Home Blog Page 2571

Começa hoje o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

0

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

Quem tem direito:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Justificativa de ausência
Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

Período de recursos: de 13 a 17 de maio

Resultado dos recursos: 24 de maio

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.

Os resultados são listados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.502 para 2025

0

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que será apresentado nesta segunda-feira vai prever um salário mínimo de R$ 1.502 – alta de 6,37% sobre os R$ 1.412 atuais.

O percentual segue a nova regra de valorização do salário mínimo, que leva em conta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) além da inflação do período.

O projeto da LDO também trará meta de déficit zero para 2025, e não mais de superávit, como previsto até o ano passado.

A projeção do salário mínimo ainda pode ser alterada se, até o fim do ano, a inflação for maior ou menor que o previsto.

A LDO serve como um “guia” para a elaboração do Orçamento de 2025, mas também envia sinais ao mercado sobre como o próprio governo vê o horizonte econômico.

Até agora, o governo trabalhava com a expectativa de um superávit de 0,5% do PIB em 2025. Ou seja, que fosse possível arrecadar mais do que gastar.

O número, no entanto, exigiria um esforço muito grande – o que poderia criar desconfiança no mercado e até mesmo no Congresso Nacional.

A mudança de meta também afeta os anos seguintes, segundo interlocutores do governo ouvidos pelo blog. Para 2026, o governo passa a prever um superávit de 0,25%, e de 0,5% em 2027, até chegar a 1% em 2028.

Essa projeção é justamente um dos fatores que impactam na revisão do superávit previsto anteriormente.

Além do salário mínimo, a área política do governo também pressiona a área econômica para flexibilizar a meta fiscal e, com isso, poder gastar mais nos próximos anos.

Diante disso, manter em 2025 um superávit de 0,5% do PIB exigiria um esforço fiscal maior do país – em outras palavras, gastar menos com políticas sociais e investimentos.

Fonte: G1

PF e Marinha iniciam resgate de embarcação achada com corpos em decomposição no Pará

0

A Polícia Federal e a Marinha iniciaram na manhã deste domingo, 14, a operação de resgate do barco encontrado à deriva, com corpos em estado de decomposição, em Bragança, no Pará, a 215 km de Belém. O barco, de 15 metros de comprimento por 2 metros de largura, foi achado no sábado, 13, por pescadores, na Baía do Maraú.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado também participam da operação. O tempo chuvoso e as marés dificultam o resgate, que deve durar o dia todo.

A suspeita é de que as vítimas sejam cidadãos estrangeiros em tentativa de imigração pelo mar. Ainda no sábado, o Ministério Público Federal, que abriu duas investigações para apurar o caso, chegou a divulgar que seriam 20 corpos, mas depois corrigiu a informação por falta da confirmação do número.

Os pescadores que encontraram o barco relataram que os corpos estavam em estado de decomposição.

O barco estava encalhado em um banco de areia a cerca de 20 quilômetros de Tamatateua, para onde a embarcação deve ser removida. O local que receberá o barco pode ser alterado, a depender das marés.

A PF informou ter deslocado para a região uma equipe com peritos e papiloscopistas (especialistas em impressões digitais) na tentativa de identificar os cadáveres.

Serão usados protocolos de identificação de vítimas de desastres, como os empregados após o rompimento da Barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019.

A Marinha informou que uma equipe de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental foi acionada e está em deslocamento até o local do ocorrido, “a fim de apurar os elementos essenciais para abertura de investigação do Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)”.

O MPF disse que abrirá duas investigações para apurar o caso. Em nota, informou que o procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, determinou a abertura de investigação na área criminal e na área cível, que será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para defesa dos direitos humanos.

Ainda segundo o ministério, a investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal dos autores. Já a investigação civil concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes.

 

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

0

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará R$ 4 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste ano, cerca de R$ 27 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,98 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o abono do PIS e 2,89 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes. O saque poderá ser feito desde o dia de liberação do lote até 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre por meio de crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode fazer a transferência por TED para conta de sua titularidade nos terminais de autoatendimento, no portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) atendeu recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Taxa de emissão do CRLV-E volta a ser cobrada nesta segunda-feira

0
Foto: Divulgação Detran

Por decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, o Detran.RJ voltará a cobrar, nesta segunda-feira (15/4), a taxa anual de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e), no valor de R$ 76,77. O pagamento desta taxa tinha sido suspenso em março de 2022, a partir da aprovação pela Assembleia Legislativa (Alerj) da Lei Estadual 9.580/2022, que em março foi declarada inconstitucional pelos desembargadores do TJ.

Com isso, o valor da Guia de Regularização de Taxas (GRT) passa a ser de R$ 268,65, dos quais R$ 191,88 são referentes à taxa de licenciamento anual do veículo e R$ 76,77 à emissão do CRLV-e. Como já informado anteriormente pelo Detran.RJ, para a emissão do documento de licenciamento de 2024 será necessária também a quitação integral do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) e das multas de trânsito vencidas.

O pagamento da taxa de emissão do CRLV-e será retroativo. Em maio, o Detran.RJ enviará ao Bradesco as guias para pagamento da taxa de 2023, que estava suspensa pela lei declarada inconstitucional. Mesmo quem já pagou a GRT de 2024 precisará quitar o valor da taxa de emissão da CRLV-e, tanto de 2024 quanto de 2023. O não pagamento impedirá a realização de qualquer serviço relacionado ao veículo, como transferência de propriedade e outros.

Decisão judicial

A Lei Estadual 9.580/2022, que suspendeu o pagamento da taxa de emissão do CRLV-e, tinha alterado dispositivos da Lei Estadual 8.269/2018, que foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio do ano passado. A Constituição da República estabelece que é competência privativa da União legislar sobre trânsito. A lei contrariou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que condiciona o licenciamento anual à quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais. No mês passado, o Órgão Especial do TJ estendeu a declaração de inconstitucionalidade à Lei 9.580/2022.

O licenciamento anual é 100% digital. Para obter o documento de 2024, é necessário pagar a GRT, obtida no site do Bradesco, o IPVA e as multas vencidas. Após a compensação dos pagamentos, o documento digital CRLV-e fica disponível para o usuário no Posto Digital do Detran.RJ ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ou ainda no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O documento de 2023 ainda é válido, pois o Detran.RJ prorrogou os prazos do licenciamento de 2024. Para veículos com final de placa 0, 1 e 2, o prazo vai até 31 de julho de 2024. Para os finais de placa 3, 4 e 5, o licenciamento pode ser feito até 31 de agosto. E para os finais de placa 6, 7, 8 e 9, o prazo final é 30 de setembro de 2024.

Fonte: Detran

Chuvas fortes no Sul do Brasil: Alerta de perigo até terça-feira (16)

0

Chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h: A região Sul se encontra sob aviso de perigo até terça-feira (16), com previsão de volumosas precipitações e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. O Inmet alerta para o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e corte de energia elétrica.

Ciclone extratropical impacta o Cone Sul: A frente fria responsável pelas fortes chuvas foi formada por um ciclone extratropical na Argentina e afeta todo o Cone Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil.

Santa Catarina sob alerta: O estado já registrou deslizamentos e inundações no domingo, com acumulados de chuva que chegaram a 378 mm em 96 horas em Garopaba. Em São José, Antônio Carlos e Canelinha, os volumes registrados foram de 266 mm, 260 mm e 257 mm, respectivamente. Em Garopaba, pai e filha precisaram ser resgatados pelos bombeiros após ficarem ilhados em uma cachoeira.

Riscos e alertas: O Inmet alerta para o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, corte de energia elétrica e descargas elétricas em todo o Sul do Brasil.

Outras áreas em alerta: Além do Sul, o Inmet emitiu aviso de perigo de chuva intensa para a costa do Maranhão, Pará e Amapá até a manhã de segunda-feira (15). O Centro-Oeste e o restante da região Norte também estão sob aviso de “perigo potencial” para chuvas.

Frente fria segue para São Paulo: A partir de quinta-feira (18), a frente fria deve chegar em São Paulo, causando queda nas temperaturas. A previsão indica pancadas de chuva isoladas, mas sem grandes volumes.

Leia Também: Chuva deixa 8 mortos após enchentes e deslizamentos no RJ

 

Homem é preso após perseguição policial e acidente em Macaé

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

Nesse domingo (14), um homem foi preso  após colidir o carro em um poste enquanto tentava fugir da polícia durante uma perseguição na Avenida Industrial, no bairro Ajuda de Cima, em Macaé.

De acordo com as autoridades, os policiais militares estavam realizando o acompanhamento de um veículo, um Toyota Yaris, que se dirigia para Macaé, com o intuito de realizar uma abordagem. No trevo de Cabiúnas, os policiais avistaram o carro vindo na direção oposta e, momentos depois, o motorista colidiu com um poste, sofrendo uma fratura exposta.

Durante a revista pessoal, foi encontrado no bolso da bermuda do suspeito um carregador de pistola contendo 6 munições de calibre 9mm, além de um celular. O suspeito afirmou ser membro de uma facção criminosa de Macaé e ter ido à cidade de Quissamã, acompanhado de outros dois comparsas – cada um portando uma pistola – para “reforçar” uma determinada comunidade. Os outros dois suspeitos não foram localizados.

Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por fuga do presídio. Ele foi encaminhado ao Hospital Público de Macaé e o caso foi registrado na 123ª Delegacia de Polícia.

Polícia realiza operação conjunta em Morro do Coco

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na manhã desta segunda-feira (15), equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil uniram forças em uma operação conjunta na área do Morro do Coco, localizado no município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. A ação tem como principal objetivo garantir a segurança e a ordem na região, diante do temor de invasões ilegais a propriedades locais.

O contingente envolvido na operação inclui equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Campos, e da 146ª Delegacia de Polícia, munidas de informações estratégicas compartilhadas para orientar suas ações. Além disso, o Grupamento Aeromóvel (GAM) da Secretaria de Estado de Polícia Militar foi acionado para fornecer apoio aéreo às atividades em andamento.

Sob a coordenação do comando do 8º Batalhão da Polícia Militar e do delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, a operação visa manter a ordem e prevenir possíveis violações de propriedade na área do Morro do Coco.

Campos decreta ponto facultativo na próxima segunda

0
Prefeitura de Campos dos Goytacazes/Foto: Divulgação

Campos publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (15) ponto facultativo na próxima segunda-feira (22), nas repartições públicas dos órgãos e entidades integrantes da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional. O ponto facultativo antecede o feriado estadual de São Jorge.

A medida segue a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, considerando o decreto nº 49.040 de 11 de abril, que estabeleceu ponto facultativo no próximo dia 22, nas repartições públicas estaduais.

No parágrafo único do decreto municipal nº 90, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, o expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade dos respectivos chefes. Os serviços essenciais, como plantões médico hospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção, durante o ponto facultativo.

Fonte: Ascom

Homem perde o controle da direção e bate o veículo em placa de sinalização na Avenida 28 de Março

0

Na tarde deste domingo (14), um homem, que não teve sua identidade divulgada, perdeu o controle da direção e colidiu com uma placa de sinalização na Avenida 28 de Março, próximo a Universidade Estácio de Sá, em Campos.

A vítima foi socorrida e não há informações sobre seu estado de saúde.

A Guarda Municipal auxiliou no trânsito do local que ficou lento logo após o acidente.

Acidente na BR-101 mata cinco pessoas da mesma família

0

Na última sexta-feira (12/4), um trágico acidente na BR-101, em Presidente Kennedy (ES), resultou na morte de cinco membros de uma mesma família.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu dois carros de passeio e duas carretas, ocorrendo por volta das 23h50, no km 435,3 da BR-101.

De acordo com a PRF, cinco membros da família estavam em um carro modelo Corolla, seguindo atrás de uma carreta. O motorista decidiu fazer uma ultrapassagem, mas acabou sendo atingido frontalmente por outra carreta que vinha no sentido oposto.

Após a colisão frontal, o Corolla colidiu com a carreta que estava sendo ultrapassada. Um quarto veículo, um modelo WRV, que vinha atrás, também se envolveu no acidente, atingindo os demais carros. Uma vítima que estava neste veículo foi socorrida e está em estado grave.

As cinco pessoas que estavam no Corolla faleceram. Gisele de Araújo, de 39 anos, era casada com Marcelo de Araújo, de 49 anos. Além disso, Sandra e Cristina Araújo, de 51 e 53 anos, respectivamente, irmãs de Marcelo, estavam no carro. A sobrinha do casal, Letícia Eriz, de 24 anos, também estava no veículo. A família era natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Leia Também: Homem com eplepsia morre após ataque de pitbull da família

 

Bandidos armados rendem mãe e filho na Baixada Campista

0

Dois criminosos armados, que não tiveram suas identidades divulgadas, renderam mãe e filho e roubaram uma moto, celulares e uma bolsa na noite da última sexta-feira (12) na Estrada de Ponta Grossa, na Baixada Campista.

De acordo com a polícia, a mãe e o filho estavam em uma moto modelo Honda Fan, de cor vermelha, quando os dois criminosos fizeram a abordagem. Os bandidos estavam armados e exigiram a moto, além de todos os pertences.

Os criminosos fugiram levando a moto, um IPhone 15, um IPhone 13, e uma bolsa com documentos e pertences pessoais. Antes de fugir, os bandidos obrigaram as vítimas a entrarem em um matagal.

O roubo foi registrado na 134ª DP/Centro.

Homem com eplepsia morre após ataque de pitbull da família

0

Um homem de 30 anos, cuja identidade não foi revelada, morreu na manhã deste domingo (14) em Mogi Mirim, São Paulo. A vítima foi brutalmente atacada pelo pitbull da própria família, enquanto sofria uma crise convulsiva.

O ataque aconteceu na Vila Dias e, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima era epilética e teve uma convulsão no momento do ataque. O pitbull, que já havia apresentado comportamento agressivo em outras ocasiões, reagiu violentamente à situação.

Na tentativa de conter o animal e proteger os demais moradores da casa, um guarda civil, vizinho da vítima, foi obrigado a atirar no pitbull, que não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas constatou o óbito do homem.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e o do animal ao Centro de Zoonoses do município para exames de raiva. A arma utilizada pelo guarda civil foi apreendida e será periciada.

O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte suspeita e está sendo investigado.

Leia Também: Por que cada vez mais jovens estão sendo vítimas de câncer?

 

Reparos nos sistemas de drenagens e ações preventivas contra inundações em Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

A Secretaria de Obras e Infraestrutura, está intensifica os trabalhos do Programa Patrulha das Chuvas, com as equipes de manutenção atuando em vários bairros da cidade, distritos e localidades para desobstruir galerias que ficam assoreadas com lixo e terra, bem como para efetuar obras preventivas contra alagamentos, com reparos nas caixas dos ralos de drenagem, danificados pela força das águas de chuva.

Bairros afetados como Jardim Guarus, Parque Aurora, Parque Rosário e outros receberam as equipes da Patrulha das Chuvas no decorrer da semana anterior.

Devido ao aumento da demanda por reparos em função dos danos causados em pontos nos sistemas de drenagem, com obstruções das galerias com lixo e terra e rompimentos das caixas dos ralos e das bocas de lobo, o Secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, estabeleceu um sistema especial de trabalho para otimizar as ações das equipes de manutenção.

“Estamos com as equipes trabalhando para realizar todos os reparos possíveis nos sistemas de drenagem. Além das galerias de drenagem que precisam ser desobstruídas em diversos pontos, temos também atuado nos reparos das caixas de drenagem, bem como no reparo das pistas, principalmente nas ruas que sofreram inundações e tivemos que abrir valas para fazer o escoamento das águas. Agora, depois das águas drenadas estamos fazendo reparos nas pistas das ruas e estradas do interior, como na Estrada Garrafão-Santo Eduardo, concluída recentemente”, detalha o secretário, Fabrício Ribeiro.

Fonte: Ascom

Jovem foragido da Justiça é preso no Parque Alvorada

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

No último sábado (13) um jovem de 19 anos, foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar na Avenida Zuza Mota, no Parque Alvorada, em Guarus.

A equipe foi até o endereço, abordaram o jovem em atitude suspeita e após consulta no sistema, foi constatado um Mandado de Busca e Apreensão em aberto contra o mesmo.

O jovem foi preso e encaminhado à 146º Delegacia de Polícia de Guarus, onde o caso foi registrado.

Trump começa a ser julgado em caso que pode abalar sua campanha e levá-lo à prisão

0

(FOLHAPRESS) – O primeiro ex-presidente dos Estados Unidos réu em um caso criminal começa a ser julgado nesta segunda (15), em Nova York, e pode terminar o processo na cadeia. A chance de prisão, ainda que baixa, de um antigo ocupante da Casa Branca já seria marcante, mas falamos de Donald Trump, candidato a voltar ao poder em novembro.

Trata-se de 34 acusações de falsificação de registros financeiros de sua empresa, que teria ocorrido a partir do segundo semestre de 2016, ainda durante a campanha eleitoral que levou o republicano à Presidência. Este é o primeiro dos quatro casos criminais contra o ex-presidente -e provavelmente o único a ser julgado antes da eleição.

Michael Cohen, assessor de Trump, teria pagado US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels em acordo para que ela não falasse sobre suposto caso com o empresário, segundo a Promotoria.

Depois, já durante seu mandato na Casa Branca, o republicano teria reembolsado Cohen com depósitos feitos pela empresa de Trump, dinheiro disfarçado de despesas legais da companhia, o que violaria, de acordo com os promotores, leis de Nova York.

Nesta segunda, o júri será escolhido, algo que por si só tem levantado críticas de apoiadores de Trump e do próprio ex-presidente, que acusa o promotor Alvin Bragg de caça às bruxas e diz que qualquer seleção do júri durante uma campanha eleitoral não será totalmente imparcial.

Trump também tem apelado a bravatas e críticas ao juiz do caso, Juan Merchan, e acusado possíveis testemunhas, como Cohen e Daniels, de mentir. Merchan impôs uma ordem de silêncio ao republicano, proibindo que ele se manifestasse publicamente sobre o caso -o que não pareceu coibir o ex-presidente.

Além disso, claro, há o próprio impacto eleitoral. Pesquisa Ipsos/Politico conduzida no começo de março mostra que mais de um terço dos eleitores independentes –nem democratas, nem republicanos– disseram que uma condenação no caso diminui sua chance de apoiar Trump.

Dada a previsão de disputa acirrada contra Joe Biden, isso pode custar caro. Por isso a defesa do republicano tentou até o último instante adiar o julgamento, recebendo três negativas da corte de apelação.

Falsificar registros financeiros no estado de Nova York, a acusação de que Trump é alvo, é uma contravenção que se torna crime quando o delito é cometido com a intenção de realizar ou esconder outro crime.

É nesse ponto em que se situam as estratégias da Promotoria do estado de Nova York, que acusa Trump, e da defesa –é esperado que o caso dure cerca de seis semanas após a escolha do júri.

O promotor Alvin Bragg e sua equipe tentam provar e convencer o júri de que o acordo de silêncio com Daniels tem relação com a intenção de cometer ou esconder outro crime

–Trump não precisa ser formalmente acusado por esse eventual outro crime. Não é a legalidade em si do pagamento que é alvo da acusação, portanto.

A Promotoria trabalha com a tese de que esse não é o único caso de compra de silêncio ocorrido durante a campanha de 2016, o que poderia se relacionar a um esforço maior para impulsionar as chances eleitorais de Trump na ocasião e, assim, a um delito eleitoral do estado e a uma violação relativa ao financiamento de campanha.

A forma como Cohen foi reembolsado também é alvo da acusação e pode se relacionar a um delito de fraude fiscal. Pesa contra o republicano no julgamento o fato de que seu ex-assessor rompeu com ele e provavelmente será testemunha de acusação.

A defesa deve começar por explorar justamente esse rompimento entre os dois, argumentando que Cohen tenta incriminar Trump por desavenças pessoais, dado que o ex-assessor do republicano é possivelmente a única testemunha que poderia ligar o republicano à falsificação dos registros financeiros.

Há também a tentativa de pintar o pagamento a Daniels como uma questão privada que teve apenas violações técnicas de registro financeiro, reduzindo assim seu escopo e eventual conexão com outro crime.

Há chances de Trump ser preso: a previsão de sentença para crimes de classe E no estado de Nova York é de no máximo 4 anos, mas é mais comum casos do tipo resultarem em sentença sem encarceramento ou com liberdade condicional para réus primários em casos não violentos.

O processo é 1 dos 4 na esfera criminal contra o republicano, em um total de 88 acusações, e provavelmente o único que será julgado antes das eleições à Presidência, marcadas para o dia 5 de novembro.

Não há data definida para o julgamento de nenhum dos outros três: de interferência na eleição de 2020, de interferência eleitoral no estado da Geórgia e de retenção de documentos sigilosos -este tinha 20 de maio como data, mas a juíza Aileen Cannon, responsável pelo caso, indicou que vai mudar o dia.

Leia Também: Em discurso, Trump chama imigrantes ilegais de animais: ‘Não são humanos’

Homem com epilepsia passa mal e morre ao ser atacado pelo próprio cão

0

O tutor de um cachorro da raça pitbull morreu após ter sido atacado pelo cão4 no bairro Jardim Europa, em Mogi Mirim, São Paulo, na manhã deste domingo (14).

Um guarda municipal, vizinho da vítima, matou o animal com um tiro ao tentar prestar socorro.

O óbito da vítima, um homem de 31 anos que sofria de ataques epiléticos, foi constatado no local pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim. Segundo a corporação, a vítima sofreu uma hemorragia intensa por conta do ferimento na garganta causado pelo cão.

Ainda conforme os Bombeiros, a esposa da vítima e dois filhos estavam na casa no momento do ataque do pitbull. Os familiares relatam à Polícia Militar que o homem tomava remédio controlado e teve uma convulsão no quintal da casa localizada na Rua Cláudio dos Santos.

O guarda municipal, vizinho da família, escutou os gritos e pulou no quintal da residência. Para conter o animal, o guarda atirou e matou o pitbull.

Leia Também: Hamas considera ataque iraniano “direito natural e resposta merecida”

 

 

Mega-Sena acumula pela sétima vez e prêmio chega a R$ 66 milhões

0

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.712 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (13). Pela sétima vez seguida, o prêmio acumulou.

Os números sorteados são 07 – 15 – 19 – 35 – 40 – 42.

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, na terça-feira (16), está estimado em R$ 66 milhões.

A quina teve 99 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 41.893,09. Já a quadra registrou 6.276 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 944,05.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

 

Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

0

O Brasil passa a fazer parte de um grupo internacional para monitorar os diferentes tipos de coronavírus e identificar novas cepas que possam representar riscos para a saúde pública além de buscar se antecipar a uma nova pandemia. A chamada CoViNet é um desdobramento da rede de laboratórios de referência estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início da pandemia de covid-19. O país é representado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

A rede reúne 36 laboratórios de 21 países com expertises em vigilância de coronavírus em humanos, animais e ambiente. “Nós temos que ter uma rede que tenha pessoas capacitadas, com bastante expertise, não só na saúde humana, mas também animal e ambiental de coronavírus. E essa rede, então, foi desenvolvida, justamente para dar apoio, não só ao seu país de origem, mas globalmente. O que a gente quer é se antecipar a uma nova pandemia. Isso é um grande desafio no momento no qual os governos, junto com a OMS, estão trabalhando”, diz a chefe do Laboratório , Marilda Siqueira.

Este não é o primeiro grupo do qual o Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais participa. Desde 1951, segundo Siqueira, o laboratório é referência para o vírus influenza, que é o vírus da gripe, para a OMS. Em 2020, com a pandemia, o laboratório foi convidado a participar também do grupo voltado para o SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19. A intenção inicial era a capacitação para o diagnóstico por meio do exame PCR em tempo real, que foi a metodologia escolhida para a detecção laboratorial do vírus. O laboratório torna-se, então, referência na América do Sul e Caribe.

No final de 2023, a OMS decide ampliar e consolidar a rede formada durante a pandemia e lança uma chamada para laboratórios de todo o mundo. O laboratório do IOC/Fiocruz foi um dos selecionados para compor a CoViNet. “Nós temos que continuar fazendo esse trabalho, agora já com uma rede global estruturada dentro de determinados procedimentos para que a gente possa, por exemplo, entender como esse vírus vai evoluindo e o que isso pode ou não influenciar na composição da cepa vacinal”, explica Siqueira.

O trabalho do grupo, como explica Siqueira, é principalmente monitorar não apenas o SARS-CoV-2, mas outros coronavírus, buscando identificar qualquer mutação que ofereça risco para a saúde pública. Isso inclui monitorar também animais que possam transmitir esses vírus e outras mudanças na natureza, principalmente do avanço do ser humano na natureza, que possam favorecer a contaminação por novos vírus. “Quando a gente fala de uma nova pandemia, pergunta-se, quando isso vai acontecer? Não sei, pode ser amanhã, pode ser daqui a um ano, pode ser daqui a 50 anos. É imprevisível. Mas, a gente tem que estar preparado, certo?”, diz a chefe do laboratório.

Além disso, a rede está atenta a mutações que possam surgir e ao avanço das que já estão em circulação, com a intenção de saber, por exemplo, o impacto disso nas vacinas, isto é, a necessidade de produção de novas vacinas, assim como as necessidades do sistema de saúde se adaptar para atender a população.

“O que nós sabemos é que nós temos que estar melhor preparados do que nós estivemos para a última. Então, para isso, a gente tem que trabalhar em rede, trabalhar trocando informações com frequência”, diz Siqueira. No âmbito da CoViNet, ela conta que participa de reuniões regulares. “Nós temos uma reunião online a cada três semanas em que nós discutimos como é que está a evolução viral do SARS-CoV, porque isso pode impactar em ter novas epidemias de SARS-CoV, em ter um aumento do número de casos, o que impacta o número de leitos hospitalares, certo? Impacta na vacina que é disponibilizada, dessa vacina ser ou não mais a vacina que deve ser dada para a população, porque o vírus pode mudar muito. Se essa vacina não adianta, tem que rapidamente fazer uma nova”, diz.

Segundo a pesquisadora, a pandemia por um coronavírus foi algo que pegou o mundo de surpresa. O monitoramento constante que era feito era com o vírus da gripe, o influenza. “Porque influenza já causou várias pandemias no século passado, inclusive aquela gripe espanhola, então isso fica na memória. O coronavírus, na verdade, foi meio uma surpresa, porque a gente estava todo mundo se preparando para a influenza, e veio o coronavírus”, diz.

O Brasil, inclusive conta com manuais e guias para o caso de uma pandemia por influenza. Então, de acordo com Siqueira, nesse momento, o país está também revisando os manuais e guias. “Com a pandemia de covid-19, nós tivemos muitas lições aprendidas, certo? Então, foram muitas estratégias que deram certo e muitas que não deram certo. Ninguém pode sofrer o que todo mundo sofreu, o impacto em saúde humana, o impacto social, o impacto emocional, o impacto financeiro, sem tirar nenhuma lição disso”, ressalta. 

Ela explica que a chave para se combater uma próxima pandemia é detectá-la o mais rapidamente possível. “É uma preocupação pelo que nós chamamos de saúde única, que é uma saúde que envolve não só a saúde humana, mas também a saúde animal e a saúde ambiental, porque nós somos interdependentes”, diz e acrescenta: “Existe uma preparação tanto a nível nacional quanto a nível internacional”.

Segundo o IOC/Fiocruz, os dados gerados pelo CoViNet irão orientar o trabalho dos Grupos Técnicos Consultivos sobre Evolução Viral (TAG-VE) e de Composição de Vacinas (TAG-CO-VAC) da Organização, garantindo que as políticas e ferramentas de saúde global estejam embasadas nas informações científicas mais recentes e precisas.

 

Reino Unido ajudou Israel a abater drones iranianos

0

O Primeiro-Ministro britânico, Rishi Sunak, confirmou ndeste domingo (14) que os aviões da Força Aérea do Reino Unido posicionados no Oriente Médio abateram “vários” drones iranianos durante o ataque do Irã contra Israel na noite de sábado.

Em declarações à BBC, o líder conservador afirmou que graças ao “esforço de colaboração internacional, no qual o Reino Unido participou, quase todos os mísseis foram intercetados, salvando vidas não só em Israel, mas também em países vizinhos como a Jordânia”.

O porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, disse hoje que “99% das ameaças lançadas [desde sábado pelo Irão] contra o território israelita foram intercetadas”, tendo a maioria delas ocorrido fora das fronteiras de Israel, graças à ajuda dos “sistemas [antiaéreos] israelitas” e de parceiros, como EUA e Reino Unido.

Na declaração feita à porta da sua residência e gabinete oficial em Downing Street, Londres, Sunak prestou “homenagem à bravura e profissionalismo” dos pilotos do seu país, “que voaram perante o perigo para proteger os civis”.

O chefe do executivo confirmou que a Força Aérea enviara aviões adicionais para a região “como parte da operação (britânica) existente para combater o Daesh no Iraque e na Síria”.

Sunak afirmou ainda que, na passada sexta-feira, presidiu a uma reunião do seu comité de emergência – Cobra – para “acordar um plano de ação”.

Segundo o porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, “99% das ameaças lançadas contra o território israelita foram intercetadas, uma conquista estratégica muito significativa”.”Como disse (no sábado), é evidente que o Irã está determinado a semear a agitação e a desestabilizar a região no seu próprio quintal. As suas ações são muito claras”, afirmou o líder conservador.

Sunak sublinhou ainda que o seu Governo defende “a segurança de Israel e da região, o que é, naturalmente, importante também para a segurança interna” do Reino Unido.

“O que precisamos agora é que a calma prevaleça e vamos continuar a trabalhar com os nossos aliados para evitar que a situação se agrave”, disse o político, pouco antes de uma reunião dos líderes dos países do G7, de que o Reino Unido faz parte.

“É importante que nos coordenemos com os nossos aliados e falaremos sobre os próximos passos”, afirmou.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.