Home Blog Page 2568

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em SJB

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Nesta terça-feira (16) policiais civis da 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra efetuaram a prisão de um homem de 27 anos, em Atafona. O homem já havia sido detido anteriormente, em 25 de janeiro, porém foi liberado em uma audiência de custódia.

Segundo informações fornecidas pela polícia, a prisão se deu em cumprimento a um mandado expedido pela 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O homem é acusado de diversos crimes, incluindo violência doméstica (Lei Maria da Penha), lesão corporal, ameaça e danos materiais.

O caso foi registrado na 145ª DP, dando prosseguimento aos trâmites legais.

Fiscalização de excesso de velocidade e Cinema Rodoviário: PRF intensifica operação em Campos

0
Foto: Divulgação PRF

A Oitava Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Campos dos Goytacazes está promovendo uma operação com radar em todo o trecho, como parte de uma iniciativa para reforçar a fiscalização dos limites de velocidade.

O objetivo principal da ação é combater o excesso de velocidade praticado por motoristas nas rodovias federais, especialmente nos trechos considerados críticos em termos de sinistralidade, visando promover um tráfego mais seguro e consciente.

Durante o período da operação, a equipe da PRF estará atuando de forma ostensiva, utilizando radares para identificar e autuar condutores que estejam desrespeitando os limites estabelecidos pela legislação.

Além do trabalho de fiscalização, a PRF também está realizando uma série de atividades educativas para o trânsito, incluindo o cinema rodoviário, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre as atitudes que podem resultar em acidentes e mortes nas rodovias.

Prefeitura de Campos volta atrás e mantém passagem de motos na Ponte Barcelos Martins

0
Foto: Divulgação Ascom

A equipe técnica do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) recepcionou uma comissão formada por motociclistas e motoboys para tratar da circulação de motos na Ponte Barcelos Martins. O órgão garante que não haverá restrição para motociclistas e irá ajustar a sinalização para garantir a segurança tanto dos usuários de motos quanto de ciclistas. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na sede do órgão, e contou com a participação de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do presidente da Comissão de Transporte da Câmara, o vereador Juninho Virgílio.

De acordo com o vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara, nesta terça foi dada continuidade do primeiro contato feito com os motociclistas ocorrido no último sábado (13). “Recebemos a comitiva de motoboys e motociclistas de Campos e falamos especificamente sobre o trânsito na Ponte Barcelos Martins. Tratamos sobre a questão da sinalização para dividir o fluxo de motos e bicicletas e a redução da velocidade para gerar mais segurança para pedestres, ciclistas e motociclistas”, pontuou.

O diretor da Associação de Motoboys de Campos, João Mário Terra, afirmou que a reunião foi bastante positiva. “Conseguimos uma união entre as autoridades e órgãos responsáveis e, através de diálogo, levamos as nossas reivindicações. Chegamos a sugerir como poderia ser feita a sinalização, mas vimos que a legislação federal não permite, mas o IMTT se mostrou acessível em garantir que todos nós possamos continuar circulando na ponte”, ressaltou.

Fonte: Ascom

Homem é assassinado em Ponta da Lama

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No final da tarde desta terça-feira (16), um homem, cuja identidade não foi revelada, foi assassinado na Rua Osvaldo Magalhães, situada na comunidade de Ponta da Lama, em Campos.

Segundo relatos iniciais, a vítima, que sofria de deficiência intelectual, foi morta a tiros por homens suspeitos de estarem ligados ao tráfico de drogas na região, porém, ainda não há informações sobre o motivo exato do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde uma investigação será conduzida para esclarecer os detalhes e capturar os responsáveis pelo homicídio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Assaltantes armados roubam idoso e fogem com R$ 15 mil após invadir residência em SJB

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Na tarde de terça-feira (16) por volta das 12h, um idoso residente próximo ao Sesc Grussaí, em São João da Barra, foi vítima de um assalto.

Sozinho em sua residência, o idoso foi surpreendido por dois homens armados com uma faca, que invadiram sua casa. O idoso foi amarrado e ameaçado pelos assaltantes, que exigiram saber onde ele guardava seu dinheiro. Sob a ameaça constante da faca, o idoso revelou o paradeiro de R$ 15 mil em espécie.

Com o dinheiro em mãos, os criminosos fugiram do local, utilizando bicicletas como meio de fuga. O idoso gritou e os vizinhos chegaram para ajudá-lo.

Os policiais foram notificadas do ocorrido e realizaram uma busca intensiva na região, mas, até o momento, nenhum suspeito foi detido. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde prosseguem as investigações para capturar os criminosos.

Deam confirma abuso sexual contra menina de 9 anos em Campos e pais são indiciados

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Na tarde desta terça-feira (16), Juliana Buchas, delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Campos, anunciou que as investigações confirmaram o abuso sexual contra uma menina de nove anos. A vítima está hospitalizada desde 21 de março em uma unidade particular. Os pais foram indiciados pelos crimes de maus tratos e abuso sexual.

“O inquérito foi iniciado para investigar os crimes de maus tratos e abuso sexual. Apesar da criança ter sido admitida no hospital em 21/03, os fatos só foram comunicados à Deam em 28/03. Este é um processo de grande complexidade, com numerosas diligências e depoimentos. Um segundo laudo pericial oficial confirmou o abuso sexual da menor”, afirmou Juliana.

Ela revelou que os pais foram indiciados por maus tratos e estupro de vulnerável, mas até o momento não houve prisões.

“O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário no último domingo, 14/04, com o indiciamento dos responsáveis pelos crimes. Estamos aguardando a análise pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, que determinarão os próximos passos da persecução penal”, acrescentou.

A delegada Juliana também destacou que o caso foi comunicado à Deam em 28 de março, uma semana após a ocorrência, e as investigações estão em curso.

Koa tem 6 anos e já surfa ondas 4 vezes maiores que a sua altura; veja

0

Koa Davies, de Cowaramup, na Austrália, com apenas seis anos, já enfrenta ondas quase quatro vezes maiores que sua altura. Em março, ele conquistou sua primeira vitória em uma competição nacional, mas sua ambição não para por aí.

Seu pai, Jarrad Davies, percebeu o talento do filho aos quatro anos, em Margaret River. “Antes mesmo de ele andar, já o colocávamos em uma prancha. Eu o segurava e o colocava em cima da prancha antes mesmo de ele se lembrar”, relatou, citado pela Australian Broadcasting Corporation. O desejo de Jarrad era que Koa se apaixonasse pelo surfe tanto quanto ele. “Eu o empurrava em algumas ondas em uma prancha rígida… que permitia a inclinação e a virada, e ele começou a surfar”, lembrou.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Koa Davies (@koadavies)

No final de março, Koa Davies competiu no Frothin’ Fools Gero Grom Fest, em Geraldton, onde venceu a categoria sub-8 e surfou a melhor onda do evento. “Não posso acreditar que ganhei. Minha parte favorita foi conseguir a maior pontuação do dia”, disse Koa, revelando que obteve a maior nota de toda a competição com um 9,5.

A família Davies tem acompanhado Koa em várias competições, e a recente vitória alimentou o sonho dele de se tornar um surfista profissional de ondas grandes. “[Um dia eu quero] ganhar campeonatos mundiais”, enfatizou. Agora, o desafio é convencer os pais a fazerem aulas em casa para que ele possa continuar viajando pelo mundo e perseguindo seus sonhos.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Mulher faz viagem de 3.000 km para conhecer namorado que não apareceu

Grande barreira de coral é afetada pelo pior episódio de branqueamento

0

A Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Coral, no nordeste da Austrália, divulgou hoje que o ecossistema está enfrentando o pior episódio de branqueamento já registrado.

Segundo eles, o impacto acumulado neste verão superou os anos anteriores.

Este é o quinto episódio de branqueamento maciço nos últimos oito anos, atribuído ao aumento da temperatura da água devido às mudanças climáticas.

Estendendo-se por mais de 2.300 quilômetros ao longo da costa de Queensland, a Grande Barreira de Coral é considerada a maior estrutura viva do mundo, abrigando uma diversidade biológica incrível, com mais de 600 espécies de corais e 1.625 espécies de peixes.

Observações aéreas revelaram que aproximadamente 730 dos mais de mil recifes observados estão sofrendo branqueamento.

Esse fenômeno ocorre quando a temperatura da água aumenta, expulsando as algas simbióticas que dão aos corais sua coloração vibrante. Se as temperaturas altas persistirem, os corais ficam brancos e morrem.

A Autoridade destacou que, em várias áreas do Parque Marinho, os corais têm sido expostos a níveis recordes de calor.
 

Advogado e esposa são mortos a tiros por ex-sogro durante audiência

0

Um crime passional chocou a comunidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, na manhã do dia 8 de abril. Um advogado e sua esposa foram mortos a tiros durante uma audiência para decidir a custódia dos filhos da mulher, no escritório do próprio marido.

As vítimas foram identificadas como Dennis Prince, advogado de 58 anos, e sua esposa Ashley Prince, 35 anos. O autor do crime foi o ex-sogro de Ashley, Joseph Houston, 77 anos, também advogado e avô das crianças.

Segundo a polícia local, Houston, que representava o filho e ex-marido de Ashley na disputa pela guarda das crianças, teria se dirigido ao escritório de Dennis Prince durante a audiência e disparado contra o casal e em seguida se suicidado.

Ashley e Dennis Prince estavam juntos há cerca de dois anos, segundo Page. Eles se casaram no ano passado em uma cerimônia privada em uma praia da Califórnia.

Lexie Page está atualmente cuidando dos filhos mais velhos de sua irmã, com idades entre 4 e 5 anos. As duas crianças — um menino e uma menina.

De acordo com familiares de Ashley, ela foi casada com o filho de Houston e tentava, há anos, conquistar a guarda exclusiva dos dois filhos do ex-casal. A disputa judicial se arrastava e gerava grande tensão entre as partes.

Quatro pessoas que estavam na sala no momento do crime conseguiram fugir e acionar a polícia. A mãe de Ashley, que acompanhava a audiência, não se feriu.

A polícia ainda investiga o caso e busca determinar com precisão as motivações do crime.

A mãe de Ashley, que se encontra profundamente abalada, declarou que pretende dar continuidade à luta pela guarda dos netos 

Leia Também: Vídeo mostra Silvia Poppovic sendo agredida durante assalto em bairro rico de SP

Em Roma, bunker de Mussolini reabre ao público; veja como é por dentro

0

Um bunker originalmente construído para proteger Benito Mussolini foi reaberto ao público, oferecendo uma viagem única pelo local destinado a abrigar um dos maiores líderes fascistas europeus.

Localizada na Villa Torlonia, em Roma, a estrutura subterrânea composta por três áreas começou a ser construída quando a Itália entrou na Segunda Guerra Mundial, em 1940.

Antes de se tornar um bunker, uma das áreas era uma adega de vinhos. No ano seguinte, foi adicionado um abrigo antiaéreo. As divisões eram revestidas com 120 centímetros de concreto armado, equipadas com portas antissépticas e sistemas de purificação e troca de ar.

Conforme a guerra avançava, Mussolini planejou uma estrutura ainda mais resistente, que acabou não sendo concluída. Localizada a seis metros de profundidade e com um formato de cruz, ela consistia em corredores de 15 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, com paredes reforçadas por quatro metros de concreto.

Embora a construção tenha começado em 1942, não foi concluída quando o líder fascista foi capturado em 1943, faltando apenas o sistema de ventilação.

O bunker foi aberto ao público pela primeira vez em 2006, mas fechou suas portas dois anos depois, reabrindo esporadicamente nos anos seguintes.

Em 2021, foi aberto novamente, agora recebendo visitantes para uma exposição especial que destaca o bombardeio em San Lorenzo, onde estima-se que cerca de três mil civis perderam a vida.

Os visitantes podem desfrutar de uma experiência imersiva, com a recriação de um ataque aéreo.

As visitas estão disponíveis em todos os dias, exceto aos sábados, e podem ser agendadas pelo site, com duração de 50 minutos.
 

Mussolini 

Benito Mussolini foi um político italiano que liderou o país como o ditador fascista durante grande parte da primeira metade do século XX. Fundador do movimento fascista italiano, Mussolini se tornou primeiro-ministro em 1922 e, posteriormente, estabeleceu um regime autoritário conhecido como o Estado Fascista. Ele liderou a Itália na Segunda Guerra Mundial, aliando-se inicialmente à Alemanha nazista de Adolf Hitler, mas acabou sendo deposto em 1943 e executado em 1945. Mussolini é frequentemente lembrado por sua figura autoritária e seu papel na ascensão do fascismo na Europa.
 
 

Leia Também: Advogado e esposa são mortos a tiros por ex-sogro durante audiência

Ministro critica greve em universidades federais e diz que governo mantém diálogo

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro da Educação, Camilo Santana, criticou a greve nas instituições federais de ensino, iniciada na segunda-feira (15) em todo país. Segundo o ministro, não haveria necessidade da paralisação porque o governo Lula (PT) mantém as negociações.

“Pessoalmente recebi dois sindicatos, fazendo apelo de que não havia necessidade de fazer greve agora. Greve para mim é quando não há mais diálogo, quando acabou negociação ou toda e qualquer possibilidade de melhorias”, disse Camilo, em audiência no Senado nesta terça (16). “Reconhecemos necessidade de melhorar servidores técnico-administrativos.”

Camilo ainda afirmou que, na greve, quem perde é o Brasil e o alunos. “Prejuízo é para Brasil e para alunos e queremos evitar isso. Mas governo é aberto ao diálogo”.

Ele afirmou que o ministério trabalha para atender as demandas das categorias. Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil exigem reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% -a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta terça, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets, segundo balanço Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

A entidade afirmou que, além da recomposição salarial, existe a necessidade de investimentos públicos nas instituições federais de educação, diante da corrosão desses investimentos no governo passado, sob Jair Bolsonaro (PL).

Em nota encaminhada na segunda, o MEC (Ministério da Educação) da gestão diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação. No ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores, argumentou a pasta.

Docentes e outros servidores grevistas planejam fazer uma marcha em Brasília na quarta (17).

 

Maduro tenta mandar mensagem em inglês a Biden e vira alvo de piadas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após os Estados Unidos aplicarem novas sanções à Venezuela devido ao cerco à oposição nas eleições previstas para julho, o ditador Nicolás Maduro tentou mandar uma mensagem ao presidente americano, Joe Biden, em seu programa na televisão estatal. Mas a fala, em inglês macarrônico, provocou risadas até mesmo de apoiadores do regime devido à dificuldade do líder em pronunciar o idioma da forma correta.

Durante a transmissão ao vivo, Maduro afirmou não querer “fechar a porta do diálogo com ninguém”. Ele disse que orienta os negociadores venezuelanos a transmitir mensagens ao presidente americano e, de forma pausada, arriscou em inglês: “Se você quer, eu quero. Se você não quer, eu não quero”.

A declaração provocou risos no estúdio da televisão, e o próprio ditador traduziu a mensagem para o espanhol em seguida. A fala virou motivo de piadas e acabou viralizando nas redes sociais.

A mensagem a Washington ocorreu a poucos dias de expirar, na quinta-feira (18), uma licença temporária que havia aliviado sanções contra o setor de petróleo e gás da Venezuela –segundo o governo americano, a medida não será renovada devido ao fracasso de Maduro em cumprir suas promessas de eleições livres.

Washington levantou as sanções ao setor energético e ao ouro venezuelano em outubro de 2023, após um acordo alcançado entre o regime venezuelano e a oposição em um processo mediado pela Noruega.

O acordo sugeria a possibilidade de a oposição participar das eleições presidenciais previstas para 28 de julho, nas quais Maduro busca um terceiro mandato. No entanto, desde então, a principal rival de Maduro, María Corina Machado, permanece inabilitada, e Corina Yoris, nomeada por ela para substituí-la nas eleições, não conseguiu inscrever sua candidatura.

Insatisfeita com a situação, Washington advertiu várias vezes que, se Caracas não mudasse de rumo, iria reimpor as sanções. Em janeiro, a Casa Branca já reativou as sanções à empresa estatal de mineração de ouro, depois que o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ratificou a inabilitação política de María Corina.

Fora da cadeia, Daniel Cravinhos pede perdão a Andreas von Richthofen

0

Condenado a 39 anos de prisão pela morte Manfred e Marísia von Richthofen, Daniel Cravinhos decidiu pedir perdão para Andreas von Richthofen, filho das vítimas e irmão de Suzane — que também foi sentenciada pelo assassinato dos pais. O crime aconteceu em 2002, quando Daniel namorava de Suzane, e ambos executaram o plano de assassinato do casal com ajuda de Cristian Cravinhos.

Em carta publicada pelo jornal ‘O Globo’, Daniel diz que Andreas é a maior vítima do crime que chocou o país e também afirmou que sempre teve vontade de procurar o ex-cunhado, pois, segundo ele, ambos tinham uma amizade forte antes do duplo homicídio.

Veja a íntegra da carta:

“Querido Andreas,

Após sete anos de reflexão, finalmente encontro coragem para escrever a você. Sinto-me apreensivo com a sua possível reação ao ler essa carta. Recentemente, tomei conhecimento de notícias suas por meio de amigos em comum e pela imprensa, o que me levou a tomar a decisão de pôr para fora o que estou sentindo.

Minha mente está em turbilhão, pois meu desejo mais profundo é ter o seu perdão. As palavras mal conseguem expressar a intensidade de minha angústia e remorso. Minhas mãos tremem enquanto escrevo, e cada linha é uma batalha contra os fantasmas do passado.

Há duas décadas, desde aquele fatídico dia, carrego o peso do arrependimento e da culpa, ciente de que minhas ações trouxeram tamanha tragédia para nossas vidas. Desde sempre penso em você, a maior vítima de tudo o que aconteceu. Hoje, ao praticar motovelocidade, a imagem do seu rosto vem à minha mente. Como seria bom ter você ao meu lado, correndo em uma moto. Lembra do mobilete que construímos juntos?

Somos vizinhos em São Roque. Meu sítio fica a três quilômetros do seu. Sinto vontade de tocar a sua campainha, mas temo sua reação. Morro de medo que você se sinta ameaçado com a minha presença. Além disso, sei que a sociedade me vê unicamente como o assassino de seu pai. E você? Como você me enxerga além disso?

Saí da prisão em 2017 após perder 17 anos de minha liberdade. Mas você perdeu muito mais do que eu. Desejo compreender seu luto e fazer parte dele. Lembro do dia da reprodução simulada feita na sua casa duas semanas após o crime, quando você abraçou o Cristian e me olhou emocionado. Quando íamos nos abraçar, os policiais não deixaram. Entendi o seu gesto de carinho como um perdão. Contudo, você era apenas um adolescente. Hoje, você é um homem adulto. Gostaria de conversar contigo e expressar meus sentimentos.

Desde que saí da prisão, reconstruí minha vida, assim como Suzane, sua irmã. Aos trancos e barrancos, o Cristian também está tentando recomeçar. No entanto, a culpa continua a me perturbar. Parte de minha família me rejeita, e sinto que um dedo acusador aponta para mim constantemente, me lembrando do que fiz. Essa culpa não desaparecerá com a sentença que me condenou a 39 anos. Seguirá comigo até o fim dos meus dias.

Espero, do fundo de minha alma, que você encontre no coração a compaixão para me perdoar. Sei que minhas palavras podem parecer insuficientes diante da magnitude do que aconteceu, mas é com toda a sinceridade e humildade que peço por tua misericórdia. Estou disposto a enfrentar as consequências de meus atos e a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para tentar reparar o enorme dano que lhe causei. Se você permitir, gostaria de ter a oportunidade de falar pessoalmente, olhos nos olhos, e abrir meu coração.

Mas, se você preferir manter distância, respeitarei. Apenas desejo saber o tamanho do abismo emocional que nos separa para saber se é possível atravessá-lo. Hoje, serias capaz de me dar o abraço que não aconteceu 22 anos atrás?

Daniel Cravinhos”

Leia Também: Foi demitido por justa causa? Saiba quais são os seus direitos

 

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

0

O Brasil já perdeu 34 milhões de hectares dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga, alertou o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, durante a participação em um seminário técnico-científico sobre o bioma. No encontro, que teve a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ele apresentou os desafios para que a meta de desmatamento zero se estenda à vegetação nativa predominante no Nordeste brasileiro.

Agostinho destacou as características que apontam a necessidade de uma política pública específica para o bioma, como o alto grau de espécies exclusivas que já passaram por transformações pela atividade humana.

“A caatinga tem 60% de área de vegetação nativa ocupada, das quais uma boa parte já passou por processo de antropização seguidos, como corte raso, queimas reiteradas, extração seletiva de vegetação e animais, introdução de espécies exóticas”, afirma.

Em decorrência dessa ocupação, já são sentidos efeitos como a desertificação de mais de 10% do bioma, o que na visão de Agostinho deve ser enfrentado com a criação de unidades de conservação, recuperação da vegetação nativa e criação de dados de conservação para proteção integral e uso sustentável.

A melhoria dos licenciamentos ambientais e a demarcação dos territórios das populações tradicionais foram outras necessidades elencadas pelo presidente do Ibama. “Temos muita população tradicional e que normalmente não é reconhecida, como o sertanejo, e isso é um desafio, porque, de repente, chega um empreendimento e essas pessoas são expulsas de suas áreas rapidamente”, ressaltou.

A transição energética também necessita de um olhar atento para a Caatinga, na visão de Agostinho, que lembrou que embora o crescimento das energias eólica e fotovoltaica sejam um desejadas pela região, isso não pode custar o desmatamento da vegetação nativa “Não faz sentido colocar energia eólica e solar desmatando extensas áreas de caatinga, só porque o preço da terra é mais barato.”

Na análise da instituição, para enfrentar o desmatamento, os efeitos das mudanças climáticas, a extinção de espécies e as queimadas na Caatinga é necessário ir além das políticas de combate e controle.

“No ano passado nós retomamos a fiscalização da Caatinga, retomamos as nossas ações com força, com estratégia, ampliamos os autos de infração em 69%, ampliamos as multas em quase 600% só no bioma, ampliamos os embargos, que é, talvez a estratégia mais importante no combate ao desmatamento, ampliamos a apreensão, mas o que a gente percebe é que a gente precisa de estratégias robustas para fazer o enfrentamento”, reforça.

A ministra Marina Silva concordou com Agostinho e lembrou que esse olhar diferenciado sobre cada bioma brasileiro é uma das prioridades nas políticas públicas que vem sendo desenhadas pelo governo federal.

Ela lembrou que o Plano de Transformação Ecológica apresentado pelo Ministério da Fazenda no ano passado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), é um exemplo disso, quando pensa instrumentos econômicos e sociais para cada bioma. “Combater o descaatingamento, o desmatamento é um compromisso político, é um compromisso ético e é um compromisso social, estético, porque esse mundo do diverso é maravilhoso”, afirmou.

 

Venezuela prende ativista acusado de tentativa de assassinato contra Maduro

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça da Venezuela anunciou nesta segunda-feira (15) ter prendido novamente o ativista Carlos Julio Rojas. Desta vez, acusam o jornalista de envolvimento em um suposto plano de assassinato contra o ditador Nicolás Maduro.

“O Ministério Público informa a detenção de Carlos Julio Rojas, que tinha um mandado de prisão por estar vinculado e diretamente apontado como instigador e operador logístico na tentativa de magnicídio contra o chefe de Estado Nicolás Maduro”, afirmou o procurador-geral, Tarek William Saab, na rede social X.

Saab foi nomeado após sua antecessora ser derrubada em 2017 pela Assembleia Nacional Constituinte –órgão criado para, na prática, anular os poderes da Assembleia Nacional, que tinha maioria opositora desde 2016.

A prisão acontece pouco mais de três meses antes das eleições presidenciais e após outras detenções controversas.

Desde o começo do ano, o regime prendeu dezenas de pessoas por razões políticas –nove delas por publicações e mensagens em redes sociais, segundo monitoramento do site venezuelano Efecto Cucuyo, e duas delas por supostamente terem ligação com a alegada tentativa de assassinato.

Maduro denuncia com frequência supostos planos de opositores para assassiná-lo. A última teria acontecido no dia 25 de março, em um palanque montado nas imediações do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), em Caracas, para seu registro como candidato.

Após a denúncia do líder, em busca de um terceiro mandato que o deixaria por 18 anos no poder, Saab acusou os dois detidos de “terrorismo” e “tentativa de magnicídio”. Eles são integrantes do ‘Vente Venezuela’, da opositora María Corina Machado, que foi proibida de disputar o pleito. O grupo político chamou as acusações de “infundadas”.

Há sete membros da equipe de campanha de Machado detidos, e outros sete têm mandados de prisão. Atualmente, a Venezuela tem 269 presos políticos, segundo a ONG Foro Penal.

“Aumenta a perseguição na Venezuela”, afirmou afirmou na rede social X a ONG de direitos humanos Provea. “Dois homens vestidos de preto sequestraram o ativista comunitário e jornalista Carlos Julio Rojas, nesta segunda-feira, 15, em Caracas, denunciam seus familiares.”

O professor universitário e secretário do sindicato de jornalistas na capital venezuelana, Edgar Cárdenas, também saiu em defesa de Rojas. “Todo o país sabe que Carlos Julio Rojas não é terrorista. Sua luta em defesa das liberdades e direitos dos cidadãos são temas sensíveis para as altas esferas do poder”, escreveu ele no X.

Rojas coordena a Frente Norte de Caracas, organização pela qual denuncia invasões a propriedades privadas. Uma das últimas aparições públicas do ativista aconteceu durante a Semana Santa, quando ele organizou a “malhação de Judas” com bonecos alusivos a Maduro, apesar dos esforços da polícia para impedir o ato.

Esta é a terceira vez que o jornalista é preso.

Na primeira, em 2017, acusaram-na de traição à pátria e crimes contra a integridade, a independência e a liberdade da nação. Na ocasião, sua defesa afirmou que não havia ordem judicial contra ele e que plantaram cinco granadas em seus pertences no momento da detenção. Em 2020, ele voltou à cadeia por cerca de dez horas após participar de um protesto de aposentados no centro de Caracas.

O que se desenha como um fracasso nos esforços para realizar eleições livres levou os Estados Unidos a condicionarem a renovação de uma licença temporária que aliviou sanções a compromissos para um pleito justo.

Em outubro, os EUA retiraram parcialmente sanções ao setor de petróleo e gás da Venezuela em resposta a um acordo eleitoral firmado em Barbados entre o regime e a oposição. O acordo incluía o direito dos opositores de escolher seu próprio candidato presidencial.

“Na ausência de progresso por parte de Maduro e seus representantes na implementação das disposições do roteiro, os EUA não renovarão a licença quando ela expirar, em 18 de abril de 2024”, disse um porta-voz do Departamento de Estado americano nesta segunda.

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, tem poucas esperanças de que Maduro faça concessões suficientes antes do prazo da próxima quinta-feira (18). Autoridades dos dois países se encontraram no México na terça-feira passada (9), mas uma pessoa com conhecimento das conversas disse à agência de notícias Reuters que houve pouco ou nenhum progresso em direção a um entendimento.

“Vamos em frente com uma licença ou sem uma licença, não somos uma colônia gringa”, disse Maduro em seu programa de televisão semanal na última segunda à noite.

Maria Corina Machado, que venceu as primárias da oposição em outubro passado, não pode concorrer porque está impedida de ocupar cargos públicos. Machado, então, nomeou Corina Yoris como sua sucessora, mas a acadêmica de 80 anos também não pôde registrar sua candidatura. Por fim, dois candidatos da oposição conseguiram se registrar, e possíveis substitutos podem ser nomeados até 20 de abril.

Trabalhadores de pedreira clandestina no RS recebiam crack como pagamento

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Três homens que eram submetidos a condições análogas ao trabalho escravo foram resgatados pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (16), em uma pedreira clandestina na cidade de Taquara, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Cinco pessoas foram presas pelos agentes. Os policiais cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e realizaram uma prisão em flagrante por exploração de trabalho escravo.

Os trabalhadores disseram aos policiais que não recebiam dinheiro para trabalhar na pedreira, mas que ganhavam pedras de crack em troca do trabalho pesado. Eles foram encontrados vivendo em locais sem condições de higiene e infraestrutura, segundo o delegado Valeriano Garcia Neto, responsável pelas investigações.

Os trabalhadores foram encaminhados pela polícia ao serviço social da prefeitura de Taquara. Suas identidades não foram reveladas.

A operação, batizada de “Pó de Pedra”, iniciou-se no final do ano passado. Em dezembro, foi efetuada a prisão de uma mulher, flagrada com uma quantidade considerável de drogas; e de um homem, foragido da Justiça.

Cinco dos sete alvos da operação tem relação direta com a extração, venda e transporte de pedras grés, extraídas em sítios e fazendas na região rural de Taquara. Feitas de argila fina e compactada, elas são muito utilizadas em alicerces e muros. Também são usadas em pisos, calçadas e passeios sobre jardins.

“A ação desta terça-feira visa desmantelar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, que paga trabalhadores que trazem do interior do estado para o trabalho na pedreira com drogas (crack e cocaína), em um trabalho análogo ao escravo. Foram seis meses de investigação e agora seguiremos cumprindo outros mandados de busca e prisões preventivas”, disse Valeriano Garcia Neto, delegado.

 

Aula inaugural dos cursos profissionalizantes gratuitos do GTR nesta quinta-feira (18)

0

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), promove a aula inaugural dos 13 cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente aos moradores do município. A ação será nesta quinta-feira (18), às 9h, na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade.

Segundo o GTR, no total foram 409 inscrições realizadas, sendo efetivadas 254 matrículas. Os cursos disponibilizados foram: Manicure, Manicure com Alongamento, Barbeiro, Cabeleireiro, Penteado, Design de Sobrancelhas, Auxiliar de Farmácia, Panificação, Artesanato, Corte e Costura, Costura Criativa, Oficina de Crochê (Terceira Idade) e Oficina de Trança (Comunidade Quilombola).

A aula inaugural visa mostrar aos novos estudantes do GTR todas as informações pertinentes ao funcionamento dos 13 cursos profissionalizantes, como apresentar os professores, informar o local dos cursos, horários e demais questões relevantes para o bom andamento das atividades.

“Nosso objetivo é que através dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente a população do município tenha a oportunidade de aprender habilidades específicas que serão úteis para a atuação no mercado, gerando trabalho e renda”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Ex-namorada do filho de Lula diz que não vai se calar diante do machismo nas redes

0

A médica Natália Schincariol, que acusa o empresário Luís Cláudio Lula da Silva de violência doméstica, disse que “o machismo é violento” e “mata” ao informar ter sido vítima de ofensas misóginas nas redes sociais.

Em publicação no Instagram, a ex-namorada do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não vai se “calar diante do machismo”. A defesa de Luís Cláudio diz que as agressões denunciadas pela médica são “fantasiosas” e que vai pedir reparação por danos morais.

Natália, que foi afastada do trabalho após ter uma crise de ansiedade por causa de um vídeo em que analistas do Brasil 247 fazem comentários pejorativos sobre a aparência dela, escreveu que “o tamanho dos seus seios, da sua boca, do seu cabelo importam mais na boca dos machistas” do que as qualificações profissionais dela.

A médica diz na publicação que é psicanalista, estudante de psiquiatria e dona do próprio instituto de saúde menta, mas que “nada disso tem valor quando você é uma mulher”. Natália afirma também ter orgulho de ser filha de uma mãe forte que a criou com ajuda da avó e que ninguém mais vai contê-la.

Natália denunciou Luís Cláudio por supostas agressões físicas e psicológicas. Em boletim de ocorrência registrado no dia 2 deste mês, ela afirma que o empresário “deu uma cotovelada na barriga” dela durante uma briga em janeiro. Além dos episódios de violência narrados, o documento cita que a médica já havia sido “afastada do trabalho por um mês devido ao trauma causado pelas agressões” e “hospitalizada com crises de ansiedade”.

Segundo a médica, o filho do presidente a chamou de “doente mental, vagabunda, louca” e fez ameaças para evitar que ela denunciasse as violências. Por determinação da Justiça de São Paulo, ele foi obrigado a deixar apartamento do casal e está proibido de se aproximar da médica.

O casal teve uma relação de dois anos e se separou após supostas traições do empresário. De acordo com o registro, ele teria “mantido relações sexuais com outras mulheres de forma desprotegida, contraído infecção e exposto a ex a risco conscientemente”. Em nota, a defesa de Luís Cláudio diz que as supostas agressões são “inverídicas” e que as “mentiras” da médica são enquadráveis como calúnia.

Leia Também: ‘Jamais a agredi, vou provar minha inocência’, diz filho de Lula sobre ex

 

Pai e filha são presos em Portugal por golpe milionário no interior de SP

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Cláudio Roberto Reis, de 50 anos, e Thalita Reis, de 29 anos, foram presos em Portugal por golpes milionários dados no interior de São Paulo. A prisão foi anunciada pela polícia portuguesa na última sexta-feira.

Presos eram alvo de mandados da Interpol. Cláudio e Thalita Reis foram presos na última sexta-feira (12), na cidade do Porto, pela polícia portuguesa.

Pai e filha teriam lucrado R$ 43 milhões. Os dois eram procurados por aplicarem golpes com aluguéis de carros em mais de 800 pessoas, nas cidades de Sumaré e Hortolândia, ambas no interior de São Paulo.

Suspeitos foram presos por “golpe do cashback”. Segundo a EPTV, pai e filha ofereciam devolução total do valor pago nos aluguéis dos carros aos clientes. Em 2022, os suspeitos fecharam as portas da locadora e fugiram para Portugal, dizendo que sofreram “ameaças de morte”.

Clube da Série B vai doar 30 mil ingressos de seus jogos a instituições beneficentes

0

O Botafogo-SP quer brigar pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e espera incluir mais torcedores durante a sua campanha na Série B deste ano. Até o final do campeonato, serão doados 30 mil ingressos de partidas realizadas na Arena NicNet para instituições beneficentes de diferentes áreas. As entidades interessadas em participar podem se inscrever no site do clube.

Não há uma cota única de doações por jogo, mas a ideia é manter uma média de quase dois mil ingressos por partida. Na estreia, na próxima sexta-feira, contra o América-MG, às 19h, as cadeiras da arena receberão integrantes da Associação dos Amigos do Autista e Grupo Equidade, ambas com trabalhos voltados para pessoas com transtorno do espectro autista (TAE).

A iniciativa espera dar continuidade à boa ocupação que o Botafogo-SP teve no Campeonato Paulista, em que o clube teve a maior média de público das equipes do interior, com oito mil torcedores por jogo. A equipe, contudo, não se classificou para a segunda fase e ficou na 12ª na classificação geral.

No começo de abril, o Botafogo-SP lançou um uniforme em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. O clube anunciou, na época, que parte das vendas serão doadas para instituições que trabalham com pessoas com TAE.

O Botafogo-SP voltou à Série B ao conquistar o acesso no ano passado, quando ficou em terceiro lugar na Série C. Desde 2018, o clube é administrado pela SAF do Botafogo, que transformou o Estádio Santa Cruz em uma arena e alavancou o orçamento do clube, um dos maiores na comparação com adversários da Série B.

Entretanto, recentemente, o bastidor da equipe de Ribeirão Preto envolve uma disputa. A Justiça do Trabalho cancelou o regime pelo qual o clube pagava dívidas trabalhistas. A gestão do Botafogo Futebol Clube alega que a SAF deixou de fazer repasses de cerca de R$ 15 milhões, suficiente para pagar as dívidas de R$ 7,5 milhões. Por outro lado, SAF afirma que aceitou pagar todas as dívidas, mas que o clube não se manifestou judicialmente sobre a proposta de acordo.