Home Blog Page 2574

Dois homens são presos com arma e munições em SFI

0

Dois homens, que não tiveram suas identidades divulgadas foram presos pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira (11), no Amontado, em São Francisco de Itabapoana.

Com os suspeitos, foram apreendidos 2 celulares, uma pistola 9mm e 18 munições do mesmo calibre.

Os dois homens e os materiais foram levados para a 147ªDP/SFI, onde a ocorrência foi registrada.

Mulher é baleada durante briga com traficante no Parque Santa Rosa

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite desta quinta-feira (12), uma mulher de 43 anos, identificada pelas iniciais E. B. J. T., foi baleada após se envolver em uma briga com um criminoso. O caso ocorreu na Rua Cidade Lima, no bairro Parque Santa Rosa, subdistrito de Guarus, em Campos.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava em frente a uma residência com seu companheiro quando um traficante, vinculado à facção que domina a região, chegou armado, ameaçando o casal. Diante das ameaças, o homem fugiu, deixando a companheira para trás.

Mesmo diante da presença do traficante armado, a mulher decidiu enfrentá-lo em uma luta corporal. Durante o confronto, a vítima foi atingida por dois tiros no braço, além de sofrer golpes com a coronha da arma de fogo.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram socorro à vítima, que foi encaminhada para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Após avaliação médica e administração de medicamentos, constatou-se que os projéteis não ficaram alojados no corpo da vítima, que foi liberada.

Em depoimento às autoridades policiais, a mulher relatou que seu companheiro fazia parte da facção criminosa que atua na região do Santa Rosa, mas que havia decidido abandonar o envolvimento com o crime, decisão que não teria sido bem recebida pelas lideranças do tráfico.

O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus e está sob investigação. Até o momento, nenhum suspeito havia sido detido.

No Jóquei, soldados do Exército atuam em mais um Faxinão da Dengue

0
Foto: Divulgação Ascom

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levou, nesta quinta-feira (11), para o Jóquei Clube, um dos bairros mais populosos de Campos, outro Faxinão da Dengue. A ação integrada teve a participação de várias secretarias, agentes de combate a endemias e soldados da 2ª Cia. de Infantaria.

Os militares cedidos pelo Exército, estão trabalhando desde o início da semana após capacitação ministrada por técnicos do CCZ. Os soldados trabalharam de segunda a quarta em Caxias de Tócos, Coqueiros de Tócos e Ponta Grossa. Nesta quinta-feira, se juntaram aos agentes no trabalho no Jóquei.

No Faxinão, foram visitados 2.165 imóveis do Jóquei e, desses, 362 foram tratados. Foram encontrados 115 focos e 153 pneus foram recolhidos. Também foram utilizados 85 sacos de lixo e quatro caixas d’água precisaram de tratamento. No bairro, também foram vistoriados e tratados 60 terrenos baldios.

REFORÇO – A parceria com os soldados da 2ª Cia. de Infantaria do Exército segue trazendo resultados satisfatórios para o combate ao mosquito transmissor da dengue e seus vetores. Nos três dias de trabalho, os soldados visitaram 508 imóveis e trataram, com a ajuda dos agentes, 138 imóveis entre residências e pontos comerciais. Também vistoriaram 63 terrenos baldios nas localidades. Foram encontrados 41 focos e 18 pneus recolhidos.

“A parceria com o exército tem se mostrado bastante útil para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Seguiremos para outros bairros e localidades tentar diminuir ainda mais o índice de infestação e também o número de casos da doença, lembrando que é fundamental o apoio da população nesse combate”, destacou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Fonte: Ascom

Polícia Civil prende traficante em operação no Parque Santa Helena

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na tarde desta quinta-feira (11) a Polícia Civil, por meio da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em conjunto com 8º Batalhão da Polícia Militar, efetuou a prisão de um homem identificado pelas iniciais J.R.da.C.E., condenado por tráfico de entorpecentes.

A operação teve início após um meticuloso trabalho de inteligência que levou os agentes até a Travessa Natanael, no Parque Santa Helena, onde se suspeitava que o homem estaria escondido.

Sob o comando do delegado Carlos Augusto Guimarães da Silva, os policiais civis e militares procederam à abordagem por volta das 13h30, encontrando o mesmo em via pública. O suspeito, ao ser abordado, foi informado de seus direitos constitucionais e não ofereceu resistência à prisão.

O homem foi preso em cumprimento a mandado de prisão condenatória expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes, processo de número 0078041-12.2019.8.19.0001, pelo crime de tráfico de entorpecentes, tipificado no Artigo 33, caput, da Lei 11.343/03.

Após a formalização do procedimento na 146ª DP, o homem foi encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.

Dois mil anos após erupção vulcânica são encontradas pinturas em Pompeia

0

Uma equipe de arqueólogos descobriu pinturas raras na cidade de Pompeia, na Itália, dois mil anos após uma erupção vulcânica devastar parte da região.

Essas pinturas apresentam várias figuras gregas proeminentes, incluindo Helena de Troia, e, segundo os arqueólogos informaram ao BC, os afrescos podem ser alguns dos melhores já encontrados nas ruínas do local.

Vale lembrar que a antiga cidade romana de Pompeia foi soterrada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

A equipe responsável pela descoberta está agora agindo rapidamente para proteger os achados, com algumas das pinturas sendo transportadas para um armazém.

Pompéia:

Pompeia é uma antiga cidade romana localizada na região da Campânia, no sul da Itália, próxima à cidade de Nápoles. A cidade foi destruída de forma catastrófica em 79 d.C. pela erupção do Monte Vesúvio. Este vulcão entrou em erupção repentinamente, cobrindo Pompeia e suas redondezas com cinzas vulcânicas e lava, preservando assim muitos aspectos da vida cotidiana da época. A descoberta dessas raras pinturas adiciona mais uma camada de fascínio à história já rica e complexa dessa cidade antiga.

Leia Também: Hospital registra 8 bebês nascidos em 8 de abril durante eclipse solar

Ataque israelense em casa na Faixa de Gaza mata 29 pessoas

0

Um ataque das forças israelenses em uma casa em Daraj, na cidade de Gaza, resultou na morte de pelo menos 29 pessoas, conforme relatado pela agência de notícias palestina Wafa, citada pela Al Jazeera.

Inicialmente, um balanço indicava 25 mortos, havendo ainda dezenas de feridos resultantes do ataque. A Al Jazeera testemunhou equipes de resgate retirando corpos dos escombros de um edifício severamente danificado após o ataque.

A mesma agência, sediada no Qatar, informou que helicópteros israelenses realizaram ataques em várias casas nos bairros de Zeitoun, Shujayea e Remal, resultando em diversos civis feridos.

Segundo um relatório elaborado pela agência AFP com base em dados oficiais israelenses, o ataque do Hamas em 07 de outubro resultou na morte de 1.170 pessoas, sendo a maioria civis.

Por sua vez, a ofensiva lançada por Israel em retaliação causou mais de 33 mil mortes em Gaza, a maioria civis, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas.

Leia Também: Conselho de Segurança cobra de Israel mais medidas para aliviar crise em Gaza

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

0

Wilevis Brito, ex-candidata ao Miss Venezuela, faleceu aos 24 anos nesta quinta-feira (11), em Caracas, capital do país. A jovem, que também era jornalista, locutora e modelo, sofreu complicações após uma cirurgia na boca realizada na segunda-feira (8).

Wilevis havia sido internada para a remoção de um caroço no lábio superior, segundo informações do “The Sun”. O procedimento ocorreu em um hospital de Caracas.

De acordo com amigos da modelo, a cirurgia não era estética, mas sim por uma questão de saúde. O objetivo era evitar complicações futuras relacionadas ao desgaste maxilofacial e ao caroço no lábio.

Apesar da intenção e das precauções, Wilevis apresentou complicações após a operação e faleceu no hospital onde estava internada. A causa da morte ainda está sendo investigada pelas autoridades.

Wilevis ficou conhecida principalmente por sua participação em concursos de beleza, tendo concorrido ao Miss Venezuela. Além disso, ela também atuou como jornalista, locutora e modelo, trabalhando em diversos programas de TV.

Leia Também: O.J. Simpson: relembre julgamento polêmico que entrou para a história

Hospital registra 8 bebês nascidos em 8 de abril durante eclipse solar

0

Um conjunto de oito bebês veio ao mundo na última segunda-feira (8) nos Estados Unidos, coincidindo com o dia em que um eclipse solar total foi visível no país. Os recém-nascidos vieram ao mundo no Hospital Bom Samaritano SSM Saúde, em Mount Vernon, situado próximo a um observatório onde muitas pessoas se reuniram para observar o eclipse na segunda-feira.

Entre os recém-nascidos, há cinco meninos e três meninas, nascidos entre as 8h22 e as 22h59 no fuso horário local. O eclipse teve início às 14h e durou aproximadamente quatro minutos, conforme reportado pelo portal KGWN. De acordo com a equipe do hospital, quando ocorrer o próximo eclipse, esses bebês já estarão com 20 anos de idade, já que o próximo eclipse solar total visível nos EUA está programado para 2044.

Leia Também: Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Entregador do Uber Eats em Sydney surpreende ao chegar a cavalo; veja

0

Os moradores de Paddington, em Sydney, na Austrália, foram surpreendidos na quarta-feira pela forma incomum como um entregador do Uber Eats chegou à área para entregar comida. O homem estava a cavalo e usava o celular preso ao capacete para se orientar.

Várias pessoas pararam na rua para fotografar e filmar o entregador enquanto ele passava por lojas e restaurantes, relatou o New York Post. Uma internauta até compartilhou o vídeo no TikTok, que já foi visto por milhares de pessoas.

“Não é à toa que minha comida chega fria”, comentou um usuário das redes sociais, enquanto outro destacou que “o preço do combustível está ridículo”.

De acordo com o 7News, o Uber está investigando o que aconteceu depois de tomar conhecimento das imagens.

Leia Também: Hospital registra 8 bebês nascidos em 8 de abril durante eclipse solar

Pai de Ron Goldman reage à morte de O.J. Simpson e recorda o filho

0

Fred Goldman, pai de Ron Goldman, um dos homens assassinados em 1994, se pronunciou sobre a morte de O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano e principal suspeito do crime. Simpson foi absolvido em um julgamento controverso, mas muitos ainda o consideram culpado.

Em entrevista à revista People, Goldman declarou: “Isso só nos lembra há quanto tempo Ron se foi, quanto tempo sentimos sua falta e nada mais.”

Para ele, a única coisa que importa hoje é a dor que a família sente desde a perda de Ron e Nicole Brown Simpson, ex-esposa de O.J. e também vítima do crime. “Nada é mais importante do que a perda do meu filho e da Nicole. Nada.”

Leia Também: O.J. Simpson: relembre julgamento polêmico que entrou para a história

O.J. Simpson faleceu na última quarta-feira (10/04) em decorrência de um câncer. A notícia foi divulgada por sua família através do Twitter.

Leia Também: Caitlyn Jenner fala sobre a morte de O.J. Simpson: “Boa viagem”

 

Saúde quer aumentar horário de atendimento nas unidades básicas de saúde até às 22h

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (11), medidas que têm o objetivo de fortalecer a Estratégia de Saúde da Família (ESF), parte da Atenção Primária à Saúde (APS), responsável pelo primeiro contato das pessoas com o sistema de saúde.

Dentre elas, está o aumento de equipes disponíveis nas UBSs (Unidade Básica de Saúde), o que, segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, acarretará, gradualmente, na ampliação do horário de atendimento nas unidades até às 22h. Hoje, as UBSs ficam abertas de 7h às 19h.

“No modelo atual, a gente tem um excesso de pessoas por equipe, isso leva a uma sobrecarga, e isso faz com que as pessoas tenham dificuldade em procurar atendimento mesmo nos turnos da manhã e da tarde, quando as unidades de saúde desenvolvem suas atividades”, disse o secretário durante entrevista coletiva.

“Ao melhorar a proporção de pessoas por equipe e ao agregarmos mais equipes em uma UBS, você também tem estímulo para expansão de horários de funcionamento”, continuou. Não foi especificado se a expansão do horário chegará a todos os municípios e quando isso acontecerá.

O aumento das equipes, por sua vez, acontecerá com base no porte e na vulnerabilidade dos municípios.

No início da atual gestão Lula (PT), havia um déficit de médicos de família no SUS que variava de 45 mil a 65 mil profissionais. Desde então, segundo a pasta da Saúde, houve um aumento de 85% na quantidade de médicos entre 2022 e 2023. De acordo com o ministério, há 25.421 desses profissionais atuando hoje.

A cobertura da estratégia da família está ligada a uma redução na mortalidade infantil, apontam estudos.

A atual meta da pasta é implementar 2.360 equipes de Saúde da Família, 3.030 equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais -nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais- por ano até 2026.

De acordo com portaria publicada nesta quinta-feira (11), o cofinanciamento federal de apoio à manutenção da APS será constituído por um incentivo financeiro a ser repassado pelo Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde e do Distrito Federal para apoiar o custeio e a implantação de equipes.

Também será levado em consideração um componente de vínculo -que visa a estimular a qualificação do cadastro, a reorganização da atenção primária no território e a melhoria do atendimento à população- e um componente de qualidade para as equipes.

Ainda segundo o secretário, todos os municípios terão aumento de recursos para atenção primária a saúde. Haverá discussão sobre o repasse de valores para os integrantes das equipes.

“A média do que as equipes de saúde da família recebiam em 2023 de cofinanciamento federal era de R$ 21.394. Cada equipe vai receber pelo menos R$ 24 mil e até R$ 30 mil reais para desenvolver suas atividades”, afirmou Proenço.

 

Crescem casos de vírus respiratório em crianças, diz Fiocruz

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (11), mostra aumento da incidência do VSR (vírus sincicial respiratório), que afeta principalmente crianças, em todos as regiões do país. Segundo os dados do boletim, os casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave) no país têm um sinal de leve crescimento nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas).
O VSR é o principal agente causador de bronquiolite em bebês, uma doença respiratória comum e altamente contagiosa cujos sintomas principais são tosse e falta de ar. Em geral, os casos são leves, mas podem resultar em internações hospitalares.

A ocorrência de Srag por VSR em crianças de até dois anos supera a incidência de Srag associada ao Covid nessa faixa etária. A incidência de Covid afeta principalmente crianças e idosos, porém, em relação à mortalidade, a população com mais de 65 anos é a principal impactada.

Segundo Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, “nas crianças de até dois anos de idade, os óbitos associados ao VSR superam aqueles associados à Covid nas últimas oito semanas epidemiológicas, refletindo o cenário da circulação viral do período”.

Ainda de acordo com a nota, 18 unidades federativas apresentam crescimento de Srag no longo prazo, são elas: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe apresentam crescimento apenas em crianças pequenas, o que pode ser mascarado pela queda na população adulta.

Em 2024, foram notificados 29.702 casos de Srag, 12.903 (43,4%) eram positivos, 11.545 (38,9%) negativos e 3.392 (11,4%) aguardam resultado laboratorial. Nas últimas quatro semanas, os vírus que mais prevaleceram entre os casos positivos foram: VSR (48,6%), Covid-19 (21,9%), Influenza A (18%) e Influenza B (0,3%). Entre os casos de morte com resultado positivo para algum vírus respiratórios, tem-se influenza A (25%), influenza B (0%), VSR (11,2%), e Covid-19 (60,6%).

São Paulo, Brasília e Rio registram aumento de casos de gripe. Em São Paulo, entre os dias 24 de março e 6 de abril, houve um aumento de 3,7 pontos percentuais na positividade, que saltou de 27,4% para 31,1% em uma semana. Foi o que aconteceu também com Brasília e com o Rio de Janeiro, cidades que obtiveram aumento de 7 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente, no mesmo período.

 

Brasil tem 22 graduações entre as melhores do mundo, aponta ranking; veja destaques

0

A QS Quacquarelli Symonds, analista internacional de ensino superior, divulgou na quarta-feira, 10, a décima quarta edição anual do ranking QS World University Rankings by Subject. Os resultados mostram que o Brasil é País mais representado da América Latina e tem o maior número de programas da região entre os 50 melhores do mundo em sua área, com 22 graduações. A Odontologia se destaca como um dos cursos mais fortes do Brasil.

Isso coloca o Brasil pouco a frente do México neste nível, com quem estava empatado na classificação do ano passado. Entretanto, sua concentração de programas de primeira linha continua atrás de seu concorrente regional mais próximo, com 7% de suas disciplinas classificadas entre as 50 melhores do mundo, quase a metade do México.

A edição do QS World University Rankings by Subject 2024 oferece dados independentes sobre o desempenho de 309 programas em 28 universidades brasileiras. Do total de entradas de disciplinas classificadas, 20% (63) sobem na tabela, 21% (66) caem e 46% (141) permanecem estáveis em sua classificação ou faixa, sugerindo um grau notável de estabilidade. Trinta e nove programas foram classificados pela primeira vez.

Além disso, o Brasil tem 47 registros nas cinco áreas de estudo (Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Ciências Sociais). Do total, 23 melhoram, 18 caíram e cinco permaneceram sem alterações, enquanto houve uma classificação pela primeira vez.

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição mais forte do Brasil por uma margem significativa, com 44 cursos entre as 100 melhores do mundo, quase cinco vezes mais do que sua concorrente mais próxima neste nível, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com nove. A USP também é sede da disciplina mais bem classificada do País, Odontologia, em 13º lugar.

QS World University Rankings by Subject 2024: Destaques do Brasil

A USP é a terceira universidade da América Latina que mais melhorou entre aquelas com 10 ou mais programas classificados, com 25 subindo na tabela, enquanto seis caem e 14 permanecem estáveis em sua classificação ou faixa, o que lhe dá aumento geral de 39%.

A Universidade de São Paulo também abriga os três programas mais aprimorados do Brasil, com Educação, subindo 24 posições para 73ª, Contabilidade, subindo 23 posições para 69ª, e Química, que salta 20 posições para 70ª;

A disciplina mais prolífica do Brasil é Medicina, com 19 programas classificados. Mais uma vez, a USP tem o melhor desempenho, no 53º lugar, o único curso de Medicina do Brasil a ficar no top 100 mundial. A Medicina é seguida de perto por Agricultura e Silvicultura, na qual 18 universidades estão classificadas, sendo que a melhor do país pertence à USP, em 32º lugar;

A USP é a única universidade brasileira a aumentar sua representação entre as 50 melhores do mundo, com três disciplinas entrando neste ranking;

A Odontologia é uma das matérias mais fortes do Brasil, com a USP alcançando a melhor classificação do País, ficando em 13ª . Quatro dos cursos de Odontologia do Brasil estão entre os 50 melhores do mundo, e a Odontologia é responsável por três das dez entradas mais bem classificadas do Brasil;

Da mesma forma, as universidades brasileiras demonstram força em Engenharia de Petróleo, com três colocações entre as 50 melhores nessa disciplina, sendo a mais forte delas a da Unicamp, que ocupa a 22ª posição.

Entradas brasileiras entre as 50 melhores do mundo:

Universidade de São Paulo – Ciências Ambientais (2024: =44ª) e (2023: 54ª);

Universidade de São Paulo – Farmácia e Farmacologia (2024: =44ª) e (2023: 56ª);

Universidade de São Paulo – Assuntos relacionados a Esportes (2024: =44ª) e (2023: 51ª-100ª).

Universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo em Odontologia:

Universidade de São Paulo (2024: 13ª) e (2023: 14ª);

Universidade Estadual de Campinas (2024: 23ª) e (2023: 29ª);

Universidade Estadual Paulista (2024: 36ª) e (2023: 31ª);

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2024: 50ª) e (2023: 48ª).

Universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo em Engenharia de Petróleo:

Universidade Estadual de Campinas (2024: 22ª) e (2023: =24ª);

Universidade de São Paulo (2024: 24ª) e (2023: =24ª);

Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024: 42ª).

O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, destacou a atuação do País. “O Brasil brilha no World University Rankings by Subject deste ano, registrando ganhos significativos em todos os indicadores da QS, especialmente em reputação, uma prova da crescente confiabilidade de sua excelência educacional e da influência de suas pesquisas e de seus graduados em todo o mundo.”

PUBLICIDADE

Segundo ele, a proeza do Brasil em Odontologia é particularmente excepcional, área na qual o País é um dos principais destinos de estudo do mundo, juntamente com a Austrália, o Reino Unido e os EUA.

“Enquanto isso, sua principal universidade, a Universidade de São Paulo, fortalece seu domínio na América Latina, destacando-se em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia. Apesar dos obstáculos de financiamento, o desempenho do Brasil na classificação deste ano é uma prova, não apenas de sua resiliência diante da adversidade, mas de sua capacidade de se adaptar, modernizar e progredir”, afirmou Sowter.

Visão geral global

As classificações fornecem uma análise comparativa independente sobre o desempenho de mais de 16,4 mil programas universitários individuais, realizados por estudantes em mais de 1.500 universidades que podem ser encontradas em 96 locais em todo o mundo, em 55 disciplinas acadêmicas e cinco áreas amplas do corpo docente.

As universidades australianas de Melbourne e Sydney têm as 100 melhores matérias do mundo, com 53 e 52, respectivamente.

A Universidade de Toronto abriga o maior número de inscrições nas 50 melhores disciplinas do mundo, com 46 nesse nível. No entanto, a University of British Columbia é a melhor do Canadá, ficando em terceiro lugar em matérias relacionadas a esportes.

A China é o terceiro país mais representado nas classificações, atrás do Reino Unido e dos Estados Unidos. As universidades chinesas estão entre as 10 melhores do mundo em oito matérias, com a Universidade de Tsinghua fornecendo as três com melhor classificação, incluindo a de melhor desempenho, História da Arte, em 5º lugar.

A França é, com certa margem, o país que mais colabora internacionalmente no mundo, com 23 entradas entre as 10 principais da Rede Internacional de Pesquisa, mais do que qualquer outro país e dez a mais do que seu concorrente mais próximo, o Reino Unido, com 13.

O Japão se recupera após mais de cinco anos de declínio geral, com aumento geral de 5%.

A Suíça apresenta a maior concentração de programas de primeira linha do mundo, com quatro (2%) em primeiro lugar. Embora Reino Unido e EUA tenham mais programas nesse nível, nenhum deles atinge concentração tão alta. Do total de entradas de matérias classificadas na Suíça, três são oferecidas pela ETH Zurich, o que a torna a instituição mais forte da Europa Continental e a quarta melhor do mundo nesse quesito.

O Brasil é o País melhor representado na América Latina em geral e entre os 100 primeiros. O país está classificado em 309 programas, 64 dos quais estão entre os 100 melhores. Enquanto isso, o México é o país da região com o maior número de inscrições entre as 20 melhores matérias, com quatro.

Duas universidades latino-americanas têm programas entre os 10 melhores do mundo em suas áreas, com a Universidad de Chile em nono lugar em Engenharia Mineral e de Mineração e a Universidad Nacional Autónoma de México subindo da 17ª para a 10ª posição em Antropologia.

As instituições do Reino Unido estão no topo de 16 tabelas de matérias, com a Universidade de Oxford liderando em quatro. Ela é seguida pela Universidade de Cambridge, UCL, Royal College of Art e Royal College of Music, cada uma com duas matérias no topo. O Reino Unido possui a maior concentração de programas no top 3 global, com 4% de colocação nesse nível.

As universidades dos EUA lideram em 32 disciplinas. Harvard é a instituição com o melhor desempenho do mundo, ficando no topo em 19 disciplinas. Ela é seguida pelo MIT, que lidera em 11 disciplinas.

Ainda segundo Sowter, a análise da QS das tendências de desempenho em quase 16 mil departamentos universitários em todo o mundo revela os fatores que influenciam a qualidade das instituições de ensino superior em nível global.

“Uma perspectiva internacional continua sendo fundamental, manifestada pela diversidade de alunos, corpo docente e relações de pesquisa. Além disso, as universidades com mobilidade ascendente se beneficiaram de investimentos sustentáveis e direcionados, destacando a importância do apoio governamental. Enquanto isso, o desenvolvimento de parcerias com o setor está relacionado a um melhor desempenho em empregos e pesquisas”, avalia.

Ele acrescenta que este exame do desempenho das universidades ocorre em momento crucial, considerando os desafios impostos pela inflação global e pela instabilidade geopolítica.

“Esta última, identificada pelo Fórum Econômico Mundial em 2023 como grande risco para organizações em todo o mundo, apresenta desafios e oportunidades consideráveis e imprevisíveis, já que mais da metade da população mundial em mais de 50 países participa de um dos anos eleitorais mais significativos da história”, diz Sowter.

“Diante deste cenário, a importância de proteger e apoiar o ensino superior em todo o mundo nunca foi tão essencial, pois ajuda a impulsionar o progresso social e a inovação”, conclui.

Metodologia

A QS utiliza cinco métricas principais para compilar as classificações das disciplinas. A ponderação exata de cada métrica varia de acordo com o assunto para refletir as diferentes culturas de publicação entre as disciplinas.

Por exemplo, o desempenho da pesquisa, com base na análise do banco de dados bibliométrico Scopus/Elsevier, é considerado um indicador mais forte da força institucional em Medicina, onde a disciplina é altamente dependente da disseminação da pesquisa, do que em Artes Cênicas, onde a disciplina é mais vocacional por natureza.

O ranking completo pode ser conferido aqui.

(Com Informações da Associated Press)

 

Igreja Católica de Portugal anuncia indenizações a vítimas de abuso sexual

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS0 – A Igreja Católica de Portugal anunciou nesta quinta-feira (11) que concederá uma “compensação econômica” às vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero. O anúncio acontece pouco depois de um ano da publicação de um relatório que revelou a magnitude dos casos no país.

As solicitações de indenização deverão ser apresentadas entre junho e dezembro, conforme comunicado emitido durante o término de uma reunião dos bispos portugueses na cidade de Fátima, no centro do país. O pagamento será feito a partir de um fundo da Conferência Episcopal Portuguesa, criado para este fim. Os critérios para estabelecer os valores a serem pagos ainda estão em fase de desenvolvimento.

Segundo o chefe da Conferência Episcopal de Portugal, dom José Ornelas, a assembleia da organização aprovou por unanimidade a concessão da compensação. Ao menos 21 pessoas já formalizaram o pedido de indenização.

Um relatório publicado em fevereiro de 2023 revelou que pelo menos 4.815 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual desde o ano de 1950 no coração da Igreja Católica portuguesa.

Os casos, que tiveram um pico entre as décadas de 1960 e 1990, aconteceram em diversos contextos, como em seminários, sacristias, colégios internos, confessionários, grupos de escoteiros e casas de acolhimento ligadas à igreja. Cerca de 96% dos abusadores são do sexo masculino, e 77%, padres.

Houve registros em todos os distritos do país. A idade média das vítimas é de 11,2 anos, e os principais alvos das agressões sexuais eram meninos –52,7% dos casos. A comissão destacou, no entanto, o número significativo de meninas que também sofreram abuso.

Em março, a Igreja Católica em Portugal formalizou um pedido de desculpas pelos casos. Na época, as medidas anunciadas após as revelações geraram frustração, já que a instituição não havia previsto indenizações

O caso revelado em Portugal foi mais um em uma rede de casos de abuso na Igreja Católica na Europa. Em 2021, revelou-se na França que 200 mil crianças e adolescentes foram abusadas sexualmente nos últimos 70 anos na instituição no país.

SP terá que pagar R$ 220 mil a aluna com transtorno ofendida por professora

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A família de uma estudante com deficiência intelectual que foi tratada com agressividade por uma professora receberá R$ 220 mil. O caso foi julgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e ainda cabe recurso da decisão.

A professora foi agressiva com a jovem. Durante a briga, a docente afastou bruscamente a carteira da menina e ordenou que ela fosse para a sala da direção. Uma estudante filmou a cena.

A menina de 13 anos tem Transtorno Desafiador Opositor e deficiência intelectual moderada. Para o juiz do caso, diante desses problemas de saúde e comportamentais, é preciso que os professores tenham qualificação necessária e dediquem cuidado à aluna.

Caso aconteceu em agosto de 2023 em escola estadual no interior do estado. A família da estudante prestou queixa contra a professora na cidade de Sales Oliveira, no norte de São Paulo.

Reparação por danos morais soma R$ 220 mil. O valor da reparação por danos morais foi fixado em R$ 100 mil para a jovem e R$ 60 mil para cada um dos responsáveis, totalizando R$ 220 mil.

A discussão foi apenas o “ápice” de um panorama omissivo por parte do Estado, diz juiz. “Houve reiterada e prolongada omissão [do Estado] em propiciar e implementar o direito social à educação da adolescente”, considerou o magistrado. Ele também citou que o acesso “físico” da jovem à escola também já tinha sido dificultado, mas não especificou de que forma.

O juiz destacou os direitos da menina à igualdade, à proteção contra a discriminação e à educação pelo Estado, com um sistema inclusivo. Ele acrescentou que as questões devem ser trabalhadas pela escola e não apontadas como uma “culpa exclusiva” da garota nos episódios em que se envolveu.

Ainda cabe recurso da decisão. O caso foi julgado pela Vara de Nuporanga, no interior de São Paulo.

 

Ministério Público aceita denúncia de Rogério Matoso e abre inquérito contra secretaria de Educação

0

O Ministério Público, através da Tutela Coletiva da Infância e da Juventude do Núcleo de Campos, aceitou denúncia contra o secretário de Educação, Marcelo Feres, e o prefeito Wladimir Garotinho e abriu inquérito para investigar possível sobrecarga de servidores de creche da rede pública municipal.

De acordo com a denúncia, o município estaria sobrecarregando professores e auxiliares de turma em creches. Antes eram 2 profissionais por turmas de até 11 crianças, obedecendo o limite normativo de 1 servidor para cada 6 estudantes. No entanto, Marcelo Feres modificou a estrutura organizacional e determinou que apenas um profissional ficasse responsável por até 16 estudantes. A irregularidade ocorreu em pelo menos 16 creches municipais.

A promotora Anik Rebello Assed instaurou inquérito para apurar a “existência de prejuízos ao direito à educação das crianças deste município de Campos decorrentes de eventual inobservância dos parâmetros normativos de relação quantitativa entre profissionais da educação e alunos de educação infantil nas unidades escolares da rede pública municipal”.

Para Rogério Matoso, a abertura do inquérito é um passo importante para manter o direito de crianças que necessitam de atenção básica educacional em Campos. “Apresentamos a denúncia após recebermos diversas denúncias de pais, mães e profissionais que perceberam que é um erro grave do secretário de Educação. A abertura de Inquérito mostra que mais uma vez o ex-secretário de Educação tomava atitudes sem o mínimo planejamento e sem ouvir os servidores”, disse Matoso.

Tiroteio nos EUA mata uma pessoa e deixam outras cinco feridas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas depois que homens armados abriram fogo em uma área residencial de Washington DC, nos EUA. Entre os feridos estão duas crianças.

O incidente ocorreu no bairro de Carver Langston, no nordeste da capital norte-americana, no quarteirão 1100 da 21st Street, disse a polícia. Dois suspeitos saíram de um veículo e começaram a atirar nas pessoas que estavam na rua.

Um homem foi morto no tiroteio. Dois homens, uma mulher e um menino de 9 anos foram transferidos para hospitais da região sem ferimentos fatais. Um menino de 12 anos também chegou a um hospital local com um ferimento a bala, “mas sem risco de morte devido ao tiroteio”, disse a polícia.

A polícia ainda procura os suspeitos do crime. O carro utilizado foi um sedã Toyota azul-claro.

Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu registra recorde histórico de mais de 130 mil filhotes

0
Foto: Divulgação

Foram 40 mil filhotes de tartarugas a mais registrados de setembro 2023 a março 2024, nos 62 km de praia de responsabilidade do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM) do Porto do Açu, se comparada à temporada reprodutiva passada. 

O aumento é de cerca de 32% no número de ninhos, que chegam a ter mais de cem filhotes cada. O motivo para os mais de 130 mil filhotes contabilizados neste último período de desovas pode estar nos fenômenos climáticos, devido à forte relação que eles têm com as temperaturas, e é um indicativo da qualidade do ambiente costeiro e marinho, segundo a bióloga do programa, Tatiane Bittar.

“Analisando nossos dados, identificamos uma semelhança no elevado número de ninhos nas temporadas reprodutivas de 2015/2016 e 2023/2024, o que despertou a nossa atenção, já que ambas foram marcadas por eventos fortes de El Niño. Por isso, a hipótese de que o clima possa ser um dos fatores responsáveis pelo aumento de filhotes registrados. Em contrapartida, notamos uma queda de 5% no sucesso reprodutivo, com a perda de alguns filhotes. O nosso papel é sempre contribuir com o que a natureza já faz tão bem e atuar para garantir o nascimento desses filhotes”, ressaltou.

Ao todo, desde o início das atividades do PMTM, em 2008, o programa acompanhou mais de 18 mil ninhos, contribuindo para que 1,3 milhão de filhotes chegassem ao mar. O Programa é uma iniciativa conjunta das empresas Porto do Açu Operações, Ferroport, Vast Infraestrutura e GNA, sediado e gerenciado pela Reserva Caruara, em parceria com o a Fundação Pró Tamar.

Como parte das ações de educação ambiental da Caruara, todo ano uma agenda de solturas de filhotes abertas ao público é organizada dentro da programação de atividades da sede da Reserva. Assim, milhares de pessoas conseguem acompanhar de perto o trabalho realizado pela equipe do Programa, que conta com biólogos, veterinários e técnicos de campo, que percorrem toda a extensão de faixa de areia do Pontal de Atafona, em São João da Barra, à Barra do Furado, em Campos, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. Este ano, foram 18 ações de solturas para a comunidade e colaboradores do complexo portuário.

“Em 16 anos de monitoramento de tartarugas marinhas e atuação cada vez mais forte no nosso pilar de educação ambiental, percebemos o quanto temos a comunidade próxima da gente no compromisso pela conservação da biodiversidade. As tartarugas têm um papel muito importante para o equilíbrio da população de várias espécies e precisam de uma praia limpa, saudável e segura”, afirma Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara. 

Criada de forma voluntária pelo Porto do Açu em 2012, a Caruara é a maior unidade de conservação do ecossistema de restinga do Brasil e a maior reserva ambiental privada em extensão do Estado do Rio. Dez anos depois, com a construção de uma sede própria, ela potencializa sua missão de proteger um dos mais importantes fragmentos de restinga da região, com alto valor ecológico, por meio de ações e serviços que geram conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, que tem base dentro da sede, atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Fonte: Porto do Açu

Homem foragido da justiça por tentativa de homicídio é preso com submetralhadora e drogas

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Em uma operação conjunta envolvendo o 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), a 123ª Delegacia de Polícia (DP) e o programa Segurança Presente, um foragido por tentativa de homicídio foi capturado, uma submetralhadora foi apreendida e uma grande quantidade de drogas foi confiscada na tarde desta quinta-feira (11) em Macaé.

A ação foi resultado de uma colaboração entre a PM, o Segurança Presente de Macaé e o Serviço Reservado do batalhão, que identificou a presença de um líder de facção criminosa em um apartamento na Granja dos Cavaleiros, portando drogas e armas de fogo.

O homem, que estava com mandado de prisão em aberto, foi preso no local. Na busca, foi encontrada uma submetralhadora e uma quantidade significativa de drogas, cuja contagem ainda está em andamento. O suspeito, identificado como A.F.S dos S., de 30 anos, foi encaminhado à 123ª DP para os procedimentos legais.

Secretário de Segurança pede mudança no comando da PM no RJ

0

Nesta quinta-feira (11), o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, pediu, ao governador Cláudio Castro (PL), mudança no comando da Polícia Militar do estado.

Por meio de um ofício, Santos recomendou que o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que ocupa o cargo de secretário da corporação desde agosto de 2021, seja exonerado.

Victor Santos indicou o nome do coronel Ranulfo Souza Brandão Filho para ficar à frente da Secretaria de Estado da PM. No documento, Santos não apresentou uma justificativa para a alteração, mas citou a lei que fundamenta a recriação da Secretaria de Segurança Pública:

“Isso é solicitado com base na Lei nº 10.245 de 18 de dezembro de 2023, que estabelece a criação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), responsável pelo controle e coordenação das atividades das Secretarias de Estado de Polícia Militar e Polícia Civil. O pedido visa garantir a eficácia das funções e poderes atribuídos à SESP de acordo com a legislação vigente”.

A troca depende da aprovação do governador. A TV Globo apurou que o pedido teria incomodado Cláudio Castro, que ainda não decidiu se vai nomear Brandão na secretaria da PM.

Fonte: G1