse o advogado aos jurados. Ele afirma que Trump agiu para proteger sua família e sua reputação e acusou Daniels de tentar lucrar com uma acusação falsa de que tiveram relações sexuais.

O caso é visto por muitos especialistas jurídicos como o de menor peso dos processos de Trump, com base em fatos que são públicos desde 2018. No entanto, pode ser o único dos quatro processos criminais do republicano a ir a julgamento antes de sua revanche eleitoral contra o atual presidente, o democrata Joe Biden, no dia 5 de novembro.

Uma eventual derrota nos tribunais não o impediria de assumir o cargo, mas poderia prejudicar sua candidatura. Pesquisas da Reuters/Ipsos mostram que metade dos eleitores independentes e um em cada quatro republicanos dizem que não votariam em Trump se ele for condenado por um crime.

Também nesta terça, David Pecker, o ex-editor do tabloide National Enquirer, conhecido pela cobertura sensacionalista de celebridades, testemunhou pelo segundo dia consecutivo sobre um acordo que ele teria feito com o ex-presidente para ajudá-lo na campanha. Os promotores dizem que ele participou de um esquema para suprimir publicações negativas sobre Trump e ajudá-lo a ser eleito. Pecker contou que eliminava histórias negativas sobre o republicano durante a campanha presidencial de 2016.

George Santos desiste de candidatura nos EUA após não arrecadar dinheiro

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros, anunciou, nesta terça-feira (23), que desistiu de se candidatar para uma cadeira na Câmara dos EUA. Ele tentava retornar à Casa após ter o mandato cassado no ano passado.

Santos escreveu no X que não quer disputar votos com o republicano Nick Lalota. “Embora Nick e eu não tenhamos o mesmo histórico de votação e eu continue criticando seu péssimo histórico, não quero dividir a chapa e ser responsável por entregar a Casa aos democratas”.

O filho de brasileiros disse que a permanência das duas candidaturas “praticamente garante uma vitória para os democratas”.

Porém, o ex-deputado sugere que pode se candidatar no futuro. “O futuro reserva inúmeras possibilidades, e estou pronto, disposto e capaz de assumir a responsabilidade e lutar pelo meu país a qualquer momento”.

Apesar de Santos citar os democratas, a Associated Press cita uma questão financeira para a desistência. Segundo a agência de notícias, o comité de campanha dele “caiu em desgraça” e relatou não ter havido angariação de dinheiro no mês passado, quando lançou a candidatura.

Em março, o filho de brasileiros anunciou que deixaria o Partido Republicano para participar da disputa como independente. A desistência aconteceu após a Câmara aprovar um pacote de US$ 1,2 trilhão para o governo Biden.

Bebê sofre queimaduras durante banho em creche de SC

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um bebê sofreu queimaduras e outro ficou com hematomas em creches administradas pela mesma rede em Criciúma, Santa Catarina.

Bebê de 1 ano e dois meses ficou ferido durante banho em CEI. Ele sofreu queimaduras de segundo grau no pé esquerdo.

A mãe Jéssica Mota ouviu da equipe escolar que a professora não percebeu que a água estava quente demais. A professora só viu a queimadura após o banho.

O caso aconteceu em 18 de abril em uma creche administrada pela AFASC (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma).

No mesmo dia, uma segunda criança apareceu com hematomas por todo o rosto em outra creche da AFASC. A escola relatou que o menino foi mordido no momento em que a professora saiu para entregar outro aluno aos pais.

Segundo a advogada da família, Larissa Apolinário, eles questionam quanto tempo as crianças ficaram sozinhas. “Muito difícil que tenha sido só uma criança e que tenha ocorrido entre o tempo de levar outro aluno aos pais, que buscam as crianças na porta da sala”.

Larissa diz que o bebê tem “até marca de unha na pálpebra, como se a outra criança tivesse segurado ele com força”. A família pede a liberação das imagens da câmera de segurança da sala para entender o que aconteceu, mas diz que a AFASP “dificulta o acesso”.

O bebê passou por exame de corpo de delito no IML, mas o laudo não foi divulgado até a tarde desta terça-feira (23).

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar os casos. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso informou que algumas diligências estão em andamento.

Procurado pelo UOL, a AFASC diz que “situações como essas são infelizmente comuns no contexto da infância”, mas que investiga os eventos. “Uma sindicância interna já foi aberta para apurar os casos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das crianças que frequentam nossas creches”.

LEIA A NOTA DA AFASC NA ÍNTEGRA:

“A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC), uma instituição com mais de cinco décadas de compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento infantil em nossa comunidade, deseja esclarecer recentes eventos ocorridos em uma de nossas unidades educacionais.

Na última quinta-feira (18), durante o período de atividades, ocorreram incidentes envolvendo duas crianças sob os cuidados da AFASC. Uma delas foi mordida por um coleguinha, enquanto a outra, possivelmente, teve contato com água quente durante o banho.

Situações como essas são infelizmente comuns no contexto da infância, onde a exploração e interação entre os pequenos são fundamentais para seu desenvolvimento. Ressaltamos que estamos investigando rigorosamente ambos os eventos, em colaboração com autoridades e equipe de gestão, visando garantir a transparência e a segurança de todos os envolvidos. É importante notar que, em um mês, uma criança na AFASC passa 176 horas na instituição, somando-se as seis mil crianças acolhidas, são mais de um milhão de horas mensais.

Uma sindicância interna já foi aberta para apurar os casos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das crianças que frequentam nossas creches, bem como com o apoio e suporte às suas famílias. A AFASC está em contato direto com os responsáveis pelas crianças envolvidas, oferecendo todo o suporte necessário, incluindo assistência médica e apoio emocional.

É importante destacar que a AFASC é uma referência em educação infantil na região, com uma estrutura completa e dedicada ao cuidado e desenvolvimento das crianças. Desde o início de nossa gestão, em 2017, ampliamos nossos serviços, passando de 31 para 40 unidades educacionais, atendendo mais de seis mil crianças, e aumentamos nossos esforços para garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade em todos os aspectos de nossa atuação e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”

 

Maduro apresenta cédula de votação da Venezuela em que aparece 13 vezes

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou na segunda-feira (22) o modelo da cédula de votação que deve ser usada nas próximas eleições presidenciais do país, marcadas para o dia 28 de julho. Na cédula apresentada, sua fotografia aparece 13 vezes, no topo e na parte esquerda do documento.

O documento tem uma configuração com 13 candidatos indicados por 37 partidos, definida pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral). Segundo Maduro, entretanto, ele ainda pode sofrer modificações, já que ainda há prazo para que partidos e candidatos formem novas alianças. O prazo para mudanças de candidatura nas cédulas eleitorais venceu no sábado, mas o CNE o prorrogou por 72 horas.

o apresentar a cédula, Maduro se defendeu de acusações de manipulação do documento. Durante o programa de TV “Con Maduro +”, transmitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión (VTV), ele reclamou de ser chamado de “candidato único” por conta do destaque com que aparece.

“Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura”, disse.

Ele ressaltou ainda que a oposição tem ainda mais espaço na cédula. “Há 24 partidos políticos opositores, que inscreveram 12 candidaturas. São 37 partidos políticos, desde os mais da ultradireita, da direita. Aqui temos de tudo”, afirmou.

Segundo Maduro, o problema é que a oposição não conseguiu se organizar e saiu fragmentada para a eleição. “Poderia fazer uma comparação, aqui aparece Maduro solidamente apoiado pela aliança social, política e cultural mais ampla que já se formou na Venezuela, poderosa, unitária, mas aparecem outros 12 candidatos”, disse. “Temos um candidato apoiado desde as bases por 13 movimentos, e eles têm 12 candidatos de 24 partidos que dividiram a oposição”. disse. “A responsabilidade é deles”, afirmou.

O candidato de maior evidência da oposição é o diplomata Edmundo González, 74. Ele aceitou no domingo (21) sua candidatura pela principal aliança opositora, a Plataforma Unitária, após a inabilitação da vencedora das primárias desta coalizão, María Corina Machado, e o bloqueio da inscrição de sua substituta, Corina Yoris.

Urrutia aparecerá como candidato de três partidos nas cédulas, depois que dois partidos adicionais disseram na terça-feira que conseguiram listá-lo em suas vagas. Além da Unidade Democrática, que já havia inscrito seu nome, dois outros partidos, Um Novo Tempo e o Movimento pela Venezuela, disseram que o CNE lhes permitiu listar González em suas urnas. O Um Novo Tempo retirou da votação seu candidato anterior, Manuel Rosales, depois que ele prometeu apoio a González.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou otimismo com as eleições presidenciais na Venezuela. Lula definiu como extraordinária a movimentação da oposição, que lançou uma candidatura única para o pleito.

“A questão da Venezuela, está acontecendo uma coisa extraordinária: a oposição toda se reuniu, está lançando candidato único. Vai ter eleições. Acho que vai ter acompanhamento internacional sobre as eleições, há interesse de muita gente em acompanhar. E, se o Brasil for convidado, participará do acompanhamento das eleições”, afirmou o presidente.

Ainda se defendendo, Maduro comparou a cédula de votação deste ano com a apresentada pelo CNE em 2012, quando Hugo Chávez (1954-2013) era candidato à reeleição. “Chávez formou uma aliança de 12 movimentos e partidos políticos. Mas Henrique Capriles [candidato da oposição naquele ano] aparecia em 24 fotos de partidos da oposição”, disse, mostrando o documento usado à época; Capriles na verdade aparecia 22 vezes.

De fato, a repetição das fotos dos candidatos nas cédulas não foi uma prática inaugurada pela ditadura. Em 1993, por exemplo, o documento usado para depositar o voto já tinha esse sistema, em que cada partido conta com um cartão, ainda que reproduza a imagem do mesmo político candidato por outras siglas da mesma coalizão.

Naquele ano, o postulante vencedor, Rafael Caldera (1916-2009), apareceu 17 vezes ao longo da cédula, que tinha 48 cartões, de acordo com foto publicada pela integrante do Tribunal Supremo de Justiça venezuelano Tania d’Amelio Cardiet na rede social X.

Em 2006, quando Chávez foi reeleito pela terceira vez para a Presidência, a cédula ainda contava com mais opções, mas já era encabeçado pelos cartões do então líder.

Em 2013, após a morte de Chávez, nas eleições que levaram Maduro ao poder pela primeira vez, ele já aparecia em posições privilegiadas e com mais destaque no layout do documento.

De acordo com a imprensa local, o vice-presidente do órgão, Carlos Quintero, afirmou que a ordem para a escolha dos lugares foi determinada a partir da votação obtida pelos partidos nas eleições parlamentares de 2020. No pleito daquele ano, boicotado pela oposição por denúncias de fraudes, o Grande Polo Patriótico Simón Bolívar, coalizão presidida por Maduro, obteve mais de 90% das cadeiras da Assembleia Nacional.

Para as siglas que não participaram dessa eleição, o critério utilizado foi a data de sua fundação perante o CNE. Esse foi o caso de grande parte dos que compõem a principal coalizão da oposição, a MUD (Mesa da Unidade Democrática), que não lançou candidatos em 2020 após ser inabilitada pela Justiça Eleitoral em janeiro de 2018. O grupo seria reabilitado apenas em 2021.
Assim, o partido que teve preferência na hora da escolha foi o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) de Maduro, que posicionou a foto do candidato no canto superior esquerdo. As siglas da sua coalizão vieram em seguida e ocuparam o restante da primeira fileira e quase toda a primeira coluna do documento.

A MUD foi a 35ª sigla a escolher entre as 37 que vão participar, e posicionou González, no centro da folha.

Durante o evento que decidiu a configuração da cédula, o presidente do CNE, Elvis Amoroso, negou que a oposição tenha sido prejudicada durante o processo. “A MUD, senhores jornalistas, está aqui com seu candidato, Edmundo González Urrutia. Não é verdade que não puderam se inscrever”, afirmou.

Palácio de Buckingham abre ala à visitação pela primeira vez em 170 anos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Palácio de Buckingham, residência oficial do rei Charles 3º no Reino Unido, costuma receber turistas em certas áreas do edifício e, em julho, abrirá a ala leste para visitação guiada pela primeira vez em cerca de 170 anos.

O local abrange a fachada frontal do edifício, com destaque à varanda central, onde a família real faz aparições públicas em ocasiões especiais desde 1851, a mais recente foi durante a coroação do rei. O acesso inédito acontece após cinco anos de obras de melhorias.

A East Wing Highlights Tour (turnê de destaques da ala leste) conduz os visitantes a espaços como o Corredor Principal, que contém pinturas de artistas como Thomas Gainsborough.

A ala não fazia parte do edifício original e foi adicionada entre 1847 e 1849 para acomodar a família da rainha Vitória. O local é usado para reuniões e eventos oficiais da família real.

A construção foi financiada por conta da venda do Royal Pavilion, residência litorânea do rei George 4º, em 1850. A decoração chinesa do pavilhão, que refletia o interesse do rei pelo design e arte asiáticos, foi transportada para a ala leste. A Sala de Visitas Amarela é decorada com um papel de parede chinês pintado à mão no século 18.

O tour termina na Sala Central, que possui um candelabro de vidro com formato de flor de lótus recém restaurado e duas tapeçarias de parede de seda imperial chinela dadas à rainha Vitória em seu Jubileu de Diamante, em 1897.
As visitas terão início em 15 de julho e irão ocorrer diariamente entre os meses de julho e agosto, quando acontece o verão britânico. A partir de setembro, o local será aberto ao público durante cinco dias da semana.

Os ingressos para a tour custam entre £59 (aproximadamente R$ 380) e £75 (aproximadamente R$ 480). Crianças menores de cinco anos não pagam. As entradas já estão esgotadas, mas os interessados podem se inscrever na newsletter oficial do local (https://www.rct.uk/about-royal-collection-trust/enewsletter) para receber informações sobre a divulgação de novas datas.