Home Blog Page 2569

Lula chama invasão da embaixada do México de inaceitável e diz que Equador deve desculpas

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta terça-feira (16) a invasão da embaixada do México em Quito, no Equador, ocorrida no último dia 5, como “simplesmente inaceitável” e que impacta toda a região.

Em duro discurso na cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), Lula disse ainda que o Equador deve um pedido formal de desculpas.

“O que aconteceu em Quito, no último dia 5, é simplesmente inaceitável e não afeta só o México. Diz respeito a todos nós. Um pedido formal de desculpas por parte do Equador é um primeiro passo na direção correta”, disse Lula.

O discurso não foi transmitido, mas o texto foi divulgado a jornalistas pela assessoria do presidente. “Medida dessa natureza nunca havia ocorrido, nem nos piores momentos de desunião e desentendimento registrados na América Latina e no Caribe. Nem mesmo nos sombrios tempos das ditaduras militares em nosso continente”, afirmou, repetindo uma comparação já feita por nota do Itamaraty.

“Portanto, absolutamente nada justifica a cena a que assistimos em Quito. Nosso desafio agora é o de encontrar caminhos para a reconstrução da confiança e do diálogo”, completou.

Lula oficializou ainda o posicionamento do Brasil sobre proposta da Bolívia de formar uma comissão com países da Celac para “acompanhar junto ao governo equatoriano, a evolução da situação e da saúde do ex-vice-presidente Jorge Glas”.

No último dia 9, na OEA (Organização dos Estados Americanos), a diplomacia brasileira também disse que nem nos tempos mais sombrios do continente houve violação de missões diplomáticas como ocorrido neste episódio.

Mulher faz viagem de 3.000 km para conhecer namorado que não apareceu

0

Uma mulher viajou quase 3.000 quilômetros para conhecer o homem com quem falava através da internet há três anos. No entanto, o namorado não apareceu no encontro.

River Blake, de 23 anos, fez um voo de oito horas do estado norte-americano do Louisiana para o Dakota do Sul, mas nunca chegou a conhecer o namorado. De acordo com o New York Post, a jovem tinha comprado apenas um bilhete de ida e decidiu viajar depois de o homem a convidar para morar com ele.

A rjovem garantiu que o homem com quem falava na internet lhe disse que estava construindo uma casa e que queria a ajuda dela para decorar a habitação.

O homem pagou-lhe a passagem, tendo River partido no primeiro avião às 05h30 no dia 17 de fevereiro. Após três voos de escala, a mulher chegou à cidade de Rapid City às 15h00 do mesmo dia. No entanto, ele não apareceu para a ir buscar.

“Passei três a quatro horas no aeroporto andando em círculos. Quando percebi que ele não vinha me buscar, fui embora”, afirmou River Blake.

A mulher reservou depois uma noite num hotel e contactou um amigo, que por sua vez pediu a um conhecido, chamado Tucker, para acompanhar River. A dupla passou a noite passeando e conhecendo a cidade. “Ainda mantenho contato com o Tucker, até hoje. Ele me mostrou alguns lugares muito bons”, disse a mulher.

No dia seguinte, a mulher regressou a casa depois de gastar 1.000 dólares (mais de R$ 5 mil) num voo.

A mulher garante que não voltou a falar com o namorado que não apareceu no aeroporto para a ir buscar e destacou que agora se vai concentrar na carreira e em viajar. “Acredito que tudo acontece por uma razão e ele não era homem para mim. Acho que tudo está bem quando acaba bem”, garantiu River.

Leia Também: Casal inglês divorciado por engano: Justiça mantém decisão

PF deflagra a 26ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpre mandados de busca em 8 Estados

0

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16, a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar mais pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados. Ao todo, segundo a Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nos Estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

De acordo com a PF, foi determinada também a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

Conforme a Polícia Federal, apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os crimes apurados no âmbito da operação da PF constituem, em tese, em crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

PF prende acusado de compartilhar imagens de abuso sexual infantil

0

A Polícia Federal (PF), prendeu, nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, um homem acusado de armazenar e compartilhar arquivos de imagens contendo abuso sexual de crianças. A prisão preventiva foi decretada com base em investigações realizadas em março deste ano.

Durante a operação Share, realizada em 27 de março, em 20 estados e no Distrito Federal, a PF apreendeu o computador pessoal do acusado. Com base na análise do equipamento pelos investigadores, a Justiça autorizou sua prisão preventiva.

De acordo com a PF, o homem foi preso quando saía do trabalho, em um centro de eventos, na zona oeste do Rio. Ele já havia sido condenado anteriormente pelo crime de armazenamento de mídias contendo abuso sexual infantil, em outubro de 2018, e chegou a cumprir pena de prisão, mas foi solto menos de um ano depois, em setembro de 2019.

O homem, cuja identidade ainda não foi revelada, será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Comissão recomenda que Alemanha legalize aborto até 12 semanas de gravidez

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma comissão indicada pelo governo da Alemanha recomendou nesta segunda-feira (15) que o país retire todas as restrições ao aborto durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Os especialistas defenderam, entretanto, que seja mantida a proibição de interrupção da gestação após o período chamado de viabilidade fetal, isto é, a fase da gestação em que o feto poderia sobreviver fora do útero materno -normalmente após a 22ª semana.

O painel de especialistas, criado no ano passado pelo governo de coalizão liderado pelo primeiro-ministro Olaf Scholz, recomendou flexibilizar a lei em um relatório de 600 páginas. “A ilegalidade fundamental do aborto na fase inicial da gravidez é insustentável”, disse Liane Wörner, professora de direito na Universidade de Konstanz e membro do painel que inclui 18 especialistas em medicina, psicologia, ética e direito.

De acordo com a legislação vigente, o aborto é ilegal na Alemanha, mas na prática já é tolerado até a 12ª semana de gestação. As mulheres geralmente precisam de aconselhamento para obter um aborto legal no primeiro trimestre. O parágrafo 218 do Código Penal, adotado há 153 anos, estabelece exceções para as mulheres que foram estupradas ou que correm risco de morte, sem restrições de tempo.

A lei atual “não se sustenta”, afirmou Wörner. Ela pediu ao governo que tome “medidas para que o aborto seja legal e não punível” nos primeiros três meses de gestação.

Apesar de recomendar a manutenção da proibição em gestações mais avançadas, a comissão sugeriu que a questão fosse examinada para determinar a forma como vai ser tratada pela lei. Nesses casos, o aborto deve continuar sendo ilegal, mas “não tem necessariamente que ser punível”, afirmou Wörner.

Caberá à coalizão de Scholz decidir se aceitará o conselho da comissão. O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, disse que há uma “necessidade imediata de ação” em relação ao acesso das mulheres ao aborto e ao cuidado adequado para mulheres com gravidezes indesejadas, especialmente no sul religiosamente conservador do país.

No entanto, nem Lauterbach nem os ministros da Justiça e da Família, que receberam as recomendações junto com ele, deram um prazo para apresentar um projeto de lei preliminar.

O governo examinará o relatório “de forma cuidadosa para determinar os próximos passos” a seguir, declarou o chefe da pasta da Justiça, Marco Buschmann. “O que não precisamos é de outro debate que divida a sociedade”, disse o ministro, referindo-se a casos como os dos Estados Unidos e da Polônia. “Discutiremos em detalhes e depois vamos propor um processo ordenado para como nós, como governo e Parlamento, lidaremos com essas propostas.”

A reforma da legislação do aborto tem sido uma das promessas do atual governo, uma coalizão entre sociais-democratas, liberais e ambientalistas. Em 2022, o Parlamento votou a favor de eliminar uma lei do período nazista que limitava a informação que médicos e clínicas podiam fornecer sobre a interrupção de gravidez.

A porta-voz do governo, Christiane Hoffmann, preferiu não comentar a possibilidade de legalização deste procedimento antes das próximas eleições, em 2025. “Vai depender de como o debate evoluir”, disse. Membros da oposição conservadora disseram que levariam qualquer reforma ao Tribunal Constitucional.

A ONG Centro para os Direitos Reprodutivos acolheu com satisfação as recomendações da comissão e disse que a Alemanha tem agora uma “oportunidade histórica de modernizar a lei”.

Os direitos ao aborto se tornaram uma questão polarizadora entre eleitores nos EUA e em vários países europeus. As revisões das leis de aborto da Polônia em 2021 geraram polêmica em torno de políticas conservadoras que se enraizavam no país. No início deste ano, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que quer que a União Europeia garanta o direito ao aborto em sua Carta dos Direitos Fundamentais -seu país foi o primeiro a proteger o acesso ao procedimento incluindo-o na Constituição.

Leia Também: Eurodeputados incluem aborto nos direitos fundamentais da UE

Sete municípios participaram do Encontro de Capacitação dos Formadores LEEI

0
Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos sediou, no último sábado (13), o Encontro Regional de Capacitação dos Profissionais que atuarão como formadores no Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento contou com a participação de formadoras municipais de sete cidades do Norte Fluminense e aconteceu na Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem).
A articuladora regional da Secretaria Estadual de Educação, Sandra Espíndola; a articuladora regional e coordenadora de Projetos do Departamento Pedagógico da Seduct, Neidimar Abreu; a articuladora municipal Layla Constantino; e a coordenadora da Educação Infantil da Seduct, Sirlei Artiles, organizaram o evento, que será desenvolvido em 15 estados, além do Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023.
Além de Campos, participaram educadores de Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras. Ao longo dos debates, alguns temas foram tratados, como a relação escola-família, a inclusão, o trabalho em equipe na escola, entre outros assuntos.
“O seminário de abertura do LEEI na Região Sudeste, realizado no dia 9 de abril, contou com a audiência de 50 mil pessoas. Foi motivo de orgulho e surpresa saber que o Estado do Rio de Janeiro representa 50% de escolas de educação infantil no Brasil, o que traz para os grupos pioneiros em diversos municípios de formadoras municipais uma responsabilidade ao disseminar a proposta formativa sobre leitura e escrita na educação infantil, nas diversas localidades para as professoras e professores da educação infantil que venham a participar da formação no futuro”, disse Neidimar.
Ela explicou que o LEEI é uma ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, fazendo com que 100% delas estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia.
“O objetivo dessa capacitação foi formar professores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas. A equipe de formação é composta por coordenadores regionais e estaduais capacitados pela UFMG, UNIRIO e UFRJ”, explicou.
Patrícia Corsino, coordenadora estadual do LEEI, falou sobre os princípios básicos da Formação: Concepção de Educação Infantil inclusiva, plural, que considera as diversidades locais e étnico-raciais/culturais de cada região brasileira; concepção de criança como centro do processo educativo; reconhecimento do papel importante que a Educação Infantil cumpre no processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças; leitura e escrita como práticas sociais que integram o universo infantil; por exemplo.
“Também trabalhamos as práticas formativas que enfatizam a socialização de conhecimentos e de saberes; articulação entre ciência, arte e vida numa unidade de sentido; e desenvolvimento da identidade da professora da Educação Infantil. No Estado do Rio, apenas dois municípios não vão apresentar turmas. No total, 90 municípios do Estado aderiram com 220 turmas, atingindo quase 9 mil professores da educação infantil, especialmente da pré-escola. No Brasil todo, serão 270 mil professores formados nesse processo, fazendo reflexões sobre suas práticas, a partir sempre da experiência do que acontece no cotidiano da sala de aula”, informou Patrícia.

IFF Campus Centro inicia greve na próxima quarta-feira

0
Servidores Federais reunidos em assembleia na última semana. /   Foto: Edmara Andrade/Sinasefe IF Fluminense

Os servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro informaram que vão aderiam à greve nacional a partir da próxima quarta-feira (17). A decisão foi tomada após uma assembleia que ocorreu de forma híbrida, tanto presencialmente no próprio campus quanto através de uma plataforma virtual.

Apenas os serviços essenciais serão mantidos, representando 30% das atividades. Questões fundamentais, como a recomposição do orçamento destinado aos Institutos Federais, a reestruturação da carreira e a recomposição salarial, foram destacadas. Reiteramos nosso compromisso em buscar soluções dialogadas que atendam às reivindicações, reconhecendo a luta das categorias e respeitando nosso direito à greve.

Em nota, o IFF Campos Centro garante que, posteriormente, as atividades letivas e administrativas serão compensadas. Os serviços considerados essenciais e inadiáveis continuarão sendo oferecidos, conforme determinado pelo comando de greve.

Com exceção dos campi Bom Jesus do Itabapoana e Cabo Frio, as demais unidades já estão com suas atividades paralisadas, incluindo: Campus Quissamã, Campus Guarus e Campus Itaboraí (aderiram à greve no dia 27/03/24), Campus Cambuci, Campus Pádua, Campus São João da Barra e Campus Itaperuna (aderiram à greve no dia 03/04/24), Reitoria (aderiu à greve no dia 04/04/24), Campus Macaé e Campus Maricá (aderiram à greve no dia 10/04/24).

Fonte: Sinasefe IF Fluminense

Ministério da Saúde ainda não cogita ‘plano B’ para remanejamento de vacinas da dengue

0

(FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde ainda não considera necessário um plano alternativo para a redistribuição de doses de vacinas da dengue, caso não haja uma boa procura pelas doses remanejadas, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Segundo Maciel, uma reunião foi feita com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) na última quinta-feira (11) e não houve relatos que fizeram a pasta cogitar a criação de uma segunda estratégia.

“Nós não tivemos nenhuma notícia dos estados ou municípios de que estão com excesso de doses. Não fomos informados que haveria um grande número com possibilidade de vencimento para que a gente pudesse pensar em uma outra estratégia, então no momento, permanecemos nessa estratégia”, afirmou.

O atual público-alvo da vacinação inclui crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de municípios com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 da dengue.
O remanejamento é feito por estados e municípios. A pasta, no entanto, disponibilizou um ranking de municípios a receberem as doses, com base no número absoluto de casos por cidade.

“Como eram poucas doses para serem remanejadas, não acreditamos que vá haver problema. Se houver problema, aí a gente pensa se precisamos, para essas doses que vão vencer em junho e julho, alguma outra necessária uma estratégia como a ampliação da faixa etária, por exemplo. Mas, nesse momento, não temos uma outra ação”, disse.

A secretária afirmou não ser possível informar sobre a quantidade de vacinas remanejadas que já foram aplicadas. Os municípios usam sistemas próprios para a contagem e há ainda um pequeno atraso no envio da Rede Nacional de Dados em Saúde, diz Maciel.

O remanejamento foi planejado pela pasta após a baixa procura pelo imunizante. Com isso, o ministério recomendou, no início de março, a ampliação da faixa etária para vacinação -inicialmente, a recomendação era de que a vacina fosse aplicada em pessoas de 10 a 11 anos de idade- e decidiu aumentar a quantidade de municípios que receberão as doses.

Os imunizantes com vencimento mais próximo fazem parte dos fornecidos sem custo ao Ministério da Saúde pela Takeda, fabricante da vacina QDenga, que totalizam mais de 1,2 milhão de doses. Desse total, 668 mil tinham vencimento em 30 de abril.

Os estados têm até o dia 30 de abril para informar ao ministério quantas doses foram remanejadas para cada município, para que a pasta possa garantir as segundas doses aos que já receberam a primeira.

Além das doses doadas, as 5,2 milhões de doses foram compradas pela pasta -com prazo de validade para 2025- irá garantir a imunização de 3,2 milhões de pessoas.

Leia Também: 61% dos hospitais de SP registram alta de internações por dengue, diz pesquisa

 

Homem é preso em flagrante após ameaçar e agredir a companheira no Jardim Carioca

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta terça-feira (16), policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob a coordenação da delegada, Juliana Oliveira, efetuaram a prisão em flagrante do homem identificado pelas iniciais H. C. S., de 27 anos, após ele agredir fisicamente e ameaçar sua companheira, N. A. S., de 23 anos, no bairro Jardim Carioca, em Guarus.

De acordo com o relato da vítima à DEAM-Campos nesta manhã, ela foi agredida pelo companheiro dentro da residência onde viviam. A discussão iniciou-se quando a vítima foi buscar seus pertences após decidirem se separar na noite anterior. O autor, então, a agrediu com puxões de cabelo, socos e chutes, ameaçando-a de morte. Após conseguir deixar o local, a vítima procurou imediatamente a delegacia.

A vítima relatou que H. C. S. é ex-presidiário, desempregado e usuário de drogas, além de utilizar tornozeleira eletrônica. Consultas no banco de dados da polícia revelaram que o autor possui diversas passagens criminais por tráfico de drogas e roubo.

Com base nas informações fornecidas pela vítima, os policiais civis, localizaram o autor em sua residência no bairro Jardim Carioca. O suspeito não ofereceu resistência à prisão e foi conduzido à DEAM-Campos, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de lesão corporal e ameaça.

Após o procedimento de autuação em flagrante, o nacional H. C. S. será encaminhado ao presídio, onde ficará à disposição da justiça.

Carreta pega fogo na BR-101, mas motorista sai ileso

0
Foto: divulgação

Na manhã desta terça feira (16), uma carreta pegou fogo e teve sua carroceria totalmente destruída, na altura do Km 144, da BR-101, em Macaé.

O motorista conseguiu desatrelar o “cavalo” do veículo e saiu ileso.

A equipe do Corpo de Bombeiros realizou o combate à chamas, e a pista Norte da rodovia precisou ser interditada, ocasionando lentidão no trânsito.

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

0

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos. A constatação faz parte de um estudo lançado nesta terça-feira (16) pelo Observatório da Branquitude.

O levantamento aponta que das escolas do país com melhores infraestruturas, 69% são as que têm a maioria dos alunos brancos. Um exemplo: 74,69% das escolas majoritariamente brancas têm laboratório de informática. Entre as de maioria negra, são apenas 46,90%.

São consideradas escolas predominantemente brancas as com 60% ou mais de alunos autodeclarados brancos; e as negras são as com 60% ou mais de estudantes pretos e pardos.

Quando o quesito é a presença de biblioteca, 55,29% das escolas de maioria branca possuem, enquanto menos da metade das de maioria negra (49,80%) contam como equipamento.

As diferenças também são notadas em relação à existência de quadras de esporte. Aproximadamente 80% das escolas majoritariamente brancas têm, enquanto entre as de maioria negra são apenas 48%.

A pesquisa analisou também infraestrutura fora da sala de aula, como rede de esgoto. Enquanto 72,28% das escolas de maioria branca têm coleta, 56,56% das unidades com mais alunos negros não possuem.

A pesquisadora Carol Canegal explica que os dados apontam uma desvantagem para os estudantes negros em relação aos brancos. Carol ressalta que a situação atual de desigualdade está ligada ao histórico de relações raciais no país.

“[A questão está ligada a] todos os anos em que a gente negligenciou a discussão racial. É importante lembrar que o nosso país é fundado sobre o mito da democracia racial”, disse à Agência Brasil.

Para a pesquisadora, as desigualdades existentes formam uma combinação que resulta numa persistência dessas desigualdades. Ela lamenta o fato de que as disparidades se mostram presentes no ciclo mais longo do sistema de ensino brasileiro. A educação básica começa no ensino infantil e abrange até o ensino médio.

O Observatório da Branquitude é uma organização da sociedade civil que se dedica a produzir e divulgar informações sobre desigualdades raciais e estruturas de poder da população branca.

O estudo A cor da infraestrutura escolar: diferenças entre escolas brancas e negras foi elaborado com dados do Censo Escolar e do Indicador de Nível Socioeconômico (Inse). Ambos são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

A análise é referente a 2021, última vez em que as duas bases de dados foram divulgadas no mesmo ano.

O Indicador de Nível Socioeconômico é uma avaliação que combina, basicamente, a escolaridade dos pais dos estudantes e a posse de bens e serviços da família. O indicador vai de 1 a 7. Quanto menor, pior a condição socioeconômica do aluno.

A análise revela que 75% das escolas majoritariamente negras concentram alunos nos níveis 3 e 4. São estudantes que relatam ter em casa uma televisão, um banheiro, rede de internet sem fio. No nível 4, os alunos responderam possuir em casa dois ou mais celulares. Em ambos os níveis, a escolaridade da mãe/responsável varia entre o 5º ano do ensino fundamental e o ensino médio completo.

Já 88% das escolas majoritariamente brancas concentram estudantes nos níveis 5 e 6. Eles contam ter em casa um carro, uma ou duas televisões, um ou dois banheiros, internet sem fio, entre outros bens. A escolaridade da mãe/responsável varia entre o ensino médio e o ensino superior completo.

Os pesquisadores fizeram uma análise específica das escolas que ficaram na base e no topo do ranking socioeconômico. Foram encontradas treze unidades no nível 1, o mais baixo. Todas são predominantemente negras e nenhuma conta com rede de esgoto e coleta de lixo.

Das 13, 11 ficam no Norte e duas no Nordeste do Brasil. Todas são de área rural. Cerca de um terço (30,77%) sequer tem água potável. Apenas 7,69% têm quadra esportiva. O mesmo vale para biblioteca e sala de informática.

Foram identificadas 32 escolas no nível 7, o mais elevado. Todas são de maioria branca e ficam principalmente em áreas urbanas. Todas têm abastecimento de água potável. Mais de 80% contam com laboratório de informática e quadra de esporte. Bibliotecas estão presentes em 71,88% delas.

A analista de pesquisas do Observatório da Branquitude, Nayara Melo, pontua que o levantamento ajuda a enxergar a diferença de oportunidade enfrentada por estudantes. “Não quer dizer que o mesmo 5º ano que um estudante faz em uma capital em escola urbana é o mesmo 5º ano de um estudante no interior em uma escola rural”, exemplifica.

De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55,5% da população brasileira se identifica como preta ou parda.

Nayara Melo observa que as disparidades encontradas no estudo podem ser entendidas como uma justificativa para políticas de cotas raciais em universidades, ou seja, não bastariam apenas vagas reservadas para alunos de escolas públicas e de baixa renda, sem levar em conta a cor do candidato.

“A gente observa que tem uma defasagem na estrutura escolar de escolas com maioria de alunos negros. Estudantes negros se encontram em condição socioeconômicas mais baixa do que estudante brancos”, disse à Agência Brasil.

No fim do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a atualização da Lei de Cotas ((https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-11/atualizacao-da-lei-de-cotas-inclui-quilombolas-e-reduz-teto-de-renda#)). Criada em 2012, a legislação passa por revisões a cada dez anos.

O texto reserva 50% de vagas em universidades federais e instituições federais de ensino técnico para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há ainda critérios socioeconômicos que levam em consideração a renda familiar do estudante. 

Na opinião de Carol Canegal, um dos objetivos do estudo é afirmar que “raça importa”.

“A gente destaca a importância de políticas públicas que sejam eficazes, assertivas e que também incorporem esse olhar para as desigualdades raciais”.

“Há uma distância que precisa ser considerada justamente nesse momento de formulação e implementação de políticas públicas para que sejam focalizadas e possam, a

médio e longo prazos, reverter esse processo de desvantagens das populações não brancas”, conclui.

“Uma educação com igualdade de oportunidades também passa por uma infraestrutura escolar que garanta o desenvolvimento pleno de todos os alunos”, aponta a conclusão do estudo do Observatório da Branquitude.

Leia Também: Em Maricá (RJ), alunos de escolas públicas podem ganhar até R$ 8.000 por concluírem ensino médio

 

Acidente na RJ-224 deixa homem em estado grave e três feridos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um grave acidente envolvendo um carro e um caminhão deixou um homem em estado grave e outras três pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (15), na RJ-224, próximo à localidade de Santa Rita, em São Francisco de Itabapoana.

Segundo informações, uma das vítimas ficou presa nas ferragens e sofreu ferimentos graves. Equipes do Resgate Municipal e do Corpo de Bombeiros atuaram no resgate dos feridos, que foram posteriormente encaminhados para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.

De acordo com levantamento realizado pela Redação ClickCampos, o paciente D.M.S, de 60 anos, sofreu fraturas no fêmur, tórax e trauma craniano, encontrando-se em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do segundo andar. O paciente L.A.A.P, de 54 anos, apresenta trauma no peito e tórax, estando em condição estável e sob observação na Unidade de Curta Permanência (UCP) do pronto-socorro. Já o paciente L.B.M.F, de 55 anos, apresenta escoriações no rosto e braço direito, também em observação na Unidade de Decisão Médica (UDM) do pronto-socorro.

O acidente ocorreu quando o veículo colidiu na lateral de um caminhão que transportava galões de água e seguia no sentido contrário da rodovia.

Polícia Militar realiza prisão por tráfico de drogas na Penha

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na noite desta segunda-feira (15), por volta das 20h20, a Polícia Militar registrou uma ocorrência de tráfico ilícito de drogas na Rua 05 Com Rua 01, no bairro da Penha, em Campos.

Segundo relatos da polícia, durante um patrulhamento de rotina, os agentes avistaram dois homens em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos tentaram empreender fuga, porém foram interceptados e abordados pela equipe. Durante a revista pessoal, foram encontrados com o primeiro homem 04 pinos de cocaína, além de R$45,00 e um celular. Esse suspeito confessou ser responsável pelo comércio de entorpecentes na região. Já com o segundo suspeito, foram encontrados mais R$65,00 e um celular.

Diante dos fatos, os materiais ilícitos foram apreendidos e o primeiro suspeito foi detido e encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi autuado e preso conforme os Artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, que tratam sobre tráfico de drogas.

Interdição do Colégio José Francisco Salles: Alunos serão realocados a partir do dia 24

0

Após uma inspeção realizada nesta segunda-feira (15) no Colégio Estadual José Francisco de Salles, a Secretaria de Estado de Educação anunciou que, a partir do dia 24 de abril, os alunos de 16 turmas do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), correspondendo a cerca de 50% dos estudantes, terão aulas presenciais transferidas para o Colégio Estadual Dr. Sylvio Bastos Tavares. Enquanto isso, os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuarão com aulas remotas.

Essa decisão foi tomada após o prédio do Colégio Estadual José Francisco Salles ser interditado pela Defesa Civil Municipal devido a problemas estruturais e à infestação de cupins.

A Secretaria informou que as obras de reforma, incluindo o reparo do telhado e de outras áreas da unidade, já começaram e devem ser concluídas em até 30 dias. Durante esse período, os estudantes retornarão gradualmente à sua unidade original para retomada das aulas presenciais.

Em declaração oficial, a Secretaria de Educação lamentou o transtorno causado e solicitou a compreensão de todos os envolvidos. Uma reunião com os responsáveis está agendada para informá-los sobre o cronograma estabelecido.

Mais de 300 vagas de emprego disponíveis no Espaço da Oportunidade de Campos

0
Espaço da Oportunidade/ Foto: Reprodução Ascom
O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, abriu a semana com 314 vagas de emprego em diferentes áreas. O destaque é no mercado offshore para a função de taifeiro, que tem 53 oportunidades. Todas as vagas divulgadas pelo Espaço da Oportunidade são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há quatro oportunidades. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link (AQUI).

A função de serviços gerais é outro destaque com considerável número de vagas, 25 no total. Já para consultor de vendas são oferecidas 20 oportunidades. Há também disponibilidade para operador de caixa (16), saloneiro (12), ajudante de cozinha (12), vendedor (12), atendente (11), paioleiro (11), cozinheiro (10), recepcionista (9), padeiro (8), chefe de cozinha (7), auxiliar comercial (5), motorista de caminhão (4), corretor de imóveis (3), designer de sobrancelhas (1), vistoriador automotivo (1), entre outros.

Há ainda oportunidades para PCD de empacotador, outra para operador de loja e duas para servente de obras. No ramo offshore, são mais de 60 vagas disponíveis em diversas áreas.

Saiba como se cadastrar

Para realizar o cadastro, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga.

Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.

Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Acidente grave em SJB deixa um morto e três feridos

0
Foto: Divulgação

Uma pessoa morreu, e outras três ficaram feridas em um grave acidente envolvendo dois carros de passeio que aconteceu na manhã desta terça-feira (16), na RJ-240, estrada que liga São João da Barra ao Porto do Açu, mais conhecido como rua nova.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, as vítimas identificadas como M.A,A.A, de 34 anos, P.A.P.S, de 33 anos, e J.P.A.S, de 1 ano e 4 meses, realizaram exames, e estão em observação no Hospital Ferreira Machado.

Agora, a 145ª DP/SJB irá investigar as causas do acidente.

Homem é baleado próximo ao fórum de Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Um homem de 24 anos, foi baleado por volta das 07h desta terça-feira (16), nas imediações do Fórum Maria Tereza Gusmão, localizado na área central de Campos.

De acordo com informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, a vítima, que vive em situação de rua, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM).

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, a vítima identificada pelas inicias D. J. A. F., foi atingida no abdômen, fez exames e está estável, em observação na Unidade Intermediaria (U.I) do pronto-socorro do HFM.

Até o momento, não foram esclarecidas a motivação nem a autoria do crime. Os policiais estão em diligência para localizar os responsáveis pelo crime.

Mulher é presa após desacatar Guarda Municipal em SJB

0
Foto: divulgação

Uma mulher, que não teve sua identidade divulgada, foi presa na noite desta segunda-feira (15), após desacatar agentes da Guarda Municipal de São João da Barra.

Os guardas estavam controlando o trânsito na Avenida Rotary devido a uma manutenção da concessionária de energia, quando observaram uma moto com um casal ultrapassando o sinal vermelho. Os agentes deram a ordem para que o casal retornassem até que o sinal abrisse. Assim que o sinal abriu, a mulher desacatou os guardas.

A Patrulha Maria da Penha conduziu o casal, que foi abordado perto da delegacia, e mais uma vez, a mulher desacatou os guardas, chegando a dar um tapa na mão de um deles.

O casal foi encaminhado ao 145ª DP/SJB, onde a mulher foi presa em flagrante por três desacatos em sequência. Foi estipulado fiança pelo delegado e a mulher foi liberada.

Inscrições para estágio do programa Primeira Chance terminam nesta sexta-feira

0

Terminam nesta sexta-feira (19) as inscrições para o III Exame de Seleção para Admissão ao Estágio Profissionalizante, que integra o programa “Primeira Chance”, da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Há vagas para 12 cursos de graduação. São eles: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fonoaudiologia e Medicina Veterinária.

Os candidatos ao estágio deverão fazer sua inscrição pela internet (AQUI). A prova objetiva será realizada no dia 28 de abril, das 9h às 12h, na Universidade Estácio de Sá. O processo seletivo consta de três etapas: prova objetiva, análise curricular e entrevista. Todas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório.

Para participar do exame, o acadêmico deverá estar regularmente matriculado e ter cursado ao menos 50% do curso de graduação, mantido por estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido, sediado no estado do Rio de Janeiro, que possua convênio de estágio com o Município.

O processo seletivo será executado pela secretaria de Administração, que ficará responsável também pelos atos de contratação, lotação e controle de matrícula e desempenho das funções de estagiários durante todo o período de estágio.

CONFIRA O CRONOGRAMA:

Inscrição – 08/04/2024 a 19/04/24
Publicação dos inscritos – 24/04/2024
Prova – 28/04/2024
Publicação do gabarito – 02/05/2024
Resultado preliminar – 09/05/2024
Recurso – 10/05 a 13/05/2024
Resultado final provas escritas – 17/05/2024

Campos vai receber guichês de atendimento da Justiça Eleitoral para o cadastro de biometria

0
Foto: Reprodução Agência Brasil

Campos vai receber guichês de atendimento da Justiça Eleitoral Itinerante para o cadastro da biometria dos eleitores do dia 16 a 18 de abril na cidade.

O atendimento vai acontecer no Boulevard Shopping Campos, que fica na Avenida Doutor Sílvio Bastos Tavares, 330, Parque Rodoviário, das 11h às 17h.

A coleta dos dados biométricos é rápida e gratuita. Para fazer o atendimento, é preciso levar documento oficial com foto e comprovante de residência.

O eleitor pode consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) se tem ou não a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

A cidade tem cerca de 120 mil eleitores(as) sem biometria, número que representa 32% do eleitorado total.

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para fazer a biometria, tirar primeira via do título de eleitor, regularizar a situação do documento ou alterar dados cadastrais.

Para fazer a biometria ou outros serviços, o eleitor precisa comparecer a uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado. Os postos de atendimento do TRE-RJ funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.

Para tirar dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral, além de consultar a situação do título, os eleitores devem entrar em contato Pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital.

O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.

Fonte: g1