Home Blog Page 2585

Celular explode e causa incêndio em apartamento em Balneário Camburiú

0

Um celular explodiu e causou um incêndio em um apartamento no centro de Balneário Camboriú na madrugada desta quarta-feira (3). A moradora, de 63 anos, não se feriu.

O aparelho estava carregando em cima da cama quando a explosão aconteceu. As chamas se alastraram para o colchão e cortinas.

Moradores e o porteiro do prédio tentaram controlar o fogo com extintor e baldes de água. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) isolou o local.

Leia Também: Incêndio em boate deixa ao menos 29 mortos no centro de Istambul

 

Dia D: Detran atende público PCD com prioridade nesta sexta-feira

0
Foto: Divulgação Detran

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2/4), o Detran.RJ vai promover, na próxima sexta-feira (5/4), a primeira edição deste ano do Dia D. Nesta data, as pessoas com deficiência terão atendimento prioritário e poderão se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem necessita de carro adaptado.

O departamento também vai oferecer, no Posto Detran Acessível – PCD, o curso Oficina sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis. Nesta unidade, a Fundação Leão XIII estará dando orientação para o requerimento do Vale Social.

No Dia D, o usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento prévio, e de habilitação em todas as unidades, com exceção dos postos de Niterói (Fonseca), São Gonçalo (Neves), Pinheiral, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco, Itaocara, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Mendes, Valença, Vassouras, Japeri, Paracambi, Maré, São José do Vale do Rio Preto e Jacarezinho. Já os serviços veiculares serão disponibilizados no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35, em São Cristóvão).

Carteira de identidade diferenciada

Nas unidades de identificação civil, o público PCD poderá emitir, de forma gratuita, a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial do público PCD. No documento podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental ou intelectual, física, auditiva ou do Espectro Autista (laço colorido com fundo azul).

O Cartão PCD é o documento que descreve informações sobre a saúde do cidadão, como o tipo de deficiência, o Código Internacional de Doença (CID), os remédios de uso contínuo, os tipos de alergia e os contatos pessoais da pessoa, a serem utilizados em caso de emergência. Esse cartão só pode ser solicitado em conjunto com a carteira diferenciada

Cidadania Sobre Rodas

A inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas poderá ser feita no Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou em 18 Ciretrans espalhadas pelo estado (ver relação abaixo). As vagas são limitadas.

Todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação do público PCD, desde abertura do processo até a retirada do documento, poderão ser realizados no Posto Detran-Acessível, na Francisco Bicalho, no Centro do Rio. No mesmo local, os candidatos PCDs poderão dar entrada na documentação necessária, fazer exames médicos, realizar aulas e provas teóricas e práticas e, por fim, retirar a carteira de habilitação.

Documentos necessários para os serviços

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista – sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

Fonte: Detran

Bebê com órgãos expostos e sobrevive com auxílio de filme PVC

0

Dorothy Montgomery nasceu com uma condição rara, a gastrosquise, que fez com que seus órgãos internos se desenvolvessem fora de sua barriga. A descoberta foi feita durante uma ultrassonografia de 12 semanas, deixando sua mãe, Sadie, em choque. A bebê nasceu em fevereiro deste ano, na Inglaterra.

“Quando ouvi que os órgãos da Dorothy estavam para fora de seu corpo, não pude acreditar que estava acontecendo. Foi devastador”, disse Sadie ao The Sun.

Para garantir sua sobrevivência, os médicos envolveram Dorothy em filme PVC, protegendo seus órgãos externos. “Foi uma situação extrema, mas vimos uma força incrível na Dorothy desde o momento em que nasceu”, disse o Dr. Smith, um dos médicos envolvidos no tratamento.

A criança nasceu com as trompas de falópio, ovários e intestino para fora do corpo. Ela teve uma malformação congênita chamada gastrosquise, em que há uma abertura na musculatura próxima ao cordão umbilical que deixa os órgãos expostos.

Após semanas de cuidados intensivos e cirurgias, Dorothy está respondendo bem ao tratamento e mostra sinais promissores de recuperação. 
 
 
Leia Também: Presidente de Senegal assume o cargo e apresenta duas primeiras-damas

 
 
 

Enfermeiras tentam proteger recém-nascidos durante terremoto; veja

0

Um grupo de enfermeiras tentou proteger recém-nascidos durante o terremoto que atingiu Taiwan na quarta-feira, em um hospital local.

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, pelo menos quatro enfermeiras são vistas tentando segurar os berços dos recém-nascidos, conforme mostrado na galeria acima. O vídeo teria sido divulgado por uma enfermeira que fazia parte da equipe retratada.

As enfermeiras temiam que as janelas quebrassem e ferissem os bebês.

O terremoto, com magnitude 7,4 na escala Richter, o mais poderoso em Taiwan em 25 anos, resultou em pelo menos nove mortes e 1.050 feridos, de acordo com o último balanço.

Seis mineiros que ficaram presos em uma pedreira foram resgatados pelas autoridades de Taiwan na quinta-feira, enquanto ainda estão sendo procuradas 101 pessoas retidas em túneis ou áreas montanhosas isoladas.

Um grupo de 47 funcionários de hotéis e 24 turistas permanece preso perto de uma caverna no Parque Nacional Taroko, embora imagens de drones sugiram que a maioria está fora de perigo.

Taiwan é regularmente atingida por terremotos, mas regulamentos de construção rigorosos e boa preparação para desastres naturais parecem ter evitado uma catástrofe na ilha.

O presidente eleito e atual vice-presidente da ilha, William Lai Ching-te, visitou Hualien na quarta-feira e anunciou que o governo já destinou 300 milhões de dólares de Taiwan (8,64 milhões de euros) para apoiar a região.

O terremoto levou à emissão de alertas de tsunami em Taiwan, no Japão e nas Filipinas, que já foram levantados. Foi sentido em Xangai e em várias províncias ao longo da costa sudeste da China, segundo relatos da mídia chinesa.

A China continental e a ilha principal de Taiwan estão separadas por cerca de 160 quilômetros.

Taiwan está localizada ao longo do “Anel de Fogo” do Pacífico, onde ocorre a maioria dos terremotos do mundo.

O pior terremoto dos últimos anos em Taiwan ocorreu em 21 de setembro de 1999, com magnitude 7,7, resultando em 2.400 mortes, cerca de 100 mil feridos e a destruição de milhares de edifícios.

Leia Também: Imagens chocantes do terremoto de magnitude 7,5 em Taiwan

Acidente de caminhão derrama salmão vivo em rio errado nos EUA

0

Um caminhão que transportava 102 mil salmões-rei vivos, no estado de Oregon, nos Estados Unidos, saiu da pista enquanto seguia ao longo de um riacho, resultando no ‘despejo’ de milhares de peixes na água.

De acordo com a BBC, o caminhão estava transportando os salmões de uma instalação de aquicultura no norte do estado para o rio Imnaha, onde são considerados uma espécie rara.

No entanto, o veículo saiu da pista no caminho, resultando no despejo de 77 mil peixes no rio Lookingglass, aumentando sua população neste curso d’água. Como resultado, a tentativa de aumentar o número desses peixes no rio Imnaha fracassou.

O acidente ocorreu em uma curva apertada em 29 de março, quando o caminhão de 16 metros de comprimento “virou-se para o lado do passageiro, derrapando para o lado da calçada e depois passando por uma encosta rochosa, fazendo-o capotar sobre seu próprio telhado”.

Mais de 25 mil salmões, no entanto, morreram, tanto dentro do caminhão quanto nas margens do rio.
 
 
 Leia Também: Bebê com órgãos expostos e sobrevive com auxílio de filme PVC

 
 
 

 

Presidente de Senegal assume o cargo e apresenta duas primeiras-damas

0

O recém-empossado presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, assumiu o cargo nesta terça-feira (2), acompanhado por suas duas esposas. Marie Khone, com quem é casado há 15 anos e tem quatro filhos, e Absa, sua outra esposa, com quem se casou há cerca de um ano.

Sua presença ao lado das duas esposas na cerimônia de posse reflete a prática da poligamia, comum entre os muçulmanos senegaleses, especialmente nas áreas rurais.

A poligamia é permitida pelo Islã, desde que o homem possua os meios para sustentar cada esposa e oferecer a mesma atenção a todas. A presença das duas esposas de Faye foi aplaudida pela multidão, em um gesto que ressoou entre os muçulmanos do país.

Bassirou Diomaye Faye é o quinto Presidente do Senegal desde que o país se tornou independente de França em 1960, substituindo no cargo Macky Sall, que completou o segundo e último mandato permitido pela Constituição.

A transferência de poder entre Sall e Faye em resultado de eleições é a terceira na história do Senegal e marca o fim de um braço de ferro de três anos entre o chefe de Estado cessante e a dupla vencedora das presidenciais de 24 de março: Faye e Sonko.

Leia Também: Pressão interna e externa sobre Netanyahu aumentam após ataque contra ONG

Milei confirma demissão de 15 mil servidores na Argentina

0

O governo de Javier Milei confirmou, nesta quarta-feira (3/4), a demissão de 15 mil servidores públicos como parte de um esforço para reduzir os gastos da máquina pública na Argentina.

“Por outro lado, [o funcionário público] é sustentado por um contribuinte, e muitos [deles] têm problemas para chegar ao fim do mês, e isso não é justo”, afirmou o porta-voz presidencial, Manuel Adorni.

Segundo o governo argentino, os contratos dos servidores que venceram em 31 de março não serão renovados. Inicialmente, Milei anunciou a dispensa de mais de 70 mil funcionários, mas o número foi reduzido para 15.

“Não há muito mais a dizer, simplesmente faz parte do que estamos fazendo para reduzir a despesa pública, para que o pessoal desnecessário não continue a receber recursos do Estado”, enfatizou Adorni.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) anunciou uma “grande mobilização” para 1º de maio, Dia dos Trabalhadores, em protesto contra as medidas anunciadas pelo governo argentino. O grupo já promoveu uma greve geral contra Milei em 24 de janeiro deste ano.

Leia Também: Milei convoca ‘nova era de reconciliação’ com Forças Armadas na Argentina

Elefante mata turista e fere cinco durante safári; vídeo mostra o ataque

0

No sábado, uma turista de 84 anos morreu e outras cinco ficaram feridas após serem atacadas por um elefante durante um safári no Parque Nacional Kafue, na Zâmbia, África.

Um dos passageiros registrou o momento em que o elefante se aproximou do veículo dos turistas e iniciou o ataque, perseguindo o jipe por cerca de 800 metros até derrubá-lo quando parou.

[Legenda]© Reprodução- Rede Social  

“Por volta das 9h30 de sábado, os seis convidados estavam em safári quando o veículo foi inesperadamente atacado pelo elefante”, disse Keith Vincent, CEO da Wilderness Zambia, responsável pelas expedições no parque, em comunicado à imprensa internacional.

Além da idosa que não resistiu, uma mulher sofreu ferimentos graves e os outros quatro turistas norte-americanos precisaram de tratamento devido a ferimentos leves.

“Nossos guias são todos extremamente bem treinados e experientes, mas, infelizmente, neste caso, o terreno e a vegetação bloquearam a rota do guia, impedindo-o de mover o veículo para longe do perigo com rapidez suficiente”, acrescentou o responsável.

O grupo estava hospedado no luxuoso Lufupa Camp. O Parque Nacional Kafue é o maior parque nacional da Zâmbia e o segundo maior da África.

 

One international client killed by elephant in Kafue National Park from lufupa Lodge during Safari. Two injured and being evacuated to Lusaka. Full details being awaited from the operator through the Senior Warden Kafue Region. Very unfortunate indeed. pic.twitter.com/4ntbyhec1G

— Gina (@ginnydmm) April 2, 2024

Leia Também: Os animais radioativos de Chernobyl

Marcão começa mal e com possibilidade de inelegibilidade

0

O ex-vereador Marcão Gomes utilizou a sua rede social nesta quarta-feira (03), para publicar uma foto onde diz ter assinado a ficha de filiação ao MDB na Prefeitura de Campos, ao lado do prefeito Wladimir Garotinho e do vereador Silvinho Martins.

Acontece que a lei 9.504/97, no art. 73, veda a utilização de prédios públicos para atos como este protagonizado por Marcão Gomes.

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

I – ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, ressalvada a realização de convenção partidária;

Na Lei das Eleições, no artigo 73, parágrafo 2º, da Lei das Eleições, é dito sobre a realização de convenção partidária em prédios públicos, o que é autorizado, desde que os agentes se responsabilizem por qualquer dano que seja feito ao prédio público. No entanto, o ato de filiação em prédio público pode ser caracterizado como abuso de poder político.

A Constituição Federal prevê a proibição do abuso do poder político e econômico nas eleições ao dispor que devem ser estabelecidos por lei complementar os casos de inelegibilidade e seus prazos, para proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

Pelo visto, Marcão Gomes mal iniciou a sua caminhada de volta ao legislativo e parece que nada mudou.

Pressão interna e externa sobre Netanyahu aumentam após ataque contra ONG

0

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – A pressão sobre o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, cresceu nesta quarta-feira (3) diante de massivos protestos contra o governo e das repercussões do ataque das forças israelenses a um comboio de ajuda humanitária que matou sete funcionários da ONG World Central Kitchen (WCK), na Faixa de Gaza, nesta terça (2).

Benny Gantz, membro do restrito gabinete de guerra de Israel, pediu nesta quarta a convocação de eleições nacionais para setembro, dias após milhares irem às ruas em Jerusalém e Tel Aviv exigindo um novo pleito, com críticas especialmente à forma como Netanyahu tem lidado com as negociações relativas aos cerca de 130 reféns ainda em posse do Hamas.

“Devemos concordar com uma data para as eleições em setembro, a caminho de um ano de guerra, se quiserem”, disse Gantz em uma entrevista coletiva televisionada. “Definir uma data permitirá que continuemos o esforço militar enquanto sinalizamos aos cidadãos de Israel que em breve renovaremos a confiança deles em nós.”

Também nesta quarta, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, considerou insuficiente a explicação de Israel sobre a morte dos trabalhadores da WCK –o fundador da organização é o chef espanhol Jose Andrés.

Tel Aviv assumiu a autoria “não intencional” do ataque ao comboio, o presidente Isaac Herzog pediu desculpas e Netanyahu afirmou que “isso acontece em guerras”.

“Isso é inaceitável e insuficiente, e estamos aguardando uma explicação muito mais forte e detalhada, após a qual veremos que ação tomar”, disse Sánchez em entrevista coletiva em Doha, no Qatar.

O premiê qatari, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, afirmou em entrevista coletiva que “não podemos deixar o destino da região a políticos aventureiros que só se preocupam com seus interesses pessoais”, durante fala sobre Israel, sem contudo mencionar Netanyahu. Doha tem agido como mediador de diálogos entre Israel e Hamas, e o premiê israelense pressionou o Parlamento local para proibir a rede qatari Al Jazeera no país.

O chef Andrés afirmou à agência Reuters que o ataque ao comboio de sua ONG em Gaza tratou os veículos como alvo e os atingiu “sistematicamente, carro por carro”. Segundo ele, a WCK mantinha comunicação clara com o Exército israelense, que, de acordo com Andrés, sabia das movimentações dos funcionários da ONG em Gaza.

Os corpos de 6 dos mortos na ofensiva –3 britânicos, 1 australiano, 1 polonês e 1 canadense-americano– foram entregues a diplomatas no Egito para serem repatriados. O sétimo corpo, de vítima palestina, foi enterrado em Rafah. A chancelaria polonesa convocou o embaixador de Israel em Varsóvia para falar sobre “responsabilidade moral, política e financeira”.

Andrés falou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça. “Os EUA devem fazer mais para dizer ao primeiro-ministro Netanyahu que esta guerra precisa acabar agora”, disse ele. Biden, que disse após o ataque que Israel não tem feito o bastante para proteger trabalhadores humanitários, deve conversar por telefone com o premiê israelense nesta quinta (4), de acordo com um funcionário do governo americano.

O chef espanhol diz que sua organização ainda estuda a situação de segurança em Gaza enquanto planeja a retomada de entregas de ajuda humanitária.

Várias entidades não governamentais criticaram a ação de Israel no território palestino e afirmaram que o incidente com a WCK na terça ilustra agressões que chamaram de “sistemáticas” das forças israelenses contra ONGs.

Como a WCK, várias instituições em Gaza tentam se proteger de ataques israelenses indicando seus movimentos em uma “plataforma” fornecida por Tel Aviv, explica Benjamin Gaudin, responsável pelas operações no Oriente Médio da ONG humanitária Première Urgence.

Isso não impede, no entanto, “múltiplos incidentes”, nas palavras de Gaudin. Segundo ele, os funcionários que trabalham no auxílio humanitário no território se sentem em perigo em operações ali desde o início da guerra.

“O nível de perigo que enfrentamos em Gaza é sem precedentes”, afirmou Claire Magone, porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), que nos últimos seis meses relataram 21 bombardeios ou incidentes contra hospitais ou ambulâncias. Cinco funcionários palestinos da organização morreram “em ataques aéreos israelenses ou por tiros em um posto de controle israelense”, diz Magone.

Bushra Khalidi, da Oxfam, ficou surpresa com a resposta de Israel às mortes dos trabalhadores da WCK. Segundo ela, o incidente destaca os “ataques deliberados e sistemáticos de Israel contra o esforço humanitário”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ecoa essas críticas. “Vemos muitas missões sendo obstruídas, atrasadas ou rejeitadas”, diz Rik Peeperkorn, representante da OMS nos territórios palestinos.

“É necessário revisar completamente nossas relações com o Exército israelense”, afirma Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês para Refugiados. “O ataque demonstra que Israel não tem controle sobre suas forças”.

Diversas instituições do tipo pedem uma apuração independente do ocorrido. “Investigações internas do Exército israelense sobre seus próprios erros, realmente não vejo nada saindo disso”, avalia Caroline Seguin, da MSF.

Saúde redistribui vacinas com base no número absoluto de casos de dengue

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A redistribuição de vacinas da dengue se baseia no número absoluto de casos de dengue nos municípios, que são monitorados de 2023 a 2024.

O critério para distribuição das doses entre os municípios não considera nem a incidência -casos por 100 mil- nem o número de internações. Outros critérios considerados na escolha são o tamanho da cidade (com população maior ou igual a 100 mil habitantes), a alta transmissão de dengue nos últimos dez anos e predominância do sorotipo 2 do vírus.

A recomendação do Ministério da Saúde foi publicada em nota técnica na última quinta-feira (28).

A informação é contrária ao que havia sido afirmado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante entrevista coletiva no último dia 20 de março. A dirigente da pasta havia dito que a redistribuição das doses não aplicadas aconteceria com base no ranqueamento de municípios em situação de emergência por dengue.

Segundo a pasta, ainda não foi possível incluir, neste momento, todos os municípios em situação de emergência para a redistribuição, uma vez que a quantidade de doses está limitada à capacidade operacional e logística do laboratório produtor.

A pasta definiu que, além dos 521 municípios inicialmente selecionados, mais 165 seriam contemplados na estratégia de ampliação da vacinação, totalizando 686 cidades. O público-alvo permanece crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Em São Paulo, 50 cidades do estado foram contempladas com a redistribuição proposta pelo órgão federal, incluindo a capital.

A operacionalização de redistribuição e a escolha do público-alvo a receber a vacina não é fácil, diz o imunologista Renato Kfouri. Segundo ele, o entendimento é que a melhor faixa de idade para vacinação seria entre os 6 e os 16 anos, uma vez que há uma taxa de hospitalização maior nessas idades.

“Tem uns 150 milhões de brasileiros candidatos a receber vacinas e apenas 3 milhões de doses para escolher quem vacinar. Claro que qualquer regra vai deixar alguém que precisa da vacina de fora. Também não é uma engenharia fácil escolher os municípios”, diz Kfouri.

O médico pontua que a situação é diferente da pandemia da Covid, quando era possível fazer uma campanha nacional de vacinação. A vacina Qdenga, por exemplo, não é elegível para idosos ou para crianças abaixo de 4 anos. “Eleger e estabelecer o critério é útil, talvez não para fazer a decisão mais justa, mas para justificar o porquê das decisões”, acrescenta.

Veja a seguir perguntas e respostas para entender a redistribuição de vacinas.

POR QUE REDISTRIBUIR?

A redistribuição foi uma decisão tomada pelo Ministério após a baixa adesão à vacinação, uma vez que há lotes da vacina que começam a vencer a partir do dia 30 de abril.

De acordo com o governo federal, há 668 mil doses próximas do vencimento em 30 de abril; outras 523 mil perderão a validade em junho e 84 mil, em julho.

OS MUNICÍPIOS QUE CEDEREM DOSES TERÃO REPOSIÇÃO?

As doses serão redistribuídas em caráter de empréstimo, ou seja, haverá reposição por parte do Ministério da Saúde, conforme o cronograma de entrega do laboratório. O quantitativo de doses a ser disponibilizado deve ser uma decisão dos municípios.

Até a última sexta-feira (29), três locais já sinalizaram ao Ministério o remanejamento interno de 33.360 doses: a região de saúde de Brasília (11.720), no Distrito Federal, a do Alto Tietê (11.640), em São Paulo, e Campo Grande (10 mil), no Mato Grosso do Sul.

COMO SERÁ FEITA A LOGÍSTICA DO REMANEJAMENTO?

Após a sugestão do Ministério da lista de municípios que devem receber as doses, conforme nota técnica, os cedentes definem o quantitativo a ser disponibilizado e informam à Saúde a quantidade para a posterior reposição.

A logística, então, deve ser organizada a nível local, entre as secretarias municipais e estaduais envolvidas, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

O governo federal, no entanto, dá recomendações de transporte e armazenamento, como a equipagem de dispositivos necessários para o controle e monitoramento da temperatura das vacinas, que deve se situar entre 2°C e 8°C. É recomendado o uso de registrador eletrônico que permita a extração de relatórios, e, além de uma fonte primária de energia elétrica, uma fonte alternativa capaz de efetuar o suprimento imediato de energia, no caso de falhas da primária.

O transporte requer ainda o uso de caixas térmicas especialmente designadas para a conservação de vacinas, possuindo qualificação térmica que assegura homogeneidade térmica interna.

CORRE O RISCO DE ALGUÉM FICAR SEM A SEGUNDA DOSE?

O Ministério da Saúde afirma que garantirá a segunda dose para aqueles indivíduos que receberam a primeira dose do remanejamento. A primeira dose deverá estar devidamente registrada na RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde).

Segundo a pasta, as doses destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas depois, considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação.

O QUE ACONTECE SE ALGUM MUNICÍPIO NEGAR AS DOSES?

Nesse caso, o destino das doses restantes deve também ser definido localmente, em comissão bipartite.

 

Brasil já tem 1ª vacina para prevenção das infecções pelo VSR em pessoas acima de 60 anos

0

Já está disponível no Brasil a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para pessoas com 60 anos ou mais. O Arexvy, da biofarmacêutica GSK, é o primeiro imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária.

A nova vacina tem eficácia de até 82,6% na prevenção das doenças causadas pelo VSR, como infecções pulmonares e das vias aéreas inferiores. Na prevenção de casos mais graves e em pacientes com outras doenças crônicas, o porcentual chega a 94%. O produto atua estimulando o sistema imunológico a combater a infecção.

As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior.

“Arexvy foi projetada e produzida propositalmente para estimular a resposta imunológica contra o VSR em pessoas com 60 anos ou mais. Essa vacina foi a primeira aprovada no mundo e já é disponibilizada em diversos locais como EUA, Japão e Europa”, afirma Rodrigo Favoni, Head de Vacinas e HIV da GSK Brasil.

 

STF forma maioria para derrubar lei do Paraná que facilita porte de armas

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quarta-feira (3) para derrubar uma lei do Paraná que facilita o porte de arma de fogo.

O pedido para que a lei fosse derrubada foi feito pela AGU (Advocacia-Geral da União) e assinado pelo presidente Lula (PT).

Também foram apresentadas ações para que leis fossem derrubadas de outros estados e municípios, que ainda não foram analisadas pelo Supremo.

No caso em julgamento, AGU questiona uma lei do Paraná que reconhecia a necessidade por exercício de atividade de risco e ameaça à integridade física dos CACs (colecionadores, atiradores e caçadores).

Segundo o órgão, a Constituição prevê que a União é responsável por legislar sobre o uso de material bélico.

O julgamento ocorre em sessão no plenário virtual, plataforma na qual os ministros depositam seus votos durante um determinado período de tempo, prevista para se encerrar na próxima segunda (8). Até lá, pode haver pedidos de vista (mais tempo de análise) e destaque (levar o caso ao plenário físico).

Ao votar, o relator do processo, Cristiano Zanin, concordou com os argumentos da AGU e disse que “o porte de arma de fogo constitui assunto relacionado à segurança nacional, inserindo-se, por consequência, na competência legislativa da União”.

“Por óbvio, cuida-se de contingência que aflige a segurança de toda a coletividade, para além das fronteiras particulares de um Estado ou de outro”, acrescentou Zanin.

Ele foi acompanhado, até a tarde desta quarta, pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Dias Toffoli e Edson Fachin. Os demais ministros ainda não haviam votado.

 

‘Susto grande’: homem joga escorpiões em atendentes de saúde no interior de SP

0

Um homem arremessou ao menos dez escorpiões em direção às funcionárias do Centro de Saúde de Santo Antônio do Aracanguá, na região noroeste do Estado de São Paulo. As atendentes se assustaram, mas nenhuma foi picada pelos bichos. As próprias servidoras mataram os aracnídeos e acionaram a Vigilância Sanitária para fazer uma varredura no local.

O paciente de 48 anos, com picada no dedo, foi atendido, mas fugiu do local quando estava em observação. O caso aconteceu às 15h30 da segunda-feira, 1. O ataque, gravado por uma câmera de segurança, foi denunciado à Polícia Civil. Um inquérito foi aberto para investigar o caso.

A enfermeira chefe da unidade, Eva Aparecida de Oliveira Gomes, disse ao Estadão que o homem chegou na recepção alegando que tinha sido picado por um escorpião. “Havia mais pessoas no local, mas de imediato foi providenciado o atendimento dele, com o preenchimento da ficha. Em caso de ataque por animal peçonhento, o atendimento tem prioridade, mas ele não esperou. Jogou aquele monte de escorpiões nas atendentes. Foi um susto muito grande.”

Segundo ela, as servidoras usaram o que tinham à mão para neutralizar os aracnídeos, adultos e filhotes, e evitar que outras pessoas fossem picadas.

“Mesmo depois que ele jogou os escorpiões, nós prosseguimos com o atendimento. Fizemos o bloqueio com soro antiescorpiônico e a doutora (médica plantonista) pediu que ele ficasse em observação durante seis horas. Ele esperou duas horas ali, medicado, e depois se evadiu do local”, disse.

Depois de acionar a Vigilância Sanitária, a enfermeira levou o caso à polícia. Segundo ela, o ataque foi parcialmente frustrado porque, desde a pandemia de covid-19, as atendentes da recepção do Centro de Saúde ficam protegidas por um vidro.

“Ele jogou os escorpiões pelo bocal que tem no vidro, o que evitou que as funcionárias fossem atingidas diretamente, até no rosto, como parecia ser a intenção dele”, disse.

Segundo ela, desde a chegada do agressor até o momento em que ele jogou os escorpiões decorreram 56 segundos, indicando que não houve demora no atendimento. “Quando a recepcionista perguntou o que ele tinha, ele disse: ‘Tenho isso’; e jogou os escorpiões que estavam em uma caixinha. A cidade é pequena e todos se conhecem. Não dá para entender por que ele fez isso”, disse.

A identidade do agressor, morador da zona rural, não foi divulgada pela prefeitura ou pela polícia. A Polícia Civil de São Paulo tomou o depoimento das três vítimas nesta quarta-feira, 3, e já intimou o suspeito para comparecer à delegacia.

O caso é investigado como crime de perigo, por colocar em risco a vida ou a saúde das atendentes, conforme o artigo 132 do Código Penal. Até a manhã desta quarta, o suspeito não havia constituído advogado, o que impediu a reportagem de ouvir sua defesa. O espaço continua aberto.

A prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá informou que tem realizado campanhas de esclarecimento e ações de controle para evitar a proliferação de escorpiões, como a dedetização de esgotos e galerias pluviais, onde vivem baratas, principal alimento dos aracnídeos.

 

Evento Pesca em Ação com serviços gratuitos aos pescadores e à população nesta quinta (4), em Gargaú

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Pesca, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vai promover a “Pesca em Ação”.

O evento, que tem ainda apoio das secretarias municipais de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e da Assessoria de Comunicação (AsCom), será realizado nesta quinta-feira (4), das 13h às 17h, em frente ao Barracão de Gargaú, sendo direcionado a pescadores e à população em geral.

Haverá a oferta de uma série de serviços essenciais gratuitos, como por exemplo, odontológico, atendimento médico com a equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF), presença do Cras Móvel com atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com informações sobre o Cadastro Único (Bolsa Família), emissão de carteira de trabalho digital e demais ações da SMTDH.

“A equipe da Fiperj vai prestar orientações importantes sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, convido a todos os pescadores, pescadoras e familiares, além da população para participar do evento”, disse o secretário municipal de Pesca, João da Ótica. 

Trabalhador é demitido por justa causa por usar camisa em homenagem a Ustra

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Justiça do Trabalho de Minas Gerais validou a demissão por justa de causa do funcionário de um hospital privado que usou no local de trabalho uma camisa com a imagem do coronel Carlos Brilhante Ustra e a frase “Ustra Vive”.

Trabalhador praticou apologia à tortura e à figura do torturador ao usar a camisa de Ustra durante o serviço, em um hospital de Belo Horizonte, em dezembro de 2022. Esse foi o parecer tomado de forma unânime pela 1º Turma do TRT-MG (Tribunal Regional do Trabalho de Minas).

Para o Tribunal, o funcionário cometeu “falta grave” que justifica a justa causa.

A Corte também destacou que a conduta do trabalhador se caracteriza com “ato de insubordinação que atentou contra a ordem democrática, uma vez que atingiu potencialmente toda a coletividade e o Estado Democrático de Direito”.

Desejo do funcionário de usar vestimentas com apologia a um torturador não prevalecem sobre o interesse público, destacou a relatora do caso. “A análise feita no caso concreto nos leva à inequívoca conclusão de que o ato praticado pela parte reclamante é capaz de atingir outras pessoas e prejudicá-las, notadamente porque atenta contra a sociedade e contra o Estado Democrático de Direito”, disse a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini. A posição dela foi seguida pelos pares do Tribunal.

O trabalhador acionou a Justiça para reverter a justa causa e saiu vencedor na 27º Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Em primeira instância, ele alegou que não usou a vestimenta com interesses de propaganda política. Entretanto, o hospital recorreu da decisão para não ser obrigado a pagar os direitos de uma demissão imotivada e destacou que ao assinar o contrato, o funcionário foi avisado sobre não ser permitido fazer propaganda política, religiosa ou usar uniformes de futebol no ambiente de trabalho.

Ustra foi o primeiro militar reconhecido pela Justiça do Brasil como torturador na ditadura. O coronel comandou o DOI-Codi (Destacamento de Operações Internas) de São Paulo entre 1970 e 1974.

 

Jogador de várzea é atropelado após discutir com conhecido em SP

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um jogador de várzea de 28 anos foi atropelado após discutir com um conhecido em Arujá (SP).

Caíque Andrade estava em uma lanchonete quando se encontrou com o homem. Eles começaram a discutir porque um se recusou a cumprimentar o outro, explicou o delegado Jaime Pimentel.

A briga continuou fora do restaurante. Imagens mostram quando quatro homens, incluindo Caíque, seguem um carro na Estrada de Santa Isabel na madrugada de domingo (31). Eles parecem discutir com um dos ocupantes do carro.

O motorista dá meia volta com o carro e acelera em direção a Caíque. Ele é arremessado com a força do impacto.

Os dois tinham uma desavença antiga, contaram testemunhas que prestaram depoimento na Delegacia de Arujá. A informação é da Band.

Caíque está internado em estado grave no Hospital Luzia Pinho de Melo. Os outros homens não tiveram ferimentos.

O suspeito fugiu do local, mas já foi identificado. A Polícia Civil pediu a prisão dele e aguarda liberação do mandado.
O caso foi registrado como homicídio tentado por motivo fútil.

 

Bebê é internado em estado grave após cair do 3° andar de prédio na Itália

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um bebê de um ano e meio foi internado em estado grave após ter caído nesta terça-feira (2) do terceiro andar de um prédio no centro de Airuno, região de Brianza, na Itália.

O bebê, de origem senegalesa, estava sob os cuidados dos avós no momento do acidente. Ele subiu num sofá, perto de uma janela, alcançou o parapeito e acabou escorregando e caindo na área externa do prédio. A apuração é do jornal italiano Corriere Della Sera.

A queda de dez metros de altura foi amortecida. Segundo as autoridades, o bebê caiu sobre um jardim, cuja grama ainda estava molhada por conta das últimas chuvas na cidade.

A avó correu para socorrer o bebê e ligou para o serviço de emergência. Assim que ela percebeu que o neto havia caído da janela, segundo contou à polícia, ela desceu as escadas para pegar o bebê, trouxe-o de volta para o apartamento e depois pediu socorro.

Quando chegaram ao local, paramédicos estabilizaram o bebê, que permaneceu consciente. Depois, ele foi levado de helicóptero para o hospital Papa João XXIII, em Bérgamo.

Apesar de ter sido internada em estado grave, a criança não corre risco de morte. A polícia do comando provincial de Lecco está investigando as causas do incidente, segundo o Corriere Della Sera.

Idoso fica ferido após sofrer queda em cachoeira de Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos

Um idoso de 71 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no final da tarde dessa terça-feira (2) após cair nas rochas da Cachoeira dos Baianos, em Rio Preto, Campos.

Ele foi socorrido e levado ao Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com apuração da Redação ClickCampos, o homem identificado pelas iniciais Z.M.da.S escorregou de uma pedra na cachoeira e acabou quebrando o fêmur direito. Na unidade hospitalar, ele fez exames de raio-x e eletrocardiograma, foi medicado e está estável, em observação na Clínica Ortopédica.

IMTT reforça sinalização em cruzamento para evitar imprudência de motoristas

0

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), está ampliando a sinalização no cruzamento da Rua Baronesa da Lagoa Dourada com a Gil de Góis para evitar ocorrência de acidentes no local, em sua grande maioria provocados devido à imprudência de motoristas.

Na Rua Barão da Lagoa Dourada foi implantada sinalização horizontal com as escritas ATENÇÃO, REDUZA E PARE, além de linhas de estímulo à redução de velocidade. A mesma sinalização está sendo implantada na Rua Gil de Góis.

Segundo o presidente do IMTT, Nelson Godá, o órgão reforça a sinalização diante alguns incidentes, mas o apelo é pela prudência dos atores do trânsito e pelo cumprimento das normas, especialmente por motoristas e motociclistas.

“É uma área de conflito em que os usuários precisam ter atenção, principalmente aqueles que trafegam pela Rua Baronesa da Lagoa Dourada e que, pelas normas de trânsito, devem dar a preferência àqueles que estiverem trafegando pela direita, mais precisamente na Rua Gil de Góis”, explicou o presidente.

Godá afirmou ainda que estudos técnicos realizados pelo órgão demonstram não haver necessidade de sinalização semafórica no cruzamento das duas vias, inclusive para garantir maior fluidez do tráfego naquele trecho.