Home Blog Page 2579

Estudante de medicina da UF mata a mãe com mais de 70 facadas

0

No sábado, um estudante de medicina da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, Emmanuel Espinoza, assassinou sua mãe com mais de 70 facadas durante uma visita à sua casa. O crime aconteceu logo após a mãe abrir a porta para o filho.

De acordo com o xerife do condado de Polk, Grady Judd, o jovem de 21 anos atingiu a mãe no peito e no estômago. O ABC News relata que as autoridades acreditam que Emmanuel, devido à sua formação em medicina, sabia que tais áreas do corpo seriam mais propensas a levar à morte.

Após o crime, o próprio Emmanuel ligou para o número de emergência e confessou o homicídio.

“É um dos assassinatos mais bizarros que já vimos em muito tempo”, disse Judd. Ele também mencionou que Emmanuel cometeu o crime ao som da música “No Church in the Wild” de Jay-Z e Kanye West.

O jovem, o mais novo de três irmãos, confessou à polícia que planejava matar a mãe há “muito tempo” e que finalmente havia encontrado a coragem para fazê-lo. Questionado sobre a motivação do crime, Emmanuel disse que, apesar de amar a mãe, ela o irritava desde a infância.

Segundo a polícia, Emmanuel não possui histórico de doenças mentais ou uso de drogas. Seus antigos colegas de turma o descreviam como “notavelmente brilhante”.

Leia Também: Homem mata mulher a pauladas e arranca orelha de enteada no Ceará

Mais de 200 pacientes acusam médico de abuso sexual nos EUA

0

Mais de 200 pacientes acusaram um médico de Massachusetts, nos EUA, de abuso sexual ao realizar exames pélvicos, retais, testiculares e mamários desnecessários.

Uma ação judicial movida no Tribunal Superior de Suffolk contra Derrick Todd, especialista em tratamento de doenças inflamatórias dos músculos, articulações e ossos, sugere que os abusos começaram em 2010.

Uma das mulheres abusadas conta que consultou o médico há 10 anos devido a dores na coluna. Durante a consulta, foi agressivamente apalpada nos seios. Kristin Fritz, em declarações à Associated Press, revela que só percebeu que tinha sido vítima de abuso quando o hospital a contatou para questionar o comportamento do médico.

“Sinto muita vergonha de mim mesma por não ter sabido o que fazer naquele momento e por não ter dito que aquilo parecia errado. Eu deveria ter contado a alguém”, lamenta.

O médico foi denunciado por duas pessoas, que fizeram queixas anônimas sobre seu comportamento inadequado. O hospital iniciou uma investigação interna e descobriu centenas de casos.

O clínico foi demitido e, posteriormente, chegou a um acordo com o Conselho de Medicina para interromper suas atividades médicas.

As vítimas incluíam homens e mulheres, desde adolescentes até idosos na faixa dos 60 anos.
 
 

Leia Também: Barata é retirada de partes íntimas de mulher em Honduras

Homem é preso por descumprir medida protetiva em favor da ex-companheira em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na noite desta segunda-feira (08), agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, realizaram a prisão de um homem identificado pelas iniciais J. R. C. S., de 41 anos, na localidade de Mineiros. A ação foi coordenada pela Delegada Juliana Oliveira em cumprimento ao mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva.

De acordo com a Polícia Civil, os eventos que levaram à prisão remontam ao dia 7 de fevereiro de 2024, quando a vítima registrou um boletim de ocorrência na DEAM, alegando injúria e agressão física por parte de seu ex-companheiro. Na ocasião, foi concedida uma medida protetiva que proibia a aproximação e o contato do agressor.

No dia 10 de março de 2024, a vítima retornou à DEAM, relatando que o ex-companheiro havia violado as medidas protetivas ao ameaçá-la de morte e agredi-la fisicamente com socos no rosto enquanto ela caminhava em direção à sua residência na localidade de Saturnino Braga.

Diante dos fatos apresentados, a Delegada Titular da DEAM-Campos, solicitou a prisão preventiva do agressor, que foi deferida em 8 de abril de 2024. A equipe policial localizou o homem às margens da Rodovia Campos x Farol, em Mineiros. O mesmo foi preso sem oferecer resistência. J. R. C. S. será encaminhado para o presídio na manhã desta terça-feira.

Barata é retirada de partes íntimas de mulher em Honduras

0

Uma mulher em Honduras foi submetida a uma cirurgia para remover uma barata de suas partes íntimas, após sentir grande desconforto na região e ir ao hospital.

Segundo o Daily Mail, a paciente, que não teve sua identidade revelada, se dirigiu a uma clínica local relatando sentir-se “extremamente inquieta, agitada e suando”.

Um exame na região vaginal da paciente revelou a presença de uma barata viva em seu interior.

O médico que a atendeu, na cidade de Tegucigalpa, disse já ter visto casos semelhantes com preservativos ou brinquedos sexuais presos nas partes íntimas, mas um inseto era algo inédito naquele hospital.

A remoção da barata foi bem-sucedida e a mulher recebeu alta no mesmo dia em que deu entrada na clínica.

Leia Também: Jogadora de futebol é assassinada pelo companheiro na Argentina

Sabia que o Japão tem 72 microestações?

0

Quando falamos das estações, normalmente nos referimos a primavera, verão, outono e inverno. Mas, no Japão, existem 72 temporadas de subdivisão chamadas de shichijuni kou. As estações são nomeadas em função de pássaros, insetos, plantas e em relação ao clima de cada mudança na natureza. Estas 72 microestações compõem o calendário tradicional japonês e fornecem um mapa do clima que é uma mistura fascinante de cultura e natureza.

Curioso? Clique e descubra como os japoneses dividem e celebram suas estações.

Leia Também: As melhores praias para curtir o verão europeu em 2024

Manifestantes incendeiam 12 carros e edifício do governo no México

0

Nesta segunda-feira, manifestantes incendiaram um prédio do governo do estado de Guerrero, no México, em Chilpancingo, no sul do país, e também queimaram cerca de 12 carros estacionados.

Os protestos surgiram em busca de respostas sobre o caso dos 43 estudantes desaparecidos de uma faculdade em 2014. Na semana passada, um jovem morreu e outro ficou ferido em um confronto com a polícia na mesma faculdade.

A polícia alega ter disparado em legítima defesa, pois os jovens teriam atirado contra eles enquanto viajavam em um carro roubado, onde também foram encontradas drogas. Imagens nas redes sociais mostram os carros em chamas e fumaça saindo das janelas do prédio do governo.

O governo do estado de Guerrero emitiu um comunicado lamentando e condenando os atos de violência.
 
 

Leia Também: Brasil condena invasão do Equador a embaixada do México em Quito

Mulher tem corpo incendiado em estação de trem no Rio, e estado é gravíssimo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher foi atacada por um homem e teve o corpo incendiado em uma plataforma da estação de trem de Augusto Vasconcelos, na zona oeste do Rio, nesta segunda-feira (8).

Estado de saúde da vítima é “gravíssimo”. Informação foi confirmada à reportagem pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela está internada no Hospital Municipal Rocha Faria e passou por cirurgia de emergência. No momento, a vítima não tem condições clínicas para transferência para unidade especializada.

O homem que ateou fogo na mulher fugiu pelos trilhos. A Polícia Militar do Rio de Janeiro foi acionada para a ocorrência e informou que ao chegar no local a vítima estava sendo socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Ninguém foi preso.

Pessoas que estavam na estação no momento do crime registraram o corpo da mulher pegando fogo. Em vídeos publicados nas redes sociais, passageiros gritam: “Pega ele”, em referência ao criminoso.

A SuperVia diz que uma equipe chamou os bombeiros e demais autoridades. À reportagem os bombeiros informaram que foram acionados por volta das 13h55. “Estamos acompanhando de perto a situação. Lamentamos o ocorrido e esperamos a rápida recuperação da vítima”, destacou a SuperVia.

O caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande). Diligências estão em andamento para localizar o autor do crime, disse a Polícia Civil.

 

Parentes na guerra e adaptação desafiam nova vida no Brasil de repatriados de Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O palestino com cidadania brasileira Ramadan Hasan Abdou, 29, teve de tomar a decisão mais difícil de sua vida dias após o início da guerra entre Israel e Hamas. Depois de escapar da morte em um bombardeio que destruiu a sua casa, embarcou de volta ao Brasil no primeiro grupo de repatriados pelo governo federal, mas deixou para trás três de seus filhos. As crianças não tiveram autorização da mãe para viajar e ainda hoje estão sob risco na Faixa de Gaza.

Com seis meses de guerra, completados no domingo (7), Abdou tenta se adaptar à nova rotina, mas afirma que a cada dia a angústia aumenta. A mãe das crianças, sua ex-mulher, está desaparecida desde que outro ataque devastou o prédio em que ela estava abrigada. Os filhos agora vivem com duas tias em condições precárias numa tenda na cidade de Rafah, o único grande centro urbano que Tel Aviv ainda não invadiu por terra.

“As crianças [em Gaza] estão morrendo de fome. Eu costumo dizer que os animais agora vivem melhor do que as pessoas”, diz Abdou, que mora em um apartamento alugado em São Paulo com a atual mulher e outros dois filhos. “Há muita dor no meu coração. Não tenho paz. Meus filhos lutam contra a morte minuto a minuto.”

Outros repatriados de Gaza, que tentam reconstruir a vida no Brasil, relatam sofrimento semelhante. Eles alternam trabalho, aulas de português e sessões de atendimento psicológico com o noticiário do conflito.

Segundo o Itamaraty, 115 brasileiros e familiares foram retirados de Gaza desde outubro passado. Os últimos quatro deixaram o território palestino em 8 de fevereiro e chegaram a São Paulo em um voo comercial.

Atualmente, 32 palestinos-brasileiros e familiares repatriados estão na Vila Minha Pátria, em Morungaba, a cerca de 100 km de São Paulo. O espaço é administrado pela Convenção Batista Brasileira, uma associação cristã de igrejas batistas, para abrigar refugiados e imigrantes. Hoje, o local acolhe 147 pessoas, a maioria afegãos.

Jennifer Soares, coordenadora do Vila Minha Pátria, diz que o governo federal os procurou após o início da guerra para solicitar o acolhimento dos oriundos de Gaza. A maior parte dos repatriados chegou em novembro, e o projeto prevê que eles permaneçam no local por pelo menos seis meses.

Uma equipe de voluntários trabalha para que o grupo conquiste autonomia e se integre socialmente. De segunda a sexta-feira, adultos e crianças têm pelo menos duas horas de aulas de português. Os menores, que frequentam a escola municipal, fazem lições de reforço para conseguirem acompanhar os colegas de classe.

De tempos em tempos, o grupo participa de oficinas de artes e atividades esportivas. Com 170 mil metros quadrados, o Vila Minha Pátria tem piscina e quadras de futebol, vôlei, basquete e tênis. Rodas de conversa e palestras são organizadas para que os repatriados possam compartilhar dores e lidar com o estresse pós-traumático.

O palestino Mohammad Farahat, 43, disse ter sido bem recebido, mas afirma que o processo de adaptação não tem sido fácil. “Quando chegamos, foi muito, muito ruim. É uma experiência nova no Brasil. E o pano de fundo é o sangue, a guerra, porque deixamos nossos entes queridos em Gaza. Eles ainda estão sofrendo. Estávamos na escuridão porque deixamos tudo para trás: familiares, nossa casa, nossas fotos”, diz ele, cuja esposa e filhos têm nacionalidade brasileira. “Mas, gradualmente, estamos lidando com isso.”

Preocupado com a situação de amigos e parentes em Gaza, Farahat também manifesta receio com a situação da própria família no Brasil. Ele se diz assustado com o alto custo de vida e com poucas oportunidades de emprego em Morungaba, que em 2022 tinha menos de 13,7 mil habitantes, segundo o IBGE. “Não podemos comprar os remédios que não são oferecidos pela rede de saúde, nem roupas. O aluguel de casas não é acessível. Vai ser desafiador encontrar um emprego adequado para garantir um futuro sustentável à minha família.”

Farahat pede ajuda para que seu filho continue o curso de multimídia, interrompido pela guerra em Gaza. A coordenadora Jennifer Soares afirma que a qualificação profissional costuma ser motivo de frustração para imigrantes e refugiados. Em dois anos de projeto, nenhum diploma dos atendidos pelo serviço foi revalidado em território brasileiro.

Os repatriados de Gaza estão incluídos no Bolsa Família. Eles também têm acesso a atendimento psicológico da rede municipal, mas apontam problemas: nem sempre existe um tradutor de árabe e, quando há, pacientes se sentem inibidos com a presença de mais um profissional além do psicólogo.

Cidadãos que já tinham uma vida estabelecida no Brasil antes da guerra também lidam com mudanças. Monir Bader, 39, viajou a Gaza para visitar familiares e acabou encurralado na guerra. De volta, decidiu abandonar a profissão de motorista de aplicativo e passou a vender comida árabe feita em sua casa para passar mais tempo com a família.

Ainda hoje, conta Bader, os filhos de 12, 10 e 5 anos se assustam quando ouvem fogos de artifício. “E os meus sogros estão sofrendo porque estão aqui, mas os filhos deles estão lá. Minha sogra chora o dia inteiro.”

Palestinos-brasileiros fazem campanha para governo brasileiro resgatar parentes

Diante da iminência de Israel iniciar uma ofensiva terrestre de larga escala em Rafah, no sul de Gaza, alguns palestinos-brasileiros começaram uma campanha para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resgatar os familiares que continuam no território palestino.

O movimento é encabeçado por Hasan Rabee, que ficou conhecido ao filmar os ataques israelenses em Gaza e compartilhar nas redes sociais sua rotina pela sobrevivência. Ele e outros repatriados mantêm contatos diários para trocar informações sobre o conflito e a situação dos parentes que estão na zona de guerra.

Rabee viajou a Brasília no mês passado para apresentar a autoridades uma lista de 104 familiares que permanecem em Gaza. “O documento era bem maior e tinha mais ou menos 150 nomes. Mas, a cada semana, a lista vai diminuindo porque as pessoas estão morrendo. Quantos vão restar?”, questiona Rabee, que viajou acompanhado de duas advogadas e da presidente de uma ONG.

Ele afirma ter se reunido com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e dos Direitos Humanos, mas diz não ter conseguido avanços concretos nas tratativas para novas operações de resgate.

Apesar da crise humanitária em Gaza, o governo Lula decidiu que não dará autorização de residência ou visto temporário para fins de acolhida humanitária a palestinos de Gaza com o argumento de evitar uma nova “nakba”. A palavra, que significa catástrofe ou desastre em árabe, faz referência à diáspora forçada de palestinos no fim da década de 1940.

Rabee e outros repatriados de Gaza pedem que o governo conceda o visto para reunião familiar, documento que facilita a entrada no Brasil dos parentes de um refugiado reconhecido pelo Estado brasileiro. O pedido, porém, tampouco avançou.

“Mas eu não vou sossegar”, diz ele. “A gente está bem, mas a nossa cabeça, a nossa mente e o nosso coração estão com a nossa família em Gaza.”

 

Salvador tem deslizamento, aciona sirenes e entra em alerta máximo com chuvas

0

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas que atingem Salvador desde domingo (7) resultaram em alagamentos e deslizamentos de terra que deixaram a capital baiana em alerta máximo. Sirenes foram acionadas em 14 localidades da periferia da cidade, orientando os moradores a deixarem suas casas.

A principal ocorrência foi um deslizamento de terra nas fundações de um edifício de três andares no bairro do Politeama, no centro. Uma cratera se abriu na área do subsolo do prédio e a terra atingiu ao menos quatro carros.

A terra que deslizou atingiu um terreno abaixo, no bairro dos Barris, onde fica a sede da Transalvador, órgão municipal de trânsito. Uma servidora estava numa das salas do prédio atingido teve ferimentos leves e foi levada para uma unidade de saúde.

Os moradores do prédio foram orientados a deixar os apartamentos após o deslizamento. Horas mais tarde, após vistorias da Defesa Civil, eles foram autorizados a subir aos apartamentos para recolher os seus pertences essenciais. Os imóveis, contudo, seguem interditados até uma avaliação estrutural detalhada.

A Defesa Civil municipal decretou alerta máximo com as chuvas e acionou as sirenes em localidades como Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira, Calabetão, Vila Picasso, Vila Sabiá e Voluntários da Pátria.

Nove escolas municipais foram disponibilizadas como abrigos temporários as famílias que tiveram eu deixar as suas casas. As escolas tiveram as atividades suspensas e cerca de 2.000 alunos estão sem aulas nesta segunda.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 175 milímetros de chuvas na capital baiana. No mês, já são mais de 300 milímetros, número que supera a previsão para abril, cuja média histórica é de 285 milímetros.

Em nota, a Prefeitura de Salvador disse que intensificou as ações para mitigar os efeitos das chuvas, incluindo intervenções de drenagem, além de dar suporte para a população que vive em áreas de risco.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que a prefeitura vai conceder auxílio emergencial para indenizar as famílias que perderam seus pertences.

 

Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro de Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da demanda de concentrado de plaquetas, que coincide com a epidemia de dengue que está ocorrendo no momento no município. Até essa semana, foram contabilizados mais de 6.500 casos da doença. Apesar do número expressivo, a unidade tem conseguido atender às solicitações.

A médica hematologista e diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, informou que a relação entre o aumento de casos de dengue e a demanda por plaquetas é realmente significativa. Além disso, ela ressalta que quem teve o quadro de dengue leve, após 30 dias da cura, pode se candidatar à doação de sangue, desde que, após avaliação prévia, esteja dentro dos critérios de outras condições de aptidão.

“A nossa orientação para quem realizou a doação recentemente, após 15 dias, é entrar em contato com o Hemocentro, caso apresente qualquer sintoma relacionado à dengue ou outras arboviroses e tenha o diagnóstico positivo para as doenças. Isso irá garantir a qualidade do sangue coletado”, explicou.

A dengue vem geralmente acompanhada de queda na contagem de plaquetas. Nos casos graves, pode haver também sangramentos, que, às vezes, são vultosos. Nessas situações de diminuição das plaquetas, combinada com hemorragia, a transfusão de plaquetas pode ser muito necessária.

ATENDIMENTO

A unidade, anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), fica aberta das 7h às 18h para receber os doadores voluntários de sangue e plaquetas. O Hemocentro funciona também aos sábados e domingos.

Requisitos para doar — Para ser um doador, o interessado deve ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. É preciso apresentar documento de identidade com foto.

BALANÇO

De acordo com a base de dados monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), foram registradas 6.530 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Desse total, há um óbito de um paciente de 64 anos. Já chikungunya foram 207 notificações. Não há registro de zika.

Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 848; fevereiro 2.722 e, em março 2.506. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 59 em fevereiro e 77 em março.

Campos entrou em epidemia por dengue no dia 1º de março em virtude do aumento contínuo do número de notificações das doenças. A partir do decreto, foram estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Ascom

Netanyahu confirma que invasão de Rafah está mantida e faz mistério sobre data

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (8) que há uma data estabelecida para a invasão da cidade de Rafah, o último refúgio de metade da população da Faixa de Gaza. O premiê, entretanto, não disse quando a ação terá início.

A declaração ocorreu um dia após autoridades israelenses anunciarem a redução do continente de tropas no sul de Gaza -um porta-voz militar disse à agência de notícias Reuters que apenas uma brigada permanecia na região. O movimento gerou especulações sobre a invasão de Rafah, que vem sendo prometida por Netanyahu a despeito de pressão da comunidade internacional.

“Hoje recebi um relatório detalhado sobre as conversas no Cairo. Estamos constantemente trabalhando para alcançar os nossos objetivos: em primeiro lugar, a libertação de todos os nossos reféns e alcançar uma vitória completa sobre o Hamas”, disse Netanyahu. “Essa vitória exige a entrada em Rafah e a eliminação dos batalhões terroristas que estão lá. Isso vai acontecer. Há uma data.”

Nos últimos meses, a possível incursão à cidade se tornou um ponto de tensão entre Israel e alguns de seus principais aliados, incluindo os EUA. Na semana passa, o presidente Joe Biden falou publicamente pela primeira vez em condicionar o apoio a Tel Aviv a uma mudança de postura do aliado na Faixa de Gaza

Em um telefonema, o americano afirmou a Bibi, como o premiê israelense é chamado, que o país precisaria adotar passos “específicos, concretos e mensuráveis” para lidar com danos a civis, sofrimento humanitário e segurança de trabalhadores humanitários em Gaza. A advertência aconteceu após um ataque de Israel a um comboio sinalizado da ONG World Central Kitchen (WCK) matar sete trabalhadores humanitários no começo da semana.

Bibi costuma manter sua posição em relação aos planos de invasão. No último dia 31, após enfrentar uma noite de protestos contra seu governo dentro de Israel, o premiê fez um discurso no qual reafirmou que pretende adentrar a cidade. “Leva tempo, mas será feito. Não há vitória sem isso”, afirmou ele na ocasião.

Leia Também: Exército de Israel reduz tropas do sul da Faixa de Gaza após pressão internacional

São Paulo já contabiliza 221 mortos em decorrência da dengue

0

Com a epidemia de dengue no país, o estado de São Paulo já contabiliza 221 mortes decorrentes de complicação da doença. De acordo com informações da Secretaria da Saúde, até esse domingo (7), última vez em que o balanço foi atualizado, o estado somava 1.037.620 casos notificados da arbovirose, dos quais 471.989 (45,4%) foram confirmados.

O número de óbitos pode aumentar, já que 495 mortes ainda estão sob investigação, ou seja, aguardam resultado de exame laboratorial comprobatório ou classificação por critério clínico-epidemiológico. Da parcela já confirmada, 567 casos foram qualificados como sendo de dengue grave, também conhecida como dengue hemorrágica.

De acordo com o Instituto Butantan, uma em cada 20 pessoas pode desenvolver o quadro grave da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas, nesse caso mais severo da doença, abrangem dor abdominal intensa, vômito persistente, que pode conter sangue, sangramento nas gengivas ou no nariz, dificuldade para respirar, confusão mental, fadiga, aumento do fígado, queda da pressão arterial e sangue nas fezes.

Caso o paciente apresente esses sintomas, a recomendação é de que busque imediatamente atendimento médico, pois a tendência é de que haja complicações e até mesmo morte dentro de um período de um a dois dias após o surgimento de tais sintomas.

No estado de São Paulo, mais de 245 mil casos confirmados (60,3%) são de pacientes brancos, o que pode sugerir um maior acesso à rede de saúde. A parcela de pessoas pretas é 7,34% (29.872 casos), enquanto a de pardos 31,1% (126.838).

Os sintomas mais informados aos profissionais da rede de saúde são, conforme registra o governo estadual, febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), náusea (enjoo), dor nas costas e dor retro-orbitária (dor atrás dos olhos).

Também têm sido mencionados vômito, artralgia (dor nas articulações), artrite (inflamação das articulações), exantema (manchas avermelhadas na pele), petéquias (manchas marrom-arroxeadas), leucopenia (queda de glóbulos brancos no sangue), prova do laço positiva (quando se identificam mais de 20 pontinhos vermelhos em certa região marcada na pele) e conjuntivite.

Entre os municípios com situação mais crítica, estão Campinas, São José dos Campos, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ribeirão Preto. Guarulhos é outra cidade com alta incidência de dengue, atualmente.

Leia Também: RJ registra casos de dengue tipo 3, que não circulava no estado desde 2007

 

Caixa inicia contratações de crédito habitacional com uso de FGTS Futuro

0

A Caixa inicia nesta segunda-feira (8), as contratações de financiamento imobiliário com o FGTS Futuro, que possibilita o uso de recursos que ainda serão depositados no fundo do trabalhador para complementar o financiamento de imóveis do Minha Casa Minha Vida. A operação está disponível aos trabalhadores com renda de até R$ 2.640, para aquisição de imóveis novos e usados pelo programa habitacional.

Segundo a Caixa, o FGTS Futuro poderá ser utilizado pelo titular da conta vinculada do FGTS, que deverá autorizar, no ato da contratação do crédito habitacional, a realização da caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS, por um prazo de 120 meses.

A autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS. “Dessa forma, o trabalhador poderá ter acesso a um financiamento maior para aquisição do seu imóvel”, destacou o banco, em nota.

Caso o trabalhador seja demitido, não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento do imóvel. Todo o excedente disponível na conta de FGTS é utilizado para reduzir a dívida, com exceção do recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador.

O FGTS é depositado mensalmente pelo empregador ao funcionário com carteira assinada e corresponde a 8% do salário.

Contratação

No processo de contratação, a Caixa, como agente financeiro, informará ao trabalhador a capacidade de pagamento para financiamento habitacional, com e sem a utilização dos depósitos futuros. Havendo a opção pelo uso do FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

A opção pelo uso do FGTS Futuro só pode ser feita no momento da contratação da operação, sem possibilidade de adesão posterior. “A Caixa esclarece que o uso ou não desse recurso é uma decisão exclusiva do trabalhador e a medida é válida apenas para novos contratos de financiamento.”

Ex-BBB Vinicius capota em acidente e relata “livramento”

0

O ex-BBB Vinicius, de 29 anos, sofreu um grave acidente de ônibus na madrugada de domingo para segunda-feira (8), enquanto viajava de Maringá para Londrina, no Paraná. O veículo capotou após colidir com uma caminhonete que invadiu a pista, resultando na morte do motorista do carro e ferindo outros passageiros.

Apesar de sofrer ferimentos leves, Vinicius consegiu abrir a emergência do ônibus e auxiliar na retirada de outros passageiros. Ele relata o episódio como um “livramento” e agradece a proteção divina.

Em 2013, Vinicius perdeu uma perna em outro acidente de trânsito. Superando as adversidades, tornou-se atleta paralímpico e inspirou milhões ao participar do BBB24.

Após o susto, o ex-BBB segue em recuperação e com foco nos treinos, buscando uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris.

STF tem maioria para derrubar lei capixaba que libera armas a vigias

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria de votos para declarar inconstitucional uma lei do Espírito Santo que “reconhece a atividade de risco e a efetiva necessidade de porte de arma” a vigilantes e seguranças no Estado. A avaliação é a de que o Estado não tem competência para legislar sobre o tema e ainda baixou normativa contrária às regulamentações federais sobre o tema.

“A legislação impugnada encontra-se eivada de inconstitucionalidade formal, por não deter o ente estadual competência para legislar acerca da matéria, a qual está reservada privativamente à União. Ademais, a lei estadual contraria a disciplina federal sobre o assunto, pois o Estatuto do Desarmamento não confere porte de armas a tais agentes”, anotou o relator, ministro Dias Toffoli.

Até o momento, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Edson Fachin, além da ministra Cármen Lúcia, votaram junto com Toffoli, para derrubar a norma capixaba. O julgamento teve início no último dia 29 e tem previsão de terminar nesta segunda-feira, 8.

Trata-se do segundo pedido da Advocacia-Geral da União que o Supremo acolhe, no sentido de manter a restrição do porte e posse de armas de fogo. Ao todo, o governo federal ajuizou dez ações, em dezembro de 2023, para derrubar leis municipais e estaduais que facilitam o porte de armas.

Em seu voto, Toffoli destacou os inúmeros precedentes da Corte no sentido que Estados e municípios “não são competentes para ampliar o acesso ao porte de arma de fogo para além das hipóteses previstas na legislação federal vigente, visto que cabe à União a definição dos requisitos para a concessão do porte de arma de fogo e dos possíveis titulares de tal direito”.

Toffoli destacou como, diferente do que prevê a lei estadual, o Estatuto do Desarmamento não conferiu diretamente a vigilantes e seguranças vinculados a empresas privadas autorização para o porte de armas.

“As empresas de segurança privada e de transporte de valores deterão a propriedade, responsabilidade e a guarda desses armamentos, as quais somente podem ser utilizadas pelos agentes de segurança em serviço. Ademais, essa utilização deverá ser autorizada pela Polícia Federal em nome da empresa, desde que comprovado o preenchimento de requisitos”, frisou.

Leia Também: STF decide, por 11 a 0, que artigo 142 da Constituição não dá ‘poder moderador’

 

Homem assume que roubou privada de ouro avaliada em R$ 30 milhões

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem de 39 anos se declarou culpado pelo roubo de uma privada de ouro de um palácio no Reino Unido.

O QUE ACONTECEU

James Sheen, 39, assumiu a culpa em julgamento. Ele tinha sido preso com outras três pessoas após o sumiço da privada do Palácio de Blenheim, em 2019. A obra artística, instalada dias antes, estava avaliada em £ 4,8 milhões (equivalente a R$ 30 milhões).

Homem está preso por outros crimes. Ele cumpre uma sentença de 17 anos e entrou no julgamento, realizado em um tribunal de Oxford, por videochamada.

Preso já roubou outros objetos em exposição. Ele foi condenado por levar troféus do Museu Nacional de Corridas de Cavalo, em Suffolk. O material era avaliado em £ 400 mil (equivalente a R$ 2,5 milhões).

Outros três homens foram acusados pelo crime. Eles declararam que eram inocentes e devem passar por julgamento em fevereiro, afirmou o canal CNN.

RELEMBRE ROUBO

A privada foi levada do Palácio de Blenheim, no sul da Inglaterra, em setembro de 2019. Ela fazia parte de uma exposição dedicada ao artista italiano Maurizio Cattelan e era feita com ouro de 18 quilates.

Objeto era funcional. Ele tinha um assento, um vaso e uma caixa acoplada e foi exposto pela primeira vez em Nova York. Na primeira exposição, visitantes do museu de Guggenheim podiam agendar um horário para usar o vaso, com limite de três minutos, para evitar filas.

Ladrões entraram no palácio de madrugada. A polícia afirmou que ladrões invadiram o museu de madrugada e deixaram o local com o objeto pela manhã, causando danos e uma inundação.

Obra ainda não foi recuperada. Autoridades anunciaram recompensa de £ 100 mil para aqueles que tivessem pistas sobre o paradeiro da privada, mas a obra de arte ainda não foi encontrada, informou o Washington Post em novembro de 2023.

Torneio de pássaros é interrompido e 12 aves são resgatadas em SJB

0

Neste domingo (7), uma denúncia ao Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou a Polícia Militar a paralisar um torneio de pássaros que ocorria em São João da Barra. Um homem foi detido.

Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, os policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, se deslocaram à localidade Carrapicho, onde dentro de um galpão estava ocorrendo um torneio de pássaros silvestres.

Na chegada dos agentes, diversas pessoas fugiram do local, deixando para trás 24 cartelas com identificações das aves. Pelo menos 12 pássaros da espécie papa capim foram apreendidos.

Um homem que estava com algumas dessas aves, não apresentou nenhuma licença, sendo então encaminhado à 145ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Todos os pássaros silvestres foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.

Corpo de mulher é encontrado com marcas de agressão

0
Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (8), o corpo de uma mulher foi encontrado na Avenida Breno Carelli, próximo ao condomínio Viva Mar, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio.

Segundo informações, populares acionaram a Polícia Militar, após encontrarem a mulher já sem vida. A vítima, que ainda não foi identificada, estava com marcas de agressões no rosto e mãos amarradas ao pescoço.

O corpo será removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio e a ocorrência foi registrada na 126ª Delegacia de Polícia. Até o momento, não há informações sobre autoria e motivação do crime. Ninguém foi preso.

Fonte: O Dia

Semana começa quente e com pancadas de chuva em São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A semana começa com dias típicos de outono, com manhã e noites mais frias e dias quentes, além de pancadas de chuva na capital paulista.

O sol deve aparecer entre nuvens nesta segunda (8), o que favorece a elevação da temperatura, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. A mínima prevista para o dia é de 18ºC, e máxima, de 30ºC.

A umidade do ar deve chegar a 43% e podem ocorrer pancadas isoladas no período da tarde, porém com baixo volume e sem chance de alagamentos.

Já na terça (9), o dia começa nublado e com chuva fraca na madrugada, com mínima de 19ºC. A precipitação ganha força no início da tarde e há previsão de chuva forte, com potencial de alagamentos, segundo o CGE. A máxima deve atingir os 27ºC.

Os dias devem continuar quentes, mas sem romper a marca dos 30ºC, no restante da semana na capital paulista, sempre com pancadas de chuva à tarde, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

PREVISÃO DO TEMPO NO PAÍS

A semana também deve apresentar mínimas e máximas na casa dos 20°C a 29°C na maioria das capitais, exceto na região Norte e Nordeste, onde as temperaturas máximas podem ultrapassar a casa dos 30°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Chuvas isoladas no período da tarde devido ao aumento da temperatura devem ocorrer em todas as capitais, exceto Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

O maior volume de chuva deve se concentrar em Salvador (BA), onde já há previsão de temporais para esta segunda e terça-feira.

Leia Também: STF decide, por 11 a 0, que artigo 142 da Constituição não dá ‘poder moderador’

 

Homem é agredido a pedrada no Parque Rosário

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Na manhã desta segunda-feira (08), um homem foi agredido com uma pedra na cabeça, na Avenida José Alves de Azevedo, Parque Rosário, em Campos.

A vítima é um homem em situação de rua. Mesmo ferido, chegou sozinho até um hospital particular nas proximidades, onde acionaram o Corpo de Bombeiros, e o encaminharam para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, o homem identificado pelas iniciais W.P.dos.S de 44 anos, teve um corte na cabeça, fez raio-x da coluna lombar, bacia, sacra, coxa direita, tornozelo direito e tomografia do crânio, tórax e abdômen. Ele fez sutura, foi medicado e está estável, em observação na Unidade de Decisão Médica (UDM) do pronto-socorro do HFM.

A autoria e a motivação da agressão ainda foram divulgadas. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.