Home Blog Page 2580

Cursos GTR: matrículas terminam nesta quarta-feira (10)

0

Os classificados para os cursos gratuitos do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) têm até esta quarta-feira (10) para realizar a respectiva matrícula. O procedimento é feito na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI). As lista completa dos aprovados pode ser conferida clicando aqui

“A sede da SMTDH funcioina na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a matrícula, é necessário apresentar Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência atual”, orientou o titular da pasta, Fagner Azeredo.

Para os cursos de Oficina de Trança (Comunidade Quilombola) e Artesanato não houve necessidade de classificação, já que o número de inscritos não ultrapassou o total de vagas. O GTR disponibilizou ainda os seguintes cursos gratuitos: Manicure, Manicure com Alongamento, Cabeleireiro, Barbeiro, Penteado, Design de Sobrancelhas, Auxiliar de Farmácia, Panificação, Corte e Costura, Costura Criativa e Oficina de Crochê (Terceira Idade).

 

Mulher morre em acidente envolvendo carro e caminhonete na RJ-230

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta segunda-feira (8), um acidente grave ocorreu na rodovia RJ-230, entre o distrito de Santa Maria e Santo Eduardo, na Região Norte de Campos, resultando na morte de uma mulher.

Um homem também ficou ferido no acidente, que envolveu um carro Gol e uma caminhonete Amarok. A identidade da vítima fatal não foi divulgada, e as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

O acidente chamou atenção por quem passava pelo local e o trânsito registrou lentidão. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Abin identifica espião da Rússia atuando em embaixada de Brasília

0

 (FOLHAPRESS) – A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) descobriu um espião da Rússia em atuação no Brasil que se passava por integrante do corpo diplomático da embaixada de seu país em Brasília.

Serguei Alexandrovitch Chumilov deixou o Brasil após o setor de contrainteligência da Abin identificá-lo como espião de um dos serviços russos de inteligência. Ele atuava para cooptar brasileiros como informantes.

A atividade dele foi confirmada à Folha por funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de outras áreas do governo. Procurada, a Abin informou que não nega nem comenta casos de contraespionagem. O Itamaraty afirmou que monitora, mas “não comenta publicamente casos dessa natureza por seu caráter sigiloso”. A embaixada da Rússia em Brasília também não comentou.

Chumilov entrou no Brasil em 2018, segundo informações do Itamaraty, para desempenhar a função de primeiro-secretário na embaixada na capital federal. Além do posto, ele se identificava como representante da Casa Russa no Brasil (Russky Dom), ligada à agência federal russa Rossotrudnichestvo.

A Rossotrudnichestvo é a agência para “assuntos de colaboração com a comunidade de Estados independentes, compatriotas no estrangeiro e cooperação humanitária internacional”. O órgão fica dentro da estrutura do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia. A pasta é comandada por Serguei Lavrov, que esteve no Brasil e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fevereiro.

A saída do espião do Brasil, em julho de 2023, ocorreu após pedido do governo russo. Os relatos obtidos pela Folha são de que, após a Abin descobrir sua real atividade, houve uma articulação diplomática para que o próprio país pedisse sua saída.

Nesses casos, é comum que esse procedimento seja realizado com discrição para evitar “constrangimentos diplomáticos”, segundo integrantes do Itamaraty.

Nos últimos anos, o Brasil registrou ao menos três casos de espiões russos. O mais conhecido é o de Serguei Vladimirovitch Tcherkasov, preso em 2022 após utilizar identidade brasileira para se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda.

Espiões que atuam como Tcherkasov são chamados de ilegais porque criam e utilizam uma identidade falsa, de outro país. Chumilov, no entanto, faz parte de um outro grupo. Ele é ligado a um serviço de inteligência da Rússia e, apesar de atuar fora da lei, utilizava a própria identidade russa.

Seu objetivo era angariar informações sobre determinados setores ou temas do Brasil de interesse do serviço de inteligência da Rússia. Na prática, o russo estava legalmente no Brasil, mas se valia da condição de diplomata para desempenhar a função de espião.

A Abin, como órgão central do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), informou ao Itamaraty como se dava essa atuação e quais eram os alvos preferenciais. A Folha confirmou as tentativas de criar uma rede de informantes e de cooptar brasileiros como “fontes humanas”.

Entre os métodos empregados estava o uso de bolsa de estudos e programas de intercâmbio na Rússia, como forma de atrair estudantes e acadêmicos de determinadas áreas.

Integrantes do setor de inteligência disseram à reportagem que, nesse modelo de atuação, os alvos se tornam, muitas vezes, fontes do espião mesmo sem perceber.

A estratégia ficou explícita em eventos em que Chumilov participou para promover bolsas de estudo em universidades russas. Um exemplo é uma palestra dele em 2022 em uma faculdade de Brasília.

No encontro, ele é apresentado como representante da Casa Russa e com passagens por empresas privadas e públicas na Rússia (de 2011 a 2014), como representante comercial da Rússia no Brasil (2014 a 2017) e, depois, como titular da Rossotrudnichestvo Brasil a partir de 2018.

“Meu nome é Serguei Chumilov, sou diretor da representação da agência governamental russa, o nome é um pouco complicado para brasileiros e estrangeiros, o nome completo é Rossotrudnichestvo. Mas o segundo nome é Casa Russa. O foco principal da nossa agência é a promoção da agenda humanitária da Rússia. Então trabalhamos com promoção da cultura russa, com conteúdos russos e, também, um dos pilares principais da nossa agência é a promoção da educação”, afirma.

Ainda segundo ele, a Casa Russa naquele ano oferecia em média 50 bolsas para brasileiros. “Eu posso dizer que a demanda é muito alta e muitos brasileiros procuram educação na Rússia, porque a educação na Rússia é muito competitiva e nossas universidades estão na lista das melhores do mundo”, disse ao iniciar a palestra em que apresentou as possibilidades para interessados em ir à Rússia estudar.

Como atuam visando um objetivo no longo prazo e sob a cobertura diplomática, os espiões realizam um processo que no setor de inteligência é chamado de “cultivação” das pessoas cooptadas. Em alguns casos, elas só percebem quando já estão envolvidas, o que dificulta a saída da rede de informantes.

A Abin é a responsável no Brasil por fazer o trabalho de contrainteligência de Estado com o objetivo de realizar ações para proteger “dados, conhecimentos, infraestruturas críticas -comunicações, transportes, tecnologias de informação- e outros ativos sensíveis e sigilosos de interesse do Estado e da sociedade”.

Em casos como o do russo, o patrocinador era um serviço de inteligência estrangeiro, e a Abin mapeou algumas áreas de interesse em que ele buscava criar suas redes. As informações, porém, são mantidas em sigilo.

De acordo com funcionários do Itamaraty, a atuação de espiões utilizando cargos diplomáticos é comum em todo mundo e não se trata de uma exclusividade da Rússia.

Pela sensibilidade diplomática que o tema envolve, as autoridades brasileiras têm por método não tratar dos casos publicamente e seguir um protocolo confidencial para que o país envolvido retire o suspeito do Brasil sem maiores danos para as relações entre os países.

Leia Também: Bolsonaro diz que Elon Musk é um ‘símbolo’ e que agora direita tem apoio fora do Brasil

Mais de 300 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade em Campos

0
Espaço da Oportunidade/ Foto: Reprodução Ascom
O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está oferecendo 305 vagas de emprego em diferentes áreas para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há quatro oportunidades. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.

O maior número de vagas é no mercado offshore para taifeiro, com 53 oportunidades, seguido de serviços gerais (25), e consultor de vendas, com 20. Há também disponibilidade para operador de caixa (18), saloneiro (13), ajudante de cozinha (12), vendedor (12), atendente (11), paioleiro (11), cozinheiro (10), padeiro (8), recepcionista (8), nutricionista (7), chefe de cozinha (7), auxiliar comercial (5), motorista de caminhão (4), corretor de imóveis (3), designer de sobrancelhas (1), vistoriador automotivo (1), entre outros.

Há também oportunidades para PCD de empacotador, outra para operador de loja e duas para servente de obras. No ramo offshore, são mais de 60 vagas disponíveis em diversas áreas.

Saiba como se cadastrar

Para realizar o cadastro, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga.

Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.

Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Lata de cerveja é achada 32 anos após fabricação durante limpeza na praia

0

Em uma incrível coincidência do destino, uma lata de cerveja fabricada em 5 de abril de 1992 foi encontrada por voluntários durante um mutirão de limpeza na Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), exatamente 32 anos após sua produção.

A ação, realizada pela ONG Eco Local Brasil, dedicada à proteção do meio ambiente, reuniu 40 pessoas que se dedicaram à coleta de lixo na praia. Entre os diversos materiais recolhidos, uma lata se destacou pelo design antigo, chamando a atenção dos participantes.

Ao verificar a data de fabricação estampada na lata, a equipe da Eco Local Brasil se deparou com a notável coincidência: 5 de abril de 1992, a mesma data do mutirão, 32 anos depois. A descoberta foi registrada em vídeo, mostrando a surpresa e a empolgação dos voluntários.

Este achado serve como um lembrete pungente da persistência do lixo no meio ambiente. De acordo com a Fiocruz, uma lata de alumínio leva entre 200 a 500 anos para se decompor na natureza.

A Eco Local Brasil, que desde 2023 realiza mutirões de limpeza nas praias da região de Jurerê, mantém um acervo com objetos inusitados encontrados durante as ações. 

Leia Também: Mensagem em garrafa de 40 anos é encontrada por catadora de lixo

 

Acidente de moto deixa dois jovens gravemente feridos em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Dois jovens de São Francisco de Itabapoana sofreram ferimentos graves em um acidente de moto na tarde desse domingo (07), na estrada entre Vila Nova e Chave do Paraíso, em Campos.

Devido ao impacto, um dos jovens teve parte da perna arrancada, enquanto ambos estavam na mesma moto. Um jovem residente do Macuco, perdeu parte da perna esquerda abaixo do joelho e foi submetido a cirurgia no Hospital Ferreira Machado (HFM). O outro jovem, morador de Santo Antônio, também está sendo tratado na mesma unidade de emergência.

 

*Matéria em atualização*

Foragido da justiça é capturado na comunidade da Matinha, em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Neste domingo (07) por volta das 20h50, a Polícia Militar conseguiu capturar um foragido da justiça na Rua Dr. Artur Lontra Costa, na Comunidade da Matinha, em Vila da Rainha, em Campos.

Durante o patrulhamento, os policiais abordaram um homem apontado como líder do tráfico na comunidade da Matinha, no bairro Jockey. Após consulta aos sistemas, foi constatado um mandado de prisão em aberto contra ele, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Diante da situação, o foragido foi preso e conduzido para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde permanece à disposição da justiça para os devidos procedimentos legais.

Veículo roubado é recuperado por Policial Penal em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na noite deste domingo (07), por volta das 18h00, um veículo Fiat Toro de cor prata, que havia sido roubado na manhã de sábado no Parque Tamandaré, foi localizado na Rua Alvaro Tamega, no Parque Tamandaré, em Campos.

A descoberta foi feita por um policial penal da seção de inteligência do Sistema Penitenciário do Estado (Seap), que estava de folga no momento. O veículo foi encontrado completamente intacto, com a chave e alguns documentos do proprietário próximos a ele. Não foi possível localizar nenhum suspeito no local.

Após a localização, o veículo foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi entregue ao proprietário e o caso foi registrado. A Polícia continua investigando o caso para identificar os responsáveis pelo roubo.

Homem é achado morto com parte do corpo devorada por porcos, diz polícia

0

 A Polícia Militar de Goiás foi acionada para atender uma ocorrência macabra em uma fazenda no município de Cachoeira Alta, no sudoeste goiano. Um homem foi encontrado sem vida dentro de um chiqueiro, e parte do seu corpo havia sido devorada pelos porcos da propriedade.

Segundo relatos de testemunhas à polícia, a vítima era funcionária da fazenda e foi vista pela última vez por volta das 7h30 da manhã, quando se dirigia ao chiqueiro para alimentar os animais. Horas depois, o corpo foi encontrado por outros funcionários.

Um sobrinho da vítima relatou que, dias antes do ocorrido, o homem havia passado mal e desmaiado. As causas da morte ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais.

Leia Também: Matheus Gonçalves, do Flamengo, é assaltado na saída do Maracanã

 

Idoso é atacado nas mãos, braços e pernas por um Pitbull em Minas Gerais

0

Um homem de 71 anos foi atacado por um cachorro da raça Pitbull na tarde do último sábado (6), em uma propriedade rural próxima à comunidade Ponta do Morro, em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o animal estava na propriedade há um dia e ninguém sabia informar quem era o dono.

O idoso foi atacado nas mãos, braços e perna esquerda e foi socorrido por sua esposa. Ele recebeu os primeiros atendimentos na sede do Sétimo Batalhão da cidade e foi encaminhado para o Hospital Universitário. A vítima relatou que, após ser atacado, correu para dentro do seu veículo para se proteger do cão, e que suas duas filhas, de 11 e 16 anos, ficaram presas dentro da residência devido à presença do animal no quintal.

A equipe de Bombeiros foi acionada e, com o uso de equipamentos específicos, capturou o cão e o conduziu até a unidade do Centro de Zoonoses.

Leia Também: Escritora é atacada por pitbulls em praia e tem parte do braço arrancado

 

Homens são presos com armas e rádios durante operação policial na Festa da Penha, em Atafona

0
Foto: Divulgação Policia Militar

Três homens foram presos com arma, munições e rádios neste domingo (07), na rua Ernani Alves, na Festa da Penha, em Atafona, em São João da Barra.

Segundo a polícia, os agentes observaram a presença de traficantes e abordaram um suspeito, encontrando com ele um rádio de comunicação, além de um celular e R$ 160,00.

Durante a ação, o rádio transmitia “pega a visão, pega visão, estamos na atividade perto da beira-mar no Palio”. A partir desta informação, os militares seguiram a pé até a beira-mar com o suspeito, avistando o veículo se aproximando.

Foi realizada a abordagem ao veículo, e o carona jogou um revólver com cinco munições intactas. Com ele também foi encontrado o valor de R$ 138,00. Com o motorista foi encontrado outro rádio, e no carro, mais dois celulares.

Os suspeitos foram levados para a 145ª Delegacia de Polícia de SJB e foram encaminhados para a Central de Flagrantes 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em Campos, onde foram autuados por associação para o tráfico de drogas e permaneceram presos.

Homem é encontrado gravemente ferido dentro de valão em Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos

Um homem ainda não identificado foi encontrado gravemente ferido dentro de um valão na Rua Dr. Adão Manoel Pereira, no bairro do Horto, em Campos, no sábado (6).

A polícia relatou que os agentes encontraram a vítima em condições críticas dentro do valão, que era de difícil acesso, e imediatamente chamaram os Bombeiros. O homem foi resgatado e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

As circunstâncias exatas do caso ainda não foram esclarecidas, mas suspeita-se que ele tenha sido vítima de agressão física.

Inundações na Rússia afetam mais de 10 mil casas

0

Mais de 10 mil edifícios residenciais estão submersos nas regiões russas dos Urais, do Volga e na Sibéria ocidental devido à elevação das águas do rio Ural, anunciaram hoje as autoridades, que estão retirando os habitantes das cidades afetadas.

“Um total de 10.400 edifícios residenciais foram inundados”, declarou o Ministério das Situações de Emergência, que aguarda a subida das temperaturas para a neve derreter e o gelo dos rios se desfazer.

Por sua vez, o governador Denis Pasler informou que 10.168 casas continuam inundadas.

O número de pessoas retiradas da área inundada, devido ao tempo quente e ao degelo, é de 6.127, incluindo 1.478 crianças, conforme comunicado de Pasler.

Em Orsk, uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, onde as autoridades descreveram a situação de domingo como “crítica”, mais de 6.500 casas estão submersas.

As autoridades alertam que o pico das inundações ainda não foi ultrapassado e a normalização do nível das águas do rio Ural está prevista apenas para o final do mês.

Segundo estimativas preliminares, os prejuízos causados pelas inundações podem chegar a 21 mil milhões de rublos, mais de 212 milhões de euros.

As cheias do rio Ural resultaram na ruptura de uma barragem e na inundação da parte antiga da cidade, levando as autoridades a declarar o estado de emergência regional em 4 de abril.

Orsk é a segunda maior cidade da região de Orenburg, na fronteira com o Cazaquistão, onde as inundações foram descritas no sábado como a pior catástrofe natural dos últimos 80 anos.

Leia Também: Mais de 40 huskies são retirados de canil após inundações na Rússia

Terceiro corpo de vítima de queda de ponte em Baltimore, é encontrado

0

Na última sexta-feira (5), autoridades de Baltimore, nos Estados Unidos, resgataram o corpo de Maynor Suazo-Sandoval, um dos trabalhadores que estava desaparecido após a queda da ponte Francis Scott Key no dia 26 de março.

Sandoval foi o terceiro corpo a ser encontrado, confirmando as piores expectativas e encerrando a busca por sobreviventes. O Prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott, agradeceu aos socorristas pelo empenho na operação de resgate e expressou sua solidariedade às famílias dos demais trabalhadores ainda desaparecidos.

“Embora eu me console sabendo que isso nos aproxima um passo do encerramento, meu coração continua com todas as famílias que ainda esperam ansiosamente por seus entes queridos”, disse o Prefeito em comunicado.

A ponte Francis Scott Key desabou na madrugada de 26 de março após a colisão de um navio de carga com um dos seus pilares. Aproximadamente 20 pessoas, incluindo Sandoval, caíram na água junto com veículos.

O Governador de Maryland declarou estado de emergência após o acidente, e as autoridades confirmaram que todos os desaparecidos foram dados como mortos.

Sobre a Ponte:

A ponte Francis Scott Key, com quase 3 km de extensão, foi inaugurada em 1977 e leva o nome do autor do poema “The Star-Spangled Banner”, que deu origem ao hino dos Estados Unidos. A estrutura, que também conta com uma ponte elevadiça, fica próxima ao porto de Baltimore, um importante centro de navegação na Costa Leste.

Leia Também: Tripulação continua retida no navio que se chocou contra ponte nos EUA

Leia Também: Começam os trabalhos para retirar os destroços da ponte de Baltimore

Leia Também: “Milagre”: Sobrevivente do colapso de ponte de Baltimore “não sabe nadar”

Leia Também: Funcionários começam a cortar restos da ponte de Baltimore; veja o vídeo

Mais de 90 mortos em naufrágio no norte de Moçambique

0

Neste domingo (7), mais de 90 pessoas perderam suas vidas em um naufrágio na província de Nampula, no norte de Moçambique, informou o Secretário de Estado da Província.

Os mortos foram vítimas de um naufrágio envolvendo uma embarcação que partiu do posto administrativo de Lunga com destino à Ilha de Moçambique, afirmou Jaime Neto, acrescentando que as autoridades suspeitam que a sobrelotação tenha sido a causa do acidente.

“O barco transportava cerca de 130 pessoas, mas não tinha capacidade para tal. Portanto, naufragou e até agora foram confirmadas pelo menos 91 mortes. Os corpos já foram identificados”, disse Jaime Neto, citado pela Televisão de Moçambique (TVM).

De acordo com o funcionário, as autoridades do posto administrativo de Lunga, localizado a 189 quilômetros da cidade de Nampula (capital provincial), estão realizando buscas para localizar pessoas que ainda estão desaparecidas.

“É uma situação complicada e o posto administrativo de Lunga está empenhado em localizar outras pessoas que estavam na embarcação”, concluiu Jaime Neto.
 
 Leia Também: Terceiro corpo de vítima de queda de ponte em Baltimore, é encontrado

Mulher com doença rara volta a ficar de pé após cirurgia inovadora

0

Melanie Hartshorn, uma inglesa de 34 anos que sofre da forma mais grave da síndrome de Ehlers-Danlos (SDE), finalmente conseguiu voltar a ficar de pé após um tratamento inovador. A SDE é uma doença rara que causa defeitos na produção de colágeno, levando à hipermobilidade articular, atrasos motores e fragilidade óssea e tecidual.

De acordo com o The Sun, no caso de Melanie, a doença era tão grave que ela corria o risco de sofrer uma decapitação interna caso ficasse de pé, pois o crânio estava separado dos ossos do pescoço. Essa condição a obrigava a usar um colar cervical e permanecer deitada a maior parte do tempo para evitar romper a medula.

Em 2022, Melanie passou por uma cirurgia experimental na Espanha com o objetivo de fundir o crânio à coluna vertebral. O procedimento foi extremamente arriscado e custou cerca de 165 mil libras (aproximadamente 1 milhão de reais), valor que foi arrecadado em campanhas colaborativas, pois o sistema de saúde inglês se recusou a realizar a operação devido aos riscos.

Felizmente, a cirurgia parece ter sido bem-sucedida, e Melanie finalmente conseguiu ficar de pé. O processo de adaptação é lento, mas a inglesa já demonstra grande progresso. Ela já havia passado por diversas outras operações sem sucesso, e essa última chance representou uma verdadeira “sentença de morte” caso não funcionasse.

Melanie agradeceu a todos que a apoiaram: “Foi graças às doações das pessoas e à coragem de um médico que pude fundir meus ossos e deixar para trás minha sentença de morte”, escreveu ela em seu Instagram.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido, com muitas sessões de fisioterapia pela frente. No entanto, a história de Melanie representa um grande passo de esperança para pacientes com SDE e outras doenças raras.

[Legenda]© Reprodução- Intagram – Melaniesmission  

Leia Também: Gêmeos nascem com 22 dias de diferença e em hospitais diferentes

Poder moderador das Forças é tese golpista, vota Moraes; placar é de 10 a 0

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou contra a tese de que as Forças Armadas podem intervir sobre os Três Poderes. Agora, o placar está 10 a zero.

Moraes afirmou que o entendimento é uma “pífia, absurda e antidemocrática interpretação golpista”. O ministro é relator no STF de um inquérito que investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planejou golpe de Estado com oficiais de alta patente.

Segundo ele, o presidente que convocar o suposto poder moderador das Forças Armadas estará cometendo crime de responsabilidade, e a cassação do mandato deve ser julgada pelo Congresso. “A gravidade maior do estado de sítio exige, em regra, prévio controle político a ser realizado pelo Congresso Nacional, ou seja, prévio controle do Poder Legislativo civil”.

Moraes repetiu por sete vezes em seu voto que o poder civil exerce soberania sobre as autoridades militares. O ministro do STF relembrou que, em casos de estado de sítio e GLO (Garantia da Lei e da Ordem), as Forças Armadas estarão sempre submetidas “à vigilância das autoridades constitucionais”, representadas pelo Legislativo e pelo Judiciário.

Nunca houve a previsão das Forças Armadas como um dos Poderes de Estado, ou mais grave ainda -como se pretendeu em pífia, absurda e antidemocrática ‘interpretação golpista’- nunca houve a previsão das Forças Armadas como poder moderador, acima dos demais poderes de Estado.
Alexandre de Moraes em seu voto

VOTAÇÃO
O julgamento será concluído com o voto do ministro Dias Toffoli, indicado por Lula em 2009. Ele tem até esta segunda-feira (8) para registrar seu voto em sessão virtual.

Já votaram contra a tese do poder moderador: Luiz Fux, Luiz Roberto Barroso, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Relator da ação, Fux votou na sexta-feira (29) e disse que a Constituição não permite que o presidente recorra às Forças Armadas para se opor ao Congresso e o Supremo. O ministro argumentou ainda não ser atribuição dos militares mediar possíveis conflitos entre os poderes.

Terceiro a votar contra o poder moderador dos militares, Flávio Dino afirmou que “a função militar é subalterna”. Ele disse ainda ser uma oportunidade do STF frisar os conceitos “que consagram a democracia como um valor indeclinável”. O ministro também defendeu que a íntegra da decisão seja enviada ao Ministério da Defesa.

Gilmar Mendes escreveu que é necessário ressaltar o óbvio. “Diante de tudo o que temos observado nesses últimos anos, todavia, faz-se necessária a intervenção do Supremo Tribunal Federal para reafirmar o que deveria ser óbvio: o silogismo de que a nossa Constituição não admite soluções de força”.

O magistrado concordou com Dino sobre o envio da decisão ao ministro da Defesa, José Múcio. “A fim de que -pelos meios cabíveis- haja a difusão para todas as organizações militares, inclusive escolas de formação, aperfeiçoamento e similares.”

ENTENDA A AÇÃO
O julgamento acontece no âmbito de uma ação apresentada pelo PDT para que o uso das Forças Armadas seja limitado a três situações específicas: intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. Com isso, as Forças Armadas ficariam limitadas a defesa da pátria, garantia dos poderes constitucionais e GLO -com subordinação a qualquer um dos três poderes.

A ação também questiona a Lei Complementar 97/1999, que regulamenta o uso das Forças Armadas. O partido defende que o presidente da República não tem poder absoluto para decidir como usá-las.

A sigla argumenta que a Constituição Federal não permite que as Forças Armadas sejam usadas para moderar conflitos entre os poderes. A partir disso, não seria correto que as Forças Armadas fossem responsáveis por conter um poder que esteja extrapolando suas funções.

Leia Também: O que é a TV 3.0 anunciada pelo governo e quando ela entrará em vigor no Brasil

 

Mega-Sena não tem ganhadores; prêmio acumula e vai a R$ 43 milhões

0

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.709 da Mega-Sena, sorteadas nesse sábado (6) à noite em São Paulo. O prêmio para o próximo concurso, na terça-feira (9), será de R$ 43 milhões.

Foram sorteadas as dezenas 12 – 22 – 23 – 24 – 47 – 53

A  quina teve 62 apostadores e cada um vai receber R$ 48.796,35. Os 4.628 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 933,87.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Para apostar pela internet, é preciso fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.

 

Teste ajuda a detectar predisposição à calvície a partir de amostra de saliva

0

ANDREZA DE OLIVEIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – É um consenso entre a comunidade médica que uma pessoa saudável perde, em média, cem fios de cabelo por dia. No entanto, quando se percebe um volume maior de queda, pode ser um sinal de alerta para problemas como a alopecia androgenética, a popular calvície.

Temida por muitos, a condição é genética e tem afetado cada vez mais jovens, principalmente em decorrência de hábitos como má alimentação e estresse somados ao fator hereditário. Hoje, no entanto, testes genéticos prometem facilitar a identificação desses casos e favorecem um tratamento mais eficaz e assertivo, de acordo com especialistas.

Esses testes avaliam a disponibilidade dos genes causadores da alopecia no paciente e se há predisposição para doenças capilares, segundo Thalita Rodrigues, médica tricologista e conselheira da ABT (Academia Brasileira de Tricologia). “Assim conseguimos direcionar melhor o tratamento do paciente com essa pré-disposição para que seja mais assertivo”, explica.

Apesar de a alopécia ser uma doença crônica, é possível estagnar o processo. “O teste não vai evitar que o paciente desenvolva a doença, mas ela não evolui tanto se ele fizer com que essa manifestação seja mais tardia”, diz.

Era comum homens com idades na faixa dos 60 apresentarem a queda capilar, de acordo com Rodrigues. Mas hoje a idade das pessoas que enfrentam o problema tem diminuído principalmente por conta de hábitos de vida. “Alimentação pobre em vitaminas e minerais, estresse, alto consumo de bebida alcoólica e de cigarros pode ter correlação com a aceleração do processo de queda”, explica a médica.

Um exemplo de como uma rotina envolvendo as características citadas pela especialista causou problemas com alopecia foi a pandemia de Covid, quando mais pessoas procuraram profissionais da tricologia com queixas relacionadas à queda de cabelo. Para Rodrigues, com os atuais casos de dengue há uma possibilidade que o cenário se repita. Isso porque o corpo passa por um processo inflamatório durante essas infecções.

O exame genético para saber se uma pessoa tem a possibilidade de desenvolver qualquer tipo de alopecia é feito com um swab (cotonete), que coleta uma amostra da mucosa bucal do paciente. Após essa etapa, a coleta é enviada a um laboratório e, depois de 15 a 20 dias, devolvida ao consultório médico.

Indicado para homens e mulheres, um dos primeiros testes do tipo utilizado no Brasil é importado de uma farmacêutica belga. Porém, no último ano, duas pesquisadoras brasileiras desenvolveram uma versão nacional. Ana Lúcia e Ana Carina Junqueira formularam um exame para diagnóstico da alopecia em parceria com geneticistas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

“O teste nos mostra a predisposição do paciente a uma chance maior ou não de desenvolver algum tipo de alopecia, ajudando ainda a direcionar melhor o tratamento, mostrando o que aquele organismo tende a responder melhor. Uma das maiores vantagens com esse diagnóstico é o direcionamento do tratamento”, explica a dermatologista e desenvolvedora do exame Ana Lúcia Junqueira.

Para criar o produto, foram estudados e codificados os genes relacionados a alopecia. Também foi testada a sensibilidade dos genes ao exame. Hoje o teste é produzido na cidade de São Carlos, a 230 quilômetros da capital paulista. “Nós fazemos a coleta na capital e encaminhamos para o laboratório particular, em São Carlos, para ser analisado”, comenta Junqueira.

De acordo com ela, cerca de 120 pessoas já realizaram o teste que só está disponível em sua clínica na cidade de São Paulo. Quem procura são filhos de pessoas que apresentam algum tipo de alopecia.

“O que acontece bastante é termos algum paciente já diagnosticado que quer saber se os filhos ou descendentes têm algum sinal ou uma chance aumentada de ter o mesmo problema”, afirma Junqueira.

O valor do exame desenvolvido pelas irmãs Junqueira varia entre R$ 2.500 e R$ 3.500.

Dermatologista e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), Fabiane Brenner afirma que ainda não há evidências de que o teste genético seja certeiro. Para diagnosticar precisamente a alopecia em um paciente é feito um teste clínico com dermatoscopia, uma ferramenta que consiste em uma câmera que aumenta a raiz do couro cabeludo. Segundo ela, o padrão ouro para detectar a alopecia é esse tipo de exame ou a própria biópsia.

“O teste genético funciona melhor quando algum parente já apresenta o problema e o paciente quer saber se também pode desenvolver, então ele determina um risco, mas não um diagnóstico certeiro para a alopecia”, completa Brenner.

A médica diz, no entanto, que o diagnóstico precoce favorece uma melhora efetiva mais rápida do paciente. “Quanto mais cedo eu descobrir e tratar, terei uma resposta muito melhor”, finaliza.

Um dos principais e mais populares tratamentos utilizados para tratar a alopecia androgenética consiste no uso do medicamento minoxidil, que surgiu como um medicamento para hipertensão.

Leia Também: O que é a TV 3.0 anunciada pelo governo e quando ela entrará em vigor no Brasil

 

Corpo sem identificação há 44 anos nos EUA pode ser de campista

0
Foto: Divulgação/ Othram Inc

Apelidada de Senhorita Wiggins e passados 44 anos desde o assassinato no Mississipi, nos Estados Unidos (EUA), a polícia do condado de Stone parece ter encontrado uma pista que, finalmente, vai revelar tanto a identidade quanto a história por trás do crime – o homicídio estava arquivado e passou décadas na gaveta dos chamados “cold cases”.

Em 2021, a polícia enviou ao laboratório norte-americano Othram Inc., no Texas, amostras de DNA da Senhorita Wiggins com o objetivo de que, com o avanço das análises genéticas forenses, fosse descoberta uma pista que ajudasse a determinar a identidade da mulher, encontrada morta em 5 de outubro de 1980.

Após dois anos de trabalho, o laboratório concluiu que, muito provavelmente, a mulher é descendente de uma família brasileira de Campos dos Goytacazes (RJ), dona de fazendas de cana-de-açúcar e alambiques no século 19, e com ancestralidade síria ou libanesa. Agora, o trabalho é para encontrar, por fim, a identidade dela.

Análises genéticas

De acordo com o laboratório, após cientistas conseguirem remontar o perfil genético da Senhorita Wiggins usando sequenciamento de genoma de grau forense, eles o usaram em pesquisas genealógicas em busca de possíveis pistas.

“A pesquisa genealógica é conduzida usando informações públicas e registros históricos, como registros de censo, de nascimento e óbito, artigos de jornais, registros de inventário etc., para estender os ramos da correspondência de DNA até que um ancestral comum entre o grupo de correspondências seja identificado. Muitas das vezes, as correspondências genéticas são entre parentes distantes, como é o caso da Senhorita Wiggins”, explicou Carla Davis, chefe de Genética Genealogista do laboratório Othram, ao jornal.

Pistas

Segundo Carla Davis, os resultados genéticos apontam “fortemente” que a Senhorita Wiggins é descendente de Miguel Roberto da Motta, fazendeiro nascido em 1814, possivelmente por meio da filha Anália Ribeiro, nascida em 1870.

“Os investigadores estão esperançosos de que, com a cobertura da mídia no Brasil, a história seja amplamente compartilhada, despertando interesse, e que um membro da família ou amigo se lembre dela”, destacou a cientista.

De acordo com o inquérito, Senhorita Wiggins tinha entre 30 e “40 e poucos anos” quando foi morta. Media cerca de 1,55 m e tinha cabelos castanhos e/ou ruivos, na altura dos ombros.

Por ter feito vários tratamentos odontológicos com o objetivo de incluir canais radiculares e pontes, pode-se concluir que ela tinha condições financeiras. O documento aponta, ainda, que a mulher pode ter sofrido ferimentos anteriores à morte, como clavícula e nariz quebrados.

De acordo com o Sistema Nacional de Pessoas Desaparecidas e Não Identificadas dos EUA (NamUs), que identifica o cadáver como UP11583, os músculos da Senhorita Wiggins eram bem desenvolvidos, especialmente nas extremidades superiores e tinha o físico musculoso e compacto, o que sugere que ela era fisicamente ativa e praticava atletismo.

“O trabalho no laboratório está concluído. Agora, estamos divulgando publicamente, ao lado do capitão Austin Barnett (do Departamento do Xerife do Condado de Stone), na expectativa de que alguém se lembre da Srta. Wiggins e encoraje os descendentes de Campos dos Goytacazes a fazerem teste de DNA para ser carregado no GEDmatch para comparação. Estamos confiantes de que, com a ajuda da população, conseguiremos identificá-la”, finalizou Davies.

Caso 

Na noite de 5 de outubro de 1980, dois caçadores encontraram o corpo de uma mulher em estágio avançado de composição em uma floresta da cidade de Wiggins, no Mississipi (EUA). Junto dela foi encontrado um panfleto do jornal “Las Vegas Mirror”, datado de março daquele ano, o que indicava que a mulher estaria morta há, pelo menos, sete meses.

Sem ninguém nunca ter reclamado o corpo ou denunciado desaparecimento, a polícia local nunca conseguiu encontrar pistas sobre os assassinos ou da identidade da mulher, que passou a ser chamada de Senhorita Wiggins. O caso foi arquivado pelo Departamento de Polícia do Condado de Stone à época, onde passou os últimos 44 anos engavetado.

Fonte: Metrópoles