Home Blog Page 2633

Justiça reverte expulsão da faculdade de jovem que matou amiga em Cuiabá

0

A Justiça Federal determinou a reintegração da jovem que matou a amiga Isabele Guimarães Ramos, em 2020, ao curso de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em São Paulo. Ela havia sido expulsa no dia 16 de fevereiro, mas a defesa entrou com recurso e conseguiu a reversão da decisão nesta terça-feira (27).

O juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas (SP), determinou que a estudante seja readmitida em até dois dias. A decisão reconhece que a expulsão causou prejuízo acadêmico e impede a jovem de continuar seus estudos.

A Faculdade São Leopoldo Mandic justificou a expulsão alegando que a presença da jovem gerou instabilidade no ambiente acadêmico. A decisão foi baseada no Regimento Interno da Instituição e no Código de Ética do Estudante de Medicina.

Leia Também: Jovem que matou amiga com tiro no rosto é expulsa de faculdade

A jovem cumpriu medida socioeducativa de internação no Lar Menina Moça por pouco mais de um ano. Em 2022, ela foi solta por decisão da Justiça de Mato Grosso.

O advogado da jovem, Artur Barros Osti, argumenta que a expulsão foi discriminatória e desproporcional. Ele afirma que a medida socioeducativa já foi cumprida e que a jovem tem o direito de continuar seus estudos.

A investigação do crime concluiu que a jovem atirou em Isabele com intenção de matá-la. A perícia apontou que a arma estava a uma distância entre 20 e 30 cm do rosto da vítima e que a atiradora estava a 1,44 m de altura.

O processo que tramita na Justiça de Mato Grosso corre em sigilo. A jovem foi indiciada por ato infracional análogo a homicídio doloso e o Ministério Público Estadual pediu sua internação provisória.

Desdobramentos

Ainda não há informações sobre como a Faculdade São Leopoldo Mandic irá reagir à decisão judicial. A jovem ainda enfrenta o processo criminal pelo crime de homicídio.

Ela havia sido expulsa no dia 16 de fevereiro, mas a defesa entrou com recurso e conseguiu a revers… 

Após roubo, homem é preso em flagrante no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na tarde desta terça-feira (27), os agentes da Operação Segurança Presente realizaram a prisão em flagrante de um homem suspeito de furto. O caso ocorreu na Travessa Carlos Gomes, no Centro de Campos.

O suspeito, identificado como T.Â.G. de 39 anos, já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e associação ao tráfico. A prisão se deu após a guarnição, em patrulhamento na Rua Santos Dumont, avistar o suspeito, reconhecido como autor de um furto na Rua Gonçalves Dias.

A ação foi desencadeada após informação prévia recebida pelo grupo de trabalho do Segurança Presente. O suspeito foi abordado e encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde a vítima o reconheceu, resultando na autuação em flagrante conforme o artigo 155 do Código Penal.

EI reivindica 27 ataques que provocaram 70 mortos em Moçambique

0

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria de 27 ataques em vilas “cristãs” no distrito de Chiùre, Cabo Delgado, norte de Moçambique, nos quais alega que 70 pessoas perderam a vida nos últimos dias.

Por meio de canais de propaganda, que documentam esses ataques com fotografias, menciona-se também a destruição de 500 igrejas, casas e edifícios públicos naquela região do sul da província de Cabo Delgado, conforme declarações acessadas pela agência de notícias Lusa.

As autoridades moçambicanas se abstêm de comentar sobre a situação operacional, enquanto relatos de deslocados que chegam à vila de Chiùre nos últimos dias descrevem ataques, destruição de hospitais, escolas e residências, além de mortes, ocorridos em diferentes aldeias do distrito, perpetrados pelos insurgentes.

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, afirmou à Lusa na segunda-feira que os atos “macabros” que assolam o sul da província há duas semanas são protagonizados por “grupinhos” de “extremistas violentos”, mantendo, no entanto, a crença na reconciliação.

Os ataques recentes atingiram várias aldeias nos distritos do sul de Cabo Delgado, especialmente em Chiùre, após anos de foco das ações dos insurgentes no centro e norte da província desde 2017.

Valige Tauabo reconhece que esses ataques têm gerado “pânico nas comunidades”, sobretudo em Chiùre, resultando na fuga de mais de 13.000 pessoas nos últimos dias apenas para a vila de Chiùre, que se tornou um refúgio relativamente seguro.

Os ataques insurgentes em Cabo Delgado começaram em 2017, e desde então, mais de um milhão de pessoas haviam se deslocado do norte e centro para os distritos no sul em busca de segurança, retornando gradualmente a suas aldeias de origem a partir de novembro de 2022.

Apesar dos esforços de reconciliação, ainda persiste um último grupo de jovens no terreno que não aceita essa iniciativa, conforme apontado pelo governador Tauabo.

Cabo Delgado enfrenta há mais de seis anos uma insurgência armada, com alguns ataques atribuídos ao grupo extremista Estado Islâmico, resultando em um milhão de deslocados e aproximadamente 4.000 mortes, segundo dados das Nações Unidas e do projeto ACLED de registRo de conflitos.

Leia Também: Ahmad perdeu 103 familiares na guerra: “Quem vai me chamar de pai?”

Doação histórica elimina mensalidade em faculdade de medicina nos EUA

0

Alunos da Faculdade de Medicina Albert Einstein em Nova York não pagarão mais mensalidade. A doação de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 4,9 bilhões) feita por Ruth Gottesman, ex-professora da instituição, foi anunciada na segunda-feira (26) e emocionou os estudantes.

De acordo com NBC, a ex-professora, de 93 anos, espera que a medida permita que estudantes de origens socioeconômicas diversas tenham acesso à faculdade, quebrando as barreiras financeiras que antes os impediam de estudar na instituição.

O alto custo da educação médica nos Estados Unidos é um problema sério. A doação de Gottesman permitirá que os alunos se formem sem o peso de grandes dívidas, que podem comprometer suas vidas financeiras por muitos anos.

O curso no Einstein custava US$ 59.458 por ano (cerca de R$ 295 mil), um valor exorbitante para muitos estudantes.
Homenagem ao marido:

Ruth Gottesman deu os créditos da doação ao seu falecido marido, David “Sandy” Gottesman. Ele construiu uma casa de investimento em Wall Street e fez parte do conselho da Berkshire Hathaway de Warren Buffett.
Gratidão e esperança:

“Sinto-me abençoada por ter o grande privilégio de fazer esta doação para uma causa tão nobre”, disse a ex-professora em seu discurso. A Montefiore Einstein, organização guarda-chuva da faculdade, acredita que essa seja a maior doação já feita a qualquer faculdade de medicina dos Estados Unidos.

 

Casal nasce no mesmo dia e no mesmo hospital; 35 anos depois vão se casar

0

Milhões de pessoas usam aplicativos de encontros para encontrar o amor. Mas a história de um casal do Minnesota, nos Estados Unidos, é contra todas as probabilidades.

Joshua e Elizabeth Colbert nasceram no mesmo dia, no mesmo hospital e frequentaram o mesmo jardim de infância. Mas a vida os separou.

35 anos depois, eles se reencontraram através do aplicativo Hinge. O amor foi tão forte que se casaram cinco meses depois, no dia do aniversário de ambos, com a presença da professora do jardim de infância.

A história começou em abril de 2023, quando Elizabeth Christensen, mãe de dois filhos e recentemente divorciada, combinou um encontro com Joshua Colbert no aplicativo.

No primeiro dia em que conversaram, Elizabeth começou a fazer perguntas para conhecer Joshua e, à medida que ele respondia, ela ficou cada vez mais chocada.

Elizabeth nasceu em 13 de setembro de 1988. Joshua também. Elizabeth nasceu no Mercy Hospital em Coon Rapids, Minnesota. Joshua também. Os dois nasceram no mesmo local e no mesmo dia – com apenas seis horas de diferença.

A coincidência era boa demais para ser verdade. Fora o jardim de infância, eles nunca se cruzaram, nem suas famílias.

Eles planejavam se encontrar pessoalmente na semana seguinte, mas Joshua, empolgado com as coincidências, convidou Elizabeth para almoçar no dia seguinte.

Elizabeth contou a história aos pais, que encontraram vídeos antigos da época da escola. “Encontramos o nosso vídeo de quando terminamos o jardim de infância, por isso estamos os dois lá”, contou Joshua.

“E a parte louca é que a mãe dela fez zoom em mim no vídeo. E depois voltou a fazer zoom na Elizabeth”, acrescentou.

O casal acredita que a reaproximação foi divina. “Acreditamos que foi Deus. Sinto que foi a combinação perfeita. E sim, acho que foi divino, de certeza”, disse Joshua.

Leia Também: Casal de férias em iate morre após barco ser invadido por fugitivos

Mulher sofre queimaduras ao fritar ovo e morre após internação no interior de São Paulo

0

Uma mulher morreu dez dias após sofrer queimaduras de terceiro grau enquanto fritava um ovo em Rio Claro, interior de São Paulo. Segundo relatos do marido à Polícia, Elisângela Oliveira de Jesus chegou do trabalho e decidiu preparar algo para comer. A mulher colocou uma panela no fogão e quebrou um ovo em um copo para conferir se estava próprio para consumo, ela não havia percebido que o copo tinha um pouco de água no fundo.

O acidente aconteceu quando, ao virar o conteúdo na panela com óleo quente, os líquidos reagiram e formaram fortes chamas. Elisângela teve 17% do corpo queimado.

A mulher foi encaminhada à Santa Casa de Limeira, hospital especializado em queimados da região, onde ficou internada durante dez dias. Elisângela morreu no domingo, 25, em decorrência de uma parada cardíaca.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) exames de necropsia foram solicitados e o caso registrado como morte acidental na Delegacia Seccional de Limeira.

Leia Também: “Marcou a alma”: homem faz tatuagem com cinzas do pai para o homenagear

A mulher colocou uma panela no fogão e quebrou um ovo em um copo para conferir se estava próprio par… 

1º Festival de Música Religiosa da SMEC incentiva novos talentos no município

0

A Prefeitura de São de Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), está promovendo o 1º Festival de Música Religiosa. O objetivo é integrar de forma ecumênica a música religiosa no município e incentivar a interpretação, além de valorizar e estimular o surgimento de novos talentos. 

“Ao todo, 28 candidatos se inscreveram e após passarem por uma pré-seleção, 18 foram escolhidos para a fase classificatória, que será realizada nos dias 2 e 9 de março, às 18h30 no Salão Felicitá, no Centro da cidade. Os três melhores de cada dia se classificam para a grande final”, informou o secretário da pasta, Robson Santana. 

Os seis finalistas se apresentarão no próximo dia 16 de março, no mesmo local da etapa anterior. O 1º lugar ganhará R$1 mil em dinheiro, gravação de uma música no estúdio e de um videoclipe. Já o 2º lugar, embolsará R$800 e o 3º lugar, R$500. Cada um dos três melhores colocados ganhará um troféu.

Cruzeiro é impedido de atracar na África por suspeita de cólera a bordo

0

SILAS MARTÍ
PORTO LUÍS, ILHAS MAURÍCIO (FOLHAPRESS) – O paraíso às vezes se torna um pesadelo, ou uma bênção. Nós, viajantes não acostumados à dinâmica peculiar dos cruzeiros, fomos surpreendidos na chegada a Pointe aux Piments, um vilarejo de mar azul turquesa, montanhas verdejantes e sol escaldante, nas Ilhas Maurício, um pedregulho no meio do oceano Índico, na costa da África, com a notícia de que o navio que nos levaria adiante não podia atracar no porto.

Um surto de gastroenterite entre alguns passageiros, que a empresa de cruzeiros Norwegian Cruise Line chamou de pequeno grupo com leves sintomas, causou o sequestro do navio por dois dias à beira da ilha. Quem estava a bordo, segundo relatos à imprensa, entrou em pânico.

O principal motivo era não poder desembarcar apesar da praia paradisíaca a metros de distância e o maior motivo ainda a suspeita de cólera a bordo, logo desmentida por uma série de testes em todos os passageiros adoentados, de acordo com relatos da empresa responsável, em comunicado à imprensa.
Os que já estavam em terra firme aproveitaram o mar tranquilo lambendo a costa de conchas e corais, bem à vontade com o cardápio riquíssimo em frutos do mar, afinal, cá estamos numa ilha.

O Norwegian Dawn, navio construído na virada do milênio com 14 andares e capacidade para quase 2.500 passageiros servidos por mais de mil tripulantes, estava pronto para zarpar de Porto Luís na tarde desta terça-feira, com mudanças no itinerário -duas das paradas, em Madagascar, foram canceladas.
A empresa responsável pelo cruzeiro reservou 2.000 quartos de hotel nas Ilhas Maurício para acomodar os passageiros que precisaram desembarcar por causa da limpeza a bordo e os casos de gastroenterite.

Uma tripulante do navio, a ponto de partir de Porto Luís, resumiu o problema a europeus não acostumados ao que chamou de águas não civilizadas. Segundo ela, a África como um todo não é confiável em relação à disponibilidade de água potável, e os casos de contaminação aconteceram em terra, não a bordo, por passageiros que teriam consumido demais bebidas com gelo, comidas cruas e água suspeita no continente.

Leia Também: Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

"Marcou a alma": homem faz tatuagem com cinzas do pai para o homenagear

0

Um tatuador brasileiro decidiu homenagear o falecido pai com uma nova tatuagem, mas não uma tatuagem qualquer. Gustavo Teixeira usou parte das cinzas do pai, Emilio Cesar, para gravar na própria pele uma memória por ele deixada. 

A tatuagem consiste numa etiqueta que o homem, que gostava muito de cozinhar para a família, havia deixado num taparuere. 

Apesar de ter usado esta técnica em si mesmo, o tatuador não recomenda o uso de cinzas nem usa este método nos seus clientes.

“Essa é a tatuagem que mais me doeu, marcou a alma. Foi toda uma entrega. E a que mais tem significado. Eu duvido que eu faça uma tatuagem mais significativa que essa. É uma forma de agradecimento por tudo o que ele já fez por mim”, disse o tatuador, em declarações ao G1. 

“Assim que chegaram as cinzas, eu coloquei uma música de que ele gostava muito, que era Bee Gees, fiz uma reza, acendi um incenso e comecei. Eu gravei um vídeo durante o processo e ficou muito longo porque eu comecei a chorar demais”, disse ainda. 

A etiqueta deixada no recipiente de plástico dizia “Cozinha Canção da Natureza”, “Emílio”. 

“Em frente da cozinha tinha uma janela em que ele ouvia o canto dos passarinhos. Ele colocava bebedouro de água para os passarinhos, colocava banana… Então, ele intitulou a cozinha dele como ‘canção da natureza'”, explicou.

O tatuador revelou ainda que o pai o chamava de ‘Tigrão’ pela personalidade desobediente. “Ele me chamava de Tigrão porque desde 2007 eu trato um câncer, Linfoma de Hodgkin. E depois de fazer o transplante, você tem que ficar três meses sem fazer nada… Eu ia contra isso e fazia minhas coisas, eu fazia meus esportes e ele dizia ‘Gustavo, você é um Tigrão mesmo’. Eu ainda estou em tratamento, e ele teria falado para mim ‘você em tratamento e fazendo tatuagem, você é um tigrão’. Esse foi meu último ato como Tigrão para ele”, completou. 

Gustavo só compartilhou, recentemente, o vídeo desta tatuagem nas redes sociais, mas explicou que a fez há um ano.

Uma publicação partilhada por Gustavo Teixeira • Tatuagem tribal e Motivação (@guteixeiratattoo)

Leia Também: Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

Nas redes sociais, o homem, que é tatuador, mostrou o processo. 

Homem que só bebe refrigerantes há 50 anos diz ter "enjoado" de água

0

Um homem brasileiro, que diz ter “enjoado” de água há quase 50 anos, garante que desde essa época bebe só Coca-Cola.

Em entrevista ao jornal O Globo, Roberto Pedreira de Oliveira Souza admite que… nem os medicamentos toma com água.

“Eu enjoei de água há 50 anos. De lá para cá, não bebi mais água. Substitui por Coca-Cola”, conta o aposentado, de 70 anos, residente em Salvador, e cuja história tornou-se viral na rede social X, antigo Twitter, através de uma publicação feita pelo afilhado, João Victor Paixão, de 27 anos.

O resultado, como seria de esperar, não é o melhor. Roberto é diabético há 33 anos e, na última década, já foi submetido a cerca de uma dezena de cirurgias cardíacas, tendo já sofrido um enfarte.

Contudo, os problemas de saúde e as consequências do consumo elevado de refrigerantes não parecem assustar o idoso.

“O endocrinologista e o cardiologista queriam que eu bebesse água. E eu disse: ‘Ou o senhor aceita que eu bebo Coca-Cola ou vou beber às escondidas, quer o senhor queira ou não’. Eles acabaram por aceitar”, relatou, acrescentando que bebe Coca-Cola Zero desde que a versão sem açúcar foi lançada.

O vício é tão grande que, mesmo quando esteve internado um mês com Covid, entre janeiro e fevereiro, Roberto não deixou o hábito.

“No hospital queriam me dar água. Eu não bebo. Quiseram proibir a Coca-Cola, eu mandava comprar escondido. O médico ria porque sabia que eu bebia. Até a medicação eu tomava com Coca-Cola”, afirma, acrescentando que também não toma “remédios líquidos”.

“Se a Coca-Cola matasse, eu já teria morrido. Há 50 anos que não bebo água. Não bebo nem uma gota de água”, salienta.

Leia Também: “Marcou a alma”: homem faz tatuagem com cinzas do pai para o homenagear

Roberto Pedreira não bebe água por ter ‘enjoado’. Resultado não é o melhor. 

Prefeita anuncia novos diretores do Departamento de Posturas

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, realizou trocas no comando do Departamento de Posturas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep). Carlos Moreira assumiu como diretor, enquanto que Marcelo Sant’Anna começou a atuar como Diretor Operacional.

As mudanças foram oficializadas do Diário Oficial de 17 de janeiro, com efeitos retroativos ao dia 12 daquele mês. Segundo a prefeita, atos deste tipo são comuns na rotina da administração pública.

— As mudanças fortalecem o órgão, que registrou saldo muito positivo e satisfatório durante a alta temporada, em que recebemos muitos visitantes e realizamos dezenas de eventos. O trabalho foi tão intenso no decorrer do Verão e Carnaval que, somente agora, estamos anunciando oficialmente a troca — afirmou Francimara, que recebeu os novos diretores em seu gabinete nesta terça-feira (27).

Junto com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, e o coordenador de Integração de Operações e Segurança Pública, Rodrigo Linhares, a prefeita reiterou as boas-vindas à gestão, além de desejar “ainda mais resultados positivos ao longo deste árduo e tão importante desafio”.

Os recém-empossados diretores do Departamento de Posturas também destacaram o balanço da atuação ao longo do Verão e Carnaval, que contou com a participação dos demais órgãos da Sesep, como também com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e da Assessoria de Comunicação (AsCom). Carlos Moreira e Marcelo Sant’Anna afirmaram estar à disposição dos moradores. Eles lembraram que o órgão pode ser acionado através do telefone (22) 9.9891-9280, que funciona somente via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

Entre as atribuições do departamento estão a fiscalização de ambulantes, além de atuar para impedir a obstrução de calçadas e do passeio público.

Búzios decreta situação de emergência por causa da dengue

0
Foto: Mariana Couto

A Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, decretou situação de emergência por causa do aumento no número de casos de dengue. O decreto foi publicado no Boletim Oficial do município na última sexta-feira (23).

Com o decreto, a Prefeitura está autorizada a tomar todas as medidas administrativas necessárias incluindo a compra de insumos, materiais e também a contratação de serviços necessários para o atendimento da situação emergencial.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, foram registrados 159 casos confirmados de dengue na cidade. E mais de 360 casos sendo investigados.

O município registrou três internações em janeiro e sete em fevereiro.

Até o momento, nenhum óbito foi registrado.

“É importante ressaltar que as medidas de urgência tomadas neste caso de epidemia no estado influenciaram a decisão de declarar estado de emergência em Búzios. O aumento significativo nas notificações de transmissão no município também foi um fator determinante para essa medida”, afirma o município em nota.

Fonte: g1

Idoso é resgatado após passar mais de 9 horas preso entre paredes no Ceará

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um idoso de 79 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar preso entre duas paredes no Ceará.

Familiares do idoso perceberam o sumiço dele às 5h, mas só o encontraram preso entre as paredes às 14h30 desta segunda-feira (26). O caso foi registrado no município de Canindé.

Os bombeiros foram acionados e quebraram uma das paredes para retirar o homem. Ele estava consciente e foi levado ao hospital com dores no braço esquerdo.

O idoso sofre de Alzheimer e a suspeita da família é de que ele tenha confundido o vão entre as duas paredes com a entrada do banheiro.

Leia Também: Polícia Militar faz megaoperação em favelas do Rio e encontra barreiras

Familiares do idoso perceberam o sumiço dele às 5h, mas só o encontraram preso entre as paredes às 1… 

Padre que criticou máfia diz que foi vítima de tentativa de envenenamento

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um padre da aldeia de Cessaniti, na província de Vibo Valentia, na Itália, diz que foi vítima de uma tentativa de envenenamento durante missa celebrada no último sábado.

Dom Felice Palamara, pároco da igreja de San Nicola di Pannaconi, disse que despejaram água sanitária nas garrafas de água e vinho servidas durante a missa. A apuração é do jornal Corrieri Della Sera.

No sábado (24) à tarde, durante a consagração, quando ia levar o cálice à boca, o padre diz que percebeu um cheiro estranho que o deixou alerta. Ele então interrompeu a celebração, dizendo aos fiéis que não estava se sentindo bem.

Padre disse que análises confirmaram a presença de água sanitária nas garrafas e ele denunciou o caso à polícia. A situação aconteceu depois de ele ter se manifestado contra uma organização mafiosa. Padre sofre de asma e também de doença cardíaca.

“Estou certo de que esta última intimidação não vem dos meus paroquianos. Estou em Pannaconi há dez anos e sempre tive uma relação de amor e carinho mútuo com a população local”, disse Dom Felice Palamara, pároco de San Nicola di Pannaconi.
Essa não é a primeira intimidação que Don Palamara diz sofrer. Há um mês, seu carro, estacionado perto da igreja, foi danificado pela segunda vez. Cartas anônimas com ameaças de morte foram entregues em sua caixa de correio.

A polícia está examinando imagens de câmeras da área para identificar os responsáveis. Após o incidente, as autoridades designaram agentes para cuidar da vigilância do padre 24 horas por dia. “Estou tranquilo”, disse o sacerdote. “Embora além do perdão e da misericórdia, espero que a justiça possa esclarecer estes episódios criminosos”.

A cidade é agora governada por um comissário municipal, após a renúncia do prefeito em agosto passado. Após a operação policial Maestrale Carthago , surgiram denúncias de possível influência da máfia na administração local. A operação resultou em cerca de 80 detenções em toda a Itália em maio do ano passado, visando desestruturar a máfia Ndrangheta.

Nos últimos dias, outro padre, Francesco Pontoriero, pároco da vizinha Cessaniti, também foi intimidado: um gato morto foi colocado no capô do seu carro. Ele também recebeu cartas com ameaças. A ideia é que os episódios remontam a um ataque à Igreja nesses territórios, por conta de críticas aos mafiosos.

O bispo Dom Attilio Nostro interveio no caso e, para expressar a sua solidariedade aos padres ameaçados, já celebrou com eles algumas missas em Pennaconi. Em nota, o bispo afirmou que após a visita ao pároco vive um momento de sofrimento devido a atos de intimidação que nada têm a ver com a vida cristã normal das paróquias. “Por esta razão, apelo novamente às comunidades cristãs para não desanimarem com esta linguagem de violência”.

Leia Também: Eleição de Trump ameaçaria democracia do continente, diz diretora da Open Society

Dupla acusada de homicídio é presa em Arraial do Cabo

0
132ª DP/Delegacia de Arraial do Cabo

Agentes da 132ª DP (Arraial do Cabo) prenderam dois homens acusados de homicídio. O crime foi praticado em outubro de 2022, no Centro de Figueira, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos.

Contra eles, foram cumpridos mandados de prisão.

Equipe do GAM resgata cobra muçurana, dois gambás e capivara em Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

Uma cobra muçurana, dois gambás e uma capivara foram resgatados pela equipe do Grupamento Ambiental (GAM) no decorrer dos últimos cinco dias, em diferentes pontos do município. Ao identificarem os animais silvestres, as orientações para um resgate seguro foram seguidas, o que facilitou a ação dos agentes públicos.

A cobra muçurana ou mussurana, também conhecida como cobra preta, foi encontrada na parte interior do telhado de uma casa no bairro Terra Prometida. A capivara foi localizada na área de um supermercado na entrada da cidade, já os dois gambás estavam em gambazeiras em uma loja no Centro de Campos.

Todos os animais resgatados estavam em condições normais de saúde e foram devolvidos para a natureza em segurança pela equipe de resgate. As solturas foram feitas na Área de Proteção Permanente (APP) do rio Paraíba do Sul.

O GAM, da Guarda Civil Municipal (GCM), resgata animais silvestres em condições normais de saúde e, imediatamente, os devolve para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. Em casos como esse, os telefones são (22) 98175-0758, 153 e o (22) 981020185, da Sala de Operações.

Nas estatísticas do GAM, os gambás continuam sendo os mais resgatados e, em segundo lugar, as cobras. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentar de frutas, ele espalha as sementes por onde passa por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

Fonte: Ascom

Faltam 180 mil PMs e 55 mil policiais civis no Brasil, aponta levantamento

0

LUCAS LACERDA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Forças policiais mais numerosas do país, as polícias militares têm, somadas, um déficit de 179.591 agentes. Já as polícias civis, que têm as atribuições de investigar crimes, fazer perícia e indiciar suspeitos, funcionam com 55.244 servidores a menos do que o previsto.

Isso significa que as duas forças operam, respectivamente, com ocupação de 69,3% e 63% das vagas previstas, segundo informações das corporações dos estados e do Distrito Federal. Ao todo, o país tem 404.871 PMs e 95.908 policiais civis.

É o que mostram dados do Raio-x das Forças de Segurança Pública no Brasil, divulgados nesta terça-feira (27) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As informações correspondem às previsões de 2022 e aos efetivos em 2023.

Os números de déficit foram informados por cada corporação ao Fórum -não há padronização nos cálculos de efetivo, nem na definição de qual seria o número ideal de agentes.

Considerando o efetivo das polícias civis, o déficit na ocupação de vagas previstas é mais acentuado na Paraíba (23,8%), no Rio Grande do Norte (30,3%) e em Alagoas (39%).

Já em relação às polícias militares, as ocupações mais baixas de postos previstos são de Goiás (35,7%), Amapá (39,2%) e Santa Catarina (46,1%).

Ainda, houve queda de 6,8% no número de postos ocupados nas polícias militares desde 2013, considerando a média nacional. A redução foi registrada em 17 unidades federativas, liderada por Distrito Federal (31,5%), Rio Grande do Sul (22,5%) e Paraná (19,4%).

As reduções no efetivo ao longo do tempo podem ser explicadas, segundo o diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, pela pressão de custos.

“A previdência tem um impacto muito grande em termos quantitativos, são mais de 352 mil policiais aposentados nos estados e no DF. Então você não consegue fazer concurso para substituir.”

A perda de postos ocupados entre polícias civis foi de 2% de 2013 a 2023, com destaque para Rondônia (30,6%), Rio de Janeiro (25,3%) e São Paulo (19,5%).

Um dos principais problemas apontados é a baixa capacidade das corporações nos estados para investigar e solucionar crimes. Uma forma de monitorar esse trabalho, ao menos por meio de inquéritos, é verificar a quantidade de relatórios desses procedimentos, que teve queda em oito estados e no Distrito Federal na comparação de 2021 com 2022, ano mais recentes com dados disponíveis.

Embora não haja critérios definidos para dimensionar e contratar os efetivos necessários em cada estado, a análise da remuneração também aponta distorções no país. Um grupo restrito de 33.179 profissionais -que chegam a 5,4% dos 620.018 profissionais com informações disponíveis- receberam, em 2023, uma remuneração acima do teto constitucional, de R$ 39.293.

Por outro lado, enquanto são responsáveis por ao menos 644 mil presos nos sistemas penitenciários estaduais, os policiais penais são a classe com a pior remuneração média entre os servidores da segurança, com salário médio de aproximadamente R$ 8.000.
Se as 27 unidades da federação não seguem regramentos claros sobre a previsão do efetivo e reposição de agentes, ainda precisam lidar com distorções em progressão, como ocorre na polícia militar.

Considerando a média entre corporações, um subtenente, posto máximo dos praças, pode chegar a ganhar R$ 11,4 mil. Já um tenente, primeiro cargo entre oficiais, tem uma média de salário inicial de R$ 14,3 mil.

Segundo o estudo, além do déficit nas polícias, outro desafio é a situação das guardas civis municipais.
Considerando dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, 34 cidades tinham efetivo acima do permitido pelo Estatuto das Guardas Municipais, de 2014 -o limite depende do tamanho da população de cada cidade.

De acordo com a publicação, a soma de informações da Rais com a da pesquisa de municípios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica ao menos 95.175 agentes em 1.467 cidades no Brasil.

Segundo o Fórum, o aumento dessas instituições é um problema porque isso acontece exatamente devido ao espaço deixado pela defasagem das polícias. “Percebe-se nos últimos dez anos uma queda no número de PMs e o aumento na criação das guardas”, afirma Lima. “E são cidades pequenas que estão fazendo isso, fica ainda mais complexo integrar e articular a segurança pública.”

Ainda para o Fórum, a decisão do governo Lula (PT) de ratificar o poder das guardas de fazer abordagens e prisões em flagrante sem uma dimensão real de seu efetivo foi um problema. “Publicaram o decreto das guardas sem ter o número, o crescimento, sem fixar critérios de monitoramento e supervisão.”

Leia Também: Portugal flexibiliza lei para obtenção de nacionalidade; mudança pode ajudar brasileiros

Isso significa que as duas forças operam, respectivamente, com ocupação de 69,3% e 63% das vagas pre… 

Polícia Militar faz megaoperação em favelas do Rio e encontra barreiras

0

CRISTINA CAMARGO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza na manhã desta terça-feira (27) uma megaoperação em favelas dominadas pelo Comando Vermelho. Os policiais estão nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, e na Cidade de Deus, na zona oeste.

Moradores relatam barulho de tiros desde a madrugada e dificuldade para sair de suas casas.

A PM informou que precisou remover barricadas formadas por pneus, sofás e até carros pegando fogo no Complexo do Alemão e na Cidade de Deus.

Em patrulhamento na avenida Brás de Pina, na zona norte, policiais da UPP Vila Cruzeiro foram atacados por tiros. Segundo a polícia, os tiros foram disparados por ocupantes de um carro que saiu da comunidade. Não há informações sobre feridos. Os policiais apreenderam uma pistola e 31 tabletes de maconha.

Em uma área de mata no Alemão, um acampamento supostamente utilizado por traficantes foi destruído pelo Bope.
Imagens registradas por moradores mostram que a Rocinha, na zona sul, foi cercada por policiais na noite de segunda-feira (26), antes da megaoperação nas outras regiões.

Leia Também: Faltam 180 mil PMs e 55 mil policiais civis no Brasil, aponta levantamento

Moradores relatam barulho de tiros desde a madrugada e dificuldade para sair de suas casas. 

Eleição de Trump ameaçaria democracia do continente, diz diretora da Open Society

0

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As Américas realizam sete eleições gerais neste ano, e a que mais desperta preocupações na Open Society, fundação do bilionário George Soros que apoia causas progressistas, é a dos Estados Unidos, em novembro.

Segundo Heloísa Griggs, diretora-executiva interina da Open Society para América Latina e Caribe, uma vitória do ex-presidente Donald Trump fortaleceria a ultradireita no continente e poderia colocar a democracia em xeque em vários países.

“Os EUA tiveram um papel histórico complicadíssimo na região com apoio a governos autoritários, mas, na gestão Biden, nessas duas situações [eleição do Brasil e da Guatemala), o país atuou em defesa da democracia. Isso teria sido muito diferente se não fosse um governo Biden”, afirma. Leia abaixo a entrevista concedida à Folha de S.Paulo.
*PERGUNTA – Das sete eleições nacionais nas Américas neste ano (El Salvador já ocorreu e ainda haverá República Dominicana, México, Panamá, EUA, Uruguai e Venezuela), qual lhe causa mais preocupação?
HELOÍSA GRIGGS – Não tem como não falar nos Estados Unidos. As eleições americanas sempre afetam a região, mas, neste ano, têm uma dimensão muito maior. Durante anos, existia a ideia de que grupos minoritários votavam mais nos democratas. A população negra e a latina iam se tornar a maioria demográfica nos EUA, e elas apoiavam os democratas. Só que as eleições recentes mostraram que isso não se confirmou, e os negros têm apoiado cada vez mais os republicanos. Isso tem a ver com o fato de o Partido Democrata, que se identificava como a legenda da classe trabalhadora, ser visto como cada vez menos focado nos direitos dos trabalhadores. Há também preocupações mais específicas: a população jovem está desmobilizada por discordar da política externa com Israel.
Existe uma incógnita nos Estados Unidos, a questão econômica. O consenso sempre foi de que, se a economia vai bem, isso ajuda o candidato. Só que, agora, a economia está relativamente bem, mas não se traduz em aprovação ao governo. Não está claro se a população ainda vai sentir a melhora econômica e isso vai se refletir em apoio, ou se, de alguma maneira, o momento extremamente polarizado que vivemos faz com que a questão econômica tenha menos impacto do que tinha.

P. – Os Estados Unidos tiveram um papel importante na defesa da democracia no Brasil em 2022, ao sinalizar ao governo Bolsonaro que não apoiaria contestação do resultado eleitoral. Se o ex-presidente Donald Trump vencer em novembro, considerando que ele abraçou teses golpistas, que impacto isso teria para a democracia nas Américas?
H. G. – Durante o primeiro governo de Trump fortaleceu-se uma aliança entre governos de extrema direita na América Latina e na Europa. Sabemos que nos segundos mandatos de governos autoritários se dá o desmantelamento das instituições democráticas. Eu imaginaria, num segundo governo Trump, um fortalecimento dessa articulação regional com outros líderes de extrema direita que estão no governo ou tentando voltar. Tivemos dois exemplos, em 2023, de resiliência democrática na região: a tentativa de golpe que culminou no 8 de janeiro em Brasília e, na Guatemala, a vitória de um partido pequeno e fraco que chegou ao segundo turno. Os EUA tiveram um papel histórico complicadíssimo na região com apoio a governos autoritários, mas, no governo Biden, nessas duas situações, o país atuou em defesa da democracia. Isso teria sido muito diferente se não fosse um governo Biden. Um governo Trump teria um impacto muito concreto para as eleições e a democracia na região.

P. – Por que Trump continua tão popular?
H. G. – Trump joga muito bem com os medos da sociedade nos EUA. A questão que ele tem usado de forma mais eficiente, sem dúvida, é a imigração. Até prefeitos democratas estão pressionando o presidente, reclamando que os serviços públicos das cidades não dão conta dessa população migrante. Outro fator muito utilizado é a reação da sociedade ao policiamento e ao papel da polícia em meio à mobilização por justiça racial. Republicanos têm se aproveitado disso para instilar medos. Os democratas têm uma capacidade maior de expressar o que nós somos contra, mas dificuldade de articular propostas. Progressistas ficam muito dependentes dessa aliança contra a extrema direita, sem ter muita agenda propositiva.

P. – Qual sua expectativa na Venezuela? Vários candidatos da oposição foram desqualificados. Será possível ter eleições livres e justas?
H. G. – Os EUA desempenharam um papel não construtivo por muitos anos na Venezuela, com sanções muito fortes que afetavam de maneira negativa a população e não ajudavam a encontrar uma solução política. Agora, o governo americano está motivado pelo grande número de pessoas migrando para os EUA e tem interesse em encontrar uma solução que permita crescimento, para que a população da Venezuela não saia do país. Isso incentivou os EUA a buscarem um acordo [com o ditador Nicolás Maduro]. Estamos tentando confiar no processo, mas a eleição não tem nem data definida.

P. – Na Argentina, tem havido resistência das instituições a ações do presidente Javier Milei. O Judiciário derrubou algumas medidas trabalhistas, o Congresso impôs uma derrota em relação à chamada lei ônibus. Os freios e contrapesos têm funcionado no país?
H. G. – Ainda é cedo para dizer, mas até agora esses contrapesos parecem estar levando a uma acomodação de forças, que é parte do processo democrático. Mas precisamos levar em conta como Milei foi eleito e a demanda por algo diferente que tem caracterizado a maioria das eleições na região e no mundo. Em 20 dos últimos 22 pleitos na América Latina, quem ganhou foi o candidato opositor. Isso dá a Milei um mandato muito forte. Então precisamos ver se as instituições, em particular o Judiciário, vão agir da mesma maneira que no Brasil, onde cumpriram um papel muito importante de resistência.

RAIO X
Heloísa Griggs é diretora-executiva interina da Open Society para América Latina e Caribe, com doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Yale. De 2007 a 2010, atuou como conselheira do senador Richard J. Durbin no Comitê Judiciário do Senado dos EUA.

Leia Também: Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

SFI participa do 1º Fórum dos Municípios da Zona Costeira

0

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, participou nesta segunda-feira (26) do 1º Fórum dos Municípios da Zona Costeira do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) em auditório do Palácio Guanabara, sede do Executivo estadual.

O encontrou contou com a participação do secretário e do subsecretário adjunto da SEENEMAR, Hugo Leal e Marcelo Alexandre, respectivamente, além da deputada estadual Célia Jordão, responsável pela criação da lei que estabeleceu a política de Economia do Mar.

— Mais uma vez o Governo do Estado se coloca próximo dos municípios para debater e implantar políticas públicas que beneficiem a população. Neste caso, em referência à chamada Economia Azul, que são as atividades ligadas ao mar, nosso município é muito interessado, pois têm neste setor uma grande fonte de geração de trabalho e renda — afirmou o vice-prefeito, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Durante o fórum, Raliston destacou as potencialidades naturais, turísticas e culturais do município, citando, por exemplo, a pesca e o extenso litoral. “Fiquei muito feliz e orgulhoso em ouvir dos presentes as perspectivas de crescimento para nossa cidade”, afirmou.

Para o secretário Hugo Leal, o fórum possibilitará “o diálogo, o debate e a interface com os municípios que vivem do mar, ouvindo demandas e possibilidades e estimulando a atuação de cada um”. Paralelamente, a deputada Célia considerou a reunião como um marco.

— Mais de 30 atividades econômicas estão inseridas na Economia Azul e contam com grande potencial de desenvolvimento econômico, social e cultural. Além disso, não basta somente um Estado forte, precisamos de municípios cada vez mais fortalecidos — pontuou.

O encontro contou com palestras da oceanógrafa da SEENEMAR, do assessor da presidência do Sebrae, Renato Regazzi, e da Doutora em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Fabienne Schiavo. Entre os temas abordados estão o Calendário Estadual Gastronômico da Economia do Mar, a adesão ao Projeto Orla, o Planejamento Espacial Marinho (PEM), o Termo de Adesão à Gestão de Praias e a Rede Oceano Limpo.

Confira mais detalhes:

{gallery}1 Forum do Mar{/gallery}