Home Blog Page 2584

Balcão de Emprego anuncia mais 6 vagas

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando mais seis vagas. Todas as oportunidades são para trabalhar no município.

Uma empresa oferece treinamento para duas vagas: uma de recepcionista e outra de consultor comercial, não exigindo experiência prévia ou formação acadêmica, preferencialmente que tenha Curso de Inglês, já que será um diferencial durante a avaliação. As demais quatro vagas são para dentista, fonoaudiólogo (a), fisioterapeuta e atendente de farmácia, esta última para trabalhar na localidade de Imburi.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

“A parceria com a SMTDH é direcionada a quem tiver vagas de trabalho e deseje participar. Basta procurar o Balcão que a nossa equipe, além de divulgar as oportunidades, ainda recebe os currículos dos candidatos”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Testes positivos para dengue e influenza aumentam em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo apresenta aumento de positividade para dengue e influenza (vírus causador da gripe) na última semana, segundo levantamento da rede Dasa.

Em contrapartida, os exames realizados para Covid com resultado positivo apresentaram queda também na última semana.

A baixa na positividade dos testes de Covid segue a mesma linha no país como um todo: a taxa diminuiu em 40,6% no Brasil e em 39,6% em São Paulo entre as semanas dos dias 12 a 18 de março e 19 a 25 do mesmo mês. A positividade diz respeito ao número de exames com resultado positivo.

Por outro lado, houve um aumento de 3 pontos percentuais na taxa de positividade de testes de influenza na capital entre os dias 17 e 30 de março: de 24% a 27%.

O aumento foi de 6,8 pontos percentuais na taxa de dengue. Foram 33,3% testes positivos entre os dias 17 a 23 de março e 40,1% entre os dias 24 a 30 de março.

A taxa de positividade se refere ao número de exames realizados em laboratório com resultado positivo para um dos vírus.

O crescimento da dengue na capital é constante desde o dia 10 de março, de acordo com o levantamento. Os testes positivos representavam 23,8% do total entre os dias 10 e 16.

A Dasa não informou quantos testes foram feitos no total, mas afirmou que são mais de 900 unidades de diagnóstico no Brasil.

No último dia 18 de março, a Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência por epidemia de dengue. A previsão da gestão é de que a cidade atinja o platô (isto é, quando há uma estabilização de novos registros antes da queda) de casos em abril.

O VSR (vírus sincicial respiratório), que gera complicações principalmente em crianças, registrou uma leve queda na positividade na capital: de 7,9% para 7,7% entre os dias 17 e 30 de março. Isso pode indicar que há uma estabilidade nas taxas do vírus.

Na segunda-feira (1º), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira vacina em gestantes que protege bebês de até um ano contra o VSR, principal responsável por infecções respiratórias agudas em bebês de até seis meses de idade, como a bronquiolite.

Especialistas já apontaram que há um surto de síndromes respiratórias fora de época. Segundo o virologista José Eduardo Levi, o pico anômalo de influenza no início do ano pode fazer com que haja uma intensidade menor do outono para o inverno.

Já o aumento de dengue é um comportamento esperado, uma vez que o pico de casos da doença acontece mesmo em abril. “Em São Paulo, a epidemia ainda está em expansão”, diz.

No último dia 25, teve início a vacinação contra a gripe pelo governo do estado de São Paulo. A vacina aplicada pelo Ministério da Saúde é trivalente -composta de duas cepas do influenza A e uma do B- e pode ser tomada na mesma ocasião de outros imunizantes.

Segundo a diretora do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde), Tatiana Lang D’Agostini, a chegada do outono proporciona maior prevalência das doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados. A mudança de estação pode favorecer o aumento de casos e a vacinação pode prevenir esse cenário.

Apesar da queda na positividade dos testes para coronavírus, o patamar ainda dificulta a diferenciação das síndromes gripais, afirma o virologista.

No último ano, os sintomas da Covid ficaram mais leves, devido às subvariantes da ômicron, que infectam mais garganta e nariz (vias aéreas superiores). Mesmo assim, os sintomas de gripe e Covid podem se confundir. A Covid pode ainda apresentar, em adultos, sintomas gastrointestinais e, nas crianças, causar uma síndrome multisistêmica pediátrica (SIM-P), que pode levar a complicações.

Além disso, os sintomas da Covid longa, que ocorrem até três meses após a infecção, podem deixar sequelas neurológicas, cardíacas e até vasculares. A vacinação em dia ajuda a prevenir as sequelas e o adoecimento grave da doença.

Leia Também: Cidade do Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue

 

Homem foragido da justiça é preso em São Fidélis

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Nesta quarta-feira (03) na Ponte Metálica, situada na Vila Tião Paulo, em São Fidélis, uma equipe policial foi acionada para prestar apoio a outros órgãos judiciários.

A denúncia inicial sugeria que homens estavam consumindo substâncias entorpecentes no local. Apesar de a suspeita não ter sido confirmada, durante a abordagem dos presentes, foi descoberto um mandado de prisão em aberto contra um dos indivíduos.

Diante da constatação, a guarnição conduziu o suspeito até a 141ª DP, onde o fato foi oficialmente registrado e o homem permaneceu à disposição da justiça para os devidos procedimentos legais.​

Avião de pequeno porte desaparece após decolar de aeroclube em SC

0

A aeronave está desaparecida desde a tarde desta quarta-feira (3). O avião, de matrícula PU-VRB, decolou de São José, na região metropolitana de Florianópolis, e tinha como destino um aeródromo em Videira, a cerca de 350 quilômetros.

O ano de fabricação do avião é 2001. Segundo o registro dele na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave tem capacidade para levar até duas pessoas, mas ela não tinha autorização para fazer o transporte de passageiros. Ainda não há informações sobre quantos estavam a bordo.

A FAB faz buscas na região do desaparecimento. A procura pelo avião começou na madrugada desta quinta-feira (4), e é coordenada pela Salvaero Curitiba.

Grande São Paulo terá muito sol e calor até sexta-feira (5)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma grande massa de ar quente e seco sobre a região sudeste do país mantém o tempo aberto em todo o estado de São Paulo pelo menos até a próxima sexta-feira (5).

Segundo os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os próximos dias terão o predomínio de sol e a elevação da temperatura na Grande São Paulo, com o declínio da umidade do ar.

O órgão explica que esse tipo de massa de ar seco geralmente demora alguns dias para passar. E quando ocorrem pancadas de chuva são, em geral, isoladas e nos bairros mais próximos da serra do Mar, devido à entrada da brisa marítima no fim da tarde. Em muitos casos surgem apenas garoa ou chuvisco.

Nesta quarta-feira (3), por exemplo, o dia foi de sol e poucas nuvens na capital. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontaram 32°C na Sé, no Centro, e 26°C em Parelheiros, no extremo da zona sul, durante a tarde. A umidade relativa do ar nesses locais foi, respectivamente, de 41% e 74%.

A previsão é que esta quinta-feira (4) comece com muitas nuvens e formação de névoa úmida, mas o sol aparece ainda pela manhã e passa a predominar, o que promoverá a rápida elevação da temperatura. A mínima deve ser de 18°C e a máxima, de 31°C. Não deve chover.

O cenário atmosférico se repete na sexta. O CGE aponta que os termômetros devem oscilar entre a mínima de 19°C na madrugada e a máxima de 32°C à tarde. No fim do dia, a quantidade de nuvens aumentará com a entrada da brisa marítima, porém, novamente não há previsão de chuva.

O problema é que a massa de ar seco também diminui a umidade do ar. Nos dois dias, ela deve se aproximar dos 30% nos horários mais quentes, o que pode oferecer riscos à saúde das pessoas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, é indicado se hidratar e evitar atividades físicas a céu aberto nesses horários.

Leia Também: Como manter a salada embalada fresca durante mais tempo

 

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 13 milhões

0

As seis dezenas do concurso 2.708 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa no Facebook e canal da Caixa no YouTube. O prêmio principal está acumulado em R$ 13 milhões.

Caso apenas um único apostador ganhe o prêmio e aplique todo o valor na poupança, receberá quase R$ 69 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

A Timemania sorteia também, nesta quinta-feira (4), pelo concurso 2.075, o prêmio acumulado em R$ 25,1 milhões.

A modalidade é um produto de prognóstico específico em que o apostador escolhe dez dezenas entre 80 e um Time do Coração entre os 80 possíveis.

São sorteados sete dezenas e um Time do Coração. Ganham as apostas que acertarem de três a sete números ou o time.

Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique na poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 233 mil de rendimento no primeiro mês. A aposta custa R$ 3,50.

 

Governo anuncia inclusão de 8 cidades no Concurso Nacional Unificado

0

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (4), a inclusão de oito novas cidades que receberão provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Todas ficam localizadas no entorno do Distrito Federal. São elas: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.

Com isso, serão 228 municípios a receberem o exame. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a distribuição dos candidatos nos locais de prova levarão em consideração o CEP informado na hora da inscrição.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país, com 2,1 milhões de inscritos. O chamado Enem dos Concursos vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, constituída de questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, será aplicada no dia 5 de maio em 220 cidades de todas as unidades federativas.

Locais de prova e resultado

A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho, deve sair o resultado final, indicando a classificação dos aprovados.

Governo do Estado formaliza adesão ao programa Pé-de-Meia

0

 O Governo do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação lançaram, nesta quinta-feira (04), o programa Pé-de-Meia, que vai auxiliar financeiramente os estudantes da rede pública estadual durante o Ensino Médio. No evento, realizado na Zona Oeste do Rio, o governador Cláudio Castro, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretária de Educação, Roberta Barreto, apresentaram a iniciativa, detalhando critérios, formas de acesso e permanência no programa. No Estado do Rio, 158.582 alunos já estão recebendo a parcela única de R$ 200, referente ao incentivo-matrícula.

O Pé-de-Meia, do Governo Federal, vai fornecer incentivo financeiro-educacional para estudantes de baixa renda regularmente matriculados. Cerca de 2,5 milhões de estudantes serão contemplados pelo programa em todo o país.

Para ser beneficiado, o estudante precisa cumprir alguns requisitos: ter entre 14 a 24 anos completos até 31 de março deste ano, estar matriculado no Ensino Médio da rede pública e ser integrante de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiária do Programa Bolsa Família. Também é necessário que o aluno tenha inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF próprio).

DEAM investiga suposto caso de estupro a criança de 9 anos em Campos

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) estão apurando um suposto caso de estupro envolvendo uma menina de 9 anos em Campos.

O caso teria ocorrido há duas semanas, e a vítima está atualmente hospitalizada em um hospital particular da região. No entanto, a polícia ainda não confirmou oficialmente o ocorrido.

Os policiais da Deam continuam realizando investigações pela cidade, e indivíduos relacionados à criança serão convocados para prestar depoimento sobre o caso.

 

*Matéria em atualização*

PF prende os 2 fugitivos de Mossoró após 50 dias

0

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento estavam foragidos desde 14 de fevereiro; foi a 1ª fuga do presídio de segurança máxima.

Os 2 detentos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), foram encontrados e presos no Pará nesta quinta-feira (4), por uma equipe de investigação da PF (Polícia Federal).

Eles estavam desaparecidos desde 14 de fevereiro, há 50 dias.

Homem descobre traição graças a papagaios: "Vem, o meu marido não está"

0

Dois papagaios foram chamados para testemunhar num processo de divórcio. Podia ser o início de uma piada, mas não é! É o princípio de uma história real e inusitada que aconteceu na Turquia e revelada pelo ‘Today’.

Segundo o jornal, os pássaros, conhecidos por repetir palavras ditas pelos humanos, são os responsáveis por um homem ter descoberto que estava a ser traído pela mulher.

“Vem, o meu marido não está”, teriam dito os papagaios ao homem, quando ele chegou em casa, reproduzindo o que a mulher dizia para avisar o amante que tinha a casa livre.

O homem teria pedido imediatamente o divórcio, acusando a mulher de adultério, uma das poucas formas de dissolver legalmente um casamento na Turquia.

Para provar as acusações, o cônjuge traído solicitou e teve autorização para levar os animais a tribunal como “testemunhas oculares” da traição.

Leia Também: Ladrão se disfarça de saco do lixo para roubar encomenda; veja o vídeo

Brasil reduziu em 36% a perda de florestas em 2023, mostra estudo

0

(FOLHAPRESS) – O Brasil reduziu, em 2023, cerca de 36% da perda de floresta primária na comparação com 2022. O país atingiu, com isso, o nível mais baixo de desmatamento desde 2015, indica estudo divulgado nesta quinta-feira (4).

Os dados foram produzidos pela Global Forest Watch, plataforma da ONG WRI (World Resources Institute), em parceria com o Laboratório de Análise e Descoberta Global de Terras (Glad, na sigla em inglês), da Universidade de Maryland.

Mikaela Weisse, diretora do projeto Global Forest Watch, destaca que as florestas tropicais primárias representam os ecossistemas mais importantes para evitar a emissão de carbono e a perda de biodiversidade. “São as ferramentas mais efetivas para combater as mudanças climáticas”, resume.

As florestas tropicais primárias se caracterizam pela grande quantidade anual de chuvas, temperaturas médias elevadas, solo pobre em nutrientes e riqueza em biodiversidade. No Brasil, o maior exemplo é a floresta amazônica.

Weisse atribui a redução do desmate no Brasil em 2023 ao papel do governo federal. Neste primeiro ano de gestão, Lula (PT) e seus ministérios reforçaram o combate ao crime ambiental e reconheceram novos territórios indígenas. Apesar disso, o cerrado e o pantanal (maior planície alagada do mundo) tiveram perdas drásticas de vegetação.

“O declínio foi mais forte no bioma da amazônia, com 39% menos perda de florestas primárias em 2023 do que no ano anterior, mas, infelizmente, nem todos os biomas brasileiros viram a mesma tendência”, diz a diretora.

“No cerrado, que é o epicentro da produção agrícola no Brasil, houve um aumento de 6% na perda de cobertura arbórea entre 2022 e 2023, e o bioma do pantanal também viu um pico na perda florestal devido a incêndios no ano passado”, ressalta.

Em escala mundial, o Brasil representou 43% da perda total de florestas tropicais em 2022, índice que caiu para 30% em 2023.

Outro país que se destacou no estudo do WRI pelas mudanças de políticas na proteção das florestas foi a Colômbia, com 49% na redução de perda de floresta tropical primária em 2023, sob a liderança do presidente Gustavo Petro.

Entretanto, o mundo permanece distante de alcançar suas metas de zerar o desmatamento até 2030, conforme a Declaração dos Líderes de Glasgow. Os trópicos perderam 3,7 milhões de hectares de floresta primária, uma área quase do tamanho do Butão, equivalente a dez campos de futebol por minuto.

As reduções do Brasil e da Colômbia foram contrabalançadas por aumentos em Bolívia, Laos, Nicarágua e outros países. Saltos extraordinários em perdas de florestas ocorreram fora dos trópicos também, como no caso do Canadá, que teve recordes de incêndios.

No geral, os trópicos perderam 9% menos floresta tropical primária em 2023 do que no ano anterior. Porém, a taxa permaneceu estável se comparada aos anos de 2019 e 2021. Nas últimas duas décadas, o mundo perdeu de 3 milhões a 4 milhões de hectares de floresta tropical a cada ano, segundo o WRI.

Só a República Democrática do Congo perdeu mais de 500 mil de hectares de floresta tropical primária em 2023. A bacia do Congo, localizada na África Central, ocupando seis países, permanece, contudo, como um sumidouro de carbono, o que significa que a floresta absorve mais gás do que emite.

Para Teodyl Nkuintchua, líder de estratégia e engajamento da bacia do Congo no WRI, embora a taxa da República Democrática do Congo tenha crescido apenas 3% em 2023, o pequeno aumento contínuo, ao longo de muitos anos, se acumula e gera preocupação.

“As florestas tropicais são a espinha dorsal dos meios de subsistência dos povos originários e das comunidades locais em toda a África, e isso é especialmente verdadeiro na bacia do Congo”, diz Nkuintchua.

Na Bolívia, a perda aumentou em 27%, atingindo batendo recorde pelo terceiro ano consecutivo. O país teve a terceira maior perda de florestas primárias entre os países tropicais, apesar de ter menos da metade da área florestal da República Democrática do Congo ou da Indonésia.

A perda relacionada ao fogo representou 51% do total da Bolívia em 2023, à medida que o clima quente recorde levou incêndios provocados por humanos a se espalharem pelas florestas. A produção agrícola, especialmente a soja, também é um dos principais impulsionadores do desmate no país andino.

A Indonésia aumentou em 27% a sua perda em 2023, ano de El Niño, embora a taxa permaneça historicamente baixa em comparação com a dos meados da década de 2010. O fenômeno climático levou a preocupações quanto a uma nova temporada de incêndios, como em 2015, mas os impactos foram menos severos do que os inicialmente previstos.

Além disso, Laos e Nicarágua viram um aumento na perda de florestas primárias nos últimos anos, incluindo 2023. Os dois países têm taxas excepcionalmente altas em relação ao seu tamanho, perdendo 1,9% e 4,2%, respectivamente, de suas florestas primárias. Os saltos nesses países são, em grande parte, resultado da expansão agrícola.

Leia Também: Justiça já condenou 732 por desmatamento de 68 mil ‘campos de futebol’ na Amazônia

 

Polícia Civil prende homem por roubo em Guarus

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (04), uma operação coordenada pela 146ª Delegacia de Polícia de Guarus resultou na prisão de um homem identificado pelas iniciais L.F.de.O.da.H, suspeito de envolvimento em um crime análogo ao roubo, conforme previsto no artigo 157 do Código Penal.

Sob o comando do delegado Carlos Augusto Guimarães da Silva, os agentes policiais da unidade, após monitoramento de inteligência, receberam informações sobre a possível localização do suspeito, no Parque São José.

Com o apoio do 8º Batalhão da Polícia Militar, os policiais se dirigiram ao local e encontraram o suspeito junto com o avô. O homem foi informado sobre a existência do mandado de busca e apreensão expedido pelo Cartório da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Campos.

Sem oferecer resistência, o homem foi conduzido para a 146ª DP onde o mandado foi formalizado e cumprido.

Corpo em estado de decomposição é encontrado em residência no Parque Bela Vista

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na noite desta quarta-feira (03), uma guarnição do Grupamento de Proteção Social (GPS) foi despachada pela Sala de Operações para investigar um caso de desaparecimento relatado por uma moradora do Parque Bela Vista, identificada pelas iniciais C. M. G. G. Segundo informações recebidas, um homem não estava em contato com sua família desde o último domingo.

Ao chegar à residência, localizada na rua Edmar Gomes Dias, os agentes foram alertados pelos vizinhos sobre um odor forte proveniente do interior da casa. Com a cooperação da proprietária, a entrada foi concedida aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao entrarem, os agentes encontraram o corpo de um homem em avançado estado de decomposição.

Diante da descoberta, a área foi isolada pela guarnição para preservação do local, aguardando a chegada da perícia. O caso foi registrado na 134° Delegacia Policial do Centro, para as devidas investigações e providências legais.

Otan faz 75 anos renovada pela Guerra da Ucrânia, mas sob sombra de Trump

0

(FOLHAPRESS) – Quando a Otan fez 70 anos, em 2019, seus integrantes, como de costume, não pareciam falar a mesma língua e revelavam fraturas da aliança militar ocidental.

O vaticínio de que o grupo estava em “morte cerebral”, como disse Emmanuel Macron naquele ano, era rejeitado pela primeira-ministra alemã Angela Merkel; o ambíguo líder turco, Recep Tayyip Erdogan, entrava em rota de colisão com a aliança por ações na Síria e desejos atômicos; e do outro lado do Atlântico havia Donald Trump, então presidente da potência que coordena a Otan -e crítico da organização.

É novamente o americano que lança uma sombra nos 75 anos da Otan, completados nesta quinta-feira (4), com declarações recentes de que, se eleito novamente à Casa Branca em novembro, não protegeria de uma eventual invasão aliados que não cumprissem metas de gastos de defesa estabelecidas pela organização -o Artigo 5 da aliança prevê defesa mútua dos integrantes em caso de ataque.

O risco de fratura, no entanto, pega a Otan em momento diferente de cinco anos atrás, agora renovada pelo mesmo inimigo existencial que motivou sua criação em 1949: o expansionismo russo (soviético na ocasião). Naquele fim de década, os vencedores da Segunda Guerra Mundial vislumbravam suas grandes diferenças ideológicas e o início da Guerra Fria.

Hoje, o resultado até aqui da guerra territorial lançada pelo presidente russo, Vladimir Putin, contra a Ucrânia em fevereiro de 2022 tem sido o oposto do que ele almejava em relação ao Ocidente: a Otan cresceu, renovou seus votos de união e mascara desavenças internas com financiamento a Kiev, um não membro.

Evitar a possível adesão ao grupo do país liderado por Volodimir Zelenski foi ponto central das justificativas do Kremlin para lançar o que, inicialmente, chamou de “operação militar especial” mas hoje já nomeia como guerra no resto do mundo.

Nesta quinta, o Kremlin marcou o aniversário do bloco rival com críticas e a renovada ameaça de confronto, potencialmente nuclear e apocalíptico dado o pacto de defesa mútua que envolveria as duas maiores potências atômicas do planeta.

“[A Otan] já está envolvida no conflito acerca da Ucrânia e continua a expandir sua infraestrutura militar e se mover em direção às nossas fronteiras. Na verdade, as relações [entre Rússia e o bloco] agora entraram no nível de confronto direto”, disse a repórteres o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Até janeiro deste ano, a ajuda nominal militar à Ucrânia alcançou R$ 225,7 bilhões só dos EUA, mais R$ 94,7 bilhões da Alemanha e R$ 48,7 bilhões do Reino Unido, os principais fornecedores. Financeiramente, a União Europeia contribuiu com R$ 413 bilhões.

Mesmo países menores têm ajudado com proporção relevante de sua produção. Estônia contribuiu com 3,6% de seu PIB, Dinamarca com 2,4% do seu, e Lituânia, 1,5%.

Isso sem contar a ampliação dos gastos internos de defesa em cada país da aliança. Em conta feita pelo think tank britânico IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, em inglês), a Otan teve aumento de 8,5% em seus gastos militares, excluindo os EUA, embora com diferenças internas. A belicista Polônia prometeu gastar 4% de seu PIB com defesa, enquanto a Alemanha não tem cumprido a meta da aliança de 2%.

É esse descumprimento da meta que é usado por Trump em suas declarações relativas à Otan. Aparentemente relembrando uma reunião com líderes da aliança, o republicano mencionou o presidente de “um grande país”, sem especificar qual, que o teria questionado sobre o apoio de Washington em caso de uma agressão russa. “Se não pagarmos e formos atacados pela Rússia, você nos protegerá?”, teria perguntado o líder, segundo Trump disse em fevereiro.

“Eu disse: ‘Vocês não pagaram? Vocês estão inadimplentes?’ Ele disse: ‘Sim, digamos que isso aconteceu.’ Não, eu não os protegeria. Na verdade, eu os encorajaria [os russos] a fazer o que diabos eles quisessem. Vocês têm de pagar”, afirmou o ex-presidente dos EUA e atualmente candidato a voltar ao cargo.

Nesta quarta-feira (3), o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, propôs a criação de um fundo de € 100 bilhões (R$ 543 bilhões) para ajuda militar de longo prazo a Ucrânia, medida que ele não esconde se tratar de uma mudança no controle da organização sobre o auxílio a Kiev, de certo de olho em possível mudança no comando da Casa Branca.

“Precisamos mudar a dinâmica de nosso apoio. Devemos garantir assistência securitária confiável e previsível à Ucrânia a longo prazo, menos ofertas de curto prazo e mais compromissos de vários anos”, disse Stoltenberg. Ele disse esperar que uma decisão sobre o fundo seja tomada na cúpula de líderes do bloco em julho.

Apesar da expectativa com a eleição americana e de divergências entre os integrantes, o saldo até o momento para a Otan tem sido de fortalecimento em meio à mobilização pela ajuda a Kiev.

Foi justamente o receio de que Putin não pare na Ucrânia que fez a Finlândia aderir em abril de 2023, tornando-se o 31º membro do grupo e efetivamente dobrando a fronteira da Rússia com a aliança; em março deste ano, foi a vez de a Suécia abrir mão de sua longeva política de neutralidade e se tornar o 32º integrante -depois de forte resistência turca.

É fundamento do argumento do russo contra o Ocidente em geral o expansionismo não de Moscou, mas da própria Otan em direção às suas fronteiras a partir do fim da década de 1990. Em 1999, Polônia, Hungria e República Tcheca, países na esfera de influência da falecida União Soviética, entraram na aliança.

Em 2004, ingressaram os três Estados Bálticos. Em 2007, a proximidade da Geórgia com a aliança terminou com uma vitória esmagadora de Moscou em um conflito de cinco dias contra Tbilisi. Em 2014, a primeira intervenção na Ucrânia, após a derrubada de um presidente pró-Rússia: anexação da península da Crimeia e apoio a separatistas no leste ucraniano.

Leia Também: Putin faz primeiro grande ataque contra Kiev após reeleição

Ladrão se disfarça de saco do lixo para roubar encomenda; veja o vídeo

0

Um morador recente de Sacramento, Califórnia, teve uma experiência desagradável ao encomendar produtos online. No final de março, um ladrão habilmente disfarçado com um saco de lixo roubou um pacote entregue em sua porta. “

Eu vi o saco indo em direção à minha porta. A princípio, pensei que fosse uma brincadeira”, relatou Omar Munoz à ABC10.

No vídeo compartilhado por ele, é possível ver alguém agachado dentro de um saco de lixo, aproximando-se da porta e depois pegando a pequena encomenda antes de sair.

Apesar da contrariedade inicial, Omar encontrou humor na situação. “No começo, fiquei um pouco chateado porque estava esperando por isso. Mas acabou sendo engraçado. Encaro tudo de forma positiva, faz parte da vida. Se olharmos o lado ruim de tudo, não chegaremos a lugar nenhum”, disse.

Leia Também: Elefante mata turista e fere cinco durante safári; vídeo mostra o ataque

Incêndio em balsa no Golfo da Tailândia deixa passageiros em pânico

0

Um incêndio começou nesta manhã de quinta-feira em uma balsa que navegava pelo Golfo da Tailândia, causando pânico entre as centenas de passageiros a bordo, muitos dos quais se lançaram ao mar.

A embarcação, que partiu de Surat Thani com destino a Koh Tao, um popular destino turístico na costa tailandesa, foi atingida pelo fogo, conforme relatado pela Associated Press.

“Mal conseguimos pegar os coletes salva-vidas a tempo. Havia pessoas chorando… eu também chorei”, disse Maitree Promjampa à agência.

Das 108 pessoas a bordo, 97 eram passageiros, segundo as autoridades, no entanto, todos escaparam ilesos do incidente.

Maitree, que reside em Surat Thani e viaja frequentemente para Koh Tao, afirmou que várias embarcações tentaram ajudar a tripulação cerca de 20 minutos após o pedido de socorro, mas o temor de explosões manteve os barcos à distância, levando muitos passageiros a saltarem para o mar.

As autoridades informaram que o incêndio teria começado no motor, e as causas do incidente estão sendo investigadas.
 

Veja na galeria acima
 

Leia Também: Turista relaxava na piscina quando terremoto atingiu Taiwan; veja

Leia Também: Enfermeiras tentam proteger recém-nascidos durante terremoto; veja

Veja as imagens na galeria acima.

 

Conheça as principais praias de nudismo do Brasil e do mundo

0

(FOLHAPRESS) – Pode parecer um pouco estranho ficar nu na frente de alguém que você nunca viu na vida. No entanto, essa sensação não se aplica aos praticantes de naturismo ou aos turistas mais curiosos, que buscam explorar diferentes lugares para a prática, sendo as praias de nudismo as mais comuns.

O naturismo representa uma busca pela liberdade e uma conexão íntima com a natureza por meio da nudez. Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, atualmente, o país conta com oito praias oficiais onde é possível desfrutar dessa experiência.

Recentemente, os praticantes do naturismo entraram na mira em Santa Catarina. A praia da Galheta, em Florianópolis, decidiu combater a presença dessas pessoas com fiscais e até com uso de drones.

Mas não pense que não há regras no naturismo. Muito pelo contrário: por serem espaços autorizados, a cada visita, o turista precisa seguir normas e recomendações específicas. Em Tambaba, na Paraíba, um dos lugares mais famosos para ficar sem roupa, é proibida a entrada de homens desacompanhados. Também não é permitido praticar ato sexual no local, entre outras orientações.

Se você pretende explorar algumas dessas praias na sua próxima viagem, veja a seguir quais são as principais no Brasil e no mundo.

Praias nudistas nacionais

PRAIA DO PINHO (SC)

Localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, é considerada a primeira praia de nudismo do Brasil. Ela foi reconhecida em 1988 e tem aproximadamente 500 metros de extensão. O local conta com mar calmo, areia grossa e um ambiente familiar, proporcionando um destino popular entre os adeptos do naturismo há mais de três décadas.

PRAIA DE TAMBABA (PB)

Localizada em Conde, na Paraíba, é conhecida por suas falésias e águas cristalinas. A praia é dividida em duas áreas: uma para naturistas e outra para visitantes vestidos. Ao chegar lá, o turista pode escolher qual lado deseja ficar. A grande curiosidade é que o espaço destinado às pessoas com roupa tem menor faixa de areia. Dessa forma, quem opta pela área naturista aproveita um pouco mais da praia.

Ao entrar na parte de nudismo, o visitante topa com uma placa com as regras do local e recomendações. E, é claro, é obrigatório tirar a roupa logo no início da praia. Mesmo sendo uma das mais conhecidas do Brasil, Tambaba é bem tranquila e, muitas vezes, fica quase deserta. Não é raro ver somente dez ou 15 pessoas em todo local, entre casais, mulheres sozinhas ou em grupo de amigas.

Para ter uma experiência ainda mais profunda, o turista pode se hospedar na única pousada naturista que há no local. Por lá, a regra é ainda mais específica, e o visitante pode descer para tomar café da manhã e andar pelas dependências do local sem roupa tranquilamente.

PRAIA DO ABRICÓ (RJ)

Próxima ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, oferece um refúgio tranquilo para os naturistas em meio à agitação da cidade. Ela é bem pequena, com 250 metros de extensão. Cercada pela vegetação da Reserva Biológica de Grumari, o lugar é quase um santuário para aqueles que buscam se reconectar com a natureza. E, diferentemente de outras praias nudistas, ela pode receber homens desacompanhados, e até crianças.

PRAIA DE MASSARANDUPIÓ (BA)

Situada no litoral norte da Bahia, a 93 quilômetros da capital Salvador, é famosa por suas extensas dunas e coqueiros. Criado em 1999, o local também tem regras semelhantes à praia de Tambaba, e não é permitido ficar sem roupa em toda a praia -somente em uma faixa de dois quilômetros. A comunidade naturista da região é ativa e acolhedora, organizando eventos e atividades para os visitantes que desejam explorar o lugar.

PRAIA OLHO DE BOI (RJ)

Quase escondida e próxima a Búzios, no Rio de Janeiro, conta com uma pequena faixa de areia e mar azul. Mas não é tão simples chegar ao local. É preciso fazer uma trilha (considerada fácil) de 30 a 40 minutos, que começa na praia Brava. É um local bem reservado e não são todas as pessoas que sabem da existência da praia nudista. Para quem tem um pouco de vergonha, é possível se esconder entre as rochas, mas é mandatório estar sem roupa.

BARRA SECA (ES)

Considerada a única praia de nudismo no Espírito Santo, o local fica a 142 quilômetros de distância da capital Vitória. Para chegar até lá, o turista deve pegar um barco. A praia é dividida em duas: uma parte é destinada a casais e sócios do naturistas do Espírito Santo, e a outra é para pessoas que estão sozinhas e querem praticar o nudismo.

PRAIA DE GALHETA (SC)

Uma das mais populares da capital catarinense e cercada por muita vegetação, é acessível apenas por trilha. Até recentemente era um lugar tranquilo para os naturistas e até mesmo para quem preferia visitar a faixa de areia vestido -ainda que isso contrariasse as normas do local. Mas a cidade decidiu combater a presença de pessoas sem roupa, inclusive com fiscais e até uso de drones para encontrar quem burla as regras.

PRAIA DE PEDRAS ALTAS (SC)

Fica no município de Palhoça, a 30 quilômetros da capital Florianópolis. Para acessar o local, é necessário fazer uma trilha que começa na região chamada Enseada do Brito. A praia também conta com dois lados: para pessoas que querem praticar o nudismo, e o outro para as que não tem interesse. O local possui infraestrutura nas duas partes. Para quem deseja dormir nesta praia, a parte nudista tem ainda uma pousada pequena e simples.

Praias nudistas internacionais

CAP D’AGDE (FRANÇA)

Cap d’Agde é uma popular estância balnear localizada na costa do sul da França, conhecida por sua praia de nudismo. Situada na região de Languedoc-Roussillon, esta praia atrai turistas de todo o mundo que desejam desfrutar de um ambiente naturista e relaxado. Com uma extensa faixa de areia dourada e águas cristalinas do Mar Mediterrâneo, a praia de nudismo de Cap d’Agde oferece uma atmosfera descontraída e acolhedora para os naturistas, onde podem desfrutar do sol, mar e liberdade de uma forma autêntica e respeitosa

PRAIA VERMELHA (GRÉCIA)

Localizada na paradisíaca ilha de Santorini, é conhecida por sua areia avermelhada e águas cristalinas. Os visitantes podem chegar de barco a partir de vilarejos próximos, como Matala. O naturismo é praticado nas duas pontas da praia, e é amplamente aceito pelos moradores na ilha.

WRECK BEACH (CANADÁ)

Embora tenha uma extensa área para a prática do nudismo, ficar sem roupa no local é opcional. A praia fica em Vancouver, Canadá, e o acesso pode ser feito por trilhas a partir do campus da Universidade da Colúmbia Britânica ou por barco. As regras são rigorosamente seguidas, assegurando um ambiente respeitoso e tranquilo para quem deseja tirar a roupa.

PRAIA DE VERA PLAYA (ESPANHA)

Na região de Almería, sul da Espanha, está a Praia de Vera Playa, um dos principais destinos naturistas do país. Com mais de dois quilômetros de extensão, oferece infraestrutura completa e vistas deslumbrantes do mar Mediterrâneo. O acesso é fácil, com estradas bem sinalizadas e estacionamentos próximos.

LITTLE BEACH (HAVAÍ, EUA)

Na ilha de Maui, no Havaí, encontra-se a Little Beach, uma área tranquila e popular entre os naturistas.
Apesar de não ser oficialmente reconhecida como uma praia naturista, é muito comum ver pessoas exercendo a prática. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia de Big Beach, com uma curta trilha ao longo da costa.

Leia Também: Acidente de caminhão derrama salmão vivo em rio errado nos EUA

 

PF investiga comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção

0
Foto: Divulgação PF

Na manhã desta quinta-feira, 4/4, a Polícia Federal deflagrou a Operação Aquarium visando reprimir o comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção. Policiais federais da Delegacia da PF em Macaé/RJ cumprem dois mandados de busca e apreensão na cidade de São Pedro da Aldeia/RJ.

A investigação teve início após a Polícia Federal receber um relatório de fiscalização do Ibama, no qual constam informações de uma vistoria realizada em carga de animais marinhos, localizada no galpão de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém. A carga contém 22 peixes ornamentais de diversas espécies, tendo como local de embarque o Aeroporto Santos Dumont e destino final o Aeroporto de Belém.

A carga havia sido comercializada por uma empresa sediada em São Pedro da Aldeia, a qual tem como foco a venda de peixes ornamentais para o exterior. A fiscalização constatou que a nota fiscal apresentada pela referida empresa estava em desacordo com os animais presentes no interior da carga, dentre eles espécimes de Linckia guildingi, uma estrela-do-mar que consta da Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, os quais chegaram mortos em Belém.

A proprietária da empresa já havia sido investigada e indiciada em 2020 por comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção, sendo ela registrou a empresa investigada e manteve a prática ilícita mesmo após o seu indiciamento.

A operação contou com o apoio do ICMBio, que auxiliou na identificação das espécies ameaçadas de extinção, bem como na averiguação da procedência dos animais.

A proprietária da empresa investigada responderá pelos crimes de comércio ilegal de animais de espécie rara ou considerada ameaçada de extinção e falsidade ideológica, além de outros delitos que possam surgir no decorrer da investigação.

A Polícia Federal dará seguimento às apurações a fim de revelar outros envolvidos no esquema criminoso, bem como identificar o local de procedência dos animais ameaçados de extinção, os quais podem estar sendo capturados na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Polícia Federal

Foragido da justiça é preso em ação conjunta da Polícia Civil e Militar em Guarus

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Nesta quarta-feira (04), uma equipe policial do 8º BPM atuou em apoio à equipe da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em uma ação na Rua Vinte De Janeiro, no Parque Cidade Luz, em Guarus.

Durante o cumprimento de uma ordem de policiamento, os policiais realizaram a prisão de um homem que possuía em seu desfavor, um mandado de busca e apreensão.

O acusado foi conduzido sem algemas para a 146ª DP, onde o caso foi registrado.