Home Blog Page 2581

RJ registra casos de dengue tipo 3, que não circulava no estado desde 2007

0

YURI EIRAS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (5) dois casos de dengue tipo 3. Segundo a secretaria de Saúde, esse sorotipo da doença não circulava no estado desde 2007.

Foram identificados com a dengue tipo 3 uma mulher de 39 anos, moradora de Paraty (a 250 km do Rio de Janeiro), e uma criança de 1 ano que vive em Maricá (a 60 km do Rio de Janeiro). Os dois casos ocorreram em fevereiro, e os pacientes passam bem. As amostras coletadas foram analisadas por técnicos do Laben (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels) e FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A dengue é uma doença viral transmitida sobretudo pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2024, o Brasil bateu recordes históricos de casos da doença, com mais de 1,8 milhão de diagnósticos em 78 dias.

“O sorotipo 3 não tem diferença importante em relação aos outros tipos 1 e 2, os sintomas são parecidos. O diferencial é que ele não circula há muito tempo. Por isso, existem pessoas suscetíveis a este vírus e a longo prazo isso pode mudar o cenário atual da prevalência dos sorotipos 1 e 2. Não é um sinal de alerta ou de piora”, afirmou a secretária estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello.

Um levantamento da secretaria estima que cerca de 4,8 milhões de pessoas podem estar vulneráveis a este sorotipo.

“As vigilâncias locais vão avaliar os contatantes, investigar como foram as jornadas desses pacientes e, ao longo do tempo, vamos entender como esses casos se apresentaram e se houve possível contaminação nas famílias”, disse a líder da pasta.

Segundo a secretaria, os sintomas do tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4: febre alta, com mais de 38°C, dor no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos, dor atrás dos olhos, falta de apetite e eventuais manchas vermelhas no corpo.

O município do Rio de Janeiro anunciou, no dia 29 de março, o fim do estado de epidemia de dengue na capital, e desmobilizou os polos de atendimento. O governo do estado, no entanto, manteve o decreto de epidemia para os outros municípios, apesar de as projeções apresentarem tendência de queda.

O estado chegou a ter 26.048 casos na oitava semana epidemiológica do ano, mas registrou 5.465 na 13ª semana, que representa o fim de março. Em 2024, o Rio de Janeiro registrou, em seus 92 municípios, 91 mortes e 186.624 casos prováveis de dengue. A taxa de incidência está em 1.162 casos para cada 100 mil habitantes.

Leia Também: Em Maricá (RJ), alunos de escolas públicas podem ganhar até R$ 8.000 por concluírem ensino médio

 

Canabidiol deve chegar ao SUS em maio no estado de São Paulo; saiba quem tem direito

0

LEONARDO ZVARICK
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A distribuição de extrato de canabidiol pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo deve ter início em maio, de acordo com previsão do governo estadual. O medicamento feito a partir da Cannabis sativa será destinado a pacientes de três condições de saúde raras, marcadas por graves crises epiléticas resistentes aos tratamentos convencionais: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gasteau e complexo da esclerose tuberosa.

O grupo técnico da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela implementação da política, finalizou recentemente o protocolo com as diretrizes terapêuticas para fornecimento dos produtos. A partir da publicação do documento, prevista para as próximas semanas, pacientes poderão solicitar o medicamento.

“Os pedidos serão feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e médicos também terão acesso aos formulários por diferentes vias”, explica José Luiz Gomes do Amaral, coordenador do grupo do governo. “Esperamos que no mês que vem esteja em andamento a dispensação nas farmácias de alto custo”, acrescenta.

O protocolo prevê a distribuição do canabidiol –ou CBD– apenas para pacientes com resistência comprovada aos demais tratamentos. Por isso, uma série de documentos deverá ser apresentada no momento da solicitação.

A relação inclui um termo de responsabilidade, relatório médico descrevendo quadro clínico, esquema terapêutico adotado e frequência das crises convulsivas, além de exames de imagem -eletroencefalograma, em casos de Dravet e síndrome de Lennox-Gastaut; e tomografia ou ressonância magnética cerebral em casos de esclerose tuberosa.

Também serão exigidos exames complementares atualizados sobre o funcionamento do fígado, hemograma e níveis de creatinina e eletrólitos no sangue do paciente. Estes deverão ser realizados no máximo 30 dias antes do pedido.

“São condições que, se alteradas, podem justificar piora do quadro. Serve de controle para termos certeza de que a medicação não está produzindo efeitos adversos”, justifica Amaral.

Além disso, o acesso não será permitido a crianças menores de dois anos, conforme determina resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que autorizou os produtos de Cannabis no Brasil. A restrição motivou questionamentos de associações de pacientes, já que muitos bebês apresentam epilepsia de difícil controle antes de atingir essa idade.

As solicitações serão analisadas por uma comissão da Secretaria de Estado da Saúde, também responsável por fazer o monitoramento dos pacientes ao longo do tratamento -caso a frequência das crises epiléticas não diminua em pelo menos 30% a cada seis meses, a oferta do medicamento será interrompida.

“Isso vai ser muito importante, porque vamos poder acompanhar os resultados com um produto uniformizado em um grupo controlado”, diz Amaral. “O que vemos em várias publicações [sobre efeitos terapêuticos de canabinoides] é que cada paciente se trata com um produto diferente, com teores variados do canabidiol e outras substâncias. Essa é a grande limitação dos estudos existentes”, acrescenta o médico.

O produto oferecido será o extrato de CBD isolado da farmacêutica mineira Ease Labs, vencedora de licitação recém-concluída. Segundo o diretor-presidente Gustavo Palhares, a empresa já tem medicamento em estoque e aguarda a demanda pela Secretaria da Saúde.

Cada frasco de 30 ml do óleo vai custar aproximadamente R$ 135 ao poder público -nas farmácias, o mesmo remédio chega a custar R$ 1.000.

Ainda assim, segundo Amaral, o governo deve continuar tendo gastos elevados com a compra de produtos de Cannabis após determinações judiciais, em sua maioria motivadas por condições clínicas que não estão foram incluídas na lei. Quando é obrigado a comprar os remédios desta forma, o estado acaba pagando o valor praticado no mercado.

Como mostrou a Folha, essa conta atingiu valor recorde no ano passado. De janeiro a outubro, R$ 25,6 milhões foram destinados para atendimento de 843 ações movidas por pacientes.

O governo ainda não tem dimensão real da demanda pelos medicamentos, mas estima que em torno de 6 mil pessoas vivam com as condições contempladas inicialmente pela política no estado, em grande parte crianças pequenas.

A lei paulista que prevê a distribuição gratuita de medicamentos à base de Cannabis foi sancionada em janeiro do ano passado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A legislação prevê a atuação contínua de um grupo de trabalho formado por especialistas médicos, pesquisadores e associações de pacientes, com o objetivo de aprimorar a política à luz de novas evidências científicas sobre as propriedades medicinais da planta.

“A nossa luta principal agora é pela ampliação das patologias”, afirma o deputado estadual Caio França (PSB), autor da lei. Segundo ele, já existem pesquisas consistentes que indicam eficácia da Cannabis medicinal para o tratamento de dor crônica, autismo e outras condições de saúde. Por enquanto, o acesso está disponível apenas na rede particular, mediante prescrição médica.

De acordo com a consultoria Kaya Mind, o número de pacientes de Cannabis medicinal no Brasil saltou de 188 mil em 2022 para 430 mil no ano passado -alta de 165%. Ainda de acordo com a empresa, especializada em dados e inteligência de mercado no segmento, o país tem cerca de 12 mil médicos que já prescreveram produtos com CBD ao menos uma vez.

Leia Também: Polícia pede prisão preventiva de motorista do Porsche envolvido em acidente com morte

 

Em Maricá (RJ), alunos de escolas públicas podem ganhar até R$ 8.000 por concluírem ensino médio

0

LUANY GALDEANO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Em meio ao lançamento do Pé-de-Meia, programa do governo federal de incentivo financeiro a alunos do ensino médio, uma iniciativa similar já beneficia jovens de escolas públicas de Maricá (RJ): eles recebem R$ 50 mensais e, ao se formarem, terão direito a uma poupança que pode chegar a R$ 8.000.

O programa, denominado Mumbuca Futuro, busca reduzir a evasão escolar e incentivar os alunos a investir na economia local, com o objetivo de preparar a cidade para um futuro pós-royalties.
A iniciativa começou em 2023, após um projeto-piloto em 2018. São 1.600 alunos contemplados, do 6º ano do fundamental ao 2º ano do ensino médio –9,5% do total de alunos nesses anos do colégio, segundo dados do Censo Escolar 2023.

Com uma pontuação no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 5,4, a cidade tem o 11º melhor resultado para anos finais do ensino fundamental entre escolas municipais do Rio de Janeiro.

O valor é ganho em mumbuca –moeda social cujo nome homenageia o principal rio da cidade–, que só pode ser usada em estabelecimentos de Maricá. A cada ano, os participantes terão R$ 1.200 depositados em uma conta poupança, a serem sacados quando se formarem.

A prefeitura, sob o comando de Fabiano Horta (PT), aplica R$ 2,8 milhões por ano no programa. Ainda em 2024, a gestão quer ampliar o número de beneficiados para cerca de 3.000 alunos.

“O objetivo é dar alinhamento às questões voltadas à economia solidária, para que os alunos já comecem a desenvolver a capacidade de gestão. Também é uma ferramenta importante para a manutenção da criança e do adolescente na escola”, afirma Cláudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

O programa oferece bolsas para todos os alunos, independentemente da renda, em oito escolas municipais e em uma estadual. Segundo a gestão municipal, a meta é que todos os estudantes do ensino médio e da segunda etapa do fundamental em escolas públicas da cidade sejam beneficiados.
A prefeitura diz estar em diálogo com o governo do estado para implementar o programa nas escolas de ensino médio, que são vinculadas à gestão estadual.

Alexandre Costa, 14, aluno do nono ano e um dos participantes do programa, diz que pretende bancar um curso pré-vestibular para passar em medicina na UFF (Universidade Federal Fluminense) com o valor da poupança após concluir o ensino médio.

Ele afirma que usa o dinheiro recebido para comprar coisas de que gosta, como roupa e jogos, além de materiais para a escola, quando necessário.

Para Patricia Costa, 45, mãe de Alexandre, o projeto o ajudou a ter mais independência e responsabilidade financeira. ”Ele administra os próprios gastos e, para a gente que é mãe, já é uma economia, porque ele consegue comprar as coisas que precisa.”

Os alunos devem ter uma presença de 75% nas aulas e não podem reprovar de série para manter o benefício. Eles só podem sacar o valor final da poupança se foram aprovados em uma universidade ou apresentarem um projeto de economia solidária, voltada à responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Segundo Claudio Gimenez, a expectativa é que, nesse trabalho final, os alunos proponham inovações aplicáveis à cidade.
“Temos os nossos gargalos também, inclusive de [abastecimento de] água. Os projetos podem ser desenvolvidos dentro das questões territoriais, que nos ajudem a resolver pontos essenciais para o município”, diz.

Segundo Gimenez, o programa também quer incentivar estudantes com interesse no empreendedorismo a investir na cidade após se formarem. Isso porque o município tem a economia baseada nos royalties do petróleo, uma fonte com prazo de validade devido à transição energética e à capacidade de exploração.

Por isso, os integrantes do programa devem participar de uma série de atividades no contraturno voltadas à economia solidária para receber o valor mensal. Eles aprendem sobre finanças, direitos humanos e sustentabilidade, além de aspectos da economia local, como pesca e agricultura.

“Sempre tentamos fazer programas externos, de conhecer fazendas agroecológicas ou o trabalho dos pescadores, uma das questões que temos em Maricá por ser uma região litorânea”, afirma Rayanne Gonçalves, gerente-geral da incubadora de inovação social Mumbuca Futuro.

As aulas inspiraram o estudante Alexandre Costa a tentar uma vaga como técnico em meio ambiente no ensino médio do IFF (Instituto Federal Fluminense) de Maricá. Ele quer ser médico, mas gostou da experiência com sustentabilidade em sala de aula.

“Eles ensinam de um jeito divertido sobre como cuidar do meio ambiente, cooperar e reciclar”, conta. “De economia, fazemos brincadeiras do comércio, para administrar o dinheiro.”
Segundo Fabio Waltenberg, professor de economia da UFF, o programa tem capacidade de reduzir a evasão escolar, ainda que o valor seja baixo.

“O valor por si só não seria suficiente, mas o aluno está correndo atrás do que ele vai ganhar se concluir cada ano. É um ponto importante colocar um incentivo lá na frente”, declara.

Ele afirma ainda que o acúmulo de benefícios, como o Bolsa Família e o programa de renda básica da cidade, que dá R$ 200 mensais aos cadastrados, também se complementam para evitar a evasão. Uma avaliação a longo prazo deve ajudar os gestores a determinar se o valor da poupança deve ser reduzido para aumentar o benefício mensal.

Leia Também: Canabidiol deve chegar ao SUS em maio no estado de São Paulo; saiba quem tem direito

 

Venda de álcool líquido volta a ser proibida a partir do dia 29

0

“Fica calmo que vamos sair dessa e tudo vai passar”. Essa foi a frase que Pedro Ernesto Martinez escutou, aos 17 anos, após acordar de uma dolorosa cirurgia de raspagem de pele, após ter diversas partes de seu corpo queimadas por álcool, durante um churrasco com a família.

O autor da frase foi uma outra vítima de queimadura com álcool. “A situação dele era pior do que a minha. Ele estava com o corpo todo coberto de curativos, deixando à vista apenas um de seus olhos. Mesmo assim, tentava me passar uma mensagem de otimismo. Foi marcante”, lembra Pedro Ernesto.

Acidentes do tipo fazem milhares de vítimas a cada ano no país. Diante dessa situação alarmante, o Poder Público proibiu, desde 2002, a venda de álcool líquido com percentual igual ou superior a 54 GL em estabelecimentos comerciais como supermercados e farmácias.

A medida, no entanto, foi temporariamente revogada, em 2020, durante a pandemia de covid-19, uma vez que, na época, o álcool usado para a higienização de mãos e objetos ajudava a evitar a disseminação do vírus.

O prazo final previsto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a comercialização de álcool líquido é o dia 29 de abril. “A partir daí, a disponibilidade será apenas em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol”, explica a Anvisa.

De acordo com o Ministério da Saúde, são registradas cerca de 150 mil internações por ano, em decorrência de queimaduras. Com base em levantamentos e consultas com participação da sociedade, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que, em geral, a situação mais perigosa envolvendo queimaduras está relacionadas ao uso do álcool no momento em que as pessoas acendem churrasqueiras e fogueiras.

“No gerenciamento de risco são considerados vários fatores para se avaliar o potencial perigo de um produto para o ser humano. No caso do álcool, um desses fatores é a facilidade de espalhamento do produto antes e durante a combustão quando em estado líquido, o que é inversamente proporcional quando com viscosidade. Assim, quando há acidente com o álcool na forma física líquida, a extensão e o dano à pele são grandes”, informou a agência.

Foi exatamente o que aconteceu com Pedro Ernesto. “Tudo aconteceu muito rápido. Foram 10 ou 15 segundos que mudaram minha vida, inclusive prejudicando meus estudos, porque isso aconteceu no ano em que eu deveria me preparar para os exames visando a entrada na universidade”, disse, referindo-se ao acidente ocorrido no dia 2 de fevereiro de 2014.

“Eu estava jogando sinuca. Ao ver meu tio usando álcool para acender o carvão, fui na direção dele para avisar que isso era perigoso. Não deu outra. Ao virar a garrafa para tentar reativar o fogo quase apagado, a chama subiu pelo fio de álcool e explodiu, espalhando o fogo por todos os lados”, lembra Pedro Ernesto.

O acidente aconteceu quando ele estava a meio metro da churrasqueira. “Lembro de ter usado as mãos para proteger meu rosto. Após alguns segundos, senti minha perna queimando. Meu calção estava em chamas. Jogaram então água para apagar o fogo. Foi quando olhei para minhas mãos e vi a pele toda retorcida. Foram segundos de total desespero”, acrescentou o jovem, que sofreu queimaduras de terceiro grau nas mãos, nos antebraços e nas coxas; e de segundo grau na barriga.

Após um mês de internação, Pedro foi para casa, onde foram necessários outros dois meses de tratamento dolorido e caro, uma vez que cada placa de metal utilizada para cobrir a pele custava mais de R$ 1,5 mil.

“São feridas que demoram muito a cicatrizar. Muita dor mesmo, porque era necessário machucar com raspagens para sarar. Eu chorava pedindo mais morfina para aliviar a dor, principalmente nos momentos posteriores às quatro cirurgias que fiz”, descreveu o jovem de 27 anos, que trabalha atualmente como bartender, especialista em preparar drinks alcoólicos e não alcoólicos, no restaurante Capincho, em Porto Alegre.

A retirada de álcool líquido das prateleiras de supermercados foi criticada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade reivindica, junto à Anvisa, que a medida seja revista, sob o argumento de que “o consumidor já se acostumou a comprar [o produto] não só em farmácias, mas em supermercados de todo o Brasil”.

Segundo a Abras, “a proibição da comercialização retirará do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, na sanitização de ambientes e na proteção contra doenças, incluindo a covid-19”.

Em nota, o vice presidente da entidade, Marcio Milan, argumenta que “os consumidores se adaptaram e adotaram a prática comum de compra do álcool líquido 70% para higienização de ambientes em casa e no trabalho, pois o setor supermercadista fez uma campanha bem-sucedida de orientação e esclarecimentos que proporcionaram um comportamento sensato e seguro destes sanitizantes, sem o registro de contingência ou acidentes desde a liberação da comercialização pela Agência em 2022”.

A Abras acrescenta que, desde a autorização da Anvisa em 2022, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados. “O setor tem observado que o consumidor mantém a preferência pelo álcool 70% na forma líquida por não deixar resíduos em móveis e objetos”.

Quem sentiu literalmente na pele o problema de liberar a comercialização de álcool líquido tem posição bem diferente da manifestada pela Abras. “Sou 100% favorável à proibição da venda, na forma como é feita. É um produto extremamente perigoso que não pode ser tão acessível, mesmo que sejam feitas campanhas de conscientização sobre seu correto manuseio”, alerta Pedro Ernesto, que hoje carrega umas poucas manchas e alguns vazios de pelos na perna.

“Foi uma experiência muito ruim, mas me trouxe muitos aprendizados sobre como encarar a vida. Hoje estou sempre na busca por coisas que me fazem feliz. Passei a enxergar melhor o que é a felicidade. E, nos momentos em que estou mal, sinto mais facilidade de encarar os problemas. Nessas horas, lembro que já encarei muita coisa pior. E lembro novamente daquele cara coberto de ataduras dizendo que tudo vai passar”, completou

Mágoa com o tio que causou o acidente? “Nenhuma. Muito pelo contrário. Hoje estamos muito mais próximos e amigos. Foi um acidente, mas foi também ponto de partida para muitos aprendizados.”

Leia Também: Em Maricá (RJ), alunos de escolas públicas podem ganhar até R$ 8.000 por concluírem ensino médio

 

Suposta obra de Michelangelo é encontrada em uma casa na Itália

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um nu masculino feito na parede de gesso de uma antiga cozinha que pertenceu ao pintor renascentista Michelangelo está sendo negociado pelas irmãs Ilaria e Donata Sernesi. As duas são ex-proprietárias da vila que, no passado, pertenceu ao artista. O local fica nas colinas de Settignano, próximo a Florença, na Itália.

A família Sernesi viveu por mais de 50 anos no local e, em 1979, retirou o mural da cozinha para que o desenho pudesse ser restaurado e exibido em exposições no Museu Metropolitan, em Nova York, e em mostras de países como Canadá, China e Japão. No último ano, as irmãs venderam a vila.

De acordo com informações do The New York Times, a família se recusou a definir um preço para a obra, mas uma das irmãs Sernesi disse que a peça esteve segurada em U$S 24 milhões quando foi exposta no museu nova-iorquino. Em 2022, um esboço de Michelangelo foi vendido por EUR 23 milhões.

Antes de a família Sernesi comprar a propriedade, a situação do local era de completo abandono, segundo as irmãs. O imóvel teve outros proprietários antes delas, mas nenhum deles havia dado importância à obra.

As irmãs afirmam ainda que Giorgio Varsar, biógrafo do pintor, foi quem atribuiu a autoria da obra a Michelangelo.

No entanto, Paul Joannides, especialista no artista e professor na Universidade de Cambridge, diz que, apesar dos sinais que indicam que o mural tenha sido feito pelo artista, a obra identificada como um tritão ou um sátiro é desajeitada, de baixa qualidade e com expressões faciais grosseiras.

Especialista em renascentismo e professor na Scoula Normale, em Pisa, na Itália, Francesco Caglioti diz que, caso a obra seja realmente de Michelangelo, o pintor não estava em sua melhor fase. Isso porque ele era extremamente rigoroso e costumava destruir seus próprios trabalhos.

Caso a peça seja vendida, o Ministério da Cultura italiano deve restringir o preço de venda da obra e comprá-la para o próprio estado. As leis italianas podem, inclusive, limitar o número de compradores.

Leia Também: Polícia da Holanda prende Greta Thunberg em manifestação pelo clima

Polícia da Holanda prende Greta Thunberg em manifestação pelo clima

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A ativista climática Greta Thunberg foi detida neste sábado (6) pela polícia em uma manifestação pelo clima em Haia, na Holanda.

Além de Greta, dezenas de manifestantes que tentavam bloquear uma importante rodovia na cidade holandesa de Haia foram detidos. O grupo foi colocado em um ônibus pela polícia local, segundo as agências de notícias Reuters e AP News.

Os ativistas protestavam contra os subsídios e incentivos fiscais do governo holandês a empresas ligadas a indústrias de combustíveis fósseis.

Antes da manifestação, o grupo The Extinction Rebellion, que organizava o ato, afirmou que centenas de ativistas pretendiam bloquear uma das principais rodovias de Haia. O grupo reconheceu que a presença ostensiva da polícia, que incluía agentes a cavalo, impediu que eles ocupassem o local.

Na sequência, um grupo menor de manifestantes conseguiu bloquear uma outra rodovia local. Pouco depois, os participantes do ato, incluindo Greta, foram detidos pela polícia.

Nos últimos meses, a importante rodovia local A12, que os manifestantes pretendiam ocupar neste sábado (6), já havia sido bloqueada por ativistas do clima em mais de 30 ocasiões. Em protestos anteriores, a polícia holandesa moveu os manifestantes detidos para outra parte de Haia, onde eles foram liberados sem maiores consequências.

Leia Também: Brasil condena invasão do Equador a embaixada do México em Quito

Apresentador em programa de TV: quem é o padre preso por estupro

0

O padre Alexandre Paciolli, 55, foi preso na última quarta-feira (3), em Fortaleza, Ceará, por importunação sexual e estupro de uma fiel. Ele apresentava o programa “Mulheres de Fé”, da TV Canção Nova, voltado para a formação de mulheres católicas.

Natural da capital cearense, ele seguiu carreira sacerdotal fora do Ceará. Nasceu em 12 de dezembro de 1968.

Paciolli saiu do Ceará ainda jovem, quando se mudou para Angra dos Reis, no Rio. Onde chegou a ser reitor da igreja da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro.

O que aconteceu
O padre Alexandre Paciolli, de 55 anos, subordinado à Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi preso na quarta-feira (3), em Fortaleza, acusado pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) de praticar os crimes de estupro de vulnerável e importunação sexual contra uma mesma mulher, na cidade de Nova Friburgo.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro informou ter afastado o padre de todas as funções e iniciado uma investigação sobre ele.

Leia Também: Oposição não pode acessar imagens do 8 de janeiro, decide STJ

 

 

Brasil condena invasão do Equador a embaixada do México em Quito

0

O governo do Brasil condenou, neste sábado (6), o ingresso de forças policiais do Equador na Embaixada do México, na capital equatoriana, Quito, na noite desta sexta-feira (5) e ainda manifestou solidariedade ao governo mexicano.

“A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, diz a nota à imprensa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil para afirmar que locais de missões diplomáticas são invioláveis.

“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”, repudia o MRE.

Pela rede social X (antigo Twitter), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarou imediata suspensão das relações diplomáticas entre os governos do México e Equador.

De acordo relato de López Obrador, a polícia do país sul-americano entrou à força no posto diplomático do México e deteve o ex-vice-presidente equatoriano Jorge David Glas Espinel, refugiado nas instalações mexicanas e que estava com um pedido de concessão de asilo em tramitação devido à perseguição e assédio sofridos pelo ex-VPR equatoriano.

“Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México”, declarou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador,
sobre o que classificou como ato autoritário.

Na página oficial do governo do México, adiantou que já orientou o embaixador mexicano em Quito a proceder a interrupção das relações diplomáticas legalmente.

Por outros lado, a conta oficial do governo do Equador na mesma rede X postou uma nota pública na manhã  deste sábado (6) com o título “Defendemos a soberania nacional, impunidade zero.”

O comunicado explicou que o ex-presidente Jorge Glas Espinel foi condenado à prisão pela Justiça equatoriana e que não pode ser considerado um perseguido político.

Após a detenção na Embaixada do México, o mesmo foi colocado sob as ordens das autoridades competentes do Equador.

Apesar do governo do Equador reconhecer que cada embaixada tem o propósito de fortalecer as relações entre países e de entender que México e Equador lutam contra a corrupção que afeta a ambos, a nota enfatiza que a missão diplomática mexicana cometeu abusos ao abrigar o ex-vice-presidente equatoriano, classificado como delinquente pelo governo sul-americano e para o qual existe uma ordem de prisão.

Por fim o governo do Equador, na nota frisa a soberania nacional e a intolerância com a impunidade.”Equador é um país soberano. Não permitiremos que nenhum criminoso permaneça na impunidade.”

Há meses, o Equador vive um conflito armado promovido por organizações criminosas. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ajuda ao governo do Equador, em conversa telefônica com o presidente daquele país, Daniel Noboa.

À época, Lula disse que a cooperação brasileira poderia abranger as áreas de inteligência e segurança.

Leia Também: Pequim anuncia “patrulhas de combate” no mar do Sul da China

Pequim anuncia "patrulhas de combate" no mar do Sul da China

0

“Em 07 de abril, o Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação do Povo Chinês vai organizar patrulhas conjuntas de combate naval e aéreo no mar do Sul da China”, disse o exército chinês, num comunicado.

“Todas as atividades militares que perturbem a situação no mar do Sul da China e criem pontos críticos estão sob controle”, acrescentou o exército, numa aparente alusão aos exercícios conjuntos dos quatro países.

A China não divulgou quaisquer detalhes sobre a natureza e localização exata das manobras.

No sábado, as Filipinas, os Estados Unidos, o Japão e a Austrália anunciaram, num comunicado conjunto, que iriam realizar hoje exercícios navais e aéreos na zona econômica exclusiva das Filipinas.

“Demonstrando o nosso compromisso coletivo de fortalecer a cooperação regional e internacional rumo a um Indo-Pacífico livre e aberto, as nossas forças de defesa e exércitos combinados realizarão uma atividade de cooperação marítima”, disseram os quatro países.

O comunicado recordou que o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia deu em 2016 razão a Manila sobre a soberania de várias ilhas e atóis nestas águas, uma decisão que as autoridades chinesas se recusaram a cumprir.

O ministro da Defesa do Japão defendeu que a questão do mar do Sul da China “está diretamente relacionada com a paz e a estabilidade da região e é uma preocupação legítima da comunidade internacional”.

“O Japão opõe-se a quaisquer mudanças unilaterais ao status quo pela força, quaisquer tentativas, bem como quaisquer ações que aumentem as tensões no mar do Sul da China”, acrescentou Minoru Kihara, citado no comunicado.

O exercício ocorre poucos dias antes de uma cimeira que irá reunir em Washington o Presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr, e do Japão, Fumio Kishida.

No início da semana, o navio de guerra australiano HMAS Warramunga chegou à província filipina de Palawan, perto da zona marítima disputada.

As tensões regionais intensificaram-se no ano passado, com a China afirmando de forma mais assertiva a suposta soberania sobre áreas marítimas também reivindicadas pelas Filipinas, Japão e Taiwan.

Em resposta, os Estados Unidos procuraram reforçar as suas alianças na região, particularmente com os seus aliados tradicionais, o Japão e as Filipinas.

Além das Filipinas e da China, também o Vietnã, a Malásia, Taiwan e Brunei reivindicam parte deste mar estratégico, através do qual flui 30% do comércio mundial e que alberga 12% dos navios pesqueiros mundiais, bem como depósitos de petróleo e gás.

Leia Também: Homem cai 18 metros e fica agarrado a rochedo; veja como foi o resgate

Polícia pede prisão preventiva de motorista do Porsche envolvido em acidente com morte

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil de São Paulo pediu a prisão preventiva do condutor do Porsche envolvido no acidente que causou a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, 52.

O requerimento foi expedido nesta manhã pelo delegado Nelson Alves, do 30° DP, no Tatuapé, responsável pelas investigações. Agora, ele deve passar pela análise de um juiz.
Para o delegado, o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, 24, tem poder aquisitivo elevado, podendo usá-lo para subornar testemunhas do caso e forjar provas a seu favor.

Logo após o acidente, a Justiça já havia negado um pedido de prisão do empresário feito pela polícia. Na ocasião, o Tribunal de Justiça entendeu “não estarem presentes os requisitos necessários”.

A companheira de Marcus Vinicius Machado Rocha, 22, amigo de Sastre presente no acidente, prestou depoimento à Polícia Civil nesta quarta-feira (3). Juliana Simões afirmou ter presenciado uma discussão entre o motorista e Rocha antes de os dois entrarem no Porsche, deixando uma casa de pôquer.

Segundo ela, Fernando foi aconselhado a não dirigir por estar um pouco alterado. A depoente ainda disse que, como não chegaram a um acordo, o empresário conduziu o Porsche porque não quis deixar outra pessoa dirigir o veículo.

O amigo então se ofereceu para ir com Fernando no Porsche para que ele não fizesse nada de errado, disse a jovem, e as duas os seguiram no Audi de Rocha. Algum tempo depois, o empresário acelerou e elas o perderam de vista. Em seguida, foram informadas sobre o acidente.

Após a batida, o condutor do Porsche deixou o local no carro da mãe, Daniela Cristina de Medeiros Andrade, e não fez o teste do bafômetro.

O Ministério Público afirma que a mãe atrapalhou as investigações e pediu abertura de inquérito para apurar a conduta dos PMs que liberaram o suspeito antes de saber se ele estava sob efeito de álcool.

Em depoimento à polícia, Fernando afirmou não ter consumido bebida alcoólica ou drogas antes do acidente e disse estar um pouco acima da velocidade permitida na avenida quando bateu. Imagens de câmera de segurança de um posto de gasolina próximo ao local do acidente mostram o carro de luxo trafegando muito acima da velocidade de outros veículos.

Nesta sexta-feira (5), uma testemunha que não quis se identificar afirmou que Fernando e o amigo estavam visivelmente embriagados.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou não ter tido acesso às imagens de câmeras corporais dos policiais militares que atenderam a ocorrência e deixaram o condutor ser levado pela mãe sem fazer o teste do bafômetro.

“Eu sei que a Polícia Militar está apurando se houve erro por parte dos policiais militares em permitir que ele fosse socorrido por familiares. E se houve erro, os policiais certamente vão responder por isso”, disse nesta sexta.

Leia Também: Fiscais do trabalho interditam setor de Congonhas por risco de acidentes

 

Fiscais do trabalho interditam setor de Congonhas por risco de acidentes

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego interditaram uma área do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, depois de constatarem risco de acidentes e mortes no local.

Os auditores interditaram o setor de circulação de trabalhadores envolvidos na limpeza, movimentação de bagagens e abastecimento de aeronaves do pátio do aeroporto. Fiscalização ocorreu na última quinta-feira (4).

“Condições encontradas exigem ação firme da fiscalização”, afirmam os auditores que participaram da inspeção. “O passeio do pátio de Congonhas, objeto da interdição, é um importante eixo de trânsito de pessoas que trabalham no aeroporto”, afirmaram em nota divulgada pelo Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho).

Funcionária da limpeza morreu na área interditada em julho do ano passado. Enisete de Fátima Gabriel, 54, foi atingida por um caminhão de abastecimento e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O Sinait diz que ela estava dentro dos limites da faixa pintada no chão destinada a pedestres.

O grupo espanhol Aena assumiu a administração de Congonhas em outubro de 2023, três meses depois da morte. Localizado na zona sul da capital paulista, o aeroporto é o segundo mais movimentado do Brasil.

O UOL pediu posicionamento da concessionária sobre a fiscalização e aguarda retorno.

A circulação de trabalhadores pelo local somente será liberada pela fiscalização trabalhista se forem comprovadas, pela concessionária responsável pelo aeroporto (Aena), as adoções das medidas emergenciais determinadas pelos Auditores-Fiscais. Dentre elas, a instalação de proteções coletivas que reduzam o risco de atropelamentos.
Nota divulgada pelo Sinait

Leia Também: Paraguai entrega 25 presos brasileiros à Polícia Federal

 

Acidente entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Guarus

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Na manhã desta sexta-feira (5), por volta das 8h30, um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta deixou duas mulheres feridas na Estrada do Santa Rosa, localizada no Parque Santa Clara, em Guarus.

As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com apuração da Redação ClickCampos, as duas mulheres tiveram escoriações pelo corpo, foram medicadas e estão em observação na unidade hospitalar. O motorista do carro saiu ileso do acidente.

Polícia alemã faz protesto inusitado contra a falta de fardas

0

Um sindicato da polícia alemã compartilhou, no dia 1 de abril, um vídeo onde dois agentes surgem na rua andando sem calças. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para um problema incomum que os agentes da Baviera, no sul da Alemanha, estão enfrentando: a falta de fardas.

No vídeo compartilhado pela seção estadual do Sindicato da Polícia Alemã, dois agentes surgem sentados num carro e falam sobre os tempos de espera por fardas. Um revela que está há seis meses à espera da farda, enquanto outro garante que espera há quatro meses. Depois, os dois policiais saem do carro e é possível ver que estão sem calças.

De acordo com o canal televisivo alemão DW, o presidente do sindicato, Jürgen Köhnlein, afirmou que embora possa parecer uma brincadeira, não há razões para rir. “A polícia da Baviera está ‘despida’ e pode literalmente ficar de pé sem calças”, disse Köhnlein.

O presidente realçou que o tempo de espera por 21 itens diferentes da farda, como calças, bonés, ou casacos, podem atingir vários meses. O sindicato já apelou ao Ministério do Interior para corrigir o problema, mesmo que para tal seja necessário o aumento de custos.

Em resposta, o Ministério do Interior já reconheceu o problema e apontou algumas interrupções no fornecimento das peças. O porta-voz destacou ainda que a pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia e outros fatores afetaram negativamente o fornecimento e a entrega das fardas. 

Leia Também: EUA em alerta máximo devido a possível retaliação do Irã

México suspende relações com Equador após invasão de embaixada

0

“A polícia do Equador entrou à força na nossa embaixada e deteve o ex-vice-presidente daquele país que era refugiado e em processo de asilo devido à perseguição e assédio que enfrenta”, disse Andrés Manuel López Obrador.

O Presidente do México declarou na rede social X (antigo Twitter) que a invasão constituía “um ato autoritário” e uma violação flagrante do direito internacional e da soberania mexicana.

Um grupo de agentes da polícia do Equador invadiu na sexta-feira a embaixada mexicana em Quito, onde estava refugiado Jorge Glas, horas depois do México ter concedido asilo político ao ex vice-presidente equatoriano.

Pouco depois, o Governo do Equador confirmou a detenção de Glas, alvo de um mandado de prisão por desvio de fundos públicos, e que se refugiou na embaixada mexicana em 17 de dezembro, numa decisão que agravou ainda mais as tensões entre os dois governos.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, o executivo disse que o antigo vice-presidente foi detido pelo chamado Bloco de Segurança, uma entidade que reúne líderes policiais, militares e governamentais, para coordenar as operações contra o crime organizado.

Num comunicado, a Presidência do Equador defendeu a operação policial, acusou o México de dar asilo a Glas, “em violação ao quadro jurídico convencional”, e alegou que “foram abusadas as imunidades e privilégios concedidos à missão diplomática” mexicana.

A invasão da embaixada ocorreu horas depois do México ter concedido asilo político ao antigo vice-presidente do Equador, uma decisão que Quito descreveu como “um ato ilícito” que “apoia a evasão à justiça do Estado equatoriano e promove a impunidade”.

Na quinta-feira, o Governo do Equador anunciou a expulsão da embaixadora do México, Raquel Serur Smeke, em retaliação por declarações de López Obrador sobre o assassinato do candidato à presidência equatoriana Fernando Villavicencio.

Numa conferência de imprensa, López Obrador comentou as consequências do assassinato nas eleições presidenciais do Equador, que deram a vitória a Daniel Noboa, um político inexperiente e herdeiro de uma fortuna construída com o comércio de bananas.

O Presidente mexicano disse que a morte de Villavicencio prejudicou sobretudo Luisa González, a candidata do movimento de esquerda Revolução Cidadã, liderado pelo ex-Presidente progressista Rafael Correa (2007-2017).

O assassinato de Villavicencio, um jornalista conhecido por denunciar casos de corrupção, faz parte da onda de violência que atinge o Equador há cerca de três anos e tornou o país em um dos mais violentos da América Latina, com 45 homicídios por 100 mil habitantes em 2023.

Leia Também: Polícia alemã faz protesto inusitado contra a falta de fardas

1º lugar na região: SFI será destaque durante apresentação de resultados de Índice de Dinâmica Econômica Local

0

São Francisco de Itabapoana (SFI), que alcançou o 1º lugar nos índices de dinâmica econômica local entre todos os municípios do Norte Fluminense (NF), dados referentes a 2022, será o grande destaque durante a “Apresentação de resultados do INDEL – Índice de Dinâmica Econômica Local da região NF”, através do Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (Nuperj), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento, aberto à comunidade, acontecerá na próxima quarta-feira (10), às 14h, no Auditório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no prédio P5, campus da Uenf, em Campos dos Goytacazes.

“SFI de novo é destaque na economia. Em 2020, o município contabilizou mais de R$ 305 milhões de faturamento bruto de produção agrícola, segundo dados da Emater-Rio, o maior do Estado do Rio de Janeiro, e agora estamos outra vez em 1º lugar, desta feita nos índices de dinâmica econômica local, que o Nuperj vai detalhar no próximo dia 10. Estamos colhendo os frutos da nossa administração à frente da prefeitura e quem tem a ganhar é a nossa cidade e a população”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

De acordo com o Nuperj, SFI teve uma evolução superior a 77%, passando do índice médio, quando alcançou o 8º lugar em 2021 no NF, para o 1º lugar em 2022, um padrão de alta dinâmica econômica com o elevado índice de 1,1435.

O INDEL revelou que a liderança do município são franciscano na região é reflexo de alguns fatores, como por exemplo, forte crescimento do investimento público, além da redução do grupo de vulnerabilidade social, pessoas que fazem parte das estatísticas de desemprego ou subemprego, em meio a desorganização familiar e que carecem de assistência social.

O Nuperj, que é coordenado pelo professor Alcimar das Chagas Ribeiro, desenvolveu o INDEL objetivando corrigir distorções geradas pelos demais indicadores convencionais, que na maioria das vezes, de acordo com o Núcleo, não refletem a real situação econômica dos municípios.

EUA em alerta máximo devido a possível retaliação do Irã

0

Os EUA estão em alerta máximo devido à possível retaliação do Irã após um ataque aéreo mortal na Síria, que fez 16 vítimas, na última segunda-feira(1º). O ataque ocorreu perto da embaixada do Irã em Damasco, a capital da Síria.

As autoridades norte-americanas afirmam que o comandante da Guarda Revolucionária do Irã prometeu que os seus homens “punirão o regime sionista”, e garantem estar preocupadas com a possibilidade de um ataque em Israel.

De acordo com a Sky News, o Teerã culpou Israel pelo ataque e a uma eventual retaliação pode agravar a expansão do conflito.

Ainda assim, as forças israelitas recusaram comentar o caso para confirmar ou negar o seu envolvimento.

As autoridades dos EUA acreditam que qualquer retaliação em Israel atinja alvos militares ou de inteligência, e não civis. 

O chefe do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, considerou “inevitável” a resposta do Irã ao ataque atribuído a Israel contra o consulado iraniano em Damasco, que provocou 16 mortos. “Não temos de perguntar onde, como e quando será a amplitude da resposta”, acrescentou.  

Leia Também: Influencer ‘Lady Humilhadora’ é assassinada a tiros ao lado do namorado

Influencer ‘Lady Humilhadora’ é assassinada a tiros ao lado do namorado

0

A influenciadora digital Vielka Pulido e seu namorado foram mortos a tiros na cidade mexicana de Puebla quando saiam de uma academia.

Segundo o El País, o casal estava prestes a entrar em seu carro quando um veículo cinza avançou pela rua até chegar perto das vítimas com um ocupante abrindo fogo e posteriormente descendo, chegando perto dos dois e atirando mais algumas vezes. A ação foi captada por câmeras de vigilância instaladas na região.

Conhecida nas redes como #LadyHumilladora, a criadora de conteúdo, de 22 anos, viralizou com um vídeo em 2018 (confira abaixo) em que força uma menina a se ajoelhar e pedir desculpas por ter falado mal dela e de sua mãe. Ela ainda foi flagrada forçando a garota a afirmar que o que supostamente havia dito sobre elas era falso.

️ || Éste es el vídeo por el cual bautizaron a #VielkaPulido como #LadyHumilladora en 2018, luego de obligar a una joven a ponerse de rodillas tras agredirla físicamente.

Esta chica de 21 años fue #ejecutada en Calzada #Zavaleta junto a su novio. #TráficoPuebla pic.twitter.com/tjhv3HkeAq

— TraficoPuebla (@Trafico_Puebla) April 3, 2024 ” target=”_blank” rel=”noopener”>

️ || Éste es el vídeo por el cual bautizaron a #VielkaPulido como #LadyHumilladora en 2018, luego de obligar a una joven a ponerse de rodillas tras agredirla físicamente.

Esta chica de 21 años fue #ejecutada en Calzada #Zavaleta junto a su novio. #TráficoPuebla pic.twitter.com/tjhv3HkeAq

— TraficoPuebla (@Trafico_Puebla) April 3, 2024
 

Imagens aéreas mostram destruição causada por inundações nos EUA

0

Um vídeo de imagens aéreas revelou o rastro de destruição causado pelas grandes inundações que atingiram, na quinta-feira (4), a Virgínia, a Pensilvânia e Nova Jersey, nos EUA.

De acordo com a BBC, várias pessoas morreram durante as cheias. As tempestades começaram no centro-oeste dos EUA e atingiram, depois, o nordeste do país.

O sistema de tempestades detectou tornados em algumas áreas, tendo as condições extremas sido sentidas em pelo menos nove estados. 

Um terremoto de magnitude 4,8 na escala de Richter abalou, na sexta-feira, a costa Leste dos EUA, incluindo as cidades de Nova Iorque, Boston e Filadélfia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Leia Também: Sob pressão, Israel aprova reabertura de passagens para envio de ajuda a Gaza

Encontrados 7 corpos decapitados e desmembrados dentro de carro no México

0

As autoridades de Puebla, uma das maiores cidades do México, revelaram, esta sexta-feira (5), que encontraram sete corpos – cinco deles decapitados e outro completamente desmembrado -, num carro deixado no meio do trânsito numa estrada principal.

“Em cada um dos corpos encontramos mensagens escritas à mão em papel, cada uma detalhando o motivo pelo qual foram mortos”, afirmou o procurador-chefe do estado de Puebla, Gilberto Higuera, citado pela Associated Press.

Cada um foi acusado de ter cometido um crime específico, desde tráfico de drogas nas ruas até roubo de camiões e extorsão, acrescentou.

Alguns cartéis de droga no México, quando procuram estabelecer um território, matam rivais ou quaisquer pequenos ladrões ou traficantes de droga que encontram, e deixam mensagens para convencer os residentes locais de que tais atividades não serão toleradas sob o novo cartel.

Higuera foi extremamente cauteloso ao descrever as evidências, mas sugeriu que elas envolviam “não apenas uma disputa (entre gangues), mas também algo relacionado ao domínio sobre certas pessoas, visando não apenas o domínio, mas também o recrutamento”.

Segundo o procurador, os assassinatos foram estranhos porque ocorreram na relativamente rica e grande cidade de Puebla, a leste da Cidade do México. Puebla é a quinta maior cidade do México e foi em grande parte poupada da violência dos cartéis de drogas que afeta as áreas circundantes.

Além disso, deixar os corpos no meio da estrada foi incomum, uma vez que a polícia foi rapidamente alertada sobre o carro carregado de cadáveres porque estava bloqueando o trânsito numa via principal da cidade, salientou.

Leia Também: Imagens aéreas mostram destruição causada por inundações nos EUA

Homem esquece mala com pornografia infantil em aeroporto e é detido

0

Um homem foi detido em Espanha após ter esquecido de uma mala que tinha material de pornografia infantil, no aeroporto de Barajas, em Madrid.

Segundo o jornal espanhol ABC, o homem foi detido, em Sevilha, pela Guarda Civil após elementos da companhia aérea onde tinha viajado terem encontrado pornografia infantil no seu computador pessoal.

A mala onde estava o dispositivo foi esquecida em Barajas e os funcionários da empresa procuravam identificar o seu proprietário.

O caso ocorreu em 17 de outubro de 2023, quando os funcionários da companhia aérea contactaram as autoridades após a descoberta. Os policiais comprovaram a presença de material pornográfico que incluía menores.

A investigação encontrou uma queixa junto da companhia aérea que coincidia com a mala perdida, o que permitiu identificar o seu proprietário. O nome e sobrenome do suspeito coincidiam, aliás, com informações encontradas no interior da mala.

Mais tarde, em 21 de fevereiro deste ano, foram realizadas buscas na casa do suspeito, em Sevilha, resultando na recolha de pistas no seu computador e no seu celular pessoal, bem como em três pen-drives. Lá, existiam várias imagens e vídeos com conteúdo sexual, algumas das quais com a participação de menores de idade.

O detido, que não tinha antecedentes criminais, foi apresentado às autoridades judiciais competentes, que o colocaram em liberdade, mas com medidas cautelares.

Leia Também: Encontrados 7 corpos decapitados e desmembrados dentro de carro no México