Home Blog Page 2583

Abastecimento de água é comprometido na área central de Campos

0
Águas do Paraíba/Foto: Divulgação

A empresa Águas do Paraíba comunicou que o abastecimento de água na área central de Campos dos Goytacazes está comprometido nesta sexta-feira (05/04) devido a uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA) Coroa.

A concessionária solicita que os moradores usem água de forma consciente durante esse período. A interrupção não afetará nenhum distrito do município nem as localidades do interior, que possuem unidades independentes de captação, tratamento e distribuição de água.

Equipes da concessionária estarão de prontidão, e caminhões-pipa serão disponibilizados para abastecimento emergencial, se necessário.

Para dúvidas ou solicitações, os clientes podem entrar em contato pelos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, site www.aguasdoparaiba.com.br ou pelo 0800 772 0422.

SJB conta com base do SAMU

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

São João da Barra passou a contar a partir desta quinta-feira, 4, com a primeira base,em Atafona, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 1), que pode ser solicitado pelo 192, 2741-1818 ou 98135-7764, este último também por WhatsApp. O atendimento prioriza sede, Atafona e Grussaí, podendo se estender às demais localidades do município.

O Samu 1 funciona em parceria com serviço de Resgate Municipal e, ao receber a ligação pelos números disponibilizados, a Central de Emergência realiza a triagem para especificar o tipo de atendimento, se será com equipe avançada, com médico, ou equipe intermediária e aciona o suporte mais próximo. Com o serviço do SAMU com base em Atafona, o tempo de atendimento diminuiu.

A ambulância do Samu tem equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor com treinamento em Atendimento Pré-hospitalar (APH). A equipe avançada do resgate, com base em Cajueiro, é formada por condutor, médico e enfermeiro, para casos mais graves.

“As ambulâncias, doadas pelo governo do estado, são mantidas com 100% de recursos do município. São João da Barra é o primeiro município com o serviço do SAMU na região e, para dar um atendimento de mais rápido e eficiente à população, optamos por compor a equipe com enfermeiro e técnico de enfermagem, prestando o serviço de suporte intermediário”, disse a coordenadora de Urgência e Emergência, keth Miranda.

Fonte: Ascom SJB

Jovem compra bezerro após tomar remédio para insônia vendo TV

0

Um vídeo que viralizou no TikTok mostra a história de Suellen Leal, que, sob o efeito do medicamento Zolpidem, usado para combater a insônia, quase comprou um bezerro em um leilão online.

No vídeo, Suellen conta que, antes de dormir, deixou a televisão ligada em um programa de vendas. No outro dia, para sua surpresa, ela encontrou um e-mail informando que sua oferta por um bezerro Angus havia sido negada.

“Estava com insônia e deixei a televisão ligada em um programa de vendas. No outro dia, não lembrava de nada, mas o e-mail estava lá: ‘Compra negada – Bezerro Angus’. Eu quase comprei um bezerro dormindo!”, relata Suellen em um vídeo no TikTok que já acumula mais de 500 mil visualizações.

Essa não foi a primeira vez que o Zolpidem causou situações inusitadas na vida da internauta. Ela conta que, sob o efeito do medicamento, já marcou festas, mandou mensagens estranhas para amigos e até mesmo brigou com o ex-marido, sem se lembrar de nada no dia seguinte.

“O Zolpidem me fez fazer coisas inacreditáveis. Eu marcava festas, mandava mensagens, ligava para pessoas e brigava com meu ex, tudo sem lembrar de nada depois”, relata Suellen.

Após o episódio do bezerro, Suellen decidiu procurar alternativas ao Zolpidem. “Cuidado com o Zolpidem. Ele pode te levar a fazer coisas que você nem imagina!”, alerta.

@leal.suuh Não tomem assistindo tv, o babado é serio! OQ EU IA FAZER COM UMA VACA DENTRO DA MINHA CASINHA?! #fy #zolpidem #remedioparadormir #madonna #fofoca som original – Suellen Leal

 

Polícia Civil prende padrasto condenado por estuprar enteada em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na tarde desta quinta-feira (04), os policiais civis da 146º Delegacia de Polícia de Guarus, liderados pelo delegado Carlos Augusto, executaram um mandado de prisão condenatória contra um homem identificado pelas iniciais A.G dos S., de 54 anos, por estupro de vulnerável. A prisão ocorreu na Rua Principal Mundeus, na Estrada de Brejo Grande, em Campos.

Após monitoramento de inteligência, os agentes, com apoio da Polícia Militar, localizaram o acusado próximo à sua residência. Ele foi informado de seus direitos constitucionais e não ofereceu resistência à prisão.

O homem foi encaminhado à 146ª DP, onde o mandado foi oficializado e cumprido. O crime ocorreu em junho de 2015, quando a mãe da vítima denunciou que sua filha, então com nove anos, havia sido abusada sexualmente pelo padrasto.

Foto: Divulgação DEAM

Hemocentro Regional de Campos faz apelo por doadores de sangue do tipo O+

0
Foto: Divulgação Ascom

O banco de sangue do Hemocentro Regional de Campos (HRC) enfrenta um déficit no estoque sanguíneo e necessita, com urgência, de doações de sangue do tipo O+ (O Positivo). O estoque para esse tipo sanguíneo está em níveis preocupantemente baixos, afetando diretamente o atendimento aos pacientes em diversos hospitais da região.

Assistente Social do HRC, Maria Gonçalves destacou a gravidade da situação, ressaltando que muitos pacientes estão aguardando cirurgias que dependem deste tipo sanguíneo para serem realizadas. “É crucial que possamos contar com a solidariedade dos doadores para suprir essa demanda emergencial”, afirmou.

A assistente social também enfatizou que, embora todos os doadores sejam bem-vindos, o tipo O positivo é a maior necessidade do HRC no momento. “Convidamos todas as pessoas que possuem sangue tipo O positivo, sejam doadores regulares ou aqueles que nunca doaram, a aproveitarem esta oportunidade para fazer a diferença e salvar vidas”, concluiu Maria.

O Hemocentro Regional funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, e funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

COMO DOAR

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiverem doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar sangue, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.

Para aumentar o estoque do banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para [email protected]. Confira a agenda do mês de abril:

AGENDA DA UNIDADE MÓVEL:

09/04- Faculdade de Medicina de Campos

11/04- Ipe- Instituto Politécnico de Ensino Campos

16/04- São João da Barra

25/04- São Fidelis

30/04- Quissamã

Fonte: Ascom

Ninguém acerta as 6 dezenas da Mega-Sena, e prêmio vai a R$ 17,5 milhões

0

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.708 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite desta quinta-feira (4), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

Os números sorteados foram: 10-11-12-19-23-28

O valor estimado para o próximo sorteio, no sábado (6) é de R$ 17,5 milhões.

A quina teve 126 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 17.344,12. Outras 5.990 apostas fizeram a quadra, e irão ganhar um prêmio de R$ 521,19 cada. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

 

Gêmeos nascem com 22 dias de diferença e em hospitais diferentes

0

Kayleigh Doyle, de 22 anos, viveu uma experiência de maternidade rara e desafiadora em 2021. Em outubro de 2020, a jovem britânica descobriu que estava grávida de gêmeos, o que gerou alegria e apreensão ao mesmo tempo.

Em março de 2021, Kayleigh entrou em trabalho de parto prematuro. O primeiro gêmeo, Arlo, nasceu, mas as contrações pararam e Kayleigh foi enviada para casa. Arlo, nascido 17 semanas antes do previsto, lutou pela vida, enquanto a mãe angustiada aguardava o nascimento do outro bebê.

22 dias depois, Kayleigh deu à luz o segundo gêmeo, Astro, em outro hospital. Apesar de prematuro e enfrentar problemas de saúde, Astro sobreviveu e hoje, aos dois anos, é uma criança saudável.

Após a experiência traumática, Kayleigh decidiu se tornar voluntária em unidades de cuidados intensivos e busca reconhecimento por seu parto singular. Ela acredita ser a mãe com o maior intervalo entre o nascimento de gêmeos no Reino Unido e deseja ser reconhecida pelo recorde.

O caso, que aconteceu na região de Manchester, Inglaterra, em março de 2021, só agora ganhou destaque. Kayleigh espera que sua história inspire outras mães e traga mais atenção para os desafios da prematuridade.

Leia Também: Mãe e três filhos menores morrem em incêndio num apartamento em Itália

Mulher é detida a bordo após reação bizarra viralizar; confira

0

Uma mulher protagonizou um momento bizarro e viralizou nas redes sociais após ter um ataque exagerado quando detida por agentes da polícia a bordo de um avião da Spirit Airlines. O incidente aconteceu no dia 23 de março em Las Vegas, EUA.

Em um vídeo que circula online, agentes da Polícia Metropolitana de Las Vegas se aproximam da mulher e solicitam que ela os acompanhe para fora do avião. O motivo da detenção não foi esclarecido, mas a reação da passageira foi completamente desproporcional.

Gesticulando de forma exagerada, a mulher gritava e fazia caretas, comparando-se à personagem “Máscara” interpretada por Jim Carrey.

A situação se tornou ainda mais caótica quando os assistentes de bordo pediram a todos os passageiros que desembarcassem do avião, para desagrado da maioria. “Eu posso sair com meus próprios pés. Porque estão me algemando?”, questiona a mulher gesticulando de forma exagerada ao mesmo tempo que exclama que “liberdade é tudo aquilo que lhe importa”.

O vídeo rapidamente viralizou e gerou diversas reações nas redes sociais. Muitos questionaram o que teria acontecido com a mulher para que ela tivesse um comportamento tão bizarro. Alguns internautas brincaram que ela poderia ter sido “possuída por um espírito” durante o voo.

O incidente causou um atraso no voo da Spirit Airlines. A mulher foi detida pela polícia e ainda não há informações sobre o que aconteceu com ela após a detenção.

Leia Também: Avião de pequeno porte desaparece após decolar de aeroclube em SC

Menino de 2 anos é resgatado ileso após 16 horas preso em poço

0

Um menino de apenas 2 anos foi resgatado com sucesso após mais de 12 horas preso em um poço de cerca de 5 metros de profundidade no sul da Índia. O incidente aconteceu na quarta-feira, na região de Karnataka, próximo à casa da criança.

Equipes de resgate trabalharam por 16 horas incessantes para alcançar o menino. O momento emocionante do salvamento foi presenciado por diversas pessoas que acompanhavam a operação. A alegria foi contagiante quando o menino foi finalmente retirado do poço, completamente ileso. 

ಇಂಡಿ: ಕೊಳವೆ ಬಾವಿಗೆ ಬಿದ್ದ ಮಗು; ಸಮರೋಪಾದಿಯಲ್ಲಿ ರಕ್ಷಣಾ ಕಾರ್ಯ ಕೈಗೊಳ್ಳುವಂತೆ ಸೂಚನೆ
ವಿಜಯಪುರ ಜಿಲ್ಲೆಯ ಇಂಡಿ ತಾಲ್ಲೂಕಿನ ಲಚ್ಯಾಣ ಗ್ರಾಮದಲ್ಲಿ 2ವರ್ಷದ ಮಗುವೊಂದು ಕೊಳವೆ ಬಾವಿಗೆ ಬಿದ್ದ ಘಟನೆ ನನ್ನ ಮನಕಲುಕಿದೆ. ಮಗುವನ್ನು ರಕ್ಷಿಸಲು ಕ್ಷಿಪ್ರ ಗತಿಯಲ್ಲಿ ಕಾರ್ಯಾಚರಣೆ ನಡೆಸುವಂತೆ ಜಿಲ್ಲಾಡಳಿತಕ್ಕೆ ಸೂಚಿಸಿದ್ದು ಆ ಬಗ್ಗೆ… pic.twitter.com/MpmJGyw1t0

— M B Patil (@MBPatil) April 3, 2024

Imagens do resgate podem ser vistas na galeria acima.

Leia Também: Ladrão se disfarça de saco do lixo para roubar encomenda; veja o vídeo

Lula: Brasil pode ter indústria da saúde para competir com qualquer outro país do mundo

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 5, que o Brasil tem condições de ter uma indústria de saúde competitiva e que o SUS seria fundamental para o desenvolvimento do setor. Ele deu a declaração em Goiana (PE), em inauguração de fábrica da Hemobrás.

“Queremos um país soberano, capaz de ter uma indústria da saúde, porque nós temos o órgão consumidor que é o SUS. Que pode comprar as máquinas que a gente produzir, os remédios que a gente produzir, as vacinas. A gente não tem por que não acreditar que a gente pode ter um polo industrial na área da saúde para competir com qualquer outro país do mundo”, declarou o presidente da República.

Além disso, Lula voltou a falar sobre inteligência artificial. Disse, dirigindo-se à ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que quer ver um projeto brasileiro para o setor até junho. O petista afirmou ter dado a seguinte declaração em uma reunião com a ministra e cientistas: “Vamos criar vergonha, vamos ter uma Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em junho, e até junho vocês estão desafiados a me apresentar um projeto brasileiro de inteligência artificial para a gente não ter que copiar de outro país as coisas importantes que nós precisamos.”

 

Pela 1ª vez, Buckingham abre sala da sacada para visitas; veja quanto custa

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O rei Charles 3º decidiu abrir, pela primeira vez, a ala leste do Palácio de Buckingham para visitas.

No passeio guiado de 45 minutos, o público poderá conhecer a Sala Central, que leva à famosa sacada do Palácio. Os visitantes, porém, não poderão acessar a varanda. Além da Sala Central, será possível acessar também a Sala de Estar Amarela e os corredores da ala, que fica na parte frontal do palácio.

Na ala, será possível ver obras de arte e antiguidades do século 18 espalhadas pelos cômodos. Entre os objetos mais valiosos da ala leste estão o relógio Kylin, formado por uma escultura asiática de porcelana e um relógio francês, e um lustre de 1818, encomendado pelo rei George 4º enquanto ainda era príncipe.

A visita custa 75 libras, cerca de R$ 475, e deve ser agendada pelo site Royal Collection Trust. Os passeios acontecerão diariamente, de 15 de julho a 31 de agosto, e terão no máximo 20 visitantes. Os ingressos serão liberados com prioridade por 24 horas para os assinantes da newsletter do Royal Collection Trust no dia 9 de abril. A partir do dia 10, o restante dos ingressos será liberado para o público geral no mesmo site.

O rei também abriu pela primeira vez o Castelo de Balmoral, na Escócia, para visitas. Foi nesta casa de veraneio da família real que a rainha Elizabeth 2ª morreu em setembro de 2022. Os passeios custam 150 libras, cerca de R$ 950, e acontecerão de 1º de julho a 4 de agosto.

O rei Charles 3º deseja tornar as residências reais mais acessíveis. A informação é do jornal The Telegraph.

1,31% dos nascimentos no Brasil não são registrados, o menor nível histórico, diz IBGE

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O sub-registro de nascimentos no Brasil recuou de 2,06% em 2021 para 1,31% em 2022, apontam dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A proporção mais recente é a menor de uma série histórica iniciada em 2015. Na prática, significa que, de um total de 2,57 milhões de nascidos vivos em 2022, 33,7 mil não foram registrados em cartórios no período legal estipulado (até março do ano seguinte).

Conforme o IBGE, a redução do sub-registro pode ser associada a fatores como melhoria da coleta dos dados e mudanças da legislação.

“No marco legal da primeira infância, foi estabelecido que o registro civil deve ser feito em unidades interligadas da maternidade. Então a criança já sai de lá com o registro feito. Ações como essas vêm impactando essa melhora gradativa”, diz o estatístico José Eduardo Trindade, em nota divulgada pelo IBGE.

O país ainda apresenta diferenças regionais significativas. O maior percentual de sub-registro de nascimentos foi verificado no Norte (5,14%), seguido pelo Nordeste (1,66%). O Sul teve o menor (0,21%).

“Em locais mais remotos, mais distantes, registrar uma criança pode demandar muito tempo, e muitas vezes isso não é feito”, aponta o estatístico Luiz Fernando Costa, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Outra diferença abrange a análise dos grupos etários das mães. O maior percentual de sub-registro de nascimentos está entre as mães menores de 15 anos (8,06%).

“Normalmente essa mãe mais jovem passa pela unidade de saúde, mas não está indo para o cartório. Isso tem algumas explicações, como a falta de rede de apoio para orientá-la da maneira mais adequada para registrar o seu filho, para o exercício da cidadania dele”, afirma Trindade.

“Outro fator é a espera pela participação do pai, para a inclusão do nome dele no registro, o que pode atrasar mais”, completa.

O estudo também traz números de nascimentos conforme os locais das ocorrências. Estima-se que 2,55 milhões tenham sido em hospitais e outros estabelecimentos de saúde em 2022, o que representa 98,93% do total.SUB-

REGISTRO DE MORTES AUMENTA

Enquanto o sub-registro de nascimentos caiu, o de mortes aumentou no Brasil, segundo o IBGE. Em 2022, a proporção foi de 3,65%, acima do percentual de 3,49% em 2021.

O dado mais recente (3,65%) corresponde ao sub-registro de quase 57 mil óbitos de um total estimado de 1,56 milhão. No início da série histórica, em 2015, a proporção era de 4,89%.

De acordo com o IBGE, o período analisado para definir o sub-registro de mortes é o mesmo dos nascimentos. Assim, se o óbito acontecer em um ano e não for registrado até março do ano seguinte, será enquadrado como sub-registro.

Em 2022, essa situação foi maior entre os bebês de até 27 dias de vida (12,87%).
Os números integram o Estudo Complementar à Aplicação da Técnica de Captura-Recaptura 2022. Os dados são obtidos pelo pareamento das Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, e das bases de dados do Ministério da Saúde.

“Há duas bases de dados e sabemos que ambas são incompletas e podem se sobrepor. Então temos registros e notificações que aparecem tanto no Ministério da Saúde quanto no IBGE e se referem ao mesmo evento vital”, diz Costa.

“Sabendo dessas características, podemos parear essas duas listas e aplicar a técnica da captura-recaptura, que é usar uma modelagem estatística para estimar qual é a probabilidade de um indivíduo ser capturado por uma das fontes”, completa.

 

Dados para inscrição no Prouni devem ser entregues até hoje

0

Os candidatos que foram pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 devem comprovar as informações de inscrição até esta quinta-feira (4). Os dados devem ser apresentados nas instituições de educação superior para as quais foram pré-selecionados

 Nesta edição do programa, o Ministério da Educação MEC) ofereceu 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.  

O Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. São duas edições por ano, com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres.

 

Planos de saúde ameaçam cancelar contratos de pacientes em tratamento

0

(FOLHAPRESS) – O medo de perder o plano de saúde dos pais, idosos e em tratamento médico, há quatro meses desespera a fonoaudióloga Chang Liang Hui, 53. “Meus pais precisam do convênio para sobreviver. Para eles é questão de vida ou morte”, diz ela.

Debilitado pelo tratamento de um câncer e após sofrer três AVCs (acidente vascular cerebral), o pai de 80 anos está internado em um hospital de retaguarda, recebendo cuidados paliativos. Já a mãe dela, aos 76 anos, enfrenta problemas renais e faz hemodiálise três vezes por semana.

Mesmo pagando R$ 15 mil mensais, a família foi surpreendida, em setembro passado, por um comunicado da operadora exigindo a comprovação de vínculo com a entidade de classe responsável pelo contrato, sob risco de cancelamento.

O plano do casal é do tipo coletivo por adesão, que hoje corresponde a aproximadamente 80% do mercado da saúde suplementar brasileira. Essa modalidade exige que o consumidor tenha alguma associação com entidade de classe ou representativa de sua categoria profissional.

Na época em que o plano foi contratado, cerca de 20 anos atrás, os pais de Chang tinham um comércio. Ela afirma que a comprovação de vínculo nunca foi solicitada antes, mesmo após fechamento da loja, em 2009.

“Tive que reabrir a empresa da minha mãe e agora o vínculo está em análise. Recebendo uma negativa, na hora eu vou entrar na Justiça pedindo uma liminar para manter a cobertura”, afirma Chang, moradora de Cotia, na Grande São Paulo.

Segundo o advogado especializado em direito à saúde Rafael Robba, o caso de Chang está longe de ser isolado. Desde o início do ano, o escritório Vilhena Silva, em que ele atua, já foi acionado por mais de 50 pessoas com esse problema.

“Temos percebido que essas solicitações [de comprovação de vínculo] estão sendo direcionadas especialmente para pacientes idosos ou em tratamento de doenças graves e crônicas”, afirma o advogado.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão do governo que regula o setor, diz que a exclusão de beneficiários pelas operadoras é permitida quando há perda de vínculo com a entidade responsável pelo contrato, desde que a rescisão seja comunicada com prazo de 60 dias.

Segundo Robba, porém, a prática pode ser reconhecida como abusiva pelo Judiciário. “Além de colocar o consumidor em extrema vulnerabilidade, é uma prática que atenta contra o objeto contrato, que é resguardar o beneficiário quando ele precisa de atendimento”, diz o advogado, que já obteve liminares garantindo a permanência de pacientes em tratamento no convênio.

De acordo com estatísticas da ANS, as reclamações de beneficiários por cancelamento ou suspensão de planos coletivos por adesão tiveram crescimento expressivo a partir de outubro passado.

No trimestre final de 2023, a agência registrou 1.317 queixas do tipo. O montante representa alta de 54% em comparação com as reclamações contabilizadas no mesmo período do ano anterior (856).

Um problema comum, segundo o advogado Rodrigo Araújo, é que muitas pessoas contratam planos dessa modalidade sem possuir efetivamente um vínculo com entidade de classe e posteriormente são excluídas pelas operadoras. Isto, segundo ele, não se trata necessariamente de fraude.

“Muitas pessoas quando procuram o corretor de seguros, que é na verdade um preposto da operadora de saúde, acabam orientadas a se filiarem a determinadas associações que na verdade só foram constituídas para viabilizar essa contratação. Muitas vezes o consumidor nem sabe que isso pode gerar uma fraude no futuro”, diz o advogado.

Em caso de cancelamento unilateral, o consumidor pode exigir a manutenção do contrato, segundo Araújo. “Tanto porque ele não tinha ciência de que estava fraudando a contratação, como também quando estiver em tratamento médico. O Poder Judiciário hoje tem entendimento amplamente majoritário no sentido de que é devida a manutenção desse contrato no mínimo até a alta médica”, acrescenta.

Procurada, a Qualicorp, administradora de benefícios responsável pelo contrato de Chang, disse em nota que “tem no seu escopo de atuação verificar a regularidade da contratação e manutenção de planos de saúde coletivos por adesão de seus clientes, tendo em vista a exigência legal de comprovação de vínculo com entidades de classe em tal modalidade de plano de saúde”.

Leia Também: Demanda de passageiros sobe 21,5% em fevereiro ante igual mês de 2023, afirma Iata

 

Avião de pequeno porte desaparece após decolar de aeroclube em SC

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um avião de pequeno porte sumiu após decolar de um aeroclube em Santa Catarina.

Aeronave está desaparecida desde a tarde desta quarta-feira (3). O avião, de matrícula PU-VRB, decolou de São José, na região metropolitana de Florianópolis, e tinha como destino um aeródromo em Videira, a cerca de 350 quilômetros.

Ano de fabricação do avião é 2001. Segundo o registro dele na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave tem capacidade para levar até duas pessoas, mas ela não tinha autorização para fazer o transporte de passageiros. Ainda não há informações sobre quantos estavam a bordo.

A FAB faz buscas na região do desaparecimento. A procura pelo avião começou na madrugada desta quinta-feira (4) e é coordenada pela Salvaero Curitiba.

 

Casal viveu durante 16 anos na Disneyland e ninguém percebeu

0

Visitar a Disneyland é o sonho de muitas pessoas, seja quando criança, adulto ou idoso. Mas e se pudesse viver neste local mágico, onde todos os sonhos se tornam realidade?

Owen e Dolly Pope, um casal norte-americano, viveu esse sonho entre 1955 e 1971.

Os dois eram especialistas em cavalos e foi durante um espetáculo com estes animais que os responsáveis pelo parque de diversões decidiram contratar o casal – que ficou responsável pelo ‘Pony Farm’, a parte equestre da Disneyland.

Com essa missão, os dois viveram numa pequena casa em Frontierland, uma parte do parque dedicado ao ‘Oeste Selvagem’, e que é restrito à maioria dos visitantes.

House lived in by Owen and Dollie Pope (Pony Farm) while they worked at Disneyland. Last original Disneyland site house left on the property. Pictured here at Circle D in 2002. pic.twitter.com/LI46jbDxUg

— Jason Schultz (@ArchivistJason) September 18, 2023

Entre as tarefas que tiveram de realizar durante a sua estadia no parque temático contavam-se a criação, o tratamento e o treino dos equídeos, bem como a construção de carroças e carruagens.

No início da sua estadia na Disneylândia, Owen e Dolly Pope foram obrigados a viver numa caravana perto dos animais, mas mais tarde mudaram-se para uma elegante casa branca e verde de 120 m² situada atrás do rancho e aberta ao público. Nunca nenhum dos visitantes se terá dado conta de que a casa era habitada, à excepção dos responsáveis da Disneyland que estavam devidamente informados sobre a situação.

Tanto Owen como a companheira tornaram-se os únicos residentes da Disneylândia e trabalharam no parque durante 16 anos. Em 1971, mudaram-se da Califórnia para a Florida para trabalhar no novo parque, dando início ao Tri Circle D. Ranch.

O casal se aposentou em 1975 e a casa da California, onde viveram durante anos, foi demolida para que ali nascesse a nova atração inspirada na Saga ‘Star Wars’.

Leia Também: Homem descobre traição graças a papagaios: “Vem, o meu marido não está”

Campanha de vacinação contra gripe acontece em 15 pontos

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) disponibiliza 15 pontos para a Campanha de vacinação contra gripe. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

O Ministério da Saúde ressalta que “a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”. O órgão destaca que “a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente”.

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza, o Governo Federal definiu os grupos prioritários a serem vacinados. Ele esclarece que para receber a vacina, basta comparecer no ponto de vacinação mais próximo de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e alguma documentação que comprove o pertencimento ao público-alvo.

Podem se vacinar: crianças de seis meses a menores de seis anos; quilombolas; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).  

Os pontos de vacinação estão localizados em Amontado, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Santa Clara, Nova Belém, Estreito, Floresta.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).

Biden condiciona relação EUA-Israel a mudança de posição de Tel Aviv em Gaza

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente Joe Biden alertou o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu que a continuidade do apoio dos EUA depende de Tel Aviv tomar ações “específicas, concretas e mensuráveis” para lidar com ataques a civis, sofrimento humanitário e a segurança de trabalhadores humanitários em Gaza.

Biden afirmou ainda a necessidade de um cessar-fogo imediato para estabilizar a região, proteger civis inocentes e combater a crise humanitária na Faixa de Gaza.

Questionado sobre o que isso significa, o secretário de Estado, Antony Blinken, afirmou a jornalistas em Bruxelas que “se não virmos as mudanças que precisamos ver [por Israel], haverá mudanças na nossa política”.

A conversa entre os líderes ocorre após Israel atacar um comboio de ajuda humanitária da ONG World Central Kitchen (WCK), matando sete pessoas, na última segunda. A Casa Branca se disse “indignada” com a operação, que também gerou protestos dentro e fora de Israel.

“O Presidente Biden enfatizou que os ataques contra trabalhadores humanitários e a situação humanitária em geral são inaceitáveis. Ele deixou claro a necessidade de Israel anunciar e implementar uma série de medidas específicas, concretas e mensuráveis para abordar o dano aos civis, o sofrimento humanitário e a segurança dos trabalhadores humanitários”, afirmou a Casa Branca em nota sobre o telefonema.

Acidente na RJ-116 deixa dois mortos

0
Foto: Reprodução

Duas pessoas, cujas identidades ainda não foram divulgadas, morreram em um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (04) na RJ-116, entre Santo Antônio de Pádua e Miracema. As vítimas estavam a bordo de um caminhão que desceu uma ribanceira e capotou.

O veículo acabou caindo dentro de um haras, próximo ao limite de Miracema, após despencar da ribanceira às margens da rodovia, resultando em seu capotamento. As duas pessoas que estavam na cabine do caminhão morreram no local do acidente.

O Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua foi chamado por volta das 12h20 para prestar socorro. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

O ocorrido também mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Civil, que irão realizar a perícia no local. Até o momento, não há informações sobre as causas da tragédia.

*Matéria com informações do site SFNOTICIAS*

Exames revelam presença de mercúrio em amostras de cabelo de yanomamis

0

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a contaminação por mercúrio afeta quase toda a população de nove aldeias yanomamis situadas em Roraima. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (4), foram obtidos a partir da análise de amostras de cabelos colhidas em outubro de 2022. De acordo com os pesquisadores, o estudo mostra uma situação preocupante e contribui para aprofundar o conhecimento sobre os impactos do garimpo ilegal de ouro na região.

“Existem metais, como o zinco, o ferro e o selênio, que tem uma importância para o organismo. Eles estão envolvidos no metabolismo do ser humano. O ferro, por exemplo, faz parte da formação da hemoglobina. Mas o mercúrio não desempenha nenhum papel no metabolismo humano. Por isso, ele é considerado um contaminante químico. E a ciência vem desde os anos 1950 acumulando de evidências sobre seus efeitos deletérios para a saúde”, explica Paulo Basta, pesquisador da Fiocruz.

O estudo, intitulado Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente, teve o apoio da organização não governamental Instituto Socioambiental (ISA) e mobilizou duas instâncias da Fiocruz: a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. As aldeias envolvidas no estudo situam-se na região do Alto Rio Mucajaí e reúnem yanomamis do subgrupo ninam.

Ao todo, foram examinadas 287 amostras de cabelo de indivíduos de variadas faixas etárias, incluindo crianças e idosos. Em 84% delas, foram encontrados níveis de mercúrio acima de 2,0 microgramas de mercúrio por grama de cabelo (µg/g). Nessa faixa já é obrigatória a notificação dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), através do qual são produzidas estatísticas oficiais que balizam as medidas a serem adotadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, chama atenção que, em 10,8% das análises, os níveis ficaram acima de 6,0 µg/g. A pesquisa indica a necessidade de atenção especial com essa parcela da população. Os pesquisadores apontam que os maiores níveis de exposição foram detectados em indígenas que vivem nas aldeias localizadas mais próximas aos garimpos ilegais.

A Terra Yanomami ocupa mais de 9 milhões de hectares e se estende pelos estados de Roraima e do Amazonas. É a maior reserva indígena do país. Os resultados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 27 mil indígenas vivem nessa área.

A presença do garimpo ilegal nesse território é um problema de décadas. O mercúrio é usado no processo de separação do ouro dos demais sedimentos. Sendo uma atividade clandestina, que busca driblar a fiscalização, geralmente não são adotados cuidados ambientais. O mercúrio acaba sendo despejado nos rios e entra na cadeia alimentar dos peixes e de outros animais. Além da contaminação, o avanço do garimpo ilegal tem sido relacionado com outros problemas de saúde enfrentados pelas populações yanomamis, tais como a desnutrição e o aumento de diferentes doenças, sobretudo a malária.

Em janeiro do ano passado, a repercussão da crise humanitária vivenciada nessas aldeias gerou uma comoção nacional. Segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas, apenas em 2022, morreram 99 crianças yanomamis com menos de cinco anos, na maioria dos casos por desnutrição, pneumonia e diarreia. Então recém-empossado, o governo liderado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou uma série de ações governamentais, incluindo o combate às atividades clandestinas. No entanto, passados mais de um ano, o garimpo ilegal continua ocorrendo no território.

De acordo com Paula Basta, a presença de mercúrio no organismo pode afetar qualquer local do corpo humano e qualquer órgão. Há relatos de danos, por exemplo, aos rins, ao fígado e ao sistema cardiovascular, gerando aumento da pressão arterial e risco de infarto. Mas o maior afetado geralmente é o sistema nervoso central. Paulo Basta observa que os sintomas geralmente começam brandos e evoluem e que, muitas vezes, há dificuldade para reconhecer que eles estão associados à exposição ao mercúrio.

“No cérebro, ele provoca lesões definitivas, irreversíveis. Adultos submetidos à exposição crônica podem ter alterações sensitivas que envolvem alterações na sensibilidade das mãos e dos pés, na audição, no paladar. Pode envolver também insônia e ansiedade. Também pode haver alterações motoras, que incluem problemas de tontura, de equilíbrio, de marcha. Pode ter sintomas semelhantes à Síndrome de Parkinson. E há também alterações cognitivas, incluindo perda de memória, dificuldade de articulação de raciocínio. Pode chegar a um quadro similar ao da doença de Alzheimer”, diz o pesquisador.

Ele observa, porém, que os mais vulneráveis são crianças e mulheres idade fértil, sobretudo gestantes. O mercúrio pode gerar má formação do feto e até levar ao aborto. Já as crianças podem apresentar problemas no desenvolvimento motor e no aprendizado. Os pesquisadores chegaram a realizar um teste de coeficiente de inteligência envolvendo 58 crianças.

“O que se espera de uma população normal é que o coeficiente de inteligência médio seja em torno de 100 pontos. E o que verificamos com as crianças yanomamis foi um coeficiente de inteligência médio de 68. Mais de 30 pontos abaixo da média que era esperada. Isso denota um déficit cognitivo. E os indícios nos sugerem que esse déficit tem relação com a exposição ao mercúrio, sobretudo no período pré-natal”, afirma Paulo Basta.

Os pesquisadores fazem uma série de recomendações com base no cenário encontrado durante os estudos. Como ações emergenciais, mencionam interrupção imediata do garimpo e do uso do mercúrio, desintrusão de invasores e a construção de unidades de saúde em pontos estratégicos da Terra Yanomami. Além disso, o estudo também indica como necessárias ações específicas para as populações expostas: rastreamento de comunidades afetadas, realização de diagnósticos laboratoriais, elaboração de protocolos de tratamento de quadros de intoxicação e criação de um centro de referência para acompanhamento de casos crônicos ou com sequelas reconhecidas.

“Não adianta apenas interromper o garimpo. É a primeira coisa a ser feita. Mas não é suficiente, porque o mercúrio já está presente no ambiente. Mesmo que nunca mais seja despejado mercúrio no território, o que já está lá vai permanecer por 120 anos”, destaca Paulo Basta.

A Convenção de Minamata, aprovada em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu os riscos associados à exposição ao mercúrio e fixou medidas para controlar sua disposição. Foram estabelecidas diversas restrições de uso que forçaram mudanças, por exemplo, na indústria de lâmpadas, de carvão mineral, de equipamentos de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que níveis acima de 6 µg/g podem trazer sérias consequências à saúde, principalmente a grupos vulneráveis.

Paula Basta observa que, no caso da Terra Yanomami, a ausência de indústrias nos permite afirmar que o responsável pela presença do mercúrio é o garimpo ilegal. Chama atenção que o estudo não detectou contaminação nas 14 amostras de água analisadas. Por outro lado, as 47 amostras de peixe registraram alta concentração de mercúrio, sobretudo em espécies carnívoras apreciadas na Amazônia como mandupé e piranha.

“O mercúrio tem uma densidade muito mais elevada com a água. Então ele não se mistura com a água com facilidade. Ele vai se depositar no fundo, se misturar com a lama. E lá ele vai sofrer um processo que envolve bactérias e vai se transformar no metilmercúrio. Esse metilmercúrio é o que vai ingressar na cadeia alimentar. Ele vai ser absorvido pelas algas, por pequenos crustáceos, por peixes, por jacarés. E o ser humano se alimentando principalmente do pescado acaba se contaminando também”, explica o pesquisador.

Também foram realizados testes para estimar a prevalência de doenças infecciosas e parasitárias. Mais de 80% dos participantes relataram ter tido malária ao menos uma vez na vida, com uma média de três episódios da doença por indivíduo. Em 11,7% dos indivíduos testados, foi possível identificar casos sem manifestações clínicas evidentes, características comuns em áreas de alta transmissão da doença. De acordo com os pesquisadores, a abertura de cavas pelos garimpeiros favorece o surgimento de reservatórios para larvas de mosquitos. Dessa forma, nota-se um crescimento de casos não apenas de malária, mas também de leishmaniose e de outras arboviroses.

Outro dado alarmante é referente à cobertura vacinal. Apenas 15,5% das crianças estavam com a caderneta de imunização em dia. Além disso, mais de 25% das crianças menores de 11 anos tinham anemia e quase metade apresentaram desnutrição aguda. Em 80%, foram constatados déficits de estatura para idade, o que sugere, de acordo com os parâmetros da OMS, um estado de desnutrição crônica.

Paulo Basta destaca que o garimpo ilegal opera com máquinas pesadas. Usam retroescavadeira, balsas, helicópteros e outros equipamentos. “A primeira providência do garimpo é a devastação da floresta, a mudança do curso dos rios, a escavação da terra. Isso provoca alterações no sistema local. Animais de grande porte considerados alimentos para os povos indígenas, como a anta e a paca, fogem dessas regiões. As áreas destinadas ao plantio, à coleta, ao extrativismo são afetadas. Esse processo traz escassez de alimentos para as populações tradicionais”, diz Paula Basta. 

Leia Também: PF prende 22 pessoas acusadas de invadir terra Yanomami, em Roraima