Home Blog Page 2634

Suspeitos de furto em loja de telefonia são presos em Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na manhã desta quarta-feira (28), dois homens com idades de 22 e 29 anos, foram detidos por agentes da Operação Segurança Presente, suspeitos de terem cometido o furto de uma loja de telefonia móvel na Avenida Alberto Torres, localizada na área central de Campos.

O caso ocorreu no período da manhã do último domingo (25) e foi capturado pelas câmeras de segurança instaladas no estabelecimento, auxiliando os policiais na identificação e busca dos suspeitos. Durante o patrulhamento na região central da cidade, os suspeitos foram localizados e conduzidos, sob custódia, à 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Segundo informações da Polícia Militar, na delegacia, um dos detidos admitiu a participação no crime durante o interrogatório. No entanto, os objetos furtados da loja não foram recuperados até o momento. Ambos os suspeitos permaneceram presos à disposição da justiça. Além disso, foi constatado que um dos indivíduos, de 29 anos, possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico, vias de fato e ameaça.

Bebê sequestrado em Fortaleza é resgatado com ajuda do "Amber Alert"

0

Um bebê de apenas dois meses foi sequestrado no centro de Fortaleza, no Ceará, no domingo (25). A criança foi levada por uma mulher de 39 anos, que se passava por sua mãe. A suspeita foi detida nesta terça-feira (27).

Segundo a Globo, a mãe biológica do bebê é sem-abrigo e teria deixado a criança aos cuidados da sequestradora em um abrigo.

A mulher mentiu ao companheiro e familiares, dizendo que estava grávida e que o recém-nascido estava internado em uma unidade de saúde. Depois, apresentou a criança como se fosse sua.

A Polícia Civil local acionou o protocolo “Amber Alert”, que gera um alerta para todos os usuários do Facebook e Instagram em um raio de 160 km do local do desaparecimento. A imagem da criança foi enviada para o feed das redes sociais.

Segundo os investigadores, as imagens divulgadas pelo “Amber Alert” foram cruciais para recuperar o bebê. Os usuários das redes sociais reconheceram a criança e denunciaram uma vizinha à polícia. Ao chegar ao local, a polícia identificou a criança e a sequestradora.

Esta foi a primeira vez que um sequestro foi solucionado com a ajuda do “Amber Alert” no Brasil. Famoso nos Estados Unidos, o sistema foi implementado no país em agosto de 2023, em uma parceria entre o Ministério da Justiça e a empresa Meta.

Criança sequestrada foi resgatada com a tecnologia ‘Alerta Amber’. Mulher foi detida na terça-feira…. 

Assassinato de presidenciável no Equador foi planejado em prisão, diz MP

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O assassinato do presidenciável no Equador Fernando Villavicencio, morto com três tiros em agosto do ano passado, foi planejado em uma prisão, disse o MP equatoriano.

Segundo a promotoria, a gangue “Los Lobos” foi a “autora intelectual” do assassinato. O MP afirmou que a morte foi planejada por criminosos que estão detidos no presídio da cidade de Latacunga, a cerca de 95 quilômetros de Quito.

Os executores seriam cidadãos colombianos que cumpriam pena em uma penitenciária em Guayaquil. Eles foram mortos dentro da própria prisão após serem condenados pela morte de Villavicencio, afirmou a promotora Ana Hidalgo. Os corpos deles foram encontrados com sinais de asfixia em um pavilhão desocupado em outubro.

O setor de inteligência do MP encontrou armas na casa de um dos suspeitos de matar o político equatoriano. Essa residência, de acordo com a promotoria, foi localizada após as autoridades policiais vasculharem as câmeras de segurança de uma padaria perto do local onde Villavicencio foi baleado.

Segundo o MP, esse suspeito é conhecido como “Chupado”. Ele teria sido visto nas imagens gravadas pelo estabelecimento fugindo do local do crime. As investigações apontam que “Chupado” estava acompanhado de outro homem, que depois o MP descobriu se tratar do autor dos disparos que mataram Villavicencio. Esse segundo homem, identificado como David, e morreu em uma troca de tiros com a polícia minutos após o ataque contra o presidenciável.

Arsenal na casa de “Chupado” incluia fuzil, metralhadora, quatro pistolas e três granadas de uso militar. Os armamentos estavam em uma maleta, acompanhados de 384 cartuchos de munições, dentro de um carro sem placa estacionado na garagem.

VILLAVICENCIO FOI MORTO EM AGOSTO DE 2023

O político foi assassinado depois de sair de um encontro político na cidade de Quito. Ele chegou a ser socorrido para a Clínica da Mulher, hospital mais próximo do local do crime, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no centro de saúde.

Candidato recebia ameças de grupo criminoso. Antes de ser morto, Villavicencio denunciou publicamente uma tentativa de intimidação de desconhecidos após ele manifestar repúdio a grupos criminosos. As ameaças partiram de um grupo conhecido como Fito, ou “Los Choneros”, que já estava sendo investigado pela Procuradoria Geral do Estado.

Faxinão da Dengue acontece no Parque Guarus nesta quinta-feira

0
Foto: Divulgação Ascom

O Faxinão da Dengue, iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai acontecer nesta quinta-feira (29), no Parque Guarus, com concentração das equipes no Ciep Wilson Batista. O faxinão é uma ação integrada contra a dengue, com diversas secretarias e órgãos públicos municipais atuando na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegipty. Ação foi adiada na semana passada por causa da chuva que impediu o trabalho dos agentes.

Participam dessa edição, as secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca; Educação, Ciência e Tecnologia; Ordem Pública, com o Departamento de Postura; Serviços Públicos, com equipes da Subsecretaria de Limpeza Pública, Parque e Jardins; além da Defesa Civil e a Guarda Municipal. A ação acontecerá a partir das 9h.

Coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos aposta na participação da população no combate ao transmissor da dengue e seus vetores. “A população nos ajuda bastante quando facilita a nossa entrada em suas casas, realiza a vistoria semanal e fica atenta ao despejar o seu lixo no lugar adequado. O CCZ está fazendo a sua parte, assim como todas as secretarias, mas é sempre bom lembrar que 80% dos focos são encontrados dentro das casas e a participação da população para acabar com os focos é fundamental”, explicou Claudemir.

Fonte: Ascom

Europa em alerta devido ao nitaceno (droga mais forte do que fentanil)

0

As autoridades médicas europeias têm uma nova substância perigosa com que se preocupar. Chama-se nitaceno e já matou mais de 200 pessoas desde que foi detetada nas ruas pela primeira vez, em 2019. Contudo, o número real de mortes deve ser bastante superior.

“O número real de mortes não é conhecido porque não são detectados nas análises de rotina dos hospitais. Para detectá-los é preciso procurá-los especificamente”, afirmou Koldo Callado, médico e professor de Farmacologia da Universidade do País Basco (UPV/EHU) ao La Voz de Vanguardia.

Com efeitos semelhantes aos da morfina, oxicodona, heroína e fentanil, mas com uma potência muito maior, esta droga preocupa cada vez mais. 

A variante mais conhecida nas ruas é o isotonitaceno, popularmente conhecido como ‘Iso’ ou ‘Tony’. A sua presença foi notificada pela primeira vez ao Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência em julho de 2019.

Dois anos depois, em 2021, foi classificada como droga “por causar danos à saúde derivados da sua toxicidade aguda” e pelo “seu potencial para criar dependência ou propensão ao abuso, sendo esses danos considerados potencialmente fatais“.

Conhecido como ‘droga de Frankenstein’ pela possibilidade de modificar a sua estrutura química para potenciar os seus efeitos, os nitacenos são uma classe de opioides sintéticos que engloba mais de 20 compostos diferentes.

A empresa suíça CIBA chegou a realizar testes com nitacenos para o tratamento da dor, mas nunca foram aprovadas para uso médico, explicou ainda Christopher Holstege, diretor do Centro de Toxicologia Blue Ridge, na Virgínia, num artigo publicado no The Conversation.

“Os testes realizados não demonstraram que fossem mais eficazes que a morfina e outros opiáceos”, acrescentou o especialista.

Criança de 5 anos morre após cair de ônibus escolar em movimento na BA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma criança morreu na manhã desta terça-feira (27) após cair de um ônibus escolar em Itapirá, interior da Bahia.

Yasmin Santos Oliveira, de 5 anos, estava voltando da escola quando o acidente ocorreu. Ela estudava na rede municipal de ensino e usava o transporte escolar.

A menina caiu com o ônibus em movimento. A aluna chegou a ser levada para uma unidade hospitalar, mas não sobreviveu.

A Prefeitura de Itapirá disse que averiguou a documentação do veículo e do motorista. Segundo a cidade, os documentos estavam de acordo com a legalidade.

A Polícia Civil disse estar coletando depoimentos para apurar a causa do acidente. O ônibus também foi encaminhado para perícia. A prefeitura não detalhou as circunstâncias do que aconteceu.

O município está em luto oficial hoje. As aulas estão suspensas e voltam amanhã em todas as unidades.

Leia Também: Idoso morre carbonizado após incêndio em Santa Cecília, na região central de SP

Yasmin Santos Oliveira, de 5 anos, estava voltando da escola quando o acidente ocorreu 

Força-tarefa intensifica fiscalização em ferros-velhos clandestinos

0
Foto: Divulgação

O Governo do Estado vai intensificar as ações de fiscalização nas empresas de desmontagem de veículos que não se regularizaram – ou seja, não apresentaram a documentação, não se credenciaram nem cadastraram as peças no sistema do Detran dentro do prazo estabelecido. Uma força-tarefa formada por representantes do Detran, das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, do Inea e da Secretaria de Fazenda se reuniu nesta terça-feira (27/02), no Palácio Guanabara, para definir as datas e os locais das ações.

– Não é justo com as empresas que se regularizaram dentro do prazo legal que as outras continuem funcionando de forma ilegal. A orientação do Governo do Estado é reprimir essas empresas irregulares, recolher o material e levar para reciclagem. O material que for encontrado sem comprovação de propriedade, sem identificação, será destruído conforme determina a legislação ambiental – disse o presidente do Detran, Glaucio Paz.

A expectativa é que, com a diminuição do mercado criminoso de peças roubadas, o roubo e furto de veículos também diminua, pois, esses veículos são desmontados e a identificação de suas peças, retiradas. Com o fechamento das empresas irregulares de desmontagem e comercialização de peças usadas, os criminosos não teriam para onde levar os veículos roubados e furtados.

Até agora, a força-tarefa do Governo do Estado já realizou quatro operações de fiscalização, com base no decreto estadual número 48.642/23, de agosto do ano passado, que estabeleceu procedimentos para fiscalização de empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas no Estado do Rio. Na mais recente operação, 11 ferros-velhos situados às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, foram fechados.

Do total, seis foram autuados, fechados por crime ambiental e seus proprietários conduzidos para a delegacia. Todo o material foi removido e levado para destruição. Os outros cinco estabelecimentos foram interditados por não estarem credenciados e com a documentação em dia. Esses ficarão lacrados e somente poderão voltar a funcionar mediante credenciamento no Detran. Outros ferros-velhos foram interditados em Itaboraí, onde a fiscalização apreendeu 40 sucatas de veículos.

Com base no decreto estadual, os representantes dos estabelecimentos têm cinco dias úteis para comprovar a regularidade do material apreendido. Após este prazo, o material é encaminhado para leilão. O decreto também prevê destruição imediata do material se houver risco ambiental.

Fonte: Secom

Balcão de Emprego com vagas para assistente operacional e auxiliar operacional

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando duas vagas: uma para assistente operacional e outra de auxiliar operacional. As oportunidades são para trabalhar na J&T Express, empresa de serviço de entrega expressa.

A contratante oferece salários e benefícios compatíveis com o mercado. Para assistente operacional é necessário Ensino Médio completo, Pacote Office e vivência no segmento de logística. As principais atribuições da função são: apoio no processo de emissão de documentos, liberação de veículos e processos operacionais; alimentação de planilhas; acompanhar e monitorar indicadores e baixas do sistema; garantir execução dos processos conforme o padrão operacional (recebimento, triagem e expedição).

Já o candidato à vaga de auxiliar operacional necessita ter no mínimo Ensino Fundamental completo, residir em SFI e desejável experiência e/ou vivência em logística. O contratado para a função deverá realizar a triagem e separação manual de cargas e apoios nas demais área operacionais; efetuar carga e descarga de veículos; executar a movimentação de pallets, gaylords e gaiolas; e fazer leitura das cargas via coletor, direcionando-as ao destino correto.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“A SMTDH prossegue com a parceria de sucesso e quem tiver oportunidades de emprego e desejar participar, basta procurar a equipe do Balcão. Além de divulgarmos as vagas disponíveis, ainda recebemos os currículos dos candidatos”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Austrália: calor e ameaças de incêndio levam milhares a deixar casas

0

Dezenas de milhares de residentes no Sudeste da Austrália foram orientados a deixar suas casas nesta quarta-feira (horário local) devido a uma intensa onda de calor que, segundo as autoridades, poderia espalhar mais um incêndio florestal de grandes proporções no estado de Victoria, que enfrenta as piores condições em quatro anos.

Foram emitidas classificações extremas de incêndio para grande parte de Victoria, sendo que a região de Wimmera, no Oeste, recebeu classificação de catástrofe, nível máximo de alerta. Mildura, cidade rural com cerca de 56 mil habitantes, pode atingir 45º Celsius, informou o Bureau of Meteorology.

Uma possível zona de impacto de incêndios que abrange várias cidades rurais foi identificada, e autoridades pediram a cerca de 30 mil moradores que deixassem suas casas até a manhã de quarta-feira.

“Hoje será um dia muito desafiador para os bombeiros”, disse Jason Heffernan, chefe do Corpo de Bombeiros de Victoria, à rede de televisão ABC.

“É um daqueles dias em que as comunidades podem precisar tomar medidas imediatas em prazo muito curto.”

Centenas de bombeiros ainda lutam contra um incêndio de grandes proporções perto da cidade de Ballarat, 95 quilômetros a oeste de Melbourne. O incêndio que começou na última quinta-feira (22), já destruiu seis casas, matou animais e queimou mais de 20mil hectares.

A expectativa é de chegada de onda de calor no interior do outback da Austrália, passando por Victoria, antes de se deslocar para o Leste, para o estado de New South Wales nesta quinta-feira.

Heffernan pediu que as pessoas reconsiderassem qualquer decisão de ficar em casa para proteger seus lares.

“A menos que sua propriedade esteja imaculadamente preparada e que você tenha recursos de combate a incêndios disponíveis e esteja em forma e mentalmente capaz de sustentar um combate a incêndio de longa duração., meu conselho veemente à comunidade é que saia antes”, disse Heffernan.

Leia Também: EI reivindica 27 ataques que provocaram 70 mortos em Moçambique

Idoso morre carbonizado após incêndio em Santa Cecília, na região central de SP

0

Um incêndio em uma residência na rua Barão de Tatuí, em Santa Cecília, na região central de São Paulo, deixou um idoso carbonizado na madrugada desta quarta-feira, 28. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal tinha 88 anos e foi encontrada no interior do imóvel.

Dez equipes da corporação foram deslocadas até o local para combater o fogo que iniciou por volta das 2h e foi extinto às 5h40. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Defesa Civil e a Enel também foram acionadas.

Não se sabe o que deu início ao fogo na casa, que conforme o portal de notícias G1, tratava-se de uma pensão onde moravam oito pessoas. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, outros três moradores passaram por avaliação médica no local, mas foram liberados sem ferimentos.

Leia Também: Amazônia bate recorde de focos de incêndio para o mês de fevereiro

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal tinha 88 anos e foi encontrada no interior do imóvel 

Marido é encontrado morto pela esposa um dia após funeral do avô

0

Sophie Hugill, de Bromley, Londres, Inglaterra, viveu um pesadelo no dia 9 de fevereiro. Após um dia extenuante no funeral da avó, ela adormeceu no quarto do filho por volta das 23h. No dia seguinte, ao ir ver o marido Mark às 9h30, encontrou-o inconsciente.

Apesar das tentativas de reanimação da esposa e da chegada de uma ambulância, Mark, de 37 anos, foi declarado morto no local.

“Tentei trazê-lo de volta, mas acho que ele já estava morto quando o encontrei. A minha vida mudou ao caminhar do quarto do meu filho para o meu, tudo em cinco passos”, disse Sophie ao News Shopper.

Devastada, Sophie se vê agora sozinha com o filho Harvey, que tem autismo e atraso na fala. Diante da situação, familiares e amigos lançaram uma campanha de recolha de fundos para a família no GoFundMe.

“Sophie trabalha na escola para crianças com necessidades especiais que o seu filho frequenta. Ela é uma pessoa gentil e altruísta, que está obviamente arrasada com o que aconteceu. Esperamos arrecadar fundos para ajudar a contribuir com os custos do funeral e ajudar a Sophie a seguir em frente numa jornada diferente de criação do seu filho. Embora não haja nada que possamos fazer sobre a terrível tragédia, esperamos aliviar o seu fardo financeiro e ajudar Sophie a criar o seu filho sem o seu amado Mark ao seu lado”, pode ler-se na página.

Leia Também: Brasil. Mulher rouba bebé a sem-abrigo e apresenta-o à família como seu

Amazônia bate recorde de focos de incêndio para o mês de fevereiro

0

A Amazônia enfrenta um recorde de focos de incêndio para o mês de fevereiro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Com 2.924 pontos de queimadas identificados pelas imagens de satélite até o último dia 26, a quantidade é a maior desde o início da série histórica, iniciada em 1999.

No segundo semestre de 2023, algumas regiões da floresta, como as do Estado do Amazonas, tiveram picos de incêndios. A própria gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que contratou mais brigadistas, mas admitiu ao Estadão que a estrutura de combate ao fogo era insuficiente. Especialistas já alertavam para os efeitos do El Niño na região, que tem a estiagem agravada pelo fenômeno climático.

Embora tenha baixado pela metade o desmatamento em 2023, o insucesso na prevenção de incêndios tem pressionado o governo, que prometeu ter a proteção ambiental como uma de suas principais bandeiras. Procurado pela reportagem, o Ministério do Meio Ambiente não havia se manifestado até a publicação deste texto.

Alta de quase 300%

Na comparação com todo o mês de fevereiro do ano passado (734 focos), a Amazônia registra alta de 298% de focos de incêndio em um ano. O número deste ano pode aumentar até o fechamento do mês, na quinta-feira. Os dados são atualizados todos os dias pelo Inpe.

A pior situação é registrada no Estado de Roraima, onde a fumaça chegou a encobrir partes da capital, Boa Vista, e trechos da RR-206, rodovia estadual. Nesta semana, uma comitiva de ministros – entre eles Marina Silva (Meio Ambiente), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) – estará na capital roraimense para inaugurar um espaço de coordenação das ações na Terra Indígena Yanomâmi.

Na semana passada, um balanço do governo federal mostrou que o número de mortes de indígenas na reserva, a maior do tipo do País, aumentou um ano após Lula decretar emergência de saúde na região. Um dos principais problemas da região é o domínio de algumas áreas pelos garimpeiros ilegais.

Na maior parte da Amazônia, a estação seca começa em julho, com ápice em agosto, e vai até outubro. Nessa época, a vegetação e a matéria orgânica no solo ficam propícias à queima. Esse fator, somado ao ar menos úmido, espalha as chamas com mais rapidez e dificulta o combate.

Ação humana

Por ser úmida, especialistas destacam que dificilmente a floresta pega fogo sozinha, e a maioria das queimadas envolve ação humana criminosa. Em grande parte dos casos, os incêndios servem para abrir novas áreas de pastagem. Hoje, a maior fonte de origem dos gases de efeito estufa lançados pelo Brasil na atmosfera é o desmate.

A preservação da floresta tropical com maior biodiversidade do planeta é vista como fundamental para frear o agravamento das mudanças climáticas.

Leia Também: Perigos da Chikungunya: Uma ameaça crescente

Com 2.924 pontos de queimadas identificados pelas imagens de satélite até o último dia 26, a quantid… 

Guarda Ambiental resgata tamanduá-mirim em Sossego

0
Foto: Divulgação Ascom SFI

Um tamanduá-mirim foi resgatado na localidade de Sossego, em São Francisco de Itabapoana (SFI). A ação foi conduzida por agentes da Guarda Ambiental (GAM).

O animal foi encontrado no quintal de uma residência. Os moradores acionaram o grupamento que foram até o local realizar a captura. Para conferir vídeo deste momento, clique aqui.

Em seguida, como o tamanduá, estava em boas condições, os agentes realizaram a soltura nas imediações da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) reitera que, caso algum morador encontre qualquer tipo de animal silvestre, é necessário manter distância e acionar a GAM imediatamente, através do telefone (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia.

Fonte: Ascom SFI

Solicitação do CRLV 2024: Licenciamento anual de veículos agora disponível via posto digital do Detran

0
Foto: Divulgação Detran

A partir desta quarta-feira (28/2), os proprietários de veículos registrados no Estado do Rio já podem solicitar a emissão do documento de licenciamento anual através do Posto Digital do Detran.RJ – serviço digital disponível no site do departamento (www.detran.rj.gov.br). Para que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) seja atualizado para 2024, há a necessidade de pagamento integral do IPVA, da Guia de Regularização de Taxas (GRT) e das multas de trânsito vencidas. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento.

Pelo Posto Digital, o usuário vai poder consultar se há algum impedimento para a atualização do CRLV e, estando tudo correto, solicitar a emissão do licenciamento 2024. De modo geral, essa atualização do documento é feita de forma automática pelo sistema do Detran.RJ, após a constatação do pagamento de taxas e multas. Mas o cidadão que preferir não esperar pelo processamento das informações poderá recorrer ao Posto Digital para obter o documento de forma imediata. Inicialmente, será necessário acessar o Posto através do site do Detran, já que a nova funcionalidade só estará disponível no aplicativo de celular em algumas semanas.

Algumas situações impedem a emissão do CRLV 2024. Veículos a gás, por exemplo, precisam fazer a vistoria do GNV e obter o novo Certificado de Segurança Veicular (CSV). Além disso, ter sido parado em operação de fiscalização do Detran e não ter cumprido as eventuais exigências; ter qualquer restrição administrativa ou judicial; não ter atendido a um chamado de recall da montadora do veículo; ou ter deixado de concluir um processo em posto do Detran, deixando o protocolo em aberto, são motivos que podem bloquear o licenciamento.

Para verificar eventuais impedimentos e atualizar o licenciamento, o usuário precisará se conectar ao Posto Digital usando os mesmos login e senha já cadastrados no sistema gov.br, do governo federal. Lançado em 2021 pelo Detran.RJ, o Posto Digital permite aos usuários consultar dados sobre seus veículos, sua carteira de habilitação e as multas de trânsito – inclusive para verificar quais já estão vencidas e precisam ser pagas.

Saiba como proceder para atualizar o licenciamento

Após acessar o Posto Digital, o usuário deve entrar em “Veículos”, selecionar o veículo a ser consultado e, em seguida, procurar o box Licenciamento Anual. São oferecidas duas opções: Solicitar ou Histórico. Ao clicar em Solicitar, o usuário poderá se deparar com duas situações: não havendo impedimento algum, o sistema informará que a solicitação foi atendida e bastará clicar em “Emitir CRLVe – Imprimir” para obter o documento digital de 2024 – que poderá ser impresso em papel A-4 ou salvo em PDF para uso no celular ou computador.

No entanto, se houver algo que impeça o licenciamento, o Posto Digital vai informar qual é a exigência. Neste caso, o usuário precisará cumpri-la antes de tentar emitir o documento 2024 novamente. O sistema também informará se houver alguma intermitência de comunicação, orientando o usuário a tentar novamente em 24 horas. É importante lembrar que o CRLV de 2023 é válido pelo menos até o fim de maio deste ano.

Se clicar em Histórico, o usuário receberá informações sobre suas tentativas anteriores de atualizar o licenciamento. Saberá as exigências legais que impediram a emissão do documento. Caso o CRLV não tenha sido emitido por existirem multas não pagas, é possível verificar, no próprio Posto Digital, quais as que precisam ser quitadas para atualização do documento de 2024. Para isso, o usuário deve entrar no box Infrações e selecionar o veículo a ser consultado. O sistema, então, apresentará a relação de multas e a situação de cada auto de infração.

Passo a passo para acesso ao Posto Digital e atualização do CRLV

1. Entre no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) e clique na aba Posto Digital na barra superior.

2. Clique em “Acessar o Portal via gov.br”; nas telas seguintes informe CPF e senha.

3. No Posto Digital, clique no box Veículos.

4. Selecione o veículo a ser consultado.

5. No box Licenciamento Anual, clicar nas opções: Solicitar ou Histórico.

6. Se clicar em Solicitar e não houver impedimentos, vai aparecer a inscrição “Sua solicitação de Licenciamento Anual foi realizada com sucesso”.

7. Neste caso, clicar em “Emitir CRLVe – Imprimir”.

8. Se clicar em Solicitar e houver impedimentos, o sistema apresentará a inscrição: “Atenção: seu Licenciamento Anual não foi realizado devido à crítica e/ou exigência abaixo”, com o motivo da exigência.

9. Se clicar em Histórico, o Posto Digital informará sobre tentativas anteriores de obter o licenciamento e as exigências apresentadas.

Fonte: Detran

Foragida da justiça é presa em Farol de São Tomé

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite desta terça-feira (27), a Polícia Militar realizou a prisão de uma mulher foragida da justiça no Bar da Ana Paula, situado na Rua Alecrim, em Farol de São Tomé.

A ação foi desencadeada após a guarnição receber informações sobre o paradeiro da suspeita, alvo de um mandado de prisão por envolvimento em crimes de tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes na Baixada Campista. O mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em desfavor da mesma em questão.

Diante das informações recebidas, os policiais se dirigiram ao endereço indicado, onde conseguiram localizar e deter a foragida. Após a prisão, a mulher foi encaminhada à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o caso foi registrado.

Perigos da Chikungunya: Uma ameaça crescente

0

A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmitem a dengue. A doença é caracterizada por febre alta, dores articulares intensas, dores musculares, dor de cabeça, fadiga e erupções cutâneas.

Dados alarmantes:

Em 2023, o Brasil registrou mais de 1,3 milhão de casos de chikungunya, com 298 mortes, segundo o Ministério da Saúde.

A doença está presente em todos os estados brasileiros, com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste.

Comparação com a dengue:

A chikungunya não é considerada mais mortífera que a dengue. A taxa de mortalidade da chikungunya é de cerca de 0,1%, enquanto a da dengue pode chegar a 2%, de acordo com o Ministério da Saúde.

No entanto, a chikungunya pode causar dores articulares intensas e persistentes que podem durar meses ou até anos, o que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

Prevenção:

A melhor forma de prevenir a chikungunya é evitar a picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Para isso, é importante eliminar os criadouros de mosquitos, como água parada em pneus, vasos de plantas e calhas.

Também é importante usar repelentes e roupas que protejam o corpo das picadas.

A doença é caracterizada por febre alta, dores articulares intensas, dores musculares, dor de cabeça… 

Policial Militar é baleado durante tentativa de assalto em Guarus

0
HFM/Foto: ClickCampos

Um policial militar foi baleado durante uma tentativa de assalto ocorrida por volta das 20h30 desta terça-feira (27), na Rua Antônio de Castro, no Parque Presidente Vargas, em Guarus.

O PM estava dentro de um veículo acompanhado de um primo quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e atiraram contra ele. Conforme relato da Polícia Militar, a vítima, após receber os primeiros socorros no Hospital Ferreira Machado, informou que estava conduzindo seu primo até a casa da namorada quando avistou os dois suspeitos na moto. Enquanto o primo conversava com a namorada, o policial notou que um dos homens estava armado. Ao tentar abordá-los, foi atingido por um disparo na perna. O policial reagiu, efetuando quatro tiros contra os suspeitos, porém, sem atingi-los. O primo não foi atingido.

Contudo, na delegacia, o primo do policial apresentou uma versão diferente dos eventos, informando que estava no local para encerrar uma transação com outra pessoa, quando os assaltantes chegaram e dispararam contra a vítima. Ele explicou que em fevereiro havia vendido um celular, recebendo uma bicicleta como parte do pagamento, além de acordar o pagamento de três parcelas de R$ 200, mas decidiu desfazer o negócio devido ao comprador não cumprir o combinado. O policial acompanhou o primo para auxiliar no encerramento da negociação.

A arma do policial, uma pistola calibre 9mm, foi apreendida e entregue ao 8º BPM. O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Justiça reverte expulsão da faculdade de jovem que matou amiga em Cuiabá

0

A Justiça Federal determinou a reintegração da jovem que matou a amiga Isabele Guimarães Ramos, em 2020, ao curso de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em São Paulo. Ela havia sido expulsa no dia 16 de fevereiro, mas a defesa entrou com recurso e conseguiu a reversão da decisão nesta terça-feira (27).

O juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas (SP), determinou que a estudante seja readmitida em até dois dias. A decisão reconhece que a expulsão causou prejuízo acadêmico e impede a jovem de continuar seus estudos.

A Faculdade São Leopoldo Mandic justificou a expulsão alegando que a presença da jovem gerou instabilidade no ambiente acadêmico. A decisão foi baseada no Regimento Interno da Instituição e no Código de Ética do Estudante de Medicina.

Leia Também: Jovem que matou amiga com tiro no rosto é expulsa de faculdade

A jovem cumpriu medida socioeducativa de internação no Lar Menina Moça por pouco mais de um ano. Em 2022, ela foi solta por decisão da Justiça de Mato Grosso.

O advogado da jovem, Artur Barros Osti, argumenta que a expulsão foi discriminatória e desproporcional. Ele afirma que a medida socioeducativa já foi cumprida e que a jovem tem o direito de continuar seus estudos.

A investigação do crime concluiu que a jovem atirou em Isabele com intenção de matá-la. A perícia apontou que a arma estava a uma distância entre 20 e 30 cm do rosto da vítima e que a atiradora estava a 1,44 m de altura.

O processo que tramita na Justiça de Mato Grosso corre em sigilo. A jovem foi indiciada por ato infracional análogo a homicídio doloso e o Ministério Público Estadual pediu sua internação provisória.

Desdobramentos

Ainda não há informações sobre como a Faculdade São Leopoldo Mandic irá reagir à decisão judicial. A jovem ainda enfrenta o processo criminal pelo crime de homicídio.

Ela havia sido expulsa no dia 16 de fevereiro, mas a defesa entrou com recurso e conseguiu a revers… 

Após roubo, homem é preso em flagrante no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na tarde desta terça-feira (27), os agentes da Operação Segurança Presente realizaram a prisão em flagrante de um homem suspeito de furto. O caso ocorreu na Travessa Carlos Gomes, no Centro de Campos.

O suspeito, identificado como T.Â.G. de 39 anos, já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e associação ao tráfico. A prisão se deu após a guarnição, em patrulhamento na Rua Santos Dumont, avistar o suspeito, reconhecido como autor de um furto na Rua Gonçalves Dias.

A ação foi desencadeada após informação prévia recebida pelo grupo de trabalho do Segurança Presente. O suspeito foi abordado e encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde a vítima o reconheceu, resultando na autuação em flagrante conforme o artigo 155 do Código Penal.

EI reivindica 27 ataques que provocaram 70 mortos em Moçambique

0

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria de 27 ataques em vilas “cristãs” no distrito de Chiùre, Cabo Delgado, norte de Moçambique, nos quais alega que 70 pessoas perderam a vida nos últimos dias.

Por meio de canais de propaganda, que documentam esses ataques com fotografias, menciona-se também a destruição de 500 igrejas, casas e edifícios públicos naquela região do sul da província de Cabo Delgado, conforme declarações acessadas pela agência de notícias Lusa.

As autoridades moçambicanas se abstêm de comentar sobre a situação operacional, enquanto relatos de deslocados que chegam à vila de Chiùre nos últimos dias descrevem ataques, destruição de hospitais, escolas e residências, além de mortes, ocorridos em diferentes aldeias do distrito, perpetrados pelos insurgentes.

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, afirmou à Lusa na segunda-feira que os atos “macabros” que assolam o sul da província há duas semanas são protagonizados por “grupinhos” de “extremistas violentos”, mantendo, no entanto, a crença na reconciliação.

Os ataques recentes atingiram várias aldeias nos distritos do sul de Cabo Delgado, especialmente em Chiùre, após anos de foco das ações dos insurgentes no centro e norte da província desde 2017.

Valige Tauabo reconhece que esses ataques têm gerado “pânico nas comunidades”, sobretudo em Chiùre, resultando na fuga de mais de 13.000 pessoas nos últimos dias apenas para a vila de Chiùre, que se tornou um refúgio relativamente seguro.

Os ataques insurgentes em Cabo Delgado começaram em 2017, e desde então, mais de um milhão de pessoas haviam se deslocado do norte e centro para os distritos no sul em busca de segurança, retornando gradualmente a suas aldeias de origem a partir de novembro de 2022.

Apesar dos esforços de reconciliação, ainda persiste um último grupo de jovens no terreno que não aceita essa iniciativa, conforme apontado pelo governador Tauabo.

Cabo Delgado enfrenta há mais de seis anos uma insurgência armada, com alguns ataques atribuídos ao grupo extremista Estado Islâmico, resultando em um milhão de deslocados e aproximadamente 4.000 mortes, segundo dados das Nações Unidas e do projeto ACLED de registRo de conflitos.

Leia Também: Ahmad perdeu 103 familiares na guerra: “Quem vai me chamar de pai?”