Home Blog Page 2573

Suspeito é baleado e várias pessoas são esfaqueadas em shopping de Sydney

0

Um homem foi abatido a tiros pelas autoridades, este sábado, 13 de abril, após ter realizado um ataque à faca num centro comercial na zona leste de Sydney, na Austrália.

O ataque correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a área.

De acordo com o comissário adjunto da polícia, Anthony Cooke, em conferência de imprensa, há um elevado número de feridos graves e seis mortos, incluindo o atacante.

“Fui informado de que há cinco mortos em resultado das ações deste criminoso”, afirmou, citado pelo The Guardian.

Cooke confirmou ainda que o agressor foi morto a tiros por um agente da polícia que se encontrava nas proximidades. “Disparou uma arma de fogo e essa pessoa está agora morta”, frisou.

Entre os feridos na sequência do ataque encontra-se um bebê de nove meses e a mãe, avançou ainda.

Após o incidente, centenas de pessoas foram retiradas do centro comercial, embora algumas tenham ficado presas, revela a emissora estatal ABC. O local foi encerrado.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, já reagiu aos “acontecimentos devastadores ocorridos em Bondi Junction”, na rede social X.

“Tragicamente, foram registadas várias vítimas e os primeiros pensamentos de todos os australianos estão com as pessoas afetadas e os seus entes queridos”, lê-se na nota.

I have been briefed by the AFP on the devastating events at Bondi Junction.

Tragically, multiple casualties have been reported and the first thoughts of all Australians are with those affected and their loved ones.

— Anthony Albanese (@AlboMP) April 13, 2024

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o aparato junto e dentro do centro comercial.

pic.twitter.com/oUnxJlXBwH

Massive police reaction to Sydney shopping centre attack

— Inc.Monocle (@IncMonocle) April 13, 2024

First video shows brave civilians fighting off the terrorist in Sydney, Australia.

Several people killed.

Via @AnnoymousGiraf pic.twitter.com/nDjHQUh5vX

— Visegrád 24 (@visegrad24) April 13, 2024

Officers enter Bondi Junction, guns drawn. pic.twitter.com/Sw0GLdd2A3

— Tamsin Rose (@tamsinroses) April 13, 2024

 

Leia Também: Ação em terra Yanomami apreende materiais do garimpo e antenas de Musk

Acidente com teleférico deixa 1 morto e quase 200 retidos na Turquia

0

Uma pessoa morreu e sete, entre as quais crianças, ficaram feridas, esta sexta-feira (12), depois de a cabine em que seguiam ter batido num poste numa montanha em Antalya, na Turquia.

De acordo com a imprensa turca, a cabine se partiu e os passageiros caíram no desfiladeiro. Cinco pessoas já foram resgatadas de helicóptero para fora do local e os esforços continuam para retirar as restantes duas.

Quase 200 passageiros ficaram retidos no trajeto, em outras cabines, e as operações para os resgatar continuam com a ajuda de helicópteros adequados que estão a caminho. “Há atualmente 184 cidadãos em 25 cabines”, explicou o presidente da câmara da cidade turca, Muhittin Böcek.

Imagens das operações de resgate estão sendo compartilhadas. Alertamos que as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores.

#Antalya Gelen bilgilere göre kurtarma çalısmaları devam ediyormuş. Dua ediyorum başka can kaybı olmadan herkes kurtarılsın Mahsur kalanların içine düştüğü korkuyu hayal bile edemiyorum. Çok kötü.
#teleferik #SonDakika #Antalya #deprem Muhittin Böcek pic.twitter.com/a8W1gwpLMu

— g (@cheriladyG) April 12, 2024

Leia Também: Papa anuncia visita a Ásia e Oceania em setembro, maior viagem desde sua eleição

Papa anuncia visita a Ásia e Oceania em setembro, maior viagem desde sua eleição

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O papa Francisco irá a Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura em setembro deste ano, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (12). Se nenhuma outra visita do mesmo porte for agendada até lá, será a viagem mais longa desde sua eleição como pontífice, em 2013.

O giro vai acontecer entre os dias 2 e 13 de setembro e começa em Jacarta. Em seguida, o papa visitará Papua-Nova Guiné, Timor Leste, e Singapura, afirma um comunicado divulgado pelo diretor de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. O Vietnã, que havia sido ventilado como um possível destino durante a viagem de quase duas semanas por Ásia e Oceania, não foi mencionado.

Caso nenhuma outra visita ocorra nesse período, será a primeira viagem ao exterior do papa em um ano –um grande desafio para o argentino de 87 anos. A última jornada internacional do líder católico foi no final de setembro do ano passado, em uma estadia de dois dias em Marselha, na França. Em novembro, ele desistiu de uma viagem para a COP28, em Dubai, por causa de uma inflamação pulmonar.

O anúncio acontece apenas alguns dias depois de a saúde de Francisco voltar a ser motivo de preocupação. Na Sexta-Feira Santa, em 29 de março, o pontífice teve que cancelar na última hora sua participação na Via Crúcis. Dias antes, no Domingo de Ramos, ele também não teve condições de pronunciar a homilia prevista.

A viagem é ambiciosa para o líder da Igreja Católica, pois envolve mais de 30 horas de voo, uma diferença de fuso de oito horas e uma série de encontros e missas.

A Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo, afirmou nesta sexta em um comunicado que a visita importa “não apenas para os católicos, mas também para todas as comunidades religiosas”. Os 8 milhões de católicos do país representam cerca de 3% dos habitantes totais.

Timor-Leste, uma ex-colônia portuguesa ocupada pela Indonésia entre 1975-1999, é o único país predominantemente católico da Ásia ao lado das Filipinas. Já em Singapura, os católicos representam cerca de 7% dos residentes com 15 anos ou mais, segundo um censo de 2020, enquanto em Papua-Nova Guiné, cerca de 26% da população são católicos, de acordo com um relatório de liberdade religiosa do Departamento de Estado dos EUA.

Primeiro papa do chamado Sul Global, Francisco tem como uma das prioridades de seu pontificado ampliar o alcance à Ásia. Ele também expressou o desejo de viajar ao seu país natal, a Argentina, que não visita desde sua eleição, há 11 anos.

Sua agenda este ano também prevê viagens diárias pela Itália a Veneza em 28 de abril, Verona em 18 de maio e Trieste em 7 de julho. Há ainda uma visita à Bélgica, ainda sem confirmação de datas, mas que deve acontecer na segunda metade de setembro.

Desde sua eleição, o pontífice fez 44 viagens ao exterior.

Apesar de uma grande cirurgia abdominal em 2023, Francisco continua trabalhando em um ritmo muito exigente no Vaticano, onde às vezes recebe até dez pessoas em uma única manhã. Nos últimos meses, ele tem sofrido intermitentemente com o que o Vaticano descreve como um resfriado, bronquite e gripe, e precisado de uma cadeira de rodas ou uma bengala para se locomover devido a um problema no joelho.

Ex-vice-presidente do Equador vai ao STF contra depoimentos de delatores da Odebrecht

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas, que foi preso à força dentro da embaixada do México em Quito, no último dia 5, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que proíba depoimentos de delatores da Odebrecht (atual Novonor) a autoridades estrangeiras. O pedido foi enviado ao ministro Dias Toffoli, que no ano passado declarou nulas as provas da empreiteira contra Glas.

Segundo os advogados do ex-vice, a continuidade de uma cooperação internacional sobre o caso “equivale a cooperar com a continuidade de um processo penal baseado em prova ilícita, porque indiscutivelmente inidônea, conforme já fora devidamente reconhecido e transitado em julgado por esse Supremo Tribunal Federal”.

Toffoli ainda não decidiu sobre o pedido. Os advogados pedem que todos os executivos e ex-executivos da Odebrecht “abstenham-se de prestar depoimentos para autoridades estrangeiras, sem o devido controle jurisdicional brasileiro, com fins de se evitar uma pandemia jurídica de nulidades através da proliferação de elementos de provas ilícitas”.

Também pedem que seja expedido ofício ao DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), órgão do Ministério da Justiça, para informar ao Equador sobre nulidade das provas apresentadas pelos delatores da Odebrecht.

Quando foi preso, Glas, outrora um dos políticos mais importantes do país, refugiava-se junto à missão oficial mexicana desde dezembro para evitar o cumprimento de um mandado de prisão. Ele foi levado para a prisão de segurança máxima La Roca, em Guayaquil.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou em seguida a ruptura com o Equador e afirmou que a invasão era uma “flagrante violação do direito internacional e da soberania do México”. “Instruí nossa chanceler a […] declarar a suspensão imediata das relações diplomáticas com o governo do Equador”, afirmou na rede social X.

O Brasil também se manifestou condenando a ação “nos mais firmes termos”. “A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”, afirmou o Itamaraty, em nota. “O governo brasileiro manifesta, finalmente, sua solidariedade ao governo mexicano.”

A Convenção de Viena, assinada pelo Equador em 1961, determina que os países signatários devem tomar todas as medidas para proteger a missão diplomática de outras nações em seu território e que seus prédios e propriedades são imunes a buscas e apreensões.

Glas tentava fugir das autoridades equatorianas, refugiando-se na embaixada do México no Equador desde o dia 17 de dezembro -pesam contra o político uma acusação de peculato e duas condenações por corrupção, crimes pelos quais ele já cumpriu cinco anos de prisão antes de obter liberdade condicional a partir de um habeas corpus, em 2022. Sua defesa costuma argumentar que os processos são casos de perseguição judicial dos últimos governos e do atual, chefiado por Daniel Noboa.

É a mesma alegação de Rafael Correa, cujo segundo mandato na Presidência do Equador, de 2013 a 2017, foi acompanhado por Glas na vice-Presidência. Antes de ocupar o cargo, o político detido nesta sexta havia sido ministro das Telecomunicações, entre 2009 e 2010, e de Setores Estratégicos, entre 2010 e 2012.

Qualifica Já: prefeita participa de formatura do primeiro grupo de formandos

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou na manhã desta sexta-feira (12) da formatura do primeiro grupo de formandos do programa “Qualifica Já”, convênio com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar que promove capacitação profissional.

Gratuitamente, 83 munícipes receberam certificado em Trabalho em Altura, com carga horária de oito horas, e em Segurança e Montagem de Andaime, com carga horária de 16h. A aula inaugural aconteceu em fevereiro e, desde então, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH).

— Fico muito orgulhosa em poder contribuir com esta oferta de conhecimento verdadeiramente gratuita. Através dela, vocês obtêm uma importante preparação para o crescimento profissional — afirmou a prefeita Francimara, que agradeceu ao vereador Alexandre Barrão por articular junto ao secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, para garantir os cursos do “Qualifica Já” no município, evidenciando, assim, a eficácia da parceria com a Câmara Municipal.

O vereador Barrão, por sua vez, observou “o olhar empreendedor da administração da prefeita Francimara, sempre preocupada em promover qualificação profissional dos moradores”.

Também presente na solenidade, o coordenador do “Qualifica Já”, Felipe Werneck, destacou que os cursos têm o objetivo de “transformar vidas” e mudar o setor portuário e de petróleo e gás em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

— Em nome do secretário Hugo Leal, idealizador do projeto, parabenizo a prefeita e todos os formandos. Tenho certeza que, muito em breve, vocês irão colher os frutos — afirmou, anunciando que em breve serão abertas inscrições para outro curso: Movimentação de Cargas e Homem de Área.

Para o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, “é uma grande satisfação receber a organização dos cursos na sede do órgão e, assim, contribuir com a entrada no mercado de trabalho de muitos são franciscanos”.

Paralelamente, o diretor do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), José Augusto Silva, pontuou que o empenho e a dedicação da prefeita Francimara e do secretário Fagner contribuem para que os formandos “subam mais um degrau no caminho do sucesso na profissão”.

Ricardo Nunes recua sobre instalação de 1,5 mil radares em São Paulo

0

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vetou o aumento de radares eletrônicos na capital e determinou que a implementação de novos dispositivos do tipo só deve ocorrer quando a iniciativa tiver a necessidade comprovada. O decreto é um recuo em relação ao plano que a própria gestão havia anunciado esta semana.

Em 2023, a cidade teve o ano com maior número de mortes no trânsito desde 2015. No último dia 31, o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia um Porsche quando colidiu com o Renault Sandero do motorista de aplicativo Ornaldo Viana, de 52 anos, que morreu.

O recuo de Nunes ocorre por meio de decreto publicado nesta quinta-feira, 11, no Diário Oficial da cidade, três dias depois de a própria administração anunciar 1.538 novos pontos eletrônicos nas vias paulistanas. A instalação havia sido recomendada pelos técnicos municipais após estudo sobre a violência no trânsito feito pelo governo federal. Nunes é pré-candidato à reeleição em outubro.

A Prefeitura afirma, no decreto, que as ações de aprimoramento do trânsito devem ser implementadas por meio de medidas educativas, campanhas, palestras e cursos, além de políticas específicas para setor de mobilidade, como o Programa Faixa Azul – via pintada em avenidas exclusiva para o deslocamento de motociclistas.

“Fica vedado o aumento do quantitativo de radares de trânsito no Município de São Paulo”, informou Nunes no decreto publicado nesta quinta. A implantação de novos equipamentos do tipo, a partir de agora, diz o prefeito, só deve ser feita com base em uma “análise prévia dos critérios técnicos, à viabilidade operacional e à necessidade comprovada de segurança viária”.

O mesmo decreto diz que as “ações de aprimoramento das políticas educativas no trânsito, no âmbito municipal, serão desenvolvidas por meio de medidas educativas”, e que a Prefeitura deve priorizar “os projetos e inovações voltadas para a mobilidade e trânsito”, que estão estabelecidas no Plano de Segurança Viária da cidade.

Prefeitura anunciou instalação de pontos eletrônicos nesta semana

O decreto é um recuo do Prefeito sobre medidas que a própria gestão havia anunciado esta semana para maior proteção e segurança no trânsito da capital. Na segunda-feira, 8, a administração informou que São Paulo teria aumento de 1.538 pontos de fiscalização eletrônica na cidade.

A iniciativa foi tomada em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e teve como base um estudo de 2020, feito pelo então Ministério dos Transportes, Portos e Aviação.

A pesquisa feita pela pasta apontou, segundo a Prefeitura, que “mais da metade das ocorrências de trânsito é provocada por imprudência dos condutores”.

“O desrespeito à sinalização e normas de trânsito e a desatenção dos motoristas, portanto, são as principais causas de colisões, atropelamentos e choques registrados”, disse a administração em nota.

No mesmo comunicado publicado nesta semana, e ainda disponível no site da Prefeitura, a gestão Nunes afirma que “a cidade passa a contar com nove contratos (lotes), responsáveis por 1.538 pontos de fiscalização eletrônica nos 20 mil km de vias da cidade.”

Na nota, a Prefeitura diz que a CET iniciou a implantação e troca de radares na cidade, e defendeu o dispositivo ao afirmar que são eficazes na prevenção de mortes provocadas por acidentes de trânsito.

“Os dados mostram que, em 1996, ano anterior ao início da implantação da fiscalização eletrônica na cidade, foram registradas 2.245 mortes no trânsito da capital, e em 1998, um ano depois, houve registro de 1.558 óbitos”.

Recorde de mortes em 2023

São Paulo registrou, em 2023, o ano mais letal em mortes no trânsito desde 2015. No ano passado, houve 987 vítimas por acidentes nas vias da capital, conforme o Infosiga, sistema que monitora os sinistros de trânsito no Estado. Ou seja, 2,7 mortes por dia – em 2015, foram 1.129 mortes ao todo.

De acordo com o site da CET, há 887 pontos ativos de radares em São Paulo. Alguns deles estavam desligados na Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste, na madrugada do dia 31 de março, quando o Porsche bateu no Sandero. A

Apesar do motorista do carro de luxo, Andrade Filho, dizer à polícia que dirigia a uma velocidade “um pouco acima” do permitido pela via (50 km/h), câmeras de monitoramento do local registraram uma batida violenta, com os dois veículos deslizando pela avenida até colidirem contra um poste e interrompendo a distribuição de luz na região.

Especialista critica recuo

O engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), criticou o recuo de Nunes.

“A cidade precisa (de mais radares). Há bairros inteiros sem monitoramento”, afirma. “A CET sabe o que faz. Tem um corpo técnico excelente e toma as decisões com base em análises técnicas, É possível aumentar a fiscalização sem que isso se torne uma indústria da multa”, diz o especialista.

Ele acredita que São Paulo precisa melhorar o monitoramento dos motociclistas, grupo que mais morre na cidade por acidentes de trânsito, e aprimorar a fiscalização em semáforos. “Isso é para acalmar o trânsito”, diz. Precisamos discutir a forma como essa implementação é feita. Quando é feita de maneira técnica, não há ruídos”, acrescena.

Questionadas, a Prefeitura de São Paulo e a CET não responderam aos questionamentos da reportagem.

Leia Também: Após ordem da Justiça, Ricardo Nunes intervém em empresas de ônibus

 

Nova linha do Metrô deve cortar Jardins e moradores dizem estar apavorados

0

(FOLHAPRESS) – A expansão do Metrô de São Paulo provoca nova disputa entre moradores de zonas residenciais da cidade e os planos do poder público de avançar com a infraestrutura urbana nesses territórios.

O tema da vez é o traçado da futura Linha 20-rosa e a sua passagem pelos Jardins, conjunto de bairros da zona oeste conhecidos pela concentração de casas de alto padrão em ruas arborizadas.

Ainda na fase de anteprojeto de engenharia -uma das primeiras etapas de estudo-, a proposta para a nova via metroviária de 31 km entre a Lapa (zona oeste) e Santo André (cidade da região metropolitana) prevê 24 estações.

Um das rotas estudadas preocupa moradores porque em esboços que circularam por aplicativos de mensagens apontavam a construção de grandes poços de ventilação e saída de emergência nas praças Gastão Vidigal (também conhecida como praça do Ovo) e Morungaba, que estão entre as mais frequentadas pelos residentes do entorno.

Um proprietário de uma casa que aparece na rota de desapropriações disse que a vizinhança está apavorada. Entre as queixas, a principal é quanto à ausência de ampla divulgação da proposta e suas consequências.

O Metrô, que é subordinado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou à reportagem ter realizado audiência pública neste ano com moradores e que modificou os locais inicialmente previstos para as intervenções, que passaram para a alameda Gabriel Monteiro da Silva e para a própria Faria Lima, preservando as praças.

A proposta também descartou a construção da estação Jardim Europa, dentro do bairro, e optou por manter uma parada próxima, na rua Tabapuã, no Itaim Bibi.

Detalhes do projeto serão apresentados nesta sexta-feira (12) pelo Metrô a integrantes da Ame Jardins, a associação local de moradores. Integrantes do grupo disseram à reportagem nesta quarta (11) que aguardam a prestação de informações antes de manifestarem uma posição sobre o projeto.

Embora defenda a preservação das características residenciais do bairro, a associação tenta evitar uma oposição institucional à expansão do transporte e, assim, fugir da pecha de elitista.

A presença de bairros ajardinados de alto padrão em áreas centrais da capital paulista conflita com interesses do poder público, que busca maior adensamento populacional nas áreas mais abastecidas com empregos e transporte.

Há também elevado interesse do mercado imobiliário em levar para esses locais condomínios mais alinhados com os desejos de consumidores de alta renda, que não querem arcar com os custos de manutenção e impostos dos atuais casarões, mas que poderiam pagar por unidades um pouco menores.

Os Jardins, porém, estão entre os locais da cidade que contam com uma série de proteções contra alterações das suas características, entre as quais estão tombamentos por órgãos de preservação do patrimônio quanto ao traçado de suas ruas, uso restrito dos lotes e preservação da cobertura vegetal.

É por isso que, enquanto moradores do vizinho Pinheiros acompanharam demolições em série de casas para dar lugar a prédios, os jardins América, Europa, Paulista e Paulistano passaram imunes à verticalização.

Desde 1986 o tombamento pelo Condephaat (conselho estadual de defesa do patrimônio) proíbe edificações com altura superior a dez metros na maior parte da região. O órgão discute no momento, porém, uma alteração que permite a ocupação dos lotes por mais de uma família. Isso facilitaria a criação de condomínios horizontais no bairro.

A ocupação exclusivamente residencial na maior parte das ruas dos Jardins ainda prevalece por imposição da Lei de Zoneamento. Na revisão realizada no ano passado, a Câmara Municipal chegou a propor a ampliação do tipo de atividade empresarial em algumas das poucas vias do bairro em que o comércio é permitido.

A ideia criou uma disputa entre proprietários de imóveis que pediam mudanças no zoneamento, em busca de valorização de suas propriedades, e aqueles que defendiam a manutenção das regras atuais. No fim da discussão, apenas alterações pontuais ocorreram.

Leia Também: SP terá que pagar R$ 220 mil a aluna com transtorno ofendida por professora

 

61% dos hospitais de SP registram alta de internações por dengue, diz pesquisa

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nas duas últimas semanas, 61% dos hospitais privados paulistas registraram aumento de internações por dengue. As internações se referem tanto àquelas em leitos de enfermaria quanto à UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Os casos com suspeita de dengue atendidos nos pronto-socorros e serviços de urgência subiram 60%, afirmam os respondentes. Segundo 77% dos hospitais consultados, o tempo médio de internação de pacientes com dengue é de 4 dias.

Cerca de um terço (27%) dos hospitais indicou aumento de internações por dengue e Covid. Nas duas últimas semanas, o número de internações em leitos de UTI por dengue subiu 5% para 58% dos hospitais consultados e de 51% a 70% para 17% dos serviços de saúde consultados -um décimo dos respondentes classificou o aumento entre 6% e 10%.

A pesquisa foi realizada de 1 a 10 de abril com 95 hospitais do serviço privado no estado de São Paulo.

Em contraste, houve uma queda nos novos atendimentos e internações por Covid em relação à pesquisa anterior, de 29 de fevereiro a 10 de março, quando 18% dos hospitais indicavam aumento de dengue e 71% de dengue e Covid.

A demanda em unidades de pronto-atendimento por suspeita de dengue no período anterior era de apenas 14%, segundo os hospitais.

No mês passado, apenas 26% dos hospitais registraram aumento de 5% de internações em UTI, enquanto 15% deles informaram aumento de 6% a 10%.

Os dados são de um levantamento do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), com informações de 95 hospitais da capital e Grande São Paulo até o dia 10 de abril.

A taxa de positividade para dengue também cresceu na nova pesquisa. Para 30% dos hospitais, o aumento de casos positivos foi de 31% a 50%, enquanto 31% apontaram um aumento de 11% a 20%. Um crescimento de 5% na positividade foi apontado por 46% dos hospitais que participaram da pesquisa. Os pacientes com resultado positivo para dengue tinha, em média, 30 a 50 anos, relatam 53% dos hospitais -faixa etária para a qual não há vacinação contra a dengue disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo Francisco Balestrin, presidente da Fehoesp (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) e do SindHosp, a pesquisa aponta o aumento de dengue e a queda de Covid nos últimos 15 dias. “As altas temperaturas e a falta de repelentes para todos provavelmente contribuíram para o crescimento da dengue nos hospitais. Registramos filas de espera e demora no atendimento por conta da alta demanda de pacientes”, disse.

Do dia 1º de janeiro até esta quinta-feira (11), o estado de São Paulo já registrou 262 mortes por dengue. Outros 559 óbitos estão em investigação. Em todo o estado, já foram registrados 526.478 casos confirmados.

A espera por atendimento em UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) da capital chegou a oito horas na última quinta-feira (11). A reportagem da Folha esteve em três unidades da capital, onde encontrou superlotação, pacientes com sintomas de dengue grave aguardando por horas e desistência de pessoas sem receber atendimento médico.

 

 

Trânsito na Ponte Barcelos Martins será restringido para motos a partir de segunda

0

A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), irá restringir o acesso de motocicletas na Ponte Barcelos Martins a partir da próxima segunda-feira (15). A ponte será restrita a pedestres, ciclistas e veículos de serviços de emergência. A finalidade é garantir mais segurança aos ciclistas. A ponte é uma das principais ligações da ciclofaixa da Avenida Tancredo Neves, em Guarus, com a Rua Barão de Miracema, no Centro, até a Avenida 28 de Março. A ponte recebeu pintura de ciclofaixa. O trecho começou a ser sinalizado nesta sexta-feira (12), e na segunda, a Guarda Civil Municipal (GCM) estará com equipe na ponte em apoio.

“O número de ciclistas que utilizam a Ponte Barcelos Martins é muito grande e o fluxo de motocicletas tem causado conflito com aqueles que atravessam a ponte de bicicleta. São muitas reclamações, por exemplo, da velocidade imprimida pelos motociclistas na ponte, o que tem ocasionado inúmeros acidentes”, explicou o presidente do IMTT, Nelson Godá, acrescentando que a passagem de ambulâncias da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e de hospitais particulares com prestação de socorro, bem como as viaturas das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, continuará permitida.

Nelson Godá informa que este processo faz parte da ampliação da infraestrutura cicloviária da cidade.

Morre o estilista Roberto Cavalli aos 83 anos

0

O estilista Roberto Cavalli morreu esta sexta-feira, aos 83 anos de idade. De acordo com a informação revelada pela família, e citada pela agência Ansa, o italiano morreu em casa, tendo sucumbido a uma doença prolongada que se agravou nos últimos dias.

Aos 30 anos, o artista deu um importante salto na sua carreira com a primeira coleção apresentada em Paris. Em 1972 abriu a primeira loja em  Saint-Tropez, França, só depois na Itália, em 1996.

Depois de várias coleções com padrões e ‘animal print’ vira-se para o público infantil com o lançamento da marca Just Cavalli, nos anos 2000.

Após 10 anos de casamento com Silvanella Giannoni,  Eva Düringer foi a sua segunda mulher. Além de companheira, viria a torna-se parceira de negócios com o marido, tendo mesmo abandonado a carreira da moda.

Sandra Bergman Nilsonn era a atual companheira, com quem viveu os últimos 15 anos de vida.

Leia Também: Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Homem é encontrado morto em SJB

0
IML/Foto: ClickCampos

Nesta quinta-feira (11), um homem de 41 anos foi encontrado morto em uma residência em Chapéu de Sol, localizado em Atafona, distrito de São João da Barra.

Segundo relatos da polícia, o corpo foi encontrado pelo pai da vítima. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos, enquanto o caso está sendo investigado pela 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Homem natural de São João da Barra, suspeito de homicídio em Salvador é solto da prisão

0
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os quatro suspeitos, incluindo o sanjoanense Lincoln Sena Pinheiro, acusados de espancar e matar Willys Santos da Conceição, de 27 anos, em Salvador, foram postos em liberdade provisória. Após a Justiça conceder o benefício, eles deixaram a Penitenciária Lemos Brito, também na capital baiana, na tarde desta quarta-feira (10).

O crime ocorreu em 23 de março no Corredor da Vitória, área nobre da cidade no bairro Vitória.

A informação foi confirmada pelo advogado Vinicíus Dantas, que representa os dois músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia envolvidos no crime — o flautista Lincoln Sena e o violista Laércio Souza dos Santos — e o namorado de Lincoln, Marcelo da Cunha Rodrigues Machado.

O quarto suspeito libertado é Sérgio Ricardo Souza Menezes, morador da região. O advogado que defendia o homem deixou o caso.

Segundo Dantas, todos terão que obedecer medidas cautelares, como comparecer a um cartório para prestar informações de três em meses e não sair da comarca.

Na última sexta (5), a Polícia Civil informou que os quatro foram indiciados pelo crime de lesão corporal seguido de morte. O inquérito policial instaurado pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico) e encaminhado à Justiça no dia 2 de abril.

De acordo com a corporação, câmeras de vigilância, depoimentos de testemunhas, de familiares e outros elementos coletados durante as ações investigativas colaboraram para a conclusão do procedimento.

O inquérito está sob apreciação da Justiça e depois será analisado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O crime aconteceu na madrugada de 23 de março. Informações divulgadas apontam que Laércio e o casal Lincoln e Marcelo saíam de uma lanchonete na região, por volta das 4h, quando teriam sido abordados pela vítima de espancamento. Morador da região, Sérgio passava pelo local e teria se juntado ao grupo na agressão.

Os suspeitos alegaram legítima defesa e informaram que o crime ocorreu após Willys tentar assaltá-los. A versão é refutada pelo irmão do homem, Florisvaldo Conceição.

Em entrevista à TV Bahia, ele disse que não acredita que o irmão teria tentado assaltar o trio, mas sim que teria pedido um cigarro.

Outros moradores da região relataram que ouviram os gritos da confusão e acionaram a Polícia Militar. Ao chegar o local, os agentes prenderam os quatro envolvidos em flagrante.

O corpo foi reconhecido por Florisvaldo apenas em 27 de março, quatro dias após o crime. O corpo dele foi sepultado um dia após o reconhecimento, no Cemitério de Plataforma, no subúrbio de Salvador.

As defesas dos suspeitos não falam em espancamento. Advogado dos três jovens, Vinícius Dantas disse que seus clientes imobilizaram o homem.

“Esse rapaz tentou assaltar os meus clientes, agrediu os meus clientes, que reagiram, imobilizaram, ligaram para o 190, chamaram a polícia, esperaram a polícia chegar no local. No momento, eles soltaram o rapaz pra polícia imobilizar, ele ainda estava com vida, mas antes da polícia encostar nele, ele veio a falecer”, justificou.

À época do crime, o morador Sérgio Menezes era defendido pelo advogado Danilo Silva, que disse que o homem tentou apertar a confusão. Ele também teria acionado o serviço de emergência. “Tentei dar socorro aqui, mas parece que ele foi apagado”, teria dito o suspeito.

Músicos suspensos da Osba

O flautista Lincoln Sena Pinheiro e o violista Laércio Souza dos Santos foram suspensos do trabalho na Orquestra Sinfônica da Bahia. A decisão foi anunciada no dia 25 de março pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), gestora da Osba.

Na ocasião, a ATCA também informou a decisão de suspender o Concerto de Páscoa da Osba “em respeito aos acontecimentos citados”. O evento seria realizado no dia 28 de março, na Sala da Coro do teatro.

Fonte: g1

Milei oferece colaboração a Musk no conflito com o STF no Brasil

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Em meio ao debate crescente no Brasil entre Elon Musk, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o governo Lula (PT), o presidente da Argentina, Javier Milei, encontrou-se com o bilionário no Texas nesta sexta-feira (12), na fábrica da montadora de carros elétricos Tesla.

O governo argentino afirma que, entre uma lista de outros temas abordados, o contexto brasileiro foi mencionado.

Milei “ofereceu colaboração neste conflito entre a rede social X no Brasil e o marco do conflito judicial e político no país”, disse a assessoria do argentino.

Não foram dados detalhes de como seria essa colaboração ofertada pelo presidente ultraliberal, que no decorrer da última semana fez um giro pelos Estados Unidos, onde se encontrou com empresários e com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e deu entrevistas.

Buenos Aires também comunicou que no encontro o dono do X (antigo Twitter) e Milei acordaram que vão realizar “muito em breve” um grande evento na Argentina para “fomentar as ideias da liberdade”.

Entre outros temas, Musk teria abordado suas ideias sobre como fomentar as taxas de natalidade ao redor do mundo, “enfatizando que o decrescimento das populações pode ser o fim da nossa civilização”.

Musk embarcou na onda de figuras bolsonaristas e atualmente trava uma disputa com o ministro do STF Alexandre de Moraes, a quem tem chamado de ditador. Moraes, por sua vez, determinou a investigação de Musk, que ameaçou liberar contas bloqueadas na Justiça por fake news.

Na quarta-feira (10), Lula disse Musk nunca produziu “um pé de capim no Brasil” e defendeu o STF. No dia anterior, o presidente brasileiro havia dito que bilionários do mundo precisam aprender a preservar a floresta, fazendo uma referência indireta ao dono do X.

Moraes incluiu Musk no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento.

Apesar de se definir como um “absolutista da liberdade de expressão” e ter protestado contra o que definiu como “tanta censura” de Moraes, Musk tem cumprido, sem reclamar, centenas de ordens de remoção de conteúdo vindas dos governos da Índia e da Turquia, como mostrou a Folha de S.Paulo.

Faustão recebe alta de hospital após quase dois meses internado

0

Fausto Silva, 73 anos, recebeu alta do hospital Albert Einstein, onde está internado há quase dois meses, nesta sexta-feira (12). Faustão foi internado no final de fevereiro após apresentar problemas no transplante de rim.

“O paciente seguirá sob as orientações médicas”, diz a nota enviada à Folha de S.Paulo. O apresentador voltou a ser hospitalizado por causa do agravamento de uma doença renal crônica.

A internação ocorreu seis meses após receber um transplante de coração em agosto do último ano. O apresentador estava fazendo diálise (tratamento para suprir o mau funcionamento dos rins) desde dezembro.

Em março, Faustão teve de passar por uma embolização para lidar com questões linfáticas que atrasavam a recuperação e visa bloquear a passagem de um fluido, que pode ser arterial, venoso ou linfático, dentro do corpo humano. O vazamento desse fluido pode ser uma das causas para o órgão demorar a funcionar.

Ele ainda foi submetido a sessões de hemodiálise para a adaptação do novo órgão.

DNA ajuda revelar que preso por roubo é acusado por estupros em série

0

A Polícia Civil de Guarapari, Espírito Santo, descobriu que um homem que se encontrava preso por roubo era um estuprador em série. A descoberta foi feita através de análises ao DNA.

De acordo com o ‘G1’, o material genético de Josué Nascimento, de 39 anos, tinha sido recolhido após a sua detenção, em 2019. Os dados foram introduzidos no Base de Dados da Polícia Civil, que encontrou agora correspondência com o autor de quatro estupros, ocorridos em 2017.

Questionado pelas autoridades, Josué negou todos os crimes de estupro. No entanto, a polícia apurou que o homem agia sempre da mesma forma.

“Não há arrombamento nas residências, ele entra por uma janela ou porta aberta, na maioria dos casos ele também subtrai algum objeto da vitima, pratica o estupro e vai embora. Não há realmente uma agressão física. Então ele tem um perfil padrão”, referiu a delegada Ana Karolina Marques.

[Josué Nascimento]Divulgação / Polícia Civil do Espírito Santo
[Josué Nascimento]
Divulgação / Polícia Civil do Espírito Santo

O homem continua preso e a Polícia divulgou suas fotografias para que outras eventuais vítimas o consigam identificar.

 

 

Bogotá propõe banho a dois e ‘pular’ domingo para economizar água ante seca na Colômbia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A seca na Colômbia fez o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, sugerir que os moradores da capital deixem de tomar banho por um dia caso não saiam de casa e entrem no chuveiro em casal para economizar água.

“Se, no domingo, você não sair de casa, aproveite e não tome banho. Aguente em casa durante o fim de semana e, na segunda, tome banho”, afirmou o político à emissora Noticias Caracol nesta quarta-feira (10). Durante a entrevista, ele também disse ter diminuído para três minutos o tempo no chuveiro. “Tomem banho em casal. Trata-se de um exercício pedagógico de economia de água, não de outras coisas.”

Com seus pântanos, rios e lagoas, a Colômbia é considerada uma potência hídrica. A falta de chuvas das últimas semanas, porém, fez Bogotá e outros onze municípios adotarem a partir desta quinta-feira (11), racionamentos que afetarão cerca de 10 milhões de pessoas. Os bairros vão ficar sem água por 24 horas a cada 10 dias, dependendo do turno que lhes corresponda.

“A situação é crítica”, reconhece Galán, que não descarta a manutenção da situação de emergência até o final do ano.

O culpado é o fenômeno climático El Niño, que desde o início do ano tem causado estragos na Colômbia, especialmente na região andina central. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o local atingiu “temperaturas incomuns” de até 24 graus Celsius. Em janeiro, a seca causou centenas de incêndios que consumiram mais de 17 mil hectares de floresta.

Nesta quinta, um caminhão-pipa distribui água nas íngremes ruas de La Calera, cidade nos arredores de Bogotá que fornece 70% da água que chega a capital. Nos últimos dias, a queda no nível de água de suas represas revelou ilhas de terra no que é, segundo as autoridades, o pior momento das barragens desde a década de 1980, quando foram construídas.

Os 36 mil habitantes desse município sofrem cortes no abastecimento de água desde fevereiro, quando a Prefeitura ordenou uma restrição de quatro horas diárias.

Alertada pela buzina do carro, Clara Escobar saiu de casa com baldes para garantir alguns litros de água do caminhão. “Há coisas que não podemos fazer, como lavar o carro, o animal de estimação, os sapatos”, diz a designer gráfica de 36 anos. “A limpeza da casa não é feita com tanta frequência.”

O prefeito de La Calera, Juan Carlos Hernández, descreve como o riacho de San Lorenzo, fonte de água do município, secou. “O fluxo diminuiu: de 23 litros por segundo que tínhamos a possibilidade de captar, baixamos para nove, dez litros por segundo”, afirma.

Após o início do racionamento, a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, afirmou que a seca se deve a uma “nova realidade climática” e a condições às quais a cidade e a região precisam se adaptar. Segundo ela, só no final de abril ou início de maio as chuvas aliviarão a emergência nas represas.

Na capital vários restaurantes escolheram lavar pratos com água recolhida em baldes nesta quinta. Nos dias anteriores ao racionamento, a empresa pública de abastecimento registrou um aumento no consumo e alertou que, se a tendência se mantiver ou aumentar, adotarão medidas mais restritivas quando avaliarem os resultados, dentro de duas semanas.

Para o presidente colombiano, Gustavo Petro, Bogotá está sendo mais afetada pela onda de calor do que a árida ponta norte do país.

“Nossa previsão sobre a crise climática (…) nos fez acreditar que seria La Guajira [departamento no norte] o ponto mais crítico. Hoje em dia está em Bogotá”, escreveu o presidente na rede social X. “Haverá secas piores do que a que estamos enfrentando.”

Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU para questões do clima, indicam que eventos climáticos extremos como secas, enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios mais do que triplicaram ao longo dos últimos 50 anos em consequência do aquecimento global.

Outro órgão ligado à ONU, o IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática), já afirmou em relatório que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças foi causada pela ação humana.

Gambá e ouriço-cacheiro resgatados pela Guarda Ambiental

0

A Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou nesta quinta-feira (11) mais dois resgates de animais silvestres. As duas ocorrências foram registradas em diferentes localidades.

No Espiador, um gambá foi capturado, enquanto que na praia de Sossego foi realizada a captura de um ouriço-cacheiro. Ambos foram encontrados pelos agentes no telhado de residências.

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, reforçou a orientação para que, em ocasiões como estas, os moradores mantenham distância do animal e acionem a GAM através do telefone (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia.

Com Paulo André, CBAt convoca atletas para o Campeonato Mundial de Revezamentos

0

A confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou, nesta quinta-feira (11), 23 atletas para o Campeonato Mundial de Revezamentos nas Bahamas. Ao todo, serão cinco equipes que representarão o país entre os dias 4 e 5 de maio. O torneio servirá como seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O Campeonato Mundial de Revezamentos contará com cinco provas, são elas: 4x100m e 4x400m, feminino e masculino, e o 4x400m misto. Dentro os nomes, está o de Paulo André, ex-participante do programa Big Brother Brasil, da TV Globo.

“Esperamos ter uma performance boa e o foco é assegurar a participação dos revezamentos do Brasil nos Jogos Olímpicos”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que fez a convocação por live nesta quinta-feira.

A convocação confirmou a presença na seleção dos seis integrantes do 4×100 m que estão na Flórida, nos Estados Unidos, num camping de revezamento e vão direto para o Mundial. “O trabalho está sendo feito e os resultados aparecendo. É hora de brilhar”, afirmou Wlamir.

Confira a convocação:

Feminino

Anny Caroline de Bassi (IA Balneário Camboriu/FMEBC-SC) – 4×100 m, 4×400 m e 4×400 m misto *

4×100 m

Ana Carolina Azevedo (EC Pinheiros-SP)

Gabriela Aline Grunow (IABC/FMEBC-SC)

Gabriela Silva Mourão (EC Pinheiros-SP)

Lorraine Barbosa Martins (EC Pinheiros-SP)

Vitória Cristina Rosa (EC Pinheiros-SP)

Masculino

Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP)

Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP)

Gabriel Aparecido dos Santos Garcia (EC Pinheiros-SP)

Paulo André Camilo de Oliveira (Clube de Atletismo do Espírito Santo-ES)

Renan Correa de Lima Gallina (Associação de Atletismo de Maringá-PR)

Rodrigo Pereira do Nascimento (EC Pinheiros-SP)

4×400 m feminino e 4×400 m misto

Jayni Suelen dos Santos Barreto (IEMA-SP)

Letícia Maria Nonato Lima (Praia Clube-Exército-Futel-MG)

Maria Victória Belo de Sena (Fundação de Ciências, Tecnologia e Ensino-SP)

Tábata Vitorino de Carvalho (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC)

Tiffani Beatriz Marinho (ORCAMPI-SP)

4×400 m masculino e 4×400 m misto

Lucas Conceição Vilar (SESI-SP)

Lucas da Silva Carvalho (EC Pinheiros-SP)

Matheus Lima da Silva (EC Pinheiros-SP)

Maexsuel dos Santos Santana (Instituto Luasa Sports Guarulhos-SP)

Tiago Lemes da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG)

Vitor Hugo de Miranda (ORCAMPI-SP).

Expocampismo acontece neste fim de semana no Balneário

0

São João da Barra sedia neste fim de semana (sexta, sábado e domingo), a 3ª Expocampismo do Estado do Rio de Janeiro. O evento vai reunir cerca de 90 veículos recreativos (Motorhomes), e 300 visitantes de várias partes do Brasil e de outros países da América do Sul como Argentina e Colômbia no Balneário de Atafona. No evento terá atrações musicais, exposição veículos, acessórios e equipamentos voltados ao segmento.

A realização é uma parceria do Grupo Viva Camping com a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Na sexta-feira as atrações musicais serão Konrado Melo, às 18h, e Mauro Azevedo, às 21h. No sábado se apresentam Guilherme Cândido, às 16h, Geverson Nascimento, às 19h e Eliandro Cardoso, às 21h. Domingo o som fica por conta da banda MPB MIX, às 16h.

Confirmaram presença a Motor Trailer do Brasil, Industreiler, Sinostrailer Comércio de Trailers e Serviços Ltda, que estão entre as principais montadoras do país, Fama Motorhome e Liberdade Motorhome, do Estado do Rio de Janeiro.

Jovem esfaqueia 3 pessoas da mesma família na Ilha do Governador; 2 morreram

0

Na manhã desta sexta-feira (12), um homem identificado como Leandro de Carvalho Gonçalves, 29 anos, esfaqueou 3 pessoas na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Duas delas morreram no ataque, que aconteceu na Rua Solano da Cunha, no Jardim Guanabara.

O homem, segundo testemunhas, teve um surto psicótico e atacou com uma faca a avó, Maria Helena de Carvalho, e a tia-avó, Rosa Maria de Carvalho, que morreram. A terceira vítima é o tio, Hipólyto da Silva Junior, que está internado em estado grave.

Segundo a Polícia Militar, depois de esfaqueá-los, o homem entrou em luta com o tio. Com a briga, o rapaz caiu da janela do imóvel, localizado primeiro andar do prédio, e foi hospitalizado. Seu estado de saúde é estável.

O Corpo dos Bombeiros foi acionado às 9h40 e os quartéis de Ramos e Ilha do Fundão atuam no local.

Agentes do 17º Batalhão (Ilha do Governador) foram acionados para o local e a ocorrência ainda está em andamento.

Fonte: G1